🦉Aqui está o CURSO para lhe trazer segurança durante os seus atendimentos: Fundamentos da Altas Habilidades e Superdotação: lygiapereira.com.br/altas-habilidades-fahs/
Sou o contrário KKKKKK fico na média em português, e em história e geografia sou boa! Normalmente sou melhor em matemática e física, onde minha escola é um pouco rigorosa enquanto a maior parte da sala fica com notas vermelhas, sempre passo com 9 ou 10.
@@marcusca7624 Acredito que seja mesmo, porém na minha cabeça não tenho altas habilidades nem superdotação, pq só tenho uma certa facilidade em duas matérias, e ninguém nunca disse ou sequer comentou sobre essa facilidade, então não é algo extraordinário, só comum 🤙🏼 Inclusive seu comentário foi necessário para as pessoas de humanas perceberem que podem ser superdotados ou ter altas habilidades!
Muitíssimo obrigado pelo vídeo:) adoro o seu canal e vivo acompanhando. Recentemente eu fui diagnosticado ( só com 18 anos)com TEA e SD/AH, e isso me ajudou a entender muita coisa que já aconteceu na minha vida. Eu sou pianista e desde que comecei meus estudos em 2018 os professores reclamavam para os meus pais que eu não queria aprender Bach mas queria ticar Chopin. Infelizmente muitas pessoas não acreditam que eu esteja no TEA pelo preconceito de que autistas são pessoas sem expressão artística. Acho que uma das partes mais legais de todo esse processo de terapia e diagnóstico é a gente ir se conhecendo melhor, se aceitando e entendendo que tá tudo bem:)
O mesmo ocorre comigo! Fui diagnosticada recentemente com TEA e SD/AH e muitos invalidam meu diagnóstico. No meu caso, eu me desenvolvi como pintora e pinto em qualquer mídia que eu encontrar. E o canal tem sido muito importante no processo de me entender e de me aceitar. Retirar as culpas e poder ser quem eu realmente sou. Foi muito bom poder ler seu comentário e ver que não estou sozinha nesse processo 😊
Muito bom o video. Eu desenho desde crianca, e meus desenhos de crianca sempre foram fora da curva. Eu sou boa para resolver problemas e ate mesmo na arte eu penso quando se tivesse solucionando problemas, como na hora de desenhar ou pintar. Eu tbm escrevo e perco varias horas pensando nisso que è como se eu tivesse solucionando um problema, na hora de escrever vc precisa fazer um plot que faça sentido, então é como um quebra cabeca para mim. No trabalho a mesma coisa, eu sempre acho as coisas erradas e as vezes os colegas ficam chateados comigo, eu sou carpinteira 😅
seus conteúdos são muito bons, Lygia! sou autista nível um de suporte e em rastreio e aprofundamento de ser ah/sd. aprendo muito com você. é transformador!
Muito obrigada pelo video, pelas indicações dos livros eu amei. 😻 tava cozinhando a janta e coloquei o vídeo pra escutar, gente que susto ouvindo meu nome no meio do vídeo. 😅💐😆 Desconfio que tenho AHSD, passei a ter esta desconfiança quando as pessoas começaram a elogiar muito a minha memória, meu raciocínio rápido e capacidade de juntar e associar informações ( que pra mim era normal). Este seu video foi muito essencial pois me trouxe ampliação de compreensão sobre como eu experiencio o mundo. Sou uma pessoa que gosta de resolver problemas, estudar, busco soluções sempre. Quando me interesso por qualquer tema entro no modo hiperfoco e estudo muito. Meu cérebro nunca para, está sempre pensando em alguma coisa. Sou muito questionadora, na infância tive muitos problemas com meus pais por que eu queria saber os por quês das coisas, eles não sabiam explicar por que não deixavam eu fazer alguma coisa. Eu vivi a fase de isolamento social, as pessoas não entendiam o que eu falava. Fui encontrando outras pessoas que gostam de conversas mais profundas, não me sinto mais só neste mundo. Seu trabalho é maravilhoso, continue. ❤ Muito obrigada 🙏🏻✨
Hey, Mari!!! Espero que tenha tido um excelente jantar! Muito obrigada por compartilhar as vivências de um cérebro intenso! Fico feliz por fazer parte do seu processo de autoconhecimento! 💜✨♾️✨🧠
Seus vídeos vêm de encontro ao que eu procurava. Sou professora da Sala de Recursos Multifuncionais e estudiosa do TEA. Estou começando a ter um grande interesse pessoal pelas AH/SD pois, as pessoas com altas habilidades também sofrem por serem fora da curva e muitas vezes no trabalho, não têm a devida valorização. Precisamos trabalhar com as novas gerações para que as crianças possam se desenvolver plenamente nas escolas e tenham uma boa percepção do seu alto funcionamento, pois se não cuidarmos, esse poderá ser visto como um dificultador e não como as inúmeras possibilidades que traz. Gratidão!
Fiz minha avaliação neuropsicológica, mas não passei pelo psiquiatra. A neuropsicóloga não considerou AH/SD, mas considerou TDAH "compensado" pela inteligência. Li uns artigos, vídeos e estudos e meus resultados se aproximam a dupla excepcionalidade. Hoje eu me considero um "quase" nos 3 contextos rsrs, tenho prejuízos do TDAH mas não tanto quanto relatos que vejo (na internet e na escola), ao mesmo tempo as vezes me aproximo das AH/SD e das características, mas não tudo. Sinto a assicronia, me dou bem na área acadêmica, em estudos, aprendo rápido, vou bem em provas etc. Mas desde criança e ainda na fase adulta as vezes me perco em situações simples, e em alguns contextos não consigo demonstrar essas habilidades.
A inteligência realmente ajuda bastante, @prof.diegonascimento7472! Por isso você investigou profundamente a neurodiversidade e já sabe quais são os seus pontos fortes! Parabéns! E obrigada pela presença! 🧠
TDAH e AHSD diagnosticado aqui. Me identifico com cada parte e já consumi muito conteúdo em vários formatos sobre ambos os temas mas adoro a forma como você explica e também a sua voz, super calmante. Obrigado!
Eu vou chorar. Tenho literalmente todos os sinais e me sinto burro agora adulto, é uma sensação angustiante. Tenho ansiedade hoje e descobri que a falta de conteúdo e coisas novas pra absorver piora isso.
É angustiante, mas mesmo me achando burra, acabei virando professora universitária, uma professora esquisita, mas digo que dá para fazer muito na vida, não importa quem nem o quê, importa dar o nosso melhor e, no mínimo, pensar que por acaso alguém pode te valorizar. Enfim, acredite e vá com tudo. E só some as vitórias, os fracassos fazem parte do caminho para chegar a elas.
Me identifiquei com tudo menos a parte de gostar da parte matemática kkkkk(bem, na época do vestibular até que fiquei viciada por causa dos padrões, mas foi por obrigação que busquei entender). Minha psicóloga me disse para fazer os testes para AHSD, porém ainda não fui atrás. O engraçado é que me acho burra, mas as pessoas ao meu redor me acham muito inteligente e criativa.
Vejo que é muito comum que as pessoas nos vejam assim. Tenho ahsd e vários amigos com o mesmo. Minha sensação é de que as pessoas "simples" se impressionam facilmente, afinal fazer um cálculo rapidamente de cabeça pode parecer impressionante (e é), mas a verdade é que qualquer pessoa pode aprender a fazê-lo com prática, familiaridade e alguns macetes mentais, assim como se pode aprender a fazer truques de mágica. Elas provavelmente só levarão mais tempo pra alcançar isso do que uma pessoa com ahsd ou, pelo menos, com maior grau de inteligência lógico-matemática. Com meus amigos, o ambiente é completamente diferente. Não ficam me bajulando ou dizendo que sou inteligente o tempo todo, como amigos sem ahsd e pessoas mais distantes fazem, e todos compartilhamos do pensamento de que não somos tão inteligentes assim. Não por síndrome do impostor ou algo parecido, mas - pelo menos falando por mim - pelo conhecimento que temos que nos expõe a um nível maior ainda de informações, que muitos não vêem - algo similar ao efeito de Dunning-Kruger. É como se essas pessoas só enxergassem o mar e achassem que a água só se expande até o horizonte, enquanto nós sabemos que a água vai além, por termos remado até o horizonte. Não é que sejamos melhores ou superiores, apenas temos facilidade em coisas que muitas pessoas têm dificuldade: analisar e aprender. De fato, não acredito que exista ninguém "burro". Todos são capazes de aprender qualquer coisa, algumas só vão ter mais dificuldade em certos tópicos do que outras. O problema é quando colocam em suas cabeças de que são incapazes de aprender o tópico. Lembro de um colega do ensino médio que vivia dizendo que "era burro e nunca iria conseguir aprender matemática". Um dia perdi a paciência, sentei com ele a tarde toda na escola e expliquei a matéria toda de outra maneira, desenhando pra ajudar na visualização. Ele aprendeu, viu que era capaz de aprender e o pensamento dele mudou. Passou a participar da aula e de vez em quando ainda me pedia ajuda, porém não pra ensinar a matéria, mas sim pra ajudar com o estudo, repassando questões e etc. As notas dele melhoraram e hoje ele é professor (não de matemática kk).
Não tenho diagnóstico, mas tenho fortíssimas suspeitas de ser superdotado. Porém, diferente da maioria dos comentários em que ela apontava a dificuldade de comportamento na escola, eu sempre fui a criança perfeita, que não dava trabalho. Isso porque sempre foi muitíssimo claro pra mim o que os adultos esperavam das crianças, e eu conseguia ler o ambiente tão bem a ponto de ser sempre a criança exemplo. Pode parecer bom, mas enquanto os adultos me adoravam, as crianças me rejeitavam, em especial porque eu as rejeitava primeiro, visto que não entendia qual era a dificuldade para se comportar ou para aprender. Já chamei uma menina de burra porque ela não aprendia e nem tentava fazer ao menos o trabalho de casa. A minha impaciência com as crianças me fazia não ver sentido em participar das brincadeiras que não fossem intelectualmente desafiadoras, e quase sempre preferia conversar com adultos a me envolver com crianças da minha idade. Com isso, eu desenvolvi uma sensação de desencaixe que, na adolescência, virou uma ânsia de fazer o possivel para me encaixar me escondendo (e até assumindo uma personalidade "lerda"), o que obviamente gera uma frustração e uma sensação de rejeição, que construiu uma crença de que sou indesejado e que atrapalho ou desagrado. Muito difícil se sentir diferente, mas sem saber exatamente o porquê, e ter vivido uma vida sem sentir que pertencia a nenhum lugar e em que fui taxado de arrogante, esnobe e exibido.
Oi! Eu tbm não tenho diagnóstico e estou buscando informações agora. Mas o que me pega é que das coisas que as psicólogas descrevem como característica de AH/SD o que eu não tenho é o desvio de comportamento na fase infantil. Eu não entendia porque as outras crianças não conseguiam seguir regras simples, tipo "agora a gente vai ficar sentado e copiar do quadro", isso era simples, só sentar e copiar. Eu sempre fui a aluna que os professores gostavam. E apesar de eu ter pulado umas fases do desenvolvimento (não engatinhei, por exemplo), eu nunca pulei de série. Eu tenho pensado muito se talvez eu não esteja no meio do caminho, no sentido de que a media de QI no Brasil é de cerca de 87 (pesquisa do google), e é considerado AH/SD quem pontua entre 115 - 130, mas e quem está tipo em 95 -105? Tipo, acima da média, mas não tem altas habilidades? Tenho pesado muito nisso e ainda investigando, pq das 15 características eu tenho umas 11 ou 12.
Vocês devem ter a empatia mais desenvolvida ou o temperamento melancólico (é a personagem Medo do filme Divertida Mente). Pessoas que são superdotadas têm muitas vezes a Teoria da Mente mais desenvolvida e em idade mais tenra. A Teoria da Mente é o que lhe permite inferir o estado psíquico das contrapartes através de percepções sensoriais, especialmente não-verbais. Por exemplo, algo como "vou obedecer a professora porque é uma profissão desgastante na qual ela tem obrigatoriamente que ensinar enquanto os alunos bagunçam" é uma constatação que um aluno de 1a série normalmente ainda não compreende e a gente, sim.
Nunca tive dificuldade de aprendizado, me identifico com todas essas características, mas tive que sair de uma universidade federal porque nunca consegui me adaptar ao sistema de ensino, que pra mim era impossível de suportar e adaptar, muito rígido e padronizado!
Saí da faculdade duas vezes e não pretendo voltar tão cedo. Percebi que a universidade está longe de formar intelectuais, hoje estudo os assuntos que gosto por conta.
eu fiz uma vez, ganhei um carrinho de controle remoto mas ele não funcionava, eu abri ele e vi que tinha um fio solto, pedi ajuda pra soldar e funcionou
Eu amo o seus jeito singular de ver o mundo Lygia. mesmo que você reproduz os conhecimento baseado em ciência não deixa de fazer do amago do seu coração. Eu me identifico muito com a AH/SD. E gostaria de um dia poder ver o assunto abordado na situação de pessoas vulneráveis socialmente. Muito tempo da minha infância na SD foi se virar para arrumar o que comer e uma ocupação e tentar ser pais do meus pais. Outra sugestão e você falar sobre a parentalidade na SD. Vamos que vamos.... sigo acompanhando seu trabalho e tenha certeza que ele tem impactado muitos corações. Se eu tivesse condições de pagar a consultoria com você eu faria. Mais por ora os seu trabalho social já tem me ajudado muito, como a muitas pessoas que deposita nos comentários um pouco de amor em cada comentário.
Sobre a questão de ser podado na infância e que na fase adulta até se complica mais, para não parecer pedante, “professor de Deus” (já ouvi isso demais!) é muito complicado. O que contribuiu e contribui para cada vez mais o meu isolamento.
Sempre detestei que as pessoas fiquem repetindo as coisas rsrs Não gosto muito de rotina! Sou muito perfeccionista e sou muito "ligada" em tudo a minha volta, sem que isso me atrapalhe a fazer o que estou fazendo! Sou muito sensível a tudo, apesar de ter nascido com alta miopia, e, hoje, com visão subnormal!❤
Lembro que na quinta-série, uma professora de português estava repetindo sempre o mesmo exercício de achar frases em jornais de uma certa categoria gramatical, recortá-las e colá-las no caderno e eu reclamei para ela que estava muito repetitivo. Ela se sentiu ofendida e me desafiou a tirar nota máxima no bimestre. Eu tirei.
Tudo o que foi dito no vídeo encaixa tão bem com o resultado da minha avaliação neuropsicológica que é até satisfatório. Além de ser autista, sou artista, e agora sigo em busca de mais respostas!
Lygia, eu não tenho nenhum diagnóstico, mas suspeito q eu tenha o N1, TDAh e AHSD, tudo junto. Já maratonei muito esses assuntos. Modéstia a parte, sempre tive facilidade em aprender, aprendia rápido, e também facilidade no que se refere a arte. Desde pequena eu sempre dancei super bem (inclusive já fiz dança do ventre na infância e fase adulta) fazia artesanato com miçangas, fazia crochê, desenhava muito bem, pintava com tinta guache muito bem tbm, ajudava os coleguinhas de sala de aula a entender a matéria, entrei na escola já sabendo ler, sempre fazia tudo sozinha, pintava as unhas, fazia penteados em mim, conforme fui crescendo, fazia e ainda faço minha própria sobrancelha, me maquio super bem desde a infância (sempre falavam q eu tinha o dom), eu que corto meu cabelo, já fiz várias artes no meu cabelo sozinha de pintar e descolorir kkkk, já aprendi a fazer alongamento de unhas q fiz uma única vez com uma "profissional" e quando fui eu fazer sozinha pela primeira vez saiu como se eu tivesse feito no salão, bem melhor q dessa "profissional" (modéstia parte ein, falo sem arrogância msm). Na maioria das coisas q me proponho a fazer, faço bem, por exemplo uma receita. Sou muitoooo perfeccionista, detalhista, sempre fiz e faço autoanálise de mim msm sobre meus sentimentos e tudo que já vivi na vida e pôde interferir na minha formação como pessoa, tbm sempre fui muito observadora e analítica no que se refere ao comportamento das pessoas, se a pessoa está sendo sincera, se ela está mostrando inveja, nojo, se está fingindo etc. Fico observando e me contorcendo com os erros gramaticais dos outros, tanto na fala quanto na escrita. Em relação a música só sei tocar uma música no violão q aprendi na internet e não continuei mais, mas tendo o violão já fiz(criei, descobri) um solo sozinha de uma música q acho q é do zorro kkkk. Só pelo toque das cordas msm. Na minha religião, quando nos reunimos cantamos cânticos de louvor a Deus, e eu fico frustrada em como as pessoas não conseguem cantar acompanhando a instrumentação da música, por exemplo, antes era só piano, um instrumento só, a cada toque do piano era uma sílaba do cântico, então era muitooo fácil cantar acompanhando o ritmo do piano e eu não consigo entender como a maioria das pessoas não conseguia cantar direito nem antes nem agr(q são mais de um instrumento). São tantas coisas, por exemplo: amo matemática, raciocínio lógico, química. Será que tenho AHSD?(Suspeito shaushaush) Preciso muito investigar. Esse diagnóstico é o psiquiatra ou neuro quem dá tbm?
Ainda esqueci de várias coisas, mas tbm tenho facilidade em aprender idiomas sozinha, como espanhol, inglês, italiano, francês etc. Autodidata em muitas coisas... Procuro razão e lógica em tudo, até numa piada (por isso meu senso de humor é mais crítico e as vezes não entendo a piada como deveria). Gosto de muita coisa ao msm tempo que fico perdida no que eu poderia gastar meu tempo, me perco nisso e acabo por não fazer nada, somente quando ligo o tal do hiperfoco q daí não paro de ver tudo relacionado aquele assunto até me satisfazer com o conhecimento adquirido. Odiava quando minha mãe falava: "Me obedece pq eu sou sua mãe", pra mim uma resposta vazia rsrs. Meu penúltimo hiperfoco foi aprender a plantar várias coisas em vasos, verduras, hortaliças, frutíferas, como propagar tais, como fazer muda etc. O último tem sido esses assuntos sobre autismo, TDAH e AHSD. Chega a noite, não sei como desligar o cérebro. Chacoalho meu quadril na cama para lá e para cá ou se minha perna fica pra fora da cama, fico chacoalhando ela. Socorro! É muita coisa pra minha cabeça! Sem mencionar q tenho depressão, ansiedade e pânico e uma infância e adolescência um tanto traumática. Tem como piorar? Essa eu passo, obrigada!
Tenho 57 anos, soube do TEA há 2, e acabei de fazer teste de QI. Sempre tive medo de ser muito abaixo da média, mas foi bem acima. Seu vídeo me fez lembrar de inúmeras situações em que minha resposta a um problema era tratada com desdém, como se eu estivesse viajando na maionese, como dizem. A repetição disso durou a vida toda e, depois do diagnóstico, eu achei que fosse problema de comunicação. Você me levou a concluir que parte foi sim, outra parte foi por ter ido muito longe rápido demais, o que fez com que eu não fosse compreendida. É isso mesmo? Se puder falar sobre dificuldades de comunicação nas neurodivergências, agradeço.
Item 15: por isso me formei em Engenharia Eletrônica... Eu desmontava tudo em casa, ficava em cima do técnico que vinha consertar nossa TV, estudava tudo sobre as coisas... Por sorte, eu tinha uma coleção de livros chamada "Tesouro da Juventude", que ajudava a suprir essa necessidade de conhecer sobre tudo 😀
Eu fui diagnosticada com TDAH há uns 2 anos (tenho 30 hoje), e eu tô assistindo esse vídeo e dando check em quase tudo 🙃🙃 Eu já desconfiava, mas depois que minha mãe se formou e pedagogia e começou uma especialização em Educação Inclusiva, ela chegou pra mim e disse que achava que eu era superdotada. E vendo esse vídeo só deu mais um motivo para procurar uma avaliação
Sempre fui gênio, gabaritava quase todas as provas que fazia, de todas as matérias kkkkkk passei a infância e adolescência assim, sem ao menos abrir um livro pra revisar dentro de casa, somente com o conhecimento da sala de aula, era atleta de vôlei e sempre um dos melhores também, fui titular e atacante, nos vídeos games sempre fui muito habilidoso, muito acima da média, passei em engenharia em faculdade federal sem me esforçar demais. Porém não me desenvolvi na vida, larguei a faculdade, me envolvi com abuso de drogas, fui um jovem muito pra frente, considerando os outros da mesma idade, comecei f cannabis com 13 anos , tudo comecei muito cedo, com 18 anos já tinha vivido experiências que muitos ainda nem imaginariam, sempre muito descolado e muito vaidoso também, mas não me desenvolvi na vida, as vezes penso que isso pode ser bom ou ruim, essas habilidades podem ser um super poder de te fazer subir socialmente, mas também pode te levar a problemas sociais serissimos se você não utilizar de maneira produtiva. Hoje estou super atrasado na vida, e não aceito ser colocado em uma posição que não condiz com a minha capacidade, quando somos jovens tudo é tranquilo, mas quando fica adulto o jogo muda.
Vídeo bem estruturado, muito esclarecedor. Sobre descobrir erros existentes em slides e materiais de ensino, fato mencionado no item 10 da lista de sinais, aos 20:11, item 15, temos um camarada "medindo" um componente de uma placa eletrônica com o multímetro desligado. Caçar coisas inusitadas em bancos de imagens pode se tornar um hobby interessante, contribuindo para ajudar a esquecer que, dependendo do ambiente e/ou circunstâncias da vida, superdotação rima com maldição....
Mas pode ser também que o LCD do multímetro seja multiplexado, para reduzir o consumo de energia, e o fotógrafo pegou justo a cena do desligamento do dígito do display. Se bem que o LCD demanda pouquíssima energia pra funcionar e uma multiplexação dele seria meio que um exagero.
@@eme_esse_u Então, mas ai não há como negar o erro, a chave seletora do multímetro está em Off. Multiplexação em LCDs tem mais a ver com redução de pinos de controle do que economia de energia. Nos displays LED de 7 segmentos por exemplo, além da questão dos pinos de controle, existe sim menor consumo.
Oii! Olha, como TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, não é como se a pessoa "virasse neurodivergente" num período da vida. Os sintomas vêm desde a infância (NÃO SOU neuropsicólogo, Lygia por favor me corrija se eu estiver viajando 🥴)
Se nasce neurodivergente (tanto que é preciso analisar a primeira infância da pessoa pra determinar um diagnóstico), mas pode acontecer de os traços se acentuarem com os anos (ou diminuírem)
Você não está viajando, @lorenzorambo3064! A sua resposta foi precisa! É muito difícil esconder os traços de TDAH ao longo ao longo do desenvolvimento. Mas... o lembrete da @mariaguerra8574 também deve ser considerado. Quando as demandas aumentam e a estrutura é diluída, os sintomas podem se tornar mais perceptíveis. Isso tende a acontecer no ingresso à faculdade. Por outro lado, se houver um treinamento efetivo de funções executivas, a pessoa pode ganhar funcionalidade.
Minha psicóloga nos EUA dizia que eu era "very bright"(muito inteligente). Meu professor de psicologia de lá tb. Minha neuropsicóloga dizia que eu era inteligente demais e dizia que eu era superdotada/tinha altas habilidades. O teste de QI mostrou uma alta nota em algumas questões e baixa na parte do teste com blocos. No final, ficou apenas 114. Mas ela continuou falando que eu era super inteligente. Eu só consigo pensar que ela errou feio em me chamar de inteligente; ou foi o teste que foi ruim? Não sei. Obs: deu que tenho TDAH e ela me falou que isso prejudicou algumas áreas do teste.
Sou TEA e TDAH diagnosticados pela neuropisicóloga, e com laudo dado por uma neurologista. A psiquiatra concordou com o laudo, mas, ao contrário da neuropsicóloga, acredita que eu possa ser superdotado. A minha psicóloga também acha que sou superdotado. O QI testado pela neuropsicóloga foi da 125, mas acho que o meu TDAH e alguma insegurança pode ter atrapalhado o teste. Muito da minha história de vida se encaixa com o que falou no vídeo.
Fiz os testes recentemente e apontou depressão e altas habilidades. O Qi deu acima da média, mas o neuro disse que a ansiedade e a depressão podem ter afetado o resultado dos testes. Geralmente as pessoas com SD/AH apresentam QI superior ou muito superior 120/130. Mas no meu caso , eu estou na media superior 111. Fico pensando se nao seria um pouco equivocado considerar as altas habilodades. Eu sei que os teste de QI podem ser afetados pelos transtornos e tal, mas com um ponto apenas acima da média sugerir altas habilodades me deixou confusa. Mas vou iniciar o tratamento indicado e refazer os teste.
Olá, @matheusnunes9429! Por se dedicar de maneira intensa e cultivar competências rapidamente, a pessoa superdotada pode esgotar o seu interesse antes dos outros e já partir para novos desafios. Mas... é bem diferente de quem tem TDAH, que alterna hiperfocos por falta de motivação com a parte árdua do processo de aprendizagem ou porque se perde no caminho.
Eu sempre adoro o processo árduo do aprendizado, inclusive me identifiquei demais com a parte de usar de jogos de logica para me regular emocionalmente, mas o meu diagnóstico na avaliação neuropsicológica foi de TEA e TDAH. Não considerou que AHSD fosse uma possibilidade pq não tenho um "feito" excepcional que recebe notoriedade, mas atualmente depois de um burnout me sinto muito prejudicada pela depressão e ansiedade. Sobre as abordagens terapeuticas, fiz anos a fio de psicanálise lacaniana pq me prendia nessa possibilidade de análise critica e autodesenvolvimento, mas me perdia bastante nos insights que precisava identificar algumas emoções, ou sabe reagir efetivamente a elas, mesmo havendo chegado racionalmente a essas deduções. Hoje em dia eu vejo muita indicação de análise de comportamento aplicada, TCC para ajudar no suporte do TDAH. Mas eu acho muito chato e desestimulante. O que VC indicaria ?! Obrigada por partilhar esse conteúdo rico e principalmente da sua experiência e sensibilidade! Sou sua fã❤
A parte da sinestesia , eu acho que tenho: costumo associar palavras à comida! Kkkk por exemplo, os cognatos "esquecer" , "inesquecível", os associo a bolo mole! Kkkkkkk gente, sem brincadeira, é isso mesmo. A palavra " hoje" pra mim tem gosto de macarrão com carne de lata! As palavras têm gosto pra mim.
Item 8… estou na formação da terceira profissão… tenho várias pós graduações, MBA, mestrado… das profissões anteriores. Item 9… não sou ouvida até hoje… kkk 48 anos… enxergo erros rapidamente em textos, apresentações… processo de trabalho, projetos… hoje aprendi a saber como falar do erro ou não falo nada.
Como poaso fazer o diagnóstico em cuririba? Tenho 37 anos, quando era criança me metia em MUITOS problemas e quando adolescente sempre fui o lider e protagonista em tudo o que fiz, mas ai o tempo passou me tornei adulto e começou a era do tapete puxado e competição desleal. Me reconheço em cada mínimo detalhe do vídeo.
Meus filhos também estudaram em colégio militar e observei isso, tem muitos alunos com altas habilidades, acredito que seja por causa do concurso para crianças, acaba selecionando estes perfis.
Doctora eu sou Angolano. 🇦🇴 Preciso muito de uma opinião profissional, por favor, peço que se puder, despensa-me pra mim um pouco do seu tempo e conhecimento. 🙏🏾♥️
Imagine a tragédia. Uma pessoa querer desenvolver seu potencial analítico, seu senso crítico num colégio militar. Um robozinho turbinado, redondinho se dá bem nesse ambiente
Eu acho que o superdotado tem que tematencao especial pq veja se ele nao se adaptar a escola ao mercado de trabalho ele pode usar a sua inteligencia pra outras coisas que podem nao ser boas para a socedade entao tem que ter um cuidado especial com essas criancas agora eu quando crianca vi um amigo que aparentemente parecia superdotado mas eu tinha minhas duvidas hoje se ele era mesmo superdotado ou se nao tinha alguma coisa por tras daquilo!
uma psicóloga me disse que sou superdotado. sou advogado, músico multi-instrumentista, artista plástico, economista, jornalista, professor e me sinto um asno... nao quis me submeter ao teste. Nao tenho grande habilidade matemática.
Descobri recentemente que tenho Altas habilidades e TDAH Hiperativo. É como se meu cérebro me promovesse e me sabotasse ao mesmo tempo. Eu lembro de coisas de quando eu era bebê, de todos os livros que li na história ( As principais inteligência que tive um alto desempenho foram linguística e Música, toco violino), mas esqueço o que comi de manhã e perco todos as minhas garrafinhas, guarda chuva, nunca lembro onde deixei a chave. É como se meu cérebro fosse de um motor de carro 2.0 mas vazando óleo de vez em quando rs
Olá! Faça um ritual de deixar a garrafa d'água, o guarda-chuva e a chave sempre nos mesmos lugares. Dessa forma, é mais fácil achar as coisas e evitar perdê-las.
Do meu ponto de vista a questão não é a busca de utilidade mas a compreensão das dificuldades que vc teve ao longo da vida por desconhecer seu diagnóstico. A partir do autoconhecimento poder reestruturar sua rotina de forma a não criar novos traumas e potencializar sua qualidade de vida. Ser mais assertivo sobre seu funcionamento o e que faz sentido pra vc sem tentar se enquadrar na "normalidade"
Eu nem vi o vídeo, tá pausado em 0:23. Superdotação parte do reconhecimento precoce que todos ao seu lado não sabem o que estão realmente fazendo, perdidos no espaço. Nao sabem os porquês e nao querem admiti-los, nao pra mim que já entendi que estamos a deriva, mas para si próprios, e aí eu ja começo a sair da caixinha. Sim, meu teclado ta ruim e acento sai ou acento voa. O problema é a motivaçao, ainda mais em nosso país. Triste.
Motivação já me tira disso ai. Motivação nem pra continuar respirando... Raciocínio "lógico" aquela questão de parecer que é matemático uma conversa, então talvez, provavelmente sim. Sobre padrões, não sei. Não me acho bom em ver padrões, apesar que. Em conversa e algumas dinâmicas sociais chega a cansar porque sei como a conversa vai terminar devido a entender os padrões daquela dinâmica, se isso contar, então acho q tenho um pouco desde traço ai sim. Esse de integrar informações, quase certeza q sim porque tenho dificuldade em conversas por coisas assim. De tá falando em algo e aí ter q voltar pra explicar o desenvolvimento prq as pessoas nao acompanharam e/ou nao entenderam a ligação de um tema com outro que apontei. "Não aguento mais pessoas me falando pra fazer informática, nem gosto tanto assim" "O cérebro opera de modo diferente, sim kkkk o meu nao opera". Ui bateu sono. ☁️..☁️🌒...☁️☁️...🌌☁️ ....🌠..................🌌 .........................🌌 ua-cam.com/video/g-w27A_R6M0/v-deo.htmlsi=f2_GLFIqp8IL0lZX 🌊 ♒ 🌊.... ♒.🎶 ♒ 🎶 ♒ 🌈 🌊 🎻 🎶♒ 🎶 ♒ 🎶 ♒ ♒⛵ 🐳♒ ♒ ♒ ♒ 🌊.♒ ♒ 🌊 ♒ 🌊 🌀...🌀 .🌊. ♒ 🌊.. 🌊 ♒🐍..💫 . ♒ ♒ 🌊 ♒ ♒ 🌊..🌀 . ......... 🐠 ..... 🐠 🐠 .................🐬 🐠 🐠 🐠 ...... 🐡.. 🐬 .....🐠 🐠 ................ 🐬 ..........🐠 .................... 🐟🐟 ................🐟🐟🐟 ................. 🐟 🐟 🐟 . . . .....................🐙..🐋........ . . .🐛 🐚.Vale 1 emoji de pedra 🐚 ....... Vale 1 emoji de pedra
Mano, eu associo tonalidades musicais à cores. Pra mim, toda tonalidade tem uma cor diferente. Por exemplo, ré maior parece ser um amarelo meio amarronzado e mi maior um roxo. Além disso, recentemente eu descobri ter ouvido absoluto e eu costumo associar as notas as cores. A escala dos sustenidos parece ser azul, mas o sol sustenido parece ser um roxo meio azulado...
acho que o vídeo caiu um pouco na esteriotipia no AHSD e deixou de lado questões importantes como questionamentos existenciais frequentes, tendências a hiperfoco, criatividade, alta sensibilidade, grande senso de ética...
Todo mundo, em contextos diferentes, em tempos diferentes, em posições sociais diferentes, vivem dizendo que sou muito inteligente. As vezes me sinto inteligente, as vezes me sinto uma farsa, ou mesmo burro demais. Alguém se sente assim e já foi diagnosticado como SD?
Sim. Quando você pergunta (e muito), você apenas valida hipóteses sobre o assunto ou você faz como os demais, que não entendem passagens anteriores, não tiveram embasamento teórico anterior ou porque simplesmente não prestam atenção na explicação, ou fazem gracejos?
Eu sempre achei que meus filhos tinham altas abilidade, principalmente a menina que é muito inteligente. porém por conta do Autismo e do TDAH, confundi tudo, o QI de na média, só que ela fez com uma depressão alta, isso deve ter alterado o resultado. Já meu filho de 127 , acima da média,mais não tem no resultado altas abilidades, mais domina muito a área de designer gráfico, aprendeu só, já trabalha com isso.
Se o QI deu na média (com algumas áreas bem acima da media), mas o teste foi feito com transtornos emocionais elevados.... A hipótese de altas habilidades pd ser descartada?
Para as pessoas que gostam de pensar sobre o universo e sua origem, vocês já pensaram sobre o porquê de existir algo ou invés do nada ? Se sim, qual sua conclusão ?
(Por "nada", eu considerei o vácuo.) O vácuo não é exatamente um espaço sem nada dentro, mas sim um espaço entremeado de energia. A existência de energia num ponto do vácuo pode causar o surgimento de pares matéria-antimatéria. No nosso universo, existe muito mais matéria do que antimatéria. Isso é foco de pesquisa de cosmologistas, hoje. Durante as primeiras frações de instante da criação do universo, ocorreu algo que culminou numa preferência por matéria em vez de antimatéria.
@eme_esse_u o vácuo faz parte do universo, o que eu quero dizer com minha pergunta é por que existe o universo(algo) ou invés do nada(a inexistência do algo)
@@DanielVynkler Existem evidências que sugerem que o universo está se expandindo aceleradamente e, por dedução, todo o universo partiu de algum lugar, que pode ser comum ou não. Antes de tudo o que existe existir, não havia nem tempo, nem espaço, mas estimativas a partir da radiação cósmica de fundo e da taxa de expansão do universo dizem que ele começou a expansão há 17 bilhões de anos.
Eu tenho todos esses comportamentos de uma pessoa superdotada, mas me vejo como uma pessoa bem burrinha com tanta coisa para aprender que não faz sentido. Tenho diagnóstico de TEA nível 1 (síndrome de asperger está escrito no meu laudo). Eu queria ser mais inteligente. O comportamento de pessoas com AH-SD eu já tenho, só falta o alto nível de conhecimento 😂
Eu tenha tea 2 + tdah 2, eu trabalho num hospital, e às vezes se tornar muito monótono e eu entro numas questões muito específicas. Por exemplo, existe dois tipos de Vasectomia, a vasectomia unilateral, e a bilateral, o meu pensamento é que não faz sentido existir a unilateral porque o homem tem dois testículos, então isso não faz sentido algum, ai fui descobrir a diferença, o canal excretor do homem é como se fosse um " Y " , só que de ponta cabeça, a bilateral, corta as duas pernas do Y, enquanto a Unilateral corta o centro, só que tipo, não faz sentido algum se chamar unilateral pq é o centro, se esta no centro, não necessariamente ocupa um lado, porque esta no CENTRO, logo não faz sentido. Sempre que eu comento isso com as pessoas que trabalham cmg elas me perguntam como cheguei a isso, e eu simplesmente estava entediado. Eu também tenho a teoria da cura do Glaucoma, é bem legal. É muito triste, eu tenho muitas teorias e coisas, e parece que as minhas informações não são validadas e afins, e eu me sinto diferente por isso.
Incomodou demais essa defesa "subliminar" da escola militarizada em comparação com a "naturalista". Cês acham mesmo que escola militar dá mais acolhimento e liberdade pra alguém pensar? Que não é entediante com regras e mais regras, muitas vezes ilógicas e baseadas na obediência pura e simples? Se seu exemplo foi bom, sorte sua. Mas generalizar e comparar desse jeito, desmerecendo o que você chama de "naturalista", é bem ruim.
Não me pareceu julgamento de valor chamar escolas não-militares de naturalistas. Por algum nome, a gente tem que delinear a separação. Talvez "naturalista" seja o termo interno para escolas não-militares, dentro de escolas militares, não tenho certeza.
🦉Aqui está o CURSO para lhe trazer segurança durante os seus atendimentos: Fundamentos da Altas Habilidades e Superdotação:
lygiapereira.com.br/altas-habilidades-fahs/
Eu nunca achei que tivesse altas habilidades porque sempre fui péssimo em exatas mas sou ótimo em artes / literatura/ escrita
Eu aqui. Era sempre notas muito acima da média em humanas, e muito abaixo em exatas kkkkkk. Era muito discrepante
Sou o contrário KKKKKK fico na média em português, e em história e geografia sou boa! Normalmente sou melhor em matemática e física, onde minha escola é um pouco rigorosa enquanto a maior parte da sala fica com notas vermelhas, sempre passo com 9 ou 10.
@@LiviaMondini Já é esperado (socialmente) que alguém que tenha altas habilidades seja bons em exatas.
@@marcusca7624 Acredito que seja mesmo, porém na minha cabeça não tenho altas habilidades nem superdotação, pq só tenho uma certa facilidade em duas matérias, e ninguém nunca disse ou sequer comentou sobre essa facilidade, então não é algo extraordinário, só comum 🤙🏼
Inclusive seu comentário foi necessário para as pessoas de humanas perceberem que podem ser superdotados ou ter altas habilidades!
Mas você tem e se surpreendeu ou você acredita que não tem por conta da matemática?
Muitíssimo obrigado pelo vídeo:) adoro o seu canal e vivo acompanhando. Recentemente eu fui diagnosticado ( só com 18 anos)com TEA e SD/AH, e isso me ajudou a entender muita coisa que já aconteceu na minha vida. Eu sou pianista e desde que comecei meus estudos em 2018 os professores reclamavam para os meus pais que eu não queria aprender Bach mas queria ticar Chopin. Infelizmente muitas pessoas não acreditam que eu esteja no TEA pelo preconceito de que autistas são pessoas sem expressão artística. Acho que uma das partes mais legais de todo esse processo de terapia e diagnóstico é a gente ir se conhecendo melhor, se aceitando e entendendo que tá tudo bem:)
Que mensagem linda, Lorenzo!
Muito obrigada por compartilhar um pouco da sua experiência espectral!
Fico feliz de saber que os vídeos têm sido úteis!🌻
@@lygia.pereira❤❤❤
O mesmo ocorre comigo! Fui diagnosticada recentemente com TEA e SD/AH e muitos invalidam meu diagnóstico. No meu caso, eu me desenvolvi como pintora e pinto em qualquer mídia que eu encontrar. E o canal tem sido muito importante no processo de me entender e de me aceitar. Retirar as culpas e poder ser quem eu realmente sou. Foi muito bom poder ler seu comentário e ver que não estou sozinha nesse processo 😊
ua-cam.com/video/sK23zMtYk1M/v-deo.html
Muito bom o video. Eu desenho desde crianca, e meus desenhos de crianca sempre foram fora da curva. Eu sou boa para resolver problemas e ate mesmo na arte eu penso quando se tivesse solucionando problemas, como na hora de desenhar ou pintar. Eu tbm escrevo e perco varias horas pensando nisso que è como se eu tivesse solucionando um problema, na hora de escrever vc precisa fazer um plot que faça sentido, então é como um quebra cabeca para mim.
No trabalho a mesma coisa, eu sempre acho as coisas erradas e as vezes os colegas ficam chateados comigo, eu sou carpinteira 😅
seus conteúdos são muito bons, Lygia! sou autista nível um de suporte e em rastreio e aprofundamento de ser ah/sd. aprendo muito com você. é transformador!
Muito obrigada pelo video, pelas indicações dos livros eu amei. 😻 tava cozinhando a janta e coloquei o vídeo pra escutar, gente que susto ouvindo meu nome no meio do vídeo. 😅💐😆
Desconfio que tenho AHSD, passei a ter esta desconfiança quando as pessoas começaram a elogiar muito a minha memória, meu raciocínio rápido e capacidade de juntar e associar informações ( que pra mim era normal).
Este seu video foi muito essencial pois me trouxe ampliação de compreensão sobre como eu experiencio o mundo.
Sou uma pessoa que gosta de resolver problemas, estudar, busco soluções sempre. Quando me interesso por qualquer tema entro no modo hiperfoco e estudo muito.
Meu cérebro nunca para, está sempre pensando em alguma coisa.
Sou muito questionadora, na infância tive muitos problemas com meus pais por que eu queria saber os por quês das coisas, eles não sabiam explicar por que não deixavam eu fazer alguma coisa.
Eu vivi a fase de isolamento social, as pessoas não entendiam o que eu falava.
Fui encontrando outras pessoas que gostam de conversas mais profundas, não me sinto mais só neste mundo.
Seu trabalho é maravilhoso, continue. ❤
Muito obrigada 🙏🏻✨
Hey, Mari!!!
Espero que tenha tido um excelente jantar!
Muito obrigada por compartilhar as vivências de um cérebro intenso!
Fico feliz por fazer parte do seu processo de autoconhecimento!
💜✨♾️✨🧠
Seus vídeos vêm de encontro ao que eu procurava. Sou professora da Sala de Recursos Multifuncionais e estudiosa do TEA. Estou começando a ter um grande interesse pessoal pelas AH/SD pois, as pessoas com altas habilidades também sofrem por serem fora da curva e muitas vezes no trabalho, não têm a devida valorização. Precisamos trabalhar com as novas gerações para que as crianças possam se desenvolver plenamente nas escolas e tenham uma boa percepção do seu alto funcionamento, pois se não cuidarmos, esse poderá ser visto como um dificultador e não como as inúmeras possibilidades que traz.
Gratidão!
Fiz minha avaliação neuropsicológica, mas não passei pelo psiquiatra.
A neuropsicóloga não considerou AH/SD, mas considerou TDAH "compensado" pela inteligência.
Li uns artigos, vídeos e estudos e meus resultados se aproximam a dupla excepcionalidade. Hoje eu me considero um "quase" nos 3 contextos rsrs, tenho prejuízos do TDAH mas não tanto quanto relatos que vejo (na internet e na escola), ao mesmo tempo as vezes me aproximo das AH/SD e das características, mas não tudo.
Sinto a assicronia, me dou bem na área acadêmica, em estudos, aprendo rápido, vou bem em provas etc.
Mas desde criança e ainda na fase adulta as vezes me perco em situações simples, e em alguns contextos não consigo demonstrar essas habilidades.
A inteligência realmente ajuda bastante, @prof.diegonascimento7472!
Por isso você investigou profundamente a neurodiversidade e já sabe quais são os seus pontos fortes!
Parabéns! E obrigada pela presença! 🧠
TDAH e AHSD diagnosticado aqui. Me identifico com cada parte e já consumi muito conteúdo em vários formatos sobre ambos os temas mas adoro a forma como você explica e também a sua voz, super calmante. Obrigado!
Eu vou chorar. Tenho literalmente todos os sinais e me sinto burro agora adulto, é uma sensação angustiante. Tenho ansiedade hoje e descobri que a falta de conteúdo e coisas novas pra absorver piora isso.
É angustiante, mas mesmo me achando burra, acabei virando professora universitária, uma professora esquisita, mas digo que dá para fazer muito na vida, não importa quem nem o quê, importa dar o nosso melhor e, no mínimo, pensar que por acaso alguém pode te valorizar. Enfim, acredite e vá com tudo. E só some as vitórias, os fracassos fazem parte do caminho para chegar a elas.
Me identifiquei com tudo menos a parte de gostar da parte matemática kkkkk(bem, na época do vestibular até que fiquei viciada por causa dos padrões, mas foi por obrigação que busquei entender). Minha psicóloga me disse para fazer os testes para AHSD, porém ainda não fui atrás. O engraçado é que me acho burra, mas as pessoas ao meu redor me acham muito inteligente e criativa.
P.S.: tenho TEA n1
Vejo que é muito comum que as pessoas nos vejam assim. Tenho ahsd e vários amigos com o mesmo. Minha sensação é de que as pessoas "simples" se impressionam facilmente, afinal fazer um cálculo rapidamente de cabeça pode parecer impressionante (e é), mas a verdade é que qualquer pessoa pode aprender a fazê-lo com prática, familiaridade e alguns macetes mentais, assim como se pode aprender a fazer truques de mágica. Elas provavelmente só levarão mais tempo pra alcançar isso do que uma pessoa com ahsd ou, pelo menos, com maior grau de inteligência lógico-matemática.
Com meus amigos, o ambiente é completamente diferente. Não ficam me bajulando ou dizendo que sou inteligente o tempo todo, como amigos sem ahsd e pessoas mais distantes fazem, e todos compartilhamos do pensamento de que não somos tão inteligentes assim. Não por síndrome do impostor ou algo parecido, mas - pelo menos falando por mim - pelo conhecimento que temos que nos expõe a um nível maior ainda de informações, que muitos não vêem - algo similar ao efeito de Dunning-Kruger. É como se essas pessoas só enxergassem o mar e achassem que a água só se expande até o horizonte, enquanto nós sabemos que a água vai além, por termos remado até o horizonte. Não é que sejamos melhores ou superiores, apenas temos facilidade em coisas que muitas pessoas têm dificuldade: analisar e aprender. De fato, não acredito que exista ninguém "burro". Todos são capazes de aprender qualquer coisa, algumas só vão ter mais dificuldade em certos tópicos do que outras. O problema é quando colocam em suas cabeças de que são incapazes de aprender o tópico. Lembro de um colega do ensino médio que vivia dizendo que "era burro e nunca iria conseguir aprender matemática". Um dia perdi a paciência, sentei com ele a tarde toda na escola e expliquei a matéria toda de outra maneira, desenhando pra ajudar na visualização. Ele aprendeu, viu que era capaz de aprender e o pensamento dele mudou. Passou a participar da aula e de vez em quando ainda me pedia ajuda, porém não pra ensinar a matéria, mas sim pra ajudar com o estudo, repassando questões e etc. As notas dele melhoraram e hoje ele é professor (não de matemática kk).
Não tenho diagnóstico, mas tenho fortíssimas suspeitas de ser superdotado. Porém, diferente da maioria dos comentários em que ela apontava a dificuldade de comportamento na escola, eu sempre fui a criança perfeita, que não dava trabalho. Isso porque sempre foi muitíssimo claro pra mim o que os adultos esperavam das crianças, e eu conseguia ler o ambiente tão bem a ponto de ser sempre a criança exemplo. Pode parecer bom, mas enquanto os adultos me adoravam, as crianças me rejeitavam, em especial porque eu as rejeitava primeiro, visto que não entendia qual era a dificuldade para se comportar ou para aprender. Já chamei uma menina de burra porque ela não aprendia e nem tentava fazer ao menos o trabalho de casa. A minha impaciência com as crianças me fazia não ver sentido em participar das brincadeiras que não fossem intelectualmente desafiadoras, e quase sempre preferia conversar com adultos a me envolver com crianças da minha idade. Com isso, eu desenvolvi uma sensação de desencaixe que, na adolescência, virou uma ânsia de fazer o possivel para me encaixar me escondendo (e até assumindo uma personalidade "lerda"), o que obviamente gera uma frustração e uma sensação de rejeição, que construiu uma crença de que sou indesejado e que atrapalho ou desagrado. Muito difícil se sentir diferente, mas sem saber exatamente o porquê, e ter vivido uma vida sem sentir que pertencia a nenhum lugar e em que fui taxado de arrogante, esnobe e exibido.
Oi! Eu tbm não tenho diagnóstico e estou buscando informações agora. Mas o que me pega é que das coisas que as psicólogas descrevem como característica de AH/SD o que eu não tenho é o desvio de comportamento na fase infantil. Eu não entendia porque as outras crianças não conseguiam seguir regras simples, tipo "agora a gente vai ficar sentado e copiar do quadro", isso era simples, só sentar e copiar. Eu sempre fui a aluna que os professores gostavam. E apesar de eu ter pulado umas fases do desenvolvimento (não engatinhei, por exemplo), eu nunca pulei de série. Eu tenho pensado muito se talvez eu não esteja no meio do caminho, no sentido de que a media de QI no Brasil é de cerca de 87 (pesquisa do google), e é considerado AH/SD quem pontua entre 115 - 130, mas e quem está tipo em 95 -105? Tipo, acima da média, mas não tem altas habilidades? Tenho pesado muito nisso e ainda investigando, pq das 15 características eu tenho umas 11 ou 12.
Vocês devem ter a empatia mais desenvolvida ou o temperamento melancólico (é a personagem Medo do filme Divertida Mente). Pessoas que são superdotadas têm muitas vezes a Teoria da Mente mais desenvolvida e em idade mais tenra. A Teoria da Mente é o que lhe permite inferir o estado psíquico das contrapartes através de percepções sensoriais, especialmente não-verbais. Por exemplo, algo como "vou obedecer a professora porque é uma profissão desgastante na qual ela tem obrigatoriamente que ensinar enquanto os alunos bagunçam" é uma constatação que um aluno de 1a série normalmente ainda não compreende e a gente, sim.
Nunca tive dificuldade de aprendizado, me identifico com todas essas características, mas tive que sair de uma universidade federal porque nunca consegui me adaptar ao sistema de ensino, que pra mim era impossível de suportar e adaptar, muito rígido e padronizado!
Saí da faculdade duas vezes e não pretendo voltar tão cedo. Percebi que a universidade está longe de formar intelectuais, hoje estudo os assuntos que gosto por conta.
Eu quaase saí do meu 1o curso e no 2o, eu desisti mesmo. O que salvou no 1o curso foi uma oportunidade internacional que consegui.
eu fiz uma vez, ganhei um carrinho de controle remoto mas ele não funcionava, eu abri ele e vi que tinha um fio solto, pedi ajuda pra soldar e funcionou
Como é bom ter essas informações 🎉
Muito obrigada pela mensagem, @ruthaleixo3874!
Fico feliz de saber que o vídeo foi útil!
🧠✨♾️✨💜
@@lygia.pereira foi muito eu passo por isso, sou uma ex criança com altas habilidades
Eu amo o seus jeito singular de ver o mundo Lygia. mesmo que você reproduz os conhecimento baseado em ciência não deixa de fazer do amago do seu coração. Eu me identifico muito com a AH/SD. E gostaria de um dia poder ver o assunto abordado na situação de pessoas vulneráveis socialmente. Muito tempo da minha infância na SD foi se virar para arrumar o que comer e uma ocupação e tentar ser pais do meus pais. Outra sugestão e você falar sobre a parentalidade na SD. Vamos que vamos.... sigo acompanhando seu trabalho e tenha certeza que ele tem impactado muitos corações. Se eu tivesse condições de pagar a consultoria com você eu faria. Mais por ora os seu trabalho social já tem me ajudado muito, como a muitas pessoas que deposita nos comentários um pouco de amor em cada comentário.
Sobre a questão de ser podado na infância e que na fase adulta até se complica mais, para não parecer pedante, “professor de Deus” (já ouvi isso demais!) é muito complicado. O que contribuiu e contribui para cada vez mais o meu isolamento.
É sempre muito bom te ouvir, Lygia! Seu trabalho é esclarecedor e traz conforto, também. Muito obrigada!
Gratidão pelas preciosas informações de conhecimento.
Eu é que agradeço pela presença, @dilsampaio4204!
Fico feliz de saber que gostou do vídeo!
Amei o vídeo, estou em processo de Avaliação e muitas situações ainda são confusas pra mim
Sempre detestei que as pessoas fiquem repetindo as coisas rsrs
Não gosto muito de rotina!
Sou muito perfeccionista e sou muito "ligada" em tudo a minha volta, sem que isso me atrapalhe a fazer o que estou fazendo!
Sou muito sensível a tudo, apesar de ter nascido com alta miopia, e, hoje, com visão subnormal!❤
Lembro que na quinta-série, uma professora de português estava repetindo sempre o mesmo exercício de achar frases em jornais de uma certa categoria gramatical, recortá-las e colá-las no caderno e eu reclamei para ela que estava muito repetitivo. Ela se sentiu ofendida e me desafiou a tirar nota máxima no bimestre. Eu tirei.
adoraria que você fizesse mais vídeos sobre esse tema!
Amanhã tem mais, @ane_reis! 💜
Tudo o que foi dito no vídeo encaixa tão bem com o resultado da minha avaliação neuropsicológica que é até satisfatório. Além de ser autista, sou artista, e agora sigo em busca de mais respostas!
Lygia, eu não tenho nenhum diagnóstico, mas suspeito q eu tenha o N1, TDAh e AHSD, tudo junto. Já maratonei muito esses assuntos. Modéstia a parte, sempre tive facilidade em aprender, aprendia rápido, e também facilidade no que se refere a arte. Desde pequena eu sempre dancei super bem (inclusive já fiz dança do ventre na infância e fase adulta) fazia artesanato com miçangas, fazia crochê, desenhava muito bem, pintava com tinta guache muito bem tbm, ajudava os coleguinhas de sala de aula a entender a matéria, entrei na escola já sabendo ler, sempre fazia tudo sozinha, pintava as unhas, fazia penteados em mim, conforme fui crescendo, fazia e ainda faço minha própria sobrancelha, me maquio super bem desde a infância (sempre falavam q eu tinha o dom), eu que corto meu cabelo, já fiz várias artes no meu cabelo sozinha de pintar e descolorir kkkk, já aprendi a fazer alongamento de unhas q fiz uma única vez com uma "profissional" e quando fui eu fazer sozinha pela primeira vez saiu como se eu tivesse feito no salão, bem melhor q dessa "profissional" (modéstia parte ein, falo sem arrogância msm). Na maioria das coisas q me proponho a fazer, faço bem, por exemplo uma receita. Sou muitoooo perfeccionista, detalhista, sempre fiz e faço autoanálise de mim msm sobre meus sentimentos e tudo que já vivi na vida e pôde interferir na minha formação como pessoa, tbm sempre fui muito observadora e analítica no que se refere ao comportamento das pessoas, se a pessoa está sendo sincera, se ela está mostrando inveja, nojo, se está fingindo etc. Fico observando e me contorcendo com os erros gramaticais dos outros, tanto na fala quanto na escrita. Em relação a música só sei tocar uma música no violão q aprendi na internet e não continuei mais, mas tendo o violão já fiz(criei, descobri) um solo sozinha de uma música q acho q é do zorro kkkk. Só pelo toque das cordas msm. Na minha religião, quando nos reunimos cantamos cânticos de louvor a Deus, e eu fico frustrada em como as pessoas não conseguem cantar acompanhando a instrumentação da música, por exemplo, antes era só piano, um instrumento só, a cada toque do piano era uma sílaba do cântico, então era muitooo fácil cantar acompanhando o ritmo do piano e eu não consigo entender como a maioria das pessoas não conseguia cantar direito nem antes nem agr(q são mais de um instrumento). São tantas coisas, por exemplo: amo matemática, raciocínio lógico, química. Será que tenho AHSD?(Suspeito shaushaush) Preciso muito investigar. Esse diagnóstico é o psiquiatra ou neuro quem dá tbm?
Ainda esqueci de várias coisas, mas tbm tenho facilidade em aprender idiomas sozinha, como espanhol, inglês, italiano, francês etc. Autodidata em muitas coisas... Procuro razão e lógica em tudo, até numa piada (por isso meu senso de humor é mais crítico e as vezes não entendo a piada como deveria). Gosto de muita coisa ao msm tempo que fico perdida no que eu poderia gastar meu tempo, me perco nisso e acabo por não fazer nada, somente quando ligo o tal do hiperfoco q daí não paro de ver tudo relacionado aquele assunto até me satisfazer com o conhecimento adquirido. Odiava quando minha mãe falava: "Me obedece pq eu sou sua mãe", pra mim uma resposta vazia rsrs. Meu penúltimo hiperfoco foi aprender a plantar várias coisas em vasos, verduras, hortaliças, frutíferas, como propagar tais, como fazer muda etc. O último tem sido esses assuntos sobre autismo, TDAH e AHSD. Chega a noite, não sei como desligar o cérebro. Chacoalho meu quadril na cama para lá e para cá ou se minha perna fica pra fora da cama, fico chacoalhando ela. Socorro! É muita coisa pra minha cabeça! Sem mencionar q tenho depressão, ansiedade e pânico e uma infância e adolescência um tanto traumática. Tem como piorar? Essa eu passo, obrigada!
Tenho 57 anos, soube do TEA há 2, e acabei de fazer teste de QI. Sempre tive medo de ser muito abaixo da média, mas foi bem acima. Seu vídeo me fez lembrar de inúmeras situações em que minha resposta a um problema era tratada com desdém, como se eu estivesse viajando na maionese, como dizem. A repetição disso durou a vida toda e, depois do diagnóstico, eu achei que fosse problema de comunicação. Você me levou a concluir que parte foi sim, outra parte foi por ter ido muito longe rápido demais, o que fez com que eu não fosse compreendida. É isso mesmo? Se puder falar sobre dificuldades de comunicação nas neurodivergências, agradeço.
Item 15: por isso me formei em Engenharia Eletrônica... Eu desmontava tudo em casa, ficava em cima do técnico que vinha consertar nossa TV, estudava tudo sobre as coisas... Por sorte, eu tinha uma coleção de livros chamada "Tesouro da Juventude", que ajudava a suprir essa necessidade de conhecer sobre tudo 😀
Eu tenho todasss sendo os exemplos exatamente a minha vivência também.
Eu fui diagnosticada com TDAH há uns 2 anos (tenho 30 hoje), e eu tô assistindo esse vídeo e dando check em quase tudo 🙃🙃
Eu já desconfiava, mas depois que minha mãe se formou e pedagogia e começou uma especialização em Educação Inclusiva, ela chegou pra mim e disse que achava que eu era superdotada. E vendo esse vídeo só deu mais um motivo para procurar uma avaliação
Super me identifiquei com vários pontos apresentados. Gostei muito. Gratidão.
Sempre fui gênio, gabaritava quase todas as provas que fazia, de todas as matérias kkkkkk passei a infância e adolescência assim, sem ao menos abrir um livro pra revisar dentro de casa, somente com o conhecimento da sala de aula, era atleta de vôlei e sempre um dos melhores também, fui titular e atacante, nos vídeos games sempre fui muito habilidoso, muito acima da média, passei em engenharia em faculdade federal sem me esforçar demais. Porém não me desenvolvi na vida, larguei a faculdade, me envolvi com abuso de drogas, fui um jovem muito pra frente, considerando os outros da mesma idade, comecei f cannabis com 13 anos , tudo comecei muito cedo, com 18 anos já tinha vivido experiências que muitos ainda nem imaginariam, sempre muito descolado e muito vaidoso também, mas não me desenvolvi na vida, as vezes penso que isso pode ser bom ou ruim, essas habilidades podem ser um super poder de te fazer subir socialmente, mas também pode te levar a problemas sociais serissimos se você não utilizar de maneira produtiva. Hoje estou super atrasado na vida, e não aceito ser colocado em uma posição que não condiz com a minha capacidade, quando somos jovens tudo é tranquilo, mas quando fica adulto o jogo muda.
Vira o disco, millenial.
Vc agora foi o máximo de explicação parabéns 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉viu, eu sou isso, mais eu so sofro na vida 😢😢😢
Continue trazendo muitasss informações sobre esse tema.
Amanhã teremos mais um vídeo sobre Altas Habilidades, @elibitencourt6962! 🧠
Obrigada pela presença!
Eu me identifico com oraticamente todos os pontos.Fiquri chocada.Acho q tenho tudo isso.
Vídeo bem estruturado, muito esclarecedor. Sobre descobrir erros existentes em slides e materiais de ensino, fato mencionado no item 10 da lista de sinais, aos 20:11, item 15, temos um camarada "medindo" um componente de uma placa eletrônica com o multímetro desligado. Caçar coisas inusitadas em bancos de imagens pode se tornar um hobby interessante, contribuindo para ajudar a esquecer que, dependendo do ambiente e/ou circunstâncias da vida, superdotação rima com maldição....
@@fabioneto4650 Genial, cara! Não tinha me dado conta disso.
Mas pode ser também que o LCD do multímetro seja multiplexado, para reduzir o consumo de energia, e o fotógrafo pegou justo a cena do desligamento do dígito do display. Se bem que o LCD demanda pouquíssima energia pra funcionar e uma multiplexação dele seria meio que um exagero.
@@eme_esse_u Então, mas ai não há como negar o erro, a chave seletora do multímetro está em Off. Multiplexação em LCDs tem mais a ver com redução de pinos de controle do que economia de energia. Nos displays LED de 7 segmentos por exemplo, além da questão dos pinos de controle, existe sim menor consumo.
@@fabioneto4650 Nossa, deixa eu ver o vídeo outra vez... nem notei onde o cursor estava. Tinha um troço bem em cima da chave seletora e do LCD
@@fabioneto4650 não, cara, o Off normalmente é às 1200 do relógio (imaginando que o cursor seja o ponteiro de um relógio)
Maravilhosa 🤩❤
Seus vídeos são incríveis!
Adorei o vídeo!
Gostaria de fazer uma pergunta: É possível desenvolver TDAH depois de adolescente?
Oii! Olha, como TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, não é como se a pessoa "virasse neurodivergente" num período da vida. Os sintomas vêm desde a infância (NÃO SOU neuropsicólogo, Lygia por favor me corrija se eu estiver viajando 🥴)
Se nasce neurodivergente (tanto que é preciso analisar a primeira infância da pessoa pra determinar um diagnóstico), mas pode acontecer de os traços se acentuarem com os anos (ou diminuírem)
Você não está viajando, @lorenzorambo3064! A sua resposta foi precisa! É muito difícil esconder os traços de TDAH ao longo ao longo do desenvolvimento.
Mas... o lembrete da @mariaguerra8574 também deve ser considerado. Quando as demandas aumentam e a estrutura é diluída, os sintomas podem se tornar mais perceptíveis. Isso tende a acontecer no ingresso à faculdade. Por outro lado, se houver um treinamento efetivo de funções executivas, a pessoa pode ganhar funcionalidade.
@@lygia.pereira Interessante! Obrigada ❤ E obrigada @lorenzorambo3064 e @mariaguerra8574 ❤️
Seu canal tem sido muito importante pra mim! Muito completo e elucidativo! Adoro o jeito que conduz o vídeo ❤ muito obrigada pelo seu conteúdo 😊😊😊
Minha psicóloga nos EUA dizia que eu era "very bright"(muito inteligente). Meu professor de psicologia de lá tb. Minha neuropsicóloga dizia que eu era inteligente demais e dizia que eu era superdotada/tinha altas habilidades. O teste de QI mostrou uma alta nota em algumas questões e baixa na parte do teste com blocos. No final, ficou apenas 114. Mas ela continuou falando que eu era super inteligente. Eu só consigo pensar que ela errou feio em me chamar de inteligente; ou foi o teste que foi ruim? Não sei. Obs: deu que tenho TDAH e ela me falou que isso prejudicou algumas áreas do teste.
Aiaiaia cada vídeo me identifico mais e lembro da infância
Lygia vc é incrível, me ajuda demais, mto obrigado!
Sou TEA e TDAH diagnosticados pela neuropisicóloga, e com laudo dado por uma neurologista. A psiquiatra concordou com o laudo, mas, ao contrário da neuropsicóloga, acredita que eu possa ser superdotado. A minha psicóloga também acha que sou superdotado. O QI testado pela neuropsicóloga foi da 125, mas acho que o meu TDAH e alguma insegurança pode ter atrapalhado o teste.
Muito da minha história de vida se encaixa com o que falou no vídeo.
Fiz os testes recentemente e apontou depressão e altas habilidades. O Qi deu acima da média, mas o neuro disse que a ansiedade e a depressão podem ter afetado o resultado dos testes. Geralmente as pessoas com SD/AH apresentam QI superior ou muito superior 120/130. Mas no meu caso , eu estou na media superior 111. Fico pensando se nao seria um pouco equivocado considerar as altas habilodades. Eu sei que os teste de QI podem ser afetados pelos transtornos e tal, mas com um ponto apenas acima da média sugerir altas habilodades me deixou confusa.
Mas vou iniciar o tratamento indicado e refazer os teste.
Mulher, vai direto ao ponto.
Me esclareceu muito
Então trocar de interesses constantemente pode ser um sinal de altas habilidades?
Olá, @matheusnunes9429!
Por se dedicar de maneira intensa e cultivar competências rapidamente, a pessoa superdotada pode esgotar o seu interesse antes dos outros e já partir para novos desafios.
Mas... é bem diferente de quem tem TDAH, que alterna hiperfocos por falta de motivação com a parte árdua do processo de aprendizagem ou porque se perde no caminho.
@@lygia.pereira entendi! Muito obrigado 😁
Eu sempre adoro o processo árduo do aprendizado, inclusive me identifiquei demais com a parte de usar de jogos de logica para me regular emocionalmente, mas o meu diagnóstico na avaliação neuropsicológica foi de TEA e TDAH. Não considerou que AHSD fosse uma possibilidade pq não tenho um "feito" excepcional que recebe notoriedade, mas atualmente depois de um burnout me sinto muito prejudicada pela depressão e ansiedade. Sobre as abordagens terapeuticas, fiz anos a fio de psicanálise lacaniana pq me prendia nessa possibilidade de análise critica e autodesenvolvimento, mas me perdia bastante nos insights que precisava identificar algumas emoções, ou sabe reagir efetivamente a elas, mesmo havendo chegado racionalmente a essas deduções. Hoje em dia eu vejo muita indicação de análise de comportamento aplicada, TCC para ajudar no suporte do TDAH. Mas eu acho muito chato e desestimulante. O que VC indicaria ?! Obrigada por partilhar esse conteúdo rico e principalmente da sua experiência e sensibilidade! Sou sua fã❤
A parte da sinestesia , eu acho que tenho: costumo associar palavras à comida! Kkkk por exemplo, os cognatos "esquecer" , "inesquecível", os associo a bolo mole! Kkkkkkk gente, sem brincadeira, é isso mesmo. A palavra " hoje" pra mim tem gosto de macarrão com carne de lata! As palavras têm gosto pra mim.
Item 8… estou na formação da terceira profissão… tenho várias pós graduações, MBA, mestrado… das profissões anteriores.
Item 9… não sou ouvida até hoje… kkk 48 anos… enxergo erros rapidamente em textos, apresentações… processo de trabalho, projetos… hoje aprendi a saber como falar do erro ou não falo nada.
Como poaso fazer o diagnóstico em cuririba? Tenho 37 anos, quando era criança me metia em MUITOS problemas e quando adolescente sempre fui o lider e protagonista em tudo o que fiz, mas ai o tempo passou me tornei adulto e começou a era do tapete puxado e competição desleal. Me reconheço em cada mínimo detalhe do vídeo.
Eu fiz o teste neuropsicométrico no INODAP. Fica dentro do Shopping Novo Batel.
Meus filhos também estudaram em colégio militar e observei isso, tem muitos alunos com altas habilidades, acredito que seja por causa do concurso para crianças, acaba selecionando estes perfis.
Doctora eu sou Angolano. 🇦🇴
Preciso muito de uma opinião profissional, por favor, peço que se puder, despensa-me pra mim um pouco do seu tempo e conhecimento. 🙏🏾♥️
Está é minha neta Mariana!!! ❤❤❤
Finalmente me vi em um vídeo. Eu sou assim, e me calo pra não parecer estranha
me identifiquei em todas.
Imagine a tragédia. Uma pessoa querer desenvolver seu potencial analítico, seu senso crítico num colégio militar.
Um robozinho turbinado, redondinho se dá bem nesse ambiente
Com certeza o melhor lugar é numa escola doutrinada por militantes de esquerda .. falando de Che Guevara, Marx e ideologia de gênerE
Esse é o lugar perfeito pra virar revolucionário kkkk
Eu acho que o superdotado tem que tematencao especial pq veja se ele nao se adaptar a escola ao mercado de trabalho ele pode usar a sua inteligencia pra outras coisas que podem nao ser boas para a socedade entao tem que ter um cuidado especial com essas criancas agora eu quando crianca vi um amigo que aparentemente parecia superdotado mas eu tinha minhas duvidas hoje se ele era mesmo superdotado ou se nao tinha alguma coisa por tras daquilo!
Eu descobri que tenho autismo com superdotaçao, e minha filha tem sintomas de superdotaçao
uma psicóloga me disse que sou superdotado. sou advogado, músico multi-instrumentista, artista plástico, economista, jornalista, professor e me sinto um asno... nao quis me submeter ao teste. Nao tenho grande habilidade matemática.
Descobri recentemente que tenho Altas habilidades e TDAH Hiperativo. É como se meu cérebro me promovesse e me sabotasse ao mesmo tempo. Eu lembro de coisas de quando eu era bebê, de todos os livros que li na história ( As principais inteligência que tive um alto desempenho foram linguística e Música, toco violino), mas esqueço o que comi de manhã e perco todos as minhas garrafinhas, guarda chuva, nunca lembro onde deixei a chave. É como se meu cérebro fosse de um motor de carro 2.0 mas vazando óleo de vez em quando rs
Olá! Faça um ritual de deixar a garrafa d'água, o guarda-chuva e a chave sempre nos mesmos lugares. Dessa forma, é mais fácil achar as coisas e evitar perdê-las.
Sou muito boa em raciocínio lógico, passo em todos os concursos q me inscrevo
Meu QI não é excepcional mas entrei na dupla excepcionalidade
Minha única pergunta: E daí? Como tornar isso mais útil na vida prática?
Do meu ponto de vista a questão não é a busca de utilidade mas a compreensão das dificuldades que vc teve ao longo da vida por desconhecer seu diagnóstico.
A partir do autoconhecimento poder reestruturar sua rotina de forma a não criar novos traumas e potencializar sua qualidade de vida.
Ser mais assertivo sobre seu funcionamento o e que faz sentido pra vc sem tentar se enquadrar na "normalidade"
Eu nem vi o vídeo, tá pausado em 0:23. Superdotação parte do reconhecimento precoce que todos ao seu lado não sabem o que estão realmente fazendo, perdidos no espaço. Nao sabem os porquês e nao querem admiti-los, nao pra mim que já entendi que estamos a deriva, mas para si próprios, e aí eu ja começo a sair da caixinha. Sim, meu teclado ta ruim e acento sai ou acento voa.
O problema é a motivaçao, ainda mais em nosso país. Triste.
Motivação já me tira disso ai.
Motivação nem pra continuar respirando...
Raciocínio "lógico" aquela questão de parecer que é matemático uma conversa, então talvez, provavelmente sim.
Sobre padrões, não sei. Não me acho bom em ver padrões, apesar que. Em conversa e algumas dinâmicas sociais chega a cansar porque sei como a conversa vai terminar devido a entender os padrões daquela dinâmica, se isso contar, então acho q tenho um pouco desde traço ai sim.
Esse de integrar informações, quase certeza q sim porque tenho dificuldade em conversas por coisas assim. De tá falando em algo e aí ter q voltar pra explicar o desenvolvimento prq as pessoas nao acompanharam e/ou nao entenderam a ligação de um tema com outro que apontei.
"Não aguento mais pessoas me falando pra fazer informática, nem gosto tanto assim"
"O cérebro opera de modo diferente, sim kkkk o meu nao opera".
Ui bateu sono.
☁️..☁️🌒...☁️☁️...🌌☁️
....🌠..................🌌
.........................🌌
ua-cam.com/video/g-w27A_R6M0/v-deo.htmlsi=f2_GLFIqp8IL0lZX
🌊 ♒ 🌊.... ♒.🎶 ♒ 🎶
♒ 🌈 🌊 🎻 🎶♒ 🎶 ♒ 🎶
♒ ♒⛵ 🐳♒ ♒ ♒ ♒
🌊.♒ ♒ 🌊 ♒ 🌊 🌀...🌀
.🌊. ♒ 🌊.. 🌊 ♒🐍..💫
. ♒ ♒ 🌊 ♒ ♒ 🌊..🌀
.
......... 🐠
..... 🐠 🐠 .................🐬
🐠 🐠 🐠 ...... 🐡.. 🐬
.....🐠 🐠 ................ 🐬
..........🐠
.................... 🐟🐟
................🐟🐟🐟
................. 🐟 🐟 🐟
.
.
.
.....................🐙..🐋........
.
.
.🐛
🐚.Vale 1 emoji de pedra 🐚
....... Vale 1 emoji de pedra
Mano, eu associo tonalidades musicais à cores. Pra mim, toda tonalidade tem uma cor diferente. Por exemplo, ré maior parece ser um amarelo meio amarronzado e mi maior um roxo. Além disso, recentemente eu descobri ter ouvido absoluto e eu costumo associar as notas as cores. A escala dos sustenidos parece ser azul, mas o sol sustenido parece ser um roxo meio azulado...
Ré maior é um acorde, não um tom.
acho que o vídeo caiu um pouco na esteriotipia no AHSD e deixou de lado questões importantes como questionamentos existenciais frequentes, tendências a hiperfoco, criatividade, alta sensibilidade, grande senso de ética...
Qual abordagem ou profissional pode dar esse suporte a uma pessoa com AHSD?
Uma leitura muito otimista, só que isso com autismo junto, depois de meio século de vida, só digo, esse mundo cansa
Todo mundo, em contextos diferentes, em tempos diferentes, em posições sociais diferentes, vivem dizendo que sou muito inteligente. As vezes me sinto inteligente, as vezes me sinto uma farsa, ou mesmo burro demais. Alguém se sente assim e já foi diagnosticado como SD?
Sim. Quando você pergunta (e muito), você apenas valida hipóteses sobre o assunto ou você faz como os demais, que não entendem passagens anteriores, não tiveram embasamento teórico anterior ou porque simplesmente não prestam atenção na explicação, ou fazem gracejos?
Eu sempre achei que meus filhos tinham altas abilidade, principalmente a menina que é muito inteligente. porém por conta do Autismo e do TDAH, confundi tudo, o QI de na média, só que ela fez com uma depressão alta, isso deve ter alterado o resultado.
Já meu filho de 127 , acima da média,mais não tem no resultado altas abilidades, mais domina muito a área de designer gráfico, aprendeu só, já trabalha com isso.
Se o QI deu na média (com algumas áreas bem acima da media), mas o teste foi feito com transtornos emocionais elevados.... A hipótese de altas habilidades pd ser descartada?
Não! É como um jogador entrar em campo e ser intimidado pelo jogo, ou estar com o joelho contundido. Refaça o teste num momento apropriado!
Lygia, posso lhe fazer uma pergunta?
Você é savant?
Pela sua memória...
Obrigado.
Opa, eu ... 8:28 eu pensando em milhões de possibilidades. rs
Para as pessoas que gostam de pensar sobre o universo e sua origem, vocês já pensaram sobre o porquê de existir algo ou invés do nada ? Se sim, qual sua conclusão ?
(Por "nada", eu considerei o vácuo.) O vácuo não é exatamente um espaço sem nada dentro, mas sim um espaço entremeado de energia. A existência de energia num ponto do vácuo pode causar o surgimento de pares matéria-antimatéria. No nosso universo, existe muito mais matéria do que antimatéria. Isso é foco de pesquisa de cosmologistas, hoje. Durante as primeiras frações de instante da criação do universo, ocorreu algo que culminou numa preferência por matéria em vez de antimatéria.
@eme_esse_u o vácuo faz parte do universo, o que eu quero dizer com minha pergunta é por que existe o universo(algo) ou invés do nada(a inexistência do algo)
@@DanielVynkler você prefere uma explicação científica ou metafísica?
@@eme_esse_u prefiro uma explicação baseado em lógica
@@DanielVynkler Existem evidências que sugerem que o universo está se expandindo aceleradamente e, por dedução, todo o universo partiu de algum lugar, que pode ser comum ou não. Antes de tudo o que existe existir, não havia nem tempo, nem espaço, mas estimativas a partir da radiação cósmica de fundo e da taxa de expansão do universo dizem que ele começou a expansão há 17 bilhões de anos.
Eu tenho todos esses comportamentos de uma pessoa superdotada, mas me vejo como uma pessoa bem burrinha com tanta coisa para aprender que não faz sentido. Tenho diagnóstico de TEA nível 1 (síndrome de asperger está escrito no meu laudo). Eu queria ser mais inteligente. O comportamento de pessoas com AH-SD eu já tenho, só falta o alto nível de conhecimento 😂
Eu assistindo esse vídeo fazendo o cubo mágico kkkkkkk
Minha bola de cristal está calibrada, @_mikasimoes! 🔮
Parabéns por ter um cérebro multitarefas!
Tenho autismo leve e não consigo assistir aos seus vídeos em rotação normal. Me dá uma agonia, pra mim você está enrolando.
Os professores me achavam arrogante
Eu tenha tea 2 + tdah 2, eu trabalho num hospital, e às vezes se tornar muito monótono e eu entro numas questões muito específicas. Por exemplo, existe dois tipos de Vasectomia, a vasectomia unilateral, e a bilateral, o meu pensamento é que não faz sentido existir a unilateral porque o homem tem dois testículos, então isso não faz sentido algum, ai fui descobrir a diferença, o canal excretor do homem é como se fosse um " Y " , só que de ponta cabeça, a bilateral, corta as duas pernas do Y, enquanto a Unilateral corta o centro, só que tipo, não faz sentido algum se chamar unilateral pq é o centro, se esta no centro, não necessariamente ocupa um lado, porque esta no CENTRO, logo não faz sentido. Sempre que eu comento isso com as pessoas que trabalham cmg elas me perguntam como cheguei a isso, e eu simplesmente estava entediado. Eu também tenho a teoria da cura do Glaucoma, é bem legal. É muito triste, eu tenho muitas teorias e coisas, e parece que as minhas informações não são validadas e afins, e eu me sinto diferente por isso.
Cada vídeo que assisto, fala uma coisa diferente 😅🤦♂️
Incomodou demais essa defesa "subliminar" da escola militarizada em comparação com a "naturalista". Cês acham mesmo que escola militar dá mais acolhimento e liberdade pra alguém pensar? Que não é entediante com regras e mais regras, muitas vezes ilógicas e baseadas na obediência pura e simples? Se seu exemplo foi bom, sorte sua. Mas generalizar e comparar desse jeito, desmerecendo o que você chama de "naturalista", é bem ruim.
Não me pareceu julgamento de valor chamar escolas não-militares de naturalistas. Por algum nome, a gente tem que delinear a separação. Talvez "naturalista" seja o termo interno para escolas não-militares, dentro de escolas militares, não tenho certeza.
Tirar nota máxima em todos os testes psicotécnicos e lógicos do Detran é normal? kkkkkkkkkkkkk
Na próxima enquanto junta todo mundo, joga uma faca 🔪 e último a sair vivo escolhe tema 🔥🔥🔥 mauha ha ha haaaa 🔥🔥🔥
RUMO A YAUSHALAM ALELUYAUH CREIA YAUSHA ESTÁ VOLTANDO PESQUISE SOBRE E ESTUDE (YAUH E YAUSHA)YAUH ABENÇOE A SUA FAMÍLIA ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤