@@igorrobertom.o.b.3475 Igor me procure no Instagram ou Facebook, esses vídeos são voltados para os músicos, sobre alguma técnica específica da construção, como o envernizamento, prefiro passar individualmente
Boa noite William, tudo bem ? Perfeita explicação, muito coerente. Não sou um profissional da área, mais depois de uns dois anos de pesquisa sobre luthieria, aprendi bastante coisa, principalmente ajuste de sonorização e verniz goma laca. Estou com uma dúvida, tenho um Eagle vk544, é de linha de fabrica, q passou por harmonização ha quase quatro anos, pelas mãos de um exelente profissional o qual o abriu e fez um ótimo serviço hj ele está em outro país "Portugal ". Conversando com outro luthier ele me disse q este violino não é goma laca, assim, realmente o verniz é um pouco mais espesso, mais sai com muita facilidade com álcool. É abeto no tampo superior, meaple no fundo e braço !!! Um exelente som, más tem algumas fissuras de lixa por baixo do verniz, por falta de capricho na preparação para o verniz. Sempre pensei em trocar o verniz, mais com receio prejudicar o som devido não ser recomendado por todos os profissionais não fazer troca de verniz. Será q vou ter uma perca significante em fazer isto ??? Ajuda aí.
Olá Flavio, tudo bem? Conheço esse luthier, ele é meu amigo, bom já faz um tempo que você está com esse violino, pelo que entendi do seu comentário é se vale a pena a troca do verniz, é isso? Na minha opinião, será que não está na hora de investir em um instrumento de nível superior? Para da sim, você sentir um grande avanço de qualidade, espero ter ajudado, qualquer coisa me procure nas redes sociais, até mais! Obs: respondendo sua pergunta, provavelmente não prejudicaria, mas na minha opinião, não vale a pena
@@WillianVasconcellosLuthier muito obrigado pela dica. Sim, na verdade sempre pensei em adquirir um instrumento de nível avançado, mais esse tem um valor sentimental q não tem preço. Só não adquiri outro melhor até agora, porquê antes eram as condições, mais hj o problema não seria este, e sim o valor o qual eu posso pagar até 4.000 e 5.000 os que encontrei, a diferença sonora é pouco consideravel. Vou te explicar melhor ; Pense em uma curva de som como se fosse a do cavalete, e essa curva da corda D para a A ela tivesse um degrau para depois continuar com a curvatura da corda A em diante. Ou seja graves lindos e potentes, mais não conseguem mater essa potência e projeção sonora nos agudos. Talvez seja onde eu deveria investir em um instrumento de dez mil ou mais, aí meu querido, não tenho condições. Acho q dei sorte quando adquiri este instrumento devido o abeto e principalmente o meaple ser bem rajado. E este profissional ter trocado barra harmônica, alma, cavalete, ter sido extremamente zeloso com seu trabalho. Ele mesmo disse q a madeira era ótima qualidade.
@@flavioweiller6802 pelo que você está me relatando, está desequilibrado em relação ao som, um ajuste envolvendo alma, cavalete e cordas, você conseguiria ter melhores resultados que a troca do verniz, que é voltada mais para a parte estética
Olá sou novo aqui e iniciante tb! Comprei uma viola e um violao "R" Clássico (de fábrica) fosca (sem verniz), pois pensei que poderia optar por envernizá-la posteriormente. Mas, agora (assistindo o seu vídeo), percebo que talvez seja uma boa opção deixá-la assim mesmo como está?!... Será que vale a pena fazer este investimento? Obrigado.
Olá Eduardo, fico feliz em saber que a procura por informações esteja crescendo, eu ainda mantenho minha opinião sobre não valer a pena, principalmente pela questão financeira
@@WillianVasconcellosLuthier . Muito obrigado, pois a sua resposta significa muito pra mim! Seguirei as suas orientações, fiz inscrição no seu canal e estarei vendo os seus outros vídeos. Muitíssimo obrigado e até breve.
Tenho um violino que ganhei de um padre amigo meu a muitos anos atrás. O instrumentos é um instrumento Palatino Hand Crafted- ah-20 ( chinês ) não sei o que significa exatamente esse feito a mão e se isso é algo bom ou igualmente eu deveria levar num profissional luthier pra trocar o verniz pra ajudar ele a soar melhor. Vc saberia me falar algo a respeito desse tipo de violino?
Boa noite William, trocar verniz d1 instrumento chinês no caso Eagle CE 300 não vai transformar o instrumento como vc comentou, más melhora o som? Se melhorando é bem satisfatória essa melhora, ou não compensa trocar verniz d1 CE 300 no caso, qual ficaria melhor colocar cravelhas mecânicas em ébano para retirar os microafinadores ou trocar o verniz?. Muito grato pela atenção
Olá, tudo bem? São duas coisas diferentes, as cravelhas mecânicas são boas, mas tem que ver se compensa financeiramente, já a troca do verniz de um CE300 é algo estético, pensando só na mudança do verniz e mais nada, acredito que não compensa
Willian, têm alguns luthiers que elevam o preço do instrumento quando optamos pelo acabamento envelhecido, alegando ser mais trabalhoso fazer esse tipo de trabalho. Isso é realmente mais trabalhoso? Muda muito o processo de envernizamento quando se faz esse tipo de acabamento?
Tenho um violino que toco todo dia, ele possui verniz PU, sempre passo pano depois que toco, mas mesmo assim ele está com mancha de breu entre o cavalete e o espelho. Posso utilizar o polidor de verniz hill para retirar, ou teria outro método? Além do mais, a utilização desse tipo de produto, esporadicamente, pode causar algum problema?
@@WillianVasconcellosLuthier eu até queria levar num luthier, mas moro no norte do Rio Grande do Sul e já tentei encontrar um luthier. Infelizmente é um profissional que está em falta aqui na região.
Excelente vídeo. Eu tenho uma dúvida, eu possuo dois violinos de oficina chinesa um com verniz a álcool e outro a óleo. Eu notei que o verniz a óleo de meu violino machuca muito fácil, nos pés do cavalete ele fica muito mais marcado do que o meu violino a álcool. Isso é normal ou o verniz a álcool de meu violino foi mal feito?
Obrigado, é normal se o verniz é recente, o verniz a óleo demora para secar e endurecer por completo, mas quando isso ocorre, é mais resistente que o verniz a álcool, minha dica é ter paciência, o verniz a óleo demora para secar por completo
Ou seja, antes de pensar em mexer no verniz, é necessário que um liutaio avalie se o setup está bem feito, com isso já é possível deixar o violino praticamente na sua melhor performance?
É falta de conhecimento das pessoas é uma engrenagem todos os dentes da engrenagem tem de engrenar certinho se não vai funcionar O violino toca bem sem pintura Eutesto o violino antes da pintura
CLIQUE para ASSISTIR O PRÓXIMO VÍDEO
👉🏻 ua-cam.com/video/8Zd4rcoR9ac/v-deo.html
Boa noite poderia responder minha pergunta fazendo favor
@@MeronRysyk respondi, desculpe a demora, qualquer dúvida me procure nas redes sociais
É vamos ver.....
Saiu um novo vídeo sobre verniz a óleo, se você não viu, segue o link
ua-cam.com/video/8VZ5UYfaptk/v-deo.html
Obrigado pelos vídeos que você faz.
Faz o vídeo específico, eu quero saber!!
Especificamente sobre que assunto/etapa?
@@WillianVasconcellosLuthier sobre o processo de envernizamento
@@igorrobertom.o.b.3475 Igor me procure no Instagram ou Facebook, esses vídeos são voltados para os músicos, sobre alguma técnica específica da construção, como o envernizamento, prefiro passar individualmente
@@WillianVasconcellosLuthier tá bom!!!
Boa noite William, tudo bem ?
Perfeita explicação, muito coerente.
Não sou um profissional da área, mais depois de uns dois anos de pesquisa sobre luthieria, aprendi bastante coisa, principalmente ajuste de sonorização e verniz goma laca.
Estou com uma dúvida, tenho um Eagle vk544, é de linha de fabrica, q passou por harmonização ha quase quatro anos, pelas mãos de um exelente profissional o qual o abriu e fez um ótimo serviço hj ele está em outro país "Portugal ".
Conversando com outro luthier ele me disse q este violino não é goma laca, assim, realmente o verniz é um pouco mais espesso, mais sai com muita facilidade com álcool.
É abeto no tampo superior, meaple no fundo e braço !!! Um exelente som, más tem algumas fissuras de lixa por baixo do verniz, por falta de capricho na preparação para o verniz.
Sempre pensei em trocar o verniz, mais com receio prejudicar o som devido não ser recomendado por todos os profissionais não fazer troca de verniz.
Será q vou ter uma perca significante em fazer isto ??? Ajuda aí.
Olá Flavio, tudo bem? Conheço esse luthier, ele é meu amigo, bom já faz um tempo que você está com esse violino, pelo que entendi do seu comentário é se vale a pena a troca do verniz, é isso? Na minha opinião, será que não está na hora de investir em um instrumento de nível superior? Para da sim, você sentir um grande avanço de qualidade, espero ter ajudado, qualquer coisa me procure nas redes sociais, até mais!
Obs: respondendo sua pergunta, provavelmente não prejudicaria, mas na minha opinião, não vale a pena
@@WillianVasconcellosLuthier muito obrigado pela dica.
Sim, na verdade sempre pensei em adquirir um instrumento de nível avançado, mais esse tem um valor sentimental q não tem preço.
Só não adquiri outro melhor até agora, porquê antes eram as condições, mais hj o problema não seria este, e sim o valor o qual eu posso pagar até 4.000 e 5.000 os que encontrei, a diferença sonora é pouco consideravel.
Vou te explicar melhor ;
Pense em uma curva de som como se fosse a do cavalete, e essa curva da corda D para a A ela tivesse um degrau para depois continuar com a curvatura da corda A em diante. Ou seja graves lindos e potentes, mais não conseguem mater essa potência e projeção sonora nos agudos. Talvez seja onde eu deveria investir em um instrumento de dez mil ou mais, aí meu querido, não tenho condições.
Acho q dei sorte quando adquiri este instrumento devido o abeto e principalmente o meaple ser bem rajado. E este profissional ter trocado barra harmônica, alma, cavalete, ter sido extremamente zeloso com seu trabalho. Ele mesmo disse q a madeira era ótima qualidade.
@@flavioweiller6802 pelo que você está me relatando, está desequilibrado em relação ao som, um ajuste envolvendo alma, cavalete e cordas, você conseguiria ter melhores resultados que a troca do verniz, que é voltada mais para a parte estética
Tem violino a feito. OLEO pra secar coloca NA maquina UV ultra violeta
Eu uso câmara, porém um bom verniz seca também com a luz do sol
Pedro músico da ccb quero saber se o goma laca é bom pra violino
Goma laca é uma das resinas usadas an preparação do verniz a base de álcool, e sim, um bom verniz, bem aplicado, pode render bons resultados
William, faz um video, a respeito sobre as madeiras dos kits de montagem e se eles tem diferença na sonoridade
Pode deixar, faço sim
Olá sou novo aqui e iniciante tb! Comprei uma viola e um violao "R" Clássico (de fábrica) fosca (sem verniz), pois pensei que poderia optar por envernizá-la posteriormente. Mas, agora (assistindo o seu vídeo), percebo que talvez seja uma boa opção deixá-la assim mesmo como está?!... Será que vale a pena fazer este investimento? Obrigado.
Olá Eduardo, fico feliz em saber que a procura por informações esteja crescendo, eu ainda mantenho minha opinião sobre não valer a pena, principalmente pela questão financeira
@@WillianVasconcellosLuthier . Muito obrigado, pois a sua resposta significa muito pra mim! Seguirei as suas orientações, fiz inscrição no seu canal e estarei vendo os seus outros vídeos. Muitíssimo obrigado e até breve.
Tenho um violino que ganhei de um padre amigo meu a muitos anos atrás. O instrumentos é um instrumento Palatino Hand Crafted- ah-20 ( chinês ) não sei o que significa exatamente esse feito a mão e se isso é algo bom ou igualmente eu deveria levar num profissional luthier pra trocar o verniz pra ajudar ele a soar melhor. Vc saberia me falar algo a respeito desse tipo de violino?
De qualquer forma, leve a um luthier, é o melhor a se fazer, troca de verniz na minha opinião não compensa
Boa noite William, trocar verniz d1 instrumento chinês no caso Eagle CE 300 não vai transformar o instrumento como vc comentou, más melhora o som? Se melhorando é bem satisfatória essa melhora, ou não compensa trocar verniz d1 CE 300 no caso, qual ficaria melhor colocar cravelhas mecânicas em ébano para retirar os microafinadores ou trocar o verniz?. Muito grato pela atenção
Olá, tudo bem? São duas coisas diferentes, as cravelhas mecânicas são boas, mas tem que ver se compensa financeiramente, já a troca do verniz de um CE300 é algo estético, pensando só na mudança do verniz e mais nada, acredito que não compensa
Willian, vi alguns vídeos ensinando fazer limpeza no violino com essência de terebintina, qual sua opinião? Existe algum risco?
Muitos riscos, farei um vídeo sobre limpeza em breve
Como saber qual tipo de verniz tem meu instrumento?
Isso é realmente difícil apenas de olho, o ideal é saber a origem e qual tipo de verniz se usa neste local
Willian, têm alguns luthiers que elevam o preço do instrumento quando optamos pelo acabamento envelhecido, alegando ser mais trabalhoso fazer esse tipo de trabalho. Isso é realmente mais trabalhoso? Muda muito o processo de envernizamento quando se faz esse tipo de acabamento?
Olá Dennis, realmente é mais trabalhoso, exige algumas técnicas, porém não concordo com um preço muito elevado
vc tem algum e book..servo de DEUS de verniz e seus completos passa para nois
Tenho meus livros, mas é complicado compartilhar
Tenho um violino que toco todo dia, ele possui verniz PU, sempre passo pano depois que toco, mas mesmo assim ele está com mancha de breu entre o cavalete e o espelho. Posso utilizar o polidor de verniz hill para retirar, ou teria outro método? Além do mais, a utilização desse tipo de produto, esporadicamente, pode causar algum problema?
Eu não recomendo o uso desses polidores, pois pode danificar o verniz, o ideal é levar para um luthier para fazer a limpeza
@@WillianVasconcellosLuthier eu até queria levar num luthier, mas moro no norte do Rio Grande do Sul e já tentei encontrar um luthier. Infelizmente é um profissional que está em falta aqui na região.
eu já poli o meu, mas eu recomendo comprar terebentina, ele dilui o breu, porém antes de passar faça u teste em um lugar escondido
Excelente vídeo. Eu tenho uma dúvida, eu possuo dois violinos de oficina chinesa um com verniz a álcool e outro a óleo. Eu notei que o verniz a óleo de meu violino machuca muito fácil, nos pés do cavalete ele fica muito mais marcado do que o meu violino a álcool. Isso é normal ou o verniz a álcool de meu violino foi mal feito?
Obrigado, é normal se o verniz é recente, o verniz a óleo demora para secar e endurecer por completo, mas quando isso ocorre, é mais resistente que o verniz a álcool, minha dica é ter paciência, o verniz a óleo demora para secar por completo
Bom vídeo,mas me tira uma dúvida o verniz a álcool séria o mesmo do Gomalak ???
Obrigado, isso mesmo, o verniz a álcool é composto de um solvente, que no caso é o álcool e algumas resinas, incluindo a goma laca
Ou seja, antes de pensar em mexer no verniz, é necessário que um liutaio avalie se o setup está bem feito, com isso já é possível deixar o violino praticamente na sua melhor performance?
Exatamente Silas, para ter uma real noção do que precisa ser feito e do potencial do instrumento, sempre procure um luthier
Eu gosto de usar mais o verniz a álcool
Legal
É falta de conhecimento das pessoas é uma engrenagem todos os dentes da engrenagem tem de engrenar certinho se não vai funcionar O violino toca bem sem pintura Eutesto o violino antes da pintura