Dicas para fotografas em dias nublados // Como eu Fiz Essa Foto
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Como fotografar em dias nublados?
Fabiano Chede explica porque os dias nublados proporcionam oportunidades para você fazer fotos fantásticas. Confira!
-----------------------------------------------------------
Para receber gratuitamente o nosso eBook - "Como eu fiz esta foto" e descobrir como o Fabiano fez 20 fotos que estão entre as suas favoritas, clique aqui: bit.ly/baixeoeBook
Tem muita história legal por trás dessas fotos!
----------------------------------------------------------------------------
Olá meu nome é Fabiano Chede do Picnist e nesta sequência de vídeos de "Como eu fiz esta foto"eu gostaria de lhe dar uma dica muito legal que são as fotos em dia brusco, dia sem sol.
Muita gente acha que pra ser um dia legal pra fotografia tem que estar ensolarado, o sol tem que estar brilhando e não é bem assim. Dias bruscos rendem fotos magníficas porque as nuvens, elas funcionam como grandes difusores naturais da luz do sol, e isso significa que o contraste das cores que você fotografa aqui no planeta terra ficam muito mais evidentes e muito mais bonitas.
Então, se você tem ainda um dia nublado e ainda por cima uma névoa, você tem condições perfeitas pra fotografia.
Eu sempre digo, se você está numa condição de névoa, às vezes nem interessa se você está num lugar muito legal, procure fazer a foto porque o resultado é simplesmente fantástico.
Esta foto eu fiz no final do dia em New Port, em Rhode Island nos Estados Unidos. Eu estava na janela do meu hotel quando eu vi essa bruma descendo, eu não pude deixar de fazer essa foto com uma distância focal bem longa, eu estava com uma teleobjetiva e fui pegar esse pierzinho que estava bem longe da minha janela, mas depois o resultado foi fantástico! Aqui a mágica desta foto está na bruma que está descendo sobre os pier sobre esta mansão e tudo teve este ar mágico, então sempre que você está com dia brusco, atenção! Você tem contrastes de cores magníficos.
Vamos te dar aqui um outro exemplo, essa foto foi praticamente durante uma chuva muito forte eu estava no alto de uma montanha no Parque de Torres del Paine no Chile. O que você vê aqui é uma geleira monstruosa, essa foto ela foi possível porque eu estava do alto de uma montanha e também estava aqui com uma lente teleobjetiva pra poder captar essa imagem lá do alto onde eu estava. Veja o efeito dramático que as nuvens e a chuva estava dando pra essa foto. Claro que aqui a chuva não era torrencial, senão você molha a sua câmera, molha a sua lente e fica tudo uma porcaria. Mas, aqui eu consegui colocar um abrigo de nylon em cima da minha câmera e consegui fazer a foto. Como estava numa distância focal muito longa as gotas d'água também não interferiram. Agora, o que eu gostaria de lhe mostrar, é: veja o ar dramático que esta foto ganhou graças a essas nuvens pesadas de chuva.
Claro que esta mesma foto num dia de sol também ficaria linda, mas se fosse um dia de sol com sol à pino, com certeza não ficaria tão legal quanto com essas nuvens aí. Mas aí você pode pensar: tudo bem Fabiano, você me mostrou ali a bruma que é uma coisa que não se encontra todo dia e aqui nuvens de tempestade sobre uma geleira na Patagônia. Tudo bem, são situações bem atípicas, mas eu posso te mostrar também, esta situação aqui: Essa igreja, essa praça aqui ela é em Blois uma cidadezinha no Vale de Loire na França.
Observe o contraste que o verde tem aqui com esse ocre da igreja e as flores aqui nos jardins da praça. Esse contraste, esse realce que a gente tem nessa foto, ele só foi possível também porque eu estava num dia muito brusco, logo depois de uma garoa. Se o dia aqui estivesse claro, eu não me lembro muito bem mas aqui eu não estava no final do dia nem no comecinho da manhã, então certamente esta foto ficaria com as cores meio aguadas. Se o dia estivesse ensolarado e então este contraste magnífico só foi possível graças ao efeito maravilhoso de difusão natural da luz do sol causado pelas nuvens, veja aqui que o céu está cinza, eu normalmente não gosto de retratar o céu muito cinza mas aqui não tinha outro jeito pra mostrar a igreja linda ali atrás.
Então, quer contrastes maravilhosos? Quer cores vivas na sua foto? Fotografe em dia brusco!
Se a sua foto ficar com ar meio triste por causa das nuvens e aquele ar de chuva, tire o céu! Tire o céu do seu enquadramento e procure fazer a foto sem que o céu apareça, você vai ver que o resultado é fantástico.
Se você gostou deste vídeo não deixe de curtir aqui e claro deixe os seus comentários. Se por acaso falei algum termo técnico, alguma coisa que você não entendeu, continue seguindo meu canal, meu portal, porque a gente tem vários conteúdos que vão lhe ensinar a fazer foto de uma maneira muito simples e muito prática.
Bacana Sr. Chede, fantástico.Abçsssss.
Muito bem,sempre com fotos SHOW.Obrg. e Abçssss.=sempre ligado=
Booooa João... abraços:-)
Olá! Lindas fotos caspita 🤗 nessa foto da igreja, qual a distância focal você usou e onde cravou o foco?! Vi que usou f8 poderia ter sido f11?! Sem alterar nada?! Te agradeço 🍁
Tenho mania por querer mostrar o céu. Essa dica final foi show!
Tendo o privilégio de estar diante de um belo cenário é questão de experimentar várias composições, inclusive minimizando o céu.
Amooo adorei
Grandes oportunidades:-)
Amei as dicas. Show imagens lindas!!
Muito bom, Por favor, como posso tirar o céu nessa fotografia, meu muitíssimo obrigado.
Oi Aparecido, bom dia.
Que bom que você gostou do vídeo!
Fiquei em dúvida sobre de qual foto você está falando... é a da capa do vídeo?
Se for, o céu é um componente importantíssimo - em meu ponto de vista - da composição, mas seria possível mudando o enquadramento, priorizando uma composição que destaque outros elementos disponíveis no cenário.
Um abraço e boas fotos:-)
Não tem tempo ruim para uma boa foto!! Rsrs Show!
Boa Mauro, é isso aí!
Excelente vídeo! Muito ensino útil!
Valeu Marcelo... abraço!
Excelente conteúdo tanto em vídeo quanto seus e-books! Uma dúvida que eu tenho, pois ainda sou iniciante, é sobre a diferença de corpos de câmera, já fiz umas pesquisas mas nada que conseguisse satisfazer a minha questão. Gostaria muito de ver um vídeo seu falando sobre o assunto se possível!
Jonas, as câmeras full-frame e as de médio formato (essas caríssimas e que muito pouca gente usa) são as que têm tecnologia mais avançada para fazer fotos espetaculares, MAAAAS tem uma complexidade operacional que não recomendo para iniciantes.
Invista sem medo numa DSLR, recomendo a Canon T6i ou similar. E se possível, numa lente 18-200, abrindo mão da lente do kit.
Com este conjunto, você vai ter possibilidade de fazer fotos muuuuito legais e dominar todos os conceitos da fotografia e sentirá, em alguns poucos anos, a hora de investir em equipamentos mais sofisticados.
Dá uma olhada neste: ua-cam.com/video/8JVvEP9r69g/v-deo.html
E neste: ua-cam.com/video/vk4zgcgPZJY/v-deo.html
@@CHEDEPHOTO Muito obrigado pela atenção! Seu material tem sido de grande ajuda!
Que nitidez!
Valeu Ricardo!