Caramba, falou tudo 44:54 " se ela for pra debaixo da ponte de madureira e acender uma vela e disser aki é a gomeia todos os filhos de santo tem que se dirigir a ela."
Sou do RN sou do candomblé estou aqui é em SP capital nossa quanta perseguição a nossa religiões afro amo a umbanda a jurema até quando vamos viver com essesintolerância
José beniste uma águia ! Provocativo, inteligente, educado, bom narrador. Só gente de conhecimento fluido nas entrevistas, como pouca gente hoje. Acredito sinceramente que essa série será um dos principais registros disponíveis da história do candomblé e umbanda.
Uma pena a Gomeia ter acabado desse jeito. E recentemente vimos o caso da roça ser transformado em creche. Uma pena...Salve Joãozinho da Gomeia...mto bacana saber dessas entrevistas. Parabéns ao grupo BG Axé
Icônico ... visionário... audacioso ... desbravador ... especial !!! Fundamental para a presença e força dos médiuns masculinos na história da religião afro-brasileira. Sera amado para sempre !!!
Tive a honra de conhecer João da Gomeia aos 6 anos. Meu Pai fazia as pantufas que João usava. Ele era dono de fábrica de calçados. Primeira vez que vi um toque foi lá. Genio com profundo conhecimento...Quase fui sua filha mais até hoje guardo a lembrança. Meus respeitos eternos. Diana de Iemanja Sacerdotisa de Orisa.
Resumindo a ganância pelo poder deu no que Deu. O terreiro da gomeia em Caxias virou aquele lixão a céu aberto. Por disputa ao poder todo um legado se perdeu. Ganância onde toca destrói tudo.
É praticamente o mesmo final de muitas casas de santo após a morte de seus sacerdotes. O Ylê de Oyá, do finado Aderman de Oyá, se transformou em um condomínio de classe média após a família carnal deste zelador ordenar a saída do candomblé.
Muito esclarecedora esse.relaro. muito rico. Passei a entender um pouco mais da trajetória e do falecimento do nosso saudoso, Babalorixá, Joãozinho da Gomeia, da Bahia e do Brasil
Gomeia foi sem igual todos no candomblé devem ser render ao que Pai João fez em benefício ao candomblé e a Angola ...ele foi o Rei do candomblé abença a ele onde ele estiver
É verdade que no ketu da bahia se espera um ano para saber a sucessão. Tomando a sucessão de Mãe Stella de Oxossi como exemplo, falecida em 2018. A mãe pequena levou o terreiro até um ano do falecimento, quando se escolheu a sucessora.
Nossa eu me sinto envergonhado com isso q aconteceu com esse ASÈ... Nasci em 73 sei q não sou desse tempo maravilhoso q foi essa casa mas conheço a história desse ícone do nosso sagrado Infelizmente até nos dias d hoje muitos envergonham nosso sagrado Tenho 30 anos d Umbanda e 16 d Candomblé e tento realmente louvar o sagrado e não banalizar como muitos fazem hoje e até no passado tbm Espero com fé q isso mude um dia
Adoro esse canal e os estudos, amo minha raiz Goméia aprendo muito aqui. Sou filho de Tateto Tauamim e neto de mamet'u Ladeji mãe Arlene de katende. Gostei demais de saber do passado de minha raiz.👏👏👏👏👏👏👏
Esse canal é espetacular, é de muita importancia o trabalho de vocês e tudo sem fins lucrativos. Muito axe à vocês continuem com esse belissomo trabalho
Goméia, se refere a uma localidade, de um bairro aqui de Salvador, chamado São Caetano. Como o terreiro do Babalorixá, Joãozinho, ficava nesta localidade, o povo começou a chamar o Babá de Joãozinho da Goméia. Meu falecido pai, frequentava este terreiro. Neste, antiquíssimo terreiro, se instalou uma caixa d'água da Embasa. Joãozinho, que era natural de uma cidade aqui da Bahia, chamada Ihambupe, veio muito cedo pra Salvador, aonde neste terreiro, na Goméia, em São Caetano, já era bastante requisitado devido a sua sapiência e afinidade com os Orixás. Salve a Bahia! Salve o Axé! Salve Joãozinho da Goméia, eternamente.
O Babalorixá João já foi para o mundo da verdade e até Hoje essa brigas pelo poder de Assumir a Gomeia de Duque de Caxias e a Gomeia aqui de salvador abodonada totalmente com um caixa d'água da Embasa.
Alguem poderia me dizer se Dewanda, miguel de kitembo, era fikho de joaozinho? A documentos que dizem que ele foi feito na gomeia mas por pai olegario de oxum. Que joãozinho cedeu seu terreiro para ele. Mas em uma entrevista raríssima. Joaozinho diz que dewanda foi um de seus primeiros filhos iniciados. Gostaria de saber pois sou descendente de dewanda e estou muito preocupado em saber se joaozinho da gomeia realmente e meu ascendente sim ou nao. Espero qie sim pois sou muito fã e tenho muito respeito por pai Londirá.
O grupo de estudos está de parabéns, que esclarecedor e foi preciso a ameaça de um prefeito evangélico, de tomar o terreno para o nosso povo reagir. Ainda bem que deu tempo, agora o IPHAN acelerar o procedimento.
poxa que reliquia que documento historico muitooo bom excelente trabalho e parabéns pela iniciativa de redivulgar este trabalho e manter ele nos meiso digitais !!!
Não tem como seguir por que até os santos foram levados, um monte de coisa atravessada: jogo com 7 dias, santo levado, Tião de Irajá com 13 anos, eu com 19 não faria, samba de amongo não jogou por que tinha uma semana, era pra ficar um ano pelo menos! Muita coisa! Essa é a minha opinião, a minha verdade não é absoluta, cada um faça o que for melhor!
Esse entrevistador desconhece q a escolha ñ é feita seguindo a hierarquia, e sim através dos jogos de búzios, isso ñ impossibilita q o jogo de búzios escolha a segunda pessoa na hierarquia da casa, + a escolha é feita pelo orixá da casa através do jogo ou outros métodos de acordo com a cultura da casa.
Triste ver que antes do meu nascimento esse tipo de coisa já acontecia...E há anos, após do falecimento de grandes líderes, práticas assim se repetem... E o candomblé? Enfraquece!
O terreno hoje está vazio a prefeitura ia fazer um creche mais não vai mais fazer , segundo informações o terreno vai saber um histórico sobre o Joãozinho da gomeira os aventureiros estão em São Paulo
Em 1996 veio amim um caboco e um homem em sonho ele disse eu sou o caboclo da pedra preta esse quer está com migo era meu filho João da gomeia e você vá a o Rio de Janeiro pois vou mudar sua vida pois nois estamos le chamado para uma missão neste lugar pois o caboclo da pedra preta e meu Gia eu não entendi Mais em 209 fui para o Rio de Janeiro mais fui para marica lá fui para o terreiro de mãe norma em inoa e mãe Angela em marica em 2011 fui para Teixeira de Freitas hoje estou em Pernambuco mais esse caboclo e esse João veio muita vezes em meus sonho falar com migo era para eu levar uma pedra preta para esse terreno da gomeia pois ainda hoje tenho a verdadeira pedra preta do caboclo
É lamentável a falta de respeito, a prepotência e descaso e a falta de compromisso com a nossa história e nossa cultura., vide o incêndio q consumiu partes da nossa história no Rio de Janeiro. Após a morte de Joãozinho, algum Instituto relacionado ao Patrimônio histórico do Rio ou ministério da Cultura deveriam monitorarem esse terreiro solicitando q se elegessem 1 comissão q se instalassem 1 empresa de vigilância remunerado pelo seguidores da casa. Até q todos os procedimentos inerentes fossem concluído e seguisse o seu curso normal. Mas ainda é Tempo de resgatar essa história, pq se trata do mais popular zelador do Brasil, e o capítulo + importante da Religião afro q atingira a maior popularidade do gênero no mundo, pq da Bahia saiu essa projeção nacional q se confundiu com a história belíssima do Rio de Janeiro q sempre foi a capital cultural do Brasil por tudo isso o Rio deve resgatar esse capítulo q faz parte da nossa história.
Por Oxalufan meu Pai... Que bagunça! Uma disputa de poder vergonhosa. Quanta mentira e contradição envolvida nessa história. Agora sim tá explicado a extinção da Gomeia.
Quer saber? A transformação do O QUE SOBROU da Roça em Creche seria uma BENÇÃO. Porque Criança é AXÉ! Melhor que estas "heranças" que não resolvem nada e que veem a Gomeia abandonada e transformada em LIXÃO!
Gente cadê os ancestrais para mostrar o paradeiro desses santos como assim se olham tudo como não consegue enxergar os caminhos de uma grande força.essa filha de respeito já vem de anos Sandra e a herdeira e Lecy sempre foi a segunda pessoa de pai João era yá -las é sim fazia tudo na presença e ausência de pai João.
Só eu posso levantar otereiro da comeia mais nao ser chamara mais comeia e sim palácio de iansa João veio amim tem13 anos fui ao rio de Janeiro morei em marica e em campinho voltei para Pernambuco nao procurei esse lugar caxias
Caramba, falou tudo 44:54 " se ela for pra debaixo da ponte de madureira e acender uma vela e disser aki é a gomeia todos os filhos de santo tem que se dirigir a ela."
Forte em e de fato sábias palavras de fato o axé está naquele que é escolhido por ordem do orixá.
@@ricardopaixao8082 ordem do Nkisi. Nós angoleiros cultuamos os Akixi , ketu cultua Orixás, e jeje vooduns.
@@kadiangudiankosi5457 mas Joãozinho cultuava Orixá não era?
Um espetacular documento do passado para compreendermos a atualidade.
Sou do RN sou do candomblé estou aqui é em SP capital nossa quanta perseguição a nossa religiões afro amo a umbanda a jurema até quando vamos viver com essesintolerância
José beniste uma águia ! Provocativo, inteligente, educado, bom narrador. Só gente de conhecimento fluido nas entrevistas, como pouca gente hoje.
Acredito sinceramente que essa série será um dos principais registros disponíveis da história do candomblé e umbanda.
Misterious Man Ajude o Grupo de Estudos divulgando esse trabalho!
Material valiosíssimo! Agradecido! Parabéns!
Uma pena a Gomeia ter acabado desse jeito. E recentemente vimos o caso da roça ser transformado em creche. Uma pena...Salve Joãozinho da Gomeia...mto bacana saber dessas entrevistas.
Parabéns ao grupo BG
Axé
Construíram uma creche no terreno onde era a roça?
@@jjponne não. Virou um terreno baldio, com cavalos e muito lixo.
Surreal essa entrevista do Tião de iraja... maravilhoso
Uma, verdadeira relíquia. Para, todos os africanistas do Brasil. Mojuba Tatá Londira !
Icônico ... visionário... audacioso ... desbravador ... especial !!! Fundamental para a presença e força dos médiuns masculinos na história da religião afro-brasileira. Sera amado para sempre !!!
Tive a honra de conhecer João da Gomeia aos 6 anos. Meu Pai fazia as pantufas que João usava. Ele era dono de fábrica de calçados. Primeira vez que vi um toque foi lá. Genio com profundo conhecimento...Quase fui sua filha mais até hoje guardo a lembrança. Meus respeitos eternos. Diana de Iemanja Sacerdotisa de Orisa.
Tião é outro nível, homem de sabedoria..
Resumindo a ganância pelo poder deu no que Deu. O terreiro da gomeia em Caxias virou aquele lixão a céu aberto. Por disputa ao poder todo um legado se perdeu. Ganância onde toca destrói tudo.
Verdade
Belíssimo arquivo , agradeço demais .
incrivel esse registro
Que confusão foi essa? O triste é imaginar que eu erro de quase cinquenta anos está se refletindo até os dias de hoje.
É praticamente o mesmo final de muitas casas de santo após a morte de seus sacerdotes.
O Ylê de Oyá, do finado Aderman de Oyá, se transformou em um condomínio de classe média após a família carnal deste zelador ordenar a saída do candomblé.
Excelente trabalho do Grupo de Estudos Braulio Goffmam !! Pena que foi uma história triste de disputas.
Muito esclarecedora esse.relaro. muito rico. Passei a entender um pouco mais da trajetória e do falecimento do nosso saudoso, Babalorixá, Joãozinho da Gomeia, da Bahia e do Brasil
Gomeia foi sem igual todos no candomblé devem ser render ao que Pai João fez em benefício ao candomblé e a Angola ...ele foi o Rei do candomblé abença a ele onde ele estiver
Relíquia 👏
Genteeeee colocaram a criança no trono e bateram cabeça orixa é maravilhosooooo que momento.
É verdade que no ketu da bahia se espera um ano para saber a sucessão. Tomando a sucessão de Mãe Stella de Oxossi como exemplo, falecida em 2018. A mãe pequena levou o terreiro até um ano do falecimento, quando se escolheu a sucessora.
Nossa eu me sinto envergonhado com isso q aconteceu com esse ASÈ...
Nasci em 73 sei q não sou desse tempo maravilhoso q foi essa casa mas conheço a história desse ícone do nosso sagrado
Infelizmente até nos dias d hoje muitos envergonham nosso sagrado
Tenho 30 anos d Umbanda e 16 d Candomblé e tento realmente louvar o sagrado e não banalizar como muitos fazem hoje e até no passado tbm
Espero com fé q isso mude um dia
Falou tudo.
Muita soberba,grosseria hoje em dia... fico feliz por saber que temos pessoas que pensam como eu... axé irmão
Seu PEDRA PRETA , sábio mesmo quando não e te demos ele sabe dar caminho as coisas mês.o que não gostamos do caminho
Super feliz em saber a história de mh raiz, goméia!!!
Adoro esse canal e os estudos, amo minha raiz Goméia aprendo muito aqui. Sou filho de Tateto Tauamim e neto de mamet'u Ladeji mãe Arlene de katende. Gostei demais de saber do passado de minha raiz.👏👏👏👏👏👏👏
Sou descendente deste axé não conheci mas sinto orgulho de ser desta raiz sou da baixada santista saudoso Tata londira
Esse canal é espetacular, é de muita importancia o trabalho de vocês e tudo sem fins lucrativos. Muito axe à vocês continuem com esse belissomo trabalho
Boa tarde
lindoo📿👏👏👏
Goméia, se refere a uma localidade, de um bairro aqui de Salvador, chamado São Caetano. Como o terreiro do Babalorixá, Joãozinho, ficava nesta localidade, o povo começou a chamar o Babá de Joãozinho da Goméia. Meu falecido pai, frequentava este terreiro. Neste, antiquíssimo terreiro, se instalou uma caixa d'água da Embasa.
Joãozinho, que era natural de uma cidade aqui da Bahia, chamada Ihambupe, veio muito cedo pra Salvador, aonde neste terreiro, na Goméia, em São Caetano, já era bastante requisitado devido a sua sapiência e afinidade com os Orixás.
Salve a Bahia! Salve o Axé! Salve Joãozinho da Goméia, eternamente.
Angola não tem babalorixa nem Orixá. É Nkisi e Tat'etu
eu fico muito triste pelo oque o terreiro da gomeia é hoje :( um reinado esquecido
Ótima iniciativa, parabéns.
O Babalorixá João já foi para o mundo da verdade e até Hoje essa brigas pelo poder de Assumir a Gomeia de Duque de Caxias e a Gomeia aqui de salvador abodonada totalmente com um caixa d'água da Embasa.
Eu sou leigo no assunto mais vc poderia me dizer se o terreiro de Joãozinho da gomeia era no bairro chamado gomeia ? ...
Xela Partideiro Boa noite ! Por conta que suas raizes foi fundada na rua da Golmeia na cidade de Salvador/BA.
Tat'etu Londirá. Ele era angoleiro. Babalorixa é Sacerdote de Orixá, Tatetu ou Nganga é Sacerdote de Nkisi
Alguem poderia me dizer se Dewanda, miguel de kitembo, era fikho de joaozinho? A documentos que dizem que ele foi feito na gomeia mas por pai olegario de oxum. Que joãozinho cedeu seu terreiro para ele. Mas em uma entrevista raríssima. Joaozinho diz que dewanda foi um de seus primeiros filhos iniciados. Gostaria de saber pois sou descendente de dewanda e estou muito preocupado em saber se joaozinho da gomeia realmente e meu ascendente sim ou nao. Espero qie sim pois sou muito fã e tenho muito respeito por pai Londirá.
"Òótọ́ korò, ṣùgbọ́n bí a bá gbé itọ́ ọ rẹ̀ mì, a máa ṣe ara lóore"
[A verdade é amarga, mas quando a engolimos faz bem ao corpo]
Bom dia, meu amigo! De quem é essa frase linda!
@@Marcos_SL Está em yorubá. Pesquisei para saber quem criou mas não achei 😢. Muito bonito, né? Asè.
@@alessandraescobar6801 oi... também não encontrei. Mas vou guardar comigo como ensinamento!🙏🏾
Aprender com nossos antepassados
O grupo de estudos está de parabéns, que esclarecedor e foi preciso a ameaça de um prefeito evangélico, de tomar o terreno para o nosso povo reagir.
Ainda bem que deu tempo, agora o IPHAN acelerar o procedimento.
poxa que reliquia que documento historico muitooo bom excelente trabalho e parabéns pela iniciativa de redivulgar este trabalho e manter ele nos meiso digitais !!!
Não tem como seguir por que até os santos foram levados, um monte de coisa atravessada: jogo com 7 dias, santo levado, Tião de Irajá com 13 anos, eu com 19 não faria, samba de amongo não jogou por que tinha uma semana, era pra ficar um ano pelo menos! Muita coisa! Essa é a minha opinião, a minha verdade não é absoluta, cada um faça o que for melhor!
Esse entrevistador desconhece q a escolha ñ é feita seguindo a hierarquia, e sim através dos jogos de búzios, isso ñ impossibilita q o jogo de búzios escolha a segunda pessoa na hierarquia da casa, + a escolha é feita pelo orixá da casa através do jogo ou outros métodos de acordo com a cultura da casa.
Que documento fantástico! Parabéns ❤Que felicidade encontrar esse canal
Triste ver que antes do meu nascimento esse tipo de coisa já acontecia...E há anos, após do falecimento de grandes líderes, práticas assim se repetem... E o candomblé? Enfraquece!
Esse Lembaoji que ela cita na entrevista e o mesmo Tata Laércio do Sacramento, o lembaraji?
Povo feio que oxala tenha feito justiça a cada um que roubo que subtraiu aquilo que não era seu axe
Orisá reconhece os seus. 👏🏽
O terreno hoje está vazio a prefeitura ia fazer um creche mais não vai mais fazer , segundo informações o terreno vai saber um histórico sobre o Joãozinho da gomeira os aventureiros estão em São Paulo
Em 1996 veio amim um caboco e um homem em sonho ele disse eu sou o caboclo da pedra preta esse quer está com migo era meu filho João da gomeia e você vá a o Rio de Janeiro pois vou mudar sua vida pois nois estamos le chamado para uma missão neste lugar pois o caboclo da pedra preta e meu Gia eu não entendi Mais em 209 fui para o Rio de Janeiro mais fui para marica lá fui para o terreiro de mãe norma em inoa e mãe Angela em marica em 2011 fui para Teixeira de Freitas hoje estou em Pernambuco mais esse caboclo e esse João veio muita vezes em meus sonho falar com migo era para eu levar uma pedra preta para esse terreno da gomeia pois ainda hoje tenho a verdadeira pedra preta do caboclo
Estou a procura da família biológica de João, alguém conhecem?
Mukuiu meu Axé
É lamentável a falta de respeito, a prepotência e descaso e a falta de compromisso com a nossa história e nossa cultura., vide o incêndio q consumiu partes da nossa história no Rio de Janeiro. Após a morte de Joãozinho, algum Instituto relacionado ao Patrimônio histórico do Rio ou ministério da Cultura deveriam monitorarem esse terreiro solicitando q se elegessem 1 comissão q se instalassem 1 empresa de vigilância remunerado pelo seguidores da casa. Até q todos os procedimentos inerentes fossem concluído e seguisse o seu curso normal. Mas ainda é
Tempo de resgatar essa história, pq se trata do mais popular zelador do Brasil, e o capítulo + importante da Religião afro q atingira a maior popularidade do gênero no mundo, pq da
Bahia saiu essa projeção nacional q se confundiu com a história belíssima do Rio de
Janeiro q sempre foi a capital cultural do Brasil por tudo isso o Rio deve resgatar esse capítulo q faz parte da nossa história.
O jogo não estava errado Sandra hj em dia é herdeira da gomeia está em luta pra manter a história viva e tombamento do terreno .
Boa tarde essa senhora Sandra é do Rio de Janeiro?
@@carolmarques1342Sim
Por Oxalufan meu Pai... Que bagunça! Uma disputa de poder vergonhosa. Quanta mentira e contradição envolvida nessa história. Agora sim tá explicado a extinção da Gomeia.
nao tinha tbm mae almerinda alves da rocha
Like
Todos os povos saben com quem estar os asentamento da Gomeia esta na Gomeia de SP
Não sou da raiz gomeia nem da Angola sou de ketu mais achei o artigo interessante.
quero saber um filho de santo sucessor de joao da gomeia
Quer saber?
A transformação do O QUE SOBROU da Roça em Creche seria uma BENÇÃO.
Porque Criança é AXÉ!
Melhor que estas "heranças" que não resolvem nada e que veem a Gomeia abandonada e transformada em LIXÃO!
Gente cadê os ancestrais para mostrar o paradeiro desses santos como assim se olham tudo como não consegue enxergar os caminhos de uma grande força.essa filha de respeito já vem de anos Sandra e a herdeira e Lecy sempre foi a segunda pessoa de pai João era yá -las é sim fazia tudo na presença e ausência de pai João.
Hoje em dia já se tem conhecimento onde estão os santos que foram roubados...
Os santos estão em São Paulo
Esses orixás que foram roubados, foram achados???
O jogo para escolher um sucessor de um axé não é feito após o um ano do falecimento do babalorixá? Não entendi pôr que foi feito com seis dias.
Sou bisneto mas nao tem medo de falar a verdade
#FORABOLSONORO #FORAWITZEL
Agora querem fazer uma creche ?
Só eu posso levantar otereiro da comeia mais nao ser chamara mais comeia e sim palácio de iansa João veio amim tem13 anos fui ao rio de Janeiro morei em marica e em campinho voltei para Pernambuco nao procurei esse lugar caxias