Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-61305153
Adorei a abordagem, lida por Thomas Papon, sobre o chinelo encontrado. Acho que deve ser pesquisado sim, e, ao máximo. História é história, ontem já é história, o minuto atrás também é história
Infelizmente não foi o que pensou! Pois o Grito do Ipiranga ocorreu em 7 de setembro de 1822, e a famosa Havaianas que conquistou o mundo surgiu 80 anos depois da Proclamação da Independência. O primeiro par de Havaianas nasceu em 1962, inspirado nos chinelos de dedo japoneses tradicionais chamados Zori, cujas solas eram feitas de palha de arroz. O grão de arroz inspirou a textura da sola de borracha, um dos diversos detalhes que fazem das Havaianas uma marca inconfundível.
Nossa!!! Que reportagem interessante. Esse chine.o deve ser preservado, pois é parte de um momento da história de nosso museu e de nossos trabalhadores. Muito bom!!!
Também acho que o chinelo merece ser exposto sem restauro e seu contexto explicado. E a qualidade da BBC News Brasil é assim, cada vez melhor! Parabéns, moçada!
Um dos meus museus favoritos é o Museu da Eletricidade, em Lisboa junto ao Tejo. E o que mais gostei no museu e também outros museus da indústria é exactamente isso o retratar o cotidiano da população da época, dos trabalhadores da altura. Assim como de todos os instrumentos também a vida das pessoas vulgares merecem ser contadas. Esse chinelo já é história. Para mim conta a precariedade do trabalhador que não tinha roupa de segurança, era suposto ir para a obra com botas de biqueira de aço e capacete, não de chinelos!
Sim o chinelo deve ser tombado com patrimônio histórico brasileiro,porque mostra a imagem do povo de classe pobre brasileira,dando um contraste entre a realidade em que muita famílias se encontram com os aspectos de pensamento humano do que acha que tinha que ser,mas esse aspecto socioeconômico ele é estampado em várias formas, inclusive esse chinelo que é características típicas de um povo brasileiro,
Parabéns pelo podcast! O Museu do Ipiranga, por muitos anos, contou somente um lado da história, da independência e do país. O visitante que entrasse sozinho iria ver inúmeras figuras glorificarás em retrato sem saber qual papel tiveram na independência do Brasil. É importante dar voz a todos os sujeitos históricos sob diversas perspectivas, como sugere a administração do museu. Mais ainda, a cultura material tem uma força poderosa e imediata na compreensão da história. É uma pena que algumas pessoas ainda insistam que o povo deva ser escondido ou omitido da história do país. Muitas vezes são os mesmos que se desdobram em elogios e pedidos para que seja cobrada a história dos imigrantes, que por sua vez a seu tempo, eram pobres, muitas vezes analfabetos e indesejáveis em seus países de origem. Ouso dizer que parece que continuamos a mesma discussão do século XIX sobre o papel de cada "raça" na formação do país. É vergonhoso. Novamente, parabéns a todos os funcionários do museu por continuarem com este trabalho instigante e relevante!
Fantástico, sabe-se muito sobre reis e imperadores, porém, o cidadão comum possui seu cotidiano deixado de lado. A história serve a todos, ela é a referência a qual o cidadão pauta seu julgamento sobre as condições sociais de seu presente. A história do cotidiano do cidadão é basilar.
Belo texto. O chinelo tem a mesma importância que a obra de arte que deu origem ao museu e que nem de longe retrata a realidade. O chinelo pertenceu a alguém de verdade e retrata o brasileiro trabalhador e deve sim pertencer a reserva técnica.
Gostei do audio. Quanto ao chinelo, acho que por ser algo comum e não ligado (ao que se saiba) a uma personalidade histórica relevante, deveria ser enviado à reciclagem.
Meu Deus! Para onde vai o dinheiro do contribuinte? Não sou contra arquivar os itens curiosos, encontrados durante as reformas, em um setor à parte, dedicado a eles. Mas, destinar uma equipe para estudar esses itens, chega às raias da afronta e do desperdício de talentos e do dinheiro público. Inacreditavel. A reportagem está ótima.
Eu acho engraçado que um chinelo velho ganhe relevância pelo local onde foi encontrado, dentro do museu. Ninguém daria a mesma importância e faria tanto alarde se o mesmo chinelo estiver num lixão, ou mesmo na rua, na calçada do parque onde fica o museu, por exemplo.
Uma das coisas mais cultural do brasil: bagunça. kkkkk E assim como os eua, tbm somos um país de imigrantes... Acho justo valorizar a havaianinha, calçado mais usado pelos brasileirinhos e uma das poucas empresas q venceu e continua no mercado após anos, para tds, com arte, design, elegância e preocupação. (Pra uma empresa assim vencer e durar tanto tempo no brasil... n é fácil kkkkkkk)
Acho mto doido como tratam negros e portugueses como se n fossem imigrantes kkkkkk, sendo q só os índios de fato n seria imigrante.🤭 Tipos de imigrantes: colonizador, escravo, trabalhador e sonhador...
Na minha cidade tem no museu os sapatos do presidente Jose Sarney que ele usou na sua visita a cidade, realmente eu preferiria uma sandália de couro que representam os povos da minha cidade no lugar deste sapato, mas está sandália do Ipiranga representa um pé do povo trabalhador e humilde do país deve sim ser exposta e preservada.
Agora que está famoso, será a jóia do museu, com visitantes só para conhecê-lo. vão guardá-lo em sala especial temática, vitrine blindada com equipes brigada anti incêndio dia e noite, protegendo a relíquia com máxima atenção. vai se tornar mais famoso que o prédio do ipiranga. Enquanto o museu nacional, extraordinário museu, tesouro nacional, não teve nem metade da metade da metade da atenção do chinelo, e hoje é só saudade.
Matéria mal elaborada pela BBC Brasil. O enfoque da reportagem deveria ser algo do tipo; poderia um museu histórico e tradicional sofrer modernização através de uma mudança do seu enfoque ?
E quanto a questão comercial que pode ser explorada pela marca havaianas com tudo isso? Quem de fato se beneficiaria com todo esse valor sendo agregado a esse produto???
Um quadro que traz uma representação falsa da nossa história tá tudo certo. Um chinelo de um trabalhador é polêmico. Como abordamos essas duas peças dizem muito sobre como a história do país é contada.
Olá gente meu nome é Rose sou uma mulher cega moro no estado da Bahia.. com ajuda de Deus e muita força de vontade aprende fazer partos de animais mesmo sem visão nenhuma.. faço partos de ovelhas cabras porcas e vacas.. aplico injeção alimento e cuida dos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e muito sonhadora... Deus abençoe a todos vocês muito obrigada..😘😀🐏🐐
Tem que ser valorizado sim pois a historia de todos é importante e essas pessoas ignorantes deveriam pensar que se a pesquisa de toda a historia humana fosse baseada somente em achados valiosos materialmente ou de pessoas abastadas, não haveria história.
Pois eu achei fascinante! Quero ver o tal chinelo com o mesmo entusiasmo das pessoas que viajam o mundo pra ver tudo o que foi descoberto na tumba de Tutancamon e ver entre outras coisas (pasmem) sandália de correias, ou seja, chinelos de dedo do Faraó! Ora, ora!
Já fui em museus! Por mim, poderiam demolir todos eles, e reaproveitarem o espaço (terreno) em algo mais produtivo. As pessoas se apegam ao que é antigo como se isso as confortasse de alguma forma. Ainda existem aqueles que esperam que o passado lhes ajude no presente. Tem aqueles que acreditam que podemos aprender com passado. Tudo que vejo! É o presente se tornando passado, enquanto o futuro se torna presente em uma cadeia infinita. O tempo não ensina, somente passa queira nós tenhamos ou não, aprendido qualquer coisa.
Postar a descoberta em rede social e pedir a opinião pública, é jogar "pérolas aos porcos". Porque não foram consultados os historiadores das universidades brasileiras??? Um de cada estado já seria mais que suficiente, pra se tomar uma decisão baseada em palavra de gente que tem propriedade no assunto.
A questão é se o quadro independência ou morte merece estar no museu, pois se trata de uma obra falsa e que não representa a realidade. Se fosse um cagão gritando atrás de uma moita, aí teríamos a essência da fundação do fracasso chamado Brasil.
Obviamente o chinelo faz parte da cultura e da história de um povo... Bem como todos os outros objetos que fazem parte do cotidiano: travesseiros, xícaras de café, calções, etc... Nem por isso devemos colocar todos esses objetos no museu e fazer leituras descabidas do seu significado como obra de arte. É triste ver como a arte foi degradada ao longo das décadas. Hoje em dia o ritmo do brasil é funk, o pintor mais famoso é Romero Britto e o Grande Destaque da reserva do Ipiranga é um chinelo...
Não é disso que trata a matéria! O que se perde ao buscar entender como esse chinelo foi parar ali, quem o utilizava, como foi produzido? Objeto histórico é todo aquele que conta a história do cotidiano de um povo! Pode ser algo supostamente cheio de "glamour" ou apenas um utensílio simples, produzido com as mãos do povo que o utilizava. Não são pessoas leigas e cheias de preconceitos que podem dizer sobre o valor histórico ou não de um objeto. Quando você se referiu ao funk, como não sendo "música", me lembrei da música que se ouve hoje e chamamos de sertaneja. Esta nada tem a ver com a música sertaneja que eu aprendi a ouvir e gostar. No entanto, parte considerável da população, a considera música sertaneja e elas estão aí nas "paradas de sucesso". Achei interessante que os técnicos do museu façam esse tipo de enquete, e busquem compreender como a população enxerga o trabalho essas questões. Afinal, o que caracteriza um objeto como sendo interessante para compor um acervo?
🤦🏻♀️ Que tristeza saber q o Museu q eu tanto amava, e esperei ansiosamente a reabertura... perdeu completamente sua personalidade... Não pretendo visitá-lo mais... 😢
Que informação importante hein, mudou meu dia. Vou até comer Nutella depois dessa notícia de extrema importância pro nosso futuro. enquanto isso tem macaco jogando vídeo game com chip implantado no cérebro e foguete que tem ré.
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-61305153
Quase chorei com a descrição da chinela veia tá doido! Parecia um poema
Adorei a abordagem, lida por Thomas Papon, sobre o chinelo encontrado. Acho que deve ser pesquisado sim, e, ao máximo. História é história, ontem já é história, o minuto atrás também é história
Melhor comentário!.
Incrível como um simples chinelo revela com tanta riqueza de detalhes a história do nosso país, da narrativa às críticas... Esse texto está impecável!
Esse sotaque paulista lança um ar de mistério muito prazeroso!
Kkkkkk
Esse chinelo merece um lugar de honra neste museu retrata bem o nosso atual Brasil
Esse chinelo é um exemplar perfeito da História do Cotidiano aqui no Brasil.
Isso só mostra o nível de cultura que estamos adotando! Surreal.
Nó! Cheguei a pensar que alguém usava uma havaiana em pleno grito do Ipiranga. As manchetes nós leva a ver o que de interessante tem muito pouco.
Infelizmente não foi o que pensou! Pois o Grito do Ipiranga ocorreu em 7 de setembro de 1822, e a famosa Havaianas que conquistou o mundo surgiu 80 anos depois da Proclamação da Independência.
O primeiro par de Havaianas nasceu em 1962, inspirado nos chinelos de dedo japoneses tradicionais chamados Zori, cujas solas eram feitas de palha de arroz. O grão de arroz inspirou a textura da sola de borracha, um dos diversos detalhes que fazem das Havaianas uma marca inconfundível.
A história eu conheço, foi por isso que fiz o trocadilho.
Você chegou a pensar isso pq é burro. A manchete não tem nada a ver com a limitação da sua inteligência.
Rapaz! Que texto e que interpretação! Parabéns a BBC pela produção deste áudio!👍
O que seria de nossos pés sem uma havaianas, ontem, hoje e amanhã!?
Muito legal essa reportagem.
Abraços galera e saudações nordestinas 🙏🏻🌹😊
O chinelo retrata melhor a realidade da época que o quadro sobre o grito do Ipiranga na sala luxuosa do museu.
Que texto!Que narração!Lembrei-me das notícias de antigamente!Perfeito! ❤️🙏🏾
Nossa!!! Que reportagem interessante. Esse chine.o deve ser preservado, pois é parte de um momento da história de nosso museu e de nossos trabalhadores. Muito bom!!!
Também acho que o chinelo merece ser exposto sem restauro e seu contexto explicado. E a qualidade da BBC News Brasil é assim, cada vez melhor! Parabéns, moçada!
Quais histórias esse chinelo não poderia nos contar né. Eu sou a favor de fazerem exames nele e armazenar como está. Sem restauração.
Dinheiro público, tempo intelectual jogados no lixo, isto é o que produzem as elitistas universidades federais. Verdadeiros socialistas caviar!
Reverenciar os trabalhadores é dever dos que curam a cultura nacional…mas isto é politizar o queda de mais simples e lindo no tal chinelo.
BBC muito conteúdo legal, escuto todo dia 😍
BBC SALVANDO A IMPRENSA NO BRASIL. VIDA LONGA
Um dos meus museus favoritos é o Museu da Eletricidade, em Lisboa junto ao Tejo. E o que mais gostei no museu e também outros museus da indústria é exactamente isso o retratar o cotidiano da população da época, dos trabalhadores da altura. Assim como de todos os instrumentos também a vida das pessoas vulgares merecem ser contadas.
Esse chinelo já é história. Para mim conta a precariedade do trabalhador que não tinha roupa de segurança, era suposto ir para a obra com botas de biqueira de aço e capacete, não de chinelos!
Oi, tambem trabalho em
Museu, essas indagações são frequentes e é bem difícil trazer à luz os materiais do cotidiano
Belo texto. Grande narração. Esse chinelo representa muito bem o brasileiro, o trabalhador e sua luta.
Grande texto o da reportagem, queria que houvesse mais reportagens assim bem escritas e com uma linguagem ilustrativa.
Sim o chinelo deve ser tombado com patrimônio histórico brasileiro,porque mostra a imagem do povo de classe pobre brasileira,dando um contraste entre a realidade em que muita famílias se encontram com os aspectos de pensamento humano do que acha que tinha que ser,mas esse aspecto socioeconômico ele é estampado em várias formas, inclusive esse chinelo que é características típicas de um povo brasileiro,
Parabéns pelo podcast! O Museu do Ipiranga, por muitos anos, contou somente um lado da história, da independência e do país. O visitante que entrasse sozinho iria ver inúmeras figuras glorificarás em retrato sem saber qual papel tiveram na independência do Brasil. É importante dar voz a todos os sujeitos históricos sob diversas perspectivas, como sugere a administração do museu. Mais ainda, a cultura material tem uma força poderosa e imediata na compreensão da história. É uma pena que algumas pessoas ainda insistam que o povo deva ser escondido ou omitido da história do país. Muitas vezes são os mesmos que se desdobram em elogios e pedidos para que seja cobrada a história dos imigrantes, que por sua vez a seu tempo, eram pobres, muitas vezes analfabetos e indesejáveis em seus países de origem. Ouso dizer que parece que continuamos a mesma discussão do século XIX sobre o papel de cada "raça" na formação do país. É vergonhoso. Novamente, parabéns a todos os funcionários do museu por continuarem com este trabalho instigante e relevante!
Ooops! Correção: glorificadas/contada
Pessoas limitadas enxergam apenas um chinelo
Fantástico! Maravilhoso! Representam um momento social !
Kkkk que beleza. O pessoal vai comecar a dar valor aos minimos detalhes da nossa história. E isso é bom e saudável!
Se nos dias de hoje é fundamental pra registrar a história do cotidiano brasileiro, imagine em 100 anos… imagine em mil…
A maioria não sabe da história Brasileira de 100 anos atrás
Fantástico, sabe-se muito sobre reis e imperadores, porém, o cidadão comum possui seu cotidiano deixado de lado.
A história serve a todos, ela é a referência a qual o cidadão pauta seu julgamento sobre as condições sociais de seu presente. A história do cotidiano do cidadão é basilar.
Bela Matéria
Excelente
Belo texto. O chinelo tem a mesma importância que a obra de arte que deu origem ao museu e que nem de longe retrata a realidade. O chinelo pertenceu a alguém de verdade e retrata o brasileiro trabalhador e deve sim pertencer a reserva técnica.
Excelente!
Gostei do audio. Quanto ao chinelo, acho que por ser algo comum e não ligado (ao que se saiba) a uma personalidade histórica relevante, deveria ser enviado à reciclagem.
Exelente!
Confesso que quando li o título abri o vídeo achando que era sobre algun chinelo da antiguidade , ou pertencente a alguma figura histórica.
Meu Deus! Para onde vai o dinheiro do contribuinte? Não sou contra arquivar os itens curiosos, encontrados durante as reformas, em um setor à parte, dedicado a eles. Mas, destinar uma equipe para estudar esses itens, chega às raias da afronta e do desperdício de talentos e do dinheiro público. Inacreditavel. A reportagem está ótima.
Eu acho engraçado que um chinelo velho ganhe relevância pelo local onde foi encontrado, dentro do museu. Ninguém daria a mesma importância e faria tanto alarde se o mesmo chinelo estiver num lixão, ou mesmo na rua, na calçada do parque onde fica o museu, por exemplo.
Que interessante fui muitas vezes ao museu amo
Hahahahaha O cotidiano entrando para a história na forma de um chinelo. Muito pitoresco isso aí. Deixem os Trolls falando sozinhos, gente!
Seria interessante ter mais reportagens como esta sobre cultura material
Parem o mundo,que eu quero descer!
Uma das coisas mais cultural do brasil: bagunça. kkkkk
E assim como os eua, tbm somos um país de imigrantes...
Acho justo valorizar a havaianinha, calçado mais usado pelos brasileirinhos e uma das poucas empresas q venceu e continua no mercado após anos, para tds, com arte, design, elegância e preocupação. (Pra uma empresa assim vencer e durar tanto tempo no brasil... n é fácil kkkkkkk)
Acho mto doido como tratam negros e portugueses como se n fossem imigrantes kkkkkk, sendo q só os índios de fato n seria imigrante.🤭
Tipos de imigrantes: colonizador, escravo, trabalhador e sonhador...
As Havaianas está presente em todos os países, são várias empresas filiadas a empresa sede no Brasil.
Na minha cidade tem no museu os sapatos do presidente Jose Sarney que ele usou na sua visita a cidade, realmente eu preferiria uma sandália de couro que representam os povos da minha cidade no lugar deste sapato, mas está sandália do Ipiranga representa um pé do povo trabalhador e humilde do país deve sim ser exposta e preservada.
Essa curadora está extremamente correta...
Agora que está famoso, será a jóia do museu, com visitantes só para conhecê-lo.
vão guardá-lo em sala especial temática, vitrine blindada com equipes brigada anti incêndio dia e noite, protegendo a relíquia com máxima atenção.
vai se tornar mais famoso que o prédio do ipiranga.
Enquanto o museu nacional, extraordinário museu, tesouro nacional, não teve nem metade da metade da metade da atenção do chinelo, e hoje é só saudade.
Matéria mal elaborada pela BBC Brasil. O enfoque da reportagem deveria ser algo do tipo; poderia um museu histórico e tradicional sofrer modernização através de uma mudança do seu enfoque ?
Manda seu currículo pra eles.
É que certos temas,certos enfoques são difíceis mesmo e dalí,não sai caminho.
Tem que ir para reserva técnica com certeza
Gente, acharam meu chinelo. Tava procurando desde o ano passado.
Se esse chinelo foi de funcionário da obra, mostra que o salário era tão baixo que a pessoa até usou um prego prá continuar usando. Que pena!
Que nada,esse é o chinelo do Pedrão!!!
Coloquem o chinelo no museu de arte moderna. É mais a cara.
Normalmente eu gosto das matérias da BBC. Mas essa aí...
Qual a marca do Chinelo?
E quanto a questão comercial que pode ser explorada pela marca havaianas com tudo isso? Quem de fato se beneficiaria com todo esse valor sendo agregado a esse produto???
Um quadro que traz uma representação falsa da nossa história tá tudo certo. Um chinelo de um trabalhador é polêmico. Como abordamos essas duas peças dizem muito sobre como a história do país é contada.
O simples está na moda.
Olá gente meu nome é Rose sou uma mulher cega moro no estado da Bahia.. com ajuda de Deus e muita força de vontade aprende fazer partos de animais mesmo sem visão nenhuma.. faço partos de ovelhas cabras porcas e vacas.. aplico injeção alimento e cuida dos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e muito sonhadora... Deus abençoe a todos vocês muito obrigada..😘😀🐏🐐
O quadro de Pedro Américo já era agora a atração é o Chinelo do Zé desconhecido kkkkk
Tem que ser valorizado sim pois a historia de todos é importante e essas pessoas ignorantes deveriam pensar que se a pesquisa de toda a historia humana fosse baseada somente em achados valiosos materialmente ou de pessoas abastadas, não haveria história.
Quem costuma roubar ate o cesto dos banheiros...as carpas as moedas a ingenuidade dos maus...
Elogios da Extrema direita é o que leva muitas pessoas a serem arrogantes e prepotentes ao ponto de não reconhecer que um chinelo conta muita história
Principalmente da extrema direita de havaianas.
Toda a civilização ocidental está em franca decadência…
Kkk 😂 me lembra minha infância! Mas como não preciso usar mais havaianas com prego ou arames; é hora de investir nas alpargatas! Acorda Brasil! ☺️
o que nos move é a pergunta, fora esse fator, penso que devemos ignorar ideias infantis dos que a postam nesse universo de indiocrassias.
Pois eu achei fascinante! Quero ver o tal chinelo com o mesmo entusiasmo das pessoas que viajam o mundo pra ver tudo o que foi descoberto na tumba de Tutancamon e ver entre outras coisas (pasmem) sandália de correias, ou seja, chinelos de dedo do Faraó!
Ora, ora!
Já fui em museus!
Por mim, poderiam demolir todos eles, e reaproveitarem o espaço (terreno) em algo mais produtivo.
As pessoas se apegam ao que é antigo como se isso as confortasse de alguma forma.
Ainda existem aqueles que esperam que o passado lhes ajude no presente.
Tem aqueles que acreditam que podemos aprender com passado.
Tudo que vejo!
É o presente se tornando passado, enquanto o futuro se torna presente em uma cadeia infinita.
O tempo não ensina, somente passa queira nós tenhamos ou não, aprendido qualquer coisa.
Muito lindo o que você falou, gostei de verdade.
Que viagem, é só um chinelo.
Não. É história. Existe a História do Cotidiano e esse chinelo é um exemplar perfeito disso.
@@charlotteholmes3056 o problema é que, do jeito que eles falam no vídeo, parece se tratar de uma nave alienígena...
@@marim2174 Acho que tudo se deve ao fato de o chinelo ter sido encontrado dentro do museu. Más objetos do dia a
dia também são peças históricas.
GUARDANDO NOVOS OBJETOS CONTINUAMOS A HISTÓRIA
Um chinelo é o melhor amigo de um brasileiro .
Esse museu vive em reforma
Postar a descoberta em rede social e pedir a opinião pública, é jogar "pérolas aos porcos".
Porque não foram consultados os historiadores das universidades brasileiras???
Um de cada estado já seria mais que suficiente, pra se tomar uma decisão baseada em palavra de gente que tem propriedade no assunto.
A questão é se o quadro independência ou morte merece estar no museu, pois se trata de uma obra falsa e que não representa a realidade. Se fosse um cagão gritando atrás de uma moita, aí teríamos a essência da fundação do fracasso chamado Brasil.
💯💯👊🏾👊🏾
CIRO GOMES POR UM BRASIL JUSTO E SOBERANO! O único candidato a presidência da República que valoriza a arte e a Ciência e a História!!!
O meu voto é Ciro.
Sinceramente viu 🥱
Obviamente o chinelo faz parte da cultura e da história de um povo... Bem como todos os outros objetos que fazem parte do cotidiano: travesseiros, xícaras de café, calções, etc... Nem por isso devemos colocar todos esses objetos no museu e fazer leituras descabidas do seu significado como obra de arte.
É triste ver como a arte foi degradada ao longo das décadas. Hoje em dia o ritmo do brasil é funk, o pintor mais famoso é Romero Britto e o Grande Destaque da reserva do Ipiranga é um chinelo...
Não é disso que trata a matéria! O que se perde ao buscar entender como esse chinelo foi parar ali, quem o utilizava, como foi produzido? Objeto histórico é todo aquele que conta a história do cotidiano de um povo! Pode ser algo supostamente cheio de "glamour" ou apenas um utensílio simples, produzido com as mãos do povo que o utilizava. Não são pessoas leigas e cheias de preconceitos que podem dizer sobre o valor histórico ou não de um objeto. Quando você se referiu ao funk, como não sendo "música", me lembrei da música que se ouve hoje e chamamos de sertaneja. Esta nada tem a ver com a música sertaneja que eu aprendi a ouvir e gostar. No entanto, parte considerável da população, a considera música sertaneja e elas estão aí nas "paradas de sucesso". Achei interessante que os técnicos do museu façam esse tipo de enquete, e busquem compreender como a população enxerga o trabalho essas questões. Afinal, o que caracteriza um objeto como sendo interessante para compor um acervo?
@@Verde-Amor
Arrasou!!!
🤔🤔🤷🏻♂️🤷🏻♂️🤷🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
🤦🏻♀️ Que tristeza saber q o Museu q eu tanto amava, e esperei ansiosamente a reabertura... perdeu completamente sua personalidade... Não pretendo visitá-lo mais... 😢
É algum cracudo esquecido!!! COISA RARA ?!? Faz um DNA no chulé KkkkKKk
Kkkkkkkk tem um monte aqui
🤗
Texto escrito por Enrolando Lero
Kkkk né
Grande coisa é essa reportagem ! Uma inutilidade de informação
Pedro pdreiro ve se tem o DNA...e lhe preste uma homenagem...tá ricão
existem maiores vergonhas viu?????brasileirinho...um por todos e...
Que informação importante hein, mudou meu dia.
Vou até comer Nutella depois dessa notícia de extrema importância pro nosso futuro.
enquanto isso tem macaco jogando vídeo game com chip implantado no cérebro e foguete que tem ré.
Em 07:20 começam os eleitores do Bolsonaro.
me devolve que e' meu!!
Dando chineladas desde 1800
Que fluzue por causa de um chinelo!
Entendi o fundamento histórico do objeto, mas não consegui apreciar a delonga narrativa.
Esta patacoada é paga com o dinheiro dos nossos impostos?
Com certeza; equipes,setores e escritório, só pra cuidar do chinelo.