Sou ateia, nao agnóstica e admiro profundamente a Marilena ,essa gloria brasileira , mas responderia diferente ao motorista do uber, que ao desejar " vá con Deus , fique com Deus " , simplesmente responderia amém, porque alguém está desejando o bem para mim, simplesmente agradeço
Comentando sobre o trecho a partir do minuto 30:00 em que ela critica, questiona e ataca o Cristianismo: 1) ela está palestrando em uma faculdade, e foi formada em uma universidade. E as universidades foram criadas no Ocidente pela Igreja Católica na Idade Média. Além disso, as ciências foram estimuladas pela Igreja, bem como a criação dos hospitais, santas casas, asilos e afins que existem até hoje também foram criados e mantidos pela Igreja Católica. Portanto, se a professora possui um espaço para aprender e para ensinar, isso se deve à Igreja Católica. (fonte: Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental. Thomas E. Woods, Jr, Quadrante, 2019). 2) qdo ela diz que o Cristianismo usa de metamorfose para se perpetuar no tempo, podemos citar: Mateus 16, 18: E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. E Daniel 2,44: Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre. 3) por fim, a fé é algo incompreensível até para a mente mais inteligente deste mundo, pois a fé é sobre sentir, não sobre aprender. Além disso, a fé é algo além deste mundo. 4) Fica com Deus, Marilena! Deus te abençoe!
Algumas boas colocações, mas a fé não é um sentimento. Esse foi um dos grandes erros de Lutero, que permitiu a transmutação da noção de fé em toda essa patacoada pentecostal do nosso tempo. A fé é um ato da vontade e do intelecto humano, movido pela graça de Deus, produzindo adesão pessoal a Deus e ao que Ele revelou, envolvendo tanto o ato de crer quanto o conteúdo da fé. Isso significa que a fé não é uma experiência emocional, mas um compromisso consciente e deliberado de aceitar e confiar em Deus e em Suas promessas. O cristão deve rejeitar essa noção de que a fé não se coaduna com a razão. A fé ilumina a razão e a orienta à verdade revelada, que de outro modo a razão desconheceria. Se para crer, Deus quisesse que rejeitássemos a razão, João não teria dito que "No princípio era o Lógos (Verbo/Razão/Discurso/Palavra) e o Lógos era Deus e o Lógos estava com Deus. e o Lógos se fez carne e habitou entre nós. A razão que ordena o mundo e a natureza (Lógos) é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. É por isso que nada nos aproxima de Deus mais do que o uso reto da razão iluminada pela fé, que ordena nossa vontade e o nosso agir, produzindo em nós a virtude e a santidade. Aquele que deseja honrar e servir a Deus deve permitir que a fé ilumine a sua razão que então se ordenará à verdade, ao bom e ao belo. E veja que isso nada tem a ver com o sentimentalismo pagão, animista e espírita da noção pentecostal de fé.
Aproveito para citar as seguintes passagens da Bíblia (fonte: Bíblia Ave Maria) que explicam que a sabedoria do mundo não explica a fé e os dons de Deus, ou seja a inteligência que adquirimos deste mundo não consegue entender a fé das pessoas e a sabedoria do espírito: 1Coríntios 2, 10b-16 (trecho: "o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras/insensatez") Romanos 8, 5-7 (trecho: "os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito") João 14, 17 ("É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.") I Coríntios 1, 18 ("A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina.") II Coríntios 4, 3-4 ("Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus") Obs: agradecimento ao Frei Gilson, que forneceu essas referências. Que Deus possa abençoa-lo sempre.
@@philosophiaentis5612 agradeço pela sua contribuição à discussão. Complementando a parte final da sua colocação, ao citar a segunda pessoa da Santíssima Trindade, Deus Filho, Jesus Cristo, e somando ao trecho "a fé ilumine sua razão que então se ordenará à verdade", Jesus Cristo disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida. (João 14:6).
@@marcelodonati É por isso que a verdadeira fé ilumina a razão fortalecendo o intelecto. Não caiamos no erro cometido por Lutero de equiparar a fé a um sentimento.
Vejo uma mulher traumatizada, ressentida, magoada, raivosa e machucada. Que Deus te abençoe e venha se revelar no meio das suas angustias. Em nome de Jesus!!!
32:37 A professora fala da impossibilidade de um cristão aceitar a física do Big Bang, mas tal teoria foi formulada pelo Padre Georges Lemaître, um sacerdote católico.
Marilena parou no tempo, mas o tempo, não para. O tempo passou por cima dela, bem como tudo o que o tempo deu à arqueologia, à literatura, à linguística oriental e aos estudos do Cânon Bíblico. Infelizmente, alguns dinossauros desconhecem as lanternas de Jerusalém, pois ainda usam, em cavernas, as tochas de Atenas!
As tochas de Atenas deram corpo e sustentação à teologia cristã. Não é porque alguns filósofos insistem em rejeitar o cristianismo que a filosofia não tenha sido de grande importância para a consolidação da fé cristã. A quantidade de pensadores e filósofos cristãos é enorme e tais pensadores não teriam produzido a filosofia e teologia que produziram sem o suporte da filosofia grega.
E veja só, as tochas de Atenas, apesar de velhas e "ultrapassadas", ainda não se apagaram e, ao que tudo indica, enquanto houver vida humana e memória acerca da função delas, não se apagarão. Elas não se apagaram nem mesmo frente aos cristãos romanizados que, na tentativa cínica de subvertê-la e descaracterizá-la, ousou tomá-la de assalto... e falhou, pois seus princípios são absolutamente distintos; sua fusão, como no caso de todo híbrido, é sempre estéril.
As pessoas a escutam porque ela possui um imenso conhecimento. Não concordo com a visão que ela tem do cristianismo, mas fato é que os círculos religiosos omitem informações importantíssimas do fiel cristão só para manter o controle sobre a assembleia de crentes. O período patrístico é de suma importância para a formação da cristandade, da doutrina e dos dogmas cristãos, bem como para a definição de um cânon bíblico. Não fosse o trabalho, as brigas e discussões dos Pais da Igreja, nem bíblia existiria, pois foram eles que tomaram a decisão deliberada de afirmar que alguns textos deveriam ser considerados sagrados enquanto outros deveriam ser considerados apócrifos ou heréticos. Na Bíblia que temos hoje faltam inúmeros livros que eram lidos pelos cristãos dos primeiros séculos só porque alguns Pais da Igreja quiseram removê-los. Também não é seguro afirmar que teríamos os livros que hoje compõem o cânon, pois sem a decisão dos Pais da Igreja de considerá-los canônicos eles poderiam ter se perdido já que não haveria interesse dos escribas cristãos que os sucederam em continuar a fazer cópias. E sem a definição do cânon pelos Pais da Igreja as doutrinas cristãs teriam enveredado por um caminho bastante diferente do que conhecemos.
@@bandolim123 já li "convite à filosofia" da própria. Filósofo nós temos muitos. Isso não invalida que a discriminação arraigada nas falas dela fazem com que não mereça ser ouvida. É a mesma senhora que odeia a classe média. Realmente você tá dando ouvidos a uma pessoa sem caráter assim é uma tremenda perda de tempo.
O nome do livro lançado pela professora Marilena Chaui:" INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA, VOL. 3 A Patrística -- Introdução ao nascimento da filosofia cristã" (ganhador de dois prêmios Jabuti). O nome do livro lançado pelo professor Luís César Guimarães Oliva: "Natureza e Graça em Blaise Pascal"
É incrível a tolerância com os discursos de ódio contra o Cristianismo nas universidades brasileiras, sobretudo na USP! Em tese, para alguns, a aversão ao Cristianismo é uma "demonstração de virtude e intelectualidade"
Acredito que o ódio é com a dominação na idade média, torturas e fogueiras contra as mulheres, nem vou falar das crianças. Estamos vendo essa invasão evangélica de outros países, não é de hoje!
3 місяці тому+1
Universidade é lugar mesmo de pensamento, não de passividade perante a balela mitológica de textos "sagrados"... Universidade pública tem dinheiro dos contribuintes, não quero meu dinheiro indo para proselitismo religioso. Já basta a concessão pública da TV conseguida por cristofrênicos para enganar e extorquir desesperados pobres.
3 місяці тому+1
Universidade pública é lugar de pensamento mesmo, não de passividade diante de textos mitológicos ou de proselitismo religioso (já basta a concessão pública da TV sequestrada por cristofrênicos em nome de dEU$ para enganar e extorquir diariamente pobres e desesperados).
Olá Profa. Marilena. Creio que a senhora seria grandemente beneficiada em ler uma crítica ao modo como alguns setores da academia brasileira tratam os valores e as crenças cristãs que são tão caras à boa parte da população. Leia a coluna do prof. Dr. Roberto Covolan (Unicamp): "O laicismo e a autoalienação da universidade brasileira", na revista Unus Mundus.
Marilena chiu chiu! Que triste a situação da nossa Academia de Letras! Falta humildade a esta professora, por isso tropeça em sua soberba! Os estudos sobre o cristianismo primitivo é que, em última análise, o humanismo cristão de Erasmo de Roterdã, o “príncipe dos humanistas”, o “pai da civilização moderna” remete aos padres gregos e que “desde o renascimento há uma linha que nos leva diretamente ao humanismo cristão dos padres do século IV e a sua ideia da dignidade do homem e de sua reforma e renascimento pelo espírito.
@@bandolim123 Se vc pesquisar um pouquinho vai ver q em várias épocas e até nos tempos atuais os cristão foram atacados caçados e exterminados aos milhoes e eles continuam sobrevivendo.
Essa palestra é a prova viva que, apesar do colossal conhecimento da minha ex professora e escritora, muita inconsistência foi dita e muitas afirmações, foram proferidas, sem a menor profundidade. Além de que, ainda em tempo, a mesma e muito querida professora, deve ficar em Atenas, não em Jerusalém! Para estar em Jerusalém, é necessário, no mínimo, respeito, abertura (a mesma exigida por ela), e, acima de tudo, profundidade de contexto. Nunca ouvi tamanhas besteiras sobre as historicidade dos evangelhos e suas estruturas, como da minha filósofa amada. Como eu disse, fique na Ágora, pois já vimos os estrabismos que você foi capaz de fazer nos átrios de Jerusalém! Lamentável!
Falou mais de Cristo do que muitos por aí, ela está divulgando Jesus de um jeito ou de outro. Obrigado por divulgar Cristo Senhora desconhecida que ensina o que não se usa mais.
No dia que ela conhecer o Jesus que é o Maior Homem e criador de toda sabedoria. ela vai se envergonhar de tudo que falou. Quanto conhecimento sem nenhuma sabedoria de quem conhece um Deus maravilhoso!!
O nome do livro lançado pela professora Marilena Chaui:" INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA, VOL. 3 A Patrística -- Introdução ao nascimento da filosofia cristã" (ganhador de dois prêmios Jabuti). O nome do livro lançado pelo professor Luís César Guimarães Oliva: "Natureza e Graça em Blaise Pascal"
O mundo é vasto, tudo é passageiro. Ao apontarmos às estrelas, algumas pessoas olham para as pontas de nossos dedos. É o caso da professora Marilena, perfeito só Deus. Nós humanos somos como o orvalho da manhã, fugazes. A tolice e a vaidade são partes preponderantes de nossa constituição. Humano, demasiado humano. A professora é uma boa historiadora da filosofia.
Bálsamo de conhecimento??? Só falou bobagem Se você quiser ver, este sim, um bálsamo, sobre a parte da veracidade dos Evangelhos - com uma doutora pela USP em Letras -, sugiro: ua-cam.com/video/HuBqdkZlpUg/v-deo.html
😂 boa 02 @@andreferreiradocarmo9165 ela é a própria representatividade da classe dos trans inteligentes: são ignorantes, pensam como ignorantes, agem como ignorantes, MAS se acham inteligentes.
Sempre um prazer ouvir uma boa aula de filosofia. A Marilena tenta distanciar-se do Pascal e se reconhecer no Montaigne mas os dois estão no mesmo lugar de um humanismo de erudição que tende ao ceticismo com relação a “suficiência humana”. A Marilena parece estar mais próxima ao humanismo filosófico que faz a crítica a insuficiência do Pascal que o Oliva menciona.
A capacidade de adaptação do cristianismo é realmente assombroso. Este livro é realmente muito necessário diante do cenário do pentecostalismo e de novas transformações do cristianismo. Parabéns Marilena! Esperando o renascimento!
Falar pra plateia é fácil, eu quero ver ela debater este assunto com um especialista que pensa diferente dela, e a muitos e todos bem preparados pra debater de forma democrática e respeitosa esse tema. Sugiro um debate sobre esse assunto do vídeo entre ela e o Dr Carlos augusto vailatti, vamos ver como ela se sai quando ele descontruir os seus argumentos, fica a dica pra USP promover um debate com esse tema.
A doutora cita os físicos judeus, como Albert Einstein e esquece que os judeus acreditam no DEUS CRIADOR e esquece tbm que os cristãos seguem a JESUS que era judeu, ou seja...esse povo nem sabe o que está falando. Mas pelos comentários dá pra notar a idolatria à vã sabedoria de Marilena Chaui. Aceita JESUS que doi menos, povo.
@@estborh tanto judeus como cristãos crêem no Deus Criador, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. A diferença é que cremos que JESUS é o Messias e eles não o receberam como Messias. Portanto, eles não aceitam o Novo Testamento, mas o Velho Testamento, incluindo Salmos, Provérbios são alicerces de fé para ambos. Os princípios judaico -cristãos são compartilhados pelo judaísmo e pelo cristianismo.
Vocês precisam aprender a ouvir o contraditório. Ninguém é obrigado a crer como vocês. Isto é um curso de pós-graduação, não uma igreja pra professora ter que aplaudir a religião. Se você nao quer ouvir, nao venha ao vídeo.
Está mulher é professora de filosofia na USP. Nesses últimos 40 anos, quantos filósofos está faculdade formou. Mostra me o resultado do trabalho desta mulher? Como resultado do trabalho dela. Quem são esses filósofos ?
Em primeiro lugar, a USP não visa formar "filósofos", saiba-se lá o que exatamente se quer dizer com isso. A USP forma LICENCIADOS e BACHARÉIS em filosofia.
Por que todos os termos em grego? Ora, na época o Polo cultural da humanidade era a Grécia, colocar termos gregos foi a maneira de se internacionalizar e se espalhar pelo mundo.
Vim pelas críticas feitas à professora; é aquilo: precisamos assistir no contexto e não tirar do contexto um pequeno trecho de uma fala com mais de 50 min, para que não tiremos conclusões precipitadas. Sou cristão mais por simpatia do que por convicção. Tal simpatia advém, inclusive, dessas metamorfoses que a professora coloca na sua fala, pois conheci nelas um cristianismo simples, puro e nada institucionalizado, que leva ao altruísmo, totalmente diferente desse cristianismo institucionalizado que gerou e gera, inclusive nos dias de hoje, INQUISIÇÃO. Nós conhecemos a face mais dura do cristianismo e ela é difícil de se desfazer, ainda no século XXI.
Sobre sua "expressão facial" para a "suposta" existência de um físico-cristão, eu tenho uma frase minha para a Sra: "A ciência é uma curva cuja assíntota é Deus".
50:07 Professora, a sra está mal-intencionada. Você diz que Judas entrega o Sr Jesus, mas não porque ele ( Judas ) era mau-caráter. Em João 12 está escrito: Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento. Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era LADRÃO e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto; Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes. Lembrando: Era Judas que tomava conta da bolsa do dinheiro. Marilena Chauí e seus devaneios...
@@deckaistse ele for alguém que não estiver falando para uma plateia cheia em uma universidade que foi Albert Einstein que propôs o Bang Bang (sic) e não poderia de jeito nenhum ter sido proposta por um “cientista cristão”, já seria um baita começo! rsrs
Triste ver tanta ignorância sendo aplaudida. Parece que ela criou ou trouxe à luz uma grande novidade. "Criou a roda". Só que não. Se e começasse a ler de modo sério os estudos exegéticos sobre a Sagrada Escritura descobriria que os estudiosos sérios disseram tudo sem manifestar ódio contra ninguém. Muita mágoa e ressentimento... Uma terapia psicanalítica ajudaria e, sobretudo, uma experiência com a Verdade do cristianismo iria trazer paz ao coração dela. Rezemos.
Que coisa triste ver um pessoa tao renomada dar uma palestra dessa. Nem falo do preconceito dela. Existe uma infinidade de fontes mais ou menos criticas sobre cristianismo tanto no mundo latino quanto no grego, siríaco, africano. Que pobteza! E mesmo entre autores catolicos, muitos seguem o método histórico critico para a patrologia. Isso sem falar da influência do neoplatonismo na mística judaica, cristã e islâmica.
Marilena sua linda ❤. Os grandes filósofos sempre causam polêmica. Quem lê as obras da Marilena sabe que ela merece todos os elogios. Parabéns Marilena mais que merecido o Jabuti acadêmico ❤ Marilena eu sou Físico e sou cristão 😂.
Marilena fez uma aula espetacular! Algumas pessoas se ofenderam devido à sua posição crítica em relação ao cristianismo, mas é importante lembrar que, embora possamos reconhecer algumas contribuições positivas da Igreja Católica, como a preservação de documentos e a fundação de universidades, tudo isso era muito controlado. Mesmo que tenham ocorrido grandes realizações, um conhecimento que é rigidamente controlado pode se tornar questionável. Além disso, a questão da fé é complexa. Ninguém é obrigado a seguir uma crença específica. Embora alguns cientistas tenham sido cristãos e tenham atuado dentro de sua fé, suas teorias científicas podem ser compreendidas sem necessariamente depender de suas crenças religiosas. Quem se ofende com a excelente aula da Marilena demonstra uma falta de maturidade para entender que somos todos diferentes e podemos apresentar perspectivas distintas sobre a vida. O fundamentalismo cristão é um fenômeno que existe há muito tempo e está ressurgindo no Brasil, trazendo de volta discussões sobre heresia e intolerância. Precisamos estar atentos a isso e promover um diálogo aberto e respeitoso.
A sua conclusão preconceituosa, jocosa e carregada de ódio a respeito do motorista de uber que lhe deseja "Fica com Deus", diz mais a respeito da Sra. do que dele próprio.
52:50 Repeito a professora, mas acho que ela pirou. Usa a correlação coincidente, com tanto tempo de ensino e experiência? Tá osso, professora. Isso lembra os argumentos baseados em ódio, da extrema direita. Eu odeio o assunto e uso de qualquer argumento lógico, falsa analogia e dialética erística para derrubar uma idéia. Isso beira a intolerância religiosa, e olha que eu não sou cristão. Uma terapia pode ajudar a organizar melhor o pensamento, tsc.
@@pedrofonseca4967 Quem pensa única e exclusivamente dentro do marxismo, como aquele tipo que, assumida ou veladamente, torce pelo grupo terrorista Hamas e pelas ditaduras esquerdistas da Venezuela, da Nicarágua e de Cuba. Uma pergunta: É o seu caso?
@@alessandroguimaraes8043 De repente senti um cheiro horrível daqueles apoiadores do grupo terrorista Hamas, das ditaduras esquerdistas da Nicarágua, de Cuba, da Venezuela, do tirano A. dos IMORAIS e dos que se regozijam pelo fato do Brasil estar rapidamente se transformando numa dessas ditaduras. Não é o seu caso, né?
Os alunos da USP sao privilegiados por terem aulas com esse time de professores. Seria tão bom a gente que vive em outros Estados ter acesso às aulas de cada matéria da graduação! É uma pena as aulas da graduação não serem gravadas para o público externo ter acesso. Deveria ter um banco com os áudios das aulas para quem quisesse acessar e estudar em casa. Lembro que uma turma da FFLCH chegou a criar um dropbox com áudios das aulas, inclusive cheguei a ouvir várias aulas do Franklin Leopoldo e Silva, Roberto Bolzani e do próprio professor Oliva. Além dos áudios tinha textos, artigos e livros em pdf. É uma terem desativado 😢😢😢😢. No mais, espero que a professora Marilena Chauí conclua essa história da Filosofia e que tenha muitos anos de vida para fazer o volume da filosofia moderna e contemporânea. Tenho os dois primeiros volumes, vou comprar esse terceiro
Cada comentário de um povo mimizento, sem identidade.... Não sabe diferenciar cristianismo de judaísmo. A filosofia é magnífica, dá até esse povo buscar a refletir....
Infelizmente, tanto conhecimento mas aí mesmo tempo tanta falta de sabedoria. Ela pode se dizer contra DEUS e não crer no ETERNO mas um dia todos os joelhos O reconhecerão e se dobrarão diante DELE.
Que visão paupérrima!!! Tantos títulos, tanta ignorância....e se acha, que explica o maior milagre a Santa Eucaristia!!!! Foi com uma cabeça soberba e ignorante que ela descreveu a Patrística!!!
Sou ateia, nao agnóstica e admiro profundamente a Marilena ,essa gloria brasileira , mas responderia diferente ao motorista do uber, que ao desejar " vá con Deus , fique com Deus " , simplesmente responderia amém, porque alguém está desejando o bem para mim, simplesmente agradeço
Comentando sobre o trecho a partir do minuto 30:00 em que ela critica, questiona e ataca o Cristianismo:
1) ela está palestrando em uma faculdade, e foi formada em uma universidade. E as universidades foram criadas no Ocidente pela Igreja Católica na Idade Média. Além disso, as ciências foram estimuladas pela Igreja, bem como a criação dos hospitais, santas casas, asilos e afins que existem até hoje também foram criados e mantidos pela Igreja Católica. Portanto, se a professora possui um espaço para aprender e para ensinar, isso se deve à Igreja Católica.
(fonte: Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental. Thomas E. Woods, Jr, Quadrante, 2019).
2) qdo ela diz que o Cristianismo usa de metamorfose para se perpetuar no tempo, podemos citar:
Mateus 16, 18: E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
E Daniel 2,44: Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.
3) por fim, a fé é algo incompreensível até para a mente mais inteligente deste mundo, pois a fé é sobre sentir, não sobre aprender. Além disso, a fé é algo além deste mundo.
4) Fica com Deus, Marilena! Deus te abençoe!
Excelente sua explicação !!!
Algumas boas colocações, mas a fé não é um sentimento. Esse foi um dos grandes erros de Lutero, que permitiu a transmutação da noção de fé em toda essa patacoada pentecostal do nosso tempo. A fé é um ato da vontade e do intelecto humano, movido pela graça de Deus, produzindo adesão pessoal a Deus e ao que Ele revelou, envolvendo tanto o ato de crer quanto o conteúdo da fé. Isso significa que a fé não é uma experiência emocional, mas um compromisso consciente e deliberado de aceitar e confiar em Deus e em Suas promessas.
O cristão deve rejeitar essa noção de que a fé não se coaduna com a razão. A fé ilumina a razão e a orienta à verdade revelada, que de outro modo a razão desconheceria. Se para crer, Deus quisesse que rejeitássemos a razão, João não teria dito que "No princípio era o Lógos (Verbo/Razão/Discurso/Palavra) e o Lógos era Deus e o Lógos estava com Deus. e o Lógos se fez carne e habitou entre nós. A razão que ordena o mundo e a natureza (Lógos) é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. É por isso que nada nos aproxima de Deus mais do que o uso reto da razão iluminada pela fé, que ordena nossa vontade e o nosso agir, produzindo em nós a virtude e a santidade. Aquele que deseja honrar e servir a Deus deve permitir que a fé ilumine a sua razão que então se ordenará à verdade, ao bom e ao belo. E veja que isso nada tem a ver com o sentimentalismo pagão, animista e espírita da noção pentecostal de fé.
Aproveito para citar as seguintes passagens da Bíblia (fonte: Bíblia Ave Maria) que explicam que a sabedoria do mundo não explica a fé e os dons de Deus, ou seja a inteligência que adquirimos deste mundo não consegue entender a fé das pessoas e a sabedoria do espírito:
1Coríntios 2, 10b-16 (trecho: "o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras/insensatez")
Romanos 8, 5-7 (trecho: "os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito")
João 14, 17 ("É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.")
I Coríntios 1, 18 ("A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina.")
II Coríntios 4, 3-4 ("Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus")
Obs: agradecimento ao Frei Gilson, que forneceu essas referências. Que Deus possa abençoa-lo sempre.
@@philosophiaentis5612 agradeço pela sua contribuição à discussão.
Complementando a parte final da sua colocação, ao citar a segunda pessoa da Santíssima Trindade, Deus Filho, Jesus Cristo, e somando ao trecho "a fé ilumine sua razão que então se ordenará à verdade", Jesus Cristo disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida. (João 14:6).
@@marcelodonati É por isso que a verdadeira fé ilumina a razão fortalecendo o intelecto. Não caiamos no erro cometido por Lutero de equiparar a fé a um sentimento.
Vejo uma mulher traumatizada, ressentida, magoada, raivosa e machucada.
Que Deus te abençoe e venha se revelar no meio das suas angustias.
Em nome de Jesus!!!
32:37 A professora fala da impossibilidade de um cristão aceitar a física do Big Bang, mas tal teoria foi formulada pelo Padre Georges Lemaître, um sacerdote católico.
E questionada por um grupo de cientistas inclusive por isso. Por uma suposta influência teológica na formulação rsrs
chamar de professora voce pegou pesado
Marilena parou no tempo, mas o tempo, não para. O tempo passou por cima dela, bem como tudo o que o tempo deu à arqueologia, à literatura, à linguística oriental e aos estudos do Cânon Bíblico.
Infelizmente, alguns dinossauros desconhecem as lanternas de Jerusalém, pois ainda usam, em cavernas, as tochas de Atenas!
As tochas de Atenas deram corpo e sustentação à teologia cristã. Não é porque alguns filósofos insistem em rejeitar o cristianismo que a filosofia não tenha sido de grande importância para a consolidação da fé cristã. A quantidade de pensadores e filósofos cristãos é enorme e tais pensadores não teriam produzido a filosofia e teologia que produziram sem o suporte da filosofia grega.
E veja só, as tochas de Atenas, apesar de velhas e "ultrapassadas", ainda não se apagaram e, ao que tudo indica, enquanto houver vida humana e memória acerca da função delas, não se apagarão.
Elas não se apagaram nem mesmo frente aos cristãos romanizados que, na tentativa cínica de subvertê-la e descaracterizá-la, ousou tomá-la de assalto... e falhou, pois seus princípios são absolutamente distintos; sua fusão, como no caso de todo híbrido, é sempre estéril.
Alegria de rever professores, textos, autores que possibilitaram ampliar nossa visão de mundo, dos seres e de nós próprios...
???
Como alguem ainda escuta essa mulher?
Pois é! Ela é mais esperta que o Espírito Santo!
As pessoas a escutam porque ela possui um imenso conhecimento. Não concordo com a visão que ela tem do cristianismo, mas fato é que os círculos religiosos omitem informações importantíssimas do fiel cristão só para manter o controle sobre a assembleia de crentes. O período patrístico é de suma importância para a formação da cristandade, da doutrina e dos dogmas cristãos, bem como para a definição de um cânon bíblico. Não fosse o trabalho, as brigas e discussões dos Pais da Igreja, nem bíblia existiria, pois foram eles que tomaram a decisão deliberada de afirmar que alguns textos deveriam ser considerados sagrados enquanto outros deveriam ser considerados apócrifos ou heréticos. Na Bíblia que temos hoje faltam inúmeros livros que eram lidos pelos cristãos dos primeiros séculos só porque alguns Pais da Igreja quiseram removê-los. Também não é seguro afirmar que teríamos os livros que hoje compõem o cânon, pois sem a decisão dos Pais da Igreja de considerá-los canônicos eles poderiam ter se perdido já que não haveria interesse dos escribas cristãos que os sucederam em continuar a fazer cópias. E sem a definição do cânon pelos Pais da Igreja as doutrinas cristãs teriam enveredado por um caminho bastante diferente do que conhecemos.
@@bandolim123 já li "convite à filosofia" da própria. Filósofo nós temos muitos. Isso não invalida que a discriminação arraigada nas falas dela fazem com que não mereça ser ouvida. É a mesma senhora que odeia a classe média. Realmente você tá dando ouvidos a uma pessoa sem caráter assim é uma tremenda perda de tempo.
O nome do livro lançado pela professora Marilena Chaui:" INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA, VOL. 3
A Patrística -- Introdução ao nascimento da filosofia cristã" (ganhador de dois prêmios Jabuti).
O nome do livro lançado pelo professor Luís César Guimarães Oliva: "Natureza e Graça em Blaise Pascal"
Quais os livros do Baruch Spinoza que foram publicados na Língua Portuguesa? Obrigada
A filosofia é necessária, mais que nunca, diante dos graves problemas da atualidade
EU AMO A PROFESSORA MARILENA
Marilena é Show de bola.
É incrível a tolerância com os discursos de ódio contra o Cristianismo nas universidades brasileiras, sobretudo na USP! Em tese, para alguns, a aversão ao Cristianismo é uma "demonstração de virtude e intelectualidade"
E a Gl💩boLix💩 adora tudo isso. 😂 Marçal flash fala rápido demais para responder a jornalistas e USP 😩 lacradores . 😂
Acredito que o ódio é com a dominação na idade média, torturas e fogueiras contra as mulheres, nem vou falar das crianças. Estamos vendo essa invasão evangélica de outros países, não é de hoje!
Universidade é lugar mesmo de pensamento, não de passividade perante a balela mitológica de textos "sagrados"... Universidade pública tem dinheiro dos contribuintes, não quero meu dinheiro indo para proselitismo religioso. Já basta a concessão pública da TV conseguida por cristofrênicos para enganar e extorquir desesperados pobres.
Universidade pública é lugar de pensamento mesmo, não de passividade diante de textos mitológicos ou de proselitismo religioso (já basta a concessão pública da TV sequestrada por cristofrênicos em nome de dEU$ para enganar e extorquir diariamente pobres e desesperados).
Olá Profa. Marilena. Creio que a senhora seria grandemente beneficiada em ler uma crítica ao modo como alguns setores da academia brasileira tratam os valores e as crenças cristãs que são tão caras à boa parte da população. Leia a coluna do prof. Dr. Roberto Covolan (Unicamp): "O laicismo e a autoalienação da universidade brasileira", na revista Unus Mundus.
Marilena chiu chiu! Que triste a situação da nossa Academia de Letras! Falta humildade a esta professora, por isso tropeça em sua soberba! Os estudos sobre o cristianismo primitivo é que, em última análise, o humanismo cristão de Erasmo de Roterdã, o “príncipe dos humanistas”, o “pai da civilização moderna” remete aos padres gregos e que “desde o renascimento há uma linha que nos leva diretamente ao humanismo cristão dos padres do século IV e a sua ideia da dignidade do homem e de sua reforma e renascimento pelo espírito.
@@bandolim123 Se vc pesquisar um pouquinho vai ver q em várias épocas e até nos tempos atuais os cristão foram atacados caçados e exterminados aos milhoes e eles continuam sobrevivendo.
Só Deus na causa! Jesus, quanta agressão aos nossos olhos e ouvidos! 😢😢
Essa palestra é a prova viva que, apesar do colossal conhecimento da minha ex professora e escritora, muita inconsistência foi dita e muitas afirmações, foram proferidas, sem a menor profundidade. Além de que, ainda em tempo, a mesma e muito querida professora, deve ficar em Atenas, não em Jerusalém! Para estar em Jerusalém, é necessário, no mínimo, respeito, abertura (a mesma exigida por ela), e, acima de tudo, profundidade de contexto.
Nunca ouvi tamanhas besteiras sobre as historicidade dos evangelhos e suas estruturas, como da minha filósofa amada.
Como eu disse, fique na Ágora, pois já vimos os estrabismos que você foi capaz de fazer nos átrios de Jerusalém!
Lamentável!
Concordo! Uma pena!
Parabéns pela sua erudição
Falou mais de Cristo do que muitos por aí, ela está divulgando Jesus de um jeito ou de outro. Obrigado por divulgar Cristo Senhora desconhecida que ensina o que não se usa mais.
No dia que ela conhecer o Jesus que é o Maior Homem e criador de toda sabedoria. ela vai se envergonhar de tudo que falou. Quanto conhecimento sem nenhuma sabedoria de quem conhece um Deus maravilhoso!!
Alguém sabe o nome do livro da Chauí?
O nome do livro lançado pela professora Marilena Chaui:" INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FILOSOFIA, VOL. 3
A Patrística -- Introdução ao nascimento da filosofia cristã" (ganhador de dois prêmios Jabuti).
O nome do livro lançado pelo professor Luís César Guimarães Oliva: "Natureza e Graça em Blaise Pascal"
@@abelbeserraeu muito obrigado
Sei. "É Mula é meu Companheiro." 😅
Parabéns! Obrigada por disponibilizarem o vídeo.
Infelizmente essa é a bibliografia que veremos nas escolas e nas universidades. Ideologia disfarçada de filosofia
Grato.
O mundo é vasto, tudo é passageiro. Ao apontarmos às estrelas, algumas pessoas olham para as pontas de nossos dedos. É o caso da professora Marilena, perfeito só Deus.
Nós humanos somos como o orvalho da manhã, fugazes. A tolice e a vaidade são partes preponderantes de nossa constituição. Humano, demasiado humano. A professora é uma boa historiadora da filosofia.
É humano da sua parte achar que Deus é perfeito!
Marilena Chauí é um bálsamo de conhecimento e esperança nos tempos do cólera e da ignorância aplaudida.
Vai gostar de comunistas petistas! Lá no inferno. 😅
Bálsamo de conhecimento??? Só falou bobagem
Se você quiser ver, este sim, um bálsamo, sobre a parte da veracidade dos Evangelhos - com uma doutora pela USP em Letras -, sugiro: ua-cam.com/video/HuBqdkZlpUg/v-deo.html
Ela é a sabedoria de tods kkkkkk por isso somos penultimo no pisa kkkk
😂 boa 02 @@andreferreiradocarmo9165 ela é a própria representatividade da classe dos trans inteligentes: são ignorantes, pensam como ignorantes, agem como ignorantes, MAS se acham inteligentes.
A pior ignorância é daquele que se diz sábio!
"Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos"
Romanos 1.22
("a Bíblia é mais atual do que jornal de amanhã")
Obrigado professora por seu trabalho incansável de tantas decadas. Grande abraço.
Muito bom! Eu vim aqui entender um corte polemico e essa aula foi maravilhosa!
Se voces entenderem o contexto do que ela fala voces vão se apaixonar.
Importante essa ligação do Pascal com o Nietszche notada pela professora.
Uma progressista falando de teologia dá nisso. Só besteira 😂😂😂😂😂
Uma esquerdista marxista falando de teologia num ambiente que virou woke sem ela perceber
❤
Gente, alguém pode me informar o nome da outra palestrante, é Raquel....
É no Quicas Borba!
Sempre um prazer ouvir uma boa aula de filosofia. A Marilena tenta distanciar-se do Pascal e se reconhecer no Montaigne mas os dois estão no mesmo lugar de um humanismo de erudição que tende ao ceticismo com relação a “suficiência humana”. A Marilena parece estar mais próxima ao humanismo filosófico que faz a crítica a insuficiência do Pascal que o Oliva menciona.
MARAVILHOSA PROF. QUISERA SER SUA ALUNA!
Fácil de resolver.
Na próxima oportunidade é dizer carinhosamente FICA COM O DIABO.
Maravilhosa❤
26:00
Iniciativa maravilhosa!! Necessário nos dias de hj! 👍🏼👍🏼
A capacidade de adaptação do cristianismo é realmente assombroso. Este livro é realmente muito necessário diante do cenário do pentecostalismo e de novas transformações do cristianismo. Parabéns Marilena! Esperando o renascimento!
Bom dia pessoal.
Falar pra plateia é fácil, eu quero ver ela debater este assunto com um especialista que pensa diferente dela, e a muitos e todos bem preparados pra debater de forma democrática e respeitosa esse tema. Sugiro um debate sobre esse assunto do vídeo entre ela e o Dr Carlos augusto vailatti, vamos ver como ela se sai quando ele descontruir os seus argumentos, fica a dica pra USP promover um debate com esse tema.
A doutora cita os físicos judeus, como Albert Einstein e esquece que os judeus acreditam no DEUS CRIADOR e esquece tbm que os cristãos seguem a JESUS que era judeu, ou seja...esse povo nem sabe o que está falando. Mas pelos comentários dá pra notar a idolatria à vã sabedoria de Marilena Chaui. Aceita JESUS que doi menos, povo.
deixa de ser ignorante
Querida, Judeu é uma coisa, cristão é outra e assim vai......
@@martacelhonorioblá blá blá
@@estborh tanto judeus como cristãos crêem no Deus Criador, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. A diferença é que cremos que JESUS é o Messias e eles não o receberam como Messias. Portanto, eles não aceitam o Novo Testamento, mas o Velho Testamento, incluindo Salmos, Provérbios são alicerces de fé para ambos. Os princípios judaico -cristãos são compartilhados pelo judaísmo e pelo cristianismo.
Vocês precisam aprender a ouvir o contraditório. Ninguém é obrigado a crer como vocês. Isto é um curso de pós-graduação, não uma igreja pra professora ter que aplaudir a religião. Se você nao quer ouvir, nao venha ao vídeo.
Quantas vezes mais..Marilena❤
Essa senhora não é filósofa! Esse livro sobre filosofia cristã escrito por uma mulher anticristã é uma empulhação!
Está mulher é professora de filosofia na USP. Nesses últimos 40 anos, quantos filósofos está faculdade formou. Mostra me o resultado do trabalho desta mulher? Como resultado do trabalho dela. Quem são esses filósofos ?
Em primeiro lugar, a USP não visa formar "filósofos", saiba-se lá o que exatamente se quer dizer com isso. A USP forma LICENCIADOS e BACHARÉIS em filosofia.
Marilena sempre irretocável! Que mulher maravilhosa!
Kkkkk😂😂😂😂😂
Marilena Chauí...confrontou a Alexa 😂😂😂
É genial essa mulher!!!😊
Genial é muita falta do que fazer.
Por que todos os termos em grego? Ora, na época o Polo cultural da humanidade era a Grécia, colocar termos gregos foi a maneira de se internacionalizar e se espalhar pelo mundo.
Maravilhosa
Que aula fantástica. Grata.
Grandiosa professora Marilena!
Vim pelas críticas feitas à professora; é aquilo: precisamos assistir no contexto e não tirar do contexto um pequeno trecho de uma fala com mais de 50 min, para que não tiremos conclusões precipitadas. Sou cristão mais por simpatia do que por convicção. Tal simpatia advém, inclusive, dessas metamorfoses que a professora coloca na sua fala, pois conheci nelas um cristianismo simples, puro e nada institucionalizado, que leva ao altruísmo, totalmente diferente desse cristianismo institucionalizado que gerou e gera, inclusive nos dias de hoje, INQUISIÇÃO. Nós conhecemos a face mais dura do cristianismo e ela é difícil de se desfazer, ainda no século XXI.
Imagine um médico dando aula de engenharia, e odiando engenharia 😅😅😅😅😅😅
Imagina a mesma análise/crítica com as religioes de matrizes africanas.....A USP pararia em protesto.
Jesus…
🎧🎧🎧🎧🎧
quando ela morrer e estiver diante do Rei dos Reis eu quwro vê ela filosofar 😂😂😂
O cristianismo deixou marcas bem dolorosas se afastando do Pobre de Nazaré.
A Marilena decide o que mais relevante para seus filhos😅😅😅😅😅😅😅
Sobre sua "expressão facial" para a "suposta" existência de um físico-cristão, eu tenho uma frase minha para a Sra: "A ciência é uma curva cuja assíntota é Deus".
Pode ser boa em Spinoza, mas quanto ao conteúdo de história, teologia e filosofia do cristianismo é pobre.
Quanta besteira. Falta filósofo de verdade no brasil
50:07 Professora, a sra está mal-intencionada. Você diz que Judas entrega o Sr Jesus, mas não porque ele ( Judas ) era mau-caráter. Em João 12 está escrito: Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era LADRÃO e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto; Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
Lembrando: Era Judas que tomava conta da bolsa do dinheiro.
Marilena Chauí e seus devaneios...
Esta parte final daria um corte excelente... Muito bom.
O adjetivo de genial não cabe... por favor
És uma sumidade como spinoziana e uma lástima em questões teológicas, literárias e culturais. Humildade para reconhecer limites de nossa ignorância.
E você quem é?!
@@deckaistse ele for alguém que não estiver falando para uma plateia cheia em uma universidade que foi Albert Einstein que propôs o Bang Bang (sic) e não poderia de jeito nenhum ter sido proposta por um “cientista cristão”, já seria um baita começo! rsrs
Que orgulho desta minha professora. Tive o prazer estudar na usp hoje sou professor. Gratidão 😊
Bom, falar que eles erraram sem levar em consideração a cultura da época é nitidamente um atestado de ignorância.
Discurso de ódio puro!!
Essa senhora está se opondo a tudo que se chama Deus!
Triste ver tanta ignorância sendo aplaudida. Parece que ela criou ou trouxe à luz uma grande novidade. "Criou a roda". Só que não. Se e começasse a ler de modo sério os estudos exegéticos sobre a Sagrada Escritura descobriria que os estudiosos sérios disseram tudo sem manifestar ódio contra ninguém. Muita mágoa e ressentimento... Uma terapia psicanalítica ajudaria e, sobretudo, uma experiência com a Verdade do cristianismo iria trazer paz ao coração dela. Rezemos.
Meu Deus!!! Estou chocada com tanta asneira!
Que coisa triste ver um pessoa tao renomada dar uma palestra dessa. Nem falo do preconceito dela. Existe uma infinidade de fontes mais ou menos criticas sobre cristianismo tanto no mundo latino quanto no grego, siríaco, africano. Que pobteza! E mesmo entre autores catolicos, muitos seguem o método histórico critico para a patrologia. Isso sem falar da influência do neoplatonismo na mística judaica, cristã e islâmica.
E totalmente desatualizada em relação a produção crítica acadêmica atual.
A seção de comentários tomada por cristãos (?) 😮 só pra confirmar o retorno do recalcado 🔥☠️💀
Maravilhosa Chaui
Marilena sua linda ❤. Os grandes filósofos sempre causam polêmica. Quem lê as obras da Marilena sabe que ela merece todos os elogios. Parabéns Marilena mais que merecido o Jabuti acadêmico ❤ Marilena eu sou Físico e sou cristão 😂.
Ela condena o cristianismo por obrigar todos pensarem diferente, mas ela odeia o cristianismo porque pensa diferente dela😅😅😅
Imagino se ela conversasse com com uma I.A. A professora tá muito obsoleta, ranzinzona, mas merece o nosso respeito.
Coitada... Uma múmia mesmo.... Uma pessoa sem fé, sem Deus, vazia...
Grande MC. Aquilo que se chama de religiões, em sociedade de classes, na verdade são ideologias políticas voltadas pra dominação.
Marilena fez uma aula espetacular! Algumas pessoas se ofenderam devido à sua posição crítica em relação ao cristianismo, mas é importante lembrar que, embora possamos reconhecer algumas contribuições positivas da Igreja Católica, como a preservação de documentos e a fundação de universidades, tudo isso era muito controlado. Mesmo que tenham ocorrido grandes realizações, um conhecimento que é rigidamente controlado pode se tornar questionável. Além disso, a questão da fé é complexa. Ninguém é obrigado a seguir uma crença específica. Embora alguns cientistas tenham sido cristãos e tenham atuado dentro de sua fé, suas teorias científicas podem ser compreendidas sem necessariamente depender de suas crenças religiosas. Quem se ofende com a excelente aula da Marilena demonstra uma falta de maturidade para entender que somos todos diferentes e podemos apresentar perspectivas distintas sobre a vida. O fundamentalismo cristão é um fenômeno que existe há muito tempo e está ressurgindo no Brasil, trazendo de volta discussões sobre heresia e intolerância. Precisamos estar atentos a isso e promover um diálogo aberto e respeitoso.
Não acho que as pessoas se sentiram ofendidas. O problema é que ela faltou com a verdade.
Imagina a mesma análise com as religioes africanas.....A USP pararia em protesto.
Certo, existe espaço para diálogo sobre o papel das monarquias africanas aliadas pelos seus sacerdotes no papel das guerras e você wmrvuo de escravos?
Lacration
A sua conclusão preconceituosa, jocosa e carregada de ódio a respeito do motorista de uber que lhe deseja "Fica com Deus", diz mais a respeito da Sra. do que dele próprio.
É uma coitada que precisa refazer conceito, está sofrendo de Cristofobia.
Cristofrenia. Cristofrênicos.
Deus tenha piedade de vc, velhinha...
52:50 Repeito a professora, mas acho que ela pirou. Usa a correlação coincidente, com tanto tempo de ensino e experiência? Tá osso, professora. Isso lembra os argumentos baseados em ódio, da extrema direita. Eu odeio o assunto e uso de qualquer argumento lógico, falsa analogia e dialética erística para derrubar uma idéia. Isso beira a intolerância religiosa, e olha que eu não sou cristão. Uma terapia pode ajudar a organizar melhor o pensamento, tsc.
Quem hoje leva isso aí a sério?!
quem pensa
@@pedrofonseca4967 Quem pensa única e exclusivamente dentro do marxismo, como aquele tipo que, assumida ou veladamente, torce pelo grupo terrorista Hamas e pelas ditaduras esquerdistas da Venezuela, da Nicarágua e de Cuba. Uma pergunta: É o seu caso?
Cara, vc se deu ao trabalho de ouvir tudo??? Acredito que não pq vc não deve ter sequer capacidade de entender os primeiros 5 minutos
@@alessandroguimaraes8043 De repente senti um cheiro horrível daqueles apoiadores do grupo terrorista Hamas, das ditaduras esquerdistas da Nicarágua, de Cuba, da Venezuela, do tirano A. dos IMORAIS e dos que se regozijam pelo fato do Brasil estar rapidamente se transformando numa dessas ditaduras. Não é o seu caso, né?
@@pedrofonseca4967 Pensa o quê? a maioria dos filósofos são desempregados no Brasil.
Tá repreendido!!! Kkkkk
O Credo Apostólico é anterior a Constantino 😅😅😅😅😅
Gente, é lamentável que uma professora fale tanta besteira. Que ela tenha sido meio aloprada na juventude, vá lá, mas depois de velha…
Os alunos da USP sao privilegiados por terem aulas com esse time de professores. Seria tão bom a gente que vive em outros Estados ter acesso às aulas de cada matéria da graduação! É uma pena as aulas da graduação não serem gravadas para o público externo ter acesso. Deveria ter um banco com os áudios das aulas para quem quisesse acessar e estudar em casa. Lembro que uma turma da FFLCH chegou a criar um dropbox com áudios das aulas, inclusive cheguei a ouvir várias aulas do Franklin Leopoldo e Silva, Roberto Bolzani e do próprio professor Oliva. Além dos áudios tinha textos, artigos e livros em pdf. É uma terem desativado 😢😢😢😢.
No mais, espero que a professora Marilena Chauí conclua essa história da Filosofia e que tenha muitos anos de vida para fazer o volume da filosofia moderna e contemporânea. Tenho os dois primeiros volumes, vou comprar esse terceiro
Cada comentário de um povo mimizento, sem identidade.... Não sabe diferenciar cristianismo de judaísmo.
A filosofia é magnífica, dá até esse povo buscar a refletir....
Não é juízo definitivo...mas me parece fraca como filósofa.... escutem um Jung, um Cacciari....e se perceberá que ser intelectual é outra coisa
Professora de História da Filosofia, e está com dificuldade de falar da Idade Média... imagine o nível
Gente do céu.. em que mundo vocês vivem?
@@alexcosta99 no mundo em que ser desonesto intelectual não deveria ter um lugar na universidade como professor.
A USP não forma "filósofo" mas leitores de Filósofos. Leia livro "Um departamento francês de ultramar"
Parece a Dilma falando😅😅😅
Viva Marilena!
Infelizmente, tanto conhecimento mas aí mesmo tempo tanta falta de sabedoria. Ela pode se dizer contra DEUS e não crer no ETERNO mas um dia todos os joelhos O reconhecerão e se dobrarão diante DELE.
Que visão paupérrima!!!
Tantos títulos, tanta ignorância....e se acha, que explica o maior milagre a Santa Eucaristia!!!!
Foi com uma cabeça soberba e ignorante que ela descreveu a Patrística!!!
Marilena é sensacional. Inteligente e bem humorada!
Coitada
Maravilhosa