o que pode ser feito? 1.aprovação de uma lei que permita internação compulsória para todos usuários de crack em situação de rua 2. ações diárias da polícia nos fluxos, desmontando barracas , onde o traficante vende drogas escondido, e prendendo os traficantes 3. proibir doação de alimentos no local e designar um local apropriado para isso na prefeitura. Assim facilita a dispersão do fluxo.
Isso seria uma solução. Os que têm o poder não querem uma solução pois ambos os lados, da brutalidade como o da redução de danos, ambos ganham muito, muito, MUITO capital político com isso. E na cabeça deles, sacrificar a população local para manter esse capital político é perfeito.
TEM É QUE TER LEIS IGUAIS ÀS DA CHINA ARÁBIA SAUDITA INDONÉSIA IRÃ ! NÃO TEM MAIS JEITO MESMO ESSA CASTA MALDITA QUE CAUSA TANTAS DESGRAÇAS AO POVO BRASILEIRO!
Existe uma denuncia de que foi a própria prefeitura que deixou a cracolândia crescer e chegar a este ponto para que a região em torno se desvalorizasse para que ela pudesse pagar uma indenização baixa em possíveis futuras desapropriações. Faz sentido.
Eu passei hoje pela praça da princesa Isabel, e o tanto de gente q vi da Cracolândia lá era enorme, tinham vários na República tbm, fiquei até com medo, mas eu tava no ônibus com meu pai e vi um monte de gente, pensei que era coisa da virada cultural, mas depois vi pessoas com carrinhos, outras caindo no chão, e só depois percebi que era a Cracolândia
A situação da cracolândia chegou a esse extremo. Se lá no passado as autoridades tivessem agido com mais firmeza, talvez não teríamos esse problema insolúvel.
Você não acha que surgiram mais? Eu não acho que esse seja o caminho já que existem diversas drogas como remédio, álcool, açúcar, tabaco... Que são viciantes a única diferença e a substância que é legalizada. Precisamos discutir mais esse assunto tão importante, eu respeito sua opinião de verdade.☺️ Obs: eu tenho 17 anos e sempre procuro me informar sobre esses assuntos, nunca usei nada, mas infelizmente esse problema está por todos os lados.
Parabéns pela coragem em produzir esse conteúdo Tiago. Estou disposto a discutir sobre esse assunto, para tentarmos, juntos, entender a situação, saber o que já foi tentado e não deu certo e propor soluções para esta questão que, como você disse no início, se trata de um problema social, de habitação, de saúde pública e de educação. Caso você ache interessante, coloco-me à disposição para discutirmos por vídeo conferência e presencialmente, se for o caso.
Roberto, muito importante a gente unir muitas opiniões, apurá-las e pensar em possíveis soluções, depois enviamos uma carta para os responsáveis com nossas sugestões. Olha um comentário sobre como fizeram na Suiça. Claro que cada lugar a situação é uma, mas podemos aprender algo com métodos que funcionaram.
Como já imaginava, descobri que muita gente já trabalha para encontrar soluções positivas e efetivas para essa questão. Veja esse debate: ua-cam.com/video/m6J3-pi43oY/v-deo.html
O que é que resulta nisso? Por que o usuário apela prá isso? Esse é o ponto principal dessa tragédia com o povo. O Estado se importa com a fonte da droga? O governo, o Estado, com certeza, é um dos principais responsáveis por isso.
Parabéns Tiago pela matéria, sou morador da região e sofro com a situação desde 2004 e quase usei o crack, mas um dependente químico me ajudou! Você não! Eu disse porque não? Porque você já sofre com tudo isso, eu disse a ele gostaria de saber como vocês vivem diretamente. Ele me explicou bem e tomei a decisão de não usar.
@@EdimarSantosMazzas Nossa Edimar, eu me arrepiei lendo seu comentário. Esse dependente foi um anjo que apareceu na sua vida. Obrigado por estar aqui, pelo depoimento, e por contribuir. Parabéns por ser forte!
Olha eu sou um dependente químico em recuperação. Três anos sem álcool e crack. E digo por experiência própria. Se a pessoa não querer mudar não adianta esforço de ninguém. eu tive que vê que está perdendo tudo que amava família, filho e sanidade. Aí o tratamento e o auto conhecimento sobre a doença me ajudou e vem ajudando. Consciente que é uma luta pra vida toda. Mas essas pessoas aí na Cracolândia não tem mais noção estão sem sanidade. não adianta dialogar. É necessário uma intervenção de fora. E avaliar o tempo de tratamento. Se a pessoa conseguiu odiar a vida que tinha. Por que muitos aí gostam do que estão vivendo. Prazeres, vida sem limite e violência.
O maior problema, no meu ponto de vista, são os traficantes. Os usuários vão para cracolândia porque podem comprar às drogas... o quê precisa é de uma polícia investigativa para coibir os vendedores. Claro, as ações sociais devem ser implementadas. Infelizmente, o Brasil negligenciou por décadas o narcotráfico de drogas, o resultado é esse caos em todo país. 😢😢😢
Lembro-me de um dia... era bem cedo e estava chovendo... não desisti do meu propósito... eu peguei alguns currículos e fui atrás de um emprego no centro de SP... só que tive o infeliz azar de cruzar com um rapaz extremamente drogado... que simplesmente... deu um tapa na minha cara, derrubou-me no chão e levou minha bolsa... meus currículos caíram todos no chão... fiquei sem dinheiro pra voltar pra casa... algumas pessoas próximas me ajudaram... mas NUNCA ME ESQUECEREI DESSE DIA... Nem meu pai me agrediu desse jeito... PENA??? Tenho de mim... Tenho HORROR de drogados.
Pois é, desse jeito. Com drogado não tem acordo. Ele se destroi e destroi o que tiver junto a ele. Se afaste. Quem quiser e puder ajude. Os demais se afaste, só trazem desgraça. Deus abençoe Camila!
Parabéns Tiago pelo vídeo. Parabéns aos profissionais que trabalham no local, pq não é um trabalho fácil. O Governo precisa investir mais nestes profissionais e tomar providências para que não se alastrar mais.
Acá en Buenos Aires pasaba algo similar en ciertas plazas, se solucionó poniendo rejas, cuidadores, cámaras y vigilancias policial.Es necesario también las asociaciones de vecinos para cuidar el barrio.
Minha futura cidade Tiago Lopes mas eu passei a te admirar mais ainda assistindo esse vídeo mostrando a realidade nua e crua da nossa amada São Paulo. Em 2023 pretendo visitar para brevemente morar em São Paulo e gostaria de lhe cumprimentar pessoalmente. Um abração de Salvador-Bahia. A solução para a cracolândia seria fazer uma desintoxicação interior, distribuição de alimentos, programas sócio educativos e culturais, programas de habitação popular, saneamento básico e reeducação cultural e intelectual.
A verdade é que é preciso lidar em diversas frentes, todas em conjunto, pra que seja minimamente efetivo, há casos de sucesso em outros países que deveriam servir como exemplo e adaptados à nossa realidade. Moro na região desde o início e me entristece muito ver a situação dessas pessoas, há ainda quem romantiza o que acontece aqui, sem perceber que os moradores, lojistas e trabalhadores da região ficam no meio desse fogo cruzado. Imagina pra quem precisa percorrer essa região todos os dias, é um misto de tristeza, medo, incerteza. Há certos horários que evitamos sair, na medida do possível, pois a instabilidade tem sido constante e sem muita perspectiva de melhora num futuro próximo. Vejo muitos se mudando, todos os finais de semana tem algum, os prédios cada vez mais vazios. além disso, não conseguimos dormir direito, com barulhos, música alta, fora a enorme sujeira deixada quando eles saem de um ponto para outro. É sair de casa toda vez observando onde eles estão, pra tentar desviar com menores riscos de ser roubado. Não saio mais com celular, evito andar muito arrumada, sair à noite pra mim é algo que faz parte do passado. Com essa atual versão itinerante, muitos passam pela mesma situação. Somos reféns em nossas casas. Espero realmente que um dia isso tudo possa estar no passado, a região tem construções lindas, avenidas largas, praças e parques que deveriam servir à população. Quem sabe um dia...
A primeira coisa é eliminar o excesso de lixo. Há lixo em toda parte. Conviver com lixo só piora o ambiente. É necessário colocar inúmeros cestos de lixo e viabilizar uma coleta periódica, mas regular. Isso já é um começo para acabar com essa energia. Essa energia precisa ser atacada pelas bordas, pelos detalhes. Tentar aplicar a teoria das janelas quebradas de alguma forma. Uma política de limpeza não interferiria na individualidade e liberdade de cada usuário, mas mudaria o entorno, o quer certamente afetaria o inconsciente de cada um de maneira positiva.
Sem forças de reagir e buscar melhoria para a própria vida. Parece que são como zumbis, triste comparação, mas são pessoas que precisam de ajuda urgentemente.
Há três quesitos a serem considerados sobre este problema: 1) Os dependentes que devem ter suas vidas avaliadas, para que seja definido se há uma doença, ou se há malandragem; 2) Os traficantes, que precisam ser descobertos e punidos; 3) A população moradora e circulante da região, que pagam impostos e precisam ter seus direitos respeitados. Portanto, o trabalho deve ter três frentes, muito bem planejadas: A) Criação de espaços de triagem para identificação pessosl e do perfil dos dependentes e integrantes da cracolândia; B) Criação de centros de tratamento e de produção, com dois tipos: um para aqueles que concordam com o tratamento e/ou trabalho, e outro, com reclusão forçada, para os que não concordam. Nesses centros de tratamento e produção acontecerá o tratamento para livrar os usuários da dependência, e será oferecido trabalho (produção de pequenos objetos/utensílio etc) remunerado para iniciar a inclusão na sociedade. Cabe salientar que a reclusão forçada se faz necessária por dois motivos: a) Viciados nas ruas são um grande risco de roubos, ferimentos, ataques a outras pessoas inocentes depredação do patrimônio público e privado, e até mortes. Portanto, as pessoas que pagam seus impostos para manter a cidade manutenida devem ter seus direitos preservados, e isdo é impossível com a presença de marginais nas ruas (entenda o conceito de marginal: pessoa que está à nargem das regras de convivência social e da lei); b) nas ruas não há como tratar de dientes, além do fato dexque aglomerações descontroladas de pessoas viciadas só tendem a aumentar; por isso a necessidade extrema de se tirar essa gente das ruas. B) Criação de uma grande força tarefa policial/militar com um centro de inteligência para o acompanhamento estratégico para o desenvolvimento, comunicação à sociedade sobre o avanço da busca e apreensão dos traficantes. A sociedade local precisa ser atendida para acabar-se o quanto antes com esse absurdo social inaceitável, e a estrutura a ser criada precisa ter autoridade e respeito da sociedade para tratar da situação, possivelmente com o rigor que for necessário para isso.
Tiago, a rodoviaria mudou para o atual Terminal Rodoviario Tietê em maio de 1982. Completaram se 40 anos. O esvaziamento da Júlio Prestes ocorreu, além da mudança da rodoviária, com a atual Estação Barra Funda, onde os passageiros rumo ao Centro descem e se transferem para a Linha 3 Vermelha do Metrô. Isso foi em 1988, se não me engano.
Tudo resultado de péssimos governadores - políticos muito bem pagos com o nosso dinheiro - responsáveis pela área econômica e social do País. A grande maioria dessa gente não teve escola, consequentemente, não têm emprego (muito menos digno), não têm moradia, . . . . nem espectativa de uma vida melhor e dá nisso: pessoas, totalmente, desesperançadas se entregam ao vício. Empresas mesmo tendo concorrentes lucram alto. Mas, os governantes que não têm concorrência nenhuma, têm tudo sob seu próprio controle, arrecadando dinheiro através de impostos, fazem isso com os seus próprios compatriotas. Péssimo governo = péssimas consequências (sociais), onde todos nós sofremos com isso.
Tiago uma correção: a Cracolandia na verdade começou na Santa Cecília, aonde fica o Metrô em frente ao Bradesco por volta de 1993, no começo era 20 ou 30 pessoas mas chegaram em curto espaço de tempo em umas 200 pessoas. Aí um dia os seguranças do metrô junto com a PM expulsaram os viciados q partiram para rua Helvetia próximo à estação Júlio Prestes.
Obrigado por seu comentário necessário e importante! Encontrei muitas informações sobre esse começo. Vi tbm que tinha um grande grupo de dependentes que se concentrava na Zona Leste, onde realizaram a primeira apreensão de crack, e aí os dependentes foram deslocados para a região da Luz. E foram pra lá pq depois da desativação da rodoviária, o lugar estava abandonado. Então esse ¨início do início¨ da Cracolandia teve em frente ao metrô na Santa Cecília, na Zona Lesta e vários possíveis pontos, e depois se juntaram ali na Julio Prestes. Com a droga se espalhando pela cidade, em todos os cantos, foram surgindo dependentes por todos os lados e aos poucos eles iam para o centro. (por favor, me corrija se alguma informação não corresponder)
Em todas as grandes cidades do mundo existem Cracolândias, até maiores e mais tristes do que a nossa. A diferença é a legislação que permite que as autoridades possam agir, livrando esses coitados das mãos dos traficantes e levando-os à internação compulsória. Isso, somado a inércia e falta de vontade política, gera o aumento dessa chaga, que emporcalha a cidade.
@@yrli789 Sim, porque São Paulo é a cidade mais procurada do Brasil, por pessoas em busca de oportunidades de emprego ou de assistencialismo, inclusive pessoas de outros países mais pobres que o nosso e aumentou muito com a pandemia, que empobreceu demais a população. Infelizmente, isso não é mais possível: tem gente demais, as autoridades não dão conta e a legislação não permite medidas mais radicais.
@@rcteugenio São Paulo, virou lixo. Muitos moradores de rúa, famelicos, muitas barracas, familias abaixo dos viadutos, tudo sujo, grafiti pelos predios, criminosos, aditos e narcotraficantes. Não vai comparar Nova Iorke com São Paulo. Nova Iorke e cidado do primeiro mundo.
Aqueles que procuram os assistentes é sinal que, eles ainda tem lucidez pra vê a realidade na qual se encontram isso é muito bom ...porém nem todos se encontram com essa força e lucidez essa pessoas necessitam de internação compulsória. Gostei do vídeo🌷❤🙂 Ti!! Verdade! possível sim vencer o crack!! 👏🏻👏🏻🌻🌷 E claro combatendo o tráfico. Deus possa conduzir todos.🙏🙏
Eu penso que o Brasil tem tantas terras poderia ir tirando quem quer e dar sustento de alimentação do próprio trabalho que eles plantarem fazer nas terras pequenos alojamentos tipo com ajuda do governo mais é claro que não seria lucrativo para os governantes assim eles não querem
A única solução é investir em projetos sérios de educação, não só pra entrar na faculdade mas para que os jovens aprendam algo que os desafie a aprender e evoluir mais. Música, Esporte, empreendedorismo, algo que deixe de lado essa ganância por dinheiro fácil. Vejo muito jovem vendendo droga pois acha que vai ter o relógio que o traficante está usando, o carro do cara, as mulheres que eles tem. Infelizmente o tráfico virou sinônimo de conquista e ser taxado de bandido e marginal não tem importância nenhuma pra eles.
Solução é construir um centro de tratamento permanente aos viciados manter uma estrutura social, cultural religiosa em fim , até o viciado sentir capaz , curado se quiser saí um dia ou não.!
Ti, acredito que seja uma solução complexa. Muita vontade do poder público em dar o mínimo de dignidade a essas pessoas. Políticas públicas que estejam alinhadas com a redução de danos é um bom começo. Já vimos que fechar os olhos ou agir com violência ou internação compulsória é um pensamento que fracassou ... Gratidão por mostrar as belezas e as não tão belas partes de uma São Paulo...
@@RodrigoSouza-or6rt não adianta internação compulsória se eles não tiverem como se manter depois, e são jogados na rua. É necessário todo um trabalho social em conjunto.
Porra, tem solução? Essa desgraça existe ha anos, em pleno 2022 e ainda uma situação assim, acho difícil ter solução viu. Aliás, sabemos muito bem qual a medida será mais eficaz, mas eu prefiro não falar mais nada.
Quando eu vejo vídeos assim, com pessoas ajudando de alguma forma outras pessoas que precisam de cuidado, eu sinto que a minha vida está completamente errada, eu sinto que nasci pra cuidar de pessoas, mas estou muito longe disso
A Suíça se destaca internacionalmente por sua abordagem inovadora no campo dos vícios. Adotou uma nova política de drogas no início dos anos 1990, quando centenas de viciados em drogas ocuparam praças públicas nas cidades de Zurique e Berna. O Platzspitz, atrás da estação de trem de Zurique, era então considerado o maior cenário aberto de drogas da Europa. Há 25 anos, a Suíça aplica a política dos “quatro pilares”: prevenção, terapia, redução de danos e repressão. Este modelo goza de grande respeito entre os profissionais da toxicodependência e sua eficácia está bem estabelecida: desde a sua entrada em vigor, as mortes por consumo de narcóticos diminuíram, a criminalidade caiu, a saúde dos viciados melhorou. . Uma das grandes novidades dessa política é a distribuição medicamente controlada de heroína. Os toxicodependentes têm a possibilidade de se dirigirem a um centro especializado que lhes fornece uma dose diária. As injeções são feitas no local, sob supervisão da equipe de saúde. Este método, introduzido em 1994, agora beneficia cerca de 1.700 viciados em drogas em toda a Suíça. Reduziu a transmissão de doenças, infecções e overdoses. As pessoas dependentes têm a oportunidade de viver uma vida quase normal. www.swissinfo.ch/fre/toxicomanie_sc%C3%A8nes-ouvertes-de-la-drogue-%C3%A0-zurich/37770774
Na verdade isso é apenas pra fingir que tá tudo bem, pois essas pessoas continuam doentes. Pensar que o governo usa dinheiro público para fabricar drogas e distribuir para os viciados é absurdo. Pior ainda é quem acha que isso daria certo num país corrupto como o Brasil. Já vejo funcionários públicos desviando drogas do governo e vendendo por fora. O problema do tráfico está no psicológico fraco dos usuários. Não é dando drogas pra eles que isso vai se resolver, mas sim justamente mudando a cabeça deles para blindá-los. Óbvio que quando a pessoa tá viciada precisa antes passar por um período de tratamento intensivo para desintoxicar e assim a cabeça poder pensar por si própria, sem a interferência da droga.
Realmente você tem razão o problema continua, só está escondido visualmente da sociedade. É essas drogas quem paga somos nós que trabalhamos na Suíça e pagamos os impostos.
@@samaralima1234 pois é, mas pelo menos a Suíça é um país bem rico. Agora imagina aqui no Brasil onde falta dinheiro pro básico como saúde, educação e segurança. Muito injusto tirar dinheiro de outras áreas pra pagar droga para viciados.
Parar de dar apoio....Tem muitas pessoas que dão assistência á eles, não falta nada, médicos e comida constantemente.....Desse jeito nunca vão decidir parar.
Construção de uma mega clínica em formato de presídio e fazer internações compulsórias de todos que estão lá. Só saem quando estiverem limpos e recuperados.
Eu nunca usei drogas, não sou traficante, não fumo e não bebo; trabalhei e estudei a minha vida inteira, portanto, não me venham com essa deque os cracudos são um problema da sociedade; eles entraram nessa porque quiseram e ninguém guem os obrigou, nem mesmo os traficantes. Problemas, todos nós temos, mas isso não é justificativa para tirnar-se drogado e delinquente; portanto, nos poupe, pois esse problema não é meu!!!
Tiago e sempre bom ver sao paulo pela sua otica. Porém esse assunto e muinto delicado dificio ate de comentar. Mas acredito que qualquer resolução parta de uma politica pulblica seria....um abraço
Ricardo, obrigado pelo comentário. Fugi tanto desse conteúdo, mas achei que é importante trazer uma realidade a tona, pq quando a gente olha para ela com bons olhos podemos buscar uma solução. Afinal é um problema de todos nós, é a nossa sociedade.
Enfim, quem não tem sido respeitado é o CIDADÃO que perdeu o Direito Constitucional de Ir e Vir, especialmente, o trabalhador, o comerciante da região, QUE PAGA IMPOSTOS e aluguel. E ainda terá a população da região conviver com a DEMAGOGIA de políticos e seus partidos, como, também, da Defensoria Pública, Ministério Público e até de Instituições de Direitos Humanos que, geralmente, aparece para defender os violadores. A Prefeitura deveria colocar essa população viciada, já que não pode internar para tratamento compulsório, dentro de uns ônibus e colocá-los nas portas da Defensoria Pública, Ministério Público e de todas as Instituições de Defesa de Direitos Humanos, pois assim, creio que logo haverá encaminhamento satisfatório, apesar de já esperar que digam que não são suas funções, pois a eles cabe “fiscalizar” e criticar etc.
Totalmnete de acordo, as pessoas que moram na cracolandia eles não queren sair do lugar, nem aceitam ajuda, pior tratamento, eles só quer ficar ahi porque é facil para eles roubar a transeuntes, amendrentar e fazer so lixo
Só isolando-os numa fazenda,porém com cannabs liberada,pois já se fez o teste na gringa e dá certo! Só para os q quiserem usar é claro! Valeu Um abraço
Solução provisória. Pega todo mundo e leva pro Sambódromo. Lá é ambiente cercado e um pouco mais "controlado" e é do outro lado do Rio Tietê. Sem muitos comércios. Solução permanente. Pega todo mundo e leva pra Amazônia. Dê pra todos chá de Daime e Ayuashka. A maioria vai ficar por lá, virar índio e proteger a floresta
Outra provisória: devolve cada um pra seu estado/cidade de origem. Pelo menos distribui eles e distribui a responsabilidade social e de governantes. Pouquissímas cidades do Brasil tem cracolândia, são "exportados" para São Paulo".
A prefeitura tem colocar estas pessoas em um lugar fechado e tratar de todos com clinica comida e dormida pra todos e melhor que deixar todos nas ruas de sp..
Vc não faz ideia do que tá falando, cara. Vá nos albergues e casas de recuperação, converse com quem realmente trabalha com os dependentes químicos. Aí vai passar esse romantismo com esses zumbis rapidinho.
Eu acho ridículo o argumento de que "internação compulsória não resolve", não resolve pra quem ??? pros usuários, sim talvez nao resolva mesmo, mas pra população que se livra deles resolve. Então faz um hospital decente, a céu aberto, já que essa gente gosta de ficar ao relento, mas dai vem a desgraça da quadrilha dos direitos humanos falar que é um "campo de concentração" né pqp......
CULPA DOS MALDITOS LEGISLADORES E GOVERNOS QUE FAZEM AS LEIS ERRADAS E INÍQUAS E INSANAS QUE CAUSAM TANTAS DESGRAÇAS AO POVO BRASILEIRO! E TÊM QUE SER RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE E SOLIDARIAMENTE!
Essa é só minha opinião. A união faz a força seja pro bem ou pro mal. Tipo cria uma base de acolhimento que fala que distribui crack de graça na primeira semana de tratamento aí os crackudo iriam no local. Aí só converte o crackudo É manda ele menti para trazer mais. Acho que funcionaria tenta ai.
Cada um deveria ter o direito de fazer o que quiser com o próprio corpo e assumir as consequências de forma natural em si mesmo. o tráfico existe porque alguém está comprando, é só acabar com o tráfego e investir os bilhões gastos com polícia e armamentos em tratamentos e educação para os dependentes.
Não vejo solução, se não pode internar a força, não querem tratamento, vai ser feito o que? deixar as pessoas continuar sendo assaltadas? ou são todos internados ou presos.
Engraçado que toda mundo culpa a antiga rodoviária, o principal culpado é o poder público, se tivesse agido no começo quando tinha meia dúzia de zumbi, seria muito mais fácil de resolver, agora com essa multidão esquece pode entregar o centro de sp pra eles, perdeu playboy.
Acabar com viciado. E preciso mudar essa lei que passa a mão na cabeça e perdoa. Traficante e viciado tem que ser a mesma pena. Sem mimimi. Quem defende a pauta de drogas e legalizar e a Esquerda. Fala em endurecer a lei contra as drogas , serão os primeiros a fazer barulho.
Esse é um problema de todo mundo, ele não tá longe, tá mais perto que a gente imagina. Essa é a nossa sociedade, a que a gente vive!
Tiago grava mais na Cracolandia eu creio que vc terá muitos novos inscritos pois ninguém faz vídeos mostrando a rotina na cracolandia
o que pode ser feito?
1.aprovação de uma lei que permita internação compulsória para todos usuários de crack em situação de rua
2. ações diárias da polícia nos fluxos, desmontando barracas , onde o traficante vende drogas escondido, e prendendo os traficantes
3. proibir doação de alimentos no local e designar um local apropriado para isso na prefeitura. Assim facilita a dispersão do fluxo.
Isso seria uma solução. Os que têm o poder não querem uma solução pois ambos os lados, da brutalidade como o da redução de danos, ambos ganham muito, muito, MUITO capital político com isso. E na cabeça deles, sacrificar a população local para manter esse capital político é perfeito.
parabéns, como a prefeitura não pensou nisso antes, né? muito sagaz! kkkkkkkkkkkkkkkkk vamos deixar as pessoas morrerem de fome
@@thalescoimbra você mora perto do fluxo? Você mora onde só me responde aí
GENTE SEM CARATER EFORÇA D EVONTADE ,FORNOS E A SOLUÇAO
TEM É QUE TER LEIS IGUAIS ÀS DA CHINA ARÁBIA SAUDITA INDONÉSIA IRÃ !
NÃO TEM MAIS JEITO MESMO ESSA CASTA MALDITA QUE CAUSA TANTAS DESGRAÇAS AO POVO BRASILEIRO!
Quanta coragem. O governo precisa intervir de verdade. Não com violência e sim dando dignidade a essas pessoas.
Fui a SP esse ano e passei de carro lá e é muito triste a situação o que o VICIO, faz com a pessoa não tem explicação.
Existe uma denuncia de que foi a própria prefeitura que deixou a cracolândia crescer e chegar a este ponto para que a região em torno se desvalorizasse para que ela pudesse pagar uma indenização baixa em possíveis futuras desapropriações. Faz sentido.
Eu passei hoje pela praça da princesa Isabel, e o tanto de gente q vi da Cracolândia lá era enorme, tinham vários na República tbm, fiquei até com medo, mas eu tava no ônibus com meu pai e vi um monte de gente, pensei que era coisa da virada cultural, mas depois vi pessoas com carrinhos, outras caindo no chão, e só depois percebi que era a Cracolândia
A situação da cracolândia chegou a esse extremo. Se lá no passado as autoridades tivessem agido com mais firmeza, talvez não teríamos esse problema insolúvel.
Sim penso igual a vc sempre pensei... assim.
Não é insolúvel não, mas a solução é contra o politicamente correto
Você não acha que surgiram mais? Eu não acho que esse seja o caminho já que existem diversas drogas como remédio, álcool, açúcar, tabaco... Que são viciantes a única diferença e a substância que é legalizada. Precisamos discutir mais esse assunto tão importante, eu respeito sua opinião de verdade.☺️
Obs: eu tenho 17 anos e sempre procuro me informar sobre esses assuntos, nunca usei nada, mas infelizmente esse problema está por todos os lados.
@@laissantana7792, quer comparar açúcar, tabaco com crack? kkk
@@vinihfsx sim, faz igual o governo filipino, mata 6 mil suspeitos por ano para acabar com as drogas. Ver se resolveu
Tiago, cada dia que passa te admiro cada vez mais. Que triste realidade! Esse é realmente um problema do mundo todo. Parabéns pela coragem 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Thiago vc merece muito ir para emissora de Tv! Seus vídeos são sensacionais. Parabéns pela coragem e dedicação e sensibilidade.
Parabéns pela coragem em produzir esse conteúdo Tiago. Estou disposto a discutir sobre esse assunto, para tentarmos, juntos, entender a situação, saber o que já foi tentado e não deu certo e propor soluções para esta questão que, como você disse no início, se trata de um problema social, de habitação, de saúde pública e de educação. Caso você ache interessante, coloco-me à disposição para discutirmos por vídeo conferência e presencialmente, se for o caso.
Roberto, muito importante a gente unir muitas opiniões, apurá-las e pensar em possíveis soluções, depois enviamos uma carta para os responsáveis com nossas sugestões. Olha um comentário sobre como fizeram na Suiça. Claro que cada lugar a situação é uma, mas podemos aprender algo com métodos que funcionaram.
Como já imaginava, descobri que muita gente já trabalha para encontrar soluções positivas e efetivas para essa questão. Veja esse debate: ua-cam.com/video/m6J3-pi43oY/v-deo.html
O que é que resulta nisso? Por que o usuário apela prá isso? Esse é o ponto principal dessa tragédia com o povo. O Estado se importa com a fonte da droga? O governo, o Estado, com certeza, é um dos principais responsáveis por isso.
Parabéns pela coragem e sensibilidade 💛✨ sou sua fã
Parabéns Tiago pela matéria, sou morador da região e sofro com a situação desde 2004 e quase usei o crack, mas um dependente químico me ajudou! Você não! Eu disse porque não? Porque você já sofre com tudo isso, eu disse a ele gostaria de saber como vocês vivem diretamente. Ele me explicou bem e tomei a decisão de não usar.
Obrigado por me ajudar a desenvolver um registro de uma realidade que a gente não gostaria de ter.
@@EdimarSantosMazzas Nossa Edimar, eu me arrepiei lendo seu comentário. Esse dependente foi um anjo que apareceu na sua vida. Obrigado por estar aqui, pelo depoimento, e por contribuir. Parabéns por ser forte!
Nos anos 70 trabalhei nessa Rodoviaria.Era maravilhoso!Saudades muitas
Olha eu sou um dependente químico em recuperação. Três anos sem álcool e crack. E digo por experiência própria. Se a pessoa não querer mudar não adianta esforço de ninguém. eu tive que vê que está perdendo tudo que amava família, filho e sanidade. Aí o tratamento e o auto conhecimento sobre a doença me ajudou e vem ajudando. Consciente que é uma luta pra vida toda. Mas essas pessoas aí na Cracolândia não tem mais noção estão sem sanidade. não adianta dialogar. É necessário uma intervenção de fora. E avaliar o tempo de tratamento. Se a pessoa conseguiu odiar a vida que tinha. Por que muitos aí gostam do que estão vivendo. Prazeres, vida sem limite e violência.
É muito triste essa droga que afeta o núcleo familiar e de difícil resgate do usuário
essa é um situação tão difícil que junte-se diversos departamentos sociais ainda ficariam dificeis
Ganhou um inscrito pela coragem 😱
O maior problema, no meu ponto de vista, são os traficantes. Os usuários vão para cracolândia porque podem comprar às drogas... o quê precisa é de uma polícia investigativa para coibir os vendedores. Claro, as ações sociais devem ser implementadas. Infelizmente, o Brasil negligenciou por décadas o narcotráfico de drogas, o resultado é esse caos em todo país. 😢😢😢
O maior problema tem nome e sobrenome: CRIME ORGANIZADO. E os políticos não vão acabar com o negócio dos seus parceiros.
Lembro-me de um dia... era bem cedo e estava chovendo... não desisti do meu propósito... eu peguei alguns currículos e fui atrás de um emprego no centro de SP... só que tive o infeliz azar de cruzar com um rapaz extremamente drogado... que simplesmente... deu um tapa na minha cara, derrubou-me no chão e levou minha bolsa... meus currículos caíram todos no chão... fiquei sem dinheiro pra voltar pra casa... algumas pessoas próximas me ajudaram... mas NUNCA ME ESQUECEREI DESSE DIA... Nem meu pai me agrediu desse jeito... PENA??? Tenho de mim... Tenho HORROR de drogados.
Pois é, desse jeito. Com drogado não tem acordo. Ele se destroi e destroi o que tiver junto a ele. Se afaste. Quem quiser e puder ajude. Os demais se afaste, só trazem desgraça. Deus abençoe Camila!
Era drogado mas não era bobo. Por que elennão escolheu um homem pra dar um tapa?
Parabéns Tiago pelo vídeo. Parabéns aos profissionais que trabalham no local, pq não é um trabalho fácil. O Governo precisa investir mais nestes profissionais e tomar providências para que não se alastrar mais.
Acá en Buenos Aires pasaba algo similar en ciertas plazas, se solucionó poniendo rejas, cuidadores, cámaras y vigilancias policial.Es necesario también las asociaciones de vecinos para cuidar el barrio.
Vc é maravilhoso Ti!!! Meu sonho é poder curtir um festival com vc! :)
Infelizmente não tem solução. Uns poucos conseguem sair de lá e regenerar, mas sempre haverão outros aparecendo, e assim por diante. Triste realidade
Minha futura cidade Tiago Lopes mas eu passei a te admirar mais ainda assistindo esse vídeo mostrando a realidade nua e crua da nossa amada São Paulo. Em 2023 pretendo visitar para brevemente morar em São Paulo e gostaria de lhe cumprimentar pessoalmente. Um abração de Salvador-Bahia. A solução para a cracolândia seria fazer uma desintoxicação interior, distribuição de alimentos, programas sócio educativos e culturais, programas de habitação popular, saneamento básico e reeducação cultural e intelectual.
A verdade é que é preciso lidar em diversas frentes, todas em conjunto, pra que seja minimamente efetivo, há casos de sucesso em outros países que deveriam servir como exemplo e adaptados à nossa realidade.
Moro na região desde o início e me entristece muito ver a situação dessas pessoas, há ainda quem romantiza o que acontece aqui, sem perceber que os moradores, lojistas e trabalhadores da região ficam no meio desse fogo cruzado. Imagina pra quem precisa percorrer essa região todos os dias, é um misto de tristeza, medo, incerteza.
Há certos horários que evitamos sair, na medida do possível, pois a instabilidade tem sido constante e sem muita perspectiva de melhora num futuro próximo. Vejo muitos se mudando, todos os finais de semana tem algum, os prédios cada vez mais vazios. além disso, não conseguimos dormir direito, com barulhos, música alta, fora a enorme sujeira deixada quando eles saem de um ponto para outro.
É sair de casa toda vez observando onde eles estão, pra tentar desviar com menores riscos de ser roubado. Não saio mais com celular, evito andar muito arrumada, sair à noite pra mim é algo que faz parte do passado. Com essa atual versão itinerante, muitos passam pela mesma situação. Somos reféns em nossas casas.
Espero realmente que um dia isso tudo possa estar no passado, a região tem construções lindas, avenidas largas, praças e parques que deveriam servir à população. Quem sabe um dia...
A primeira coisa é eliminar o excesso de lixo. Há lixo em toda parte. Conviver com lixo só piora o ambiente. É necessário colocar inúmeros cestos de lixo e viabilizar uma coleta periódica, mas regular. Isso já é um começo para acabar com essa energia. Essa energia precisa ser atacada pelas bordas, pelos detalhes. Tentar aplicar a teoria das janelas quebradas de alguma forma. Uma política de limpeza não interferiria na individualidade e liberdade de cada usuário, mas mudaria o entorno, o quer certamente afetaria o inconsciente de cada um de maneira positiva.
Cesto de lixo eles quebram ou vendem. Não permitem limpeza no meio deles. Vai lá fazer, pra vê.
É muito triste ver essas pessoas tão dependentes dessa droga e sem forças para reagir. ❤
Sem forças de reagir e buscar melhoria para a própria vida. Parece que são como zumbis, triste comparação, mas são pessoas que precisam de ajuda urgentemente.
Há três quesitos a serem considerados sobre este problema:
1) Os dependentes que devem ter suas vidas avaliadas, para que seja definido se há uma doença, ou se há malandragem;
2) Os traficantes, que precisam ser descobertos e punidos;
3) A população moradora e circulante da região, que pagam impostos e precisam ter seus direitos respeitados.
Portanto, o trabalho deve ter três frentes, muito bem planejadas:
A) Criação de espaços de triagem para identificação pessosl e do perfil dos dependentes e integrantes da cracolândia;
B) Criação de centros de tratamento e de produção, com dois tipos: um para aqueles que concordam com o tratamento e/ou trabalho, e outro, com reclusão forçada, para os que não concordam.
Nesses centros de tratamento e produção acontecerá o tratamento para livrar os usuários da dependência, e será oferecido trabalho (produção de pequenos objetos/utensílio etc) remunerado para iniciar a inclusão na sociedade.
Cabe salientar que a reclusão forçada se faz necessária por dois motivos:
a) Viciados nas ruas são um grande risco de roubos, ferimentos, ataques a outras pessoas inocentes depredação do patrimônio público e privado, e até mortes. Portanto, as pessoas que pagam seus impostos para manter a cidade manutenida devem ter seus direitos preservados, e isdo é impossível com a presença de marginais nas ruas (entenda o conceito de marginal: pessoa que está à nargem das regras de convivência social e da lei);
b) nas ruas não há como tratar de dientes, além do fato dexque aglomerações descontroladas de pessoas viciadas só tendem a aumentar; por isso a necessidade extrema de se tirar essa gente das ruas.
B) Criação de uma grande força tarefa policial/militar com um centro de inteligência para o acompanhamento estratégico para o desenvolvimento, comunicação à sociedade sobre o avanço da busca e apreensão dos traficantes.
A sociedade local precisa ser atendida para acabar-se o quanto antes com esse absurdo social inaceitável, e a estrutura a ser criada precisa ter autoridade e respeito da sociedade para tratar da situação, possivelmente com o rigor que for necessário para isso.
A SOCIEDADE TEM QUE INTIMAR EXIGIR O PREFEITO E O GOVERNADOR! NÓS PAGAMOS OS SALÁRIOS DELES!
Cara vc é um cara iluminado e privilegiado por poder ir na cracolandia dar uns role
Tiago, a rodoviaria mudou para o atual Terminal Rodoviario Tietê em maio de 1982. Completaram se 40 anos. O esvaziamento da Júlio Prestes ocorreu, além da mudança da rodoviária, com a atual Estação Barra Funda, onde os passageiros rumo ao Centro descem e se transferem para a Linha 3 Vermelha do Metrô. Isso foi em 1988, se não me engano.
Tudo resultado de péssimos governadores - políticos muito bem pagos com o nosso dinheiro - responsáveis pela área econômica e social do País. A grande maioria dessa gente não teve escola, consequentemente, não têm emprego (muito menos digno), não têm moradia, . . . . nem espectativa de uma vida melhor e dá nisso: pessoas, totalmente, desesperançadas se entregam ao vício. Empresas mesmo tendo concorrentes lucram alto. Mas, os governantes que não têm concorrência nenhuma, têm tudo sob seu próprio controle, arrecadando dinheiro através de impostos, fazem isso com os seus próprios compatriotas. Péssimo governo = péssimas consequências (sociais), onde todos nós sofremos com isso.
Tiago uma correção: a Cracolandia na verdade começou na Santa Cecília, aonde fica o Metrô em frente ao Bradesco por volta de 1993, no começo era 20 ou 30 pessoas mas chegaram em curto espaço de tempo em umas 200 pessoas. Aí um dia os seguranças do metrô junto com a PM expulsaram os viciados q partiram para rua Helvetia próximo à estação Júlio Prestes.
Obrigado por seu comentário necessário e importante! Encontrei muitas informações sobre esse começo. Vi tbm que tinha um grande grupo de dependentes que se concentrava na Zona Leste, onde realizaram a primeira apreensão de crack, e aí os dependentes foram deslocados para a região da Luz. E foram pra lá pq depois da desativação da rodoviária, o lugar estava abandonado. Então esse ¨início do início¨ da Cracolandia teve em frente ao metrô na Santa Cecília, na Zona Lesta e vários possíveis pontos, e depois se juntaram ali na Julio Prestes. Com a droga se espalhando pela cidade, em todos os cantos, foram surgindo dependentes por todos os lados e aos poucos eles iam para o centro. (por favor, me corrija se alguma informação não corresponder)
Olha eu acho q uma solução a curto prazo é muito difícil, muita gente ganha dinheiro e os dependentes não raciocinam mais é triste ver 😢
Em todas as grandes cidades do mundo existem Cracolândias, até maiores e mais tristes do que a nossa. A diferença é a legislação que permite que as autoridades possam agir, livrando esses coitados das mãos dos traficantes e levando-os à internação compulsória.
Isso, somado a inércia e falta de vontade política, gera o aumento dessa chaga, que emporcalha a cidade.
Como São Paulo no Brasil não
@@yrli789
Sim, porque São Paulo é a cidade mais procurada do Brasil, por pessoas em busca de oportunidades de emprego ou de assistencialismo, inclusive pessoas de outros países mais pobres que o nosso e aumentou muito com a pandemia, que empobreceu demais a população. Infelizmente, isso não é mais possível: tem gente demais, as autoridades não dão conta e a legislação não permite medidas mais radicais.
@@rcteugenio São Paulo, virou lixo. Muitos moradores de rúa, famelicos, muitas barracas, familias abaixo dos viadutos, tudo sujo, grafiti pelos predios, criminosos, aditos e narcotraficantes. Não vai comparar Nova Iorke com São Paulo. Nova Iorke e cidado do primeiro mundo.
4 carros pretos, 3 hrs da manhã, 20 agentes, 20 fuzis M4, 20 pistolas .40, rajada na craco. Pronto, resolveu o problema
Isso ai, eles querem ficar enfeiando nossa cidade, tem q meter bala neles mesmo
Década de 1960 Carlos Lacerda governador do RJ pegou os mendigos da cidade, colocou num navio e despejou no mar.
Thiago Lopes cara parabéns por sua coragem seus vídeos são muitos boisn
Obrigado Gabhiel
Aqueles que procuram os assistentes é sinal que, eles ainda tem lucidez pra vê a realidade na qual se encontram isso é muito bom ...porém nem todos se encontram com essa força e lucidez essa pessoas necessitam de internação compulsória.
Gostei do vídeo🌷❤🙂 Ti!! Verdade! possível sim vencer o crack!! 👏🏻👏🏻🌻🌷
E claro combatendo o tráfico.
Deus possa conduzir todos.🙏🙏
Conceição, faz sentido o que disse, quem procura é que ainda tem um sinal de lucidez.
Lembro que tinha uns projeto assim na Record, o cara saiu da cracolandia mas tempo depois voltou
Quem procura assistentes é porque está no fundo do poço, ameaças, perigo de perder a vida a qualquer momento.
Meu único vício é "tirar aquele cochilo" depois do almoço. Por mais que eu tente, não consigo parar.
Um lugar muito triste 😞
Muito mesmo
Parabens otima materia ecplicativa q muitos mostram mas nao explicavam
Um dos muitos purgatórios/umbrais dessa selva de pedras
Verdade
Eu penso que o Brasil tem tantas terras poderia ir tirando quem quer e dar sustento de alimentação do próprio trabalho que eles plantarem fazer nas terras pequenos alojamentos tipo com ajuda do governo mais é claro que não seria lucrativo para os governantes assim eles não querem
Sim sim, com certeza é educação investe na educação deles para vc ver 😂😂😂😂
O problema disso é tráfico de drogas e ponto.
Muito bom vídeo!
A única solução é investir em projetos sérios de educação, não só pra entrar na faculdade mas para que os jovens aprendam algo que os desafie a aprender e evoluir mais. Música, Esporte, empreendedorismo, algo que deixe de lado essa ganância por dinheiro fácil. Vejo muito jovem vendendo droga pois acha que vai ter o relógio que o traficante está usando, o carro do cara, as mulheres que eles tem. Infelizmente o tráfico virou sinônimo de conquista e ser taxado de bandido e marginal não tem importância nenhuma pra eles.
Solução é construir um centro de tratamento permanente aos viciados manter uma estrutura social, cultural religiosa em fim , até o viciado sentir capaz , curado se quiser saí um dia ou não.!
TEM 1000 PRÉDIOS VAZIOS NO CENTRO!
Ti, acredito que seja uma solução complexa. Muita vontade do poder público em dar o mínimo de dignidade a essas pessoas. Políticas públicas que estejam alinhadas com a redução de danos é um bom começo. Já vimos que fechar os olhos ou agir com violência ou internação compulsória é um pensamento que fracassou ... Gratidão por mostrar as belezas e as não tão belas partes de uma São Paulo...
Karlinha, obrigado pelo seu comentário :) Concordo com vc!
É porque você não mora próximo, se eles são “doentes “ não tem capacidade de decisão o certo é sim a internação compulsória por motivos óbvios
PODRE PODER PÚBLICO!
PRA ELES O MÁXIMO!
PRO POVO O MÍNIMO!
MALDITA CASTA!
@@RodrigoSouza-or6rt não adianta internação compulsória se eles não tiverem como se manter depois, e são jogados na rua. É necessário todo um trabalho social em conjunto.
Porra, tem solução? Essa desgraça existe ha anos, em pleno 2022 e ainda uma situação assim, acho difícil ter solução viu. Aliás, sabemos muito bem qual a medida será mais eficaz, mas eu prefiro não falar mais nada.
Quando eu vejo vídeos assim, com pessoas ajudando de alguma forma outras pessoas que precisam de cuidado, eu sinto que a minha vida está completamente errada, eu sinto que nasci pra cuidar de pessoas, mas estou muito longe disso
se vc sente q é isso, precisa tentar!
@@eusouLelet Estou tentando fazer isso no meu dia a dia, dê alguma forma isso me deixa leve e me faz sentir vivo.
A Suíça se destaca internacionalmente por sua abordagem inovadora no campo dos vícios. Adotou uma nova política de drogas no início dos anos 1990, quando centenas de viciados em drogas ocuparam praças públicas nas cidades de Zurique e Berna. O Platzspitz, atrás da estação de trem de Zurique, era então considerado o maior cenário aberto de drogas da Europa. Há 25 anos, a Suíça aplica a política dos “quatro pilares”: prevenção, terapia, redução de danos e repressão. Este modelo goza de grande respeito entre os profissionais da toxicodependência e sua eficácia está bem estabelecida: desde a sua entrada em vigor, as mortes por consumo de narcóticos diminuíram, a criminalidade caiu, a saúde dos viciados melhorou. . Uma das grandes novidades dessa política é a distribuição medicamente controlada de heroína. Os toxicodependentes têm a possibilidade de se dirigirem a um centro especializado que lhes fornece uma dose diária. As injeções são feitas no local, sob supervisão da equipe de saúde. Este método, introduzido em 1994, agora beneficia cerca de 1.700 viciados em drogas em toda a Suíça. Reduziu a transmissão de doenças, infecções e overdoses. As pessoas dependentes têm a oportunidade de viver uma vida quase normal. www.swissinfo.ch/fre/toxicomanie_sc%C3%A8nes-ouvertes-de-la-drogue-%C3%A0-zurich/37770774
Na verdade isso é apenas pra fingir que tá tudo bem, pois essas pessoas continuam doentes. Pensar que o governo usa dinheiro público para fabricar drogas e distribuir para os viciados é absurdo. Pior ainda é quem acha que isso daria certo num país corrupto como o Brasil. Já vejo funcionários públicos desviando drogas do governo e vendendo por fora. O problema do tráfico está no psicológico fraco dos usuários. Não é dando drogas pra eles que isso vai se resolver, mas sim justamente mudando a cabeça deles para blindá-los. Óbvio que quando a pessoa tá viciada precisa antes passar por um período de tratamento intensivo para desintoxicar e assim a cabeça poder pensar por si própria, sem a interferência da droga.
Muito obrigado pelo seu comentário Samara, realmente uma política pública com resultados positivos é um excelente caminho.
Realmente você tem razão o problema continua, só está escondido visualmente da sociedade. É essas drogas quem paga somos nós que trabalhamos na Suíça e pagamos os impostos.
@@samaralima1234 pois é, mas pelo menos a Suíça é um país bem rico. Agora imagina aqui no Brasil onde falta dinheiro pro básico como saúde, educação e segurança. Muito injusto tirar dinheiro de outras áreas pra pagar droga para viciados.
Parar de dar apoio....Tem muitas pessoas que dão assistência á eles, não falta nada, médicos e comida constantemente.....Desse jeito nunca vão decidir parar.
Parabéns pelo vídeo reportagem
Obrigado, trazendo a realidade pra juntos focarmos em solução
Construção de uma mega clínica em formato de presídio e fazer internações compulsórias de todos que estão lá. Só saem quando estiverem limpos e recuperados.
Cara corajoso, troféu 🏆
que conteúdo legal, gostei do canal
Eitha que adrenalina slk não sabia que vc era valente assim kkkkkkkkkk
Valente... ? tú não viu...? Com o .. na mão? 😁😁😁
É uma situação muito triste, mas infelizmente a população não pode pagar esse preço, pelo bem de todos a internação compulsória deveria acontecer.
Eu nunca usei drogas, não sou traficante, não fumo e não bebo; trabalhei e estudei a minha vida inteira, portanto, não me venham com essa deque os cracudos são um problema da sociedade; eles entraram nessa porque quiseram e ninguém guem os obrigou, nem mesmo os traficantes. Problemas, todos nós temos, mas isso não é justificativa para tirnar-se drogado e delinquente; portanto, nos poupe, pois esse problema não é meu!!!
Problema muito complexo e requer uma abordagem sériia e multidisciplinar. 0
Na minha opinião as pessoas que se formaram em faculdades públicas deveriam trabalhar por no mínimo 2 anos ajudando a rede de saúde
Rodoviária foi fechada nos anos 80 e se transferiu para as rodoviárias do Tietê e Barra Funda
Tiago e sempre bom ver sao paulo pela sua otica. Porém esse assunto e muinto delicado dificio ate de comentar. Mas acredito que qualquer resolução parta de uma politica pulblica seria....um abraço
Ricardo, obrigado pelo comentário. Fugi tanto desse conteúdo, mas achei que é importante trazer uma realidade a tona, pq quando a gente olha para ela com bons olhos podemos buscar uma solução. Afinal é um problema de todos nós, é a nossa sociedade.
Tinha que ter lei igual da Tailândia resolveria rapidinho
Enfim, quem não tem sido respeitado é o CIDADÃO que perdeu o Direito Constitucional de Ir e Vir, especialmente, o trabalhador, o comerciante da região, QUE PAGA IMPOSTOS e aluguel. E ainda terá a população da região conviver com a DEMAGOGIA de políticos e seus partidos, como, também, da Defensoria Pública, Ministério Público e até de Instituições de Direitos Humanos que, geralmente, aparece para defender os violadores. A Prefeitura deveria colocar essa população viciada, já que não pode internar para tratamento compulsório, dentro de uns ônibus e colocá-los nas portas da Defensoria Pública, Ministério Público e de todas as Instituições de Defesa de Direitos Humanos, pois assim, creio que logo haverá encaminhamento satisfatório, apesar de já esperar que digam que não são suas funções, pois a eles cabe “fiscalizar” e criticar etc.
Totalmnete de acordo, as pessoas que moram na cracolandia eles não queren sair do lugar, nem aceitam ajuda, pior tratamento, eles só quer ficar ahi porque é facil para eles roubar a transeuntes, amendrentar e fazer so lixo
Desculpe, nao tem mas jeito.
Só isolando-os numa fazenda,porém com cannabs liberada,pois já se fez o teste na gringa e dá certo! Só para os q quiserem usar é claro! Valeu
Um abraço
Jesus é só levar a palavra Jesus cura liberta transforma.jesus é vida é amor.
Acho que tem que ter prisão pra usuário de drogas. 10 anos fechado aí queria ver alguém achar bonito usar drogas.
Solução provisória.
Pega todo mundo e leva pro Sambódromo.
Lá é ambiente cercado e um pouco mais "controlado" e é do outro lado do Rio Tietê. Sem muitos comércios.
Solução permanente.
Pega todo mundo e leva pra Amazônia.
Dê pra todos chá de Daime e Ayuashka.
A maioria vai ficar por lá, virar índio e proteger a floresta
Outra provisória: devolve cada um pra seu estado/cidade de origem. Pelo menos distribui eles e distribui a responsabilidade social e de governantes. Pouquissímas cidades do Brasil tem cracolândia, são "exportados" para São Paulo".
Que situação mano, cara uma coisa é verídico... violência não vai dar muito certo cara
Então... mano eu diria que só Jesus pode mudar essas pessoas ❤❤
Não, se fosse vdd, jesus não permitiria que isso ocorresse, isso é coisa de pastor que quer levar a sua grana
conversa , essa coisa de colocar o fracasso na conta do outro, tirando a responsabilidade do viciado, do seu fornecedor e da corrupçao policial.
O PROBLEMA É QUE A CASTA MALDITA NÃO QUER SABER DE DEUS OU JESUS!
PESQUISEM!
Skid Row de São Paulo
👏👏👏
PSDB a decadas no governo de SP...o que fez? Nada ! Cracolandia nasceu e cresceu nos governos do PSDB...
A prefeitura tem colocar estas pessoas em um lugar fechado e tratar de todos com clinica comida e dormida pra todos e melhor que deixar todos nas ruas de sp..
EM SÃO PAULO TEM 1000 PRÉDIOS VAZIOS!
PESQUISEM!
CABEM 300 MIL PESSOAS!
@@nardopereirapinto3760 tem sim e a melhor opcao.
Você deveria fazer jornalismo. É muito melhor do que muitos repórteres da globolixo kkk
Muito falam que tem dó mas ninguém leva pra casa.
Parabéns Deus te abençoe
Nada que uma bomba ali no meio não resolva.
poisé.
1 internação e ressocialização voluntária
2 prisão para resilientes ao vícios (na cadeia é proibido pelo PCC uso de crack)
3 fim de papo
Isso nunca vai acabar,éssa é a verdade
Vc não faz ideia do que tá falando, cara. Vá nos albergues e casas de recuperação, converse com quem realmente trabalha com os dependentes químicos. Aí vai passar esse romantismo com esses zumbis rapidinho.
Que triste 😢
Muito
Eu acho ridículo o argumento de que "internação compulsória não resolve", não resolve pra quem ??? pros usuários, sim talvez nao resolva mesmo, mas pra população que se livra deles resolve. Então faz um hospital decente, a céu aberto, já que essa gente gosta de ficar ao relento, mas dai vem a desgraça da quadrilha dos direitos humanos falar que é um "campo de concentração" né pqp......
Eu vejo uma solução: Levá-los para um local , onde eles possam usar, sem atormentar as pessoas.
As pessoas de verde são orientadores socioeducativos, e não assistentes sociais. E quanto á acolher e encaminhar, não tem pra onde.
Finalmente alguém bem informado/realista.
Isso é culpa dos juízes que não permite a internação desses
CULPA DOS MALDITOS LEGISLADORES E GOVERNOS QUE FAZEM AS LEIS ERRADAS E INÍQUAS E INSANAS QUE CAUSAM TANTAS DESGRAÇAS AO POVO BRASILEIRO!
E TÊM QUE SER RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE E SOLIDARIAMENTE!
Aí eu pergunto para onde vai o dinheiro público???
Essa é só minha opinião.
A união faz a força seja pro bem ou pro mal.
Tipo cria uma base de acolhimento que fala que distribui crack de graça na primeira semana de tratamento aí os crackudo iriam no local. Aí só converte o crackudo É manda ele menti para trazer mais. Acho que funcionaria tenta ai.
Tenho uma sugestão: que todo cracudo seja enviado compulsóriamente para Cuba e Coréia do Norte. Que tal?
TEM 1000 PRÉDIOS VAZIOS NO CENTRO! CABEM 300 MIL PESSOAS!
Pergunta para os comerciantes que foram prejudicados e perderam seu ganha pão por conta deles.
Nao deveriam perguntar so pegar elas
Cracolandia eh a irma gemea da Skid Row em Los Angeles.
2022 e o governo está tentando a mesma coisa que tentaram em 2000.
Cada um deveria ter o direito de fazer o que quiser com o próprio corpo e assumir as consequências de forma natural em si mesmo. o tráfico existe porque alguém está comprando, é só acabar com o tráfego e investir os bilhões gastos com polícia e armamentos em tratamentos e educação para os dependentes.
Com o tráfico ninguém acaba. Polícia corrupta não interessa acabar.
Tem, internação compulsória.
Esse prédio do lado é o prédio do sexo é ?
Não vejo solução, se não pode internar a força, não querem tratamento, vai ser feito o que? deixar as pessoas continuar sendo assaltadas? ou são todos internados ou presos.
Engraçado que toda mundo culpa a antiga rodoviária, o principal culpado é o poder público, se tivesse agido no começo quando tinha meia dúzia de zumbi, seria muito mais fácil de resolver, agora com essa multidão esquece pode entregar o centro de sp pra eles, perdeu playboy.
Acabar com viciado.
E preciso mudar essa lei que passa a mão na cabeça e perdoa. Traficante e viciado tem que ser a mesma pena. Sem mimimi.
Quem defende a pauta de drogas e legalizar e a Esquerda. Fala em endurecer a lei contra as drogas , serão os primeiros a fazer barulho.