O QUE É SOCIALISMO? | MANUAL DO BRASIL
Вставка
- Опубліковано 28 гру 2024
- SEJAM BEM-VINDOS AO DICIONÁRIO POLÍTICO AQUI NO MANUAL DO BRASIL!
Desenvolvemos esse quadro para educar a população geral sobre termos mais técnicos e que são muito importantes para o entendimento do cenário político brasileiro.
Começando pelo "Socialismo", o Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens.
Mas é que isso quer dizer na prática? Assista ao vídeo e entenda!
Assista também: QUANTO GANHA UM MINISTRO DO STF? - • QUANTO GANHA UM MINIST...
Siga-nos no Instagram - / manualdobrasil
Siga também o Pedro Rodrigues - / pedro.rodrigues305
MANUAL DO BRASIL é o canal que busca conscientizar a população brasileira de como o país funciona na prática para vocês tirarem suas próprias conclusões! Portanto, fique ligado!
#MANUALDOBRASIL #PEDRORODRIGUES
Discutir, não. Começar a entender, sim. Há muito para se conhecer, ler, debater e continuar aprendendo e, isso, só pode vir com o livre debate. A iniciativa é muito boa para sairmos dos jargões e lugares comuns.
A verdade sobre o Capitalismo.
Capitalismo vs. Feudalismo
O capitalismo não apenas encerrou o feudalismo, mas o substituiu como o principal sistema econômico. Enquanto o feudalismo era baseado em obrigações mútuas e controle da terra, o capitalismo trouxe a lógica do lucro, mercados livres e competição econômica.
Quando socialista-capitalista entram na política e acumulam poder econômico e político ao mesmo tempo, eles criam sistemas que se assemelham a um "novo feudalismo", onde controlam tudo, como os antigos nobres.
Simplificando:
No feudalismo antigo, senhores dominavam terras e pessoas, sem espaço para mudanças.
Hoje, em ditaduras modernas, elites econômicas e políticas se tornam "novos senhores feudais", controlando recursos, leis e pessoas para garantir que ninguém tire seu poder.
Isso cria uma sociedade onde poucos mandam e muitos obedecem, parecida com o feudalismo, mas agora com empresas, governos e exércitos modernos.
Muitos socialista-capitalista no poder criticam o capitalismo porque já são ricos e influentes, então não querem concorrência. Eles defendem regulações ou controlam o sistema para impedir que outros enriqueçam e os desafiem, mantendo seus privilégios enquanto parecem "preocupados" com problemas sociais.
Os socialista-capitalista desejavam a destruição do capitalismo enxergaram o sistema como uma ameaça ao seu controle. Eles usaram o próprio capitalismo para derrubar o feudalismo, mas, ao mesmo tempo, começaram a moldar um sistema que concentrasse poder nas mãos deles. Para isso, fizeram coisas ruins e culparam o capitalismo, desacreditando-o. Assim, criaram estruturas parecidas com o feudalismo, mas agora sob o controle deles, o que resultou nas ditaduras modernas que vemos hoje.
capitalistas = socialistas == socialistas
O que é socialismo? Socialismo == fascismo = comunismo = nazismo == escravizar o povo = Coreia do Norte (todas as ditaduras hoje) = Novo sistema feudal. Quem criou tudo isso?? Os socialistas!! Quem fala que não é? Os livros. Quem escreveu os livros? O criador do fascismo antes de criar isso era do partido socialista italiano. Quem criou a Ku Klux Klan era um apoiador da esquerda, americana. Os livros falam que é da extrema-direita Klux Klan. Quem escreveu esses livros? Quem matou Abraham Lincoln? Um maluco que era contra o Lincoln e a direita americana. Motivo: Pq ele acabou com a escravidão!! Nos livros não fala que é era de esquerda!! Quando chegavam as eleições, ele votava em quem? // Eu posso colocar todo o sistema feudal em uma democracia relativa ou até mesmo em uma ditadura, só não tem como colocá-lo em uma verdadeira democracia! NaziFaciComunistas lixos!!
Manual da esquerda socialista: Apocalipse 13.
A matéria de sociologia na escolar deveria nos ensinar todas essas coisas mais não ensinam
Obrigado, Elias!
Os professores ensinam sim amigo não esqueça que os livros didáticos mesmo simplista e seletivos são em cronologia ensinada. e batem na mesma tecla a cada mudanças de assunto, pois um complementa o outro, ou seja vc só ente o novo tema se entendeu o anterior.
Mas ensina
@@rejanealencar7127🤔🤨
Não ensina de maneira sem viés, como o rapaz fez.
De longe o melhor vídeo sobre o assunto, sem lamber ditaduras socialistas nem engrandecer a corrupção do modelo governista atual.
A teoria é sempre linda.
Né ?
Vocês ainda estão nessa falácia? Vão estudar socialismo real então, decerto não entenderão nem parte KKKKK
Nem na teoria. As atitudes econômicas levam o país à pobreza e à miséria. O socialismo também não acaba com as classes sociais. O trabalhador somente muda de patrão. No capitalismo o patrão é um empresário e no socialismo o patrão é o estado.
No socialismo o trabalhador vai ser só um número para o estado e vai ganhar muito pouco e passar fome.
E a teoria capitalista? Kkkk
@@Klakkelvin eu já ia perguntar a mesma coisa kkkk
É por isso que temos de ensinar cada vez mais as nossas crianças com um estudo de qualidade, não só nas escolas, mas nas famílias os pais devem e tem a obrigação de falar e dialogar com elas explicando o que é um poder nas mãos erradas e lutar para terem sempre a liberdade e poder lutar para crescer na vida com liberdade e ter uma lugar seus num país livre
Todo poder sempre aflora no homem, coisas erradas
Socialismo só é bonito no papel, mas na prática é só vem a nós, a URSS taí como exemplo, hoje países livres e democráticos! Boa tarde!
@@almeida-fg2tb assim como o capitalismo. Aliás, ele não é bonito nem no papel.
O brasileiro,os trabalhadores de modo geral,de todos os setores só irão prosperar,sair da miséria quando praticarem a lógica dos pedreiros da construção civil.Só trabalharem pra quem paga o valor exigido por eles.Por ex 200,00 ao dia,no caso deles.Salário mínimo não dá acessibilidade a conhecimento através de cursos de qualificação pra melhorar o padrão de vida.E nisto o capitalísmo só enche cada vez mais a conta bancária da elite poderosa as custas da exploração.Classe trabalhadora precisa é acordar pra realidade,reagir e exigir valorização.
Mas governantes,empresários e sindicatos não estão nem ai pro caos ! Nesta só trabalhadores unidos conseguirão mudar a situação.Discurso bonito,reforma tributária,naaada mudará.
@@josemariagoncalves4373sim mano, é por isso que o país deveria ter mais oportunidades de emprego e desburocratizaração na contratação e demissão de funcionários. porém, nossos representantes políticos preferem deixar a população dependente do dinheiro que ganha do estado ou dependente de um salário ruim por falta de opção. só é desse jeito porque o governo interfere demais na economia. enfim, espero que nosso país vá pra frente
A faculdade que eu estudo indicou esse vídeo, e agora eu vi o porquê, muito bom!
Que fantástico!!!!!
@@ManualdoBrasil Se você faz vídeo defendendo propaganda ou invés da ciência, então você não é um canal educativo
Faculdade como em sua maioria de esquerda…
Você infelizmente está desaprendendo e sendo enganado.
Desejo que um dia enxergue e acorde pra verdade, assim como um dia eu despertei…
Tudo de bom meu amigo
Manipulação...
@@guilhermeteodosio40 ?
Se não houver uma conscientização dos brasileiros nesse assunto, o Brasil sim poder ser atingido por esse malefício.
MALEFICIO ? e o maleficio do brasil ser referencia em desigualdade social um país rico mas indiferente.
@@diegosilva3386 ... exatamente
Concordo... Um vagabundo maconheiro nunca vai poder ser igual a um médico etc...
@@diegosilva3386 é que as pessoas não entendem, a igualdade do socialismo é todo mundo ser pobre, se vc for ver não deu certo em nenhum pais que foi implantado. O socialismo dá ao governo muito poder e isso os corrompe pois todo homem está sujeito a se corromper. O socialismo é uma utopia, eu admito que eu gostaria de ver a igualdade proposta pelo socialismo mas não daria certo na minha opinião.
@@sofiasalgadolopes6463 quer dizer que o poder so corrompe o socialismo o capitalismo é a mesma coisa so muda o nome.
o video começa no minuto 2:05
muito obrigada
Cara, valeu 👍
Obrigado
Salvador
O vídeo começa no minuto 0:00.
A principal lição passada pelas experiências socialistas até aqui: é impossível implantar e manter um regime socialista sem o uso da força e violência.
Nenhuma sociedade é criada ou mantida sem força..
@@umfilhodedeustotalmenteama5522vdd, somente no comunismo e socialismo que ocorre.
NAO SO POR ISSO MAS PORQUE TB E MATEMATICA 10 - 100= -90 OU SEJA NEGATIVO RESUMINDO QUALQUER ESTADO OU EMPRESA QUE TIVER UMA RECEITA NEGATIVA QUEBRA E FALI LOGO NAO TEM SUSTENTAR O MUNDO INTEIRO E COLOCAR MAIS GENTE SENDO SUSTENTADA E MENOS TRABALHANDO A MATEMATICA FAZ O ESTADO FALIR...
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 você não sabe o que é jusnaturalismo, porque é um brasileiro burro.
Jusnaturalismo é a base dos direitos humanos que os socialistas violam sempre, o que diferencia uso da força de prática da violência.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 Isso não é uma verdade absoluta. Por isso existe a "justiça". E como bem sabemos, não é totalmente justa, porque não vale pra todos, mas cabe a justiça tentar achar um meio termo para ambas as partes. Mas de qualquer forma, as coisas vão se encaixando.
Não existe esse papo de manter uma sociedade a força, nem ninguém, pois ela desaba em seu próprio peso. A Russia tentou fazer isso em Berlim, e conseguiu por 30 anos. E já era ÓBVIO que era só questão de tempo até perderem o controle. No final, mesmo mantidos a força com muros e barreiras, foi só questão de tempo até tudo virar um caos e liberarem as cercas que os prendiam.
Excelentes as narrativas.
Como gostaria que todo o povo do meu nordeste, assistisse esse vídeo, e entendessem o que poderá vir pela frente.
O pessamento do sertanejo, movido ainda pelo cabresto dos votos, onde um ou vários familiares trabalham para o estado ou municípios, leva a outros da família, acompanhar o voto daquele necessitado.
O que nos leva a governos de esquerda, que em nada contribuiem, só atrasam.
Parabéns pelo conteúdo.
Amigo o nordeste não o único a votar na esquerda não, no meu ponto de vista o maior erro é do atual presidente que não fez um bom governo e sendo capaz de perder as eleições para um presidiário, o único culpado seria ele mesmo.
@@ribeirolanches7899 Fácil assim transferir a responsabilidade... acho q não.. quem votou escolheu... poderiam ter votado no Ciro ou em outro... mas agora vem as consequências q um governo ruim q está pronto para mandar nosso dinheiro pra ajudar Venezuela...Argentina.. Nicarágua... povo escolheu agora vem as consequências... perdemos o Paulo Guedes esse cara é referência... responsabilidade é competência.
@@ribeirolanches7899 mas é o único a votar em massa, moro no nordeste e isso aqui não tem jeito, é a falência moral de uma sociedade, isso é uma tristeza
Pelo visto você não entendeu nada no vídeo.
Olha eu não vejo o socialismo como algo Ruim, essa distinção de classes é uma coisa que até piora a situação do Brasil.
Cara você é fera resumiu o que é socialismo e um único vídeo com poucos minutos e eu passei do 1 ano do ensino médio até o 3 sem entender droga nenhuma...parabéns você é o cara!👍
Tamo junto, Guilherme!
Porr@, aí é fod@.
Kkkk eu tb
Não escutem ele, mistura muito as ideias, não está trazendo uma verdade clara das coisas. Indico que leiam e busquem o que é socialismo de verdade. Até porque Marx, fala muito pouco sobre socialismo, a maioria das obras dele assim como o Capital é uma crítica ao capitalismo na sua totalidade, foi o único que estudou por completo esse tema. Não cai nessa ladainha.
Assim como a URSS e Cuba abordaram um modelo totalmente diferente do que realmente é o socialismo.
@@ManualdoBrasil não passar de rico não intectual vai vem o Bondim filhinho de papai
mais um da série 'de boas intenções o inferno tá cheio'
Exatamente assim.
Verdade!
Kkkkk
Hugo Chaves dizia que a Venezuela era o "Socialismo do século XXI", aí o cara do vídeo me deixa este famigerado país fora das atuais nações socialistas. É uma prova que marxista nunca aprende com a História, o que é tão contraditório quanto um comunista cristão, por exemplo.
STF dá poder de combate ao vírus a governadores. Governadores são acusados de roubo. STF impede que governadores sejam convocados na CPI. STF julga Moro , o juiz que mais combateu a corrupção no Brasil , suspeito no julgamento de Lula, o maior bandido da nação , condenado com provas cabais. STF libera lula . Lula é o candidato do establishment corrupto que compreende intelectuais orgânicos , artistas doutrinados e juízes politizados ; Lula é o candidato DO STF. O TSE , um braço do STF , vai tomar conta das eleições ano que vem . O STF censura , prende pessoas sem julgamento por criticarem o STF.
Este o roteiro .
Tenha medo do STF .
O STF é hoje a personificação da ditadura do judiciário que, sob o manto de uma falsa democracia , exerce sua tirania deturpando leis para prender inocentes e libertar criminosos. E mandar no país . O STF te vigia , te cala , te prende em nome da democracia que ele vilipendia .
Eu estou estudando bastante esse assunto porq na escola aonde eu estudo tem vez que nós alunos dá aula para os professores, é eu simplesmente estou estudando sobre o Socialismo. É ele explicou de uma forma que eu entendi. Agora me sinto mais firme para apresentar o trabalho de história💗
Tem que aprender o português antes de dar aulas aos professores.
@@Jullydrio KKKKKKKKKKKKKKKK
Para começar, a natureza de onde viemos já é comunista por natureza. O sol nasce para todos, é comum o ar que respiramos, as terras também eram até serem cercadas por espertos. Sem falar da morte, que não poupa ninguém. O Capitalismo é umacriação do homem, por isso suas sociedades são cercado de contradições, injustiças, conflitos.
Top vídeo
O POVO, É UM SUPER EXÉRCITO , PODEMOS PARAR O PAÍS, ISSO É UMA ARMA PRECIOSA E SÓ NOSSA⬅️⬅️⬅️💪🏻🇧🇷
tá mas pq vc teve o ímpeto de comentar isso aqui? mó cheirin de proletariado que virou massa de manobra da direita
É tão fácil repetir um relato histórico, apartir de explicações dadas por quem defendeu mais ou outra ideia, que parece muito boa. A história sempre é repetida por dois grupos ou direita ou esquerda. Mas a experiência real só poderia ser ouvida, por quem realmente viveu tal experiência. Por isso um estudo, só poderia ser verdadeiro se contado por alguém isentos das duas ideias defendidas da época. Uma terceira mente que avaliasse, sem se envolver, relantando tudo, de forma isenta.
Muito boa essa matéria, as pessoas podem tirar suas próprias conclusões e ver o que é melhor ou pior, eu particularmente acho que estamos no século XXI e o momento é outro, o socialismo foi bom no passado pois ajudou a combater a exploração dos trabalhadores, porém hoje as terríveis condições desumanas e de exploração dos trabalhadores não são mais como antes e todos os países são de certo modo obrigados a obedecerem aos direitos humanos, dessa forma vemos que todo país precisa ser capitalista, produzir riquezas para o seu próprio desenvolvimento e de seu povo, como exemplo temos a Coréia do sul, Taiwan e a própria China que adotou o socialismo de mercado e foi obrigada a aceitar o capitalismo para alcançar o desenvolvimento.
Portanto, os países que adotarem o socialismo ou o comunismo arcaicos, estão fadados ao fracasso como Cuba, Venezuela etc.
@@ivanildoaraujo9755 O mesmo capitalismo que faz as pessoas pobres, sem moradia, sem comida, sem sono, sem os direitos básicos sendo dados para todas as pessoas ( os ricos nem precisam ), horas e horas trabalhando pra ganhar quase nada que mantenha casa, luz, água, etc.
Parabéns, neo liberal, parabéns, aprendeu certinho o discurso mais babaca dos ricos.
Concordo, no falatório é uma coisa, viver num país socialista é bem diferente. Quem quiser experimentar é só escolher um e morar lá. Quem se habilita?
Super válida sua opinião.
Espero que nossa nação nunca seja SOCIALISTA E COMUNISTA.
SOMOS E SEREMOS SEMPRE
CAPITALISTA BRASIL 🇧🇷✌️🇧🇷✌️🇧🇷✌️✌️🇧🇷✌️🇧🇷🇧🇷✌️✌️✌️✌️🇧🇷🇧🇷✌️🇧🇷🇧🇷✌️✌️
Quem viveu o COMUNISMO foge desse sistema..So gente burra pra apoiar tal sistema maligno e desonesto que So traz miséria para o povo.
Excelente aula, muito esclarecedora, prática e objetiva!
Obrigado novamente, meu caro!
@Alcionir Santos kkkkk muito bom
@@ManualdoBrasil Você disse que Marx defende um estado forte e totalitário distribuindo renda. Te desafio a provar isso me mostrando a citação de qualquer livro de Marx no qual conste isso.
@@gazelacorintiana6473 Muito ruim esse vídeo. Não tem nenhuma citação da obra de Marx que sustente o que ele disse.
@@andremarttin398 Marx é o cacete não existe isso o ser humano é diferente um dos outro uns são trabalhadores e outros são vagabundos literalmente não gostam de trabalho querem viver as custas dos outros, socialista e comunista são um bando de filhos das putas
Como assim no sistema do Socialismo não há leis que regulamentam isso e aquilo ?!! Em países socialistas não há regulamentações [ excessivas ] ??? Não há impostos excessivos / abusivos ??? Não há burocracia ao máximo extremo ???
Parabéns ,eu já perdi muitas amizades por este tema , obrigado vou mandar para todos
Que bom que foi útil, Neide!
Sou totalmente leigo em relação a essas políticas, mas algo me chamou a atenção. Derrubaram a monarquia, no qual o poder era concentrado numa cúpula de pessoas nobres (o Rei, seus conselheiros, etc).
Elegeram um novo sistema de governo, o Socialismo, no qual o poder era concentrado no Estado, que era constituido de uma cúpula (o Presidente, Governadores e etc.) que governa praticamente tudo.
Ou seja, a forma de governo, a grosso modo, é exatamente a mesma. Só mudou de nome kkkkkk.
Estou errado?????
Na verdade, o sistema democrático não vai concentrar o poder no Presidente, Governos e Prefeitos e sim na Constituição Federal e os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) onde todos devem seguir e respeitar. Isso é a Democracia sobre o meu ponto de vista
Acrescentando alguns esclarecimentos ao conteúdo debatido, urge salientar que o “sucesso” de Stalin - o homem que costumava se gabar de ter conquistado os Estados Unidos "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como ficou comprovado de forma CABAL com a tentativa fracassada golpe de Estado em agosto de 1991 - tentativa essa que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS. Havendo restaurado várias liberdades (credo, expressão, organização, partidária, etc.) que haviam sido abolidas em seu país desde a época de Vladimir Lênin, o processo de abertura de Gorbachev pode ser definido como uma espécie de tentativa de "desleninização" da U.R.S.S.
Enquanto Gorbachev seguia adiante com a sua política de "um passo para frente" (em direção ao capitalismo) e dois passos para trás (de volta ao socialismo), o seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen.
É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma:
“Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. ' (Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx)
Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente!
O que sempre tem acontecido à sociedade humana desde a época da pedra lascada é que o desenvolvimento tecnológico dispensa o ser humano de se dedicar a determinadas atividades, que passam a ser realizadas de forma mais intensiva, com aumento de produtividade de declínio no contingente de mão-de-obra empregada, eliminando-se determinados postos de trabalho com o auxílio da tecnologia desenvolvida. Mas os postos de trabalho eliminados são compensados com o maior emprego de mão-de-obra em setores mais desenvolvidos tecnologicamente.
Foi basicamente isso o que aconteceu quando o advento da Revolução Industrial ajudou a ampliar a produtividade do setor extrativista e agropecuário - notadamente a partir do advento da agroindústria - ao mesmo tempo em que reduzia a necessidade do emprego de mão-de-obra humana nesses setores, que compõe o setor primário da economia. Paralelamente, a Revolução Industrial deslocou a população economicamente ativa para o setor secundário da economia (artesanato, indústria e manufatura).
Esse processo foi primeiramente percebido pelo economista austríaco Joseph Alois Schumepeter, que o definiu como uma espécie de "destruição criativa" - isto é: o progresso tecnológico destrói oportunidades de trabalho em alguns setores, mas também cria novas oportunidades em outros setores!
O problema é que Schumpeter era um pessimista, que detestava o regime soviético, mas acreditava piamente em que ele encarnava o "futuro da humanidade". Schumpeter não percebeu que ele havia encontrado a chave para explicar porque o capitalismo não se autodestrói numa imensa crise de superprodução, da forma como K. Marx previra que aconteceria: ao invés disso, ele se evolui, criando as condições para a superação da civilização tecnológica industrial e o subsequente advento de uma civilização tecnológica de caráter pós-industrial, da mesma forma como a Revolução Industrial já havia feito com a civilização agrícola ou pré-industrial.
Portanto, podemos concluir que desde a invenção das primeiras ferramentas de pedra lascada até a inteligência artifical e as viagens espaciais, a história humana não é movida por uma famigerada e altamente questionável "luta de classes", mas pelo progresso tecnológico: desde que descobriu como manusear o fogo e produzir ferramentas, dentre as quais se inclui a roda, a evolução humana passou a ser mais tecnológica e menos biológica, ao contrário dos outros animais. O principal motivo para este fenômeno reside em que, com o auxílio da tecnologia que criamos, a raça humana passou a ficar gradativamente menos sujeita às limitações impostas pela natureza. Foi por obstruir esse mecanismo da evolução humana - desprezando a importância da maximização do lucro numa sociedade tecnológica industrial - que o chamado "modo de produção socialista" mostrou-se incapaz não apenas de competir com o capitalismo, mas até mesmo de subsistir. Portanto, é fácil deduzir que se trata de uma mera questão de TEMPO até o chamado "socialismo do séc. XXI" na Venezuela acabar seguindo o mesmo caminho do seu congênere do século passado. Contudo, se ainda houver reformas econômicas, é possível que ele sobreviva por mais algum tempo.
Parafraseando Marx mais uma vez, pode-se afirmar com certeza que o socialismo é um sistema repleto de contradições, que traz em si o germe da sua própria destruição: é o sistema que cava o seu próprio túmulo!
* Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx
Obs.: Adaptação feita a partir de texto da minha autoria publicado na edição nº 72 da Revista da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual - RABPI em setembro de 2014.
Parabéns.
Muito bom seu texto, infelizmente poucos leitores terá.
iniciei um curso de Graduação 100% EAD e como nunca li nada sobre sociologia tô mais perdida que devo mas esses vídeos são ótimos
Vais ter que estudar bastante.
Muito boa a introdução...gostei bastante...só não entendi quando você diz que não vai fazer uma crítica positiva ou negativa sobre o tema e diz que "...o poder total do estado talvez seja o grande problema do pensamento marxismo...", apesar da palavra "talvez" há uma crítica ao pensamento de Marx...aí fica uma contradição...pelo menos para mim...e eu NÃO SOU marxista...antes que venham com mimimi me chamando de comunista...mas achei curiosa essa fala...e outra coisa...o comunismo é um derivado do socialismo...aí acho que já seria outro tema..."o que é comunismo"...senão teriam que falar de outros temas...e há uma coisa curiosa...sempre acham que um estado totalitário é o que tem a figura de um ditador...quando pra mim um sistema econômico em si pode ser totalitário...de esquerda ou de direita...pra mim o capitalismo é totalmente totalitário e nos impõe uma falsa idéia de liberdade...se é que somos livres em qualquer situação...em alguns países "mais"...outros "menos".
Rodrigo excelente comentário, em especial quando você diz que "sistemas em si" podem ser um tipo de ditadura, não havendo a necessidade de se ter um líder populista para existir esta ditadura.
A algum tempo eu falo e repito, conversando com as pessoas que o capitalismo é coercitivo, pois ao nascermos já passamos a fazer parte deste sistema que gera tantos problemas e que precisa ser discutido, pois se não encontrarmos uma resposta como sociedade nosso planeta não vai aguentar resistir a demanda do consumo capitalista.
No meu modo de ver, todos estes sistemas, capitalismo, socialismo, comunismo etc. Possuem pontos positivos e negativos, talvez o que vou sugerir seja uma utopia, mas se conseguimos extrair o melhor de cada um deles e sintetizássemos tudo em um único modelo seria o ideal!
Ainda acredito que o conceito de sociedade deveria ser alicerçado no "bem estar" dos seres humanos independente de qualquer característica, como por exemplo cor de pele, classe social, religião, orientação sexual etc. E que este sistema hipotético também fosse alicerçado no bem estar do planeta como um todo(pensando também na fauna e na flora). Criando uma relação de equilíbrio entre a humanidade e a terra.
Repercutindo outro ponto de seu texto, ao falar de liberdade, acredito que este conceito seja algo customizado, e cada individuo tenha sua versão do que é ser livre. Para alguns pode ser o direito de ter posse de arma, para outros poder viver sua orientação sexual. Enfim, talvez nós nem sejamos tão livres assim, pois se temos que ficar debatendo estas amarras sociais, talvez isto já seja um indicio de que a liberdade real, seja algo inatingível até o momento.
Mas foi bom ler o seu comentário e poder repercutir estes pontos!!!
Eu ameiiii muito bem explicado, trouxe fatos ameiii
Sou advogado com 83 anos, estou inativo e convivi com a ditadura. Na situação atual entendo que o conhecimento da atuação de todas as formas de governo deveria ser ensinado nas escolas no segundo grau. Isso porque tenho caso na familia em que um individuo inteligente, grande profissional, bem sucedido, é esquerdista ferrenho que acredita em tudo que advem da esquerda. Enfim vejo uma luz: MANUAL DO BRASIL - DICIONARIO POLITICO. Gostaria de ter acesso a essa obra impressa.
Tu experimentou uma ditadura de direita, qeu arrebentou com o Brasl, prendeue e torturou, e ainda defende a direita - falta de inteligencia.
Para quem desconhece o conceito é bastante interessante, mas como todo resumo, é fundamental se aprofundar, pois apesar de ser um bom resumo, deve ser encarado como uma introdução ao tema. Quem quiser se aprofundar é bom evitar apologetas de outras ideologias.
Ah serio? Pra que? Pra nao correr o risco de descobrir a fraude? Hahahaha
@@jumariano6995 Não, porque não faz sentido defender um modelo de governo que é fato que matou milhões, e pessoas ainda sofrem com isso, pergunta um cidadão que ja viveu sob o socialismo se eles gostavam daquilo
@@micaelmarcos4323 matou milhões? HAHAHAHAHA acho que vc ta falando sobre o capitalismo né, pqp!
@@micaelmarcos4323Africa viveu de esmola por mais de 70 anos por culpa do capitalismo
Para começar, a natureza de onde viemos já é comunista por natureza. O sol nasce para todos, é comum o ar que respiramos, as terras também eram até serem cercadas por espertos. Sem falar da morte, que não poupa ninguém. O Capitalismo é umacriação do homem, por isso suas sociedades são cercado de contradições, injustiças, conflitos.
Boa tarde , sou professora de sociologia, eu tirei umas dúvidas que existia , amei seu trabalho, quero continuar recebendo outros matérias e informações
As escolas estão expressamente proibida de ensinar a verdade.
Querida, se você for mesmo professora de Sociologia, recomendo que você busque nas fontes a verdade sobre as teorias aqui faladas pelo rapaz do vídeo. Quase nada do que ele disse aí é socialismo; sem medo de errar. Estudo socialismo, comunismo e capitalismo há alguns anos. E, não, não aconselho que você se guie pelo assunto deste vídeo. É só um conselho. Mas...
@@edsonsantana752Kkkkkk estranhamente todos aqueles que batem no peito para dizer EU SEI O QUE É SOCIALISMO E NÃO É ISSO DO QUE VOCÊ ESTÃ DIZENDO, quase sempre estão errados. Se você diz que sabe o que é aconselha que a moça não veja o canal aqui, por que você não cria um canal e ensina o que são essas 3 ideologias?
@@lusk_9240 Meu caro, antes de mais nada, só uma pergunta: o que você já estudou de socialismo, comunismo e capitalismo? Vamos lá. No minuto 2:20, até o 2:33, ele diz que o comunismo é baseado no princípio da igualdade, sem diferenças econômicas e sociais entre os indivíduos. Então, meu caro, isso pode ser tudo, menos comunismo. Se você já leu o Manifesto Comunista, deve saber que os próprios autores principais do socialismo e do comunismo, Marx e Engels, disseram assim: "O comunismo não priva ninguém do poder de se apropriar de sua parte dos produtos sociais; apenas suprime o poder de subjugar o trabalho dos outros por meio dessa apropriação" (Manifesto Comunista, edição Boitempo, 2010, p. 54). Essa declaração para você quer dizer implantar uma igualdade injusta e cega entre os indivíduos? Não, óbvio! Apenas quer dizer que os indivíduos podem ter os bens que a produção do seu próprio trabalho lhe permite, sem ter que produzir para que os donos do capital decidam se ele vai poder ter ou poder comprar aquele produto ou não. No minuto 4:30 a seguir, ele fala mais uma vez que o socialismo (fase anterior ao comunismo) busca a igualdade entre as pessoas, nenhum teórico de fato marxista nunca disse tamanha asneira; igualdade como foco de uma revolução socialista, não. O que os teóricos Marx e Engels disseram foi: "Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classes, surge uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos" (Manifesto Comunista, edição Boitempo, 2010, p. 59). Isso não quer dizer igualdade no sentido de que mesmo que alguém seja preguiçoso e não queira se desenvolver, vá ganhar e ter as mesmas condições de adquirir bens e serviços que quem trabalha e produz; não, não é assim. Veja bem: "o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos", mas observe que o "todos" está incluído entre os que se desenvolveram, ou seja, produziram. A partir do 5º minuto, ele começa a dizer que, para Marx, o socialismo (não o comunismo) se desenvolveria por meio de um Estado forte. Até aí tudo bem. Só esqueceu de falar que o Estado agora não será burguês (termo muito utilizado por Marx e Engels), mas um Estado que desaproprie das mãos dos donos do capital os meios de produção, e faça uma socialização desses bens de produção, ou seja, faça com que chegue às mãos dos trabalhadores por meio de comunas (basicamente, organizações sociais autônomas e democráticas, que têm o objetivo de coletivizar os meios de produção, a produção e o ganho do trabalho, sem que haja salário, mas distribuição conforme a capacidade de produção de cada um). Isso não quer dizer um Estado que detenha para si todos os frutos do trabalho alheio, como ocorre no capitalismo; quer dizer que o Estado socialista vai direcionar, por meio de conselhos locais, a produção, para onde ela vai, o que será produzido e vendido, mas sempre de acordo com as necessidades daquela determinada sociedade; não como ocorre no capitalismo, que a produção é determinada por um empresário (iniciativa privada), independente se a sociedade está ou não necessitando de tais bens ou serviços. No socialismo, o Estado não é forte no sentido de lucrar com impostos dos trabalhadores, é forte no sentido que é ele, por meio de seus conselhos locais (democráticos), quem decide a economia baseado sempre nas necessidades da população e na capacidade de produção do proletariado. Se na história do mundo, houve um país que se dizia ou se diz socialista e define arbitrariamente quanto vai ganhar determinado trabalhador, usando moeda baseada em cotação internacional, sem considerar as suas necessidades locais e capacidade de trabalho de determinada parte da sociedade, esse país pode até ter alguns aspectos socialistas, mas no todo jamais o é. No minuto 7:20 a seguir, ele se refere ao limite que um país socialista impõe controlando a produção de bens e serviços considerados burgueses. O que são bens burgueses? Casa particular? Televisão? Telefone? Brinquedos? Eles não são bens burgueses, são bens que a sociedade, inclusive se for socialista, pode produzir e vender normalmente. A diferença é que a produção não será desenfreada como é no capitalismo; haverá obviamente um controle baseado na necessidade real da população. Por exemplo, hoje, mesmo com a produção em massa de celulares, quem vai querer comprar para si próprio 50 celulares, mesmo tendo dinheiro para tal? Se a exportação não for o forte daquela comuna, para que produzir milhares de celulares, se apenas centenas serão comprados e usados pela sociedade? Para que explorar a terra e tirar dela areia sem controle algum, atingindo o meio ambiente e danificando o ecossistema se um número limitado de pessoas irão demandar este bem, uma vez que, se for o caso, o número de moradias em construção não vai necessitar de uma produção desenfreada de areia? No socialismo e, posteriormente, no comunismo, caso a transição da emancipação social seja feita, a produção é feita sempre por demanda, pela necessidade da população; nunca pela ganância dos mercados de produzirem sempre mais, independente se o bem será comercializado ou não. Bem, aqui foi apenas uma breve discussão. Justifiquei aqui, mesmo em poucas linhas, o porquê eu não considero que o que o rapaz do vídeo diz, principalmente sobre socialismo, seja tudo verdade.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. Ela também domina as vendas nas exportações, como vou explicar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
O gustavo gaiofato tem q assistir a esse video kkkl
Jimo de alta toxidade
Que vídeo maneiro!!
Valeu, Samu!!!!
Ótima aula. Que didática impecável! Botão de presença atualizado rs.
Acho mt triste a galera procurar entender mais do assunto e "aprender" com esse vídeo
🤨
Sim, eu entendo que é introdutório, mas é muito raso
Tirar a figura do BURGUÊS dono de empresas do comando da força de trabalho e transferir esse poder para uma única pessoa na figura de STALIN por exemplo, seria uma péssima escolha.
Ótimo vídeo! São temas bastantes interessantes que todos nós deveríamos saber!
Muito obrigado, Jailson!
o melhor comentário que li até agora
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. Ela também domina as vendas nas exportações, como vou explicar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Deu certo em qual País?
Adorei o vídeo. Sem puxar para nenhum lado
Parabéns! Gostei da sua definição do que é o socialismo, e a sua implementa histórica pelo mundo até hoje. Notadamente o que mais diferencia esse tipo de governo, é de ser um governo autoritário, onde quer destruir os opositores e os seus partidos.
Quanto ao governo Chinês, é uma mistura de socialismo com capitalismo. Só para exemplificar, para uma empresa estrangeira ser instalada naquele país, ela só vai pra frente se tiver um “sócio” do partidão. Pois ele ficará com a incumbência de arregimentar tudo que for necessário para aquela empresa funcionar. E que todo investimento será arcado pelo empresário que está chegando. O mais interessante é que, 40% é do “sócio” chinês. Não se esqueça, que mesmo que queiram implementar uma coisa dessa magnitude no Brasil,aqui será fadada ao fracasso. Na China o sujeito desde pequeno estuda e é preparado para ser uma mão de obra barata do partido. Enquanto que, no Brasil, a grande maioria dos jovens são preparados para se tornarem uns incompetentes.
E quanto a sua indagação, se hoje o socialismo é uma ameaça para o Brasil? Sim! É uma ameaça real. Pois o Lula está prometendo isso, só o cego é quem não vê. E os exemplos estão ai: Venezuela, Argentina, Bolívia, Chile, e agora, Colômbia.
Vim do futuro pra dizer que a coisa está feia por aqui
Teu cu
Lula não é Socialista, só pq ele n é de um partido de direita ou só pq algum país n é de seu aguardo por exemplo a Venezuela não quer dizer q ele é Socialista pq vale lembrar q a Venezuela é Capitalista
@@gilliannanunes5354 Venezuela capitalista? Tá de brincadeira.
Gillianna, tem razão. Este aí só socializa o nosso dinheiro com outros países.
Olhem os nossos paises vizinhos que entraram nessa como estão hj. Moro em uma cidade média do interior de São Paulo , e atualmente é comum vermos Venezuelanos e Argentinos pedindo ajuda nos sinais.
cara, apaga que dá tempo.
@@grasicsc1aqui em Sergipe e Alagoas vc vai encontrar nas ruas pedintes argentinos, bolivianos e a maioria venezuelanos, mas que Deus tenha misericórdia deles. Ninguém merece passar por isso.
O que significa ser socialista? Pergunte aos Venezuelanos!
Mimimi
Gritô
Ou aos suecos
Venezuela não vive socialismo, e sim, uma ditadura! Além do mais, pesquise sobre o motivo de ser um país tão pobre mesmo sendo um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Resumindo pra você, 900 sanções impostas pelos países capitalistas hipócritas que abusam do livre comércio pra comprar de países ditadores, mas negar ao mesmo tempo, pra se passarem por bons samaritanos.
Amigo na Venezuela o regime é Bolivarista, não socialista por mais q pareça tem diferença
Minhas dúvidas e comentários prontinho já escrevi agora vou assistir o vídeo até o fim ❤
Vídeo totalmente necessário parabéns
Quero aprender mais sobre política, por onde posso começar?
Me indiquem livros e vídeos para aprender mais
amg eu n sei se serve mas tem uma miniserie da jout jout no yt "era uma vez um voto" eu ainda não assisti mas pretendo
@@malu8602 oi boa noite onde encontro esse documentário
Muro De Berlin
Gostei muito do seu vídeo! só fiquei meio intrigado com uma coisa, quando você fala se o socialismo real seria um problema para o país, o que você quer dizer com socialismo real? o socialismo de fato aconteceu, ou foi uma tentativa falha de implantá-lo, ocasionando uma ditadura com uma ideologia socialista? se existe uma ideia e na pratica a teoria é outra, então a ideia é a mesma? Por exemplo: o acidente nuclear de chernobyl. O problema não estava na ideia proposta, mas sim na forma negligente como ela foi gerida e executada na época, não quer dizer que a fissão (ou futuramente, quem sabe, fusão nuclear) seja uma ideia ruim, apenas mal realizada por questões de falta de conhecimento da época.
Eu compreendo que o problema não está na ideologia, mas sim nas pessoas e métodos que foram aplicados. Parabéns pelo conteúdo!
Socialismo: propriedade pública dos meios de produção, aplicando os princípios da democracia na área do trabalho
Capitalismo: propriedade privada dos meios de produção, extinguindo a liberdade de escolha do operário sobre o próprio salário
Qual dos dois é um modelo melhor, o sistema privado ou humanitário?
Socialismo e lindo na teoria mais na prática meu amigo a ganância fala mais alto 👍
@@fatoorX Capitalismo é a sua realidade e a de quem não tem casa e mora na rua. 👍
@@guilhermeteodosio40então venda seus bens e divida o dinheiro com que nao tem nada e o coloque em baixo do seu teto..
@@GabrielMessias-x8d por que?
@@guilhermeteodosio40 porque o socialismo prega a divisão das riquezas com os mais pobres! E com ctza existem pessoas com menos dinheiro que você pra tu poder doar
4:00 Karl Marx e Friedrich Engels propuseram mudanças no Socialismo Utópico, criando o Socialismo Científico ou Marxismo.
Esse Professor-- 🛐🛐🛐 MEUDEUS!
um professor burro desses
Gratidão pelo trabalho de vocês!
A nação brasileira está muito desinformada de assuntos que trazem a tona.
Eu tive o privilégio de ter uma Educação onde aprendei Organização Social e Política Brasileira e mundial, Educação Moral e Cívica dentre outras didáticas muito acima do que hoje é ofertada para nossos irmãos brasileiros.
Infelizmente os planos de "emburrecer" a nação foram colocados em práticas nesses últimos 30 anos e infelizmente com "doses homeopática" das quais as pessoas vão achando que é o "normal" foram aceitando sem questionar.
Fui uma professora que questionou e hoje estou fora desse sistema.
Busquei outras auternativas.
Ah! Desculpe pela palavra "emburrecer", que não existe no nosso Rico Dicionário Brasileiro/Português, mas foi o termo que encontrei.
Namaste! 🙏
Você por ter uma visão "de fora" das nossas, por ter tido a oportunidade de receber conhecimentos além dos nossos, por ser professora; o que fez com o diamante em suas mãos, fez algo a se orgulhar? Usou disso para transformar as pessoas em sua volta? Se a resposta for não...então não foi vantagem alguma ter todo esse conhecimento.
E isso mesmo . Infelizmente. 😔
NAMASTE🙏
Gracas s Deus sou dessa época da... educação moral e cívica.. e ospb organiza ao política do Brasil.. tbem . Namaste🙏
Infelizmente e vdd..nesses últimos 30 emburreceram o país 🙏😔 mas creio vai melhorar já está começando a melhorar 🇧🇷🙏
Ex, você errou de novo , não é auternativa e sim alternativa
Fiz só a 6° série colegial
Dou um banho em professores
Que cursaram faculdades,
O vídeo contém uma dinâmica boa, a forma da explicação é própria pra entender... mas é realmente uma pena que não estejam explicando e ensinando a verdade pra tantos jovens desinformados...
Obrigado pelos elogios, Ana! Qual foi a mentira que contamos?
@@ManualdoBrasil Eu acho que ela não se refere a voce e sim ao sistema de ensino (o Termo "Estejam" indica essa possibilidade).
O vídeo começa em 2:00
Devia ter lido isso antes kkkkk
Também kk@@alessandrobarbosadesouzaco3595
Kkkkkk tudo muito lindo kkkk Quando começa a prática o povo se lasca.💪💪💪
Ele disse uma frase que DETERMINA a implementação do socialismo e que ninguém nunca percebe: "Os recursos seriam distribuídos a partir da """"BOA VONTADE"""" dos detentores dos meio de trabalho (burguesia).
Aqui está o segredo, a chave do Socialismo! Pra que ocorra, teríamos que ser evoluídos de alma, de moral. Pensem numa empresa multinacional trilionária onde a cúpula dos executivos (os donos do negócio) decidam, por vontade própria, por sentimento de fraternidade e de empatia, distribuir todo o lucro líquido da empresa para os funcionários, obviamente de acordo com cada grau de importância da mão de obra daquele funcionário. Quantas vezes os salários seriam dobrados? 2 vezes? 3? 5? 10 vezes?. Todos seriam "bem de vida". Aqui, nesse modelo, a luxúria e o exagero dos donos abriria espaço para a empatia e fraternidade.
Bem vindos ao Socialismo.
Porém, como mencionado no próprio vídeo, isso DEVE partir da boa vontade do dono do negócio. Quando você obriga as pessoas a fazerem o que não querem, a única consequência é o caos e desordem.
OBS: Não sou socialista.
Parabéns mano, vídeo de muita qualidade, que você continue crescendo
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
---------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações.
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Ele tende para sua opinião ao expor os fatos.
Vocês usam muito o "TERMO DIREITA POPULISTA" O que é DEMOCRACIA? É O POVO. O PODER Emana do POVO E PARA O POVO. Se é POPULISTA É DEMOCRACIA.
Tudo para o Estado, nada contra o Estado e Tudo é do Estado.
Perfeito !!! Como o próprio Mussolini definia o FASCISMO... TUDO PARA O ESTADO, NADA CONTRA O ESTADO, NADA FORA DO ESTADO...
Recomendo ler ou pesquisar vídeos sobre um Livro... OS INTELECTUAIS E A SOCIEDADE (Thomas Sowell). E também LIVRE PARA ESCOLHER (Milton Friedman). Faz muito sentido esses livros sobre esse tema.
Democracia, nada mais que a ditadura da maioria.
tenho uma prova sobre o assunto amanhã, estudei bastante, e o vídeo me ajudou demais!!
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
---------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações.
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Ah, parabens pelo vídeo, o rankin dos políticos tentou explicar o socialismo, mas falhou. Mandei pra eles o seu.
Eu não entendi uma coisa, se o socialismo tem como princípio um governo forte e que controla os meios de produção, como é possível manter financeiramente esse governo se não por meio dos impostos, estatais e leis de regulação?
É assim que vocês lavam a mente dos jovens.
O que seria ser uma pessoa socialista?eu entrei uma idade que quero consumir mais conhecimento e andei estudando muitos sobre "política" e suas origens
a ignorância às vezes é uma benção. continue assistindo one piece e lute pela sua liberdade, contra o autoritarismo. Deus abençoe.
Socialismo utópico não deu certo, por que será?
@@thiagobatista7219 o socialismo/comunismo é o próprio autoritarismo
@@junior091083 socialismo foi criado pensando no bem do trabalhador porém na prática não funciona
@@davimoreira8821 só não funciona quando os Estados Unidos vende o “American Way Of Life”
É MUITO INTERESSANTE, ATÉ PARA SE DOSAR A MÉTRICA DA NARRATIVA NA SUA CREDIBILIDADE, QUE SE OUÇA SOBRE O TEMA DA PAUTA, ALGUÉM COMPROMETIDO E ALGUÉM ISENTO.
DO CONTRÁRIO OS CONTÁGIOS SE DISSIMINAM.
TENDERAM?
Bem objetivo parabéns 👏😄👏😁
Valeuuu!!!!
Nossa adorei o canal estava querendo algo mais explicativo sobre essas questões políticas! É encontrei grande canal cara vou ver todos os seus vídeos
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. Ela também domina as vendas nas exportações, como vou explicar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
---------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações.
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Como mudar pessoas com cabeças doente que é manipuladas por pessoas que no sube consciente nem acreditar e nem cegue seus ideais?.
É quando uns trabalham para que outros que não fazem nada usufruam do esforço dos primeiros.
Esse é o capitalismo. Uma massa enorme trabalha para que uma pequena minoria preguiçosa não faça nada, apenas usufrua do lucro.
Tu definiu o capitalismo
Todo mundo trabalha meu jovem
@@giovannitassitani2Ao falar isso você mostra que não sabe do assunto!
@@gamesdovelepa5615 quem sabe é o gamesdovelepa5615
Eu gostei da explicação entendi... quanto ao governo atual, que ele fez mal é tirar o direito do trabalhador, da saúde e ñ deixa ninguém mais aposentar.
Brasil é Brasil política americana!
Obrigada pelo vídeo!!🤍🖤🤍🖤
Parabéns, CANAL MANUAL DO BRASIL, por este Programa informativo e isento de politicagem!
PT do Lula é NEOLIBERAL/SOCIALISTA/COMUNISTA:
Representa IGUAIS! Representa POBREZA!
PL do Bolsonaro é CAPITALISTA/CONSERVADOR:
Representa LIBERDADE! Representa RIQUEZA!
ESCOLHO A LIBERDADE E A RIQUEZA, E VOCÊ?
Agora é 22!
nenhum político e comunista! comunismo=fim do estado.
Alem disso em 2022 1.695.793 empresas fecharam as portas no brasil nao querendo defender o lule mas isso foi um aumento de 19,8% em comparação do ano de 2021 ent nem o lule e nem o bozo geraram riquezas!
e muito triste depois de tudo que nos passamos ver um pessoa defendendo um dos dois lados mas fazer oque ne? a e eu não voto no lule e nao votaria!
Alguém poderia me responder, qual o papel do capital no Socialismo?
Se as pessoas não trabalharem o país não funciona, o capital vai servir como uma recompensa para as pessoas continuarem trabalhando.
Provavelmente é isso
@@williamgabriel4647 mas tds ganhariam a mesma quantia, então qual o incentivo pra trabalhar?
@@moizescbf1450 esse é o problema, ao contrário do capitalismo, onde vc é responsável pela sua renda, no socialismo sua renda vai ser dividida com todos, por isso o socialismo não dá certo, o que trabalha não é valorizado e o que não trabalha usufrui do esforço do outro, isso faz com que menos pessoas queiram trabalhar e isso gera a pobreza.
@@moizescbf1450 ua-cam.com/video/y5FhNw53UPM/v-deo.html esse vídeo vai explicar bem melhor que eu kkkkkk
O papel do capital e ficar na mão daqueles próximos aos amigos do rei no socialismo kkkkk
Muito bom, professor! Pode indicar alguns livros?
Livros: marxismo desmascarado, manual do politicamente incorreto do comunismo.
Clt
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. Ela também domina as vendas nas exportações, como vou explicar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Leia "Pai Rico, Pai Pobre" e "Independência financeira", ambos de Robert Kyiosaki.
Há uma coisa que a esquerda não conta, porque não sabe ou esconde malandramente da população mais pobre.
--------------------------------------------------------------------------------
O truque é inventar que os ricos ficam com todo o dinheiro do país e por isso os pobres passam dificuldade. E que as empresas dos ricos não são importantes para o país.
A seguir a esquerda dá o segundo passo e promete acabar com os ricos para dividir melhor o dinheiro do país com os pobres. O objetivo dessa mentira é seduzir os eleitores a votar na esquerda. Mas a realidade é ao contrário.
------------------------------------------------------------------------------------
A maior parte dos benefícios que o pobre recebe vem do dinheiro produzido pelos ricos. Somente os ricos podem produzir esse dinheiro.
-------------------------------------------------------------------------------------
Todos os benefícios sociais ou o salário que um governo paga para as pessoas mais pobres vem do cofre do governo.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Mais da metade do dinheiro que o governo arrecada para o seu cofre vem das vendas dos produtos fabricados pelas empresas dos ricos.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a população compra um produto numa loja ou num supermercado, o governo cobra um imposto da população por esse produto. Por isso, o governo é um SÓCIO indireto das empresas dos ricos e ganha dinheiro vendendo os produtos das empresas dos ricos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Se não houver os produtos fabricados pelos ricos, o governo vai ganhar menos da metade do dinheiro que ganha. Esse é o principal modo do governo retirar dinheiro da população em impostos e não há outro modo. POR ISSO, AS EMPRESAS DOS RICOS SÃO A COISA MAIS IMPORTANTE QUE O GOVERNO TEM.
------------------------------------------------------------------------------------------
Quando a esquerda fala que vai governar para os mais pobres, ela esconde dos pobres que, para ter dinheiro no cofre do governo, ela vai ajudar as empresas dos mais ricos primeiro, porque ela sabe que são as empresas que vão produzir mais da metade do dinheiro que o governo vai precisar para ajudar os pobres.
--------------------------------------------------------------------------------------
Assim, os ricos precisam ganhar primeiro, para que haja dinheiro para os pobres poderem ganhar, ou receberem benefícios.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Se a indústria de um país diminuir de tamanho, exportar menos, diminuirá também o dinheiro arrecadado pelo governo, o que fará com que o governo tenha que baixar o salário mínimo e diminuir os benefícios sociais que dá aos mais pobres.
------------------------------------------------------------------------------------
Se o pobre quer receber um salário mais alto, ele deve torcer para que mais ricos apareçam no país, que aumente a industrialização e as exportações. Assim funciona a economia e não existe outro jeito.
-----------------------------------------------------------------------------------
Repare que os países onde os trabalhadores recebem melhor, são os países onde a industrialização é muito grande e com isso as vendas e exportações são maiores, fazendo com que o cofre do governo fique mais cheio, ou seja, os países mais ricos do mundo, coisa que o Brasil não é, pois é um país ainda em desenvolvimento.
------------------------------------------------------------------------------------------
A esquerda é contra o capitalismo e com isso não desenvolve a indústria e a economia do país. Como resultado, se permanecerem no governo, mais 30 anos passarão e os mais pobres nunca terão nada.
Sugestão, fale sobre polarização...
Otima explicação e sim no que depender de um certo partido, o objetivo é justamente este.
Socialismo: governo rico× povo pobre.
Perfeito
Isso tá mais para o capitalismo kskskskskskskskskskskskksk
Resumo bosta
Isso aí é o capitalismo
@@serpensmatt é socialismo mesmo. Capitalismo governo é rico, empreendedor pode ser rico, médio ou pobre é trabalhador é pobre e quanto mais governo é rico mais pobre é o trabalhador.
Vc falou de socialismo real. É preciso fazer esta relação, pois a maioria das coisas que vc disse não condiz com a teoria marxiana.
Olá homem bom dia, Jesus tinha alguns pensamentos socialista?
@@vidanaroca6118 não, Jesus de forma alguma defendia vc obrigatoriamente dar suas coisas para os outros. Além de pregar a importância do trabalho, ou seja, vc colhe o que vc planta
@@rafcard118 1) Jesus é religião, ou seja, pode muito bem nem ter existido.
2) "colhe o que planta" é basicamente socialismo, onde você não trabalha produzindo 200 lápis para receber apenas uns 10% disso e muitas vezes nem conseguindo se manter direito, enquanto seu superior esbanja dinheiro. "ah mas o superior deu duro pra chegar ali" até pode ser, mas graças ao capitalismo existem diferenças sociais, onde uma pessoa que nasce pobre de periferia tem que dar 200x mais duro pra chegar na metade do que um berço de ouro deu. não julgo o capitalismo, é o melhor sistema econômico atualmente, mas na teoria o socialismo seria bem melhor. claro, se fosse implantado pacificamente e funcionasse de acordo com o esperado.
@@rafcard118 ah, vale ressaltar também que o socialismo não quer tirar as coisas da sua mão para dar pro pobre, o socialismo quer basicamente planificar o terreno, fazendo todos começarem do mesmo ponto de partida.
@@sz.matheus brother, tem provas da existência de Jesus. Vou nem responder o resto depois dessa
COM O SOCIALISMO É COMO DISSE A DILMA...: "NINGUÉM VAI GANHAR NEM PERDER, TODO MUNDO VAI PERDER..."
ESPETACULAR!
Obrigado, Maria Fernanda!!!
O melhor caminho ainda é a democracia.
Sempre! Com certeza!
Socialismo tem como ponto princioal a democracia.
@@ManualdoBrasil Parabéns por não saber que socialismo é democrático, e por expressar opnião própria em um vídeo em que se diz "isento".
Pergunta/sugestão de vídeo: Que tipo de governo seria ideal para o Brasil e como ele acabaria com a desigualdade social e ma distribuição de renda? Vlw, gostei muito desse vídeo!
Com politicos patriotas que colocassem em prática o que já consta na Constituição.
Para isso o primeiro passo seria a caça e a expulsão das ratazanas.
Anarcocapitalismo
Governo ideal: nenhum
Desigualdade não é problema, é natural.
Pobreza sim é problema.
Minarquismo talvez
Se for pra considerar a existência do Estado, uma monarquia constitucional minarquista seria o ideal
minha professora me pediu pra ver esse video pra responder uma atividade, muito bom
O socialismo é sistema econômico, precisa sim de empresas estatais devido ao resultado final. Financeiro e de produto.
Os melhores livros para entender o socialismo são "Revolução dos Bichos" e "1984" de George Orwell.
Um é sobre utopia e opressão o outro é sobre escravidão e ódio.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
---------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações.
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Acredito que deveria aprofundar o assunto...
Sua informação é muito relevante para o melhor conceito...
Esse canal é muito bom, parabéns pelo modo como levam o canal.
Incrível, Talita! Comentários como esse nos deixam muito felizes!
por mais vídeos assim,neutros, queria entender mais sobre o capitalismo e o socialismo daí fui num vídeo de um cara que se titulava capitalista, conservador e de direita,daí é óbvio q ele só vai falar mal do socialismo e impor a visão dele e não uma geral, parabéns pelo vídeo, me ajudou a entender mais desse mundo, de como me posicionar de como achar ideias para uma sociedade justa
"Neutralidade" não existe. No caso desse canal aqui, a visão também é bem conservadora e de direita, mas ele apresenta o conteúdo de uma forma que o viés ideológico fica mais sutil e fácil de engolir.
@@gnuns existe sim
@@ilmalima4796 não tem nem como. Só o fato da pessoa escolher o que ela vai falar ou deixar de falar já acabaria com a "neutralidade" da fala.
E tá tudo bem não tentar fingir que é neutro. O que a gente (quem assiste) precisa é ter senso crítico pra conseguir perceber o que a pessoa que produziu o conteúdo tá defendendo.
vou explicar, estado grande significa dar seu dinheiro para políticos cuidarem, portanto socialismo = corrupção, corrupção gera fome e miséria, portanto, socialismo = morte.
@@gnuns chamou a visão do cara de conservadora kkkkkkkkk socialista é engraçado, tudo que vai contra ele é conservador ou fascista
Ótimo vídeo, explicação sem politicagem, Parabéns !!
Esse é cego, coitado 😱😱😱😱
@@dalvabotelho3870 Sim como que fala sobre política sem politicagem
Ata sem politicagem
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
---------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações.
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Gostei muito do vídeo. Gostaria que vc fizesse um vídeo detalhando países socialistas mundo afora, em especial na Europa.
Muito bom o vídeo. Simples e imparcial, como tem que ser.
E antes que fiquem, ah na escola eu n aprendi assim…
Eu estudei em escola federal, onde a maioria dos meus professores eram de esquerda, e eles nunca tentaram alienar os alunos. Eu estudei o liberalismo com a mesma imparcialidade que estudei o socialismo. Eu estudei a guerra fria sem assumir preferência em nenhum dos lados. Claro que nazismo, fascismo e ditadura militar não foi passado com imparcialidade, pq aí também n tem como. Pelo menos na minha escola foi assim.
Imparcial dkssnskznzksmz
Kkkkkkk imparcial?
Ficou confuso. Primeiro socialismo como sistema econômico e depois sistema político....... Ficou mais como história do que como conteúdo. Sugiro ser mais conceitual
O socialismo é um sistema econômico, porém, existem "governos socialistas" que sempre acabam se consolidando como ditaduras
Gostei muito, para mim um assunto de difícil entendimento e vendo este vídeo entendi! 😢😱🤔😆Obrigada por me ajudar com meu texto! ❤Parabéns pelo trabalho! 🙏❤
Que fantástico! Esse é o nosso propósito! Obrigado, Cassia!
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
---------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As fabricas capitalistas dominam as vendas nas exportações.
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Ainda bem que eu achei esse canal.
Bem-vindo, Marcos!
Eu acho muito interesante toda a esa temática!! Explico de forma muito legal! Abraço desde Argentina (disculpe os erros de ortografía).
Gostei do vídeo ficou bem claro pra mim agora o que significa socialismo, Obrigado!
Que aula , hein? Finalmente um professor que tem conhecimento no assunto. Amei. Obrigada ❤
Que bom que gostou! Obrigado!
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. Ela também domina as vendas nas exportações, como vou explicar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
NÃO ao socialismo e ao comunismo.
Assisti o vídeo de novo. Você não entendeu nada.
@@adrianocosta8405assistiu e entendeu, o socialismo é uma doença governamental que aproveita dos dinheiros e recursos populacionais e deixa a população na miséria
E não ao capitalismo !
Muito obrigada pela clareza na explicação, não entendia nada até assistir seus vídeos. Essa série de vídeos é muito esclarecedora. Parabéns pelo seu canal e por compartilhar seu conhecimento de forma tão didática.
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. Ela também domina as vendas nas exportações, como vou explicar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Olá! Qual a diferença entre socialismo e Ditadura?
Nenhuma
socialismo: doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.
ditadura: governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, com supremacia do poder executivo, e em que se suprimem ou restringem os direitos individuais.
se alguem *tosse tosse... criador do video* pensa que toda ditadura e socialista e todo pais comunista e ditadura, então a alemanha na 2ª guerra mundial era socialista? e russia? libia? irã? japão na 2ª guerra?
Bonitinho seu discurso!
Pena q na prática ñ é assim.
Todos q pregam essas ideologia enrriquecem em cima dessa ideologia e o povo é escravizado!🤔🤫
Excelente trabalho amigo.
Valeu, Ronaldo!
Descobri seu canal agora! Além de bonito, inteligente e objetivo. Parabéns!!
Muito obrigadooooo, Dinahhh!
amei a aula!!! poderia disponibilizar resumos sobre os temas né
Vou exemplificar a diferença entre o Capitalismo e o Socialismo na economia. É fácil entender. Vou dar um exemplo no setor automobilístico, mas que serve para todo tipo de empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista, como toda empresa pertence ao governo, ele tem normalmente apenas uma fábrica de automóveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um país capitalista tem 30 marcas de automóveis estrangeiras. Quando essas empresas estrangeiras entram num país, constroem suas fábricas com seu dinheiro, que trazem de outros países. Assim, o país que recebe essas fábricas não gasta nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um país socialista quiser ter também 30 fábricas diferentes de automóveis de alta tecnologia, com toda a infraestrutura, como distribuidoras, fornecedores terceirizados, etc., terá que cria - las com o dinheiro do governo e dificilmente terá capital disponível para essa mega tarefa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No país capitalista, devido a grande concorrência entre as fábricas, seus carros tem que obrigatoriamente ter tecnologia avançada e preços mais baixos, caso contrário a maioria das fábricas não sobreviveria no mercado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Num país socialista não há outras fábricas e essa falta de concorrência deixa a tecnologia estagnada e não há variedade de opções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todo o lucro de uma fábrica particular pertence a ela. Ela também domina as vendas nas exportações, como vou explicar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O lucro de uma estatal pertence ao governo, que desvia o dinheiro em investimentos em outras áreas, enfraquecendo o poder econômico da fábrica. Uma estatal também está sujeita a ser roubada pelos políticos corruptos que a administram ou ocupam seus cargos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nas exportações, enquanto o país socialista tem apenas um modelo de carro numa categoria para oferecer, um país capitalista tem 30 modelos similares, tecnologicamente superiores, de diferente design, ao gosto de todo tipo de cliente. Obviamente, um país capitalista vai dominar as exportações pela enorme variedade de opções, superioridade tecnológica e melhor relação custo benefício.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devido ao domínio dessas empresas capitalistas nas exportações, o país socialista vai ganhar menos dinheiro nas exportações e isso vai atrapalha - lo mais ainda a manter a competição tecnológica com as empresas capitalistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa baixa competitividade nas exportações é um dos principais motivos que levaram a Rússia a abandonar o socialismo.
Que baboseira é essa? A China tem somente uma marca de carro? Ou celular? Na China a tecnologia não evolui? Na China não só existem empresas estatais?
Desde a revolução chinesa em 1949, a China deixou de ser o país mais pobre do mundo para se tornar a segunda maior economia do planeta.
Qual a diferença "socialismo e comunismo."
A parte mais difícil hoje é separar os governos socialistas do populismo/autoritarismo.
É o primeiro vídeo que ví nesse canal e gostei bastante, acho que vc poderia indicar um ou dois livros no final do vídeo para quem quiser se aprofundar mais no assunto abordado.
Tmj
Fala, Guilherme! Muito obrigado e Feliz Natal!
Se me permite, Revolução dos Nichos de George Orwel. 1945.