CONTINUE ASSISTINDO O PODCAST INTEIRO A PARTIR DO TEMPO DESTE CORTE: ua-cam.com/video/3vo6_QvIa4g/v-deo.html inscrevam se no canal, e deixem o like neste video ❤
O conhecimento é muito importante, mas muitos por negligenciarem a importância da fagulha do espírito, entram em paranóias de autoconhecimento, sendo que nossa natureza é volátil. Achamos que as respostas mais objetivas são a "chave virada", mas é apenas mais um cômodo da nossa confusão existencial. O fruto proibido e tentador do conhecimento de todas as coisas está sendo oferecido ainda hoje, e muitos o mordem achando que nele encontrarão o domínio de tudo. Mas muitas vezes ficam perdidos na contemplação, apenas.
Bom, reflexões metafísicas não darão respostas para a questão: "A consciência continuará existindo após a morte?" A resposta só virá através de estudos objetivos.
Eu concordo que deviam considerar mais que efeitos da espiritualidade nos causa e se esses efeitos são transmitidos para além do corpo, ou seja, o ambiente. Se a espiritualidade é uma ciência (algo que possa ser provado e não depende da existência humana para existir) ou se é uma experiência exclusiva nossa, no sentido de elea só existir se nós existirmos.
@@tTonyt O problema de se estudar a espiritualidade a partir do pensamento natural humano é que vira o cara que caiu no poço tentando sair dele jogando uma corda. Acho que também requer bastante humildade, pq vai ter coisa que vai se chocar com o que temos como real. Em um dado momento o espiritual vai desafiar o natural.
Exatamente o que vcs disseram...qdo um vê que o outro tá aprofundando num assunto que ele não conhece tão bem, pra não ficar por baixo, esse mesmo vai pra outro assunto sobre o qual tem mais domínio... aí não seguem com nenhum assunto. Digo isso tb pq já aconteceu comigo...e eu realmente não queria ficar por baixo de um outro cara que queria ficar se exibindo, e a pessoa era desconhecida, então eu fiquei com receio das reais intenções dela no debate.O problema disso é que a coisa pode evoluir de um jeito que as pessoas comecem até a falar coisas que não são verdadeiras. E vão ficar pulando de assunto. Aí a conversa fica totalmente improdutiva... :/
Eu não vi desta forma... Ambos só parecem estar suficientemente à vontade para complementar as ideias, sem vaidade, e sem o receio de parecerem vaidosos.
Há um tempo, escorreguei e bati a cabeça, fiquei dois dias sem lembra minha idade ou nome( Mesmo que me contassem ), depois voltou ao normal é por um momento o céu tinha ficado violeta. ( Foi lindo e estranho)
Quanto tempo a dado momento durou a percepção do céu violeta e esquecimento do em cronometragem, imaginando que tenha sido em momentos difusos e mais e menos tempo a cada momento. Então, poderia me responder, afim do meu querer compreender ?
Quando tenho ataques de depressão, tenho alteração da minha realidade. Todo o ambiente que estou habituado muda, somente as pessoas permanecem as mesmas. É como se você gostasse de viver em um local onde vc tem seus amigos e de repente seu pai te dissesse: Filho, amanhã mudaremos para outra cidade. Daí vc chora, pois vc não quer deixar sua zona de conforto para trás. Não quer deixar seus amigos, sua escola e etc ... Então, quando vc entra na casa nova, tudo é estranho. A cidade tbm é estranha, bem como a escola. As vezes é como foi dito: Talvez a alteração da realidade que falo, seja a própria realidade. A mente para evitar o sofrimento, cria dispositivos para tornar o novo cenário familiar e com o tempo, passamos a aceitar o novo cenário. Mas, é apenas um truque da mente, uma ilusão. Quando estou depressivo, é como se esse método da mente falhasse, então enxergo a realidade, a realidade que não gosto. Um ambiente onde não estou habituado a ele.
Cara eu também passo um pouco por isso, é tão estranho as vezes a realidade parece macabra e em outro está tudo normal, parece que muda a prespectiva e tanto uma como a outra são muito reais, qual sera real o lado negativo ou o positivo, ou é real aquele que acharmos ser?
Já passei pela msm coisa, é absurdamente estranho, n da pra conhecer a realidade como ela é,o estado emocional muda tudo, já passei por épocas q tinha um medo absurdo da morte, n conseguia reconhecer a realidade,tudo parecia bizarro como num filme de terror, a matéria q me compõe parecia diferente,eu achei q iria enlouquecer
No meu caso me mudei de estado e do nada pessoas que eu conhecia do outro estado começaram a trabalhar e morar perto de mim, eu acho isso muito estranho !
@@LeonardoWilliams11 sinto a mesma coisa sinto q quando eu tô feliz é uma ilusão. Por isso me.incomodou muito quando eu vi Matrix. Me deu desespero questionar minha realidade
O Oliver sacks tem um livro chamado Alucinações Musicais, onde ele começa contando sobre o caso de um cara qu começou a tocar piano depois de ter sofrido um acidente com um raio
Aqui na França tem um paranormal (que não se mostra em público há anos) que contou que quando era criança em um orfanato, foi atingido por um raio que quase o matou. A partir disso ele começou a ter episódios de telepatia, até que se treinou para mover objetos. Nos anos 70 cientistas fizeram um teste onde ele conseguiu entortar uma barra de ferro, sem tocá-la.
Existe uma teoria no ocultismo que dizem que os raios na verdade são entidades e conseguem trazer dons para as pessoas. Tesla falava que cada raio tinha um nome e uma personalidade diferente, e que muitos ressurgiam após anos.
eu me lembro do primeiro dia em q me senti consciente de mim mesmo, nao lembro a idade mas eu lembro mto vividamente do dia, e é engraçado pq não consigo lembrar de nada antes disso .. considero q me conheço como gente desde aquele dia
A partir dos 5:30 => eu fico imaginando numa realidade alternativa inversa à nossa, em que enxergar todos os espectros fosse resultado de um gene recessivo e que os genes dominantes é que levassem ao daltonismo: esta ínfima minoria de pessoas que enxergasse "muitas cores" é que seria portadora de um "disturbio" visual e a maioria com a < experiência > de enxergar as cores no limitado espectro daltônico seriam considerados "normais"
Essa da mão estranha é muito comum em Brasília, ela destrói completamente a noção que os políticos tem sobre como deve ser usado o dinheiro dos impostos.
Que dupla interessante, me coloco a disposição para pesquisa.(Edt: ser pesquisada, estou com alta chance de transtorno de alteração da realidade). Obrigada.
2 роки тому+16
Os livros do Oliver Sacks são muito bons. O outro autor, o Ramacharandan, tem um livro muito bom chamado "O que o cérebro tem para te contar".
"Nossos neurônios não precisam de nossa consciência para funcionar.".. Mas quem disse que ao estar anestesiado a consciência sumiu.? Eu posso dizer que não por ter estado em Coma por 14 dias e percebi tudo que aconteceu em torno de mim, mas em outra nível de consciência.... Então é o contrário.! A consciência tem vários níveis de "estado". E estar anestesiado ou dormindo ou em Coma, é estado de consciência para a consciência e ela administra as sensações em TODOS as situações.! E é provável que mesmo depois da Morte.!
Esses estados da consciência já são conhecidos, tanto pela ciência quanto pela religião. Entretanto, não é essa a questão fundamental. Para a ciência quem produz a consciência e seus estados é a atividade cerebral, uma vez extinguindo a atividade neural, por ocasião da morte, a consciência também extingue. Já para a religião, a consciência não extingue depois da morte. A ciência sabe que a consciência não está em algum ponto do cérebro, mas é fruto das interações neurais. Mesmo em coma ou anestesiado, pode ocorrer algum estado de consciência.
A consciência que você descreve tem algumas relações com o tipo de psicologia Analítica de Jung, mas tem diversas outras que tambem trabalham da consciência de maneira diferente como a cognitiva comportamental daquele carinha cabeludo, a maneira como eles entendem e a sua forma estão no mesmo barco porque a psicologia não tem uma unica forma de atuação, duas visões estão certas porque se provaram funcionar, mas depende muito da sua experiência e estudo pra preferir uma abordagem, pura identificação pessoal. Pelo menos foi o que meu professor disse.
Eu tenho a sensação de estar vivendo no lugar errado várias vezes, como se não foce essa minha vida, quando durmo eu tenho sonhos de outros lugares e pessoas, isso a muitos anos já,tenho problemas em me relacionar com as pessoas por ficar exausto de ouvir coisas e ideias simples, tenho uma facilidade em raciocínio lógico, e eletrônica avançada,mas nunca estudei sobre. Porém é como se tivesse que fazer algo para me libertar ou meu propósito ainda não foi cumprindo. Tenho a sensação de estar vivendo novamente porém em um lugar totalmente diferente da quilo que sinto.
Sentia tudo que você sente, mas quando vai passando o tempo as respostas vão vindo melhor e a aceitação da realidade vem, as vezes tudo é questão de ociosidade, então arrume algo pra fazer, uma namorada, academia, etc. Pode parecer q eu estou deslocado do seu relato mas confia em mim, é tudo perspectiva.
@@edigapoe5397 sou casado a 3 anos, e tenho um filho de 1 ano e 7 meses. Trabalho como empilhador a 4 anos. Andava de skate a 11 anos. Mas sempre tive a sensação de não ser essa minha vida por ter algo dentro de min querendo sair e tomar o controle de tudo fazendo totalmente diferente da quilo que faço, meus sonhos são grandes e inexplicáveis e sempre estou com ferramentas estranhas e mexendo com eletrônicos.
Parece mais uma angústia de ter feito algo grandioso no passado e não ter terminado, ou não ter sido reconhecido como devia, ou ter sido pilantrado por alguem.
Eu tenho alterações da realidade o dia todo Uma hora penso algo sobre uma pessoa Por exemplo penso que é uma pessoa boa Daqui a poucos minutos uma pessoa do mal É assim vai p dia todo nesse looping infinito
Não sei se alguém aqui também assistiu ao RPG do Cellbit o Segredo na Ilha, mas envolve essa prosopagnosia, a incapacidade de reconhecer rostos. Foi a primeira vez que vi esse tema sendo dito ou aplicado e gerou uma história ótima.
As vezes penso que podemos ver cores diferentes. Mas como sabemos pelo nome. O vermelho pra mim. Pode ser amarelo pra outra pessoa e ela chamar de vermelho porque é o nome da cor
E extremamente irresponsável tratar uma pessoa em estado de depressão como se fosse um doente.... primeiro porque existem varios graus de depressão, e em segundo porque pessoas completamente saudáveis podem atingir picos de depressão caso passem por alguma experiência traumática, e inclusive muito comum ocorrer com pessoas que vivem por exemplo no Limite, um astronauta, um bombeiro, um médico, um piloto de fórmula 1 um veterano de guerra.... todas essas profissões podem levar a um estresse pôs traumático, que pode desencadear uma depressão. A depressão talvez seja como um mecanismo de fuga... nos encontramos para lhe dar com os problemas quando são maiores que nos.
Conheço um homem que ficou morto meia hora. Quando isso aconteceu ele estava no Pará. Dois médicos o assistiam. Ele teve um ataque do coração, ficou azul e gelado. O homem chama-se Antônio Carlos Marques, é do Rio Grande do Sul, é advogado e aposentado da Petrobrás. Ele contou onde esteve e como voltou.
Interessante ver isso de novo. Sobre se assustar e reagir.. 😊Aprendi aqui em uma aula especial sobre direção de automotores. Não sei aí no Brasil mas aqui pra fazer uma prova teórica para tirar a carteira isso é ensinado aqui como tempo da visão,até o tempo da reação e falam sobre esse susto.. e consequentemente até o momento que frea o carro. Daí se tira o tempo até o carro parar. Ou seja. Do tempo da visão até entender pra poder reagir leva de 1 a 2 segundos, é assim que o cérebro aciona sua reação para frear. O problema é qual é a sua velocidade com o automóvel, e o quão perto você está do veículo da frente ou seja se está dirigindo a 40km esse um segundo o carro já andou 11 metros antes de você frear. E ainda por cima é calculado em cima disso do ato da freada até o carro parar. Isso tem cálculos diferentes quando, verão, chuva, ou chão gelado, que apesar de termos pneus especiais no inverno, muitas vezes não conseguimos controlar. Imagine a pessoa dirigindo a 100 e ainda por cima muito perto do veículo da frente ? Acho que é por isso que aqui, não tem muitos acidentes. É raro. É qnd tem a maioria são estrangeiros ou jovens.
Ouvi uma explicação sobre daltônico bem explicado na faculdade de psicologia assim: pq é dificil identificar o daltônico? Pq se esse copo é roxo e o daltônico enxerga verde ele vai dizer q o verde é roxo, pois assim q ele aprendeu confirmando o q todos estão enxergando de maneira mais exata e comum para todos. Então o exemplo dado sobre daltonismo ai não faz sentido. Por isso tem um teste próprio e específico para aplicar e identificar o daltonismo q seria enxergar a letra (na maioria dos casos o "E" dentro das cores, se ele enxergar, então ñ é daltônico) em outras palavras, não se consegue identificar um daltônico numa conversa, pois nem o daltônico sabe q é.
Síndrome dos membros fantasmas , isto me remete a pensar a um tema delicado que hj em dia as pessoas fogem disto , ISTO NÃO PODE SER ASSOCIADO EM ALGUNS CASOS EM PESSOAS QUE TROCAM DE SEXO? Sei que este assunto simplesmente a ciência ou a humanidade deu um ponto final o que acho estranho porém gostaria que fizessem um pod sobre isto !
@@fnunesrocha na verdade é todo o conjunto, temos sensibilidade e terminações tmb para que o cérebro receba tmb informações mas enfim é um tema mais amplo e técnico!
@@fnunesrocha e que na ciência nada absolutamente nada é definitivo, e mesmo o que e provado cientificamente é estudada sempre , nada na ciência é definitivo, tirando este tema que ao meu ver baterão o martelo e quando vc bate o Martelo em algo já não é mais ciência e sim apenas uma pseudociencia ou mesmo uma crença popular
é interessante também como a realidade é alterada sob efeito de psilocibina. Se o cérebro fosse naturalmente feito para enxergar a realidade como no efeito do psicodelico, oq seria de fato real ?
Tive uma vida adulta cética pode ser do dia vi e ouvi uma cadeira de bar se quase arremessada contra uma porta não tenho explicação pois a porta estava fechada estava só ainda não creio em sobrenatural mas talvez parapsicologia ?
Descobri o motivo de muitos políticos brasileiros serem "ladrões" 😂 eles sofrem de transtorno da "mão boba". Não podem ver uma grana pública que metade eles pegam e colocam no bolso 😂😂
DEPRESSÃO NÃO É UMA DOENÇA E UM ESTADO... oque e bem diferente, muitas pessoas completamente saudáveis passam por experiências traumáticas. Ou experiências das quais elas não estão preparadas emocionalmente e fisicamente para lhe dar... isso gera um Estresse que pode vir como uma depressão. OUTRA COISA QUE VALE APENA SALUTAR... vocês falaram sobre o copo e a visão do ‘’ DALTÔNICO ‘’ quem confirma que as cores e aromas dos quais sentidos e mesmo de fato daquela forma???? Muitos neurocientistas dizem que as cores, formas e cheiros não são da forma que nos realmente vemos... mais que essas imagens e tons são uma criação do nosso cérebro 🧠 muitos astronautas alegaram terem experiências extra-sensoriais quando estiveram no espaço e quando voltaram a mente ainda pregava algumas peças como se eles ainda tivessem naquele Ambiente .
Sobre cores. A cor é impressão da luz. Ela na verdade é variável. Se vc botar uma luz vermelha direcionada num caneco azul vc vai enxergar ela de outra cor.
Elas Fidelis Silva. EU mudei minha vida usando a GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal. 😀😊
Experiências de quase morte são estudadas pela Ciência. Muitas pessoas que efetivamente foram dadas como mortas se mostraram conscientes EM OUTRO LUGAR, que não o próprio corpo.
É bom o cara aí saber q existem milhoes de relato de eqm e um deles é morrer e ficar no teto se vendo, amparado de seres vendo o médico ressucitando ele com desfibrilador, ou seja, a pessoa morreu sim o q falta é o cara aí tomar conhecimentos destes relatos
Mas por ele ainda ter atividade cerebral ele pode tá percebendo o que tá acontecendo e interpretando dessa forma, logo esse relato ainda não é evidência de uma alma fora do corpo e nem de que o sujeito esteja de fato morto, mas sim que teve uma parada cardíaca e que o sistema nervoso ainda estava ativo percebendo a realidade e interpretando dessa forma, como ele se vendo de fora.... alguns esquizofrênico tb relata delírios e alucinações de estarem fora do corpo, a despersonalização tb apresenta essa característica do sujeito não se reconhecer e sentir que está fora do próprio corpo.
pode ser pela capacidade do cerebro criar eventos , tipo os sonhos, a capacidade do cerebro está bem pouco explorada, mas acho que um tanto de acontecimentos são bem fáceis de explicar claro que alguns ainda são bem dificeis , os que definem o futuro por exemplo , mas pode ser por analises sistemática feitas pelo cerebro ou como acertar os numeros certos de uma loteria "só aconteceu de acertar" eu mesmo tive experiências que poderiam ser levados para o campo do esotérico , mas arrumei explicações para elas , hoje em dia nao tenho mais esses eventos
@@eduardojorge9199 Paulinha do BBB "só aconteceu de acertar" 57 vezes na loteria...Só 57 vezes, prêmios acima de 1 mil reais (os menores ela nem conta). Sim, vc nao tem mais estes eventos, pois vc programou teu cérebro para APAGÁ-LOS da memória, ou para manterem a nível inconsciente (você não toma consciência deles). Você pode sim, se reduzir a uma mera bolota de carne, isto é possível, vc pode acreditar nisso e tornar isto verdade para você, sua mente irá criar isto para você, conforme você acredita.
Mas o conceito de morte é inatividade cerebral. Se o médico está tentando te ressuscitar, você ainda tem atividade cerebral; mesmo com o coração e respiração parado. Se sua pupila não dilatar mais, é um dos indícios que você morreu. Logo EQM, é experiência quase morte; não experiência de morte. Foi o que entendi.
Pessoal só uma critica construtiva,vcs separarem uma câmera pra pegar os detalhes,como por exemplo da folha só vcs aí no estúdio viram o desenho,no mais Show de bola, abraço amigos sucesso no canal
O professor que está à esquerda, no vídeo, cujo nome não sei, cometeu um grande sofisma em sua argumentação sendo que, em lógica argumentativa, sofisma é um argumento do tipo falacioso e sem uma conclusão válida para o que se diz: Ora, é claro, como ele diz no início do vídeo, que as emoções não dependem da consciência para se manifestarem e que o ambiente e os estímulos externos, ao provocarem reações corporais, desencadearão as emoções e os sentimentos. Até aí tudo bem. Mas o estar consciente destas reações e emoções, experimentá-las de forma toda singular (conceito do fenômeno conhecido como qualia, em Psicologia) e ainda atribuir sentido a elas, escapa ao mecanismo determinístico de um mero fluxo de estímulos, ainda que dependa deles a princípio e enquanto base de operação. Se a consciência é uma "ilusão", então está se iludindo? Quem é o sujeito da ilusão? Ora, nos processos ilusórios há aquilo que ilude e aquilo que é iludido. Uma ilusão não pode ser sujeito e objeto da ilusão, ao mesmo tempo. Os nossos processos de consciência dependerem de um fluxo determinístico de sensações, não significa que se reduzam a eles. Cuidado com essa sua ideia professor, como se tudo na realidade e na existência se resumisse a uma "matrix" sem qualquer liberdade! Se um discurso desses pega, não devenos mais atribuir responsabilidade moral para crimes praticados! É tudo o que os psicosociopatas querem.
João Lins. EU mudei minha vida usando a GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal. ☺️🙏🏼
Sou obrigado a mandar: "que viagem é essa, véi?". Claro que é zoeira da minha parte. Eu só queria estar nessa mesa para aprofundar cada assunto, afinal, tenho dificuldades para lembrar até o rosto da minha mãe.
CONTINUE ASSISTINDO O PODCAST INTEIRO A PARTIR DO TEMPO DESTE CORTE:
ua-cam.com/video/3vo6_QvIa4g/v-deo.html
inscrevam se no canal, e deixem o like neste video ❤
O que me faz perceber que estou vivo é exatamente o que me faz perceber que vou morrer. Cansaço, sede, sono, fome e dor.
É isso mesmo. Trabalhei 25 anos como digitador. Nunca entendia como minha mão era mais rápida do que o cérebro.
O conhecimento é muito importante, mas muitos por negligenciarem a importância da fagulha do espírito, entram em paranóias de autoconhecimento, sendo que nossa natureza é volátil. Achamos que as respostas mais objetivas são a "chave virada", mas é apenas mais um cômodo da nossa confusão existencial. O fruto proibido e tentador do conhecimento de todas as coisas está sendo oferecido ainda hoje, e muitos o mordem achando que nele encontrarão o domínio de tudo. Mas muitas vezes ficam perdidos na contemplação, apenas.
Leitura genial
Bom, reflexões metafísicas não darão respostas para a questão: "A consciência continuará existindo após a morte?" A resposta só virá através de estudos objetivos.
Com certeza. A maioria dos intelectuais desprezam a espiritualidade.
Eu concordo que deviam considerar mais que efeitos da espiritualidade nos causa e se esses efeitos são transmitidos para além do corpo, ou seja, o ambiente. Se a espiritualidade é uma ciência (algo que possa ser provado e não depende da existência humana para existir) ou se é uma experiência exclusiva nossa, no sentido de elea só existir se nós existirmos.
@@tTonyt O problema de se estudar a espiritualidade a partir do pensamento natural humano é que vira o cara que caiu no poço tentando sair dele jogando uma corda.
Acho que também requer bastante humildade, pq vai ter coisa que vai se chocar com o que temos como real. Em um dado momento o espiritual vai desafiar o natural.
O papo é interessante, mas o ruim é que qd eles vão se aprofundar em uma coisa interessante o outro já corta com outra coisa.
Acho que, quem mais interrompe é o Fábio, não deixa o companheiro concluir a exposição.
O cara da esquerda o tempo todo interrompendo, parece que tava competindo pra ver quem sabe mais
Exatamente o que vcs disseram...qdo um vê que o outro tá aprofundando num assunto que ele não conhece tão bem, pra não ficar por baixo, esse mesmo vai pra outro assunto sobre o qual tem mais domínio... aí não seguem com nenhum assunto. Digo isso tb pq já aconteceu comigo...e eu realmente não queria ficar por baixo de um outro cara que queria ficar se exibindo, e a pessoa era desconhecida, então eu fiquei com receio das reais intenções dela no debate.O problema disso é que a coisa pode evoluir de um jeito que as pessoas comecem até a falar coisas que não são verdadeiras. E vão ficar pulando de assunto. Aí a conversa fica totalmente improdutiva... :/
Bem observado. Achei que faltou condução dos apresentadores. Com todo respeito. Crítica construtiva. Excelente pauta. Ótimos convidados.
Eu não vi desta forma... Ambos só parecem estar suficientemente à vontade para complementar as ideias, sem vaidade, e sem o receio de parecerem vaidosos.
Há um tempo, escorreguei e bati a cabeça, fiquei dois dias sem lembra minha idade ou nome( Mesmo que me contassem ), depois voltou ao normal é por um momento o céu tinha ficado violeta.
( Foi lindo e estranho)
Relato interessante.
Tive a mesma experiência usando LSD
Aiiiiin ti fofo mel dels
Quanto tempo a dado momento durou a percepção do céu violeta e esquecimento do em cronometragem, imaginando que tenha sido em momentos difusos e mais e menos tempo a cada momento. Então, poderia me responder, afim do meu querer compreender ?
Já acordei no domingo achando que era segunda feira.
Quando tenho ataques de depressão, tenho alteração da minha realidade. Todo o ambiente que estou habituado muda, somente as pessoas permanecem as mesmas. É como se você gostasse de viver em um local onde vc tem seus amigos e de repente seu pai te dissesse: Filho, amanhã mudaremos para outra cidade. Daí vc chora, pois vc não quer deixar sua zona de conforto para trás. Não quer deixar seus amigos, sua escola e etc ... Então, quando vc entra na casa nova, tudo é estranho. A cidade tbm é estranha, bem como a escola. As vezes é como foi dito: Talvez a alteração da realidade que falo, seja a própria realidade. A mente para evitar o sofrimento, cria dispositivos para tornar o novo cenário familiar e com o tempo, passamos a aceitar o novo cenário. Mas, é apenas um truque da mente, uma ilusão. Quando estou depressivo, é como se esse método da mente falhasse, então enxergo a realidade, a realidade que não gosto. Um ambiente onde não estou habituado a ele.
querido, vc já conversou com um psiquiatra sobre isso? pode ser indício de algo mais sério...
Cara eu também passo um pouco por isso, é tão estranho as vezes a realidade parece macabra e em outro está tudo normal, parece que muda a prespectiva e tanto uma como a outra são muito reais, qual sera real o lado negativo ou o positivo, ou é real aquele que acharmos ser?
Já passei pela msm coisa, é absurdamente estranho, n da pra conhecer a realidade como ela é,o estado emocional muda tudo, já passei por épocas q tinha um medo absurdo da morte, n conseguia reconhecer a realidade,tudo parecia bizarro como num filme de terror, a matéria q me compõe parecia diferente,eu achei q iria enlouquecer
No meu caso me mudei de estado e do nada pessoas que eu conhecia do outro estado começaram a trabalhar e morar perto de mim, eu acho isso muito estranho !
@@LeonardoWilliams11 sinto a mesma coisa sinto q quando eu tô feliz é uma ilusão. Por isso me.incomodou muito quando eu vi Matrix. Me deu desespero questionar minha realidade
O Oliver sacks tem um livro chamado Alucinações Musicais, onde ele começa contando sobre o caso de um cara qu começou a tocar piano depois de ter sofrido um acidente com um raio
Aqui na França tem um paranormal (que não se mostra em público há anos) que contou que quando era criança em um orfanato, foi atingido por um raio que quase o matou. A partir disso ele começou a ter episódios de telepatia, até que se treinou para mover objetos. Nos anos 70 cientistas fizeram um teste onde ele conseguiu entortar uma barra de ferro, sem tocá-la.
Avisa q a percepção é uma ilusão promovida pelo cérebro, se víssemos o mundo em preto e branco seria outra realidade,
Existe uma teoria no ocultismo que dizem que os raios na verdade são entidades e conseguem trazer dons para as pessoas. Tesla falava que cada raio tinha um nome e uma personalidade diferente, e que muitos ressurgiam após anos.
@@CATELlegend1 ok
@@CATELlegend1 Interessante.
eu me lembro do primeiro dia em q me senti consciente de mim mesmo, nao lembro a idade mas eu lembro mto vividamente do dia, e é engraçado pq não consigo lembrar de nada antes disso .. considero q me conheço como gente desde aquele dia
Só estudante de medicina e já estudei sobre algumas coisas mencionadas muito legal ,
Podcast de altíssima qualidade,
A partir dos 5:30 => eu fico imaginando numa realidade alternativa inversa à nossa, em que enxergar todos os espectros fosse resultado de um gene recessivo e que os genes dominantes é que levassem ao daltonismo: esta ínfima minoria de pessoas que enxergasse "muitas cores" é que seria portadora de um "disturbio" visual e a maioria com a < experiência > de enxergar as cores no limitado espectro daltônico seriam considerados "normais"
Excelente, admiro muito essa dupla, parabéns ao canal!
os caras trocam informaçoes sem se agredirem. isso é sensacional
Essa da mão estranha é muito comum em Brasília, ela destrói completamente a noção que os políticos tem sobre como deve ser usado o dinheiro dos impostos.
Boa kkkk na vdd era pra eu chorar de raiva né...
Aula de milhões! 👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns !! Fabio Perin na area!!!! idolo!
Que dupla interessante, me coloco a disposição para pesquisa.(Edt: ser pesquisada, estou com alta chance de transtorno de alteração da realidade). Obrigada.
Os livros do Oliver Sacks são muito bons.
O outro autor, o Ramacharandan, tem um livro muito bom chamado "O que o cérebro tem para te contar".
O Pirlo é muito bom , Eslao é top d+++
A complexidade do cérebro e do corpo humano em geral é assustadora.
Essa parte de síndromes e deslocamento de função me lembra muito sobre programação! Muito interessante.
"Nossos neurônios não precisam de nossa consciência para funcionar.".. Mas quem disse que ao estar anestesiado a consciência sumiu.? Eu posso dizer que não por ter estado em Coma por 14 dias e percebi tudo que aconteceu em torno de mim, mas em outra nível de consciência.... Então é o contrário.! A consciência tem vários níveis de "estado". E estar anestesiado ou dormindo ou em Coma, é estado de consciência para a consciência e ela administra as sensações em TODOS as situações.! E é provável que mesmo depois da Morte.!
Esses estados da consciência já são conhecidos, tanto pela ciência quanto pela religião. Entretanto, não é essa a questão fundamental. Para a ciência quem produz a consciência e seus estados é a atividade cerebral, uma vez extinguindo a atividade neural, por ocasião da morte, a consciência também extingue. Já para a religião, a consciência não extingue depois da morte. A ciência sabe que a consciência não está em algum ponto do cérebro, mas é fruto das interações neurais. Mesmo em coma ou anestesiado, pode ocorrer algum estado de consciência.
Vc estudou pra falar isso?
Ou so acha
@@jonathassouza_sim… a consciencia se apossa do corpo fisico apenas
É uma extençao
A consciência que você descreve tem algumas relações com o tipo de psicologia Analítica de Jung, mas tem diversas outras que tambem trabalham da consciência de maneira diferente como a cognitiva comportamental daquele carinha cabeludo, a maneira como eles entendem e a sua forma estão no mesmo barco porque a psicologia não tem uma unica forma de atuação, duas visões estão certas porque se provaram funcionar, mas depende muito da sua experiência e estudo pra preferir uma abordagem, pura identificação pessoal.
Pelo menos foi o que meu professor disse.
@Jonathas Souza não, a consciência depende do cérebro
Caramba ques caras fodas, mto massa escutar pessoas inteligentes conversando
Eu tenho a sensação de estar vivendo no lugar errado várias vezes, como se não foce essa minha vida, quando durmo eu tenho sonhos de outros lugares e pessoas, isso a muitos anos já,tenho problemas em me relacionar com as pessoas por ficar exausto de ouvir coisas e ideias simples, tenho uma facilidade em raciocínio lógico, e eletrônica avançada,mas nunca estudei sobre. Porém é como se tivesse que fazer algo para me libertar ou meu propósito ainda não foi cumprindo. Tenho a sensação de estar vivendo novamente porém em um lugar totalmente diferente da quilo que sinto.
Sentia tudo que você sente, mas quando vai passando o tempo as respostas vão vindo melhor e a aceitação da realidade vem, as vezes tudo é questão de ociosidade, então arrume algo pra fazer, uma namorada, academia, etc. Pode parecer q eu estou deslocado do seu relato mas confia em mim, é tudo perspectiva.
@@edigapoe5397 sou casado a 3 anos, e tenho um filho de 1 ano e 7 meses. Trabalho como empilhador a 4 anos. Andava de skate a 11 anos. Mas sempre tive a sensação de não ser essa minha vida por ter algo dentro de min querendo sair e tomar o controle de tudo fazendo totalmente diferente da quilo que faço, meus sonhos são grandes e inexplicáveis e sempre estou com ferramentas estranhas e mexendo com eletrônicos.
Parece mais uma angústia de ter feito algo grandioso no passado e não ter terminado, ou não ter sido reconhecido como devia, ou ter sido pilantrado por alguem.
@@anonymoanonymato638 procure por vidas passadas.
Hj foi a primeira vez q assisti o vídeos deste canal...achei mto interessante !!!
Podcast que entrega um conteúdo formativo absolutamente diferenciado. Só feras. Aprendendo muito aqui. Parabéns.
Quando morrermos saberemos.
Muito lamentarão por duvidar da Verdade.
Mas será tarde demais.
Muito bom
Eu tenho alterações da realidade o dia todo
Uma hora penso algo sobre uma pessoa
Por exemplo penso que é uma pessoa boa
Daqui a poucos minutos uma pessoa do mal
É assim vai p dia todo nesse looping infinito
Igual aquele filtro?
Cara a má eu seu que é a carne
Sensacional
9 de Julho é gêmeos na Astrologia Sideral (Astrologia Hindu) regente Mercúrio
Não sei se alguém aqui também assistiu ao RPG do Cellbit o Segredo na Ilha, mas envolve essa prosopagnosia, a incapacidade de reconhecer rostos. Foi a primeira vez que vi esse tema sendo dito ou aplicado e gerou uma história ótima.
11:40 eu sinto choques no meu dedo em um local específico quando aperto uma região também específica da minha mão, o que pode ser isso?
A realidade última é abstrata.
As vezes penso que podemos ver cores diferentes. Mas como sabemos pelo nome. O vermelho pra mim. Pode ser amarelo pra outra pessoa e ela chamar de vermelho porque é o nome da cor
Compartilho do mesmo raciocínio, e que cada um vê o seu mundo.
Esses caras são responsa de mais da pra ver a inteligência fluindo deles
Inspirador. Dá vontade de sair devorando livros.
Não conhecia vcs. Só por esse corte já estou inscrito. Gostei muito.
E extremamente irresponsável tratar uma pessoa em estado de depressão como se fosse um doente.... primeiro porque existem varios graus de depressão, e em segundo porque pessoas completamente saudáveis podem atingir picos de depressão caso passem por alguma experiência traumática, e inclusive muito comum ocorrer com pessoas que vivem por exemplo no Limite, um astronauta, um bombeiro, um médico, um piloto de fórmula 1 um veterano de guerra.... todas essas profissões podem levar a um estresse pôs traumático, que pode desencadear uma depressão. A depressão talvez seja como um mecanismo de fuga... nos encontramos para lhe dar com os problemas quando são maiores que nos.
12:00 tá explicado pq pessoas com membros amputados relatam de sentir o membro amputado as vezes
muito interessante este negocio de neurociencia como a nossa mente e estranha ela um universo!!!
Bom, o tema. Massa, o bate papo.
Conheço um homem que ficou morto meia hora. Quando isso aconteceu ele estava no Pará. Dois médicos o assistiam. Ele teve um ataque do coração, ficou azul e gelado. O homem chama-se Antônio Carlos Marques, é do Rio Grande do Sul, é advogado e aposentado da Petrobrás. Ele contou onde esteve e como voltou.
Não teve morte cerebral, logo não morreu.
Ele Não morreu...lamento muito tirar a sua inocência mas se você morrer mesmo..já não volta.....de jeito nenhum
Ele teve uma eqm
Que massa esse episódio 😅😅
Interessante ver isso de novo. Sobre se assustar e reagir.. 😊Aprendi aqui em uma aula especial sobre direção de automotores. Não sei aí no Brasil mas aqui pra fazer uma prova teórica para tirar a carteira isso é ensinado aqui como tempo da visão,até o tempo da reação e falam sobre esse susto.. e consequentemente até o momento que frea o carro. Daí se tira o tempo até o carro parar. Ou seja. Do tempo da visão até entender pra poder reagir leva de 1 a 2 segundos, é assim que o cérebro aciona sua reação para frear. O problema é qual é a sua velocidade com o automóvel, e o quão perto você está do veículo da frente ou seja se está dirigindo a 40km esse um segundo o carro já andou 11 metros antes de você frear. E ainda por cima é calculado em cima disso do ato da freada até o carro parar. Isso tem cálculos diferentes quando, verão, chuva, ou chão gelado, que apesar de termos pneus especiais no inverno, muitas vezes não conseguimos controlar. Imagine a pessoa dirigindo a 100 e ainda por cima muito perto do veículo da frente ? Acho que é por isso que aqui, não tem muitos acidentes. É raro. É qnd tem a maioria são estrangeiros ou jovens.
Sim, aqui no Brasil também estudamos tempo de reação e respectiva distância segura , resumindo.
Ouvi uma explicação sobre daltônico bem explicado na faculdade de psicologia assim: pq é dificil identificar o daltônico? Pq se esse copo é roxo e o daltônico enxerga verde ele vai dizer q o verde é roxo, pois assim q ele aprendeu confirmando o q todos estão enxergando de maneira mais exata e comum para todos. Então o exemplo dado sobre daltonismo ai não faz sentido. Por isso tem um teste próprio e específico para aplicar e identificar o daltonismo q seria enxergar a letra (na maioria dos casos o "E" dentro das cores, se ele enxergar, então ñ é daltônico) em outras palavras, não se consegue identificar um daltônico numa conversa, pois nem o daltônico sabe q é.
Papo de pessoas iper luminadas com conhecimento estrondoso. Parabéns e muito agradecido por repartir tamanha sabedoria grato. 🤙🏽🖖🏽
O cabeludo é diferenciado. 😮
UM daltônico vendo um copo verde chamaria de verde porque vê verde ou chamaria de preto , como é o caso do vídeo , porque todos chamam de preto ?
Síndrome dos membros fantasmas , isto me remete a pensar a um tema delicado que hj em dia as pessoas fogem disto , ISTO NÃO PODE SER ASSOCIADO EM ALGUNS CASOS EM PESSOAS QUE TROCAM DE SEXO? Sei que este assunto simplesmente a ciência ou a humanidade deu um ponto final o que acho estranho porém gostaria que fizessem um pod sobre isto !
Massa
Porque o prazer, vem do cérebro e não do membro que define o gênero. Então, mesmo que se retire o membro...
@@fnunesrocha na verdade é todo o conjunto, temos sensibilidade e terminações tmb para que o cérebro receba tmb informações mas enfim é um tema mais amplo e técnico!
@@fnunesrocha e que na ciência nada absolutamente nada é definitivo, e mesmo o que e provado cientificamente é estudada sempre , nada na ciência é definitivo, tirando este tema que ao meu ver baterão o martelo e quando vc bate o Martelo em algo já não é mais ciência e sim apenas uma pseudociencia ou mesmo uma crença popular
é interessante também como a realidade é alterada sob efeito de psilocibina.
Se o cérebro fosse naturalmente feito para enxergar a realidade como no efeito do psicodelico, oq seria de fato real ?
Realidade é temporaria.
Lembro do caso de alguém atropelado por um trem quando fugia de um monstro que viu após ter usado LSD.
Depois de olhar fixamente para uma imagem qqr, vc fecha os olhos e continua vendo a imagem, portanto, vc vê com o cérebro.
Isso serve para os nossos 5 sentidos, todos estão ligados ao cérebro, é nele onde tudo é decodificado e transformado
em vivência e sensações.
cara, vou bugar a mente de quem ler isso.., pare de viver em 3° pessoa., sua vida vai mudar para melhor.
Nossa. Se eu pudesse conversar com pessoas assim
Leia livros, voce vai conversar com vários do mesmo e níveis maiores..
É isso que se chama ''sequestro da amígdala''?
Eu tive esse problema da sindrome da mão boba, mas as meninas no colégio não acreditavam.
Kkkkkkkk
Caraca, q maravilha esse conteúdo, acho q todo ser humano deveria aorender pelomenos o basico sobre neurociência, slc o mundo e mal
Show
Tive uma vida adulta cética pode ser do dia vi e ouvi uma cadeira de bar se quase arremessada contra uma porta não tenho explicação pois a porta estava fechada estava só ainda não creio em sobrenatural mas talvez parapsicologia ?
Luka Modric começou a falar sobre neurociência AGR? Brabo
Gostei dessa mistura de Podcast com ASMR de comida
Vc
Eu amigo estuda o que vc quezir, vc vai além,mas meu amigo quando Jesus chegar acabou,muda sua trajetória, ore por Deus! E fale dele.
vive quem quase morre e ja morreu quem quase vive
O problema dessa conversa é que ela acaba.vou ver o inteiro.
Que doidera
Quando eu sinto uma dor eu tenho certeza que estou vivo
Será que ficar consciente faz a gente esquecer as memórias do passado?
Não se pode ver esse corte e fumar uma 😅😅
É uma onda que não vai passar nunca 😂😂
René Descartes, “Penso, logo existo”
Descobri o motivo de muitos políticos brasileiros serem "ladrões" 😂 eles sofrem de transtorno da "mão boba". Não podem ver uma grana pública que metade eles pegam e colocam no bolso 😂😂
Então eu acho que a pergunta mais importante é: " O que é a consciência ? ", já que os neorônios funcionam de forma independente da consciência !
eu lembro claramente da minha primeira memória de vida
Conte
DEPRESSÃO NÃO É UMA DOENÇA E UM ESTADO... oque e bem diferente, muitas pessoas completamente saudáveis passam por experiências traumáticas. Ou experiências das quais elas não estão preparadas emocionalmente e fisicamente para lhe dar... isso gera um Estresse que pode vir como uma depressão. OUTRA COISA QUE VALE APENA SALUTAR... vocês falaram sobre o copo e a visão do ‘’ DALTÔNICO ‘’ quem confirma que as cores e aromas dos quais sentidos e mesmo de fato daquela forma???? Muitos neurocientistas dizem que as cores, formas e cheiros não são da forma que nos realmente vemos... mais que essas imagens e tons são uma criação do nosso cérebro 🧠 muitos astronautas alegaram terem experiências extra-sensoriais quando estiveram no espaço e quando voltaram a mente ainda pregava algumas peças como se eles ainda tivessem naquele Ambiente .
Caraca, eu tive dois derrames, eu tenho essa parada aí, sempre faço meia cara quando faço a barba
Sobre cores. A cor é impressão da luz. Ela na verdade é variável. Se vc botar uma luz vermelha direcionada num caneco azul vc vai enxergar ela de outra cor.
Elas Fidelis Silva. EU mudei minha vida usando a
GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal. 😀😊
Pq penso
Eu não entendi no final, é cem grama? drama? grama? ou celigrama? no 12':46"
penso, logo existo...
AQUILO QUE ANTECEDE O PENSAMENTO.
EU SOU
@@RickHater não, isso ainda é pensamento... tudo que é cognoscível, é pensamento.
@@victorluizduarte5729 Exatamente
@@victorluizduarte5729 "Aquilo que antecede o pensamento" moro ?
@@RickHater Sim, mas não é o "eu sou", porque isso ainda é pensamento.
o nariz do cara é tão protoberante que altera na voz dele
Coração parou é quase morte
É como uma criança até uns 4 ou 5 anos não tem consciência ainda, apesar de já ter aprendido a falar e interagir, é bizarro.
Esse assunto é de rara beleza e muito complexo.
QUANDO AS PESSOAS, COM SUAS CRENDICES, DISCORDAR DE QUEM ESTUDOU CIÊNCIAS, É DE DOER PRA CARAMBA A CONSCIÊNCIA
Como assim o copo não é verde??
Experiências de quase morte são estudadas pela Ciência. Muitas pessoas que efetivamente foram dadas como mortas se mostraram conscientes EM OUTRO LUGAR, que não o próprio corpo.
Os cara são muito inteligente, mas olha a lapa de nariz do homi, caba é evoluído kkk
Só loko😂😂😂😂😂😂😂😂
leiam Castaneda, Huxley, William Gibson 😎
Os boletos todos chegam
Pensei que já tinha visto esse corte
É bom o cara aí saber q existem milhoes de relato de eqm e um deles é morrer e ficar no teto se vendo, amparado de seres vendo o médico ressucitando ele com desfibrilador, ou seja, a pessoa morreu sim o q falta é o cara aí tomar conhecimentos destes relatos
Mas por ele ainda ter atividade cerebral ele pode tá percebendo o que tá acontecendo e interpretando dessa forma, logo esse relato ainda não é evidência de uma alma fora do corpo e nem de que o sujeito esteja de fato morto, mas sim que teve uma parada cardíaca e que o sistema nervoso ainda estava ativo percebendo a realidade e interpretando dessa forma, como ele se vendo de fora.... alguns esquizofrênico tb relata delírios e alucinações de estarem fora do corpo, a despersonalização tb apresenta essa característica do sujeito não se reconhecer e sentir que está fora do próprio corpo.
pode ser pela capacidade do cerebro criar eventos , tipo os sonhos, a capacidade do cerebro está bem pouco explorada, mas acho que um tanto de acontecimentos são bem fáceis de explicar
claro que alguns ainda são bem dificeis , os que definem o futuro por exemplo , mas pode ser por analises sistemática feitas pelo cerebro ou como acertar os numeros certos de uma loteria "só aconteceu de acertar"
eu mesmo tive experiências que poderiam ser levados para o campo do esotérico , mas arrumei explicações para elas , hoje em dia nao tenho mais esses eventos
@@eduardojorge9199 Paulinha do BBB "só aconteceu de acertar" 57 vezes na loteria...Só 57 vezes, prêmios acima de 1 mil reais (os menores ela nem conta).
Sim, vc nao tem mais estes eventos, pois vc programou teu cérebro para APAGÁ-LOS da memória, ou para manterem a nível inconsciente (você não toma consciência deles).
Você pode sim, se reduzir a uma mera bolota de carne, isto é possível, vc pode acreditar nisso e tornar isto verdade para você, sua mente irá criar isto para você, conforme você acredita.
@@eduardojorge9199 Ainda bem que vc sabe que ARRUMOU explicações para seus acontecimentos rsr.
Mas o conceito de morte é inatividade cerebral. Se o médico está tentando te ressuscitar, você ainda tem atividade cerebral; mesmo com o coração e respiração parado. Se sua pupila não dilatar mais, é um dos indícios que você morreu. Logo EQM, é experiência quase morte; não experiência de morte. Foi o que entendi.
Pessoal só uma critica construtiva,vcs separarem uma câmera pra pegar os detalhes,como por exemplo da folha só vcs aí no estúdio viram o desenho,no mais Show de bola, abraço amigos sucesso no canal
Unico Oliver Sykes que conheço é o do BMTH😂
Papo daora, mas que Lapa de nareba kkk
Penso, ligar existo, conforme diz o filósofo
O professor que está à esquerda, no vídeo, cujo nome não sei, cometeu um grande sofisma em sua argumentação sendo que, em lógica argumentativa, sofisma é um argumento do tipo falacioso e sem uma conclusão válida para o que se diz: Ora, é claro, como ele diz no início do vídeo, que as emoções não dependem da consciência para se manifestarem e que o ambiente e os estímulos externos, ao provocarem reações corporais, desencadearão as emoções e os sentimentos. Até aí tudo bem. Mas o estar consciente destas reações e emoções, experimentá-las de forma toda singular (conceito do fenômeno conhecido como qualia, em Psicologia) e ainda atribuir sentido a elas, escapa ao mecanismo determinístico de um mero fluxo de estímulos, ainda que dependa deles a princípio e enquanto base de operação. Se a consciência é uma "ilusão", então está se iludindo? Quem é o sujeito da ilusão? Ora, nos processos ilusórios há aquilo que ilude e aquilo que é iludido. Uma ilusão não pode ser sujeito e objeto da ilusão, ao mesmo tempo. Os nossos processos de consciência dependerem de um fluxo determinístico de sensações, não significa que se reduzam a eles. Cuidado com essa sua ideia professor, como se tudo na realidade e na existência se resumisse a uma "matrix" sem qualquer liberdade! Se um discurso desses pega, não devenos mais atribuir responsabilidade moral para crimes praticados! É tudo o que os psicosociopatas querem.
João Lins. EU mudei minha vida usando a
GRATIDÃO e a LEI DA ATRAÇÃO ao meu favor, são pequenos hábitos, que praticados do jeito certo, em pouco tempo verá que a mudança é surpreendente, quer saber mais ? Te conto tudo no meu canal. ☺️🙏🏼
Ta então o celebro ja ta programado ?ou ja veio com programação? Precisamos aprender a acessar?
Não existe 100% de certeza que uma pessoa esteja morta.. então.....
Sou obrigado a mandar: "que viagem é essa, véi?". Claro que é zoeira da minha parte. Eu só queria estar nessa mesa para aprofundar cada assunto, afinal, tenho dificuldades para lembrar até o rosto da minha mãe.