Se for Deus que determinou minha salvação, glória a Deus, se eu decidi glória a Deus por ter aberto meus olhos, se não serei salvo, Deus é soberano para tratar seus inimigos com toda sabedoria e justiça.
2Co 5:10: "Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más."
@@pauloneves6140Calvino nao ensinava que a graça preveniente salvava. E sim, a Graça determinista, decretada, escolhida por Deus. Deus prever que o homem vai crer, è esperar que o homem creia. Como vai crer se ele está morto em delitos e pecados? Nao tem livre arbitrio. Jesus precisa primeiro restaurar seu livre arbitrio, para que ele seja salvo. Enfim, a salvacao vem de Deus, nao por obras do homem
Se Deus rejeita àqueles que decidiram deliberadamente pecar, então todos seríamos rejeitados, porque até os que ele elegeu também pecaram deliberadamente.
Excelente conteúdo, uma ótima explicação para um tema profundo e complexo! Infelizmente, a gente vê a superficialidade de muita gente pelos comentários, saem citando textos de uma forma que demonstram que não fazem nenhuma reflexão sobre a realidade bíblica da eleição e predestinação, e acham que podem confrontar quem se dispõe a ensinar com maestria, ou seja, quanta gente tola, ignorante e arrogante!
Ok, então darei a você tempo e oportunidade para me explicar isso: *Responda a cada uma das perguntas com base na Palavra de Deus. Como você já disse que é calvinista logo no começo, nem vou perder meu tempo assistindo. Mas vou fazer algumas perguntas: 1- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, para que serve o arrependimento? 2- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que deu a opção para Adão e Eva entre comer ou não o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal? 3- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que disse a Nicodemos que Deus deu o seu filho unigênito para que TODO O QUE NELE CRER, NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA? 4- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, para que serve a oração de interseção? 5- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra? 6- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, qual é o sentido da liberdade de escolha? 7- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Jesus morreu, já que os predestinados não se perderão? 8- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, Deus criou o mal e o pecado? 9- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, como se explica a uma criança que Deus é amor? 10- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Pedro diz que Deus é longânimo, NÃO QUERENDO QUE NINGUÉM SE PERCA? 11- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que está escrito em Isaías 55:7 "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar?" 12- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que pregar o evangelho? 13- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, todo o plano da salvação é um teatro e Deus está brincando com todos nós. Como se explica isso?
@@pensandodireito8204 Se Deus quer que todos sejam salvos, por que então muitos se perdem? Ok, vocês vão responder que é porque não crêem, se recusam a crer. Então, pela lógica, há algo que Deus deseja mais que salvar a todos, e vocês terão que cair num ou outro lugar, ou que Deus tem mais apreço pelo livre arbítrio dos homens do que pela salvação de todos em si, ou que ele deseja a salvação apenas dos que crêem (os eleitos, independente do critério da eleição), ou até mesmo, as duas coisas combinadas. A única forma de sair desse buraco é partindo pro teísmo aberto, o que muitos arminianos fazem, mas aí, estes já se afastam tanto das Escrituras que não pode ser mais o mesmo Deus revelado por elas. Ponto final na discussão, pode rebolar e dar voltas à vontade, o arminianismo é incoerente em si mesmo, ele mesmo se refuta e se anula, e isso porque é uma mentira! Claro, você vai falar e falar e dar mil voltas, não vai admitir nunca, mas não vai sair dessa conclusão lógica apresentada! O calvinismo não precisa pedir desculpas, não tenta encaixar a soberania de Deus na mente carnal e mundana, cheia de justiça própria e arrogância dos homens, nós simplesmente deixamos Deus ser Deus, não temos problemas com sua soberania. Eu não preciso de tempo, não debato a verdade, ela é superior ao erro arminiano, eu poderia citar outras inconsistências, mas só essa já é o suficiente! Fica na Paz, Deus te abençoe!
@@pensandodireito8204 E só mais uma inconsistência do câncer arminiano, a graça arminiana é inútil, não serve para nada, ele leva o pecador a poder cooperar, então, ela não salva os salvos, apenas os leva a darem o passo decisivo, ou seja, eles dão a última palavra, não a graça de Deus, já os perdidos, eles até estiveram sob a graça, mas foi totalmente ineficaz para salva-los, já que eles não quiseram. Em ambos os casos é uma graça inútil! Valeu, fica na Paz, tô sem tempo pra discutir com adolescentes que se julgam teólogos!
@@Igrejareformadatabern6980 ARROGÂNCIA é defender o indefensável! Quem disse que SOBERANIA não implica em dar liberdade de escolha? A soberania que vocês defendem é ditadura e tirania. Na ideia estapafúrdia de vocês, Deus está apenas brincando com o ser humano. Criou um espetáculo para se divertir. Por que Deus criaria pessoas para se perderem? Isso é sadismo puro. Além disso, essa predestinação retira do homem a sua responsabilidade nas escolhas que fazem, afinal, Deus nos fez de tal maneira que não podemos decidir. Isso é tão diabólico quanto a doutrina do fogo eterno.
Que Deus tenha misericórdia de nós! Estamos tentando entrar na eternidade e definir Deus…os eleitos são chamados de eleitos simplesmente pelo fato de Deus na sua visão do tempo, diferente da nossa, abrange tudo como o Eterno presente! Saber não necessariamente significa determinar. Se assim fosse não justificaria Deus criar o homem como um ser moral feito à Sua imagem.
Eu acho valida a discussão. Mas ei realmente me firmo no ponto do supra. Percebo q textos como 1Pe 2.8 e Rm 9.22, assim como alguns do AT, parecem dar um suporte maior a doutrina; mas devo reconhecer que nem tudo é fechadinho, sempre fica algo pra explicar kkkk
Talvez não entendi a explicação de forma plena. Mas parece que está explicando o personagem saci-pererê, porque ele perdeu a perna, qual pena ele perdeu a esquerda ou direita, o que fez para perder a perna, como ele caminha sem uma perna, ele caminha ou pula? Então é só trazer um monte de referencias, nomes de pessoas importantes na história, aí meu argumento torna-se válido. Quanto a mim só fiquei em paz com este assunto, depois que conheci o pré-"existencialismo"!
Romanos 8:29-39 ARC "Porque os que dantes conheceu (CONHECEU ANTES = presciência= conhecimento do futuro.), também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. "
Tenho uma dúvida, sei que romanos 9 é o texto mais veementemente citado para embasar a doutrina da eleição; minha pergunta é: " é possível entender que o texto diz que Deus escolhe algumas pessoas para que seu propósito seja concretizado?" Pergunto pq faraó é citado no texto como instrumento para um propósito, nesse caso ai entendo que alguns sim são predestinados para serem usado em um propósito maior! Alguem por favor pode me ajudar se existe alguma vertente teologica que aborda essa tensão?
Deus não é juiz de ninguém, nós é que de acordo com a nossa energia consciencial iremos para o lugar que merecemos. Não podemos fazer de Deus a nossa imagem.
@@bravimmari1592 você crê na soberania de Deus? Se a sua resposta for “sim”. Pois bem, é só isso que você precisa saber 😉 Não tente criar uma lógica natural a despeito da Soberania (eterna e sobrenatural) de Deus. Se dissermos para um predestinado que Jesus não morreu por ele, vai mudar alguma coisa? Ou se dissermos a um ateu, que a Jesus morreu por ele, muda algo? Pois bem… o que vale não é doutrina criada sobre a Palavra, mas a Soberania determinada por Deus.
Que bom caro pastor Paulo, se posicionar com essa clara firmeza contra a ideia de que os calvinistas fazem de Deus autor do pecado/mal. A mais maldosa e maligna acusação feita contra os Reformados, que não apenas em suas confissões negam isso, o que obviamente não é um ensino bíblico. Deus abençoe, parabéns!
Uai por acaso foi o Zé da couve que escolheu não salvar Sodoma e Gomorra, por acaso era eles capaz de decidir ser salvarem ou não ? Se isso não for uma decisão de Deus enviar eles para o inferno eu não sei mais se Deus é soberano. Se você crê em Jesus, Leia Mateus 11:23-24 e você entenderá.
Escolheram pecar? Osh se Deus decretou , como os homens escolheram pecar, se ja tava decretado? Escolher oq? Como se escolhe algo q ja estaria decretado? Escolha pelo menos se pensa q no mínimo há opçoes, correto? Como o homem escolhe algo, ( repito) se ja tem um decreto sobre a vida dele? E a outra opção da escolha, qual é? Doutrina do inferno, q leva pessoas ao suicídio por n saberem se são " eleitas " ou n.
Ou a liberdade humana não fere a soberania de Deus ou a soberania de Deus não o torna um tirano. Esse é o dilema. Minha análise Bíblica está cheia de versículos remonstrantes e também monergistas, mas uma coisa pouco vejo no debate: os judeus são remonstrantes.
Eu penso que essa questão já foi superada no tempo de Calvino. Acho que a discussão importante agora é o discernimento da proximidade do fim do mundo. Se a predestinação foi da graça de Deus dar esse dom a Calvino, o mesmo não teve a oportunidade de estar vivenciando o fim dos tempos. Não é um debate que me atrai. Inclusive isto serve para demonstrar a soberania de Deus. Porém isto já está definido nos três atributos divinos: onisciência, onipotência e onipresença. porque o que se precisa buscar é o lugar nas promessas de Deus, da forma que Jesus disse aos mais chegados: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei..."João 15:15
No cerne da discussão faltou a pergunta NDA. Não pode haver uma resposta correta se não existir a pergunta certa. E a resposta correta é que Deus não decretou o pecado, e que a queda não foi objeto de presciência de Deus. Para Deus, o lapsum era apenas uma possibilidade real.
@@rubensousa4537 Faz algum sentido aplicarmos um teste a alguém no qual já saberíamos com antecedência o resultado futuro que tal pessoa tomaria? Na narrativa biblica, dado ao livre arbítrio que Deus concedeu a Adão e Eva (e a todos os seus descendentes), a queda e a obediência eram duas possibilidades existentes que Deus colocou em efetividade no Jardim do Éden. Logo, Deus criou a árvore do bem e do mal para abrir essas possibilidades, pois não tinha certeza quais seriam o curso das ações futuras que o casal primevo iriam tomar. Isso já é suficiente per se para provar que suas ações não foram divinamente determinadas e nem fariam sentido serem objeto da presciência divina. Tudo isso pode até parecer escandaloso aos mais dogmáticos, mas essa é a verdade explícita na narrativa de Gênesis 3. Tudo isso faz muito sentido quando consideramos o amor como algo real. E para que o amor pudesse se tornar algo real, teria que existir uma fórmula. E essa fórmula teria que ser basicamente assim: obediência + livre arbítrio × fidelidade = amor. Sem essa equação o amor não existiria, ou seria apenas uma quimera, uma abstração. E no lugar de um relacionamento verdadeiro, haveria apenas um teatro de decretos unilaterais e relacionamentos falsos. Deus em Sua soberania decidiu criar essa fórmula arriscada para abrir a possibilidade de um amor dinâmico, vívido e realista. Deus saberia que isso valeria a pena, apesar dos problemas que poderiam vir a existência. Nossa soteriologia convencional deve ser repensada de maneira mais crítica, principalmente nos pontos tocantes a presciência exaustiva e ao decreto divino fatalista.
@@rubensousa4537 Ainda que neguemos a historicidade da narrativa de Gênesis 1, 2 e 3, isso pelo menos demonstra que a teologia dos autores bíblicos era exegeticamente muito mais próxima do teísmo aberto do que do calvinismo e do arminianismo.
bonito da sua parte assumir que a queda estava incluida no decreto de deus. gostei. o deus criador não é o autor do mal nesses casos ? no caso de deus colocar um espírito de mentira no coração de um sacerdote, no caso dele endurecer o coração de faraó mesmo quando faraó queria liberar os egípicios, no caso dele mesmo enviar serpentes para picar o povo, por conta da murmuração no caso dele matar primogenitos do povo egípicio existem certos comportamentos que estão fora da natureza do deus que é puro amor. o que os primogenitos do egito fizeram de mal para merecer a morte ?
OK, mas e o inimigo nessas condições não conta? Está certo, a humanidade pecou, e peca, mas não foi um ato vindo por própria intenção humana, mas sim do inimigo... essa parte eu preciso entender melhor.
Mesmo sendo muito inteligente, não convence com essa explicação, Deus sabe tudo, é certo, mas essa de eleição, acredito quea mesma aconteça após a salvação, aí os tornamos eleitos.
Deus ( do 2 Luvro) retira a Graca/mao- protetora de cima da cabeca do humano q sintoniza c o "" outro mestre"" ou usa itens da caixinha desse!!! Deus protege os Seus!!! ... e os do outro mestre? R = .?\%@*£($;€,=%#!!!
Deus quer salvar a todos(jo:16). Se DEUS escolheu pessoas pro inferno, estas pessoas fizeram a vontade de Deus,portanto estas pessoas teria que irem para o céu.
A lógica é que se Deus escolheu um grupo para ser salvo, automaticamente ele decidiu que o outro grupo não será. Eu mesmo não tenho opinião sobre o assunto, pois encontro base tanto para a o calvinismo quanto para o arminianismo. Confesso que abandonei o assunto quando após passar anos estudando perceber que a Bíblia não resolve o assunto.
Na minha opinião, tudo foi permitido por ele,Deus sabia o que ia,acontecer no Éden, não há como você se levantar contra um Deus,a não ser que ele permita,estamos falando de um ser oniciente, onipotente,de poder e glória infinita, não tem como uma formiga desafiar um leão, é loucura, é suicídio,e lúcifer não era tolo e nem idiota pois ele sabia que a sua existência poderia ser apagada para sempre 🤔
No final de tudo, da no mesmo. Deus escolheu salvar os eleitos e abandonou uma multidão para queimar no fogo do inferno. Dizer que Deus permite a queda, não por presciência, mas por decreto, não é muda o fato de que Deus é o causador direto da queda. Ele poderia não decretar, mas decidiu causar o evento. Logo Deus é causador daquilo que ele não aprova. Acho muito difícil que qualquer apóstolo ou escritor do novo testamento chegasse a essas conclusões sobre Deus. É apenas óculos filosófico da teologia determinista.
A revelação é progressiva, o que não quer dizer que essas conclusões estejam erradas, mas que simplesmente os apóstolos não tinham no período em que viveram. Mas o próprio Cristo afirmava coisas como: Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia.
O próprio Deus causou essa confusão toda, criou Lúcifer e os anjos, já sabia antes mesmo que Lúcifer iria se rebelar assim como os anjos caídos, e ainda tacou o foda-se e criou Adão e Eva e colocou a porr@ de uma maçã que se fosse comida causaria a queda da humanidade, e ainda assim insiste em punir a raça humana que não lhe obedece com o lago de fogo, mesmo sabendo que milhares e milhares de seres humanos não iriam querer obedecê-lo. E no final de tudo, essa galera toda irá para o lago de fogo. Eita, é muita bondade e misericórdia.
Como assim meu amigo, ele reprova os que escolheram pecar ? Pois quem dá o espírito santo que convence do pecado é ele. E se alguém não receber de Deus o espírito santo nunca vai receber ou entender que jesus é o messias salvador.
@@won_paulo infelizmente muitos calvinistas que conheço, eu era da IPPN do Hebert Campos Jr. Em Santo André , por não ter essas lacunas preenchidas , fiquei com pé atrás com Calvinismo , acho que ninguém conseguiu explicar de um modo transparente isso e no Texto bíblico
A doutrina da eleição realmente é difícil de engolir, pq ela é ofensiva. Muitos se ofendem com a eleição de Deus, aqueles que foram eleitos se ofendem e perguntam "pq Deus me escolheu?" E aqueles que não foram se ofendem e perguntam "pq Deus escolheu ele e não eu?" A eleição de Deus é ofensiva pro homem caído, pois fere diretamente nosso ego.
há coisas nas escrituras que são difíceis de engolir, devido ao nosso velho Homem morto em Adão. Mas o fato de não engolirmos, não significa que não seja real e bíblica, do contrário, teremos de rasgar várias passagens.
A doutrina da eleição é bíblica (1 Pe 1:2), a grande questão é: como Deus realizou essa eleição? Para Calvino Deus elegeu "usando" a sua soberania (sem precisar justificar o pq. Tipo assim, eu faço o que quero pois sou soberano); Para Armínio Deus elegeu "usando" a sua presciência (ao "olhar" para a história futura Deus viu quem abraçaria a fé e elegeu a esses, ou seja, Deus escolheu na eternidade aqueles que o escolheria em vida).
@@prdavidcunha entendo sua colocação. Porém isto não faria o homem merecedor da salvação? Pois o fato de o homem "abraçar" a fé e Deus só escolher ao homem devido a isso, não faria a salvação ser por obras. Como explicar versículos que demonstram a eleição que não é por mérito humano, ou por escolha própria do homem como: Rm 9:11-13: "Antes de eles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus. (Essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas conforme os propósitos dele e as chama sem levar em conta as obras que praticam.) Foi dito a Rebeca: “Seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”. Nas palavras das Escrituras: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”." E tbm: 1Jo 4:19: "Nós amamos porque ele nos amou primeiro." Esses versos provam ao contrário da tese de Arminio, pois mostra que Deus não leva em conta obras humanas, para que o propósito da eleição fique firme, e mostra que na verdade o amor salvífico veio primeiro, não uma espécie de presciência de nossas escolhas. Aliás, o texto fala que Deus nos elegeu pela presciência, mas não diz de que forma esta presciência se manifesta, não diz que é presciência de uma fé abraçada, ou de uma escolha humana. E sendo sincero, gostaria que me respondesse essas questões, pois entendo a tensão que é a liberdade humana com a soberania de Deus.
@@prdavidcunha Pois é... para Armínio quando Deus olha para a história e vê quem abraçaria a fé, envolve em alguma instância, OBRAS. Logo, essa visão arminiana não procede com a visão bíblica. Essa passagem de Pedro, o verbo ali é prognosis, que além de significar preciência, tem um significado de envolvimento direto. Em gênesis é usado algo semelhante quando diz: Adão conheceu Eva. Isso quer dizer relacionamento, não mero conhecimento.
Bom dia amigo, o hinduísmo ensina a mesma predestinação , já ouviu falar das castas Hindu ? Ninguém saí da qual foi determinado . É triste ouvir o mesmo dentro da igreja
Esse é um assunto onde varios conceitos sao criados para defender uma ideia, em certo ponto, irracional. É um ponto perigoso, pois, apesar da salvacao ser pela graça, retira-se a responsabilidade do individuo em buscá-la, afinal, se eu fui predestinado à salvacao, to na boa. Se eu nao fui eleito, não há nada que eu possa fazer. Se na propria biblia diz que de nada adianta ganhar o mundo, se perder a salvacao... entao nesse sentido, sou apenas um boneco nesse jogo, onde ja fui predeterminado para ir ao paraiso ou sofrer eternamente no inferno. Se eu ja fui predestinado a ir pro inferno antes mesmo da fundacão do mundo, onde sofrerei eternamente, isso nos faz pensar que o amor de Deus nao é tao grande assim, pois ele escolheu AMAR uns mais que os outros (eleitos x nao eleitos). Em contrapartida, nos exige que amemos o proximo como a nós mesmos. Se ele ja determinou quem vai salvar, porque ele diz que a porta é estreita? A porta simplesmente é do tamanho que ele mesmo determinou, é simplesmente do tamanho ideal a este fim e de nada adiantaria uma pessoa nao eleita ouvir o evangelho.
Se Deus decretou, como o homem pode ser responsável pelos seus atos, se ele n teve escolha de nada? No msm video se fala q o HOMEM ESCOLHEU PECAR DELIBERADAMENTE. que maluquice é essa? O homem vai pelo caminho q escolheu, ou vai pelo decreto q supostamente Deus IMPÔS Q O HOMEM FOSSE? isso é doido, n tem lógica alguma. Eh por doutrinas dessas q pessoas se suicidam por viverem tamanho conflito interno, causado por essa DOUTRINA DO INFERNO.
Exatamente isso! O anjo disse na visão que Daniel teve. (Cerra as palavras deste livro, pois a ciência aumentaria) ou seja, o homem está cada vez mais intelectual, divergênte nas opiniões, olhando mais para a ciência e buscando ela, ao envés de se santificar a Deus, existe muitas dúvidas acerca das coisas de Deus, não existe mais uma certeza dos crentes como relatado no livro de atos 2 e atos 15 naquele concílio. Não existe mais uma convicção, porque isso era dado pelo espírito santo, e hoje o esfriamento e a crise espiritual é gradualmente e crescente cada vez mais. O simples fato desses conflitos de opiniões é o Sinal claro de que muitos estão perdidos e ainda não perceberam.
Segunda a Bíblia, Deus deseja que todos sejam salvos (1 Timóteo 2: 4), mas as pessoas que escolherem deliberadamente o pecado serão condenadas com base o vídeo. Neste caso a condenação e salvação não está atrelado as escolhas das pessoas de aceitar a graça de Deus🤔
João 10:26-27 NAA [26] Mas vocês não creem, porque não são das minhas ovelhas. [27] As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. NAA
Atos 18:10 NVI [10] pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade”. Ele tem muita gente nesta cidade;e não todas as pessoas Desta cidade .
Atos 13:48 NAA [48] Os gentios, ouvindo isto, se alegravam e glorificavam a palavra do Senhor. E creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.
@@dimasnascimento4874 a palavra grega tasso tem varios significados dependendo do contexto e nunca é usada na bíblia para se referir a um decreto ou determinação de Deus. Outra coisa, o agente da designação está oculto, podendo ser Deus ou o homem, em ambos os casos o motivo da reprovação e aprovação está no homem que recebe de bom grado a palavra ou não. Deus reprovou quem rejeitou sua palavra, ou o homem se condenou ao rejeitar a palavra de Deus.
Video TODO contraditório. O homem pecar pq Deus quiz e decretou isso, unicamente pq lhe deu prazer fazer isso. Só pra dizer q ele é Deus? Onde está o caráter de Deus ? Onde está a bondade de Deus nisso? VIDEO DIABÓLICO E LOUCO.
Como você já disse que é calvinista logo no começo, nem vou perder meu tempo assistindo. Mas vou fazer algumas perguntas: 1- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, para que serve o arrependimento? 2- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que deu a opção para Adão e Eva entre comer ou não o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal? 3- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que disse a Nicodemos que Deus deu o seu filho unigênito para que TODO O QUE NELE CRER, NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA? 4- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, para que serve a oração de interseção? 5- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra? 6- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, qual é o sentido da liberdade de escolha? 7- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Jesus morreu, já que os predestinados não se perderão? 8- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, Deus criou o mal e o pecado? 9- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, como se explica a uma criança que Deus é amor? 10- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Pedro diz que Deus é longânimo, NÃO QUERENDO QUE NINGUÉM SE PERCA? 11- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que está escrito em Isaías 55:7 "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar?" 12- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que pregar o evangelho? 13- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, todo o plano da salvação é um teatro e Deus está brincando com todos nós. Como se explica isso?
@@won_paulo não é questão de tempo. Já conheço essa ideia estapafúrdia. Se puder responder a cada uma das perguntas com base na bíblia, agradeço. Quero saber um pouco mais sobre esse pensamento...
Se for Deus que determinou minha salvação, glória a Deus, se eu decidi glória a Deus por ter aberto meus olhos, se não serei salvo, Deus é soberano para tratar seus inimigos com toda sabedoria e justiça.
Quanto mais ouço sobre o calvinismo, mais a minha posição calvinista se solidifica. Porque Deus é soberano!!
Excelente, sinceramente. Muito bom ter esse tipo de conteúdo reformado no UA-cam.
2Co 5:10: "Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más."
Muitos são chamados para o evangelho, mas somente aqueles que realmente crêem em Cristo serão eleitos.
São os eleitos que são capacitados a crerem ;)
@@won_pauloSim. Também Armínio ensinava a graça preveniente
@@pauloneves6140Calvino nao ensinava que a graça preveniente salvava. E sim, a Graça determinista, decretada, escolhida por Deus. Deus prever que o homem vai crer, è esperar que o homem creia. Como vai crer se ele está morto em delitos e pecados? Nao tem livre arbitrio. Jesus precisa primeiro restaurar seu livre arbitrio, para que ele seja salvo. Enfim, a salvacao vem de Deus, nao por obras do homem
Exatamente! Somente os que creem e não os que foram predestinados.
Eles não serão eleitos. Eles já foram eleitos, assim, creem realmente.
Deus é soberano. Sendo soberano faz o que lhe apraz.
Se Deus rejeita àqueles que decidiram deliberadamente pecar, então todos seríamos rejeitados, porque até os que ele elegeu também pecaram deliberadamente.
Excelente, excelente! Glória a Deus por esse conteúdo! Me motivou a fazer o curso completo 😁
Então se Deus reprova aquelas pessoas que deliberadamente escolheram pecar (8:25), a escolha pessoal de cada criatura antecede logicamente a eleição?
Quando olho pra dentro de mim, não tenho dificuldade em aceitar que tudo depende de Deus
Uau, que qualidade! De conteúdo e edição! Que Deus o abençoe pastor!
SE DEUS decretou tudo, não precisamos de Jesus.
Jesus disse: aquele que perseverar até o fim será salvo.(mateus 24:13).
Isso não é a doutrina, é seu achismo
Explanação muito boa.
Glória a Deus
Excelente conteúdo, uma ótima explicação para um tema profundo e complexo! Infelizmente, a gente vê a superficialidade de muita gente pelos comentários, saem citando textos de uma forma que demonstram que não fazem nenhuma reflexão sobre a realidade bíblica da eleição e predestinação, e acham que podem confrontar quem se dispõe a ensinar com maestria, ou seja, quanta gente tola, ignorante e arrogante!
Ok, então darei a você tempo e oportunidade para me explicar isso:
*Responda a cada uma das perguntas com base na Palavra de Deus.
Como você já disse que é calvinista logo no começo, nem vou perder meu tempo assistindo. Mas vou fazer algumas perguntas:
1- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, para que serve o arrependimento?
2- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que deu a opção para Adão e Eva entre comer ou não o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal?
3- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que disse a Nicodemos que Deus deu o seu filho unigênito para que TODO O QUE NELE CRER, NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA?
4- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, para que serve a oração de interseção?
5- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra?
6- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, qual é o sentido da liberdade de escolha?
7- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Jesus morreu, já que os predestinados não se perderão?
8- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, Deus criou o mal e o pecado?
9- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, como se explica a uma criança que Deus é amor?
10- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Pedro diz que Deus é longânimo, NÃO QUERENDO QUE NINGUÉM SE PERCA?
11- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que está escrito em Isaías 55:7 "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar?"
12- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que pregar o evangelho?
13- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, todo o plano da salvação é um teatro e Deus está brincando com todos nós. Como se explica isso?
@@pensandodireito8204 Se Deus quer que todos sejam salvos, por que então muitos se perdem? Ok, vocês vão responder que é porque não crêem, se recusam a crer. Então, pela lógica, há algo que Deus deseja mais que salvar a todos, e vocês terão que cair num ou outro lugar, ou que Deus tem mais apreço pelo livre arbítrio dos homens do que pela salvação de todos em si, ou que ele deseja a salvação apenas dos que crêem (os eleitos, independente do critério da eleição), ou até mesmo, as duas coisas combinadas. A única forma de sair desse buraco é partindo pro teísmo aberto, o que muitos arminianos fazem, mas aí, estes já se afastam tanto das Escrituras que não pode ser mais o mesmo Deus revelado por elas. Ponto final na discussão, pode rebolar e dar voltas à vontade, o arminianismo é incoerente em si mesmo, ele mesmo se refuta e se anula, e isso porque é uma mentira! Claro, você vai falar e falar e dar mil voltas, não vai admitir nunca, mas não vai sair dessa conclusão lógica apresentada! O calvinismo não precisa pedir desculpas, não tenta encaixar a soberania de Deus na mente carnal e mundana, cheia de justiça própria e arrogância dos homens, nós simplesmente deixamos Deus ser Deus, não temos problemas com sua soberania. Eu não preciso de tempo, não debato a verdade, ela é superior ao erro arminiano, eu poderia citar outras inconsistências, mas só essa já é o suficiente! Fica na Paz, Deus te abençoe!
@@pensandodireito8204 E só mais uma inconsistência do câncer arminiano, a graça arminiana é inútil, não serve para nada, ele leva o pecador a poder cooperar, então, ela não salva os salvos, apenas os leva a darem o passo decisivo, ou seja, eles dão a última palavra, não a graça de Deus, já os perdidos, eles até estiveram sob a graça, mas foi totalmente ineficaz para salva-los, já que eles não quiseram. Em ambos os casos é uma graça inútil! Valeu, fica na Paz, tô sem tempo pra discutir com adolescentes que se julgam teólogos!
@@Igrejareformadatabern6980 ARROGÂNCIA é defender o indefensável! Quem disse que SOBERANIA não implica em dar liberdade de escolha? A soberania que vocês defendem é ditadura e tirania. Na ideia estapafúrdia de vocês, Deus está apenas brincando com o ser humano. Criou um espetáculo para se divertir. Por que Deus criaria pessoas para se perderem? Isso é sadismo puro. Além disso, essa predestinação retira do homem a sua responsabilidade nas escolhas que fazem, afinal, Deus nos fez de tal maneira que não podemos decidir. Isso é tão diabólico quanto a doutrina do fogo eterno.
Como compreender o que Jesus quis dizer em Marcos 4:11_12 favor.
Que Deus tenha misericórdia de nós! Estamos tentando entrar na eternidade e definir Deus…os eleitos são chamados de eleitos simplesmente pelo fato de Deus na sua visão do tempo, diferente da nossa, abrange tudo como o Eterno presente! Saber não necessariamente significa determinar. Se assim fosse não justificaria Deus criar o homem como um ser moral feito à Sua imagem.
Excelente explicação. Adorei!! ❤
Excelente , vídeo de qualidade .
EU NÃO TENHO MAIS OPINIÃO. DEUS É SOBERANO ABSOLUTO. ❤❤❤❤❤
Muito bom. Parabéns, aguardando os próximos vídeos ❤
Sua explicação foi muito boa e didática. Concordo com o infralapsarianismo. Se possível o senhor poderia falar sobre o molinismo?
Eu acho valida a discussão. Mas ei realmente me firmo no ponto do supra. Percebo q textos como 1Pe 2.8 e Rm 9.22, assim como alguns do AT, parecem dar um suporte maior a doutrina; mas devo reconhecer que nem tudo é fechadinho, sempre fica algo pra explicar kkkk
Meu irmão conheci seu canal agora e já estou inscrito, muito bom o seu conteúdo
Muito obrigado
Talvez não entendi a explicação de forma plena. Mas parece que está explicando o personagem saci-pererê, porque ele perdeu a perna, qual pena ele perdeu a esquerda ou direita, o que fez para perder a perna, como ele caminha sem uma perna, ele caminha ou pula? Então é só trazer um monte de referencias, nomes de pessoas importantes na história, aí meu argumento torna-se válido.
Quanto a mim só fiquei em paz com este assunto, depois que conheci o pré-"existencialismo"!
Bem esclarecedor, muito obrigado!
Supralapsário:
1. Predestinação
2. Criação
3. Queda
Infralapsário:
1. Criação
2. Queda
3. Predestinação
É isso?
Se sim, sou supra
Romanos 8:29-39 ARC
"Porque os que dantes conheceu (CONHECEU ANTES = presciência= conhecimento do futuro.), também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. "
PREDESTINAR NÃO É DETERMINAR OU DECRETAR. SÃO COISAS ABSOLUTAMENTE DIFERENTES.
@@pensandodireito8204 O ASSUNTO DO TEXTO ROM 8: 29 É PREDESTINAÇÃO "... também os predestinou ..."
Essa presciência não é mero conhecimento do futuro, como se Deus estive preso ao tempo
@@samuelsilva-wi5wm justamente por ser Onisciente Onipresente Onipotente Ele não estar preso ao tempo... Ele pode e sabe de tudo
Soberania e graça.
Supralapsarianismo ❤
Excelente qualidade professor!🙌
Tenho uma dúvida, sei que romanos 9 é o texto mais veementemente citado para embasar a doutrina da eleição; minha pergunta é: " é possível entender que o texto diz que Deus escolhe algumas pessoas para que seu propósito seja concretizado?" Pergunto pq faraó é citado no texto como instrumento para um propósito, nesse caso ai entendo que alguns sim são predestinados para serem usado em um propósito maior!
Alguem por favor pode me ajudar se existe alguma vertente teologica que aborda essa tensão?
Excelente, sempre vídeos de qualidade, parabéns pelo trabalho.
Nem com o Paulo Won explicando essa doutrina faz sentido para mim.
Deus não é juiz de ninguém, nós é que de acordo com a nossa energia consciencial iremos para o lugar que merecemos. Não podemos fazer de Deus a nossa imagem.
Humanismo
Apesar de ser uma seguidora de carteirinha do @paulo Won mesmo assim não conseguiu me convencer sobre o assunto proposto.
Convence-lá do Supralapsarianismo?
@@bravimmari1592 você crê na soberania de Deus? Se a sua resposta for “sim”. Pois bem, é só isso que você precisa saber 😉
Não tente criar uma lógica natural a despeito da Soberania (eterna e sobrenatural) de Deus.
Se dissermos para um predestinado que Jesus não morreu por ele, vai mudar alguma coisa? Ou se dissermos a um ateu, que a Jesus morreu por ele, muda algo? Pois bem… o que vale não é doutrina criada sobre a Palavra, mas a Soberania determinada por Deus.
Quanto mais ouço sobre o cavinismo, mas a minha posição arminiana se solidifica.
Quantas obras de Jacó Armínio você já leu sobre este assunto?
Mas não é bíblico
Que bom caro pastor Paulo, se posicionar com essa clara firmeza contra a ideia de que os calvinistas fazem de Deus autor do pecado/mal. A mais maldosa e maligna acusação feita contra os Reformados, que não apenas em suas confissões negam isso, o que obviamente não é um ensino bíblico. Deus abençoe, parabéns!
Uai por acaso foi o Zé da couve que escolheu não salvar Sodoma e Gomorra, por acaso era eles capaz de decidir ser salvarem ou não ? Se isso não for uma decisão de Deus enviar eles para o inferno eu não sei mais se Deus é soberano. Se você crê em Jesus, Leia Mateus 11:23-24 e você entenderá.
Escolheram pecar? Osh se Deus decretou , como os homens escolheram pecar, se ja tava decretado? Escolher oq? Como se escolhe algo q ja estaria decretado? Escolha pelo menos se pensa q no mínimo há opçoes, correto? Como o homem escolhe algo, ( repito) se ja tem um decreto sobre a vida dele? E a outra opção da escolha, qual é? Doutrina do inferno, q leva pessoas ao suicídio por n saberem se são " eleitas " ou n.
Verdade pessoas cometem suicídio . A bíblia diz que Deus enriquece e não acrescenta dores .
Ou a liberdade humana não fere a soberania de Deus ou a soberania de Deus não o torna um tirano. Esse é o dilema.
Minha análise Bíblica está cheia de versículos remonstrantes e também monergistas, mas uma coisa pouco vejo no debate: os judeus são remonstrantes.
Nesse caso, a soberania dEle poderia ou n interferir no rumo da salvação pessoal de alguém? Fiquei meio confusa 😅
Na verdade não. A salvação só é possível por meio da ação de Deus em nossa vida.
Eu penso que essa questão já foi superada no tempo de Calvino. Acho que a discussão importante agora é o discernimento da proximidade do fim do mundo. Se a predestinação foi da graça de Deus dar esse dom a Calvino, o mesmo não teve a oportunidade de estar vivenciando o fim dos tempos. Não é um debate que me atrai. Inclusive isto serve para demonstrar a soberania de Deus. Porém isto já está definido nos três atributos divinos: onisciência, onipotência e onipresença. porque o que se precisa buscar é o lugar nas promessas de Deus, da forma que Jesus disse aos mais chegados: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei..."João 15:15
Tomás de Aquino já tratava de predestinação antes dos protestantes sonharem em existir.
Excelente ,parabéns!
No cerne da discussão faltou a pergunta NDA.
Não pode haver uma resposta correta se não existir a pergunta certa. E a resposta correta é que Deus não decretou o pecado, e que a queda não foi objeto de presciência de Deus.
Para Deus, o lapsum era apenas uma possibilidade real.
Dentro dessa possibilidade ele sabia que ela iria se concretizar?
@@rubensousa4537 Faz algum sentido aplicarmos um teste a alguém no qual já saberíamos com antecedência o resultado futuro que tal pessoa tomaria?
Na narrativa biblica, dado ao livre arbítrio que Deus concedeu a Adão e Eva (e a todos os seus descendentes), a queda e a obediência eram duas possibilidades existentes que Deus colocou em efetividade no Jardim do Éden.
Logo, Deus criou a árvore do bem e do mal para abrir essas possibilidades, pois não tinha certeza quais seriam o curso das ações futuras que o casal primevo iriam tomar. Isso já é suficiente per se para provar que suas ações não foram divinamente determinadas e nem fariam sentido serem objeto da presciência divina.
Tudo isso pode até parecer escandaloso aos mais dogmáticos, mas essa é a verdade explícita na narrativa de Gênesis 3.
Tudo isso faz muito sentido quando consideramos o amor como algo real.
E para que o amor pudesse se tornar algo real, teria que existir uma fórmula. E essa fórmula teria que ser basicamente assim: obediência + livre arbítrio × fidelidade = amor.
Sem essa equação o amor não existiria, ou seria apenas uma quimera, uma abstração. E no lugar de um relacionamento verdadeiro, haveria apenas um teatro de decretos unilaterais e relacionamentos falsos.
Deus em Sua soberania decidiu criar essa fórmula arriscada para abrir a possibilidade de um amor dinâmico, vívido e realista.
Deus saberia que isso valeria a pena, apesar dos problemas que poderiam vir a existência.
Nossa soteriologia convencional deve ser repensada de maneira mais crítica, principalmente nos pontos tocantes a presciência exaustiva e ao decreto divino fatalista.
@@rubensousa4537 Ainda que neguemos a historicidade da narrativa de Gênesis 1, 2 e 3, isso pelo menos demonstra que a teologia dos autores bíblicos era exegeticamente muito mais próxima do teísmo aberto do que do calvinismo e do arminianismo.
bonito da sua parte assumir que a queda estava incluida no decreto de deus. gostei.
o deus criador não é o autor do mal nesses casos ?
no caso de deus colocar um espírito de mentira no coração de um sacerdote,
no caso dele endurecer o coração de faraó mesmo quando faraó queria liberar os egípicios,
no caso dele mesmo enviar serpentes para picar o povo, por conta da murmuração
no caso dele matar primogenitos do povo egípicio
existem certos comportamentos que estão fora da natureza do deus que é puro amor.
o que os primogenitos do egito fizeram de mal para merecer a morte ?
OK, mas e o inimigo nessas condições não conta?
Está certo, a humanidade pecou, e peca, mas não foi um ato vindo por própria intenção humana, mas sim do inimigo... essa parte eu preciso entender melhor.
cadê os pontos divergentes😕
Mesmo sendo muito inteligente, não convence com essa explicação, Deus sabe tudo, é certo, mas essa de eleição, acredito quea mesma aconteça após a salvação, aí os tornamos eleitos.
Ai, tem vc desconsidera que a Bíblia afirma que a eleição ocorreu antes de tudo.
Nesse pensamento, Deus está fazendo assepção de pessoas.
mas acepção é por mérito de quem é escolhido, e aí?
O supralapsarianismo é mais bíblico e consistente com as Escrituras, faz uma exegese mais sadia com as Escrituras. Não entra em contradição...
Os comentários aqui dar para ver de cara que ninguém entende nada e querem falar tudo...😢
Deus ( do 2 Luvro) retira a Graca/mao- protetora de cima da cabeca do humano q sintoniza c o "" outro mestre"" ou usa itens da caixinha desse!!! Deus protege os Seus!!! ... e os do outro mestre? R = .?\%@*£($;€,=%#!!!
Doutrina da predestinação é bíblica. Eu não aceitava. O Espírito Santo me convenceu. ❤❤❤❤
Deus quer salvar a todos(jo:16).
Se DEUS escolheu pessoas pro inferno, estas pessoas fizeram a vontade de Deus,portanto estas pessoas teria que irem para o céu.
A lógica é que se Deus escolheu um grupo para ser salvo, automaticamente ele decidiu que o outro grupo não será. Eu mesmo não tenho opinião sobre o assunto, pois encontro base tanto para a o calvinismo quanto para o arminianismo. Confesso que abandonei o assunto quando após passar anos estudando perceber que a Bíblia não resolve o assunto.
A paz. Graças a Deus que é a teologia que ensina isso mas as Escrituras não.
o que a bíblia ensina?
Na minha opinião, tudo foi permitido por ele,Deus sabia o que ia,acontecer no Éden, não há como você se levantar contra um Deus,a não ser que ele permita,estamos falando de um ser oniciente, onipotente,de poder e glória infinita, não tem como uma formiga desafiar um leão, é loucura, é suicídio,e lúcifer não era tolo e nem idiota pois ele sabia que a sua existência poderia ser apagada para sempre 🤔
No final de tudo, da no mesmo. Deus escolheu salvar os eleitos e abandonou uma multidão para queimar no fogo do inferno.
Dizer que Deus permite a queda, não por presciência, mas por decreto, não é muda o fato de que Deus é o causador direto da queda. Ele poderia não decretar, mas decidiu causar o evento. Logo Deus é causador daquilo que ele não aprova. Acho muito difícil que qualquer apóstolo ou escritor do novo testamento chegasse a essas conclusões sobre Deus. É apenas óculos filosófico da teologia determinista.
A revelação é progressiva, o que não quer dizer que essas conclusões estejam erradas, mas que simplesmente os apóstolos não tinham no período em que viveram. Mas o próprio Cristo afirmava coisas como:
Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai, o qual me enviou, o atrair; e Eu o ressuscitarei no último dia.
O próprio Deus causou essa confusão toda, criou Lúcifer e os anjos, já sabia antes mesmo que Lúcifer iria se rebelar assim como os anjos caídos, e ainda tacou o foda-se e criou Adão e Eva e colocou a porr@ de uma maçã que se fosse comida causaria a queda da humanidade, e ainda assim insiste em punir a raça humana que não lhe obedece com o lago de fogo, mesmo sabendo que milhares e milhares de seres humanos não iriam querer obedecê-lo.
E no final de tudo, essa galera toda irá para o lago de fogo.
Eita, é muita bondade e misericórdia.
Como assim meu amigo, ele reprova os que escolheram pecar ? Pois quem dá o espírito santo que convence do pecado é ele. E se alguém não receber de Deus o espírito santo nunca vai receber ou entender que jesus é o messias salvador.
O Calvinismo diz uma coisa , depois se contradiz , diz que permitiu a queda, e depois que Deus quis por que achou bom 😂😂
???? Quem disse isso?
@@won_paulo infelizmente muitos calvinistas que conheço, eu era da IPPN do Hebert Campos Jr. Em Santo André , por não ter essas lacunas preenchidas , fiquei com pé atrás com Calvinismo , acho que ninguém conseguiu explicar de um modo transparente isso e no Texto bíblico
Eleição e predestinação são doutrinas bíblicas.
Simples, profundo, assombroso e mistérioso
Respeito a posição de cada um, porém não consigo engolir a doutrina da eleição.
A doutrina da eleição realmente é difícil de engolir, pq ela é ofensiva. Muitos se ofendem com a eleição de Deus, aqueles que foram eleitos se ofendem e perguntam "pq Deus me escolheu?" E aqueles que não foram se ofendem e perguntam "pq Deus escolheu ele e não eu?"
A eleição de Deus é ofensiva pro homem caído, pois fere diretamente nosso ego.
há coisas nas escrituras que são difíceis de engolir, devido ao nosso velho Homem morto em Adão. Mas o fato de não engolirmos, não significa que não seja real e bíblica, do contrário, teremos de rasgar várias passagens.
A doutrina da eleição é bíblica (1 Pe 1:2), a grande questão é:
como Deus realizou essa eleição?
Para Calvino Deus elegeu "usando" a sua soberania (sem precisar justificar o pq. Tipo assim, eu faço o que quero pois sou soberano);
Para Armínio Deus elegeu "usando" a sua presciência (ao "olhar" para a história futura Deus viu quem abraçaria a fé e elegeu a esses, ou seja, Deus escolheu na eternidade aqueles que o escolheria em vida).
@@prdavidcunha entendo sua colocação. Porém isto não faria o homem merecedor da salvação? Pois o fato de o homem "abraçar" a fé e Deus só escolher ao homem devido a isso, não faria a salvação ser por obras. Como explicar versículos que demonstram a eleição que não é por mérito humano, ou por escolha própria do homem como: Rm 9:11-13: "Antes de eles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus. (Essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas conforme os propósitos dele e as chama sem levar em conta as obras que praticam.) Foi dito a Rebeca: “Seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”. Nas palavras das Escrituras: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”."
E tbm: 1Jo 4:19: "Nós amamos porque ele nos amou primeiro."
Esses versos provam ao contrário da tese de Arminio, pois mostra que Deus não leva em conta obras humanas, para que o propósito da eleição fique firme, e mostra que na verdade o amor salvífico veio primeiro, não uma espécie de presciência de nossas escolhas. Aliás, o texto fala que Deus nos elegeu pela presciência, mas não diz de que forma esta presciência se manifesta, não diz que é presciência de uma fé abraçada, ou de uma escolha humana. E sendo sincero, gostaria que me respondesse essas questões, pois entendo a tensão que é a liberdade humana com a soberania de Deus.
@@prdavidcunha Pois é... para Armínio quando Deus olha para a história e vê quem abraçaria a fé, envolve em alguma instância, OBRAS. Logo, essa visão arminiana não procede com a visão bíblica.
Essa passagem de Pedro, o verbo ali é prognosis, que além de significar preciência, tem um significado de envolvimento direto. Em gênesis é usado algo semelhante quando diz: Adão conheceu Eva. Isso quer dizer relacionamento, não mero conhecimento.
o que é triste é ouvir pessoas estudadas ensinando Hinduísmo dentro da igreja
Olha o que vc tá falando!!!
Bom dia amigo, o hinduísmo ensina a mesma predestinação , já ouviu falar das castas Hindu ? Ninguém saí da qual foi determinado . É triste ouvir o mesmo dentro da igreja
Esse é um assunto onde varios conceitos sao criados para defender uma ideia, em certo ponto, irracional.
É um ponto perigoso, pois, apesar da salvacao ser pela graça, retira-se a responsabilidade do individuo em buscá-la, afinal, se eu fui predestinado à salvacao, to na boa.
Se eu nao fui eleito, não há nada que eu possa fazer.
Se na propria biblia diz que de nada adianta ganhar o mundo, se perder a salvacao... entao nesse sentido, sou apenas um boneco nesse jogo, onde ja fui predeterminado para ir ao paraiso ou sofrer eternamente no inferno.
Se eu ja fui predestinado a ir pro inferno antes mesmo da fundacão do mundo, onde sofrerei eternamente, isso nos faz pensar que o amor de Deus nao é tao grande assim, pois ele escolheu AMAR uns mais que os outros (eleitos x nao eleitos).
Em contrapartida, nos exige que amemos o proximo como a nós mesmos.
Se ele ja determinou quem vai salvar, porque ele diz que a porta é estreita? A porta simplesmente é do tamanho que ele mesmo determinou, é simplesmente do tamanho ideal a este fim e de nada adiantaria uma pessoa nao eleita ouvir o evangelho.
Não é o que afirma o vídeo.
Quem possui cátedra nesse assunto é Marcos Granconato.
Se Deus decretou, como o homem pode ser responsável pelos seus atos, se ele n teve escolha de nada? No msm video se fala q o HOMEM ESCOLHEU PECAR DELIBERADAMENTE. que maluquice é essa? O homem vai pelo caminho q escolheu, ou vai pelo decreto q supostamente Deus IMPÔS Q O HOMEM FOSSE?
isso é doido, n tem lógica alguma.
Eh por doutrinas dessas q pessoas se suicidam por viverem tamanho conflito interno, causado por essa DOUTRINA DO INFERNO.
Exatamente isso!
O anjo disse na visão que Daniel teve. (Cerra as palavras deste livro, pois a ciência aumentaria) ou seja, o homem está cada vez mais intelectual, divergênte nas opiniões, olhando mais para a ciência e buscando ela, ao envés de se santificar a Deus, existe muitas dúvidas acerca das coisas de Deus, não existe mais uma certeza dos crentes como relatado no livro de atos 2 e atos 15 naquele concílio. Não existe mais uma convicção, porque isso era dado pelo espírito santo, e hoje o esfriamento e a crise espiritual é gradualmente e crescente cada vez mais. O simples fato desses conflitos de opiniões é o Sinal claro de que muitos estão perdidos e ainda não perceberam.
O que vc é
👀
Um E.T 😂
Deus é Soberano porém não arbitrário.
Segunda a Bíblia, Deus deseja que todos sejam salvos (1 Timóteo 2: 4), mas as pessoas que escolherem deliberadamente o pecado serão condenadas com base o vídeo. Neste caso a condenação e salvação não está atrelado as escolhas das pessoas de aceitar a graça de Deus🤔
João 10:26-27 NAA
[26] Mas vocês não creem, porque não são das minhas ovelhas. [27] As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. NAA
Atos 18:10 NVI
[10] pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade”.
Ele tem muita gente nesta cidade;e não todas as pessoas Desta cidade .
Atos 13:48 NAA
[48] Os gentios, ouvindo isto, se alegravam e glorificavam a palavra do Senhor. E creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.
Eles creram porque foram designado para a vida eterna, e não creram, e foram designado para a vida eterna.
A designação(eleição)vem antes .
@@dimasnascimento4874 a palavra grega tasso tem varios significados dependendo do contexto e nunca é usada na bíblia para se referir a um decreto ou determinação de Deus. Outra coisa, o agente da designação está oculto, podendo ser Deus ou o homem, em ambos os casos o motivo da reprovação e aprovação está no homem que recebe de bom grado a palavra ou não. Deus reprovou quem rejeitou sua palavra, ou o homem se condenou ao rejeitar a palavra de Deus.
Deus saber não tem nada a ver com Deus decretar.
Video TODO contraditório. O homem pecar pq Deus quiz e decretou isso, unicamente pq lhe deu prazer fazer isso. Só pra dizer q ele é Deus? Onde está o caráter de Deus ? Onde está a bondade de Deus nisso? VIDEO DIABÓLICO E LOUCO.
O ensino da predestinação é bíblico sim porém não como a teologia Calvinista ensina.
como então?
Complexo hein, cachorreira
Como você já disse que é calvinista logo no começo, nem vou perder meu tempo assistindo. Mas vou fazer algumas perguntas:
1- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, para que serve o arrependimento?
2- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que deu a opção para Adão e Eva entre comer ou não o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal?
3- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que disse a Nicodemos que Deus deu o seu filho unigênito para que TODO O QUE NELE CRER, NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA?
4- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, para que serve a oração de interseção?
5- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra?
6- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, qual é o sentido da liberdade de escolha?
7- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Jesus morreu, já que os predestinados não se perderão?
8- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, Deus criou o mal e o pecado?
9- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, como se explica a uma criança que Deus é amor?
10- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que Pedro diz que Deus é longânimo, NÃO QUERENDO QUE NINGUÉM SE PERCA?
11- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que está escrito em Isaías 55:7 "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar?"
12- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, por que pregar o evangelho?
13- Se Deus escolhe quem vai ser salvo ou não, todo o plano da salvação é um teatro e Deus está brincando com todos nós. Como se explica isso?
Não teve tempo de assistir o vídeo, mas teve tempo de colocar um texto grande 🤔
@@won_paulo não é questão de tempo. Já conheço essa ideia estapafúrdia. Se puder responder a cada uma das perguntas com base na bíblia, agradeço. Quero saber um pouco mais sobre esse pensamento...