Olá Amigos! Que absurdo essa trepidação do guidão. Eu sou proprietário de um Yamaha Tracer 900 GT 2021. Tive o mesmo problema, (IDÊNTICO). Instalei um baú Givi E52 Monokey, (suporte+ baú novos), e na primeira volta, O Susto!!! Nas desacelerações em baixa velocidade tremia o guidão exatamente igual a Tiger no vídeo. Sem o baú a moto ficava perfeita novamente. Desacelerando de 80 km/h até 25km/h ela tremia toda, um horror. Fiz vários testes, com e sem garupa, com peso e sem peso dentro do baú, calibragem dos pneus, ajustes diversos nas suspensões, enfim, fiquei até desanimado por ter realizado essa compra. Realizei várias pesquisas antes de comprar meu baú, ninguém comentou esse fato. O que resolveu meu problema foi instalar um amortecedor de direção (guidão), da Max Racing. Ficou top, excelente, zerou o problema. Agora consigo curtir a moto e usar o baú quando necessário com toda segurança... Espero poder ajudar alguém com a experiência que tive. Grande abraço à todos!
Olá, Flávio! Excelente relato meu amigo. Infelizmente a Max Racing ainda não está produzindo amortecedor de direção para a Tiger 900, inclusive deixei um recado pra eles no vídeo e vou entrar em contato com o pessoal de São Paulo para ter mais detalhes se eles irão realmente produzir para esse modelo de moto. Forte abraço e obrigado por comentar.
Olá Marcelo tudo bem? Tenho uma Tiger 800 com baú 43 Lts alumínio marca Trail Moto Parts , acontece o mesmo problema, já abaixei 3cm a suspensão mas não resolveu, é o arrasto o vento que faz essa instabilidade. Baús Mais arredondados não Shimam tanto. Mas seu vídeo é ótimo vai esclarecer a dúvida de muitos que estavam sem saber o que era. Abraço
Agradeço pelo seu feedback, Luiz! Na verdade não era pra "shimmar" nada. Já colocamos outros tipos de baú e os problemas continuam, até mesmo uma simples bolsa presa no bagageiro está dando muita instabilidade. Forte abraço.
Olá, amigo! Agradeço a sua presença. Infelizmente, chegamos a fazer testes sem o baú e com uma pequena mochila no seu lugar e a moto shimou.... Mas obrigado pela informação. Abraço
Olá, Beto! Primeiro, agradeço pelo depoimento. Infelizmente alguns modelos da Triumph estão gerando esse tipo de problema. Obrigado também por compartilhar sua experiência. Forte abraço!
Meu amigo Marcelo vendo essa região onde você gravou me da uma saudade enorme de Guarajuba Bar do Carlinhos e do Prefeitinho é saudade que mata. Com relação ao problema Eu nunca imaginava que poderia ser o Baú serve de alerta pois a cada dia as pessoas colocam mais baú nas motos e pode provocar um acidente feio a opinião do dono e a sua vem pra validar ainda mais a qualidade da marca em conforto e tecnologia e pela idade aumentando o que mais agente quer é conforto e segurança. Excelente vídeo top demais parabéns meu amigo forte abraço tamo junto.
Fala, Luciano! Coisa boa a nossa Bahia hehehe, vídeo gravado na região de Vilas do Atlântico e Buraquinho. Isso mesmo meu amigo, conforto, segurança e tecnologia estão em destaques nas motos que vão dominar o mercado, isso é fato. Forte abraço, meu irmão!
Amigos. Ano passado eu estava orcando baú para instalar na minha. Conversando com um representante da Alltracks fui informado EXATAMENTE sobre esse risco quando o baú é de 48L pra cima. Ele me disse que não aconselhava a instalação de baús grandes porque iriam modificar a aerodinâmica da moto.
Olá, meu amigo! Caramba, assim que tiver alguma informação de como a moto se comportou sem o baú, passa informação pra gente. Pelo que estamos observando, o tamanho, aerodinâmica e posição da instalação do baú, são fatores que estão influenciando o shimmy da GT900. Abraço
Bom dia Marcelo, gostaria de uma dica. O Alexandre de Lauro Freitas colocou um" tapa" Triumph no paralama traseiro da Tiger 900 GT. Não estou conseguindo encontrar no ML.
Olá, Cesar! Tampa do paralama Tiger 900 Estava por 46,00 hoje está por 60,00 produto.mercadolivre.com.br/MLB-2133651615-tampa-paralama-tiger-900-_JM Veja se este link está ativo. Forte abraço!
Pior que o baú acabou de chegar, nem instalei ainda. Também tenho uma Tiger 900 GT PRO. E meu baú, Acho que é ainda maior que a do vídeo, tem 56 l. Ainda não instalei mas se tivesse visto o vídeo antes, teria repensado em comprar.
Caramba, Alfredo! Qual a marca do seu baú? A aerodinâmica também deve estar influenciando no shimmy, depois quero informações suas se instalou e se houve alterações na ciclística da moto, blza? Valeu pela sua participação, forte abraço.
Alô Marcelo, fiquei impressionado com a vibração em baixa velocidade. Na versys 650 tourer o suporte do baú tem amortecedores e não acontece isso fácil. Pilotei uma dessa e adorei, a moto é um canhão! Todo Alexandre tem bom gosto né 🙂
Por esse motivo vendi uma versys GT 1000 20/20 na época zero km com 3000 km. Tentei de tudo e não resolveu. Hoje estou com a GS 1250 e nunca tive problema algum só alegria
Pois é, meu amigo José Felix! Nesse caso, o nosso amigo Alexandre, depois de várias tentativas para solucionar o problema, ele resolveu trocar de moto também, e por coincidência foi para a BMW. Em breve estaremos mostrando mais detalhes dessa mudança de marca. Abraço
Acredito que vc já avaliou todos os principais problemas causadores desse "shimmy" se é o baú, no seu caso um amortecedor de direção seria interessante. Abraço, Iltamares!
Fala Marcelão, tem que ficar atento mesmo na instalação do baú. Isso aconteceu com a Bros quando instalei o baú mas na primeira troca do pneu dianteiro parou. Na ténéré 250 aconteceu uma vez só em viagem e bastou retirar algumas coisas do baú e colocar nos alforges que resolveu. Na ténéré 660 nunca aconteceu. Mas tem que ficar esperto mesmo, inclusive, ele precisa testar na configuração de viagem até com garupa para não ser surpreendido. Grande abraço.
Comprei uma Tiger 900 e depois que coloquei o baú ela tá exatamente assim. xima em 60 Km/h. Quando andava sem baú a moto não fazia isso. Vou colocar um amortecedor de direção, já que não dá pra andar sem o Baú.
Amortecedor de direção deveria ser acessório obrigatório em todas as motos, nesse quesito a Triumph ainda está tendo alguns problemas devido a vários relatos do shimmy. Obrigado pelo participação, abraço!
Esse problema aconteceu comigo há anos atrás com um NC750x, e depois de muitos testes identificamos que é devido ao baú traseiro. Mais tarde eu troquei de moto, uma CRF1000 e o fenômeno ocorre da mesma forma...até na minha PCX150 ocorre...o detalhe é que somente ocorre se por algum motivo a gente soltar as duas mãos do guidão.
Olá, Júnior! Agradeço pelos relatos e experiências vividas e compartilhadas aqui no canal. Mas saltar as duas mãos do guidom, não significa que a moto tende a "shimmar" isso realmente ocorre por alguma falha, que pode estar relacionado ou peso mal distribuído do baú, regulagem incorreta da suspensão dianteira, roda desalinhada, pneu com defeito de fabricação ou pneu com calibragem fora dos padrões.... enfim, existem vários efeitos para que a moto "shimmy" que é a oscilação da roda dianteira. Quando saltamos as duas mãos do guidom e verificamos que a moto se mantem estabilizada, aí sim está dentro da normalidade. E todo cuidado é pouco para não ser surpreendido, pois muitas vezes, o "shimmy" torna-se fatal. Abração, irmão!
Pude observar que o o baú esta bem pra trás, vi que houve mudança da base ... tenho uma tiger 900 rally e coloquei baú da givi monokey 56 litros e usei a base original e meu baú fica mais pra frente sem deixar de dar conforto pro garupa. fiz uma adaptação somente da posição do encaixe da frente chegando os encaixes para trás... e não shima ... Parabéns pelo vídeo
Olá, Charles! Primeiro quero agradecer pelo seu depoimento e pelas palavras de apoio ao canal. Exatamente isso, observamos que poderia estar sendo o baú, pela sua posição mais para trás, e realmente sem o baú a moto se mantém estável, mas após colocar uma simples e pequena mochila, a moto voltou a shimmar, ou seja, essa tiger realmente merece uma avaliação ainda mais detalhada ou algo foi montado fora dos padrões. Forte abraço, meu amigo!
Pois é, meu amigo! A gente tem ficar atento a esses detalhes, caso contrário o risco de acidente torna-se inevitável. Obrigado pela sua participação. 😊
Algumas vezes a mudança de pneu dianteiro ( com nais lona e para velicidades mais altas) resolveu este problema tanto em uma GS 800 como em motos menores que tive. Talvez valha a pena experimentar um pneo mais firme de mais lonas...
Valeu, Fábio! Seu feedback serve pra gente avaliar também a estrutura dos pneus, mas a GT pro não se adaptou nesse tipo de baú, outros modelos ela fica estável. Forte abraço!
Chegando atrasado aqui. Porém. De uma configurada na suspensão da frente e na traseira quando usar o Bau. Pelo que eu tenho lido, configurando ela para ficar mais firme acaba o shimy mesmo com bau.
Olá, Pois é, já realizamos todas as opções de ajustes possíveis, até mesmo trocando roda dianteira e ajustes da traseira e o shimmy se faz presente até mesmo sem o baú do vídeo, colocamos uma mochila pequena no lugar do baú e o problema parece ser crônico. Mas agradeço a sua tentativa de solucionar o problema. Forte abraço!
Valeu! Para esse modelo da Tiger, ainda não existe amortecedor de direção. Em relação ao peso da roda, já realizamos todos procedimentos, realinhamento, balanceamento e o shimmy continua. Obrigado por acompanhar! Abraço
Tive esse mesmo problema com a instalação de um E52, da Givi, colocado numa Varadero a 10 anos atrás. Bastou regular melhor o baú, pois estava um pouco torto. Tirei o suporte e alinhei. Pronto!
Olá, Rodrigo! Agradeço pela sua contribuição nas informações. O que mais surpreendeu foi a Moto shimmar em baixa velocidade e todos os ajustes foram feitos para tentar eliminar a oscilação da roda. Abraço
Boa noite, comprei uma tiger 900 gt pro vermelha 21/22, zero, coloquei um baú central givi 57 litros, que cabe 2 capacetes. Até agora já rodei 2000 km com a moto e não vi essa questão de schimi, tanto sozinho e com garupa.mas o relato foi importante, vou prestar mais atenção sobre isso. Agora, um detalhe importante que observei que realmente quando vc solta o guiado e mantém o corpo mais em pé, a frente fica leve
Bom dia, Paulo! Muito bom ter seu depoimento aqui. O tamanho do baú é o mesmo, apenas a marca que é diferente, talvez o seu tenha uma aerodinâmica mais apropriado para a moto e não cause o "shimmy" O que mais fez a gente ficar preocupado, era ela estar perdendo a direção em baixa velocidade. Que bom que a sua mantém a estabilidade. Se tiver mais alguma informação, fico grato em estar conferindo por aqui. Obrigado!
O suporte de baú original da Tiger Rally Pró 22 (não sei quanto as anteriores) é 'flutuante' e isso é para eliminar o 'Shime'. O problema é ter que trocar o suporte para colocar outro tipo de baú. Os demais não são flutuantes.
E ai, meu amigo Marcelo! Cara, o problema me deixou bem curioso no início. Ai fui ver os comentários e o tamanho do baú do parceiro, logo me lembrei que isso é normal quando colocamos bauleto. A frente fica mais leve. E com esse bau volumoso que o cara tem, fica mais propenso ainda. A minha quando solto o guidão também tem esse comportamento por ter bau. É importante compartilhar esse alerta pra que se cuide e evite soltar o guidão. Forte abraço, cara!
Neste último final de semana 17 e 18/08/2024 fomos em um pequeno grupo para a Serra do Rastro da Serpente em São Paulo/SP. Primeira viagem longa com a minha nova moto Triumph Tiger 900 GT PRO. Em um momento de saída de uma parada, fui arrumar minha luva e soltei as duas mãos do guidom quando começou o SHIMMY... graças ao reflexo rápido, consegui segurar a moto, mas quase caí... Então isso aconteceu exatamente após a instalação do baú para viagem, baú grande para dois capacetes. Então o problema realmente acontece.
Olá, Cláudio! Obrigado pelo seu relato, importante avaliarmos todas as situações ilustradas nos comentários. Qual o ano da sua Tiger 900? Os modelos 2024 eu ainda não avaliei se também estão "shimando"
Olá, Geovanni! Para a GT 900 ainda não existe amortecedor de direção, infelizmente, mas para a sua 800 já existe, tem o Max Racing, tem no mercado livre, vc também pode comprar diretamente com eles, dão um suporte muito bom. Uso na minha cb e vale a pena. maxracing.com.br/about-us/ Link do site, lá vc consegue todas as informações. Forte abraço.
Salve Marcelo boa tarde meu amigo, essa moto é da hora demais amigo, minha Ninja 250 Shimava mas foi questão de trocar o pneu e acabou o problema. Realmente isso é muito perigoso e tem que ser sempre resolvido o mais rápido possível. Eu nunca tinha ouvido falar isso, baú fazer a moto shimar, vivendo e aprendendo. Tamo junto, abraço do amigo AlexDex. Um abraço para o grupo Asas do Litoral. Que vídeo bacana.
Fala, Alex! Pois é meu amigo, 90% dos casos das motos "shimar" estão relacionados a pneus e rodas, essa pra mim também foi uma surpresa, aprendendo tbm... Abração
Tenho uma África Twin também com esse baú só que de 42 litros e da o mesmo problema. Meu mecânico já tinha dito que era baú, eu fiz o teste sem baú e o problema acabou. Não tirar a mão do guidão é a solução mesmo.
Olá, Flávio! Pois é, meu amigo, não podemos descuidar nenhum momento, tenho certeza que seu mecânico já avaliou todas as outras possibilidades e detectou que o baú está gerando essa oscilação da roda dianteira. Forte abraço e obrigado pelo seu depoimento.
Faaaaaala Guilherme! Lógico que lembro....... Verdade, com a Pandemia os passeios ficaram restritos, mas aos poucos já estamos fazendo alguns eventos e todos com segurança e mantendo os protocolos. Abração para vc e seu pai. Em breve nos encontraremos para matar a saudade dos encontros motociclisticos.
Tenho uma Vstron 650 2019 já viajei com três baús dois laterais de alumínio Roncar e um traseiro Givi 45 litros de polipropileno mais garupa e não tive nenhum problema de chimar pode ser aerodinâmica do bau talvez uma vez que a moto é nova
Olá, Merquison! Isso mesmo, uma possibilidade está vinculada a aerodinâmica e posicionamento do baú, vamos colocar outro modelo e de marca diferente para eliminar essa dúvida hehehe Abraço!
Assim que fizer esse teste, avisa pra gente..... uma das possibilidades que havíamos concluído, é que o baú original não desse esse problema. Valeu pelo feedback!
Olá, Cadu! Rapaz, infelizmente tem muita gente achando isso normal da moto, mas acredito que todas as tiger, assim como as BMW, já deveriam vir de fábrica com amortecedor de direção. Obrigado pela sua informação. Forte abraço!
Exato, isso mesmo que relatei, a Triumph poderia fazer que nem a BMW, colocar amortecedores de direção em todas suas motos. Até o momento, não existe relatos de shimmy com as BMs. Isso é fato! Valeu!
Olá, Heloísio! Antes de mais nada, obrigado pelo comentário. A princípio era exatamente essa ideia que estamos tendo em relação ao baú, por ele ser feito sem muita aerodinâmica ideal para a moto. Mas numa situação recente, onde estávamos sem o baú e com apenas uma mochila peque a amarrada no bagageiro e o "shimmy" dessa vez foi com velocidade maior a que registramos nesse vídeo. Enfim, obrigado pela colaboração em tentar desvendar esse problema da Tiger. Forte abraço
Viajei com a minha porém uma Vstron 650 2019 com garupa e três baús dois alumínio laterais e um top case Givi de 45 litros todos lotados no limite de carga e um pouco mais rodei pela Castelo branco toda média de 150/160 km/hr sem problemas, espetacular.
A minha Rally Pro já veio com o suporte original da triumph. Instalei um baú givi e sem problemas ! O suporte original apresenta uma certa mobilidade e teoricamente evita este problema.
Deixei de comprar uma Tiger pelos diversos relatos desse problema. Tenho uma Vstrom Adventure e, com um baú SHAD 48, chego a 200km/h na total estabilidade. Penso que varios fatores influenciam, inclusive o entre-eixos que na Vstrom é maior.
Olá, Eldo Ribeiro! Valeu pela sua participação 👍 Preciso ainda testar outro tipo de baú para sanar essas dúvidas, pois shimar em baixa velocidade do jeito que está é muito complicado mesmo. Abraço
Tenho dúvidas se a aerodinâmica do baú cause esse problema, entre-eixos também faz sentido. Vejo que o baú da Tiger 900 fica apoiado bem pra fora da moto, causando esse desequilíbrio.
Olá, João Freitas! Agradeço por perguntar e tentar ajudar. Fizemos todos os testes, menos com garupa, depois que a moto "shimmou" sem baú, paramos e observamos que não se tratava apenas dos ajustes de um baú. Quando levamos a concessionária, a moto ainda na garantia, eles não mexeram na suspensão traseira, apenas a preocupação com a dianteira, inclusive trocou roda completa..... Forte abraço e mais uma vez obrigado.
Olá, Italo! Primeiro agradeço pela sua participação. Pois é meu amigo, temos que ficar sempre atentos, apesar de ser uma excelente máquina, muitos registros aconteceram relacionados ao shimmy dessa marca. Abraço!
Tive uma 800 xrx e tenho hj 900 GT pró ambas tiveram esse problema, o que resolveu foi 2 pneus Scorpion trail ll e zerou fiz também a troca do fluido das bengalas por um fluido sintético muito melhor que o original
Olá, João! Deixo aqui uma dica importante para a galera da Triumph, que venha de fábrica o amortecedor de direção, pois temos relatos do shimmy em diversos modelos. Obrigado por compartilhar sua experiência, forte abraço!
Deixa a pré carga da mola traseira mais dura pra ver se muda algo. A minha começou a querer shimar (beeeeem de leve quando instalei o baú), dei uma apertada na pré carga e zerou o problema. Mas essa aí ta shimando muuuuuito mais que a minha tava.
Valeu pela observação, meu amigo, conforme o vídeo, fizemos todos os procedimentos em relação a suspensão dianteira, e avaliamos baú, na traseira não fizemos alteração, pois a moto era pra manter a direção firme em qualquer situação da suspensão traseira. Obrigado pelo comentário.
Comprei a Tiger 2022 e comprei baú givi v56 o mesmo problema levei um susto quando soltei as mãos pra conectar a jugular do capacete tou tremendo até agora isso jamais poderia acontecer.
Estou assistindo o vídeo aqui ainda, porém tive o mesmo problema com a minha tiger800 xca. Já botei a culpa em muita coisa, bau rodas com empenos eou desbalanciamento. A algum tempo surgiu uma folga na minha caixa de direção, estava sem dinheiro na época eu mesmo decidi verificar, desmontei vi que a lubrificação e os rolamentos estavam ok, na montagem deixei a caixa de direção bem dura, justa, mais que os técnicos costumam deixar..., resultado a direção ficou bem mais dura, um pouco mais difícil para manobrar em baixa, porém o acabou o shiming, balanço do guidão. Então verifique o ajuste da caixa de direção, pela lógica um amortecedor de direção faz isso deixa a o guidão mais pesado, e auxilia a não ter este balanço no guidão. Sou mecânico de equipamentos industriais, então tenho alguma noção...
Mais um relato que, com certeza, merece nossa atenção. Já foram várias possibilidades e todas ficando sem encontrar o real motivo. Quem sabe esse ajuste da caixa de direção seja uma possibilidade. Mais uma vez agradeço sua participação e dessa vez trazendo novos argumentos sobre a tiger. Abração
Saudações meu irmão. Olha só intro nova parabéns 👏. Já tive esse problema,foi o baú tbm. Demorei acreditar. Agora Marcelo imagine vc se esse relato é uma Royal Endild. Ótimo vídeo meu irmão
Pois é meu amigo, baú fazendo um arrasto grande na GT 900. kkkkkk se fosse na RE, com certeza aqueles que "sabem de tudo" iam dizer que isso já estava pra acontecer e iriam inventar um, dois, três motivos bem espalhafatosos kkkkkk Abração!
Em baixa velocidade também? Então parece ser um problema crônico gerado pelo baú, coisa que não poderia estar acontecendo mesmo a moto em maior velocidade. Abraço, Daniel!
@@MF1000 No meu caso ocorre em velocidades entre 75 a 90 km. Não tive coragem de testar em maior velocidade. A gente acredita que pelo porte da moto o baú não teria como influenciar na condução da moto, mas infelizmente não é assim. Bom, como eu preciso do baú para meu conforto no dia a dia e não costumo pilotar sem as mãos não é algo que me incomoda.
Agora fiquei preocupado. Penso em adquirir um baú traseiro para a minha Tiger 900 Rally e esse relato me assustou. Tenho malas laterais, acabei de fazer uma viagem de 1.300km e não percebi esse problema. Será que na configuração baú traseiro + malas laterais esse problema continuaria?
Olá, Stefano! Se for o baú original da Triumph, não haverá problema algum, mas amanhã vou fazer um Test Ride da 900 rally e vou aproveitar essa sua pergunta e tirar a dúvida com o pessoal da Triumph. Vou questionar também se outros tipos de baús podem ser usados sem causar qualquer tipo de problema na pilotagem. Forte abraço!
@@MF1000 Faça essa gentileza e nos dê um retorno, por favor. Sobre o baú original Triumph, são da GIVI, salvo engano o modelo Trekker Outback. Será que o problema está relacionado com o tamanho do baú? O do amigo do vídeo é de 58 litros, talvez com um menor não apresente o problema. De qualquer forma, isso não deveria acontecer
@@stefanoriosadv com certeza, informarei.... Acabamos reprogramando a Test Ride da Tiger rally, para início da semana, pois em Salvador estava com chuva intensa e certamente não conseguiria fazer as filmagens com qualidade. Abraço
Olá, Sandro! Pois é, infelizmente essa situação é recorrente. Hoje já existe o amortecedor de direção para esse modelo da Tiger, quando fizemos esse vídeo ainda não havia. Todos as motos de média e grande cilindrada deveriam ser equipadas com amortecedor de direção. Abraço
Olá, da Silva! Pelo que pude conferir de perto, trata-se de um excelente baú, mas para a Tiger 900 ele não deve ser uma boa opção, conforme demonstramos no vídeo, a moto perde completamente a direção. Abração e obrigado pelo feedback.
tive uma tiger 1200 xca 2019 nunca shimo. com baú de 42 litros. mas já vi relatos que andar a mais de 160 km por hora elas shimam. mais uma moto dessa sem poder usar um baú complica pq ela foi feita pra viajar.
Exatamente isso, moto pra pegar a estrada e o baú torna-se muito mais que um acessório, uma necessidade. Mas o shimmy estava acontecendo em baixa velocidade e depois começou a oscilação da roda dianteira acima de 100km/h. Valeu pelo comentário, forte abraço.
Olá, Erick! Pois é, muito estranho ela shimmar com baixa velocidade. Muitos acreditavam que era o baú, mas mesmo sem ele o shimmy persistia. Acredito que foi alguma falha na montagem da moto desse vídeo. Abração
Boa tarde! Tudo bem? Bela motoca hein? Quando você ia acelerar e por o motor pra mostrar esse belo ronco; ela shimou, que perigo hein? Que bom que resolveu o problema. Legal, uma possível substitutiva da CB 1000. Verdade; o aparador de linha de pipa e essencial. Interessante sobre enxergar o painel, rsrsrsrsrsrs ainda mais quem óculos e as vezes sai sem eles. Legal o vídeo, abraço.
Fala, Vanderlei! Realmente o painel dela é sensacional, a gente consegue visualizar tudo com facilidade independente do sol forte ou não. Forte abraço!
Olá Amigos, tenho uma tiger 2022/2023 GT PRO, na cor e estilo dessa do vídeo, inclusive tenho um bau da LIVI 43 litros, embora não tenha dado SHIMANDO, notei que com o suporte que vem junto ao bau, faz com que o bau fuça mais afastado do banco, mais pra trás e isso com certeza faz muito diferença numa pilotagem com ou sem garupa, pois o pessoal fica muito atrás se transformando em um pêndulo, dependendo do peso colocado no bau, tende a ficar a frente mais leve, sendo assim estudei isso e tive uma solução que acredito ser a mais viável, maquei com esquadro o suporte e fiz na mesma direção 4 novos furos a 5 centímetros para trás, de forma que iria encaixar sem precisar mexer na regulagem do bau na base, assim o suporte foi mais pra frente 5 cm, o que melhorou 100% a estabilidade, pois além de não atrapalhar o conforto do garupa, o bau fica mais firme e próximo ao banco traseiro.
Olá, Américo! Obrigado por compartilhar sua experiência. Realmente, sua visão em relação a posição e encaixe do baú faz muito sentido, mas mesmo sem o baú, a 900 GT também shimmou, talvez seja um caso isolado da moto em questão. Forte abraço meu amigo
Olá, Roberto! Na 900 ainda não testamos com garupa, mas obrigado pela informação, com certeza ajuda e muito para que possamos sanar esse tipo de problema e evitarmos danos maiores. Forte abraço!
oi Marcelo blz vou pedir a vc que retire os chumbo da roda dianteira e Fassa um teste ...se para vc pode deixar sem se não vc pede pra eles colocarem de volta blz se vc quiser eu ti passo meu número moto muito linda parabéns que Deus te ilumine 💗
Valeu, Roni! Toda dica será muito bem-vinda, meu amigo! Mas, como informei no vídeo, foi realizado até mesmo a troca da roda por completa e sem chumbo, depois realizamos o balanceamento para tirar as dúvidas, mas a moto mantinha o shimmy. Sem o baú, conseguíamos manter uma boa estabilidade, e com o baú, a moto pede trepida conforme as imagens. Abração e fica com Deus, irmão!
Olá, Juliana! Pois é, todo cuidado é pouco. Evitar altas velocidades, pois apesar de presentar o shimmy quando solta o guidom, não podemos arriscar. Abraço
Amigo, tenho uma Tiger 800 e aconteceu exatamente assim comigo, quando eu soltava o guidão, a direção começava a shimar, troquei os pneus e o problema foi resolvido!
Olá, Alexandre! Fico feliz que vc teve uma solução para esse problema. No nosso caso, trocamos pneus, fizemos balanceamento e nada do shimmy sumir. E a moto era nova. Forte abraço e obrigado pelo seu depoimento.
Infelizmente isso é normal, principalmente nas Big Trails mais altas, onde o suporte do baú, fica bem alto. Fica ainda pior, com esses baús quadrados. Sempre uso os baús da Givi arredondados, que minimizam essa ocorrência do shimmy, mas ainda pode acontecer. O ideal é usar as malas laterais, com as coisas mais pesadas, baixando o centro de gravidade, da moto. E colocar um baú traseiro pequeno, com as roupas mais leves ou mesmo uma mala presa na traseira, o que seria a melhor opção.
Agradecemos a sua visita e contribuição nesse relato, Marco, mas mesmo sem o baú, a moto ainda apresentou o shimmy em baixa velocidade, o que é muito estranho. Forte abraço
@@MF1000 eu comprei uma das primeiras Tigers 900 do RJ, criamos um Grupo de Whatsapp com uns 70 participantes. Várias motos apresentaram problemas de Shimmy. Em algumas foi necessário, que trocassem os pneus. Segundo alguns relatos, as CCs alegaram que os pneu foram mal armazenados e se deformaram. Essa minha primeira Rally Pro, não deu nenhum problema. Agora estou com outra, 2022, que também não deu nada.
@@MarcoNascimento61 Isso mesmo, Marco, cada caso deveria ser avaliado de forma minuciosa, essa moto do vídeo, trocamos a roda por completo, e não foi resolvido. Essa questão do pneu, existe a possibilidade sim. Abraço.
Olá Marcelo, bom assunto para todos quem anda de moto, já tinha ouvido falar nesse problema do baú.. É complicado e é muito perigoso, essa moto tem muitos acessórios.. Aqui não temos esse problema das pipas aqui chama se papagaio, ninguém usa a pipa! Abraço ✌️
Fala, Russo! Heheheh aqui também no Brasil chamamos de Pipa, papagaio, araia e ainda tem outros nomes, e haja criatividade. Valeu pela presença meu amigo. Abração
Like#15 amigo Marcelo. Incrível mesmo isso. Acredito que esse baú pode criar um arrasto cm o vento e causa esse problema a partir de uma certa velocidade. Muito bom o vídeo e esclarecedor. Grande abraço TMJ! 👊🇧🇷
Valeu, Júnior! Exatamente, pelo tamanho do baú e sem uma boa aerodinâmica deve estar empurrando o fundo da moto pra baixo deixando a frente sem controle. Abração
Tenho tbém uma Tiger 900, uso um baú Givi 43 L e tbém shima em baixas velocidades. Qdo removi o baú a shimada zerou. A quase total solução que eu encontrei, para andar com o baú, foi instalar um amortecedor de direção, aí controla bastante e não assusta mais.
Valeu, João! Mas qual a marca do seu amortecedor de direção? Fiz contato com os fabricantes do Max Racing e eles ainda estão trabalhando para lançar no mercado, devido as mudanças da nova Tiger GT.
Infelizmente algumas motos tem esses problemas com Baú..... Já tive várias motos e algumas tinha essa característica..... Hj tenho uma Himalayan 411 e não tem problema com shimmy.... Tenho uma BMW 310 GS também zero problema....
Olá, Ricardo! Obrigado pela sua participação. Pois é, infelizmente isso vem ocorrendo e temos que ficar atentos para evitarmos o mal maior, que é gerado pelo shimmy. Enfield e uma BMW, que maravilha. Abraço
Muito bom mais com relato do proprietário muito bom sabendo disso bom pra relatar por ter muitas na rua e acabam nem sabendo disso já cheguei com aquele like topppp vídeo
Olá, Arlen! Isso mesmo, essa possibilidade é uma das que estamos investigando, a aerodinâmica do baú também pode gerar um peso extra através do vento. Obrigado pela presença!
Gostei do video, amigo Marcelo! Boa informação para os interessados na Tiger 900 que é um excelente moto, sem dúvida. Pelo que observei, o próprio fixador da top case pode estar exercendo a força na extremidade do quadro, o que somado com a "péssima" aerodinâmica do baú faça o equivalente a levantar a dianteira por flap, tal como num avião. Abraço companheiro ✌️
Acabei de fazer o teste sem o baú e realmente mudou completamente... Ainda tem um leve shime a 85 km/h mas bem discreto. Aproveitando, o baú fica muito traseiro. Acabei de tirar o suporte e vou adiantar 3 cm pra frente que certamente vai ajudar muito. Obrigado pela dica Xande! 🤝🏻
Olá, Robson! Obrigado pela presença. O protetor de motor e carenagem é da marca SCAM tava por $ 1.054,00 através do ML. Qualquer dúvida, estamos por aqui, abraço!
Alo marcelão!! Que bronca eim. esse problema é perigoso, pode causar acidente né. Mas fora isso, essa moto é show de bola. Será que vem ai uma pro nosso amigo Marcelo Faria?? Os acessórios que ele colocou ficaram show. A moto ta linda. Agora de fato, e de assustar a vibração ali. Tavez pelo baú ficar muito na retaguarda da moto né... com esse peso extra ai... em fim. Investigar e tentar resolver o problema. Sucesso ao nosso amigo.
Olá, Cadu Ramalho! Destacamos nesse vídeo, que além de fazer o balanceamento dentro dos mais sofisticados equipamentos, também trocamos o jogo de rodas por completo para sanar todas as dúvidas relacionadas do shimmy e mesmo assim, a Tiger com e sem o baú voltou a shimmar. Isso não são diagnósticos para todas as tiger, mas nesse caso específico, pude conferir de perto todos os procedimentos para descobrir a causa e infelizmente não tivemos êxito. Agradeço pela sua participação, forte abraço.
Só o peso líquido desse baú já vai influenciar na dirigibilidade. Mas aposto também que a regulagem da pré carga da mola traseira está macia. Quanto mais peso na traseira, mais pressão de mola é necessário. O shimmy é reflexo da movimentação da suspensão traseira.
Olá, Enio Torres! Agradeço a sua participação e também pela sua opinião sobre o shimmy, mas mesmo sem a baú a moto voltou a ter esse tipo de problema, apesar da concessionária fazer diversos ajustes para sanar essa irregularidade, infelizmente não obtivemos êxito, tirou a mão do guidom, a moto vai perdendo o controle, conforme imagens desse vídeo. Forte abraço!
Eu tenho uma Tiger 800 xrt 2020 , eu não coloquei baús de alumínio pôr conta do peso dos baús de alumínio, eu troquei os pneus pôr Michilim Anakee adventure, minha moto não deu mais shimmi !
Boa noite meu amigo!!! O problema não é a marca e sim o tamanho do baú, eu tenho uma tiger 900 rally pro 2023 e comprei um baú givi de 58L “baú original da moto,usa o suporte original” e mesmo com um baú givi de 3500 reais a minha moto shima muito com o baú, custei a acredita, fui até a concessionária e me falaram sobre o balanceamento ou baú, retirei o baú e a moto parou de shimar na hora!!!! Ela shima justamente na desaceleração entre 90 até 65 mais ou menos !!!! O jeito vai ser não tirar a mão do guidon quando usar o baú!!! Forte abraço meu amigo
Olá, Josemar! Agradeço pelo seu depoimento, sempre bom a gente ter referências de quem pilota e passou por essas adversidades. No nosso caso, 40 km/h a moto iniciava o shimmy e depois de vários testes, até mesmo sem o baú, e apenas uma mochila amarrada no bagageiro, a tiger também shimou. Forte abraço
Olá Amigos!
Que absurdo essa trepidação do guidão.
Eu sou proprietário de um Yamaha Tracer 900 GT 2021. Tive o mesmo problema, (IDÊNTICO). Instalei um baú Givi E52 Monokey, (suporte+ baú novos), e na primeira volta, O Susto!!!
Nas desacelerações em baixa velocidade tremia o guidão exatamente igual a Tiger no vídeo.
Sem o baú a moto ficava perfeita novamente.
Desacelerando de 80 km/h até 25km/h ela tremia toda, um horror.
Fiz vários testes, com e sem garupa, com peso e sem peso dentro do baú, calibragem dos pneus, ajustes diversos nas suspensões, enfim, fiquei até desanimado por ter realizado essa compra.
Realizei várias pesquisas antes de comprar meu baú, ninguém comentou esse fato.
O que resolveu meu problema foi instalar um amortecedor de direção (guidão), da Max Racing. Ficou top, excelente, zerou o problema.
Agora consigo curtir a moto e usar o baú quando necessário com toda segurança...
Espero poder ajudar alguém com a experiência que tive.
Grande abraço à todos!
Olá, Flávio!
Excelente relato meu amigo.
Infelizmente a Max Racing ainda não está produzindo amortecedor de direção para a Tiger 900, inclusive deixei um recado pra eles no vídeo e vou entrar em contato com o pessoal de São Paulo para ter mais detalhes se eles irão realmente produzir para esse modelo de moto.
Forte abraço e obrigado por comentar.
Obrigado por compartilhar sua experiência amigo... Grande abraço TMJ! 👊🇧🇷
tenho esse problema com cb500x 2021. tenho o mesmo bau, identico, tem faz essa trepidação.
@@dommotos hehehe já trocamos.....
Tira a bolha e verefica se faz mais e turbulência mesmo vaco
Olá Marcelo tudo bem?
Tenho uma Tiger 800 com baú 43 Lts alumínio marca Trail Moto Parts , acontece o mesmo problema, já abaixei 3cm a suspensão mas não resolveu, é o arrasto o vento que faz essa instabilidade. Baús Mais arredondados não Shimam tanto. Mas seu vídeo é ótimo vai esclarecer a dúvida de muitos que estavam sem saber o que era. Abraço
Agradeço pelo seu feedback, Luiz!
Na verdade não era pra "shimmar" nada.
Já colocamos outros tipos de baú e os problemas continuam, até mesmo uma simples bolsa presa no bagageiro está dando muita instabilidade.
Forte abraço.
Boa tarde. Tenta um da givi. Seu formato ajuda muito.
Olá, amigo!
Agradeço a sua presença.
Infelizmente, chegamos a fazer testes sem o baú e com uma pequena mochila no seu lugar e a moto shimou....
Mas obrigado pela informação.
Abraço
Boa noite...
Muito bom o relato do proprietário
Com certeza esse vídeo vai ser bem útil para proprietário de Tiger 900
Verdade, Fabiano!
Espero que possamos ter ajudado também a prevenção de acidentes.
Forte abraço, meu amigo!
Vídeo veio em boa hora. Hj, 15 abril 23, fui testar uma e tive essa mesma "surpresa ", com o mesmo tipo de baú. Agradeço.
Abraço
Olá, Beto!
Primeiro, agradeço pelo depoimento.
Infelizmente alguns modelos da Triumph estão gerando esse tipo de problema.
Obrigado também por compartilhar sua experiência.
Forte abraço!
Meu amigo Marcelo vendo essa região onde você gravou me da uma saudade enorme de Guarajuba Bar do Carlinhos e do Prefeitinho é saudade que mata.
Com relação ao problema Eu nunca imaginava que poderia ser o Baú serve de alerta pois a cada dia as pessoas colocam mais baú nas motos e pode provocar um acidente feio a opinião do dono e a sua vem pra validar ainda mais a qualidade da marca em conforto e tecnologia e pela idade aumentando o que mais agente quer é conforto e segurança.
Excelente vídeo top demais parabéns meu amigo forte abraço tamo junto.
Fala, Luciano!
Coisa boa a nossa Bahia hehehe, vídeo gravado na região de Vilas do Atlântico e Buraquinho.
Isso mesmo meu amigo, conforto, segurança e tecnologia estão em destaques nas motos que vão dominar o mercado, isso é fato.
Forte abraço, meu irmão!
É mesmo, amortecedor de direção pode resolver. Muito legal também o relato de uso do proprietário.
Abração!
Aguardando ainda algum fabricante para desenvolver para ela.... Para a Tiger 800 tem da Max Racing, para a 900 ainda nada.... Forte abraço, Severino!
Amigos. Ano passado eu estava orcando baú para instalar na minha. Conversando com um representante da Alltracks fui informado EXATAMENTE sobre esse risco quando o baú é de 48L pra cima. Ele me disse que não aconselhava a instalação de baús grandes porque iriam modificar a aerodinâmica da moto.
Olá, Joseph!
Obrigado pela sua informação, sempre bom quando temos ainda mais relatos sobre esse assunto.
Forte abraço!
Top Marcelão, trocamos nossa moto tem 1 mês, pegamos a Tiger 900 GT, e tb estou com esse problema aí, vou dar uma volta sem o baú para testar.
Olá, meu amigo!
Caramba, assim que tiver alguma informação de como a moto se comportou sem o baú, passa informação pra gente.
Pelo que estamos observando, o tamanho, aerodinâmica e posição da instalação do baú, são fatores que estão influenciando o shimmy da GT900.
Abraço
Bom dia Marcelo, gostaria de uma dica. O Alexandre de Lauro Freitas colocou um" tapa" Triumph no paralama traseiro da Tiger 900 GT. Não estou conseguindo encontrar no ML.
Olá, Cesar!
Tampa do paralama Tiger 900
Estava por 46,00 hoje está por 60,00
produto.mercadolivre.com.br/MLB-2133651615-tampa-paralama-tiger-900-_JM
Veja se este link está ativo.
Forte abraço!
Pior que o baú acabou de chegar, nem instalei ainda. Também tenho uma Tiger 900 GT PRO.
E meu baú, Acho que é ainda maior que a do vídeo, tem 56 l.
Ainda não instalei mas se tivesse visto o vídeo antes, teria repensado em comprar.
Caramba, Alfredo!
Qual a marca do seu baú? A aerodinâmica também deve estar influenciando no shimmy, depois quero informações suas se instalou e se houve alterações na ciclística da moto, blza?
Valeu pela sua participação, forte abraço.
Alô Marcelo, fiquei impressionado com a vibração em baixa velocidade.
Na versys 650 tourer o suporte do baú tem amortecedores e não acontece isso fácil.
Pilotei uma dessa e adorei, a moto é um canhão!
Todo Alexandre tem bom gosto né 🙂
Kkkkkk esses Alexandres .......
Pois é meu amigo, um conforto absurdo.
Abração!
Esse vídeo para mim foi um alívio também tenho uma cb 1000 café rayce e já estou me preparando para adquirir uma dessa.
Blza.... que bom, meu amigo!
Sucesso e tmj
Por esse motivo vendi uma versys GT 1000 20/20 na época zero km com 3000 km. Tentei de tudo e não resolveu. Hoje estou com a GS 1250 e nunca tive problema algum só alegria
Pois é, meu amigo José Felix!
Nesse caso, o nosso amigo Alexandre, depois de várias tentativas para solucionar o problema, ele resolveu trocar de moto também, e por coincidência foi para a BMW.
Em breve estaremos mostrando mais detalhes dessa mudança de marca.
Abraço
Minha cb500x ano 2020 com 5.000km também está fazendo isso com o baú Outback 42 litros, se soltar a mão cai...com ou sem garupa
Acredito que vc já avaliou todos os principais problemas causadores desse "shimmy" se é o baú, no seu caso um amortecedor de direção seria interessante.
Abraço, Iltamares!
só vídeo de sucesso meu amigo, que Deus te abençoe sempre
Fala Marcelão, tem que ficar atento mesmo na instalação do baú. Isso aconteceu com a Bros quando instalei o baú mas na primeira troca do pneu dianteiro parou. Na ténéré 250 aconteceu uma vez só em viagem e bastou retirar algumas coisas do baú e colocar nos alforges que resolveu. Na ténéré 660 nunca aconteceu. Mas tem que ficar esperto mesmo, inclusive, ele precisa testar na configuração de viagem até com garupa para não ser surpreendido. Grande abraço.
Isso mesmo Barbosa, avaliar com garupa está no nosso plano.
Segurança é fundamental e não podemos vacilar em nenhum momento.
Abraço, meu irmão!
Comprei uma Tiger 900 e depois que coloquei o baú ela tá exatamente assim. xima em 60 Km/h. Quando andava sem baú a moto não fazia isso. Vou colocar um amortecedor de direção, já que não dá pra andar sem o Baú.
Amortecedor de direção deveria ser acessório obrigatório em todas as motos, nesse quesito a Triumph ainda está tendo alguns problemas devido a vários relatos do shimmy.
Obrigado pelo participação, abraço!
@@MF1000 pois é... colocou o Baú vai chimar
Meu amigo eu tenho um dau de 55l da marca Braz e tambem shima
Olá, valeu pelo seu registro.
Os baús estão se tornando o vilão nessa história. Cuidado aí, meu amigo!
Esse problema aconteceu comigo há anos atrás com um NC750x, e depois de muitos testes identificamos que é devido ao baú traseiro. Mais tarde eu troquei de moto, uma CRF1000 e o fenômeno ocorre da mesma forma...até na minha PCX150 ocorre...o detalhe é que somente ocorre se por algum motivo a gente soltar as duas mãos do guidão.
Olá, Júnior!
Agradeço pelos relatos e experiências vividas e compartilhadas aqui no canal.
Mas saltar as duas mãos do guidom, não significa que a moto tende a "shimmar" isso realmente ocorre por alguma falha, que pode estar relacionado ou peso mal distribuído do baú, regulagem incorreta da suspensão dianteira, roda desalinhada, pneu com defeito de fabricação ou pneu com calibragem fora dos padrões.... enfim, existem vários efeitos para que a moto "shimmy" que é a oscilação da roda dianteira.
Quando saltamos as duas mãos do guidom e verificamos que a moto se mantem estabilizada, aí sim está dentro da normalidade.
E todo cuidado é pouco para não ser surpreendido, pois muitas vezes, o "shimmy" torna-se fatal.
Abração, irmão!
Pude observar que o o baú esta bem pra trás, vi que houve mudança da base ... tenho uma tiger 900 rally e coloquei baú da givi monokey 56 litros e usei a base original e meu baú fica mais pra frente sem deixar de dar conforto pro garupa. fiz uma adaptação somente da posição do encaixe da frente chegando os encaixes para trás... e não shima ...
Parabéns pelo vídeo
Olá, Charles!
Primeiro quero agradecer pelo seu depoimento e pelas palavras de apoio ao canal.
Exatamente isso, observamos que poderia estar sendo o baú, pela sua posição mais para trás, e realmente sem o baú a moto se mantém estável, mas após colocar uma simples e pequena mochila, a moto voltou a shimmar, ou seja, essa tiger realmente merece uma avaliação ainda mais detalhada ou algo foi montado fora dos padrões.
Forte abraço, meu amigo!
Tive um Tiger 800 coloquei este baú LIVE e fazia o mesmo shimado . não imaginava isso
Pois é, meu amigo!
A gente tem ficar atento a esses detalhes, caso contrário o risco de acidente torna-se inevitável.
Obrigado pela sua participação. 😊
Algumas vezes a mudança de pneu dianteiro ( com nais lona e para velicidades mais altas) resolveu este problema tanto em uma GS 800 como em motos menores que tive. Talvez valha a pena
experimentar um pneo mais firme de mais lonas...
Valeu, Fábio!
Seu feedback serve pra gente avaliar também a estrutura dos pneus, mas a GT pro não se adaptou nesse tipo de baú, outros modelos ela fica estável.
Forte abraço!
Chegando atrasado aqui. Porém. De uma configurada na suspensão da frente e na traseira quando usar o Bau. Pelo que eu tenho lido, configurando ela para ficar mais firme acaba o shimy mesmo com bau.
Olá,
Pois é, já realizamos todas as opções de ajustes possíveis, até mesmo trocando roda dianteira e ajustes da traseira e o shimmy se faz presente até mesmo sem o baú do vídeo, colocamos uma mochila pequena no lugar do baú e o problema parece ser crônico.
Mas agradeço a sua tentativa de solucionar o problema.
Forte abraço!
Olá Marcelo, cheguei para passear na sua garupa virtual. Isso já aconteceu comigo no passado, mas não com essa intensidade. Gostei desse Baú!
Pois é, meu amigo! A intensidade que está "shimando" é preocupante. Forte abraço!
Um tombo ou chora ou si machuca ou ponha amortecedor ou ranca os chumbo da roda da frente fais que é batata para esse chine com baú fica a dica
Valeu!
Para esse modelo da Tiger, ainda não existe amortecedor de direção.
Em relação ao peso da roda, já realizamos todos procedimentos, realinhamento, balanceamento e o shimmy continua.
Obrigado por acompanhar!
Abraço
Tive esse mesmo problema com a instalação de um E52, da Givi, colocado numa Varadero a 10 anos atrás. Bastou regular melhor o baú, pois estava um pouco torto. Tirei o suporte e alinhei. Pronto!
Olá, Rodrigo! Agradeço pela sua contribuição nas informações.
O que mais surpreendeu foi a Moto shimmar em baixa velocidade e todos os ajustes foram feitos para tentar eliminar a oscilação da roda.
Abraço
Boa tarde Marcelo legal o seu canal. Depois de Tio Chico é o segundo baiano que encontro.
Olá, Cleidson!
Boa tarde, obrigado pela presença e pelo feedback.
Boa noite, comprei uma tiger 900 gt pro vermelha 21/22, zero, coloquei um baú central givi 57 litros, que cabe 2 capacetes. Até agora já rodei 2000 km com a moto e não vi essa questão de schimi, tanto sozinho e com garupa.mas o relato foi importante, vou prestar mais atenção sobre isso. Agora, um detalhe importante que observei que realmente quando vc solta o guiado e mantém o corpo mais em pé, a frente fica leve
Bom dia, Paulo!
Muito bom ter seu depoimento aqui.
O tamanho do baú é o mesmo, apenas a marca que é diferente, talvez o seu tenha uma aerodinâmica mais apropriado para a moto e não cause o "shimmy"
O que mais fez a gente ficar preocupado, era ela estar perdendo a direção em baixa velocidade.
Que bom que a sua mantém a estabilidade.
Se tiver mais alguma informação, fico grato em estar conferindo por aqui.
Obrigado!
O suporte de baú original da Tiger Rally Pró 22 (não sei quanto as anteriores) é 'flutuante' e isso é para eliminar o 'Shime'. O problema é ter que trocar o suporte para colocar outro tipo de baú. Os demais não são flutuantes.
Obrigado pela contribuição, Oscar!
E ai, meu amigo Marcelo! Cara, o problema me deixou bem curioso no início. Ai fui ver os comentários e o tamanho do baú do parceiro, logo me lembrei que isso é normal quando colocamos bauleto. A frente fica mais leve. E com esse bau volumoso que o cara tem, fica mais propenso ainda. A minha quando solto o guidão também tem esse comportamento por ter bau. É importante compartilhar esse alerta pra que se cuide e evite soltar o guidão.
Forte abraço, cara!
Pois é meu irmão, todo cuidado é pouco, sabemos que qualquer vacilo ficamos ainda mais vulneráveis nas nossas máquinas.
Forte abraço!
Neste último final de semana 17 e 18/08/2024 fomos em um pequeno grupo para a Serra do Rastro da Serpente em São Paulo/SP. Primeira viagem longa com a minha nova moto Triumph Tiger 900 GT PRO. Em um momento de saída de uma parada, fui arrumar minha luva e soltei as duas mãos do guidom quando começou o SHIMMY... graças ao reflexo rápido, consegui segurar a moto, mas quase caí... Então isso aconteceu exatamente após a instalação do baú para viagem, baú grande para dois capacetes. Então o problema realmente acontece.
Olá, Cláudio!
Obrigado pelo seu relato, importante avaliarmos todas as situações ilustradas nos comentários.
Qual o ano da sua Tiger 900?
Os modelos 2024 eu ainda não avaliei se também estão "shimando"
Bom dia blz ?!! Vc comprou amortecedor direcao ? Onde comprou ? Tenho tigger 800 com mesmo problema !
Olá, Geovanni!
Para a GT 900 ainda não existe amortecedor de direção, infelizmente, mas para a sua 800 já existe, tem o Max Racing, tem no mercado livre, vc também pode comprar diretamente com eles, dão um suporte muito bom.
Uso na minha cb e vale a pena.
maxracing.com.br/about-us/
Link do site, lá vc consegue todas as informações.
Forte abraço.
Salve Marcelo boa tarde meu amigo, essa moto é da hora demais amigo, minha Ninja 250 Shimava mas foi questão de trocar o pneu e acabou o problema.
Realmente isso é muito perigoso e tem que ser sempre resolvido
o mais rápido possível.
Eu nunca tinha ouvido falar isso, baú fazer a moto shimar, vivendo e aprendendo.
Tamo junto, abraço do amigo AlexDex.
Um abraço para o grupo Asas do Litoral.
Que vídeo bacana.
Fala, Alex!
Pois é meu amigo, 90% dos casos das motos "shimar" estão relacionados a pneus e rodas, essa pra mim também foi uma surpresa, aprendendo tbm...
Abração
Tenho uma África Twin também com esse baú só que de 42 litros e da o mesmo problema. Meu mecânico já tinha dito que era baú, eu fiz o teste sem baú e o problema acabou. Não tirar a mão do guidão é a solução mesmo.
Olá, Flávio!
Pois é, meu amigo, não podemos descuidar nenhum momento, tenho certeza que seu mecânico já avaliou todas as outras possibilidades e detectou que o baú está gerando essa oscilação da roda dianteira.
Forte abraço e obrigado pelo seu depoimento.
Viu o vídeo do motoka cachorro? Ele caiu assim
Vi o vídeo, impressionante, pq estava sem baú, e a moto shimou do nada, parece um defeito mesmo. O cara nasceu de novo mesmo!!!
@@FlavioOliveira-bt1or estava com o baú amigo, só que soltou da moto na queda, tanto que ele fala pro amigo pra pegar o baú.
Eai Marcelo nunca mais nos encontramos , saudades dos encontros, lembra de mim?
Faaaaaala Guilherme! Lógico que lembro....... Verdade, com a Pandemia os passeios ficaram restritos, mas aos poucos já estamos fazendo alguns eventos e todos com segurança e mantendo os protocolos.
Abração para vc e seu pai.
Em breve nos encontraremos para matar a saudade dos encontros motociclisticos.
@@MF1000 valeu, logo mais estamos aí nos eventos !!!
Tenho uma Vstron 650 2019 já viajei com três baús dois laterais de alumínio Roncar e um traseiro Givi 45 litros de polipropileno mais garupa e não tive nenhum problema de chimar pode ser aerodinâmica do bau talvez uma vez que a moto é nova
Olá, Merquison!
Isso mesmo, uma possibilidade está vinculada a aerodinâmica e posicionamento do baú, vamos colocar outro modelo e de marca diferente para eliminar essa dúvida hehehe Abraço!
Eu tenho a tiger rally pro, com baus originais, shimma do mesmo jeito. Vou fazer o teste sem bau pra ver.
Assim que fizer esse teste, avisa pra gente..... uma das possibilidades que havíamos concluído, é que o baú original não desse esse problema.
Valeu pelo feedback!
to com uma F850 com top case pequeno abaixo de 60kms Chima tambem
Olá, Cadu!
Rapaz, infelizmente tem muita gente achando isso normal da moto, mas acredito que todas as tiger, assim como as BMW, já deveriam vir de fábrica com amortecedor de direção.
Obrigado pela sua informação.
Forte abraço!
mais todas Gs 750 pra cima ja vem com o amortecedor de direção, fiz o teste sem o top case o mesmo percurso não Chimou @@MF1000
Exato, isso mesmo que relatei, a Triumph poderia fazer que nem a BMW, colocar amortecedores de direção em todas suas motos.
Até o momento, não existe relatos de shimmy com as BMs. Isso é fato!
Valeu!
Eu sou de queimados rj.
Isso aí é do baú que da uma instabilidade na moto.
Tira o bauleto e testa....com certeza é o baú
Olá, Heloísio!
Antes de mais nada, obrigado pelo comentário.
A princípio era exatamente essa ideia que estamos tendo em relação ao baú, por ele ser feito sem muita aerodinâmica ideal para a moto.
Mas numa situação recente, onde estávamos sem o baú e com apenas uma mochila peque a amarrada no bagageiro e o "shimmy" dessa vez foi com velocidade maior a que registramos nesse vídeo.
Enfim, obrigado pela colaboração em tentar desvendar esse problema da Tiger.
Forte abraço
Perigoso amigo ótimas dicas guerreiro sucesso meu querido
Motao
Valeu, Adenilson! Infelizmente esse tipo de problema é recorrente em algumas motos.
Abração, meu amigo!
Tenho uma Tiger 900gt e ela tbm shima com baú. Uso um Shad 52 litros.
No mais é só não pilotar sem as mãos.
Valeu pelo depoimento, Fulvio.
Um amortecedor de direção seria uma solução, mas ainda não está disponível para esse modelo.
Abraço
Viajei com a minha porém uma Vstron 650 2019 com garupa e três baús dois alumínio laterais e um top case Givi de 45 litros todos lotados no limite de carga e um pouco mais rodei pela Castelo branco toda média de 150/160 km/hr sem problemas, espetacular.
Bom saber que a Vstron se mantém firme mesmo com toda essa carga.
Ela está usando amortecedor de direção?
@@MF1000 Ola
Amigo não uso amortecedor de direção está original com pneu metzeler next
A minha Rally Pro já veio com o suporte original da triumph.
Instalei um baú givi e sem problemas !
O suporte original apresenta uma certa mobilidade e teoricamente evita este problema.
Valeu pela informação, Sidney!
Sempre bom ter esse tipo de relato.
Deixei de comprar uma Tiger pelos diversos relatos desse problema. Tenho uma Vstrom Adventure e, com um baú SHAD 48, chego a 200km/h na total estabilidade. Penso que varios fatores influenciam, inclusive o entre-eixos que na Vstrom é maior.
Olá, Eldo Ribeiro!
Valeu pela sua participação 👍
Preciso ainda testar outro tipo de baú para sanar essas dúvidas, pois shimar em baixa velocidade do jeito que está é muito complicado mesmo.
Abraço
Tenho dúvidas se a aerodinâmica do baú cause esse problema, entre-eixos também faz sentido.
Vejo que o baú da Tiger 900 fica apoiado bem pra fora da moto, causando esse desequilíbrio.
Chegaram a ajustar a precarga da suspensão traseira?! Deu shimmy com baú e garupa?!
Olá, João Freitas!
Agradeço por perguntar e tentar ajudar.
Fizemos todos os testes, menos com garupa, depois que a moto "shimmou" sem baú, paramos e observamos que não se tratava apenas dos ajustes de um baú.
Quando levamos a concessionária, a moto ainda na garantia, eles não mexeram na suspensão traseira, apenas a preocupação com a dianteira, inclusive trocou roda completa.....
Forte abraço e mais uma vez obrigado.
Belo esclarecimento, tenho um Tiger XRX 2019 e acontece isso também.
Olá, Italo!
Primeiro agradeço pela sua participação.
Pois é meu amigo, temos que ficar sempre atentos, apesar de ser uma excelente máquina, muitos registros aconteceram relacionados ao shimmy dessa marca.
Abraço!
Olá amigo boa tarde, passando para prestigiar seu trabalho e deixar meu super like
Tive uma 800 xrx e tenho hj 900 GT pró ambas tiveram esse problema, o que resolveu foi 2 pneus Scorpion trail ll e zerou fiz também a troca do fluido das bengalas por um fluido sintético muito melhor que o original
Valeu, Alan!
Obrigado por compartilhar sua experiência nesse segmento.
Abraço!
Salve Marcelo então o problema era o baú, que coisa hein! Bom que vai resolver tmj abraço!
Abraço, Sandro!
Tenho tb , China mesmo baú 51 litros , mas lateral ,
Ando a 170 km h
Tenho que abrir um pouco as pernas como um flap
Corrige , mas não dá mas
Olá, João!
Deixo aqui uma dica importante para a galera da Triumph, que venha de fábrica o amortecedor de direção, pois temos relatos do shimmy em diversos modelos.
Obrigado por compartilhar sua experiência, forte abraço!
ja vim ajudar amigo, fortalecendo 💪💪
Deixa a pré carga da mola traseira mais dura pra ver se muda algo. A minha começou a querer shimar (beeeeem de leve quando instalei o baú), dei uma apertada na pré carga e zerou o problema. Mas essa aí ta shimando muuuuuito mais que a minha tava.
Valeu pela observação, meu amigo, conforme o vídeo, fizemos todos os procedimentos em relação a suspensão dianteira, e avaliamos baú, na traseira não fizemos alteração, pois a moto era pra manter a direção firme em qualquer situação da suspensão traseira. Obrigado pelo comentário.
Comprei a Tiger 2022 e comprei baú givi v56 o mesmo problema levei um susto quando soltei as mãos pra conectar a jugular do capacete tou tremendo até agora isso jamais poderia acontecer.
Estou assistindo o vídeo aqui ainda, porém tive o mesmo problema com a minha tiger800 xca.
Já botei a culpa em muita coisa, bau rodas com empenos eou desbalanciamento.
A algum tempo surgiu uma folga na minha caixa de direção, estava sem dinheiro na época eu mesmo decidi verificar, desmontei vi que a lubrificação e os rolamentos estavam ok, na montagem deixei a caixa de direção bem dura, justa, mais que os técnicos costumam deixar..., resultado a direção ficou bem mais dura, um pouco mais difícil para manobrar em baixa, porém o acabou o shiming, balanço do guidão.
Então verifique o ajuste da caixa de direção, pela lógica um amortecedor de direção faz isso deixa a o guidão mais pesado, e auxilia a não ter este balanço no guidão.
Sou mecânico de equipamentos industriais, então tenho alguma noção...
Agora que vi que estou assistindo de novo o vídeo hahaha, mas ta ai uma atualização do meu caso 2 anos depois
Mais um relato que, com certeza, merece nossa atenção. Já foram várias possibilidades e todas ficando sem encontrar o real motivo.
Quem sabe esse ajuste da caixa de direção seja uma possibilidade.
Mais uma vez agradeço sua participação e dessa vez trazendo novos argumentos sobre a tiger.
Abração
Nossa shimando nesta velocidade tão baixa
Grande o Baú, mas não vale apena corre riso por causa desse bau
Um outro estilo
Bem completo o Painel lindo
Verdade! Abraço, meu amigo.
Saudações meu irmão.
Olha só intro nova parabéns 👏.
Já tive esse problema,foi o baú tbm.
Demorei acreditar.
Agora Marcelo imagine vc se esse relato é uma Royal Endild.
Ótimo vídeo meu irmão
Pois é meu amigo, baú fazendo um arrasto grande na GT 900.
kkkkkk se fosse na RE, com certeza aqueles que "sabem de tudo" iam dizer que isso já estava pra acontecer e iriam inventar um, dois, três motivos bem espalhafatosos kkkkkk
Abração!
Bom dia! Marcelo como é o nome dessa plaquinha para evitar o barro não estou encontrando no mercado livre achei interessante!
Boa tarde, Wy Silva!
No mercado livre o anúncio estava pausado, mas o nome era TAMPA DO PARA LAMA TIGER 900.
Séria muito bom o amortecedor de direção pra ele porque essa moto tá sendo muito bem vendida !
Fala, Jandeboy!
Deixei um recado para o pessoal do Max Racing heheheh tomará que eles atendam o pedido
Abração
A minha tem um baú semelhante, da GIVI e também ocorre exatamente a mesma coisa!
Em baixa velocidade também? Então parece ser um problema crônico gerado pelo baú, coisa que não poderia estar acontecendo mesmo a moto em maior velocidade.
Abraço, Daniel!
@@MF1000 No meu caso ocorre em velocidades entre 75 a 90 km. Não tive coragem de testar em maior velocidade. A gente acredita que pelo porte da moto o baú não teria como influenciar na condução da moto, mas infelizmente não é assim. Bom, como eu preciso do baú para meu conforto no dia a dia e não costumo pilotar sem as mãos não é algo que me incomoda.
@@danielrobertoresende3596 Ok, abraço!
Agora fiquei preocupado. Penso em adquirir um baú traseiro para a minha Tiger 900 Rally e esse relato me assustou.
Tenho malas laterais, acabei de fazer uma viagem de 1.300km e não percebi esse problema.
Será que na configuração baú traseiro + malas laterais esse problema continuaria?
Olá, Stefano!
Se for o baú original da Triumph, não haverá problema algum, mas amanhã vou fazer um Test Ride da 900 rally e vou aproveitar essa sua pergunta e tirar a dúvida com o pessoal da Triumph.
Vou questionar também se outros tipos de baús podem ser usados sem causar qualquer tipo de problema na pilotagem.
Forte abraço!
@@MF1000 Faça essa gentileza e nos dê um retorno, por favor.
Sobre o baú original Triumph, são da GIVI, salvo engano o modelo Trekker Outback.
Será que o problema está relacionado com o tamanho do baú? O do amigo do vídeo é de 58 litros, talvez com um menor não apresente o problema. De qualquer forma, isso não deveria acontecer
@@stefanoriosadv com certeza, informarei.... Acabamos reprogramando a Test Ride da Tiger rally, para início da semana, pois em Salvador estava com chuva intensa e certamente não conseguiria fazer as filmagens com qualidade. Abraço
@@MF1000 Ok amigo, ficamos no aguardo do vídeo. Abraço
@@MF1000 Conseguiu fazer o test ride? Aguardamos mais informações. Abraço, amigo
Acontecendo comigo com baú givi tbm
Olá, Sandro!
Pois é, infelizmente essa situação é recorrente.
Hoje já existe o amortecedor de direção para esse modelo da Tiger, quando fizemos esse vídeo ainda não havia.
Todos as motos de média e grande cilindrada deveriam ser equipadas com amortecedor de direção.
Abraço
Quer bonita moto gostei de ver a moto usando óculos, será que ela tá com problema na visão? Brincadeira ficou show
Heheheheh abração, meu amigo!
Tenho uma ST 1200 e utilizo os Bauletos da LIVI e posso afirmar que esses baús são ótimos
Olá, da Silva!
Pelo que pude conferir de perto, trata-se de um excelente baú, mas para a Tiger 900 ele não deve ser uma boa opção, conforme demonstramos no vídeo, a moto perde completamente a direção.
Abração e obrigado pelo feedback.
@@MF1000 Abraços e fique com Deus
Boa noite grande amigo aquele abraço o guidão treme muito já deixando meu joinha
Forte abraço, Vilmar
tive uma tiger 1200 xca 2019 nunca shimo. com baú de 42 litros. mas já vi relatos que andar a mais de 160 km por hora elas shimam.
mais uma moto dessa sem poder usar um baú complica pq ela foi feita pra viajar.
Exatamente isso, moto pra pegar a estrada e o baú torna-se muito mais que um acessório, uma necessidade.
Mas o shimmy estava acontecendo em baixa velocidade e depois começou a oscilação da roda dianteira acima de 100km/h.
Valeu pelo comentário, forte abraço.
Olá, boa compartilhar, agora que estranho, tenho uma Tiger 900 GT e comprei um baú também da LIVI, a mais de 2 anos e nunca tive esse problema
Olá, Erick!
Pois é, muito estranho ela shimmar com baixa velocidade.
Muitos acreditavam que era o baú, mas mesmo sem ele o shimmy persistia.
Acredito que foi alguma falha na montagem da moto desse vídeo.
Abração
@@MF1000 isso mesmo, valeu por compartilhar experiências
Valeu, abração!
Boa tarde! Tudo bem?
Bela motoca hein? Quando você ia acelerar e por o motor pra mostrar esse belo ronco; ela shimou, que perigo hein?
Que bom que resolveu o problema.
Legal, uma possível substitutiva da CB 1000.
Verdade; o aparador de linha de pipa e essencial.
Interessante sobre enxergar o painel, rsrsrsrsrsrs ainda mais quem óculos e as vezes sai sem eles.
Legal o vídeo, abraço.
Fala, Vanderlei!
Realmente o painel dela é sensacional, a gente consegue visualizar tudo com facilidade independente do sol forte ou não.
Forte abraço!
Olá Amigos, tenho uma tiger 2022/2023 GT PRO, na cor e estilo dessa do vídeo, inclusive tenho um bau da LIVI 43 litros, embora não tenha dado SHIMANDO, notei que com o suporte que vem junto ao bau, faz com que o bau fuça mais afastado do banco, mais pra trás e isso com certeza faz muito diferença numa pilotagem com ou sem garupa, pois o pessoal fica muito atrás se transformando em um pêndulo, dependendo do peso colocado no bau, tende a ficar a frente mais leve, sendo assim estudei isso e tive uma solução que acredito ser a mais viável, maquei com esquadro o suporte e fiz na mesma direção 4 novos furos a 5 centímetros para trás, de forma que iria encaixar sem precisar mexer na regulagem do bau na base, assim o suporte foi mais pra frente 5 cm, o que melhorou 100% a estabilidade, pois além de não atrapalhar o conforto do garupa, o bau fica mais firme e próximo ao banco traseiro.
Olá, Américo! Obrigado por compartilhar sua experiência.
Realmente, sua visão em relação a posição e encaixe do baú faz muito sentido, mas mesmo sem o baú, a 900 GT também shimmou, talvez seja um caso isolado da moto em questão.
Forte abraço meu amigo
Tenho uma 800 XRX com o mesmo problema, troquei o pneu e continua igual, mas com garupa o problema some, vou testar sem o baú
Olá, Roberto!
Na 900 ainda não testamos com garupa, mas obrigado pela informação, com certeza ajuda e muito para que possamos sanar esse tipo de problema e evitarmos danos maiores.
Forte abraço!
NAVE DEMAIS MANO
oi Marcelo blz vou pedir a vc que retire os chumbo da roda dianteira e Fassa um teste ...se para vc pode deixar sem se não vc pede pra eles colocarem de volta blz se vc quiser eu ti passo meu número moto muito linda parabéns que Deus te ilumine 💗
Valeu, Roni!
Toda dica será muito bem-vinda, meu amigo!
Mas, como informei no vídeo, foi realizado até mesmo a troca da roda por completa e sem chumbo, depois realizamos o balanceamento para tirar as dúvidas, mas a moto mantinha o shimmy.
Sem o baú, conseguíamos manter uma boa estabilidade, e com o baú, a moto pede trepida conforme as imagens.
Abração e fica com Deus, irmão!
Versys 300 com baú e pneus mistos, ha 60 km/h nao pode nem pensar de soltar o Guidao
Olá, Juliana!
Pois é, todo cuidado é pouco.
Evitar altas velocidades, pois apesar de presentar o shimmy quando solta o guidom, não podemos arriscar.
Abraço
Amigo, tenho uma Tiger 800 e aconteceu exatamente assim comigo, quando eu soltava o guidão, a direção começava a shimar, troquei os pneus e o problema foi resolvido!
Olá, Alexandre!
Fico feliz que vc teve uma solução para esse problema.
No nosso caso, trocamos pneus, fizemos balanceamento e nada do shimmy sumir.
E a moto era nova.
Forte abraço e obrigado pelo seu depoimento.
Infelizmente isso é normal, principalmente nas Big Trails mais altas, onde o suporte do baú, fica bem alto.
Fica ainda pior, com esses baús quadrados.
Sempre uso os baús da Givi arredondados, que minimizam essa ocorrência do shimmy, mas ainda pode acontecer.
O ideal é usar as malas laterais, com as coisas mais pesadas, baixando o centro de gravidade, da moto. E colocar um baú traseiro pequeno, com as roupas mais leves ou mesmo uma mala presa na traseira, o que seria a melhor opção.
Agradecemos a sua visita e contribuição nesse relato, Marco, mas mesmo sem o baú, a moto ainda apresentou o shimmy em baixa velocidade, o que é muito estranho.
Forte abraço
@@MF1000 eu comprei uma das primeiras Tigers 900 do RJ, criamos um Grupo de Whatsapp com uns 70 participantes. Várias motos apresentaram problemas de Shimmy.
Em algumas foi necessário, que trocassem os pneus.
Segundo alguns relatos, as CCs alegaram que os pneu foram mal armazenados e se deformaram.
Essa minha primeira Rally Pro, não deu nenhum problema. Agora estou com outra, 2022, que também não deu nada.
@@MarcoNascimento61 Isso mesmo, Marco, cada caso deveria ser avaliado de forma minuciosa, essa moto do vídeo, trocamos a roda por completo, e não foi resolvido.
Essa questão do pneu, existe a possibilidade sim.
Abraço.
Olá Marcelo, bom assunto para todos quem anda de moto, já tinha ouvido falar nesse problema do baú.. É complicado e é muito perigoso, essa moto tem muitos acessórios.. Aqui não temos esse problema das pipas aqui chama se papagaio, ninguém usa a pipa! Abraço ✌️
Fala, Russo!
Heheheh aqui também no Brasil chamamos de Pipa, papagaio, araia e ainda tem outros nomes, e haja criatividade.
Valeu pela presença meu amigo. Abração
Bom dia amigo, posso utilizar a parte do seu vídeo mostrando o shime para meu canal? obrigado!! bons ventos !!
Olá, Arthur! Pode sim, fique a vontade, irmão.
Like#15 amigo Marcelo. Incrível mesmo isso. Acredito que esse baú pode criar um arrasto cm o vento e causa esse problema a partir de uma certa velocidade. Muito bom o vídeo e esclarecedor. Grande abraço TMJ! 👊🇧🇷
Valeu, Júnior!
Exatamente, pelo tamanho do baú e sem uma boa aerodinâmica deve estar empurrando o fundo da moto pra baixo deixando a frente sem controle.
Abração
Top video meu amigo show de bola
Isso é maior perigo
Sucesso sempre
Valeu, Rodrigues!
Tenho tbém uma Tiger 900, uso um baú Givi 43 L e tbém shima em baixas velocidades. Qdo removi o baú a shimada zerou. A quase total solução que eu encontrei, para andar com o baú, foi instalar um amortecedor de direção, aí controla bastante e não assusta mais.
Valeu, João!
Mas qual a marca do seu amortecedor de direção?
Fiz contato com os fabricantes do Max Racing e eles ainda estão trabalhando para lançar no mercado, devido as mudanças da nova Tiger GT.
Eu tbm preciso dessa informação
Infelizmente algumas motos tem esses problemas com Baú..... Já tive várias motos e algumas tinha essa característica..... Hj tenho uma Himalayan 411 e não tem problema com shimmy.... Tenho uma BMW 310 GS também zero problema....
Olá, Ricardo!
Obrigado pela sua participação.
Pois é, infelizmente isso vem ocorrendo e temos que ficar atentos para evitarmos o mal maior, que é gerado pelo shimmy.
Enfield e uma BMW, que maravilha.
Abraço
A minha z300 chima, me acostumei Ja.
Zorraaaaaa 🤔 aí complica heheheh
Abração, Tiagão
Parabéns pelo vídeo 👏👏🤠
Excelente.
Profissional.
Obrigado.
Parabéns.
Obrigado pelas palavras, Aires!
Muito bom mais com relato do proprietário muito bom sabendo disso bom pra relatar por ter muitas na rua e acabam nem sabendo disso já cheguei com aquele like topppp vídeo
Valeu, Jessé! Forte abraço...
Pelo que sei,existe uma distância máxima que o baú pode ultrapassar a lanterna traseira,talvez passou desse limite e o peso está causando o shime...
Olá, Arlen!
Isso mesmo, essa possibilidade é uma das que estamos investigando, a aerodinâmica do baú também pode gerar um peso extra através do vento.
Obrigado pela presença!
Gostei do video, amigo Marcelo! Boa informação para os interessados na Tiger 900 que é um excelente moto, sem dúvida. Pelo que observei, o próprio fixador da top case pode estar exercendo a força na extremidade do quadro, o que somado com a "péssima" aerodinâmica do baú faça o equivalente a levantar a dianteira por flap, tal como num avião. Abraço companheiro ✌️
Isso mesmo, Duo!
Aerodinâmica e posição da top case devem ajudar e muito para a perda de estabilidade da moto. Forte abraço, amigo!
Bagageiro da tiger é todo estranho , a base fica lá em cima voando
Tenho a Tiger 900 GT pro e o mesmo baú. Shima dessa forma a
De 70 a 85 km/h, após essa velocidade, fica estável.
Vou tirar e fazer o teste.
Acabei de fazer o teste sem o baú e realmente mudou completamente...
Ainda tem um leve shime a 85 km/h mas bem discreto.
Aproveitando, o baú fica muito traseiro. Acabei de tirar o suporte e vou adiantar 3 cm pra frente que certamente vai ajudar muito.
Obrigado pela dica Xande! 🤝🏻
Fala, Martinho!
Pois é, muito cuidado para não se surpreendido.
Sem baú ela está 100%
@@MF1000 fiz o teste sem o baú e foi batata...
Ficou pequena vibração a 85 km/h somente.
Resolvido! 🤝🏻
@@martinhosanches4913 blza👍
Milha Tiger 800 2019 tem o mesmo problema quando está com bau
A vantagem é que a sua já tem disponível o amortecedor de direção que elimina o shimmy. Para a 900 ainda estão produzindo.
O baú é da mesma marca?
eita saudade da época que eu tinha moto hehe
Ola Marcelo, parabéns pelo vídeo. Tenho um 900 GT Pro e quero colocar protetor de motor e carenagem. Pode indicar os modelos instalados na sua moto?
Olá, Robson!
Obrigado pela presença.
O protetor de motor e carenagem é da marca SCAM tava por $ 1.054,00 através do ML.
Qualquer dúvida, estamos por aqui, abraço!
Mas a TIGER é do nosso amigo Alexandre, a minha é a CB1000R.
Alo marcelão!! Que bronca eim. esse problema é perigoso, pode causar acidente né. Mas fora isso, essa moto é show de bola. Será que vem ai uma pro nosso amigo Marcelo Faria??
Os acessórios que ele colocou ficaram show. A moto ta linda. Agora de fato, e de assustar a vibração ali. Tavez pelo baú ficar muito na retaguarda da moto né... com esse peso extra ai... em fim. Investigar e tentar resolver o problema. Sucesso ao nosso amigo.
Forte abraço, Pedro!
Pessoal, não é o baú, é o BALANCEAMENTO da roda dianteira. Vejam em alguns canais, a solução é definitiva. Façam o balanceamento DINÂMICO....
Olá, Cadu Ramalho!
Destacamos nesse vídeo, que além de fazer o balanceamento dentro dos mais sofisticados equipamentos, também trocamos o jogo de rodas por completo para sanar todas as dúvidas relacionadas do shimmy e mesmo assim, a Tiger com e sem o baú voltou a shimmar.
Isso não são diagnósticos para todas as tiger, mas nesse caso específico, pude conferir de perto todos os procedimentos para descobrir a causa e infelizmente não tivemos êxito.
Agradeço pela sua participação, forte abraço.
.Hi, I'm Vietnamese. Nice to meet you, hope you agree. your video is very good and useful, i really like it, thank you for sharing
Eu tive um baú da Rocam muito parecido com esse aí fazia a mesma coisa com minha gs800
Olá, Igor!
Muitas vezes o baú é o vilão, mas mesmo sem ele, ela "shimou" também.
Abraço
Só o peso líquido desse baú já vai influenciar na dirigibilidade. Mas aposto também que a regulagem da pré carga da mola traseira está macia. Quanto mais peso na traseira, mais pressão de mola é necessário. O shimmy é reflexo da movimentação da suspensão traseira.
Olá, Enio Torres!
Agradeço a sua participação e também pela sua opinião sobre o shimmy, mas mesmo sem a baú a moto voltou a ter esse tipo de problema, apesar da concessionária fazer diversos ajustes para sanar essa irregularidade, infelizmente não obtivemos êxito, tirou a mão do guidom, a moto vai perdendo o controle, conforme imagens desse vídeo.
Forte abraço!
Tiger 1200, possuo uma. Mesma coisa. Com bau, a baixa velocidade ela Shima
Valeu pelo relato, Rodrigo!
Acredito que é o primeiro a relatar a 1.200 por aqui.
Abraço
Excellent video... Enjoy watching. Thanks for sharing dear friend. Greetings from Indonesia
Eu tenho uma Tiger 800 xrt 2020 , eu não coloquei baús de alumínio pôr conta do peso dos baús de alumínio, eu troquei os pneus pôr Michilim Anakee adventure, minha moto não deu mais shimmi !
Fala, Anderson!
Para a 800 tem a possibilidade de usar amortecedor de direção, uma boa solução que na 900 ainda não está disponível.
Abraço
Michelin com certeza um excelente pneu, uso na minha cb1000 road5
Vou testar com minha esposa garupa mais às malas !
Então esse problema tem a ver com o tamanho do baú??
A princípio sim, infelizmente esse modelo de baú, pela sua aerodinâmica e/ou posição de instalação um pouco mais para fora do moto, causou shimmy.
Boa noite meu amigo!!!
O problema não é a marca e sim o tamanho do baú, eu tenho uma tiger 900 rally pro 2023 e comprei um baú givi de 58L “baú original da moto,usa o suporte original” e mesmo com um baú givi de 3500 reais a minha moto shima muito com o baú, custei a acredita, fui até a concessionária e me falaram sobre o balanceamento ou baú, retirei o baú e a moto parou de shimar na hora!!!! Ela shima justamente na desaceleração entre 90 até 65 mais ou menos !!!! O jeito vai ser não tirar a mão do guidon quando usar o baú!!! Forte abraço meu amigo
Olá, Josemar!
Agradeço pelo seu depoimento, sempre bom a gente ter referências de quem pilota e passou por essas adversidades.
No nosso caso, 40 km/h a moto iniciava o shimmy e depois de vários testes, até mesmo sem o baú, e apenas uma mochila amarrada no bagageiro, a tiger também shimou.
Forte abraço