Agradeço a todos pela fantástica participação na caixa de comentários deste vídeo. Vocês são incríveis! Quero apenas clarificar dois pontos que, embora me pareçam ser mais ou menos óbvios, importa apresentar-vos. O primeiro é o seguinte: Este vídeo tem como único objectivo a divulgação histórica e apresentar um contributo para se traçar um retrato do perfil de Zé do Telhado, uma personagem relativamente obscura da nossa História. Quero deixar bem claro que este canal não apoia, nem pretende justificar, qualquer tipo de conduta passível de ser considerada crime ou imoral. Segundo: compreendo que as questões relacionadas com o local de nascimento de Zé do Telhado e onde habitou em adulto possam não ter ficado bem explícitas. Na página da internet da Câmara Municipal de Penafiel podem encontrar a informação que defende a tese do nascimento de Zé do Telhado em Castelões de Recesinhos (talvez a freguesia já nem tenha o mesmo nome), que pertence a Penafiel. Em relação a Caíde de Rei, embora na bibliografia consultada se defenda que ele viveu nessa freguesia, tenho mais dúvidas. Quando coloquei essa informação no vídeo, estava bem ciente da possibilidade de aparecerem contestações e pedidos de esclarecimento que, a meu ver, são bastante pertinentes e justos. No entanto, teremos de analisar novos dados e para isso agradeço o contributo das pessoas da região que, eventualmente, possam ter informações mais detalhadas e bem fundamentadas, preferencialmente. Peço apenas que se tenha em consideração as diferenças entre as divisões administrativas da época e as actuais. Acredito que muita da confusão possa surgir desse facto. Muito obrigado a todos pelas palavras de incentivo e de parabéns pelo nosso primeiro ano de actividade! Até ao próximo vídeo.
Eu sou brasileiro e tenho orgulho dos meus ancestrais portugueses, desbravadores de mares e do mundo! Sou professor de História e tenho ensinado em sala de aula com os aprendizados adquiridos no canal. Gratidão
Fico muito feliz, Marcos, pelo reconhecimento do valor deste projeto. Esteja à vontade para utilizar este canal como um recurso pedagógico. Também é um dos objectivos deste projeto! Abraço
@@cavaleirodotempoAC3 Acompanhei com bastante curiosidade este artigo. Tenho em meu poder duas obras literárias sobre o Zé do Telhado da autoria do jornalista e escritor Eduardo Noronha, intitulado "José do Telhado" e "José do Telhado em. África" ambos editados pela Editorial Domingos Barreira - Porto. Não sei a data das edições, mas a primeira está comigo há pelo menos 70 anos. Provavelmente a editora já não existe, portanto só se poderá encontrar em alfarrabistas. Quando estava em Angola, encontrei a sepultura do Zé do Telhado e tirei algumas fotografias. Se necessitar de alguma coisa a cerca deste assunto estou à vossa inteira disposição..
@@artursantos675 Muito obrigado pela oferta. Para já não é necessário, mas se algum dia explorar com mais detalhe este tema, faço questão. Para eu não esquecer este assunto, peço por favor que me envie um e-mail para (cavaleirodotempoac3@gmail.com).
Olá Cavaleiro do Tempo. Parabéns pelo seu canal. Adoro história, quando era mais jovem eu lia todos os livros de história que encontrava, li praticamente de tudo até descobrir que tenho uma doença ocular rara e não operável… tenho dois livros em casa que gostaria de ler … Parabéns pelo aniversário do seu canal 🎊 Abraço
Como vai sr. André, conheci seu canal há 2 meses, e estou vendo todos os seus vídeos. Sou brasileiro e não consigo dissociar a história de Portugal da história do Brasil! E seu canal só aumenta meu patriotismo! Parabéns pelo seu trabalho. Em outubro passarei férias em Portugal para conhecer o país de meus “pais”, o país abençoado pelo próprio Cristo a Afonso Henriques.
Maravilha. É triste ver como muitas histórias de Portugal dariam ótimos filmes. Entretanto, se não fossem os historiadores, escritores e pessoas como o André, cairiam no esquecimento. Ótimo, sempre, é assistir estes vídeos recheados de bons fatos curiosos.
Estudei minimamente Zé do Telhado, e digo te já que: se ele era culpado também o eram muitos que ele ajudou e não foram parar a barra do tribunal. Assim como teve um julgamento parcial e injusto a luz da lei da altura. Essas pessoas que ajudou Quando precisou foram os primeiros a não lhe dar a mão o que o levou a vida de Bandido com Honra. Convém sempre lembrar também que Zé do Telhado tinha uma família rica a qual Zé do Telhado queria ligação porque tinha chegado a riqueza de forma imprópria.. uma vez Lanceiro sempre Lanceiro Morte ou Glória um Herói esquecido pelo povo.
@@Freitascarlastuart a questão aqui é que a Justiça só viu alguns.. os outros esqueceu-se deles.. e o julgamento não foi justo isto são factos. O resto não vou comentar porque há muito mais coisas que não referi.
Eu sou sobrinho-tataraneto do Zé do Telhado. Minha bisavó, originária de Amarante, sempre nos contou a história dele para todos nós. Obrigado por nós contar a história do Zé do Telhado.
Em 1970, estava em Angola e fiz uma viagem a Malange. Pelo caminho havia um miradouro e aproximei-me para ver a paisagem que era magnífica, para meu espanto deparei-me com um pequeno monumento que mais parecia uma casinha pintada de branco e tinha gravado o seguinte texto: - Aqui jaz José do Telhdo. tinha umas datas que não fixei. O Local, creio chamar-se Alto da Cabantoquila?? Como tirei fotos na altura e registei o Local logo que encontre as mesmas darei notícias.
O Zé do telhado assaltou a casa dos meus trisavós na freguesia de Gontim, concelho de Fafe.. Era uma casa grande que eu visito de vez em quando porque moro próximo e que pertence a primos... Obrigado pelo vídeo e ... sem ressentimentos, José! :D
🤟🏻 houve muitas vítimas desta personagem. (Uma espécie de "Robin dos bosques" português é bem visto). 🤟🏻 É curioso como temos na história criminal que já começa em Viriato 😂😂😂
Muito bem, caro André. Se há pessoa que respeita a privacidade e anonimato sou eu próprio, porque também sou uma pessoa reservada. Também concordo, que o realmente importante são os comentários que eu faço e não quem sou. Neste aspecto estamos completamente de acordo.
Morreu na zona de Malange - Angola. Tem um túmulo com um grande telheiro. Pintado de branco. Até hoje quem cuida do túmulo é o povo daquele local. Sempre limpo.
Dou-lhe os parabéns pela humildade virtuosa e também pelo primeiro aniversário do canal Por mim terá sempre o meu apoio. Amo a história do meu país! Na nossa história houve sempre pessoas corajosas e aventureiras ! Infelizmente parece que hoje em dia tal coragem terá desaparecido!
Sou de Amarante, e aos meus 50anos de vida venho ouvir uma informação tao importante pra nós portugueses, por um brasileiro🙏🙏🙏👍. Obrigada por seu canal
Uma pequena correcção o regimento de lanceiro 2 ainda hoje, É o regimento da pa policia militar, esse regimento éra del Rey, o regimento da rainha era o lanceiro 1, ja extinto, estava localizado em frente ao lanceiro 2. O lanceiros 1(Quartel ) é hoje conhecido como antigo cavalaria 7 que foi a ultima unida militar ai instalada. Actualmente esta instalado nessas instalações o corpo de intervenção da GNR, na calçada da ajuda em Lisboa.
Parabéns pelo canal! Na senda do Zé do Telhado, existiu um pirata português com o nome de Bártolomeu que foi considerado o maior de sempre e algumas suas façanhas apropriadas pela História anglo-saxónica Falamos de alguém que criou um Estado pirata, com leis próprias Acredito que vale a pena explorar do modo como o Cavaleiro do Tempo tão bem sabe fazer a História deste personagem singular não só por ser Português mas também pelo impacto que teve no mundo de então Saudações e um forte abraço
Uma história muito bem contada. Esse tipo de heróis exercem sempre um fascínio especial sobre as populações. Obrigada por este vídeo tão bonito. Ansiosa por um vídeo sobre Maria da Fonte, personagem e heroína feminina que também é falada neste vídeo. Parabéns pelo 1ºaniversário do canal. É fantástico.
Muito obrigado, Cristina. Se for possível, teremos a Maria da Fonte, ainda neste ano, no canal. Pretendo dar maior destaque a figuras femininas de relevo da História de Portugal. Já comecei esse trabalho com a Rainha Santa Isabel. Saudações!
@@cavaleirodotempoAC3 Ainda bem. Temos grandes figuras femininas na nossa história. Para além disso, creio que muitos não conhecem bem a história da Maria da Fonte, pois desenrola-se num período deveras conturbado.
Heróis???? Ladrão e assaltantes, nunca são heróis!!! Que voltasse a trabalhar na lida com porcos ou qualquer outra coisa. Mas roubar de quem trabalha não é e nunca será correto, digno e honrado.
Robin dos Bosques Português, até temos um gajo chamado Zé Pequeno " Little John" no meio disto, alias o nosso Zé do Telhado é bem mais parecido com a historia do robin dos bosques que por exemplo foi contada pela Disney do que a historia real dele que na verdade era mais uma mistura de vários "robin woods"
Os cineastas portugueses sempre a fazerem filmes muito maus 😂, e aqui uma história espetacular que daria um filme de ação e drama baseado em factos reais 😉👍
Parabéns pelo primeiro aniversário deste canal tão maravilhoso. Espero que continue a ter sucesso e um dia chegue aos cem mil membros .Poracaso trabalhei na esc. sec de Baltar, Paredes, no início da minha carreira, como professora. Ali todos afirmam que Zé do Telhado era natural da terra e que ali viveu, mas afinal parece que não.Talvez o lugar do seu nascimento não fique muito longe. Almocei muitas vezes no restaurante Zé do Telhado do qual guardo boas recordações.Adorei o vídeo.
Muito obrigado! Pelo que pude apurar, Zé do Telhado terá nascido em Castelões de Recesinhos (Penafiel). No entanto, é preciso ter em consideração as diferenças das divisões administrativas da época quando comparadas com as actuais. Poderá ser um bom tema para um vídeo futuro a comprovação definitiva da naturalidade de Zé do Telhado. Utilizei as terras conforme o que encontrei na bibliografia que consultei, mas tenho noção que poderá ser o ponto menos sólido deste vídeo. Há muitos elementos a ter em consideração e não quero, de todo, jurar que as pessoas de Baltar não possam ter a sua razão. O que me parece indiscutível é o facto de Zé do Telhado ter residido em adulto numa terra diferente daquela em que nasceu...
Na verdade a família Silva era uma das maiores famílias em Portugal, então muitas pessoas, incluindo muitos afro-brasileiros cujo os antepassados escravizados herdavam o sobrenome dos seus senhores, aliado ao fato de que muitos que imigraram para o Brasil adotavam esse sobrenome para começar uma vida nova contribuiu para que este seja o sobrenome mais comum aqui. Aliás, a sua foto de perfil, assim como a minha também faz referência ao Santos FC.
Parabens pelo primeiro aniversario!! Quando jovem comprei na feira do livro no Porto, precisamente um livro que descrevia as suas façanhas de pessoa que roubava os ricos para dar aos pobres.
Sem dúvida que Zé do Telhado deveria candidatar-se a PM Português... conseguia ser muito mais honesto e honrado, apesar de ladrão, do que muita da politicalhada que temos atualmente...
Caí aqui de paraquedas e não consegui parar de assistir o vodeo até ao final ❤ espetáculo de video. A minha avó contava me histórias do Zé do telhado quando eu era pequeno 😅, ainda hoje ele é um simbolo de bravura no norte, o Homem que tirava aos ricos para dar aos pobres. Os mais velhos dizem sempre que precisamos de um Zé do telhado para por o governo na linha 😂💪👍. Muito obrigado pelo video, eu sei bem o trabalho que dá para fazer um video destes, tem que ser mesmo por paixão pois não há dinheiro que pague as horas investidas por trás de uma edição destas 😉👍 Por isso deixo já o meu like e vou subscrever. Abraço
Muitos parabéns pelo excelente trabalho! No entanto, este vídeo deixou-me com algumas dúvidas. Sou da zona do Vale do Sousa, onde José do Telhado tem grandes referências, principalmente na cidade de Paredes, na vila de Baltar, onde se pode ver 'a casa onde ele morava'. Até houve um hotel com o nome dele em Baltar. Ele é de Baltar, Paredes? Esta é apenas uma dúvida que espero que possas responder, mas estás a fazer um excelente trabalho! Os meus parabéns! Os únicos vídeos de história em português de Portugal eram do Sr. Professor Doutor José Hermano Saraiva. Sei que é um legado pesado, mas alguém tem que o fazer. Parabéns mais uma vez.
Muito obrigado pelo reconhecimento do valor deste trabalho. Compreendo a dúvida e é bastante pertinente; tentarei esclarecer, se possível. Pelo que apurei durante a realização do roteiro, as divisões administrativas actuais, incluindo delimitações de concelhos e freguesias são distintas da época em que nasceu e viveu Zé do Telhado. Neste vídeo, utilizei a divisão administrativa da época (cerca de 1850), conforme a bibliografia que consultei. Pelo que pude apurar, Zé do Telhado nasceu em Castelões de Recesinhos (Penafiel). Penso que na actualidade a freguesia já nem tem o mesmo nome, mas as pessoas de Penafiel poderão ajudar melhor nesta questão. Em relação à ligação de Zé do Telhado a Paredes e Lousada, isso deve-se ao local onde ele residiu em adulto, ou pelo menos onde a família morava, pois o homem devia passar a vida a fugir... Tirei pessoalmente as fotos às ruínas da casa, há relativamente pouco tempo, mas foi um "pouco à pressa" e não consegui reparar no nome da freguesia. Pelo que apurei a localidade chama-se Caíde de Rei (Lousada), mas posso estar enganado. A ligação a Paredes também não é de descartar e faz sentido, se pensarmos que ele deambulava por essa região, mas não li referência nenhuma a Baltar. Talvez as pessoas da zona tenham mais informações acerca disso. Peço apenas que se tenha em atenção essas alterações nas fronteiras dos munícipios do Vale do Sousa, pois não seriam idênticas às actuais.
Concordo que quando se analisa a história de Zé do Telhado é necessário ter alguma contenção, pois, como referi no vídeo, neste caso, é difícil separar a imaginação dos factos. A verdade estará algures nas entrelinhas...Podemos utilizar a obra de Camilo Castelo Branco para conhecer um pouco mais sobre esta figura, mas nunca será um retrato cem por cento fidedigno, nem perto disso..
Belo canal, que passei a subscrever. Agora será tempo de analisar estes conteúdos, que parecem interessantes. Longa vida para o canal e felicidades para o autor destas preciosidades.
Boa, André! Parabéns pelo aniversário do canal, e por mais essa bela história! Sobre mostrar-se ao público, tenhamos calma, talvez seja melhor esperar 200k, mas aí, só uma fotinho, de longe, desfocada, para evitar quaisquer constrangimentos... 🎉 😂 🙏
Adorei. Continue a produzir conteúdo desta qualidade sobre a nossa história. Muitos Parabéns pela sua dedicação. Irei assistir a mais vídeos deste canal :)
Interessante vídeo, não estava á espera que a casa do Carrapatelo, meus antepassados fosse mencionado. Parabéns, deste lado um fiel seguidor fico a aguardar próximo vídeo.
Talvez não seja o mesmo, até porque Zé do Telhado passou muito pouco tempo no Brasil e a ligação dele ao vosso país é muito pequena. Porém fica o convite para pesquisar quem é esse José Teixeira da Silva e partilhar connosco aqui no canal. Abraço
Realmente já tinha ouvido falar do "Zé do Telhado", mas não tão completo. Na minha opinião ele cometeu dois erros: 1.º alistar-se às ordens do marquês Sá da Bandeira que era a favor do liberalismo imposto à força em Portugal por uma coligação de exércitos britânico, francês e espanhol sob comando de D. Pedro I do Brasil. Depois, ficou na miséria por causa de gente ingrata que nem sequer lhe deram emprego. 2.º Por fim, a dedicação aos assaltos fizeram o final triste, mas não tinha um mau fundo, apesar de ser ladrão. Coisa rara.
Concordo absolutamente consigo!🏆🏆🏆✔️✔️✔️ Sem dúvida houve acordos de conveniência entre Portugal e as coroas Britânica, Francesa e Espanhola. De olhos postos no "império português", habilidades na navegação, isto era aliciante para pactos comerciais. Ninguém faz parceria com falidos! O "liberalismo" ? Foi o trampolim que a cobiça/luxúria/avareza , ansiava. Foi a forma de haver muitos "reis" ao mesmo tempo, num país. O início da Polimonarquia. Disfarçada de oligarquia liberal. Que é tão evidente... A América do norte, foi descoberta por quem? Um navegador, que só por acaso tinha muito de corsário( palavra chique para pirata ao serviço de sua Majestade). A América foi descoberta por um português ( bem malandro😂😂😂), casado com uma Portuguesa, ( filhos portugueses), vivia numa das ilhas de um arquipélago português ( as casas de Cristóvão Colombo até são museu- irrefutável). A língua principal da América do norte? Nunca foi português😂😂 😂 Toda a gente sabe que " os reis católicos" espanhóis, e a coroa inglesa, eram hábeis no "mecenato" da inquisição e dos corsários. Ainda hoje a monarquia Espanhola e Britânica é o que se sabe.😂 😂 Essa parte realmente ninguém fala .😂😂😂😂😂 É curioso que o liberalismo está muito associado aquilo que chamam " ordens". Na verdade eram novas formas de pensamento que não cabiam nos conceitos sociais. Alguns "patrocionaram" com fins políticos, militares e até religiosos, porque os "estudantes" não tinham dinheiro. Os livros eram caros, o estudo estava associado a artes ocultas e não havia internet. 😂 É curioso que os liberais perseguidos na Europa, foram para o "novo mundo" ! 😂 Não é nada estranho que se fale Francês no Canadá, Inglês nos E.U.A., Português no Brasil e Espanhol na América Latina. Não é difícil perceber as rotas do crime organizado.😂 O " novo mundo" foi o refúgio da maçonaria, e , de outras "ordens" revolucionárias 😮 outras... não tão revolucionárias assim...e umas conservadoras. O que todos tinham em comum? Segredos a guardar 😂 Se formos aos arquivos desses países, e confrontando o arquivos do " velho mundo" com o " novo mundo", vamos verificar quanto nobres com a "cabeça a prêmio", simplesmente conseguiram apagar a sua identidade e "refazer" a história. É verdade. Há pessoas que simplesmente aparecem como tendo ido para um país e não aparece mulher ou filhos.😂 A genética forense faz o milagre da verdade aparecer. Tudo bem analisado tem uma causa. Parabéns pelo seu belo raciocínio. Sem dúvida: - más escolhas de vida, - até criminosos podem ter ética e moral , -" a ocasião faz o ladrão". ✔️🏆
@@Freitascarlastuart A América do Norte, desde a Groonelândia (salvo erro, era Terra de Côrte-Real), Canadá, Nova Inglaterra / EUA, foram descobertas pelos navegadores portugueses, Côrte-Real. Só que depois foram colonizadas pelos britânicos. Até o nome «Canadá» nasceu de "Cá Nã Dá" porque havia muito gelo, não se podia cultivar nada.
Parabéns por mais um instrutivo vídeo. Eu já tinha ouvido falar no Zé do Telhado, mas desconhecia completamente os pormenores de sua vida. Seu canal é grande valia.
Melhor que seus vídeos é a sua humildade, era isso que eu queria escrever mas enganei-me!! Mas força aí. Será que um dia podia fazer um vídeo da Maria da Fonte, não conheço muito sobre essa revolta! 1 abraço
Sr "Cavaleiro no tempo"sabe o que gosto mais no seu canal os detalhes significantes que coloca nos vidios por exemplo foi com sigo que aprendi mais sobre D.Afonso Henriques deu ricos detalhes que não damos na escola por exemplo na escola pôem o nosso primeiro rei como " o deus da guerra" mas mostrou me que até alguêm como ele ás vezes necessita de recuar alêm da descoberta da possivel personalidade dele por isso espero que este canal cresça e tenha muitos mais vidios porque vir ouvir o vídio é melhor que doc históricos por isso obrigado
Muito obrigado pelas palavras de incentivo. Esse é um cuidado que tenho ao realizar o roteiro. Tento sempre ir um pouco mais além e apresentar dados menos conhecidos pelo público. Considero que isso contribui para conhecer um pouco mais sobre as personagens e os factos históricos. Saudações!
Sim, foi essa imagem que ficou na História, mas, como em tudo na vida, a realidade é sempre mais complexa. Isso terá um fundo de verdade, mas a vida de banditismo era quase sempre menos romântica... o principal objectivo era a subsistência e a fuga às difíceis condições de vida do século XIX.
Caro amigo, parabéns pelo canal e pelos excelentes vídeos. Meu avô , Joaquim Rodrigues, fez parte do R2 Lanceiros Del Rey, a guarda pessoal da rainha, na ocasião D. Amélia de Orleãns, até outubro de 1910 quando da criação da Republica Portuguesa. Se for de seu ineteresse saber detalhes me contate. Grande abraço.
Agradeço a todos pela fantástica participação na caixa de comentários deste vídeo. Vocês são incríveis! Quero apenas clarificar dois pontos que, embora me pareçam ser mais ou menos óbvios, importa apresentar-vos. O primeiro é o seguinte: Este vídeo tem como único objectivo a divulgação histórica e apresentar um contributo para se traçar um retrato do perfil de Zé do Telhado, uma personagem relativamente obscura da nossa História. Quero deixar bem claro que este canal não apoia, nem pretende justificar, qualquer tipo de conduta passível de ser considerada crime ou imoral.
Segundo: compreendo que as questões relacionadas com o local de nascimento de Zé do Telhado e onde habitou em adulto possam não ter ficado bem explícitas. Na página da internet da Câmara Municipal de Penafiel podem encontrar a informação que defende a tese do nascimento de Zé do Telhado em Castelões de Recesinhos (talvez a freguesia já nem tenha o mesmo nome), que pertence a Penafiel. Em relação a Caíde de Rei, embora na bibliografia consultada se defenda que ele viveu nessa freguesia, tenho mais dúvidas. Quando coloquei essa informação no vídeo, estava bem ciente da possibilidade de aparecerem contestações e pedidos de esclarecimento que, a meu ver, são bastante pertinentes e justos. No entanto, teremos de analisar novos dados e para isso agradeço o contributo das pessoas da região que, eventualmente, possam ter informações mais detalhadas e bem fundamentadas, preferencialmente. Peço apenas que se tenha em consideração as diferenças entre as divisões administrativas da época e as actuais. Acredito que muita da confusão possa surgir desse facto.
Muito obrigado a todos pelas palavras de incentivo e de parabéns pelo nosso primeiro ano de actividade! Até ao próximo vídeo.
Respect to you😊
Sou brasileiro e, para além de adorar Portugal, adoro história. Ou seja, estou no lugar certo. Parabéns pela iniciativa.
Muito obrigado!
Grande homem, grande português
Eu sou brasileiro e tenho orgulho dos meus ancestrais portugueses, desbravadores de mares e do mundo! Sou professor de História e tenho ensinado em sala de aula com os aprendizados adquiridos no canal. Gratidão
Fico muito feliz, Marcos, pelo reconhecimento do valor deste projeto. Esteja à vontade para utilizar este canal como um recurso pedagógico. Também é um dos objectivos deste projeto! Abraço
@@cavaleirodotempoAC3 Acompanhei com bastante curiosidade este artigo. Tenho em meu poder duas obras literárias sobre o Zé do Telhado da autoria do jornalista e escritor Eduardo Noronha, intitulado "José do Telhado" e "José do Telhado em. África" ambos editados pela Editorial Domingos Barreira - Porto. Não sei a data das edições, mas a primeira está comigo há pelo menos 70 anos. Provavelmente a editora já não existe, portanto só se poderá encontrar em alfarrabistas. Quando estava em Angola, encontrei a sepultura do Zé do Telhado e tirei algumas fotografias. Se necessitar de alguma coisa a cerca deste assunto estou à vossa inteira disposição..
@@artursantos675 Muito obrigado pela oferta. Para já não é necessário, mas se algum dia explorar com mais detalhe este tema, faço questão. Para eu não esquecer este assunto, peço por favor que me envie um e-mail para (cavaleirodotempoac3@gmail.com).
@@cavaleirodotempoAC3seria uma boa ele tirar fotos do livro e mandar as fotos que tem para fins de registro histórico.
Olá Cavaleiro do Tempo.
Parabéns pelo seu canal.
Adoro história, quando era mais jovem eu lia todos os livros de história que encontrava, li praticamente de tudo até descobrir que tenho uma doença ocular rara e não operável… tenho dois livros em casa que gostaria de ler …
Parabéns pelo aniversário do seu canal 🎊
Abraço
Muito obrigado! Abraço
Como vai sr. André, conheci seu canal há 2 meses, e estou vendo todos os seus vídeos. Sou brasileiro e não consigo dissociar a história de Portugal da história do Brasil! E seu canal só aumenta meu patriotismo! Parabéns pelo seu trabalho. Em outubro passarei férias em Portugal para conhecer o país de meus “pais”, o país abençoado pelo próprio Cristo a Afonso Henriques.
Muito obrigado por acompanhar este projecto! Espero que aprecie a sua estadia em terras lusas.
Meu caro amigo gosto imenso de o ouvir, falando da história de Portugal
Muito obrigado pelo apoio!
É bom ouvir conteúdo em Português de Portugal força.
Maravilha. É triste ver como muitas histórias de Portugal dariam ótimos filmes. Entretanto, se não fossem os historiadores, escritores e pessoas como o André, cairiam no esquecimento. Ótimo, sempre, é assistir estes vídeos recheados de bons fatos curiosos.
Outro excelente video e documento histórico! Renovados e continuados parabéns! 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹💪💪💪
Muito obrigado!
O lampião de Portugal
Marcos Vc é um verdadeiro homem.
Sensacional.
Estudei minimamente Zé do Telhado, e digo te já que: se ele era culpado também o eram muitos que ele ajudou e não foram parar a barra do tribunal. Assim como teve um julgamento parcial e injusto a luz da lei da altura. Essas pessoas que ajudou Quando precisou foram os primeiros a não lhe dar a mão o que o levou a vida de Bandido com Honra. Convém sempre lembrar também que Zé do Telhado tinha uma família rica a qual Zé do Telhado queria ligação porque tinha chegado a riqueza de forma imprópria.. uma vez Lanceiro sempre Lanceiro Morte ou Glória um Herói esquecido pelo povo.
@@Freitascarlastuart a questão aqui é que a Justiça só viu alguns.. os outros esqueceu-se deles.. e o julgamento não foi justo isto são factos. O resto não vou comentar porque há muito mais coisas que não referi.
Eu sou sobrinho-tataraneto do Zé do Telhado. Minha bisavó, originária de Amarante, sempre nos contou a história dele para todos nós. Obrigado por nós contar a história do Zé do Telhado.
Eu também sou descendente deste senhor falo apartir de Angola
Secalhar temos laços .
A minha avó era de figueiró e tinha família em Amarante .
Em 1970, estava em Angola e fiz uma viagem a Malange. Pelo caminho havia um miradouro e aproximei-me para ver a paisagem que era magnífica, para meu espanto deparei-me com um pequeno monumento que mais parecia uma casinha pintada de branco e tinha gravado o seguinte texto: - Aqui jaz José do Telhdo.
tinha umas datas que não fixei. O Local, creio chamar-se Alto da Cabantoquila?? Como tirei fotos na altura e registei o Local logo que encontre as mesmas darei notícias.
Para quem gosta de História como eu, delícia estes vídeos! Um bem haja ❤
E já somos.Doia que amamos a história do nosso país.❤
Aqui pelo Brasil a ouvir essa história incrível. Muito bom !!!
Muito obrigado!
Parabens
No Brasil suas postagens nos ppermite conhecer a historia de nossos ancestrais
Muito obrigado!
Mais um ótimo video e mais uma excelente pesquisa. Eu conheci o Zé do Telhado quando andava na escola primária através do teatro local.
Obrigado mestre 💪🏼 abraço fraterno dos Países Baixos . Tenho 25 anos amo Portugal
O Zé do telhado assaltou a casa dos meus trisavós na freguesia de Gontim, concelho de Fafe.. Era uma casa grande que eu visito de vez em quando porque moro próximo e que pertence a primos... Obrigado pelo vídeo e ... sem ressentimentos, José! :D
Obrigado pelo interessante contributo! Saudações
🤟🏻 houve muitas vítimas desta personagem.
(Uma espécie de "Robin dos bosques" português é bem visto).
🤟🏻 É curioso como temos na história criminal que já começa em Viriato 😂😂😂
Vc é tetraneto que expetáculo!😮
Quando era miúdo, vi uma filme do José do telhado, gostei muito. O José pequeno, era um homem mau. Roubava e agredia as pessoas.
Muito bom; continue.
chegou a fazer um acampamento de salteadores na antiga viela dos mortos onde hoje é bairro da pasteleira no porto
Muito bem, caro André. Se há pessoa que respeita a privacidade e anonimato sou eu próprio, porque também sou uma pessoa reservada. Também concordo, que o realmente importante são os comentários que eu faço e não quem sou. Neste aspecto estamos completamente de acordo.
O meu pai fala-me muitas vezes sobre o Zé do Telhado ....bom vídeo continua assim!!!! É bom ter alguém a contar as nossas histórias
Parabéns!!
Muito obrigado!
Brasil aqui, passando apenas pra te parabenizar, já acompanho seus videos a um tempo, desde o flor de la mar. Por favor continue com esse trabalho.
Muito obrigado pelo apoio e por acompanhar com assiduidade este trabalho!
Parabéns pela coragem e perseverança nestes maravilhosos pedaços da história!
Muito obrigado!
SEU TRABALHO É EXCELENTE, CONTINUE.
Muito obrigado!
Gostei bastante desta historia excelente trabalho !!!
Abraço do Rio de Janeiro ❤
Morreu na zona de Malange - Angola. Tem um túmulo com um grande telheiro. Pintado de branco. Até hoje quem cuida do túmulo é o povo daquele local.
Sempre limpo.
André, a voz não engana. 🎉 parabéns
Muito obrigado!
Dou-lhe os parabéns pela humildade virtuosa e também pelo primeiro aniversário do canal Por mim terá sempre o meu apoio. Amo a história do meu país! Na nossa história houve sempre pessoas corajosas e aventureiras ! Infelizmente parece que hoje em dia tal coragem terá desaparecido!
Muito obrigado pelo apoio e simpáticas palavras!
Sou de Amarante, e aos meus 50anos de vida venho ouvir uma informação tao importante pra nós portugueses, por um brasileiro🙏🙏🙏👍.
Obrigada por seu canal
Muitos parabéns, um canal excelente a nível cultural principalmente histórico
Muito obrigado pelo reconhecimento do valor do trabalho realizado!
Parabéns!
Um ano do canal, continuação do bom trabalho.🎈🎈
Muito obrigado!
Sr. André
Excelente trabalho. Por favor continue.
Só André, por favor! Muito obrigado pelo apoio e incentivo! Abraço
Uma pequena correcção o regimento de lanceiro 2 ainda hoje, É o regimento da pa policia militar, esse regimento éra del Rey, o regimento da rainha era o lanceiro 1, ja extinto, estava localizado em frente ao lanceiro 2. O lanceiros 1(Quartel ) é hoje conhecido como antigo cavalaria 7 que foi a ultima unida militar ai instalada. Actualmente esta instalado nessas instalações o corpo de intervenção da GNR, na calçada da ajuda em Lisboa.
O Regimento de Lanceiros n.º 2 está na Amadora agora, aonde era o Regimentos dos Comandos, ao lado da Academia Militar.
Muitos parabéns!
Muito obrigado!
Muitos parabéns André!
Que venham muitos mais 😍😍
Muito obrigado!
Parabéns pelo ano de aniversário do canal. Que venham muitos mais aniversários e vídeos com a nossa maravilhosa História de Portugal.
Muito obrigado!
Parabéns pelo canal!
Na senda do Zé do Telhado, existiu um pirata português com o nome de Bártolomeu que foi considerado o maior de sempre e algumas suas façanhas apropriadas pela História anglo-saxónica
Falamos de alguém que criou um Estado pirata, com leis próprias
Acredito que vale a pena explorar do modo como o Cavaleiro do Tempo tão bem sabe fazer a História deste personagem singular não só por ser Português mas também pelo impacto que teve no mundo de então
Saudações e um forte abraço
Muito obrigado! Talvez traga no futuro esse assunto ao canal. Saudações
Seria deveras interessante pois o código pirata que escreveu tem ainda hoje muita utilização prática
Abraço e bom trabalho
Uma história muito bem contada. Esse tipo de heróis exercem sempre um fascínio especial sobre as populações. Obrigada por este vídeo tão bonito.
Ansiosa por um vídeo sobre Maria da Fonte, personagem e heroína feminina que também é falada neste vídeo.
Parabéns pelo 1ºaniversário do canal. É fantástico.
Muito obrigado, Cristina. Se for possível, teremos a Maria da Fonte, ainda neste ano, no canal. Pretendo dar maior destaque a figuras femininas de relevo da História de Portugal. Já comecei esse trabalho com a Rainha Santa Isabel. Saudações!
@@cavaleirodotempoAC3 Ainda bem. Temos grandes figuras femininas na nossa história. Para além disso, creio que muitos não conhecem bem a história da Maria da Fonte, pois desenrola-se num período deveras conturbado.
Heróis???? Ladrão e assaltantes, nunca são heróis!!! Que voltasse a trabalhar na lida com porcos ou qualquer outra coisa. Mas roubar de quem trabalha não é e nunca será correto, digno e honrado.
Eu acabei de inscrever no seu canal sou brasileiro sou paulista gostei muito do vídeo.
Muito obrigado pelo apoio, Ricardo! Bem-vindo ao canal.
Muitos parabéns, acho que seja um canal muito interessante, tenho aprendido muito, Obrigada♥
Muito obrigado!
Robin dos Bosques Português, até temos um gajo chamado Zé Pequeno " Little John" no meio disto, alias o nosso Zé do Telhado é bem mais parecido com a historia do robin dos bosques que por exemplo foi contada pela Disney do que a historia real dele que na verdade era mais uma mistura de vários "robin woods"
Os cineastas portugueses sempre a fazerem filmes muito maus 😂, e aqui uma história espetacular que daria um filme de ação e drama baseado em factos reais 😉👍
Sem dúvida!
É triste assumir isto...😢😢😢
Temos tantas histórias criminais que davam filmes 😭
Parabéns e desejo que o canal conte muitos mais anos e continue a crescer.
Muito obrigado pelo apoio!
Muito boa montagem e escolha de imagens…
Fico contente por ter gostado. Nem sempre é fácil escolher as melhores imagens entre diversas opções.
Parabéns pelo primeiro aniversário deste canal tão maravilhoso. Espero que continue a ter sucesso e um dia chegue aos cem mil membros .Poracaso trabalhei na esc. sec de Baltar, Paredes, no início da minha carreira, como professora. Ali todos afirmam que Zé do Telhado era natural da terra e que ali viveu, mas afinal parece que não.Talvez o lugar do seu nascimento não fique muito longe. Almocei muitas vezes no restaurante Zé do Telhado do qual guardo boas recordações.Adorei o vídeo.
Muito obrigado! Pelo que pude apurar, Zé do Telhado terá nascido em Castelões de Recesinhos (Penafiel). No entanto, é preciso ter em consideração as diferenças das divisões administrativas da época quando comparadas com as actuais. Poderá ser um bom tema para um vídeo futuro a comprovação definitiva da naturalidade de Zé do Telhado. Utilizei as terras conforme o que encontrei na bibliografia que consultei, mas tenho noção que poderá ser o ponto menos sólido deste vídeo. Há muitos elementos a ter em consideração e não quero, de todo, jurar que as pessoas de Baltar não possam ter a sua razão. O que me parece indiscutível é o facto de Zé do Telhado ter residido em adulto numa terra diferente daquela em que nasceu...
@@cavaleirodotempoAC3 Pois, as divisões administrativas poderiam ser diferentes.
Boa pá👍 aprendo contigo 👍👍👍
Zé do. Telhado é um dos melhores filmes portugueses.😂
Silva era o sobrenome que os portugueses davam ao imigrantes que chegavam ao Brasil e preferiam se fixar no interior - a Selva -.
Na verdade a família Silva era uma das maiores famílias em Portugal, então muitas pessoas, incluindo muitos afro-brasileiros cujo os antepassados escravizados herdavam o sobrenome dos seus senhores, aliado ao fato de que muitos que imigraram para o Brasil adotavam esse sobrenome para começar uma vida nova contribuiu para que este seja o sobrenome mais comum aqui.
Aliás, a sua foto de perfil, assim como a minha também faz referência ao Santos FC.
Obrigado, Voçê sabe contar-nos as histórias da Nossa História de uma forma Interessante, divertida e Emocionante. Bem Aja. 😊
Muito obrigado. Gostei muito do seu comentário. É precisamente esse o objectivo deste canal! Saudações
Muito bom
Parabens pelo primeiro aniversario!!
Quando jovem comprei na feira do livro no Porto, precisamente um livro que descrevia as suas façanhas de pessoa que roubava os ricos para dar aos pobres.
Ganhou mais um aderente. Parabéns pelos seus videos!
Muito obrigado pelo apoio!
Sem dúvida que Zé do Telhado deveria candidatar-se a PM Português... conseguia ser muito mais honesto e honrado, apesar de ladrão, do que muita da politicalhada que temos atualmente...
😂😂😂😂😂😂😂
😂😅🤣
😂 100%😊
Sem duvida
Sem duvida nenhuma,,,portugues esta ficando como o brasileiro,,roubar E roubar
Estes videos chegam a ser comicos, está do Zé do telhado está demais, aquele que mais roubava mais amigo era do santo😂😂
Caí aqui de paraquedas e não consegui parar de assistir o vodeo até ao final ❤ espetáculo de video. A minha avó contava me histórias do Zé do telhado quando eu era pequeno 😅, ainda hoje ele é um simbolo de bravura no norte, o Homem que tirava aos ricos para dar aos pobres. Os mais velhos dizem sempre que precisamos de um Zé do telhado para por o governo na linha 😂💪👍. Muito obrigado pelo video, eu sei bem o trabalho que dá para fazer um video destes, tem que ser mesmo por paixão pois não há dinheiro que pague as horas investidas por trás de uma edição destas 😉👍 Por isso deixo já o meu like e vou subscrever. Abraço
Muito obrigado pelo apoio e reconhecimento do valor do trabalho realizado :) Seja bem-vindo ao canal!
Era um bom filme o cavaleiro do tempo
Feliz Aniversario para o Canal.
Deseijo muito mais sucesso para o futuro.
Muito obrigado, José!
Muitos parabéns pelo excelente trabalho! No entanto, este vídeo deixou-me com algumas dúvidas. Sou da zona do Vale do Sousa, onde José do Telhado tem grandes referências, principalmente na cidade de Paredes, na vila de Baltar, onde se pode ver 'a casa onde ele morava'. Até houve um hotel com o nome dele em Baltar. Ele é de Baltar, Paredes? Esta é apenas uma dúvida que espero que possas responder, mas estás a fazer um excelente trabalho! Os meus parabéns! Os únicos vídeos de história em português de Portugal eram do Sr. Professor Doutor José Hermano Saraiva. Sei que é um legado pesado, mas alguém tem que o fazer. Parabéns mais uma vez.
Muito obrigado pelo reconhecimento do valor deste trabalho. Compreendo a dúvida e é bastante pertinente; tentarei esclarecer, se possível. Pelo que apurei durante a realização do roteiro, as divisões administrativas actuais, incluindo delimitações de concelhos e freguesias são distintas da época em que nasceu e viveu Zé do Telhado. Neste vídeo, utilizei a divisão administrativa da época (cerca de 1850), conforme a bibliografia que consultei. Pelo que pude apurar, Zé do Telhado nasceu em Castelões de Recesinhos (Penafiel). Penso que na actualidade a freguesia já nem tem o mesmo nome, mas as pessoas de Penafiel poderão ajudar melhor nesta questão. Em relação à ligação de Zé do Telhado a Paredes e Lousada, isso deve-se ao local onde ele residiu em adulto, ou pelo menos onde a família morava, pois o homem devia passar a vida a fugir... Tirei pessoalmente as fotos às ruínas da casa, há relativamente pouco tempo, mas foi um "pouco à pressa" e não consegui reparar no nome da freguesia. Pelo que apurei a localidade chama-se Caíde de Rei (Lousada), mas posso estar enganado. A ligação a Paredes também não é de descartar e faz sentido, se pensarmos que ele deambulava por essa região, mas não li referência nenhuma a Baltar. Talvez as pessoas da zona tenham mais informações acerca disso. Peço apenas que se tenha em atenção essas alterações nas fronteiras dos munícipios do Vale do Sousa, pois não seriam idênticas às actuais.
Muito folclore em volta desta história! Aqui na região pouco ou nada é falada ou retratada. A meu ver pouco credível
Concordo que quando se analisa a história de Zé do Telhado é necessário ter alguma contenção, pois, como referi no vídeo, neste caso, é difícil separar a imaginação dos factos. A verdade estará algures nas entrelinhas...Podemos utilizar a obra de Camilo Castelo Branco para conhecer um pouco mais sobre esta figura, mas nunca será um retrato cem por cento fidedigno, nem perto disso..
Muito bons vídeos históricos, André, louvável.
Muito obrigado, Alexandre!
Belo canal, que passei a subscrever. Agora será tempo de analisar estes conteúdos, que parecem interessantes. Longa vida para o canal e felicidades para o autor destas preciosidades.
Muito obrigado pelo apoio!
Boa, André! Parabéns pelo aniversário do canal, e por mais essa bela história! Sobre mostrar-se ao público, tenhamos calma, talvez seja melhor esperar 200k, mas aí, só uma fotinho, de longe, desfocada, para evitar quaisquer constrangimentos...
🎉 😂 🙏
Ahahah é um caso a pensar, para não assustar ninguém! Muito obrigado pelo apoio!
Adorei. Continue a produzir conteúdo desta qualidade sobre a nossa história. Muitos Parabéns pela sua dedicação. Irei assistir a mais vídeos deste canal :)
Muito obrigado!
parabéns pelo aniversário do canal e parabéns pelo trabalho
Muito obrigado!
Muito bom vídeo adorei beijinhos tudo de bom
Muito obrigado!
Interessante vídeo, não estava á espera que a casa do Carrapatelo, meus antepassados fosse mencionado. Parabéns, deste lado um fiel seguidor fico a aguardar próximo vídeo.
Muito obrigado! Saudações
Bom, muito bom.
Excelente video parabens
Viva Zé do Telhado!
No bairro Paraiso, em São Paulo SP, existe uma rua com esse nome - José Teixeira da Silva -. Será que se trata do mesmo personagem?
Talvez não seja o mesmo, até porque Zé do Telhado passou muito pouco tempo no Brasil e a ligação dele ao vosso país é muito pequena. Porém fica o convite para pesquisar quem é esse José Teixeira da Silva e partilhar connosco aqui no canal. Abraço
Eu também não me importo de ser um ZÉ desde que seja para ajudar quem precisa, mas perfiro continuar a ser pobre mas honesto
Sim eu era muito pequena e já ouvia falar no ze do telhado
Muito bom este canal.
Muito obrigado!
Excelente trabalho!
Os meus parabéns!
Muito obrigado!
Realmente já tinha ouvido falar do "Zé do Telhado", mas não tão completo. Na minha opinião ele cometeu dois erros: 1.º alistar-se às ordens do marquês Sá da Bandeira que era a favor do liberalismo imposto à força em Portugal por uma coligação de exércitos britânico, francês e espanhol sob comando de D. Pedro I do Brasil. Depois, ficou na miséria por causa de gente ingrata que nem sequer lhe deram emprego. 2.º Por fim, a dedicação aos assaltos fizeram o final triste, mas não tinha um mau fundo, apesar de ser ladrão. Coisa rara.
Muito obrigado pelo seu contributo. Abraço
ele aliou-se aos liberais para conquistar o favor do pai da sua amada - e o objectivo foi alcançado
Concordo absolutamente consigo!🏆🏆🏆✔️✔️✔️
Sem dúvida houve acordos de conveniência entre Portugal e as coroas Britânica, Francesa e Espanhola.
De olhos postos no "império português", habilidades na navegação, isto era aliciante para pactos comerciais. Ninguém faz parceria com falidos!
O "liberalismo" ?
Foi o trampolim que a cobiça/luxúria/avareza , ansiava.
Foi a forma de haver muitos "reis" ao mesmo tempo, num país.
O início da Polimonarquia. Disfarçada de oligarquia liberal.
Que é tão evidente...
A América do norte, foi descoberta por quem?
Um navegador, que só por acaso tinha muito de corsário( palavra chique para pirata ao serviço de sua Majestade).
A América foi descoberta por um português ( bem malandro😂😂😂), casado com uma Portuguesa, ( filhos portugueses), vivia numa das ilhas de um arquipélago português ( as casas de Cristóvão Colombo até são museu- irrefutável).
A língua principal da América do norte?
Nunca foi português😂😂 😂
Toda a gente sabe que " os reis católicos" espanhóis, e a coroa inglesa, eram hábeis no "mecenato" da inquisição e dos corsários.
Ainda hoje a monarquia Espanhola e Britânica é o que se sabe.😂 😂
Essa parte realmente ninguém fala .😂😂😂😂😂
É curioso que o liberalismo está muito associado aquilo que chamam " ordens".
Na verdade eram novas formas de pensamento que não cabiam nos conceitos sociais. Alguns "patrocionaram" com fins políticos, militares e até religiosos, porque os "estudantes" não tinham dinheiro. Os livros eram caros, o estudo estava associado a artes ocultas e não havia internet.
😂
É curioso que os liberais perseguidos na Europa, foram para o "novo mundo" ! 😂
Não é nada estranho que se fale Francês no Canadá, Inglês nos E.U.A., Português no Brasil e Espanhol na América Latina.
Não é difícil perceber as rotas do crime organizado.😂
O " novo mundo" foi o refúgio da maçonaria, e , de outras "ordens" revolucionárias 😮 outras... não tão revolucionárias assim...e umas conservadoras.
O que todos tinham em comum?
Segredos a guardar 😂
Se formos aos arquivos desses países, e confrontando o arquivos do " velho mundo" com o " novo mundo", vamos verificar quanto nobres com a "cabeça a prêmio", simplesmente conseguiram apagar a sua identidade e "refazer" a história. É verdade.
Há pessoas que simplesmente aparecem como tendo ido para um país e não aparece mulher ou filhos.😂
A genética forense faz o milagre da verdade aparecer.
Tudo bem analisado tem uma causa.
Parabéns pelo seu belo raciocínio.
Sem dúvida:
- más escolhas de vida,
- até criminosos podem ter ética e moral ,
-" a ocasião faz o ladrão".
✔️🏆
@@Freitascarlastuart A América do Norte, desde a Groonelândia (salvo erro, era Terra de Côrte-Real), Canadá, Nova Inglaterra / EUA, foram descobertas pelos navegadores portugueses, Côrte-Real. Só que depois foram colonizadas pelos britânicos. Até o nome «Canadá» nasceu de "Cá Nã Dá" porque havia muito gelo, não se podia cultivar nada.
@@Freitascarlastuart Ah e o mesmo aconteceu com a Austrália. Portugal deixou de ser uma potência e sempre teve pouca gente. Foi ficando para trás.
Zé do telhado é menos ladrão do que aqueles que nos governam.
Parabéns por mais um instrutivo vídeo. Eu já tinha ouvido falar no Zé do Telhado, mas desconhecia completamente os pormenores de sua vida. Seu canal é grande valia.
Muito obrigado pelo apoio!
Mais do que os seus vídeos incríveis, são os seus vídeos. Parabéns ganhou mais um inscrito e espero que chegue rápido aos 100 mil.!
Muito obrigado pelas palavras de incentivo!
Melhor que seus vídeos é a sua humildade, era isso que eu queria escrever mas enganei-me!! Mas força aí. Será que um dia podia fazer um vídeo da Maria da Fonte, não conheço muito sobre essa revolta! 1 abraço
Obrigado. É uma possibilidade abordar esse tema no futuro.
Sr "Cavaleiro no tempo"sabe o que gosto mais no seu canal os detalhes significantes que coloca nos vidios por exemplo foi com sigo que aprendi mais sobre D.Afonso Henriques deu ricos detalhes que não damos na escola por exemplo na escola pôem o nosso primeiro rei como " o deus da guerra" mas mostrou me que até alguêm como ele ás vezes necessita de recuar alêm da descoberta da possivel personalidade dele por isso espero que este canal cresça e tenha muitos mais vidios porque vir ouvir o vídio é melhor que doc históricos por isso obrigado
Muito obrigado pelas palavras de incentivo. Esse é um cuidado que tenho ao realizar o roteiro. Tento sempre ir um pouco mais além e apresentar dados menos conhecidos pelo público. Considero que isso contribui para conhecer um pouco mais sobre as personagens e os factos históricos. Saudações!
Parabéns pelo aniversário do canal.
Muito obrigado!
Parabéns amigo pelo excelente trabalho. Aguardo o próximo..
Muito obrigado!
Sempre ouvi dizer que o Zé do telhado roubava os riscos para dar aos pobres
Sim, foi essa imagem que ficou na História, mas, como em tudo na vida, a realidade é sempre mais complexa. Isso terá um fundo de verdade, mas a vida de banditismo era quase sempre menos romântica... o principal objectivo era a subsistência e a fuga às difíceis condições de vida do século XIX.
@@cavaleirodotempoAC3 @cavaleirodotempoAC3 Você fez um excelente trabalho parabéns continue com mais vídeos!
Linda Historia. Obrigado
Danke!
Muito obrigado pelo apoio! Será aplicado na melhoria dos vídeos! Abraço
❤lindo
Daria um bom filme !
Devo ser familiar dele .
Da Silva e sou perto de Penafiel
👏👏👏
Adoro te❤
O Zé do Telhado comparado a alguns dos "artisras" que temos actualmente, seria um menino de coro...
Nunca tinha ouvido falar dele!
Bom trabalho.
Parabéns.
Muito obrigado pelo apoio!
Caro amigo, parabéns pelo canal e pelos excelentes vídeos. Meu avô , Joaquim Rodrigues, fez parte do R2 Lanceiros Del Rey, a guarda pessoal da rainha, na ocasião D. Amélia de Orleãns, até outubro de 1910 quando da criação da Republica Portuguesa. Se for de seu ineteresse saber detalhes me contate. Grande abraço.
Este existiu mesmo no nosso Portugal do séc; xix .