IOUU simplesmente "desapareceu" e sumiu com a grana dos investidores que tinham para receber! Cuidado! Retiraram o app da PlayStore e não é possível logar no site.
Muito arriscado, porém vale a pena se a empresa pagar certinho. Eu tenho 1 e recebo por volta de 3% ao mês. Porem o Riso é grande, se a empresa falir adeus dinheiro. Por isso só pode investir aquilo q se vc perder não vai fazer tanta falta.
Aí sim, disparado o melhor canal de investimentos do UA-cam, os outros somente propaganda de corretora, ta chato isso já. Abraço e parabéns pelo canal! Inscrito.
Obaaaaaa! Muito feliz em ouvir isso, Alex! Nós somos realmente o único que não faz propaganda de ninguém, mas visitamos todas as empresas para mostrar o melhor investimento para as pessoas. Alguma sugestão para a gente melhorar? Grande abraço!
Outra coisa fala pro pessoal da TUTU digital colocar um banner melhor no fundo, bah este aí parece aqueles de buteco, não dá nenhuma credibilidade a empresa visualmente. Abraço.
@@Yubbers Parabéns e obrigado pela mensagem, daqui a pouco seria interessante mais vídeos sobre ações e bolsa, também disponibilizar planilhas sobre o assunto, mas de qualquer forma de novo parabéns e sucesso sempre. abraço
@@alex_correa_1982, tudo bem? Obrigado pelo feedback. Gravamos na sala de reunião e colocamos uma bandeira que temos atrás. Está convidado a ir nos visitar, ficamos na Av. Paulista 1374, 5 andar! :D
Esse TUTUDIGITAL É UMA BOMBA! INADIMPLÊNCIA GIGANTESCA, SUPORTE LIXO. EU MESMO NÃO PONHO MAIS UM CENTAVO NESSE PLATAFORMA. NEXOOS, IOUU E KAVOD OUTRA HISTORIA.
Invisto há algum tempo em P2P e vale mencionar que os riscos são grandes. Se você não tiver perfil para riscos cuidado. Invisto em todas as que você mostrou . Já tive 22% de atraso em pagamentos numa dessas Fintechs que você mostrou e hoje é de12%. Uma delas é zero de atraso. Com o tempo vi que uma tem mais cuidado com os riscos do investidor que outras. Mas no final acho que realmente é mais uma forma de investimento.
Yubb Há mais de um ano e valores relativamente significativos. O maior problema é o balanço das empresas tomadoras de empréstimo é que elas mesmo enviam o balanço, não falo que são falsos, mas não tem uma auditoria. Tenho repensado mina posição nesses investimentos.
@@Alex-Ulhoa . Estava pensando a mesma coisa sobre os balanços. Mas acho que a gente tem que analisar essa informação como só mais uma, sem se apegar muito nela, assim como avaliar o mercado, o momento da empresa, os concorrentes que ela enfrenta etc.
João Paulo mas nesse tipo de investimento é muito difícil, eu olho vários itens, mas são pequenas empresas sem informação suficiente. A Fintech mais segura é a Kavod Lending, que empresta para franquias.
Seria interessante uma pessoa que você queria emprestar o dinheiro se cadastrar no site e por lá você emprestar para ela usando o site como intermediário
Estou conhecendo o modelo agora. Tenho algumas dúvidas: a a)empresa cadastrada tem patrimônio para pagar a dívida? b) a plataforma faz uma avaliação de patrimônio e dívida para que seja emprestado a empresa? c) só é emprestado dinheiro a empresas com patrimônio suficiente para adimplir as dividas (com os investidores e demais credores) ? Se há essa preocupação do site, primeiramente o investimento é de médio a baixo risco, pq de certa forma o investidor sempre vai ganhar. Outro ponto, é que se não essa preocupação é um ponto negativo, embora a solidariedade não se presuma (conforme a lei civil), seria mais seguro ao investidor emprestar se a plataforma faz esse tipo de observação, visto que tenha patrimônio para adimplir a dívida. Vou entrar em contato com alguma dessas plataformas, provavelmente irei investir alguns trocados.
Bernardo, legal a iniciativa de trazer um panorama geral das P2P. Porém, pra informação condizer com a realidade, não só o bônus deve ser comentado, mas sim, também, o ônus. É só dar uma pesquisada na internet e colher comentários dos mais diversos com relação à alta inadimplência das tomadoras de crédito, critérios muito "abertos" por parte das P2P para seleção das tomadoras (o que gera a alta inadimplência), falta de ação/morosidade das P2P para reaver o dinheiro dos investidores (vai desde não tomada de ação, passa por períodos ridiculamente longos em negociações extra-judiciais e vai até a não entrada com a ação judicial). Numa análise não-tendenciosa, seu vídeo deveria ter falado disso também. Fica a sugestão. O objetivo é o seguinte: se esses pontos não forem minimizados, a indústria de P2P está fadada ao fracasso e cair no descrédito no Brasil ; ou as empresas locais vão ser "engolidas" por um player externo que trate esses assuntos mais seriamente. E, pra mim, não adianta falar que elas já fazem isso, pois senão, os feedbacks estariam de acordo com o risco informado por elas, o que, no meu entender, estaria Ok. Agora, do jeito que está, a atual realidade é um desmotivador pra quem quer entrar.
Kavod disse ser a única que pede garantia. Não sei que tipo de garantia que falam, mas na TuTu Digital (onde invisto) tem - se avalistas do empréstimo. Conheci a Kavod e Yubb no mesmo ano na CPBR, foi a primeira P2P que conheci, mas seu investimento inicial era de 10 mil, disseram na época que queriam abaixar para 1 Mil, mas só conseguiram para 5 mil até o momento. A TuTu eu conheci investigando e tinha bons elogios. Meu primeiro investimento foi de 2 mil onde eu pude dividir esses dois mil em duas empresas. Esse era o mínimo e era possível dividi-lo. Hoje não é mais possível dividir o investimento em mais de uma empresa, mas o valor mínimo de investimento diminuiu para 500 reais. Onde eu pude participar de mais campanhas. Nexoos o primeiro investimento (não sei se continua assim) tinha q ser de 6 mil e dividir isso em três empresas, depois podia-se investir apenas o valor mínimo de 2 mil. Esse primeiro investimento faz com que eu ainda possa experimentar essa plataforma. Ioouu não tive ainda a sorte de pegar uma campanha q eu pudesse participar, já que o mínimo antes era de 1 Mil e agora é de 500 reias (se não me engano). É só uma questão de tempo. Há o risco de inadimplência, mas o que acontece é não receber na data, pq a intermediária (Kavod, TuTu, etc) entra com a parte jurídica se necessário. Uma das empresas q investi chegou-se a esse ponto e não estou preocupado por ter essa parte jurídica e um avalista. Quando só atrasa agente até comemora como investidor, pq ganha um jurinho a mais. =P
Pelo que olhei na kavod essa garantia pode ser um percentual da receita em cartão de crédito por exemplo, tem algumas outras formas de garantia tb. Em relação à sua experiência com esse atraso, conta mais aí, não rolou um medo da empresa tomadora do crédito dar um calote não kkkk?
Medo Sim/Não. Quando entrei já conhecia muitas opções de investimento. Sabia do conceito de mais risco, mais rendimento. Tanto que a empresa que foi preciso ir para conciliação foi uma empresa que teve um rating mais baixo. O processo disso ainda não terminou, mais não estou muito preocupado. Ja tinha a ideia, de não precisar da grana antes do termino do investimento (nem depois, pq esse dinheiro eu reinvisto). Mas o bom das não inadimplentes é poder fazer o juros sobre juros. Pq agente recebe o valor do empréstimo + juros divididos pela quantidade de tempo acordado (se for 18 meses, agente recebe 18 parcelas iguais durante os 18 meses). Ja ia colocando o que recebia na NuConta para ir rendendo. Quando junta-se uma quantidade e pode-se investir em outra campanha, isso cria uma bola de neve maravilhosa. Pq a média e juros de uma empresa com bom Rating (pelo menos B) é de 12% e um com Rating mais "ruim" (um C3, mais perto do D ) da um juros de 19%. Receber parte do valor por mês e poder reinvestir, pode dar algo muito, mas muito bom. Mas se tem 2 Mil, por exemplo, é mais interessante investir em quatro projetos/empresas do investir os 2 Mil em uma única empresa, podendo assim se arriscar mais a pegar juros maiores.
@@lucassoarespaiva5103 calma na hora de ver esse 3,28 a.m. Pq normalmente eles colocam o calculo sobre T.I.R. No TIR muitas vezes vai aparecer rentabilidade 39%, 40%, 50% ao ano ou mais de 2% e 3% ao mês, mas a rentabilidade real normalmente é metade disso. Ainda é muito boa a rentabilidade, mas não o tamanho que aparenta. Não sei se nas outras possui a opção de calcular o valor final em reais do investimento (na TuTu tem). Vendo o valor final, nós conseguimos saber a rentabilidade verdadeira.
@@Yubbers Achei bem facil e intuitiva, acho ate que poderiam fazer alguma materia com eles, tem pouco conteuno no youtube, ate porque eles sao novos no mercado. Mas eh tudo simples, faco tudo no app.
Bacana TechNews além das garantias, buscamos atuar no segmento de franquias, pois entendemos que é um segmento muito mais seguro e com maior chances de sucesso.
@@KavodLending Franquias de marcas conhecidas ajudam no sucesso da implementação ou expansão do negócio porém não acho ser uma segurança por exemplo mac donnalds abriram tantas em são paulo e muitas fecharam devido a concorrência o nome da franquia e o knowhow da marca com certeza aumentam as chances do negócio prosperar porém considero uma garantia como FGC algo mais seguro numa aplicação de CDB que no peer to peer acho a principal dificuldade é a análise de risco - retorno do investimento na renda fixa por exemplo temos a aplicação em debêntures de capital privado de empresas consolidadas no mercado de preferência incentivadas e com isenção de IR. Acho o peer to peer ótimo para investidores avançados com capital consolidado e com reserva de emergência e a fins de diversificação uma oportunidade de obter maiores rendimentos com um pequeno percentual de nosso capital com risco controlado. Seria interessante maiores garantias nesse novo tipo de investimento na minha opinião mas sim possui um potencial enorme como fintech assim com o crowdfunding imobiliário mas a principal dificuldade é a análise do risco - retorno do investimento principalmente por ser uma modalidade nova de investimento gerando desconfiança até dos investidores mais arrojados.
Bacana TechNews sem dúvida as operações com FGC são de menor risco e, por isso, menor retorno também. Como o nosso CEO disse no vídeo, P2P não é para todo mundo. E a questão da diversificação que mencionou é fundamental. Além da questão da franquia, buscamos empresas que já atuam há pelos menos 24 meses e com faturamento acima de 4-5 milhões/ano, assim temos mais condições de avaliar o histórico financeiro da empresa. Fora isso a taxa de mortalidade de PMEs nos primeiros 5 anos de vida é de 85%. No segmento de franquias, essa taxa vai para 4,5%, ou seja, a chance de sucesso é bem maior. Por isso mencionei ser um nicho bem mais seguro. Toda nossa equipe vem do mercado financeiro, portanto nossa análise de crédito é muito próxima das praticadas por bancos, porém, fazemos de formas mais rápida e oferecemos uma solução de financiamento mais adequada a essas empresas.
@@KavodLending Achei sua plataforma bem intuitiva e bem explicada sobre tudo no quesito garantias e risco como sugestão seria legal informar o rendimento real já descontado o IR além do rendimento bruto taxa CDI e valor das parcelas de pagamento com certeza sua plataforma é a que oferece um portifólio com menor risco e um bom retorno investindo em franquias conhecidas valeu pelas informações adicionais sucesso a sua equipe abraços.
Mais uma vez venho agradecer sua iniciativa Bernardo, muito bom o vídeo. O tutu foi o único que falou da inadimplência, os demais não foram questionados sobre ? Tem como acessar essa informação das demais empresas? Uma dúvida que ainda tenho é como essas empresas são remuneradas ? É pelo spread entre o % pago ao investidor pelo tomador do crédito ?
lucas soares paiva posso responder pela Kavod. Nós não fazemos spread. A Taxa cobrada da empresa é repassada aos investidores. Também não há custo de TED nem no envio dos recursos, nem no recebimento das parcelas. Apenas cobramos uma taxa de sucesso da empresa na conclusão da captação. Sobre inadimplência, não tivemos nenhum caso de inadimplência até o momento.
Luas, acho que seria muito legal para você dar uma olhada no nosso novo vídeo sobre qual é o melhor P2P do Brasil, perincipalmente se você está pensando em realizar investimentos nessa modalidade: ua-cam.com/video/mIaxsao1V0c/v-deo.html
Em caso de quebra da instituição emissora da CCB como ficam os investimentos? obs: Nao me refiro ao tomador do empréstimo e sim da instituição que "intermedia" a operação?
Olá, Renato! Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário! Já recebemos essa sugestão aqui também! Pode deixar que já anotamos essa ideia para próximos vídeos aqui no canal, então fique de olho ;)
É simples, tá emprestando dinheiro para empresas/comércios. Difícil é que falam um monte de termos que não têm necessidade pra parecer um investimento melhor e confundem o simples. "Default", o risco é inadimplência e imagino que quem recorra à isso, sejam empresas que não conseguiram tomar crédito no banco. O banco têm caixa pra aguentar o calote. Realmente não é pra todo mundo. É para investidor agressivo que se perder o valor investido, não tenha um impacto tão grande.
Sempre tive uma dúvida desse tipo de investimento quando procurei para investir. É sobre a tributação. Certa vez eu li em uma dessas empresas a necessidade de mensalmente recolher DARF sobre o lucro dos juros pagos pela empresa, e a depender do valor que se coloca, acaba tendo muito trabalho pra recolher lucros baixos. Poderiam explicar melhor essa questão do recolhimento mensal do imposto por essas empresas?
Kavod, Nexoos, Iouu: sei que eles já fazem retenção do IR (ou seja, você não tem que preencher DARF). Mas, se não fizerem, você precisa saber calcular (isto é, saber, para cada parcela, quanto tem de amortização e quanto tem de juros [alíquota de 22,5% a 15%, conforme o tempo]).
Não existe 3% ao mês, eles mentem, dizem que fixa em média de 30 a 40% ao ano ,as quando vc simula, na verdade fica metado dessa porcentagem....máximo que chega em empresa de alto risco é de 2% ao mês, empresas boas pagadoras fica no máximo de 1% mês. Ridículos o que eles pagam
Para mim é uma nova forma de pirâmide, não tem garantia de nada, infelizmente não me sinto a vontade de colocar meu dinheiro na mão de empresas que não conheço... Muito complicado....e arriscado.
IOUU simplesmente "desapareceu" e sumiu com a grana dos investidores que tinham para receber! Cuidado! Retiraram o app da PlayStore e não é possível logar no site.
Bom tenho investimento na iouu, estou recebendo normal, atrasa 1 a 3 dias para a empresa pagar, mas vejo muita gente reclamando que não estão recebendo
Depende da campanha que a tomadora de empréstimo negociou o tempo. O menor tempo normalmente é 12 meses, mas já vi em 5 meses. O maior que vi foi 36 meses. Nessa modalidade, não se recebe só no vencimento. Ex: se for em 12 vezes, pega a rentabilidade (ex 15%) e soma com valor investido (ex 500 + 75 = 575 valor investido mais rentabilidade) e divide o pagamento em 12 vezes (12 x 47,91). Vc irá começar receber a partir do primeiro mês após o investimento em uma campanha/empresa até terminar a quantidade de meses. Da mesma forma que acontece quando pegamos empréstimo com o banco.
Oii! Vc chegou a assistir nosso outro vídeo sobre P2P comparando todas as plataformas do país? Lá falamos os valores mínimos e outras informações sobre cada plataforma. ua-cam.com/video/mIaxsao1V0c/v-deo.html
Infelizmente não, Rafa... :/ Nesses casos o investidor perde o dinheiro mesmo. Por esse motivo as empresas de P2P possuem sua própria forma de avaliar as empresas antes de efetuar o empréstimo.
@@Yubbers Não faz sentido emprestar dinheiro para quem não terá nenhuma punição se não pagar. Praticamente a pessoa está dando o dinheiro para a empresa e vai esperar apenas a boa vontade do devedor de devolver. Assim que eu vejo...
Realmente é um investimento bem mais arriscado do que outros do mercado, mas geralmente essas empresas estão sujeitas a sofrer um processo em caso de inadimplência, mas em relação ao dinheiro do investidor fica mais complicado mesmo.
IOUU simplesmente "desapareceu" e sumiu com a grana dos investidores que tinham para receber! Cuidado! Retiraram o app da PlayStore e não é possível logar no site.
Lamentável quando emprestamos para uma empresa através de uma P2P, não recebe desde a primeira parcela, e depois vê essa mesma empresa caloteira pedindo empréstimo para outra P2P. Krater é uma empresa caloteira.
IOUU simplesmente "desapareceu" e sumiu com a grana dos investidores que tinham para receber! Cuidado! Retiraram o app da PlayStore e não é possível logar no site.
maior, tenta cobrar a pessoa que você emprestou dinheiro ou ele irá ignorar e deixar de lado a divida e vc fica a ver navios, obs não são todos as pessoas que fazem isso mas não é raro.
também acho ações tem possibilidade de ganhos maiores com risco menor porém também pode se perder muito dinheiro por desvalorização da ação no longo prazo por ser renda variável e no peer to peer pode se perder 100% no caso de inadimplência.
Olá, Paulo! Tudo bem? Você já chegou a fazer investimentos em P2P? Realmente tanto ações, quanto peer-to-peer são duas modalidades de renda variável que apresentam riscos maiores aos investidores! Por isso é sempre bom ficar atento e pesquisar bem antes de aplicar o seu dinheiro.
Não acho que P2P tem retorno menor que ações. Não tem como comparar se formos analisar no curto prazo. Ações são mais seguras e rentáveis a longo prazo, no curto prazo podem ser bem piores que P2P.
Têm alguns títulos com taxa de 0,75% a.m pra que tomar risco elevado com taxa de FII em Cri? Nas plataformas que vi, sempre as opções de rentabilidade acima de 1% a.m, estão indisponíveis. Ações são empresas Públicas, com uma série de requisitos á cumprir, mesmo assim conseguem fraudar, imagine uma de capital fechado. Isso é bom pra quem vende e bom pra quem toma crédito🤷♂️
Boa noite. Qual é o lucro da plataforna? Éla lucra em cima dos financiadores, no caso quem empresta ou nos juros de quem paga? Tenho conta poupança e estou querendo diversificar a forma de renda.
Uma dica.. Sai da poupança, vai pro tesouro direto selic. Pesquisa no Google, é o investimento mais seguro, liquidação no máximo D+1 e rende muito mais que a poupança!
Depende da fintech. Do que eu tentei perguntar e me responderam, seria assim: 1) Colocam a empresa no Serasa e fazem cobrança administrativa (ligações, emails etc.). 2) Passado um tempo, eles entram na justiça com advogado. Se ganharem, eles ficam com um % do valor ganho.
Se não me engano a Kavod deve ser a que tem o valor mínimo mais alto, 3 mil (abaixaram esse limite recentemente). As outras devem ter mil reais no mínimo.
Olá, Matheus! Tudo bem? Como o Daniel disse, na Kavod o valor mínimo para investir é de R$3.000,00. Fizemos outro vídeo recentemente no qual trazemos essas informações sobre as plataformas de P2P, além de uma tabela com todas as taxas, parceiros e muito mais: ua-cam.com/video/mIaxsao1V0c/v-deo.html Acho que você vai curtir bastante! ;)
Parabens pelo vídeo. Como sugestão, você poderia explicar melhor a taxa de juros que estas empresas oferecem. Por exemplo, uma taxa ofertada de 30% a.a. em R$1.000,00 deveria dar um retorno de R$1.300,00 ao final de 12 meses. Porém, estes mesmos R$1.300,00 retornam somente ao final de 2 ANOS. Então a taxa deveria ser vendida como sendo de 15% a.a. Fica a sugestão. Abraço.
Se a taxa ofertada é 30%aa, é 30%aa! É questão de matemática financeira (você precisa saber converter as taxas aa, am etc., calcular taxa efetiva, fazer tabela price).
@@diogenestarga2911 30%aa = 2,21044506%am Coloque esta fórmula no excel: "=PGTO(0,0221044506;24;-1000)" No seu exemplo, são 24 parcelas de aproximadamente 54,14 (parcela da tabela price). A cada mês tem amortização. Portanto, no mês seguinte os juros incidem sobre uma base de cálculo menor.
PER 2 PER SERIA UMA BOA SE NÃO FOSSEMOS UM PAIS DE CALOTEIROS QUE ESTÃO NEM AÍ EM SUJAR O PROPRIO NOME E TER SEU CREDITO SER RESTRITO NO SERASA OU QUALQUER OUTRO ORGÃO
Oscilar não oscila. Mas a segurança é menor se comparado a um CDB, tesouro direto, COE, etc. Mas vem a regra, mais risco = a mais rentabilidade, e não esquecer de diversificar, nunca colocar tudo em apenas uma única empresa/campanhas.
Realmente, P2P não é um investimento para pessoas que estão procurando fazer uma reserva de emergência. Não é tão sólido quanto títulos de renda fixa, no entanto, é uma opção interessante para investidores mais experientes que estão buscando rentabilidades interessantes e querem diversificar seu portfólio!
O que vocês acharam dos investimentos em peer-to-peer? Conta aqui para a gente!
IOUU simplesmente "desapareceu" e sumiu com a grana dos investidores que tinham para receber! Cuidado! Retiraram o app da PlayStore e não é possível logar no site.
Muito arriscado, porém vale a pena se a empresa pagar certinho.
Eu tenho 1 e recebo por volta de 3% ao mês.
Porem o Riso é grande, se a empresa falir adeus dinheiro.
Por isso só pode investir aquilo q se vc perder não vai fazer tanta falta.
Interessante... Não conhecia. A tributação segue a tabela de renda fixa? E como é declarado na declaração anual de imposto de renda? Vlw
Aí sim, disparado o melhor canal de investimentos do UA-cam, os outros somente propaganda de corretora, ta chato isso já. Abraço e parabéns pelo canal! Inscrito.
Obaaaaaa! Muito feliz em ouvir isso, Alex! Nós somos realmente o único que não faz propaganda de ninguém, mas visitamos todas as empresas para mostrar o melhor investimento para as pessoas. Alguma sugestão para a gente melhorar? Grande abraço!
Outra coisa fala pro pessoal da TUTU digital colocar um banner melhor no fundo, bah este aí parece aqueles de buteco, não dá nenhuma credibilidade a empresa visualmente. Abraço.
@@Yubbers Parabéns e obrigado pela mensagem, daqui a pouco seria interessante mais vídeos sobre ações e bolsa, também disponibilizar planilhas sobre o assunto, mas de qualquer forma de novo parabéns e sucesso sempre. abraço
@@alex_correa_1982, tudo bem?
Obrigado pelo feedback.
Gravamos na sala de reunião e colocamos uma bandeira que temos atrás.
Está convidado a ir nos visitar, ficamos na Av. Paulista 1374, 5 andar! :D
@@tutudigital4755 valeu o recado, sucesso sempre há vocês!!! abraço.
Esse TUTUDIGITAL É UMA BOMBA! INADIMPLÊNCIA GIGANTESCA, SUPORTE LIXO. EU MESMO NÃO PONHO MAIS UM CENTAVO NESSE PLATAFORMA. NEXOOS, IOUU E KAVOD OUTRA HISTORIA.
Boas opções para investir em P2P.
Bernardo vc poderia fazer um vídeo sobre a Match Money.
De já agradeço pelo feedback.
Essa forma de investimento é uma grande novidade para mim. Vou maratonar seus vídeos!
Invisto há algum tempo em P2P e vale mencionar que os riscos são grandes. Se você não tiver perfil para riscos cuidado. Invisto em todas as que você mostrou . Já tive 22% de atraso em pagamentos numa dessas Fintechs que você mostrou e hoje é de12%. Uma delas é zero de atraso. Com o tempo vi que uma tem mais cuidado com os riscos do investidor que outras. Mas no final acho que realmente é mais uma forma de investimento.
Falou tudo, Alexandre! P2P é uma modalidade de investimento bem arriscada e não é para iniciantes!
Você já investe em peer-to-peer há quanto tempo?
Yubb Há mais de um ano e valores relativamente significativos. O maior problema é o balanço das empresas tomadoras de empréstimo é que elas mesmo enviam o balanço, não falo que são falsos, mas não tem uma auditoria. Tenho repensado mina posição nesses investimentos.
@@Alex-Ulhoa . Estava pensando a mesma coisa sobre os balanços. Mas acho que a gente tem que analisar essa informação como só mais uma, sem se apegar muito nela, assim como avaliar o mercado, o momento da empresa, os concorrentes que ela enfrenta etc.
João Paulo mas nesse tipo de investimento é muito difícil, eu olho vários itens, mas são pequenas empresas sem informação suficiente. A Fintech mais segura é a Kavod Lending, que empresta para franquias.
@@Alex-Ulhoa , mas tem uma que pede garantia, não tem ? Posso estar enganado.
Seria interessante uma pessoa que você queria emprestar o dinheiro se cadastrar no site e por lá você emprestar para ela usando o site como intermediário
Estou conhecendo o modelo agora. Tenho algumas dúvidas: a a)empresa cadastrada tem patrimônio para pagar a dívida? b) a plataforma faz uma avaliação de patrimônio e dívida para que seja emprestado a empresa? c) só é emprestado dinheiro a empresas com patrimônio suficiente para adimplir as dividas (com os investidores e demais credores) ? Se há essa preocupação do site, primeiramente o investimento é de médio a baixo risco, pq de certa forma o investidor sempre vai ganhar. Outro ponto, é que se não essa preocupação é um ponto negativo, embora a solidariedade não se presuma (conforme a lei civil), seria mais seguro ao investidor emprestar se a plataforma faz esse tipo de observação, visto que tenha patrimônio para adimplir a dívida. Vou entrar em contato com alguma dessas plataformas, provavelmente irei investir alguns trocados.
Yubb pode atualizar esse vídeo achei interessante...
pode fazer algum video falando desses investimentos quanto a imposto de renda?
esse ceo da nexoos é uma gracinha 😍😘
Bernardo, legal a iniciativa de trazer um panorama geral das P2P. Porém, pra informação condizer com a realidade, não só o bônus deve ser comentado, mas sim, também, o ônus. É só dar uma pesquisada na internet e colher comentários dos mais diversos com relação à alta inadimplência das tomadoras de crédito, critérios muito "abertos" por parte das P2P para seleção das tomadoras (o que gera a alta inadimplência), falta de ação/morosidade das P2P para reaver o dinheiro dos investidores (vai desde não tomada de ação, passa por períodos ridiculamente longos em negociações extra-judiciais e vai até a não entrada com a ação judicial). Numa análise não-tendenciosa, seu vídeo deveria ter falado disso também. Fica a sugestão. O objetivo é o seguinte: se esses pontos não forem minimizados, a indústria de P2P está fadada ao fracasso e cair no descrédito no Brasil ; ou as empresas locais vão ser "engolidas" por um player externo que trate esses assuntos mais seriamente. E, pra mim, não adianta falar que elas já fazem isso, pois senão, os feedbacks estariam de acordo com o risco informado por elas, o que, no meu entender, estaria Ok. Agora, do jeito que está, a atual realidade é um desmotivador pra quem quer entrar.
Olha, pelo que eu já pesquisei a única cheia de reclamações é a Biva. A Kavod por exemplo acho que tem só uma ou duas no Reclame Aqui.
@@danielqsc1 Não achei a Kavod no ReclameAqui. Acho que não há reclamações...
Kavod disse ser a única que pede garantia. Não sei que tipo de garantia que falam, mas na TuTu Digital (onde invisto) tem - se avalistas do empréstimo. Conheci a Kavod e Yubb no mesmo ano na CPBR, foi a primeira P2P que conheci, mas seu investimento inicial era de 10 mil, disseram na época que queriam abaixar para 1 Mil, mas só conseguiram para 5 mil até o momento.
A TuTu eu conheci investigando e tinha bons elogios. Meu primeiro investimento foi de 2 mil onde eu pude dividir esses dois mil em duas empresas. Esse era o mínimo e era possível dividi-lo. Hoje não é mais possível dividir o investimento em mais de uma empresa, mas o valor mínimo de investimento diminuiu para 500 reais. Onde eu pude participar de mais campanhas.
Nexoos o primeiro investimento (não sei se continua assim) tinha q ser de 6 mil e dividir isso em três empresas, depois podia-se investir apenas o valor mínimo de 2 mil. Esse primeiro investimento faz com que eu ainda possa experimentar essa plataforma.
Ioouu não tive ainda a sorte de pegar uma campanha q eu pudesse participar, já que o mínimo antes era de 1 Mil e agora é de 500 reias (se não me engano). É só uma questão de tempo.
Há o risco de inadimplência, mas o que acontece é não receber na data, pq a intermediária (Kavod, TuTu, etc) entra com a parte jurídica se necessário. Uma das empresas q investi chegou-se a esse ponto e não estou preocupado por ter essa parte jurídica e um avalista. Quando só atrasa agente até comemora como investidor, pq ganha um jurinho a mais. =P
Pelo que olhei na kavod essa garantia pode ser um percentual da receita em cartão de crédito por exemplo, tem algumas outras formas de garantia tb. Em relação à sua experiência com esse atraso, conta mais aí, não rolou um medo da empresa tomadora do crédito dar um calote não kkkk?
Medo Sim/Não. Quando entrei já conhecia muitas opções de investimento. Sabia do conceito de mais risco, mais rendimento. Tanto que a empresa que foi preciso ir para conciliação foi uma empresa que teve um rating mais baixo. O processo disso ainda não terminou, mais não estou muito preocupado. Ja tinha a ideia, de não precisar da grana antes do termino do investimento (nem depois, pq esse dinheiro eu reinvisto). Mas o bom das não inadimplentes é poder fazer o juros sobre juros. Pq agente recebe o valor do empréstimo + juros divididos pela quantidade de tempo acordado (se for 18 meses, agente recebe 18 parcelas iguais durante os 18 meses). Ja ia colocando o que recebia na NuConta para ir rendendo. Quando junta-se uma quantidade e pode-se investir em outra campanha, isso cria uma bola de neve maravilhosa. Pq a média e juros de uma empresa com bom Rating (pelo menos B) é de 12% e um com Rating mais "ruim" (um C3, mais perto do D ) da um juros de 19%. Receber parte do valor por mês e poder reinvestir, pode dar algo muito, mas muito bom.
Mas se tem 2 Mil, por exemplo, é mais interessante investir em quatro projetos/empresas do investir os 2 Mil em uma única empresa, podendo assim se arriscar mais a pegar juros maiores.
@@marcosSantanaBob Boa a estratégia, na nexoos as vezes aparece umas com rating d3 pagando 3,28 a.m. São opções bem interessantes
@@lucassoarespaiva5103 calma na hora de ver esse 3,28 a.m. Pq normalmente eles colocam o calculo sobre T.I.R. No TIR muitas vezes vai aparecer rentabilidade 39%, 40%, 50% ao ano ou mais de 2% e 3% ao mês, mas a rentabilidade real normalmente é metade disso. Ainda é muito boa a rentabilidade, mas não o tamanho que aparenta. Não sei se nas outras possui a opção de calcular o valor final em reais do investimento (na TuTu tem). Vendo o valor final, nós conseguimos saber a rentabilidade verdadeira.
@@marcosSantanaBob Obrigado pelo alerta, vou olhar o site da tutu.
Como é a tributação desse investimento?
CVM ? Qual a ligação.
Estou investindo na Mutual, estou com um valor baixo pois claro o risco eh real, mas o lucro tbm.
Que legal, Junior! Eu nunca investi nessa modalidade de empréstimo, o que vc achou de investir por meio dessa plataforma?
@@Yubbers Achei bem facil e intuitiva, acho ate que poderiam fazer alguma materia com eles, tem pouco conteuno no youtube, ate porque eles sao novos no mercado. Mas eh tudo simples, faco tudo no app.
Boa tarde ! Você teve alguma parcela em atraso?
.
Esqueci seu nome, mais quero aprender compra e venda ações no home brock no momento não tenho investimento suficiente para ir no Toro radar
Valeu interessante,!!!
Faltou entrevistar o presidente da mutual!!
Alto risco de calote mas altos retornos e poucas garantias no kavod ainda oferecem garantias como investimentos na corretora Xp como colateral.
Bacana TechNews além das garantias, buscamos atuar no segmento de franquias, pois entendemos que é um segmento muito mais seguro e com maior chances de sucesso.
@@KavodLending Franquias de marcas conhecidas ajudam no sucesso da implementação ou expansão do negócio porém não acho ser uma segurança por exemplo mac donnalds abriram tantas em são paulo e muitas fecharam devido a concorrência o nome da franquia e o knowhow da marca com certeza aumentam as chances do negócio prosperar porém considero uma garantia como FGC algo mais seguro numa aplicação de CDB que no peer to peer acho a principal dificuldade é a análise de risco - retorno do investimento na renda fixa por exemplo temos a aplicação em debêntures de capital privado de empresas consolidadas no mercado de preferência incentivadas e com isenção de IR. Acho o peer to peer ótimo para investidores avançados com capital consolidado e com reserva de emergência e a fins de diversificação uma oportunidade de obter maiores rendimentos com um pequeno percentual de nosso capital com risco controlado. Seria interessante maiores garantias nesse novo tipo de investimento na minha opinião mas sim possui um potencial enorme como fintech assim com o crowdfunding imobiliário mas a principal dificuldade é a análise do risco - retorno do investimento principalmente por ser uma modalidade nova de investimento gerando desconfiança até dos investidores mais arrojados.
Bacana TechNews sem dúvida as operações com FGC são de menor risco e, por isso, menor retorno também. Como o nosso CEO disse no vídeo, P2P não é para todo mundo. E a questão da diversificação que mencionou é fundamental.
Além da questão da franquia, buscamos empresas que já atuam há pelos menos 24 meses e com faturamento acima de 4-5 milhões/ano, assim temos mais condições de avaliar o histórico financeiro da empresa. Fora isso a taxa de mortalidade de PMEs nos primeiros 5 anos de vida é de 85%. No segmento de franquias, essa taxa vai para 4,5%, ou seja, a chance de sucesso é bem maior. Por isso mencionei ser um nicho bem mais seguro.
Toda nossa equipe vem do mercado financeiro, portanto nossa análise de crédito é muito próxima das praticadas por bancos, porém, fazemos de formas mais rápida e oferecemos uma solução de financiamento mais adequada a essas empresas.
@@KavodLending Achei sua plataforma bem intuitiva e bem explicada sobre tudo no quesito garantias e risco como sugestão seria legal informar o rendimento real já descontado o IR além do rendimento bruto taxa CDI e valor das parcelas de pagamento com certeza sua plataforma é a que oferece um portifólio com menor risco e um bom retorno investindo em franquias conhecidas valeu pelas informações adicionais sucesso a sua equipe abraços.
Obrigado pelo feedback e sugestões. Vamos avaliar a melhor forma de incluir essas informações.
Muito esclarecedor
Como está o p2p em agosto de 2021???
Vale a pena investir ainda???
Mais uma vez venho agradecer sua iniciativa Bernardo, muito bom o vídeo. O tutu foi o único que falou da inadimplência, os demais não foram questionados sobre ? Tem como acessar essa informação das demais empresas? Uma dúvida que ainda tenho é como essas empresas são remuneradas ? É pelo spread entre o % pago ao investidor pelo tomador do crédito ?
lucas soares paiva posso responder pela Kavod. Nós não fazemos spread. A Taxa cobrada da empresa é repassada aos investidores. Também não há custo de TED nem no envio dos recursos, nem no recebimento das parcelas.
Apenas cobramos uma taxa de sucesso da empresa na conclusão da captação.
Sobre inadimplência, não tivemos nenhum caso de inadimplência até o momento.
@@KavodLending Obrigado pela atenção!
Luas, acho que seria muito legal para você dar uma olhada no nosso novo vídeo sobre qual é o melhor P2P do Brasil, perincipalmente se você está pensando em realizar investimentos nessa modalidade: ua-cam.com/video/mIaxsao1V0c/v-deo.html
@@KavodLending pelo que vi teve uma inadimplência de 10 empréstimos, não foi? aparece isso no outro vídeo.
Augusto Fernandes Vellozo na verdade já são 13 captações e apenas 1 inadimplência em fase final de negociação.
muito bom a sua explicação, quero mais informação, como site e telefone, sou grato
Qual o percentual de inadimplência de cada uma das plataformas. Sei que de uma é 1%.
Parabens pelo video!
Qual a diferença disso pras debêntures? Só a burocracia?
Nossa adorei
Muito obrigado, Guiango! :D
Em caso de quebra da instituição emissora da CCB como ficam os investimentos? obs: Nao me refiro ao tomador do empréstimo e sim da instituição que "intermedia" a operação?
Boa pergunta
Poderia abordar o P2P de PF para PF.Empresas que podem ter foco ao MEI
Olá, Renato! Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário!
Já recebemos essa sugestão aqui também! Pode deixar que já anotamos essa ideia para próximos vídeos aqui no canal, então fique de olho ;)
Alguma novidade sobre isso?
@@Yubbers alguma planilha ou app para calcular a, rentabilidade das ações?
Uma dúvida, para quem está pedindo o empréstimo p2p, qual o valor limite? É 15 mil?
Ou o valor de 15 mil é para quem está emprestando?
O aplicativo yubb não aparece.
Essas empresas são Sociedade de Crédito entre Pessoas (SEP)?
Ok
Se for pra ter riscos prefiro mercado de Bolsa...
Qual a diferença entre peer to peer e debêntures?
Esse Brasil não é fácil não, eu passo essa :) baita risco e sem retorno vantajoso
É simples, tá emprestando dinheiro para empresas/comércios. Difícil é que falam um monte de termos que não têm necessidade pra parecer um investimento melhor e confundem o simples. "Default", o risco é inadimplência e imagino que quem recorra à isso, sejam empresas que não conseguiram tomar crédito no banco. O banco têm caixa pra aguentar o calote. Realmente não é pra todo mundo. É para investidor agressivo que se perder o valor investido, não tenha um impacto tão grande.
Sempre tive uma dúvida desse tipo de investimento quando procurei para investir. É sobre a tributação. Certa vez eu li em uma dessas empresas a necessidade de mensalmente recolher DARF sobre o lucro dos juros pagos pela empresa, e a depender do valor que se coloca, acaba tendo muito trabalho pra recolher lucros baixos. Poderiam explicar melhor essa questão do recolhimento mensal do imposto por essas empresas?
Kavod, Nexoos, Iouu: sei que eles já fazem retenção do IR (ou seja, você não tem que preencher DARF).
Mas, se não fizerem, você precisa saber calcular (isto é, saber, para cada parcela, quanto tem de amortização e quanto tem de juros [alíquota de 22,5% a 15%, conforme o tempo]).
Não existe 3% ao mês, eles mentem, dizem que fixa em média de 30 a 40% ao ano ,as quando vc simula, na verdade fica metado dessa porcentagem....máximo que chega em empresa de alto risco é de 2% ao mês, empresas boas pagadoras fica no máximo de 1% mês. Ridículos o que eles pagam
Para mim é uma nova forma de pirâmide, não tem garantia de nada, infelizmente não me sinto a vontade de colocar meu dinheiro na mão de empresas que não conheço... Muito complicado....e arriscado.
IOUU simplesmente "desapareceu" e sumiu com a grana dos investidores que tinham para receber! Cuidado! Retiraram o app da PlayStore e não é possível logar no site.
muito bom
Legal que gostou, Thiago! Já conhecia essas plataformas?
Faz 1 ano, e agora na pandemia como está essa modalidade?
Bom tenho investimento na iouu, estou recebendo normal, atrasa 1 a 3 dias para a empresa pagar, mas vejo muita gente reclamando que não estão recebendo
Quantos anos tem-se que deixar o investimento na empresa? Se são vários vencimentos, qual o período menor?
Depende da campanha que a tomadora de empréstimo negociou o tempo. O menor tempo normalmente é 12 meses, mas já vi em 5 meses. O maior que vi foi 36 meses. Nessa modalidade, não se recebe só no vencimento. Ex: se for em 12 vezes, pega a rentabilidade (ex 15%) e soma com valor investido (ex 500 + 75 = 575 valor investido mais rentabilidade) e divide o pagamento em 12 vezes (12 x 47,91). Vc irá começar receber a partir do primeiro mês após o investimento em uma campanha/empresa até terminar a quantidade de meses. Da mesma forma que acontece quando pegamos empréstimo com o banco.
@@marcosSantanaBob achei excelente opção de investimento.
Muito obrigada
O Marcos é um fã de P2P! Hehehe eu também adorei a explicação! :D
Como o Marcos explicou, a rentabilidade é depositada mensalmente ao investidor, e o prazo do investimento irá depender da campanha selecionada.
Valor mínimo para começar a investir?????
Oii! Vc chegou a assistir nosso outro vídeo sobre P2P comparando todas as plataformas do país? Lá falamos os valores mínimos e outras informações sobre cada plataforma.
ua-cam.com/video/mIaxsao1V0c/v-deo.html
Qual a punição para a empresa que não paga? A empresa pode simplesmente não pagar? O que acontece?
Infelizmente não, Rafa... :/ Nesses casos o investidor perde o dinheiro mesmo. Por esse motivo as empresas de P2P possuem sua própria forma de avaliar as empresas antes de efetuar o empréstimo.
@@Yubbers Não faz sentido emprestar dinheiro para quem não terá nenhuma punição se não pagar. Praticamente a pessoa está dando o dinheiro para a empresa e vai esperar apenas a boa vontade do devedor de devolver. Assim que eu vejo...
Realmente é um investimento bem mais arriscado do que outros do mercado, mas geralmente essas empresas estão sujeitas a sofrer um processo em caso de inadimplência, mas em relação ao dinheiro do investidor fica mais complicado mesmo.
Ai a empresa não pagou como faz ? entra com um processo jurídico e etc ? a plataforma orienta ?
Precisa confirmar com eles
IOUU simplesmente "desapareceu" e sumiu com a grana dos investidores que tinham para receber! Cuidado! Retiraram o app da PlayStore e não é possível logar no site.
Como está a situação desse tipo de investimento atualmente?
Normal. Já tenho umas 40 empresas.
Pq não falam da Mutual?
Porque a mutual é pra pessoa física e essas que eles falam é só para empresas.
Lamentável quando emprestamos para uma empresa através de uma P2P, não recebe desde a primeira parcela, e depois vê essa mesma empresa caloteira pedindo empréstimo para outra P2P. Krater é uma empresa caloteira.
Não tem Fgc?
IOUU simplesmente "desapareceu" e sumiu com a grana dos investidores que tinham para receber! Cuidado! Retiraram o app da PlayStore e não é possível logar no site.
Não. Geralmente rende juros maiores, dependendo da análise da empresa, mas tem risco de inadimplência.
P2P no geral tem um risco de crédito parecido com uma debenture ou e maior?
maior, tenta cobrar a pessoa que você emprestou dinheiro ou ele irá ignorar e deixar de lado a divida e vc fica a ver navios, obs não são todos as pessoas que fazem isso mas não é raro.
É mais arriscado que ações e com retorno médio menor. Neste país calote é cultural. Depois de 05 anos, é correr para o abraço, já prescreveu
também acho ações tem possibilidade de ganhos maiores com risco menor porém também pode se perder muito dinheiro por desvalorização da ação no longo prazo por ser renda variável e no peer to peer pode se perder 100% no caso de inadimplência.
Olá, Paulo! Tudo bem? Você já chegou a fazer investimentos em P2P?
Realmente tanto ações, quanto peer-to-peer são duas modalidades de renda variável que apresentam riscos maiores aos investidores! Por isso é sempre bom ficar atento e pesquisar bem antes de aplicar o seu dinheiro.
Yubb não, não fiz por considerar de risco acima do que tolero
Não acho que P2P tem retorno menor que ações. Não tem como comparar se formos analisar no curto prazo. Ações são mais seguras e rentáveis a longo prazo, no curto prazo podem ser bem piores que P2P.
Têm alguns títulos com taxa de 0,75% a.m pra que tomar risco elevado com taxa de FII em Cri? Nas plataformas que vi, sempre as opções de rentabilidade acima de 1% a.m, estão indisponíveis. Ações são empresas Públicas, com uma série de requisitos á cumprir, mesmo assim conseguem fraudar, imagine uma de capital fechado. Isso é bom pra quem vende e bom pra quem toma crédito🤷♂️
Boa noite.
Qual é o lucro da plataforna?
Éla lucra em cima dos financiadores, no caso quem empresta ou nos juros de quem paga?
Tenho conta poupança e estou querendo diversificar a forma de renda.
Uma dica.. Sai da poupança, vai pro tesouro direto selic. Pesquisa no Google, é o investimento mais seguro, liquidação no máximo D+1 e rende muito mais que a poupança!
Minha dúvida. Houve inadimplência. Como que se resolve ? Eu processo a empresa?
Depende da fintech. Do que eu tentei perguntar e me responderam, seria assim:
1) Colocam a empresa no Serasa e fazem cobrança administrativa (ligações, emails etc.).
2) Passado um tempo, eles entram na justiça com advogado. Se ganharem, eles ficam com um % do valor ganho.
Faltou dizer qual o mínimo para se investir nas P2P ,e como funciona a forma de pagamento do empréstimo.
Se não me engano a Kavod deve ser a que tem o valor mínimo mais alto, 3 mil (abaixaram esse limite recentemente). As outras devem ter mil reais no mínimo.
Olá, Matheus! Tudo bem?
Como o Daniel disse, na Kavod o valor mínimo para investir é de R$3.000,00.
Fizemos outro vídeo recentemente no qual trazemos essas informações sobre as plataformas de P2P, além de uma tabela com todas as taxas, parceiros e muito mais: ua-cam.com/video/mIaxsao1V0c/v-deo.html
Acho que você vai curtir bastante! ;)
eu prefiro corretora
Parabens pelo vídeo. Como sugestão, você poderia explicar melhor a taxa de juros que estas empresas oferecem. Por exemplo, uma taxa ofertada de 30% a.a. em R$1.000,00 deveria dar um retorno de R$1.300,00 ao final de 12 meses. Porém, estes mesmos R$1.300,00 retornam somente ao final de 2 ANOS. Então a taxa deveria ser vendida como sendo de 15% a.a. Fica a sugestão. Abraço.
Se a taxa ofertada é 30%aa, é 30%aa! É questão de matemática financeira (você precisa saber converter as taxas aa, am etc., calcular taxa efetiva, fazer tabela price).
@@Paulo-rj5rb me ensina, ó grande mestre.
@@diogenestarga2911
30%aa = 2,21044506%am
Coloque esta fórmula no excel: "=PGTO(0,0221044506;24;-1000)"
No seu exemplo, são 24 parcelas de aproximadamente 54,14 (parcela da tabela price).
A cada mês tem amortização. Portanto, no mês seguinte os juros incidem sobre uma base de cálculo menor.
PER 2 PER SERIA UMA BOA SE NÃO FOSSEMOS UM PAIS DE CALOTEIROS QUE ESTÃO NEM AÍ EM SUJAR O PROPRIO NOME E TER SEU CREDITO SER RESTRITO NO SERASA OU QUALQUER OUTRO ORGÃO
O risco e alto. Eles não entrevistam pessoas que levaram prejuízos. Os nomes são bonitos, muita fantasia. Arriscadissimo.
Isso não presta
Por que??
Não tem muita segurança e ociila de mais pelo jeito
Oscilar não oscila. Mas a segurança é menor se comparado a um CDB, tesouro direto, COE, etc. Mas vem a regra, mais risco = a mais rentabilidade, e não esquecer de diversificar, nunca colocar tudo em apenas uma única empresa/campanhas.
Realmente, P2P não é um investimento para pessoas que estão procurando fazer uma reserva de emergência. Não é tão sólido quanto títulos de renda fixa, no entanto, é uma opção interessante para investidores mais experientes que estão buscando rentabilidades interessantes e querem diversificar seu portfólio!
quem quiser me ajudar a crescer...