aaaah que vídeo maravilhoso! Estava até agora tentando entender melhor sobre este uso do gráfico logarítmico porque ele realmente é mais difícil de interpretar já que não é tão usual Estou tendo contato com esse tipo de gráfico na faculdade (na área de Controle) mas mesmo lá o professor não comentou sobre estes motivos falados no vídeo Material maravilhoso
4 роки тому+1
Ana, satisfação ler seu comentário! Fico feliz em saber que contribuímos! Da energia para continuar seguindo! :)
Já estava por dentro das escalas logarítmicas e vim ver por curiosidade, achei super didática a explicação da Júlia, queria ter tido uma explicação assim na época que estudei isso.
Caramba, melhor explicação que já ouvi sobre isso, eu tinha uma noção empírica disso, mas não sabia exatamente como explicar, vou salvar esse vídeo nos importantíssimos para futura necessidade, valeuzão!
4 роки тому+2
Show, parabéns meninas adorei. Como o assunto é interesse vou comentar também. Ou seja, galera, um gráfico é nada mais que uma tabela. Na horizontal é o tempo (usando o exemplo do vídeo) e na vertical o número de óbitos. A ideia de usar essa tal escala logaritmica é analisar alguma coisa que cresce muito rápido com o tempo e assim quando o gráfico na escala logartmica é, digamos, uma reta quer dizer que o crescimento é de fato exponencial. Um gráfico com escala normal (da forma que a gente usa "normalmente") ou seja ali a horizontal e vertical os números estão espalhados da mesma forma, se o gráfico virasse uma reta o crescimento seria linear. Mas os óbitos da covid crescem exponencialmente rápido por isso, como comentado no vídeo, é melhor a gente olhar com a escala logarítmica. Tem um exemplo que eu fiz umas continhas para ilustrar o quão rápido é o crescimento exponencial. Pessoal, imaginem o seguinte experimento mental. Eu tenho um grão de areia e um botão mágico. A cada segundo eu aperto o botão e a quantidade de areia dobra. Digamos que eu fique apertando por 5 minutos esse botão ... quantos grãos de areia eu terei? Vai ser muito ... mas muito quanto? Olha aí para o seu quarto, você acha que é mais do que a quantidade de átomos da sua casa? Sim! Você acha que é mais do que a quantidade de átomos de todas as casas da cidade de Campinas? Sim. ... é mais do que a quantidade de átomos que tem no Brasil todo. Ou seja ... junta tudo que tem no Brasil e conta a quantidade de átomos. Bom ... na verdade é mais do que a quantidade de átomos que existe no PLANETA TERRA!!! Ai ai ... chega de dramatizar, é MUITAS vezes mais do que a quantidade de átomos que existe em TODO O UNIVERSO! Isso mesmo. Isso é um exemplo de crescimento exponencial, é muito rápido gente. Por isso o perigo está aí. Boa sorte para nós. Se cuidem.
CRISTAIS NA TERRA! Muito obrigada pelo convite, é sempre uma honra estar com vocês
Explicação maravilhosa!! obrigado!
Que explicação top. Simples e clara. Parabéns
Nossa a mestre babel ta demais, véi.
pq a preocupaçao não é não deixar ninguem morrer, e sim controlar quantos estão morrendo e quantos vão morrer
Obrigadaa eu tava perdida nesses gráficos
Feliz em saber que ajudamos
otimo video
👍🏾
(Y)
Otimo video, obrigada!Parabéns pelo trabalho!
O trabalho que vcs fazem é maravilhoso! Obrigado por compartilhar essas informações
aaaah que vídeo maravilhoso! Estava até agora tentando entender melhor sobre este uso do gráfico logarítmico porque ele realmente é mais difícil de interpretar já que não é tão usual
Estou tendo contato com esse tipo de gráfico na faculdade (na área de Controle) mas mesmo lá o professor não comentou sobre estes motivos falados no vídeo
Material maravilhoso
Ana, satisfação ler seu comentário! Fico feliz em saber que contribuímos! Da energia para continuar seguindo! :)
Obrigado pela explicação, mas qual é o objetivo em termos práticos?
Já estava por dentro das escalas logarítmicas e vim ver por curiosidade, achei super didática a explicação da Júlia, queria ter tido uma explicação assim na época que estudei isso.
Caramba, melhor explicação que já ouvi sobre isso, eu tinha uma noção empírica disso, mas não sabia exatamente como explicar, vou salvar esse vídeo nos importantíssimos para futura necessidade, valeuzão!
Show, parabéns meninas adorei. Como o assunto é interesse vou comentar também. Ou seja, galera, um gráfico é nada mais que uma tabela. Na horizontal é o tempo (usando o exemplo do vídeo) e na vertical o número de óbitos. A ideia de usar essa tal escala logaritmica é analisar alguma coisa que cresce muito rápido com o tempo e assim quando o gráfico na escala logartmica é, digamos, uma reta quer dizer que o crescimento é de fato exponencial. Um gráfico com escala normal (da forma que a gente usa "normalmente") ou seja ali a horizontal e vertical os números estão espalhados da mesma forma, se o gráfico virasse uma reta o crescimento seria linear. Mas os óbitos da covid crescem exponencialmente rápido por isso, como comentado no vídeo, é melhor a gente olhar com a escala logarítmica.
Tem um exemplo que eu fiz umas continhas para ilustrar o quão rápido é o crescimento exponencial. Pessoal, imaginem o seguinte experimento mental. Eu tenho um grão de areia e um botão mágico. A cada segundo eu aperto o botão e a quantidade de areia dobra. Digamos que eu fique apertando por 5 minutos esse botão ... quantos grãos de areia eu terei? Vai ser muito ... mas muito quanto? Olha aí para o seu quarto, você acha que é mais do que a quantidade de átomos da sua casa? Sim! Você acha que é mais do que a quantidade de átomos de todas as casas da cidade de Campinas? Sim. ... é mais do que a quantidade de átomos que tem no Brasil todo. Ou seja ... junta tudo que tem no Brasil e conta a quantidade de átomos. Bom ... na verdade é mais do que a quantidade de átomos que existe no PLANETA TERRA!!! Ai ai ... chega de dramatizar, é MUITAS vezes mais do que a quantidade de átomos que existe em TODO O UNIVERSO! Isso mesmo. Isso é um exemplo de crescimento exponencial, é muito rápido gente. Por isso o perigo está aí. Boa sorte para nós. Se cuidem.
Tava faltando essa explicação mesmo! Valeu!
Muito legal, tava querendo explicar isso pra uma galera que não tava entendendo direito essa escala, vou passar esse vídeo pra esse povo.
Que crossover perfeito!
Ótima explicação, nunca entendi bem essa escala e esse video foi muito necessario, chamem a matermaniaca mais vezes!
Maravilhoso esse crossover
Quando usar LIN? Quando usar LOG?
Aqui vai uma sugestão:
ua-cam.com/video/YftsEcH_gpQ/v-deo.html
Olá, qual é o programa que vocês usam para imprimir os gráficos?
É tudo feito em Python ^^
é o Ulquiorra no seu braço?