Resumo O vídeo do "Manual do Brasil" se propõe a desmistificar o termo "positivismo", frequentemente usado no discurso político brasileiro, mas muitas vezes mal compreendido. Assim, ele aborda o positivismo como uma corrente filosófica nascida no século XIX, que pregava a busca pela verdade através da observação científica e da razão, e propunha uma sociedade industrial regulada por critérios científicos. O apresentador discute as ideias de Auguste Comte, o principal nome do positivismo, e como elas influenciaram a formação da república brasileira, especialmente através da frase "Ordem e Progresso" presente na bandeira. Ele também discute a influência do positivismo na política contemporânea, analisando o discurso do presidente Jair Bolsonaro e suas escolhas para o primeiro escalão do governo. Na aula, há a argumentação de que a aplicação do positivismo na política pode ser problemática, pois ignora a complexidade da realidade e a importância da democracia. Apesar de criticar as ideias positivistas, o vídeo reconhece a importância de entender esse conceito para melhor compreender o debate político brasileiro.
@@luanneto8566 Aprende se em qualquer lugar e com qualquer pessoa, até com um inimigo, se aprofundar no assunto sim exige recorrer a livros e professores que sejam imparciais, caso contrário será apenas doutrinação
O tecnismo e a meritocracia juntos formam o chamado Tecnocracia. Pode ser um regime que inicialmente seja insencivel porem nao ha melhor criterio do que a competencia. É assim que a sociedade e empresas funcionam. A corrupcao so existe pela atuacao do mercado junto dos poderes publicod em busca de leis ou incentivos para si proprios.
Pelo que percebi, essa filosofia representa bem o pensamento dos militares brasileiros. O problema dela é justamente ignorar, por exemplo, os anseios da população e seguir sendo absolutamente pragmáticos onde um sentimento de amor à pátria, de revolta com injustiças é deixado de lado. Os militares positivistas brasileiros são legalistas mas não se importaram se as leis foram seguidas ou não. Uma enorme contradição.
Esse professor falou uma enorme besteira, uma grande desinformação: (....., Muitos ideais surgidos da mente dos positivistas descambaram pra violência e pra ditaduras), Não há nenhum Ideal positivista que tenha descambado pra violência ou ditadura, dizer isso é um absurdo: Nunca houve em lugar algum do mundo, um governo de algum país que fosse Positivista, que tivesse uma Constituição com Leis só positivistas, ou que tivesse declaradamente o positivismo como única fonte de orientação de suas ações( somente o Estado do Rio Grande do Sul, teve todos esses requisitos, e um governante declaradamente positivista...Júlio de Castilhos),o restante do mundo ouviu falar, mas nunca adotou o Positivismo, só o Rio Grande do Sul fez isso,.... A ditadura militar, o estado Novo e os governos da Republica Velha não eram governos baseados no positivismo, eram governos com uma mescla de ideologias, prevalecendo o ideal Liberal, na época da ditadura militar, nas forças armadas só haviam dois militares que sabiam o que era positivismo e se declaravam positivista( General Pery Constant, descendente de Benjamin Constant, e o General Batista),ambos foram afastados do Exército por se oporem e terem atitudes contrárias ao governo militar; Já em outras partes do mundo, fins do século XIX e início do século XX , os governos do México, Chile, Argentina, Uruguai, Turquia, Inglaterra, Portugal , Romênia, Itália, França, Venezuela, e na extinta Tchecoslováquia, onde houveram grande atuação de positivista; também não possuíam o positivismo com único ou principal ideal de governo, o fato de encontrarmos algumas Leis e Práticas comuns á vários governos espalhados pelo mundo, inclusive em países socialistas/comunistas, que podem serem consideradas Leis e práticas de "influência positivista" Não significa que o positivismo era a ideologia que dirigia esses Países. Desde a década de 30 que o Positivismo não tem influência alguma entre os militares brasileiros, falar em movimento positivista neste governo de Bolsonaro é uma ingenuidade e calúnia barata ao positivismo feita por parte dos apoiadores de Bolsonaro, algo absurdo.
@@As-qs6tl Uma explicação simples e fácil...(É a defesa do uso da ciência, do método cientifico, para se obter conhecimento de fato dos fenômenos e acontecimentos ao nosso redor),...explicação complexa....( É o conjunto de todos os fatos, acontecimentos e fenômenos ocorridos ao longo da história do mundo e da humanidade explicados através da Ciência ao longo dos tempos, é o estudo geral/Enciclopédico de todos os fatores e fenômenos que englobam o desenvolvimento do ser humano e da sociedade, agrupados em uma Doutrina Filosófica, Cientifica e Humanista, chamada Positivismo. Não confunda o Positivismo de Auguste Comte, com o Positivismo do Direito, o jus-Positivismo de Hans Kelsen e nem confundi-lo com o Positivismo Lógico, do Circulo de Viena de Moritz, pois estes não possuem entre eles nenhuma ligação de fato, é apenas uma "coincidência" de nomes, mas são doutrinas distintas entre si). Sobre o Positivismo de Auguste Comte te recomendo o Blog de Gustavo Lacerda, chamado "Filosofia Social e Positivismo", você o encontra com uma pesquisa no Google, neste blog você encontrará muitos temas dos quais Auguste Comte tratou e mais informações sobre o Positivismo, podendo assim aprofundar o seu estudo sobre o tema conforme você julgar melhor.
Tirando alguns erros gramaticais até que a sua fala tem bastante coerência, não acho que o positivismo seja um modelo inteiramente político embora, estou na faculdade agora e, segundo o que estudei recentemente sobre o tema, esse modelo influenciou bastante alguns elementos do iluminismo. Na política, não vejo como algo que de fato mude ou sequer venha a mudar algo de uma forma impactante, ainda mais em um país como o nosso no qual apesar de se auto-afirmar laico, no fundo nós sabemos que o cristianismo toma as redeas de quase tudo, assim como a maioria dos países ocidentais, o que arbitrariamente vai de encontro com a ciência de embasamento racional (ciência ≠ religião).
BEM, VOU LANÇAR MEU LIVRO SOBRE POSITIVISMO POLITICO IDEAL, DETERMINANDO QUE A POLITICA SEJA DIVIDIDA EM TRES ESCALÕES: POLITICOS COM CURSO SUPERIOR ,TERCEIRO GRAU, POLITICOS COM CURSO MÉDIO, SEGUNDO GRAU, POLITICOS COM CURSO PRIMARIO, PRIMEIRO GRAU; CURSO PRIMEIRO GRAU SÓ DÁ DIREITO A SER VEREADOR; CURSO SEGUNDO GRAU COM DIREITO A PREFEITO E VEREADOR; TERCEIRO GRAU COM DIREITO A QUALQUER CARGO NA POLÍTICA.
Eu acho uma ideia válida esse método adotado pelo governo em escolher por critérios técnicos e capacidade os seus ministros e secretários. Parto do princípio que para pilotar um avião o cidadão no mínimo tem de ter breve de piloto. Cito o Deputado Enéas que em seus discursos no programa Roda Viva mencionou sua capacidade de governar o Brasil, mas o povo estava embriagado com o carisma do Lula. Deu no que deu. Deveria ser assim também para os nossos nobres deputados, no mínimo conhecimento jurídico, afinal fazem nossas leis.
Concordo que na política não devemos ser influenciado pelo carisma dos candidatos. Porém, não concordo com o método de escolher cargos por critérios técnicos para governar um país. Só com critérios técnicos, o famoso "progresso" do positivismo não acontece. Experimentos científicos, dados, números.. não são o bastante para governar um país, devemos levar muitos outros assuntos sociais em conta (coisa que convenhamos, falta muito no governo atual). E também, boa parte dos nossos governantes andam misturando religião com política, indo totalmente contra os princípios de "fatores técnicos" (falo como uma cristã, que acha muito importante viver em um estado laico).
@Danilo César Gomes Não sei se Enéas Carneiro foi um bom exemplo de candidato à presidência da República. Teria sido mais um Bolsonaro da extrema-direita? Ele era conservador e com alguma tendência autoritária. E o partido dele? Partido de Reedificação da Ordem Nacional-PRONA. “Ordem Nacional”… Tudo a ver com a Ordem positivista de Comte, inscrita em nossa Bandeira. Comte defendia uma espécie de ‘Engenharia Social”, uma Tecnocracia ocupando o Poder Executivo substituindo a Poítica, o que é, em minha humilde opinião, algo bastante perigoso, com lamentáveis exemplos históricos, tanto na Itália Fascista quanto na União Soviética stalinista, ambos regimes totalitários, à direita e à esquerda. E parece que você endossa o mesmo equívoco.
@@arquimedesjatoba9912 não entendi sua fala, por favor, em sua imensa sabedoria e inteligência me explica, afinal vc deve ser fantástico, imaculado e sábio.
Olá Pedro, estava refletindo sobre política ao meu ver todos os cargos políticos principalmente o de presidente deveria haver pré requisitos além de ser eleito pela população.
Concordo, deveria no mínimo para ser Vereador a escolaridade de ensino fundamental, Deputado ensino médio, e para cargo de Senador e Presidente, superior em Ciências Políticas, administrativa ou econômicas. também conhecimento na área jurídica, mesmo que básico, afinal eles fazem nossas Leis.
A abordagem sobre o positivismo é boa, mas o cara errou complemente na resposta sobre o porque Bolsonaro criticou o positivismo. Para Olavo de Carvalho, o positivismo é o pai do comunismo.
Muito bem explicado. A China é positivista?
Eu tô aqui estudando pro Enem através do seu vídeo :)
Boa sorte no Enem!
2:20 mas augusto comte não tinha um negócio com teologia? de acordo com os 3 estados
Resumo
O vídeo do "Manual do Brasil" se propõe a desmistificar o termo "positivismo", frequentemente usado no discurso político brasileiro, mas muitas vezes mal compreendido. Assim, ele aborda o positivismo como uma corrente filosófica nascida no século XIX, que pregava a busca pela verdade através da observação científica e da razão, e propunha uma sociedade industrial regulada por critérios científicos. O apresentador discute as ideias de Auguste Comte, o principal nome do positivismo, e como elas influenciaram a formação da república brasileira, especialmente através da frase "Ordem e Progresso" presente na bandeira. Ele também discute a influência do positivismo na política contemporânea, analisando o discurso do presidente Jair Bolsonaro e suas escolhas para o primeiro escalão do governo. Na aula, há a argumentação de que a aplicação do positivismo na política pode ser problemática, pois ignora a complexidade da realidade e a importância da democracia. Apesar de criticar as ideias positivistas, o vídeo reconhece a importância de entender esse conceito para melhor compreender o debate político brasileiro.
Cheguei agora no canal, tenho só 14 anos e tô amando aprender as coisas por aqui
Seja bem-vindo!
Não se aprende na internet hehe, na internet apenas se tem uma vaga informação, pra aprender mesmo vá para os livros e para os professores! Abraço!
@@luanneto8566 Aprende se em qualquer lugar e com qualquer pessoa, até com um inimigo, se aprofundar no assunto sim exige recorrer a livros e professores que sejam imparciais, caso contrário será apenas doutrinação
@@luanneto8566 Vale lembrar também que muitos dos que transmitem conhecimento na internet são professores e especialistas.
@@alexonoliveira9870 na internet não tem interação nem a dialética com o professor, então sempre vai ser muito deficitária!
O tecnismo e a meritocracia juntos formam o chamado Tecnocracia.
Pode ser um regime que inicialmente seja insencivel porem nao ha melhor criterio do que a competencia.
É assim que a sociedade e empresas funcionam.
A corrupcao so existe pela atuacao do mercado junto dos poderes publicod em busca de leis ou incentivos para si proprios.
Pelo que percebi, essa filosofia representa bem o pensamento dos militares brasileiros. O problema dela é justamente ignorar, por exemplo, os anseios da população e seguir sendo absolutamente pragmáticos onde um sentimento de amor à pátria, de revolta com injustiças é deixado de lado. Os militares positivistas brasileiros são legalistas mas não se importaram se as leis foram seguidas ou não. Uma enorme contradição.
Esse professor falou uma enorme besteira, uma grande desinformação: (....., Muitos ideais surgidos da mente dos positivistas descambaram pra violência e pra ditaduras), Não há nenhum Ideal positivista que tenha descambado pra violência ou ditadura, dizer isso é um absurdo: Nunca houve em lugar algum do mundo, um governo de algum país que fosse Positivista, que tivesse uma Constituição com Leis só positivistas, ou que tivesse declaradamente o positivismo como única fonte de orientação de suas ações( somente o Estado do Rio Grande do Sul, teve todos esses requisitos, e um governante declaradamente positivista...Júlio de Castilhos),o restante do mundo ouviu falar, mas nunca adotou o Positivismo, só o Rio Grande do Sul fez isso,.... A ditadura militar, o estado Novo e os governos da Republica Velha não eram governos baseados no positivismo, eram governos com uma mescla de ideologias, prevalecendo o ideal Liberal, na época da ditadura militar, nas forças armadas só haviam dois militares que sabiam o que era positivismo e se declaravam positivista( General Pery Constant, descendente de Benjamin Constant, e o General Batista),ambos foram afastados do Exército por se oporem e terem atitudes contrárias ao governo militar; Já em outras partes do mundo, fins do século XIX e início do século XX , os governos do México, Chile, Argentina, Uruguai, Turquia, Inglaterra, Portugal , Romênia, Itália, França, Venezuela, e na extinta Tchecoslováquia, onde houveram grande atuação de positivista; também não possuíam o positivismo com único ou principal ideal de governo, o fato de encontrarmos algumas Leis e Práticas comuns á vários governos espalhados pelo mundo, inclusive em países socialistas/comunistas, que podem serem consideradas Leis e práticas de "influência positivista" Não significa que o positivismo era a ideologia que dirigia esses Países. Desde a década de 30 que o Positivismo não tem influência alguma entre os militares brasileiros, falar em movimento positivista neste governo de Bolsonaro é uma ingenuidade e calúnia barata ao positivismo feita por parte dos apoiadores de Bolsonaro, algo absurdo.
Vc é um camarada bastante estudado 🧐
Fiño camarada🍷🗿
@@As-qs6tl Uma explicação simples e fácil...(É a defesa do uso da ciência, do método cientifico, para se obter conhecimento de fato dos fenômenos e acontecimentos ao nosso redor),...explicação complexa....( É o conjunto de todos os fatos, acontecimentos e fenômenos ocorridos ao longo da história do mundo e da humanidade explicados através da Ciência ao longo dos tempos, é o estudo geral/Enciclopédico de todos os fatores e fenômenos que englobam o desenvolvimento do ser humano e da sociedade, agrupados em uma Doutrina Filosófica, Cientifica e Humanista, chamada Positivismo. Não confunda o Positivismo de Auguste Comte, com o Positivismo do Direito, o jus-Positivismo de Hans Kelsen e nem confundi-lo com o Positivismo Lógico, do Circulo de Viena de Moritz, pois estes não possuem entre eles nenhuma ligação de fato, é apenas uma "coincidência" de nomes, mas são doutrinas distintas entre si). Sobre o Positivismo de Auguste Comte te recomendo o Blog de Gustavo Lacerda, chamado "Filosofia Social e Positivismo", você o encontra com uma pesquisa no Google, neste blog você encontrará muitos temas dos quais Auguste Comte tratou e mais informações sobre o Positivismo, podendo assim aprofundar o seu estudo sobre o tema conforme você julgar melhor.
@@erikultrecht3122Vc tem uma mente incrível!Parabéns!Vi outro comentário seu em outro vídeo e confesso que aprendi bastante c vc!
Tirando alguns erros gramaticais até que a sua fala tem bastante coerência, não acho que o positivismo seja um modelo inteiramente político embora, estou na faculdade agora e, segundo o que estudei recentemente sobre o tema, esse modelo influenciou bastante alguns elementos do iluminismo. Na política, não vejo como algo que de fato mude ou sequer venha a mudar algo de uma forma impactante, ainda mais em um país como o nosso no qual apesar de se auto-afirmar laico, no fundo nós sabemos que o cristianismo toma as redeas de quase tudo, assim como a maioria dos países ocidentais, o que arbitrariamente vai de encontro com a ciência de embasamento racional (ciência ≠ religião).
BEM, VOU LANÇAR MEU LIVRO SOBRE POSITIVISMO POLITICO IDEAL, DETERMINANDO QUE A POLITICA SEJA DIVIDIDA EM TRES ESCALÕES: POLITICOS COM CURSO SUPERIOR ,TERCEIRO GRAU, POLITICOS COM CURSO MÉDIO, SEGUNDO GRAU, POLITICOS COM CURSO PRIMARIO, PRIMEIRO GRAU; CURSO PRIMEIRO GRAU SÓ DÁ DIREITO A SER VEREADOR; CURSO SEGUNDO GRAU COM DIREITO A PREFEITO E VEREADOR; TERCEIRO GRAU COM DIREITO A QUALQUER CARGO NA POLÍTICA.
Creio que seja uma boa proposta! Quando lançar avise-me, por favor.
Grande explanação. Fiquei com vontade de aprender mais.
Dentro deste tema, voce poderia abordar o politburo soviético e porque falharam?
Eu acho uma ideia válida esse método adotado pelo governo em escolher por critérios técnicos e capacidade os seus ministros e secretários. Parto do princípio que para pilotar um avião o cidadão no mínimo tem de ter breve de piloto. Cito o Deputado Enéas que em seus discursos no programa Roda Viva mencionou sua capacidade de governar o Brasil, mas o povo estava embriagado com o carisma do Lula. Deu no que deu. Deveria ser assim também para os nossos nobres deputados, no mínimo conhecimento jurídico, afinal fazem nossas leis.
Concordo que na política não devemos ser influenciado pelo carisma dos candidatos. Porém, não concordo com o método de escolher cargos por critérios técnicos para governar um país. Só com critérios técnicos, o famoso "progresso" do positivismo não acontece. Experimentos científicos, dados, números.. não são o bastante para governar um país, devemos levar muitos outros assuntos sociais em conta (coisa que convenhamos, falta muito no governo atual). E também, boa parte dos nossos governantes andam misturando religião com política, indo totalmente contra os princípios de "fatores técnicos" (falo como uma cristã, que acha muito importante viver em um estado laico).
@Danilo César Gomes Não sei se Enéas Carneiro foi um bom exemplo de candidato à presidência da República. Teria sido mais um Bolsonaro da extrema-direita? Ele era conservador e com alguma tendência autoritária. E o partido dele? Partido de Reedificação da Ordem Nacional-PRONA. “Ordem Nacional”… Tudo a ver com a Ordem positivista de Comte, inscrita em nossa Bandeira. Comte defendia uma espécie de ‘Engenharia Social”, uma Tecnocracia ocupando o Poder Executivo substituindo a Poítica, o que é, em minha humilde opinião, algo bastante perigoso, com lamentáveis exemplos históricos, tanto na Itália Fascista quanto na União Soviética stalinista, ambos regimes totalitários, à direita e à esquerda. E parece que você endossa o mesmo equívoco.
Esse votou em bostonauro é família e amigos kkkk
@@arquimedesjatoba9912 não entendi sua fala, por favor, em sua imensa sabedoria e inteligência me explica, afinal vc deve ser fantástico, imaculado e sábio.
As palavras de fácil compreensão ajuda muito. Amei a didática . Aula excelente.
que vídeo excelente, eu amei. Explicou de forma direta e ainda assim muito completa. Parabéns, me ajudou muito
Que bom, Lais! Equipe do canal ficou feliz!
Aulas com boa apresentação, informações concretas e isenta.
Não existe informação isenta né professor, 20 ano de curso porra.
Muito legal o vídeo e explicação ótima :)
Obrigado, Isaac! Ficamos felizes!
Gostei
Olá Pedro, estava refletindo sobre política ao meu ver todos os cargos políticos principalmente o de presidente deveria haver pré requisitos além de ser eleito pela população.
Concordo, deveria no mínimo para ser Vereador a escolaridade de ensino fundamental, Deputado ensino médio, e para cargo de Senador e Presidente, superior em Ciências Políticas, administrativa ou econômicas. também conhecimento na área jurídica, mesmo que básico, afinal eles fazem nossas Leis.
@@danilocesargomes6397e pra todos um bom exame psíquico 👍🏻
O positivismo é mais uma forma de governo coletivista, não acho ser o ideal, pois tira a liberdade do indivíduo e a passa para o Estado.
O que é um governo coletivista?
De que forma o positivismo tira a liberdade do indivíduo e passa ao estado?
Parabéns Pedro, ótimo vídeo.
Obrigado, Leonardo!
Pedro, me envia seu email, meu endereço Leonardo.costar@hotmail.com
Parabéns
Ótima explicação!!!!
A abordagem sobre o positivismo é boa, mas o cara errou complemente na resposta sobre o porque Bolsonaro criticou o positivismo. Para Olavo de Carvalho, o positivismo é o pai do comunismo.
Vejo muita gente fazendo da ciência uma religião.
Pensei que fosse o Chay Suede rs
Seria legal um vídeo sobre a social democracia
Boa ideia, Sivaldo! Obrigado!
*O Positivismo foi uma das maiores tragédias que aconteceram na história da atualidade.*
Muito bom, entendi tudo.
Olha cara quando vc fala na democracia do Brasil têm mais que presta atenção quem comanda ela porque não é só uma pessoa tem mais gente
Sim, seria bom o governo brasileiro abandonar o negacionismo e abraçar mais o positivismo.
Fala sobre os Progressistas
esses lixos KKkkKKk é sempre bom conhecer o inimigo que dorme ao lado
puts que gato
Olha os papo kkkkkkkk
Quem é 🐱?
*O positivo é uma das maiores tr@jedi@s da história da intelectualidade.*
O Bozo escolheu a equipe sem critério algum! PQP
Falou o cara que votou no analfabeto corruPTo 😅
Nós somos vítimas desse sistema que vc chamam de democracia
mds que desconhecimento.... comparando pensamento dos antigos (platão) com o positivismo!
E o Positivismo e suas supostas ligações com o Nazi-fascismo? E com o stalinismo soviético também?
Não