Como funciona um MOTOR SÍNCRONO TRIFÁSCICO #24
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Campo magnético girante, máquina síncrona, sincronismo, torque induzido e circuito elétrico equivalente são alguns dos tópicos sobre Motor Síncrono Trifásico tratados nesta aula.
O princípio de funcionamento do Motor Síncrono é atualmente um dos estudos mais importantes em máquinas elétricas pois levam a compreender os Motores Síncronos de imã permanente e os Motores Síncronos de Relutância que são máquinas das mais promissoras em diversos usos, como por exemplo, carros elétricos.
Partimos de uma análise intuitiva e completamos as informações com o auxílio do circuito elétrico equivalente.
Boa aula a todos.
Excelente explicaçäo professor, So vi igual com instrutor do SENAI Usiminas na decada de 80/90.
Ótima didática!! Os desenhos em 3d melhoram muito o entendimento!
Obrigado 😃
melhor explicação que eu já vi!!! parabéns pela rica didática !!!
Muito obrigado.
Muito bom!
:)
Aula incrível, professor!
obrigado.
Muito obrigado Bruno.
Excelente!
Obrigado 👍😀
Grande aula prof!
Obrigado 😀👍
Mui boa aula, parabéns
Obrigado pelo elogio
Onde conseguir patrocínio para desenvolver novos projetos ? Sabe de alguma empresa que patrocine ? Com quem falar ? No RJ ? Muitos Brasileiros tem novas ideias mas estão sem empregos e parados em casa sem dinheiro sem chance de mudar o mundo.
Recém inscrito. Obrigado pelos vídeos. Professor seria possível um vídeo 3D em animação com sua explicação do circuito Ladrão de Joules e sua aplicação. Obs: Quem inventou este circuito.
Olá Rodolfo. Eu que agradeço. Sobre o circuito Ladrão de Joules ele foi publicado pela primeira vez em 1999, na revista Everyday Practical Electronics (EPE) , com o título "One Volt LED - A Bright Light" (em inglês Joule Thief), por Z. Kaparnik. Tem um video bacana sobre, segue o link: ua-cam.com/video/zyP9VT5ct80/v-deo.html
Bom dia professor, se um motor tiver escorregamento e RPM de 1860 ele é síncrono ou assincrono?
Rotação de 1860 é estranha. Por que? Em máquinas CA a rotação do rotor das máquinas síncrona é sempre proporcional a: nm = ns = 120f/p. Se f = 60, p (numero de polos: 2, 4, 6 ...), etnão, as velocidades possíveis sã: 3600 RPM, 1800, RPM, 1200 RPM, etc. Em máquinas CA de indução (assíncrona) as velocidades são menores que este valores, porém, próximas, ex.: 3400 RPM, 1710 RPM, 1120 RPM, etc
@@CampoGirante Bom dia, desculpa era para colocar 1760
Ex: acabei de ver um motor de 7,5 kW é igual a 10 CV, o RPM 1750, ele é síncrono ou assincrono?
A corrente é 12 A
Coloquei o valor erado
estou com dificuldade de ver a geração desse campo magnético girante... alguém teria uma animação ou algum outro material? não encontrei nada que me ajudasse.
Excelente vídeo!
Tem este vídeo prático/teórico que explica o Campo Girante -> ua-cam.com/video/V2euUvbrrkA/v-deo.htmlsi=83kUYWizYVRKq0F4
@@CampoGirante grato
Fiquei com uma dúvida: Br está na mesma velocidade de Bs? Muito obrigado pelas aulas e parabéns pelo canal!! Muito bom!!
Olá Gabriel. Sim. O nome síncrono é justamente por que Br esta em, sincronismo com Bs. Veja que Bs induz a tensão no estator Eabc. Ao colocar carga circula a corrente no estator Iabc. Esse Iabc induz o Bs. Veja que Bs é função da frequência de Iabc que por sua vez é função da velocidade de Br. Não sei se ficou claro.
@@CampoGirante Ficou claro sim! É porque no motor de indução, apesar do rotor estar em uma velocidade diferente do campo girante, Br e Bs estão na velocidade síncrona, certo? Eu pensei que no motor síncrono pudesse ser diferente. Obrigado!!
@@gabrielfernandino Ah sim, verdade. Vou refinar o que disse. O sincronismo é entre o campo girante (Bs) e a velocidade do rotor. Como no motor síncrono o campo do rotor (Br) gira junto com o rotor, está tudo em sincronismo. No MIT é assíncrono pois o rotor gira numa velocidade menor que o Bs, mas Br gira na mesma velocidade que Bs.
@@CampoGirante Excelente!! Era com isso mesmo que eu me confundia. Eu tinha, em uma anotação, que na máquina síncrono Br e Bs estavam em velocidades diferentes. Não sei de onde tirei isso kkkkkk. Muito obrigado, vc me ajudou demaaais!!!!!
Boa Tarde,
Me Chamo Saulo Humberto e sou professor de Ciências em uma escola pública.
Tenho um motor de máquina de lavar LTA15, Modelo PVM-E400 e gostaria de usar o mesmo em um projeto escolar.
Pergunto: Como posso fazer a ligação do mesmo em uma rede 220V sem o uso das placas da máquina?
Isso seria possível? Qual seria a solução para este problema ou impasse?
Desde já agradeço!
Saulo, esse motor me parece ser um Motor Síncrono Trifásico. Neste caso você precisará de um Inversor. Motores síncronos não partem sozinhos. Só se tiver enrolamento compensador.
Saulo, esse motor me parece ser um Motor Síncrono Trifásico. Neste caso, como disse o @matheus Albuquerque você precisará de um Inversor. Motores síncronos não partem sozinhos. Só se tiver enrolamento compensador.
Tenho vídeo sobre partida de Motores Síncronos:
Teoria
ua-cam.com/video/PW_iQY6NZYo/v-deo.html
Prática
ua-cam.com/video/3YIh5cPRu6o/v-deo.html
Qual a diferença entre sincrono e asincrono?
Máquina síncrona o rotor gira junto com o campo magnético girante. Na máquina assíncrona (motor de indução) o rotor gira com velocidade menor que o campo girante.
Dou um conselho de rever seus metodos de dar aula, a cada 10 alunos 9,9 não vão entender
Olá colega. O curso que aqui estou liberando é um curso de Universidade Federal voltado para alunos de Engenharia Elétrica. Para uma melhor compreensão do assunto é interessante ter conhecimento de Cálculo 1, Cálculo 2, Cálculo 3, Física 1, Física 2, Física 3, Circuitos 1, Circuitos 2, Circuitos Trifásicos, Eletromagnetismo 1, Eletromagnetismo 2 e Álgebra Linear. Com estes conceitos fica mais fácil de compreender.
A cada 10 comentarios 0.1 é inútil como este