Vim de uma época que para aprender tinhamos que ralar bastante e hoje tudo está mais acessível e ter pessoas como você faz a diferencia pra um mundo melhor. PARABÉNS.
Olá Eloi, como sempre suas aulas são incrivelmente muito bem explicada com uma didática maravilhosa. Essas informações dadas agora foi ótima, pois as vezes me vejo com problemas nas medições e não sabemos o porque. forte abraço
Valeu Elói! Grato! Excelente e importante aula, muita das vezes uma pessoa pode vir ficar frustrada com o equipamento e ou até perder (danificar) pois com o avanço da tecnologia e "com certa facilidade" em se adquirir um equipamento "de sonhos" de muitos técnicos que é o osciloscópio e ser adquirido sem ter o conhecimento necessário para manuseá-lo...muita das vezes adquirido com muito esforço/suor, quão bom ver vídeos que vão lançando luz e conhecimento para que o técnico quando tiver seu sonho realizado ter pleno conhecimento em utilizar e tirar o máximo proveito do mesmo, que será um grande benefício no dia a dia e muita satisfação e realização em seu serviço!... Abraço! Bom dia / fim de semana!
Obrigado Mario Sergio! Tem toda razão, o investimento é alto e quanto maior o nosso conhecimento no seu uso, melhor o aproveitamento e maior durabilidade terá o instrumento.
Olá Genilton, para começar há esse outro vídeo já disponível no canal, com informações mais básicas, confira também: ua-cam.com/video/Bp1f51YkEHs/v-deo.html
Um vídeo muito legal para quem quer se aperfeiçoar com osciloscópio. @electrolab, gostaria que você pudesse fazer um vídeo usando o próprio osciloscópio para mostrar os sinais da corrente elétrica de uma fonte chaveada e os seus sinais de ruídos que são produzidos pela a própria fonte. Como nós sabemos, se uma fonte chaveada não for muito boa ou melhor dizendo, não for muito bem elaborada, ela pode trazer muita dor de cabeça para o técnico na bancada em circuitos digitais. O teste podia ser essas fontes de 12v 1A que são mais usada no dia a dia. Obrigado.
Eu uso um trafo com 127/127vac sendo um enrolamento ligado a rede e o outro enrolamento alimenta o osciloscópio . E o secundário pra um cooler auxiliar.
Boa aula meu amigo! Eu andei com uma dor no braço e ainda estou sentido um pouco, por isso estava evitando usar o computador, pois o braço ficava doendo quando a mão estava sobre o teclado. O médico passou uns remédios mais não adiantaram. Mando eu fazer 3 ultrassonografia ( Punho, Contovelo e Ombro) que deram boas, fiz ontem, agora vou ter que retornar, acho que é alguma coisa na coluna, acredito que foi peso que peguei, só que já tem uns 60 dias que venho sentindo essa dor. Acredito que foram duas daquelas bolsas grandes retornáveis de supermercado, que tirei de dentro do carrinho para cocolar dentro do carro. Vamos levando como dá!
Seu vídeo é muito explicativo e sua forma de explicar é excelente desde já os meus sinceros agradecimentos. Fala no vídeo sobre um transformador de isolamento, pode fazer um vídeo sobre ele ? Obrigado.
Para evitar curto entre o grouding do ociloscopio com tensão viva .......use na sua rede um Djunto DR pois ....odjuntor DR vai proteger seu ociloscopio .........pois o djuntor DR vai detectar fulga a 0,03A desliga em milesimo de segundos .. evitando danos na ponteira terra do osciloscopio...
Olá Matheus, há um vídeo no canal dedicado ao 555, com explicação de cada pino. Não existe um teste único para ele, pois pode funcionar de diversas formas. Já o 741 é um amp op, também há dois vídeos mostrando o funcionamento deles em geral, o que vale perfeitamente para o 741. Dê uma conferida, os vídeos estão na playlist de componentes aqui do canal
Professor boa noite quero lhe parabenizar pelo canal e seu trabalho já tem uma pessoas que interessam um curso sobre osciloscópio quando o senhor vai nos dá o prazer de participar de um curso sobre osciloscópio com senhor
Olá Warley, esse ponto já é explicado neste outro vídeo do canal: ua-cam.com/video/Bp1f51YkEHs/v-deo.html Já nesse novo vídeo, vamos entrar em assuntos mas específicos nas medidas com osciloscópios.
Obrigado Sergio! Pode ser a ponta original, mas com uma conexão curta do gnd, principalmente se for FI de FM, já em FI de rádios de OM (AM), não seria crítico.
Olá Adonias, os procedimentos são similares nos diversos modelos. Veja o vídeo a seguir com uma revisão sobre osciloscópios: ua-cam.com/video/Bp1f51YkEHs/v-deo.html
Boa noite amigo, muito sucesso e saúde neste novo ano. Uma pergunta: um aparelho em teste na bancada está ligado por intermédio de um trafo isolador (apenas dois fios no secundário do trafo). Ao usar o osciloscópio para verificar tensões no primário ou/e no secundário, este osciloscópio deve estar com o terceiro pino (terra) ligado na tomada ou o pino terra não deve de ser usado mesmo com o aparelho em teste estando isolado da rede pelo trafo? Gde Abç
Obrigado Gonçalves! Feliz 2021! Estando o aparelho em teste isolado por um trafo isolador, é indiferente usar ou não o pino de aterramento do osciloscópio. Você não deve no entanto medir o primário do trafo isolador, pois ele está direto na rede. Demais medidas seriam seguras.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela imediata atenção. É que ganhei um osciloscópio de presente e estou com um medo danado de usá-lo, principalmente em fontes chaveadas (Fonte notebook e ATX). Se me permite mais um questionamento, para aumentar mais ainda a segurança, eu poderia usar um disjuntor ou IDR no primário do trafo isolador ou melhor no secundário...ou ainda, seria desnecessário? Abç
Um disjuntor dedicado ao trafo não seria tão necessário, mas é possível sim de instalar no primário dele um disjuntor comum. Um IDR seria mais adequado no quadro geral nesse caso. Abcs.
Uma possível solução, para o último problema, seria usar um segundo sinal invertido. Com um sinal invertido e outro não, ambos seriam colocados na entrada de um subtrator, o qual retiraria o ruído proveniente do meio externo. Sei que é um circuito mais complexo, mas em algumas situações pode ser útil. *Corrija me se competir algum equívoco. *Isso é usado em áudio e chama se: entrada balanceada.
Olá Davi! Sim, há circuitos filtros em modo comum, que ajudam a reduzir ruídos e seriam similares a esse que citou. O problema de uso de filtros, sinais e misturadores, é que dependendo do sinal a ser medido, o sinal original também poderia sofrer alterações, por isso o uso deve ser feito com muito critério.
Obrigado pelo conteúdo @Electrolab ! Eu tentei medir a tensao aqui de casa com um osciloscópio portátil o DPOX180H da FNIRSI. Coloquei a ponta em 10x, conferi na configuração no equipamento também, o acoplamento em AC, mas a medida RMS que ele mostrou é de apenas 105v( e Vpp de 296v, que bate a conta com os 105 RMS). Medi nos mesmos pontos com meu multímetro RMS e mostrou 127v, o que eu posso ter feito errado?
Tente fazer antes da medida uma auto calibração no instrumento, disponível no menu do aparelho e faça também a calibração da ponta de prova com o sinal de 1KHz em 10X. Use sempre o acoplamento DC. Veja depois se o valor ficou mais próximo
Obrigado @@Electrolab-Eletronica! Agora melhorou para 122v depois de tudo calibrado e usando acoplamento DC (tirei minhas dúvidas assistindo seu vídeo sobre acoplamento). Mas ainda não bateu com o multímetro (127v). Testei a rede com o multimetro em em DC só apareceu 0.5v, achei que o nível DC poderia ser maior e justificar a diferença.
Olá. na prática então, a melhor conexão entre gerador e osciloscópio é a BNC/BNC, correto? Vou precisar desses terminadores de 50R. Quando eu gero um sinal DC (meia onda por exemplo), o gerador indica 5V de amplitude e no osciloscópio a meia onda tem amplitude de apenas metade(2,5V). Obrigado. Ótimas dicas. Onde o amigo indica comprar esses acessórios para osciloscópio (site) Obrigado novamente.
Olá, comprei um osciloscópio FNIRSI 1014D, e notei que numa ponta só medir uma bateria 9V só mede a tensão positiva, se eu inverter a polaridade da bateria, ele dá um pulo para baixo e não mede mais a tensão negativa, porque está invertido a polaridade na ponta. Se eu medir com a outra ponta, ocorre o contrário, mede polaridade da bateria do contrário e não mede invertendo. Caramba, que estranho. No meu osciloscópio analógico aqui, com a mesma ponta meço tanto tensão positiva quanto negativa. Aí não sei se é um defeito ou característica. O que será?
Saiu um lote deste osciloscópio com um componente alterado e precisa ser soldado corretamente, faça um busca no UA-cam e vc verá video sobre em português.
olá, recentemente comprei um osciloscópio cdek sds1102x, mas acho que o mesmo ta desconfigurado pois a único sinal que vejo correto é o de calibração das ponta de prova, tem alguma dica de como ter certeza que o mesmo tá bom
Olá Santiago, precisa testar com um sinal externo conhecido e confirmar se a leitura está correta. Tente usar a função AUTO. Caso não tenha muita experiência com osciloscópios, dê uma conferida neste vídeo: ua-cam.com/video/NnFC_ldMznQ/v-deo.html
Boa noite! Em um esquema elétrico como são criados varios terras no circuito? Vejo componentes ligados ao positivo e negativo por exemplo e um circuiro em paralelo ligado a um GND. Pode dar um explicação sobre isso?
Não sei se entendi bem sua dúvida, mas terras em geral são sempre a referencia de tensão 0V num circuito. Quando há mais de um terra (ou seja, não são interligados) eles devem ser isolados entre si, como por exemplo numa fonte chaveada, onde o terra do primário é diferente do secundário.
@@Electrolab-Eletronica exatamente essa era a minha dúvida. Sobre usar o terra do primária pra testar um componente do secundário. Porém em um esquema elétrico vejo componentes ligado a vários tipos de terra e também ao GND. De onde sai esse GND ou pra onde ele vai? GND seria como um local de descarga? Se eu fosse montar um circuito por exemplo seguindo um diagrama elétrico, como eu faria pra criar varrios terras e GND?
GND é o terra, ele significa Ground, que é terra em inglês. Ao fazer medidas é vital usar o terra da mesma parte do circuito, sob pena de ter resultados errados. Não se criam vários terras, você pode ter vários pontos, mas todos estarão eletricamente ligados, exceto se houver estágios isolados, assim cada estágio tem seu terra pois estão isolados por transformadores e acopladores ópticos.
O uso do transformador isolador galvanico não reduz ruídos gerados pela rede elétrica também? Pois percebo muito ruído no meu osciloscópio digital de 70mhz da Minipa, e outro portátil que não é ligado rede elétrica não vejo ruído.
Quanta dicas preciso obrigado por compartilhar! Comprei meu primeiro Menipa MO-1225 para medir wavefrom dos vídeos cassetes VD5 - SEC|Div 2ms consegui mas ele veio com defeito nos botões mode dual dos canais ele fica oscilando não dá a medição correta botão gostaria de saber se o digital consigo a mesma configuração do analógico. Estou pensando em comprar outro😢
Embora a frequência do sinal de tracking dos cabeçotes de um videocassete VHS seja tipicamente 30 Hz, recomendo um modelo digital acima de 50MHz com bons recursos de trigger, para uma leitura estável. Há vários reviews no canal de modelos mais recentes de osciloscópios, dê uma conferida.
@@Electrolab-Eletronica Poxa! que legal! Muito obrigado por responder e me dar um norte! Jurava que era 20Hz me indica alguns modelo por gentileza para ver as opção pra caber no bolço! 🙏🙏
Eloi tem como medir harmônico ou ruídos na rede elétrica fase neutro com osciloscópio que não tem a função FFT, estou te perguntando isso pq sou rádio amador e gostaria de saber se as interferência que tenho na recepção do rádio pode estar vindo da rede elétrica entendeu ?
Olá Leonardo, sem FFT ficaria muito difícil medir harmônicos em 60Hz. No máximo poderia detectar ruídos de altas frequências no sinal. Tente experimentar filtros passa faixa de 60Hz entre a rede e a fonte e colocar anéis de ferrites nos cabos de alimentação do rádio, para ver se melhora.
Nesse caso específico, o problema ocorre por conta da medida da rede elétrica que tem aterramento. Com qualquer outro tipo de medida, inclusive corrente contínua, o risco existe quando se mede uma tensão maior que o limite máxima de entrada do osciloscópio.
Meu osciloscópio é o FNISIR 1014D, como ele veio com uma fonte tipo para celular, e ela não possui pino terra. Posso analisar a rede elétrica ou uma fonte que usa transformador para queda de tensão sem problemas?
@@Electrolab-Eletronica obg! Estava realmente preocupado com relação a esse detalhe. No mais, os seus vídeos são bem didáticos com relação a utilização das funções de um osciloscópio. A função auto ajuda bastante. 😅
Olá Morais! Esse livro que citou tem um grande aprofundamento matemático na análise de funções e sistemas, não sei se é isso que deseja. Ele analisa sistemas e resposta de sinais a um determinado sistema, funções de transferência e afins. Ele não terá um viés prático de análise de sinais. Apenas matérias diretamente ligadas à eletrônica fazem o estudo prático de suas e suas aplicações e não conheço livro único dedicado a isso.
Professor divulgo muito seu canal para os colegas eletrônicos pela a qualidade do material do seu canal todos gostam muito e vão recomendado pra outros veja aí a possibilidade do curso direcionado mas pra osciloscópio mas lento mesmo por causa do seu tempo
Olá Carlucio, os isoladores não são tão caros assim. O ideal é usar um na bancada para ligar o equipamento em teste e não o osciloscópio. Se for só medir a rede, pode usar um para o osciloscópio e a potência depende do instrumento, em média um de 100W vai atender a quase todos os modelos de scopes, que hoje em dia consomem de 30 a 40W. Esse conector BNC veio com o meu osciloscópio, não saberia informar onde comprar.
bom dia, fiquei com uma duvida, tenho um transformador isolador de 1 para 1, na entrada tenho 3 fios (fase, neutro e terra), porem na saida tenho apenas 2 fios (fase e neutro), a duvida é, posso fazer uma emenda do terra da entrada para a saida, ou deixo apenas 2 fios? mas dai nao ficaria sem o aterramento?
Olá Ricardo, você tem certeza que o terceiro fio é terra? Num transformador o terra, quando existe, é ligado na carcaça dele. Se ele tiver alguma condução dele com os outros fios, ele pode ser apenas uma derivação do primário. Faça esse teste antes.
Não uso nenhum dos dois para o canal, devido ao grande volume de mensagens. Você pode colocar num drive compartilhado da internet, como o google drive ou outro.
De mesma forma que nos demais osciloscópios, ponta em 10X ligada à saída de 1KHz do instrumento e ajuste no trimmer da ponta para que as horizontais da onda quadrada fiquem o mais paralelas possíveis.
Fazendo isso da pra medir a tensão da rede sem trafo, mas com qlq osciloscópio?todos são ligados assim, garra no conector BNC (neutro) e ponta de prova no fase?
@@Electrolab-Eletronica sim, mas entendo que o correto é sempre saber se todos osciloscopios são ligados da mesma forma, pois no vídeo foi dito que 90%dos osciloscopios são ligados assim, conector BNC aterrado. Obrigado!
As formas de onda variam de circuito para circuito, são muito diferentes conforme o tipo. Por isso não há como saber sem estudar cada módulo. Por exemplo, se for um módulo amplificador classe D, seria um sinal do tipo PWM, mas se for classe AB já teria uma forma muito diferente. Isso vale para qualquer estudo com osciloscópios.
@@Electrolab-Eletronica Pse eu estou com módulo banda elite 2000x4 q está assim eu coloco os mosfet e eles estoura todos e pelo teste analógico não tem curto na placa porém eu não tenho osciloscópio e estou achando q o drive ci está com problema porém ele visivelmente não aparenta estar danificado. Eu testei o drive controlador e lá diz q tem ser uma tencao de 3.3 volts e ele está com 3.3 as vezes da 3.5 mas acho q deve ser pelo meu teste ser dos simples então sei q não está danificado porém to desconfiando q deve ser o drive 2n7524af pq toda vez q coloco os transistor se deixar ele queima todos e tbm tem resistor de gate q estão em aberto alguns
@@Electrolab-Eletronica e outra coisa q eu não atentei na hr foi de verificar os resistor de gate será q se eles estiver aberto mesmo com todo o resto bom ele pode danificar os transistor? Tipo tudo ok drive ok os mosfet ok é só os resistor aberto eles podem acabar queimando os transistor? E os diodos da fonte tbm estão bons troquei tbm
@@Electrolab-Eletronica verifiquei o trafo e está bom tudo está bom eu to achando q deve ser mesmo o drive q danificou e por isso ele tá queimando os mosfet.
Ele está isolado, não tem esse perigo de inversão fase x terra. Mas qualquer medida na rede diretamente é crítico por conta de transientes e níveis de tensão.
@@Electrolab-Eletronica PROFESSOR EU TENHO UM HANTEK DSO2C15 , TEKTRONIX CDE 60 MHZ E UM INSTRUTERM DE 30MHZ QUAL O SENHOR MI ACONSELHA A COMPRA. FAZENDO UM FAVOR?.
O Instrutherm deve ser analógico e o Tektronix também, ambos antigos. Nesse caso, para eletrônica geral, creio que o Hantek (com banda de 150MHz) vai atender melhor, por ter mais recursos, medidas automáticas na tela e vários recursos que os analógicos não têm. Mesmo considerando que os analógicos, especialmente o Tektronix com certeza são ótimos instrumentos também.
@@Electrolab-Eletronica tipo, os fabricantes já esperavam que ia acontecer isso caso tentados testar direto na fase? Eu quero adquirir um, e eu queria de preferência um que confirmasse esse problema já de fábrica kkk
Isso não é de fato um problema e sim uma característica, pois todos os osciloscópios que não possuem canais isolados (grande maioria deles) e que estão aterrados (uso do terceiro pino da tomada), estão com o aterramento dos canais ligados ao chassis, até por questão de segurança contra choques. Com isso, se levar esse ponto GND da ponta de prova na fase da tomada, um curto irá ocorrer. Por isso os cuidados necessários devem ser tomados.
Poxa, fiquei em dúvida. O teu osciloscópio estava com o terceiro pino ligado na tomada, ou seja, aterrado, certo? Assim, a garra jacaré também ficou aterrado. Ao medir a rede elétrica, vc colocou a garra jacaré no neutro da rede elétrica, que é diferente do terra. Não poderia dar algum curto, uma vez que o potencial do neutro tende a ser diferente do terra? Abç
Olá Gonçalves, esse é o ponto principal do vídeo, o osciloscópio está com o pino do terra em aberto, sem conexão, por isso não há esse risco e é exatamente isso que trato no primeiro caso descrito.
Vim de uma época que para aprender tinhamos que ralar bastante e hoje tudo está mais acessível e ter pessoas como você faz a diferencia pra um mundo melhor. PARABÉNS.
Obrigado Luiz! Sou dessa época.
Acabei de comprar um osciloscópio e esta aula vai me ajudar muito a manuseá-lo, aguardo outras dicas. Obrigado por compartilhar seu conhecimento .
Parabéns pela aquisição Cristian! Sucesso com o instrumento!
Um Show! Nota 1000 pra suas aulas. Gosto muito. Já deixei meu like 👍🏼
Obrigado Leandro!
Muito bom Eloy. Explicações e demonstrações perfeitas!
Obrigado!!
sempre me surpreendendo positivamente com seu conhecimento e sua didatica, parabens
Obrigado Eduardo!
Parabéns, primeira vez que vejo essa questão do Terra bem explicada! Obrigado!
Obrigado Paulo!
@@Electrolab-EletronicaOi! . Mestre eu estou aprendendo muito..
Não sei usar e tbem nunca tive ocilosc. Mas sempre tive curiosidade, mexi c eletronica basica mas so com multimetro, otima aula.
Obrigado Julio!
Muito Bom Eloi, suas aulas sempre são bem explicadas e sua maneira de ensinar nos leva longe no aprendizado. Tudo de bom pra você.
Obrigado Luiz! Seja sempre bem vindo ao canal!
Ótimo vídeo...serial legal colocar um circuito simples e útil no dia a dia pra montagem em casa.
Obrigado Fabiano! Há alguns vídeos no canal com montagens simples, veja a playlist de projetos aqui no canal.
Olá Eloi, como sempre suas aulas são incrivelmente muito bem explicada com uma didática maravilhosa.
Essas informações dadas agora foi ótima, pois as vezes me vejo com problemas nas medições e não sabemos o porque.
forte abraço
Obrigado Arnaldo! Abcs!
Ótima aula Prof. muito obrigado.
Obrigado!
Mais uma super aula, como de costume, obrigado e parabéns, mestre!
Obrigado Agar!
Eu já apanhei muito. Agora depois de sua aula. Resolveu. Tive essa duvidas do valor e frequencia.
Que bom que ajudou!!
Canal com um conteúdo de extrema qualidade!! Parabéns!!
Obrigado Reginaldo!
Valeu Elói!
Grato!
Excelente e importante aula, muita das vezes uma pessoa pode vir ficar frustrada com o equipamento e ou até perder (danificar) pois com o avanço da tecnologia e "com certa facilidade" em se adquirir um equipamento "de sonhos" de muitos técnicos que é o osciloscópio e ser adquirido sem ter o conhecimento necessário para manuseá-lo...muita das vezes adquirido com muito esforço/suor, quão bom ver vídeos que vão lançando luz e conhecimento para que o técnico quando tiver seu sonho realizado ter pleno conhecimento em utilizar e tirar o máximo proveito do mesmo, que será um grande benefício no dia a dia e muita satisfação e realização em seu serviço!...
Abraço!
Bom dia / fim de semana!
Obrigado Mario Sergio! Tem toda razão, o investimento é alto e quanto maior o nosso conhecimento no seu uso, melhor o aproveitamento e maior durabilidade terá o instrumento.
Explicação muito necessária pra nós iniciantes professor.
Valeu Fabio!
Na espera do vídeo,preciso aprender sobre, e como usar ociloscópio pra quando comprar o meu ter uma base de como usar
Olá Genilton, para começar há esse outro vídeo já disponível no canal, com informações mais básicas, confira também: ua-cam.com/video/Bp1f51YkEHs/v-deo.html
Olá meu amigo nosso vc passou uma excelente explicação agora ficou mais clara as medidas com o osciloscópio valeu obrigado
Obrigado Ribeiro!
Bem explicado parabéns gostei muito
Obrigado Ivo!
Valeu, Parabéns pela aula..Super instrutiva e valiosas dicas, show..
Obrigado José!
Um vídeo muito legal para quem quer se aperfeiçoar com osciloscópio.
@electrolab, gostaria que você pudesse fazer um vídeo usando o próprio osciloscópio para mostrar os sinais da corrente elétrica de uma fonte chaveada e os seus sinais de ruídos que são produzidos pela a própria fonte. Como nós sabemos, se uma fonte chaveada não for muito boa ou melhor dizendo, não for muito bem elaborada, ela pode trazer muita dor de cabeça para o técnico na bancada em circuitos digitais.
O teste podia ser essas fontes de 12v 1A que são mais usada no dia a dia.
Obrigado.
Obrigado Aldo! anotei a sugestão!
professor,video esclarecedor e didático,tirou as minhas duvidas,e obrigado
Valeu Paulo!
Eu uso um trafo com 127/127vac sendo um enrolamento ligado a rede e o outro enrolamento alimenta o osciloscópio . E o secundário pra um cooler auxiliar.
Perfeito Warley!
Que aula fenomenal Electrolabmeus parabéna e aquele abraço.
Obrigado Florisvaldo! Abcs.
Boa aula meu amigo!
Eu andei com uma dor no braço e ainda estou sentido um pouco, por isso estava evitando usar o computador, pois o braço ficava doendo quando a mão estava sobre o teclado.
O médico passou uns remédios mais não adiantaram.
Mando eu fazer 3 ultrassonografia ( Punho, Contovelo e Ombro) que deram boas, fiz ontem, agora vou ter que retornar, acho que é alguma coisa na coluna, acredito que foi peso que peguei, só que já tem uns 60 dias que venho sentindo essa dor.
Acredito que foram duas daquelas bolsas grandes retornáveis de supermercado, que tirei de dentro do carrinho para cocolar dentro do carro.
Vamos levando como dá!
Melhoras Michel! É provável que seja coluna, mesmo! Tenho problemas desse tipo, por conta de postura, muito em função da atividade!
@@Electrolab-Eletronica É verdade meu amigo!
Entendo!
QUE AULA ELOY, PARABÉNS .
Obrigado Cavalgil!
Olá professor poderia fazer um vídeo falando mais sobre a montagem desse trafo para o osciloscópio.
Olá Naldo. É um trafo 1:1. Vende no comércio. De qualquer forma, há dois vídeos no canal mostrando os cálculos para montagem de trafos em geral.
Seu vídeo é muito explicativo e sua forma de explicar é excelente desde já os meus sinceros agradecimentos.
Fala no vídeo sobre um transformador de isolamento, pode fazer um vídeo sobre ele ?
Obrigado.
Obrigado Antonio! Sugestão anotada!
Para evitar curto entre o grouding do ociloscopio com tensão viva .......use na sua rede um Djunto DR pois ....odjuntor DR vai proteger seu ociloscopio .........pois o djuntor DR vai detectar fulga a 0,03A desliga em milesimo de segundos .. evitando danos na ponteira terra do osciloscopio...
Muito bom! Continue com mais técnicas de medições utilizando o osciloscópio.
Obrigado! 73!
Excelente aula parabéns
Obrigado Silvio!
Mestre, estava com saudades de vídeos eletrônica raiz ...muito didático.
Obrigado Álvaro!!
Eloy, na área que trabalhei o GND era muito importante em tudo ! Abraços de Corunha, Espanha!
Sem dúvida Moacir! Obrigado! Abcs.
bom trabalho......felicidades e sucesso....
Obrigado!
Boa noite amigo! Sensacionais essas dicas, parabéns e obrigado por compartilhar! Um forte abraço e bom domingo! ;-)
Obrigado Alexandre! Abcs!
Excelente vídeo professor 😃
Obrigado Marcos!
Excelente dica, é sempre bom lembrar.
Obrigado Mário!
Poderia demostrar o passo passo para medir o ci 555, e o 741, frequências, tensão e como realizar as conexões no protoboard. Agradecido!!
Olá Matheus, há um vídeo no canal dedicado ao 555, com explicação de cada pino. Não existe um teste único para ele, pois pode funcionar de diversas formas. Já o 741 é um amp op, também há dois vídeos mostrando o funcionamento deles em geral, o que vale perfeitamente para o 741. Dê uma conferida, os vídeos estão na playlist de componentes aqui do canal
Excelente aula 👏👏👏👏
Obrigado Julio!
Uma excelente analise e muito bem explicada. já fiz like e um forte abraço
Obrigado Camilo! Abcs!
Continuo acompanhando, otima aula.
Seja sempre bem-vindo!
Show! Excelentes dicas!
Um abraço!
Obrigado Orlando!
excelente video, sobre a molinha , eu tinha visto um video do Marlon Nardi , explicando o uso dela, realmente muito interessante,
Obrigado Julio!
Muito esclarecedor!!! Parabens.
Obrigado Eduardo!
Melhor canal de eletrônica do UA-cam... quando comecei na eletrônica, eu aprendi muito aqui com você. Parabéns!👏
Obrigado Romulo!
Excelente explicação
Obrigado Eliseu!
Sempre uma ótima explicação..
Abraços
Obrigado amigo!
Muito legal as dicas!!! Esse conector que você usou para medir a onda quadrada, qual a descrição dele, onde acho para comprar? Grato!
Obrigado Márcio! Ele veio com o osciloscópio, creio que seja um adaptador de ponteira para BCN. Não saberia dizer onde vende.
Olá, digite no Aliexpress ( adaptador para hf osciloscópio).
Professor boa noite quero lhe parabenizar pelo canal e seu trabalho já tem uma pessoas que interessam um curso sobre osciloscópio quando o senhor vai nos dá o prazer de participar de um curso sobre osciloscópio com senhor
Obrigado Emilio! Anotada a sugestão!
Tenho ums amigos da eletrônica interessado já muita gente então daria certo
Espero ver desvendado a seleção de frequência correta no modo manual.
Olá Warley, esse ponto já é explicado neste outro vídeo do canal: ua-cam.com/video/Bp1f51YkEHs/v-deo.html
Já nesse novo vídeo, vamos entrar em assuntos mas específicos nas medidas com osciloscópios.
show de bola... excelente explicação
Obrigado Roberto!
Como fazer uma medir com osciloscopio saída do amprificador
Há um vídeo no canal sobre isso, confira aqui: ua-cam.com/video/a3DFaWz82sk/v-deo.html
Boa explicação. Em RF, para medir sinal de FI no Rádio e na TV, qual Ponta usar?
Obrigado Sergio! Pode ser a ponta original, mas com uma conexão curta do gnd, principalmente se for FI de FM, já em FI de rádios de OM (AM), não seria crítico.
Obrigado Electrolab.
Poderia me dizer se nos osciloscópios que tem gerador de sinal, pode se usar um dos próprios canais para medir o sinal gerado? Obrigado..
Olá Fábio, na grande maioria sim, só não posso confirmar que é verdade em todos os modelos.
muito boa essa sua explicação valeu
Obrigado Henrique!
Perfeito
Bgdo
Obrigado!
Show de bola!
Obrigado Adriano!
Valeu!
Obrigado Rodolfo, por apoiar o canal!!!
Não tenho muita experiência com osciloscópio e comprei um rigol 1054z poderia fazer um vídeo ensinando a calibrar e etc
Olá Adonias, os procedimentos são similares nos diversos modelos. Veja o vídeo a seguir com uma revisão sobre osciloscópios: ua-cam.com/video/Bp1f51YkEHs/v-deo.html
Boa noite amigo, muito sucesso e saúde neste novo ano. Uma pergunta: um aparelho em teste na bancada está ligado por intermédio de um trafo isolador (apenas dois fios no secundário do trafo). Ao usar o osciloscópio para verificar tensões no primário ou/e no secundário, este osciloscópio deve estar com o terceiro pino (terra) ligado na tomada ou o pino terra não deve de ser usado mesmo com o aparelho em teste estando isolado da rede pelo trafo? Gde Abç
Obrigado Gonçalves! Feliz 2021! Estando o aparelho em teste isolado por um trafo isolador, é indiferente usar ou não o pino de aterramento do osciloscópio. Você não deve no entanto medir o primário do trafo isolador, pois ele está direto na rede. Demais medidas seriam seguras.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela imediata atenção. É que ganhei um osciloscópio de presente e estou com um medo danado de usá-lo, principalmente em fontes chaveadas (Fonte notebook e ATX). Se me permite mais um questionamento, para aumentar mais ainda a segurança, eu poderia usar um disjuntor ou IDR no primário do trafo isolador ou melhor no secundário...ou ainda, seria desnecessário? Abç
Um disjuntor dedicado ao trafo não seria tão necessário, mas é possível sim de instalar no primário dele um disjuntor comum. Um IDR seria mais adequado no quadro geral nesse caso. Abcs.
Muito bem explicado!
Obrigado Rosimar!
Muito bom, ótimo vídeo!
Obrigado Douglas!
Uma possível solução, para o último problema, seria usar um segundo sinal invertido. Com um sinal invertido e outro não, ambos seriam colocados na entrada de um subtrator, o qual retiraria o ruído proveniente do meio externo. Sei que é um circuito mais complexo, mas em algumas situações pode ser útil.
*Corrija me se competir algum equívoco.
*Isso é usado em áudio e chama se: entrada balanceada.
Olá Davi! Sim, há circuitos filtros em modo comum, que ajudam a reduzir ruídos e seriam similares a esse que citou. O problema de uso de filtros, sinais e misturadores, é que dependendo do sinal a ser medido, o sinal original também poderia sofrer alterações, por isso o uso deve ser feito com muito critério.
professor , e se for 220v fase fase ? como é o correto medir no osciloscopio.?
Com o osciloscópio sempre isolado do GND nesse caso, pode medir direto com a ponta de prova em 10X.
Excelente vídeo!
👍👍👍
Obrigado Rod!
Obrigado pelo conteúdo @Electrolab ! Eu tentei medir a tensao aqui de casa com um osciloscópio portátil o DPOX180H da FNIRSI. Coloquei a ponta em 10x, conferi na configuração no equipamento também, o acoplamento em AC, mas a medida RMS que ele mostrou é de apenas 105v( e Vpp de 296v, que bate a conta com os 105 RMS). Medi nos mesmos pontos com meu multímetro RMS e mostrou 127v, o que eu posso ter feito errado?
Tente fazer antes da medida uma auto calibração no instrumento, disponível no menu do aparelho e faça também a calibração da ponta de prova com o sinal de 1KHz em 10X. Use sempre o acoplamento DC. Veja depois se o valor ficou mais próximo
Obrigado @@Electrolab-Eletronica! Agora melhorou para 122v depois de tudo calibrado e usando acoplamento DC (tirei minhas dúvidas assistindo seu vídeo sobre acoplamento). Mas ainda não bateu com o multímetro (127v). Testei a rede com o multimetro em em DC só apareceu 0.5v, achei que o nível DC poderia ser maior e justificar a diferença.
Sim, alguma diferença no método de medir RMS é possível e não chega a ser preocupante. Tente comparar também com outros multímetros que sejam True RMS
Olá. na prática então, a melhor conexão entre gerador e osciloscópio é a BNC/BNC, correto? Vou precisar desses terminadores de 50R. Quando eu gero um sinal DC (meia onda por exemplo), o gerador indica 5V de amplitude e no osciloscópio a meia onda tem amplitude de apenas metade(2,5V). Obrigado. Ótimas dicas. Onde o amigo indica comprar esses acessórios para osciloscópio (site) Obrigado novamente.
Exato Evandro! Eu compro na Banggood.
Valeu!!
Obrigado José Carlos!
Gostei do vídeo e cliquei no like. Joinha 774 ! Abraço !
Obrigado Edson! Abcs!
Olá, comprei um osciloscópio FNIRSI 1014D, e notei que numa ponta só medir uma bateria 9V só mede a tensão positiva, se eu inverter a polaridade da bateria, ele dá um pulo para baixo e não mede mais a tensão negativa, porque está invertido a polaridade na ponta. Se eu medir com a outra ponta, ocorre o contrário, mede polaridade da bateria do contrário e não mede invertendo. Caramba, que estranho. No meu osciloscópio analógico aqui, com a mesma ponta meço tanto tensão positiva quanto negativa. Aí não sei se é um defeito ou característica. O que será?
Tente um auto ajuste quando medir a tensão negativa. O traço ir para baixo é normal, sinal que está correto, mas pode estar fora de escala.
Saiu um lote deste osciloscópio com um componente alterado e precisa ser soldado corretamente, faça um busca no UA-cam e vc verá video sobre em português.
olá, recentemente comprei um osciloscópio cdek sds1102x, mas acho que o mesmo ta desconfigurado pois a único sinal que vejo correto é o de calibração das ponta de prova, tem alguma dica de como ter certeza que o mesmo tá bom
Olá Santiago, precisa testar com um sinal externo conhecido e confirmar se a leitura está correta. Tente usar a função AUTO. Caso não tenha muita experiência com osciloscópios, dê uma conferida neste vídeo: ua-cam.com/video/NnFC_ldMznQ/v-deo.html
Boa noite! Em um esquema elétrico como são criados varios terras no circuito? Vejo componentes ligados ao positivo e negativo por exemplo e um circuiro em paralelo ligado a um GND. Pode dar um explicação sobre isso?
Não sei se entendi bem sua dúvida, mas terras em geral são sempre a referencia de tensão 0V num circuito. Quando há mais de um terra (ou seja, não são interligados) eles devem ser isolados entre si, como por exemplo numa fonte chaveada, onde o terra do primário é diferente do secundário.
@@Electrolab-Eletronica exatamente essa era a minha dúvida. Sobre usar o terra do primária pra testar um componente do secundário. Porém em um esquema elétrico vejo componentes ligado a vários tipos de terra e também ao GND. De onde sai esse GND ou pra onde ele vai? GND seria como um local de descarga? Se eu fosse montar um circuito por exemplo seguindo um diagrama elétrico, como eu faria pra criar varrios terras e GND?
GND é o terra, ele significa Ground, que é terra em inglês. Ao fazer medidas é vital usar o terra da mesma parte do circuito, sob pena de ter resultados errados. Não se criam vários terras, você pode ter vários pontos, mas todos estarão eletricamente ligados, exceto se houver estágios isolados, assim cada estágio tem seu terra pois estão isolados por transformadores e acopladores ópticos.
@@Electrolab-Eletronica Bom dia! Obrigado, agora eu entendi.
O uso do transformador isolador galvanico não reduz ruídos gerados pela rede elétrica também? Pois percebo muito ruído no meu osciloscópio digital de 70mhz da Minipa, e outro portátil que não é ligado rede elétrica não vejo ruído.
Ele não ajudaria nesse ponto.
Boa tarde a todos
Boa tarde!!
Parabéns 👏
Obrigado Alan!
Muito bom.
Obrigado Wilson!
Show de bola
Obrigado Julio!
Quanta dicas preciso obrigado por compartilhar! Comprei meu primeiro Menipa MO-1225 para medir wavefrom dos vídeos cassetes VD5 - SEC|Div 2ms consegui mas ele veio com defeito nos botões mode dual dos canais ele fica oscilando não dá a medição correta botão gostaria de saber se o digital consigo a mesma configuração do analógico. Estou pensando em comprar outro😢
Pego o sinal RF com as duas pontos de provas para ter o ajuste dos cabeçotes pode me ajudar me dar um norte!
Embora a frequência do sinal de tracking dos cabeçotes de um videocassete VHS seja tipicamente 30 Hz, recomendo um modelo digital acima de 50MHz com bons recursos de trigger, para uma leitura estável. Há vários reviews no canal de modelos mais recentes de osciloscópios, dê uma conferida.
@@Electrolab-Eletronica Poxa! que legal! Muito obrigado por responder e me dar um norte! Jurava que era 20Hz me indica alguns modelo por gentileza para ver as opção pra caber no bolço! 🙏🙏
Eloi tem como medir harmônico ou ruídos na rede elétrica fase neutro com osciloscópio que não tem a função FFT, estou te perguntando isso pq sou rádio amador e gostaria de saber se as interferência que tenho na recepção do rádio pode estar vindo da rede elétrica entendeu ?
Olá Leonardo, sem FFT ficaria muito difícil medir harmônicos em 60Hz. No máximo poderia detectar ruídos de altas frequências no sinal. Tente experimentar filtros passa faixa de 60Hz entre a rede e a fonte e colocar anéis de ferrites nos cabos de alimentação do rádio, para ver se melhora.
O perigo de danificar o osciloscópio é só quando é medida a tensão da rede elétrica alternada da companhia de energia ou com corrente contínua também?
Nesse caso específico, o problema ocorre por conta da medida da rede elétrica que tem aterramento. Com qualquer outro tipo de medida, inclusive corrente contínua, o risco existe quando se mede uma tensão maior que o limite máxima de entrada do osciloscópio.
Meu osciloscópio é o FNISIR 1014D, como ele veio com uma fonte tipo para celular, e ela não possui pino terra. Posso analisar a rede elétrica ou uma fonte que usa transformador para queda de tensão sem problemas?
Sim, sem aterramento do osciloscópio o único risco é não usar a escala correta e/ou a ponta de prova em 1X, o mais indicado seria 10X.
@@Electrolab-Eletronica obg! Estava realmente preocupado com relação a esse detalhe. No mais, os seus vídeos são bem didáticos com relação a utilização das funções de um osciloscópio. A função auto ajuda bastante. 😅
No caso as lâmpadas em série daria pra colocar no lugar do transformador
Não serve, pois não faz isolamento galvânico, conforme faz o transformador.
@@Electrolab-Eletronica obrigado vou comprar um
Muito bom
Obrigado Ely!
Obrigado pelo video
Obrigado Eduardo!
@@Electrolab-Eletronica tamos juntos! 👊🏻
amigo por gentileza em nível superior qual o melhor livro para estudar os sinais desses aparelhos seria o analise de sistemas lineares do Lathi
Olá Morais! Esse livro que citou tem um grande aprofundamento matemático na análise de funções e sistemas, não sei se é isso que deseja. Ele analisa sistemas e resposta de sinais a um determinado sistema, funções de transferência e afins. Ele não terá um viés prático de análise de sinais. Apenas matérias diretamente ligadas à eletrônica fazem o estudo prático de suas e suas aplicações e não conheço livro único dedicado a isso.
Professor divulgo muito seu canal para os colegas eletrônicos pela a qualidade do material do seu canal todos gostam muito e vão recomendado pra outros veja aí a possibilidade do curso direcionado mas pra osciloscópio mas lento mesmo por causa do seu tempo
Obrigado Emilio! Anotado!
Qual potência ideal para um isolador com trafo pra osciloscópio? Geralmente são muito caros estes trafos
Onde encontrar esse bnc pra pontas de provas?
Olá Carlucio, os isoladores não são tão caros assim. O ideal é usar um na bancada para ligar o equipamento em teste e não o osciloscópio. Se for só medir a rede, pode usar um para o osciloscópio e a potência depende do instrumento, em média um de 100W vai atender a quase todos os modelos de scopes, que hoje em dia consomem de 30 a 40W. Esse conector BNC veio com o meu osciloscópio, não saberia informar onde comprar.
bom dia, fiquei com uma duvida, tenho um transformador isolador de 1 para 1, na entrada tenho 3 fios (fase, neutro e terra), porem na saida tenho apenas 2 fios (fase e neutro), a duvida é, posso fazer uma emenda do terra da entrada para a saida, ou deixo apenas 2 fios? mas dai nao ficaria sem o aterramento?
Olá Ricardo, você tem certeza que o terceiro fio é terra? Num transformador o terra, quando existe, é ligado na carcaça dele. Se ele tiver alguma condução dele com os outros fios, ele pode ser apenas uma derivação do primário. Faça esse teste antes.
@@Electrolab-Eletronica para qual email posso mandar foto? ou whats
Não uso nenhum dos dois para o canal, devido ao grande volume de mensagens. Você pode colocar num drive compartilhado da internet, como o google drive ou outro.
boa noite onde faser um curso pra aprender usar osciloscopio peloa internete
Olá Anilto, não conheço um curso dedicado! Aqui o canal há alguns vídeos sobre o assunto.
professor vc vende algum frequencímetro para medir a o solo a 20 cm de profundidade em hz? tenho interesse em comprar.
Não vendo Pedro e frequencímetros não fazem medidas em solos.
Como calibrar a ponta de prova no osciloscópio fnirsi 1040
De mesma forma que nos demais osciloscópios, ponta em 10X ligada à saída de 1KHz do instrumento e ajuste no trimmer da ponta para que as horizontais da onda quadrada fiquem o mais paralelas possíveis.
Excelente aula vlew
Obrigado Naldo!
Fazendo isso da pra medir a tensão da rede sem trafo, mas com qlq osciloscópio?todos são ligados assim, garra no conector BNC (neutro) e ponta de prova no fase?
Sim, pode medir, o perigo é colocar o terra do instrumento (aterrado) na fase da rede.
@@Electrolab-Eletronica sim, mas entendo que o correto é sempre saber se todos osciloscopios são ligados da mesma forma, pois no vídeo foi dito que 90%dos osciloscopios são ligados assim, conector BNC aterrado.
Obrigado!
Exato!
Como q faz para medir a fonte dos módulos ? Tipo que tipo de onda q é nos transistor exemplo nos irf1404 junto com o ci drive
As formas de onda variam de circuito para circuito, são muito diferentes conforme o tipo. Por isso não há como saber sem estudar cada módulo. Por exemplo, se for um módulo amplificador classe D, seria um sinal do tipo PWM, mas se for classe AB já teria uma forma muito diferente. Isso vale para qualquer estudo com osciloscópios.
@@Electrolab-Eletronica Pse eu estou com módulo banda elite 2000x4 q está assim eu coloco os mosfet e eles estoura todos e pelo teste analógico não tem curto na placa porém eu não tenho osciloscópio e estou achando q o drive ci está com problema porém ele visivelmente não aparenta estar danificado. Eu testei o drive controlador e lá diz q tem ser uma tencao de 3.3 volts e ele está com 3.3 as vezes da 3.5 mas acho q deve ser pelo meu teste ser dos simples então sei q não está danificado porém to desconfiando q deve ser o drive 2n7524af pq toda vez q coloco os transistor se deixar ele queima todos e tbm tem resistor de gate q estão em aberto alguns
@@Electrolab-Eletronica e outra coisa q eu não atentei na hr foi de verificar os resistor de gate será q se eles estiver aberto mesmo com todo o resto bom ele pode danificar os transistor? Tipo tudo ok drive ok os mosfet ok é só os resistor aberto eles podem acabar queimando os transistor? E os diodos da fonte tbm estão bons troquei tbm
Pouco provável queimar MOSFET com resistor de gate aberto,. Deve haver algum curto ou problemas com a fonte para danificar o MOSFET.
@@Electrolab-Eletronica verifiquei o trafo e está bom tudo está bom eu to achando q deve ser mesmo o drive q danificou e por isso ele tá queimando os mosfet.
O osciloscopio fnirsi usa uma fonte igual de um celular. Ha perigo de medir tensao da rede c o osciloscopio e o mesmo queimar?
Ele está isolado, não tem esse perigo de inversão fase x terra. Mas qualquer medida na rede diretamente é crítico por conta de transientes e níveis de tensão.
@@Electrolab-Eletronica ok amigo... aguardo novos videos. Curto muito todos.. parabens...
Professor onde eu acho esse adaptador para bnc direto nas ponteiras
Alguns colegas disseram que tem no aliexpress.
Boa tarde Eloy.
É uma boa comprar atenuadores de tensão pra usar nos scop
Boa tarde Silva! Sim, para uso em alta tensão é recomendável.
@@Electrolab-Eletronica PROFESSOR EU TENHO UM HANTEK DSO2C15 , TEKTRONIX CDE 60 MHZ E UM INSTRUTERM DE 30MHZ QUAL O SENHOR MI ACONSELHA A COMPRA.
FAZENDO UM FAVOR?.
O Instrutherm deve ser analógico e o Tektronix também, ambos antigos. Nesse caso, para eletrônica geral, creio que o Hantek (com banda de 150MHz) vai atender melhor, por ter mais recursos, medidas automáticas na tela e vários recursos que os analógicos não têm. Mesmo considerando que os analógicos, especialmente o Tektronix com certeza são ótimos instrumentos também.
@@Electrolab-Eletronica E qual atenuador o senhor mi aconselha comprar?.
O que há no mercado é um da Hantek de 20x.
gostei valeu
Obrigado Cosme!
Esse multímetro aí do lado é o melhor do mundo 😆
Sim, realmente é muito bom!
Tenho um tambem, ja esta bem surradinho o coitado, mas é excelente.
Isso seria uma falha no desenvolvimento de alguns osciloscópio?
Ou tem um motivo para ser desse jeito?
A qual dos prontos citados você se refere?
@@Electrolab-Eletronica tipo, os fabricantes já esperavam que ia acontecer isso caso tentados testar direto na fase?
Eu quero adquirir um, e eu queria de preferência um que confirmasse esse problema já de fábrica kkk
Isso não é de fato um problema e sim uma característica, pois todos os osciloscópios que não possuem canais isolados (grande maioria deles) e que estão aterrados (uso do terceiro pino da tomada), estão com o aterramento dos canais ligados ao chassis, até por questão de segurança contra choques. Com isso, se levar esse ponto GND da ponta de prova na fase da tomada, um curto irá ocorrer. Por isso os cuidados necessários devem ser tomados.
@@Electrolab-Eletronica claro como o dia, obrigado
Poxa, fiquei em dúvida. O teu osciloscópio estava com o terceiro pino ligado na tomada, ou seja, aterrado, certo? Assim, a garra jacaré também ficou aterrado. Ao medir a rede elétrica, vc colocou a garra jacaré no neutro da rede elétrica, que é diferente do terra. Não poderia dar algum curto, uma vez que o potencial do neutro tende a ser diferente do terra? Abç
Olá Gonçalves, esse é o ponto principal do vídeo, o osciloscópio está com o pino do terra em aberto, sem conexão, por isso não há esse risco e é exatamente isso que trato no primeiro caso descrito.