Alerta pro pessoal é não usar aqueles autotransformadores comerciais achando que ficará isolado. Primário e secundário de um autotransformador é conectado fisicamente. Tem que ser transformador isolador.
Os dois canais de um amplificador estavam invertidos...meus osciloscópio usb...soltou um ontem de fumaça...o FPGA tinha um furinho, mas incrivemente ainda funciona....
Me lembrei da época em que fazia estágio no Senai e um dos engenheiros falava para gente arrancar o pino de terra dos cabos de alimentação dos osciloscópios. Também havia o problema da diferença de potencial entre aterramento mal feito e o neutro, ai dava uns poucos volts de diferença. Em alguns casos, até que não havia nenhum terra nas tomadas e outras vezes alguém havia juntado terra e neutro nas tomadas.
Umas opções são em determinadas medidas suspender o polo terra do oscoliscopio é ter certeza em conectar a garra do oscoliscopio no neutro da tomada ! Outra opção é ligar em série com a garra um fusível ou fusistor (R=0) .
Excelente, já com like. Embora eu já saiba porque eu já utilizo osciloscópios desde os finais dos anos 80. Eu por norma não isolo o osciloscópio, mas sim a bancada, e os aparelhos que trabalho na bancada. Tenho outras técnicas de medição e da utilização do osciloscópio quando por alguma razão tenho que medir tensões altas, para estudo de ondas. Mas compreendo que esse é o erro de qualquer principiante ou iniciante. Abraços
Fiz isso uma vez nos testes em um circuito com fonte capacitiva, descuido mesmo! O cabo da garra explodiu bem perto da minha mão... Resultado: Osciloscópio sem danos, tive que soldar o cabo da garra no conector da ponteira... Sem grandes prejuízos, mas o risco de choque ou queimadura é grande! Acho que o fato de o osciloscópio não ter sido danificado deve-se ao fato de a garra ser diretamente conectada ao terra entre um e outro não tinha obstruções😁
@@xbcvye5434fds Sim, eu creio que o aterramento foi fundamental pra não ter ocasionado maiores danos.. O osciloscópio é um Tektronix. Agora só uso trafo isolador, aprendendo com os erros!
Meu osciloscópio é de 5v. Uso bateira externa. Assim não tenho esse problema, mas já conhecia essa possibilidade de queima do mesmo. O grande problema na verdade está mesmo na alimentação do osciloscópio. Meu professor falava que ele não pode medir AC (não deveria) conectado na mesma rede elétrica em que está ligado. O ideal é ele ser isolado mesmo, até pra evitar interferências, mas aprendi também que a solução é usar um transformador e que ele poderia ser de qualquer tipo (1:1, 2:1 ou 1:2) . O importante é ele ser isolador; ter primário e secundário.
É uma boa dica, principamente para quem tem laboratórios que trabalham com áudio e as medições sem ruído são necessárias. É boa ideia isolar os equipamentos da rede e criar uma nova terra para ter energia limpa.
Mestre, poderia falar em um vídeo sobre aquelas pilhas de gavetas. Falar sobre as dimensões e o que você guarda ali alem de capacitores , doidos, resistores.
Bom dia ! Boa explicação, lembrando que podemos realizar medidas diretas em rede AC com instrumentos alimentados por baterias, inclusive osciloscópios. Nesse caso eles estarão isolados da rede AC e se precisar do terra para ter uma referência basta ligar o terra do instrumento no aterramento da bancada (aterramento testado e certificado ).
Uso um osciloscópio de fonte externa, isso minimiza o problema, mas para sanar completamente o problema é preciso um transformador isolador de dois enrolamentos separados, e nada de usar aqueles auto-transformadores baratinhos, a fase passa p. o secundário.
Olá Wagner, excelente video... como sempre! Algo simples que passa desapercebido por alguns e até mesmo os mais experientes. Uma questão importante que merece até um debate: Devemos "isolar" apenas o aparelho sendo instrumentado ou, devemos "isolar" tudo através do mesmo trafo 1:1? Osciloscópio e aparelho? Sei que opiniões irão divergir... mas fica a dica para um debate! Um forte abraço meu amigo!
Outro dia coloquei a ponteira do meu velho Tektronics na saida de potencia de RF e quase torrei a entrada dele. Por sorte nao queimou, um discuido pode queimar o equipamento.
É vdd, oque eu uso estava dando 90 volts esses dias e ate saindo fogo quando conectava o terra em outro aparelho, a única falha que eu acho é eles ligar capacitores de desacoplamento para o neutro, do primário ao secundário de fontes chaveadas, se quando conectamos a tomada podemos virar a posição e acabar enviando o positivo para o neutro, e ele nao existindo vai direto para a carcaça de fontes ou cpus, existindo neutro gera um certo curto, porque um capacitor em AC é uma carga. Pensei no mesmo, um transformador isolador, e também em um circuito com um controlador ou comparado que liga um rele invertendo as fazes.
Obrigado amigo, eu comprei um FINIRSI 1014 D, que ainda não chegou. Esse modelo usa uma fonte do tipo carregador de smartphone. Eu faço reparos em eletrônica mas nunca usei um osciloscópio, vou estudar melhor antes de usar. Parabéns por ter um canal que presta informações importantes
Que ótimo Julio! Se tiver interesse, temos um curso de osciloscópio digital bem completo: go.hotmart.com/D9607887A Fazendo esse curso você vai tirar o máximo proveito do seu equipamento. Sucesso!
Boa tarde professor. Comprei um Hantek e estou com uma dúvida: minha bancada tem aterramento nas tomadas, coloquei haste de cobre. Renovo o pino da tomada do osciloscópio ou mantenho e coloco um transformador?
E tem um outro canal de eletrônica que o cara fala para não ligar o osciloscópio no trafo isolador pois a carcaça perderia o aterramento e em caso de surto as proteções do equipamento não teriam para aonde desviar devido à ausência de terra, ele fala para ligar o circuito sob medida no trafo...
@@canalwrkits Então confirma que o correto é ligar o osciloscópio na rede elétrica normalmente (ficando o mesmo aterrado) e só as placas de testes devem estar ligadas ao transformador isolador, correto?
Embora tenha o meu terra particular se é assim que posso dizer, e consequentemente meu Pc, fonte estejam ligados neste terra eu estou bastante receioso! Meu osciloscoío esta em um tranformador isolador porem o aterramento dele é comum para todos os demais, como disse usam o mesmo aterramento de 4 astes. Acreditem estou inseguro.
No seu exemplo provavelmente iria sair fumaça e romper o fio da malha que vai na garra jacaré, ele certamente seria o fusível... Perigoso também é a medida em paineis e mosfets em mais de um canal simultâneo, na indústria usam o osciloscópio de canal isolado...
Sabe-se que estamos a medir uma tensão AC de valor considerável. Então, antes de tudo, decido identificar o fio fase com uma chave de testes - dessas que podem ser facilmente encontrada em casas de material para construção. Uma vez identificado o fio fase, procedo com o osciloscópio. Ainda assim esse método representa algum risco?
auto trafo não serve. estabilizador tambem nao kkk me fez lembrar de uma tv phillips que apesar de chaveado a fonte não tem isolação, eu tinha uma bancadacom armaçao de ferro, e conectei uma antena nela, mas a antena sem os capacitores de isolaçao, encostou direto na ferragem da bancada. a tv fez powwwwwwwwww
Ja passei por isso, a anentrada da entena tinha 02 capacitores ceramicos isoladores, liguei direto e powwwwww. e Essas vancadas com beirada de ferro é boa pra gente tomar choque, braço encostado nela e encosta na placa e só ve estrelas kkkkk
eu usei um trafo de estabilizador e deu certo. A dica é um estabilizador isolador, para saber isso é só notar a tomada do estabilizador n tem o pino central de aterramento, geralmente é trafo isolaor. Se retira toda a eletrônica e mede os 110v dos taps do trafo. Fiz isso, peguei um estabilizador antigo, retirei a placa eletrônica, medi os taps que dava 110v e uso para alimentar a minha impressora e o osciloscópio ou qualquer equipamento 110v na bancada de forma isolada. Esse é uma dica para quem não tem grana para mandar fabricar um toroidal 1:1 rsrs
@@gnengenharia sim, se for isolado, mas me referia a estabilizadores "baratos" que não são isolados o prario do secundário, ora a maioria o neutro e o mesmo para os dois enrolamentos, mas a derivação central fica entre o neutro e fase, e assim sendo não cumpre o propósito da isolação de rede dita no vídeo.
Uma dúvida. O manual de uma marca desacondelha conectar o equipalrnto em trafo isolador. Mas eu posso conectar o equipamento em um trafo isolador. A pergunta que eu faço é: Um osciloscópio conectado na rede da concesionária Fase Terra Neuto. O equipamento conectado em um trafo isolador. Se eu for testar o circuito de entrada de uma fonte chaveada pode ocorrer algum risco para o osciloscópio?
Prof Wagner, neste caso, posso ligar tanto scope, fonte e gerador de funções na alimentação isolada e aterra-los em um aterramento físico separado da rede elétrica, que não terei problemas com curtos?
O meu já veio com um adaptador de dois pinos , isto é, sem o neutro do centro. Já medi quase tudo com ele, até agora não queimou . Será porque ? Corro algum perigo ? Grato .
obrigado pela excelente explicação. Gostaria de fazer o seu curso de osciloscópio. assim que comprar um, eu irei fazer. esse transformador 1 x 1, qual seria os watts ideal para uma bancada de eletrônica - conserto de TV LED? com o osciloscópio, é possível medir a frequência de aparelhos que emitem som apenas audível a cães? comprei um aparelho que diz que a frequência é de 15 hz a 50 khz, o osciloscópio mede essa frequência? obrigado.
Posso então usar um transformador isolador para ligar o osciloscópio e medir a senoide da rede elétrica direto na tomada? Para quem trabalha com amplificadores com auto transformadores, protegeria o osciloscópio?
Uma dúvida: já que necessita dessa ferramenta para todos os equipamentos da bancada, porque não precisa para o multímetro? Já vi muitas pessoas medindo diretamente
Se vc está se referindo ao multímetro portátil ele não está ligado ao terra agora se for um multímetro de bancada aí precisa sim pois ele pode estar ligado ao aterramento.
Olá José, verifique se marcou todos os conteúdos como "assistido". Após estarem todos marcados, o certificado será gerado em uma nova guia no navegador, aí é só salvar o pdf e imprimir caso queira.
Outra alternativa (não recomendada e nem segura) é usar um adaptador na tomada do osciloscópio para isolar o pino central. Assim não dá curto, mas deixa as partes metálicas do osciloscópio energizadas, o que é um perigo.
Desculpe a ignorância, mas se a garra tem uma ligação direta com o terra da tomada do osciloscópio, o disjuntor não iria desarmar!?? Esse tempo desarme ficaria aquém de proteger outros componente também acoplados na garra neutro!?
Não tenho confiança de inserir a ponteira do osciloscópio direto na rede não.. uso um pequeno trafo 220/220 p. isolar completamente a ponteira, talvez perca um pouco da precisão,mas não perco o meu equipamento.
Se eu utilizar aquelas chaves teste que detecta o fase na tomada, e mesmo assim eu ligar corretamente (probe no fase e a "garrinha" no neutro) , ainda assim danifica o osciloscópio?
Se eu eliminar o pino central da tomada do osciloscópio também resolve, certo? Qual o problema nesse caso? O osciloscópio é todo em plástico, com o transformador 1:1 ele vai ficar sem o terra do mesmo jeito.
Osciloscópio a bateria não tem esse problema. Osciloscópio com fonte externa depende, precisará medir se existe um ligação entre o pino de aterramento e carcaça do osciloscópio.
Eu fiquei em dúvida do por quê o transformador isolador dá essa segurança. Pra mim (leigo) na saída do transformador tu tem a mesma tensão da entrada, porém "fase" "fase", e com uma corrente limitada por causa da eficiência, porém mesmo assim alta a ponto de queimar o equipamento caso haja curto-circuito.
Diego no vídeo ele explica que os osciloscópios mais comuns, embora sejam capazes de fazer medições em tensões alternadas de até 300Vrms, eles têm a garrinha da referência fisicamente ligada ao aterramento da rede elétrica, por isso se vc tentar ligar a garrinha da referência dos osciloscópio no terminal fase da rede elétrica, vc está fechando um curto circuito franco entre fase e terra. Em algumas cidades onde tem tensão 220V residencial, a situação é ainda pior, pois é muito comum os iniciantes tentarem medir as tensões direto da tomada e como em 220V são duas fases, acabam explodindo o osciloscópio. Quando vc utiliza um transformador isolador, vc está isolando galvanicamente seu osciloscópio da rede elétrica, por isso vc pode colocar a garrinha de referência direto na rede sem medo de fechar curto, pois não haverá caminho de retorno para a corrente, como aconteceria se vc ligasse o osciloscópio diretamente na rede elétrica. É preciso ter muito cuidado, pois não é qualquer transformador que é isolador, como o Wagner fixou no primeiro comentário. Esses transformadores de geladeira que existem por aí geralmente são autotransformadores e possuem conexão entre primário e secundário, por isso não são isoladores, sendo um dos fios referência de tensão tanto para primário quanto para o secundário. Outra forma de isolar o osciloscópio, se ele tiver essa possibilidade, utilizar ele ligado por bateria, mas nem todos possuem esse recurso ou permitem facilmente esse tipo de adaptação.
@@jeovane. A primeira parte do que você falou eu já tinha entendido no vídeo, mas fiquei em dúvida em por que o transformador isolador isola o equipamento da rede, sendo que o isolador ta conectado na rede (eletromagneticamente). Quando terminei o vídeo fui pesquisar bastante sobre como funciona transformadores, principalmente isoladores, e aparentemente ninguém tem essa mesma dúvida kkkkk A resposta _"no transformador isolador você está isolando galvanicamente seu osciloscópio da rede elétrica"_ ou _"o equipamento está num circuito diferente"_ , pra mim é muito vaga e não explica praticamente nada, pois, novamente, o transformador isolador ta conectado na rede. No final eu consegui chegar a uma explicação, porém apenas explicável visualmente kkkk
@@Diego-Garcia Realmente é uma dúvida que é mais fácil de ser entendida visualmente, considerando as características construtivas dos transformadores isoladores. Para facilitar para outros que não são da área de elétrica ou eletrônica, podemos pensar que esse isolamento galvânico existe, pois em um transformador isolador não existe contato elétrico entre os enrolamentos de cobre do primário e do secundário, por isso não existe um caminho fechado para circulação de corrente. Quando digo primário e secundário estou me referindo às bobinas que compõem um transformador. Uma delas é conectada diretamente à rede elétrica, a outra não, e só recebe energia, pois existe um acoplamento magnético entre elas, por isso se comporta como se fosse uma outra fonte de tensão e não compartilha elétrons com a primeira. Apenas seus campos magnéticos estão interconectados, dessa forma possuem referenciais diferentes para suas respectivas diferenças de potenciais.
Wagner ficou um pouco confuso o final, o trafo 1:1 é para alimentar o osciloscopio ou é para a tensão da rede passar por ele e no secundário dele fazer a medição? Além disso, o pino terra também deve ser desacoplado certo? Ja que também vai fechar curto entre a carcaça e o nivel de tensão medido, mesmo que tenha isolamento da rede vai ser um ponto vivo do secundário do trafo? Lembro de uma experiencia em um laboratorio de eletronica no curso, mesmo o osciloscopio alimentado por um trafo 1:1, quando iamos medir o disjuntor de proteção desarmava e o professor comentou que era por causa do pino terra, teve que isolar ele para prosseguir com o experimento. Abraço.
Acho q era um DR, pois com certeza tinha fuga e corrente, fase + T. O trafo isolador, fisicamente é construído com duas bobinas separadas. A indução eletromagnética que garante a isolação galvânica. Tem que saber a diferença de Trafo isolador e autotransformador. No meu canal eu explico e também tem essa medição da rede elétrica no osc de forma segura. Eu tbm recomendo o uso de uma lâmpada halógena série se for usar sem o trafo.
Olá Aparecido. O transformador 1:1 vai isolar o fase e o neutro de forma galvânica. Você fará a medição da rede no SECUNDÁRIO do trafo 1:1. O osciloscópio deve continuar aterrado sempre. O próprio osciloscópio também será alimentado a partir do secundário do trafo isolador.
transformador 1:1 é para vc medir a tensão da rede sem queimar o ociloscópio. você vai ligar o ociloscópio na rede, na sua tomada, normalmente. mas vai medir o sinal senoidal no secundário do transformador que está isolado da rede.
@@FaewGtr só é tomar cuidado em ligar a ponta de prova o osc no fase e a garra no neutro, pois assim vc está colocando o fase na entrada de alta impedância do dac do osciloscopio, porém tem q observar a tolerância de tensão máxima suportada. O meu osc por exemplo [é um keysight e suporta nas entradas 130v RMS, 1MOhms e 16pF
Se eu usar o trafo 1:1 para isolar o sinal da rede e medir com o osciloscopio o sinal no secundario desse trafo, ele não pode interferir no sinal, se tiver algum transiente ou deformação do sinal, ele não vai estar mais 100% puro certo? O conceito que eu tinha é errado, de usar o trafo 1:1 e com ele alimentar o osciloscopio, para colocar a ponta de prova direto na rede COM o osciloscopio sendo alimentado pelo secundário do trafo 1:1, com isso lendo o sinal sem nenhum tipo de alteração (indutancia etc) do transformador que possa alterar algum ruido que esteja presente na rede... Estou com essas dúvidas, pois como expliquei, os professores praticamente não falaram muito sobre isolar o osciloscopio da rede e medir ruidos na rede para por exemplo, tratar o ruido para não interferir em um circuito amplificador.
Wagner: agora fiquei na dúvida! O osciloscópio ao ter a garra ligada à fase não ficaria somente com a carcaça energizada com o potencial da fase, correndo o risco do operador sofrer um choque ao encosta-la? Ou realmente explode? Ou a carcaça somente fica energizada no potencial da rede? Valeu.
@@canalwrkits pois é kkkk eu só não consegui visualizar a explosão kkk...somente a carcaça sendo energizada? A explosão será porque onde deveria ter 0V terá a tensão ac da rede queimando os componentes?
boanoit wagner o meu oscilocopio usa 1 fonte p carregar a bateria interna dele desligando essa fonte posso usar p faser essa medisão averia algum dano no equipamento ? obrigado
Nossa, eu lembro do meu professor do técnico repetindo umas 57 vezes na aula pra gente NÃO FAZER isso aí, que ia EXPLODIR kkk pq a capacidade do aluno de fazer besteira é infinita, ent ele repetia incansavelmente isso aí.
Alerta pro pessoal é não usar aqueles autotransformadores comerciais achando que ficará isolado. Primário e secundário de um autotransformador é conectado fisicamente. Tem que ser transformador isolador.
Mas sendo um trafo isolador relaçaõ 1:1, eu vou ter tensão alternada no secundário. Não ocorrerá um curto do mesmo jeito?
Os dois canais de um amplificador estavam invertidos...meus osciloscópio usb...soltou um ontem de fumaça...o FPGA tinha um furinho, mas incrivemente ainda funciona....
Me lembrei da época em que fazia estágio no Senai e um dos engenheiros falava para gente arrancar o pino de terra dos cabos de alimentação dos osciloscópios. Também havia o problema da diferença de potencial entre aterramento mal feito e o neutro, ai dava uns poucos volts de diferença. Em alguns casos, até que não havia nenhum terra nas tomadas e outras vezes alguém havia juntado terra e neutro nas tomadas.
Umas opções são em determinadas medidas suspender o polo terra do oscoliscopio é ter certeza em conectar a garra do oscoliscopio no neutro da tomada ! Outra opção é ligar em série com a garra um fusível ou fusistor (R=0) .
Excelente, já com like. Embora eu já saiba porque eu já utilizo osciloscópios desde os finais dos anos 80. Eu por norma não isolo o osciloscópio, mas sim a bancada, e os aparelhos que trabalho na bancada. Tenho outras técnicas de medição e da utilização do osciloscópio quando por alguma razão tenho que medir tensões altas, para estudo de ondas. Mas compreendo que esse é o erro de qualquer principiante ou iniciante. Abraços
Falou instrumentação eletrônica? Já dei like! Teu canal é uma terapia!
Muito obrigado!
Fiz isso uma vez nos testes em um circuito com fonte capacitiva, descuido mesmo! O cabo da garra explodiu bem perto da minha mão... Resultado: Osciloscópio sem danos, tive que soldar o cabo da garra no conector da ponteira... Sem grandes prejuízos, mas o risco de choque ou queimadura é grande! Acho que o fato de o osciloscópio não ter sido danificado deve-se ao fato de a garra ser diretamente conectada ao terra entre um e outro não tinha obstruções😁
@@xbcvye5434fds Sim, eu creio que o aterramento foi fundamental pra não ter ocasionado maiores danos.. O osciloscópio é um Tektronix. Agora só uso trafo isolador, aprendendo com os erros!
Meu osciloscópio é de 5v. Uso bateira externa. Assim não tenho esse problema, mas já conhecia essa possibilidade de queima do mesmo. O grande problema na verdade está mesmo na alimentação do osciloscópio. Meu professor falava que ele não pode medir AC (não deveria) conectado na mesma rede elétrica em que está ligado. O ideal é ele ser isolado mesmo, até pra evitar interferências, mas aprendi também que a solução é usar um transformador e que ele poderia ser de qualquer tipo (1:1, 2:1 ou 1:2) . O importante é ele ser isolador; ter primário e secundário.
É uma boa dica, principamente para quem tem laboratórios que trabalham com áudio e as medições sem ruído são necessárias. É boa ideia isolar os equipamentos da rede e criar uma nova terra para ter energia limpa.
Vi isso num cara que tem estudio de gravaçao.
@@canaldopicco Sim. O ideal é ecopotencializar os tERRAS.
Mestre, poderia falar em um vídeo sobre aquelas pilhas de gavetas. Falar sobre as dimensões e o que você guarda ali alem de capacitores , doidos, resistores.
Muito boa Wagner! Já vi colegas experientes "carbonizando" de osciloscópio!!!!
Bom dia ! Boa explicação, lembrando que podemos realizar medidas diretas em rede AC com instrumentos alimentados por baterias, inclusive osciloscópios. Nesse caso eles estarão isolados da rede AC e se precisar do terra para ter uma referência basta ligar o terra do instrumento no aterramento da bancada (aterramento testado e certificado ).
Perfeito Robson.
Wagner, meu querido, como não tem mais vídeos da clássica de pic, por favor faz um conversor usb serial TTL com o PIC! A ideia era aprender !
Taí, mais uma dica importante pra galera, vai ajudar muita gente! Wagner começou 2022 com tudo!!! parabéns WR
Muito obrigado Antonio! Traremos bastante conhecimento em 2022.
Uso um osciloscópio de fonte externa, isso minimiza o problema, mas para sanar completamente o problema é preciso um transformador isolador de dois enrolamentos separados, e nada de usar aqueles auto-transformadores baratinhos, a fase passa p. o secundário.
Boa Noite Wagner. E se ligar a Garra ao Neutro. Não daria problema.....🐺👍🇧🇷
Boa dica para os mais destraídos Wagner
Olá Wagner, excelente video... como sempre! Algo simples que passa desapercebido por alguns e até mesmo os mais experientes. Uma questão importante que merece até um debate: Devemos "isolar" apenas o aparelho sendo instrumentado ou, devemos "isolar" tudo através do mesmo trafo 1:1? Osciloscópio e aparelho? Sei que opiniões irão divergir... mas fica a dica para um debate! Um forte abraço meu amigo!
Valeu Stenio! O ideal é termos a bancada completa isolada. Assim o profissional estará trabalhando protegido também. Abraços
O osciloscópio possui o terra para proteção, isolar o osciloscópio é complicado. O ideal é isolar o equipamento ou circuito que vai ser medido.
Outro dia coloquei a ponteira do meu velho Tektronics na saida de potencia de RF e quase torrei a entrada dele. Por sorte nao queimou, um discuido pode queimar o equipamento.
É vdd, oque eu uso estava dando 90 volts esses dias e ate saindo fogo quando conectava o terra em outro aparelho, a única falha que eu acho é eles ligar capacitores de desacoplamento para o neutro, do primário ao secundário de fontes chaveadas, se quando conectamos a tomada podemos virar a posição e acabar enviando o positivo para o neutro, e ele nao existindo vai direto para a carcaça de fontes ou cpus, existindo neutro gera um certo curto, porque um capacitor em AC é uma carga.
Pensei no mesmo, um transformador isolador, e também em um circuito com um controlador ou comparado que liga um rele invertendo as fazes.
Obrigado amigo, eu comprei um FINIRSI 1014 D, que ainda não chegou. Esse modelo usa uma fonte do tipo carregador de smartphone. Eu faço reparos em eletrônica mas nunca usei um osciloscópio, vou estudar melhor antes de usar. Parabéns por ter um canal que presta informações importantes
Que ótimo Julio! Se tiver interesse, temos um curso de osciloscópio digital bem completo: go.hotmart.com/D9607887A
Fazendo esse curso você vai tirar o máximo proveito do seu equipamento. Sucesso!
Boa tarde professor. Comprei um Hantek e estou com uma dúvida: minha bancada tem aterramento nas tomadas, coloquei haste de cobre. Renovo o pino da tomada do osciloscópio ou mantenho e coloco um transformador?
Excelente vídeo, professor. É sempre bom, lembrar desses detalhes. Muito obrigado por compartilhar.
Gostei muito bom é sempre bom um alerta pra galera isso é muito bom 👍 parabéns
Obrigado pelo conteúdo, Wagner. Um abraço
E tem um outro canal de eletrônica que o cara fala para não ligar o osciloscópio no trafo isolador pois a carcaça perderia o aterramento e em caso de surto as proteções do equipamento não teriam para aonde desviar devido à ausência de terra, ele fala para ligar o circuito sob medida no trafo...
O osciloscópio deve estar aterrado sim. Porém você deve isolar o Fase e o Neutro dele.
@@canalwrkits Então confirma que o correto é ligar o osciloscópio na rede elétrica normalmente (ficando o mesmo aterrado) e só as placas de testes devem estar ligadas ao transformador isolador, correto?
Olá Wagner boa aula
Eu uso em minha bancada um trafo isolador galvânico, para todos os instrumentos.
Excelente Omar!
Primário de fontes chaveadas também, professor.
Embora tenha o meu terra particular se é assim que posso dizer, e consequentemente meu Pc, fonte estejam ligados neste terra eu estou bastante receioso! Meu osciloscoío esta em um tranformador isolador porem o aterramento dele é comum para todos os demais, como disse usam o mesmo aterramento de 4 astes. Acreditem estou inseguro.
Dica valiosa! Legal!
No seu exemplo provavelmente iria sair fumaça e romper o fio da malha que vai na garra jacaré, ele certamente seria o fusível... Perigoso também é a medida em paineis e mosfets em mais de um canal simultâneo, na indústria usam o osciloscópio de canal isolado...
Boa dica meu xará. Pergunto se os estabilizadores comuns com transformador são isoladores ou não.
boa noite, no caso como faço para medir 220 v fase fase
Boa Noite! Isso acontece também quando o pino de terra não está ligado a nada, como na maioria das residências?
Boa noite Professor Wagner
Boa noite Luiz!
Sabe-se que estamos a medir uma tensão AC de valor considerável. Então, antes de tudo, decido identificar o fio fase com uma chave de testes - dessas que podem ser facilmente encontrada em casas de material para construção. Uma vez identificado o fio fase, procedo com o osciloscópio. Ainda assim esse método representa algum risco?
Faz um vídeo ensinando a fazer o pedido do transformador no site da toroid, eu fui lá no site e não entendi foi nada.
Boa noite Wagner, que tal lançar um curso de altium designer?
auto trafo não serve. estabilizador tambem nao kkk
me fez lembrar de uma tv phillips que apesar de chaveado a fonte não tem isolação, eu tinha uma bancadacom armaçao de ferro, e conectei uma antena nela, mas a antena sem os capacitores de isolaçao, encostou direto na ferragem da bancada. a tv fez powwwwwwwwww
Ja passei por isso, a anentrada da entena tinha 02 capacitores ceramicos isoladores, liguei direto e powwwwww. e Essas vancadas com beirada de ferro é boa pra gente tomar choque, braço encostado nela e encosta na placa e só ve estrelas kkkkk
eu usei um trafo de estabilizador e deu certo. A dica é um estabilizador isolador, para saber isso é só notar a tomada do estabilizador n tem o pino central de aterramento, geralmente é trafo isolaor. Se retira toda a eletrônica e mede os 110v dos taps do trafo. Fiz isso, peguei um estabilizador antigo, retirei a placa eletrônica, medi os taps que dava 110v e uso para alimentar a minha impressora e o osciloscópio ou qualquer equipamento 110v na bancada de forma isolada. Esse é uma dica para quem não tem grana para mandar fabricar um toroidal 1:1 rsrs
@@gnengenharia sim, se for isolado, mas me referia a estabilizadores "baratos" que não são isolados o prario do secundário, ora a maioria o neutro e o mesmo para os dois enrolamentos, mas a derivação central fica entre o neutro e fase, e assim sendo não cumpre o propósito da isolação de rede dita no vídeo.
Uma dúvida. O manual de uma marca desacondelha conectar o equipalrnto em trafo isolador.
Mas eu posso conectar o equipamento em um trafo isolador.
A pergunta que eu faço é:
Um osciloscópio conectado na rede da concesionária Fase Terra Neuto.
O equipamento conectado em um trafo isolador.
Se eu for testar o circuito de entrada de uma fonte chaveada pode ocorrer algum risco para o osciloscópio?
Boas, este conteúdo é interessante. Abraços 😇👍
Valeu João, abraços!
Parabéns pela dica professor
O aterramento utilizado após o trafo pode ser o mesmo da rede, ou se deve colocar outra vara de aterramento ?
Pode ser o mesmo da rede, pois o terra é sempre um condutor do usuário, e não da concessionária.
salvou meu futuro osciloscópio 😅😅😅
"Saudade do que a gente nao viveu" Mar Ney
Essa é a ideia Fernando, bons projetos!
Dica fantástica. Parabéns.
Boa dica, Valeu.,..
Se a fonte é chaveada dentro do osciloscópio, pra quer usar transformador isolador.
Prof Wagner, neste caso, posso ligar tanto scope, fonte e gerador de funções na alimentação isolada e aterra-los em um aterramento físico separado da rede elétrica, que não terei problemas com curtos?
O meu já veio com um adaptador de dois pinos , isto é, sem o neutro do centro. Já medi quase tudo com ele, até agora não queimou . Será porque ? Corro algum perigo ? Grato .
Dicas muito valiosas!!!
obrigado pela excelente explicação. Gostaria de fazer o seu curso de osciloscópio. assim que comprar um, eu irei fazer. esse transformador 1 x 1, qual seria os watts ideal para uma bancada de eletrônica - conserto de TV LED? com o osciloscópio, é possível medir a frequência de aparelhos que emitem som apenas audível a cães? comprei um aparelho que diz que a frequência é de 15 hz a 50 khz, o osciloscópio mede essa frequência? obrigado.
Boa noite , e quando o osciloscópio é portátil, ou seja, com bateria ?
Excelentes dicas Wagner!
Obrigado Felipe!
Posso então usar um transformador isolador para ligar o osciloscópio e medir a senoide da rede elétrica direto na tomada? Para quem trabalha com amplificadores com auto transformadores, protegeria o osciloscópio?
Não. Seu osciloscópio estará ligado ao terra da mesma forma. Lembrando que desconectar o osciloscópio do terra não é uma opção.
Eu fiz isso acidentalmente com meu osciloscópio USB ao tentar diagnosticar uma fonte. 400 reais foram embora.
Uma dúvida: já que necessita dessa ferramenta para todos os equipamentos da bancada, porque não precisa para o multímetro? Já vi muitas pessoas medindo diretamente
Se vc está se referindo ao multímetro portátil ele não está ligado ao terra agora se for um multímetro de bancada aí precisa sim pois ele pode estar ligado ao aterramento.
Professor já terminei o curso basíco de amplificadores operacionais e ainda não tenho o certificado
Olá José, verifique se marcou todos os conteúdos como "assistido". Após estarem todos marcados, o certificado será gerado em uma nova guia no navegador, aí é só salvar o pdf e imprimir caso queira.
Outra alternativa (não recomendada e nem segura) é usar um adaptador na tomada do osciloscópio para isolar o pino central. Assim não dá curto, mas deixa as partes metálicas do osciloscópio energizadas, o que é um perigo.
porém vc vai perder a referência do terra. Vai ficar flutuando o gnd do equipamento. Sem contar que estará suscetível a ruídos.
Desculpe a ignorância, mas se a garra tem uma ligação direta com o terra da tomada do osciloscópio, o disjuntor não iria desarmar!?? Esse tempo desarme ficaria aquém de proteger outros componente também acoplados na garra neutro!?
5:43 Falar igual a revista acho que é Saber Eletrônica: Vamos falar do Torradinho...
SUPER LIKE
Não tenho confiança de inserir a ponteira do osciloscópio direto na rede não.. uso um pequeno trafo 220/220 p. isolar completamente a ponteira, talvez perca um pouco da precisão,mas não perco o meu equipamento.
uma duvida e se ele não estiver aterrado da o mesmo problema ?
Boa noite, no caso se osciloscópio for de bateria ,eu posso ligar a ponteira direito na rede?
Se as especificações do osciloscópio permitirem a análise da rede não há problema, pois o osciloscópio é isolado por si só.
Se eu utilizar aquelas chaves teste que detecta o fase na tomada, e mesmo assim eu ligar corretamente (probe no fase e a "garrinha" no neutro) , ainda assim danifica o osciloscópio?
Não é aconselhável.
Se eu eliminar o pino central da tomada do osciloscópio também resolve, certo? Qual o problema nesse caso? O osciloscópio é todo em plástico, com o transformador 1:1 ele vai ficar sem o terra do mesmo jeito.
Partes metálicas do osciloscópio ficarão no potêncial da fase da rede elétrica, dessa forma vc pode tomar um belo de um choque em um descuido
O osciloscópio tem proteções metálicas internas que devem ser aterradas sim. O propósito do transformador 1:1 é isolar o fase e o neutro da rede.
E se a gente usar aqueles osciloscópios que tem bateria recarregável ou que são alimentados com fonte externa tipo carregador, ainda tem esse risco?
Osciloscópio a bateria não tem esse problema. Osciloscópio com fonte externa depende, precisará medir se existe um ligação entre o pino de aterramento e carcaça do osciloscópio.
Eu fiquei em dúvida do por quê o transformador isolador dá essa segurança. Pra mim (leigo) na saída do transformador tu tem a mesma tensão da entrada, porém "fase" "fase", e com uma corrente limitada por causa da eficiência, porém mesmo assim alta a ponto de queimar o equipamento caso haja curto-circuito.
Diego no vídeo ele explica que os osciloscópios mais comuns, embora sejam capazes de fazer medições em tensões alternadas de até 300Vrms, eles têm a garrinha da referência fisicamente ligada ao aterramento da rede elétrica, por isso se vc tentar ligar a garrinha da referência dos osciloscópio no terminal fase da rede elétrica, vc está fechando um curto circuito franco entre fase e terra. Em algumas cidades onde tem tensão 220V residencial, a situação é ainda pior, pois é muito comum os iniciantes tentarem medir as tensões direto da tomada e como em 220V são duas fases, acabam explodindo o osciloscópio. Quando vc utiliza um transformador isolador, vc está isolando galvanicamente seu osciloscópio da rede elétrica, por isso vc pode colocar a garrinha de referência direto na rede sem medo de fechar curto, pois não haverá caminho de retorno para a corrente, como aconteceria se vc ligasse o osciloscópio diretamente na rede elétrica. É preciso ter muito cuidado, pois não é qualquer transformador que é isolador, como o Wagner fixou no primeiro comentário. Esses transformadores de geladeira que existem por aí geralmente são autotransformadores e possuem conexão entre primário e secundário, por isso não são isoladores, sendo um dos fios referência de tensão tanto para primário quanto para o secundário. Outra forma de isolar o osciloscópio, se ele tiver essa possibilidade, utilizar ele ligado por bateria, mas nem todos possuem esse recurso ou permitem facilmente esse tipo de adaptação.
@@jeovane. A primeira parte do que você falou eu já tinha entendido no vídeo, mas fiquei em dúvida em por que o transformador isolador isola o equipamento da rede, sendo que o isolador ta conectado na rede (eletromagneticamente). Quando terminei o vídeo fui pesquisar bastante sobre como funciona transformadores, principalmente isoladores, e aparentemente ninguém tem essa mesma dúvida kkkkk A resposta _"no transformador isolador você está isolando galvanicamente seu osciloscópio da rede elétrica"_ ou _"o equipamento está num circuito diferente"_ , pra mim é muito vaga e não explica praticamente nada, pois, novamente, o transformador isolador ta conectado na rede.
No final eu consegui chegar a uma explicação, porém apenas explicável visualmente kkkk
@@Diego-Garcia Realmente é uma dúvida que é mais fácil de ser entendida visualmente, considerando as características construtivas dos transformadores isoladores. Para facilitar para outros que não são da área de elétrica ou eletrônica, podemos pensar que esse isolamento galvânico existe, pois em um transformador isolador não existe contato elétrico entre os enrolamentos de cobre do primário e do secundário, por isso não existe um caminho fechado para circulação de corrente. Quando digo primário e secundário estou me referindo às bobinas que compõem um transformador. Uma delas é conectada diretamente à rede elétrica, a outra não, e só recebe energia, pois existe um acoplamento magnético entre elas, por isso se comporta como se fosse uma outra fonte de tensão e não compartilha elétrons com a primeira. Apenas seus campos magnéticos estão interconectados, dessa forma possuem referenciais diferentes para suas respectivas diferenças de potenciais.
@@jeovane. perfeito!
Pois eu tenho a mesma dúvida!
Wagner ficou um pouco confuso o final, o trafo 1:1 é para alimentar o osciloscopio ou é para a tensão da rede passar por ele e no secundário dele fazer a medição?
Além disso, o pino terra também deve ser desacoplado certo? Ja que também vai fechar curto entre a carcaça e o nivel de tensão medido, mesmo que tenha isolamento da rede vai ser um ponto vivo do secundário do trafo?
Lembro de uma experiencia em um laboratorio de eletronica no curso, mesmo o osciloscopio alimentado por um trafo 1:1, quando iamos medir o disjuntor de proteção desarmava e o professor comentou que era por causa do pino terra, teve que isolar ele para prosseguir com o experimento.
Abraço.
Acho q era um DR, pois com certeza tinha fuga e corrente, fase + T. O trafo isolador, fisicamente é construído com duas bobinas separadas. A indução eletromagnética que garante a isolação galvânica. Tem que saber a diferença de Trafo isolador e autotransformador. No meu canal eu explico e também tem essa medição da rede elétrica no osc de forma segura. Eu tbm recomendo o uso de uma lâmpada halógena série se for usar sem o trafo.
Olá Aparecido. O transformador 1:1 vai isolar o fase e o neutro de forma galvânica. Você fará a medição da rede no SECUNDÁRIO do trafo 1:1. O osciloscópio deve continuar aterrado sempre. O próprio osciloscópio também será alimentado a partir do secundário do trafo isolador.
transformador 1:1 é para vc medir a tensão da rede sem queimar o ociloscópio. você vai ligar o ociloscópio na rede, na sua tomada, normalmente. mas vai medir o sinal senoidal no secundário do transformador que está isolado da rede.
@@FaewGtr só é tomar cuidado em ligar a ponta de prova o osc no fase e a garra no neutro, pois assim vc está colocando o fase na entrada de alta impedância do dac do osciloscopio, porém tem q observar a tolerância de tensão máxima suportada. O meu osc por exemplo [é um keysight e suporta nas entradas 130v RMS, 1MOhms e 16pF
Se eu usar o trafo 1:1 para isolar o sinal da rede e medir com o osciloscopio o sinal no secundario desse trafo, ele não pode interferir no sinal, se tiver algum transiente ou deformação do sinal, ele não vai estar mais 100% puro certo?
O conceito que eu tinha é errado, de usar o trafo 1:1 e com ele alimentar o osciloscopio, para colocar a ponta de prova direto na rede COM o osciloscopio sendo alimentado pelo secundário do trafo 1:1, com isso lendo o sinal sem nenhum tipo de alteração (indutancia etc) do transformador que possa alterar algum ruido que esteja presente na rede...
Estou com essas dúvidas, pois como expliquei, os professores praticamente não falaram muito sobre isolar o osciloscopio da rede e medir ruidos na rede para por exemplo, tratar o ruido para não interferir em um circuito amplificador.
Wagner: agora fiquei na dúvida! O osciloscópio ao ter a garra ligada à fase não ficaria somente com a carcaça energizada com o potencial da fase, correndo o risco do operador sofrer um choque ao encosta-la? Ou realmente explode? Ou a carcaça somente fica energizada no potencial da rede? Valeu.
Olá Leandro, é perigoso também para o operador. Por isso insistimos tanto no uso do transformador 1:1.
@@canalwrkits pois é kkkk eu só não consegui visualizar a explosão kkk...somente a carcaça sendo energizada? A explosão será porque onde deveria ter 0V terá a tensão ac da rede queimando os componentes?
boanoit wagner o meu oscilocopio usa 1 fonte p carregar a bateria interna dele desligando essa fonte posso usar p faser essa medisão averia algum dano no equipamento ? obrigado
Nesse caso verifique o manual do fabricante para ser se não há problemas.
Já que o assunto é osciloscópio, o que acha do FNIRSI-1014D como um equipamento de entrada?
Esse não utilizei ainda Luciano, a dica que dou é procurar alguns reviews de quem já trabalhou com o equipamento.
Nossa, eu lembro do meu professor do técnico repetindo umas 57 vezes na aula pra gente NÃO FAZER isso aí, que ia EXPLODIR kkk pq a capacidade do aluno de fazer besteira é infinita, ent ele repetia incansavelmente isso aí.
Vc recomendaria esse trafo 1:1 para ligar computador desktop e/ou laptop? Usando esse trafo 1:1 melhoraria a segurança e proteção dos equipamentos?
Sim, desde que devidamente dimensionado para todos os equipamentos.
@@canalwrkits Vc indica onde se compra um transformador desse tipo?
Já fiz essa merda na vida rs... infelizmente. Com um Teltronix
Okay, mas mesmo tendo o trafo 1:1, não pode aterrar o fase, certo?
O fase da própria rede jamais, pelos motivos explicados no vídeo. Porém na saída do trafo 1:1 teremos o fase isolado galvanicamente.
a carcaça do osciloscopio na minha opiniao nao deve ser ATERRADA pois isso pode acontecer ao medir sinais no primario de uma fonte chaveada
verdade
@@canaldopicco e quem n tem osciloscópio de canais isolados rss, eu acho q tem a venda pontas de provas que isolam os canais. n sei
"o que vai acontecer com o pobre osciloscópio?" Olhando desenho. Nasceu brócolis?
hahahah, tentei desenhar fumaça. Mas desenho mal mesmo.
Qual é o problema? Só vai aterrar uma fase.
corrente de curto circuito ( i tendendo a infinito) entre F+T passando por toda a malhada GND do equipamento. rsrs
@@gnengenharia era uma piada, mano kkkk
@@cloviscareca haha mas quem n tem o conhecimento pode se dar mal kk
faltou a pratica 🤣🤣🤣🤣🤣. brincadeira😁
hahahaha
👏👏👏
E quantos osciloscopios já foram pro saco assim em kkkk. O cara pensa que é igual um milímetro, e 💣
Esse trafo custa uns 1000 reais, não? 😁🤟
Menos que isso Alexandre. Vale o investimento, pois a maioria dos scopes de qualidade são acima desse valor.
@@canalwrkits Com certeza vale!!! 🤘
@@canalwrkits Wagner, o pessoal esquece o mais importante: é proteção para equipamento e principalmente para a PESSOA. Excelente alerta.
👍👍👍
É só não aterrar o osciloscópio kkkk (contém ironia)
like 409