Olá Diego! Vc tem razão! Eu não sabia, muito obrigado. Vou deixar seu comentário fixado para que outras pessoas possam saber dessa informação importante.
Não se trata de livro mas as aulas do canal do UA-cam do Prof. Walter Carpes da UFSC são excelentes. São para nível universitário com excelente didática. Vale a pena conferir.
De 1981 a 1983 quando fiz o colegial os livros eram na média bons. Hoje o nível dos alunos é tão baixo que, para resolver o problema, nivelaram os livros por baixo. Deprimente.
No próximo sempre terei física III (no meu curso chama-se eletricidade e magnetismo) E o por recomendação, irei começar estudando pelo livro "Introdução a eletricidade e magnetismo" do Nelson Martins
Obrigado pelo comentário. Infelizmente eu não conheço esse livro, mas o importante é usar o livro que seu professor está usando. Isso vai facilitar sua vida para treinar para as provas e atividades.
Para ensino médio gosto das coleções tópicos de física, e física clássica E sem dúvidas para o ciclo básico de exatas a coleção do Moysés é uma das melhores
Tópicos de Física é muito bom! Eu não sei como estão as edições atuais, mas as antigas eram boas também. O Moysés foi o meu livro base para Física junto com o Halliday, mas hoje em dia os alunos não conseguem acompanhar o Moysés, infelizmente.
Show de bola ! Tenho interesse em fazer mestrado em astrofísica aqui no Observatório do Valongo , da UFRJ , e acho muito interessante aprofundar em eletromagnetismo para obter melhores informações do espaço estelar e o interestelar . A velocidade da luz é velocidade de lesma quando tratamos de interestelar , mas é o mais rápido que temos né ! Valeu professor !
Olá Luciano! Obrigado pelo comentário. Meu doutorado é justamente na área de astronomia, então fico fico feliz pelo seu interesse kkkk. De fato, eletromagnetismo é uma matéria muito importante dentro dessa área. Em breve vou lançar mais vídeos sobre temas de astronomia, acho que vai ser interessante.
Sua análise foi muito boa, como sempre. Você veio desde o ensino médio. Gostaria que se possível, você fizesse um vídeo abordando os motivos pelos quais você considera os livros após a reforma do ensino médio como sendo ruins. Eu também acho os pré reforma melhores, mas gostaria de saber as suas alegações.
Na engenharia usamos o livro do Sadiku. Tbm nessa pegada, cálculo avançado, muitos exemplos, exercícios ótimos, em português e com muitas aplicações. Senti falta a menção do livro genial escrito pelo Moysés Nussenzveig q é perfeito para físicos e engenheiros.
O Sadiku eu não conhecia.... vou dar uma olhada, obrigado pela dica. Eu adoro o Moyses... eu só não mencionei ele pois já havia mencionado em outro vídeo, mas realmente é uma ótima opção.
Quando fiz esse vídeo, fui na biblioteca da unesp e peguei todos que haviam. Não havia o Edward Purcell e não tenho ele comigo. No entanto, eu usei bastante ele na minha graduação, é um livro muito bom. Já o Feynman eu tenho, mas a forma como ele trata o conteúdo e a ordem não encaixa muito bem na grade na maioria dos curso. No entanto, é um excelente livro.
A coleção "Fisica para cientistas e engenheiros", do Jewett (recomendado nos video sobre os livros de fisica), também é recomendada na parte de eletromagnetismo?
A ordem foi pensada do mais fácil ao mais difícil. Evidentemente, isso pode ser um pouco relativo dependendo do nível do estudante. Mas acredito que vai funcionar para a maioria.
Achei interessante a questao dos livros atuais do ensino médio, professor. Poderia comentar sobre duas coleções, por favor? Fisica Classica, do Caio Calçada (3 volumes, 2012) e Fisica em Contextos (do Pietrocola, 2016). Sao boas coleções para um ensino medio bem embasado? Agradeço de antemão!
O primeiro eu não conheço. Já o Pietrocola foi meu professor da universidade, eu gosto da abordagem dele. Minha única crítica é a quantidade de exercícios, que poderia ser maior.
@@prof_luizdepaula Eu gosto muito de história e a coleção dele tem uma abordagem histórica muito interessante, única nestas coleções, pelo pouco que sei. Há alguma coleção do ensino superior que tenha essa abordagem mais histórica também?
@@paulopbf7127 em geral, no ensino superior, essa abordagem histórica é feita por livros específicos, infelizmente. Em geral, não temos uma abordagem aprofundada em livros gerais.
Olá! Eu queria aprender processamento digital de sinais e eletromag, os fundamentos seriam os cálculos, álgebra linear, geometria analítica e física dos ciclos básicos da engenharia?
Eu focaria em física (circuitos e eletromagnetismos) e cálculo (integrais e laplace para eqs. diferenciais), esses pontos serão importantíssimo nesse tipo de curso. Depois, mais para frente, focaria em propriedades dos materiais (física aplicada).
Como estão os livros de ensino médio atuais? Quando estudei física básica pela primeira vez, usei o Moderna Plus e o Física Clássica, versões de 2009-2010
Olá Felipe! Eu não gosto dos livros de ensino médio atuais. Nem é culpa dos autores, eles devem seguir algumas diretrizes do MEC que não concordo. O Moderna Plus dessa época era excelente, inclusive eu fui um dos editores dessa obra. Gosto bastante.
Olá, tenho umas dúvidas. O vol 1 e 2 do Moysés são suficientes para pegar um livro de Mecânica clássica/analítica e de física estatística como o do Salinas? Possuo um bom conhecimento em cálculo e análise vetorial, álgebra linear, probabilidade e estatística. Porém não em equações diferenciais e eletromagnetismo (nada). O livro "Convite a física matemática", que tem na sua estante, introduz conceitos de física quântica. Mas ele exige conhecimento prévio em física quântica e eletromagnetismo, ou mesmo de física 1 e 2? Digo isso porque tenho os pré-requisitos matemáticos e queria ler o livro do Salinas, um de mecânica clássica e "Convite a física matemática", porém não sei quais são os pré-requisitos mínimos em física pra esses livros.
Para pegar o livro de Mecânica Clássica/Analítica o mais importante será um bom conhecimento de derivadas parciais (Cálculo III), a parte física não é muito difícil e o Moyses será mais que suficiente. Já para o Salinas, eu recomendo ler primeiro um livro sobre estatística, saber um pouco sobre as principais distribuições estatísticas irá ajudar muito. O livro "Convite a física matemática" é um livro de Física Matemática, ele vai desde conjuntos até topologia. Isto é, um conjunto de assuntos matemáticos aplicados a física. Se você tiver um conhecimento de quântica será interessantes, pois você vai entender alguns casos do livro. No entanto, a proposta dele é tratar de assuntos matemáticos, então não precisa ter um conhecimento profundo de quântica não. Pela sua mensagem, eu deduzo que o mais importante para ele esses livros é um bom conhecimento da disciplina de cálculo e álgebra. Tendo isso, pode "mandar bala" que você vai conseguir, a parte de física é bem mais tranquila. Dê uma olhada num pdf dos livros e me conta o que você achou! :)
@@prof_luizdepaula Valeu. Dei uma olhada. O do Salinas tem como pré-requisito eletromagnetismo. O Mecânica analítica do Nivaldo Lemos tem equações diferenciais ordinárias como pré-requisito. Além disso, no prefacio ele indica um curso de mecânica comparável ao do Marion & Thornton como pré-requisito. Achei isso estranho. Esse livro do Marion é mais avançado do que o do Moysés, né? Será que o do Moysés é suficiente para eu partir pro Mecânica analítica do Nivaldo? Sabe em que difere o mecânica do Nivaldo para o do Marion? O de física matemática do Nivaldo parece mais acessível por enquanto.
@@linecker94 no caso do Salinas o pré-requisito de eletromagnetismo se deve ao gás de fótons e elétrons que ele vai tratar no livro, também haverá alguns conceitos de quântica. Mas o grande problema é o tratamento estatístico. Isso sim é pré-requisito. A parte de eletromagnetismo e quântica você consegue entender com uma pesquisa rápida, pois basta entender as propriedades que você está lidando mesmo que você não saiba o porquê delas. A parte matemática da estatística para lidar com essas propriedades é que será o grande problema. Isto é, cálculo e entendimento das distribuições estatísticas. Quanto ao livro do Nivaldo, saber equações diferenciais é bem importante e será útil. Já o livro do Marion e Thorton, apesar de ter coisas extras de dinâmica, vai tratar praticamente do mesmo assunto do Nivaldo, lagrangeana e hamiltonianas. Não acho necessário ler o Marion para entender o Nivaldo. O Moyses é suficiente na minha opinião. Acho inclusive o livro do Nivaldo um ótimo livro para entrar no unirverso da mecânica analítica.
Muito bom. É uma pena como estão tirando o verdadeiro conhecimento das pessoas. Espero que pelo menos esteje sempre acessiveis aqueles que biscam pelo verdadeiro conhecimento
O Livro do Griffiths tem uma edição em português.
Olá Diego! Vc tem razão! Eu não sabia, muito obrigado. Vou deixar seu comentário fixado para que outras pessoas possam saber dessa informação importante.
Isso, apenas o título que é diferente, introduction to electrodynamics edição americana. Eletrodinamica edição em portugues
amigo,faz uma playlist sobre fisica matematica?abordagem epistemologica,escopo,livros pra iniciar etc
Uma ótima ideia!!! Obrigado pelo comentário! Já aviso que meu preferido nessa área ainda é o Butkov kkkk
Os livros do Kleber Daum de eletromagnetismo são o amor da minha vida. Durante a graduação perdia as horas lendo.
É um livro sensacional e, sendo de autor brasileiro, acho que merecia até mais destaque nas universidades.
Não se trata de livro mas as aulas do canal do UA-cam do Prof. Walter Carpes da UFSC são excelentes. São para nível universitário com excelente didática. Vale a pena conferir.
Obrigado pela recomendação!
De 1981 a 1983 quando fiz o colegial os livros eram na média bons. Hoje o nível dos alunos é tão baixo que, para resolver o problema, nivelaram os livros por baixo. Deprimente.
Pois é Vladimir, você tem toda razão. Os livros estão decaindo bastante. Trata-se de algo acontecendo no mundo todo. Uma pena!
No próximo sempre terei física III (no meu curso chama-se eletricidade e magnetismo)
E o por recomendação, irei começar estudando pelo livro "Introdução a eletricidade e magnetismo" do Nelson Martins
Obrigado pelo comentário. Infelizmente eu não conheço esse livro, mas o importante é usar o livro que seu professor está usando. Isso vai facilitar sua vida para treinar para as provas e atividades.
What's the big "optica" video in the background? Can you review it? Thanks
Thanks for your comment. This book about optics (Eugene Hecht) is one of the best I have. It is very complete.
Para ensino médio gosto das coleções tópicos de física, e física clássica
E sem dúvidas para o ciclo básico de exatas a coleção do Moysés é uma das melhores
Tópicos de Física é muito bom! Eu não sei como estão as edições atuais, mas as antigas eram boas também. O Moysés foi o meu livro base para Física junto com o Halliday, mas hoje em dia os alunos não conseguem acompanhar o Moysés, infelizmente.
Show de bola ! Tenho interesse em fazer mestrado em astrofísica aqui no Observatório do Valongo , da UFRJ , e acho muito interessante aprofundar em eletromagnetismo para obter melhores informações do espaço estelar e o interestelar . A velocidade da luz é velocidade de lesma quando tratamos de interestelar , mas é o mais rápido que temos né ! Valeu professor !
Olá Luciano! Obrigado pelo comentário. Meu doutorado é justamente na área de astronomia, então fico fico feliz pelo seu interesse kkkk. De fato, eletromagnetismo é uma matéria muito importante dentro dessa área. Em breve vou lançar mais vídeos sobre temas de astronomia, acho que vai ser interessante.
Sua análise foi muito boa, como sempre. Você veio desde o ensino médio. Gostaria que se possível, você fizesse um vídeo abordando os motivos pelos quais você considera os livros após a reforma do ensino médio como sendo ruins. Eu também acho os pré reforma melhores, mas gostaria de saber as suas alegações.
Esse é um ótimo tema para um vídeo! Vou fazer sim! Obrigado pela sugestão!
Sim, seria legal fazer os exercícios do griffiths
Vou fazer! Vai se um bom desafio. Obrigado pelo comentário.
E aqueles Monster's Kanzenban ali!? Muito bom rs
Rs.. muito bom mesmo! Adoro quadrinhos! Nerd né! kkkkk
Na engenharia usamos o livro do Sadiku. Tbm nessa pegada, cálculo avançado, muitos exemplos, exercícios ótimos, em português e com muitas aplicações. Senti falta a menção do livro genial escrito pelo Moysés Nussenzveig q é perfeito para físicos e engenheiros.
O Sadiku eu não conhecia.... vou dar uma olhada, obrigado pela dica. Eu adoro o Moyses... eu só não mencionei ele pois já havia mencionado em outro vídeo, mas realmente é uma ótima opção.
O livro do griffiths de eletromagnetismo e mais didático que esse moyses 🤮🤮
Senti falta dos livros do Feynman e do Edward Purcell (vol 2 do curso de física de Berkeley).
Quando fiz esse vídeo, fui na biblioteca da unesp e peguei todos que haviam. Não havia o Edward Purcell e não tenho ele comigo. No entanto, eu usei bastante ele na minha graduação, é um livro muito bom. Já o Feynman eu tenho, mas a forma como ele trata o conteúdo e a ordem não encaixa muito bem na grade na maioria dos curso. No entanto, é um excelente livro.
A coleção "Fisica para cientistas e engenheiros", do Jewett (recomendado nos video sobre os livros de fisica), também é recomendada na parte de eletromagnetismo?
Infelizmente, eu não li esse livro. Não conheço a obra, vou dar uma olhada e posso fazer um novo vídeo. Obrigado pelo comentário.
@prof_luizdepaula Muito obrigado pela atenção!
Esta ordem proposta dos livros, é pra melhor aprendizado? Pra iniciante?
A ordem foi pensada do mais fácil ao mais difícil. Evidentemente, isso pode ser um pouco relativo dependendo do nível do estudante. Mas acredito que vai funcionar para a maioria.
Achei interessante a questao dos livros atuais do ensino médio, professor. Poderia comentar sobre duas coleções, por favor? Fisica Classica, do Caio Calçada (3 volumes, 2012) e Fisica em Contextos (do Pietrocola, 2016). Sao boas coleções para um ensino medio bem embasado? Agradeço de antemão!
O primeiro eu não conheço. Já o Pietrocola foi meu professor da universidade, eu gosto da abordagem dele. Minha única crítica é a quantidade de exercícios, que poderia ser maior.
@@prof_luizdepaula Eu gosto muito de história e a coleção dele tem uma abordagem histórica muito interessante, única nestas coleções, pelo pouco que sei. Há alguma coleção do ensino superior que tenha essa abordagem mais histórica também?
@@paulopbf7127 em geral, no ensino superior, essa abordagem histórica é feita por livros específicos, infelizmente. Em geral, não temos uma abordagem aprofundada em livros gerais.
Olá! Eu queria aprender processamento digital de sinais e eletromag, os fundamentos seriam os cálculos, álgebra linear, geometria analítica e física dos ciclos básicos da engenharia?
Eu focaria em física (circuitos e eletromagnetismos) e cálculo (integrais e laplace para eqs. diferenciais), esses pontos serão importantíssimo nesse tipo de curso. Depois, mais para frente, focaria em propriedades dos materiais (física aplicada).
Como estão os livros de ensino médio atuais? Quando estudei física básica pela primeira vez, usei o Moderna Plus e o Física Clássica, versões de 2009-2010
Olá Felipe! Eu não gosto dos livros de ensino médio atuais. Nem é culpa dos autores, eles devem seguir algumas diretrizes do MEC que não concordo. O Moderna Plus dessa época era excelente, inclusive eu fui um dos editores dessa obra. Gosto bastante.
Olá, tenho umas dúvidas. O vol 1 e 2 do Moysés são suficientes para pegar um livro de Mecânica clássica/analítica e de física estatística como o do Salinas? Possuo um bom conhecimento em cálculo e análise vetorial, álgebra linear, probabilidade e estatística. Porém não em equações diferenciais e eletromagnetismo (nada).
O livro "Convite a física matemática", que tem na sua estante, introduz conceitos de física quântica. Mas ele exige conhecimento prévio em física quântica e eletromagnetismo, ou mesmo de física 1 e 2?
Digo isso porque tenho os pré-requisitos matemáticos e queria ler o livro do Salinas, um de mecânica clássica e "Convite a física matemática", porém não sei quais são os pré-requisitos mínimos em física pra esses livros.
Para pegar o livro de Mecânica Clássica/Analítica o mais importante será um bom conhecimento de derivadas parciais (Cálculo III), a parte física não é muito difícil e o Moyses será mais que suficiente. Já para o Salinas, eu recomendo ler primeiro um livro sobre estatística, saber um pouco sobre as principais distribuições estatísticas irá ajudar muito.
O livro "Convite a física matemática" é um livro de Física Matemática, ele vai desde conjuntos até topologia. Isto é, um conjunto de assuntos matemáticos aplicados a física. Se você tiver um conhecimento de quântica será interessantes, pois você vai entender alguns casos do livro. No entanto, a proposta dele é tratar de assuntos matemáticos, então não precisa ter um conhecimento profundo de quântica não.
Pela sua mensagem, eu deduzo que o mais importante para ele esses livros é um bom conhecimento da disciplina de cálculo e álgebra. Tendo isso, pode "mandar bala" que você vai conseguir, a parte de física é bem mais tranquila. Dê uma olhada num pdf dos livros e me conta o que você achou! :)
@@prof_luizdepaula Valeu. Dei uma olhada. O do Salinas tem como pré-requisito eletromagnetismo.
O Mecânica analítica do Nivaldo Lemos tem equações diferenciais ordinárias como pré-requisito. Além disso, no prefacio ele indica um curso de mecânica comparável ao do Marion & Thornton como pré-requisito. Achei isso estranho. Esse livro do Marion é mais avançado do que o do Moysés, né? Será que o do Moysés é suficiente para eu partir pro Mecânica analítica do Nivaldo?
Sabe em que difere o mecânica do Nivaldo para o do Marion?
O de física matemática do Nivaldo parece mais acessível por enquanto.
@@linecker94 no caso do Salinas o pré-requisito de eletromagnetismo se deve ao gás de fótons e elétrons que ele vai tratar no livro, também haverá alguns conceitos de quântica. Mas o grande problema é o tratamento estatístico. Isso sim é pré-requisito. A parte de eletromagnetismo e quântica você consegue entender com uma pesquisa rápida, pois basta entender as propriedades que você está lidando mesmo que você não saiba o porquê delas. A parte matemática da estatística para lidar com essas propriedades é que será o grande problema. Isto é, cálculo e entendimento das distribuições estatísticas.
Quanto ao livro do Nivaldo, saber equações diferenciais é bem importante e será útil. Já o livro do Marion e Thorton, apesar de ter coisas extras de dinâmica, vai tratar praticamente do mesmo assunto do Nivaldo, lagrangeana e hamiltonianas. Não acho necessário ler o Marion para entender o Nivaldo. O Moyses é suficiente na minha opinião. Acho inclusive o livro do Nivaldo um ótimo livro para entrar no unirverso da mecânica analítica.
Muito bom. É uma pena como estão tirando o verdadeiro conhecimento das pessoas. Espero que pelo menos esteje sempre acessiveis aqueles que biscam pelo verdadeiro conhecimento
Infelizmente está acontecendo isso mesmo. As propostas educacionais modernas são muito ruins.