Triste Fim de Uma Visionária - MAFERSA
Вставка
- Опубліковано 15 лис 2024
- A MAFERSA foi uma das mais emblemáticas fabricantes brasileiras, com mais de 50 anos de história, dos trens, aos metros, e ônibus elétricos e a diesel.
MAFERSA, nome originário de Materiais Ferroviários S/A, foi fundada em 1944, e durante décadas foi o maior fabricante brasileiro de material ferroviário, em 1964 passou a ser estatal, como forma de saudar dívidas com a união e banco BNDE, e viria a enfrentar a forte retração do mercado no início da década de 80, decorrente da redução drástica de investimentos públicos no setor, foi assim então que buscou a diversificação de seus produtos como alternativa de sobrevivência, focando-se no transporte coletivo urbano.
A Mafersa desenvolveu seu primeiro veículo sobre pneus, um trólebus padron 100% nacional, que venceu uma licitação da CMTC em São Paulo, em 1986. No ano seguinte, 87, a Mafersa colocava em teste nas ruas de São Paulo seu primeiro trólebus articulado, com 18,0 metros.
Ambos tinham estrutura monobloco, suspensão pneumática, motor elétrico de fabricação Villares, e o revestimento externo em chapas de alumínio estrutural, com especial atenção dada à ergonomia do posto de direção, um esforço que, acabou sendo em vão, pois por falta de recursos, a CMTC suspendeu a aquisição dos trólebus articulados.
A marca então passaria para os veículos à diesel, nascendo ainda em 87 o icônico modelos M-210, um urbano padron de projeto nacional, construído em aço carbono de alta resistência à corrosão, 12 metros, 3 portas, motor traseiro da Cummins de 218 cv, suspensão pneumática e ABS.
Em 1989 a empresa projetou seu primeiro ônibus rodoviário, o MR-1320, com 13,2 m, monobloco, suspensão pneumática, e motor traseiro Cummins de 290 cv, ônibus que embora tivesse também muitos itens de conforto internos, não passou nem perto de atingir as expectativas da empresa em vendas.
Com a relativa bem-sucedida entrada no segmento de ônibus urbano, o governo já havia decidido privatizar novamente a Mafersa, que seria um longo processo, com êxito apenas 1991, adquirida pela Refer, fundo de pensão dos empregados da Rede Ferroviária Federal.
Para atingir maior parcela do mercado, lançou em 1991 a versão duas portas do urbano, e no ano seguinte, foi a vez do M-240 Automatic, que recebia caixa automática Allison, com freio retarder, e intercooler no motor cummins que elevou a potência para 240cv.
Em abril de 1993 a MAFERSA já tinha fabrica 1.000 ônibus, toda a produção de veículos sobre pneus foi concentrada na unidade industrial de Contagem/MG, com representantes comerciais para cobrir todo o país, para aumentar as vendas, lançou a variante standard para os modelos 210 e 240, com preços cerca de 20% inferiores aos modelos normais, graças a redução de custo pela simplificação dos acabamentos e materiais, e externamente também receberam algumas alterações visuais.
Também lançou a primeira plataforma Mafersa, para encarroçamento por terceiros, a M-210-P, e em seguida a plataforma articulada M-290-A, com 18,0 m de comprimento, motor Cummins de 294 cv e transmissão automática, protótipo encaroçado pela Ciferal, com o modelo megabus, porém, sem êxito, a conjuntura econômica era desfavorável, o investimento público passava por um período de grande contenção, especialmente sobre o setor metro-ferroviário, e ainda, programas de transporte público que previam a aquisição de grande quantidade de trólebus, ônibus padron e articulados nas diversas capitais foram adiadas ou canceladas, um duro golpe para a Mafersa naqueles meados dos anos 90.
Assim, acumulando prejuízos, no final de 1995 a empresa acabou por suspender as (poucas) atividades e demitir seus 1.820 trabalhadores. Com os diversos negócios desmembrados, no ano seguinte a Mafersa reabriu com apenas 360 empregados. A produção de ônibus e trólebus, transferida para Contagem, durou apenas poucos meses mais. Em 1997 a divisão de trens foi arrendada pela francesa Alstom, e em 1999 a fundição e fábrica de rodas vendidas para a MWL Brasil Rodas e Eixos.
Mesmo com todas as intempéries, os veículos MAFERSA foram bem marcantes por onde circularam, e hoje, os poucos que sobraram são verdadeiras relíquias, tecnologias como suspensão a ar, motor traseiro para melhor conforto térmico e acústica, pisos mais planos, câmbio automático, ainda hoje, não chegaram a todos os ônibus urbanos.
#MAFERSA #onibus #busologos
Em Diadema nos anos 90 o transporte publico era com onibus mafersa ,foi os melhores onibus que a cidade já teve ,onibus confortavel e macio ,otimo salão e desempenho
Trabalhei com Mafersa no meu primeiro dia justamente no dia em que nosso maior piloto de fórmula 1 faleceu uma experiência que jamais me esquecerei , sou de Vitória Espirito santo , trabalhei na viação Grande Vitória.
Me lembro quando era moleque e esses ônibus chegaram em Santos. Foi um assombro, o quanto era moderno naquela época. Primeiro os modelos de 2 portas e depois os de 3. Ir pra escola era uma alegria porque a gente sabia que a linha 94 só tinha mafersa rodando. Éramos tão fãs do busão, que meu pai escreveu uma carta pra Mafersa pedindo um catalogo do ônibus que quando chegou foi uma festa. Que baita maquina, saudades desse tempo
Tambem sou de santos lembro deles quando era criança e ainda tem uns trólebus na linha 20 mais roda de vez em nunca
@@jaqueline2092 poxa que legal!! Eu tambem andei nesse trolebus da linha 20 várias vezes
Legal a historia..
EU conhece MAFERSA em Manaus.
A versao automatica. Adorarava senta na frente para ver o desempendo do motorista..
Me deixava inspirado.
Happy days..
Também sou de Santos, os marfesas foram um dos melhores ônibus que já rodaram em Santos
Saudade destes Mafersa eles eram top demais e muito imponentes na cidade de Santos Ônibus xom motores Cummins nas linhas 29, 42 e 94, quando criaram o terminal ela se torna a 194 e nós trolebus da linha 04 e 20 e meu pai chegou a dirigir um deles na linha 04
Trabalhei com um Mafersa na são Bernardo ônibus linha 5507 veículo era ,top , BH
Trabalhei num desses 03 portas urbano aqui em São Luís Ma, em 1995, na empresa auto viação 2 irmãos. Gostava muito delas, bem macio e silencioso.
Eu era criança, mas andei muito nesses ônibus. Inclusive o ônibus branco da abertura do vídeo é da minha cidade, São Bernardo do Campo, a SBC Trans. Muita nostalgia 😊
Saudades de quando eu trabalhava na Mafersa! Meu primeiro emprego de carteira assinada. 1972 na cidade industrial em Contagem mg. Fábrica de vagões. Trabalhei de 1972 a 1976.
Morei em Contagem Minas Gerais, nesta cidade existia uma das filiais da Mafersa.
A empresa foi sucateada pelo governo FHC para ser vendida à preço de banana.
Foi vendida e a empresa privada que comprou faliu, e deu o calote nos funcionários,
Trabalhei de montador na mafersa de 78 96 saudade dos colegas de trabalho
Mais um vídeo sobre o triste fim de uma das maiores empresas do ramo de transporte. Só resta saudades e recordações...bons e velhos tempos....
Trabalhei 11anos com mafersa.adorava
Que saudades no Recife nos anos 90 padron thanco:os ônibus convencional, escaneia, articulado e trólebus .😔😭
Trabalho com os trens da Mafersa no Metrô do RJ, São ótimos trens, robustos e tecnológicos, para sua época.
Nooooosssa, agora vc pegou pesado, sou fã da Mafersa, lembro deles aqui em Vitória, eram amarelões, e eram os mais tops da época. Parabéns pelo conteúdo, e nem assisti ainda!
Andei muito neles
valeu, obrigado por curtir!!
Era da transpenha era de um dos filhos do dono da manaura transportes de Manaus.
Rapaz na minha infância andava mto neles aí em Vitória no terminal laranjeiras sempre preferia andar neles....☺
Angico de SP
Colocar os motores nas 1519 soluções simples e barata pra época
SÓ ÔNIBUS LINDO. COISA DE OUTRO MUNDO, TECNOLÓGICO E O FUTURO JÁ NO PRESENTE. PENSANDO NO BEM ESTAR DOS MOTORISTAS. MAS A MÁFIA BOICOTOU LOGO.
E infelizmente estamos a beit do colapso de novo com desgoverno, o povo idolatra de políticos merece isso mesmo, mais impostos e só retorno pra políticos que eles tanto gostam k
Orgulho de ser brasileiro e vergonha de ter políticos canalhas que destruiu a indústria nacional
Sinto o mesmo que você, meu caro amigo. Também tenho orgulho de ser brasileiro e vergonha dos nossos políticos.
Governo Montoro e Mario Covas destruíram SP e suas empresas para fomentar partidos e fazer eleições e manter-se no poder.
Q isso. Só temos um ex presidiário na presidência. Aí já diz tudo sobre nosso país
Enquanto nós tivemos povo idolatra de políticos o brasi vai continuar sempre pra trás, e em 2024 o Brasil ta totalmente destruido k@@wandersoncampos3682
Trabalhei por quase 8 anos com diversos ônibus Mafersa nos anos 1994 até 2001 uma incrível e maravilhosa experiência ....muitas saudades.
Eu me lembro dos primeiros "ônibus teste" em Contagem, rodava na linha 1116, entre outras é claro, realmente era muito confortável, os últimos que vi rodando, foram os que transportavam funcionários da Tambasa Atacadista.
Quando eu era criança, existia ônibus Mafersa no corredor da EMTU, atual Next Mobilidade, as prefeituras de São Bernardo e Diadema também possuíram ônibus Mafersa e também tive a oportunidade de andar nos trólebus no corredor Santo Amaro. Em São Bernardo do Campo rodaram 14 anos. Em Diadema rodaram 10 anos.
@@MultiAndersonrodrigu ainda têm uns elétricos antigos rodando ...
Mafersa fez parte do meu curricolo profisional. Trabalhei durante 36 anos em vendas para insumo para fundiçao e a Mafersa sempre esteve na minha carteira com muito orgulho. Posteriomente a Amste Maxion ( Cruzeiro ) assumiu por um periodo a planta da Mafersa. Sentia muito orgulho de fornecer para Mafersa e a Amste Maxion. Hoje estou aposentada.
Tudo que ela produziu foi feito para a vida inteira. Até hoje existe carro do metrô fabricado por ela não acaba nunca...
Exatamente mas o Brasil é um país que só valoriza gente que não presta, por isso o Brasil entrou em declínio desde os anos 2000 e a tendência é piorar cada vez mais..
@@franciscocamilo5597 É famosa inversão de valores o certo é errado e o errado é certo, lamentável!
A MAFERSA foi o meu primeiro emprego de carteira assinada aos 14 anos de idade, em 1974, na Vila Anastácio (Lapa-SP).
Na época estava começando a construção e a operação dos trens do metrô de São Paulo, onde fiz a viagem inaugural da linha Norte-Sul(Santana-Jabaquara).
Era tecnologia de ponta naqueles vagões, para a época.
Muito orgulho haver trabalhado nessa histórica empresa, que como tudo neste país, acabou fechando por falta de apoio e investimento governamental em transporte público.
obrigado por comentar
Santos eu andei muito na linha 23 era onibus LINDO NA ÉPOCA QUE SAUDADES. PARABENS PELO VIDEO. OTIMAS RECORDAÇÕES. EM ARARAQUARA ANDEI MUITO NESSE TROLEIBUS DA CTA.
Aí deu saudade, tive a honra de trabalhar com os m210 no fim da década de 90
Eram excelentes ônibus,aqui e Diadema e S.B.campo foram usados pelas empresas locais.🇧🇷👍👍
Sem dúvida a Mafersa fez algumas das melhores composições do metrô de SP. Sem contar os ônibus diesel que circularam pela cidade até a década de 90. Produtos de excelente qualidade.
Saudades, trabalhei em manutenção na unidade da Lapa de 90 a 94 ,, acompanhei de perto a fabricação de trens e metrô
Morei em Contagem Minas Gerais, nesta cidade existia uma das filiais da Mafersa.
A empresa foi sucateada pelo governo FHC para ser vendida à preço de banana.
Foi vendida e a empresa privada que comprou faliu, e deu o calote nos funcionários,
Vc conheceu Vanderlei?
Eu tive o prazer de trabalhar nesta empresa, em Contagem-MG e participar do desenvolvimento e fabricação destes ônibus. Era uma ótima empresa fabricando ótimos produtos. Pena ter acabado dessa forma.
No meu ramo de ferramentaria e usinagem, trabalhei com diversos ex funcionários dessa maravilhosa empresa, todos muito profissionais e gabaritados. Ela montou e exportou 11.000 trucks de trens para os EUA e se não fossem os desmandos políticos aqui, existiria até hoje. Os ônibus dela circularam pela CMTC aqui em SP onde era perceptível o silêncio e a maciez do rodar. Ótimo vídeo.
Independente de política, não passe pano para administradores incompetentes. A Caio, marcopolo, e outras encarroçadoras também passaram pelas turbulências políticas, principalmente no governo Sarney e Collor, e estão até hoje no mercado.
Os donos morrem, e a maioria do herdeiros não sabem administrar empresas.
Morei em Contagem Minas Gerais, nesta cidade existia uma das filiais da Mafersa.
A empresa foi sucateada pelo governo FHC para ser vendida à preço de banana.
Foi vendida e a empresa privada que comprou faliu, e deu o calote nos funcionários,
@@paulosilveira514 Morei em Contagem Minas Gerais, nesta cidade existia uma das filiais da Mafersa.
A empresa foi sucateada pelo governo FHC para ser vendida à preço de banana.
Foi vendida e a empresa privada que comprou faliu, e deu o calote nos funcionários,
Eu tive a oportunidade de anda numa máquina dessas em Belo Horizonte, o som do motor deles era top...kkkkk
Fora o conforto da suspensão e espaço interno...sem palavras!
Eu tbm já pequei mas quando era criança e vi uns últimos que estavam na linha do sagrada família antes de serem baixados de vez do sistema
Eu tive a sorte de andar nesses ônibus da Metra. Eram confortáveis e andavam muito era top demais
Esses ônibus fizeram história na região do ABC... Operaram por muitos anos as linhas de São Bernardo, famosa pintura da "Doriana", linhas 19 Los Angeles, 15 Detroit, 30 balsa... dentre outras! Sentar no último banco era uma aventura... hehe
👍
Aqui em Piraquara no Paraná os "Rápidos Metropolitanos" que faziam a linha direta pra Curitiba eram uns azulões muito confortáveis e gostosos de andar. Os bancos em cima do motor bem atrás davam uma sensação de estar voando. Eram bem silenciosos e pareciam deslizar.
Me lembro dos ônibus Mafersa da CMTC em são Paulo e em alguns vagões do metrô aqui de São Paulo tinha uma placa metálica dizendo que foi fabricado pela Mafersa sob licença da THE BUD COMPANY NOS EUA.
Sou de 94 ,andei muito nos mafersa em diadema -sp, aproveitando a oportunidade,faz um vídeo sobre os curiosos Caio Victoria com motor Scania 👏👏👏
ATÉ HOJE LEMBRO COM SAUDADES DOS ÔNIBUS MAFERSA QUE RODAVAM NA LINHA DO MEU BAIRRO, POIS ERAM OS MAIS CONFORTÁVEIS.
E nós denovo
EXCELENTE CONTEÚDO INFORMATIVO " NOSTALGIA PURA" 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿.
🤝🏼 Meu último comentário foi levado em consideração. Mencionei sobre a existência dessa marca. Fico feliz por ter dado atenção ao meu pedido. Ônibus bem quadrado ao estilo Volvo. Era um veículo macio, motor que desenvolvia bem e com som agradável lembrando bem um Scania.
6:14 e 6:29 são imagens de ônibus que rodaram aqui em BH.
Andei nele, BH na Linha 1803, 7901 e 1702.
Se Era FABRICADO ai
Eu andei nesses ônibus aqui em Diadema sp a prefeitura usou eles engraçado eu estava pensando neles um dia desses legal.
Ive uma experiência incrível com este maravilhoso ônibus Mafersa M210 turbo
Que coisa linda, andei muuuuito nesses Mafersa, quando adolescente, linha 6500/10, Term. Sto Amaro, ao Term. Bandeira , nas décadas de 90, quanta saudades ônibus robusto , confortável, top das galáxias., Uma pena não fabricar hoje em dia .!!
Grande Mafersa!
👍
Aqui na zona leste de São Paulo tinha essas maravilhas tecnologias, Linha 273-X Metro Arthur Alvim - JD das Oliveiras, saudades
Cara tive experiencia sim. Em 1989 a empresa Fioravante comprou 10 Mafersa pra iniciar uma nova era de transportes em Sorocaba. Foi um sucesso os ônibus na épora que eram chamados de Padron. Depois a empresa comprou ainda mais 10 totalizando 20 mafersas em Sorocaba. Esses onibus eram um espetáculo só de conforto e beleza. Infelizmente eles já se foram com o tempo. Belo vídeo.
Depois a Breda na década de 90 absorveu a empresa e também tinha carros que rodava na linha Sorocaba a Salto de Pirapora ,Sorocaba a Boituva da Breda intermunicipal que hoje e controlada pela EMTU acho que a viação São João
Me lembro dos vermelhos chegando.
Realmente eram bonitos, quando eu era moleque, achava que eram importados e fiz todo mundo acreditar que era verdade.
Foram os melhores onibus q Sorocaba já teve. Foi a melhor época para o transporte coletivo daqui.
@@jeffersonthomaz2875hj temos bons ônibus do sistema BRT em Sorocaba, mais não chega perto do conforto que esses mafersas traziam.
Saudades da Mafersa, aqui em SP só tinha na CMTC, a diesel, articulados e trólebus, muito modernos para a década de 1980 !
Anos 80,90 sem igual que pena não ter sido desse tempo tudo era feito com qualidade e robustez.
Mafersa era top! Morei em Contagem nos anos 90, e dava orgulho saber que a fábrica da Mafersa era lá.
De 2010 a 2013 eu trabalhei pra Ferrovia Centro Atlântica, e passando de trem eu vi uma carcaça de ônibus da Mafersa no Eldorado.
Trabalhei na Mafresa entre 1974 e 1980. Foi lá que aprendi muito do que eu sou agora além de desenvolver muitos projeto no ramo ferroviário Metro SP, Merô Rio e outros. SAUDADES dos colegas tempos muito bons.
top,
Escrevo de Ribeirão Preto-SP. Aqui teve até 1999 troleibus Villares com carroceria Caio, com 3 portas ( 22 unidades), 10 mercedes de 2 portas e 7 Mafersas padron de 3 portas, motor a diesel. Realmente, só os Mafersas eram bons qto os troleibus, veículos moderníssimos, como vc disse, a frente do seu tempo. Trabalhei na manutenção elétrica e meu pai era motorista, foi o fim de uma época em que o Brasil tinha projeto para se desenvolver. Parabéns pelo vídeo, excelente pesquisa!
Aqui em Santa Maria DF, quando a cidade ainda estava no seu início em meados de 1990, a Viação Arco (que pertenceu ao grupo Viplan) adquiriu alguns desses ônibus que faziam a linha Santa Maria - Gama. Não cheguei a andar em um desses, mas amigos meus relatam que eles eram lentos e faziam muito barulho internamente, devem ter sido comprados de segunda mão (seguindo a doutrina do Wagner Canhedo) e com certeza chegaram muito rodados. Não duraram muito tempo sendo substituídos pelos modelos Caio Vitória.
Eu tive a honra de trabalhar com este modelo na ARCO transportes urbano de Brasília. Eu tenho um sonho de ter um ónibus deste M210. Um abraço amigo por nos trazer boad recordações.
Metrô daqui do Df é dessa marca também
É verdade Brasília tem mesmo metrô com a marca marfesa.
Estamos juntos
👍👍
Andei muito nesses ônibus elétricos em SP. Muito silenciosos e rápidos. Boas lembranças de infância...
Bons tempos
Parabéns pela matéria. Esses ônibus quando começaram a rodar aqui em Manaus eu observei que eles estavam muito a frente dos outros. Só nos resta as lembranças deles agora graças a programas como os de vocês agente fica mais informado o motivo deles não existirem mais. Parabéns pelo vídeo.
obrigado por assisitr e comentar aqui,
Vi muito ônibus desse ai em Manaus fazendo linha jampini tefé eu acho na época que estive aí 1989
Parabéns! Excelente conteúdo!
Resgate da história por onde passaram muitos brasileiros.
Lembro dos trolebus de santos. Saudades
Me lembro que tinha uma empresa de onibus chamada Ipitanga (Salvador-BA), tinha uns onibus da Mafersa, gostava de pegar esse onibus, tinha um ronco muito bom e bem caracteristico.
Salvador teve Mafersa, o M210, pela Ypiranga.
Cheguei a andar neles, em 1995
top
Foi na Ipitanga linha Cosme de farias vale dos rios
Que vídeo top!! Lembro desses ônibus nas linhas em BH era grande e espaçoso .
Época boa que tinha ônibus com design bonitos.
Ele lembra um pouco do Mercedes-Benz O-371 U.
verdade
Lindos ônibus andei muito do terminal Santo Amaro até a praça da bandeira
Bacana demais!
Andei em alguns ônibus Mafersa em Belo Horizonte e Contagem quando trabalhava de office boy.
Bons tempos.
Parabéns e muito obrigado por compartilhar esse vídeo.
Parabéns pelo programa eu trabalhei na expresso talgo em 1995 fazia al linha metro Artur Alvim jardim das oliveiras e era um excelente ônibus tenho muitas saudades dá quela época uma pena que acabaram com a marfhessa
Cara, ontem foi a primeira vez que escutei falar dessa empresa e soltaram o vídeo hj!
top, coincidência heim 👍👍
Os trólebus Mafersa faziam a ligação do metrô de SP com o ABC paulista. Eles eram tão parecidos com os trens do metrô de SP que passavam a impressão de ser um vagão com motorista sobre pneus
Andei muito nesses Mafersas na Sbctrans e no transcol da grande Vitória
Simplesmente eu amava os chifrudos, esperava o Machado de Assis/Cardoso de Almeida em vez dos diesel pra locomoção de casa. O gentil de moura era muito velho kkkkkk
Em Sorocaba eu amava esses ônibus a Fioravante teve bastante
Oi eu tive uma ótima experiência com os marfeza um ônibus muito confortável para dirigir gostei muito trabalhei por 4 anos com um amei pena que alegria de pobre dura pouco
Lembro desses ônibus aqui em São Bernardo do Campo.Conforto ,desempenho, puxa.,Lembro quando eu andava a bordo de um M210 na Rodovia Anchieta.,era uma delícia!
Bons tempos
Fui motorista dessas máquinas em Vitória ES.. ano de 1990 a 1998..era luxo esses carros, e hoje 35 anos dps o que tem no transporte urbano de Vitória são verdadeiras carroças sobre rodas ,motor dianteiro sem ar condicionado e veículos velhos sem manutenção caindo os pedaços......
ABS e controle de tração nos anos 80, espetacular!
Em São Bernardo do Campo esses Mafersa circularam até 2008.
Lembro bem eram muito confortáveis esses carros uma pena não ter continuidade no Brasil
Parabens pelo video , senssacional. Parabens por ter resgatado a historia de uma das melhores fabricantes de ônibus e trens do Brasil . Ela faz muita falta nos dias atuais ;tenhamos esperança que um dia alguma empresa volte a ter as mesmas qualidades que ela tinha .
Valeu
Aqui com essa democracia onde, só ladrão se dá bem. Empresas como: marfesa, cobrasma, Villares, entre outras que ajudaram São Paulo crescer, foram detonadas por políticos que, só pensam em ajudar os amigos e meter a mão.
É o que temos, saudades.
Hoje se vê a ditadura disfarçada de democracia.
Aqui em Curitiba teve vários desses. Fizeram sucesso.
Trabalhei na Mafersa em Contagem MG, excelente empresa!!!!
Que legal 😊
Me lembro de uma greve nas empresas de ônibus em Campinas nos anos de 86/87 e o prefeito da época pediu ao governo do estado que socorresse o transporte urbano da cidade e a CMTC mandou uns 100 Mafersa m.210 e foi um sucesso absoluto entre os passageiros das linhas que eles operaram durante a intervenção da prefeitura de Campinas
Que morava em Campinas na época lembra dos Mafersa m.210 da CMTC em Campinas
tive um acidente com um onibus dessa marca, muita coragem
Aqui em Sorocaba sp tinha bastante ônibus urbano da mafersa andei muito
Meu primeiro emprego foi na Mafersa,entrei como aprendiz do Senai Mariano Ferraz e fui efetivado,aprendi muito lá,muita saudades.1986 a 1990.
Tenho saudade de andar nesses ônibus. Eu tomava esse ônibus no centro da cidade de São Paulo. Com esse motor Cummins eram rápidos e potentes, subiam ladeiras carregado de passageiro entre 40 e 50 km/h. Eram excelentes e espaçosos.
Vi alguns desses ônibus rodarem na minha infância
Minuto 6:24 andei muito nesse veículo. Moro em Petrópolis e aqui é frio, sempre gostava de ir nos últimos bancos pois era bem quente por causa do motor. Esse aí ligava Itaipava ao centro da cidade.
Parabéns pelo vídeo.
Bacana
Esse motor até hoje é pra mim o melhor a diesel 6 cilindros.
Entao vc nao conhece o dsc11.
@@antoniopaulonacionalista5627 trabalhei com caminhões com esses motores.
realmente esse cummins série C foi um grande acerto da indústria, em parte ele foi desbancado pelo custo inferior de outras marcas, mas era um motor fantástico
@@taumaturgosousaleite4972 pois é, também já trabalhei com vários tipos e até hj, para mim, o dsc se sobressai em custo benefício sobre todos, até os de hj.
@@antoniopaulonacionalista5627 verdade. Nem sabia que vieram primeiro nessss onibus. Eu vi mais nos vw do final dos anos 80 e anos 90 nos 40.300 , 22.240 cargo cavalinho.
EU JÁ OUVI FALAR DESSA LINHA DE ÔNIBUS E TRÓLEBUS AMARELOS QUE TAMBÉM ERA UMA LINHA DE TRENS NA MINHA ÉPOCA .
PORÉM EU NUNCA ANDEI NESSES ÔNIBUS E TRÓLEBUS AMARELOS DESSA ÉPOCA MARAVILHOSA !
VIDA LONGA PARA A LENDÁRIA MAFERSA !
Santos ainda tem seis trólebus recolhidos até remanejamento de catenárias.
Infelizmente aqui no Rio Grande do Sul essas belezas não chegaram, dizem, que a Carris de Porto Alegre testou um certa vez.
Acho da hora o trólebus cmtc vermelho. Vire mexe utilizava. Sdds
Peguei muitos ali na praça Mauá em Santos/SP. Eram ônibus a frente do seu tempo, qualidade superior inclusive aos de hoje. Parabéns pelo trabalho!
Bacana
Muito bom. Parabéns
Andei muito de ônibus Mafersa. Ainda hoje tem algumas unidades que fazem o trajeto de São Matheus (zona leste de São Paulo) até Ferrazópolis em São Bernardo do Campo.
👍
Em 88/89 esse ónibus Scania/Mafersa CMTC com suspeição a ar em São Paulo era muito bom , eu pegava eles no Corredor 9 de Julho !
Aqui em Manaus teve muitos desses ônibus.... eram tops demais......
Mafersa, FNM, cobrasma, FNV ,ENGESA , e tantas outras nacionais que sumiram.
Uma pena! Dói no coração.
Minha infancia... pegava pra ir pra escola em Petrópolis, da viação Autobus 6:23
0:07 andei muito indo pra escola. Nesse mesmo...o mafersa de São Bernardo era famoso. Principalmente no fundo do ônibus pq era quentinho...bons tempos
Andei muito na linha 8103 Mafersa, em Belo Horizonte! Vídeo seu até saudade!
Legal
Que saudade desses veículos 🤩
👍