Amigo, mais um excelente vídeo da nossa inesquecível e gloriosa CMTC. Meu pai foi motorista da CMTC por 25 anos, tive momentos maravilhosos nesse período. Sinto uma tristeza, na verdade, revolta pela incompetência dos(as) "governantes" que destruíram a empresa pioneira no transporte de São Paulo. Enquanto o governantes do passado eram visionários, com tão pouco faziam muito, esses picaretas atuais, são um desastre na administração pública.
Pois é meu amigo, infelizmente de 30 anos prá cá foi só decadência no Transporte público de SP, caso tenha fotos antigas de seu pai da epoca da CMTC envie para mim incluir no próximo vídeo, gra abraço do amigo Laércio Dart 11-95282-5937
Estes troleibus que a cmtc montou nós anos 60 tinham carroceria metropolitana e foram aproveitados os chassi dos fnm mais velhos e gnb odc que eram desmontados e aproveitados os seus chassi,por isso estes onibus montados pela cmtc saíram mais baratos!
Não sou contra o progresso, mas os trólebus na rede elétrica é muito importante dar continuidade, apesar dos modernos ônibus a bateria não poluirem também, mas as baterias necessitarem de carregamento, mas para manter a história, os trólebus dever ser mantidos na maior metrópole brasileira São Paulo!
Parabéns Laércio Dart, pelos seus vídeos, resgata a memória do transporte e apoia a continuação de um serviço de utilidade pública, muito importante para a nossa cidade de SP.
Mais um vídeo espetacular que merece ser acervo histórico da cidade. Costumo afirmar que o sistema trólebus é a melhor solução de transporte limpo e sustentável e faz jus a agenda ambiental atual, observem que no vídeo que lá em 1949 já se falava sobre a poluição dos veículos a diesel, assim como a necessidade de atender a cidade como um todo. recentemente o atual gestor da cidade afirmou : o que Trólebus é obsoleto, por isso iria desativar. Pois bem sugiro que esse vídeo seja encaminhado para o gestor atual da cidade e para os pseudo técnicos da SPTrans que se acham gênios. Esse vídeo é história pura, parabéns👋👋👋
2 Linhas de Trolebus na ZL nos anos 80 chegaram a ser operados por veículo a diesel como o 2340 Penha - Pq d' Pedro II foi operado por ônibus de 2 andares Fofão Scania K112 nos finais de semana e o 2290 Terminal São Mateus - Praça Clovis por ônibus articulados Caio Vitoria I volvo B58 somente nas horas do rush pela linha ter alta demanda de passageiros.
❤😊 q história linda parabéns são Paulo foi o primeiro lugar no Brasil a ter isso infelizmente aqui no meu Recife Pernambuco a gente perdeu a nossa empresa de trólebus da CTU recife 😢 portanto vocês que gostam muito no ônibus não tem até o fim não deixa que essa história seja apagada lutem para que continue essa história linda dos trólebros SPTrans ❤
A GTA além de ser a única garagem de trolebus é uma das garagem em São Paulo a ter ônibus elétrico da cor verde movido a bateria e carregador de ônibus elétrico.
Nunca andei nos trólebus de São Paulo, só os via. Entretanto, eu já andei muito nos trólebus da Metra, principalmente os velhos Torinos, como o GV e 1989 e são ônibus muito legais com as anteninhas. Uma pena que os trólebus de São Paulo vão ser extintos, queria que continuassem e fossem modernizados. Meu pai também já foi motorista, ele trabalhou na extinta Humaitá e na EPT/SATrans de Santo André. Eu gosto de ver as fotos de ônibus antigos que ele dirigia aqui em casa.
Tenho muito orgulho de ter " trabalhado " nesta empresa as aspas e porque quando se faz o que gosta não e trabalho bons tempos muita saudade . Infelizmente tirando as raríssimas e honrosas exceções os politicos brasileiro nunca tiveram e jamais terão os pés no presente e olhar no futuro .
Vídeo top uma biografia do transporte elétrico do município de são Paulo Os piores prefeitas para o sistema de transporte de SP foi a Eurodima e a Marta ... Diga se de passagem foi na prefeitura da Marta ... Que o transporte alternativo começou ganhou a força, e sabemos quem lucra muito com o transporte alternativo ...
Saudades dessa época. Morava em Vitória, nunca vi ônibus elétricos lá, mas ia ao Rio constantemente e vibrava muito com eles. Uma vez fui à São Paulo, ainda menino, e não queria mais voltar para terra. Meu pai teve que agir seriamente comigo. Kkk.Me encantei com SP e sua logistica. Se não fosse isso, hj eu seria pailistano importado kkk
Meus parabéns ver na hora do almoço e bom. Muito importante ter falado nos projetos de construção. E pessoas que foram políticos daquela época. Esses vão rodar por muito mais tempo Ainda.
Lindo trabalho . . . . Vou contar uma história que ouvi nos meus tempos de CMTC pois taalhei no complexo de Santa Rita. . Certa vez, um motorista de trólebus se queixou que a direção do veículo não retornava após fazer a curva . . . Daí um mecânico teve a idéia de fazer umas cunhas que seram montadas no eixo diantero, entre o feixe de molas e o eixo dianteiro que eram dos antigos FNM . . . Desta forma, aumentavam o angulo de caster da suspenção, fazendo com que o volante voltasse rapidamente após a curva . . . Vamos lembrar que as direções não eram hidráulicas na época . . . Resultado, o retorno do volante ficou tão rápido e brutal que chegou a haver um caso de motorista que quebrou seu braço no retorno do volante . . .
Quando tinha 16 anos era boy pegava na rua Augusta o elétrico que vinha do jóquei club até centro perto do Mappin....que saudade tinha muito torque super lotado subindo a rua Augusta correndo....😮😮😮
Ótima reportagem, Laércio. Sou bastante curioso quanto às modalidades de ônibus. Conheçi todos os importados: americanos, ingleses, alemães. Os italianos pela SMTC em Santos, Fiat/Alfa: um lote, na ocasião, ficou no Rio de Janeiro. A grande pena é a falta de "memória" brasileira: inexistência de museus de transporte. De fato, agora é um.dilema: ônibus movidos à bateria ou manter os ônibus elétricos ? Opto manter os ônibus elétricos comuns ! Entretanto, a VLT está predominando em várias cidades do mundo, exemplo Santos e Rio. Em resumo, parabéns Laércio pela tua iniciativa.
Muito obrigado meu amigo, toda ajuda é sempre bem vinda, seja de material ou financeira para dar continuidade ao meu trabalho de Resgate da História do Transporte Coletivo de SP e também na preservação do Meio-Ambiente.. Vou deixar aqui meu whatsapp e meu pix, toda contribuição é sempre bem vinda, grande abraço do amigo Laércio Dart 11-95282-5937 pix e-mail lalalaercio2@gmail.com
meu Pai, jose turella, trabalhou como motorista da CMTC de 1955/56 ate 1975, e nesse periodo, por muitos anos traalhou com o Eletrico, garagem Machado de Assis, e fez as linhas, Machado de Assis a Cardoso de Alemeida por muitos anos e tambem a Praça da Republica a Jardim Europa, tambem por muitos anos, sendo que tambem trabalhou com o Papa Fila na linha Anhangabau a Osasco, ate este se tornar municipio, e em outras linhas com onibus a diesel, mas sempre na garagem da Leopoldina, inclusive iniciou no final dos anos 60, inicio dos 70, a linha Jocquei Clube a Morumbi, que era operado por um prototipo de bonde, mas montado em chassis Mercedes Bens a diesel, veiculo este que acabou indo para a Colonia da CMTC na cidade de Itanhaem servir aos hospedes da mesma.
Imaginem nos dias atuais se a prefeitura mantivesse esses trólebus antigos em funcionamento no centro de Sp. Seria uma atração turística enorme aliado a mobilidade. Uma pena acabarem com praticamente tudo...
Excelente vídeo com informações históricas muito importantes. Vale fazer outro com a história dos bondes, ficará muito bonito. Alguns comentários: lembrando do prefeito Faria Lima absurdamente submetido ao poder do lobby das empresas de ônibus, que extinguiu os bondes, ao invés de serem transformados em VLT. Abaixo os BRT e se implante VLT nos corredores de ônibus! Outra prefeita Absurda, a Devoradora de Trólebus Marta Suplicy quase acabou com o sistema em São Paulo, também alimentada pelo lobby das empresas de ônibus. E esta figura estará se candidatando a vice-prefeita de São Paulo junto com Boulos, uma aproveitadora, sem dúvida! Ricardo Nunes, outro prefeito que deseja receber apoio financeiro do lobby das empresas de ônibus para campanhas, por isto acabar com os trólebus, dizendo querer substituí-los por ônibus a bateria, não seria coerente mexer no sistema trólebus APÓS os diesel serem substituídos?. Fora Marta e Ricardo!!! Uma sugestão, também fazer um vídeo sobre os trólebus e bondes em Santos. Quanto à Enel...... estamos sem saída! Parabéns!!!!!!
caiu um cisco aqui nos olhos...desde os anos 70 ate fins dos anos 90 andei de trolebus...primeiro na linha joquei club - tucuruvi, ou pinheiro-tucuruvi, descia na xavier de toledo, pra entregar panfletos da oficina de cadeiras de escritorio do meu pai, depois quando fui office-boy e por fim quando morei no Jd São Paulo e ia da Xavier de Toledo ate o jd são paulo. Hoje só sobrou a linha vila prudente praça da sé, que passa pela av. paes de barros. Que pena ! Na época do Jd. São Paulo até a Praça da Republica, todos se conheciam...Bons tempos (coisa de véio! kkkk)
Sobre os ônibus elétricos a baterias......... Já estão pegando fogo. Deveria fazer uma matéria sobre isso. Porque não fazem uma comparação a esses sistema por rede e essa por baterias... Pelo que eu saiba os elétricos de 1940 nunca pegaram fogo.
O certo a se fazer é voltar a expandir trólebus na são Paulo novamente isso sim já já existe trólebus como autonomia de bateria que pode muito bem fazer a mesma função dos ônibus movido a bateria 🔋🚎
Eu era muito fã dos trólebus fabricados pela CMTC na década de 1960, depois passei a admirar a beleza dos Ciferal Amazonas com pintura bege. Pena que o lobby do diesel, do transporte individual de carros, e desmandos políticos fazem sufocar o trólebus, que merecem ser mantidos e também reimplantados, ao menos nos corredores de ônibus que um dia já tiveram.
Apoiado A família agradece No metrô vila Prudente Deveria haver uma divulgação Melhor Trólebus vila Prudente Que vai Até a Mooca E o centro antigo Região central
Tenho assistido a varios documentarios sobre os onibus eletricos de sao paulo. Para minha surpresa, nenhum deles fala dos onibus eletricos de marca Urdigem, alemaes que eram mais estreitos e mais rapidos. Viajava, indo para escola nesses onibus diariamente, anos 57 e 58
Belissimo documentário amigo. Tbm sou contra essa frescura de ônibus eletricos à bateria. E que venham os bondes! Cidades importantes em todo o Mundo ainda os têm, como Lisboa, Amsterdam, Rotterdam, etc e por ai vai. É que aqui no Brasil, é uma roubalheira só dos políticos.
😊❤ essas quatro décadas foi a década de ouro das expansões trólebus 🚎 60 70 80 90❤ o prefeito atual de São Paulo está querendo destruir essa história não deixe que esse prefeito atual destrua os trólebus 🚎 de São Paulo a última cidade que realmente opera com sistema em plena operação São Paulo se funde com a história dos ônibus elétrico ❤ 🚀
Realmente, quando acabaram com a CMTC, a qualidade do transporte publico, caiu muito. Outra coisa, trólebus, são ecológicos, não poluem. Difícil de acreditar o fizeram, o que fazem, e ainda quem fazer pelo transporte publico da cidade de São Paulo.
Na minha adolescência na Aclimação, adorava andar de troleibus. Confortáveis, silenciosos e não causavam poluição. CMTC deixou saudades, funcionários confiáveis, grande parte formada por portugueses. Infelizmente São Paulo e o Brasil, sempre retrocedem no tempo, movidos por corrupção e obscuros interesses ocultos, destroem o que funciona.
Não sei se alguém já fez essa colocação aí embaixo, mas creio que com o advento dos ônibus elétricos Attivi Integral que chegarão em 2024, definitivamente serão aposentados os trólebus. Também em outra capital como Goiânia, chegarão em 2024 cerca de 80 ônibus da Eletra, pelo que também serão feitos investimentos na adaptação das garagens para recarga (creio que um gerador também deve entrar no meio). uma boa alternativa, como já existe no Rio e agrada a saudosistas como eu seria o VLT. Países como a China e a Inglaterra por exemplo, colocam como parte do investimento a reciclagem de baterias. Eu me lembro de andar nos dois modelos de trólebus dos anos 60 lá na Augusta (GMC Villares e ACF Brill). A gente tinha que se segurar na arrancada pra não cair. Aqueles tempos foram inesquecíveis. Por fim, com ou sem modernização de frota, empresas como a CMTC jamais deveriam ser privatizadas e nem servir de cabide de emprego.
negativo esses carros desse modelo não rodaram ate 1997 ,eu estava la em 1997 aqui em sp ,nenhum desses modelos rodaram nessa epoca , os trolebus desse modelo rodaram ate 1989 , depois foram relocados linhas normais a depois restabelecidos de volta com carros modernos de trolebus na decada de 90 , que não eram desses modelos .
É revoltante como prefeitos desqualificados/as conseguiram destruir o eficiente sistema de tróleibus de S.Paulo, substituindo-os pelos barulhentos onibus articulados
O site sp antiga já falaram com a prefeitura de sp capital e não falaram com eles vai acabar os trolebus vão querer usar ônibus com bateria elétrica são mais pesados e não tem onde carregar em tomadas para 600 e 2000 ônibus o problema dos trolebus se acaba a luz ele ficam parados e atrapalham o trânsito de outros ônibus e carros em corredores
Se não for do interesse dos monopólios que dominam o transporte de passageiros e se depender do bom senso do prefeito não sobrará nem um para ir para o museu.
O certo a se fazer é voltar a expandir trólebus na são Paulo novamente isso sim já já existe trólebus como autonomia de bateria que pode muito bem fazer a mesma função dos ônibus movido a bateria 🔋🚎
Gosto desse barulhinho do trólebus quando o motorista acelera. Deve continuar, os onibus. são muito bons. ❤
Amigo, mais um excelente vídeo da nossa inesquecível e gloriosa CMTC. Meu pai foi motorista da CMTC por 25 anos, tive momentos maravilhosos nesse período. Sinto uma tristeza, na verdade, revolta pela incompetência dos(as) "governantes" que destruíram a empresa pioneira no transporte de São Paulo. Enquanto o governantes do passado eram visionários, com tão pouco faziam muito, esses picaretas atuais, são um desastre na administração pública.
Pois é meu amigo, infelizmente de 30 anos prá cá foi só decadência no Transporte público de SP, caso tenha fotos antigas de seu pai da epoca da CMTC envie para mim incluir no próximo vídeo, gra abraço do amigo Laércio Dart 11-95282-5937
Esses malandros só entram na política nós roubar, não fazem nada a nosso favor
Bom dia!!!
Cardoso de Almeida, Gentil de Moura, Margarida Maria...
Estes troleibus que a cmtc montou nós anos 60 tinham carroceria metropolitana e foram aproveitados os chassi dos fnm mais velhos e gnb odc que eram desmontados e aproveitados os seus chassi,por isso estes onibus montados pela cmtc saíram mais baratos!
Não sou contra o progresso, mas os trólebus na rede elétrica é muito importante dar continuidade, apesar dos modernos ônibus a bateria não poluirem também, mas as baterias necessitarem de carregamento, mas para manter a história, os trólebus dever ser mantidos na maior metrópole brasileira São Paulo!
As baterias terão que ser descartadas!! Uma agressão ao meio ambiente !
Parabéns pelo documetario. Uma aula de história do transporte público de São Paulo.
Bom dia Laércio,curto muito seus vídeos sou da região resíduo em poá abraço tudo de bom
✨ CMTC ✨ saudosa ta pra nascer igual a ela nunca vai ter pra mim a pioneira a melhor em tudo
Eu acho que a CMTC, maior empresa de transportes do Brasil, não deveria acabar nunca, ela atendia muito bem a população de SP.
Meu Deus tô quase chorando aqui
Relembrando o passado, peguei tanto esses trólebus no terminal da Vila Prudente
Parabéns Laércio Dart, pelos seus vídeos, resgata a memória do transporte e apoia a continuação de um serviço de utilidade pública, muito importante para a nossa cidade de SP.
Mais um vídeo espetacular que merece ser acervo histórico da cidade. Costumo afirmar que o sistema trólebus é a melhor solução de transporte limpo e sustentável e faz jus a agenda ambiental atual, observem que no vídeo que lá em 1949 já se falava sobre a poluição dos veículos a diesel, assim como a necessidade de atender a cidade como um todo. recentemente o atual gestor da cidade afirmou : o que Trólebus é obsoleto, por isso iria desativar. Pois bem sugiro que esse vídeo seja encaminhado para o gestor atual da cidade e para os pseudo técnicos da SPTrans que se acham gênios. Esse vídeo é história pura, parabéns👋👋👋
Enquanto isso nas cidades europeias que opera o sistema de trólebus, estão renovando a frota e se bobear se expandindo.
Eu me lembro quando a haste coletora soltava do fio, o motorista ou o cobrador tinha que descer e colocar de volta. Era linha São Mateus.
Isso é assim até hoje nos trolebus novos haha
Dependendo do solavanco e da rede, escapa fácil
Mais vídeo top meu amigão parabéns
Excelente trabalho meu irmão
Deus abençoe 🙏
Obrigado por mais este belo documentário, Laércio.
Parabens.pelo.documentario.gostei.muito.
Show parceiro excelente documentário esse dos trólebus hein e isso ai 👏🏾👏🏾😃😃
Isso é história de SP
Viajei muito na linha Tucuruvi - Casper Libero...
2 Linhas de Trolebus na ZL nos anos 80 chegaram a ser operados por veículo a diesel como o 2340 Penha - Pq d' Pedro II foi operado por ônibus de 2 andares Fofão Scania K112 nos finais de semana e o 2290 Terminal São Mateus - Praça Clovis por ônibus articulados Caio Vitoria I volvo B58 somente nas horas do rush pela linha ter alta demanda de passageiros.
❤😊 q história linda parabéns são Paulo foi o primeiro lugar no Brasil a ter isso infelizmente aqui no meu Recife Pernambuco a gente perdeu a nossa empresa de trólebus da CTU recife 😢 portanto vocês que gostam muito no ônibus não tem até o fim não deixa que essa história seja apagada lutem para que continue essa história linda dos trólebros SPTrans ❤
A GTA além de ser a única garagem de trolebus é uma das garagem em São Paulo a ter ônibus elétrico da cor verde movido a bateria e carregador de ônibus elétrico.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!!! MARAVILHOSO!!! O LEGAL E QUE VOCÊ É PARTE DISSO TUDO!!! AH!!! A MÚSICA DO VÍDEO É MARAVILHOSA!!!! NOTA 1000
Uma verdadeira volta no túnel do tempo muito obrigado por contar essa história que começou com muitas décadas atrás
Nunca andei nos trólebus de São Paulo, só os via. Entretanto, eu já andei muito nos trólebus da Metra, principalmente os velhos Torinos, como o GV e 1989 e são ônibus muito legais com as anteninhas. Uma pena que os trólebus de São Paulo vão ser extintos, queria que continuassem e fossem modernizados.
Meu pai também já foi motorista, ele trabalhou na extinta Humaitá e na EPT/SATrans de Santo André. Eu gosto de ver as fotos de ônibus antigos que ele dirigia aqui em casa.
Tenho muito orgulho de ter " trabalhado " nesta empresa as aspas e porque quando se faz o que gosta não e trabalho bons tempos muita saudade .
Infelizmente tirando as raríssimas e honrosas exceções os politicos brasileiro nunca tiveram e jamais terão os pés no presente e olhar no futuro .
Vídeo top uma biografia do transporte elétrico do município de são Paulo
Os piores prefeitas para o sistema de transporte de SP foi a Eurodima e a Marta ...
Diga se de passagem foi na prefeitura da Marta ... Que o transporte alternativo começou ganhou a força, e sabemos quem lucra muito com o transporte alternativo ...
Saudades da CMTC parabéns mais um vídeo maravilhoso que não deixará a CMTC ser esquecida.
Parabéns... onibus faz parte de qualquer cidade importante do mundo. Sendo assim, parte de nossas vidas , nosso dia a dia. Adoro ônibus também...
❤ os Trolebus de sp principalmente esses millennium q passa no final do video da 3160 e da 2100 sou defensor de coração dos Trolebus 👊🏾
Saudades dessa época. Morava em Vitória, nunca vi ônibus elétricos lá, mas ia ao Rio constantemente e vibrava muito com eles. Uma vez fui à São Paulo, ainda menino, e não queria mais voltar para terra. Meu pai teve que agir seriamente comigo. Kkk.Me encantei com SP e sua logistica. Se não fosse isso, hj eu seria pailistano importado kkk
Meus parabéns ver na hora do almoço e bom. Muito importante ter falado nos projetos de construção. E pessoas que foram políticos daquela época. Esses vão rodar por muito mais tempo Ainda.
EXELENTE TRABALHO MUITO BOM EDIFICANTE
TOP
Lindo trabalho . . . .
Vou contar uma história que ouvi nos meus tempos de CMTC pois taalhei no complexo de Santa Rita. .
Certa vez, um motorista de trólebus se queixou que a direção do veículo não retornava após fazer a curva . . .
Daí um mecânico teve a idéia de fazer umas cunhas que seram montadas no eixo diantero, entre o feixe de molas e o eixo dianteiro que eram dos antigos FNM . . .
Desta forma, aumentavam o angulo de caster da suspenção, fazendo com que o volante voltasse rapidamente após a curva . . .
Vamos lembrar que as direções não eram hidráulicas na época . . .
Resultado, o retorno do volante ficou tão rápido e brutal que chegou a haver um caso de motorista que quebrou seu braço no retorno do volante . . .
Quando tinha 16 anos era boy pegava na rua Augusta o elétrico que vinha do jóquei club até centro perto do Mappin....que saudade tinha muito torque super lotado subindo a rua Augusta correndo....😮😮😮
parabens gostei do video joaquim antunes da rocha sp
Muito bom,tenho saúde do lugar que trabalhei e aposentei
Ótima reportagem, Laércio.
Sou bastante curioso quanto às modalidades de ônibus. Conheçi todos os importados: americanos, ingleses, alemães. Os italianos pela SMTC em Santos, Fiat/Alfa: um lote, na ocasião, ficou no Rio de Janeiro. A grande pena é a falta de "memória" brasileira: inexistência de museus de transporte.
De fato, agora é um.dilema: ônibus movidos à bateria ou manter os ônibus elétricos ? Opto manter os ônibus elétricos comuns !
Entretanto, a VLT está predominando em várias cidades do mundo, exemplo Santos e Rio.
Em resumo, parabéns Laércio pela tua iniciativa.
Vídeo sensacional até caí um cisco no olho 😢
Os trolebus deveriam permanecer nos corredores da Nove de Julho e Marques de São Vicente. O Expresso Tiradentes era para ser com trolebus.
Se quiser colaboração fale comigo ok?
Muito obrigado meu amigo, toda ajuda é sempre bem vinda, seja de material ou financeira para dar continuidade ao meu trabalho de Resgate da História do Transporte Coletivo de SP e também na preservação do Meio-Ambiente..
Vou deixar aqui meu whatsapp e meu pix, toda contribuição é sempre bem vinda, grande abraço do amigo Laércio Dart 11-95282-5937
pix e-mail lalalaercio2@gmail.com
Parabéns por este vídeo histórico, que maravilha degustar estas imagens antológicas de um transporte limpo de poluição.
meu Pai, jose turella, trabalhou como motorista da CMTC de 1955/56 ate 1975, e nesse periodo, por muitos anos traalhou com o Eletrico, garagem Machado de Assis, e fez as linhas, Machado de Assis a Cardoso de Alemeida por muitos anos e tambem a Praça da Republica a Jardim Europa, tambem por muitos anos, sendo que tambem trabalhou com o Papa Fila na linha Anhangabau a Osasco, ate este se tornar municipio, e em outras linhas com onibus a diesel, mas sempre na garagem da Leopoldina, inclusive iniciou no final dos anos 60, inicio dos 70, a linha Jocquei Clube a Morumbi, que era operado por um prototipo de bonde, mas montado em chassis Mercedes Bens a diesel, veiculo este que acabou indo para a Colonia da CMTC na cidade de Itanhaem servir aos hospedes da mesma.
Imaginem nos dias atuais se a prefeitura mantivesse esses trólebus antigos em funcionamento no centro de Sp. Seria uma atração turística enorme aliado a mobilidade. Uma pena acabarem com praticamente tudo...
Muito bom o vídeo. Parabéns, amigo!
Excelente vídeo com informações históricas muito importantes. Vale fazer outro com a história dos bondes, ficará muito bonito. Alguns comentários: lembrando do prefeito Faria Lima absurdamente submetido ao poder do lobby das empresas de ônibus, que extinguiu os bondes, ao invés de serem transformados em VLT. Abaixo os BRT e se implante VLT nos corredores de ônibus! Outra prefeita Absurda, a Devoradora de Trólebus Marta Suplicy quase acabou com o sistema em São Paulo, também alimentada pelo lobby das empresas de ônibus. E esta figura estará se candidatando a vice-prefeita de São Paulo junto com Boulos, uma aproveitadora, sem dúvida! Ricardo Nunes, outro prefeito que deseja receber apoio financeiro do lobby das empresas de ônibus para campanhas, por isto acabar com os trólebus, dizendo querer substituí-los por ônibus a bateria, não seria coerente mexer no sistema trólebus APÓS os diesel serem substituídos?. Fora Marta e Ricardo!!! Uma sugestão, também fazer um vídeo sobre os trólebus e bondes em Santos. Quanto à Enel...... estamos sem saída! Parabéns!!!!!!
caiu um cisco aqui nos olhos...desde os anos 70 ate fins dos anos 90 andei de trolebus...primeiro na linha joquei club - tucuruvi, ou pinheiro-tucuruvi, descia na xavier de toledo, pra entregar panfletos da oficina de cadeiras de escritorio do meu pai, depois quando fui office-boy e por fim quando morei no Jd São Paulo e ia da Xavier de Toledo ate o jd são paulo. Hoje só sobrou a linha vila prudente praça da sé, que passa pela av. paes de barros.
Que pena ! Na época do Jd. São Paulo até a Praça da Republica, todos se conheciam...Bons tempos (coisa de véio! kkkk)
Meu padrinho trabalhou anos na CMTC.
Excelente vídeo. Meus parabéns. Gostei muito. Sou fã de trólebus.
Sobre os ônibus elétricos a baterias.........
Já estão pegando fogo.
Deveria fazer uma matéria sobre isso.
Porque não fazem uma comparação a esses sistema por rede e essa por baterias...
Pelo que eu saiba os elétricos de 1940 nunca pegaram fogo.
Alem disso duravam decadas.exemplo :ACF-BRILL,1947-1955(EM DENVER,NOS ESTADOS UNIDOS),1957-1998(EM SAO PAULO);MASSARI-GRASSI,1959-1998;
Trolebus fabricado pela CMTC 1963-2001
Excelente comentario/video
O certo a se fazer é voltar a expandir trólebus na são Paulo novamente isso sim já já existe trólebus como autonomia de bateria que pode muito bem fazer a mesma função dos ônibus movido a bateria 🔋🚎
Eu era muito fã dos trólebus fabricados pela CMTC na década de 1960, depois passei a admirar a beleza dos Ciferal Amazonas com pintura bege. Pena que o lobby do diesel, do transporte individual de carros, e desmandos políticos fazem sufocar o trólebus, que merecem ser mantidos e também reimplantados, ao menos nos corredores de ônibus que um dia já tiveram.
Apoiado
A família agradece
No metrô vila Prudente
Deveria haver uma divulgação
Melhor
Trólebus vila Prudente
Que vai
Até a Mooca
E o centro antigo
Região central
Me lembro do quanto usri esses veiculos na linha Pça da República - Margaria Maria. E ainda havia uma linha do bondes
Eles descartam o trolebus e quem paga a conta é o contribuinte.
Tenho assistido a varios documentarios sobre os onibus eletricos de sao paulo. Para minha surpresa, nenhum deles fala dos onibus eletricos de marca Urdigem, alemaes que eram mais estreitos e mais rapidos. Viajava, indo para escola nesses onibus diariamente, anos 57 e 58
Belissimo documentário amigo. Tbm sou contra essa frescura de ônibus eletricos à bateria. E que venham os bondes! Cidades importantes em todo o Mundo ainda os têm, como Lisboa, Amsterdam, Rotterdam, etc e por ai vai. É que aqui no Brasil, é uma roubalheira só dos políticos.
E o museu da CMTC , que está fechado
Faz muita falta
😊❤ essas quatro décadas foi a década de ouro das expansões trólebus 🚎 60 70 80 90❤ o prefeito atual de São Paulo está querendo destruir essa história não deixe que esse prefeito atual destrua os trólebus 🚎 de São Paulo a última cidade que realmente opera com sistema em plena operação São Paulo se funde com a história dos ônibus elétrico ❤ 🚀
Realmente, quando acabaram com a CMTC, a qualidade do transporte publico, caiu muito. Outra coisa, trólebus, são ecológicos, não poluem. Difícil de acreditar o fizeram, o que fazem, e ainda quem fazer pelo transporte publico da cidade de São Paulo.
Marta Suplicy não teve visão a favor do meio ambiente ao desativar os trólebus.
Na gestão dela todas as linhas de trolebus da zona norte foram extintas.
Na minha adolescência na Aclimação, adorava andar de troleibus. Confortáveis, silenciosos e não causavam poluição. CMTC deixou saudades, funcionários confiáveis, grande parte formada por portugueses. Infelizmente São Paulo e o Brasil, sempre retrocedem no tempo, movidos por corrupção e obscuros interesses ocultos, destroem o que funciona.
Saudades da Eletrobus
Não sei se alguém já fez essa colocação aí embaixo, mas creio que com o advento dos ônibus elétricos Attivi Integral que chegarão em 2024, definitivamente serão aposentados os trólebus. Também em outra capital como Goiânia, chegarão em 2024 cerca de 80 ônibus da Eletra, pelo que também serão feitos investimentos na adaptação das garagens para recarga (creio que um gerador também deve entrar no meio). uma boa alternativa, como já existe no Rio e agrada a saudosistas como eu seria o VLT. Países como a China e a Inglaterra por exemplo, colocam como parte do investimento a reciclagem de baterias. Eu me lembro de andar nos dois modelos de trólebus dos anos 60 lá na Augusta (GMC Villares e ACF Brill). A gente tinha que se segurar na arrancada pra não cair. Aqueles tempos foram inesquecíveis. Por fim, com ou sem modernização de frota, empresas como a CMTC jamais deveriam ser privatizadas e nem servir de cabide de emprego.
Pois é,depois de Marta Suplicy,a qualidade no transporte de São Paulo só foi morro abaixo...
Esses urdigem faziam as linhas cardoso de almeida /machado de assis e jardim europa
Como podem querer retirar uma opção de transporte tão limpa e rápida? Só mesmo quem não entende do assunto! Lamentável!
negativo esses carros desse modelo não rodaram ate 1997 ,eu estava la em 1997 aqui em sp ,nenhum desses modelos rodaram nessa epoca , os trolebus desse modelo rodaram ate 1989 , depois foram relocados linhas normais a depois restabelecidos de volta com carros modernos de trolebus na decada de 90 , que não eram desses modelos .
faz o mesmo barulho dos BYD
Na linha cardoso de almeida machado de assis
É revoltante como prefeitos desqualificados/as conseguiram destruir o eficiente sistema de tróleibus de S.Paulo, substituindo-os pelos barulhentos onibus articulados
Ricardo Nunes = 🐂
O site sp antiga já falaram com a prefeitura de sp capital e não falaram com eles vai acabar os trolebus vão querer usar ônibus com bateria elétrica são mais pesados e não tem onde carregar em tomadas para 600 e 2000 ônibus o problema dos trolebus se acaba a luz ele ficam parados e atrapalham o trânsito de outros ônibus e carros em corredores
Se não for do interesse dos monopólios que dominam o transporte de passageiros e se depender do bom senso do prefeito não sobrará nem um para ir para o museu.
esses Mafersa vermelho... TOP DEMAIS... A PETISTA desativou grande parte da linha aérea... aí vem hj "pagar" (rssss) de amigos do meio ambiente...
No resto do mundo só usam ônibus a bateria elétrica vlt e ônibus brt
Não dá diminuir ou tirar essas músicas irritantes.
A Marta tirou a metade de circulação vaca.
Como sempre o PT acabando com as coisas no Brasil
engraçado que administração do pt em todos lugares é só incompetência 😂😂😂
O certo a se fazer é voltar a expandir trólebus na são Paulo novamente isso sim já já existe trólebus como autonomia de bateria que pode muito bem fazer a mesma função dos ônibus movido a bateria 🔋🚎