Essa aula foi excelente! Muitos parabéns ao Mestre e a todos os envolvidos.
8 місяців тому
Israel, muito obrigado pelo elogio. Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
@ Nesta sua apresentação, você apenas pincelou sobre imãs. Na análise final, mostrou superficialmente sobre a frustração do personagem sobre sua tentativa, e nessa experiência dele, não foi observado nada sobre a utilização de imãs. Poderia refletir mais sobre imãs e sua verdadeira potencialidade que passa despercebida por aqueles que concluem sua análise negativamente sobre gerador auto sustentável? Pense nos imãs como sendo, na verdade, baterias de energia previamente adicionada e que, quando utilizado nos geradores, são energia adicional, tendo uma vez que geradores podem gerar energia sem utilização de imãs. Então essa adição de imãs, obviamente é energia extra, que pode auxiliar na geração de energia elétrica para manter o auto funcionamento do que podemos considerar motor, no próprio gerador. E em se elaborando um bom projeto, esse gerador pode ter adição de ainda mais duplicidades do mesmo sistema no próprio gerador original,. tornando assim um gerador auto sustentável e além, que além de se auto sustentar, alimenta uma rede com carga externa também. Além disso, temos inúmeros vídeos mostrando motores meramente magnéticos, com poder de torque realmente consideráveis, com capacidade de sustentar giros de carga relativa a dimensão do referido motor magnético. A associação destes motores magnéticos ao projeto de geradores aumenta ainda mais o potencial de um gerador auto sustentável com potencial de sustentar uma rede com carga externa. Quando estiver buscando exemplos pelo UA-cam, ignore as antigas convenções e aja mentalmente como se nunca ouviu falar que existem limites na ciência. Liberte-se dos tabus, aja como um adolescente em aprendizado, e provavelmente enxergará a luz nesse segmento. (Isso não deve ser considerado uma crítica demérita. por favor, admiro e respeito seu grau de conhecimento, sei que sua explanação está correta. Só precisa se libertar das limitações deixadas por antigas convenções). ❤
Excelente vídeo, o conhecimento teórico é uma maneira de evitar gastos inúteis de recursos.
Рік тому
Olá Ademir, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
Vídeo incrível. Por mais que eu precise de mais bases para compreender o assunto, foi esclarecedor. Não sou da área, sou apenas um curioso, mas deixo o meu agradecimento ❤
5 днів тому+1
@rafacanedo Grande Rafa, muito obrigado pelo seu feedback! Abraço, Eudes.
Valeu Allan, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
William muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
Obrigado, eu estava precisando muito deste Canal! ❤❤
Рік тому
Olá Kevin, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
Ricardo, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
No alternador de carro a bobina é parada enquanto o rotor com potentes ímãs ficam em movimento. Dessa forma o gerador fica mais eficiente e favorável ao bom funcionamento em vários aspectos, exemplo, dispensa escovas que gastam facilmente, torna mais leve o seu movimento centrifugo e isso não exige uma potencia maior que o gerador pode oferecer para movimenta-lo, tem o benefício da auto ventilação no rotor e não causa ruídos das escovas. Tá na hora do conselho da engenharia libertar isso.
Muito bom o vídeo! Uma pena não estar mais usando aquele som "jazzy" quando apresenta um sub-tópico, ele era muito massa. O mecanismo que faz do motor elétrico no carro um gerador no momento que ele freia é eficiente o suficiente pra compensar sua implementação?
Рік тому+2
Grande Davi, o som jazzy ainda aparece, mas na série sobre pensamento científico! Essa série de Eletromagnetismo coloquei outro som pra dar uma vibe diferente. Quanto ao sistema KERS, a eficiência dele deve ser bem dimensionada em função da sua finalidade. Trata-se de um sistema caro, e que possivelmente não valeria a pena instalar em um carro comum. Contudo em carros de competição por exemplo, como um Formula 1, onde cada milésimo de segundo conta, o KERS pode fazer a diferença entre um carro campeão e um carro mediano. Abraço, Eudes.
Amigo, tenho motor antigo weg de corrente CC de 50kg só que as bobinas do estator é de enrolamento de cobre ou seja u eletro ima só vai ter campo quando alimentada, queria fazer um pequeno gerador eólico com esse motor , a alguma possibilidade de colocar movimento no eixo para criar um campo no estator e gerar energia com a bobina do rotor , ou pra gerador sempre precisa ser campo permanente com "ima permanente " ou precisa alimentar a bobina do estator com fonte externa para a partir daí esse tipo de motor passar a ser gerador, ou não seria viável pois alimentado externo o consumo vai ser maior que a produção.
3 місяці тому
@Jorge.paulo2000 Fala Jorge! Cara, eu tenho pouco conhecimento específico na área de projeto, mas se tivesse de lhe dar um conselho eu diria pra você considerar, se possível, a substituição das bobinas do estator por ímãs permanentes, ou procure um motor de CC já projetado para funcionar como gerador, com ímãs permanentes no estator. Isso pode simplificar o projeto e aumentar a eficiência do seu gerador eólico. Abraço, Eudes.
Mestre, o senhor tem referência de uma literatura sobre turbinas a gás? Ou um material bem didático sobre o ciclo Brayton??
Рік тому+1
Olá Rodrigues, obrigado pela pergunta. Não, eu não teria nenhum livro a recomendar. A parte em que falei sobre máquinas térmicas foi na séria sobre Termodinâmica. Para aquelas aulas eu recorri a alguns livros de Engenharia Mecânica. Entra por exemplos nos vídeos sobre exergia e anergia e veja na lista de referências. Abraço, Eudes.
Eu entendi que o princípio dos dois é o mesmo quando girei um motorzinho servo e o led nele acendeu, minha mente quase explodiu 🤯. Mas um gerador pode atuar como um motor?
Рік тому+2
Bigodus, geralmente não. A engenharia dos dois dispositivos, apesar de empregar a mesma essência física, é bastante diferente do que diz respeito ao operacional. Abraço, Eudes.
Obrigado , eu quero aprender tanto aque nesse canal . Sou Angolano, e estou a frequentar o curso médio de engenharia, quero aprender mais sobre os motores e um gerador
9 місяців тому
@@NicolauTygaTyga-yu9gf meu caro! Seu contato me deixa muito feliz. Me emociona saber que me trabalho tem sido útil para pessoas como você, que gostam e querem aprender, e em especial, por estar tão distante. Aqui no Brasil ensino para turmas de Engenharia em nível de graduação, embora não seja Engenharia Elétrica (como suponho ser sua área de interesse) há muita física nos cursos que ministro. Grande abraço, Eudes.
1:54 vemos um motor rudimentar e em 7:39 vemos um motor com comutador. Como o motor rudimentar Consegue permanecer girando sendo alimentado por corrente contínua se ele não tem um comutador ? ??? isso seria possível apenas por conta da energia magnética e em motores de pequeníssimas escala ?
funciona sem o comutador, so não é tão viável, o considerado o primeiro protótipo motor elétrico foi feito em 1821 pelo Faraday, ele suspendeu um fio por cima de um imã que estava dentro de um copo com mercúrio, e outro fio abaixo responsável pela corrente que chegava ate dentro do mercúrio, e quando uma corrente elétrica fluía pelo fio passando pelo mercúrio, fazia com que o fio suspenso girasse em torno do imã
@@shaycormac6845 No caso do motor apresentado no vídeo é preciso ter um comutador . Eu tinha respondido em outro vídeo:: Finalmente encontrei a resposta de como motor elétrico rudimentar apresentado inicialmente consegue se manter girando sendo alimentado por corrente contínua e sem o uso de comutadores . O esmalte é Removido apenas em metade cabo , funcionando como um comutador. Agora faz sentido. Isso pode ser visto nesse vídeo: ua-cam.com/video/3nbDBCg6thM/v-deo.html
@@shaycormac6845 Para funcionar sem comutador ou essa construção de motor deveria ser alimentada por CA ou deveria ser construído como um motor homopolar.
@@shaycormac6845 Esse vídeo do eletroboom mostra isso: ua-cam.com/video/4CGjs-Z7bDE/v-deo.html&feature=share E esse outro vídeo do oficiÊncia : ua-cam.com/video/dk1AWKOGcuQ/v-deo.html
@@nandoetavares entendo, eu esqueci de mencionar que usava corrente contínua de bateria, esse canal que vc citou é muito bom, eu penso em fazer engenharia elétrica, vai depender da minha nota no enem esse ano, sou entusiasta, mas quero me aprofundar nessa área pq acho muito interessante, obrigado pela explicação
PARABENS . QUEM COMPARTILHA CONHECIMENTO AJUDA FAZER UM MUNDO MELHOR .
@ademirluciano2269 Olá Ademir, obrigado pelo comentário! Abraço, Eudes.
Excelente. Impressionante como o senhor consegue reduzir assuntos complexos em algo simples e completamente Compreensível.
Parabéns ótimo
Essa aula foi excelente! Muitos parabéns ao Mestre e a todos os envolvidos.
Israel, muito obrigado pelo elogio. Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
@ Nesta sua apresentação, você apenas pincelou sobre imãs. Na análise final, mostrou superficialmente sobre a frustração do personagem sobre sua tentativa, e nessa experiência dele, não foi observado nada sobre a utilização de imãs. Poderia refletir mais sobre imãs e sua verdadeira potencialidade que passa despercebida por aqueles que concluem sua análise negativamente sobre gerador auto sustentável? Pense nos imãs como sendo, na verdade, baterias de energia previamente adicionada e que, quando utilizado nos geradores, são energia adicional, tendo uma vez que geradores podem gerar energia sem utilização de imãs. Então essa adição de imãs, obviamente é energia extra, que pode auxiliar na geração de energia elétrica para manter o auto funcionamento do que podemos considerar motor, no próprio gerador. E em se elaborando um bom projeto, esse gerador pode ter adição de ainda mais duplicidades do mesmo sistema no próprio gerador original,. tornando assim um gerador auto sustentável e além, que além de se auto sustentar, alimenta uma rede com carga externa também. Além disso, temos inúmeros vídeos mostrando motores meramente magnéticos, com poder de torque realmente consideráveis, com capacidade de sustentar giros de carga relativa a dimensão do referido motor magnético. A associação destes motores magnéticos ao projeto de geradores aumenta ainda mais o potencial de um gerador auto sustentável com potencial de sustentar uma rede com carga externa. Quando estiver buscando exemplos pelo UA-cam, ignore as antigas convenções e aja mentalmente como se nunca ouviu falar que existem limites na ciência. Liberte-se dos tabus, aja como um adolescente em aprendizado, e provavelmente enxergará a luz nesse segmento.
(Isso não deve ser considerado uma crítica demérita. por favor, admiro e respeito seu grau de conhecimento, sei que sua explanação está correta. Só precisa se libertar das limitações deixadas por antigas convenções). ❤
Show de informação e um milhão de informações...!!!💥❤️🔥🙏
Excelente vídeo, o conhecimento teórico é uma maneira de evitar gastos inúteis de recursos.
Olá Ademir, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
Vídeo incrível. Por mais que eu precise de mais bases para compreender o assunto, foi esclarecedor. Não sou da área, sou apenas um curioso, mas deixo o meu agradecimento ❤
@rafacanedo Grande Rafa, muito obrigado pelo seu feedback! Abraço, Eudes.
Boa explicação parabéns ❄
Eu tava torcendo pra essa explicação nao acabar
Valeu Lukas, fico muito feliz com esse seu feedback! Abraço, Eudes.
muito bom, professor
Valeu Allan, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
Excelente vídeo, muito boa didática! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
William muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
Muito obrigado explicação excelente
Caro Manoel, obrigado pelo feedback! Abraço, Eudes.
Obrigado, eu estava precisando muito deste Canal! ❤❤
Olá Kevin, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
canal maravilhoso,😢 descobri so agora !!!!!
Ricardo, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.
sensacional, professor!
Grande Mateus, muito obrigado pelo comentário elogioso. É importante para mantermos esse projeto em andamento. Abraço. Eudes.
Muito bom!
Obrigado pelo comentário Carolina, é bom tê-la conosco. Abraço, Eudes.
like sempre e mais um inscrito!!!!!!!
Valeu, Ricardo! Eudes.
No alternador de carro a bobina é parada enquanto o rotor com potentes ímãs ficam em movimento. Dessa forma o gerador fica mais eficiente e favorável ao bom funcionamento em vários aspectos, exemplo, dispensa escovas que gastam facilmente, torna mais leve o seu movimento centrifugo e isso não exige uma potencia maior que o gerador pode oferecer para movimenta-lo, tem o benefício da auto ventilação no rotor e não causa ruídos das escovas. Tá na hora do conselho da engenharia libertar isso.
Física é demais...
Muito bom o vídeo! Uma pena não estar mais usando aquele som "jazzy" quando apresenta um sub-tópico, ele era muito massa.
O mecanismo que faz do motor elétrico no carro um gerador no momento que ele freia é eficiente o suficiente pra compensar sua implementação?
Grande Davi, o som jazzy ainda aparece, mas na série sobre pensamento científico! Essa série de Eletromagnetismo coloquei outro som pra dar uma vibe diferente. Quanto ao sistema KERS, a eficiência dele deve ser bem dimensionada em função da sua finalidade. Trata-se de um sistema caro, e que possivelmente não valeria a pena instalar em um carro comum. Contudo em carros de competição por exemplo, como um Formula 1, onde cada milésimo de segundo conta, o KERS pode fazer a diferença entre um carro campeão e um carro mediano. Abraço, Eudes.
Amigo, tenho motor antigo weg de corrente CC de 50kg só que as bobinas do estator é de enrolamento de cobre ou seja u eletro ima só vai ter campo quando alimentada, queria fazer um pequeno gerador eólico com esse motor , a alguma possibilidade de colocar movimento no eixo para criar um campo no estator e gerar energia com a bobina do rotor , ou pra gerador sempre precisa ser campo permanente com "ima permanente " ou precisa alimentar a bobina do estator com fonte externa para a partir daí esse tipo de motor passar a ser gerador, ou não seria viável pois alimentado externo o consumo vai ser maior que a produção.
@Jorge.paulo2000 Fala Jorge! Cara, eu tenho pouco conhecimento específico na área de projeto, mas se tivesse de lhe dar um conselho eu diria pra você considerar, se possível, a substituição das bobinas do estator por ímãs permanentes, ou procure um motor de CC já projetado para funcionar como gerador, com ímãs permanentes no estator. Isso pode simplificar o projeto e aumentar a eficiência do seu gerador eólico. Abraço, Eudes.
Mestre, o senhor tem referência de uma literatura sobre turbinas a gás? Ou um material bem didático sobre o ciclo Brayton??
Olá Rodrigues, obrigado pela pergunta. Não, eu não teria nenhum livro a recomendar. A parte em que falei sobre máquinas térmicas foi na séria sobre Termodinâmica. Para aquelas aulas eu recorri a alguns livros de Engenharia Mecânica. Entra por exemplos nos vídeos sobre exergia e anergia e veja na lista de referências. Abraço, Eudes.
Eu entendi que o princípio dos dois é o mesmo quando girei um motorzinho servo e o led nele acendeu, minha mente quase explodiu 🤯. Mas um gerador pode atuar como um motor?
Bigodus, geralmente não. A engenharia dos dois dispositivos, apesar de empregar a mesma essência física, é bastante diferente do que diz respeito ao operacional. Abraço, Eudes.
Boa
*# inscrito
Valeu Nicolau, é bom tê-lo conosco. Abraço, Eudes.
Obrigado , eu quero aprender tanto aque nesse canal .
Sou Angolano, e estou a frequentar o curso médio de engenharia, quero aprender mais sobre os motores e um gerador
@@NicolauTygaTyga-yu9gf meu caro! Seu contato me deixa muito feliz. Me emociona saber que me trabalho tem sido útil para pessoas como você, que gostam e querem aprender, e em especial, por estar tão distante. Aqui no Brasil ensino para turmas de Engenharia em nível de graduação, embora não seja Engenharia Elétrica (como suponho ser sua área de interesse) há muita física nos cursos que ministro. Grande abraço, Eudes.
Estou tentando transformar um ventilador de 110VA em um gerador. Descobri que ele não tem nem um imã
like
Trabalhei com geradores a diesel, e sei bobinar/enrolar motores elétricos.
1:54 vemos um motor rudimentar e em 7:39 vemos um motor com comutador. Como o motor rudimentar Consegue permanecer girando sendo alimentado por corrente contínua se ele não tem um comutador ? ??? isso seria possível apenas por conta da energia magnética e em motores de pequeníssimas escala ?
funciona sem o comutador, so não é tão viável, o considerado o primeiro protótipo motor elétrico foi feito em 1821 pelo Faraday, ele suspendeu um fio por cima de um imã que estava dentro de um copo com mercúrio, e outro fio abaixo responsável pela corrente que chegava ate dentro do mercúrio, e quando uma corrente elétrica fluía pelo fio passando pelo mercúrio, fazia com que o fio suspenso girasse em torno do imã
@@shaycormac6845 No caso do motor apresentado no vídeo é preciso ter um comutador . Eu tinha respondido em outro vídeo:: Finalmente encontrei a resposta de como motor elétrico rudimentar apresentado inicialmente consegue se manter girando sendo alimentado por corrente contínua e sem o uso de comutadores . O esmalte é Removido apenas em metade cabo , funcionando como um comutador. Agora faz sentido.
Isso pode ser visto nesse vídeo: ua-cam.com/video/3nbDBCg6thM/v-deo.html
@@shaycormac6845 Para funcionar sem comutador ou essa construção de motor deveria ser alimentada por CA ou deveria ser construído como um motor homopolar.
@@shaycormac6845 Esse vídeo do eletroboom mostra isso: ua-cam.com/video/4CGjs-Z7bDE/v-deo.html&feature=share
E esse outro vídeo do oficiÊncia : ua-cam.com/video/dk1AWKOGcuQ/v-deo.html
@@nandoetavares entendo, eu esqueci de mencionar que usava corrente contínua de bateria, esse canal que vc citou é muito bom, eu penso em fazer engenharia elétrica, vai depender da minha nota no enem esse ano, sou entusiasta, mas quero me aprofundar nessa área pq acho muito interessante, obrigado pela explicação
Muita Variável
Muito bom !