Meu avô trabalhou para o Sr Nelson desde no início da fábrica e cuidou da Fábrica e carros por mais de 35 anos tenho o acervo digital completo da fábrica, com as fotos que o democrata fez em Brasília, viajem ao RJ e o processo de construção da fábrica e dos carros, as fotos são coloridas, esse acervo estava em slides e digitalizei, tenho umas 170 imagens, esses bois que o Luciano falou eram do meu avô rs.. cresci ao lado desses carros, andei na fábrica montada, isso representa muito para nós, quero ajudar e muito nesse projeto.
Programa nenhum no BR teria condições de transmitir um conteúdo como este. Badola, muito obrigado por nos presentear com esta parte da história, não apenas automotiva, mas história de empreendedor. Abraço.
Comecei vendo o vídeo sem pretensão nesse 01/01/2025. Fiquei emocionado e confesso que. ao ser um sonhador humanista, gostaria muito de participar de algo assim. Tenho 67 anos e nunca deixo de sonhar. O nome Democrata é inspirador haja vista a nossa realidade de país assombrado por traidores que querem tudo para eles. Patriota é quem pensa na memória do país. Se houvesse condição eu estou dentro. Quem sabe. Parabéns. Moro em Florianópolis Não conheço nenhum de vocês. São inspiradores. Vou a Lindóia todo ano e se vir algo do tipo Badolato quero conhecer. Parabéns.
Sou nascido e criado na zona norte de São Paulo, meus pais e avós do Tucuruvi e Parada Inglesa. O Sr. Nélson Fernandes era uma lenda na região. Meu pai participou no Acre Clube desde o início, o número do título patrimonial, se não me falha a memória, era 256. Muitos finais de semana nas piscinas do Acre, as domingueiras que eram seguidas de rachas na Rua Vaz Muniz, aprendi tênis nas quadras do Acre... Vários atendimentos de acidentes domésticos que necessitaram suturas no Hospital Presidente, minha avó foi velada no Presidente... A oficina original do Sr. Nélson, onde começou o projeto, era vizinha a casa dos pais de uma tia, próximo a atual estação Tucuruvi do Metro SP. Fantástico resgate desta história! Muito sucesso no projeto de "reconstrução" destes carros! Infelizmente não consigo participar, mas estarei acompanhando e torcendo muito, divulgando para os amigos da zona norte! Badolato, provavelmente em algum momento nos cruzamos nos corredores dos prédios da Poli, pois eu sai em 1990, formado em mecânica, enveredei para os caminhos da refrigeração, ventilação e ar condicionado industriais. Sou inscrito e acompanho o canal a bastante tempo, nunca cheguei a deixar um comentário, mas esta história me tocou bastante e com algum tempo neste início de ano, desta vez não deixei passar. Fraterno abraço! Feliz 2025 a todos!
O desafio é grande! Sou Engenheiro Mecânico e tenho experiência em desenvolvimento de peças na indústria para baixos volumes, me coloco a disposição para ajudar. Boa sorte e grande abraço!
Eu trabalho com computação gráfica 3D na área de engenharia e tenho o hobby de impressão 3D desenhando peças a partir de plantas. Tenho várias impressoras FDM e DLP. Adoraria trabalhar nesse projeto.
@@2001walker Depende da função da peça. Se for peça decorativa de acabamento pode ser usada diretamente a peça que foi impressa, mas se for uma peça que sofra algum tipo de esforço mecânico, alta temperatura e etc. recomendo que a peça impressa seja usada como molde. Para poder imprimir uma peça eu tenho que ter ela em 3d no computador. Se não existir o arquivo a peça pode ser escaneada em 3D ou faço partir de plantas, fotos com medidas e etc. Tudo depende da peça a ser reproduzida. Eu havia deixado mensagens com contato antes e foi apagada. Creio que não permitam isso. Vou respeitar.
18 днів тому+58
O melhor e mais importante vídeo do Canal nesse ano! Parabéns Badola pelo empenho em trazer a história perdida da Indústria brasileira
Em 1967 eu tinha 7 anos e estava com meu pai na padaria e um amigo dele chegou com um titulo da Ibap dizendo q ganharia um carro e meu pai q era contador leu o título na hora e disse que não estava escrito ali q ele receberia um carro, eu sempre fui facinado por carros desde que nasci e essa história ficou na minha mente, penso que o sr Fernandes não queria dar um golpe, mas, foi muito ingênuo e mal acessorado, deixando essa brecha, o sr João Gurgel fez algo semelhante com o BR 800 e fez de forma correta, eu sempre passava em frente a extinta fabrica da Ibap na estrada velha e a placa da fábrica ficou por lá até os anos 80 , me cortava o coração ver aquilo, atualmente tenho um Gurgel Carajas, de uso constante e estou restaurando um Supermini, parabéns Badola , Alvaro e todos envolvidos nesse maravilhoso projeto
Em 1987, eu e os filhos da pessoa que participou do concurso para definir o desenho da carroceria do democrata, o qual ficou em segundo lugar, fomos até a fábrica para conhecer um pouco da história, quando fomos recebidos pelo caseiro armado, e que não gostou nada de ver os três dentro das dependências da empresa, que ainda estava com o galpão, com muitas carrocerias, e alguns carros até quase completos. Na época não havia celular, portanto, registros somente com fotos, pena não ter co seguido mais registros. Sou vizinho do Álvaro aqui em Ribeirão Pires, na mesma rua que ele tem sua oficina, muito legal ver esse tipo de trabalho para preservar essa história tão rica. Parabéns aos envolvidos!
Daqui de Portugal eu agradeço o que vocês estão fazendo. Queria muito que o vosso projecto vá em frente e que vocês tenham que fazer mais umas tantas carroçarias. A história é incrível e merece ser preservada. Força e coragem Um abraço deste lado do Atlântico. Ricardo Serpa
Hoje, 01/01/2025, esse é o primeiro vídeo que vejo e tive dois sentimentos: o primeiro é de gratidão por poder conhecer a história do senhor Nelson Fernandes que eu nunca ouvi falar, apesar dos meus cinquenta e oito anos de idade; o outro sentimento é de revolta por saber que não é de hoje que o "sistema" trabalha contra o empreendedor nacional e o governo federal, independente da ideologia política, trabalha contra os próprios brasileiros.
Meu falecido pai nos levou a essa fábrica nos anos 60, lembro-me vagamente de uma carroceria desse carro e meu pai recebendo essa medalha e dizendo estar feliz com a possibilidade de ter esse carro, a medalha está conosco até hoje
Estou profundamente emocionado por esse resgate da história. É a primeira vez que vejo alguém tão empenhado em preservar algo tão importante da nossa indústria automobilística, o Democrata!
Vocês são malucos! mas tão malucos que são incríveis. A preservação da história automobilística deve muito aos senhores, que vídeo histórico e emocionante. A memória do Nelson Fernandes está muito bem guardada e documentada, de um Brasil muito diferente nos anos 60, que presente de início de ano, parabéns a todos os envolvidos
Este é o documentário mais interessante e marcante do Badola. Um livro sobre as tramas das montadoras e pouco p esse assunto. A parte do motor no navio devia ser investigada na Hisitora da Receita Federal. TUDO Q ASSISTI ATE HJ NESTE CANAL VIROU FUMAÇA PERTO DESSA HISTÓRIA, eu além de morar e filho de São Bernardo do Campo. Tenho uma propriedade na Estrada Da XIBOCA, da Churrascaria mencionada p. BADOLA. Estou muito emocionado cm as lembranças.
BOM DIA ALEXANDRE, BOM DIA À TODOS OS ENTUSIASTAS E ARQUEÓLOGOS AUTOMOTIVOS ENVOLVIDOS NESSE MARAVILHOSO VÍDEO; MESTRE, EU JÁ TINHA OUVIDO FALAR DA HISTÓRIA DO DEMOCRATA, NO AUTO ESPORTE DA GLOBO E EM ALGUM CANAL DO UA-cam, MAIS ASSIM, BÁSICO DO BÁSICO, AGORA, NESSE VÍDEO, VELHO, BAITA HISTÓRIA LINDA, RIQUÍSSIMA, COMPLETA E BRILHANTE DESSE RARO AUTOMÓVEL, E PRA QUEM AMA E ADORA HISTÓRIA AUTOMOTIVA COMO EU, ISSO É UM PRATO CHEIO!! PARABÉNS À TODOS OS ENVOLVIDOS: ÁLVARO, LUCIANO, ALEXANDRE E DEMAIS PARTICIPANTES. CARA, SOMENTE O SEU CANAL PRA PROPORCIONAR ESSE TIPO DE HISTÓRIA AUTOMOTIVA, UMA AULA MESMO!! REFERENTE AS MONTADORAS, QUE TEM SIM, A SUA IMPORTÂNCIA, E EU RESPEITO E VALORIZO, ERAM MUITO MESQUINHAS E EGOÍSTAS, NÃO QUERIAM CONCORRENTES: A VW COMPROU A VEMAG E EXTINGUIU A MESMA, A FORD COMPROU A WILLYS E EXTINGUIU A MESMA, A CHRYSLER COMPROU A SIMCA E EXTINGUIU A MESMA, TUDO PELO PODER, TANTO QUE ACABARAM COM O DEMOCRATA, E MAIS RECENTEMENTE, A GURGEL, LAMENTÁVEL, LASTIMÁVEL... E POR FIM, AINDA BEM QUE NOS DIAS ATUAIS, EXISTEM MUITAS MONTADORAS. PARABÉNS ALEXANDRE BADOLATO, PARABÉNS À TODOS, GRATIDÃO!! E DEMOCRATICAMENTE FALANDO, TORÇO QUE ESSE LINDO, BELO E MARAVILHOSO DEMOCRATA AZUL DO VÍDEO VOLTE À ATIVA, TOTALMENTE ESTILOSO!!
Pessoal! Sensacional a ideia! Trabalhei em montadora, durante 36 anos, sempre fazendo testes, e sou um tremendo entusiasta da história da indústria automobilística. O que vocês estão fazendo, é resgatar uma história, como vocês mesmos falaram, semelhante à do Preston Tucker, De Lorean, etc, que acabaram virando até filme! Sugiro que vocês criem também, como fonte de renda e divulgação, uma linha de camisetas, bonés, chaveiros, etc. do projeto, nos moldes do que o Anderson Dick faz. Tenho certeza, que muitas pessoas, entusiastas de automóveis como eu, vão adquirir. Grande Abraço, e sucesso na empreitada! Torço pelo sucesso do projeto!
Que vídeo 👏👏👏 sinceramente eu fico emocionado em ver essa reunião entre amigos compartilhando cada um a sua história com a marca e tendo os papéis com provas e registros , parabéns Badola pelo vídeo 👏👏
Com 68 anos de idade nunca ouvi falar dessa fábrica, sou apaixonado por carros. Obrigado. Assisti até o final. Que Deus abençoe esse projeto. Sou carioca e moro em MG. Abraços. Feliz Ano Novo para todos.
Sensacional o vídeo e a história. E, se há um lugar em que a recuperação desses carros é possível, é junto ao Badola e o seu canal, que reúne o que há de mais engajado em termos de público amantes de automóveis brasileiros clássicos. Sucesso ao grupo! Que os veículos sejam realmente recuperados e salvos. Que a indústria automobilística seja resgatada e uma injustiça seja corrigida. Se forem criar um grupo, um site, um perfil no insta ou alguma coisa, divulguem. Gostaria muito de acompanhar essa história bem de perto. Parabéns, Badola por mais essa iniciativa e um ano novo repleto de ferrugem, fumaça, óleo e gasolina para todos!
Badola em 1965 ou 66 eu conheci esse carro na na esquina da praça da Se com a rua direita onde estava sendo vendido títulos da IBAP e havia algumas carrocerias em esposiçao e um veículo montado .Eu tinha 15 anos e fiquei impressionado com as carrocerias que eram de fibra de vidro.Achei os carros muito bonitos .VALTER/SP./CAPITAL
Senhores, eu só consegui ver 30 minutos do vídeo e já achei a história espetacular. Quando pensamos que um louco compra um guincho pra resolver o problema do transporte, ele já tinha comprado um sítio pra armazenar o carros.... ESPETACULAR!
Que vídeo sensacional. Que história sensacional. Da pra ver o badola feliz e empolgado por estar xingando no vídeo. Tenho 22 anos, Não tenho histórias de avó ou pai ligados a carro, quando ouvia falar sobre carro nacional só pensava em Gurgel. é simplesmente uma paixão genuína que tenho por veículos e vocês ajudam a contar a história que se perderia no tempo. PARABÉNS e tudo que estiver ao meu alcance farei.
Um pais que historicamente é insalubre para quem quer empreender ver a historia de mais um brasileiro que correu atras do seu sonho de construir uma montadora 100% nacional sendo destruida por especuladores pessoas de carater duvidoso é triste demais!!!
Que história senhores ! Sensacional , tive que ver o vídeo duas vezes pra ter certeza que não deixei passar nenhum detalhe . Alexandre Badolato é um patrimônio nacional ! Vida longa ao nosso Badola !
Excelente vídeo, esclarecendo a história do Democrata, um projeto que causa fascínio e tristeza ao mesmo tempo. Torcendo que ao menos alguns deles voltem às ruas, e um deles ganhe lugar de destaque aí no museu.
Nasci em 1962 no estado do Ceará e moro no Rio de Janeiro desde 1970. Filho de motorista profissional, desde que cheguei ao Rio comecei a me interessar por carros, motos e caminhões. Tenho algumas "tranqueiras" na garagem, motos principalmente. Já conhecia a história do Democrata, contada pelo meu pai e posteriormente por revistas automobilísticas. Vídeo excelente. Genial também a camiseta do Álvaro: "Mosca Manca de Olho Azul". KKKKK Será que me permitem "clonar", caso não encontre a venda? Rsrsrs Abraços.
Primeiro vídeo de 2025, assistindo e me deleitando com mais essa história automotiva e nacional! Parabéns @agbadolato! Que venham muitos mais excepcionais vídeos neste ano que se inicia!
Incrível estes relatos e estes documentos apresentados. Mostra realmente quantos empreendedores foram barrados para atingir o sucesso no nosso país. Graças a vcs ficamos sabendo destas histórias incríveis . O certo seria que todas as montadores absorvessem estes custos de montagem destes veículos em retribuição ao grande erro cometido. Sem querer achar o culpado, apesar de ficar muito claro que realmente houve uma perseguição a este empreendedor. Imagino o quanto o Nelson tenha sofrido com toda esta perseguição que fez o sonho ser destruído de forma inacreditável.
Vídeo fantástico. Lembro quando assinava oficina mecânica e recebi meu exemplar em 1988. Na época tinha 13 anos e fiquei encantado com a história. Se não me engano, tinha foto do 4 portas parcialmente enterrado, pois dava pra ver um pedaço do carro. Uma dúvida, por qual motivo não desenterraram esses 4 portas ?
Vídeo histórico e sensacional! Quem gosta de carro tem obrigação de assistir! Parabéns Badola, e parabéns Álvaro pelo empenho em salvar as carrocerias e pela incrível iniciativa de monta-las. Muito sucesso!!!
Assistindo esse video chega a dar uma sensação ruim na espinha imaginando como nossa politica, que nasceu podre e nessa época estava bem podre e atrapalhando quem estava disposta a fazer a diferença. Ainda bem que existem pessoas como Vocês para resgatar essas histórias.
Um dos melhores videos do canal, abordando um assunto que precisa ser retratado e fazer alguma justiça. Creio que essa turma reunida irá fazer um trabalho muito interessante. Queria muito estar perto para ajudar. Em 1988 eu li a matéria na revista oficina mecânica e isso nunca saiu da minha cabeça.
Badola, Assisti novamente ao vídeo com mais tempo e atenção. Como sempre gostei de carros, já conhecia o veículo, mas é surreal a história por trás dele. Cada vez mais, respeito a sua pessoa. Só alguém com alma e coração como o seu poderia abrir as portas para um projeto como esse. Infelizmente, não tenho condições de ajudar, mas torço de verdade para que o projeto vingue e que o proprietário tenha seu nome honrado por esse feito. Parabéns a todos os envolvidos.
Sensacional! As informações e histórias que foram contadas neste vídeo é de uma riqueza incomensurável. Somente a paixão por carros faz com que as pessoas se movimentem e corram atrás de fatos que ficariam esquecidos
Que história interessante! Não é uma simples história da indústria automobilística nacional que foi enxovalhada, mas mais um exemplo da subserviência deste país que não reconhece os valores que tem!
Precisamos valorizar quem dedica boa parte de seu tempo e dinheiro para conservar e difundir a cultura dos carros antigos. Graças ao trabalho realizado por pessoas como o @agbadolato que nossos filhos conhecerão carros maravilhosos como este! Vida longa a todos os envolvidos!
Essa história me fez lembrar também do triste fim da equipe de fórmula 1 Copersucar dos irmãos Fittipaldi, que da mesma maneira teve sua reputação detonada pela imprensa automotiva. O Reginaldo Leme relata que os diversos ataques acabaram afastando o patrocínio das empresas nacionais .
De tudo o que eu li sobre a história automotiva brasileira, a do democrata é uma que me impressiona muito. Inclusive, estou à procura das matérias da quatro rodas (dizendo que esse carro não existe) e a da revista oficina mecânica, quando ela fez uma matéria no que restou da fábrica nos anos 80. Parabéns Badolato por compartilhar essa história.
Top a iniciativa Não sou da época desse carro porém sou um apaixonado pelo mundo automotivo E trazer os carros de volta a vida é minha paixão Parabéns por preservar a história automobilística
Era office-boy na Arno Mooca e vi vários Democratas num prédio na Av. Dom Pedro (Cambuci) que tinha algo da empresa. Depois se transformou em quartel da Aeronáutica. Eram seus vizinhos a Lion e, ironicamente, a Brasilwagen concessionaria VW. O pacote contra era tão grande que a grande maioria ironizava a nova marca. Pior, justamente por ser nacional. A repetição foi a Gurgel ?.
Para a produção do motor/transmissão, creio que a melhor alternativa seja fazer usinado, partindo-se de um bloco sólido de alumínio. Se os desenhos detalhando o projeto estão disponíveis, penso que seja possível. Tem gente fazendo bloco de alumínio para Opala de arrancada dessa forma.
É impressionante como o empreendedor brasileiro sempre tem que tirar leite de pedra para tentar sobreviver....uma belíssima história do automóvel nacional, parabéns pelo resgate histórico! Excelente ano a todos e que em 2025 o galpão 4 fique finalizado e cheio (o que nao é dificil...kkkk).
Parabéns por esse vídeo e essa história muito maravilhosa e também aos envolvidos em recuperar esses carros e essas memórias automotivas que conteúdo fantástico. Se forem resgatar os que estão enterrados vai ser mais um video e conteúdo fabuloso para o canal que eu não perco nada só histórias fabulosas. Pelo o que eu pude resumir dessa história esse empreendedor estava no caminho certo com um produto que iria incomodar muito os outros fabricantes no qual quebraram ele boicotando todos os fornecedores que ele conseguia para produzir peças para o mesmo, deixando ele sem crédito e sem palavra para honrar o seu projeto para com o povo. Mais uma vez parabéns por tentar trazer essa história de volta e parabéns ao dono da IPAB pelo empreendimento, pela coragem, que eu tenho certeza se ele não tivesse sido tão injustiçado e tão perseguido, seu produto que volto a repetir iria incomodar muita gente com poder.
Que história!!! Realmente é o "Tucker Brasileiro" e que não vai cair no esquecimento, graças a esse tal de UA-cam e esse mundo de malucos que são apaixonados por essas coisas histórias pitorescas da indústria nacional. Parabéns à inciativa, cavalheiros e desejo sucesso!!!
As fábricas de automóveis como VW eram apoiadoreas do governo militar naquela época. O nome do carro democrata é bem sugestivo e não deve ter sido bem recebido
@@ivaniteixeiracostaeu até comentei isso. E não só o nome, “Presidente” era uma homenagem ao JK. Os militares acabaram com a IBAP assim como acabaram com a Panair. Eu não sei se por ideologia política ou sei lá o que, eles não mencionam isso no vídeo. Porque tá explícito.
Acho que esse é o melhor vídeo contando histórias do canal até hoje. Esperando agora o badola depois de erguer os galpoes criar seus próprios carros tbm 😅
Nossa....cada história fantástica...isso sim é vida...kkk Sou de 1955 ..tive um tio que comprou ações dessa fábrica de carros se não me engano ele chamava de presidente.
Bom dia , tenho um grande amigo que mora na propiedade em que foi a fábrica do Democrata , seu avô foi funcionário desta empresa , e a família mora nesta propiedade até o dia de hoje , sabe muito a respeito do Democrata MINGONI AUTOS ANTIGOS ITAPOLIS Sp
Meu pai comprou título e a medalha sócio fundador . O meu pai comprou para que eu fosse trabalhar como engenheiro mecânico. A época eu visitei a linha de produção . Neste vídeo mostra o carro esporte , tinha o sedan de luxo . Dizem que o projeto ficou inviável porque a fabricante do motor é câmbio, acredito que seja a Mercedes cobrava muito caro . As fábricas que forneciam as peças cobraram muito alto e fizem lob para não deixa-lo evoluir. Me formei na FEI como engenheiro mecânico, mas a fábrica já não existia fora todo destruída.
Os videos do canal são todos indescritiveis, mas esse com certeza figura entre os melhores de todos os tempos, quantas historias, da vontade de buscar mais, procurar mais mais e mais, parabens de novo badola.
História sensacional! O destino da IBAP se assemelha ao da PanAir do Brasil. Aos amigos tudo, aos inimigos a força da lei, turbinada com algumas mentirinhas….
A primeira vez que vi a história pitoresca da ibap foi no anos 90 ainda menor de idade fiquei fascinado pela história outra história também pitoresca foi da emme lotus dos anos 90 , parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa de recuperar e preservar a história da ibap
Eu sabia alguma coisa superficial sobre esse carro, hoje foi uma aula em profundidade; parabéns por conseguir juntar essa turma e gravar esse relato, a ideia do Alvaro é excelente com grandes chances de viralizar e até ter apoio de fabricantes de uto peças.
Sou engenheiro mecânico e trabalhei por 12 anos em empresas de autopeças e junto a montadoras. Como existem 2 carros completos não é difícil reproduzir as peças, mas os processos de produção devem ser bem estudados para não encarecer demais o projeto.
Vejam como este país é uma grande latrina. Matam um empreendimento fadado ao sucesso e a levar o pais a um nível superior.... e o pior.... sabotado por brasileiros mesmo. Que absurdo.
O que precisa acabar é o complexo de vira latas implantado no BR que tem causado muito estrago ao país. O espírito de vira-latas colabora muito com a corrupção maldita.
Que vídeo espetacular. Nunca tinha ouvido falar da história e nem mesmo sobre os carros. Esse canal deveria ter muito mais reconhecimento por todo conhecimento que transmite a nós. Obrigado, Badola. Infelizmente não tenho condições de fazer parte de um projeto como esse, mas espero que encontre os 26 felizardos que consigam dar andamento nesse sonho.
nos anos 90 uma turma aqui de BH conseguiu junto a uma empresa de vidros que se fizessem uns 20 para-brisas laminados pra Dodge, preço até acessível à época, visto que esse deve ser blindex, a reprodução deve ser bem mais fácil já que existe pelo menos um para tirar o molde. Adoro a história do Democrata. Abçs
Só quem gosta muito de história e carro antigo prá passar o ano vendo o vídeo, achei até a revista oficina mecânica de 88. Moro perto do Acre clube, primeiro empreendimento do Nelson, abraço a todos, feliz 2025!
Olá, Badola aqui é o Washington de SP/SP sou do ramo Automotivo e nunca tinha ouvido falar da IBAP e nem do Democrata, essa a parte interessante do seu canal, você levanta a História do veículo, parece até o Gil Gomes .😂😂😂 sem ofensas !! Abraços
A impressão 3D permite gerar matrizes de peças para cópias, moldes ou peças para uso direto. Dá [ra imprimir peças em qualquer tamanho, desde peças com medidas de milímetros a metros, pois dá para imprimir em partes e colar depois.
Mais uma história nacional incrível pouco conhecida. Parabéns a todos por essa iniciativa 👏 Em quase quatro décadas que eu acompanho automóveis nunca tinha ouvido falar da IBAP ou do democrata.
Caramba, conheci essa estória através da revista Oficina Mecânica. Fantástica estória. Desde então fico me perguntando se não foi uma idiotice o nome da fábrica e do carro. Um presidente democrata em plena ditadura! Poderia soar como deboche.
Que bela página da história foi contada. E percebemos que, a IBAP foi, digamos gentilmente, "Sabotada". Afinal, um carro moderno para a sua época, não poderia nascer e fazer frente ao que a indústria automobilística "arcaicamente" já oferecia em nosso país. Não teria vida fácil frente aos concorrentes tradicionais, mas, "conjecturemos", iria acelerar o desenvolvimento da indústria automotiva nacional, forçando os concorrentes a se atualizar. Um belo presente neste 01/01/2025, dia que pude assistir o vídeo completo e apreciar este pedaço da história.
Olá, tenho 59a. Meu pai, q faleceu em 1999 é um dos q pagou todas as prestações para ter um Democrata. Tenho o carnê, propaganda e até uma foto da fábrica. Legal a iniciativa.
que vídeo maravilhoso sou daqui de sbc trabalho na região do riacho não sabia que a fábrica era no capelinha achava que era no km 27 da Anchieta vendo esta história vi o poder que tinha algumas revistas e jornalecos de destruir o sonho de algumas pessoas
Muito legal a proposta de vcs. Hoje entendemos perfeitamente o que houve na época, acredito que "forças ocultas" tenham agido. Sobre site, posso ajudar se precisarem
Nao é de hoje que a imprensa joga contra a indústria nacional...pobre Gurgel....deve ter sofrido muito também....vide a Ibap que mataram na sua gestação.
Meu avô trabalhou para o Sr Nelson desde no início da fábrica e cuidou da Fábrica e carros por mais de 35 anos tenho o acervo digital completo da fábrica, com as fotos que o democrata fez em Brasília, viajem ao RJ e o processo de construção da fábrica e dos carros, as fotos são coloridas, esse acervo estava em slides e digitalizei, tenho umas 170 imagens, esses bois que o Luciano falou eram do meu avô rs.. cresci ao lado desses carros, andei na fábrica montada, isso representa muito para nós, quero ajudar e muito nesse projeto.
Sugestão: cria uma pasta no google drive e disponibiliza isso pro mundo!
consegue upar as fotos eu e muitos outros adorariam ver algumas fotos
Será se seria possível desenterrar os carros? Seria bacana se eles tentassem fazer isso.
Disponibiliza isso logo pelo amor de Deus.
@@Andysap chama o Badola ou algum deles, isso é parte da história do Brasil ! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Programa nenhum no BR teria condições de transmitir um conteúdo como este.
Badola, muito obrigado por nos presentear com esta parte da história, não apenas automotiva, mas história de empreendedor.
Abraço.
Comecei vendo o vídeo sem pretensão nesse 01/01/2025.
Fiquei emocionado e confesso que. ao ser um sonhador humanista, gostaria muito de participar de algo assim.
Tenho 67 anos e nunca deixo de sonhar.
O nome Democrata é inspirador haja vista a nossa realidade de país assombrado por traidores que querem tudo para eles. Patriota é quem pensa na memória do país.
Se houvesse condição eu estou dentro. Quem sabe.
Parabéns. Moro em Florianópolis Não conheço nenhum de vocês. São inspiradores.
Vou a Lindóia todo ano e se vir algo do tipo Badolato quero conhecer.
Parabéns.
Moro em Floripa tb amigo. Veja meu relato nos comentários.
Sou nascido e criado na zona norte de São Paulo, meus pais e avós do Tucuruvi e Parada Inglesa. O Sr. Nélson Fernandes era uma lenda na região. Meu pai participou no Acre Clube desde o início, o número do título patrimonial, se não me falha a memória, era 256. Muitos finais de semana nas piscinas do Acre, as domingueiras que eram seguidas de rachas na Rua Vaz Muniz, aprendi tênis nas quadras do Acre... Vários atendimentos de acidentes domésticos que necessitaram suturas no Hospital Presidente, minha avó foi velada no Presidente... A oficina original do Sr. Nélson, onde começou o projeto, era vizinha a casa dos pais de uma tia, próximo a atual estação Tucuruvi do Metro SP.
Fantástico resgate desta história! Muito sucesso no projeto de "reconstrução" destes carros! Infelizmente não consigo participar, mas estarei acompanhando e torcendo muito, divulgando para os amigos da zona norte!
Badolato, provavelmente em algum momento nos cruzamos nos corredores dos prédios da Poli, pois eu sai em 1990, formado em mecânica, enveredei para os caminhos da refrigeração, ventilação e ar condicionado industriais. Sou inscrito e acompanho o canal a bastante tempo, nunca cheguei a deixar um comentário, mas esta história me tocou bastante e com algum tempo neste início de ano, desta vez não deixei passar.
Fraterno abraço!
Feliz 2025 a todos!
O desafio é grande! Sou Engenheiro Mecânico e tenho experiência em desenvolvimento de peças na indústria para baixos volumes, me coloco a disposição para ajudar. Boa sorte e grande abraço!
Eu trabalho com computação gráfica 3D na área de engenharia e tenho o hobby de impressão 3D desenhando peças a partir de plantas. Tenho várias impressoras FDM e DLP. Adoraria trabalhar nesse projeto.
Você projeta peças de acabamento fora de linha? Tem algum contato?
Fiquei com a mesma dúvida do @2001walker. Você faz acabamentos de carros fora de série?
@@2001walker Eu havia deixado uma mensagens com contato e foram removidas. Creio que não permitam aqui.
@@2001walker Depende da função da peça. Se for peça decorativa de acabamento pode ser usada diretamente a peça que foi impressa, mas se for uma peça que sofra algum tipo de esforço mecânico, alta temperatura e etc. recomendo que a peça impressa seja usada como molde. Para poder imprimir uma peça eu tenho que ter ela em 3d no computador. Se não existir o arquivo a peça pode ser escaneada em 3D ou faço partir de plantas, fotos com medidas e etc. Tudo depende da peça a ser reproduzida. Eu havia deixado mensagens com contato antes e foi apagada. Creio que não permitam isso. Vou respeitar.
O melhor e mais importante vídeo do Canal nesse ano! Parabéns Badola pelo empenho em trazer a história perdida da Indústria brasileira
Em 1967 eu tinha 7 anos e estava com meu pai na padaria e um amigo dele chegou com um titulo da Ibap dizendo q ganharia um carro e meu pai q era contador leu o título na hora e disse que não estava escrito ali q ele receberia um carro, eu sempre fui facinado por carros desde que nasci e essa história ficou na minha mente, penso que o sr Fernandes não queria dar um golpe, mas, foi muito ingênuo e mal acessorado, deixando essa brecha, o sr João Gurgel fez algo semelhante com o BR 800 e fez de forma correta, eu sempre passava em frente a extinta fabrica da Ibap na estrada velha e a placa da fábrica ficou por lá até os anos 80 , me cortava o coração ver aquilo, atualmente tenho um Gurgel Carajas, de uso constante e estou restaurando um Supermini, parabéns Badola , Alvaro e todos envolvidos nesse maravilhoso projeto
Como vai João?
Exatamente.
Também temos Gurgel por aqui: eu com um Supermini 92 e um X-12 TR e o Badola com um BR-800 91.
Parabéns a todos os envolvidos
Badola eh o cara.
Um dos maiores, se nao o maior antigo-mobilista do Brasil.
Vida longa ao Badola.
Uma das histórias mais fantásticas que eu vi neste canal! Torcendo muito para que esse projeto siga em frente.
Em 1987, eu e os filhos da pessoa que participou do concurso para definir o desenho da carroceria do democrata, o qual ficou em segundo lugar, fomos até a fábrica para conhecer um pouco da história, quando fomos recebidos pelo caseiro armado, e que não gostou nada de ver os três dentro das dependências da empresa, que ainda estava com o galpão, com muitas carrocerias, e alguns carros até quase completos. Na época não havia celular, portanto, registros somente com fotos, pena não ter co seguido mais registros. Sou vizinho do Álvaro aqui em Ribeirão Pires, na mesma rua que ele tem sua oficina, muito legal ver esse tipo de trabalho para preservar essa história tão rica. Parabéns aos envolvidos!
Daqui de Portugal eu agradeço o que vocês estão fazendo.
Queria muito que o vosso projecto vá em frente e que vocês tenham que fazer mais umas tantas carroçarias.
A história é incrível e merece ser preservada.
Força e coragem
Um abraço deste lado do Atlântico.
Ricardo Serpa
Hoje, 01/01/2025, esse é o primeiro vídeo que vejo e tive dois sentimentos: o primeiro é de gratidão por poder conhecer a história do senhor Nelson Fernandes que eu nunca ouvi falar, apesar dos meus cinquenta e oito anos de idade; o outro sentimento é de revolta por saber que não é de hoje que o "sistema" trabalha contra o empreendedor nacional e o governo federal, independente da ideologia política, trabalha contra os próprios brasileiros.
Meu falecido pai nos levou a essa fábrica nos anos 60, lembro-me vagamente de uma carroceria desse carro e meu pai recebendo essa medalha e dizendo estar feliz com a possibilidade de ter esse carro, a medalha está conosco até hoje
Fantástico
Estou profundamente emocionado por esse resgate da história. É a primeira vez que vejo alguém tão empenhado em preservar algo tão importante da nossa indústria automobilística, o Democrata!
Vocês são malucos! mas tão malucos que são incríveis. A preservação da história automobilística deve muito aos senhores, que vídeo histórico e emocionante. A memória do Nelson Fernandes está muito bem guardada e documentada, de um Brasil muito diferente nos anos 60, que presente de início de ano, parabéns a todos os envolvidos
Este é o documentário mais interessante e marcante do Badola. Um livro sobre as tramas das montadoras e pouco p esse assunto. A parte do motor no navio devia ser investigada na Hisitora da Receita Federal. TUDO Q ASSISTI ATE HJ NESTE CANAL VIROU FUMAÇA PERTO DESSA HISTÓRIA, eu além de morar e filho de São Bernardo do Campo. Tenho uma propriedade na Estrada Da XIBOCA, da Churrascaria mencionada p. BADOLA. Estou muito emocionado cm as lembranças.
Sujestão para a nova saga do canal , desenterrar os democráticas 4 portas !!!! Se eu não morasse no Rio eu ajudava a desenterrar!!
Estou em Brasília. Amaria estar no momento do desterro.
ideia sensacional!!!!!
Momento Carterpillar kkk
Tô no interior de sp ,mais curtiria ajuda a tira da terra
Seria muito top esse conteúdo
BOM DIA ALEXANDRE, BOM DIA À TODOS OS ENTUSIASTAS E ARQUEÓLOGOS AUTOMOTIVOS ENVOLVIDOS NESSE MARAVILHOSO VÍDEO; MESTRE, EU JÁ TINHA OUVIDO FALAR DA HISTÓRIA DO DEMOCRATA, NO AUTO ESPORTE DA GLOBO E EM ALGUM CANAL DO UA-cam, MAIS ASSIM, BÁSICO DO BÁSICO, AGORA, NESSE VÍDEO, VELHO, BAITA HISTÓRIA LINDA, RIQUÍSSIMA, COMPLETA E BRILHANTE DESSE RARO AUTOMÓVEL, E PRA QUEM AMA E ADORA HISTÓRIA AUTOMOTIVA COMO EU, ISSO É UM PRATO CHEIO!! PARABÉNS À TODOS OS ENVOLVIDOS: ÁLVARO, LUCIANO, ALEXANDRE E DEMAIS PARTICIPANTES. CARA, SOMENTE O SEU CANAL PRA PROPORCIONAR ESSE TIPO DE HISTÓRIA AUTOMOTIVA, UMA AULA MESMO!! REFERENTE AS MONTADORAS, QUE TEM SIM, A SUA IMPORTÂNCIA, E EU RESPEITO E VALORIZO, ERAM MUITO MESQUINHAS E EGOÍSTAS, NÃO QUERIAM CONCORRENTES: A VW COMPROU A VEMAG E EXTINGUIU A MESMA, A FORD COMPROU A WILLYS E EXTINGUIU A MESMA, A CHRYSLER COMPROU A SIMCA E EXTINGUIU A MESMA, TUDO PELO PODER, TANTO QUE ACABARAM COM O DEMOCRATA, E MAIS RECENTEMENTE, A GURGEL, LAMENTÁVEL, LASTIMÁVEL... E POR FIM, AINDA BEM QUE NOS DIAS ATUAIS, EXISTEM MUITAS MONTADORAS. PARABÉNS ALEXANDRE BADOLATO, PARABÉNS À TODOS, GRATIDÃO!! E DEMOCRATICAMENTE FALANDO, TORÇO QUE ESSE LINDO, BELO E MARAVILHOSO DEMOCRATA AZUL DO VÍDEO VOLTE À ATIVA, TOTALMENTE ESTILOSO!!
Pessoal! Sensacional a ideia!
Trabalhei em montadora, durante 36 anos, sempre fazendo testes, e sou um tremendo entusiasta da história da indústria automobilística.
O que vocês estão fazendo, é resgatar uma história, como vocês mesmos falaram, semelhante à do Preston Tucker, De Lorean, etc, que acabaram virando até filme!
Sugiro que vocês criem também, como fonte de renda e divulgação, uma linha de camisetas, bonés, chaveiros, etc. do projeto, nos moldes do que o Anderson Dick faz.
Tenho certeza, que muitas pessoas, entusiastas de automóveis como eu, vão adquirir.
Grande Abraço, e sucesso na empreitada!
Torço pelo sucesso do projeto!
UP
Que vídeo 👏👏👏 sinceramente eu fico emocionado em ver essa reunião entre amigos compartilhando cada um a sua história com a marca e tendo os papéis com provas e registros , parabéns Badola pelo vídeo 👏👏
Com 68 anos de idade nunca ouvi falar dessa fábrica, sou apaixonado por carros. Obrigado. Assisti até o final. Que Deus abençoe esse projeto. Sou carioca e moro em MG. Abraços. Feliz Ano Novo para todos.
Sensacional o vídeo e a história. E, se há um lugar em que a recuperação desses carros é possível, é junto ao Badola e o seu canal, que reúne o que há de mais engajado em termos de público amantes de automóveis brasileiros clássicos.
Sucesso ao grupo! Que os veículos sejam realmente recuperados e salvos. Que a indústria automobilística seja resgatada e uma injustiça seja corrigida.
Se forem criar um grupo, um site, um perfil no insta ou alguma coisa, divulguem. Gostaria muito de acompanhar essa história bem de perto.
Parabéns, Badola por mais essa iniciativa e um ano novo repleto de ferrugem, fumaça, óleo e gasolina para todos!
Que história, isso só mostra como os políticos desse país são medíocres, mataram uma indústria nacional.
Badola em 1965 ou 66 eu conheci esse carro na na esquina da praça da Se com a rua direita onde estava sendo vendido títulos da IBAP e havia algumas carrocerias em esposiçao e um veículo montado .Eu tinha 15 anos e fiquei impressionado com as carrocerias que eram de fibra de vidro.Achei os carros muito bonitos .VALTER/SP./CAPITAL
Senhores, eu só consegui ver 30 minutos do vídeo e já achei a história espetacular. Quando pensamos que um louco compra um guincho pra resolver o problema do transporte, ele já tinha comprado um sítio pra armazenar o carros.... ESPETACULAR!
Que vídeo sensacional. Que história sensacional. Da pra ver o badola feliz e empolgado por estar xingando no vídeo. Tenho 22 anos, Não tenho histórias de avó ou pai ligados a carro, quando ouvia falar sobre carro nacional só pensava em Gurgel. é simplesmente uma paixão genuína que tenho por veículos e vocês ajudam a contar a história que se perderia no tempo. PARABÉNS e tudo que estiver ao meu alcance farei.
Que SENSACIONAL ler no título:" E uma esperança para ele..." 👏👏👏 Esse carro merece!
Um pais que historicamente é insalubre para quem quer empreender ver a historia de mais um brasileiro que correu atras do seu sonho de construir uma montadora 100% nacional sendo destruida por especuladores pessoas de carater duvidoso é triste demais!!!
Que história senhores ! Sensacional , tive que ver o vídeo duas vezes pra ter certeza que não deixei passar nenhum detalhe . Alexandre Badolato é um patrimônio nacional ! Vida longa ao nosso Badola !
Excelente vídeo, esclarecendo a história do Democrata, um projeto que causa fascínio e tristeza ao mesmo tempo. Torcendo que ao menos alguns deles voltem às ruas, e um deles ganhe lugar de destaque aí no museu.
Parabéns pelo video!!
Lembrei que vi essas carrocerias há uns 30 anos na oficina dos irmãos Finardi. Na torcida para o projeto dar certo
História incrível! Eu já conhecia o Democrata, porém não tinha nenhum conhecimento da história. Muito obrigado Badola por trazer isso no canal.
Nasci em 1962 no estado do Ceará e moro no Rio de Janeiro desde 1970. Filho de motorista profissional, desde que cheguei ao Rio comecei a me interessar por carros, motos e caminhões. Tenho algumas "tranqueiras" na garagem, motos principalmente.
Já conhecia a história do Democrata, contada pelo meu pai e posteriormente por revistas automobilísticas. Vídeo excelente.
Genial também a camiseta do Álvaro: "Mosca Manca de Olho Azul". KKKKK
Será que me permitem "clonar", caso não encontre a venda? Rsrsrs
Abraços.
Nossa o vídeo já é maravilhoso e lendo os comentários, quantas pessoas se disponibilizando para ajudar com materiais e tudo o mais
Primeiro vídeo de 2025, assistindo e me deleitando com mais essa história automotiva e nacional! Parabéns @agbadolato! Que venham muitos mais excepcionais vídeos neste ano que se inicia!
Desde criança ouço falar desse hospital, do carro e da forma de sócio proprietário, é a história sendo recontada. 👏👏
Incrível estes relatos e estes documentos apresentados.
Mostra realmente quantos empreendedores foram barrados para atingir o sucesso no nosso país.
Graças a vcs ficamos sabendo destas histórias incríveis .
O certo seria que todas as montadores absorvessem estes custos de montagem destes veículos em retribuição ao grande erro cometido.
Sem querer achar o culpado, apesar de ficar muito claro que realmente houve uma perseguição a este empreendedor.
Imagino o quanto o Nelson tenha sofrido com toda esta perseguição que fez o sonho ser destruído de forma inacreditável.
Vídeo fantástico. Lembro quando assinava oficina mecânica e recebi meu exemplar em 1988. Na época tinha 13 anos e fiquei encantado com a história. Se não me engano, tinha foto do 4 portas parcialmente enterrado, pois dava pra ver um pedaço do carro.
Uma dúvida, por qual motivo não desenterraram esses 4 portas ?
Vídeo histórico e sensacional! Quem gosta de carro tem obrigação de assistir!
Parabéns Badola, e parabéns Álvaro pelo empenho em salvar as carrocerias e pela incrível iniciativa de monta-las. Muito sucesso!!!
Assistindo esse video chega a dar uma sensação ruim na espinha imaginando como nossa politica, que nasceu podre e nessa época estava bem podre e atrapalhando quem estava disposta a fazer a diferença. Ainda bem que existem pessoas como Vocês para resgatar essas histórias.
Um dos melhores videos do canal, abordando um assunto que precisa ser retratado e fazer alguma justiça.
Creio que essa turma reunida irá fazer um trabalho muito interessante. Queria muito estar perto para ajudar.
Em 1988 eu li a matéria na revista oficina mecânica e isso nunca saiu da minha cabeça.
Badola,
Assisti novamente ao vídeo com mais tempo e atenção. Como sempre gostei de carros, já conhecia o veículo, mas é surreal a história por trás dele. Cada vez mais, respeito a sua pessoa. Só alguém com alma e coração como o seu poderia abrir as portas para um projeto como esse.
Infelizmente, não tenho condições de ajudar, mas torço de verdade para que o projeto vingue e que o proprietário tenha seu nome honrado por esse feito.
Parabéns a todos os envolvidos.
Sensacional! As informações e histórias que foram contadas neste vídeo é de uma riqueza incomensurável. Somente a paixão por carros faz com que as pessoas se movimentem e corram atrás de fatos que ficariam esquecidos
Que história interessante! Não é uma simples história da indústria automobilística nacional que foi enxovalhada, mas mais um exemplo da subserviência deste país que não reconhece os valores que tem!
Precisamos valorizar quem dedica boa parte de seu tempo e dinheiro para conservar e difundir a cultura dos carros antigos.
Graças ao trabalho realizado por pessoas como o @agbadolato que nossos filhos conhecerão carros maravilhosos como este!
Vida longa a todos os envolvidos!
Mais um pedaço da história automobilística brasileira sendo salva!
Boa noite Badola e seguidores! Tenham um ano de 2025 repleto de bênçãos e realizações!
Essa história me fez lembrar também do triste fim da equipe de fórmula 1 Copersucar dos irmãos Fittipaldi, que da mesma maneira teve sua reputação detonada pela imprensa automotiva. O Reginaldo Leme relata que os diversos ataques acabaram afastando o patrocínio das empresas nacionais .
De tudo o que eu li sobre a história automotiva brasileira, a do democrata é uma que me impressiona muito. Inclusive, estou à procura das matérias da quatro rodas (dizendo que esse carro não existe) e a da revista oficina mecânica, quando ela fez uma matéria no que restou da fábrica nos anos 80.
Parabéns Badolato por compartilhar essa história.
Revista 4 Rodas - Outubro de 68
Revista Oficina Mecânica - n° 24
Boa noite! O Goulart de Andrade gravou uma reportagem na fabrica e também entrevistou várias pessoas ligadas com a fabricação do veículo
tem o link?
@@Yo-ul8wh É possível ver essa reportagem do Goulart de Andrade?
03:31 1 de janeiro 2025 eu vendo esse video sensacional da História automotiva Brasileira.
Top a iniciativa
Não sou da época desse carro porém sou um apaixonado pelo mundo automotivo
E trazer os carros de volta a vida é minha paixão
Parabéns por preservar a história automobilística
Era office-boy na Arno Mooca e vi vários Democratas num prédio na Av. Dom Pedro (Cambuci) que tinha algo da empresa. Depois se transformou em quartel da Aeronáutica. Eram seus vizinhos a Lion e, ironicamente, a Brasilwagen concessionaria VW. O pacote contra era tão grande que a grande maioria ironizava a nova marca. Pior, justamente por ser nacional. A repetição foi a Gurgel ?.
Para a produção do motor/transmissão, creio que a melhor alternativa seja fazer usinado, partindo-se de um bloco sólido de alumínio. Se os desenhos detalhando o projeto estão disponíveis, penso que seja possível. Tem gente fazendo bloco de alumínio para Opala de arrancada dessa forma.
Olha só que top não sabia disso
Parabéns vídeo Espetacular. Como o empreendedorismo é castigado em nosso País.
Lembrei que meu pai comprou uma das cotas no intuito de ajudar a alavancar o DEMOCRATA....infelizmente ficou só no sonho....
É impressionante como o empreendedor brasileiro sempre tem que tirar leite de pedra para tentar sobreviver....uma belíssima história do automóvel nacional, parabéns pelo resgate histórico! Excelente ano a todos e que em 2025 o galpão 4 fique finalizado e cheio (o que nao é dificil...kkkk).
Parabéns por esse vídeo e essa história muito maravilhosa e também aos envolvidos em recuperar esses carros e essas memórias automotivas que conteúdo fantástico. Se forem resgatar os que estão enterrados vai ser mais um video e conteúdo fabuloso para o canal que eu não perco nada só histórias fabulosas. Pelo o que eu pude resumir dessa história esse empreendedor estava no caminho certo com um produto que iria incomodar muito os outros fabricantes no qual quebraram ele boicotando todos os fornecedores que ele conseguia para produzir peças para o mesmo, deixando ele sem crédito e sem palavra para honrar o seu projeto para com o povo. Mais uma vez parabéns por tentar trazer essa história de volta e parabéns ao dono da IPAB pelo empreendimento, pela coragem, que eu tenho certeza se ele não tivesse sido tão injustiçado e tão perseguido, seu produto que volto a repetir iria incomodar muita gente com poder.
Que história,e que injustiça fizeram é emocionante ,sou do RIO GRANDE DO SUL nunca tinha ouvido falar
Que história!!! Realmente é o "Tucker Brasileiro" e que não vai cair no esquecimento, graças a esse tal de UA-cam e esse mundo de malucos que são apaixonados por essas coisas histórias pitorescas da indústria nacional.
Parabéns à inciativa, cavalheiros e desejo sucesso!!!
Um vídeo histórico, reparando uma grande injustiça. Que tenha grande visibilidade.
Uma coisa que nunca muda: O Estado Brasileiro sempre ferrando a vida do empreendedor.
É meu amigo, Brasil com B de Burrocracia
No caso a ditadura civil-militar protegendo seus amigos e acabando com seus inimigos.
As fábricas de automóveis como VW eram apoiadoreas do governo militar naquela época. O nome do carro democrata é bem sugestivo e não deve ter sido bem recebido
@@ivaniteixeiracostaeu até comentei isso. E não só o nome, “Presidente” era uma homenagem ao JK.
Os militares acabaram com a IBAP assim como acabaram com a Panair.
Eu não sei se por ideologia política ou sei lá o que, eles não mencionam isso no vídeo.
Porque tá explícito.
@@leo____santana o vídeo chega a ser engraçado, dada a posição política do dono do canal...
Acho que esse é o melhor vídeo contando histórias do canal até hoje. Esperando agora o badola depois de erguer os galpoes criar seus próprios carros tbm 😅
Como sugestão pesquisem o modelo da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
Nossa....cada história fantástica...isso sim é vida...kkk
Sou de 1955 ..tive um tio que comprou ações dessa fábrica de carros se não me engano ele chamava de presidente.
Que história, triste saber que msm com tanta garra não conseguiu progredir. Brasil com tantas chances de ser grande
Exatamente
Bom dia , tenho um grande amigo que mora na propiedade em que foi a fábrica do Democrata , seu avô foi funcionário desta empresa , e a família mora nesta propiedade até o dia de hoje , sabe muito a respeito do Democrata MINGONI AUTOS ANTIGOS ITAPOLIS Sp
O Anderson e o Vieira - que ainda residem nas imediações - são grandes amigos nossos e tem vasto conhecimento de toda a história do Democrata
@@mosca_manca_de_olho_azulgrande Álvaro, sensacional e emocionante iniciativa ❤
Obrigado pela lembrança Hermano Mingoni
Meu pai comprou título e a medalha sócio fundador . O meu pai comprou para que eu fosse trabalhar como engenheiro mecânico. A época eu visitei a linha de produção . Neste vídeo mostra o carro esporte , tinha o sedan de luxo .
Dizem que o projeto ficou inviável porque a fabricante do motor é câmbio, acredito que seja a Mercedes cobrava muito caro .
As fábricas que forneciam as peças cobraram muito alto e fizem lob para não deixa-lo evoluir.
Me formei na FEI como engenheiro mecânico, mas a fábrica já não existia fora todo destruída.
Os videos do canal são todos indescritiveis, mas esse com certeza figura entre os melhores de todos os tempos, quantas historias, da vontade de buscar mais, procurar mais mais e mais, parabens de novo badola.
História sensacional! O destino da IBAP se assemelha ao da PanAir do Brasil. Aos amigos tudo, aos inimigos a força da lei, turbinada com algumas mentirinhas….
Muito bom esse vídeo, Parabéns Badola.
Que História!
Triste país que não ajuda seus filhos empreendedores.
A primeira vez que vi a história pitoresca da ibap foi no anos 90 ainda menor de idade fiquei fascinado pela história outra história também pitoresca foi da emme lotus dos anos 90 , parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa de recuperar e preservar a história da ibap
Eu sabia alguma coisa superficial sobre esse carro, hoje foi uma aula em profundidade; parabéns por conseguir juntar essa turma e gravar esse relato, a ideia do Alvaro é excelente com grandes chances de viralizar e até ter apoio de fabricantes de uto peças.
Eu era moleque e oficiboy em 1964 e 68,tinha um carro desse preto de exposição ,na Rua travessa Marconi no centro da cidade
Sou engenheiro mecânico e trabalhei por 12 anos em empresas de autopeças e junto a montadoras. Como existem 2 carros completos não é difícil reproduzir as peças, mas os processos de produção devem ser bem estudados para não encarecer demais o projeto.
Top
Baita conteúdo!!! Parabéns!!!! prazer em assistir!!!! mto obrigado turma!
Vejam como este país é uma grande latrina. Matam um empreendimento fadado ao sucesso e a levar o pais a um nível superior.... e o pior.... sabotado por brasileiros mesmo. Que absurdo.
O que precisa acabar é o complexo de vira latas implantado no BR que tem causado muito estrago ao país.
O espírito de vira-latas colabora muito com a corrupção maldita.
Que vídeo espetacular. Nunca tinha ouvido falar da história e nem mesmo sobre os carros. Esse canal deveria ter muito mais reconhecimento por todo conhecimento que transmite a nós. Obrigado, Badola.
Infelizmente não tenho condições de fazer parte de um projeto como esse, mas espero que encontre os 26 felizardos que consigam dar andamento nesse sonho.
Eu passei por uma experiência parecida, trabalhei em uma empresa de ônibus que falio ,em flores da cunha RS, hj em dia só resta as paredes
nos anos 90 uma turma aqui de BH conseguiu junto a uma empresa de vidros que se fizessem uns 20 para-brisas laminados pra Dodge, preço até acessível à época, visto que esse deve ser blindex, a reprodução deve ser bem mais fácil já que existe pelo menos um para tirar o molde. Adoro a história do Democrata. Abçs
Que história e vídeo espetacular! Torcendo para que possa achar pessoas que possam tornar essa ideia uma realidade! 👏🏻👏🏻👏🏻
Só quem gosta muito de história e carro antigo prá passar o ano vendo o vídeo, achei até a revista oficina mecânica de 88. Moro perto do Acre clube, primeiro empreendimento do Nelson, abraço a todos, feliz 2025!
Caramba não conhecia essa história fiquei impressionado , parabéns para todos que querem mostrar essa história de um grande brasileiro.
Para cada vídeo é uma fartura de histórias, canal apaixonante... Parabéns Badola! 👏🏻👏🏻👏🏻
Olá, Badola aqui é o Washington de SP/SP sou do ramo Automotivo e nunca tinha ouvido falar da IBAP e nem do Democrata, essa a parte interessante do seu canal, você levanta a História do veículo, parece até o Gil Gomes .😂😂😂 sem ofensas !! Abraços
Gil Gomes é um dos meus ídolos !!! Obrigado pelo elogio ❤️
Uma das histórias mais legais do canal, história q não vai se ver em lugar nenhum por aí. Parabéns por trazer essa história ao seu canal.
Incrível o cara foi visionário com essa empresa, em vez de usar motor de Fusca ele mesmo queria criar o motor
A impressão 3D permite gerar matrizes de peças para cópias, moldes ou peças para uso direto. Dá [ra imprimir peças em qualquer tamanho, desde peças com medidas de milímetros a metros, pois dá para imprimir em partes e colar depois.
Já fui nesse local que era a fábrica..
Foi um campo de paintball uma época..
Próximo também tem um campo de tiro..
Que história legal!!!
Projeto espetacular, adoraria apoiar!!!
Mais uma história nacional incrível pouco conhecida.
Parabéns a todos por essa iniciativa 👏
Em quase quatro décadas que eu acompanho automóveis nunca tinha ouvido falar da IBAP ou do democrata.
Alvaro e Badola são uma das maiores enciclopédias do automobilismo nacional
Caramba, conheci essa estória através da revista Oficina Mecânica. Fantástica estória. Desde então fico me perguntando se não foi uma idiotice o nome da fábrica e do carro. Um presidente democrata em plena ditadura! Poderia soar como deboche.
Sensacional, que atmosfera fantástica. Desejo a todos os envolvidos saúde e força sempre. 🇧🇷 RJ
Que bela página da história foi contada. E percebemos que, a IBAP foi, digamos gentilmente, "Sabotada". Afinal, um carro moderno para a sua época, não poderia nascer e fazer frente ao que a indústria automobilística "arcaicamente" já oferecia em nosso país. Não teria vida fácil frente aos concorrentes tradicionais, mas, "conjecturemos", iria acelerar o desenvolvimento da indústria automotiva nacional, forçando os concorrentes a se atualizar. Um belo presente neste 01/01/2025, dia que pude assistir o vídeo completo e apreciar este pedaço da história.
Olá, tenho 59a. Meu pai, q faleceu em 1999 é um dos q pagou todas as prestações para ter um Democrata. Tenho o carnê, propaganda e até uma foto da fábrica. Legal a iniciativa.
que vídeo maravilhoso sou daqui de sbc trabalho na região do riacho não sabia que a fábrica era no capelinha achava que era no km 27 da Anchieta vendo esta história vi o poder que tinha algumas revistas e jornalecos de destruir o sonho de algumas pessoas
Que espetáculo de História. Boa sorte nas montagens.
Muito legal a proposta de vcs. Hoje entendemos perfeitamente o que houve na época, acredito que "forças ocultas" tenham agido. Sobre site, posso ajudar se precisarem
Nao é de hoje que a imprensa joga contra a indústria nacional...pobre Gurgel....deve ter sofrido muito também....vide a Ibap que mataram na sua gestação.