O que você achou deste guia sobre Harmonia Funcional? Diz aí nos comentários! Grupo do Telegram: t.me/+UD4e_K0U0ncHR09b Ebook gratuito: joaobraulio.com/introducaoaharmoniafuncional
Video massa,linguagem clara , simples , didatica,... parabens, !! Anos tentando entender meus improvisos tortos, e a explicacao ta bem ai na carar.. parabens
Caríssimo prof. Essa música de fundo só causa ruído na comunicação entre nós e vc, sugiro trocar ou tirar, só sugestão e muito obrigado pelas aulas maravilhosas.
Ações, habilidades, dons, talentos (cantar, tocar, desenhar, costurar, bordar, cozinhar, etc.) é preciso querer, valorizar, buscar, multiplicar, aperfeiçoar e não "enterrar" observar a parábola dos talentos! Há pessoas especiais, cegas que cantam, tocam bem é impressionante! Meditar 🎵🎶 Supremo dom (Anderson Freire) Oferta agradável a Ti (Cassiane) Ame mais, julgue menos (Marcela Taís) Bondade de Deus (Clayton Queiroz e Giselli Cristina) Se não fosse o Senhor (Késya Nunes)
Cara sempre acompanho seus vídeos e tenho aprendido muita coisa. Muito obrigado por tudo,pois vc está realizando sonhos daqueles querem aprender, um exemplo sou eu.
5 років тому
Rapaz fico feliz demais ao ler esse tipo de comentário... realizar sonhos! É isso aí, um dia fizeram isso por mim, eu retribuo. Deus abençoe meu querido, estou a disposição pra qualquer dúvida. Abração.
professor pode fazer algum vídeo falando 1- da relação das notas musicais de um solo com o acorde de fundo, o pq de tocar aquela nota(certa) e evitar tocar outras naquele momento da música em que no compasso se toca um determinado acorde de fundo 2- a relação das notas de solo entre si, pois notei que elas mantém uma simetria de distância tonal entre si, formando quase um desenho geométrico, não sendo um coisa aleatória, como jogar notas ao vento e que a distância simetrica parece interferir na função da nota qdo se sola, se é sempre possível prever a nota seguinte do solo com esse cálculo simétrico. ou seja minha dúvida é a relação de uma notaX com um acordeY (o momento certo de se tocar X coincidente com um acorde de fundoY) e a relação da notaX com a outra nota de soloZ(simetria tonal e funcional). quero saber como tocar a nota certa no momento certo, ou seja, prever a nota certa para se tocar. por favor indique livros sobre o assunto, não estudo música, sou leigo, só comecei da uma olhada nisso nessa pandemia e estou me agradando do assunto. João Paulo César
Excelente aula! Muito obrigado! Pergunta... você sabe todas as escalas de cabeça? É preciso decorar? Tem algum caminho para decorar de uma forma fácil?
Minha ex-guita tinha um problema parecido, nas 3 primeiras casas dava a sensação de desafinação de acordes, aí eu tinha que "desafinar" B, e dava problemas em outra área... 19:08
Fala meu amigo João gostei muito do seu canal sou novo no canal sou violonista intermediário e já aprendi várias coisas aqui no canal parabéns pelo trabalho gratidão 😊🙏 a gente pode ir fazendo tbm 2 5 1 para os acorde e ir preparando.
O video é excelente mas a trilha de fundo atrapalha demais
4 роки тому
Oi Carla! Valeu pelo feedback. Nos vídeos mais recentes não coloquei mais trilha de fundo haha. Reparei que tudo depende do dispositivo (modelo de smartphone, notebook, uso de fones, etc). Aonde eu edito (computador) com minhas configurações o som fica muito bom, no celular da minha esposa, por exemplo, a trilha fica mais alta do que eu falando, no meu celular fica otimo. Pensando nessas variações e nos feedbacks de vocês eu não coloco mais trilha haha. Obrigado! Se houver duvidas com o conteúdo ou alguma pergunta caso não tenha escutado algo com clareza nos videos devido a trilha me pergunte aqui. Estou a disposição! Participe do canal do telegram, gratuito, link na descrição, lá tem bastante conteúdo legal. Abração, Deus abençoe!
Amigo, boa tarde; duas dúvidas que ficaram. 1ª. Porque esta falta de tenssão entre acordes? 2ª. Acordes relativos e ant relativos. Por exemplo, A< e G>. O porque desta ligação? Desculpe qualquer erro.
pode me tirar uma dúvida:: tava olhando as partituras de alguns blues e fui ver, por curiosidade, a diferença de tons e semitons entre as notas e vi que se repetiam, tipo compasso I: 1T, 1,5T; compasso II: 1,5t , 1T. as somas dos tons totais davam iguais. isso serve pra alguma coisa ou é besteira? tem um nome(nome de assunto em livro, tipo capítulo). é quase como se as notas fizessem o mesmo desenho geométrico entre si, querendo dizer que algum caminho não é aleatório como é o nome disso? sempre pensei que se a pessoa soubesse a escala blues poderia por qualquer nota e daria certo
os acordes que preparam para resolver na tonica precisam ter sempre o tritono ou nao
4 роки тому+1
Salve salve! Não necessariamente. Mas os acordes que chamamos de tensões sempre possuem trítonos. Por exemplo, no tom de C, uma progressão F Fm prepara para C: || F | Fm | C || Repare que Fm é um empréstimo modal. Tanto os acordes F e Fm não possuem trítono, mas dão sentido conclusivo para essa progressão.
João e no caso da música Wisk a go go onde é usado um acorde mixolídio ou dominante sendo o tom da música ???
5 років тому+1
Salve! Compreendo. Uma harmonia modal mixolidia, típica da harmonia Blues com acordes dominantes sendo o centro tonal. Há varias formas de interpretação, acorde de empréstimo modal, harmonia modal.. eu chamo de Blues kkkk. Harmonia típica modal do Blues. Depois no refrão ela volta a uma harmonia tonal.
e power cord eu testei tudo em power chord nao perde a sensesaçao de movimento mais e o resto ?
2 роки тому
Movimento não perde, mas em função perde um pouco... apesar que o movimento dos baixos podem compensar essa falta de estrutura acordal para as funções harmônicas.
joao voce sabe por que a escala menor tem graus bemois
4 роки тому
Olá meu amigo! Bom, vou começar corrigindo a pergunta ok? As escalas menores não são bemóis. Existem escalas maiores e escalas menores que utilizam sustenidos e bemóis. Você pode conferir isso em 3 videos aqui no canal: Ciclo de Quartas, Ciclo de Quintas e Enarmonias (último video postado). Os tons que possuem acidentes sustenidos na escala são: G D A E B F# e C# Os tons que possuem acidentes bemóis na escala são: F Bb Eb Ab Db Gb e Cb. Se esses são os tons maiores, consequentemente seus relativos possuirão as mesmas notas. Ou seja, não são todos os menores que possuem acidentes bemóis, os tons menores que possuem bemol é Dm, Gm, Cm, Fm, Bbm, Ebm e Abm, que são relativos de F, Bb, Eb, Ab, Db, Gb, e Cb. Já os tons menores de Am, Em, F#m, C#m, G#m, D#m e A#m que são relativos de C, G, D, A, E, B, F# e C# não possuem bemol. Forte abraço!
No caso do acorde do C ter a 7( dentro do campo harmónico de C) ou seja C7 para preparar para F, este mesmo C7 seria um dominante auxiliar. Correto? Forte abraço.
Рік тому
Salve salve, AUXILIAR não, se transforma num Dominante SECUNDÁRIO 😉
dominante secundario e sub v precisa ter setima menor ou nao sem setima perde a funsao ou nao
4 роки тому
A sétima sempre "completa" o acorde, você gera a função do acorde colocando a estrutura completa dele. Não quer dizer que a tríade não gera função, mas fica meio "ausente", a sétima possibilita o aparecimento do trítono, causando a real tensão nos acordes dominantes. Qualquer coisa, acesse o grupo do Telegram no link de descrição, tem bastante conteúdo bacana lá gratuito também. Abração, fica com Deus.
joao voce sabe se existe as funçoes harmonicas nas escalas fora as que voce ensinou ?
4 роки тому+1
Função harmônica existe em todos os acordes, consequentemente todo acorde há uma escala vigente ;) confira as funções nos campos harmônicos menores aqui no canal.
@ eu ja vi mais o que eu quero saber e se existem funçoes harmonicas nas pentas escala de blues diminuta tons inteiros maior harmonica maior melodica voce sabe ? a
Show de bola o vídeo !!! Só uma dica mano..... Tira essa música de fundo quando você estiver dando as dicas, pois atrapalha um pouco !!! Grande abraço !!!
João, Você disse que o relativo é dois graus abaixo ex: C = Am Mas do C para o Am ,tem 1 tom e meio, Como vc disse dois, To confuso rsrs. Estou te perguntando na humildade mesmo, Estou estudando harmonia funcional para saber as notas que devo colocar quando estou compondo. Estou fazendo maratona nos seus videos, sou seu fan
Se eu dominar os intervalos,eu consigo fazer solos sem precisar aprender cheips de escalas??
4 роки тому
Teóricamente sim, afinal de contas teclas, sopros (etc.) não usam shapes!!! Mas o instrumentista de cordas sempre acaba enxergando um shapezinho básico na hora de bolar uma frase ou fazer um lick, afinal de contas, no início aprendemos assim.
No campo harmônico maior pode usar o segundo grau maior?
4 роки тому
Não. No C.H Maior o segundo grau é IIm7. Existe a possibilidade de bII7 como SubV do I, ou bII7M como empréstimo modal. Caso você tenha visto um segundo grau maior em algum momento pode ser um acorde secundário como V do V > I (exemplo em C Maior: D > G > C).
Amigo alguns dizem que 7 grau e diminuto outros dizem que e meio diminuto fico voando com isso me explica amigo..
5 років тому+1
Por regra o 7º grau do campo harmônico MAIOR é MEIO DIMINUTO. O acorde diminuto nós só teremos no 7º grau do campo MENOR HARMÔNICO. A confusão é gerada devido a tríade ou tétrade. Não existem tríades meio diminutas, apenas tétrades. O que altera um acorde de ser diminuto ou meio diminuto é a sua sétima. Observe o acorde Si diminuto e Si meio diminuto: Bm7(b5) - meio diminuto Notas: B D F A Bdim - diminuto Notas: B D F Ab Nesses dois acordes só alterou a sétima percebeu? Portanto se você está falando de tríades (1, 3, 5 do acorde) você não terá essa alteração da sétima, e poderá considerar um Si meio diminuto e um Si diminuto iguais: B D F (1 3 5). Daí que saem muitas confusões. Essa tríade é considerada uma tríade DIMINUTA. Já quando você aborda uma tétrade aí você pode passar a diferenciar. O que eu indico aos meus alunos é: sempre especifique qual você quer usar mesmo que seja apenas a tríade, porque deixar claro qual você quer utilizar irá decidir qual escala você vai aplicar. S você disser Si meio diminuto você poderá aplicar a escala de Dó maior, se você disser Si diminuto você irá aplicar a escala de Dó menor harmônico.
O sétimo acorde do qualquer campo harmônico dos modos gregos é Meio diminuto. >> 1, b3, b5, 7. Já o diminuto é formado pelos seguintes intervalos. 1, b3, b5, 6. O 6° grau também pode ser chamado de 7° diminuta.
Tenho uma duvida que pode parecer besta ou não ter uma resposta definitiva, mas existe alguma formula onde uma função não pode antecipar a outra? Eu reparei que mts musicas começam com a T e finalizam com a D para chegar no refrão...isso é alguma regra ou tem alguma regra para isso? Essas coisas me confundem mt para tentar tocar uma musica sabendo apenas o seu tom, ai queria saber se tem alguma formula ou pode uma musica começar com a função D e terminar na T ou começar na S e passar pela T terminando na D. Acho que se compreender isso, fica mais fácil de saber como desenvolver a musica no "improviso"
Gostei muito da aula, mas essa música de fundo me dispersou muito em alguns momentos ;/
4 роки тому+1
Nos videos mais recentes eu retirei a musica. Em minhas edições não sobrepunha eu falando mas percebi que dependendo do dispositivo de quem assiste (modelo celular, notebook, etc) a musica de fundo sobressai. Peço perdão, tendo duvidas estou a disposicao
@ muito bom ! To aprendendo bastante com seus vídeos! Eu produzo música eletrônica, psytrance e uso o violão para compor, a teoria musical tem facilitado bastante
João !!!! No caso aí dos relativos e anti a conta é 2ou 3 abaixo e acima da nota alvo ?? C-D-E/ C-B-A, no vídeo de acordes relativos e anti diz que são 3!!! Desculpa se eu entendi errado !!!! Abç.
5 років тому+1
Isso gera confusão mesmo kkkk. Você conta três intervalos, na música a nota que estamos já é considerado como 1. Ou seja, C D E = 1 2 3. Não é igual matemática que a conta ficaria C + 2.
Diz o ditado que agua mole emoedra dura , tanto bate até que fura , o instrumento musical harmonico pra mim éba agua mole , minha cabeçacé a pedra dura , depous de mais de 17 anos estudadando , batendo cabeça eu estou começando a entender as funções dos acordes dos seus receptivos graus .
Рік тому
Isso aí meu amigo hehe. O que não falta aqui é conteúdo, conte comigo. Deus abençoe
10:41 essa confusão toda, já começa a partir do argumento em que, na verdade, não existe regra específica para se formar acordes. Mesmo assim, se formou a teoria de harmonia baseado em tríades.
João, sou seu fã cara. Parece que adivinha tudo que vou perguntar.. Desculpa a ignorância, atravessando o vídeo, mas essa questão "de relação", não é mesmo relativa ao ouvido de cada um? Será que todo mundo ouve igual? De volta ao vídeo..
4 роки тому
Por incrível que pareça, todo mundo ouve igual haha. Existem duas formas de pensar em sensação sonora: 1- funções de acordes - é o que falo aqui quando abordo videos de Harmonia Funcional, um acorde dominante sempre causará efeito de preparação, um diminuto sempre tensão, um acorde com 7M sempre soará um relaxamento se estiver em sua estrutura perfeita X7M, e por aí vai. 2- estética musical - aqui sim temos variações a depender do "ouvido" de cada um... quer um exemplo? Muitos dizem que acordes menores soam tristes ou melancólicos, o que não é uma verdade, isso depende de cada um, do que esse acorde remete a cada um. Recomendo o livro “Do belo musical - um contributo para a revisão da estética da arte dos sons” de Eduard Hanslick. Tenho um TCC escrito sobre isso quando fiz pós em filosofia, caso queira ler eu te envio ;) Abração, e valeu demais por curtir meu trabalho e os elogios, precisando estou a disposição!
...fala cara! Legal suas aulas. Muito boas. Minha critica construtiva seria sobre a música de fundo que vc poem. Na hora que vc está explicando ela da uma atrapalhada. Tira o foco. Do resto, ta show!
Vlhh eu tinha aprendido como: Tônica - 1 3 6 Subdominante- 2 4 E dominante - 5 7
4 роки тому+1
Está certo!!!! Essa é a região funcional!!! Funções Harmônicas trabalham através de acordes maiores, relativos e antirrelativos, e quando pegamos ao pé da letra não enxergamos a funcionalidade em si, mas quando esmiuçamos toda a interação tonal através dos relativos e antirrelativos, cono eu citei, chegamos na região funcional. O jeito que vc aprendeu e falou neste comentário está certo.
Cara ótimo conteúdo porém esse fundo musical ....é muito chato
4 роки тому
Valeu meu irmão!!! Nem tudo é perfeito num conteúdo gratuito, mas to melhorando aos poucos, nos últimos videos não tem mais. Na edição a equalização que faço está boa, porém dependendo do dispositivo que as pessoas assistem, pode ser que devido a equalização do tipo do dispositivo (principalmente smartphones), a música de fundo tende a sobressair, mas desfrute do conteúdo ;) abração e valeu
O que você achou deste guia sobre Harmonia Funcional? Diz aí nos comentários!
Grupo do Telegram: t.me/+UD4e_K0U0ncHR09b
Ebook gratuito: joaobraulio.com/introducaoaharmoniafuncional
Você explica muito bem obrigado 👋
Muito bom , tenho 66 anos , tenho violão há 50 anos . Mas só agora estou estudando música , sua didática é muito clara .!
Otima Vídeo Aula Gostei ❤😂😮😅😊🎉
Video massa,linguagem clara , simples , didatica,... parabens, !! Anos tentando entender meus improvisos tortos, e a explicacao ta bem ai na carar.. parabens
Caríssimo prof. Essa música de fundo só causa ruído na comunicação entre nós e vc, sugiro trocar ou tirar, só sugestão e muito obrigado pelas aulas maravilhosas.
Não consegui escutar o vídeo por causa da musica de fundo q é incômoda...que pena....
De acordo colega
Eu concordo. Me distrai muito. Fico com a progressão rodando na mente...
Bom dia violeiro
Parabéns, até agora foi a melhor aula que eu assisti sobre Harmonia. Parabéns mais uma vez!!!
Obrigado meu amigo, fico feliz com esse feedback. Conte comigo. Grande abraço, Deus abençoe
Ações, habilidades, dons, talentos (cantar, tocar, desenhar, costurar, bordar, cozinhar, etc.) é preciso querer, valorizar, buscar, multiplicar, aperfeiçoar e não "enterrar" observar a parábola dos talentos!
Há pessoas especiais, cegas que cantam, tocam bem é impressionante!
Meditar 🎵🎶
Supremo dom (Anderson Freire)
Oferta agradável a Ti (Cassiane)
Ame mais, julgue menos (Marcela Taís)
Bondade de Deus (Clayton Queiroz e Giselli Cristina)
Se não fosse o Senhor (Késya Nunes)
Que bacana mano, olha abriu meu olho pra muita coisa
MUito bom João, estou passando a me situar.
Mais um inscrito, muito bem explicado mestre.💥
Salve salve! Valeu meu irmão, fico feliz que curtiu, espero ter ajudado. Deus abençoe
sucesso 2021 de paz e saude professor
Sabe muito. Gostei. Quero um dia chegar lá.
Muito obrigado
Preparação
Boa essa aula
Olá teacher, o vídeo é antigo, más só vi agora. Espero que estejas no ar.
Parabéns pela aula. Show de bola.
Cara, vc explica de um modo que a gente vai se entendo! Imagina a música! Parabéns!
Excelente
Valeu irmao, saludos desde Uruguay
Show!
Valeu irmão, Deus abençoe!
Muito bom e muito obrigado
Cara você é fera pra explicar. Tudo de bom! 👏👏👏👏
Muito bem explicado. O João lembra o Steve Vai e o Junior da Sandy. Brincadeiras à parte, aula excelente.
Cara sempre acompanho seus vídeos e tenho aprendido muita coisa. Muito obrigado por tudo,pois vc está realizando sonhos daqueles querem aprender, um exemplo sou eu.
Rapaz fico feliz demais ao ler esse tipo de comentário... realizar sonhos! É isso aí, um dia fizeram isso por mim, eu retribuo. Deus abençoe meu querido, estou a disposição pra qualquer dúvida. Abração.
Muito boa aula!
Show de bola. Me perdi em uns pontos..então vou ver outros videos do canal
Ganhou 1 inscrito show de bola
😊😊
Parabéns
Sensacional conteúdo 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito grato por compartilhar o seu conhecimento.
Parabéns !!! Estou revisando c vc esses estudo q ha época não curtia...
Bom professor curto muito
professor pode fazer algum vídeo falando 1- da relação das notas musicais de um solo com o acorde de fundo, o pq de tocar aquela nota(certa) e evitar tocar outras naquele momento da música em que no compasso se toca um determinado acorde de fundo 2- a relação das notas de solo entre si, pois notei que elas mantém uma simetria de distância tonal entre si, formando quase um desenho geométrico, não sendo um coisa aleatória, como jogar notas ao vento e que a distância simetrica parece interferir na função da nota qdo se sola, se é sempre possível prever a nota seguinte do solo com esse cálculo simétrico.
ou seja minha dúvida é a relação de uma notaX com um acordeY (o momento certo de se tocar X coincidente com um acorde de fundoY) e a relação da notaX com a outra nota de soloZ(simetria tonal e funcional). quero saber como tocar a nota certa no momento certo, ou seja, prever a nota certa para se tocar.
por favor indique livros sobre o assunto, não estudo música, sou leigo, só comecei da uma olhada nisso nessa pandemia e estou me agradando do assunto.
João Paulo César
Vc tem a aula, aqui no canal, sobre as funções dos acordes na escala menor? Obg
Excelente aula professor
Excelente aula! Muito obrigado! Pergunta... você sabe todas as escalas de cabeça? É preciso decorar? Tem algum caminho para decorar de uma forma fácil?
Show
MUITO BEM EXPLICADO ...PARABÉNS JOHN
Valeu :D forte abraço meu querido. Deus abençoe!
Minha ex-guita tinha um problema parecido, nas 3 primeiras casas dava a sensação de desafinação de acordes, aí eu tinha que "desafinar" B, e dava problemas em outra área... 19:08
Excelente explicaçoes, claras ótima didata.Parabéns joão.
Nos proximos videos, diminua o volume ou elimine o loop de fundo. Parabéns pela aula!
Parabéns mano, didática excelente.
Aooo queridão! Tamo junto!
Que aula maravilhosa joão ...BEM DEFINIDA
Parabéns continui ajudando,esse violão e feito por luthie?
Top
Cara que aula! estou aprendendo teclado, sem querer cai no seu vídeo e posso dizer que valeu apena vc me ajudou muito vc ganhou mais um inscrito mano!
Obrigado demais irmão, fico feliz em estar ajudando. Precisando de algo estou a disposição! Forte abraço, Deus o abençoe.
Parabéns abençoado. Desejo sucesso pra vc no canal. Obrigado por compartilhar seu conhecimento
Obrigado! :) Deus abençoe!
Fala meu amigo João gostei muito do seu canal sou novo no canal sou violonista intermediário e já aprendi várias coisas aqui no canal parabéns pelo trabalho gratidão 😊🙏 a gente pode ir fazendo tbm 2 5 1 para os acorde e ir preparando.
O video é excelente mas a trilha de fundo atrapalha demais
Oi Carla! Valeu pelo feedback. Nos vídeos mais recentes não coloquei mais trilha de fundo haha. Reparei que tudo depende do dispositivo (modelo de smartphone, notebook, uso de fones, etc). Aonde eu edito (computador) com minhas configurações o som fica muito bom, no celular da minha esposa, por exemplo, a trilha fica mais alta do que eu falando, no meu celular fica otimo. Pensando nessas variações e nos feedbacks de vocês eu não coloco mais trilha haha. Obrigado! Se houver duvidas com o conteúdo ou alguma pergunta caso não tenha escutado algo com clareza nos videos devido a trilha me pergunte aqui. Estou a disposição! Participe do canal do telegram, gratuito, link na descrição, lá tem bastante conteúdo legal. Abração, Deus abençoe!
Acordes dominantes ou v7, eles são aqueles que chamam/preparam o retorno da tonica. Mas, o acorde natural(sem 7) também tem mesma função?
Grande João, valeu.
;)
mt.bom mesmo............
Excelente parabéns !
Valeu demais meu querido! Fica com Deus. Precisando de algo estou a disposição.
Vlw pela aula, Mestre! :)
Queridão! Honra ter vocês aqui :D Sou fã demais!
Amigo, boa tarde; duas dúvidas que ficaram.
1ª. Porque esta falta de tenssão entre acordes?
2ª. Acordes relativos e ant relativos. Por exemplo, A< e G>. O porque desta ligação? Desculpe qualquer erro.
pode me tirar uma dúvida:: tava olhando as partituras de alguns blues e fui ver, por curiosidade, a diferença de tons e semitons entre as notas e vi que se repetiam, tipo compasso I: 1T, 1,5T; compasso II: 1,5t , 1T. as somas dos tons totais davam iguais.
isso serve pra alguma coisa ou é besteira? tem um nome(nome de assunto em livro, tipo capítulo).
é quase como se as notas fizessem o mesmo desenho geométrico entre si, querendo dizer que algum caminho não é aleatório
como é o nome disso?
sempre pensei que se a pessoa soubesse a escala blues poderia por qualquer nota e daria certo
Relativos. Teria que ser um acorde maior. Tônica ante relativa
♥️😎👍🏿
os acordes que preparam para resolver na tonica precisam ter sempre o tritono ou nao
Salve salve! Não necessariamente. Mas os acordes que chamamos de tensões sempre possuem trítonos. Por exemplo, no tom de C, uma progressão F Fm prepara para C:
|| F | Fm | C ||
Repare que Fm é um empréstimo modal.
Tanto os acordes F e Fm não possuem trítono, mas dão sentido conclusivo para essa progressão.
Tem como assistir em ordem cronológica seus vídeos?
Essas funções serve para o campo Harmônico menor Harmônica e campo harmônico menor melódica?
Salve!! Existem as funções especificas para esses campos, aqui no canal tem video-aulas, dá uma conferida nos videos aqui ;)
João e no caso da música Wisk a go go onde é usado um acorde mixolídio ou dominante sendo o tom da música ???
Salve! Compreendo. Uma harmonia modal mixolidia, típica da harmonia Blues com acordes dominantes sendo o centro tonal. Há varias formas de interpretação, acorde de empréstimo modal, harmonia modal.. eu chamo de Blues kkkk. Harmonia típica modal do Blues. Depois no refrão ela volta a uma harmonia tonal.
@ obrigado Mestre !!!!
e power cord eu testei tudo em power chord nao perde a sensesaçao de movimento mais e o resto ?
Movimento não perde, mas em função perde um pouco... apesar que o movimento dos baixos podem compensar essa falta de estrutura acordal para as funções harmônicas.
tem algum problema tirar a setima do dominante tocar sol maior o que muda ?
Nenhum problema, não muda sua função, apenas tira uma característica de trítono.
joao voce sabe por que a escala menor tem graus bemois
Olá meu amigo! Bom, vou começar corrigindo a pergunta ok? As escalas menores não são bemóis. Existem escalas maiores e escalas menores que utilizam sustenidos e bemóis. Você pode conferir isso em 3 videos aqui no canal: Ciclo de Quartas, Ciclo de Quintas e Enarmonias (último video postado).
Os tons que possuem acidentes sustenidos na escala são: G D A E B F# e C#
Os tons que possuem acidentes bemóis na escala são: F Bb Eb Ab Db Gb e Cb.
Se esses são os tons maiores, consequentemente seus relativos possuirão as mesmas notas.
Ou seja, não são todos os menores que possuem acidentes bemóis, os tons menores que possuem bemol é Dm, Gm, Cm, Fm, Bbm, Ebm e Abm, que são relativos de F, Bb, Eb, Ab, Db, Gb, e Cb. Já os tons menores de Am, Em, F#m, C#m, G#m, D#m e A#m que são relativos de C, G, D, A, E, B, F# e C# não possuem bemol. Forte abraço!
@ valeu
No caso do acorde do C ter a 7( dentro do campo harmónico de C) ou seja C7 para preparar para F, este mesmo C7 seria um dominante auxiliar. Correto? Forte abraço.
Salve salve, AUXILIAR não, se transforma num Dominante SECUNDÁRIO 😉
dominante secundario e sub v precisa ter setima menor ou nao sem setima perde a funsao ou nao
A sétima sempre "completa" o acorde, você gera a função do acorde colocando a estrutura completa dele. Não quer dizer que a tríade não gera função, mas fica meio "ausente", a sétima possibilita o aparecimento do trítono, causando a real tensão nos acordes dominantes. Qualquer coisa, acesse o grupo do Telegram no link de descrição, tem bastante conteúdo bacana lá gratuito também. Abração, fica com Deus.
joao voce sabe se existe as funçoes harmonicas nas escalas fora as que voce ensinou ?
Função harmônica existe em todos os acordes, consequentemente todo acorde há uma escala vigente ;) confira as funções nos campos harmônicos menores aqui no canal.
@ eu ja vi mais o que eu quero saber e se existem funçoes harmonicas nas pentas escala de blues diminuta tons inteiros maior harmonica maior melodica voce sabe ? a
João e a sensação de II V. I se possível como transitar nesses acordes?
IIm V I é puramente funcional > subdominante, dominante > tônica. Podem usar e abusar tranquilamente
Show de bola o vídeo !!!
Só uma dica mano..... Tira essa música de fundo quando você estiver dando as dicas, pois atrapalha um pouco !!!
Grande abraço !!!
Opa, nos mais recentes não tem mais ;)
João,
Você disse que o relativo é dois graus abaixo ex: C = Am
Mas do C para o Am ,tem 1 tom e meio,
Como vc disse dois,
To confuso rsrs.
Estou te perguntando na humildade mesmo,
Estou estudando harmonia funcional para saber as notas que devo colocar quando estou compondo.
Estou fazendo maratona nos seus videos, sou seu fan
Se eu dominar os intervalos,eu consigo fazer solos sem precisar aprender cheips de escalas??
Teóricamente sim, afinal de contas teclas, sopros (etc.) não usam shapes!!! Mas o instrumentista de cordas sempre acaba enxergando um shapezinho básico na hora de bolar uma frase ou fazer um lick, afinal de contas, no início aprendemos assim.
Q coisa linda.
MDS msm sabendo do conteúdo ainda bugo, tenho que ver o vídeo com muita calma srsr
12:38 ele fala 7ª por ser 7 menor, não é? Pq quando vc for fazer o Do ser dominante
Tem que colocar a 7menor pra poder resolver em Fa , certo?!
Yeah!!!
Isso vale pra qualquer instrumento ? Pq estou estudando contra baixo.
Sim meu amigo, as funções harmônicas é um conceito de harmonia geral.
No campo harmônico maior pode usar o segundo grau maior?
Não. No C.H Maior o segundo grau é IIm7.
Existe a possibilidade de bII7 como SubV do I, ou bII7M como empréstimo modal. Caso você tenha visto um segundo grau maior em algum momento pode ser um acorde secundário como V do V > I (exemplo em C Maior: D > G > C).
Esse violão é Flat ??
Sim, um flat com som de folk kkk
Amigo alguns dizem que 7 grau e diminuto outros
dizem que e meio diminuto fico voando com
isso me explica amigo..
Por regra o 7º grau do campo harmônico MAIOR é MEIO DIMINUTO. O acorde diminuto nós só teremos no 7º grau do campo MENOR HARMÔNICO.
A confusão é gerada devido a tríade ou tétrade.
Não existem tríades meio diminutas, apenas tétrades. O que altera um acorde de ser diminuto ou meio diminuto é a sua sétima. Observe o acorde Si diminuto e Si meio diminuto:
Bm7(b5) - meio diminuto
Notas: B D F A
Bdim - diminuto
Notas: B D F Ab
Nesses dois acordes só alterou a sétima percebeu?
Portanto se você está falando de tríades (1, 3, 5 do acorde) você não terá essa alteração da sétima, e poderá considerar um Si meio diminuto e um Si diminuto iguais: B D F (1 3 5).
Daí que saem muitas confusões. Essa tríade é considerada uma tríade DIMINUTA.
Já quando você aborda uma tétrade aí você pode passar a diferenciar.
O que eu indico aos meus alunos é: sempre especifique qual você quer usar mesmo que seja apenas a tríade, porque deixar claro qual você quer utilizar irá decidir qual escala você vai aplicar. S você disser Si meio diminuto você poderá aplicar a escala de Dó maior, se você disser Si diminuto você irá aplicar a escala de Dó menor harmônico.
@muito obrigado amigo..
O sétimo acorde do qualquer campo harmônico dos modos gregos é Meio diminuto. >> 1, b3, b5, 7.
Já o diminuto é formado pelos seguintes intervalos. 1, b3, b5, 6. O 6° grau também pode ser chamado de 7° diminuta.
Tenho uma duvida que pode parecer besta ou não ter uma resposta definitiva, mas existe alguma formula onde uma função não pode antecipar a outra?
Eu reparei que mts musicas começam com a T e finalizam com a D para chegar no refrão...isso é alguma regra ou tem alguma regra para isso?
Essas coisas me confundem mt para tentar tocar uma musica sabendo apenas o seu tom, ai queria saber se tem alguma formula ou pode uma musica começar com a função D e terminar na T ou começar na S e passar pela T terminando na D. Acho que se compreender isso, fica mais fácil de saber como desenvolver a musica no "improviso"
ei joao eu sei que power chord sabota as funçoes mais da a impresao que nao sabota a sensasao de movimento ve no meu canal backing track rock
Muito bom, só não gostei da musica de fundo, interfere nos acordes da aula.
Gostei muito da aula, mas essa música de fundo me dispersou muito em alguns momentos ;/
Nos videos mais recentes eu retirei a musica. Em minhas edições não sobrepunha eu falando mas percebi que dependendo do dispositivo de quem assiste (modelo celular, notebook, etc) a musica de fundo sobressai. Peço perdão, tendo duvidas estou a disposicao
@ muito bom ! To aprendendo bastante com seus vídeos! Eu produzo música eletrônica, psytrance e uso o violão para compor, a teoria musical tem facilitado bastante
João !!!! No caso aí dos relativos e anti a conta é 2ou 3 abaixo e acima da nota alvo ?? C-D-E/ C-B-A, no vídeo de acordes relativos e anti diz que são 3!!! Desculpa se eu entendi errado !!!! Abç.
Isso gera confusão mesmo kkkk. Você conta três intervalos, na música a nota que estamos já é considerado como 1. Ou seja, C D E = 1 2 3. Não é igual matemática que a conta ficaria C + 2.
João Braulio !!!! Vlw brother !!! Ficou claro, curto muito suas aulas !! E já baixei a apostila, sucesso abç.
@@Diegosantos-dl9sm Valeu queridão! Precisando pode perguntar!
Diz o ditado que agua mole emoedra dura , tanto bate até que fura , o instrumento musical harmonico pra mim éba agua mole , minha cabeçacé a pedra dura , depous de mais de 17 anos estudadando , batendo cabeça eu estou começando a entender as funções dos acordes dos seus receptivos graus .
Isso aí meu amigo hehe. O que não falta aqui é conteúdo, conte comigo. Deus abençoe
10:41 essa confusão toda, já começa a partir do argumento em que, na verdade, não existe regra específica para se formar acordes. Mesmo assim, se formou a teoria de harmonia baseado em tríades.
João, sou seu fã cara. Parece que adivinha tudo que vou perguntar..
Desculpa a ignorância, atravessando o vídeo, mas essa questão "de relação", não é mesmo relativa ao ouvido de cada um? Será que todo mundo ouve igual?
De volta ao vídeo..
Por incrível que pareça, todo mundo ouve igual haha. Existem duas formas de pensar em sensação sonora:
1- funções de acordes - é o que falo aqui quando abordo videos de Harmonia Funcional, um acorde dominante sempre causará efeito de preparação, um diminuto sempre tensão, um acorde com 7M sempre soará um relaxamento se estiver em sua estrutura perfeita X7M, e por aí vai.
2- estética musical - aqui sim temos variações a depender do "ouvido" de cada um... quer um exemplo? Muitos dizem que acordes menores soam tristes ou melancólicos, o que não é uma verdade, isso depende de cada um, do que esse acorde remete a cada um. Recomendo o livro “Do belo musical - um contributo para a revisão da estética da arte dos sons” de Eduard Hanslick. Tenho um TCC escrito sobre isso quando fiz pós em filosofia, caso queira ler eu te envio ;)
Abração, e valeu demais por curtir meu trabalho e os elogios, precisando estou a disposição!
@ Pode enviar para mim? tzoppeim@live.com
Vc pareci ø Anthony Kiedis o kara lå do Red hot😂😂🤣😂
Velhos tempos kkkkk
...fala cara! Legal suas aulas. Muito boas. Minha critica construtiva seria sobre a música de fundo que vc poem. Na hora que vc está explicando ela da uma atrapalhada. Tira o foco. Do resto, ta show!
Vlhh eu tinha aprendido como:
Tônica - 1 3 6
Subdominante- 2 4
E dominante - 5 7
Está certo!!!!
Essa é a região funcional!!!
Funções Harmônicas trabalham através de acordes maiores, relativos e antirrelativos, e quando pegamos ao pé da letra não enxergamos a funcionalidade em si, mas quando esmiuçamos toda a interação tonal através dos relativos e antirrelativos, cono eu citei, chegamos na região funcional.
O jeito que vc aprendeu e falou neste comentário está certo.
Mano, por favor ! Desliga o auto foco da sua câmera. só uma dica. abs
Vídeo antigo, usava celular que não tinha essa opção hehe.
Cara ótimo conteúdo porém esse fundo musical ....é muito chato
Valeu meu irmão!!! Nem tudo é perfeito num conteúdo gratuito, mas to melhorando aos poucos, nos últimos videos não tem mais. Na edição a equalização que faço está boa, porém dependendo do dispositivo que as pessoas assistem, pode ser que devido a equalização do tipo do dispositivo (principalmente smartphones), a música de fundo tende a sobressair, mas desfrute do conteúdo ;) abração e valeu
Tô entendendo nada kkk