@@Lucas_LAEL90 eu sou cristão idiota, alguém pode discorda de você sem ser satanistas , e justamente esse meu problema com o Guilherme, ele não tem argumento é usa a fé dele pra justifica essas besteiras, isso é coisa de puta, eu acredito em alma mas ela não tem respaldo na ciência atual, isso não diminuiu minha fé, só não sou canalha, pra ficar mentindo, e sei que o Guilherme não entende do tema e fica usando a fé dele de uma maneira metafísica em um debate que não cabe kkkkk
@@precisamosfalarsobre5477 Cristão chamando o outro de idiota só por que discorda de você? Tem algo errado para um Cristão acreditar em materialismo cognitivo. Desculpe mas você não é Cristão.
Não tem como saber que o Guilherme Freire estará num podcast e não assistir. Além de todo conhecimento, inteligência, sabedoria, ele é de uma classe sem fim. Não se exalta, não se altera, mantém a calma e a respiração equilibrada, mesmo qdo é preciso refutar uma idéia, ele a faz sem constrangimento, com serenidade, não perde o controle, nem a segurança de sua argumentação, que na minha opinião é embasada, sim no conhecimento, mas indubitavelmente na fé e na humildade que o torna uma pessoa para lá de especial. Que Deus o abençoe e o ilumine cada vez mais.
Interessante como a filosofia moderna pode confundir as pessoas e levá-las a chegar em conclusões estranhas. Isso explica boa parte da loucura do mundo contemporâneo, onde as pessoa perderam o lastro da realidade e caem em ideologias e destaca a importância do estudo da correta filosofia. O Guilherme faz um ótimo trabalho nesse sentido, restaurando a sanidade em um mundo confuso. É sempre bom ouvi-lo falar. Muito boa a condução do debate. Todos foram muito educados e respeitosos.
@@kafonah não são todos. Quantas pessoas se formam, e quantos trabalham na área? Quantos são religiosos ou ateus? Quantos se expõem na mídia? Quantos mudam de lado?
Como se na época antiga, a loucura não existisse. O passado é sempre melhor (numa época que se morria de Lepra). E esse é um viés humano. Nos damos conta da informação e da desgraça no mundo, numa descarga muito grande, como dito no podcast. E a desvalorização do simples, por termos contato constante com o complexo. Talvez a junção das coisas que são produzidas em volta da tendencia humana de comportamento, nos faça ter essa percepção que você diz. Antigmanete, a ideologia era convertida em religião, em revoluções, em sociedades pequenas, em guerras pequenas. Hoje é tudo macro. Se a morte é imoral, e a perpetuação da vida é moral, uma hora há a superlotação, e a escassez de matéria, logo há morte. Logo a perpetuação da vida é imoral. Talvez não existe de fato uma verdade absoluta, como defendia os antigos.
Guilherme você é uma inspiração para mim, não sou uma das pessoas mais inteligentes do mundo tão pouco sou culto como você mas definitivamente eu quero aprender a ser melhor e um grande homem de caráter que semeia virtudes
@birutubereacts refutados por quem? Relativismo é bom por acaso? Se há algo objetivo todo o restante parte daí, porque a verdade é objetiva (e é uma pessoa).
@birutubereactscara espinosa cometeu erros de logica basicos. Aristoteles e Platao sao os pais da filosofia, Aristoteles sistematizou a logica que é usada até hoje. Mano como você é um imbecil
Guilherme é mesmo muito top, utiliza uma grande diversidade de conhecimentos para falar de forma mais ampla de praticamente qualquer assunto, e o principal, ele aponta como o conhecimento serve para melhorar as nossas vidas e evitar a desordem.
Cara, só cuidado com sua exaltação a ele, pois isso foi exatamente o que fizeram com Olavo de Carvalho. O Guilherme não é uma *"fonte inesgotável de conhecimento"* , ele é apenas um homem que busca a verdade acima de tudo e aplica isso em sua própria vida, servindo assim de exemplo para seus inscritos e fãs. A fonte inesgotável é Cristo. Admire o Guilherme, mas não o idolatre, pois o trabalho dele é tirar as pessoas da ignorância e não criar um bando de gado que assina em baixo de tudo que ele diz e o idolatra como se ele fosse uma pessoa superior às outras pessoas.
@@leandro9052 acho que dá para ver o Guilherme Freire como um ícone, não tão grande quanto os apóstolos ou alguns santos da I.C, mas em relação a uma vida melhor -- e digo melhor no sentido geral: moral, espiritual, intelectual etc etc.
*Esses tipos de podcasts trouxeram uma revolução em termos de ciência filosofia e pensamento no Brasil. Independente se você gosta ou não do convidado, respeite-o, pois tem outras pessoas pessoas que admiram. Aprendam a ser educados*
Eu adoro quando esses neurocientistas e psiquiatras dizem que nós não temos livre arbítrio mas ao mesmo tempo dizem que a pessoa tem que tomar a decisão de mudar (se quiser mudar de hábitos ou tratar um problema)
se desta liberdade decorre a escolha que vai determinar o rumo de uma existência, como ela pode ser chamada de "liberdade de segundo grau"? @@CrisLorrayne
@@CrisLorrayne isso vale também para a verdade ou se limita a liberdade? Sobre a parte de sermos limitados isso é verdade de uma certa forma, porque se formos 100% ilimitados ou seríamos o próprio Deus, ou então tudo seria um caos. Agora se a sua interpretação sobre a liberdade é de que o mundo que vivemos é limitado, então, essa limitação precisa acontecer ja que não podemos imaginar um quadrado redondo,(exemplo dado pelo próprio Professor Guilherme) porque isso é o completo caos, e por fim, como colocar o ilimitado em mentes limitadas?
Realmente você não entendeu a colocação dos neurocientistas...nossas escolhas dependem de uma serie de fatores, principalmente de informações que adquirimos ao longo dos tempos. Há escolhas mas não são tão racionais assim.
um baita de um DEBATE engraçado muito louco isso que se a gente pensar que se tivesse 10% de maturidade desses caras nos nossos candidatos na hora do debate a história da nossa politica seria um pouco mais aceitável kkkkk
Ambos se complementam! Conhecimento do Perin é fundamental para ter a melhor a abordagem prática em lidar com situações e contextos. O Freire volta para os fundamentos transcendentais, sem os quais, a abordagem do Perin não se sustenta, caso contrário, não existiria uma 'metodologia' em busca da melhora do paciente. Ao contrário do que estão comentando, Perin é extremamente inteligente. Freire também. Cada um com suas excelências.
Caramba, como pode ter gente tão inteligente? E que coisa prazerosa ver pessoas dialogando com tanta elegância. Parabéns Vilela, por nos proporcionar tão alto nível de material.
Que conversa incrivel, concordo com guilherme a subjetividade nao se sustenta sem o elemento percebido, mesmo que eu diga que nao esta chovendo nao muda o fato, mesmo que eu saia na chuva e nao perceba a mesma, nao altera o fato de que estou me molhando nessa chuva, eu posso achar que é um chuveiro gigante, existe um fato acontecendo e ele interage comigo, fato: eu me molho, todos se molham, isso causa impacto no meu corpo, e o mais importante: outros também percebem.
Faz sentido. Mas a função do objeto é formulada pela codificação percebida do mesmo. Essa formulação é NOMEADA socialmente. A chuva, por exemplo, existe mesmo que não estejamos lá. Mas a função da chuva, o nome, o processo dela, para que ela pode servir, vai depender do sujeito (individual ou coletivo). E se não tiver ninguém para percebê-la, não saberemos se a chuva continua ou se parou. Faz sentido?
Depende. Desde que se descobriu na mecanica quantica que a função de onda colapsa no momento da observação e vira uma partícula, parece muito que o universo está sendo renderizado para os observadores.
Eu entendo. Mas de qualquer forma, a construção da realidade, liberdade ou convivência “dependem” do observador(es). Mesmo que as circunstâncias se transformem. A atribuição de função a algo, me parece inerente ao observador; a experiência humana (pode parecer um comentário materialista, naturalista…). Por isso mencionei que os pressupostos de cada um de nós (observadores, percebedores…), vai “servir” como parâmetro ou repertório para a construção do argumento (raciocínio). Alguns podem achar um absurdo o relativismos, outros podem achar um absurdo o criacionismo, e discordarão consequentemente. Agora, se existe uma “verdade” para além de toda essa conversa, me parece que torna a nossa conversa ainda mais complexa, dinâmica e aberta, possivelmente. Mas entendo se não fizer o mesmo sentido para você (ou outra pessoa).
Concodo@@maykelcampos4730 o Sujeito que descreve o fato tbm o interpreta a sua maneira! definitivamente faz total sentido, meu caro. Fenômenos só são fenômenos se percebidos por agentes com tal percepção. Só acrescentaria que o fato em si não se importa com o agente que o percebe, ele ainda é rígido e absoluto em algum grau, mas não sei ao certo medir isso ainda.
@@fulber14 concordo que depende. Absolutamente tudo que percebemos e o interpretamos é o que de fato por nós é "lido" em algum grau, só acrescentaria que conhecer um fato não exclui um ato digamos "substancial" aja sobre nós independente de como o percebemos, como o exemplo da chuva, ou o triangulo, só acrescento pq um fato é colocado independente da seu interprete que descreve em ultima instancia que: "tem algo ocorrendo"
Lógico kkkkk você provavelmente já concorda com o Guilherme, ( olhei teu canal e tu tava elogiando o terra plana Xandão) mas academicamente falando, pouca gente leva a sério a visão do Guilherme, ele não analisa a realidade, tem uma série de pressupostos e confunde metafísica com ciência, inclusive tem um comentário seu falando pra um negacionista da evolução ir nesse podcast um tal de doutor romulo kkkkk
Tbm achei. O Perin mantém a ideia de experiência individual, mas ficou claro que pessoais podem se conectar atrás de experiência que sequer aconteceram de verdade como se fossem elementos em comum, assim como ocorre com os hábitos comuns que tem benefícios comuns a todos que fazem... E novamente se são experiências tão singulares pq não existem métodos singulares para cada um pessoa resolver? Pare pra pensar não tem 8 bilhões de formas de cantar, de falar ou então de gerar coragem nos outros, ou aprender algo por exemplo, mas a ideia de experiência torna transformando novamente em algo nebuloso quase como uma resposta igual a uma ação igual mas interpretada de forma diferente (estou pelo celular por isso a falta de virgulas pontos etc) resumindo: o papo foi muito esclarecedor mas também intrigante para mim.
@@lucasfreitas9496 Que são trazidas perfeitamente pelo Guilherme. Achar que não há viés na academia, que isso não influencia nas decisões e com quem concordar é inocência.
Guilherme Freire constrói sua visão de um jeito muito legal, a ligação alma e corpo é fascinante, como algo feito de forma física muda ou impulsionar algo metafísico. A questão do triângulo como ideia absoluta é interessante. O Perin é bem claro sobre a ideia de experiência e acredito que seja conflitante essa ideia.
O professor Guilherme Freire é muito sábio!! Adoro escutar todo assunto que ele argumenta, muito bom!! Aprendendo com ele a melhorar a minha vida. Obrigada!
Professor Guilherme, sempre com muita sanidade, educação, postura respeitosa. Parabéns! Sei que através de suas lives muitas pessoas mudaram de vida, principalmente rapazes jovens. Sua história que está apenas começando, mas já tem muitos frutos. Ele é católico eu também. Entendo perfeitamente o que ele está falando. Quem não é católico, terá muita dificuldade para entendê-lo no contexto geral.
Melhor bate papo que ja assisti nos ultimos tempos. Primeira vez que assisto um video de 4 horas sem parar no meio por tedio ou desinterece no assunto. Em meio a tantos podcast e tanta gente que nao agrega em nada a sociedade com conversas vazias esse episodio aqui foi uma perola achada. Parabens a todos.....
Tanto o Fábio quanto o Guilherme são extremamente capacitados. O Guilherme consegue trazer elementos inescapáveis da razão, e o Fábio consegue trazer uma visão técnica muito interessante sobre nosso funcionamente cerebral. Quanto à discussão sobre objetividade da realidade ou a realidade ser o que o indivíduo experiencia, Guilherme wins.
O papel de Guilherme neste mundo é divino. Ele é agente de um resgate espiritual. E quando o conhecedor técnico se depara com alguém de tamanho nível filosófico e espiritual, com absoluto respeito pelo interlocutor, aquele acaba adquirindo pulgas boas atrás da orelha. A busca da verdade está acima do conhecimento técnico. E Perin foi extremamente respeitoso ao relembrar o rigor técnico para expressar teses científicas. Fato é: Deus é o grande fomentador da ciência, pois esta é fruto da criação e do uso da razão, um dom divino. Não há como não reconhecer que a razão não é suficiente para o homem estar na presença de Deus. A razão deve servir à busca da verdade no exercício das virtudes.
Ponto importante: quando o debate é de alto nível, como este foi, nenhum dos convidados faz citações políticas para corroborar ou atacar o argumento do outro.
1:42:58 sobre essa permanência do “EU”, professor Olavo discorre muito bem no seu curso, que virou livro, “a consciência de imortalidade”, onde ele chama de “eu substancial”. Ter consciência desse Eu, que, no fim das contas, é essa consciência de imortalidade, muda uma vida, muda o teu modo de viver.
Vilela existe , e graças a Deus promove discussão como está. Esse podcast eu assisto 2 a 3 vezes tranquilamente , só absorvendo mais e mais. Obrigado inteligentes Ltda.
Excelente as considerações o Guilherme. A visão da Psicoterapia a partir desses princípios abrem as perspectivas de trabalho e manejo do terapeuta e diminui os riscos de induções e inferências tão comuns no crescimento massivo de abordagens com regras e técnicas já pré moldadas muito divulgadas hoje e que prometem " curas" imediatas em busca um indivíduo apenas funcional .
Cara, estive pensando a mesma coisa. Requer muita paciência. Sou Psicólogo e o Perin, não fala coisas erradas em si, porém, não consegue dar passos mais profundos na leitura da realidade. É uma conversa desigual.
@@rodrigofernandes7761É fácil pra qm já estuda e transcendeu para o conhecimento, olhando e percebendo a realidade. Perin, é um rapaz inteligente mas, ainda é muito limitado, não transcendeu ainda.
sua importância , por ser a camada mais profunda de nossa psiquê exerce maior inflûencia sobre o todo comportamental do indíduo , o grau como este interage em sociedade e como este afeta em seu comportamento segundo o pensamento da psicologia behaviorista.
Nitidamente um cientista e um filosofo, ambos extremamente capacitados em suas visões as vezes distintas, acho desonesto dizer que tem um melhor que o outro pois as visões de um estudioso se difere do outro a depender do ponto de vista de cada área do estudo, e do estudo de cada área, ambos são ótimos em suas visões e determinadas áreas, em todo momento pode ser possível entender o que cada um queria dizer e o que de fato um entende de cada assunto mesmo que divergem entre eles. Ótimo conteúdo
Pelos comentários, é incrível a fé que aqueles que acreditam de forma dogmática na ciência moderna têm, ao mesmo tempo que se veem incapazes de reconhecer que a própria crença é baseada em nada mais que fé.
Caramba é exatamente isso que eu falo para algumas pessoas e elas não conseguem entender, o homem que não tem fé é doido, imagina acreditar só no que vc vê, seria loucura.
@musiceditortm8618 meu caro, você já viajou de avião se m grandes conhecimentos em engenharia aeroespacial? Antes de entrar em um prédio, checa se os laudos de manutenção dele estão conformes, ou é um grande engenheiro civil? Da mesma forma, ao dizer que "acredito na ciência" você faz uma leitura criteriosa de cada artigo científico a respeito de cada teoria que é discutida nos mais diversos campos do conhecimento? Reproduz o experimentos, tem certeza de que eles não foram fraudados, se certifica de que a metodologia usada foi adequada? Ou tem fé? Até o mais cientificista dos homens tem fé, fé que as premissas usadas em um estydo são verdadeiras, fé que os resultados não foram fraudados ou sofreram alguma interferência externa, fé na boa intenção daqueles com quem convive. A fé é inerente ao homem, jamais existiu e jamais existirá um ser humano que não tenha fé, ainda que seja em si próprio, o cético ao extremo ao menos na própria exisência tem fé. Você perguntou rindo se é preciso de fé para acreditar na realidade, bem, ao passo que nesse mundo não contemplamos Deus, que é a eterna Verdade, princípio e fim de tudo, face a face, a resposta para sua pergunta é sim.
@musiceditortm8618 agora então me responda, dentre inúmeros autores me cite 1° que diz que a ciência é a realidade 2° me defina fé e 3° me diga apenas 1 fato confirmado pela ciência que vc acredita sem fazer uso da fé. Provavelmente SE vc responder vc vai dar argumentos tão fora realidade quanto um pastor dessas igreja de doido, aliás é provável que vc seja bem mais fanático e ignorante.
Debate de ALTO NÍVEL. Curti demais, entendi os dois lados (pelo menos foi minha percepção haha), no momento estou pendendo ao lado de Guilherme, acredito que certas verdades apesar de "Percebidas" de formas diferentes, ainda sim são verdades que não mudam, nós só tentamos dentro da limitação humana a trazer definições (sentido/ordem) para aquele acontecimento. O mundo é caos e os humanos através da linguagem trazem ordem, foi sensacional este debate. O pessoal fica na intriga aí entre os dois, mas acredito que foi demais, este é no momento meu podcast favorito do vilela depois do de Tolkien (que o mesmo guilherme aparece), e após este o de prosperidade com Lucas Scudeler e Wendell. Edit 1: Em relação ao Livre arbítrio, eu acredito que existe sim, Perin fala que o ambiente influencia muito no seu arbítrio, e de fato está certo. Porém ele praticamente ignora o fato de que para mudar, mesmo que menos pessoas façam, elas tem de agir para mudar. Ele fala que o contexto (ambiente) muda a sua mentalidade, sim de fato, porém se o ambiente está te prejudicando e a pessoa entende isso através de algum choque ou algum conselho, ela tem que agir (escolher por si própria) e mudar de ambiente... Escolher novos amigos, mudar de bairro, se separar... Etc... Nesse ponto estou com Guilherme e acho que o que Fábio fala não anula as ideias de Guilherme, apenas a complementa com detalhes biológicos.
Que conversa absurda ! Grato por poder escutar esse dois e ter essa experiência! Incrível o conhecimento deles e de como conseguem seguir a conversa de uma forma conexa, que se interligam nas suas demais áreas, sem perder a linha de raciocínio. Zika d+
O Perin demorou tanto p assumir q existe uma realidade objetiva, e do nada, teve q admitir q o tratamento de um stress pós traumático (onde REALMENTE houve um trauma), é muito mais difícil q o de uma fobia (medo imaginário), por exemplo kk
O que ele queria dizer, era que há uma referência consensual por linguagem e por objeto, mas para um mesmo barco, cada indivíduo está vendo um diferente em algum nível ou aspecto. por isso ele falou do ultravioleta e infravermelho, existe um todo com diversos aspectos/elementos, mas a realidade é diferente para cada um porque ela composta por todos elementos/aspectos que uma existência capta deste todo. O ultravioleta e infravermelho faz parte do todo mas não dá minha realidade. É como olhar para uma pintura cheia elementos/detalhes, se existe 1000 detalhes singulares nela, mesmo que por causa da sua biologia uns captem 480, 200, 800, 15, 1000 etc, há um consenso que existe uma pintura ali(essa é a tal experiência singular, porque a ferramenta/cérebro que a constrói, é diferente). Foi o que eu entendi.
Coitado mesmo, Perin foi extremamente paciente, cauteloso e didático.. 4 horas de podcast e em nenhum momento perdeu o fio da meada, explicou a mesma coisa várias vezes e o cara não entendeu, não houve discordância com o Guilherme quanto a realidade objetiva, mas ele insistiu que a "realidade objetiva" só existe de forma individual através da percepção de cada individuo. ou seja, é uma construção de experiências, se os mecanismos do cérebro e do corpo não estiverem em perfeitas condições pra perceber a "realidade objetiva" ela simplesmente não existe, tente explicar pra um esquizofrenico o que é real ou não, ele até usou o exemplo do daltonico e do autista pra mostrar o quanto a linguagem é importante pra formar e conectar pessoas diferentes, o amerelo é uma realidade objetiva pra vc, pro daltonico não.
@@novoStitch Acontece que a *realidade objetiva* existe INDEPENDENTE do esquizofrênico, do daltônico, do autista ou daquele que nega a própria realidade objetiva -- como muitos ideólogos modernos. Em outras palavras, a realidade objetiva existe fora da nossa percepção de realidade objetiva; ela existe de forma independente e não está necessariamente atrelada às nossas percepções. É por interpretações como essas, de que a realidade objetiva "existe de forma individual através da percepção de cada indivíduo", que nascem inúmeras heresias, isto é, ideias falsas e errôneas sobre a realidade. Não é à toa que hoje na modernidade perambulam por aí, especialmente na academia, centenas de milhares de relativistas. Como já falaram: a realidade objetiva *existe*, apenas. Isso é o básico do básico.
Vc que pensa que ele não entendeu o conceito de realidade objetiva. Ele tá debatendo algo muito além disso, e vc se apegando em "ain ele não entendeu rsr"
@@novoStitch rapaz, se neste exato momento seu banco engolir 90% do teu dinheiro que tá lá, vc vai aceitar seu gerente falando que realidade objetiva cada um tem a sua ou vc vai brigar pela tua grana roubada ?
Eu penso que, no fundo, a discussão toda permeia a seguinte questão: qual é o pressuposto de partida? Se o pressuposto é o indivíduo, a realidade só pode ser percebida de forma pessoal; se o pressuposto é a realidade em si, não interessa tanto o que existe para cada indivíduo, mas sim os universais. Eu penso que a visão clássica da filosofia é a correta e o erro da psicologia e filosofia modernas está em colocar a experiência pessoal como pressuposto da filosofia, sendo que a realidade das coisas se impõe para além do que é ou não é bom para mim. Ou seja, há uma só verdade que continuará sendo verdade independentemente da percepção de cada um e o nosso objetivo é encontrar esta verdade.
Excelente, Igor!! O problema da modernidade vem muito de focar exclusivamente no indivíduo, como por exemplo priorizar os prazeres ao invés de buscar uma vida melhor (por exemplo, nós vemos muitos adolescentes que passam 10 ou mais horas só jogando).
Debate muito respeitoso, parabéns aos envolvidos, mas claramente o Guilherme conseguiu mostrar que a dita "ciência contemporânea" cria rodeios para mostrar algo que já existe. Como se algumas pessoas quisessem lutar contra a "Verdade Absoluta".
Fiquei impressionado positivamente com a entrevista, pois geralmente quem trabalha com áreas da ciência no Brasil são realmente ineptos, tanto em entender argumentos filosóficos quanto em entender as bases dos seus pressupostos próprios e as conclusões a que eles levam. Que o Guilherme entendesse de filosofia da ciência isso é o mínimo que se espera de alguém formado, mas além disso dá pra perceber nele uma tentativa de ampliação dos limites da discussão à problemas mais gerais, também louvável. Mas o que mais me impressionou positivamente foi que ambos demonstraram uma capacidade de comunicação e exposição de suas ideias, além de uma síntese honesta da ideia do outro na hora de discordar.
Ambos foram muito bem em suas respectivas áreas. Lógico, os pensamentos deles são muifo diferente. Um é extremamente científico e outro mais espiritual. Mas com certeza deu pra aprender com ambos. Não tem como separar essas duas coisas, a matéria mental está completamente ligada o espírito. Ou seja, o cérebro com a moralidade. Mesmo com as diferenças mais pessoais, estão de parabéns. Exemplo de papo de gente adulta! 🧠📈🙏🏻🙌🏻
Esse negócio da realidade de acordo com a sua percepção é uma loucura sem fim. Se pegar o exemplo do Vilela por exemplo (existe ou não existe)... antes de conhece-lo não sabíamos que ele existia - pois nossa percepção não tinha percebido - no entanto ele já existia, porque a realidade é sempre superior a sua percepção
a realidade é uma só, mas a forma como cada um percebe é diferente. Exemplo, uma pessoa com fobia social, acha que ta todo mundo olhando pra ela numa apresentação de aula, se for ver os colegas nem tão aí, um olhando o celular, o outro olhando pra ele, mas pensando outra coisa. A perceção da pessoa não muda a realidade universal, mas a perceção dela particular é esta, dependendo das experiências que ela já teve.
Um falando de materialismo e o outro da imortalidade da alma... Parabéns Guilherme qdo vc explica, enche nosso coração de alegria!!!!
Justamente isso kkkkk o perin ta lidando com fatos, já o Guilherme ta falando coisas bonitas pra católicos com vc
@@precisamosfalarsobre5477 calma amigo, sua alma também é imortal, espero que chegue a hora de tomar consciência disso.
@@precisamosfalarsobre5477 Ou coisas desesperadoras demais para céticos (como você)
@@Lucas_LAEL90 eu sou cristão idiota, alguém pode discorda de você sem ser satanistas , e justamente esse meu problema com o Guilherme, ele não tem argumento é usa a fé dele pra justifica essas besteiras, isso é coisa de puta, eu acredito em alma mas ela não tem respaldo na ciência atual, isso não diminuiu minha fé, só não sou canalha, pra ficar mentindo, e sei que o Guilherme não entende do tema e fica usando a fé dele de uma maneira metafísica em um debate que não cabe kkkkk
@@precisamosfalarsobre5477 Cristão chamando o outro de idiota só por que discorda de você? Tem algo errado para um Cristão acreditar em materialismo cognitivo. Desculpe mas você não é Cristão.
Não tem como saber que o Guilherme Freire estará num podcast e não assistir. Além de todo conhecimento, inteligência, sabedoria, ele é de uma classe sem fim. Não se exalta, não se altera, mantém a calma e a respiração equilibrada, mesmo qdo é preciso refutar uma idéia, ele a faz sem constrangimento, com serenidade, não perde o controle, nem a segurança de sua argumentação, que na minha opinião é embasada, sim no conhecimento, mas indubitavelmente na fé e na humildade que o torna uma pessoa para lá de especial. Que Deus o abençoe e o ilumine cada vez mais.
Perfeito o seu comentário, em todos os sentidos!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
🎯👏🏻👏🏻
Pena que é bolsominion
Ahh eu também sou uma fã desse grande homem! Deus o abençoe sempre.
Por favor, queremos o Padre Paulo Ricardo....
Ele já foi convidado, não vai
@@milenagabriele7509 🥹
Ele não vai pra nenhum podcast
Perenialista
Show de coerência Guilherme parabéns 👏👏👏👏👏debate muito proveitoso e respeitoso.....
A paciência é a maior das virtudes. Deus conserve Guilherme.
Interessante como a filosofia moderna pode confundir as pessoas e levá-las a chegar em conclusões estranhas. Isso explica boa parte da loucura do mundo contemporâneo, onde as pessoa perderam o lastro da realidade e caem em ideologias e destaca a importância do estudo da correta filosofia.
O Guilherme faz um ótimo trabalho nesse sentido, restaurando a sanidade em um mundo confuso. É sempre bom ouvi-lo falar.
Muito boa a condução do debate. Todos foram muito educados e respeitosos.
O problema não é a filosofia. Sempre são as pessoas. As pessoas!
@@HateHater-H2_brsobretudo os professores da área de humanas de 50 anos até os dia de hj.
@@kafonah não são todos. Quantas pessoas se formam, e quantos trabalham na área? Quantos são religiosos ou ateus? Quantos se expõem na mídia? Quantos mudam de lado?
Concordo plenamente com seu comentário, Lucas. Falou tudo!
Como se na época antiga, a loucura não existisse. O passado é sempre melhor (numa época que se morria de Lepra). E esse é um viés humano.
Nos damos conta da informação e da desgraça no mundo, numa descarga muito grande, como dito no podcast. E a desvalorização do simples, por termos contato constante com o complexo. Talvez a junção das coisas que são produzidas em volta da tendencia humana de comportamento, nos faça ter essa percepção que você diz.
Antigmanete, a ideologia era convertida em religião, em revoluções, em sociedades pequenas, em guerras pequenas. Hoje é tudo macro.
Se a morte é imoral, e a perpetuação da vida é moral, uma hora há a superlotação, e a escassez de matéria, logo há morte. Logo a perpetuação da vida é imoral.
Talvez não existe de fato uma verdade absoluta, como defendia os antigos.
Muito obrigado pela oportunidade de ouvirmos, mais uma vez, o professor de Filosofia Guilherme Freire. Fiquem com Deus!
Guilherme é muito bom, extremamente paciente e educado. Ele realmente quer converter e não lacrar
Guilherme é sensacional
Guilherme você é uma inspiração para mim, não sou uma das pessoas mais inteligentes do mundo tão pouco sou culto como você mas definitivamente eu quero aprender a ser melhor e um grande homem de caráter que semeia virtudes
🗿🍷
Guilherme Freire é um gênio. Tão jovem e já tão sábio.
@birutubereacts refutados por quem? Relativismo é bom por acaso? Se há algo objetivo todo o restante parte daí, porque a verdade é objetiva (e é uma pessoa).
@birutubereactsKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@birutubereacts O que foi efetivamente refutado de Aristóteles?
@birutubereactscara espinosa cometeu erros de logica basicos. Aristoteles e Platao sao os pais da filosofia, Aristoteles sistematizou a logica que é usada até hoje. Mano como você é um imbecil
@birutubereactsquem te garante que a realidade é tão somente material?
Guilherme é mesmo muito top, utiliza uma grande diversidade de conhecimentos para falar de forma mais ampla de praticamente qualquer assunto, e o principal, ele aponta como o conhecimento serve para melhorar as nossas vidas e evitar a desordem.
Guilherme é uma fonte inesgotável de conhecimento. Quanto mais eu assisto algo sobre ele, mas eu percebo o quanto preciso aprender com ele
Cara, só cuidado com sua exaltação a ele, pois isso foi exatamente o que fizeram com Olavo de Carvalho. O Guilherme não é uma *"fonte inesgotável de conhecimento"* , ele é apenas um homem que busca a verdade acima de tudo e aplica isso em sua própria vida, servindo assim de exemplo para seus inscritos e fãs.
A fonte inesgotável é Cristo.
Admire o Guilherme, mas não o idolatre, pois o trabalho dele é tirar as pessoas da ignorância e não criar um bando de gado que assina em baixo de tudo que ele diz e o idolatra como se ele fosse uma pessoa superior às outras pessoas.
@@leandro9052 acho que dá para ver o Guilherme Freire como um ícone, não tão grande quanto os apóstolos ou alguns santos da I.C, mas em relação a uma vida melhor -- e digo melhor no sentido geral: moral, espiritual, intelectual etc etc.
Fábio Perin é um cara fantástico, muito conhecimento e o Guilherme já conhecia. Parabéns pelo programa foram 4 horas incríveis de aprendizado.
O melhor dessa Live é a cara do Vilela tentando assimilar tudo 😂😂😂😂
Tô assistindo e fazendo a mesma cara😅
*Esses tipos de podcasts trouxeram uma revolução em termos de ciência filosofia e pensamento no Brasil. Independente se você gosta ou não do convidado, respeite-o, pois tem outras pessoas pessoas que admiram. Aprendam a ser educados*
Muito bem colocado. Cometário excelente. Parabéns pela opinião. Me inscrevi no seu canal
Perfeito. Ganhou mais um inscrito.
Melhor comentário do ano!
Penso da mesma forma; Ganhou mais um inscrito
Uma lição de humildade e sabedoria!
Eu adoro quando esses neurocientistas e psiquiatras dizem que nós não temos livre arbítrio mas ao mesmo tempo dizem que a pessoa tem que tomar a decisão de mudar (se quiser mudar de hábitos ou tratar um problema)
kkkkkkkk muito boa observação.
Acho que você não entendeu bem. Existe uma liberdade , mas uma liberdade de segundo grau, sempre limitada .
se desta liberdade decorre a escolha que vai determinar o rumo de uma existência, como ela pode ser chamada de "liberdade de segundo grau"? @@CrisLorrayne
@@CrisLorrayne isso vale também para a verdade ou se limita a liberdade?
Sobre a parte de sermos limitados isso é verdade de uma certa forma, porque se formos 100% ilimitados ou seríamos o próprio Deus, ou então tudo seria um caos. Agora se a sua interpretação sobre a liberdade é de que o mundo que vivemos é limitado, então, essa limitação precisa acontecer ja que não podemos imaginar um quadrado redondo,(exemplo dado pelo próprio Professor Guilherme) porque isso é o completo caos, e por fim, como colocar o ilimitado em mentes limitadas?
Realmente você não entendeu a colocação dos neurocientistas...nossas escolhas dependem de uma serie de fatores, principalmente de informações que adquirimos ao longo dos tempos. Há escolhas mas não são tão racionais assim.
Isso pra mim é uma referência de debate, que pessoas educadas, com visões de mundo diferentes se respeitando de uma maneira admirável.
um baita de um DEBATE engraçado muito louco isso que se a gente pensar que se tivesse 10% de maturidade desses caras nos nossos candidatos na hora do debate a história da nossa politica seria um pouco mais aceitável kkkkk
Ambos se complementam! Conhecimento do Perin é fundamental para ter a melhor a abordagem prática em lidar com situações e contextos. O Freire volta para os fundamentos transcendentais, sem os quais, a abordagem do Perin não se sustenta, caso contrário, não existiria uma 'metodologia' em busca da melhora do paciente.
Ao contrário do que estão comentando, Perin é extremamente inteligente. Freire também. Cada um com suas excelências.
Caramba, como pode ter gente tão inteligente? E que coisa prazerosa ver pessoas dialogando com tanta elegância. Parabéns Vilela, por nos proporcionar tão alto nível de material.
1:15:21 o Guilherme é gente boa, com muita gentileza tentando criar pontes e mostrando seu valor com muita educação.
Que conversa incrivel, concordo com guilherme a subjetividade nao se sustenta sem o elemento percebido, mesmo que eu diga que nao esta chovendo nao muda o fato, mesmo que eu saia na chuva e nao perceba a mesma, nao altera o fato de que estou me molhando nessa chuva, eu posso achar que é um chuveiro gigante, existe um fato acontecendo e ele interage comigo, fato: eu me molho, todos se molham, isso causa impacto no meu corpo, e o mais importante: outros também percebem.
Faz sentido. Mas a função do objeto é formulada pela codificação percebida do mesmo.
Essa formulação é NOMEADA socialmente. A chuva, por exemplo, existe mesmo que não estejamos lá.
Mas a função da chuva, o nome, o processo dela, para que ela pode servir, vai depender do sujeito (individual ou coletivo). E se não tiver ninguém para percebê-la, não saberemos se a chuva continua ou se parou.
Faz sentido?
Depende. Desde que se descobriu na mecanica quantica que a função de onda colapsa no momento da observação e vira uma partícula, parece muito que o universo está sendo renderizado para os observadores.
Eu entendo.
Mas de qualquer forma, a construção da realidade, liberdade ou convivência “dependem” do observador(es). Mesmo que as circunstâncias se transformem. A atribuição de função a algo, me parece inerente ao observador; a experiência humana (pode parecer um comentário materialista, naturalista…).
Por isso mencionei que os pressupostos de cada um de nós (observadores, percebedores…), vai “servir” como parâmetro ou repertório para a construção do argumento (raciocínio).
Alguns podem achar um absurdo o relativismos, outros podem achar um absurdo o criacionismo, e discordarão consequentemente.
Agora, se existe uma “verdade” para além de toda essa conversa, me parece que torna a nossa conversa ainda mais complexa, dinâmica e aberta, possivelmente.
Mas entendo se não fizer o mesmo sentido para você (ou outra pessoa).
Concodo@@maykelcampos4730 o Sujeito que descreve o fato tbm o interpreta a sua maneira! definitivamente faz total sentido, meu caro. Fenômenos só são fenômenos se percebidos por agentes com tal percepção. Só acrescentaria que o fato em si não se importa com o agente que o percebe, ele ainda é rígido e absoluto em algum grau, mas não sei ao certo medir isso ainda.
@@fulber14 concordo que depende. Absolutamente tudo que percebemos e o interpretamos é o que de fato por nós é "lido" em algum grau, só acrescentaria que conhecer um fato não exclui um ato digamos "substancial" aja sobre nós independente de como o percebemos, como o exemplo da chuva, ou o triangulo, só acrescento pq um fato é colocado independente da seu interprete que descreve em ultima instancia que: "tem algo ocorrendo"
Convidem o Dr.Rômulo do canal ciência e filosofia para falar de evolução, poderiam fazer um episódio em conjunto com o Guilherme Freire
Up
Up
Up
Up
Up
Prof Guilherme Freire maravilhoso.
Todas as vezes que eu ouço ele, eu aprendo mais e me faz querer entender mais coisas.
Muito bom o Guilherme Freire! Não o conhecia. Parabéns!
A questao 16 da Suma Teológica responde a questão sobre a objetividade das coisas. "A verdade é a adequação entre a coisa e a inteligencia""
Obrigada Senhor Jesus pela vida do Prof. Guilherme!
O Guilherme Freire é sensacional!
Nesse pequeno debate extremamente respeitoso entre o subjetivismo e o realismo, acredito que a posição do Guilherme tenha sido mais coerente.
Lógico kkkkk você provavelmente já concorda com o Guilherme, ( olhei teu canal e tu tava elogiando o terra plana Xandão) mas academicamente falando, pouca gente leva a sério a visão do Guilherme, ele não analisa a realidade, tem uma série de pressupostos e confunde metafísica com ciência, inclusive tem um comentário seu falando pra um negacionista da evolução ir nesse podcast um tal de doutor romulo kkkkk
Tbm achei. O Perin mantém a ideia de experiência individual, mas ficou claro que pessoais podem se conectar atrás de experiência que sequer aconteceram de verdade como se fossem elementos em comum, assim como ocorre com os hábitos comuns que tem benefícios comuns a todos que fazem... E novamente se são experiências tão singulares pq não existem métodos singulares para cada um pessoa resolver? Pare pra pensar não tem 8 bilhões de formas de cantar, de falar ou então de gerar coragem nos outros, ou aprender algo por exemplo, mas a ideia de experiência torna transformando novamente em algo nebuloso quase como uma resposta igual a uma ação igual mas interpretada de forma diferente (estou pelo celular por isso a falta de virgulas pontos etc) resumindo: o papo foi muito esclarecedor mas também intrigante para mim.
@@precisamosfalarsobre5477 Claro que não é levado a sério. A academia tem um viés diferente
@@MatheusEstevam5 o vies acadamico é olhar pra evidencias
@@lucasfreitas9496 Que são trazidas perfeitamente pelo Guilherme. Achar que não há viés na academia, que isso não influencia nas decisões e com quem concordar é inocência.
Que episódio incrível!!!!! De longe esse foi um dos meus favoritos.
É sempre um deleite ouvir o professor Guilherme; o aprendizado é garantido!!!
Guilherme Freire constrói sua visão de um jeito muito legal, a ligação alma e corpo é fascinante, como algo feito de forma física muda ou impulsionar algo metafísico. A questão do triângulo como ideia absoluta é interessante. O Perin é bem claro sobre a ideia de experiência e acredito que seja conflitante essa ideia.
Guilherme Freire, não deixo de assistir por nada👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O professor Guilherme Freire é muito sábio!! Adoro escutar todo assunto que ele argumenta, muito bom!! Aprendendo com ele a melhorar a minha vida. Obrigada!
Professor Guilherme, sempre com muita sanidade, educação, postura respeitosa.
Parabéns! Sei que através de suas lives muitas pessoas mudaram de vida, principalmente rapazes jovens.
Sua história que está apenas começando, mas já tem muitos frutos.
Ele é católico eu também. Entendo perfeitamente o que ele está falando.
Quem não é católico, terá muita dificuldade para entendê-lo no contexto geral.
Melhor bate papo que ja assisti nos ultimos tempos. Primeira vez que assisto um video de 4 horas sem parar no meio por tedio ou desinterece no assunto. Em meio a tantos podcast e tanta gente que nao agrega em nada a sociedade com conversas vazias esse episodio aqui foi uma perola achada. Parabens a todos.....
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vilelinha de Jesus, PARABÉNS!
É inacreditável que possamos ter acesso a esses conteúdos esplêndidos!
Por favor, por mais deste nível!
Guilherme sempre dando aula, onde quer que esteja, e com quem esteja
Tanto o Fábio quanto o Guilherme são extremamente capacitados. O Guilherme consegue trazer elementos inescapáveis da razão, e o Fábio consegue trazer uma visão técnica muito interessante sobre nosso funcionamente cerebral. Quanto à discussão sobre objetividade da realidade ou a realidade ser o que o indivíduo experiencia, Guilherme wins.
Fábio é muito mais coerente do que esse Guilherme
Parabéns, prof. Guilherme, pela paciência
Se tem Prof. Guilherme, estou aqui.
O legal é que os dois defenderam suas convicções até o fim o que deu um debate legal de se assistir. Muito bom.
O Fábio é sensacional! Mais por favor ! ❤❤❤❤❤
Guilherme Freire é muito bom 👏
O papel de Guilherme neste mundo é divino. Ele é agente de um resgate espiritual. E quando o conhecedor técnico se depara com alguém de tamanho nível filosófico e espiritual, com absoluto respeito pelo interlocutor, aquele acaba adquirindo pulgas boas atrás da orelha. A busca da verdade está acima do conhecimento técnico. E Perin foi extremamente respeitoso ao relembrar o rigor técnico para expressar teses científicas. Fato é: Deus é o grande fomentador da ciência, pois esta é fruto da criação e do uso da razão, um dom divino. Não há como não reconhecer que a razão não é suficiente para o homem estar na presença de Deus. A razão deve servir à busca da verdade no exercício das virtudes.
Conhecia o Fábio Perin, o outro convidado conheci agora. Gostei bastante, sobretudo pelo respeito entre ambos 👏🏼👏🏼👏🏼♥️
Ponto importante: quando o debate é de alto nível, como este foi, nenhum dos convidados faz citações políticas para corroborar ou atacar o argumento do outro.
Muito feliz por ter trazido o Guilherme Freire :)
O Perin tem uma habilidade assustadora de explicar fenômenos e elementos que são contra-intuitivos. Muito inteligente e respeitoso!
Debate de extrema qualidade, obrigado pelo conteúdo produzido!
Pensar que em 2007 eu assistia novelas da Globo e hoje eu ouço Podcasts desse nível é loucura demais. A internet é boa se souber utilizá-la.
Aproveita enquanto é livre o acesso. O stf não gosta muito desse papo...
Pois é! A internet é uma proxy do céu e do inferno. TV é só mediocridade mesmo.
Guilherme Freire é um jovem muito promissor! Sempre assisto os podcasts nos quais ele está. Parabéns.
Fábio Perin é foda!!! A Neurociências é um universo incrível!!!
ainda bem que o podcast n ficou no assunto de saúde mental kkkkkkkk esse debate ficou incrível, alto nível
Que podcast Perin e Guilherme Freire! Dois monstros de suas areas!! parabens pela escolha! Que podcast👏👏👏👏👏👏
Melhor conversa, jamais diria que isso foi um debate. Tipo de conversa que devemos levar como exemplo para todos nossos contextos no dia a dia
Vc existe?
exatamente. muito respeito.
1:42:58 sobre essa permanência do “EU”, professor Olavo discorre muito bem no seu curso, que virou livro, “a consciência de imortalidade”, onde ele chama de “eu substancial”. Ter consciência desse Eu, que, no fim das contas, é essa consciência de imortalidade, muda uma vida, muda o teu modo de viver.
Oque alguns filósofos chamam de "Observador interno"!
Olavo mudou minha forma de enxergar a vida! Deus o abençoe, irmão!
Vilela existe , e graças a Deus promove discussão como está.
Esse podcast eu assisto 2 a 3 vezes tranquilamente , só absorvendo mais e mais.
Obrigado inteligentes Ltda.
Excelente as considerações o Guilherme. A visão da Psicoterapia a partir desses princípios abrem as perspectivas de trabalho e manejo do terapeuta e diminui os riscos de induções e inferências tão comuns no crescimento massivo de abordagens com regras e técnicas já pré moldadas muito divulgadas hoje e que prometem " curas" imediatas em busca um indivíduo apenas funcional .
Sempre que o Villela fizer um episódio com o Guilherme Freire eu irei assistir. E esse Fábio perin eu não conhecia mas gostei 🤙
o Fábio Perin é inspirador
Guilherme gênio! Ouviria ele horas e horas 👏👏👏
Guilherme é um gigante! Excelente podcast!
Minha cabeça explodiu com a visao do Fabio perin vou matatonar o conteúdo dele.
Guilherme tá fazendo curso para ser Santo, só pode kkk. Tem muita paciência
Acertou miserávi 😅
Cara, estive pensando a mesma coisa. Requer muita paciência. Sou Psicólogo e o Perin, não fala coisas erradas em si, porém, não consegue dar passos mais profundos na leitura da realidade. É uma conversa desigual.
Kkkkk melhor comentário kkkkk
@@rodrigofernandes7761É fácil pra qm já estuda e transcendeu para o conhecimento, olhando e percebendo a realidade. Perin, é um rapaz inteligente mas, ainda é muito limitado, não transcendeu ainda.
@@comoassimofcbr Quem transcendeu é você, né? O dominance7542 do UA-cam.
Lembro do Perin como professor. Um cara muito gente boa, sabe muito.
sua importância , por ser a camada mais profunda de nossa psiquê exerce maior inflûencia sobre o todo comportamental do indíduo , o grau como este interage em sociedade e como este afeta em seu comportamento segundo o pensamento da psicologia behaviorista.
Um dos melhores debates que vi, parabéns aos participantes, muito respeitosos!
Nitidamente um cientista e um filosofo, ambos extremamente capacitados em suas visões as vezes distintas, acho desonesto dizer que tem um melhor que o outro pois as visões de um estudioso se difere do outro a depender do ponto de vista de cada área do estudo, e do estudo de cada área, ambos são ótimos em suas visões e determinadas áreas, em todo momento pode ser possível entender o que cada um queria dizer e o que de fato um entende de cada assunto mesmo que divergem entre eles. Ótimo conteúdo
Guilherme Freire é demais! concordo com ele
Parabéns adorei esse debate com duas pessoas tão sábias, cultas e humanas, aprendi muito! 👏👏👏😀🙏🌹
Cara, muito legal a discussão. Pontos de vista diversos apresentados de modo respeitoso.
Ainda estou esperando o podcast de debate entre Guilherme Freire e Rodrigo Silva. Um representando o catolicismo e o outro o protestantismo.
Esse debate não daria em nada, pois o Rodrigo Silva quando confrontado costuma mudar o discurso para não cair em nenhum embate.
Rodrigo é charlatao
Rodrigo Silva não debate. Sempre foge do tema quando confrontado por algum especialista de nível superior.
@@matheusdosreis1285kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Acredito que o debator correto para o Rodrigo Silva seria o Prof Lucas Lancaster.
Que pessoa fantástica esse Perin! Quanto conhecimento 👏🏻👏🏻👏🏻
Guilherme explica sobre filosofia de uma forma tão simples, deixando claro a explicação 😊
Pelos comentários, é incrível a fé que aqueles que acreditam de forma dogmática na ciência moderna têm, ao mesmo tempo que se veem incapazes de reconhecer que a própria crença é baseada em nada mais que fé.
Caramba é exatamente isso que eu falo para algumas pessoas e elas não conseguem entender, o homem que não tem fé é doido, imagina acreditar só no que vc vê, seria loucura.
@musiceditortm8618 meu caro, você já viajou de avião se m grandes conhecimentos em engenharia aeroespacial? Antes de entrar em um prédio, checa se os laudos de manutenção dele estão conformes, ou é um grande engenheiro civil?
Da mesma forma, ao dizer que "acredito na ciência" você faz uma leitura criteriosa de cada artigo científico a respeito de cada teoria que é discutida nos mais diversos campos do conhecimento? Reproduz o experimentos, tem certeza de que eles não foram fraudados, se certifica de que a metodologia usada foi adequada? Ou tem fé? Até o mais cientificista dos homens tem fé, fé que as premissas usadas em um estydo são verdadeiras, fé que os resultados não foram fraudados ou sofreram alguma interferência externa, fé na boa intenção daqueles com quem convive. A fé é inerente ao homem, jamais existiu e jamais existirá um ser humano que não tenha fé, ainda que seja em si próprio, o cético ao extremo ao menos na própria exisência tem fé.
Você perguntou rindo se é preciso de fé para acreditar na realidade, bem, ao passo que nesse mundo não contemplamos Deus, que é a eterna Verdade, princípio e fim de tudo, face a face, a resposta para sua pergunta é sim.
@musiceditortm8618 agora então me responda, dentre inúmeros autores me cite 1° que diz que a ciência é a realidade 2° me defina fé e 3° me diga apenas 1 fato confirmado pela ciência que vc acredita sem fazer uso da fé. Provavelmente SE vc responder vc vai dar argumentos tão fora realidade quanto um pastor dessas igreja de doido, aliás é provável que vc seja bem mais fanático e ignorante.
Guilherme, como sempre, excelente!
Fábio tbm muito bom!
Guilherme como sempre bem coerente, ponderado e de uma estrutura argumentativa coesa. Parabéns professor Guilherme por seus ensinos
Engraçado é ver os comentários desequilíbrados do pessoal criticando ele kkkk
Debate de ALTO NÍVEL. Curti demais, entendi os dois lados (pelo menos foi minha percepção haha), no momento estou pendendo ao lado de Guilherme, acredito que certas verdades apesar de "Percebidas" de formas diferentes, ainda sim são verdades que não mudam, nós só tentamos dentro da limitação humana a trazer definições (sentido/ordem) para aquele acontecimento. O mundo é caos e os humanos através da linguagem trazem ordem, foi sensacional este debate. O pessoal fica na intriga aí entre os dois, mas acredito que foi demais, este é no momento meu podcast favorito do vilela depois do de Tolkien (que o mesmo guilherme aparece), e após este o de prosperidade com Lucas Scudeler e Wendell.
Edit 1: Em relação ao Livre arbítrio, eu acredito que existe sim, Perin fala que o ambiente influencia muito no seu arbítrio, e de fato está certo. Porém ele praticamente ignora o fato de que para mudar, mesmo que menos pessoas façam, elas tem de agir para mudar. Ele fala que o contexto (ambiente) muda a sua mentalidade, sim de fato, porém se o ambiente está te prejudicando e a pessoa entende isso através de algum choque ou algum conselho, ela tem que agir (escolher por si própria) e mudar de ambiente... Escolher novos amigos, mudar de bairro, se separar... Etc... Nesse ponto estou com Guilherme e acho que o que Fábio fala não anula as ideias de Guilherme, apenas a complementa com detalhes biológicos.
Que conversa absurda ! Grato por poder escutar esse dois e ter essa experiência! Incrível o conhecimento deles e de como conseguem seguir a conversa de uma forma conexa, que se interligam nas suas demais áreas, sem perder a linha de raciocínio. Zika d+
O relato da caravela 😂 muito bom essa conversa
O Perin demorou tanto p assumir q existe uma realidade objetiva, e do nada, teve q admitir q o tratamento de um stress pós traumático (onde REALMENTE houve um trauma), é muito mais difícil q o de uma fobia (medo imaginário), por exemplo kk
O que ele queria dizer, era que há uma referência consensual por linguagem e por objeto, mas para um mesmo barco, cada indivíduo está vendo um diferente em algum nível ou aspecto. por isso ele falou do ultravioleta e infravermelho, existe um todo com diversos aspectos/elementos, mas a realidade é diferente para cada um porque ela composta por todos elementos/aspectos que uma existência capta deste todo. O ultravioleta e infravermelho faz parte do todo mas não dá minha realidade. É como olhar para uma pintura cheia elementos/detalhes, se existe 1000 detalhes singulares nela, mesmo que por causa da sua biologia uns captem 480, 200, 800, 15, 1000 etc, há um consenso que existe uma pintura ali(essa é a tal experiência singular, porque a ferramenta/cérebro que a constrói, é diferente). Foi o que eu entendi.
Parabéns a este podcast e aos convidados. Cada um excelente dentro de sua área. Respeitoso e inteligentíssimo debate.🙏🙏👍🏻👍🏻😄😄
Só Parabéns, mas ao canal, vcs proporcionam um conteúdo excelente de ser consumido!
Debate maravilhoso,muito obrigada 🤯
Muito importante os assuntos que o Guilherme trouxe e o jeito que o Fábio abordou, gostei muito do ep.
Que debate fantástico !!
Fabio Perin é muito bom
Discussão de alto nível e com respeito! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
kkkkk Coitado do Guilherme tendo que explicar que a realidade objetiva existe, e os caras sem entender kkkk. Ótimo Podcast, parabéns!
isso e o basico do basico
Coitado mesmo, Perin foi extremamente paciente, cauteloso e didático.. 4 horas de podcast e em nenhum momento perdeu o fio da meada, explicou a mesma coisa várias vezes e o cara não entendeu, não houve discordância com o Guilherme quanto a realidade objetiva, mas ele insistiu que a "realidade objetiva" só existe de forma individual através da percepção de cada individuo. ou seja, é uma construção de experiências, se os mecanismos do cérebro e do corpo não estiverem em perfeitas condições pra perceber a "realidade objetiva" ela simplesmente não existe, tente explicar pra um esquizofrenico o que é real ou não, ele até usou o exemplo do daltonico e do autista pra mostrar o quanto a linguagem é importante pra formar e conectar pessoas diferentes, o amerelo é uma realidade objetiva pra vc, pro daltonico não.
@@novoStitch Acontece que a *realidade objetiva* existe INDEPENDENTE do esquizofrênico, do daltônico, do autista ou daquele que nega a própria realidade objetiva -- como muitos ideólogos modernos. Em outras palavras, a realidade objetiva existe fora da nossa percepção de realidade objetiva; ela existe de forma independente e não está necessariamente atrelada às nossas percepções. É por interpretações como essas, de que a realidade objetiva "existe de forma individual através da percepção de cada indivíduo", que nascem inúmeras heresias, isto é, ideias falsas e errôneas sobre a realidade. Não é à toa que hoje na modernidade perambulam por aí, especialmente na academia, centenas de milhares de relativistas. Como já falaram: a realidade objetiva *existe*, apenas. Isso é o básico do básico.
Vc que pensa que ele não entendeu o conceito de realidade objetiva. Ele tá debatendo algo muito além disso, e vc se apegando em "ain ele não entendeu rsr"
@@novoStitch rapaz, se neste exato momento seu banco engolir 90% do teu dinheiro que tá lá, vc vai aceitar seu gerente falando que realidade objetiva cada um tem a sua ou vc vai brigar pela tua grana roubada ?
Encontro maravilhoso.👏👏👏👏
Confesso que vcs, em determinados momentos, deram um nó em minha cabeça😁😁
Eu penso que, no fundo, a discussão toda permeia a seguinte questão: qual é o pressuposto de partida? Se o pressuposto é o indivíduo, a realidade só pode ser percebida de forma pessoal; se o pressuposto é a realidade em si, não interessa tanto o que existe para cada indivíduo, mas sim os universais. Eu penso que a visão clássica da filosofia é a correta e o erro da psicologia e filosofia modernas está em colocar a experiência pessoal como pressuposto da filosofia, sendo que a realidade das coisas se impõe para além do que é ou não é bom para mim. Ou seja, há uma só verdade que continuará sendo verdade independentemente da percepção de cada um e o nosso objetivo é encontrar esta verdade.
❤❤❤ excelente colocação
Excelente, Igor!! O problema da modernidade vem muito de focar exclusivamente no indivíduo, como por exemplo priorizar os prazeres ao invés de buscar uma vida melhor (por exemplo, nós vemos muitos adolescentes que passam 10 ou mais horas só jogando).
@@Gustavo-ex7vx é verdade! Não à toa, estamos numa "pandemia" de ansiedade, depressão, falta de sentido.
Debate muito respeitoso, parabéns aos envolvidos, mas claramente o Guilherme conseguiu mostrar que a dita "ciência contemporânea" cria rodeios para mostrar algo que já existe. Como se algumas pessoas quisessem lutar contra a "Verdade Absoluta".
Kkkkkk velho, o cara fica falando um monte de coisa desconexa, do outro lado temos um neuro psicólogo com fundamentos e histórico de tratamento kkkkkk
@@precisamosfalarsobre5477o monte de coisa desconexa: “a realidade existe”.
Parabéns!! Conteúdo altamente relevante discutido por pessoas inteligentes e educadas. Fui dormir feliz!!
Agradeço pela ajuda vocês me vem como um ser
Fiquei impressionado positivamente com a entrevista, pois geralmente quem trabalha com áreas da ciência no Brasil são realmente ineptos, tanto em entender argumentos filosóficos quanto em entender as bases dos seus pressupostos próprios e as conclusões a que eles levam. Que o Guilherme entendesse de filosofia da ciência isso é o mínimo que se espera de alguém formado, mas além disso dá pra perceber nele uma tentativa de ampliação dos limites da discussão à problemas mais gerais, também louvável. Mas o que mais me impressionou positivamente foi que ambos demonstraram uma capacidade de comunicação e exposição de suas ideias, além de uma síntese honesta da ideia do outro na hora de discordar.
No 2:35:27 Dr. Rômulo já responde, no caso no próprio estudo mostra logo após uma escolha que não é perceptível, uma escolha abstrata, arbítrio
Ambos foram muito bem em suas respectivas áreas. Lógico, os pensamentos deles são muifo diferente. Um é extremamente científico e outro mais espiritual. Mas com certeza deu pra aprender com ambos. Não tem como separar essas duas coisas, a matéria mental está completamente ligada o espírito. Ou seja, o cérebro com a moralidade. Mesmo com as diferenças mais pessoais, estão de parabéns. Exemplo de papo de gente adulta! 🧠📈🙏🏻🙌🏻
O Guilherme Freire é sensacional!
Esse negócio da realidade de acordo com a sua percepção é uma loucura sem fim. Se pegar o exemplo do Vilela por exemplo (existe ou não existe)... antes de conhece-lo não sabíamos que ele existia - pois nossa percepção não tinha percebido - no entanto ele já existia, porque a realidade é sempre superior a sua percepção
A que nível de insanidade estão levando as coisas, kkkkkkk. É incrivelmente absurdo!
a realidade é uma só, mas a forma como cada um percebe é diferente. Exemplo, uma pessoa com fobia social, acha que ta todo mundo olhando pra ela numa apresentação de aula, se for ver os colegas nem tão aí, um olhando o celular, o outro olhando pra ele, mas pensando outra coisa. A perceção da pessoa não muda a realidade universal, mas a perceção dela particular é esta, dependendo das experiências que ela já teve.
@@brunagregolin7773 claro, e você vai orientar ou tratar esta pessoa com a realidade ou com a percepção dela do mundo
Excelente bate-papo. Certamente vou assistir ate' o fim, mas em partes e' muito conteudo bom! 👋
Traz o João Menna
Seria muito bom!