Sou inscrito em mais de uma dezena de canais de elétrica, nem um deles tem tanta eficiência, tanta segurança, tanta genialidade e tanta clareza como o senhor. Parabéns Deus ilumine os seus caminhos.👏👏
Quando eu mudei para meu apartamento, o banheiro, cozinha e quartos estavam tudo em uma fase só, na outra só tinha a sala, que só tem duas tomadas... O disjuntor geral era de 40A e ainda tinha o chuveiro que era bifásico com 7500W, os demais circuitos eram monofásicos.
O marco alto desse canal é justamente isso. A teoria e a prática na hora. Mais uma vez mostrado o alto padrão de profissionalismo do professor. Parabéns. Estamos sempre junto, assistindo sempre os vídeos e aprendendo mais. Obrigado
Esse canal é excelente, aprendi muito com vcs, deixo como sugestão de vídeo a indução de circuitos. ... No ano passado fiz a instalação de um cliente, trocamos todas instalação antiga e refizemos os quadro de distribuição com aproximadamente 50 disjuntores, apenas o circuito das tomadas estavam energizados . Os demais todos estavam desligados, porém o detector de tensão acusava e nas pontas dos cabos já dava um choque pequeno.
Excelente explicação. Estou começando na área da elétrica e tenho feito cursos para aperfeiçoar e atualmente faço curso de eletroeletrônica, mas confesso que tenho aprendido muito com suas explicações e demonstrações. Parabéns pelo canal e por compartilhar sua sabedoria.
Uma das coisas mais importantes deste canal é a importância de raciocinar, dentro da(s) Norma(s), desbancando mitos e padrões viciados. Assuntos são esclarecidos de forma simples, com teoria e prática de mãos dadas. Parabéns, Adoniran! Paz!
Parabéns como sempre arrasando em suas explanações, estive em um sobrado c um mega quadro trifásico, o morador ligava o microondas e a luz da cozinha ficava fraca fui ver mesma situação, vários circuitos pendurados em uma mesma fase , isso foi coisa do (predrecista), balancei e problema resolvido
976 - Pra isso inventaram o cooler. Basta fazer um corte na porta do pinel, em frente ao disjuntor geral e instalar um cooler soprando na cara desse disjuntor. Isso o resfriará e ele não ficará atuando. Brincadeiras à parte sempre uma aula valiosíssima a cada vídeo!!! Muito agradecido por compartilhar!!! Like mais que merecido e garantido! Um forte abraço.
Informações valiosas no trato com as instalações elétricas que necessitam desse procedimento. Muitos por aí ainda desconhecem. !!!! Parabéns, nobre, por mais uma boa aula!!!!
Adoniran, você é diferenciado, está super de parabéns. Excelente vídeo. Poderia sugerir que quando tiver um tempo, fizesse uma série de vídeo sequências sobre projeto e instalação elétrica do zero. Exemplo: Começando do zero, fazendo o projeto, dimensionando os circuitos, condutores elétricos, dispositivos de proteção, aterramento, etc. E na instalação na residência em vez de fazer a instalação, passe aqueles bizus interessante para fazer a parte elétrica. Muito obrigado Adoniran.
Adoniran, é preciso falar sobre as duas atuações do disjuntor: ele quente e ele frio. Isso quer dizer que são tempos entre segundos e minutos. Isso pode ser observado na curva dos disjuntores. Acho um pouco difícil você dar atenção à minha observação (parece que você curte os comentários e comenta só para aqueles que são conhecidos). De qualquer maneira o seu canal tem sido o melhor. Abraço aqui do RN!
Boa noite, Adoniran! Os disjuntores curva C são de disparo mais rápido, correto? A minha dúvida é em relação ao curva B. Seria ele para cargas com longas distâncias, respeitando a queda de tensão? Agradeço desde já e parabéns pelo conteúdo riquíssimo do canal!
Boa noite! Eu gostaria que explicasse por favor se o aterramento TN-S sem o DR, romper o neutro, antes da junção neutro e terra; como a energia não retornaria do neutro para o terra e carcaça? Eu deixei esta duvida no vídeo aterramento TN-S. Me ajuda!
Mas o TN (TN-S) sem o DR vira um TT (se) o Neutro romper antes da junção (Terra e Neutro) PEN. Se o Neutro romper (na entrada do padrão) a energia retornará por ele e dele para o fio terra, energizando as carcaças, e gerando tbm um consumo. Gostaria desta explicação! Eu deixei esta duvida no vídeo aterramento. obrigado.
Então o balanceamento de faze, só se resume quando tivermos todas as cargas ligadas. Tenho ligação trifásica, quatro chuveiros de 7500, precisei fazer um funcionar em 127v para poder balancear. Fiquei com correntes de 102,103,101 em casa fase e com uma corrente de 104 no neutro. Está certo? Isso quando tudo estiver ligado. Se desligar um chuveiro, por exemplo, ficará desequilibrada.
Caro Adoniran, parabéns pelos vídeos muito didáticos e mostrando na prática os funcionamentos da eletricidade. Você falou que na instalação desbalanceada não há consumo anormal de energia. Isso ocorre também se tivermos cargas capacitivas, indutivas?
Me tira uma dúvida professor, onde eu trabalho o disjuntor trifásico que alimenta o nobreak principal do cpd as vezes desarma quando a energia retorna. Trata-se de um disjuntor de 32A curva C que está apresentando 11, 13 e 17 amperes nas fases R, S e T respectivamente. Mesmo as fases estando desbalanceadas não era pra desarmar não é mesmo?
Queria entender se na ligação monofásico fase e neutro 127v, com cabos de 10mm que suporta 50A Como que na ligação bifásico com os mesmos cabos de 10 mm o cabo do neutro teria que suportar 100A, já que cada fase vai passar 50A. e usamos o mesmo neutro
Boa noite Mestre. Assisto a todos os seus vídeos, mas assisto de 2 a 3x os referentes à sistema de proteção, pois é a parte da elétrica que mais me fascina. Estou com um dúvida, que não é referente a esse vídeo, mas se o senhor puder esclarecê-la, fico grato desde já. Lá vai: eu poderia afirmar, sem medo de errar, sem exceções à regra, de que em um sistema de proteção TT perfeito, àquele com ohms "0" (zero), o disjuntor não atuaria no caso de um curto circuito entre fase e uma massa natural ou eletricamente aterrada; o disjuntor somente atua no sistema de proteção TN-S?
Veja bem, com 0Ω é impossível na prática, até porque ninguém consegue garantir os mesmos valores de resistência de aterramento em todas as estações do ano. TT para ser perfeito não precisa ter 0Ω. Conseguindo valores muito baixos de resistência ôhmica, disjuntores vão acabar atuando e fazenfo o seccionamento automático para proteção contra choque , mas não há como garantir confirme mencionei, então o único dispositivo que pode GARANTIR o seccionamento no TT é o Diferencial Residual.
Parabéns pelo vídeo, que apresentou ótimas explicações sobre o balanceamento de cargas. Uma sugestão tirada desse vídeo para fazer outro vídeo: você poderia fazer um vídeo sobre o tempo de atuação dos disjuntores conforme o tipo de curva B, C e D em sobrecarga ? E também nesse vídeo, você poderia explicar onde utilizar cada tipo de disjuntor ? Obrigado.
ELETRICITY - O CANAL DA ELÉTRICA Assisti ao vídeo indicado anteriormente sobre os disjuntores. Parabéns por esse vídeo, que está excelente. Muito obrigado pela resposta. O canal está com alto nível para apresentar os assuntos sobre instalações elétricas.
Muito obrigado pelo vídeo. Com certeza mais essa é mais uma aula sensacional! Tenho uma dúvida: Posso afirmar que o balanceamento de fase é para distribuir a corrente de forma mais próxima possível em cada fase?
Mais uma aula super top. Parabéns. Então para se fazer uma balanceamento, adequado em sistema bifásico entre F+F+N... quê tbm possuo cargas mono entre F+N deve-se começar sempre pelos circuitos bifásico e depois os circuitos monofásicos... E nas no circuito trifásico entre F+F+F+N, segue a ordem de circuitos trifásico, bifásico e monofásico, para se manter a balanceada. ????
Olá, A linha de raciocínio está correta, porém deve se observar a carga (potência nominal) do equipamento. Em sistemas trifasico a potência irá dividir por 3 nas três fases, bifasico será divido por 2 e monofásico divisao por 1 ou seja nao terá divisão. O balanceamento de cargas ocorre quando a soma de cada carga por fase é igual ou próxima uma da outra. Att, Rafael Marques Eng. Eletricista
Adoniran, revendo aqui este excelente vídeo me ocorreu uma dúvida que, ao longo de minha carreira profissional ainda não vi ninguém discorrendo sobre ela. Há um limite adotado como boa prática de engenharia na tolerância a esse desequilíbrio de fases, por exemplo, 20%, 30%? Eu sei que o ideal e desejável é que não houvesse desequilíbrio algum, mas quando estamos lidando com circuitos monofásicos em sistemas trifásicos, por exemplo, é meio complicado acertar o equilíbrio de fases. Gratidão!!!
Muito bom!! Minha dúvida é a seguinte... no caso da iluminação, devo dimensionar num circuito bifásico, toda a iluminação numa única fase... ou dividir de forma balanceada pelas fases?? Obrigado.
Iluminação geralmente é monofásica, quando trata se de balanceamento de fases estamos falando que todas as cargas de sua instalação seja dividida igualmente entre as fases. Exemplo: sua residência bifasica possui equipamento de 400W e um sistema de iluminação de 400W. Você fará o balanceamento ligando a iluminação em uma fase e esse equipamento na outra. Pegue este exemplo simplificado e amplie para sua residência a idéia é a mesma, porém a divisão será em circuitos. Att Rafael Marques Eng. Eletricista
Sou inscrito em mais de uma dezena de canais de elétrica, nem um deles tem tanta eficiência, tanta segurança, tanta genialidade e tanta clareza como o senhor. Parabéns Deus ilumine os seus caminhos.👏👏
Obrigado Denijan!!
👍 Deus abençoe sempre,que continue pasando estes tipo de conhecimento com esse clareza fenomenal.
Quando eu mudei para meu apartamento, o banheiro, cozinha e quartos estavam tudo em uma fase só, na outra só tinha a sala, que só tem duas tomadas... O disjuntor geral era de 40A e ainda tinha o chuveiro que era bifásico com 7500W, os demais circuitos eram monofásicos.
Canal é o único que além da explicação já faz a prática muito melhor pro entendimento do assunto ! Merece like 😎
Sem dúvida o melhor canal de elétrica
Muito interessante, já vou verificar o meu qdc...
Show de bola muito bem explicado. Não vejo motivo para não curti
Eletricity com o professor e cientista Adoniiram gratidão eterna por somar no nosso conhecimeto
O marco alto desse canal é justamente isso. A teoria e a prática na hora. Mais uma vez mostrado o alto padrão de profissionalismo do professor. Parabéns. Estamos sempre junto, assistindo sempre os vídeos e aprendendo mais. Obrigado
Melhor canal do You tube, pelo menos na área de eletrica! Muito Obrigado
Olá grande mestre, parabéns pela aula . Uma sugestão: gostaria que fizesse um vídeo sobre comissionamento de instalações eléctricas .
Esse canal é excelente, aprendi muito com vcs, deixo como sugestão de vídeo a indução de circuitos. ... No ano passado fiz a instalação de um cliente, trocamos todas instalação antiga e refizemos os quadro de distribuição com aproximadamente 50 disjuntores, apenas o circuito das tomadas estavam energizados . Os demais todos estavam desligados, porém o detector de tensão acusava e nas pontas dos cabos já dava um choque pequeno.
Show de bola ! Como sempre mostrando na prática .
Ótimo video
Parabéns
Excelente explicação. Estou começando na área da elétrica e tenho feito cursos para aperfeiçoar e atualmente faço curso de eletroeletrônica, mas confesso que tenho aprendido muito com suas explicações e demonstrações. Parabéns pelo canal e por compartilhar sua sabedoria.
Excelente vídeo
Uma das coisas mais importantes deste canal é a importância de raciocinar, dentro da(s) Norma(s), desbancando mitos e padrões viciados. Assuntos são esclarecidos de forma simples, com teoria e prática de mãos dadas. Parabéns, Adoniran! Paz!
Parabéns como sempre arrasando em suas explanações, estive em um sobrado c um mega quadro trifásico, o morador ligava o microondas e a luz da cozinha ficava fraca fui ver mesma situação, vários circuitos pendurados em uma mesma fase , isso foi coisa do (predrecista), balancei e problema resolvido
976 - Pra isso inventaram o cooler. Basta fazer um corte na porta do pinel, em frente ao disjuntor geral e instalar um cooler soprando na cara desse disjuntor. Isso o resfriará e ele não ficará atuando.
Brincadeiras à parte sempre uma aula valiosíssima a cada vídeo!!!
Muito agradecido por compartilhar!!!
Like mais que merecido e garantido!
Um forte abraço.
Show!
Mais um excelente vídeo! Na verdade é uma aula. Sem contar os equipamentos para os testes que são de primeira.
Excelente !!
PROFESSOR, PARABÉNS MUITO PRATICO E OBJETIVO, COMPLETAMENTE EMBASADO EM SUAS AULAS, MUITO OBRIGADO!!!!
Show bom vídeo
Muito feliz à mais uma brilhante aula. Obg. 👏👏🙏 Forte abraço.
Fagner de Fortaleza
Faz outro vídeo medindo o neutro ..
Com balanceamento e sem balanceamento pra ver a diferença !
Bom dia Mestre!
Dúvidas tiradas.
Até o próximo vídeo
Muito bom..
Estava vendo os videos muitos fatos que agente tem que saber sobre cada regra da eletricidade 👍vou me aprovundar mais no canal 👏
Valeu!
Perfeito
Esse Adoniran é o cara, é uma aula de laboratório de faculdade do primeiro ano de Eng. Elétrica. Só falta dar aula de Vetores.
É muito bom ver isso na pratica
Seu vídeos são muito didático ,e instrutivo .parabéns a toda do da eletricite
Melhor vídeo sobre balanceamento.
Informações valiosas no trato com as instalações elétricas que necessitam desse procedimento. Muitos por aí ainda desconhecem. !!!!
Parabéns, nobre, por mais uma boa aula!!!!
Melhor canal que conheço, parabens
muito boa explicação
Vc é o melhor cara
Nota 100 Parabéns aos desenvolvedores muito bom
Adoniran, você é diferenciado, está super de parabéns. Excelente vídeo. Poderia sugerir que quando tiver um tempo, fizesse uma série de vídeo sequências sobre projeto e instalação elétrica do zero. Exemplo: Começando do zero, fazendo o projeto, dimensionando os circuitos, condutores elétricos, dispositivos de proteção, aterramento, etc. E na instalação na residência em vez de fazer a instalação, passe aqueles bizus interessante para fazer a parte elétrica. Muito obrigado Adoniran.
Muito show
Parabéns
Parabéns eletricity mas uma vez em poucos minutos trazendo conhecimento na prática 👏👏
Top excelente vedio melhor, canal de conteúdo Elétrico do UA-cam.
Como sempre muito bom. Muito bem explicado. Agora eu entendi! Valeu!..
Qualidade total parabéns...
Adoniran, é preciso falar sobre as duas atuações do disjuntor: ele quente e ele frio. Isso quer dizer que são tempos entre segundos e minutos. Isso pode ser observado na curva dos disjuntores. Acho um pouco difícil você dar atenção à minha observação (parece que você curte os comentários e comenta só para aqueles que são conhecidos). De qualquer maneira o seu canal tem sido o melhor. Abraço aqui do RN!
Temos pelo menos 3 vídeos sobre o assunto no canal.
Parabéns excelente explicação aprendo cada vez mais com sua explicaçoes e parte prática e teórica
Bom o balasamento de fases
Tô baixando esses vídeos... sempre.
Na Prática, muito bom, Obrigado...
Aula muito boa do nosso professor /elétrica na prática.
Ja vi muitos video desse professor! O cara é muito bom!!
Excelente trabalho.
Muito bom, como sempre manteve o nível e qualidade dos demais vídeos. EXELENTE.
Parabéns pelo vídeo... Um dos melhores Canais de elétrica do UA-cam!! Sucesso meu nobre!!
Professor desequilíbrio entre as fases aumentar corrente no neutro
Boa noite, Adoniran!
Os disjuntores curva C são de disparo mais rápido, correto?
A minha dúvida é em relação ao curva B. Seria ele para cargas com longas distâncias, respeitando a queda de tensão?
Agradeço desde já e parabéns pelo conteúdo riquíssimo do canal!
Boa noite!
Eu gostaria que explicasse por favor se o aterramento TN-S sem o DR, romper o neutro, antes da junção neutro e terra; como a energia não retornaria do neutro para o terra e carcaça?
Eu deixei esta duvida no vídeo aterramento TN-S.
Me ajuda!
Conteúdo muito bom..👏👏👏
Ai sim hem!!!
Como sempre surpreendendo a cada aula 👏👏👏
Parabéns cada explicação melhor do a outra.
Show de bola!
Excelente vídeo. Parabéns
Boa mestre ! muito bom !
Muito bom Boa aula
Excelente vídeo!!!
Parabéns Mestre Adoniram!!!
Mas o TN (TN-S) sem o DR vira um TT (se) o Neutro romper antes da junção (Terra e Neutro) PEN.
Se o Neutro romper (na entrada do padrão) a energia retornará por ele e dele para o fio terra, energizando as carcaças, e gerando tbm um consumo.
Gostaria desta explicação!
Eu deixei esta duvida no vídeo aterramento.
obrigado.
mais uma ótima aula,valeu
Mais uma boa demostração! Show!
Show
Prof Adoniran, os barramentos pentes bi e trifásicos, já não fazem a distribuição do equilíbrio das fases normalmente ?
Muito bom
Então o balanceamento de faze, só se resume quando tivermos todas as cargas ligadas. Tenho ligação trifásica, quatro chuveiros de 7500, precisei fazer um funcionar em 127v para poder balancear.
Fiquei com correntes de 102,103,101 em casa fase e com uma corrente de 104 no neutro. Está certo?
Isso quando tudo estiver ligado. Se desligar um chuveiro, por exemplo, ficará desequilibrada.
Bom dia tenho uma pergunta eu vi um quadro de comando que o eletricista ligou o DPS. Um em cada fase e um no neutro com terra saído junto.
execelente conteúdo,parabéns,só uma pergunta:como fica a assimetria modular de tensão nesse caso ai um circuito trifásico com cargas desbalanceadas?
Mais um ótimo conteúdo!!!
por que a atuação do tripolar e não do disjuntor monopolar?
Excelente vídeo professor. Parabéns
Em um circuito trifásico desbalanceado com TC a concessionária cobra pela maior corrente?
Caro Adoniran, parabéns pelos vídeos muito didáticos e mostrando na prática os funcionamentos da eletricidade. Você falou que na instalação desbalanceada não há consumo anormal de energia. Isso ocorre também se tivermos cargas capacitivas, indutivas?
Sim. O desbalanceamento pode causar atuação de dispositivos de proteção, mas não causa aumento de consumo.
Ótima explicação, grande abraço pra você.
Boa noite Adoniran. Ótima explicação didática. Existe uma tolerância, em porcentagem, para o desbalanceamento de fases? Parabéns pelo vídeo...
10%
Me tira uma dúvida professor, onde eu trabalho o disjuntor trifásico que alimenta o nobreak principal do cpd as vezes desarma quando a energia retorna. Trata-se de um disjuntor de 32A curva C que está apresentando 11, 13 e 17 amperes nas fases R, S e T respectivamente. Mesmo as fases estando desbalanceadas não era pra desarmar não é mesmo?
Eu quero saber se pode ser. Sou de SC. E outra coisa num transformador de 175KVA qual disjuntor, devo usar quantos anperes?
Ótima explicação professor
Sempre excelentes videos. Aguardando a próxima live!
Queria entender se na ligação monofásico fase e neutro 127v, com cabos de 10mm que suporta 50A
Como que na ligação bifásico com os mesmos cabos de 10 mm o cabo do neutro teria que suportar 100A, já que cada fase vai passar 50A. e usamos o mesmo neutro
Boa noite Mestre. Assisto a todos os seus vídeos, mas assisto de 2 a 3x os referentes à sistema de proteção, pois é a parte da elétrica que mais me fascina. Estou com um dúvida, que não é referente a esse vídeo, mas se o senhor puder esclarecê-la, fico grato desde já. Lá vai: eu poderia afirmar, sem medo de errar, sem exceções à regra, de que em um sistema de proteção TT perfeito, àquele com ohms "0" (zero), o disjuntor não atuaria no caso de um curto circuito entre fase e uma massa natural ou eletricamente aterrada; o disjuntor somente atua no sistema de proteção TN-S?
Veja bem, com 0Ω é impossível na prática, até porque ninguém consegue garantir os mesmos valores de resistência de aterramento em todas as estações do ano.
TT para ser perfeito não precisa ter 0Ω.
Conseguindo valores muito baixos de resistência ôhmica, disjuntores vão acabar atuando e fazenfo o seccionamento automático para proteção contra choque , mas não há como garantir confirme mencionei, então o único dispositivo que pode GARANTIR o seccionamento no TT é o Diferencial Residual.
@@eletricityeletrica Deus que o abençoe por ter respondido. Uma dúvida a menos e um conhecimento a mais.
Vídeo top
Parabéns pelo vídeo, que apresentou ótimas explicações sobre o balanceamento de cargas. Uma sugestão tirada desse vídeo para fazer outro vídeo: você poderia fazer um vídeo sobre o tempo de atuação dos disjuntores conforme o tipo de curva B, C e D em sobrecarga ? E também nesse vídeo, você poderia explicar onde utilizar cada tipo de disjuntor ? Obrigado.
Esse já fizemos.
ua-cam.com/video/psu6VXM-q3o/v-deo.html
ELETRICITY - O CANAL DA ELÉTRICA
Assisti ao vídeo indicado anteriormente sobre os disjuntores. Parabéns por esse vídeo, que está excelente. Muito obrigado pela resposta.
O canal está com alto nível para apresentar os assuntos sobre instalações elétricas.
Muito obrigado pelo vídeo. Com certeza mais essa é mais uma aula sensacional! Tenho uma dúvida: Posso afirmar que o balanceamento de fase é para distribuir a corrente de forma mais próxima possível em cada fase?
De forma simplificada sim...
Att,
Rafael Marques
Eng. Eletricista
É para equilibrar as cargas e tornar as correntes "iguais" ou bem próximas umas das outras.
No caso, se fossem três disjuntores separados, um pra cada fase, teria desarmado apenas esse!
Mais uma aula super top. Parabéns.
Então para se fazer uma balanceamento, adequado em sistema bifásico entre F+F+N... quê tbm possuo cargas mono entre F+N deve-se começar sempre pelos circuitos bifásico e depois os circuitos monofásicos... E nas no circuito trifásico entre F+F+F+N, segue a ordem de circuitos trifásico, bifásico e monofásico, para se manter a balanceada.
????
Olá,
A linha de raciocínio está correta, porém deve se observar a carga (potência nominal) do equipamento. Em sistemas trifasico a potência irá dividir por 3 nas três fases, bifasico será divido por 2 e monofásico divisao por 1 ou seja nao terá divisão.
O balanceamento de cargas ocorre quando a soma de cada carga por fase é igual ou próxima uma da outra.
Att,
Rafael Marques
Eng. Eletricista
Não necessariamente precisa "começar" pelos circuitos FF.
O importante é dividir as cargas como informou o Rafael.
Obrigado pelo esclarecimento. Muito grato
👏👏👏
Adoniran, revendo aqui este excelente vídeo me ocorreu uma dúvida que, ao longo de minha carreira profissional ainda não vi ninguém discorrendo sobre ela. Há um limite adotado como boa prática de engenharia na tolerância a esse desequilíbrio de fases, por exemplo, 20%, 30%? Eu sei que o ideal e desejável é que não houvesse desequilíbrio algum, mas quando estamos lidando com circuitos monofásicos em sistemas trifásicos, por exemplo, é meio complicado acertar o equilíbrio de fases. Gratidão!!!
Olá Arlindo,
Até 10% é aceitável.
@@eletricityeletrica, muito agradecido!!!
Parabéns pelo seu trabalho
Me tira uma dúvida o desbalaciamento das fases implica no custo da conta, levando a ficar mais cara.
Desde já te agradeço
Olá amigo. O desbalanceamento de fases não implica em aumento de consumo, ou seja, não vai aumentar o custo da sua conta.
espero ter ajudado.
Muito bom professor
Professor me tira uma duvida nessa simulação que vc fez,vc entrou com as fazes por baixo do dijuntor,ele não tem polaridade?
Olá Douglas,
Minidisjuntores não tem polaridade
Muito bom!! Minha dúvida é a seguinte... no caso da iluminação, devo dimensionar num circuito bifásico, toda a iluminação numa única fase... ou dividir de forma balanceada pelas fases?? Obrigado.
Iluminação geralmente é monofásica, quando trata se de balanceamento de fases estamos falando que todas as cargas de sua instalação seja dividida igualmente entre as fases.
Exemplo: sua residência bifasica possui equipamento de 400W e um sistema de iluminação de 400W. Você fará o balanceamento ligando a iluminação em uma fase e esse equipamento na outra. Pegue este exemplo simplificado e amplie para sua residência a idéia é a mesma, porém a divisão será em circuitos.
Att
Rafael Marques
Eng. Eletricista