Superdotação: a ciência por trás dos cérebros brilhantes

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 105

  • @Welldson
    @Welldson 22 дні тому +4

    Levei 46 anos para ouvir alguem que de fato me compreende.
    Aprendi a ler com 2 anos de idade, minha mãe começou a me ajudar. Entrei oara a escola com 4 anos. Não passei pelo "jardim" e nem pela alfabetização. Minha mãe, até onde pôde, me ajudou muito, pois sempre tive problemas de desestimulação com os conteúdos chatos das escolas. Minha mãe pediu um teste de QI para mim, ao 7 anos: de 138. Mas hoje sei que o QE é muito mais importante que o QI.
    Minha mãe morreu quando eu tinha 11 anos. 6 meses depois, meu pai saiu de casa e não voltou mais. Ela era graduada em Ciências Contábeis. Ele era graduado em Jornalismo e pós em Neurolinguística.
    Eu aprendi a me criar sozinho. Seria impossível descrever aqui todos os meus sofrimento e desafios, mas, consegui. Aos 19 anos estava começando a desenvolver minha tese em Antropologia Social e Religiosa. Resolvi começar por conta própria começar. Comecei a me apaixonar por Antropologia, Psicologia e Filosofia aos 15 anos. Comecei a fazer graduação nestas 3 áreas aos 28.
    Não consegui terminar. Ainda cheguei ao 3° ano de Pedagogia. Encarei crise de ansiedade e depressão (sei que tudo estava ligado ao luto também, que só consegui vencer, de fato aos 39). Realmente o relacionamento se torna difícil, pois, todos se tornam muito chatos, repetitivos e previsíveis, e eu também acabo me tornando chato e complexo, aos olhos da outra.
    Enfim, no primeiro modelo da Tríade de Stenberg, me identifico com os dois últimos (nasci assim).
    No segundo modelo, de Renzulli, apresentado por você, Dra. me identifico muito com os 3.
    Sobre os problemas sensoriais, emocionais e sociais, me senti descrito... Enfim, a minha tese será um livro de 700 (ou mais. É impossível dividi-lo) páginas, que será publicado em 2025, pois, não consegui terminar nenhuma das faculdades que iniciei. E ainda sou cantor e compositor independente. Obrigado pelo vídeo Dra. Marilia, excelente! Sua didática e simpatia são maravilhosos.

  • @jordaotardivo9481
    @jordaotardivo9481 4 дні тому

    Me identifico com os sintomas citados, estou buscando conhecimento sobre o assunto e tentando um caminho para fechar um diagnóstico, no entanto é difícil um profissional bom com valor acessível. Acho que a palavra é confiança, um profissional que se possa confiar!

  • @mauricionunesdospassos5994
    @mauricionunesdospassos5994 26 днів тому +5

    Hoje, tenho 62 anos. Com 14 anos ganhei uma olimpíada estudantil, em ciências, na escola. Mais tarde, com 36 anos, no supletivo 2° grau, fui eleito por unanimidade pelos professores, como "o melhor aluno" em todas as matérias. Minha família costumava dizer que, eu iria ficar louco por estudar demais. Eu me identifiquei com algumas abordagens desse vídeo. Parabéns pelo excelente conteúdo.

  • @JuscelioOliveira-lh3jq
    @JuscelioOliveira-lh3jq 14 днів тому +2

    Quanta elegância! Postura ímpar.

  • @hugocesar4463
    @hugocesar4463 11 днів тому +2

    Muito bom seu vídeo. Parabéns. Descobri que eu era super dotado quando era criança.

  • @ansneo
    @ansneo 18 днів тому +2

    Muito agradecido!

  • @TOMTOM-zj5xj
    @TOMTOM-zj5xj 2 місяці тому +9

    Eu tenho 61 anos de idade, passei por todos os dilemas descritos pela inteligente doutora do video, eu vivi isolado toda a minha vida , nunca encontrei um grupo social em que eu pudesse me adptar, o que me fez sobreviver tantos anos foi que eu usei minha capacidade intelectual para contornar todas adversidades da vida, mas não encontrei felicidade nem sentido na vida, ne tornei um nilista, e agora meu maior desafio é entender como aceitar e ter coragem para o fim de minha. Vida que está próximo

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  Місяць тому +6

      O seu relato é muito forte e relevante, Tom. É extremamente comum que o cérebro com superdotação tente incansavelmente trazer para a compreensão lógica as questões mais profundas relacionadas ao sentido da existência humana. Isso pode ser um combustível - quando essa busca é compartilhada de forma profunda com outras pessoas - ou pode se tornar fonte de sofrimento e angústia, quando gera solidão afetiva e intelectual.
      A ideia do canal é que possamos criar uma comunidade de pessoas realmente interessadas em se conectarem afetiva e intelectualmente. Há muita vida para ser vivida. Vamos encurtar as distâncias que nos separam!

    • @TOMTOM-zj5xj
      @TOMTOM-zj5xj Місяць тому +6

      @MaríliaGraner
      Obrigado pelo seu "feedback" Doutora, estou um pouco envergonhado em ter revelado um pouco de minha história, geralmente nunca falo sobre isso, eu era brilhante nos estudos tanto em exatas como humanas, mas a realidade é que se você for super inteligente e não tiver apoio emocional principalmente na infância e adolescência, acabará não sendo bem sucedido na vida como um todo,agora estou um pouco triste mas tudo bem !, Já passou!
      Agora quero encontrar a paz. Muito obrigado e continue seu trabalho em esclarecer essas questões é importante.

    • @cassiopereira1593
      @cassiopereira1593 27 днів тому

      ​@@TOMTOM-zj5xjnão meça a vida, ela é apenas esse instante. E diminui muito quando você acha que está no fim. Faça tantos exercícios físicos quanto puder. Honre seu corpo e sua mente. Comece por essa etapa e depois poste aqui sua evolução. Você não está sozinho nessa jornada.

    • @quantumestoico
      @quantumestoico 21 день тому +1

      O maior problema mesmo é o Brasil que não apoia e nem tem uma escola especial para crianças dotadas de inteligência como em países desenvolvidos (EUA, Suíça, Finlândia etc) que poderiam revolucionar questões políticas do País, criar uma coisa importante para a humanidade etc. O Brasil nunca com ajuda do governo vai investir em uma boa educação para uma criança acima da média. É lamentável, não sou dotado nem super dotado, mas eu compreendo as dificuldades que uma pessoa super dotado enfrenta ao redor, na socialização todas são burras ngm entende nada. Eu entendo. Mas o maior problema mesmo é o sistema educacional.

    • @cassiopereira1593
      @cassiopereira1593 20 днів тому

      @@TOMTOM-zj5xj fim da vida com 61 anos? Tem alguma doença que o condene assim? Se não, meu caro, desculpe a bronca, mas pare de se vitimizar. Capacidade mental acima da média é uma benção e uma maldição. A depressão está normalmente associada, vejo isso como um dos principais problemas. Mas, como relatou, fez uso da sua capacidade intelectual para se conhecer e saber contornar as adversidades. Esse é o caminho. Reúna coragem para vencer as adversidades restantes. Faça trabalhos voluntários, espiritualize-se mais (não estou falando de religião). Busque a simplicidade - que é mais difícil do que parece.
      Não veja o mundo como inimigo, todos fazemos parte de tudo. Contribua mais e abra a sua cabeça. Julgue menos, não critique, honre a vida que recebeu. Expanda-se.

  • @MuriloBoaretoDelefrate
    @MuriloBoaretoDelefrate 2 місяці тому +3

    Muito interessante e esclarecedor ! Normalmente sentimos aquela invejinha boa do superdotado pelo nível intelectual extremo, mas raramente pensamos nos “efeitos colaterais” que vêm associado.
    E um tanto quanto animador saber que com dedicação, esforço e tempo, podemos transformar nosso cérebro e deixa-lo cada vez mais forte

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  Місяць тому +1

      Excelente ponto, Mu! O conhecimento é muito importante para nos libertarmos de todos os estigmas que envolvem a superdotação. Isso, sim, leva a um aumento da empatia com quem tem a condição e, como você disse, leva também à compreensão de como podemos aprimorar tantas habilidades intelectuais e emocionais ao longo da vida! Sermos maestros da nossa neuroplasticidade é a chave!

    • @jordaotardivo9481
      @jordaotardivo9481 4 дні тому

      Eu tenho todos sintomas! Olhando para trás um sofrimento terrível por várias questões, analisando sobre o tema e aprendendo sobre o assunto aliviado por ter um pensamento digamos que diferente.

  • @faf9997
    @faf9997 25 днів тому

    É como música aos ouvidos poder escutar alguém explicar detalhadamente e, ao mesmo tempo, de uma forma simples de compreender sobre esse assunto!

  • @christaklabunde9739
    @christaklabunde9739 20 днів тому +2

    Bom dia!
    Tenho um filho com a condição de SUPERDOTAÇÃO.
    Foi muito bom te ouvir,o conhecimento nos ajuda muito a entender nosso filho.
    Estou bem esgotada em lidar com a questão escolar o maior desafio hoje.
    Vamos assim esclarecendo com conhecimento, obrigada.

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  10 днів тому

      Fico muito feliz que tenha sido útil, Chris! 🤍

    • @Morogorn
      @Morogorn 7 днів тому

      a superdotação, não é uma condição que simplesmente acontece... ela não é aleatória. Ela é genética, e o responsável por repassar esse gene aí filho, é a mãe.
      Faça seu processo de identificação.

  • @sandwicheems
    @sandwicheems 25 днів тому +4

    Finalmente alguém explicou de forma clara a diferença de superdotação e altas habilidades!
    É tão bom ouvir uma pessoa com bom português e uma dicção limpa, só não dou mais likes porque não tem como. 👏👏

  • @Taniasolelua
    @Taniasolelua 20 днів тому +2

    Muito bom!❤

  • @cassiopereira1593
    @cassiopereira1593 27 днів тому +2

    Muito lindo seu vídeo! (Mesmo assistindo em velocidade 2x😂).
    Esse é um tema que me interessa muito. Recentemente incluí nos meus projetos uma escola para superdotados. No caso, estou usando o termo para quaisquer pessoas com capacidades extraordinárias.
    Não pesquisei ainda profundamente sobre o assunto, mas imagino ainda haver muitas dificuldades nas classificações, nos parâmetros ou no processo.
    Vejo grandes dificuldades nas pessoas que não têm oportunidade nem estrutura disponível para desenvolver seu potencial mais plenamente. Penso em ter ainda, num complexo, áreas residenciais que possam acomodar famílias de outros lugares, pois acredito que é fundamental para a criança que será admitida na instituição estar em contato próximo com sua estrutura familiar - que, muitas vezes, não tem condições financeiras de se mudar para perto de um lugar apropriado.
    O empreendimento no qual estou pensando acomodará mais de uma faixa etária, será acessível financeiramente, e se autosustentará, inclusive com a colaboração dos admitidos.
    Aprimorando o modelo, será replicado em cada continente, pois a superdotação é estatisticamente distribuída pela população independentemente da geografia.
    Estou sonhando?

  • @guilhermebenfatti1329
    @guilhermebenfatti1329 Місяць тому +2

    Vídeo sensacional! Muita bagagem! Parabéns! 👏🏻👏🏻

  • @EducARTE-
    @EducARTE- Місяць тому

    Gratidão pela importante iniciativa!
    Trabalho e comunidade (esta que mencionas querer montar) extremamente necessários!
    O conhecimento liberta !

  • @gabrielaribeiroroma3702
    @gabrielaribeiroroma3702 Місяць тому

    Já inscrita! Continue, excelente conteúdo e entrega! Em breve serão muitos inscritos!

  • @analisedabiomecanicatenis
    @analisedabiomecanicatenis Місяць тому +1

    Parabéns pelo vídeo Doutora!
    Nós precisamos de conhecimento e não de informação e o seu conteúdo tem um nível de conhecimento acima da média.
    Faz mas vídeos sobre outros pontos da superdotação para que possamos entender melhor esse processo.
    É muito difícil lidar com a superdotação e um dos principais problemas e ter que viver sem ter ninguém pra conversar porque a vida é bem complicada nossa visão do lado de cá.
    Continue!!!

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  Місяць тому

      Muito obrigada pela sugestão, Analise! Fico muito feliz que tenha sido útil e que, de alguma forma, seja uma abertura para conexão para que esses cérebros brilhantes se entendam e se encontrem!

  • @paulocezarferreiradesouzaj3758
    @paulocezarferreiradesouzaj3758 Місяць тому

    Parabéns! Que aula! Muito bem explicado. Linguagem coesa e objetiva!

  • @apolonorte69
    @apolonorte69 Місяць тому

    Muita informação de qualidade. Muito capricho e cuidado com as informações. Vídeo rico. Gostei muito. (ob.: sou um AHSD descoberto tardiamente)
    EDIT: Queria apenas complementar que para a legislação brasileira Altas Habilidades e Superdotação são sinônimos. Mas eu concordo com sua colocação.

  • @Jhonatancomh
    @Jhonatancomh Місяць тому

    Super-excelente o conteúdo dela meu Deus a produção fora do comum quando eu vi a thumbnail eu imaginei que ela teria milhões de inscritos, porém ela está no começo mas tem um possível gigantesco. Começou muito bem

    • @pablo-kx3to
      @pablo-kx3to 27 днів тому

      que? éla só falou o que todos falam sobre este tema, e no video todo éla basimente citou a sindrome de asperger sem dizer especificamente isso, superdotação basicamente é a antiga sinjdrome de asperger só que sem a fobia social e sem a hipersensilidade sensorial etc.

  • @raulpassos
    @raulpassos 2 місяці тому +2

    Marília, tudo bem?
    Gostei muito do seu vídeo e de saber que há bases neurológicas para a superdotação. Achei interessante, também, a parte em que você menciona a necessidade de encontrar pessoas com o mesmo perfil para debates.
    Um assunto que talvez pudesse ser explorado em um vídeo futuro é a Inteligência Artificial como uma alternativa - ainda que não a ideal - para suprir essa sede de conhecimento. Com suas capacidades de linguagem natural e acesso a informações globais, as IAs podem ajudar superdotados a "deslanchar" em suas habilidades cognitivas no modo "hard".
    Elas podem apresentar hipóteses, identificar contradições, iniciar teorias, criar teorias sobre teorias, e ajudar a descartar ideias que não funcionam, muitas vezes com bases bem fundamentadas. Como não é fácil para um superdotado encontrar pessoas dispostas a debater os mesmos temas, a IA pode servir como uma válvula de escape, aliviando essas necessidades e auxiliando na busca por conhecimento.
    O que você acha dessa ideia? Seria um bom tema para um vídeo futuro?

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  2 місяці тому +1

      Oi Raul! Achei a ideia fantástica! Obrigada pela sugestão e pela troca tão rica.
      Estive recentemente em um evento sobre IAs - que é um tema que gosto de estudar - e o meu maior interesse era entender como estão sendo programados os ‘cérebros’ dos humanoides (robôs com características humanas) em termos de mecanismos de resposta às emoções humanas e à criatividade. No que se refere à inteligência, da forma como abordei o conceito no vídeo acima, já temos robôs como excelentes ‘companhias’ para debates e suprimento intelectual, em especial para os superdotados que são movidos pela curiosidade e sofrem de um isolamento social marcado pelo fato de as pessoas comuns se cansarem com o bombardeio de ideias. Como você mencionou, a interação humana com a IA pode, sim, ser usada para afiarmos cada vez mais as habilidades específicas em cada caso de superdotação. O mais fantástico e polêmico que vivenciei no evento, refere-se ao modo como esses humanoides estão sendo treinados para “expressar emoções” que eles não sentem para que possam “provocar emoções em nós”. Isso significa que, cada vez mais, os nossos cérebros ‘sentirão’ os robôs como verdadeiras companhias!
      Assunto muito interessante para um próximo vídeo! 🤍💡

    • @cassiopereira1593
      @cassiopereira1593 27 днів тому

      ​@@MaríliaGranernão sei... por mim acho que eu me fecharia ainda mais no meu mundo. A interação social é um ponto chave para equilibrar.

  • @rafaelborellapelosi6488
    @rafaelborellapelosi6488 2 місяці тому +1

    Vídeo com conceitos muito interessantes do funcionamento do cérebro. Principalmente com as informações sobre como desenvolvemos habilidades parecidas com as pessoas com superdotação.

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  2 місяці тому +1

      Também é uma das coisas que mais me fascina: a neuroplasticidade e essa possibilidade de desenvolvermos habilidades específicas através da repetição e do treino. Que bom que gostou! 🤍

  • @josebolivar4364
    @josebolivar4364 2 місяці тому +1

    Vídeo muito bem produzido, parabéns!

  • @ildenete3235
    @ildenete3235 14 днів тому

    Encontro com pessoas que se indentificam com a condição. Apenas isso não é o suficiente para ter experiências de desenvolvimento visto que os interesses são inumeros e para cada pessoa é diferente.
    Só pode servir para a ciencias colocar tudo junto e ver o que sai de bom ou de ruim. Pra pessoa em particular continua a busca.
    Ora a Deus e encontre a sua alegria.

  • @hadesmonster777
    @hadesmonster777 23 дні тому +1

    Eu faço analogia sobre TUDO! E simplesmente tenho uma Teoria que explica toda a nossa vida, que é uma cross que eu faço entre várias ciências! Meu QI é 150 em pensamentos abstratos, mas acredito que seja muito mais, pois tomo remédio controlado! Fui campeão de natação sem treinar muito, fui campeão de Counter strike(e-sport), e sofria um desafio emocional muito forte na minha cabeça. Vou parar aqui, senão irei fazer um textão! Obrigado pelo vídeo! Eu tenho certeza que sou Superdotado(Isso me dá um alívio, pq sempre sofri muito por isso).

  • @juritomi
    @juritomi 5 днів тому

    Ola, poderia fornecer materiais sobre superdotação e altas habilidades em mulheres? muito obrigada

  • @brunapaulinobenedetti6532
    @brunapaulinobenedetti6532 2 місяці тому +1

    Sensacional!

  • @heltonmartins8429
    @heltonmartins8429 Місяць тому +1

    Vídeo incrível. Da pandemia pra cá tenho pesquisado conteudos sobre o tema. Tenho me identificado com muitos apontamentos e vivências, mas ao mesmo tempo não sei que profissional em específico procurar. Vi que avaliações são caras. Então, no início, creio que possa ser um psicologo, mas que também parece não existir reais especialistas graduados no tema, por ser um tema qne ainda carece de estudos fundamentados e reconhecimento. E vai que ao final de tudo foi só um pensamento de que, por algum momento, eu pudesse ter me encontrado, mas que ao final foi um grande equívoco de autoimagem, não sei... E, com isso, eu terminaria com o sofrimento da decepção de ter me enganado a tal ponto sobre mim mesmo. Enfim... Uma grande dúvida que paralisa, mas que ao mesmo tempo me coloca a pensar e procurar mais e mais videos sobre. Pra tentar, de alguma forma, me encontrar e encaixar.

    • @cassiopereira1593
      @cassiopereira1593 27 днів тому

      Você está dando muita importância à validação da sua condição, seja ela qual for. Redicione sua energia para aquilo que realmente te interessa e te empolga, e conduza de forma a beneficiar os outros. Parta para a ação, pois o que você é não vai mudar com a análise dos especialistas. Ou vai?

  • @fernandaropke8289
    @fernandaropke8289 23 дні тому +2

    Não acho que tenho superdotação, mas algumas características como a sensibilidade ao som, fazer conexões de assuntos aleatórios e trazer um reflexão profunda, gostar de conversas profundas desde de criança e a dificuldade em se conectar com o outro com assuntos não tão profundos me descrevem perfeitamente 😮

    • @hadesmonster777
      @hadesmonster777 23 дні тому +1

      Eu sou assim.

    • @fernandaropke8289
      @fernandaropke8289 22 дні тому

      @ bem difícil socializar dessa forma neh, tenho muitas pessoas a minha volta, porém pouquíssimas me despertam o desejo de conversar

    • @hadesmonster777
      @hadesmonster777 22 дні тому

      ​@@fernandaropke8289 Justamente. Já eu não tenho tantas pessoas a minha volta, e as poucas que tenho me fazem desistir(Eu realmente acho o ser humano decadente nesses tempos atuais), de me aprofundar nos dialogos. Minhas conversas normalmente são monólogos que eu tento encaixar meu raciocínio. Parece triste, mas somente é minha realidade! Vc fica triste por isso?

    • @fernandaropke8289
      @fernandaropke8289 22 дні тому

      @@hadesmonster777 Na verdade nao, nessas minhas buscas entendi o real significado da vida e isso me faz me aproximar cada vez mais de Jesus que é meu salvador e o Espirito Santo me enche com sua presença o que me preenche verdadeiramente todos os dias, da uma lida na biblia, vai te ajudar bastante, comece pelos evangelhos que fala sobre Jesus, porem va mais fundo pq Deus tem muuito mais

    • @hadesmonster777
      @hadesmonster777 22 дні тому

      @@fernandaropke8289 Já leio a bíblia. E é um livro revelador. Não me sinto triste tb. E sobre criação e religião, existem donos dessa dimensão, os despertos podem enxergar isso, e estão estigmatizados pela sociedade, mas isso é papo pra uma eternidade, somos Deuses(papo pra outra eternidade). Espero que vc ache a sua conexão com a vdd, e a religião é um dos caminhos. Somos meros atores em posições demarcadas(outra eternidade pra explicar). Vivemos em uma matrix, basicamente...continue feliz é o caminho.

  • @PauloRenatoRodriguesprr
    @PauloRenatoRodriguesprr 29 днів тому

    Que conteúdo maravilhoso! Doutora, uma pergunta: a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner está correta? Existe alguma teoria definitiva de como o cérebro funciona? O que é a mente? O que é a consciência? Ficarei muito feliz por qualquer comentário sobre estas perguntas. Obrigado e Feliz Natal!!!

  • @ricardom.beskow399
    @ricardom.beskow399 Місяць тому

    Excelente conteúdo. Me incomodou os livros na estante que poderiam estar em ordem de cores.

  • @Fbr0289
    @Fbr0289 2 місяці тому +1

    Olá Dra😊
    Por gentileza, poderia fazer uma live sobre Sonambulismo, o que é, e se tem tratamento !?😊😊
    Muito obrigada!

  • @fabioocada2928
    @fabioocada2928 2 місяці тому +3

    É possível que haja interesses ocultos dispostos a tirar proveito desse potencial cognitivo para fins de dominação geopolítica, econômica e social?

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  2 місяці тому +4

      Oi Fábio! Excelente ponto para refletirmos. A superdotação, por si só, não implica em uma tendência para fins de “dominação” ou para fins negativos/maquiavélicos.
      O direcionamento das habilidades que são tão excepcionais nos superdotados vai ser determinado por fatores como: valores pessoais, educação, ambiente social e motivação individual. Faz sentido?

  • @SamuelRamos-r2r
    @SamuelRamos-r2r Місяць тому

    Show

  • @carolsantos2231
    @carolsantos2231 2 місяці тому +1

    Dra, esse vídeo me deixou um pouco intrigada... porque, como to em processo de identificação de Autismo, tenho buscado muito. E aqui, neste vídeo sobre Superdotação, eu me identifiquei bastante. Sobretudo, identifiquei bastantes pontos de convergência entre o TEA e a Superdotação. Poderia fazer um vídeo analisando os pontos de convergência e de divergência entre essas duas condições, por favor?

    • @JoséRamonSoaresSantana
      @JoséRamonSoaresSantana Місяць тому +3

      Boa pergunta!!! TB gostaria de saber . Entendi pontos divergentes entre autismo e superdotado. Ótima explicação Dra. Grato.

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  Місяць тому

      Excelente sugestão, Carol!

  • @rayannylopes6242
    @rayannylopes6242 17 днів тому

    Não seria a inteligência cristalizada o que o indivíduo nasce e a fluida o conhecimento adquirido?

  • @PedrodeCarvalhoNeto
    @PedrodeCarvalhoNeto Місяць тому +1

    Cérebro que nunca fica saciado, um sofrimento absurdo. Vivesse correndo atrás do novo, antigo ou moderno. Ninguém nos entende por completo. Somos a ovelha negra da sociedade, somos aberrações. Até de retardado, fui rotulado.
    Aprendi a lidar com o meu cérebro, hoje nos damos bem.

  • @jm.80
    @jm.80 Місяць тому

    O dog é a melhor companhia hahaha

  • @JuscelioOliveira-lh3jq
    @JuscelioOliveira-lh3jq 2 місяці тому +1

    Excelente resumo!
    Inscrever-me-ei!😮

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  2 місяці тому +1

      Fico muito feliz que tenha sido útil, Juscelio. Seja bem-vindo! 🤍

  • @EducARTE-
    @EducARTE- Місяць тому

    Ei doutora, saudações! Sou Raquel (professora e pesquisadora de tema adjacente) poderia ajudar com referência para fundamentar a diferença conceitual entre superdotação e altas habilidades? Não estou conseguindo encontrar...

  • @queilaoliveira2517
    @queilaoliveira2517 Місяць тому

    Meu filho aprendeu a ler e escrever com 4 anos,e agora com 5 já faz contas nas 4 operações...faz acompanhamento com Psicólogo e TO ,qndo ele ainda estava com 4 anos a psicóloga pediu um guia médico pra ele passar no neuropsicologia mas o psiquiatra não quis dar...

    • @DouglasRodrigues-sb2hn
      @DouglasRodrigues-sb2hn Місяць тому +1

      Isso pode ser incrível e ao mesmo tempo frustrante, pois tudo vai depender do profissional que acompanha. Leciono matemática e já tive alunos com talento pra matemática, mas garanto qua a maioria dos profissionais que tentam ajudar não entendem matemática o suficiente para acompanhar. Sugiro que nesta idade seria interessante ensinar soroban pra reduzir a ansiedade e ao mesmo tempo alavancar o raciocínio aritmético do cálculo mental. Lembre-se: é interessante explorar várias técnicas de cálculos e aos poucos ir incentivando a busca pelo conhecimento matemática. Se precisar de algo nesta área pode mandar mensagem. Desejo sucesso para o seu filho.

  • @paolaandreacalerovidaurre3709
    @paolaandreacalerovidaurre3709 22 дні тому

    Existe algum grupo de WhatsApp ou apoio?

  • @claytonmendes269
    @claytonmendes269 Місяць тому

    Dra. Como faço para obter sua ajuda profissional?

  • @GilliattLeMarin
    @GilliattLeMarin 23 дні тому +3

    Meu QI é de 75 e, portanto, sou débil mental limítrofe, segundo uma classificação que vi uma vez. O engraçado é que isso nunca me atrapalhou muito, exceto nas ocasiões em que me preocupei com isso 😆.

    • @B.Pepper
      @B.Pepper 11 днів тому

      Você já passou por um neuropsicólogo para realizar os testes de maneira correta e controlada?
      Teste de internet e etc não têm validade nenhuma.

  • @plinioazer7887
    @plinioazer7887 2 місяці тому +2

    Nootrópicos podem ajudar na evolução de uma pessoa comum para se aproximar de um superdotado e criar conectividade cerebral?

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  Місяць тому +2

      Oi Plinio! Os nootrópicos podem melhorar aspectos como foco, memória e energia de execução de tarefas para algumas pessoas, mas não têm um potencial tão significativo de aumento da capacidade cognitiva a ponto de fazer com que um cérebro comum se assemelhe a um cérebro superdotado.
      Para desenvolver o ‘potencial’ do cérebro comum, o mais eficaz é investir em aprendizado constante (isso aumenta a inteligência cristalizada ao longo da vida), hábitos saudáveis e práticas que estimulem a neuroplasticidade - em especial, sono de qualidade, alimentação real rica em nutrientes, boas conexões afetivas e atividade física regular (com destaque para esse último ponto).

  • @nelson_alves
    @nelson_alves 14 днів тому +1

    Imagino o terror que deve ser para um supertodado, viver no mundo conteporãneo.

  • @sandwicheems
    @sandwicheems 25 днів тому

    11:55 já li diversos relatos de pessoas que se tiveram diagnóstico de superdotadas, mas elas apesar de se identificarem com as características, não se achavam tão inteligentes.
    Você nota este padrão nas pessoas superdotadas?
    Digo no sentido delas não se acharem inteligentes, mesmo que na realidade isso não seja um fato.

    • @Anônim82727
      @Anônim82727 22 дні тому

      A maioria das pessoas inteligentes sabem q são inteligentes. Albert Einstein só lançou os 5 artigos do seu ano milagroso por conta q ele confiava na sua capacidade, e ele msm nunca tinha sido aceito como professor em nenhuma universidade e escola, mas msm assim ele teve confiança o suficiente em seus artigos, e coragem para desafia a lei da gravidade de newton e a física clássica

    • @Anônim82727
      @Anônim82727 22 дні тому

      Sei q é injusto compara Albert Einstein com qualquer superdotado, mas Albert Einstein era claramente muito inteligente(até em comparação com pessoas superdotadas). Albert Einstein já estudava calculo diferencial e integral aos 12 anos, e dominava física universitária aos 15 ano

    • @Anônim82727
      @Anônim82727 22 дні тому

      Mas pode acontecer de alguém superdotado não saber de sua capacidade(principalmente se ele nasceu no Brasil)

  • @messalaantares
    @messalaantares 2 місяці тому +1

    🙂👏👏

  • @LeonardoInacio-l1k
    @LeonardoInacio-l1k 2 місяці тому +3

    Eu conheço um cara que eu suspeito que seja super dotado, mas suspeitar não é ter laudo. O que ele pode fazer para descobrir se ele realmente é?

    • @MaríliaGraner
      @MaríliaGraner  2 місяці тому +2

      Ótimo ponto, Leo! Como não existe um único teste específico para o diagnóstico, diante da suspeita é importante que ele seja avaliado em consulta médica por neurologista ou psiquiatra. Será feita a anamnese (que é uma entrevista clínica com o paciente e, eventualmente, com familiares e professores) e será solicitada a avaliação neuropsicologica - que é uma bateria de testes que nos auxilia na identificação da condição.

    • @TOMTOM-zj5xj
      @TOMTOM-zj5xj 2 місяці тому +3

      A superdotação não é sinônimo de ser bem sucedido na vida prática, eu sou um exemplo disso, só sofri a vida toda

    • @produtonanetii2639
      @produtonanetii2639 28 днів тому

      @@TOMTOM-zj5xj Ainda é tempo, o momento ideal é o AGORA! Ray Kroc (Mcdonald´s), José Saramago só foram "bem sucedidos" depois dos 60 anos. Continue buscando o conhecimento e foque em idéias práticas para obter resultados numa área específica. Escreva um livro/ebook contando suas experiências... Não se limite a nenhuma idéia pré-concebida.

  • @brunofurquim6649
    @brunofurquim6649 Місяць тому

    Doutora tem algum modo de diminuir o fluxo de informação do cerebro??
    Eu sofro muito com o meu, muitas noites em claro pq essa bagaça não para, se eu faço uma prova fico dias refazendo ela na mente, na faculdade revisão é tortura, as vezes quando perguntam algo p mim, da uma travada pq vem todas as formas possíveis de resposta e eu tento organizar para responder de forma mais simples.
    Isso é muito ruim.
    As vzs respondo algumas coisas que eu não sabia que sabia kkkkk
    Parece que eu tenho tanta informação alojada que quando começo a conversa com alguem, inicia nos sumérios e termina na teoria de relatividade no mesmo assunto kkkkk
    Faz tanta conexão de informação entre religiões, física, história entre outras coisas e isso é automático, se eu não me policiar eu não paro de despejar informações.
    Isso é normal?

    • @cassiopereira1593
      @cassiopereira1593 9 днів тому

      Sei que a pergunta não foi pra mim, mas vejo isso como um "síndrome de overinformation" (e não sei se tem um nome científico moderno pra isso). Você não está sozinho, somos pelo menos 3 😅. Mas entendo a sua preocupação, é chato mesmo ter que ouvir uma loooonga história para uma resposta concisa. Principalmente numa época em que as pessoas nem escutam uma música inteira e já passam pra seguinte. Minha sugestão é que treine-se para falar pouco, condensar a informação (ou conversa) em frases objetivas, sem a preocupação de "dar uma aula". Quem se interessar de verdade vai querer desfrutar do seu conhecimento
      Outra sugestão é você escrever sobre assuntos que te interessam e que você acredita dominar. Melhor até num caderno. Isso ajuda a descarregar o conhecimento acumulado. Pessoas com esse perfil costumam ter boa memória, necessidade de captar informações e dados e podem até sofrer um burn out por overinformation.
      Pesquise sobre a penseira do Dumbledore (Harry Potter). Tente reproduzir de alguma forma.

  • @Signus1
    @Signus1 24 дні тому

    *A única coisa que consigo prestar atenção neste vídeo é o triângulo retângulo*

  • @hadesmonster777
    @hadesmonster777 23 дні тому +1

    Não tenho amigos, as pessoas que estão ao meu redor, não conseguem desenvolver conversas complexas! Eu desisto, kkkkkkkkk.....mano eu n sei oq fazer. Eu faço oq agora? Eu sinto justamente tédio, kkkkkkkkk. Caraca! Mano, dá pra mim n. Pára que eu quero descer....xd....meu pais não tem ensino médio, e eles ficam esgotados comigo! kkkkkkkkkkkk....Eu encho o saco o dia inteiro(Eu falo isso para eles). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...e agora faz oq Dra.? Não consigo construir relações com ng, acho todo mundo um poste! Gente...to de cara. xd...fiz engenharia até a metade, mas n tô afim de terminar, por causa do desafio(social). gg mano.

  • @LucasCattoni
    @LucasCattoni 23 дні тому

    Olá, Marília! Sugiro que façao em seus vídeos, primeiro, uma chamada interessante sobre o assunto do vídeo. Depois, até caberia uma coisa de cenas de bastidores após esse momento, porém eu acredito que sendo mais breve ela poderia deixar o vídeo mais instigante, impactando positivamente na permanência e identificação da audiência com ele. Ainda não terminei de ver, mas sugiro, também, a inclusão de uma "chamada para ação" (CTA em inglês) no início e no fim, estimulando seu público curtir o vídeo, se inscrever no canal e tal. Enfim, espero que esse retorno te ajude. Vou terminar de ver, agora. Obrigado pelo conteúdo!

    • @LucasCattoni
      @LucasCattoni 23 дні тому

      Acabei de ver seu conteúdo e gostei muito, inclusive! Eu tive esse "diagnóstico" há pouco.... e isso me trouxe tanto alívio... me explicou tantas coisas do meu passado, sobretudo estudantil e profissional. Tive muito sofrimento na escola (pública) e era muito perseguido por expressar minhas habilidades. Precisei suprimir muita coisa pra sobreviver ali. No meu caso, é dupla excepcionalidade (TDAH), então isso tudo se tornou ainda pior, me fazendo abandonar o colégio após 3 repetições de ano, ao chegar no Médio. Como professores me achavam inteligente, por minhas falas, questionamentos e desempenho em provas, sempre atribuíam minha performance geral ruim a malandragem. Enfim, superei isso tudo, me graduei em C. Biológicas, especializei, agora estou lançando duas empresas (marketing e design de experiência no turismo), escrevendo alguns livros (deveria escrever um por vez, eu sei...), estudando música, projetando inventos variados, peças teatrais e cortejos carnavalescos... estou sendo quem eu sempre fui, porém sem medo, sem bloqueios. É libertador ter esses "dignósticos", pois não me sinto mais um desejustado, alguém que veio quebrado.