Você viu que UA-cam disponibilizou uma nova ferramenta chamada "Valeu demais" (próximo ao botão de like e compartilhar), para que você possa apoiar o canal e retribuir, caso o vídeo tenha lhe ajudado de alguma forma? Se não puder nos apoiar financeiramente, deixe seu joinha, inscreva-se no canal e indique-nos para seus amigos e familiares, pois isso já nos ajuda muito. Combinado? Um grande abraço e bons estudos!
Parabéns! Uma aula inteligente que me fez aprender e reter as informações de forma objetiva e no espaço de tempo de pouco mais de meia hora. Já me inscrevi no canal. Um professor que realmente busca ensinar sem afetação e que conhece o assunto a fundo, além de ser afinado para solfejar as notas musicais,.o que serve de muita ajuda.
Olá, Maria! Muito obrigado pelo seu comentário. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo 😊 Aproveito para convidá-la a conhecer meus livros (ebooks) baseados nos 2 principais cursos aqui do canal: Livro do curso APRENDA A LER PARTITURA: hotm.art/pxIN8gA Livro do curso TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO: hotm.art/FtXU1PP4 Espero tê-la ajudado. Um abraço! ❤️🎶
Maravilha, toco violão há algum tempo, mas só agora que comecei a aprofundar mais em teoria musical e harmonia. Muito obrigado pela aula. Anotei tudo que podia kkkk.
Me distraí durante o vídeo, entrei sem qualqueR expectativa de aprender de verdade, como em vários outros vídeos sobre o assunto aqui no YT que servem apenas para vender curso (nada contra a estratégia, aliás). Mais ou menos no minuto 30, me dei conta de quanto conteúdo eu tinha perdido até ali, voltei o vídeo inteiro e agora estou assistindo tudo com atenção. Excelente conteúdo, obrigado!
@@marcelusalvim2675 Pode sim, apesar dos acordes de um blues 12 terem todos uma característica DOMINANTE (por serem acordes com sétima menor) é possível sentir a relação de TÔNICA, SUBDOMINANTE E DOMINANTE entre os graus I IV e V.
15:57 Quando comei a aprender música, aprendi que o nome do 1º grau é tônica. 2º grau é sobre tônica. 3º mediante. 4º sub dominante. 5º grau é dominante. 6º grau é sobre dominante. 7º grau é sensível.
Olá, tudo bem? Você está certo, mas esses títulos se aplicam aos graus da escala (notas). Já o assunto da aula refere-se aos graus do campo harmônico (acordes). Se puder, da uma olhada na aula deste curso sobre função das notas musicais, onde falo exatamente sobre os nomes que você citou, tá bom? É um prazer tê-lo por aqui. Obrigado por comentar e espero colaborar de alguma forma com o seu crescimento musical. Um abraço!
OI Professor. Tenho acompanhado suas aulas e estou maravilhada com seu jeito de explicar. Aulas espetaculares cheias de conteúdos que com certeza fazem toda a diferença no aprendizado. Sao aulas como essa que fazem valer a pena aprender mais e mais a cada dia. Obrigada
Oi Ana Paula! Poxa, muitíssimo obrigado pelo seu retorno. Fico feliz quando leio que meu trabalho tem feito alguma diferença na formação musical de alguém! Um grande abraço!
Interessante essa parte de só um pouco de tensão já ser o bastante para tornar o acorde subdominante mais próximo da função dominante do que da tônica. Realmente ela se destaca, mesmo se for uma nota só. É tipo um pedacinho de azeitona dentro do seu pudim, mesmo sendo pequeno chama muito a atenção.
Olá! Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Se quiser dar uma olhada nas playlists do canal, tem bastante conteúdo por lá, blz? Aproveito para convidá-lo a conhecer meus livros (ebooks) baseados nos cursos aqui do canal: Livro do curso APRENDA A LER PARTITURA: hotm.art/pxIN8gA Livro do curso TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO: hotm.art/FtXU1PP4 Um abraço!
Meu amigo se eu estava a procura de um professor pode ter certeza que eu achei , aulas muito top ganhou mais um escrito e tô curtindo muito seus conteúdos muito explicado , só não aprende quem não quer mesmo parabéns
Olá, Melissa! Que bom que gostou! Muito obrigado! 😊🎶 Neste outro vídeo, eu faço um comparativo entre "Funções Harmônicas" e "Futebol". Se puder dar uma olhada... ua-cam.com/video/gC-_2oi4LKw/v-deo.html Um abraço!
hehehe... Obrigado! Ainda falaremos bastante sobre esse tema no canal. Aproveito pra convidá-lo a conhecer meus livros (e-books): TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO: hotm.art/FtXU1PP4 APRENDA A LER PARTITURA: hotm.art/pxIN8gA Um abraço!
Obrigado, Mônica! ❤️🎶 Fico feliz que tenha gostado... Aproveito para convidá-la a conhecer meus livros (ebooks) baseados nos 2 principais cursos aqui do canal: Livro do curso APRENDA A LER PARTITURA: hotm.art/pxIN8gA Livro do curso TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO: hotm.art/FtXU1PP4 Um abraço! 🎶
Sensacional. Uma pena eu ter descoberto seu canal só agora em 2024. Estou com uma duvida cruel. Se alguem puder me ajudar eu agradeço. Em relação a Tétrade, ao formar o desenho basico do acorde C7 no violão, percebi que o quinto grau é omitido. Não encontro explicação.
Olá, Jane, tudo bem? Obg por acompanhar o canal! Vou tentar ajudá-la por aqui, mas logo farei mais vídeos e poderei falar desse tema, tá bom? Você está partindo da ideia de que tríades tem 3 notas e tétrades tem 4 notas, certo? Até aí tudo bem! Entretanto, existe uma hierarquia entre essas notas, ou seja, algumas notas são mais importantes que outras. E isso permite que certas notas sejam omitidas em alguns casos, sem causar danos ao acorde. No caso de tétrades, por exemplo, o mais importante é poder reconhecer o tipo de tétrade que está sendo usado e o quinto grau (apesar de fazer parte da formação básica de qualquer tétrade) nem sempre é tão relevante assim, como no caso do C7. C7 é um acorde maior com sétima menor, portanto, as notas mais importantes são a Tônica: DO (fundamental), a terça: MI (que determina se o acorde é maior ou menor), e a sétima menor: SIb. O quinto grau: SOL, até poderia estar presente, mas sua omissão não causa nenhum dano ao acorde nem prejudica sua função harmônica, entende? Há músicos (de jazz por exemplo) que vão além e omitem até a Tônica dos acordes, focando apenas na terça e na sétima. Agora, em casos onde o quinto grau tem mais importância, é comum mantê-lo no acorde. Por exemplo, em acordes diminutos ou meio diminutos, em acordes com quinta aumentada e assim por diante. Pois nesses casos, o quinto grau é responsável pela “sonoridade básica” do acorde e isso influencia na função harmônica. Então, fazendo uma analogia, formar acordes é como uma receita de bolo com ingredientes pré-estabelecidos. Alguns ingredientes deverão ser usados sempre, para que o bolo seja reconhecido como tal, enquanto outros ingredientes, dependendo do tipo de bolo, não são tão fundamentais assim e poderão ser omitidos, caso assim desejar. Como o violão, assim como todos os instrumentos, tem suas limitações é comum que em algumas formas de acorde uma nota ou outra seja omitida, mas sem prejuízo de sua função harmônica. Por hora, é isso! Espero ter ajudado. Obrigado novamente por nos acompanhar! Grande abraço!
Ótima explicação, estou com uma dúvida, quando devo fazer o segundo exercício?, tipo estudando todo dia por uns 40 minutos praticando, devo ficar um mês para assim partir para o segundo exercício?
Que bom que está gostando do conteúdo. Não necessariamente! Assim que se sentir seguro quanto a um determinado assunto, pode partir pra outro, independente do tempo. O que recomendo é que divida todo o conteúdo que precisa estudar em grupos, como "disciplinas escolares: Português, Matemática, Ciências..." só que, no caso, Escalas, Harmonia, Técnica, Leitura, Teoria, etc. e distribua os conteúdos ao longo da semana pelo tempo que puder estudar. Assim não fica estagnado em poucos assuntos e também não fica entediado com os estudos. Abraço!
Olá, tudo bem? Acredito que na aula 20: ACORDES DE TENSÃO e na aula 48: ACORDES COMPLEXOS sua dúvida poderá ser sanada. Mas posso adiantar por aqui que: - Acrescentar notas ao acorde é uma forma de criar novas sonoridades, novas "cores", enriquecendo o arranjo musical. - Alguns gêneros musicais são conhecidos por terem muitas notas acrescentadas nos acordes, como JAZZ e BOSSA-NOVA, por exemplo. - Esses acordes costumam ser chamados de DISSONANTES. - Normalmente, as notas são acrescentadas ao acorde com certos critérios, a fim de não alterar a função desse acorde (aula 48). - Entretanto, se desconsiderarmos qualquer critério, as notas acrescentadas podem, sim, alterar a função do acorde. Espero ter ajudado! Lembrando que já temos disponível para venda o livro (e-book) completo deste curso, confira na descrição do vídeo. Um abraço!
Gostei muito da explicação .mas faz mais de 20 anos que eu tento aplicar isso nas musicas mas nunca deu certo .na pratica as coisas são bem diferentes .ja vi musicas cifradas que não tem nenhuma relação com essa teoria .se o Sr. Tiver uma solução pro meu problema ,esse relacionad a cifras me retorna que eu vou ficar agradecido .
Olá, tudo bem? Logo farei mais conteúdos que ajudarão a esclarecer melhor as coisas, mas ficarei feliz em ajudá-lo por aqui, se puder... Me fale sobre qual seria a dificuldade na aplicação das funções harmônicas e se puder trazer exemplos de músicas onde vc não encontra essas funções facilitaria ainda mais. Um abraço, tmj!
Que bom que ajudou! Muito obrigado por comentar. Caso tenha interesse, já estão disponíveis os dois principais cursos do canal em livro digital (e-book), formato pdf, para leitura em celular, tablet, computador, ou mesmo para imprimir e ler como livro físico. Deixarei os links aqui. Grande abraço! Livro do curso TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO: hotm.art/FtXU1PP4 Livro do curso APRENDA A LER PARTITURA: hotm.art/pxIN8gA
Você viu que UA-cam disponibilizou uma nova ferramenta chamada "Valeu demais" (próximo ao botão de like e compartilhar), para que você possa apoiar o canal e retribuir, caso o vídeo tenha lhe ajudado de alguma forma?
Se não puder nos apoiar financeiramente, deixe seu joinha, inscreva-se no canal e indique-nos para seus amigos e familiares, pois isso já nos ajuda muito. Combinado? Um grande abraço e bons estudos!
Jamais vi uma aula tão boa.Explicada de forma simples ... não tem como não entender.Que professor!!!!
Que honra! Muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Grande abraço!
Há muito tempo eu venho procurando esse conteúdo dessa forma, como a didática boa. Parabéns pelo vídeo
Que bom que ajudou! Obrigado por comentar! 👊🎶
Uma das melhores explicações do UA-cam
Gratidão! ❤️🎶
Confesso que ainda preciso amadurecer o conhecimento que tenho aprendido, mas é tão esclarecedor que impressiona, obrigado professor 👏👏👏
Disponha! Eu que agradeço pelo feedback! 🙏🏽❤️🎶
Parabéns pela aula! Muita clareza na fala e apresentação visual. Me ajudou demais. Obrigada!
Que honra poder ajudar na sua jornada musical! Grande abraço! ❤️🎶
Aula super simples porém detalhada e direta, obrigado...a melhor que encontrei sobre o assunto..
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado! 👍
Aula ótima.Bem didática e esclarecedora.
Muito obrigado!
Simples, claro , didático e objetivo! Um mês de aula em 40 minutos.
Obrigado, amigo. Bons estudos!
Parabéns! Uma aula inteligente que me fez aprender e reter as informações de forma objetiva e no espaço de tempo de pouco mais de meia hora. Já me inscrevi no canal. Um professor que realmente busca ensinar sem afetação e que conhece o assunto a fundo, além de ser afinado para solfejar as notas musicais,.o que serve de muita ajuda.
Que bom, fico muito grato pelo feedback e feliz por fazer parte da sua trajetória musical. Grande abraço!
Ótima aula... grandes esclarecimentos. Parabéns 😊
Que bom que gostou! Obrigado 😃
Muito bom , ensinou em 30 minutos coisa que demorei 2 meses pra entender !
E ainda aprendi muito mais coisas!!
Opaaa... fico feliz por saber disso! Muito obg! Tmj!
Vc demorou 2 meses e eu ja tenho 20 anos e não conclui que aprendi isso .na pra nas musicas populares não funciona dessa forma tão facil.
Nossa que aula, meu amigo! Parabéns de verdade.
Muito obrigado! 👊❤️🎶
Como é maravilhoso ter canais como o teu, usar o conhecimento pra somar na vida do próximo. Parabéns, estou aprendendo muito.
Olá, Maria! Muito obrigado pelo seu comentário. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo 😊
Aproveito para convidá-la a conhecer meus livros (ebooks) baseados nos 2 principais cursos aqui do canal:
Livro do curso APRENDA A LER PARTITURA:
hotm.art/pxIN8gA
Livro do curso TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO:
hotm.art/FtXU1PP4
Espero tê-la ajudado. Um abraço! ❤️🎶
Maravilha, toco violão há algum tempo, mas só agora que comecei a aprofundar mais em teoria musical e harmonia. Muito obrigado pela aula. Anotei tudo que podia kkkk.
Que bacana! Fico feliz por fazer parte da sua trajetória musical... Um abraço e bons estudos!
Sobre a matéria eu dispenso escrever, devido o domínio no assunto... agora sobre a didática, é fácil e motivadora há aprender.
Ganhou um like.
Obrigado! ❤️🎶
Parabéns pela aula..... ótimo ensino.
Que bom que gostou. Gratidão! ❤️🎶🎶
Parabéns grande professor. Explica muito bem. Não é egoísta. O que Deus te deu você passa para nós.
Obrigado, Rui, espero que seja de grande ajuda pra ti. Um abraço!
Estou acompanhando as aulas e tenho aprendido muito, mais uma vez obrigada professor. Deus continue te abençoando.
Fico feliz em saber! Grande abraço! 😊🎶🎵
Me distraí durante o vídeo, entrei sem qualqueR expectativa de aprender de verdade, como em vários outros vídeos sobre o assunto aqui no YT que servem apenas para vender curso (nada contra a estratégia, aliás).
Mais ou menos no minuto 30, me dei conta de quanto conteúdo eu tinha perdido até ali, voltei o vídeo inteiro e agora estou assistindo tudo com atenção.
Excelente conteúdo, obrigado!
rsrs.. Muito obrigado! Espero ter ajudado!
Muito obrigado Professor!!! Estas aulas são muito esclarecedoras! Estão me ajudando muito!
Que ótimo! Fico feliz!
@@profpetersonbrito A gente pode usar esse primeiro exercício para treinar como bases para Blues usando os 12 compassos? Obrigado e um abraço!
@@marcelusalvim2675 Pode sim, apesar dos acordes de um blues 12 terem todos uma característica DOMINANTE (por serem acordes com sétima menor) é possível sentir a relação de TÔNICA, SUBDOMINANTE E DOMINANTE entre os graus I IV e V.
aprendi muito com essa aula e eu não sabia nada disso .parabens pela aula .
Que bacana! Fico feliz em saber.
Cara, que aula bixo 👏👏👏👏
Que bom que gostou! Obrigado pelo feedback 😊🎶
Muito didático e gentil.grato
Obrigado! 😊🎶
Cara !!!! Que aula fantástica. Sua didática é ótima, Deus te abençoe sempre.
Muito obrigado! 👊🏽🎶
Melhor aula de função harmônica que eu já assisti. Obrigada!!
Disponha! Fico feliz que tenha gostado! ❤️🎶
Boa noite, Professor! Aula maravilhosa! Muito obrigado!!
Que bom que curtiu! Agradeço pelo feedback. Um excelente 2024 pra ti!
Conteúdo muito bem explicado. Gostei!
Que bom que gostou! Obrigado pelo feedback! ❤️🎶
Excelente aula. Muito obrigado.
Disponha! 🙏🏽❤️🎶
Aula top professor! Parabéns pela aula e também por esse belíssimo material didático, excelente!
Muitíssimo obrigado pelo feedback! 😉👍🎶🎶🎶
melhor aula
Muito obrigado! 👊🎶
15:57 Quando comei a aprender música, aprendi que o nome do 1º grau é tônica. 2º grau é sobre tônica. 3º mediante. 4º sub dominante. 5º grau é dominante. 6º grau é sobre dominante. 7º grau é sensível.
Olá, tudo bem? Você está certo, mas esses títulos se aplicam aos graus da escala (notas). Já o assunto da aula refere-se aos graus do campo harmônico (acordes). Se puder, da uma olhada na aula deste curso sobre função das notas musicais, onde falo exatamente sobre os nomes que você citou, tá bom? É um prazer tê-lo por aqui. Obrigado por comentar e espero colaborar de alguma forma com o seu crescimento musical. Um abraço!
OI Professor. Tenho acompanhado suas aulas e estou maravilhada com seu jeito de explicar. Aulas espetaculares cheias de conteúdos que com certeza fazem toda a diferença no aprendizado. Sao aulas como essa que fazem valer a pena aprender mais e mais a cada dia. Obrigada
Oi Ana Paula! Poxa, muitíssimo obrigado pelo seu retorno. Fico feliz quando leio que meu trabalho tem feito alguma diferença na formação musical de alguém! Um grande abraço!
Abraços Professor
Excelente aula Professor!
Muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado. Um abraço! ❤️🎶
Que trabalho sensacional em, que vc acha de gravar uma live com esses conteúdos para a gente poder tirar nossas dúvidas
É uma boa ideia! Tenho me programado pra isso... acredito que em breve teremos lives semanais...
Show de aula!
Obrigado pela força! 💪
Muito obrigada pela aula. Deus continue te abençoando sempre.
Muito obrigado! ❤️🎶
Conteúdo simplesmente maravilhosa ,muito didático esse assunto é essencial para estudar obrigado professor.
Muito obrigado! 🙏🏽🎶
Excelente aula gostei bastante, parabéns professor, passou os conteúdos de uma forma muito bem explicada.
Muito obrigado! 🙏🎶
Que perfeito cara, Deus te abençoe ❤
Muito obrigado 🙌
Parabéns vc explica com clareza e sem pressa .
Muito obrigado!
Muito top essa aula
Que bom que gostou! Obrigado pelo feedback! 😉🎶
Interessante essa parte de só um pouco de tensão já ser o bastante para tornar o acorde subdominante mais próximo da função dominante do que da tônica. Realmente ela se destaca, mesmo se for uma nota só. É tipo um pedacinho de azeitona dentro do seu pudim, mesmo sendo pequeno chama muito a atenção.
Hahahah… Adorei a analogia do pudim!
Faz sentido!
Professor, meus sinceros agradecimentos, conteúdo profissional... 👏👏👏👏👏👏
Obrigado.
Disponha! Que bom que está curtindo o conteúdo. Um abraço!
Parabens pela aula!! Deus lhe retribua infinitamente mais🙏
Olá! Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Se quiser dar uma olhada nas playlists do canal, tem bastante conteúdo por lá, blz?
Aproveito para convidá-lo a conhecer meus livros (ebooks) baseados nos cursos aqui do canal:
Livro do curso APRENDA A LER PARTITURA:
hotm.art/pxIN8gA
Livro do curso TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO:
hotm.art/FtXU1PP4
Um abraço!
Vou acompanhar sim, conheci o canal agora vou assistir mais vídeos!!
Top aula boa demais
Muito obrigado! Tmj! 👊🏽🎶🎶
Excelente aula!!!!
Obrigado 😃
Meu amigo se eu estava a procura de um professor pode ter certeza que eu achei , aulas muito top ganhou mais um escrito e tô curtindo muito seus conteúdos muito explicado , só não aprende quem não quer mesmo parabéns
Que bom que ajudou, fico feliz! Valeu pelo comentário. Tmj!
Obrigado, professor!
Disponha! ❤️🎶
Aula sensacional!!! Super completa. Obrigada pelo capricho
Olá, Melissa! Que bom que gostou! Muito obrigado! 😊🎶
Neste outro vídeo, eu faço um comparativo entre "Funções Harmônicas" e "Futebol". Se puder dar uma olhada...
ua-cam.com/video/gC-_2oi4LKw/v-deo.html
Um abraço!
Obrigada por compartilhar seu conhecimento!! Ótima aula.👍
Disponha! 😊🎶
aula fantástica
❤️
Teoria funções harmônica
👊🎶🎶🎶
Muito boa aula!
Obrigado! ❤️🎶
Muito bom parabéns
Obrigado! 👊🏽🎶
Professor sua nobreza ė impressionante .....Obrigado de coração ....😎👍🎶❤
❤️🎶
To no seu método de estudo em pdf que você colocou repetir toda semana sempre
Show! Bons estudos!
Gostei muito manda mais
hehehe... Obrigado! Ainda falaremos bastante sobre esse tema no canal.
Aproveito pra convidá-lo a conhecer meus livros (e-books):
TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO:
hotm.art/FtXU1PP4
APRENDA A LER PARTITURA:
hotm.art/pxIN8gA
Um abraço!
Muito interessante
Valeuuuu! 👊🏽🎶🎶🎶
legal.. pet.. gostei.. estou aprendendo muito cm vc.. parabéns...
Opa! Legal tê-lo por aqui.
Obrigado! 👊🏽🙏🏽🎶
Excelente Professor.
Obrigado pelos ensinamentos de assuntos tão complexos de maneira simplificada.
Disponha! 😊🎶
Bela aula! Uma base forte!
Obrigado! ❤️🎶
Ótima aula ❤ obg
Obrigado! Seja bem-vindo ao canal e bons estudos!
Que aula Brasil! Que aula.
Obrigado, Mônica! ❤️🎶
Fico feliz que tenha gostado...
Aproveito para convidá-la a conhecer meus livros (ebooks) baseados nos 2 principais cursos aqui do canal:
Livro do curso APRENDA A LER PARTITURA:
hotm.art/pxIN8gA
Livro do curso TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO:
hotm.art/FtXU1PP4
Um abraço! 🎶
Excelente!
❤️🎶🎶🎶
Parabéns ótimo professor ,esse vídeo veio no momento certo
Que ótimo! Fico feliz! Obg por comentar! ❤️🎶
Muito boa explicação!!! Agora é só treina o ouvido!!!🙏🏿🙏🏿🙏🏿
É isso aí... Sucesso pra ti!
Muito bom. Boa didática 👏👏👏 consegui entender.
Que bom! Muito obrigado!
Maravilha🎉
❤️🎶
😎 Show ....
❤️
Que aula sensacional professor
Muito obrigado! 👊🏽🎶
Parabéns vc foi brilhante nas explicações
Muito obrigado! 😍
Sensacional!
Obrigado! Tmj! ❤️🎶
Amei essa explicação
Obrigado! Que bom que gostou! 💙🎶
Excelente aula. Gratidão.
Obrigado por comentar! Um abraço! ❤️🎶
Excelente didática. Parabéns!
Obrigado 😃
Excelente 👏👏👏👏
❤️🎶🎶🎶
Muito bom.
Muito obrigado!
Ótima aula !
Muito obrigado! 😊
♪♫♪♫
Sensacional. Uma pena eu ter descoberto seu canal só agora em 2024. Estou com uma duvida cruel. Se alguem puder me ajudar eu agradeço. Em relação a Tétrade, ao formar o desenho basico do acorde C7 no violão, percebi que o quinto grau é omitido. Não encontro explicação.
Olá, Jane, tudo bem? Obg por acompanhar o canal!
Vou tentar ajudá-la por aqui, mas logo farei mais vídeos e poderei falar desse tema, tá bom?
Você está partindo da ideia de que tríades tem 3 notas e tétrades tem 4 notas, certo? Até aí tudo bem!
Entretanto, existe uma hierarquia entre essas notas, ou seja, algumas notas são mais importantes que outras. E isso permite que certas notas sejam omitidas em alguns casos, sem causar danos ao acorde.
No caso de tétrades, por exemplo, o mais importante é poder reconhecer o tipo de tétrade que está sendo usado e o quinto grau (apesar de fazer parte da formação básica de qualquer tétrade) nem sempre é tão relevante assim, como no caso do C7.
C7 é um acorde maior com sétima menor, portanto, as notas mais importantes são a Tônica: DO (fundamental), a terça: MI (que determina se o acorde é maior ou menor), e a sétima menor: SIb.
O quinto grau: SOL, até poderia estar presente, mas sua omissão não causa nenhum dano ao acorde nem prejudica sua função harmônica, entende?
Há músicos (de jazz por exemplo) que vão além e omitem até a Tônica dos acordes, focando apenas na terça e na sétima.
Agora, em casos onde o quinto grau tem mais importância, é comum mantê-lo no acorde. Por exemplo, em acordes diminutos ou meio diminutos, em acordes com quinta aumentada e assim por diante.
Pois nesses casos, o quinto grau é responsável pela “sonoridade básica” do acorde e isso influencia na função harmônica.
Então, fazendo uma analogia, formar acordes é como uma receita de bolo com ingredientes pré-estabelecidos. Alguns ingredientes deverão ser usados sempre, para que o bolo seja reconhecido como tal, enquanto outros ingredientes, dependendo do tipo de bolo, não são tão fundamentais assim e poderão ser omitidos, caso assim desejar.
Como o violão, assim como todos os instrumentos, tem suas limitações é comum que em algumas formas de acorde uma nota ou outra seja omitida, mas sem prejuízo de sua função harmônica.
Por hora, é isso! Espero ter ajudado.
Obrigado novamente por nos acompanhar! Grande abraço!
Ótima explicação, estou com uma dúvida, quando devo fazer o segundo exercício?, tipo estudando todo dia por uns 40 minutos praticando, devo ficar um mês para assim partir para o segundo exercício?
Que bom que está gostando do conteúdo.
Não necessariamente! Assim que se sentir seguro quanto a um determinado assunto, pode partir pra outro, independente do tempo. O que recomendo é que divida todo o conteúdo que precisa estudar em grupos, como "disciplinas escolares: Português, Matemática, Ciências..." só que, no caso, Escalas, Harmonia, Técnica, Leitura, Teoria, etc. e distribua os conteúdos ao longo da semana pelo tempo que puder estudar. Assim não fica estagnado em poucos assuntos e também não fica entediado com os estudos. Abraço!
bha ,tava difícil achar alguém q desse essa exploração, os outros prof só enrolam ,
hehehehe... Obrigado! Espero ter ajudado. 👍🎶🎶
@@profpetersonbrito bom seria uns vídeos explicando uso dos diminutos, e colocasse uma tabela de funções dos acordes na menor hamrmonica
Professor, bom dia!
A nota que é acrescenta no acorde, isso muda a função desse acorde e qual a finalidade do acréscimo,?
Olá, tudo bem?
Acredito que na aula 20: ACORDES DE TENSÃO e na aula 48: ACORDES COMPLEXOS sua dúvida poderá ser sanada.
Mas posso adiantar por aqui que:
- Acrescentar notas ao acorde é uma forma de criar novas sonoridades, novas "cores", enriquecendo o arranjo musical.
- Alguns gêneros musicais são conhecidos por terem muitas notas acrescentadas nos acordes, como JAZZ e BOSSA-NOVA, por exemplo.
- Esses acordes costumam ser chamados de DISSONANTES.
- Normalmente, as notas são acrescentadas ao acorde com certos critérios, a fim de não alterar a função desse acorde (aula 48).
- Entretanto, se desconsiderarmos qualquer critério, as notas acrescentadas podem, sim, alterar a função do acorde.
Espero ter ajudado!
Lembrando que já temos disponível para venda o livro (e-book) completo deste curso, confira na descrição do vídeo.
Um abraço!
Mandei msg no seu instagram professor, uma duvida a conclusao precisa sempre encerrar no 1 qgrau de tonica ou outro grau mais fraco ? Pode concluir
Tônicas mais fracas também são conclusivas, mas deixam a sensação de que "acabou, mas poderia continuar".
Gostei muito da explicação .mas faz mais de 20 anos que eu tento aplicar isso nas musicas mas nunca deu certo .na pratica as coisas são bem diferentes .ja vi musicas cifradas que não tem nenhuma relação com essa teoria .se o Sr. Tiver uma solução pro meu problema ,esse relacionad a cifras me retorna que eu vou ficar agradecido .
Olá, tudo bem? Logo farei mais conteúdos que ajudarão a esclarecer melhor as coisas, mas ficarei feliz em ajudá-lo por aqui, se puder...
Me fale sobre qual seria a dificuldade na aplicação das funções harmônicas e se puder trazer exemplos de músicas onde vc não encontra essas funções facilitaria ainda mais. Um abraço, tmj!
acho que encontrei a pessoa certa.
♥️🎶
40 min concluidos na sexta
Show 👊🏽🎶
Acabaram-se as faculdades!
Não sei se entendi hehehe
Ou seja treino muito treino
Sempre! 👊🎶
Ótima aula parabéns me ajudou muito obrigado.
Que bom que ajudou! Muito obrigado por comentar. Caso tenha interesse, já estão disponíveis os dois principais cursos do canal em livro digital (e-book), formato pdf, para leitura em celular, tablet, computador, ou mesmo para imprimir e ler como livro físico. Deixarei os links aqui. Grande abraço!
Livro do curso TEORIA MUSICAL NO PONTO CERTO:
hotm.art/FtXU1PP4
Livro do curso APRENDA A LER PARTITURA:
hotm.art/pxIN8gA
Excelente aula!
Obrigado 😃