Abu era sensacional, o quadro " provocações " nunca foi o mesmo depois de sua ida... Tinha exatamente 10 anos, quando ví pela primeira vez!, E assim nunca mais deixei de repetir e repetir os programas, Neste requisito ( EU ME ACOSTUMEI, A OUVIR E SENTIR, TODAS AS PROVOCAÇÃO DO ABU, E CONVIDADOS ), A final, o quê é a vida se não... eternas questões a serem respondidas. Me apaixonei pela filosofia, me apaixonei pela escrita, poemas e composições, e isso tudo devo a ele, eterno abu.
A gente se acostuma também a esperar a semana inteira pra ver uma pessoa, e não ouvir quase nenhuma palavra dela. E o pior, é que nosso coração, acostumado com tudo isso, ainda fica satisfeito só por ver a pessoa. E ai, lá vai, esperar mais uma semana alimentando expectativas e se acostumando com meios-sorrisos e meias-palavras. É, fim.
Parece até que fui eu que escrevi essas palavras. A gente se acostuma a ser enganar, fingir que tá bom assim que essas meias palavras, meios sorrisos é o suficiente.
"Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado." Isso aqui bate de um jeito... 😭
Sim, vivo pensando na minha infância, nunca me imaginei vivendo essa vida monótona... E quando me pego fazendo isso fico me punindo, como eu posso reclamar de uma vida sem muitos problemas e com um amor correspondido? Sensação estranha essa...
Faz 5 anos, e eu ainda escuto isso pelo menos uma vez por semana. Aconselho a baixar o áudio e por no celular, quando você estiver no ônibus, no trabalho, na escola... acostumado... isso vai te atingir como um soco no estômago
"Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá." É isso que querem! Não nos permitamos acostumar com o descaso, nos acostumar com as desculpas esfarrapadas diante de um claro plano de morte. Há de haver limites. Expresse sua opinião.
O vídeo esta editado e cortaram 2 parágrafos do texto original. "A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração." "A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos." Oportunamente, foram cortados os que falam de guerra e propaganda.
Talvez é porque fala de algo básico da vida humana. Assim independe do lugar ou do tempo que é lido, com algumas adaptações é claro, como, por exemplo, meios de transporte, formas de trabalho.
O mais triste é que a gente se acostuma pra poder sobreviver. Viver não é tão fácil e simples assim, é um privilégio concedido à poucos. Fala pra mim uma pessoa pobre que consegue viver de verdade?! Não tem. Pessoas pobres tem que ralar, tem que viver rotina, tem que se limitar porque a única prioridade de um pobre é sobreviver. Em um mundo onde a desigualdade reina e é vista como comum, é um mundo para privilegiados e não pra qualquer um!
A zona de conforto pode ser definida como a nossa tendência a fazer o que é fácil, cômodo e conhecido, sem intenção de interromper ciclos viciosos e improdutivos ou de começar algo novo ou desafiador, que demande auto-disciplina, motivação e comprometimento e que cause dispêndio extra de energia e nos tire da inércia. A vida começa onde termina a sua zona de conforto, caso contrario você viverá uma vida medíocre como a maioria das pessoas, pois a maioria se acostuma… Sensacional.
Eu não me acostumo... Eu não me acostumo a viver de um jeito que não quero viver; Eu não me acostumo com sorrisos falsos; Eu não me acostumo com amores mal vividos; Eu não me acostumo com abraços frouxos; Eu não me acostumo com falta de educação, falta de gentileza; Eu não me acostumo com tanto mal humor; Não posso me conformar com uma vida sem vida... Sem encantamento, Sem alegria sincera, Sem maluquices, A vida é tão efêmera... Mal abrimos os olhos e já é hora de fechar... E o que foi feito ou desfeito? O que foi dito e não dito? O que sonhamos, mas não acordamos para realizar? O que vivemos? O que realmente vivemos? A infelicidade não é um preço alto demais a pagar pelo conforto de não lutar? Morremos sem ter vivido...
Pode até não se acostumar, mas se chegou a este vídeo, sentiu-se tocada e ainda se deu ao trabalho de comentar, então você é da classe dos inconformados que aprenderam a tolerar.
É angustiante pensar que os programas atuais de TV são tão supérfluos quanto a existência dos seus criadores. Isso sim que eu chamo de entretenimento, que tristeza saber que essa preciosidade acabou. Hoje, só ouvimos banalidades e coisas insignificantes. A TV brasileira merece esse nível de intelectualidade.
Poema é uma premonição que nunca sai de moda, pena que não prestamos tanta atenção neles, pena que nossos alunos do ensino médio não tem tanto tempo pra aprender a aprecia-los
a gente se acostuma com muito pouco e acaba acreditando na ilusão de que esse pouco é o que basta ... reducionismo da vida a muito pouco ou quase nada. uma miserável vida.
Sem palavras... 2022... Não consigo sequer me expressar uma opinião dessa Lenda. Acompanhando esse mestre desde os anos 90 desde criança... Sem maldade: Perfeição não tem explicação.
Que maluco legal. Pena tê-los por tão pouco tempo... mas o tempo que foi basta. Está completo. Valeu cara. O que é a merda da vida? Deve ser um monte de água em um balde furado...e o que resta é a espera pra sair o quanto antes. Águas vivas ; baldes secos.
A gente não se acostuma a não ter você com entrevistas maravilhosas de gente real com poesia real eu sempre tomava meu whiskhy assistindo as suas entrevistas agora so posso voltar aqui e dizer a gente não se acostuma mestre da poesia e do teatro .
Existem pessoas que são enviadas à Terra para nos abrir os olhos e mentes em determinadas épocas... O texto é perfeito e a forma pela qual Abujamra empresta sua carga dramática à ele, entram em nossa mente como uma adaga pronta para nos impactar e tirar-nos de nossa zona de conforto.
Nossa! Maravilhoso! Ainda tão atual e tão forte como um soco. Impossível ouvir isso e não refletir sobre o que somos, o que queremos e, pior, se sabemos quem somos e o que queremos!
!! ANTÔNIO ABUJAMRA !! MINHA HOMENAGEM NÃO PODERIA SER OUTRA... Obrigado por, mesmo de longe, clarear minha mente. Pela ligação. Obrigado por proferir Marina Colasanti. E Me acordar há alguns anos atrás! Sei que Você Se Foi, Mas Não Devia...
O mais fácil é nos acostumarmos com as coisas e situações difíceis, quando já crescemos ou vivemos no meio delas. Mas quando a pessoa não é accostumada a dureza da vida, e leva um tombo, ela sofre mais, e demora mais pra se levantar. Pode ver, pra quem é rodeado de amor, de pessoas queridas, de mulheres e amigos, de convites e comemorações, não aceitam qualquer pessoa, qualquer festa, não saem com qualquer roupa, não comem qualquer comida. Pra quem vive longe dessa realidade, tem poucos amigos, quase ou nenhum convite, mal tem amor de mãe e vive sujo de trabalhar duro, se agarram a qualquer esperança de carinho e amor que possa aparecer. Mas quase sempre a realidade não tão brilhante longe das comedias romanticas, termina em pessoas solitarias comendo comida fria e assistindo a vida passar. Bom, a gente se acostuma com tudo, mas alguns de nós já somos experts em viver em meio às situações ruins. Outras apenas tem um deslumbre momentaneo de infelicidade, rejeição e solidão mas logo se reerguem.
Eu fico imaginando se os soldados da Primeira Guerra Mundial WW l, se não fossem acustumados com as dificuldades?... Com certeza nós estariamos fudidos kkkk. Curti seu comentário Brother, me indentifiquei muito nele.
Marina Colassanti simplesmente espetacular..e Abu importantíssimo por divulgar essa e outras obras primas da literatura na tv...pena que foi uma ilha...
Esse mundo nos entorpece! Faz nos desumanos, perdemos a sensibilidade de saborearmos a vida, perdemos a sensibilidade de olharmos o outro...ela nos encaixa, nos acomoda ate que acostumamos a não mais viver..
Um livro de poemas q eu gostei muito e foi lançado recentemente é chamado de morte e vida a arte da poesia. Essa é a sinopse: Morte e vida: a arte da poesia é um livro de poemas com um conto ao final. Ele traz um profundo mergulho em temas comuns e rasos; a beleza do amor e a sonâmbula reflexão de seu término; contém minhas letras alegres escrevendo sobre a mais deplorável tristeza; o deslize entre a ordem e o caos na frágil ponta do lápis
Zaira - o que vc leu foi apenas fruto do Metodo de Paulo Freire nas escolas (metodo Socio-Construtivista) - Sinto falta do tempo que estudava OSPB e Moral e Civica... Jamais leria alguem escrevendo "perca" ou algo semelhante. Espero que o candidato de Direita-Conservadora venca para voltarmos a ter Ensino de qualidade, e de quebra sair das ultimas colocacoes no exame internacional do PISA.
Eu sempre retorno a esse poema, o leio ou pesquiso vídeos de narração quando questiono meus objetivos de vida por tentar me encaixar no cronograma da sociedade, na lista de afazeres para ser "bem sucedida". A questão maior pra mim é que não quero me acostumar com a vida, quero vivê-la ao máximo, quero conhecer, questionar, aprender e absorver coisas. Quero poder ser grata, e sempre desejar mais, afinal essa vida não nos deve nada, nos temos que correr atrás dos nossos ideais.
Dama do Gelo Algo completamente impossível de se colocar em uma só e direta resposta, com toda certeza! Mas eu particularmente tenho prazer em pensar que seja uma piada de mau gosto da própria existência, metodicamente planejada e destinada aos que não conseguirem rir dela. rss
Os que não se acostumam, na minha opinião, estão ocupados demais por aí. São os que realmente tiveram a coragem de quebrar rotinas e roteiros, e seguem vivendo o que desejam viver; cada vez mais.
"A ser ignorado quando precisava ser visto. A sorrir, sem receber sorriso de volta" - essa pegou fundo.
Amo ser ignorado e sorrio pra tudo ..menos para humano anis. Quero distancia máxima que puder.
@@deus2222 Tem sempre o pseudo alienígena
pqp o cara lançou uma puta filosofia de vida que reflete na maioria das pessoas e essa frase foi a que te tocou?
Esse cara é quem ? Alguém me dá contexto ?
@@lucasariel1490 ele é o pou versão humana não tá vendo?
Nunca nos acostumaremos com a sua falta, Abu.
zubrycky Claro que irão. Não seja hipócrita.
.
Verdade
esse sim faz falta!
já acostumamos
- Quanto maior o conhecimento maior é a dor!
Quanto maior a sabedoria, maior o enfado.
Melhor frase!
a dor e inevitavel, o sofrimento e opcional
@@GabrielCosta-it1bi essa frase é clichê e não é verdade, amigo.
É papinho furado de coach.
Errado
Eu não conhecia esse cara, ainda bem que dessa vez o algoritmo do UA-cam me jogou nesse vídeo.
Ele era fantástico
Abu era sensacional, o quadro " provocações " nunca foi o mesmo depois de sua ida... Tinha exatamente 10 anos, quando ví pela primeira vez!, E assim nunca mais deixei de repetir e repetir os programas, Neste requisito ( EU ME ACOSTUMEI, A OUVIR E SENTIR, TODAS AS PROVOCAÇÃO DO ABU, E CONVIDADOS ), A final, o quê é a vida se não... eternas questões a serem respondidas. Me apaixonei pela filosofia, me apaixonei pela escrita, poemas e composições, e isso tudo devo a ele, eterno abu.
Um dos maiores gênios do nosso tempo, uma pessoa com uma noção de mundo incrível. Bem instruído seria apelido pra ele.
A ser ignorado quando precisava ser visto. A sorrir, sem receber sorriso de volta" - essa pegou fundo.
Precisa copiar o comentário sem se dar ao trabalho de mudar? 🤣
Melhor programa que a TV brasileira já teve.
E que a TV jamais terá, salve grande mestre Abujamra.
el Ghoren MUITO BOM MESMO!!!
el Ghoren ♥
Vc nao entende nada cara
Concordo !!!
A interpretação dele era a coisa mais preciosa que tivemos na televisão brasileira.
👏👏👏👏👏
A gente se acostuma também a esperar a semana inteira pra ver uma pessoa, e não ouvir quase nenhuma palavra dela. E o pior, é que nosso coração, acostumado com tudo isso, ainda fica satisfeito só por ver a pessoa. E ai, lá vai, esperar mais uma semana alimentando expectativas e se acostumando com meios-sorrisos e meias-palavras. É, fim.
Parece até que fui eu que escrevi essas palavras. A gente se acostuma a ser enganar, fingir que tá bom assim que essas meias palavras, meios sorrisos é o suficiente.
+Ka Kakaka é :( e a gente fica se apertando pra se encaixar do lado da pessoa, e se acostuma a viver apertado...
Coisa linda vocês!
❤
vdd
"Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado." Isso aqui bate de um jeito... 😭
Sim, vivo pensando na minha infância, nunca me imaginei vivendo essa vida monótona... E quando me pego fazendo isso fico me punindo, como eu posso reclamar de uma vida sem muitos problemas e com um amor correspondido? Sensação estranha essa...
@@hellenfalcioni3543por mais perfeito que possa parecer, todos temos as nossas questões…
Quem hoje em 2023 ainda escuta essas belas palavras de pensamentos desse grande homem! Deixa o like ai 💪🏻
Faz 5 anos, e eu ainda escuto isso pelo menos uma vez por semana.
Aconselho a baixar o áudio e por no celular, quando você estiver no ônibus, no trabalho, na escola... acostumado... isso vai te atingir como um soco no estômago
A gente se acostuma a assistir motivacionais sem parar, e não fazer nada pra mudar.
Paulo Cesar Pereira Filho só vai
ViNi MiCoRRizA isso foi meio. sarcástico? kkk
bela dica!
A gente se acostuma a ver o verbo "fazer" ser usado de forma errada... kkkkk :)
uau, ouvir durante a quarentena dá uma convicção completamente diferente
Mais de 1 ano já ein
@@h.schiffer5734 Infelizmente a gente se acostumou...
"Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá." É isso que querem! Não nos permitamos acostumar com o descaso, nos acostumar com as desculpas esfarrapadas diante de um claro plano de morte. Há de haver limites. Expresse sua opinião.
Um dia, foi tudo apenas uma memória
O vídeo esta editado e cortaram 2 parágrafos do texto original.
"A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração."
"A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos."
Oportunamente, foram cortados os que falam de guerra e propaganda.
Tem o vídeo inteiro para compartilhar?
na verdade o vídeo inteiro é esse, cortaram algumas partes do poema por questão de tempo no programa.
Onde posso achar o texto original ?
@@bombersmf sim, a guerra por questão de tempo, a propaganda por ser um programa de tv
@@bombersmf a gente se acostuma com essa questão de tempo no programa. rs
Como um texto publicado em 1972 ainda faz tanto sentido em 2022.
Na verdade faz ainda mais sentido nos dias de hoje.
Me diz a mesma pergunta
Olha que conheci esse texto em 93
Caramba… Não sabia que era tão antigo. Faz MUITO mais sentido hoje.
O sistema de produção é o mesmo
Talvez é porque fala de algo básico da vida humana. Assim independe do lugar ou do tempo que é lido, com algumas adaptações é claro, como, por exemplo, meios de transporte, formas de trabalho.
Poesia é do caralho. É o que move na nossa alma. É o que nos faz chorar...
A gente se perde com o tempo.. a cada manhã deixamos um pouco de nós em casa.. a gente se acostuma a se esquecer.
Larissa Silva Tem razão Larissa, a gente se acostuma a viver contra a nossa vontade.
uau...
Caramba..
Agente se acostuma com a vida, e esquece que é mortal
Verdade
Mas a gente tem que esquecer pra não enlouquecer. É evolutivo até... Daí nasce a religião e outras coisas. A negação da morte.
total.
Como um texto publicado em 1972 ainda faz tanto sentido em 2024.
Na verdade faz ainda mais sentido nos dias de hoje.
slk já é o 7º condominio de luxo que esse mano aluga na minha mente
Um dos poucos, pouquíssimos programas inteligentes da TV brasileira!
A mais profunda definição do que é a viver sendo pobre...
kkkkkkkkk
@@gersonliberatose tu riu disso, men....te endireita...
@@Pishtola kkk.. pronto nao pode rir agora? vc nao tem humor na vida, leva na esportiva!! Sem mais!!
Vejo o Abu como um pai, daqueles que dá conselhos e 'dicas' cirúrgicos de como a vida é.
Muito bom!!!
O Minimim por aqui, hahaha, que dá hora
👀
Sim
Sempre gostei de vê-lo falar! Um jeito completamente diferente, próprio!!!
Chorei muito. Porque, eu, também me acostumei...
Denise Amaral 🤩 Salvador 🤩 Bahia 🤩 Brasil 🤩.
O mais triste é que a gente se acostuma pra poder sobreviver. Viver não é tão fácil e simples assim, é um privilégio concedido à poucos. Fala pra mim uma pessoa pobre que consegue viver de verdade?! Não tem. Pessoas pobres tem que ralar, tem que viver rotina, tem que se limitar porque a única prioridade de um pobre é sobreviver.
Em um mundo onde a desigualdade reina e é vista como comum, é um mundo para privilegiados e não pra qualquer um!
Falou tudo
Nunca foi, não é, e nunca será um
Se for pobre mas tiver o básico ainda é bom, agora sem o básico aí fica difícil.
A gente se acostuma. Será mesmo? Ou apenas tolera?
A zona de conforto pode ser definida como a nossa tendência a fazer o que é fácil, cômodo e conhecido, sem intenção de interromper ciclos viciosos e improdutivos ou de começar algo novo ou desafiador, que demande auto-disciplina, motivação e comprometimento e que cause dispêndio extra de energia e nos tire da inércia. A vida começa onde termina a sua zona de conforto, caso contrario você viverá uma vida medíocre como a maioria das pessoas, pois a maioria se acostuma… Sensacional.
Medíocre é acostumar a viver numa zona de conforto
Eis um cara que não entendeu nada do que o texto quis passar🙄
Eu não me acostumo...
Eu não me acostumo a viver de um jeito que não quero viver;
Eu não me acostumo com sorrisos falsos;
Eu não me acostumo com amores mal vividos;
Eu não me acostumo com abraços frouxos;
Eu não me acostumo com falta de educação, falta de gentileza;
Eu não me acostumo com tanto mal humor;
Não posso me conformar com uma vida sem vida...
Sem encantamento,
Sem alegria sincera,
Sem maluquices,
A vida é tão efêmera...
Mal abrimos os olhos e já é hora de fechar...
E o que foi feito ou desfeito?
O que foi dito e não dito?
O que sonhamos, mas não acordamos para realizar?
O que vivemos?
O que realmente vivemos?
A infelicidade não é um preço alto demais a pagar pelo conforto de não lutar?
Morremos sem ter vivido...
Lindo
😆👏top
Perfeito!
Hipócrita.
Pode até não se acostumar, mas se chegou a este vídeo, sentiu-se tocada e ainda se deu ao trabalho de comentar, então você é da classe dos inconformados que aprenderam a tolerar.
Grande mestre , q saudades desse cara!
"[....] A gente se acostuma para poupar a vida... que aos poucos se gasta; e que gasta de tanto se acostumar... e que se perde de si mesma."
Esse é um poema da classe trabalhadora.
Se a escravidão fosse trabalho eu concordaria com tico
O mundo hoje precisava de gente assim, que abre nossos olhos
É angustiante pensar que os programas atuais de TV são tão supérfluos quanto a existência dos seus criadores. Isso sim que eu chamo de entretenimento, que tristeza saber que essa preciosidade acabou. Hoje, só ouvimos banalidades e coisas insignificantes. A TV brasileira merece esse nível de intelectualidade.
Eu só não me acostumo com o mundo sem poesia de verdade que nós vivemos hoje, Abujamra.
Poema é uma premonição que nunca sai de moda, pena que não prestamos tanta atenção neles, pena que nossos alunos do ensino médio não tem tanto tempo pra aprender a aprecia-los
a gente se acostuma com muito pouco e acaba acreditando na ilusão de que esse pouco é o que basta ... reducionismo da vida a muito pouco ou quase nada. uma miserável vida.
Sem palavras...
tudo o que eu precisava ouvir
Quem já repetiu mais de vezes como eu da like aí 😉👍🏻👏🏻👏🏻
No hablo portugues, pero tiene una cierta similitud con el español y puedo entender gran parte de lo que dicen, genial.
não tente entender. sinta
@@mirlenebalbino3613 nao é assim que funciona n kkk
@@juanosvaldojara1153 an?
@@NOVATOPRO berrei ahhaha
@@mirlenebalbino3613 boa dica 👍vou ali tenta sintir assistindo um video russo
Você faz falta meu amigo 👍👍👍👍🇧🇷🇧🇷👏👏👏👏
Sempre quando estou triste venho ver esse vídeo e me derramo em lágrimas
Sem palavras... 2022... Não consigo sequer me expressar uma opinião dessa Lenda. Acompanhando esse mestre desde os anos 90 desde criança... Sem maldade: Perfeição não tem explicação.
Que maluco legal. Pena tê-los por tão pouco tempo... mas o tempo que foi basta. Está completo. Valeu cara. O que é a merda da vida? Deve ser um monte de água em um balde furado...e o que resta é a espera pra sair o quanto antes. Águas vivas ; baldes secos.
É tão vero💔que dói,a verdade dói,mas ela cura❣️♥️
Eita Abujamra quanta falta faz você e provocações eu assistia tudo!
❤ maravilhoso e atualíssimo em julho 2924. Grande homem e grande autora.
Abu Eterno!!! Quanta falta faz!!!❤❤❤❤
Vamos nos permitir!
Zona de conforto é feita para ser conquistada e logo quebrada.
Bora lá Guerreiras & Guerreiros. Força e positividade sempre!
Acho que, em qualquer tempo e qualquer lugar devemos aproveitar nosso tempo e viver bem vivido.
Perfeito
A gente só nao acostuma a ficar sem vc grande mestre Abu.
😭😭😭😭😭 como essa mensagem dói. Ela é tão verdadeira que me constrange 😭😭😭😭
SEM DÚVIDAS.... O MELHOR ENTREVISTADOR DA TV BRASILEIRA... QUE FALTA FAZ !!!!!!
"Vamos cantar pelos nossos mortos, e chorar pelos que ficam" #RipAbujamra
2021 e esse texto infelizmente ainda faz total sentido .... Não se acostumem !
Maravilhoso texto, maravilhosa Marina Colasanti, maravilhosa leitura, maravilhoso Abujamra!!! Estou maravilhada!
Esse cara era o melhor de todos os tempos
2:38 a gente se acostumar Para poupar a vida que aos poucos se gasta , e se gasta de tanto se acostumar e se perde se si mesma
Grande verdade!! Grandíssima interpretação!!! Eu vendo isso em Janeiro de 2021
A gente não se acostuma a não ter você com entrevistas maravilhosas de gente real com poesia real eu sempre tomava meu whiskhy assistindo as suas entrevistas agora so posso voltar aqui e dizer a gente não se acostuma mestre da poesia e do teatro .
#SÓ SAUDADES DE PROVOCAÇÕES, DE ABUJAMRA!!!
Existem pessoas que são enviadas à Terra para nos abrir os olhos e mentes em determinadas épocas...
O texto é perfeito e a forma pela qual Abujamra empresta sua carga dramática à ele, entram em nossa mente como uma adaga pronta para nos impactar e tirar-nos de nossa zona de conforto.
Nossa! Maravilhoso!
Ainda tão atual e tão forte como um soco.
Impossível ouvir isso e não refletir sobre o que somos, o que queremos e, pior, se sabemos quem somos e o que queremos!
Que texto maravilhoso. 2019 tenho 31 anos porque não vi isso antes? Que pena para mim.
2021 o UA-cam me recomenda!
A gente se acostuma 💪🏻
Tão belo e ao mesmo tempo tão triste .
Perfeita essa meditação sobre a vida. Que agente não se acostume com o que não presta 🙌
Esse cara é genial
Profundo e eterno. Espero que minhas poesias possam, um dia fluir algo tão puro como isso
Até arrepia ouvir esse texto!
Oh homem maravilhoso - como pode alguém não gostar desse vídeo?! ..... coisa linda de palavras realistas!!!
This guy is totally right! Blessed are those that wake up❤
Esse programa pra mim foi um dos melhores da tv brasileira, até hoje!
Maio de 2020 em plena quarentena, Assistindo a "filosofia da verdade" de Antônio Abujamra....
!! ANTÔNIO ABUJAMRA !!
MINHA HOMENAGEM NÃO PODERIA SER OUTRA...
Obrigado por, mesmo de longe, clarear minha mente. Pela ligação.
Obrigado por proferir Marina Colasanti. E Me acordar há alguns anos atrás!
Sei que Você Se Foi, Mas Não Devia...
+Luciano DeSilva Mas ele está aqui, em presença espiritual e legado artístico perpétuo.
caraca ai sim gostei do fim
sei que você se foi, mas não devia.
Vitor Malaquias yu
Luciano DeSilva Linda homenagem.
Ele é eterno pra nós! ❤
O mais fácil é nos acostumarmos com as coisas e situações difíceis, quando já crescemos ou vivemos no meio delas.
Mas quando a pessoa não é accostumada a dureza da vida, e leva um tombo, ela sofre mais, e demora mais pra se levantar.
Pode ver, pra quem é rodeado de amor, de pessoas queridas, de mulheres e amigos, de convites e comemorações, não aceitam qualquer pessoa, qualquer festa, não saem com qualquer roupa, não comem qualquer comida.
Pra quem vive longe dessa realidade, tem poucos amigos, quase ou nenhum convite, mal tem amor de mãe e vive sujo de trabalhar duro, se agarram a qualquer esperança de carinho e amor que possa aparecer.
Mas quase sempre a realidade não tão brilhante longe das comedias romanticas, termina em pessoas solitarias comendo comida fria e assistindo a vida passar.
Bom, a gente se acostuma com tudo, mas alguns de nós já somos experts em viver em meio às situações ruins.
Outras apenas tem um deslumbre momentaneo de infelicidade, rejeição e solidão mas logo se reerguem.
Eu fico imaginando se os soldados da Primeira Guerra Mundial WW l, se não fossem acustumados com as dificuldades?... Com certeza nós estariamos fudidos kkkk. Curti seu comentário Brother, me indentifiquei muito nele.
Exato, descreveu a real situação de hoje: Domindo dia 27 de junho de 2021 as 09:16.
Salvei aqui
Marina Colassanti simplesmente espetacular..e Abu importantíssimo por divulgar essa e outras obras primas da literatura na tv...pena que foi uma ilha...
Uma das poucas coisas boas da televisão brasileira. Que falta nos faz.
Esse mundo nos entorpece! Faz nos desumanos, perdemos a sensibilidade de saborearmos a vida, perdemos a sensibilidade de olharmos o outro...ela nos encaixa, nos acomoda ate que acostumamos a não mais viver..
Por mais que eu queira ver a realidade como ela é, eu sei que vai doer.
Que falta você faz Antônio Abujamra!
Bela reflexão!
"A gente se acostuma à coisas demais para não sofrer..."e deixa de viver do modo como gostariamos de "realmente "viver...
Filosofia, realidade...
perfeição !, Descanse em paz Abujamra, a gente se acostuma com tanta coisa que nos faz mal e também o que nos faz bem.
Insta?
Um livro de poemas q eu gostei muito e foi lançado recentemente é chamado de morte e vida a arte da poesia. Essa é a sinopse: Morte e vida: a arte da poesia é um livro de poemas com um conto ao final. Ele traz um profundo mergulho em temas comuns e rasos; a beleza do amor e a sonâmbula reflexão de seu término; contém minhas letras alegres escrevendo sobre a mais deplorável tristeza; o deslize entre a ordem e o caos na frágil ponta do lápis
Quanto mais velho se fica, mais essas palavras vão tomando força.
preciso escutar essa citação todos os dias
Sou grato por cada palavra, e me acostumei a te ouvir: pois andava acostumado a ouvir pessoas que não fizeram nada por mim.
Que saudades desse programa do Antônio Abujamra. Um cérebro privilegiado.
com o costume vem a perca da emoção.
isso isso
Vem não .
O povo só aprende o que não presta. Perca é dose pra leão, me poupeeeeeeeee.
Zaira - o que vc leu foi apenas fruto do Metodo de Paulo Freire nas escolas (metodo Socio-Construtivista) - Sinto falta do tempo que estudava OSPB e Moral e Civica... Jamais leria alguem escrevendo "perca" ou algo semelhante. Espero que o candidato de Direita-Conservadora venca para voltarmos a ter Ensino de qualidade, e de quebra sair das ultimas colocacoes no exame internacional do PISA.
Ou a rotina frustrada do mesmo
Acho que esse poema devia ser recitado na integra na globo num intervalo comercial
Eu sempre retorno a esse poema, o leio ou pesquiso vídeos de narração quando questiono meus objetivos de vida por tentar me encaixar no cronograma da sociedade, na lista de afazeres para ser "bem sucedida". A questão maior pra mim é que não quero me acostumar com a vida, quero vivê-la ao máximo, quero conhecer, questionar, aprender e absorver coisas. Quero poder ser grata, e sempre desejar mais, afinal essa vida não nos deve nada, nos temos que correr atrás dos nossos ideais.
Q saudades dessa cara e desse programa!
Gratidão ✨🙏🏽
"Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia."
#RipAbujamra
Um vídeo de 9 anos ainda é capaz de passar a mesma mensagem, parecendo até um pouco atemporal, como se estivesse falando sobre o momento atual...
Sim
Me causou uma agonia..
A tranquilidade é trágica
Eu também vapo, parece que eu engoli uma bola de golf
Caio de Castro O que é a vida ?
Dama do Gelo
Algo completamente impossível de se colocar em uma só e direta resposta, com toda certeza!
Mas eu particularmente tenho prazer em pensar que seja uma piada de mau gosto da própria existência, metodicamente planejada e destinada aos que não conseguirem rir dela.
rss
Isso se chama realidade meu caro
Eu amoooo esse homem!! Como o abu faz falta.......
um colega de trabalho me mandou esse vídeo quando dividi algumas frustrações com ele. obrigada luk ❤
Poema genial! A poesia deve ter mais espaço na tv, no rádio e na internet. A poesia nos faz pensar.
Este poema é a representação da escala de trabalho 6x1.
Mas há os que nunca se acostumam. Estes tem sempre uma dor no peito e uma angustia companheira.
Mas são os que mudam e que fazem acontecer!
Os que não se acostumam, na minha opinião, estão ocupados demais por aí. São os que realmente tiveram a coragem de quebrar rotinas e roteiros, e seguem vivendo o que desejam viver; cada vez mais.
Antônio Abujamra Maravilhoso! Ele partiu há algum tempo. Mas não parece porque está imortalizado em suas obras artísticas memoráveis.
incrível a emoção e as potências das palavras quando ditas por ele, eterno Abu