Ana, voce é extraordinária! Sempre que necessito de orientação busco teu Site. Tenha vida longa com saúde para estar sempre entre nós. Deus acima de tudo e com voce.
Bom dia Carmem! Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! ;-)
Olá Selma, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. Quanto ao "Molho de Mostarda" pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou bom mesmo! OK?
Olá Neide, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Ola Ana dezejo tudo de bom Achei vc a pouco....estou amando sua explicação (clara,objetiva,minuciosa no ponto certo)vc ja fez ginger beer? Gostaria muito de aprender com vc Vi um video...mas muito confunso a explicação medidas no caso😔 Obrigado se puder me responder 🥰
Olá Juraci, muito obrigada pela participação e pela sugestão. Vou pesquisar, fazer uns testes e ficando bom, faço um vídeo e te aviso quando publicarmos. OK?
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Fique a vontade. É que eu prefiro aproveitar para fazer vinagres apenas com as "limpezas/sobras" dos ingredientes. Afinal, as leveduras e bactérias não "vêem" diferença entre as cascas e polpa... ;-)
Por nada! Viseu é uma cidade grande comparada com Canas, que tem apenas 520 habitantes na região central. É uma vila situada numa área rural e nas caminhadas matinais que faço com meu marido, matamos a saudade da fazenda, pois logo estamos em meio a casas com quintais com árvores frutíferas e fazendolas com vacas, ovelhas, parreiras e oliveiras. Tudo muito bem tratado e verde, agora que entrou o tempo chuvoso. ;-)
Muito bom! Adorei, obrigada por fazer esse vídeo Ana! Cenoura é um ingrediente que geralmente sobram muitas cascas aqui em casa, vou fazer o vinagre sempre! Adorei!
Olá Juliana, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Mas a ideia é realmente poder usar as partes dos ingredientes que não aproveitamos. ;-)
Olá Cacinho, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Gostaria de um esclarecimento sobre o vinagre de cenoura ou outro. Se vou fazer pela primeira vez, o que colocar para substituir a mãe? Desde já te agradeço. Ana Maria
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. Vc poderia até adicionar uns 100 ml de um vinagre não pasteurizado a venda no mercado, mas sinceramente não vejo necessidade. Boa sorte! ;-)
Olá Tamara, muito obrigada pela participação e seja bem-vinda ao mundo maravilhoso das fermentações caseiras. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Olá Ana, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Fiquei a louça do vinagre ,gostaria de saber se posso comercializar esses vinagres feito por mim?Acho que de boca em boca .Mas tenho dúvidas quanto isso.
Olá Nubia, muito obrigada pela participação! Pois é, o problema é que é mesmo uma atividade viciante... Não vejo qualquer problema nas vendas boca a boca, pois as exigências (rotulagem correta, nfe, teor alcoólico máximo, acidez mínima, etc.) ocorrem mesmo apenas na venda para estabelecimentos comerciais. Observe as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes) e boas vendas! ;-)
Olá Kubowski, muito obrigada pela participação! Perfeitamente! Mesmo que sua água seja clorada, o tempo que ela passa no filtro, com certeza vai evaporar todo o cloro. Eu adorava a qualidade da água do meu filtro de barro, mas acabei trocando por um filtro mais moderno... ;-(
Sim, com certeza! As mães dos vinagres nada mais são do que estruturas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, e que portanto "trabalham" desde que haja condições favoráveis e glicose ou frutose disponível. OK?
Como já tivemos uma agroindústria na fazenda que comercializava conservas, geleias, sais temperados e vinagres, realizando entregas em todo o Brasil, posso dizer que as exigências das lojas são muitas, mas basta temos rigor com a qualidade que tudo funciona sem maiores problemas. OK?
Olá Gabriel, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Os legumes e verduras já possuem naturalmente colônias de leveduras e bactérias, que encontrando boas condições para se reproduzirem (razão da importância de serem observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), apresentarão o crescimento desejado. Após a obtenção de sua primeira mãe, utilize-a no preparo de novos vinagres e assim garantir um maior fornecimento inicial desta microflora benéfica. Boa sorte! ;-)
Olá Ana! Tudo bom? Que interessante essa sua Seguidora pedir que faça vinagre de cenoura. Faz uns 6 meses que estou fazendo esse tipo de vinagre. Testei com cenouras trituradas e não trituradas. Fiz diferente de você. Fiz com fermentação para produção de álcool, e depois, é que pus a "mãe do vinagre" feita com vinho. Vou escalonar com volume maior...e depois para 50 ou 100 litros. Parabéns pelos seus vídeos. Depois, vou postar o meu. Sou residente na Ilha de Itamaracá-PE. Até!
Olá Alessandro, muito obrigada pela participação! Muito interessante sua proposta! Quando ainda morávamos na fazenda, onde tínhamos uma lavoura de palmito pupunha, fabricávamos vinagre com a limpeza do palmito (que já vendíamos limpo em bandejinhas), que triturávamos em uma picadeira de forragens e colocávamos com água de nascente e açúcar em latas plásticas de 100 litros forradas com sacos próprios para alimentos. Como o clima em Cachoeiras de Macacu é bem quente, logo iniciava-se a formação das mães e o vinagre era maravilhoso. Sucesso! ;-)
Olá Eliane, muito obrigada pela participação! Pode ser que seja a falta de microrganismos na casca de ingredientes provenientes de cultivos tradicionais e depois escovados e lavados para a venda. O abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Parece que vc adivinhou, pois ontem mesmo gravamos a primeira parte do vídeo do "Vinagre de Beterraba", que ficou com uma cor linda e deve ficar pronto dentro de uns 20 dias. ;-)
Chef. Ana. Para uma maior produção de vinagre, posso congelar as cascas até conseguir a quantidade desejada? Eu, na minha hipótese, acredito que o frio possa matar as bactérias e assim não gerar o vinagre.
Muito bem colocado! Mas embora certamente deva haver uma redução na população da flora bacteriana, esses "bichinhos" são muito resistentes e voltarão a se reproduzir assim que as condições se tornem favoráveis. Quem já teve laticínio como nós, sabe que mesmo na pasteurização não se consegue eliminar completamente as bactérias presentes no leite.
Entendi. Minha esposa comentou algo útil. Quando estiver chegando a quantidade desejada, as últimas cascas não congelar. Elas serão parte de ajuda na contaminação das demais. Obrigado Chef.
Olá bom dia, e pra quem vai fazer esse vinagre pela primeira vez e não tem essa mãe, como proceder pela primeira vez? E se essa mãe é conservada depois de adquirida na geladeira
Olá Cida, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício a um intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. A “mãe do vinagre” deve ser conservada por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Principalmente se não for utilizar a mãe, recomendo umas 300 gr de ingrediente (no caso das cenouras, que sejam raladas) para 100 gr de açúcar. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Chef Ana fiquei com uma dúvida em relação a quantidade, qualquer sabor de vinagre posso substituir na mesma proporção? Faço bolos e queria substituir o vinagre da receita pelo vinagre que ensina 😍 posso substituir na mesma quantidade? Gratidão Chef Ana
Olá Lucimar, muito obrigada pela participação! Temos então uma alquimista em produção? Eu tenho dado para vizinhos e conhecidos, mas vc pode sim fazer Kombucha ou Probióticos. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Kombucha” na playlist “Probióticos”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
A formação da “mãe do vinagre” demonstra que o vinagre está saudável, pois ela nada mais é do que a colônia concentrada de bactérias acéticas benéficas e pronta para ser utilizada na fabricação de um novo vinagre, que não precisa obrigatoriamente utilizar o mesmo ingrediente do anterior.
Pois é, confesso que me surpreendi quando ainda na fazenda, após a colheita do palmito pupunha, fizemos os primeiros testes com partes da palmeira, pois estas apresentam uma leve doçura e basta haver frutose para que haja fermentação. Incrível, né? ;-)
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 fiz um de maçã uma vez e depois q coei, observei q se formou uma " gelatina". Será isso a mãe? Eu não sabia, descartei
Ana,obrigada pelos vídeos. Vc poderia me ensinar como fazer doce de laranja da terra? Sei q eh muito trabalhoso.Tem como abreviar o processo? To esperando acabar a pandemia acabar para mudarmos para Portugal.Q cidade vc está morando?
Olá Nisara, primeiramente te desejo sucesso na mudança! Estamos morando em Canas de Senhorim, próximo a Viseu, e apesar de quase todo quintal aqui na região ter pés de laranja e limão, ainda não vi laranja da terra por aqui... Mas quando achar, prometo fazer uns testes e dando certo, faço um vídeo e te aviso quando publicarmos. OK?
Olá Dalva, muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. OK?
Olá Rosileia, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício a um intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Boa noite , Ana!! Estou fazendo im vinagre de manga, e com 8 dias, a contar do início, quando peguei o pote para mexer o líquido e evitar o mofo, notei uma película branca na parte de cima!! Pergunto: É possível ser uma mãe, já que se passou tão pouco tempo??
Olá Diogo, muito obrigada pela participação! Temos então mais um alquimista no pedaço? Final de Primavera, temperaturas subindo... Sim, tempo mais que suficiente para o início da formação de uma mãe do vinagre (consistência gelatinosa e aroma agradável e avinagrado). ;-)
Olá Sonia, pode sim! Com a adição de uma mãe ou de um pouco de outro vinagre sempre ajuda, pois estaremos introduzindo colônias de bactérias que irão garantir uma boa fermentação, mas cuide da higiene dos utensílios e ingredientes que o processo de transformação se instala naturalmente. OK?
Ana, voce é extraordinária! Sempre que necessito de orientação busco teu Site. Tenha vida longa com saúde para estar sempre entre nós. Deus acima de tudo e com voce.
Olá Amabile, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Eu a companho voce e uma mulher incrivel muito inteligentisma
Olá Clara, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo elogio! ;-)
Oi Ana, estou amando tuas receitas.
Olá Ana, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 👍🏻👍🏻💖
BOA tarde. Como VOCÊ e carinhosa com o que faz
Bom dia Carmem! Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! ;-)
Vc é nota mil no que faz
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
Senha muito bom! Eu gosto da vossa receitas. Obrigada!
Olá Miguelinho, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
Maravilha eu planto cenoura para o consumo
Olá Luciene, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Quando fizer me diga como ficou!
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 venho sim
Como eu faço pra adquirir essa mãe? Achei interessante essas receitas amei e gostei da mostarda vou fazer obrigada 😋
Olá Selma, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica.
Quanto ao "Molho de Mostarda" pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou bom mesmo! OK?
como eu cinsigi amae para por naa cascas obrugada sou do brasil neide amei os videos
Olá Neide, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Adorei Obrigada seus vinagres e seus ensinamentos são sucessos.
Olá Del, fico feliz por vc seguir curtindo e apreciando nosso trabalho! ;-)
Ola Ana dezejo tudo de bom
Achei vc a pouco....estou amando sua explicação (clara,objetiva,minuciosa no ponto certo)vc ja fez ginger beer?
Gostaria muito de aprender com vc
Vi um video...mas muito confunso a explicação medidas no caso😔
Obrigado se puder me responder 🥰
Olá Juraci, muito obrigada pela participação e pela sugestão. Vou pesquisar, fazer uns testes e ficando bom, faço um vídeo e te aviso quando publicarmos. OK?
Que espetáculo de receita. Goistei muito. Abraços.
Olá Glorinha, este realmente é um dos meus vinagres favoritos! ;-)
Vo fazer da cenoura intera
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Fique a vontade. É que eu prefiro aproveitar para fazer vinagres apenas com as "limpezas/sobras" dos ingredientes. Afinal, as leveduras e bactérias não "vêem" diferença entre as cascas e polpa... ;-)
Vou fazer, eu fiz vinagre de manga e amei.
Olá Michael, ele fica realmente muito interessante. Pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou bom mesmo! OK?
Nossa de manga que demais
Olá Neila, ele fica realmente muito interessante. Pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou bom mesmo! OK?
Obrigada Ana.
Conheço Viseu.A sua cidade não cheguei a ir.Abraço e my obrigada
Por nada! Viseu é uma cidade grande comparada com Canas, que tem apenas 520 habitantes na região central. É uma vila situada numa área rural e nas caminhadas matinais que faço com meu marido, matamos a saudade da fazenda, pois logo estamos em meio a casas com quintais com árvores frutíferas e fazendolas com vacas, ovelhas, parreiras e oliveiras. Tudo muito bem tratado e verde, agora que entrou o tempo chuvoso. ;-)
Muito bom! Adorei, obrigada por fazer esse vídeo Ana! Cenoura é um ingrediente que geralmente sobram muitas cascas aqui em casa, vou fazer o vinagre sempre! Adorei!
Olá Juliana, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Mas a ideia é realmente poder usar as partes dos ingredientes que não aproveitamos. ;-)
Muito legal, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Mas fiquei com essa dúvida, se eu for fazer do zero, vai ser criado uma mãe?
Olá Cacinho, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Gostaria de um esclarecimento sobre o vinagre de cenoura ou outro.
Se vou fazer pela primeira vez, o que colocar para substituir a mãe?
Desde já te agradeço.
Ana Maria
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica.
Vc poderia até adicionar uns 100 ml de um vinagre não pasteurizado a venda no mercado, mas sinceramente não vejo necessidade. Boa sorte! ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Muitíssimo obrigada!
Boa noite Chefe Ana,como Ad quirir essa linda mãe para eu começar a fazer os vinagres obrigada ❤❤❤22/3/2024
Olá Tamara, muito obrigada pela participação e seja bem-vinda ao mundo maravilhoso das fermentações caseiras. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Boa noite Ana como se faz a mãe para fazer o vinagre de cenoura
Obrigada
Olá Ana, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 obrigada
Fiquei a louça do vinagre ,gostaria de saber se posso comercializar esses vinagres feito por mim?Acho que de boca em boca .Mas tenho dúvidas quanto isso.
Olá Nubia, muito obrigada pela participação! Pois é, o problema é que é mesmo uma atividade viciante... Não vejo qualquer problema nas vendas boca a boca, pois as exigências (rotulagem correta, nfe, teor alcoólico máximo, acidez mínima, etc.) ocorrem mesmo apenas na venda para estabelecimentos comerciais. Observe as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes) e boas vendas! ;-)
Pode ser água filtrada? filtro de Barro
Olá Kubowski, muito obrigada pela participação! Perfeitamente! Mesmo que sua água seja clorada, o tempo que ela passa no filtro, com certeza vai evaporar todo o cloro. Eu adorava a qualidade da água do meu filtro de barro, mas acabei trocando por um filtro mais moderno... ;-(
Então posso usar outra mãe para fazer qualquer sabor
Sim, com certeza! As mães dos vinagres nada mais são do que estruturas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, e que portanto "trabalham" desde que haja condições favoráveis e glicose ou frutose disponível. OK?
Poderia falar algo sobre isso?
Como já tivemos uma agroindústria na fazenda que comercializava conservas, geleias, sais temperados e vinagres, realizando entregas em todo o Brasil, posso dizer que as exigências das lojas são muitas, mas basta temos rigor com a qualidade que tudo funciona sem maiores problemas. OK?
Vou fazer pela primeira vez e eu não tenho a mãe , posso fazer normalmente né ?
Olá Gabriel, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Os legumes e verduras já possuem naturalmente colônias de leveduras e bactérias, que encontrando boas condições para se reproduzirem (razão da importância de serem observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), apresentarão o crescimento desejado. Após a obtenção de sua primeira mãe, utilize-a no preparo de novos vinagres e assim garantir um maior fornecimento inicial desta microflora benéfica. Boa sorte! ;-)
Olá Ana! Tudo bom? Que interessante essa sua Seguidora pedir que faça vinagre de cenoura. Faz uns 6 meses que estou fazendo esse tipo de vinagre. Testei com cenouras trituradas e não trituradas. Fiz diferente de você. Fiz com fermentação para produção de álcool, e depois, é que pus a "mãe do vinagre" feita com vinho. Vou escalonar com volume maior...e depois para 50 ou 100 litros. Parabéns pelos seus vídeos. Depois, vou postar o meu. Sou residente na Ilha de Itamaracá-PE. Até!
Olá Alessandro, muito obrigada pela participação! Muito interessante sua proposta! Quando ainda morávamos na fazenda, onde tínhamos uma lavoura de palmito pupunha, fabricávamos vinagre com a limpeza do palmito (que já vendíamos limpo em bandejinhas), que triturávamos em uma picadeira de forragens e colocávamos com água de nascente e açúcar em latas plásticas de 100 litros forradas com sacos próprios para alimentos. Como o clima em Cachoeiras de Macacu é bem quente, logo iniciava-se a formação das mães e o vinagre era maravilhoso. Sucesso! ;-)
Nao consigo criar a mae no meu vinagre 🤭...faço tudo como vc explica.
Olá Eliane, muito obrigada pela participação! Pode ser que seja a falta de microrganismos na casca de ingredientes provenientes de cultivos tradicionais e depois escovados e lavados para a venda. O abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Não vi vinagre de beterraba, também planto para o consumo
Parece que vc adivinhou, pois ontem mesmo gravamos a primeira parte do vídeo do "Vinagre de Beterraba", que ficou com uma cor linda e deve ficar pronto dentro de uns 20 dias. ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 obaaa, fico imaginando a cor e o sabor
Chef. Ana. Para uma maior produção de vinagre, posso congelar as cascas até conseguir a quantidade desejada? Eu, na minha hipótese, acredito que o frio possa matar as bactérias e assim não gerar o vinagre.
Muito bem colocado! Mas embora certamente deva haver uma redução na população da flora bacteriana, esses "bichinhos" são muito resistentes e voltarão a se reproduzir assim que as condições se tornem favoráveis. Quem já teve laticínio como nós, sabe que mesmo na pasteurização não se consegue eliminar completamente as bactérias presentes no leite.
Entendi. Minha esposa comentou algo útil. Quando estiver chegando a quantidade desejada, as últimas cascas não congelar. Elas serão parte de ajuda na contaminação das demais.
Obrigado Chef.
Olá bom dia, e pra quem vai fazer esse vinagre pela primeira vez e não tem essa mãe, como proceder pela primeira vez? E se essa mãe é conservada depois de adquirida na geladeira
Olá Cida, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício a um intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica.
A “mãe do vinagre” deve ser conservada por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 obrigada pela atenção, obrigada pela gentileza de explicar 🙏🙏🙏
se quiser usar mel no lugar do açucar sera que da certo,,se sim qual quantidade
Há quem recomende não usar mel no preparo de vinagres e probióticos para se evitar o crescimento de alguma flora indesejável. ;-(
Pra fazer com a cenoura inteira quantas precisa
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Principalmente se não for utilizar a mãe, recomendo umas 300 gr de ingrediente (no caso das cenouras, que sejam raladas) para 100 gr de açúcar. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 gratidao abençoada
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Chef Ana fiquei com uma dúvida em relação a quantidade, qualquer sabor de vinagre posso substituir na mesma proporção?
Faço bolos e queria substituir o vinagre da receita pelo vinagre que ensina 😍 posso substituir na mesma quantidade? Gratidão Chef Ana
Então quer dizer que a mãe é a Kombucha, como devo proceder para fazer , pois estou com várias mãe e não sei
Olá Lucimar, muito obrigada pela participação! Temos então uma alquimista em produção? Eu tenho dado para vizinhos e conhecidos, mas vc pode sim fazer Kombucha ou Probióticos. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Kombucha” na playlist “Probióticos”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233vou dar uma olhada no vídeo de kombucha! Muito Obrigada!
O que é a mãe que você coloca no vinagre
A formação da “mãe do vinagre” demonstra que o vinagre está saudável, pois ela nada mais é do que a colônia concentrada de bactérias acéticas benéficas e pronta para ser utilizada na fabricação de um novo vinagre, que não precisa obrigatoriamente utilizar o mesmo ingrediente do anterior.
Muito bom. E pensar que até então todoo vinagre era feito de vinho que azedava.
Pois é, confesso que me surpreendi quando ainda na fazenda, após a colheita do palmito pupunha, fizemos os primeiros testes com partes da palmeira, pois estas apresentam uma leve doçura e basta haver frutose para que haja fermentação. Incrível, né? ;-)
Quando não tem mãe gasta quando tempo
Geralmente leva mais uma semana. OK?
E quem tá fazendo pela primeira vez e não tem a mãe?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 fiz um de maçã uma vez e depois q coei, observei q se formou uma " gelatina". Será isso a mãe? Eu não sabia, descartei
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 tudo muito bem higienizado, aprendi no curso do Senac
Tenho excelentes referências aos cursos do Senac! Eles estavam apenas iniciando quando me formei na primeira turma de Gastronomia da Estácio. ;-)
Ana,obrigada pelos vídeos.
Vc poderia me ensinar como fazer doce de laranja da terra? Sei q eh muito trabalhoso.Tem como abreviar o processo?
To esperando acabar a pandemia acabar para mudarmos para Portugal.Q cidade vc está morando?
Olá Nisara, primeiramente te desejo sucesso na mudança! Estamos morando em Canas de Senhorim, próximo a Viseu, e apesar de quase todo quintal aqui na região ter pés de laranja e limão, ainda não vi laranja da terra por aqui... Mas quando achar, prometo fazer uns testes e dando certo, faço um vídeo e te aviso quando publicarmos. OK?
Oi oque é à mãe?
Olá Dalva, muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. OK?
COMO FAÇO A MAE?
Olá Rosileia, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício a um intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Boa noite , Ana!!
Estou fazendo im vinagre de manga, e com 8 dias, a contar do início, quando peguei o pote para mexer o líquido e evitar o mofo, notei uma película branca na parte de cima!! Pergunto: É possível ser uma mãe, já que se passou tão pouco tempo??
Olá Diogo, muito obrigada pela participação! Temos então mais um alquimista no pedaço? Final de Primavera, temperaturas subindo... Sim, tempo mais que suficiente para o início da formação de uma mãe do vinagre (consistência gelatinosa e aroma agradável e avinagrado). ;-)
Ana querida. Bom dia, como vou fazer a primeira vez eu não tenho mãe. Posso fazer assim mesmo? Bjs
Olá Sonia, pode sim! Com a adição de uma mãe ou de um pouco de outro vinagre sempre ajuda, pois estaremos introduzindo colônias de bactérias que irão garantir uma boa fermentação, mas cuide da higiene dos utensílios e ingredientes que o processo de transformação se instala naturalmente. OK?