Quem sou eu para julgar!? | Mario Jambo | TEDxUnP
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- A revolução tecnológica alterou profundamente a percepção do Tempo, trazendo a confusão entre os conceitos de tempo e pressa. A exigência da instantaneidade nas relações entre pessoas tem trazido, de forma dissimulada, a consolidação da cultura do descartável, da superficialidade e da vinculação da felicidade à última versão de software ou hardware.
Em um ambiente de julgamento, esse contexto acelerado, pode ser profundamente cruel se não houver o resgate do “Tempo Reflexão” (Tempo Razoável do Processo). Esse Tempo Humanizado é condição necessária para a busca do Pathos (emoção), valorizando e experiência essencial e anterior do “Sinto Logo Existo” em contraponto ao frio “Penso Logo Existo”.
Na busca da identificação do “Quem Sou Eu Para Julgar” será abordada a necessidade de um Judiciário mais próximo da sociedade e liberto de símbolos arrogantes (toga, colunas, etc.) que divinizam uma atividade que é meramente instrumental.
A trilha seguida leva ao entendimento de que um julgamento deve ser um profundo ato de humildade, um verdadeiro ato de amor, baseado na tolerância filosófica com o erro e na consciência plena da falibilidade do julgador. This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at www.ted.com/tedx
5:07 Seu Mário Boa tarde eu vivo direto vendo as suas postagens que o senhor colocar as suas palestras aí no UA-cam
Seu Mario vc e um grande exemplo tenho tantas saudades de vc cecilia
Cecília e minha princesa eu nunca esqueci de cici😊
Ele é fantástico. Tem minha admiração
Um ser humano incrível, por mais pessoas e magistrados como o Dr. Mário Jambo!
Seu Mario pfvr sou eu Sandra que trabalhei como baba de Cecília 😊
Perfeito ! Admirável a sustentação do magistrado , Dr Mário Jambo .
Perfeito.
Tive a honra de ter sido aluna de Dr Mário Jambo na minha especialização, pela UFRN. Ser humano ímpar.
O Brasil precisa de mais profissionais assim! Parabéns!
Excelente explanação do Dr. Mário Jambo. Além de reconhecido profissional, demonstrou ser extremamente humilde e humano! Emocionante e incentivador!
não tenho palavras para expressar a admiração, se tornou um exemplo pra mim
Acho q ele ta na profissão errada, deveria ser advogado defensor dos bandidos, pois acha q a lei deve ser branda. Eu entendi sim o qur ele quis dizer, mas a pena tem q ser um exemplo pra q outros nao venham a fazer e porqur não ? Um castigo sim !
Ele aplicou a Constituição, Carlos, o que é muito diferente. A noção de justiça vai muito além do que você acha certo ou errado, mas há todo um sistema normativo por trás envolvido, formado não apenas por regras, mas por princípios que guiam o Direito. Você por acaso ouviu o resultado dos julgamentos dele? Não é esse também o objetivo da pena? Ressocializar, ao invés de apenas punir? Ou será que só através de castigo, violência e sangue é que vamos resolver todos os problemas da sociedade? Até quando será que o Estado vai se permitir continuar utilizando de violência para combater a violência? Porque isso não resolveu até hoje.
Vc não tem a metade da leitura e do conhecimento desse homem. Você é imediatista e simplista. Precisamos repensar o nosso sistema prisional. Está dando certo?! A violência diminuiu? Somos reféns da Violência que plantamos!