Comecei a assistir o canal a algumas semanas, desde criança sempre sonhei com uma bike, mas nunca tive... a +/- uma semana comprei uma Houston HT29, não entendo muito ainda de peças e montagem, levei numa loja de bikes da minha cidade, montei e tô a uma semana, demorei por volta de 2 dias pra aprender a andar, hoje desci o primeiro morro, sei que é algo simples, mas meu coração se enche de felicidade, recentemente perdi muitos quilos e estou mudando de vida pra algo mais saudável, e vejo agora na bicicleta uma nova paixão, ainda sou muito inciante, mas o canal tem me dado muita alegria e conhecimentos, muito obrigado pelas dicas, você tem ajudado a mudar vidas! 22 anos e feliz como uma criancinha ganhando presente!!!
Uso o freio mecânico da Shimano, pois gosto de fazer eu mesmo a manutenção da bike. Não tenho problemas com frenagens bruscas, sempre responderam bem, até o momento.
Usei a mesma pinça e manete shimano mecanico por 10 anos também, NUNCA fiquei sem freio, excelente! Mas depois que mudar pra um hidrálico jamais volta pro normal... a potência de frenagem e tudo vou dizer que não faz tanta diferença mas a fadiga pra trechos longos é incomparável, hidrálico tem um acionamento bem mais macio.
Um freio bem ajustado,indepedente de qual seja,é bem vindo. Em meados dos anos 90 eu saí de bike com um amigo, pra ir ao serviço do pai dele...como as sapatas do freio estavam gastas,então resolvi trocá-las e ajustá-las,já que o local tinha muito fluxo de carros... antes depassar em frente de um prédio, percebir um carro saindo do mesmo,em alta velocidade(a ponto de quase bater em outros carros estacionados na rua),dei uma brecada,que levantou a traseira da bike...se não fosse isso,o carro teria me dado um porrada e talvez não tivesse aqui pra contar o fato.abç.
Já usei freios hidráulicos da Hayes e da Bengal, mas os mecânicos da Shimano são os meus preferidos. Eles são baratos, fáceis de manter, não precisam de sangria e não emborracham. Utilizo bons cabos e conduítes com manetes Shimano e não sinto a menor falta dos hidráulicos.
@@michelsiqueira85 opa! Utilizo um par de Shimano Acera BR-M375 há dois anos. Na época paguei 199. São excelentes, muito duráveis, frenam bem e a pastilha é barata. Não vejo nenhum motivo para trocar.
Correto, também sugeriria isso. Na tentativa de não deixar empinar, diferenças de acionamento aparecem, e produzem diferenças grandes. Pela construção mecânica, é difícil um freio mecânico, de mesma marca, ser melhor que um hidráulico, pela maior precisão de acionamento.
Acho que a principal vantagem do freio hidráulico é a menor exigência de força da mão na alavanca do frio. Em situações que se necessite muito do freio, a musculatura da mão e do punho sofre
Eu tive um hidráulico porém não era das melhores marcas era mto bom macio e boa frenagem eu uso pra empinar E agr o pistão tá vazando óleo eu tive que colocar mecânico coloquei uma pinca gts mecanica muito boa eu acho macia como o hidráulico é boa frenagem pro grau (mecanico precisa de revisão) minha pinca gts quando pequei era dura e ela ia e não voltava aí eu engraxei ela o freio tá igual hidráulico
no freio mecânico uma das pastilhas é fixa, então é preciso pôr força a ponto de entortar o disco até que possa encostar e morder pelos 2 lados... por isso é tão pesado
@@tadeufagaraz1999 a sensação de ABS é a modulação, em que você consegue frear exatamente o quanto quer, pois lhe permite um ajuste fino da força aplicada
Ainda uso o bom e velho V-break da Shimano e já levei vários sustos com ele até me acostumar. Sempre fiquei na dúvida se não valeria a pena gastar um pouco mais e colocar um freio hidráulico ao invés do mecânico. Depois deste teste, usando um sistema de freio de boa qualidade, a diferença que se paga a mais do sistema hidráulico pode não valer tanto a pena pelo pequeno ganho de performance ou até nenhum. Na minha opinião deu empate e tanto faz um sistema ou outro que os dois funcionam muito bem. Edu sanando mais uma dúvida que eu tinha de uma maneira simples e direta.
Uma boa diferença, ao meu ponto de vista comparando com o disco hidráulico o VBrake tem um curso de manete maior, o disco mecanico exige um pouco mais de força e ele é menos sensível.
Que tipo de susto? De não frear ou de frear mais que o esperado , bom eu uso vbrake e nunca tive problemas pois ando sempre com borrachinhas boas e bem reguladas ,detalhe : não aquece em ladeira de montanha como o a disco.
@@zinhoncoficial9171 freia mais do eu estava acostumado. A bike veio com freios "genérico" e mesmo trocando as sapatas não era muito bom. O Shimano foi uma diferença brutal na capacidade de frenagem.
Excelente matéria! O que encontramos, via de regra, são vídeos que apresentam um ciclismo de grandes marcas, pouco acessíveis ao público brasileiro. A equipe Pedaleria propõe, de maneira muito leve, uma espécie de contracultura a essa lógica de mercado. Parabéns pessoal!
Deveria ter feito o teste com freios Shimano que é a marca mais utilizada pela maioria dos ciclistas de MTB. O hidráulico só tem vantagens em relação ao mecânico. Melhor modulação, melhor resistência a fadiga, mais maciez na frenagem, o ajuste é melhor, pois as duas pastilhas funcionam de maneira igual, no mecânico uma pastilha empurra o disco e a outra movimenta, o que não dá uma frenagem muito eficaz e uniforme, sem falar que, quando pega sujeira fica raspando um lado da pastilha. Tem o detalhe do cabo de aço arrebentar com o tempo, e de sempre precisar fazer a regulagem. Hidráulico é vida, é o melhor sistema disparado! Eu uso o BR 446 da Shimano há 9 anos e nunca tive problema. Durante esse período precisei trocar o fluído uma única vez! Uso pastilhas da Tektro que são melhores que as originais Shimano, e duram muito mais!
Ei Edu! Eu acho interessante fazer um vídeo sobre técnicas para frenagem e manobras de emergência no perímetro urbano em caso de situações de risco, como por exemplo, quando um pedestre entra na sua frente, quando um veículo avança o sinal, quando um veículo na mesma mão te fecha etc 😁 um abraço!
Eu troquei o freio de mecânico para hidráulico, em uma reta plana e bem parecido, porém em um descida muito inclinada com uma maior velocidade, o hidráulico é muitas vezes melhor, resumindo se você anda em ruas simples, faz pedal de passeios o mecânico te atende, mas se for fazer trilhas e tiver correndo bastante é bem melhor o hidráulico
Acho que a grande vantagem do sistema hidráulico é a dinâmica de frenagem ficar mais refinada, possibilitando maior mobilidade de frenagem mas diversas situações. Outro ponto é que para freiar abruptamente no hidráulico necessita de menor esforço aplicado nos manetes.
Poisé. Eu sinto que da pra controlar melhor o quanto você quer freiar. Acho que a gama de "frenagem" se torna maior, por não precisar exercer tanta força no manete.
Força muscular se desenvolve. Quem usa o mecânico há um certo tempo não acha pesado. Essa diferença é mais percebida por quem tava usando hidráulico e resolve testar um mecânico de repente. Do contrário o hidráulico só parece um freio mais sensível, com o risco de vazar óleo da pinça pra pastilha e ficar sem freio, dando muito trabalho pra consertar e descontaminar as peças quando isso acontece. As vezes sem recuperação.
Acho que não é questão de força, mas sim de sensibilidade da frenagem. Já tive os dois, o hidráulico é melhor, além de não requerer regulagem devido ao desgaste das pastilhas, como o mecânico.
sou engenheiro mecânico especializado em freios, o verdadeiro poder de frenagem está entre o pneu e o solo, o q muda entre um freio hidraulico ou mecânico é apenas a quantidade de força que vc aplica nas manetes, desde q ambos sejam capazes de travar as rodas, a capacidade de frenagem é exatamente a mesma.
Grande Edu... acompanho sua carreira desde os anos 90, lembro qdo vc assinou com a SCOTT, eu acompanhava por revistas de bicicleta, praticava e respirava MTB sonhando um dia ser profissional. Parabéns pela carreira tão lonjeva e pelo sucesso!!!
Para quem começou pedalando nas Caloi com freio ferradura, qualquer coisa é melhor! Kkk. Muito bom o teste! Mesmo a eficiência sendo melhor ou parecidas, acredito que o freio hidráulico exige menos força. Nunca usei o freio mecânico a disco. Numa pedalada grande a mão agradece.
achei excelente! Creio que seria interessante sua impressão como piloto do teste sobre o nível de esforço nas mãos para a frenagem com o hidráulico e para o mecânico, talvez seja um bom critério de avaliação. Abraço e parabéns pelo trabalho.
Exato! Até onde sei e da minha experiencia o que muda mais é o esforço e o controle. minha primeira bike tinha um freio mecanico que era muito arisco, a qualquer velocidade me jogava pro alto. Hoje na segunda bike estou com outro tipo de pastilha em freio mecanico e tem muito mais controle, mas pra frear forte precisa de muuuito mais esforço!
Acabei de montar uma bike e usei o Bengal 700s mecânico, muito bom, senti progressividade apesar de ser mecânico. Pra reduções uso um dedo na manete, pra emergência, dois.
Muito bom o vídeo !!!! Acredito eu que a diferença entre o freio hidráulico e o mecânico é a sensibilidade. O freio mecânico não tem tanta sensibilidade, no próprio teste a gente viu que ele trava o pneu facilmente, já o hidráulico da pra ter um pouco mais de controle, mas o principal os dois fazem, que é freiar bem.
Uso freios mecânicos duplo pistão que comprei pelo aliexpress, muito boa a frenagem e não me preocupo com os vazamentos dos freios de baixo custo que temos no mercado...
Acho que uma boa observação é que o limite de frenagem muitas vezes não está nos freios em si, mas na aderência dos pneus. É o que fez o resultado dos dois sistemas serem parecidos. É o mesmo motivo que o freio ABS com o mesmo pistão, pastilha e disco freia melhor que o convencional, pois trabalha para manter a aderência dos pneus ao máximo.
Boa tarde. Seria bem interessante incluir nesse teste um v-brake de qualidade. Todos dizem que o freio a disco é muito superior. O quanto será essa superioridade?
O freio a disco tem uma tendência bem menor a travar, o freio a disco mesmo molhado continua freando, o freio a disco depois de um capote, batendo o aro, não vai frear pulando, por isso é usado no MTB, a ineficiência ou meu ver é usar discos de 160 num freio a cabo a disco, o peso nas mãos é bem maior....
Tenho uma ksw XLT 💯 equipada com freio a disco mecânico, esses dias fui freia a trazeira meio na emergência, escapou o cabo do acionador da pinça, montei e fui andar e escapou outra vez, fiquei muito bravo , agora vou acoplar um hidráulico
Gostei do teste. Eu usei muito freio quando eu trabalhava numa indústria que tinha um percurso de uma hora e meia de transporte urbano e com a bike eram trinta minutos no sossego. Eu tomava cuidado para não pegar embalo na descida por causa do trânsito mas nunca tive problemas com a frenagem. O freio que eu usava na época era Shimano e não estou arrependido do uso.
Parece brincadeira de criança, mas é muito importante esse tipo de teste, acredito que tem muitas empresas que colocam seus produtos no mercado sem os mínimos testes , parabéns 👏👏👏👏👍👍👍
Boa tarde galera, sou aquele ciclista urbano que voce ve todos os dias ai em sua cidade com a mochila nas costas, farda e marmita kkkk, pedalo 44 km todos os dias ida e volta ao trabalho, apos ralar muito chegou hoje a minha bike ksw 27 vel, com freios hidraulicos, para quem freva com o pe na roda dianteira muita evolução ne? o mundo de bike é fantastico valeu tudo de bom em suas vidas.
Show de bola esse vídeo! E a conclusão que ganhei, foi de q o hidráulico só é confortável para o uso, já o mecânico q tem menos conforto é mais eficiente. Daí quem pensa em melhorar seu freio tem q vê se quer conforto ou eficiência.
Obrigado ter colocado os parceiros comercias. Da pra entender porquê vc aconselha os pneus Levorin. Pneus os mais ruins do mercado. Fora disso, gosto muito do seu canal. É um trabalho muito sério. Agradeço pelas informações que vc divulga. 👍👍👍
Já vi relatos q o diferencial deles se dão mais no fato da relação do calor, o mecânico ao esquentar, como por exemplo, no DH q é descida Full a corrida inteira ele se torna menos eficiente na frenagem, já o hidráulico não tem esse problema, ele responde mesmo com o alto calor exercido
Sim mano, tem razão. Se o freio trava a roda, outro freio vai travar tbm na mesma força, tipo os dois vai frear igual. Só vale o upgrade se vc for pesado e o seu n conseguir travar a roda. Pra melhorar a distância na teoria é pneu melhor, fazendo a roda aguentar mais pressão no freio antes de travar Isso dá temperatura é melhor dar upgrade no tamanho do disco
@@Oakirasz entendi! Também pensei sobre o atrito nas pastilhas, dependendo do material das pastilhas de freio, acho q deve ter relação também sobre o aquecimento delas e tal.. essas paradas são interessantes e acabam dando ideias pra continuar dando os upgrade na bike.
Eu tenho um freio mecanico da Bengal, ele é muito bom mesmo, mas nunca usei um freio hidraulico e por enquanto nem tenho vontade devido a manutenção ser um pouco mais complexa
A ideia foi ótima, deveria adicionar algumas variáveis pra ficar mais legal ainda. Repetir o teste 3 a 5 vezes. Variar a velocidade, 15, 25, 35 km/h. Colocar o V-brake pra teste tambem. Garantir ou especificar que a pastilha é nova e foi feito o desgaste inicial pra melhor desempenho. Pra agilizar, deixar o chão marcado com a metragem a cada meio metro.
Muito interessante. Sou engenheiro aeronáutico e nos aviões a gente observa que a frenagem é dificilmente limitada por falta de torque do freio. Outros parâmetros tais como força normal, coeficiente de atrito, perfomance do sistema anti travamento, etc costuma prevalecer. Um outro jeito de falar é que colocar um freio com mais força não implica em frenagem mais forte. a prova de que não faltava torque no teste é que o Edu tinha que modular para não derrapar ou levantar a traseira (sobrava torque). Minha análise é que os dois freios do teste tem torque de sobra e ambos são muito parecidos para modular, resultando em distâncias praticamente idênticas. Como depende muito da técnica de frenagem, fazer um teste mais rigoroso com várias passadas possivelmente mostraria que as diferenças são ainda menores. Mas não consigo entender por que molhado melhora!
Como comentei a muito tempo atrás: Os dois freios são mecânico, um a cabo o outro a fluído. É um costume nosso que não muda muita coisa, mas acho importante sabermos. O freio hidráulico não é melhor que o a cabo por conta da eficiência da frenagem, mas sim por conta do menor uso de força, melhor modulação, maior confiabilidade (em relação a rompimento de cabo), auto compensação no desgaste.
Legal,Edu. Parabéns. Mas esse "teste" tem um grande problema: você não fez repetições. Se você tivesse feito repetições para cada freio o resultado poderia ser bem mais confiável, já que fazendo apenas 1 frenagem com cada um você acaba sendo muito suscetível a fatores que você não controla. E outra que poderia ter feito o teste também com alguma outro pessoa no pedal, assim você diminui também algum possível viés de confirmação seu. Por fim... Só queria deixar a ideia que esse e outros testes poderiam ser feitos numa parceria com o pessoal do manual do mundo! Seria animal ein!
Karaka! O mecânico é mais eficiente que o hidráulico, este teste merecia um reedição usando outros modelos e os comparado (hidráulico e mecânico, 2 e 4 pistons, mecânico de dupla ação) para estabelecer um critério e confirmar este resultado, muito legal!
Para uma abordagem mais precisa: ...Deveriam ser registradas várias tentativas e tirado a média. ...Deveriam ser utilizado outros sujeitos para o testes de forma que eles não soubessem se estavam usando hidráulico ou mecânico... Mesmo assim foi legal
@@matheusfarias3885 sim concordo, por isso é tão difícil fazer um comparativo fidedigno. Acredito que melhoraria a amostra se fossem dezenas de tentativas, por diversas pessoas diferentes, sem mostrar os resultados a elas durante os testes com freio mecânico. Depois repetir as tentativas com o freio hidráulico. Existirá o componente "aprendizado" que faz o sujeito melhorar a frenagem durante os testes, o que deve ser considerado no resultado final. Mas uma metodologia como essa só veremos em uma faculdade, kkk quando um graduando/mestrando/doutorando realizar umanpesquisa cientifica abordando o assunto. Todo o resto é especulação humana, e que geram os mitos. Ex; meias de compressão previne lesões (mito) A Madeira da guitarra é mais importante que os captadores (mito) E tantos outros. Kkk
Excelente teste. Mas as pastilhas tem que ser exatamente do mesmo tipo e novas. Vale repetir o teste algumas vezes, alternando a ordem mecânico / hidráulico. E usar somente o freio dianteiro para evitar arrasto.
Edu, a idéia do vídeo foi sensacional! Apesar de saber que vc não teve uma ambição técnico/científica, a metodologia deixou várias dúvidas... Acho que para melhorar o teste seria necessário incluir réplicas no experimento. Ou seja, fazer a mensuração com cada freio ou situação de uso várias vezes. Aí então, comparar as médias das distâncias por exemplo. Grande abraço!
Interessante. Eu imaginei que os resultados seriam parecidos, inclusive porque o fator limitante foi não travar a roda, e o teste sugere que a mão é capaz de imprimir suficiente força para deixar a roda no limiar de travamento ou próximo dele em qualquer dos casos. Talvez com mais peso ou em um declive muito acentuado as diferenças fossem mais pronunciadas. Particularmente interessante foi o desempenho dos freios ter se mostrado melhor com as pastilhas molhadas; não consigo imaginar uma explicação melhor que a sua, de que a água dá uma lavada no sistema inicialmente. No entanto, especialmente quando as diferenças são assim pequenas, é interessante dar uma maior relevância estatística ao teste repetindo-o algumas vezes: é perfeitamente possível que o freio mecânico seja mais eficiente que o hidráulico no teste executado, mas também é perfeitamente possível que tenha havido variações tanto na modulação do freio quanto no momento de acionamento ou na velocidade no instante de acionamento. Essas variações aleatórias se "diluiriam" ao longo de múltiplas medições, que dariam uma idéia mais "firme". Fica a sugestão para um próximo teste! Aliás, v-brake vs. disco talvez fosse interessante. Sempre se ouve dizer que este é melhor que aquele, mas nunca vi uma quantificação do quão melhor.
Oi, pessoal! Vídeo bem interessante. Poderiam fazer um teste do mesmo tipo, mas comparando os compostos das pastilhas de freio? Não sei se já fizeram algum vídeo com esse comparativo, mas caso não, fica a sugestão. Abraço!
Edu capivara, eu tenho uma bike Rockyrider ST 120, ela tem o freio mecânico da própria marca. Eu quando estou pedalando seco, os freios seguram bem, já molhados freiam bem tbm. Meus parabéns pelo seu canal Edu capivara
Faz o teste tb em rua de terra batida. Eu cobro do meu freio numa curva para a direita no cruzamento a seguir a rua afunda um pouco e depois uma subida de 50 m e inclinação pra cima acentuada.
Tenho freio mecânico na minha bike a 11 anos e nunca tive problema com frenagens o segredo é fazer manutenção sempre que for necessário pra mim e um ótimo freio.
Teste legal esse sugerido, tenho uma scott 99 com vbrake e manete lx ,aquele com sistema de sapata paralela e regulagem de pressão no manete ,cabo e conduites de marca e sapata kool stop ,e não adianta nada se comparado a um hidráulico m975 que uso numa kona ,mesmo sendo um xtr ele é um freio hidráulico de 2005 ,e muito superior ao vbrake
Muito bacana Edu, mas assim, a minha experiência com freios medianos me mostrou que qualquer freio ok consegue travar a roda da bike em qualquer situação, até mesmo a 60~70km/h todos os freios médios que eu já usei tinha poder para simplesmente parar a roda quase que imediatamente. Eu me envolvi em um acidente a 80km/h uma vez no qual eu apertei o freio tão rápido e com tanta força que o garfo entortou e o aro empenou completamente, mas a bike praticamente parou na hora... Só eu que fui catapultado para o quarteirão seguinte, morri, mas passo bem. (USE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA!) A diferença entre feios e pastilhas melhores, na minha experiência, é muito mais na previsibilidade e progressividade. Bons freios conseguem passar uma ótima percepção de quando a roda vai travar para você conseguir dosar a frenagem com mais segurança. Agora, freio ruim e principalmente pastilha ruim é um perigo, eu resolvi economizar numa pastilha uma vez e me arrependi amargamente. O freio ficou exageradamente macio e eu tinha que apertar muito para ele frear, acabava que tinha que fazer tanta força que eu perdia a noção completamente.
Boa Edu, agora quero um teste com o Vbrake, eles funcionam muito bem também, mas o melhor freio é o de pé contra pedal das antigas Barras Fortes, a do meu Pai nunca quebra e está perfeito até hoje, faz quase 30 anos. Hoje usei ela pra ir trabalhar, saudades demais do meu velho, ele foi um ciclista raíz.
Este teste dos dois freios hidráulico e mecânico é bem interessante, eu desconfiava que ia acontecer isso com os freios molhados, eu andando na chuva já fui surpreendido achando que se eu fizesse mais força seria melhor pra diminuir a velocidade,quase fui pro chão, no meu caso e o freio VBreak Shimano,molhado limpa muito rápido, e a cantada é bem parecida, parabéns pelo vídeo, abraços.
4:20 reparem o edu apertou o freio antes dos cones, praticamente o teste com agua deu no mesmo 8:37 denovo edu.. Gente tanto faz se vc quer v brake ou a disco, ou hidraulico, todos freiam iguais só que uns tem peso maior do que outros tipo os de discos são mais pesados, ja os v brake é mais leve e mais economico e barato e facil manutenção
Valeu Edu, pelo jeito fostes surpreendido. Faço parte dos 15% que votou que o freio mecânico seria melhor que o hidráulico. Parabéns para nós que não ligamos pra modinha e achismos. E não foi chute, minha predator com promax mecânico freia melhor que os companheiros com shimano e gts hidráulicos. Mas o acionamento do hidráulico é mais suave e requer menos força.
A vantagem dos freios hidráulicos é que se vc pega um descidão em um terreno acidentado por muito tempo vc chegará com os pulsos inteiros. Seria interessante um teste de esforço por um tempo mais prolongado p ver essa vantagem diante dos mecânicos.
Fala Edu! Ficaria interessante entre os meios comparativos, obtermos dados técnicos dos dois componentes usados no teste. Com datashift das peças seria possível comparar a força resultante das pinças em cada conjunto de freio. Talvez as forças resultantes sob o aspecto físico e mecânico dos dois conjuntos estejam bem próximos, distinguindo apenas os meios de acionamento entre Hidráulico e Mecânico. Por concepção a resposta do conjunto hidráulico é instantânea e com baixo atrito de acionamento. Já o mecânico não podemos dizer o mesmo pois o “atrito” está presente em todo percurso de acionamento do conjunto. Portanto o aspecto final analisado no teste sobre cairia a qualidade da pastilha de freio e a força aplicada nas manetes durante a frenagem. É bom atentar que os dois tipos de conjunto de freio usado nos testes são os melhores do mercado. Significa que cada um tem o que há de melhor dentro da sua categoria. Grande abraço.
olá,como que faz isso. Eu uso um freio a disco aqui,mas que só tem me causado dor de cabeça,ele solta direto. Toda semana eu tenho que ir no rapaz pra ele olhar. Já cai duas vezes,aí tô querendo voltar a usar pastilha mesmo,me explica como você faz essa sua. Vou tentar colocar na minha bike também,tomei trauma desse freio a disco da minha bike.
@@jeanhenrique3371 ola amigo usei por quase um ano mas no final tive problemas com o aquecimento e a pastilha acabou soltando. Use apenas pastilhas novas custa menos que uma vida.
Muito legal o teste, sempre tive dúvidas se o hidráulico era muito melhor que o mecânico. Poderiam fazer um teste com freios VBrake, Cantlever e Ferraduracpara comparar a eficiência com o freio a disco. Tenho duas bikes com freio ferradura e são bem eficientes para o meio urbano.
Ja tive freio a disco mecânico e agora tenho o hidráulico e gostei desse último porque e mais macio de frear e tbm eficiente. O problema é na hora de trocar as pastilhas dificilmente a gente encontra outra original de fábrica!
Hoje eu uso freios hidráulicos Deore, porém os melhores freios que eu tive foram os Sram Avid BB7, com os manetes Sram Avid SD7. Pastilha metálica, podia ter descido uma ladeira freiando e ele continuava com poder de frenagem de sobra, mesmo quente, o que não experimento no Deore original.
Pode ser bom nas freadas ocasionais. No rock and roll das trilhas no downhill intenso onde o freio é exigido no limite que as diferenças aparecem. Em altas temperaturas que o bicho pega.
O teste era o que todo mundo sempre quis, mas acho que deveria ter feito o teste mais vezes, repetido. Mas já valeu demais esse teste, muitíssimo obrigado!!!
Eu tenho experiência com alguns modelos entre mecanicos e hidraulicos e na minha opinião a maior diferença está na força que se faz no manete e a modulação da frenagem, sendo o hidráulicos mais "macio" e mais fácil de se modular a frenagem principalmente na terra. Com o mecânico na terra a bike derrapava com maior facilidade ou freva menos quando se colocava menos força nos manetes, era mais difícil controlar o poder da frenagem, para uma frenagem mais eficiente. Diferente dos hidráulicos que você consegue sentir a pressão no manete sem necessidade de colocar muita "força " em caso extremos.
Legal. Prefiro muito os hidraulicos!! Muita gente tem medo de quebrar e não conseguir arrumar mas garanto que a chance de um hidráulico quebrar e bem menor que um mecânico. Testes assim é sempre bom fazer uma amostragem, ou seja, faça umas 5 a 10 frenagens com cada tipo de freio e tire a média. Assim elimina possíveis margens de erros porque ninguém freia igual todas as vezes por isso é bom fazer as médias. Dica de auditor. Abs
Acho que a maior vantagem do hidráulico é na modulação da frenagem e conforto. Nos casos de emergência acho que se igualam... Eu tenho uma bike com um Shimano hidráulico básico m300 eu acho (de 2014), e minha esposa tinha uma bike básica com freio mecânico dos mais baratos, e a diferença era brutal entre os dois...
Gostei do teste , eu gostava muito do freio hidraulico, só que quando dava problema de vazamento não tinha como encontrar o reparo do cilindro Mestre, eu mudei pro mecânico, só que botei da shimano os calipers de freio ,é as manetes uso shimano xtr com rapid fires embutidos , ficou ó 👌👌👌
Eu usei ambos, inclusive o Helix 7b(excelente), e realmente um freio mecânico de qualidade e bem regulado é muuuito melhor que um hidráulico meia boca.
Minha segunda bike com freios a disco Hidráulico shimano, MT200, mas não acho grandes coisa! Eu tinha freios V-brake GTS em um bike antiga, e freiava bem mais que esse shimano.... maior doidera.
Não sou especialista. Entrei pro mundo da bike agora no final de 2023. Mas acho que freio mecânico é mais seguro, apesar da minha bike ter freio hidráulico. Tenho experiência com moto. E na moto, quanto mais o freio(hidráulico) é acionado, mais o conjunto esquenta. Quanto mais quente, mais perde a eficiência. E no calor isso se agrava. O fluido do freio vai acumulando calor e esquentando a mangueira. A mangueira fica mole e expande quando o freio é acionado, diminuindo drasticamente a pressão nos pistões. Podendo ficar completamente sem freio dependendo do estresse que é submetido. Por esse mesmo motivo motoristas de carro se acidentam em decidas de Serra e em rodovias por causa de perda dos freios. Acredito que na bike deva ser o mesmo princípio. E acredito que com freios mecânico isso não deva acontecer uma vez que o cabo de aço não perde eficiência com o calor. Em motos mais antigas com freio a lona(sapatas), o único problema que o excesso de calor causa é o amarelamento do cubo.
Em poder de frenagem eu acho que são bem próximos, mas a modulação do hidráulico e resposta é muito superior. Sem contar a durabilidade e performance em temperatura alta. Parabéns por mais um vídeo!
Acho que como sequência vocês devem fazer o mesmo teste com V-brake, testa o barato que vem em bike de entrada com um V-brake de bike de estrada. Também acho que realizar o mesmo teste pelo menos 3 vezes daria mais consistencia aos resultados pois é difícil colocar exatamente a mesma pressão no manete
Uso freios mecânicos TSW há 6 anos e são bons freios. Nunca me deixaram na mão. Sem falar que paguei cerca de 100 reais no par. Os hidráulicos estavam por volta de 600 e eu dependeria de oficinas pra fazer manutenção, já nos freios mecânicos é tudo simples.
Faz o mesmo teste de frenagem so que com pneu murcho, meio cheio e cheio pra vê se isso influência e tbm usa 3 tipos de pneu, cravudo, misto e slick, tudo no asfalto pra a gente saber como se comporta!!!
Teste maluco não teste da sabedoria. passasse toda sabedoria para nós. moral do assunto freio a óleo ou a cabo estando bem regulado Zinho lubrificado todos os dois é eficiente. quem tiver freio acabo se contente com ele. e quem tiver freio a óleo se contente com ele porque todos os dois é bom é só saber usar e andar lubrificado .é aí onde tá o quê. Valeu amigão gostei da sua vídeo aula já deixei meu like você merece tiro meu (chapéu) para você
Eu uso o bengal mecânico ele é muito bom ,só senti diferença usando em situação severa que tem um aumento de temperatura no conjunto disco pastilha o meu perdeu um pouco de eficiência,mas pode ser também pela qualidade da pastilha e do material dela
Ambos tem capacidade de frenagem semelhante, porém no dia a dia, o hidráulico tem melhor modulação e é mais leve, sendo mais agradável de utilizar. Um bom freio a disco convencional de aro só perde para o freio a disco em condição de chuva.
Tenho uma bike com Shimano hidráulico M315 e uma bike com um Calypso mecânico, idêntico modelo da Bengal também, só muda o logo, ele ganha muito do Shimano hidráulico em potência, tenho que cuidar muito com o freio da frente
Os meus são freios a disco mecânicos da absolute, senti que esquentam rápido demais mas respondem bem embora percam a potência de frenagem confirme você segura o manete, se for o caso de uma freiada longa, nas ladeiras acho perigoso pois a única saída que vejo é travar a roda de trás
Comecei a assistir o canal a algumas semanas, desde criança sempre sonhei com uma bike, mas nunca tive...
a +/- uma semana comprei uma Houston HT29, não entendo muito ainda de peças e montagem, levei numa loja de bikes da minha cidade, montei e tô a uma semana, demorei por volta de 2 dias pra aprender a andar, hoje desci o primeiro morro, sei que é algo simples, mas meu coração se enche de felicidade, recentemente perdi muitos quilos e estou mudando de vida pra algo mais saudável, e vejo agora na bicicleta uma nova paixão, ainda sou muito inciante, mas o canal tem me dado muita alegria e conhecimentos, muito obrigado pelas dicas, você tem ajudado a mudar vidas! 22 anos e feliz como uma criancinha ganhando presente!!!
Q bom man ♥️
Sensacional, irmão! Parabéns para você e que os ventos sempre estejam a seu favor!
Que felicidade pelo depoimento, Bicicleta é vida ,irmão .
Boa cara 👏
Parabéns mano top de mais
Esse vídeo me mostrou, que não preciso trocar meus freios a disco mecânicos, por freios a disco hidráulicos, valeu!!!!!!!
Uso o freio mecânico da Shimano, pois gosto de fazer eu mesmo a manutenção da bike. Não tenho problemas com frenagens bruscas, sempre responderam bem, até o momento.
Também já tive as pinças mecânicas da shimano, muito bom mesmo, só era achato que na minha bike o cabo arrebentava
também 10 anos com freio shimano mecânico e só alegria
Freando o dianteiro com uma boa suspensão, n trava a roda nem levanta traseira, economiza pneu e ganha segurança
Tenho um conjunto V-Brake Shimano + sapata Kool Stop a uns 7 anos, pra uso na cidade freia muito.
Usei a mesma pinça e manete shimano mecanico por 10 anos também, NUNCA fiquei sem freio, excelente! Mas depois que mudar pra um hidrálico jamais volta pro normal... a potência de frenagem e tudo vou dizer que não faz tanta diferença mas a fadiga pra trechos longos é incomparável, hidrálico tem um acionamento bem mais macio.
Um freio bem ajustado,indepedente de qual seja,é bem vindo.
Em meados dos anos 90 eu saí de bike com um amigo, pra ir ao serviço do pai dele...como as sapatas do freio estavam gastas,então resolvi trocá-las e ajustá-las,já que o local tinha muito fluxo de carros... antes depassar em frente de um prédio, percebir um carro saindo do mesmo,em alta velocidade(a ponto de quase bater em outros carros estacionados na rua),dei uma brecada,que levantou a traseira da bike...se não fosse isso,o carro teria me dado um porrada e talvez não tivesse aqui pra contar o fato.abç.
E todos aplaudiram
nossa amigo isso foi livramento de deus ele livrou voce agradeça sempre a ele não somos nada
Já usei freios hidráulicos da Hayes e da Bengal, mas os mecânicos da Shimano são os meus preferidos. Eles são baratos, fáceis de manter, não precisam de sangria e não emborracham. Utilizo bons cabos e conduítes com manetes Shimano e não sinto a menor falta dos hidráulicos.
Poderia me dizer os modelos que usa do mecanico ? Por favor.
@@michelsiqueira85 opa! Utilizo um par de Shimano Acera BR-M375 há dois anos. Na época paguei 199. São excelentes, muito duráveis, frenam bem e a pastilha é barata. Não vejo nenhum motivo para trocar.
Estava não maior dúvida. Amanhã pego a minha e o detalhe era esse. Os freios...Tava na onda do hidráulico...Mas é meio modinha...
@@cesarlemesboanerges86 aquele ditado acaba sendo verdadeiro. É melhor comprar bons freios mecânicos do que freios hidráulicos baratinhos.
O que vocês acham do freio mt200?
Eu já recomendei isso para tanta gente, ou invés de freio hidráulico de marca genérica, um bom freio mecânico de marca conhecida.
Sugestão para os próximos testes: execute pelo menos umas 5 vezes o que se está testando a fim de se eliminar erros e diferenças.
Perfeita sugestão, Rodolfo.
Exato, e dá até para aplicar teste estatístico para confirmar se a diferença é significativa.
Correto, também sugeriria isso.
Na tentativa de não deixar empinar, diferenças de acionamento aparecem, e produzem diferenças grandes.
Pela construção mecânica, é difícil um freio mecânico, de mesma marca, ser melhor que um hidráulico, pela maior precisão de acionamento.
Problema eh ter paciência e tempo para fazer isso 5 x. Se fosse o Inmetro fazendo ok, o canal só quer dar uma noção da diferença de sistemas.
Mesmo para dar uma noção 1 vez é muito pouco
Seria legal um teste de um freio hidráulico e um mecânico com o mesmo valor, que no caso seria um hidráulico mais simples e um mecânico mais top.
Acho que a principal vantagem do freio hidráulico é a menor exigência de força da mão na alavanca do frio. Em situações que se necessite muito do freio, a musculatura da mão e do punho sofre
Eu tive um hidráulico porém não era das melhores marcas era mto bom macio e boa frenagem eu uso pra empinar
E agr o pistão tá vazando óleo eu tive que colocar mecânico coloquei uma pinca gts mecanica muito boa eu acho macia como o hidráulico é boa frenagem pro grau (mecanico precisa de revisão) minha pinca gts quando pequei era dura e ela ia e não voltava aí eu engraxei ela o freio tá igual hidráulico
no freio mecânico uma das pastilhas é fixa, então é preciso pôr força a ponto de entortar o disco até que possa encostar e morder pelos 2 lados... por isso é tão pesado
Senti na troca pelo hidráulico uma maciez na frenagem... Como se fosse ABS. A força colocada não é muita mas no freio cresce exponencialmente
@@tadeufagaraz1999 a sensação de ABS é a modulação, em que você consegue frear exatamente o quanto quer, pois lhe permite um ajuste fino da força aplicada
E o controle da frenagem,
Se reparar precisou repetir 3x com o freio mecânico
E nas trilhas faz toda a diferença..
Ainda uso o bom e velho V-break da Shimano e já levei vários sustos com ele até me acostumar. Sempre fiquei na dúvida se não valeria a pena gastar um pouco mais e colocar um freio hidráulico ao invés do mecânico. Depois deste teste, usando um sistema de freio de boa qualidade, a diferença que se paga a mais do sistema hidráulico pode não valer tanto a pena pelo pequeno ganho de performance ou até nenhum. Na minha opinião deu empate e tanto faz um sistema ou outro que os dois funcionam muito bem. Edu sanando mais uma dúvida que eu tinha de uma maneira simples e direta.
Valeu Jorge. Seu comentário foi muito bom e com certeza muitos irão compartilhar da sua explicação. Abraços
Uma boa diferença, ao meu ponto de vista comparando com o disco hidráulico o VBrake tem um curso de manete maior, o disco mecanico exige um pouco mais de força e ele é menos sensível.
Que tipo de susto? De não frear ou de frear mais que o esperado , bom eu uso vbrake e nunca tive problemas pois ando sempre com borrachinhas boas e bem reguladas ,detalhe : não aquece em ladeira de montanha como o a disco.
@@zinhoncoficial9171 freia mais do eu estava acostumado. A bike veio com freios "genérico" e mesmo trocando as sapatas não era muito bom. O Shimano foi uma diferença brutal na capacidade de frenagem.
@@jorgelodi1157 também tive esse susto ao trocar os freios da minha bike, de cantilever marca barbante para v-brakes Shimano!
Excelente matéria! O que encontramos, via de regra, são vídeos que apresentam um ciclismo de grandes marcas, pouco acessíveis ao público brasileiro. A equipe Pedaleria propõe, de maneira muito leve, uma espécie de contracultura a essa lógica de mercado. Parabéns pessoal!
Deveria ter feito o teste com freios Shimano que é a marca mais utilizada pela maioria dos ciclistas de MTB. O hidráulico só tem vantagens em relação ao mecânico. Melhor modulação, melhor resistência a fadiga, mais maciez na frenagem, o ajuste é melhor, pois as duas pastilhas funcionam de maneira igual, no mecânico uma pastilha empurra o disco e a outra movimenta, o que não dá uma frenagem muito eficaz e uniforme, sem falar que, quando pega sujeira fica raspando um lado da pastilha. Tem o detalhe do cabo de aço arrebentar com o tempo, e de sempre precisar fazer a regulagem. Hidráulico é vida, é o melhor sistema disparado! Eu uso o BR 446 da Shimano há 9 anos e nunca tive problema. Durante esse período precisei trocar o fluído uma única vez! Uso pastilhas da Tektro que são melhores que as originais Shimano, e duram muito mais!
Ei Edu! Eu acho interessante fazer um vídeo sobre técnicas para frenagem e manobras de emergência no perímetro urbano em caso de situações de risco, como por exemplo, quando um pedestre entra na sua frente, quando um veículo avança o sinal, quando um veículo na mesma mão te fecha etc 😁 um abraço!
Eu troquei o freio de mecânico para hidráulico, em uma reta plana e bem parecido, porém em um descida muito inclinada com uma maior velocidade, o hidráulico é muitas vezes melhor, resumindo se você anda em ruas simples, faz pedal de passeios o mecânico te atende, mas se for fazer trilhas e tiver correndo bastante é bem melhor o hidráulico
Acho que a grande vantagem do sistema hidráulico é a dinâmica de frenagem ficar mais refinada, possibilitando maior mobilidade de frenagem mas diversas situações.
Outro ponto é que para freiar abruptamente no hidráulico necessita de menor esforço aplicado nos manetes.
Poisé. Eu sinto que da pra controlar melhor o quanto você quer freiar. Acho que a gama de "frenagem" se torna maior, por não precisar exercer tanta força no manete.
@@Herikeeeee sinto isso tb.
Força muscular se desenvolve. Quem usa o mecânico há um certo tempo não acha pesado. Essa diferença é mais percebida por quem tava usando hidráulico e resolve testar um mecânico de repente. Do contrário o hidráulico só parece um freio mais sensível, com o risco de vazar óleo da pinça pra pastilha e ficar sem freio, dando muito trabalho pra consertar e descontaminar as peças quando isso acontece. As vezes sem recuperação.
Acho que não é questão de força, mas sim de sensibilidade da frenagem.
Já tive os dois, o hidráulico é melhor, além de não requerer regulagem devido ao desgaste das pastilhas, como o mecânico.
Nunca tive hidráulico. Não sinto pressa em ter. Uso um mecânico deore e me sinto satisfeito.
sou engenheiro mecânico especializado em freios, o verdadeiro poder de frenagem está entre o pneu e o solo, o q muda entre um freio hidraulico ou mecânico é apenas a quantidade de força que vc aplica nas manetes, desde q ambos sejam capazes de travar as rodas, a capacidade de frenagem é exatamente a mesma.
Grande Edu... acompanho sua carreira desde os anos 90, lembro qdo vc assinou com a SCOTT, eu acompanhava por revistas de bicicleta, praticava e respirava MTB sonhando um dia ser profissional. Parabéns pela carreira tão lonjeva e pelo sucesso!!!
Para quem começou pedalando nas Caloi com freio ferradura, qualquer coisa é melhor! Kkk.
Muito bom o teste! Mesmo a eficiência sendo melhor ou parecidas, acredito que o freio hidráulico exige menos força. Nunca usei o freio mecânico a disco. Numa pedalada grande a mão agradece.
achei excelente! Creio que seria interessante sua impressão como piloto do teste sobre o nível de esforço nas mãos para a frenagem com o hidráulico e para o mecânico, talvez seja um bom critério de avaliação. Abraço e parabéns pelo trabalho.
o freio hidráulico é sensível e dá a resposta bem rápida já o freio mecânico por ser cabo ele é um freio borrachudo e pior só move um lado da pastilha
Exato! Até onde sei e da minha experiencia o que muda mais é o esforço e o controle. minha primeira bike tinha um freio mecanico que era muito arisco, a qualquer velocidade me jogava pro alto.
Hoje na segunda bike estou com outro tipo de pastilha em freio mecanico e tem muito mais controle, mas pra frear forte precisa de muuuito mais esforço!
Acabei de montar uma bike e usei o Bengal 700s mecânico, muito bom, senti progressividade apesar de ser mecânico. Pra reduções uso um dedo na manete, pra emergência, dois.
Eu tinha um mecânico Avid BB7 com disco 203mm, era maravilhoso.
Edu esqueceu que o discos estavam limpos, com freio mecânico.
Muito bom o vídeo !!!!
Acredito eu que a diferença entre o freio hidráulico e o mecânico é a sensibilidade. O freio mecânico não tem tanta sensibilidade, no próprio teste a gente viu que ele trava o pneu facilmente, já o hidráulico da pra ter um pouco mais de controle, mas o principal os dois fazem, que é freiar bem.
Uso freios mecânicos duplo pistão que comprei pelo aliexpress, muito boa a frenagem e não me preocupo com os vazamentos dos freios de baixo custo que temos no mercado...
Tem o link? Quero algo simples e funcional mas com baixa manutenção.
Qual link?
@@alertadegambiarra Pesquisem por zoom db680
@@darciowillian7019 pesquise por zoom db680
Acho que uma boa observação é que o limite de frenagem muitas vezes não está nos freios em si, mas na aderência dos pneus. É o que fez o resultado dos dois sistemas serem parecidos. É o mesmo motivo que o freio ABS com o mesmo pistão, pastilha e disco freia melhor que o convencional, pois trabalha para manter a aderência dos pneus ao máximo.
Boa tarde. Seria bem interessante incluir nesse teste um v-brake de qualidade. Todos dizem que o freio a disco é muito superior. O quanto será essa superioridade?
Sim
Toda a vida o freio a disco é melhor que V-Brake.
Para mim só em não ficar comendo a lâmina do aro o freio a disco já melhor
O freio a disco tem uma tendência bem menor a travar, o freio a disco mesmo molhado continua freando, o freio a disco depois de um capote, batendo o aro, não vai frear pulando, por isso é usado no MTB, a ineficiência ou meu ver é usar discos de 160 num freio a cabo a disco, o peso nas mãos é bem maior....
Seria uma boa! Usando um vbrake top como os paralelogramos Deore XT ou Single Digit da Avid.
o que me chamou mais atenção é a eficiência dos freios a disco molhados, me surpreendeu.
Show de teste, mas seria interessante repetir cada teste 3 vezes, assim tira dúvida se um foi melhor mesmo ou ficou na margem de erro
Sim, idealmente mais do que 3, inclusive. Aí tirava a média (ou mediana) de cada modelo e comparava as médias (ou medianas)
Isso mesmo, uma frenagem apenas é uma amostragem muito pequena, fazer uma amostragem maior e usar média ou mediana seria o ideal.
Tenho uma ksw XLT 💯 equipada com freio a disco mecânico, esses dias fui freia a trazeira meio na emergência, escapou o cabo do acionador da pinça, montei e fui andar e escapou outra vez, fiquei muito bravo , agora vou acoplar um hidráulico
Os dois freios são muito bons basta fazer as manutenções adequadas para que eles não de problemas futuros.
Gostei do teste. Eu usei muito freio quando eu trabalhava numa indústria que tinha um percurso de uma hora e meia de transporte urbano e com a bike eram trinta minutos no sossego. Eu tomava cuidado para não pegar embalo na descida por causa do trânsito mas nunca tive problemas com a frenagem. O freio que eu usava na época era Shimano e não estou arrependido do uso.
Pra mim o bom do hidráulico é a maciez de apertar o freio, primeira vez que usei, não quero mais voltar pro mecânico rs
Parece brincadeira de criança, mas é muito importante esse tipo de teste, acredito que tem muitas empresas que colocam seus produtos no mercado sem os mínimos testes , parabéns 👏👏👏👏👍👍👍
O freio hidráulico também tem a vantagem da manete ser mais macia, leve diminuindo a fadiga em longos pedais
Freio que dá fadiga nos pedais é só o de contra-pedal kkk
Tem manetes de dois dedos amigo que e ótimo o meu é e é uma belezura kkkk
Descendo uma pirambeira você nem vai pensar nos dedos... kkkkkkk!
Parabéns pelo vídeo e explicação o mundo das bikes é muito complexo hoje existem pastilhas de freio orgânica semi-metálica e 100% metálica.
Boa tarde galera, sou aquele ciclista urbano que voce ve todos os dias ai em sua cidade com a mochila nas costas, farda e marmita kkkk, pedalo 44 km todos os dias ida e volta ao trabalho, apos ralar muito chegou hoje a minha bike ksw 27 vel, com freios hidraulicos, para quem freva com o pe na roda dianteira muita evolução ne? o mundo de bike é fantastico valeu tudo de bom em suas vidas.
@Fibonaldo Winner- Em Busca da Consistência OB&FX muito obrigado irmão, a vida é assim bem simples, não carregue malas em sua vida
@@sofpupi5280 MELHOR COMENTÁRIO DO DIA!!!!!💯💯👏👏👏👏👏
Verdade irmão, estamos viajando no espaço tempo, nada de carregar angústia s, raiva e desilusões
Valeu irmão, sucesso
Parabéns sucesso 👏👏👏👏
Show de bola esse vídeo!
E a conclusão que ganhei, foi de q o hidráulico só é confortável para o uso, já o mecânico q tem menos conforto é mais eficiente. Daí quem pensa em melhorar seu freio tem q vê se quer conforto ou eficiência.
Outra vantagem dos freios a disco sobre os V-brakes é que a roda não precisa estar 100% alinhada
A roda da minha ficou que nem um bambole um dias atrás ksksksk, o freio a disco tava suave, raspava nada 👍🏽😎
Obrigado ter colocado os parceiros comercias. Da pra entender porquê vc aconselha os pneus Levorin. Pneus os mais ruins do mercado.
Fora disso, gosto muito do seu canal. É um trabalho muito sério. Agradeço pelas informações que vc divulga.
👍👍👍
Já vi relatos q o diferencial deles se dão mais no fato da relação do calor, o mecânico ao esquentar, como por exemplo, no DH q é descida Full a corrida inteira ele se torna menos eficiente na frenagem, já o hidráulico não tem esse problema, ele responde mesmo com o alto calor exercido
Sim mano, tem razão. Se o freio trava a roda, outro freio vai travar tbm na mesma força, tipo os dois vai frear igual. Só vale o upgrade se vc for pesado e o seu n conseguir travar a roda. Pra melhorar a distância na teoria é pneu melhor, fazendo a roda aguentar mais pressão no freio antes de travar
Isso dá temperatura é melhor dar upgrade no tamanho do disco
@@Oakirasz entendi! Também pensei sobre o atrito nas pastilhas, dependendo do material das pastilhas de freio, acho q deve ter relação também sobre o aquecimento delas e tal.. essas paradas são interessantes e acabam dando ideias pra continuar dando os upgrade na bike.
Excelente matéria, enfatizando que o determinante para uma boa frenagem é o material usado na fabricação das pastilhas.
Eu tenho um freio mecanico da Bengal, ele é muito bom mesmo, mas nunca usei um freio hidraulico e por enquanto nem tenho vontade devido a manutenção ser um pouco mais complexa
A ideia foi ótima, deveria adicionar algumas variáveis pra ficar mais legal ainda.
Repetir o teste 3 a 5 vezes.
Variar a velocidade, 15, 25, 35 km/h.
Colocar o V-brake pra teste tambem.
Garantir ou especificar que a pastilha é nova e foi feito o desgaste inicial pra melhor desempenho.
Pra agilizar, deixar o chão marcado com a metragem a cada meio metro.
Adorei a surpresa a cara deles do freio mecânico ser melhor kkkkkk. Melhor que isso de tambor de correia melhor ainda
Freio hidraulico é bem mais macio , isso em grandes decidas faz toda diferença
Muito interessante. Sou engenheiro aeronáutico e nos aviões a gente observa que a frenagem é dificilmente limitada por falta de torque do freio. Outros parâmetros tais como força normal, coeficiente de atrito, perfomance do sistema anti travamento, etc costuma prevalecer. Um outro jeito de falar é que colocar um freio com mais força não implica em frenagem mais forte. a prova de que não faltava torque no teste é que o Edu tinha que modular para não derrapar ou levantar a traseira (sobrava torque). Minha análise é que os dois freios do teste tem torque de sobra e ambos são muito parecidos para modular, resultando em distâncias praticamente idênticas. Como depende muito da técnica de frenagem, fazer um teste mais rigoroso com várias passadas possivelmente mostraria que as diferenças são ainda menores. Mas não consigo entender por que molhado melhora!
Como comentei a muito tempo atrás: Os dois freios são mecânico, um a cabo o outro a fluído. É um costume nosso que não muda muita coisa, mas acho importante sabermos.
O freio hidráulico não é melhor que o a cabo por conta da eficiência da frenagem, mas sim por conta do menor uso de força, melhor modulação, maior confiabilidade (em relação a rompimento de cabo), auto compensação no desgaste.
Esse canal deve ser o melhor do país nesse assunto.
Legal,Edu. Parabéns. Mas esse "teste" tem um grande problema: você não fez repetições. Se você tivesse feito repetições para cada freio o resultado poderia ser bem mais confiável, já que fazendo apenas 1 frenagem com cada um você acaba sendo muito suscetível a fatores que você não controla. E outra que poderia ter feito o teste também com alguma outro pessoa no pedal, assim você diminui também algum possível viés de confirmação seu.
Por fim... Só queria deixar a ideia que esse e outros testes poderiam ser feitos numa parceria com o pessoal do manual do mundo! Seria animal ein!
Belo teste. Uso freios mecânicos com disco de 203 mm na minha 29 urbana. Freia muito bem, principalmente por usar pastilhas de qualidade. Abraços.
4:20, freou bem antes do portal, mas tá bom kkkk, time freio hidraulico sem duvida
@@lobo61259 tem vi isso,minimo um metro antes
Karaka! O mecânico é mais eficiente que o hidráulico, este teste merecia um reedição usando outros modelos e os comparado (hidráulico e mecânico, 2 e 4 pistons, mecânico de dupla ação) para estabelecer um critério e confirmar este resultado, muito legal!
Para uma abordagem mais precisa:
...Deveriam ser registradas várias tentativas e tirado a média.
...Deveriam ser utilizado outros sujeitos para o testes de forma que eles não soubessem se estavam usando hidráulico ou mecânico...
Mesmo assim foi legal
só pela puxada nas manetes já percebe se é hidráulico ou mecânico
@@matheusfarias3885 sim concordo, por isso é tão difícil fazer um comparativo fidedigno. Acredito que melhoraria a amostra se fossem dezenas de tentativas, por diversas pessoas diferentes, sem mostrar os resultados a elas durante os testes com freio mecânico. Depois repetir as tentativas com o freio hidráulico.
Existirá o componente "aprendizado" que faz o sujeito melhorar a frenagem durante os testes, o que deve ser considerado no resultado final.
Mas uma metodologia como essa só veremos em uma faculdade, kkk quando um graduando/mestrando/doutorando realizar umanpesquisa cientifica abordando o assunto.
Todo o resto é especulação humana, e que geram os mitos.
Ex; meias de compressão previne lesões (mito)
A Madeira da guitarra é mais importante que os captadores (mito)
E tantos outros. Kkk
Excelente teste. Mas as pastilhas tem que ser exatamente do mesmo tipo e novas. Vale repetir o teste algumas vezes, alternando a ordem mecânico / hidráulico. E usar somente o freio dianteiro para evitar arrasto.
Edu, a idéia do vídeo foi sensacional!
Apesar de saber que vc não teve uma ambição técnico/científica, a metodologia deixou várias dúvidas... Acho que para melhorar o teste seria necessário incluir réplicas no experimento. Ou seja, fazer a mensuração com cada freio ou situação de uso várias vezes. Aí então, comparar as médias das distâncias por exemplo.
Grande abraço!
Perfeito.. e poderia ainda fazer o teste cego com vários outros sujeitos. Aí sim...
Interessante. Eu imaginei que os resultados seriam parecidos, inclusive porque o fator limitante foi não travar a roda, e o teste sugere que a mão é capaz de imprimir suficiente força para deixar a roda no limiar de travamento ou próximo dele em qualquer dos casos. Talvez com mais peso ou em um declive muito acentuado as diferenças fossem mais pronunciadas.
Particularmente interessante foi o desempenho dos freios ter se mostrado melhor com as pastilhas molhadas; não consigo imaginar uma explicação melhor que a sua, de que a água dá uma lavada no sistema inicialmente.
No entanto, especialmente quando as diferenças são assim pequenas, é interessante dar uma maior relevância estatística ao teste repetindo-o algumas vezes: é perfeitamente possível que o freio mecânico seja mais eficiente que o hidráulico no teste executado, mas também é perfeitamente possível que tenha havido variações tanto na modulação do freio quanto no momento de acionamento ou na velocidade no instante de acionamento. Essas variações aleatórias se "diluiriam" ao longo de múltiplas medições, que dariam uma idéia mais "firme". Fica a sugestão para um próximo teste! Aliás, v-brake vs. disco talvez fosse interessante. Sempre se ouve dizer que este é melhor que aquele, mas nunca vi uma quantificação do quão melhor.
Oi, pessoal! Vídeo bem interessante. Poderiam fazer um teste do mesmo tipo, mas comparando os compostos das pastilhas de freio? Não sei se já fizeram algum vídeo com esse comparativo, mas caso não, fica a sugestão. Abraço!
Boa idéia, pensei nisso tb. Usei os orgânicos e os semi metálicos e a diferença é gritante, embora frenagem x economia são inversamente proporcionais.
Edu capivara, eu tenho uma bike Rockyrider ST 120, ela tem o freio mecânico da própria marca.
Eu quando estou pedalando seco, os freios seguram bem, já molhados freiam bem tbm.
Meus parabéns pelo seu canal Edu capivara
Creio que os freios mecânicos que movem as duas pastilhas, devem funcionar bem. Vou adquirir e testar.
eu utilizo essa pinça mecanica que movem os dois pistoes é excelente, freia absurdamente bem, mas utilizo na road.
Creio que são até melhores que o hidráulicos, mas são raros e caros.
@@paulopadua8053 nunca kkkkkk
@@paulopadua8053 depende do hidraulico
Era o teste que eu precisava ver, eu ia fazer um UP Grade pra hidráulico nem vô mais, vô manter o mecânico, obrigado pelo vídeo
Bem legal o teste.
Sugestão de teste ,testar rodas com, rolamento de cerâmica , rolamento comum e esferas.
Abraços
Muda nada, isso só pode ser uma opção para atletas de altíssimo nível onde o humano está em seu limite, aí a evolução da maquina é interessante.
Faz o teste tb em rua de terra batida. Eu cobro do meu freio numa curva para a direita no cruzamento a seguir a rua afunda um pouco e depois uma subida de 50 m e inclinação pra cima acentuada.
Conclusão: freios cumprem a mesma coisa. Vai de gosto e quanto vc pode pagar por um mecânico ou hidráulico.
Também acho a mesma coisa
Faz um trilha longa e com muitas descidas bem inclinadas com freio mecânico e depois a gente conversa a respeito das suas mãos...
@@lucaselias9507 Já fiz, o que ele falou procede sim.
@@lucaselias9507 O capivara deveria falar isso.
Eu fiz um dia desses é o freios funcionou super bem
Tenho freio mecânico na minha bike a 11 anos e nunca tive problema com frenagens o segredo é fazer manutenção sempre que for necessário pra mim e um ótimo freio.
Boa, Edu!!
Seria legal fazer um teste com um V-Brake Top (Deore XT) e um disco, o que acha? :D
Teste legal esse sugerido, tenho uma scott 99 com vbrake e manete lx ,aquele com sistema de sapata paralela e regulagem de pressão no manete ,cabo e conduites de marca e sapata kool stop ,e não adianta nada se comparado a um hidráulico m975 que uso numa kona ,mesmo sendo um xtr ele é um freio hidráulico de 2005 ,e muito superior ao vbrake
Muito bacana Edu, mas assim, a minha experiência com freios medianos me mostrou que qualquer freio ok consegue travar a roda da bike em qualquer situação, até mesmo a 60~70km/h todos os freios médios que eu já usei tinha poder para simplesmente parar a roda quase que imediatamente. Eu me envolvi em um acidente a 80km/h uma vez no qual eu apertei o freio tão rápido e com tanta força que o garfo entortou e o aro empenou completamente, mas a bike praticamente parou na hora... Só eu que fui catapultado para o quarteirão seguinte, morri, mas passo bem. (USE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA!)
A diferença entre feios e pastilhas melhores, na minha experiência, é muito mais na previsibilidade e progressividade. Bons freios conseguem passar uma ótima percepção de quando a roda vai travar para você conseguir dosar a frenagem com mais segurança.
Agora, freio ruim e principalmente pastilha ruim é um perigo, eu resolvi economizar numa pastilha uma vez e me arrependi amargamente. O freio ficou exageradamente macio e eu tinha que apertar muito para ele frear, acabava que tinha que fazer tanta força que eu perdia a noção completamente.
Boa Edu, agora quero um teste com o Vbrake, eles funcionam muito bem também, mas o melhor freio é o de pé contra pedal das antigas Barras Fortes, a do meu Pai nunca quebra e está perfeito até hoje, faz quase 30 anos. Hoje usei ela pra ir trabalhar, saudades demais do meu velho, ele foi um ciclista raíz.
Eu sempre tinha essa dúvida pois no UA-cam miquem tinha feito um teste desse parabéns pelo conteúdo edu
Muito bom Edu, para próximos teste façam pelo menos umas 3 a 5 vezes e tirem a média, para tornar o teste mais fidedigno.
Este teste dos dois freios hidráulico e mecânico é bem interessante, eu desconfiava que ia acontecer isso com os freios molhados, eu andando na chuva já fui surpreendido achando que se eu fizesse mais força seria melhor pra diminuir a velocidade,quase fui pro chão, no meu caso e o freio VBreak Shimano,molhado limpa muito rápido, e a cantada é bem parecida, parabéns pelo vídeo, abraços.
Bom que molhado já ganha buzina junto 😁
4:20 reparem o edu apertou o freio antes dos cones, praticamente o teste com agua deu no mesmo
8:37 denovo edu..
Gente tanto faz se vc quer v brake ou a disco, ou hidraulico, todos freiam iguais só que uns tem peso maior do que outros tipo os de discos são mais pesados, ja os v brake é mais leve e mais economico e barato e facil manutenção
Verdade hein
Depende de onde e como vc usa sua bike, vai pegar uma descida num trilhão técnica pra tu ver se ea mesma coisa
Realmente ele freiou antes dos cones no teste molhado
Valeu Edu, pelo jeito fostes surpreendido.
Faço parte dos 15% que votou que o freio mecânico seria melhor que o hidráulico. Parabéns para nós que não ligamos pra modinha e achismos.
E não foi chute, minha predator com promax mecânico freia melhor que os companheiros com shimano e gts hidráulicos. Mas o acionamento do hidráulico é mais suave e requer menos força.
A vantagem dos freios hidráulicos é que se vc pega um descidão em um terreno acidentado por muito tempo vc chegará com os pulsos inteiros.
Seria interessante um teste de esforço por um tempo mais prolongado p ver essa vantagem diante dos mecânicos.
Pulsos inteiros 🤔
@@kennedytorres6078 dor no pulso.
Fala Edu!
Ficaria interessante entre os meios comparativos, obtermos dados técnicos dos dois componentes usados no teste.
Com datashift das peças seria possível comparar a força resultante das pinças em cada conjunto de freio. Talvez as forças resultantes sob o aspecto físico e mecânico dos dois conjuntos estejam bem próximos, distinguindo apenas os meios de acionamento entre Hidráulico e Mecânico.
Por concepção a resposta do conjunto hidráulico é instantânea e com baixo atrito de acionamento. Já o mecânico não podemos dizer o mesmo pois o “atrito” está presente em todo percurso de acionamento do conjunto. Portanto o aspecto final analisado no teste sobre cairia a qualidade da pastilha de freio e a força aplicada nas manetes durante a frenagem. É bom atentar que os dois tipos de conjunto de freio usado nos testes são os melhores do mercado. Significa que cada um tem o que há de melhor dentro da sua categoria.
Grande abraço.
Use pastilhas novas!
olá,como que faz isso.
Eu uso um freio a disco aqui,mas que só tem me causado dor de cabeça,ele solta direto.
Toda semana eu tenho que ir no rapaz pra ele olhar.
Já cai duas vezes,aí tô querendo voltar a usar pastilha mesmo,me explica como você faz essa sua.
Vou tentar colocar na minha bike também,tomei trauma desse freio a disco da minha bike.
@@jeanhenrique3371 ola amigo usei por quase um ano mas no final tive problemas com o aquecimento e a pastilha acabou soltando. Use apenas pastilhas novas custa menos que uma vida.
Muito legal o teste, sempre tive dúvidas se o hidráulico era muito melhor que o mecânico. Poderiam fazer um teste com freios VBrake, Cantlever e Ferraduracpara comparar a eficiência com o freio a disco. Tenho duas bikes com freio ferradura e são bem eficientes para o meio urbano.
Ja tive freio a disco mecânico e agora tenho o hidráulico e gostei desse último porque e mais macio de frear e tbm eficiente. O problema é na hora de trocar as pastilhas dificilmente a gente encontra outra original de fábrica!
Acertei a enquete. Dentro da cidade o freio mecânico é muito bom!!!!
Hoje eu uso freios hidráulicos Deore, porém os melhores freios que eu tive foram os Sram Avid BB7, com os manetes Sram Avid SD7. Pastilha metálica, podia ter descido uma ladeira freiando e ele continuava com poder de frenagem de sobra, mesmo quente, o que não experimento no Deore original.
Realmente o avid bb7 é incrível
Pena que sumiu mercado
@@antraxtm3700 Tem dos sites chineses, aliás foi onde eu comprei o meu conjunto
Fazer um teste do mesmo freio mais so q dando grau ora ver qual tem a melhor resistência esse teste e e infalível
Pode ser bom nas freadas ocasionais. No rock and roll das trilhas no downhill intenso onde o freio é exigido no limite que as diferenças aparecem. Em altas temperaturas que o bicho pega.
O teste era o que todo mundo sempre quis, mas acho que deveria ter feito o teste mais vezes, repetido. Mas já valeu demais esse teste, muitíssimo obrigado!!!
Eu tenho experiência com alguns modelos entre mecanicos e hidraulicos e na minha opinião a maior diferença está na força que se faz no manete e a modulação da frenagem, sendo o hidráulicos mais "macio" e mais fácil de se modular a frenagem principalmente na terra. Com o mecânico na terra a bike derrapava com maior facilidade ou freva menos quando se colocava menos força nos manetes, era mais difícil controlar o poder da frenagem, para uma frenagem mais eficiente. Diferente dos hidráulicos que você consegue sentir a pressão no manete sem necessidade de colocar muita "força " em caso extremos.
Legal. Prefiro muito os hidraulicos!! Muita gente tem medo de quebrar e não conseguir arrumar mas garanto que a chance de um hidráulico quebrar e bem menor que um mecânico.
Testes assim é sempre bom fazer uma amostragem, ou seja, faça umas 5 a 10 frenagens com cada tipo de freio e tire a média. Assim elimina possíveis margens de erros porque ninguém freia igual todas as vezes por isso é bom fazer as médias. Dica de auditor. Abs
Acho que a maior vantagem do hidráulico é na modulação da frenagem e conforto.
Nos casos de emergência acho que se igualam...
Eu tenho uma bike com um Shimano hidráulico básico m300 eu acho (de 2014), e minha esposa tinha uma bike básica com freio mecânico dos mais baratos, e a diferença era brutal entre os dois...
Gostei do teste , eu gostava muito do freio hidraulico, só que quando dava problema de vazamento não tinha como encontrar o reparo do cilindro Mestre, eu mudei pro mecânico, só que botei da shimano os calipers de freio ,é as manetes uso shimano xtr com rapid fires embutidos , ficou ó 👌👌👌
Eu usei ambos, inclusive o Helix 7b(excelente), e realmente um freio mecânico de qualidade e bem regulado é muuuito melhor que um hidráulico meia boca.
Isso explica porque aqui em Dublin ambos funcionam bem. Aqui chove o tempo todo e os freios estão quase sempre molhados 😅
Minha segunda bike com freios a disco Hidráulico shimano, MT200, mas não acho grandes coisa! Eu tinha freios V-brake GTS em um bike antiga, e freiava bem mais que esse shimano.... maior doidera.
Não sou especialista. Entrei pro mundo da bike agora no final de 2023.
Mas acho que freio mecânico é mais seguro, apesar da minha bike ter freio hidráulico.
Tenho experiência com moto. E na moto, quanto mais o freio(hidráulico) é acionado, mais o conjunto esquenta. Quanto mais quente, mais perde a eficiência. E no calor isso se agrava.
O fluido do freio vai acumulando calor e esquentando a mangueira.
A mangueira fica mole e expande quando o freio é acionado, diminuindo drasticamente a pressão nos pistões. Podendo ficar completamente sem freio dependendo do estresse que é submetido.
Por esse mesmo motivo motoristas de carro se acidentam em decidas de Serra e em rodovias por causa de perda dos freios.
Acredito que na bike deva ser o mesmo princípio.
E acredito que com freios mecânico isso não deva acontecer uma vez que o cabo de aço não perde eficiência com o calor.
Em motos mais antigas com freio a lona(sapatas), o único problema que o excesso de calor causa é o amarelamento do cubo.
Em poder de frenagem eu acho que são bem próximos, mas a modulação do hidráulico e resposta é muito superior. Sem contar a durabilidade e performance em temperatura alta.
Parabéns por mais um vídeo!
Eu já tive um v brake tão bom quanto o hidráulico que tenho agora. Não sei se o V brake era bom mas estava muito bem ajustado
Acho que como sequência vocês devem fazer o mesmo teste com V-brake, testa o barato que vem em bike de entrada com um V-brake de bike de estrada.
Também acho que realizar o mesmo teste pelo menos 3 vezes daria mais consistencia aos resultados pois é difícil colocar exatamente a mesma pressão no manete
Uso freios mecânicos TSW há 6 anos e são bons freios. Nunca me deixaram na mão. Sem falar que paguei cerca de 100 reais no par. Os hidráulicos estavam por volta de 600 e eu dependeria de oficinas pra fazer manutenção, já nos freios mecânicos é tudo simples.
Faz o mesmo teste de frenagem so que com pneu murcho, meio cheio e cheio pra vê se isso influência e tbm usa 3 tipos de pneu, cravudo, misto e slick, tudo no asfalto pra a gente saber como se comporta!!!
Sim, eu gostei muito dos testes.
Capi, gostei. Agora já sei o que fazer com freio mecânico. Valeu pela dica.
Teste maluco não teste da sabedoria. passasse toda sabedoria para nós. moral do assunto freio a óleo ou a cabo estando bem regulado Zinho lubrificado todos os dois é eficiente. quem tiver freio acabo se contente com ele. e quem tiver freio a óleo se contente com ele porque todos os dois é bom é só saber usar e andar lubrificado .é aí onde tá o quê. Valeu amigão gostei da sua vídeo aula já deixei meu like você merece tiro meu (chapéu) para você
Tenho bengal 700s e é muito bom! Só preciso trocar meu disco p um maior aí vai ficar perfeito.
Eu uso o bengal mecânico ele é muito bom ,só senti diferença usando em situação severa que tem um aumento de temperatura no conjunto disco pastilha o meu perdeu um pouco de eficiência,mas pode ser também pela qualidade da pastilha e do material dela
Ambos tem capacidade de frenagem semelhante, porém no dia a dia, o hidráulico tem melhor modulação e é mais leve, sendo mais agradável de utilizar. Um bom freio a disco convencional de aro só perde para o freio a disco em condição de chuva.
Tenho uma bike com Shimano hidráulico M315 e uma bike com um Calypso mecânico, idêntico modelo da Bengal também, só muda o logo, ele ganha muito do Shimano hidráulico em potência, tenho que cuidar muito com o freio da frente
Já usei uma bicicleta que tinha esses freios mecânicos da Bengal, eles são realmente muito bons.
Os meus são freios a disco mecânicos da absolute, senti que esquentam rápido demais mas respondem bem embora percam a potência de frenagem confirme você segura o manete, se for o caso de uma freiada longa, nas ladeiras acho perigoso pois a única saída que vejo é travar a roda de trás