Bora chegar nos 70k? Se você ainda não está inscrito, toma o link para se inscrever 👉 bit.ly/canalapertestart 😍 E se já é inscrito, compartilhe esse vídeo com um amigo 💖
"Potencial significa algo que não existe ainda, é uma promessa e nada mais. O Jaguar foi um videogame cheio de promessas..." Os textos dos seus vídeos com certeza são o ponto alto deles. Você escreve muito bem, parabéns e sucesso!
Pode creer, eu lembro nas revistas da época, todas elas, Jaguar, Jaguar, jaguar.. jag....... Eu era uma criança e isso em casa nem era se quer cogitado de ter kkkk, ainda bem, pois era uma epoca muito difícil, e nem compensaria te-lo no fim das contas
Eu nunca vi um Atari Jaguar pessoalmente nem pra remédio , apenas nas revistas de games , a soberba da empresa era tão grande que pareceu a história do Titanic , forte, poderoso , imponente mas , na primeira viagem naufragou .......
Sim os cara se acharam de mais e até zoava a concorrência por serem 16 e 32 Bits enquanto o jaguar ia ser 64-bits, mas no Final era quase a mesma coisa que um Super Nintendo com FX integrado fazendo o 64_bits parecer só um click Bait kkkk e quando saiu o Ps1 e viram que ele era mais potente e com gráficos bem melhores, eles acabaram passando vergonha kkkk
Nunca vou esquecer da sorte que tive ao conseguir meu Jaguar! Há guns anos, passei numa locadora de bairro (osasco), já não era bem uma locadora, consertava aparelhos e vendia celulares da China. Haviam vários consoles antigos à venda. Perguntei pelo Neo Geo que estava por míseros 800 reais, desanimei e fui saindo quando vi o Jaguar num canto, quase rscondido, e perguntei o preço (nem falei Jaguar, falei aquele ali do fundo rsrs) ... 60 reais ele respondeu, até tremi na hora de pagar, o melhor foi chegar em casa testar e constatar que estava funcionando (veio com o jogo Tempest 2000). Foi o melhor garimpo que já fiz na vida :)
Completo na caixa ou loose? Independentemente foi uma boa aquisição, pior que tive oportunidade de conseguir um em 1998 por R$ 150,00 de um comprador porque ele queria comprar o PS1, na caixa c/ 5 jogos, mas minimizei por saber que comercialmente o console foi um fracasso, mas hoje se tornou artigo de colecionador custando uma verdadeira fortuna, ah se arrependimento matasse.
Meu irmão mora nos EUA desde 89, ele diz que se lembra bem de toda essa onda do Atari Jaguar. Quase não se achava nas lojas e quando achava, quem comprava reclamava que não tinha muitos jogos e os jogos que tinham não faziam jus ao poder do console.
Ed, você nunca fez um vídeo do Saturn. Tive o console antes de ter o play, e por algum motivo eu adorava ele!! Seria animal um vídeo desse console que marcou minha infância.
Eu tive a oportunidade de ver um jaguar pessoalmente numa locadora aqui do bairro, mas de acordo com o vídeo, não durou muito. Em pouquíssimo tempo se mostrou um fracasso colossal. Enquanto as TVs com SNES ficavam lotadas, o jaguar ficava lá encostado. Ninguém queria.
Lembro disso, quando chegou jaguar foi uma febre repentina, todos queriam jogar, mas da mesma forma que chegou quem jogava não voltava a jogar, e muitos só de olhar não tinha vontade de jogar, além do mais o custo da hora era maus claro, então rapidamente ficou de lado até o dono da locadora retirar. 3do foi meio termo, mas ainda sim tinha jogos que a galera jogou por mais tempo como road Rash e need for Speedy
Eu tive este videogame por cerca de 3 meses, quando vi que não ia pra lugar nenhum passei adiante e fui pro Sega Saturn. Excelente linha de raciocínio e levantamento histórico do Jaguar. Parabéns!!!
A diferença dos "bits" nos videogames, estavam ligados diretamente a memória de processamento, pois o 32b tinha uma capacidade muito limitada do que chamamos hoje de "ram". Ou seja, teoricamente, o 64 bits teria o dobro da capacidade de processar os sprites dos jogos,podendo oferecer mais detalhes visuais,ou uma sensação de movimento maior, favorecendo principalmente os jogos de corrida, e os jogos de ação mais detalhados.
Bits do processador eram importantes até as gerações 32/64 Bits , onde o processador ainda eram responsavel pelo processamento Graficos e depois com o Dreamcast em diante a GPU ou Placa graficas eram responsavel pelo Aceleramento 3D Todos consoles passaram a ter 32 Bits na CPU e 128 Bits na GPU Porém nessa epoca era o Processador que fica responsavel por que quase tudo Logo quanto mais Bits melhor.
Bit tbm ta relacionado a quantidade de cores de uma paleta obviamente mais bits, mais cores e melhor grafico, mas hj em dia estagnou nos 128 eu mesmo nunca passei disso no Photoshop
The processor was the 68k. But Atari opened up the documentation of their Audio DSP and their Video GPU much earlier in the life of the console. So devs could use those for CPU stuff. And indeed the GPU and DSP both have a highWord register to read and write 64 bit values from memory in one cycle. And the blitter leaks some details where you can see that it calculates 4 gouraud values and z values in parallel. And the video readout circuit always reads 64 bits at once.
É a quantidade de dados que a CPU processa a cada instrução. Se o videogame era 64bits, necessariamente a CPU tinha que processar 8 bytes de uma vez a cada instrução. Nas gerações mais recentes a quantidade de bits de processamento da CPU não é tão importante. A capacidade da GPU passou a ser muito mais importante. Mas na época fazia toda diferença sim. Os processadores gráficos eram muito simples e tinham memória bem restrita. Então a velocidade da CPU era primordial.
Quando eu lia nas revistas da época a descrição de que estavam desenvolvendo um vídeo game com processamento em paralelo e 64 bits, o que eu imaginava é que finalmente veria um videogame com jogos pra bater de frente ou portar jogos no nível de qualidade dos melhores arcades da Sega na época.
Ed, se vc mora no Japão e se achar um console Jaguar, compre!!Jaguar é uma relíquia!!As pessoas novas não entendem que ter um console é ter uma placa de arcade simplificada.Alguns deles possuem a mesma arquitetura de Pcs da época, como o MSX, Dreamcast e Xbox por exemplo.Esse Jaguar com o jogo Alien VS Predator é ainda meu sonho de consumo.
Pois é lembro das revistas de videogame que criaram uma baita expectativa. Até o game sair. Nem tinha espaço nas revistas. Desconheço quem tenha tido, conheci quem tinha 3DO.
Finalmente um vídeo seu sobre o Jaguar. Desde de que comecei a assistir os seus vídeos sempre me perguntei porque você ainda não tinha feito um vídeo sobre a história do Jaguar. Esse dia chegou e não vejo a hora de assistir pois gosto muito do seu trabalho de pesquisa sobre a história desses consoles e jogos que marcaram nossa vida. Abçs e tmj.
Pensei sempre o mesmo. Somente o vi numa locadora de video games. Ia lá pra jogar Top Gear e fiquei impressionado vendo o dono da locadora jogar. De fato o jogo da nave parecia legal mas não havia um contexto.
Eu nunca joguei, mas já peguei em um. Tinha uma loja famosérrima em BH, a Star Games, que era quase uma Super Potato tupiniquim. E lá pra meados de 2005, eu comecei a colecionar consoles retro. A tal loja tinha centenas de consoles, dentre eles 3DO, Neo Geo Cd, e, claro, Atari Jaguar. Um belo dia fui até lá com o objetivo de comprar um Jaguar pra mim, era baratinho, coisa de 150 reais naquela época. Porém, à medida que eu e a vendedora fomos testando os Jaguars, NENHUM funcionou. E se não funcionava, ela não podia vender (pq tinha que dar garantia e talz). Testamos pelo menos uns 6 consoles, e todos davam a tela vermelha da morte, que é quando não reconhecia o cartucho. Acreditem SE QUISER, a Atari teve a BRILHANTE ideia de fazer um console de cartucho, que NÃO TINHA tampinha protetora do slot! O conector do console ficava TOTALMENTE exposto! Com poucos meses, se acumulava tanto pó no conector, que o mesmo parava de fazer contato elétrico com os cartuchos! Ao contrário dos consoles 32 e 64 bits da época, o Jaguar não tinha conexão AV (Composto) padrão no console. Pra usar AV, vc tinha que comprar um cabo proprietário, que era RARÍSSIMO de se encontrar. Sem ele, vc era obrigado a usar conexão RF! Imagina ter que usar isso no "console mais poderoso de todos os tempos" kkk. O Jaguar ainda sofria do mesmo mal no N64, até de forma mais acentuada, pq em 1994 os cartuchos mal tinham espaço, era coisa de 3 ou 5 Megabytes no máximo (os últimos cartuchos do N64 chegaram a ter razoáveis 128MB), enquanto consoles de CD tinham à disposição discos com (na época) 550 Megabytes. Por isso, mesmo sendo capaz, a maioria dos jogos tinham gráficos simples, texturas ruins ou inexistentes, e som até pior que de mega drive e super nintendo. O golpe de misericórdia foi o controle. O mesmo não trazia inovação NENHUMA, ao contrário da concorrência, que começava a aparecer com controles analógicos e com vibração. Apenas 3 botões de ação e um D-pad. Não dava pra, por exemplo, usar num jogo de luta como um Street Fighter ou Mortal Kombat. O teclado numérico abaixo era basicamente inútil.
Lembro do lançamento na época, a gente sabia das novidades do mundo dos games pelas revistas mensais, a propaganda era excepcional, parecia que era o melhor vídeo game do mundo
O "Do The Math" é risível Ed, a Atari bem que tentou, mas a concorrência estava bem adiantada e os compradores do Jaguar se sentiram enganados após a aquisição pois não entregava o que dizia nas propagandas, isto pra uma empresa é enterrar sua história de vez, ainda mais na situação em que ela se encontrava na época!
bit é a unidade mínima computacional, podendo ser 0 ou 1. um conjunto de 8 bits equivale a 1 byte. Hoje em dia temos o qbit, que é o bit quântico, podendo ser 0 ou 1 conforme a situação.
"A galera comprou a ideia de que quanto mais Teraflop melhor, mesmo sem saber exatamente o que Teraflop significava, e se você sabe o que é um Teraflop me conta aí nos comentários..."
O melhor e mais completo video sobre o Atari Jaguar, eu não tive contato na época só lembro das revistas comentando e mostrando imagens sobre ele. Na época eu já pensava que conseguir um cartucho dele seria como conseguir um de Neo Geo, algo distante para quem jogava Nintendinho, SNES e Game boy. Ótimo trabalho Ed. Um abraço!
Parabéns pelos ótimo trabalho que faz, seu canal é um dos poucos que quando vejo um vídeo de mais de 10 minutos sendo postado ainda assim dá vontade de assitir ...😁
Ed amo seu canal por isso toma cuidado com as imagens que vc usa pra ilustrar seus videos Às vezes a imagem pode conter um único frame , com algo que pode vir a ser censurado. Tem muita gente mal intencionada na internet que busca motivos para prejudicar os outros apenas por pura maldade e você não merece Pois é uma pessoa que faz um trabalho maravilhoso com muita qualidade eu respeito e admiro muito você !
Em relação a processamento gráfico, cada bit é uma trilha na PCB, que interliga a GPU às memórias. É somente isso. No caso do Jaguar, quer dizer que existem 64 trilhas, de liga de cobre, impressas na PCB, que ligam a Unidade de Processamento Gráfico às Memórias Gráficas. O único benefício nisso, é o aumento de largura de banda, ou acesso às informações armazenadas na Memória Gráfica. Mas, hoje, métodos de compressão gráfica, desmistificaram a importância dos bits numa PCB. Tanto que é rotineiro de haverem placas de vídeo, com interface de 128bits, visto que o método de "transporte" de informações entre GPU/DRAM, são muito mais aprimorados. Esses bits, não têm relação com a maneira de processamento interno da GPU ou CPU.
Caramba. Nunca tinha ouvido falar desse console. Tb, morando em cidade pequena e sem internet na época, as notícias de games vinham da branquinha de jornal.
Cara... seus vídeos em formato de documentário são simplesmente magníficos! Quase tudo q sei sobre videogame na vida, aprendi vendo esse tipo de vídeo com o Velberan e agora, com você. Parabéns e obrigada por me trazer conteúdo de qualidade 😍
Quase ganhei um quando tinha treze anos em 1994, um videogame de 64 bit por menos da metade do preço do 3DO (32 bit) era muito tentador, mas cybermorph era muito chato, e era o único jogo que tinha na locadora que importava o videogame, acabei desistindo. Poderiam ter pelo menos Doom.
Fala Ed, tudo bem. Excelente esse seu vídeo. Creio que eu vc temos a mesma idade, e acredite, eu possuo um jaguar na caixa, novinho, com plástico e tudo. Mais ou menos na época, comprei como ponta de estoque, creio que a loja estava querendo se desfazer dos vídeo games rs. Mas é isso, se quiser, mando umas fotos dele depois,. Valeu
Lembro de um caso de um cara que voltou do Japao para o Brasil com um Neo Geo Aes, e logo quando lançou o Jaguar trocou com o dono da locadora, pensa numa troca ruim, depois de um tempo que esse cara fez!
Ed, precisa fazer um vídeo sobre esse processador Motorola 68000! Esse processador é muito famoso, bom, versátil, que povoou tudo quanto é coisa nos anos 90!
1:55 Bit é a quantidade de memoria que um processador processa por ciclo. Exemplo: um processador de 16 bit e 100 hz processa por segundo 1600 bits ou 200 bytes.
Quase comprei um na época, mas como já estava "escolado" esperei pra ver se realmente era bom, qnd vi o console lá em uma locadora em Niterói, acabei desistindo. Sorte a minha kkkk
Eddy faz um video desses sobre o Atari 5200 (que diziam ate matava pessoas com choque eletrico) e o 7800. E também fala do Indrema um Videogame que prometia arrebentar o PS2, XBox Classic e o GC.
Um dos consoles que ficava no imaginário na primeira metade dos anos 90. Além do Jaguar, era o 3DO e o Sega CD (que não sabíamos muito bem como funcionava e a diferença entre o Mega CD). Mas depois que saiu o Playstation, Saturn e Nintendo 64, sem falar no Neo Geo que é eterno até hoje com os seus 16 bits, todos os outros viraram lenda. Falar nisso, não me lembro de vídeos dos consoles que citei do imaginário das pessoas na primeira metade dos anos 90. Lembro vagamente de alguma, mas se puder fazer com esse molde do Jaguar, seria bem legal.
Opa Ed, mais um ótimo vídeo!!!! O computador que a Atari investiu antes do Jaguar foi o Atari Falcon, que foi o sucessor direto das linhas Atari ST e Atari STe, inclusive um possível design do Atari Falcon acabou sendo usado como o design do Playstation 2, o design do Atari Falcon acabou sendo herdado dos ST e STe, por isso eles são praticamente idênticos (com algumas pequenas modificações cosméticas).
Cheguei ver o Jaguar em uma locadora em Nova Iguaçu no RJ. Show de bola mesmo, mas só em comparação aos jogos de 16 Bits. Os jogos 3D eram estranhos para os olhos, e os polígonos texturizados não eram tão velozes. Era bonito de se ver, mas não se sabia ao certo o que se estava vendo. Como foi dito no título desse vídeo: "dramático".
Eu lia a EGM todo mês no início dos 90 até o meio daquela década e era uma época excitante. Muitos lançamentos, muitos novos conceitos de jogos aparecendo, muitos consoles brigando pra primeira posição. Bons tempos.
O Doom do jaguar pra mim , só perde para o de PC , Cybermorph era esquisito mas divertia ,aquele controle q todo mundo reclamava encaixava perfeitamente nas minhas mãos alcançava todos os botoes inclusive os do teclado,Atari Jaguar. tive um e gostei , mas como era dificil achar jogos eu vendi e comprei um PlayStation
Ed sou fã e órfão da Atari, foi meu primeiro console Lógico que não era o Atari original, foi o Dynavision (na minha opinião o melhor clone dó Atari na época).Pois na época meus pais não tinham grana para um 2600 original, mas me diverti muito, e assistir ao seu vídeo enriqueceu meu conhecimento sobre a Atari. Parabéns pelo video
Cybermorph era bem divertido, principalmente por ser algo impensável para os outros consoles da época. O som do jaguar também era ótimo. O problema era a quantidade limitada de títulos (bons) e principalmente o preço dos cartuxos. Eu tive dois jogos: o próprio cybermorph e o checkered flag, que também não era muito bom. Os jogos que faziam o console valer a pena eram uns 3 ou 4.
Só ví uma unidade do Jaguar uma vez, em uma locadora de jogos pequenas, que ironicamente fechou não muito tempo depois também. É pena que eu estivesse sem dinheiro na época, porque queria alugar pra esperimentar, mas acabei perdendo a chance.
Não conhecia esse vídeo-game. Para mim nem existia. Mas com o vídeo do canal aperta start matou, mais uma vez minha curiosidade. Muito obrigado. Ótimo vídeo.
Eu tive a (in) felicidade de ver um desses ao vivo e a cores, logo depois do lançamento. Para quem é de Ctba e era adolescente na época deve lembrar da locadora que tinha no shopping 7 na frente do CEFET, o dono era bem entusiasta, sempre tinha os lançamentos, neo geo também vi lá, mas esse jaguar foi uma frustração sem tamanho, me lembro que o pessoal ficou tirado sarro desse jogo de nave que vinha junto, pois o sons de tiros e outros parecia o Atari 2600
Cara, meu pai tinha o ZX Spectrum clone do Brasil. ChaMando TK-90X, e também a versão pró dele, chamada TK-95. Joguei muito nele... Não tinha cartucho nem disquete, a gente usava fita cassete como mídia pra guardar os jogos. E um gravador pra fazer load e save... Bons tempos. 😄😄
Bom sou novo no canal, Gosto do seu canal porquê você sabe explicar bem a história dos games sem a pessoa se cansar, e fora quê você e carismático para esse tipo de conteúdo também, acho você no melhor no quê faz para explicar isso
Mais rápido do que loading do macaquinho do Neo CD isso é quando ele não travava, estou aqui para comentar, e concluo que se todo plano B fosse bom ele seria sempre o Plano A, Uma revista publicou em 1995, que ele copiava o hardware do Mega Drive, e usava um processador forte para ampliar a potência da maquina, mais acredito que o fracasso foi causado pela maldição do numero 64.
A única lembrança que eu tenho do Jaguar é de um Review de algum jogo dele que saiu na revista Super Game Power. Na mesma revista, ensinavam como fazer todos os Fatalities de MK II. Isso láááá pra meados dos anos 90, nem sei dizer ao certo em que ano era, pois eu era bem criança... Excelente vídeo, sempre quis saber porque o primeiro console de 64 bit da HIstória foi um imenso fracasso e esse vídeo explicou muito bem sobre isso. Parabéns pelo conteúdo, adoro esse canal! P.S: Na mesma revista tinha um mini detonado sobre o jogo Sub-Terrania, do Mega Drive.
Eu vi um único Jaguar, uma vez a venda em uma das lojas americanas, na era pré-internet. E foi muito curioso ver o símbolo "atari" nele. Acho que fiz a mesma pergunta que tudo mundo: "Onde vou conseguir jogos pra isso?“, e logo abandonei os pensamentos de convencer meu pai a comprá-lo, por mais impressionante que esse videogame parecesse. Na minha visão, a Atari já havia falido a muito tempo, pois a notícia do crash já havia se espalhado e não tínhamos mais notícias dela. Injustiçado? Talvez, mas eles não viram algo que o Bill Gates viu: um computador, sem software, é apenas uma caixa com luzinhas...
Já joguei algumas vezes na casa de um amigo que estava querendo comprar de outro e estava provando. Joguei alien x predator, adorei o jogo. Joguei Doom pela primeira vez, também gostei e aquele jogo de nave dos infernos. Para mim, vendo daquela época o console era muito promissor.
Parabéns pelo vídeo, sensacional! Eu cheguei a jogar o Jaguar em uma locadora de games. Lembro da grande expectativa que foi criada na época e depois a grande decepção com os jogos do Jaguar. Acho que a intenção da Atari era até boa, mas deixou muito a desejar pela falta de planejamento.
Lembro que na locadora do bairro, tinha um jaguar com leitor de CD, o dono chamava o jaguar dele de privada, por causa do design idêntico ao de uma privada.kkkkkkkkkkk
Lembro de ter comprado um Jaguar usado em 2001, nem havia UA-cam, pouco se conhecia sobre a biblioteca do Jaguar. A primeira coisa bizarra é quando se liga o console: não acreditei na cafonice daquela cena com o cubo com faces mapeadas com uma onça e um rugido seguido de umas notas de teclado de churrascaria. Mas beleza, pensei, vamos em frente. O primeiro cartucho que inseri no console era chamado RUINER PINBALL. Simplesmente um dos piores pinball de todos os tempos. Era o começo da decepção total, só deu pra jogar Cannon Fodder, que é quase idêntico ao de Amiga.
Bora chegar nos 70k? Se você ainda não está inscrito, toma o link para se inscrever 👉 bit.ly/canalapertestart 😍 E se já é inscrito, compartilhe esse vídeo com um amigo 💖
Sucesso demais 🙌
Falta pouco.
@@jhonataconti7811 Sucesso 🙌
@@Parallel-game concordo
Baita conteúdo, bora pros 100, eu pra 100 e vc pra 100K kkk
"Potencial significa algo que não existe ainda, é uma promessa e nada mais. O Jaguar foi um videogame cheio de promessas..." Os textos dos seus vídeos com certeza são o ponto alto deles. Você escreve muito bem, parabéns e sucesso!
Vlw Lucas, ganhei o dia com seu comentário 👊❤
Quase um dream cast apesar de ser um baita console na época não vingou👍
O Ed é um filosofo que gosta de videogames kkkkkk
O 3do era melhor que o jaguar e mesmo assim rodou
@@aperte Vdd td vídeo que vejo seu parece que vc está fazendo um poema rsrs e muita forma legal de zoar 😂
Lembro que todo mundo ficou doido na época "o que? 64 Bits? Meuuu paiii" mas....
Aquele aparelho era um 16 bit turbinado.
@@markvinis nem o n64 tinha 64 bits de vdd
@@valmirexgay8613 tinha sim
@@valmirexgay8613 tinha sim,apesar de ser muito mal executado.
Pode creer, eu lembro nas revistas da época, todas elas, Jaguar, Jaguar, jaguar.. jag....... Eu era uma criança e isso em casa nem era se quer cogitado de ter kkkk, ainda bem, pois era uma epoca muito difícil, e nem compensaria te-lo no fim das contas
Eu nunca vi um Atari Jaguar pessoalmente nem pra remédio , apenas nas revistas de games , a soberba da empresa era tão grande que pareceu a história do Titanic , forte, poderoso , imponente mas , na primeira viagem naufragou .......
Sim os cara se acharam de mais e até zoava a concorrência por serem 16 e 32 Bits enquanto o jaguar ia ser 64-bits, mas no Final era quase a mesma coisa que um Super Nintendo com FX integrado fazendo o 64_bits parecer só um click Bait kkkk e quando saiu o Ps1 e viram que ele era mais potente e com gráficos bem melhores, eles acabaram passando vergonha kkkk
"Você sabe o que é o Jaguar? Nunca vi nem joguei, eu só ouço falar" - Eu
Novo
hahahahahah bem isso!
BOA! kkk
Nunca vi. Nunca joguei. E até esse vídeo, nunca tinha ouvido falar.
@@thiagodasilva2956 novíssimo
Ed, nunca pare de fazer vídeos assim. Os Enzos precisam saber da história do videogame e o que levou até o Fortnite.
Nunca vou esquecer da sorte que tive ao conseguir meu Jaguar! Há guns anos, passei numa locadora de bairro (osasco), já não era bem uma locadora, consertava aparelhos e vendia celulares da China. Haviam vários consoles antigos à venda. Perguntei pelo Neo Geo que estava por míseros 800 reais, desanimei e fui saindo quando vi o Jaguar num canto, quase rscondido, e perguntei o preço (nem falei Jaguar, falei aquele ali do fundo rsrs) ... 60 reais ele respondeu, até tremi na hora de pagar, o melhor foi chegar em casa testar e constatar que estava funcionando (veio com o jogo Tempest 2000). Foi o melhor garimpo que já fiz na vida :)
Completo na caixa ou loose? Independentemente foi uma boa aquisição, pior que tive oportunidade de conseguir um em 1998 por R$ 150,00 de um comprador porque ele queria comprar o PS1, na caixa c/ 5 jogos, mas minimizei por saber que comercialmente o console foi um fracasso, mas hoje se tornou artigo de colecionador custando uma verdadeira fortuna, ah se arrependimento matasse.
Meu irmão mora nos EUA desde 89, ele diz que se lembra bem de toda essa onda do Atari Jaguar. Quase não se achava nas lojas e quando achava, quem comprava reclamava que não tinha muitos jogos e os jogos que tinham não faziam jus ao poder do console.
Ed, você nunca fez um vídeo do Saturn. Tive o console antes de ter o play, e por algum motivo eu adorava ele!! Seria animal um vídeo desse console que marcou minha infância.
Up
É impressionante a profundidade que você vai para nos dar essas informações sobre as empresas dos consoles. Parabéns.
Eu tive a oportunidade de ver um jaguar pessoalmente numa locadora aqui do bairro, mas de acordo com o vídeo, não durou muito. Em pouquíssimo tempo se mostrou um fracasso colossal. Enquanto as TVs com SNES ficavam lotadas, o jaguar ficava lá encostado. Ninguém queria.
Como eu disse no outro comentário, o Jaguar foi uma "broxada"
Na minha cidade nem tinha o jaguar! Só em revistas!
Lembro disso, quando chegou jaguar foi uma febre repentina, todos queriam jogar, mas da mesma forma que chegou quem jogava não voltava a jogar, e muitos só de olhar não tinha vontade de jogar, além do mais o custo da hora era maus claro, então rapidamente ficou de lado até o dono da locadora retirar. 3do foi meio termo, mas ainda sim tinha jogos que a galera jogou por mais tempo como road Rash e need for Speedy
Eu tive este videogame por cerca de 3 meses, quando vi que não ia pra lugar nenhum passei adiante e fui pro Sega Saturn. Excelente linha de raciocínio e levantamento histórico do Jaguar. Parabéns!!!
Sega Saturn também não é lá essas coisas.
A diferença dos "bits" nos videogames, estavam ligados diretamente a memória de processamento, pois o 32b tinha uma capacidade muito limitada do que chamamos hoje de "ram".
Ou seja, teoricamente, o 64 bits teria o dobro da capacidade de processar os sprites dos jogos,podendo oferecer mais detalhes visuais,ou uma sensação de movimento maior, favorecendo principalmente os jogos de corrida, e os jogos de ação mais detalhados.
Bits do processador eram importantes até as gerações 32/64 Bits , onde o processador ainda eram responsavel pelo processamento Graficos e depois com o Dreamcast em diante a GPU ou Placa graficas eram responsavel pelo Aceleramento 3D
Todos consoles passaram a ter 32 Bits na CPU e 128 Bits na GPU
Porém nessa epoca era o Processador que fica responsavel por que quase tudo Logo quanto mais Bits melhor.
Bit tbm ta relacionado a quantidade de cores de uma paleta obviamente mais bits, mais cores e melhor grafico, mas hj em dia estagnou nos 128 eu mesmo nunca passei disso no Photoshop
The processor was the 68k. But Atari opened up the documentation of their Audio DSP and their Video GPU much earlier in the life of the console. So devs could use those for CPU stuff. And indeed the GPU and DSP both have a highWord register to read and write 64 bit values from memory in one cycle. And the blitter leaks some details where you can see that it calculates 4 gouraud values and z values in parallel. And the video readout circuit always reads 64 bits at once.
Então.
Na verdade, em relação a processamento gráfico, cada bit é uma trilha na PCB, que interliga a GPU às memórias.
É somente isso.
É a quantidade de dados que a CPU processa a cada instrução. Se o videogame era 64bits, necessariamente a CPU tinha que processar 8 bytes de uma vez a cada instrução. Nas gerações mais recentes a quantidade de bits de processamento da CPU não é tão importante. A capacidade da GPU passou a ser muito mais importante. Mas na época fazia toda diferença sim. Os processadores gráficos eram muito simples e tinham memória bem restrita. Então a velocidade da CPU era primordial.
@@vinisasso Is this on topic though? The Atari CPUs are both 32 bit ( registers, ALU ). Only 64 bit part is the high register.
Quando eu lia nas revistas da época a descrição de que estavam desenvolvendo um vídeo game com processamento em paralelo e 64 bits, o que eu imaginava é que finalmente veria um videogame com jogos pra bater de frente ou portar jogos no nível de qualidade dos melhores arcades da Sega na época.
mesmo lixo com o Nintendo 64, chegou nem perto dos arkades...isso so aconteceu com o Dream Cast...e NEO GEO que por sinal era dos anos 80.
Ed, se vc mora no Japão e se achar um console Jaguar, compre!!Jaguar é uma relíquia!!As pessoas novas não entendem que ter um console é ter uma placa de arcade simplificada.Alguns deles possuem a mesma arquitetura de Pcs da época, como o MSX, Dreamcast e Xbox por exemplo.Esse Jaguar com o jogo Alien VS Predator é ainda meu sonho de consumo.
Pra jogar meia dúzia de jogos mal feitos ou pra os colecionadores de prateleiras deixarem expostos. 🤦♂️
Pois é lembro das revistas de videogame que criaram uma baita expectativa. Até o game sair. Nem tinha espaço nas revistas. Desconheço quem tenha tido, conheci quem tinha 3DO.
Aqui na minha cidade apenas duas locadoras tinham 3do e jaguar... O investimento de ambas na época foi espantoso...
eu tenho 3DO não curto mto.
Finalmente um vídeo seu sobre o Jaguar. Desde de que comecei a assistir os seus vídeos sempre me perguntei porque você ainda não tinha feito um vídeo sobre a história do Jaguar. Esse dia chegou e não vejo a hora de assistir pois gosto muito do seu trabalho de pesquisa sobre a história desses consoles e jogos que marcaram nossa vida. Abçs e tmj.
Pensei sempre o mesmo. Somente o vi numa locadora de video games. Ia lá pra jogar Top Gear e fiquei impressionado vendo o dono da locadora jogar. De fato o jogo da nave parecia legal mas não havia um contexto.
Eu cheguei a ver um jaguar numa locadora e peguei o controle dele.sinceramente não sei como alguém conseguia jogar naquilo.
O que mais me impressionou no vídeo foi o comercial do Jaguar com os macacos 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Sou da geração PS2 em diante, mais acho muito legal conhecer os antigos videogames da época dos meus pais e avós!!!
A menos que seu avô tenha 45 anos, acho difícil ele ter jogado vídeo game por mais novo que vc ou ele seja kkkk
@@jeanvictor9867 meus avós já estão mortos!!! Nunca nem conheci eles, hoje acho que teriam uns 80-90 anos!!!
Eu nunca joguei, mas já peguei em um. Tinha uma loja famosérrima em BH, a Star Games, que era quase uma Super Potato tupiniquim. E lá pra meados de 2005, eu comecei a colecionar consoles retro.
A tal loja tinha centenas de consoles, dentre eles 3DO, Neo Geo Cd, e, claro, Atari Jaguar.
Um belo dia fui até lá com o objetivo de comprar um Jaguar pra mim, era baratinho, coisa de 150 reais naquela época.
Porém, à medida que eu e a vendedora fomos testando os Jaguars, NENHUM funcionou. E se não funcionava, ela não podia vender (pq tinha que dar garantia e talz). Testamos pelo menos uns 6 consoles, e todos davam a tela vermelha da morte, que é quando não reconhecia o cartucho.
Acreditem SE QUISER, a Atari teve a BRILHANTE ideia de fazer um console de cartucho, que NÃO TINHA tampinha protetora do slot! O conector do console ficava TOTALMENTE exposto!
Com poucos meses, se acumulava tanto pó no conector, que o mesmo parava de fazer contato elétrico com os cartuchos!
Ao contrário dos consoles 32 e 64 bits da época, o Jaguar não tinha conexão AV (Composto) padrão no console. Pra usar AV, vc tinha que comprar um cabo proprietário, que era RARÍSSIMO de se encontrar. Sem ele, vc era obrigado a usar conexão RF! Imagina ter que usar isso no "console mais poderoso de todos os tempos" kkk.
O Jaguar ainda sofria do mesmo mal no N64, até de forma mais acentuada, pq em 1994 os cartuchos mal tinham espaço, era coisa de 3 ou 5 Megabytes no máximo (os últimos cartuchos do N64 chegaram a ter razoáveis 128MB), enquanto consoles de CD tinham à disposição discos com (na época) 550 Megabytes. Por isso, mesmo sendo capaz, a maioria dos jogos tinham gráficos simples, texturas ruins ou inexistentes, e som até pior que de mega drive e super nintendo.
O golpe de misericórdia foi o controle. O mesmo não trazia inovação NENHUMA, ao contrário da concorrência, que começava a aparecer com controles analógicos e com vibração.
Apenas 3 botões de ação e um D-pad. Não dava pra, por exemplo, usar num jogo de luta como um Street Fighter ou Mortal Kombat. O teclado numérico abaixo era basicamente inútil.
Lembro do lançamento na época, a gente sabia das novidades do mundo dos games pelas revistas mensais, a propaganda era excepcional, parecia que era o melhor vídeo game do mundo
O "Do The Math" é risível Ed, a Atari bem que tentou, mas a concorrência estava bem adiantada e os compradores do Jaguar se sentiram enganados após a aquisição pois não entregava o que dizia nas propagandas, isto pra uma empresa é enterrar sua história de vez, ainda mais na situação em que ela se encontrava na época!
bit é a unidade mínima computacional, podendo ser 0 ou 1. um conjunto de 8 bits equivale a 1 byte. Hoje em dia temos o qbit, que é o bit quântico, podendo ser 0 ou 1 conforme a situação.
"A galera comprou a ideia de que quanto mais Teraflop melhor, mesmo sem saber exatamente o que Teraflop significava, e se você sabe o que é um Teraflop me conta aí nos comentários..."
kkkkkkkkk bos mano
Sonysta chorando para os teraflops do Xbox?
@@alesteinman acho que bom senso mesmo
A qualidade do teu conteúdo é espetacular, vc já nasceu grande, só espere q vc verá o tamanho q vc vai ser. Abraços
O melhor e mais completo video sobre o Atari Jaguar, eu não tive contato na época só lembro das revistas comentando e mostrando imagens sobre ele. Na época eu já pensava que conseguir um cartucho dele seria como conseguir um de Neo Geo, algo distante para quem jogava Nintendinho, SNES e Game boy. Ótimo trabalho Ed. Um abraço!
Parabéns pelos ótimo trabalho que faz, seu canal é um dos poucos que quando vejo um vídeo de mais de 10 minutos sendo postado ainda assim dá vontade de assitir ...😁
Ed amo seu canal por isso toma cuidado com as imagens que vc usa pra ilustrar seus videos
Às vezes a imagem pode conter um único frame , com algo que pode vir a ser censurado.
Tem muita gente mal intencionada na internet que busca motivos para prejudicar os outros apenas por pura maldade e você não merece
Pois é uma pessoa que faz um trabalho maravilhoso com muita qualidade eu respeito e admiro muito você !
obrigado alexandro!
Em relação a processamento gráfico, cada bit é uma trilha na PCB, que interliga a GPU às memórias.
É somente isso.
No caso do Jaguar, quer dizer que existem 64 trilhas, de liga de cobre, impressas na PCB, que ligam a Unidade de Processamento Gráfico às Memórias Gráficas.
O único benefício nisso, é o aumento de largura de banda, ou acesso às informações armazenadas na Memória Gráfica.
Mas, hoje, métodos de compressão gráfica, desmistificaram a importância dos bits numa PCB. Tanto que é rotineiro de haverem placas de vídeo, com interface de 128bits, visto que o método de "transporte" de informações entre GPU/DRAM, são muito mais aprimorados.
Esses bits, não têm relação com a maneira de processamento interno da GPU ou CPU.
Loco Baltar tem razão! Canal excepcional esse! Parabéns pela qualidade do conteúdo.
Caramba. Nunca tinha ouvido falar desse console. Tb, morando em cidade pequena e sem internet na época, as notícias de games vinham da branquinha de jornal.
Eddy pensei que vc ia falar "Videogame é uma das melhores coisas da vida, não o Jaguar."
😂😂😂😂😂 me perdi no teu comentário
Bite e a capacidade de memória do console o aumento de potência de gráficos e de velocidade
Cara... seus vídeos em formato de documentário são simplesmente magníficos! Quase tudo q sei sobre videogame na vida, aprendi vendo esse tipo de vídeo com o Velberan e agora, com você.
Parabéns e obrigada por me trazer conteúdo de qualidade 😍
achei esse canal por acaso perdi meu pc, e minha tv queimou ta salvando meus dias, continue com esse bom conteúdo
A morte de uma empresa de games é sempre triste, quanta coisa deixamos de conhecer
Quase ganhei um quando tinha treze anos em 1994, um videogame de 64 bit por menos da metade do preço do 3DO (32 bit) era muito tentador, mas cybermorph era muito chato, e era o único jogo que tinha na locadora que importava o videogame, acabei desistindo. Poderiam ter pelo menos Doom.
Fala Ed, tudo bem. Excelente esse seu vídeo. Creio que eu vc temos a mesma idade, e acredite, eu possuo um jaguar na caixa, novinho, com plástico e tudo. Mais ou menos na época, comprei como ponta de estoque, creio que a loja estava querendo se desfazer dos vídeo games rs. Mas é isso, se quiser, mando umas fotos dele depois,. Valeu
Massa, hein! Você tem um tesouro! Parabéns!!
Continue mantendo ele guardado com bastante amor e carinho.
Posta um vídeo dele funcionando
14:14 Falto cita o iron Soldier que pelo oque vi parece ser um dos melhores Jogos do jaguar
Deus abençoe cada o que esta assistindo esse canal de games .. Canal de qualidade
Lembro de um caso de um cara que voltou do Japao para o Brasil com um Neo Geo Aes, e logo quando lançou o Jaguar trocou com o dono da locadora, pensa numa troca ruim, depois de um tempo que esse cara fez!
Ed, precisa fazer um vídeo sobre esse processador Motorola 68000! Esse processador é muito famoso, bom, versátil, que povoou tudo quanto é coisa nos anos 90!
boa sugestão mano 👊
@@aperte E nos anos 80....
1:55 Bit é a quantidade de memoria que um processador processa por ciclo.
Exemplo: um processador de 16 bit e 100 hz processa por segundo 1600 bits ou 200 bytes.
@@joaopaulosilva7120 rapaz chega falando não mas não explica o que realmente é. Poser de tecnologia é o bicho mais chato do mundo.
Quase comprei um na época, mas como já estava "escolado" esperei pra ver se realmente era bom, qnd vi o console lá em uma locadora em Niterói, acabei desistindo. Sorte a minha kkkk
Foi esperto
Acho que um jaguar hj é uma raridade, não sei quanto custa para colecionadores mas deve valer uma grana alta.
chega a ser assustador uma empresa experiente como a ATARI cometer tantos erros infantis como esses
Mais um excelente vídeo. Ed: você é o verdadeiro SHOW do Brasil!
kkkkkkkk vlw Rodolfo 😂😂👊
Eu reparei ontem num vídeo que o cartucho do Jaguar é lindão !
Não imaginava!
Abraço!
Eddy faz um video desses sobre o Atari 5200 (que diziam ate matava pessoas com choque eletrico) e o 7800. E também fala do Indrema um Videogame que prometia arrebentar o PS2, XBox Classic e o GC.
Conteúdo muito bem feito, esse canal merece crescer e receber mais atenção das pessoas
Um dos consoles que ficava no imaginário na primeira metade dos anos 90. Além do Jaguar, era o 3DO e o Sega CD (que não sabíamos muito bem como funcionava e a diferença entre o Mega CD).
Mas depois que saiu o Playstation, Saturn e Nintendo 64, sem falar no Neo Geo que é eterno até hoje com os seus 16 bits, todos os outros viraram lenda.
Falar nisso, não me lembro de vídeos dos consoles que citei do imaginário das pessoas na primeira metade dos anos 90. Lembro vagamente de alguma, mas se puder fazer com esse molde do Jaguar, seria bem legal.
Opa Ed, mais um ótimo vídeo!!!! O computador que a Atari investiu antes do Jaguar foi o Atari Falcon, que foi o sucessor direto das linhas Atari ST e Atari STe, inclusive um possível design do Atari Falcon acabou sendo usado como o design do Playstation 2, o design do Atari Falcon acabou sendo herdado dos ST e STe, por isso eles são praticamente idênticos (com algumas pequenas modificações cosméticas).
Parabéns Amigo seu canal é TOP , muito criativo ! Muito masssa ...... Seu estilo .......de falar.... Parabéns !
Cheguei ver o Jaguar em uma locadora em Nova Iguaçu no RJ. Show de bola mesmo, mas só em comparação aos jogos de 16 Bits.
Os jogos 3D eram estranhos para os olhos, e os polígonos texturizados não eram tão velozes.
Era bonito de se ver, mas não se sabia ao certo o que se estava vendo.
Como foi dito no título desse vídeo: "dramático".
Amei o canal.
Lembra a época que comprava revista.
Eu lia a EGM todo mês no início dos 90 até o meio daquela década e era uma época excitante. Muitos lançamentos, muitos novos conceitos de jogos aparecendo, muitos consoles brigando pra primeira posição. Bons tempos.
Valeu!
O Doom do jaguar pra mim , só perde para o de PC , Cybermorph era esquisito mas divertia ,aquele controle q todo mundo reclamava encaixava perfeitamente nas minhas mãos alcançava todos os botoes inclusive os do teclado,Atari Jaguar. tive um e gostei , mas como era dificil achar jogos eu vendi e comprei um PlayStation
Caraca ele ainda chegou a ser lançado aqui na america do sul?
@@elderleon1844 que eu saiba não , a Atari tava sem grana , eles não conseguia abastecer o mercado americano direito
Maravilhoso! Parabéns pela clareza e produção deste vídeo sobre o Atari Jaguar! É muito bom termos precisão sobre este assunto que tanto amamos.
Ed vídeo muito bom, o seu comentário final fechou com chave de ouro "acho que foi uma gargalhada..." Rsrs 😄
Mano bonita frase no Final
"Quando o homem planeja , Deus RIr "
Realmente é uma verdade , a gente quando se engradece demais da nisso .
Melhor canal pra aprender de verdade sobre a história do Mundo dos games
Ed sou fã e órfão da Atari, foi meu primeiro console Lógico que não era o Atari original, foi o Dynavision (na minha opinião o melhor clone dó Atari na época).Pois na época meus pais não tinham grana para um 2600 original, mas me diverti muito, e assistir ao seu vídeo enriqueceu meu conhecimento sobre a Atari. Parabéns pelo video
Esse eu quase comprei em 1994. Mas,eu sabia já que a Atari andava já dando as suas mancadas…
Cybermorph era bem divertido, principalmente por ser algo impensável para os outros consoles da época. O som do jaguar também era ótimo. O problema era a quantidade limitada de títulos (bons) e principalmente o preço dos cartuxos. Eu tive dois jogos: o próprio cybermorph e o checkered flag, que também não era muito bom. Os jogos que faziam o console valer a pena eram uns 3 ou 4.
Só ví uma unidade do Jaguar uma vez, em uma locadora de jogos pequenas, que ironicamente fechou não muito tempo depois também. É pena que eu estivesse sem dinheiro na época, porque queria alugar pra esperimentar, mas acabei perdendo a chance.
Canal top! Com ctz o melhor canal de games! Parabéns
De todos os vídeos games esse é o que nunca nem vi!!..obg!!!
Mais uma vídeo sensacional, parabéns ! Mas pensei que o Ed não falava de consoles com cheiro ruim 🤣🤣🤣🤣🤣
Eu segurei a respiração por vocês 😂
Um videogame que em seu auge com todos os periféricos , se parecia uma privada não pode ser um sinal muito bom.
"Where did you learn, to fly?"
Não conhecia esse vídeo-game. Para mim nem existia. Mas com o vídeo do canal aperta start matou, mais uma vez minha curiosidade. Muito obrigado. Ótimo vídeo.
Tenho o console,tem poucos jogos bons,mas é uma plataforma pouco aproveitada.
Eu tive a (in) felicidade de ver um desses ao vivo e a cores, logo depois do lançamento. Para quem é de Ctba e era adolescente na época deve lembrar da locadora que tinha no shopping 7 na frente do CEFET, o dono era bem entusiasta, sempre tinha os lançamentos, neo geo também vi lá, mas esse jaguar foi uma frustração sem tamanho, me lembro que o pessoal ficou tirado sarro desse jogo de nave que vinha junto, pois o sons de tiros e outros parecia o Atari 2600
Eu tive o Jaguar, eu queria ele so por causa do jogo Alien. Como sempre mais um video preciso e muito bem feito. Valeu bro 🙌
Jamais vi um Jaguar mas ouvi dizer que seus jogos não prestavam. Tinha potencial mas não gostaram.
Lembro que chegou um Jaguar em uma das Locadoras do meu bairro na década de 1990. Era o mais caro, então a turma continuava jogando Super Nintendo
O console até que é leaglzinho mais não teve uma boa leva de jogos e não teve jogos terceirizados e poucas empresas grandes se envolvendo.
tava ansioso por esse vídeo, por incrível que pareça essa "coisa" está custando $10.000 no ML e tem vários lacrados.
“Lacrados”
@@JoaoHenrique-uz3bs é, mano, lacrados na caixa com plástico e tudo. Novo.
Quem vai querer um peso de papel daqueles?
@@Paulo2k6 antes pesasse peso de papel, deve ser mega pesado ainda kkk
@@Paulo2k6 kkkkkkkkj
Puts,estou velho mesmo,lembro-me de ver esse aparelho nas lojas p vender,tanto o cartucho e o cd,fui e comprei o 3DO.
Na época um colega pegou o Jaguar e me emprestou e fiquei impressionado ao jogar Wolfenstein.
Cara, meu pai tinha o ZX Spectrum clone do Brasil. ChaMando TK-90X, e também a versão pró dele, chamada TK-95. Joguei muito nele... Não tinha cartucho nem disquete, a gente usava fita cassete como mídia pra guardar os jogos. E um gravador pra fazer load e save... Bons tempos. 😄😄
Qual a sua idade? E foi que ano?
@@jtftthjtftth9048 por volta de 1985 a 1989.
@@fabioarodrigues Vlw obrigado
Bom sou novo no canal, Gosto do seu canal porquê você sabe explicar bem a história dos games sem a pessoa se cansar, e fora quê você e carismático para esse tipo de conteúdo também, acho você no melhor no quê faz para explicar isso
Muito obrigado e seja bem-vindo 😁
@@aperte vlw obrigado
Mais rápido do que loading do macaquinho do Neo CD isso é quando ele não travava, estou aqui para comentar, e concluo que se todo plano B fosse bom ele seria sempre o Plano A, Uma revista publicou em 1995, que ele copiava o hardware do Mega Drive, e usava um processador forte para ampliar a potência da maquina, mais acredito que o fracasso foi causado pela maldição do numero 64.
A única lembrança que eu tenho do Jaguar é de um Review de algum jogo dele que saiu na revista Super Game Power. Na mesma revista, ensinavam como fazer todos os Fatalities de MK II. Isso láááá pra meados dos anos 90, nem sei dizer ao certo em que ano era, pois eu era bem criança...
Excelente vídeo, sempre quis saber porque o primeiro console de 64 bit da HIstória foi um imenso fracasso e esse vídeo explicou muito bem sobre isso. Parabéns pelo conteúdo, adoro esse canal!
P.S: Na mesma revista tinha um mini detonado sobre o jogo Sub-Terrania, do Mega Drive.
A minha hora do almoço sempre melhora quando tem vídeo do Ed, mais um vídeo foda!
Parabéns pelo ótimo vídeo!
Seu canal é muito TOP, gosto muito!!
Excelente vídeos! Bela pesquisa! Muito obrigado!
Eu vi um único Jaguar, uma vez a venda em uma das lojas americanas, na era pré-internet. E foi muito curioso ver o símbolo "atari" nele. Acho que fiz a mesma pergunta que tudo mundo: "Onde vou conseguir jogos pra isso?“, e logo abandonei os pensamentos de convencer meu pai a comprá-lo, por mais impressionante que esse videogame parecesse. Na minha visão, a Atari já havia falido a muito tempo, pois a notícia do crash já havia se espalhado e não tínhamos mais notícias dela. Injustiçado? Talvez, mas eles não viram algo que o Bill Gates viu: um computador, sem software, é apenas uma caixa com luzinhas...
Já joguei algumas vezes na casa de um amigo que estava querendo comprar de outro e estava provando. Joguei alien x predator, adorei o jogo. Joguei Doom pela primeira vez, também gostei e aquele jogo de nave dos infernos. Para mim, vendo daquela época o console era muito promissor.
5:14 it é um bom filme, ótimo ator.
kkkkk
Nesse canal, já chego dando o like antes mesmo de ver o vídeo!!!
Parabéns pelo vídeo, sensacional! Eu cheguei a jogar o Jaguar em uma locadora de games. Lembro da grande expectativa que foi criada na época e depois a grande decepção com os jogos do Jaguar. Acho que a intenção da Atari era até boa, mas deixou muito a desejar pela falta de planejamento.
Lembro das revistas fazendo propagandas do quanto era épico o vídeo game que ninguém nunca nem viu.
Lembro que na locadora do bairro, tinha um jaguar com leitor de CD, o dono chamava o jaguar dele de privada, por causa do design idêntico ao de uma privada.kkkkkkkkkkk
Design sanitário 😂😂😂
Tem alguma entrevista com você? Seria legal saber mais da sua história. Abs e parabéns pelo canal
Lembro de ter comprado um Jaguar usado em 2001, nem havia UA-cam, pouco se conhecia sobre a biblioteca do Jaguar. A primeira coisa bizarra é quando se liga o console: não acreditei na cafonice daquela cena com o cubo com faces mapeadas com uma onça e um rugido seguido de umas notas de teclado de churrascaria. Mas beleza, pensei, vamos em frente. O primeiro cartucho que inseri no console era chamado RUINER PINBALL. Simplesmente um dos piores pinball de todos os tempos. Era o começo da decepção total, só deu pra jogar Cannon Fodder, que é quase idêntico ao de Amiga.
Bom vídeo. Like pela camiseta do the office tb.
Fiquei sabendo que esse vídeo game e muito precioso quem tem Atari Jaguar não passa ele de jeito nenhum tem um valor....