A genialidade dessa mulher sempre me surpreende, por mais que eu saiba que Clarice é incrível, cada texto, idéia criado por ela me fascina ainda mais!!! Que bom estar em um mundo que Clarice existiu!!!
Quando eu não sei onde guardei um papel importante e a procura revela-se inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase "se eu fosse eu", que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar, diria melhor SENTIR. E não me sinto bem. Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser movida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas e mudavam inteiramente de vida. Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua, porque até minha fisionomia teria mudado. Como? Não sei. Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo que é meu e confiaria o futuro ao futuro. "Se eu fosse eu" parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido. No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeiras chamadas loucuras da festa que seria, teriamos enfim a experiência do mundo. Bem sei, experimentaríamos emfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor aquela que aprendemos a não sentir. Mas também seríamos por vezes tomados de um êxtase de alegria pura e legítima que mal posso adivinhar. Não, acho que já estou de algum modo adivinhando, porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor que se tem diante do que é grande demais
Como eu gostaria de ser eu. E não me importar de com o que os outros pensariam. Uma das coisasque muitas vezes nos deixa infeliz é a preocupação que temos com a opinião dos outros , sobre nosso jeito de ser.
Estou mergulhando fundo À procura de quem sou. Abandono o solo firme Das certezas arraigadas Em que sempre me apoiei E desbravo o vasto mar Sem saber o que me espera. O que só me instiga mais. Nado impetuosamente. Sei que estou correndo riscos. Mas o perigo me excita. Cada braçada que dou Transforma-me para sempre, Leva-me rumo aos tesouros Preciosos, delicados Cheios de delícia e dor. Que guardei só para mim. Este mar que a mim se torna Cada vez mais cristalino Funciona como um espelho, Que me apresenta a mim mesmo Com minhas imperfeições E o que tenho de mais belo. Tudo que for encontrado, Quer seja lixo, quer pérolas Precisa ser entendido, Respeitado e preservado Pois é parte crucial No equilíbrio da existência Deste profundo oceano. Que descubro lentamente, Cada coisa em seu momento. Descobrir-se leva tempo. Talvez uma vida inteira Estou apenas no início, E quanto mais me devasso, Há mais para desvendar, Que jamais finde o fascínio E os mistérios destas águas. Pois não há maior deleite Que descobrir a si mesmo.
Clarice Lispector tem o dom de nós fazer refletir sobre coisas tão profundas quanto ocultas. Se eu fosse eu, me soou estranho e ao mesmo tempo, tão peculiar. Que maravilha poder ouvir esta interpretação primorosa.
se eu fosse eu, eu não seria submissa a amizades falsas, teria amor próprio, me valorizaria, pararia de fazer as coisas para agradar os outros, teria mais autoconfiança , não me importaria mais com as opiniões alheias…
Se eu fosse eu não teria deixado nenhum cafajeste me fazer sofrer. Já que só sei amar por inteiro, tbm mereço ser amada. Triste, passaram-se tantos anos até que eu aprendesse a me defender da minha própria fragilidade amorosa. Não gosto de olhar pra mim no espelho da alma, o reflexo do passado ainda me assusta .
Feliz por ler o seu comentário pois sinto que não estou sozinha, isso é consolador , tb só tive cafajeste é hoje me defendo aquilo que penso que pode me fazer muito feliz , gratidão se eu fosse eu iria buscar outras formas prazerosa de viver a de me conhecer mais quem sabe
Clarice Lispector. A escritória descreveu maravilhosamente "A ESPERANÇA" fisica e metafísica. A duvida é o que faz o homem caminhar e superar-se. Gostei muito.
Comecei a ler Clarice Lispector a pouco tempo. Estou gostando muito. Todos os seus escritos nos levam a uma profunda reflexão as vezes nos deixa até intrigados com nós mesmos. Na voz de Aracy ficam maravilhosos perfeitos!!
É bom olhar para si mesmo vez ou outra e questionar, o quanto aquilo que se externaliza está em acordo com o nosso interior. Para mim, esse é o exercício de imaginar " se eu fosse eu".
Há um mundo imenso que trago em mim. Confinado ao silêncio e à escuridão, Mascarado às sombras de uma existência rasa, superficial, cuja voz embora inaudível aos desatentos, não para de gritar sequer por um instante. Urra a plenos pulmões o seu desejo de que se expanda o comprimido espaço que lhe destinei. Tendo absoluta certeza de que um ser capaz de carregar dentro de si um mundo é muito maior que uma existência plana. Não merece menos que um existir completo. Mas sei que tudo que pulsa dentro de mim é demais para olhos que talvez nunca estejam preparados para desbravar profundamente esse rico e complexo universo. Assim, por mais que a máscara de ferro que uso para esconder tudo que em mim reside me dilacere, me faça sangrar, que eu o escute gritar desesperadamente, e que eu sufoque algo que não merece, Me acovarda o medo do mundo externo, que é muito limitado para abarcar em si tudo que em mim contenho.
“Êxtase de alegria que mal posso adivinhar!”Queria ser EU hoje! Começar o dia assim...pensando em ser Eu, sabendo que posso assustar a muitos! Calma, EU! São só pensamentos meus! Hahaha👏🏻👏🏻👏🏻
É impressionante como essa questão aflinge a grande maioria, mas é maravilhoso ouvir como mergulhamos tão profundo para nós nos descobrir e ainda assim continuamos sem saber.Mas a inquietação da Clarice e sua busca em forma de poesia é marsvilhosa, e amei ouvir na voz da Aracy.
Nossa será que esta mulher conhecia barra de access? Com uma consciência desta? Fazendo valer totalmente o ser infinito que ela é. Realmente esta mulher vivia muito além de seu tempo. Este tipo de pensamento escrito a tanto tempo, mas tão atual!!! Tenho vivido muito esta sensação. Simplesmente mágico. O que mais é possível?
Que pessoa profunda...super indico a última entrevista dela em 1977, tem aqui no UA-cam. É surreal as respostas deste ser humano, intensamente profundo.
Essa entrevista dela é visceral, dilacerante. É estranho pensar que a realidade de uma pessoa jogada na nossa cara se torna algo surpreendente, já que pessoas tristes como Clarice são as mais comuns.
@@roselenyalves6185 Exato, ela busca no intimo dela as respostas, pra muitos deve parecer que ela estava de corpo mole, quando na realidade ela deu as melhores respostas possíveis.
Se eu fosse eu, creio que uma revolução em minha mente e modo de viver ocorreriam, e alguns dos meus amigos e conhecidos talvez não me vissem da mesma forma que antes, mas, no final das contas, creio que um grande desencaixe ocorreria em muitas partes de minha vida.
'A mentira esta acomodada onde foi bem vinda, ao contrário do que ela realmente traz.' A Clarisse e alguém que n precisa ser entendida e sim sentir o que ela fala através das palavras
Se eu fosse eu? Não seria eu. E, SIM, sou eu; eu mesma! E, os demais... seriam cada qual o seu próprio SER. Afinal, eu sou eu! Você é você! E, cada qual é o que quer ser. Certifique-se de sua identidade! Conhece-te!
Se eu fosse a identidade que faço de mim, não estaria eu perseguindo ser aquilo que quero ser e não aquilo que de fato sou? O que sou não é certificável porque não é descritível: sou porque estou em perpétua transformação de mim mesmo. Desdobro-me sobre mim mesmo diante do mundo que me transpassa. Sou; mas então já transbordei para fora da letra e já não sou mais: somente fui. E sempre já não sou o isto, apenas sou. Sou o que virei a ser e sempre o fui, só não ainda o sabia; e assim, até que não seja mais. Aí, o caixão.
O grande medo...é se atirar ao desconhecido, sair da zona de conforto mesmo que seja uma zona de desconforto infernal e cheia de tristezas, escondidas no óculos escuros, no antidepressivo, álcool...comida em demasia para preencher o vazio de dentro, enfim, qualquer vício ou compulsão, o emprego ingrato, o salário ainda mais. O medo é o cativeiro mais cruel que existe!!! Não sei se amo mais Clarice ou minha Querida Aracy Balabanian, ambas pagaram o preço de serem elas mesmas pelo menos em grande parte da vida. Que coragem!
Estou nesta eterna busca de SER EU MESMA, talvez não vá agradar a muitos, mas o que importa é nos agradarmos, nos amarmos. Enfim, quando todos entenderem isto, talvez o mundo seja mais real, honesto, verdadeiro.
Quando entendermos isso, assim como Lispector disse, será tanta sinceridade ao mesmo tempo que não existirá amizades mais. Fica um questionamento: será melhor continuarmos assim ou descobrir quem somos nós de verdade?
@@harveyspecter6227 , eu prefiro seguir no caminho do autoconhecimento. Ser sincera é algo difícil pois a maioria prefere ouvir mentiras. Eu mesma já estou me tornando uma sincericida😂😂😂 Estou rindo pra não chorar, mas a vida é isso. Escolhas, escolher ser verdadeira ,dói às vezes.
@@patricialima0702 Quando eu digo ser sincero não digo no sentido de dizer o que pensa, mas sim de ser quem você é, como se fosse o seu lado obscuro. Nós não somos nós e nunca seremos. Aí que entra uma questão: creio que apenas os animais sejam assim: eles são quem eles são. Nós aprendemos a viver em sociedade e saber que somos "iguais" (sociologicamente falando) uns aos outros. Acho melhor haver um equilíbrio
@@harveyspecter6227 , pois eu digo nos dois sentidos. Trabalho meu auto conhecimento já faz alguns anos e ser sincera no sentido de dizer o que penso , sou eu na minha essência, e isso de se conhecer, botar suas qualidades e defeitos sobre a mesa, expor eles não é fácil às vezes. Se expressar, não seguir pelos outros, discordar do que agrada aos outros é muito difícil. Mas eu vivia de outra maneira, única e exclusivamente pra agradar os outros, mas não a mim. Já ser sincera consigo mesmo é muito mais difícil que com os outros, pode ter certeza.
@@patricialima0702 Concordo plenamente, ser sincero com a gente mesmo é mais difícil. Já eu estou, confesso, não me conheço. Quando falo algo que sei sobre mim, falam que eu estou errado. Me considero chato, mas meus amigos não. Sei lá kkkkkkk
Eu achei esse vídeo muito interessante por que tudos sempre nos fazemos essa pergunta se eu fosse eu, nós eria percebe meu erros as mentiras que eu conto mais o mais importante para os lugares para onde eu ia, tem mais de 26 continue país pelo mundo se eu pode se escolher eu n escolheria nem um por que não a um lugar perfeito para eu poder escolher mais sim só lugar de desgraça se eu só eu uns das coisas que eu escolheria era consertar tudos os erros na sociedade e pelo o mundo.
Ser eu é uma viajem sem volta .. ser eu não significa uma vida de paz ... Paz se tem quando somos nós mesmos mas ser nós mesmos é um exercício doloroso porque é solitário ...
@@clovisi5506 tudo na vida muda...eu não sou a mesma menina de 15 anos que ficava eufórica com o livro na mão, colocava no peito e dava pausa para sentir a emoção... pegava a bicicleta as tardes e ia para a biblioteca. Hoje a realidade da vida é outra. Mas Clarice me marcou muito.
A genialidade dessa mulher sempre me surpreende, por mais que eu saiba que Clarice é incrível, cada texto, idéia criado por ela me fascina ainda mais!!! Que bom estar em um mundo que Clarice existiu!!!
Genialidade e sinônimo de maluquice....👀
Quando eu não sei onde guardei um papel importante e a procura revela-se inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase "se eu fosse eu", que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar, diria melhor SENTIR.
E não me sinto bem. Experimente: se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser movida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas e mudavam inteiramente de vida.
Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua, porque até minha fisionomia teria mudado. Como? Não sei.
Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo que é meu e confiaria o futuro ao futuro.
"Se eu fosse eu" parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido.
No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeiras chamadas loucuras da festa que seria, teriamos enfim a experiência do mundo. Bem sei, experimentaríamos emfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor aquela que aprendemos a não sentir. Mas também seríamos por vezes tomados de um êxtase de alegria pura e legítima que mal posso adivinhar. Não, acho que já estou de algum modo adivinhando, porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor que se tem diante do que é grande demais
Fui chacoalhada ao ouvir isto... SE EU FOSSE EU, COMO SERIA E O QUE FARIA?
Grata ❤️
Como eu gostaria de ser eu. E não me importar de com o que os outros pensariam. Uma das coisasque muitas vezes nos deixa infeliz é a preocupação que temos com a opinião dos outros , sobre nosso jeito de ser.
Que análise brilhante.
Nota-se que o assunto é seu velho conhecido!
"Adoroooo clarice lispector."
Simmm verdade.❤❤👏👏👏👏
Aos 1:29, um risinho sutil da Aracy, kkk. Grande Aracy, agora quando leio Clarice é a sua voz que escuto.
É o risinho da emoção impossível de disfarçar. rs
Tb leio com a voz dela kkk
Tmb percebi e tmb ri na mesma hora
Amo a voz da Aracy
Estou mergulhando fundo
À procura de quem sou.
Abandono o solo firme
Das certezas arraigadas
Em que sempre me apoiei
E desbravo o vasto mar
Sem saber o que me espera.
O que só me instiga mais.
Nado impetuosamente.
Sei que estou correndo riscos.
Mas o perigo me excita.
Cada braçada que dou
Transforma-me para sempre,
Leva-me rumo aos tesouros
Preciosos, delicados
Cheios de delícia e dor.
Que guardei só para mim.
Este mar que a mim se torna
Cada vez mais cristalino
Funciona como um espelho,
Que me apresenta a mim mesmo
Com minhas imperfeições
E o que tenho de mais belo.
Tudo que for encontrado,
Quer seja lixo, quer pérolas
Precisa ser entendido,
Respeitado e preservado
Pois é parte crucial
No equilíbrio da existência
Deste profundo oceano.
Que descubro lentamente,
Cada coisa em seu momento.
Descobrir-se leva tempo.
Talvez uma vida inteira
Estou apenas no início,
E quanto mais me devasso,
Há mais para desvendar,
Que jamais finde o fascínio
E os mistérios destas águas.
Pois não há maior deleite
Que descobrir a si mesmo.
Seria você o autor? Se sim, meus parabéns. Belo!
Bruno Simao Que lindo poéma ♥
Uau
Uauuu !! Que texto incrível ..... parabéns de coração !! Que viva a arte !!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Clarice Lispector tem o dom de nós fazer refletir sobre coisas tão profundas quanto ocultas. Se eu fosse eu, me soou estranho e ao mesmo tempo, tão peculiar. Que maravilha poder ouvir esta interpretação primorosa.
se eu fosse eu, eu não seria submissa a amizades falsas, teria amor próprio, me valorizaria, pararia de fazer as coisas para agradar os outros, teria mais autoconfiança , não me importaria mais com as opiniões alheias…
Duas mulheres divinamente maravilhosa. 🐛🦋
A melhor voz para declamar Clarice!
O grande medo de "ser você mesmo" é como os outros o veria.
Aracy Balabanian é a uma fantástica intérprete de Clarice! Obrigada Aracy!
Rt
@Sabrina Lima kkkk! Espero que nos poupasse...kkkkk!
O grande medo de "ser eu mesmo" é como eu me veria.
O grande medo de ser "eu mesmo" é como o "eu" que me julga e que também julga o outro me veria através dos meus próprios olhos e sentimentos.
Adoro te ouvir falar sua voz da uma paz
Aracy você é uma atriz muito sensível , que prazer ouvi-la recitando Clarice.
LINDÍSSIMO TEXTO de Clarice Lispector,NA VOZ DE ARACY BALANANIAN
Se eu fosse eu não teria deixado nenhum cafajeste me fazer sofrer. Já que só sei amar por inteiro, tbm mereço ser amada.
Triste, passaram-se tantos anos até que eu aprendesse a me defender da minha própria fragilidade amorosa.
Não gosto de olhar pra mim no espelho da alma, o reflexo do passado ainda me assusta .
Lindo
Feliz por ler o seu comentário pois sinto que não estou sozinha, isso é consolador , tb só tive cafajeste é hoje me defendo aquilo que penso que pode me fazer muito feliz , gratidão se eu fosse eu iria buscar outras formas prazerosa de viver a de me conhecer mais quem sabe
Se eu fosse o realmente eu o sofrimento seria em dobro quem não cruxifica suas paixões será cuxificado!!
Esse perfeito texto me fez refletir sobre a minha vida ...
Isso dói e encanta
Clarice Lispector. A escritória descreveu maravilhosamente "A ESPERANÇA" fisica e metafísica. A duvida é o que faz o homem caminhar e superar-se. Gostei muito.
Comecei a ler Clarice Lispector a pouco tempo. Estou gostando muito. Todos os seus escritos nos levam a uma profunda reflexão as vezes nos deixa até intrigados com nós mesmos. Na voz de Aracy ficam maravilhosos perfeitos!!
É bom olhar para si mesmo vez ou outra e questionar, o quanto aquilo que se externaliza está em acordo com o nosso interior. Para mim, esse é o exercício de imaginar " se eu fosse eu".
Sempre me emociono e penso muito na vida com esse poema.
Há um mundo imenso que trago em mim.
Confinado ao silêncio e à escuridão,
Mascarado às sombras de uma existência rasa, superficial, cuja voz embora inaudível aos desatentos, não para de gritar sequer por um instante.
Urra a plenos pulmões o seu desejo de que se expanda o comprimido espaço que lhe destinei.
Tendo absoluta certeza de que um ser capaz de carregar dentro de si um mundo é muito maior que uma existência plana.
Não merece menos que um existir completo.
Mas sei que tudo que pulsa dentro de mim é demais para olhos que talvez nunca estejam preparados para desbravar profundamente esse rico e complexo universo.
Assim, por mais que a máscara de ferro que uso para esconder tudo que em mim reside me dilacere, me faça sangrar, que eu o escute gritar desesperadamente, e que eu sufoque algo que não merece,
Me acovarda o medo do mundo externo, que é muito limitado para abarcar em si tudo que em mim contenho.
Ótimo texto, cara
@@samuel-3442, obrigado, Samuel.
👏🏻
Uaaau! Me identifiquei muito.
É de sua autoria?
“Êxtase de alegria que mal posso adivinhar!”Queria ser EU hoje! Começar o dia assim...pensando em ser Eu, sabendo que posso assustar a muitos! Calma, EU! São só pensamentos meus! Hahaha👏🏻👏🏻👏🏻
Duas Divas!!! ❤❤❤
"Se amo me entrego por inteiro, pois não sei amar com metade do coração". ❤
Obrigado, Aracy. Obrigado a quem posta essas belas interpretações.
Q vídeo inspirador e gratificante, já dizia Sherek...
A vida é uma cebola cheia de camadas...
Se eu fosse eu atè os amigos nao me cumprimentariam na rua! rsrsrsrsrs 1:07 🤦🏽♀️🙃 Texto lindoo 👏🏽👏🏽👏🏽
Clarice Lispector a minha favorita!
É impressionante como essa questão aflinge a grande maioria, mas é maravilhoso ouvir como mergulhamos tão profundo para nós nos descobrir e ainda assim continuamos sem saber.Mas a inquietação da Clarice e sua busca em forma de poesia é marsvilhosa, e amei ouvir na voz da Aracy.
Simplesmente divino!!! Clarice Lispector mostra quem nós somos!!!😍😍😍👏👏👏
Exatamente desse jeito aí
Me apaixonei pelo vídeo
A carga da vida vai nos fechando e a gente vai nos impedindo de experimentar certa coisas da vida. Se eu fosse eu, buscaria o inalcançável
Nossa será que esta mulher conhecia barra de access? Com uma consciência desta? Fazendo valer totalmente o ser infinito que ela é. Realmente esta mulher vivia muito além de seu tempo. Este tipo de pensamento escrito a tanto tempo, mas tão atual!!! Tenho vivido muito esta sensação. Simplesmente mágico. O que mais é possível?
pois..................
A força da voz da Aracy deu vida ao Poema... amei
Se eu fôsse eu... daria tudo que é meu e confiaria o futuro ao futuro! E teria a experiência do mundo.
Que pessoa profunda...super indico a última entrevista dela em 1977, tem aqui no UA-cam. É surreal as respostas deste ser humano, intensamente profundo.
Essa entrevista dela é visceral, dilacerante. É estranho pensar que a realidade de uma pessoa jogada na nossa cara se torna algo surpreendente, já que pessoas tristes como Clarice são as mais comuns.
@@pedroc.3707 Sim...e a reflexão constante e absurdamente presente nas respostas? Faltando ela consegue, no meu ponto de vista, superar a escritora!
@@roselenyalves6185 Exato, ela busca no intimo dela as respostas, pra muitos deve parecer que ela estava de corpo mole, quando na realidade ela deu as melhores respostas possíveis.
Como temos,Que esconder nossa verdadeira identidade. Para ñ sermos criticados.
Impactado
Eu também!
Que Poesia Maravilhosa... E Uma Voz Linda Narrando
Se eu fosse eu, creio que uma revolução em minha mente e modo de viver ocorreriam, e alguns dos meus amigos e conhecidos talvez não me vissem da mesma forma que antes, mas, no final das contas, creio que um grande desencaixe ocorreria em muitas partes de minha vida.
'A mentira esta acomodada onde foi bem vinda, ao contrário do que ela realmente traz.'
A Clarisse e alguém que n precisa ser entendida e sim sentir o que ela fala através das palavras
Amo...
Adorei! Parabéns ao canal por compartilhar esse conteúdo maravilhoso! ❤
Faço minhas as palavras dela 1 das maiores e autêntica escritoras Atualissima Instigante 100000
Apaixonei!🤩😍🤩
Adoreii😍😍😍
Os poemas intimistas da Clarice nos põe a pensar.
Eu Concordo
Somos criaturas que ainda tememos à liberdade!
Impactante!
LINDO DEMAIS .
Até onde posso vou deixando o melhor de mim se alguém não me viro e porque não me sentio com o coracao
Não existem palavras que a Descrevam ... Clarice um Ser iluminado ...
Que incrível
Espetacular, texto e narração!
Se eu fosse eu? Não seria eu. E, SIM, sou eu; eu mesma! E, os demais...
seriam cada qual o seu próprio SER. Afinal, eu sou eu!
Você é você! E, cada qual é o que quer ser.
Certifique-se de sua identidade!
Conhece-te!
Se eu fosse a identidade que faço de mim, não estaria eu perseguindo ser aquilo que quero ser e não aquilo que de fato sou? O que sou não é certificável porque não é descritível: sou porque estou em perpétua transformação de mim mesmo. Desdobro-me sobre mim mesmo diante do mundo que me transpassa. Sou; mas então já transbordei para fora da letra e já não sou mais: somente fui. E sempre já não sou o isto, apenas sou. Sou o que virei a ser e sempre o fui, só não ainda o sabia; e assim, até que não seja mais. Aí, o caixão.
Excelente visão que leva, também, ao autoconhecimento!!!!!👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Que maravilha de obra ! Sentir! É o que vale ! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Fico arrepiado
O grande medo...é se atirar ao desconhecido, sair da zona de conforto mesmo que seja uma zona de desconforto infernal e cheia de tristezas, escondidas no óculos escuros, no antidepressivo, álcool...comida em demasia para preencher o vazio de dentro, enfim, qualquer vício ou compulsão, o emprego ingrato, o salário ainda mais. O medo é o cativeiro mais cruel que existe!!! Não sei se amo mais Clarice ou minha Querida Aracy Balabanian, ambas pagaram o preço de serem elas mesmas pelo menos em grande parte da vida. Que coragem!
Se eu fosse eu, eu viveria. Em todo sentido mais amplo que essa palavra abrange.
Escolhi a
Vida que
Gosto
Não a que
Agradaria
a opinião
Alheia, é
Agora sim
Sou feliz
ese é real mente eu
Duas amadas. Clarice e Aracy.
Eu ameeeiii!!
Incrível!
Que vídeo satisfatório!♡
Se eu fosse eu..........Seria eu mesmo pela vida que que tenho por amor. Araci obrigado pela tua linda voz. RS
Gratidão 🙏👍
Eu amo este parte lindo de ouvi e meditar cada palavra parabéns pelo canal isto e arte e amor
Que incrível proposta de reflexão !!!👏👏👏
Consciência da ordem maior...Cósmica
Gratidão, apreço e alegria ao ouvir os seus conteúdos.
Um abraço de estima. 🌟🌻
São asas para quem tem medo de voar,que pergunta maravilhosa se eu fosse eu?
Q maravilhosa!!! Pérola.
Aracy adorei ouvir esse texto de você!!!!!! Adorei 👏👏👏👏👏👏👏
GRANDIOSO 🙏🏻🍀🙏🏽💋💋
gosto tanto desse texto!
Que incrível!😍
Que Lindo presente essa interpretação.
Obrigada.
Normalmente somos oque os outros querem que sejamos
Estou nesta eterna busca de SER EU MESMA, talvez não vá agradar a muitos, mas o que importa é nos agradarmos, nos amarmos.
Enfim, quando todos entenderem isto, talvez o mundo seja mais real, honesto, verdadeiro.
Quando entendermos isso, assim como Lispector disse, será tanta sinceridade ao mesmo tempo que não existirá amizades mais. Fica um questionamento: será melhor continuarmos assim ou descobrir quem somos nós de verdade?
@@harveyspecter6227 , eu prefiro seguir no caminho do autoconhecimento. Ser sincera é algo difícil pois a maioria prefere ouvir mentiras. Eu mesma já estou me tornando uma sincericida😂😂😂 Estou rindo pra não chorar, mas a vida é isso. Escolhas, escolher ser verdadeira ,dói às vezes.
@@patricialima0702 Quando eu digo ser sincero não digo no sentido de dizer o que pensa, mas sim de ser quem você é, como se fosse o seu lado obscuro. Nós não somos nós e nunca seremos. Aí que entra uma questão: creio que apenas os animais sejam assim: eles são quem eles são. Nós aprendemos a viver em sociedade e saber que somos "iguais" (sociologicamente falando) uns aos outros. Acho melhor haver um equilíbrio
@@harveyspecter6227 , pois eu digo nos dois sentidos. Trabalho meu auto conhecimento já faz alguns anos e ser sincera no sentido de dizer o que penso , sou eu na minha essência, e isso de se conhecer, botar suas qualidades e defeitos sobre a mesa, expor eles não é fácil às vezes. Se expressar, não seguir pelos outros, discordar do que agrada aos outros é muito difícil. Mas eu vivia de outra maneira, única e exclusivamente pra agradar os outros, mas não a mim. Já ser sincera consigo mesmo é muito mais difícil que com os outros, pode ter certeza.
@@patricialima0702 Concordo plenamente, ser sincero com a gente mesmo é mais difícil. Já eu estou, confesso, não me conheço. Quando falo algo que sei sobre mim, falam que eu estou errado. Me considero chato, mas meus amigos não. Sei lá kkkkkkk
Simplesmente perfeito!
O melhor é sermos nós mesmas longe da multidão .sem falsidade , sem mentiras seria somente eu .
Maravilhoso !
Paixão segundo Clarice. 😢😔
Esses é um dos melhores texto dela
Eu achei esse vídeo muito interessante por que tudos sempre nos fazemos essa pergunta se eu fosse eu, nós eria percebe meu erros as mentiras que eu conto mais o mais importante para os lugares para onde eu ia, tem mais de 26 continue país pelo mundo se eu pode se escolher eu n escolheria nem um por que não a um lugar perfeito para eu poder escolher mais sim só lugar de desgraça se eu só eu uns das coisas que eu escolheria era consertar tudos os erros na sociedade e pelo o mundo.
QUE LINDA!
Nossa!
Amanda Menezes expressão perfeita para definir o que senti desde as primeiras 20 vezes que ouvi esse poema
Se eu fosse eu vc não seria vc! Se eu fosse eu ,não haveria meu eu em mim. A viagem não seria sonhada, seria o meu eu em realização. Rosy Gomes
Que perfeição ❤
Que lindeza! Gratidão, Aracy, por dar voz à Clarice!
Gratidão
Que maravilha quero outros cultura sempre e bom
magnífico
estou com 80anos e muito cansada preciso dormir me refazer !!Obrigado por tudo
Ser eu é uma viajem sem volta .. ser eu não significa uma vida de paz ... Paz se tem quando somos nós mesmos mas ser nós mesmos é um exercício doloroso porque é solitário ...
Eu amo esse poema, pois nunca sei quando eu sou eu!?
Profundo.
Maravillosa Clarice y Aracy
Como eu amava Clarice...!
Ué, parou de amar???
@@clovisi5506 tudo na vida muda...eu não sou a mesma menina de 15 anos que ficava eufórica com o livro na mão, colocava no peito e dava pausa para sentir a emoção... pegava a bicicleta as tardes e ia para a biblioteca. Hoje a realidade da vida é outra. Mas Clarice me marcou muito.