O quê mais era gostoso na minha época era a simplicidade das pessoas , em 1.983 que eu comecei no 1° ano na escola , eu tinha de 6 para 7 anos , e quando meus pais compraram meu material escolar , parecia que eu tinha ganhado na loteria , caderno de capa que parecia a própria folha de escrever , estojo de madeira , e a lancheira mais simples que tinha pra vender , fiquei tão feliz que a noite cheguei a dormir com o material de escola , kkk tempinho que deixou saudades , era tudo simples no último, mas eu era muito feliz com muito , mas muito pouco que tinha , abraços a esse pessoal que viveu essa época maravilhosa, onde não tínhamos muito , mas eram os felizes com pouco .
Nossa infância pobre com todos estes materiais de pobres, com toda certeza meu cara meus irmãos e eu considerávamos a família mais Rica do mundo 😂😂😂😂😂. Conta, Havaianas, estojo de Madeira meu camarada❤❤❤❤❤❤❤❤😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 parabenizo meus Amados Pais, 💓💓💓💓💓
Sou arquiteto, moro no Rio de Janeiro e minha família é toda do interior do nordeste, passei minha infância toda indo para lá e via aquelas construções mais humildes, além de todo o mobiliário também. Hoje em dia eu vejo que rola uma gourmetização dessas construções, como foi falado no vídeo sobre o cimento queimado, que antes era uma das opções mais baratas e hoje em dia você vê vendendo em casas de material de construção o material pronto para aplicação custando o olho da cara. Além disso é possível ver também vários designers assinando mobiliário e ficando rico com modelos que eu vi láaaa atrás, como as cadeiras e cadeiras de balanço feitas de tela de borracha. Antigamente era tudo muito artesanal, mas quando trouxeram pro mundo moderno, os ricos compram e pagam mais por ser vendido de uma forma muito mais atrativa, móveis assinados por designers e feitos artesanalmente, os designers e lojas ficam com o bolso cheio, tudo em cima de uma cultura que nunca pertenceu a eles.
Oi oi, estou estudando design e percebo isso também principalmente com decorações e artefatos de barro, como filtros, moringas, combucas, prato, panela e copos, que estão quase inacessíveis pra classe que antes era público alvo delas.
Percebi isso tbm, antigamente se desfazia dos móveis mais antigo pra comprar os modernos,mdp,MDF, aí agora ,vai alguém por a venda um roupeiro antigo de madeira pra vê se não vão querer comprar a qualquer preço,piso queimado tinha na cozinha da casa do sítio onde eu me criei,e hj minha irmã mais nova de apartamento,uau parede vintage ,e foi os olhos da cara 😂😂😂😂
Esse arroz partido aqui em Portugal se chama Arroz Trinca e é popularmente conhecido como Arroz para cães (hoje em dia até é comercializado por marcas de produtos para animais) mas era consumido mtas vezes por pessoas mais pobres em vez do arroz comum.
Amigo, o que mais gosto do seu canal é a sua pesquisa histórica sobre o tema a ser abordado. Adoro. Viajo no tempo. É um aprendizado sobre " assuntos aleatórios" . Perfeito.
Isso é chamado de Obsolescência programada, quando os fabricantes fazem os produtos com a finalidade de perderem sua funcionalidade mais rapidamente, para forçar os consumidores a adquirir outro mais moderno.
Comprei uma caneta esses dias que eu gostei mas acho q ela estava no local errado e foi mais cara do que eu me proponho a pagar por uma só vi em casa. Resumindo a dita cuja não durou absolutamente nada parou de funcionar do nada também se fosse uma bic não tinha isso.
Já morei em casa de vermelhão e usávamos cera Cardeal! Enceradeira era coisa de rico para nós, davámos brilho com um pano seco, um puxava o outro sentado no pano. Era divertido!
Minha falecida avó, até uns 3 meses antes de falecer, usava a enceradeira dela com todo carinho no chão vermelhão rsrs, nunca deixou os filhos colocarem cerâmica no chão, ela tinha o prazer de encerar o chão
Eu me lembro que as havaianas era vendida nas mercearias e em alguns bares, somente nas cores branca com solado azul claro ou preto. Um detalhe curioso é que a embalagem dela era uma sacolinha de plástico transparente, com um barbante usado para abrir e para fechar, detalhado em 4:57 Quanta nostalgia!
Bem lembrado kkkkk dava até tristeza quando tinha q usar aquele papel kkkk. Eu dava um migue e só fazia número 2 antes de tomar banho ou em banheiros que tinha o famoso bidê kkkk.
O jogo é grátis? "Quando o negócio é grátis, o produto é você!" rss Meu material escolar era menos que isso que você mostrou. Nunca tive estojo de lápis. Guardava todos no bolsinho menor da mochila, que por sinal, minha mãe quem fazia com jeans que não cabia mais nos filhos. Canetinha era coisa desnecessária. Quando eu precisava, pegava emprestado na biblioteca. Os cadernos eram quase sempre reciclados, tirava os arames, separava as folhas limpas e as juntava num bloco só. Mesmo assim, aproveitei bem a escola. Estudava bastante, era muito responsável com as lições. Não me permitia paqueras, mas fiz amigos que estão comigo até hoje. Brinquei bastante nos recreios e procurei dar o mínimo de trabalho aos meus pais. Fui bem feliz nessa época. :)
Eu, como pobre, era fascinado por gibis da turma da Mônica e na minha cidade, quem tinha era rico. Eu ficava babando com vontade de ter um e quando via, devorava lendo em minutos.
Moço, estou te conhecendo hoje e vejo que você não tem idade para ter vivido tantas coisas. Muitas, precisou pesquisar para saber com tantos detalhes. Parabéns pelo trabalho!
Renato vc esqueceu de contar que qdo a Hawaianas começaram a virar moda ela ainda eram com branca e com a alça da cor da sola e a moçada virava a sola para cima trocava as tiras de lado ai tinham uma sandália very cool. Fiz muito...depois disso apareceram as havaianas coloridas e cheias de desenhos.
Meu pai tinha uma Brasília branca, uma TV ABC, me identifiquei com os materiais escolares, alguns de pobres e outros de rico rsrsrs. Minha lancheira de pobre, minha mãe colocava pedras de gelo na garrafinha, rsrs mas até a hora do intervalo, já estava quente o Qsuco, rsrs. Hj não tenho mais os meus pais, mas foi maravilhoso reviver esse tempo ímpar de minha vida. Amei rsrs
A sobre a TV, minha mãe que nasceu e cresceu em zona rural sempre fala dessa prática de televizinho kkkk em que o pai dela fez um acordo com todos os filhos, muitos na época kkkk de que ele ia comprar um tv se ficasse um tempo sem dar presente pra todo mundo, e todos aceitaram. Qndo ele comprou, a área rural toda descia na casa deles pra assistir, e ela reclama que ela e meus tios tinham que ficar no chão pq as visitas tinham que sentar no sofá. Acho muito engraçada essa história.
Isso nem é tão antigo assim.. quando eu era criança na decada de 80 nem era todo mundo que tinha tv.. lembro que minha tv era uma de 14 preto e branco, que mudava de canal naqueles botões que giravam... moravamos em um cortiço e os vizinhos todos iam la pra casa assistir novela... Desenho? só quando não tinha nenhum adulto querendo ver tv, hoje chega me dar uma coisa vendo nas casas de alguns amigos onde quem manda na tv são sempre as crianças.. adultos precisam de permissão dos pirralhos para assistir algum jornal por ex.
Na minha casa eumexia no botões externos de cores, ai meu pai ficava revoltado!! kkkkk Era uma briga só por causa disso kkk E quem gosta de coisas retro. Vem nesse link ua-cam.com/video/UQxKCgRFWMg/v-deo.html venho tentando fazer um anime prezente e futuro. è bem legal vem da uma olhada nos 4 episodios!!
Linda história. Lembrei até de minha mãe contando algo parecido. A casa dela teve a primeira TV a cor da sua rua. Ela, meus avós, tios e quase toda vizinhança assistiu o homem chegando a Lua na TV colorida. O bacana desta epoca era o senso de comunidade maior entre as pessoas.
Muito legal ter comentado sobre o cimento queimado. Havia uma espécie de acabamento para esse cimento em que se passava um rolo cravejado , o qual criava uma infinidade de rebaixos no piso visando impedir o escorregamento dos transeuntes. Falando em pisos, vc me fez lembrar de um piso trazido pelos portugueses, o qual formava uma espécie de mosaico. Tratava-se de uma técnica introduzida pelos mouros na península ibérica. Limpava-se com sapoleo e depois se encerava com cera branca.
O piso daqui de casa era vermelho. Depois foi pra verde e atualmente está uma parte verde, outra cimento queimado e na cozinha e banheiros com pedaços de cerâmicas.
Antigamente o pessoal tinha preferência por carros 2 portas pois: carro 4 portas era visto como táxi ou então os consumidores tinham medo das crianças abrirem a porta com o carro andando. Por isso um carro 4 portas da década de 60, 70, 80 (até 85 mais ou menos) é raro.
Cara, eu lembro do opala, se fosse 2 portas era carro de barão, se fosse 4 portas era resto de táxi, principalmente os amarelos... Preconceito total!!!
No interior, com as estradas esburacadas, logo os carros estavam batendo lata. O pessoal preferia carros de 2 portas porque eram 2 a menos pra ficar batendo 😂
Boa noite Renato!! Aqui em casa tínhamos uma tv dessas. Ela vinha com uma espécie de plástico colorido pra colocar na frente!!! Kkkkkkkk....vc lembra dos fogões?! Eles tinham uma espécie de "abas" laterais. E tinham nas cores vermelha, creme, branco, marrom claro. As geladeiras idem. Sem contar que o puxador da geladeira era feito de alumínio e vez ou outra dava uns choques!! 😂😂😂
Temos dois destes fogões: um vermelho e um amarelo. O amarelo é de meus pais, combina com a geladeira, mesa e armário amarelos! Presente de casamento deles!
Já repararam q naquela época tudo era mais colorido? Eletrodomésticos, carros e etc? Hj em dia está tudo muito monocromático, pouca variedade de cor....Sem dúvidas década de 60, 70 e 80/90 foram mais coloridas rsrsrsrs
Comprei muito retalho de biscoito na loja da Aymore, qdo era na trincheira d cidade industrial, adorava qdo vinha muito salpet mas o que vinha mais eram os recheados sem recheio. Na minha casa o piso era de vermelhão e tinha que lustrar com um tal de escovao que era pesado pra burro, enceradeira era coisa de rico. Fogão jangada com asas e tv colorado p&b a válvulas com uma tela colorida na frente pra fazer de conta que era colorida.
Menino, o piso colorido é o tal cimento queimado. Hoje se tornou o queridinho dos construtores. Está na moda a dar uma aparência industrial nas casas. Eu encerei muito esse tipo de piso com a cera cardial 😂😂😂😂😂😂😂 Depois do piso bem polido no braço, a gente brincava um sentava sobre o pano no chão e o outro puxava o pano que deslizava. Eita saudade!!!😂
Eita tempo bom minha mãe tinha um escovao pesado mais não dava o brilho que minha mãe queria daí minha irmã me usava de peso no pano e dava um brilho eim.o piso de casa era vermelho. O tempo bom.
E a tristeza q dava qnd a gente terminava de lustrar e chegava visita... Eu via meu chão todo riscado e sabia q qnd fossem embora eu teria q lustrar tudo de novo... ah braço...
Muito bom! Até hoje eu uso as havaianas, adoro feijão com arroz e lembro das tvs preto e branco dessa época, coisa de pobre nada! Hoje vejo que fui feliz e não sabia, boa resenha essa sua da economia brasileira daquela época. Parabéns!!!
Aos 19:30 q Saudades do meu tempo de criança..minha mãe me deu uma lancheira dessa, eu amava .a minha escola era pertinho da minha casa..lá ia eu,tão feliz!!! Só lembranças Boas. Bjs a todos.02.08.23
O canal é show de bola, um amigo trabalhou na Telefunken, empresa foi embora devido ao maldito confisco do ex-presidente Collor, segundo ele, a diretoria afirmou que não ficaria no país, "pois não é um sério".
Sou fã do nerd show,tem muitas nostalgias maravilhosas,quanto as mochilas escolares em 1967,nós usávamos um pacote de arroz como se fosse uma mochila ,nosso apontador na época era uma lâmina da gilete .nós éramos felizes e não sabíamos ai que saudade!
Gente como eu to ficando velho! eu vivi tudo isso! tive que segurar as lágrimas ao ver esse video.....Minha vó ja falecida colocava agente pra encerar na mão o piso queimado vermelho da casa dela.....rsrs... Ah! a televisão da minha vó não era Telefunkem era ADVANCE, mas era em preto e branco. Eu só fui ver uma televisão em cores na minha casa, em 1990 quando meu irmão comprou uma CCE 14 polegadas kkkk
Você se lembra de uma tela colorida que os nossos pais compravam pra colocar em frente a tv preto em branco pra ficar colorida 😂😂😂😂😂😂😂😂que na verdade não coloria nada né!a gente era feliz e não sabia
Eu nem nasci nos anos 80 e até eu sinto falta porque eu morei a vida toda em cidade do interior então enquanto as outras cidades estavam nos anos 2000 a minha ainda vivia coisas dos anos 80 kkkkkkkkkkkkkkkkkk então eu sinto como se tivesse participado dos anos 80
Antes de assistir ao vídeo, já estou lendo os comentários kkkkkkkkkk Lembro de um papel higiênico meio acinzentado tão descaradamente feito de jornal velho, que tinha até as letrinhas. Quando a gente se demorar no banheiro alguém perguntava se a gente estava lendo o papel higiênico kkkkkkkkkk
Bem lembrado,tinha esquecido esse detalhe,tinha algumas letrinhas,eu via enquanto eu estava no trono admirada , aprendendo a primeira vez sobre o reciclado 😂😂😂
As havaianas que vinha no saco eram melhor que as de hoje, lembro que se usava até o final que em baixo do calcanhar aparecia um buraco mais por exemplo o cabestro não saía. Minha mãe usava o toque de amor. A casa de meu pai ainda tem o piso vermelho do pó xadrez, Usei essa lancheira de pobre, era azul e branco, Meu micro system era aiwa, copiava em alta velocidade os k7 s, Atari, joguei muito River Raider, A nossa era Telefunken, era a válvulas com um botão seletor que fazia um barulhão ao mudarmos de canal.
Nasci no interior, sem energia elétrica. Meu pai era pedreiro e conheci todo esse processo do piso de cimento queimado com xadrez vermelho, o mais usado. Quanto a televisão, em 1980 eu assistia TV nos vizinhos na cidade onde fui estudar e nessa época só havia 3 TVs coloridas. Nossa primeira TV já na capital foi uma Sharp colorida em 1986.
Éramos pobre, mais meu pai e minha mãe não deixava faltar nada pra gente, claro que brinquedos era artigo de luxo, mais como todo pobre agente inventava brinquedos e era muito divertido, ao contrário de hoje, que vemos as crianças todas no celular 😟
Quando eu tinha 5 anos de idade,no ano de 1980,peixe bacalhau e charque/carne seca era comida de pobre,principalmente que era difícil um pobre ter geladeira na quela época, então também era conveniente comprar bacalhau e charque/carne seca, alimentos que não estraga fora do congelador,hoje em dia só rico que come isso.
Verdade. Na minha infancia, bacalhau era barato. Galinha (na época ninguém dizia "frango") era caro pra cacete. Tinha até um ditado que dizia: " pobre quando come galinha um dos dois está doente"
Tenho 65 anos. Lembro-me da TV Colorado RQ, também da SEMP. Meu tio tinha uma Telefunken em casa, era enorme. As TV tinham controle para vertical e horizontal, por causa da instabilidade do sinal. Em casa éramos uma equipe para melhorar a imagem: um no telhado girando a antena VHF, outro na sala , mexendo no controle da TV e orientando a movimentação da antena, e um terceiro para retransmitir o comando para o que girava a antena. Detalhe: dependendo do clima, cada canal tinha uma posição diferente, de modo que essa "operação de guerra" era bastante frequente.
Nossa… Você me fez lembrar da minha infância. Meu pai era marceneiro e fez 2 estojos um para meu irmão e outro pra mim. Naquela época os colegas ficavam babando pois eram resinados na cor mogno rsrsrs. Parece que foi ontem mais já se passaram mais de 30 anos…
Renato cara, esse seu canal faz tanto bem pra nós, a criança que há em mim surge instantaneamente, parabéns cara, vc é uma bandeira dos bons tempos de nossa infância, posso dizer que eu vivi tudo isso, que hj em dia não tem mais, a saudade desse tempo é grande demais, era tudo muito melhor.
Mano, tv a válvula...demorava séculos pra abrir a imagem kkkk...eu era o controle remoto de casa...tinha q levantar e mudar o seletor kkkk...bons tempos
Na minha casa já tivemos uma televisão telefunken, demorava um tempão para esquentar e se acaso queimasse uma válvula incandescente não funcionava mas bastavava trocar e normalizava. De hoje em dia todas tem placas e são mais complicadas para consertar. Pelo valor é melhor comprar uma nova.
Quando a TV parava de funcionar, o cara retirava o tampo traseiro, olhava para as válvulas para ver qual tinha se apagado. Retirava a dita cuja, anotava o código (cada uma tinha um), e comprava uma nova na loja de eletrônica. Instalava a válvula em seu lugar e, VOILÀ: já se podia assistir ao faroeste normalmente. Imagine se ainda fosse assim. cada válvula consumia o equivalente a uma lâmpada incandescente. A conta de energia, nossa!!! Os aparelhos de hoje consomem menos que uma lâmpada, e, numa casa há vários aparelhos de TV. Naquele tempo, as emissoras entravam no ar à noitinha; tipo 17 horas e encerravam a programação por volta de meia-noite. Hoje, 24/7.
Conheci recentemente seu canal. Muito legal! Parabéns! Só uma pequena correção. Sou descendente de japoneses. O nome do chinelo é realmente Zori, com pronúncia zôori, mas era feita com palha de arroz, que é muito utilizada, na verdade a base da culinária japonesa.
Renato,fiz a minha inscrição agora,depois de assistir. Parabéns pelo seu trabalho. Tenho 68 anos de idade e muita lembrança. Meus chinelos eram de couro e as sapatilhas,minha mãe usava tamanco de madeira pra fazer faxina e lavar roupa no tanque, já tínhamos lavadora Bendix, aquela com porta de vidro na frente,espera até parar de centrífugar, senão... Só usei chinelo Havaianas depois que papai morreu e o poder aquisitivo caiu KKK mas nem liguei,gosto deles até hoje, agora acho caro.Gostei tanto deste modelo que minhas sandálias de couro eram do mesmo modelo,com os dedos a mostra.Material escolar eram de boa qualidade mas sem luxo.Primeira TV em 62. TV a cores 73 com controle remoto que parecia um revólver, forçava o seletor mudar de canal com um barulho terrível. Nunca morei em casa com chão de cimento queimado. Charisma da Avon é o perfume predileto do meu marido,no dia que nos conhecemos eu tinha derramado meio vidro no meu uniforme e não pude trocar. Tenho saudades deste cheirinho. Minha mãe nunca deixou meus irmãos usarem os calçados da Conga pq todos reclamavam do chulé, tão ruim que ficava na lavanderia ou quintal,nunca dentro dos quartos. Graças a Deus deixaram de fabricar, sei não se alguém aí deste tempo não ficou com chulé crônico rsrsrs. Faça sim mais um vídeo,parte 2. Ah,sobre os carros, namorado bem de vida,Dogde e Opala Comodoro, namorado situação financeira mais humilde,Aero Whills mas tá tudo bem 😊
Rapqz...nunca mais tinhavisto a minha lancheira de 87 mas hj vi a foto...memória afetiva, senti ate o cheiro..mto legal lembranças de infância. Mto legal mesmo
Diretamente de Prado BA, extremo sul da Bahia, realmente aqui o povo troca não só o arroz pela farinha, mas se não tiver a farinha o povo aqui não come, parabéns Renato, deixa aquele joinha, vou mandar um beiju de farinha de tapioca para vê se tu gosta!
@@AlexandreGomes-eg2wo Aqui na Bahia é branca e tem de vários tipos, e o povo não come sem ela kkk, como eu sou baiano made Paraguay.. kkk não como farinha
Havaianas,fabricadas na minha cidade. Quem nunca usou Havaianas com um prego em baixo! E na feira você encontra as tiras pra vender.Hoje a voltaram a vender mas em lojas de shopping. Na escola eu só usava Kichute ou bamba ou Conga ou Vulcabras 752.
Minha mãe fala que a vizinha tinha televisão, para ela assistir os trapalhões, ela ajudava na faxina da casa. Tinha os lápis coloridos que quem era rico tinha os Faber Castell 36 cores, já o nosso era o Labra 12 cores que até o fim do mês você pintava desenho com o cotoquinho dele porque ele quebrava a ponta fácil. Havaianas odiava usar porque quebrava a parte redonda da alça na sola e tinha que colocar um prego embaixo dela, fora que ficava encardida pq era branca.
Menino eu com meus,50 anos, e você me fez lembrar da Aymoré e seus retalhos de biscoito, mamãe comprava pra gente levar de lanche pra escola,á gente procurava os sacos que tinham mais os pedaços de Mirabel... Sou de contagem área metropolitana de BH,a fábrica era na cidade industrial....
mano, eu pus o video na televisao pra minha mae assistir comigo, ela falou que ta faltando muita coisa ainda kkkk se precisar de ajuda pra parte 2 chama ela hahaha
Eu vendo esse vídeo fiquei com saudades de muitas coisas dessa época o suquinho,as havaianas, o perfume charisma que meu pai gostava de usar e hoje infelizmente ele já é falecido fiquei até emocionada,obrigada pelo vídeo amigo um abraço
Eu tive um estojo de madeira!!! Mas depois que minha mãe virou muambeira e ia pro Paraguai, eu passei a ter estojos tops, lapiseiras lindas e lancheira! Hahahah
Me arrisco de longe a dizer q este foi um dos ,senão melhor vídeo de conteúdo sobre antiguidades rsrsrs conteúdo simplesmente incrível! Segurei o choro! Mta saudade! Ganhou uma inscrita!!!
Havaianas,eu deixei de usar durante muitos anos, porque quando eu era pequena ia até na escola com a abençoada, só voltei a usar qdo minha filha me deu uma de presente de dia das mães rsrsrsrsrs
Nostálgico esse piso xadrez colorido e além de cera e enceradeira agente usava sabão e muita água pra brincar de escorregar mas os tombos eram constantes. Os pisos de taco de madeira em Brasília era algo comum nos prédios nos anos 60, 70 e 80, e agente enceirava com enceradeira também. Eu adorava usar as enceradeiras pela casa toda e minha vó me deixava sempre que eu pedia. Lembrando que estes aparelhos às vezes vinham com defeito e davam choques, tanto que uma tia minha morreu eletrocutada e o tio jogou a enceradeira no lago da Cidade Ocidental com muita raiva e chorando, tadinho.
13:23 Sou nordestino, antigamente o pessoal comia mais feijão do que arroz, principalmente o pessoal da zona rural onde o arroz era coisa de rico. O feijão, a farinha de mandioca e o milho era a base alimentar das décadas passadas no nordeste. Hoje a realidade é diferente, hoje o pessoal come mais arroz e bem pouco feijão.
Gente eu sou literalmente "um pé de chinelo" adoro chinelos e amo havaianas... E as minhas favoritas são justamente essas "originais" do solado branco e as tiras azul, verde, preto! Rsrs... Adoroooooo!❤️❤️❤️ Kkkkkkkkk.😂😂
Faltou falar das televisões Sharp e Philco; dos automóveis DKV, Aero Wyllis, Gordini, Dodge Dart e Polara, Passat e Chevette; do telefone Ericsson; dos tênis Kichute e Bamba; da calça US Top; dos refrigerantes Crush e Gini. Tudo coisa da minha infância nos anos 1970.
No caso das Havaianas, não foi só o fato de famosos usarem, ela inovou com cores e modelos novos, desenhos, tiras finas, que deixaram o produto muito mais bonito e charmoso
Os jovens de hoje em dia, pensam q essa época é distante, mais não é tanto EU TENHO 37 anos, e vivi muito disso, TV Telefunke q girava o botão pra trocar canais e tinha q sintonizar no botão interno, chinelo havaiana q vendia no saquinho, e só tinha azul ou preta, phantom system game q parecia um master system aonde vc ia no vizinho pra jogar, Micro system gradiente e National , depois sucesso system CD de 3 a 5 discos, Estojo quem tinha de lata era rico msm, ou tinha ganhado de presente de tios. Piso vermelho e casa com porão, tinha q descer numa escada de madeira.
Na época do auge do MAPPIN , NO centro de SP, em frente do Teatro Municipal, ficavam diversos modulos da Gradiente, eu e milhares de pessoas ficavamos babando na vitrine , só porque olhar não paga kkkkk ainda kkkkkk E sonhar nao é proibido kkkkkk Cada módulo, 3 em 1 , brilhando , falando: compre, compre , faça um carne 30 prestações kkkkkkkkk Era pura diversão kkkkkk...😊
O quê mais era gostoso na minha época era a simplicidade das pessoas , em 1.983 que eu comecei no 1° ano na escola , eu tinha de 6 para 7 anos , e quando meus pais compraram meu material escolar , parecia que eu tinha ganhado na loteria , caderno de capa que parecia a própria folha de escrever , estojo de madeira , e a lancheira mais simples que tinha pra vender , fiquei tão feliz que a noite cheguei a dormir com o material de escola , kkk tempinho que deixou saudades , era tudo simples no último, mas eu era muito feliz com muito , mas muito pouco que tinha , abraços a esse pessoal que viveu essa época maravilhosa, onde não tínhamos muito , mas eram os felizes com pouco .
Vdd tem pinho maravilhoso..só Saudades. Bjs
Amava usar meu avental branquinho
Nossa infância pobre com todos estes materiais de pobres, com toda certeza meu cara meus irmãos e eu considerávamos a família mais Rica do mundo 😂😂😂😂😂. Conta, Havaianas, estojo de Madeira meu camarada❤❤❤❤❤❤❤❤😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 parabenizo meus Amados Pais, 💓💓💓💓💓
Bons tempos que não voltam nunca mais.
Simplicidade? Era pobreza. Isso
Sou arquiteto, moro no Rio de Janeiro e minha família é toda do interior do nordeste, passei minha infância toda indo para lá e via aquelas construções mais humildes, além de todo o mobiliário também. Hoje em dia eu vejo que rola uma gourmetização dessas construções, como foi falado no vídeo sobre o cimento queimado, que antes era uma das opções mais baratas e hoje em dia você vê vendendo em casas de material de construção o material pronto para aplicação custando o olho da cara. Além disso é possível ver também vários designers assinando mobiliário e ficando rico com modelos que eu vi láaaa atrás, como as cadeiras e cadeiras de balanço feitas de tela de borracha. Antigamente era tudo muito artesanal, mas quando trouxeram pro mundo moderno, os ricos compram e pagam mais por ser vendido de uma forma muito mais atrativa, móveis assinados por designers e feitos artesanalmente, os designers e lojas ficam com o bolso cheio, tudo em cima de uma cultura que nunca pertenceu a eles.
Concordo com vc.
Oi oi, estou estudando design e percebo isso também principalmente com decorações e artefatos de barro, como filtros, moringas, combucas, prato, panela e copos, que estão quase inacessíveis pra classe que antes era público alvo delas.
Eu tive Brazilian,mas nunca a comparei com a música! Nem pensei numa amarela!
Pertence, agora!
Percebi isso tbm, antigamente se desfazia dos móveis mais antigo pra comprar os modernos,mdp,MDF, aí agora ,vai alguém por a venda um roupeiro antigo de madeira pra vê se não vão querer comprar a qualquer preço,piso queimado tinha na cozinha da casa do sítio onde eu me criei,e hj minha irmã mais nova de apartamento,uau parede vintage ,e foi os olhos da cara 😂😂😂😂
Estou com 82 anos. De bem comigo mesmo, com a vida, com o mundo. Quando chegar minha hora...........vou sem reclamações . Tive muita sorte. Aleluia!!!
Ae sim
Deus vai continuar te abençoar
José Carlos Ribeiro que venha mais
Que bommmm...👏👏👏
é careca?
Esse arroz partido aqui em Portugal se chama Arroz Trinca e é popularmente conhecido como Arroz para cães (hoje em dia até é comercializado por marcas de produtos para animais) mas era consumido mtas vezes por pessoas mais pobres em vez do arroz comum.
Amigo, o que mais gosto do seu canal é a sua pesquisa histórica sobre o tema a ser abordado. Adoro. Viajo no tempo. É um aprendizado sobre " assuntos aleatórios" . Perfeito.
Concordo,nao so falar é matar a cobra e mostrar o pau kkkkk
Concordo! Conheci há alguns dias e eu fico boba com a pesquisa!
Os produtos antigos duravam muito, pra sempre. Hoje é tudo descartável
Isso é chamado de Obsolescência programada, quando os fabricantes fazem os produtos com a finalidade de perderem sua funcionalidade mais rapidamente, para forçar os consumidores a adquirir outro mais moderno.
Que pena!
Temos um espremedor de fruta com mais de 50 anos. Simples e eficaz.
Inclusive a televisão, porque se não estragar eles não vendem.
Comprei uma caneta esses dias que eu gostei mas acho q ela estava no local errado e foi mais cara do que eu me proponho a pagar por uma só vi em casa. Resumindo a dita cuja não durou absolutamente nada parou de funcionar do nada também se fosse uma bic não tinha isso.
Já morei em casa de vermelhão e usávamos cera Cardeal! Enceradeira era coisa de rico para nós, davámos brilho com um pano seco, um puxava o outro sentado no pano. Era divertido!
VIXE! ERA MUITO BOM.
A FAXINA ERA O DIA INTEIRO.
Ah eu usava enceradeira da arno... será que eu era rico e não sabia? heheheh
Minha falecida avó, até uns 3 meses antes de falecer, usava a enceradeira dela com todo carinho no chão vermelhão rsrs, nunca deixou os filhos colocarem cerâmica no chão, ela tinha o prazer de encerar o chão
Me lembro muito disso kkj
E a danada da cera ressecava. Kkkk.
Eu me lembro que as havaianas era vendida nas mercearias e em alguns bares, somente nas cores branca com solado azul claro ou preto. Um detalhe curioso é que a embalagem dela era uma sacolinha de plástico transparente, com um barbante usado para abrir e para fechar, detalhado em 4:57 Quanta nostalgia!
Aquele solado branco encardida né 😂
Eu me lembro desses detalhes das Havaianas mas no final dos anos 80 já tinha verde,amarela depois veio rosa, vermelha...
Eu lembro da Rosa, meu sonho era ter uma.
Tinha aquele papel higiênico rosa que limpava lixava e dava acabamento kkk
Primavera era o nome kkkkkk
Esfoliação anal
Bem lembrado kkkkk dava até tristeza quando tinha q usar aquele papel kkkk. Eu dava um migue e só fazia número 2 antes de tomar banho ou em banheiros que tinha o famoso bidê kkkk.
Papel higiênico Primavera, aquilo parecia mais lixa de parede ou de metal 😂😂
Primavera kk
A caneta de 4 cores da bic, quando apareceu no mercado, ficava numa vitrine trancada nas lojas Americanas. O valor era alto, artigo de luxo.
eu tenho uma ate hoje kkkk
Os pobres comprarão muito as paraguaia q tinham 10 ou mais cores nem me lembro mais
@@oconhecimentotemquesercomparti a1qqaqszsddxxx ,xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxdddftujfuie0bush. Ojdxryz123 yhn4y4u justinho e e 6uquissa4jja
SlsilslVreqwwedcdddx zxzxxzzz zzz c9a
Demorou muito pra eu ter uma caneta kkk
Ate hoje kkkkk
É o olho da cara, mais facil comprar 4 canetas da Bic mesmo, q economiza horrores 😆😆
O jogo é grátis? "Quando o negócio é grátis, o produto é você!" rss Meu material escolar era menos que isso que você mostrou. Nunca tive estojo de lápis. Guardava todos no bolsinho menor da mochila, que por sinal, minha mãe quem fazia com jeans que não cabia mais nos filhos. Canetinha era coisa desnecessária. Quando eu precisava, pegava emprestado na biblioteca. Os cadernos eram quase sempre reciclados, tirava os arames, separava as folhas limpas e as juntava num bloco só. Mesmo assim, aproveitei bem a escola. Estudava bastante, era muito responsável com as lições. Não me permitia paqueras, mas fiz amigos que estão comigo até hoje. Brinquei bastante nos recreios e procurei dar o mínimo de trabalho aos meus pais. Fui bem feliz nessa época. :)
Essa matéria me fez viajar no tempo e lembrar dos meus pais, isso não tem preço. Que saudades deles😔
🤩 _BRASÍLIA_ & _HAVAIANAS_ deveriam virar patrimônio histórico do povo brasileiro 👏🏻
Tenho uma Brasilia 82, herança que recebi do meu avô e que foi adquirida por consórcio.Tem muita história esse carro.
Eu, como pobre, era fascinado por gibis da turma da Mônica e na minha cidade, quem tinha era rico. Eu ficava babando com vontade de ter um e quando via, devorava lendo em minutos.
Eu comprava as revistas usadas para ler, muitas das vezes os Almanaques da Disney, quanta saudade 😊
@@eliasfrancisco2592 as vezes eu achava nas ruas algumas páginas rasgadas e levava para casa.
Exatamente!
Moço, estou te conhecendo hoje e vejo que você não tem idade para ter vivido tantas coisas. Muitas, precisou pesquisar para saber com tantos detalhes. Parabéns pelo trabalho!
O melhor do canal é que, além das curiosidades, ainda tem uma pitada boa de história. Sou Fã!!!
Usávamos a cera Canário 😅
Concordo...O NERD SHOW E O Canal 90....Para MIM...SÃO OS MELHORES Atualmente.
Me Lembro Da Cera Parquetina
Sou representante da Avon e acredite ainda tem cliente que ama os clássicos: Charisma, toque de amor e topaze
Parte II
Nada se compara ao titânium ou o 300 km/h hahahahaha
Até hoje eu lembro do Toque de Amor por causa da minha avó, eu compraria pra não usar só pra ter o cheirinho ela mesmo
Sério?! Mas aí dá é o mesmíssimo cheiro? Não melhorou nadinha?
@@Cassiadomingos1971 ficou mais fraco o cheiro mais aguado
O estojo de lata quando caia no chão todo mundo gritava: "marmita"!!!!! Que saudade.
Lata de sardinha lata de sardinha
Gisele Souza hahahahahaha e era um barulho chato pra boneco, viu!
@@crisoliveira8730 Minha professora dizia: pronto, começaram a derrubar as sardinhas. Ela odiava kkkkkkkkkk
Kkkk
Me lembro como se fosse hj
Renato vc esqueceu de contar que qdo a Hawaianas começaram a virar moda ela ainda eram com branca e com a alça da cor da sola e a moçada virava a sola para cima trocava as tiras de lado ai tinham uma sandália very cool. Fiz muito...depois disso apareceram as havaianas coloridas e cheias de desenhos.
Minha tia fazia isso no dela ,e um dia fez no meu ,caia cada tombo,pós não tinha antiderrapante 😂😂
Virar a havaiana era usar um crachá pobre.
Carrinho de feira , que passava direto no nosso pé na feira , coitado do calo kkkkkkk está raro, sorte dos pés das pessoas kkkkk...😊
Meu pai tinha uma Brasília branca, uma TV ABC, me identifiquei com os materiais escolares, alguns de pobres e outros de rico rsrsrs. Minha lancheira de pobre, minha mãe colocava pedras de gelo na garrafinha, rsrs mas até a hora do intervalo, já estava quente o Qsuco, rsrs. Hj não tenho mais os meus pais, mas foi maravilhoso reviver esse tempo ímpar de minha vida. Amei rsrs
A sobre a TV, minha mãe que nasceu e cresceu em zona rural sempre fala dessa prática de televizinho kkkk em que o pai dela fez um acordo com todos os filhos, muitos na época kkkk de que ele ia comprar um tv se ficasse um tempo sem dar presente pra todo mundo, e todos aceitaram. Qndo ele comprou, a área rural toda descia na casa deles pra assistir, e ela reclama que ela e meus tios tinham que ficar no chão pq as visitas tinham que sentar no sofá. Acho muito engraçada essa história.
Eu quando criança ficava louca com os brinquedos da estrelas...as lojas americanas na época de Natal.
Isso nem é tão antigo assim.. quando eu era criança na decada de 80 nem era todo mundo que tinha tv.. lembro que minha tv era uma de 14 preto e branco, que mudava de canal naqueles botões que giravam... moravamos em um cortiço e os vizinhos todos iam la pra casa assistir novela... Desenho? só quando não tinha nenhum adulto querendo ver tv, hoje chega me dar uma coisa vendo nas casas de alguns amigos onde quem manda na tv são sempre as crianças.. adultos precisam de permissão dos pirralhos para assistir algum jornal por ex.
@@ltgrmi no caso da minha mãe é desse jeito msm. Nessa época msm
Na minha casa eumexia no botões externos de cores, ai meu pai ficava revoltado!! kkkkk Era uma briga só por causa disso kkk E quem gosta de coisas retro. Vem nesse link ua-cam.com/video/UQxKCgRFWMg/v-deo.html venho tentando fazer um anime prezente e futuro. è bem legal vem da uma olhada nos 4 episodios!!
Linda história. Lembrei até de minha mãe contando algo parecido. A casa dela teve a primeira TV a cor da sua rua. Ela, meus avós, tios e quase toda vizinhança assistiu o homem chegando a Lua na TV colorida.
O bacana desta epoca era o senso de comunidade maior entre as pessoas.
Muito legal ter comentado sobre o cimento queimado. Havia uma espécie de acabamento para esse cimento em que se passava um rolo cravejado , o qual criava uma infinidade de rebaixos no piso visando impedir o escorregamento dos transeuntes. Falando em pisos, vc me fez lembrar de um piso trazido pelos portugueses, o qual formava uma espécie de mosaico. Tratava-se de uma técnica introduzida pelos mouros na península ibérica. Limpava-se com sapoleo e depois se encerava com cera branca.
Usei foi muito o carisma,toque de amor,topaze,e o Sweet honesto,e gosto deles até hoje.
Até que enfim um canal em que o youtuber era pobre como eu nos anos 90
legal vc usar o termo "era" porque estou pobre ate hoje !! risos ..
Kkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
15/04/2022
A borracha mercur eu tinha, falavam que a parte azul apagava caneta e eu rasguei muito caderno tentando kkkkk
Eu também,kkkkkk
eu lembro quando os caras diziam isso, e eu tinha corretivo, e as pessoas achavam que era coisa de outro mundo
Eu tb véi kkkkkkkk. Mas nem me importava com o mico q paguei kkkkkkkk. E ainda restavam parte das folhas kkkkkkk.
Só borrava tudo kkkk
Kkkk
Chão vermelho: usava com enceradeira....escorregava que era uma beleza kkkk
O piso daqui de casa era vermelho. Depois foi pra verde e atualmente está uma parte verde, outra cimento queimado e na cozinha e banheiros com pedaços de cerâmicas.
Q legal!!!parabéns! !adoro casas com estilo antigo
Eu tive estojo de lata, quando caia a sala toda gritava "olha a marmita!!" E às vezes chegava amassar rs
Ajakakkaak, eu tbm, os colegas faziam a maior mangofa, era uma diversão. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Kkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂
🤣🤣🤣
Era legal essa época né rss. Eu tmb tinha, você é de onde?
Antigamente o pessoal tinha preferência por carros 2 portas pois: carro 4 portas era visto como táxi ou então os consumidores tinham medo das crianças abrirem a porta com o carro andando. Por isso um carro 4 portas da década de 60, 70, 80 (até 85 mais ou menos) é raro.
Cara, eu lembro do opala, se fosse 2 portas era carro de barão, se fosse 4 portas era resto de táxi, principalmente os amarelos... Preconceito total!!!
No interior, com as estradas esburacadas, logo os carros estavam batendo lata. O pessoal preferia carros de 2 portas porque eram 2 a menos pra ficar batendo 😂
Boa noite Renato!! Aqui em casa tínhamos uma tv dessas. Ela vinha com uma espécie de plástico colorido pra colocar na frente!!! Kkkkkkkk....vc lembra dos fogões?! Eles tinham uma espécie de "abas" laterais. E tinham nas cores vermelha, creme, branco, marrom claro. As geladeiras idem. Sem contar que o puxador da geladeira era feito de alumínio e vez ou outra dava uns choques!! 😂😂😂
Temos dois destes fogões: um vermelho e um amarelo. O amarelo é de meus pais, combina com a geladeira, mesa e armário amarelos! Presente de casamento deles!
Já repararam q naquela época tudo era mais colorido? Eletrodomésticos, carros e etc? Hj em dia está tudo muito monocromático, pouca variedade de cor....Sem dúvidas década de 60, 70 e 80/90 foram mais coloridas rsrsrsrs
Verdade !!!
A TV de casa era preto e branco mas tinha esse plástico azul na frente pra ficar "quase" colorida kkkkk...
Eu lembro que vi um fogão com aba é vermelho
A nossa era assim e dava choque tbm ,eu sabia ,mas não sei pq eu botava a mão pra levar os choquinnhos 😂😂
Comprei muito retalho de biscoito na loja da Aymore, qdo era na trincheira d cidade industrial, adorava qdo vinha muito salpet mas o que vinha mais eram os recheados sem recheio. Na minha casa o piso era de vermelhão e tinha que lustrar com um tal de escovao que era pesado pra burro, enceradeira era coisa de rico. Fogão jangada com asas e tv colorado p&b a válvulas com uma tela colorida na frente pra fazer de conta que era colorida.
Primeiro trabalho da minha mãe foi na Aymoré.
Esse vídeo foi totalmente nostalgia, me lembro de tudo, principalmente a tv Telefunken
Menino, o piso colorido é o tal cimento queimado. Hoje se tornou o queridinho dos construtores. Está na moda a dar uma aparência industrial nas casas.
Eu encerei muito esse tipo de piso com a cera cardial 😂😂😂😂😂😂😂 Depois do piso bem polido no braço, a gente brincava um sentava sobre o pano no chão e o outro puxava o pano que deslizava. Eita saudade!!!😂
Caí uma vez nele, minha mãe tava lavando a cozinha e eu desavisada entrei e escorreguei, rachei o cocuruto, levei 6 pontos.
Eita tempo bom minha mãe tinha um escovao pesado mais não dava o brilho que minha mãe queria daí minha irmã me usava de peso no pano e dava um brilho eim.o piso de casa era vermelho. O tempo bom.
😂😂😂😂😂verdade!
E a tristeza q dava qnd a gente terminava de lustrar e chegava visita...
Eu via meu chão todo riscado e sabia q qnd fossem embora eu teria q lustrar tudo de novo... ah braço...
Kkkkk ficava com um cheiro de querosene.kkkk
Muito bom! Até hoje eu uso as havaianas, adoro feijão com arroz e lembro das tvs preto e branco dessa época, coisa de pobre nada! Hoje vejo que fui feliz e não sabia, boa resenha essa sua da economia brasileira daquela época. Parabéns!!!
Gente, que VÍDEO ! Revivi minha adolescência.
Muito bom, meu estojo era de madeira,eu era louco por um conjunto de lápis com 36 cores, minha mãe só podia compra de 12, ô saudade!
Hoje em dia a galera só com lapis de cor de 24 e 48 cores 👌🏻
🥺 eu era aluna da caixa, ( governo). Minha mãe não comprava os materiais, eu ganhava da escola 😕
Ate eu
Eu tive um estojo na infância, que tinha o pinball na tampa. Oh 🤣🤣🤣🤣 tempo bom
O Meu lápis de cor era de 6 cores, meu sonho era uma caixa de lápis regente.
Nossa, como é bom viajar no tempo! Obg Renato!
Essas havaianas de antigamente era mais resistente, hoje ela não dura 1 mês no uso diário.
Pois é. Sou muito mais a Ipanema basicona mesmo, dura tanto que eu só troco quando o fundo fura, porque a tira não arrebenta nunca.
Pé de lixa
Não gosto de havaianas
Tudo que faziam antigamente era melhor que as de hoje...antes se fazia as coisas pra durar,hoje as coisas são feita pra consumir ou melhor sumir
As Havaianas dos anos 80 não durava nada.
Aos 19:30 q Saudades do meu tempo de criança..minha mãe me deu uma lancheira dessa, eu amava .a minha escola era pertinho da minha casa..lá ia eu,tão feliz!!! Só lembranças Boas. Bjs a todos.02.08.23
Renato faz dos álbuns de figurinhas, que agente tinha que completar uma página pra poder ganhar determinado prêmio lembra? Abraço!
O canal é show de bola, um amigo trabalhou na Telefunken, empresa foi embora devido ao maldito confisco do ex-presidente Collor, segundo ele, a diretoria afirmou que não ficaria no país, "pois não é um sério".
Havaianas foi a melhor coisa que criaram ❤️
Sim kkķk
Tão boas que até hoje está no mercado
Tanto, que superou até a Rider
@@isaldarangel7719 q area ààaàa
pena que hoje o material é feito para durar pouco
Sou fã do nerd show,tem muitas nostalgias maravilhosas,quanto as mochilas escolares em 1967,nós usávamos um pacote de arroz como se fosse uma mochila ,nosso apontador na época era uma lâmina da gilete .nós éramos felizes e não sabíamos ai que saudade!
Gente como eu to ficando velho! eu vivi tudo isso! tive que segurar as lágrimas ao ver esse video.....Minha vó ja falecida colocava agente pra encerar na mão o piso queimado vermelho da casa dela.....rsrs... Ah! a televisão da minha vó não era Telefunkem era ADVANCE, mas era em preto e branco. Eu só fui ver uma televisão em cores na minha casa, em 1990 quando meu irmão comprou uma CCE 14 polegadas kkkk
ua-cam.com/video/YYx8D0kNTi8/v-deo.html
Você se lembra de uma tela colorida que os nossos pais compravam pra colocar em frente a tv preto em branco pra ficar colorida 😂😂😂😂😂😂😂😂que na verdade não coloria nada né!a gente era feliz e não sabia
Eu tinha estojo de lata, qdo caia no chão a sala gritada " Olha a marmita" kkkk
É verdade kkkkkkk...
😂😂😂😂😂
Kkkkkk
Kkkkkkkk verdade
kkkkkkkkkkkk
😭😞 vc me fez chorar de saudades dos anos oitenta , meu Deus 😭👏👏👏👏😘
Eu nem nasci nos anos 80 e até eu sinto falta porque eu morei a vida toda em cidade do interior então enquanto as outras cidades estavam nos anos 2000 a minha ainda vivia coisas dos anos 80 kkkkkkkkkkkkkkkkkk então eu sinto como se tivesse participado dos anos 80
Antes de assistir ao vídeo, já estou lendo os comentários kkkkkkkkkk
Lembro de um papel higiênico meio acinzentado tão descaradamente feito de jornal velho, que tinha até as letrinhas.
Quando a gente se demorar no banheiro alguém perguntava se a gente estava lendo o papel higiênico kkkkkkkkkk
Bem lembrado,tinha esquecido esse detalhe,tinha algumas letrinhas,eu via enquanto eu estava no trono admirada , aprendendo a primeira vez sobre o reciclado 😂😂😂
As havaianas que vinha no saco eram melhor que as de hoje, lembro que se usava até o final que em baixo do calcanhar aparecia um buraco mais por exemplo o cabestro não saía.
Minha mãe usava o toque de amor.
A casa de meu pai ainda tem o piso vermelho do pó xadrez,
Usei essa lancheira de pobre, era azul e branco,
Meu micro system era aiwa, copiava em alta velocidade os k7 s,
Atari, joguei muito River Raider,
A nossa era Telefunken, era a válvulas com um botão seletor que fazia um barulhão ao mudarmos de canal.
Aki na minha área tem até hoje na casa de sabão
Havaianas do Chico Anysio
Hoje elas (havaianas) n duram 1 ano...
Antigamente as pessoas não tinham nada e eram felizes. Hoje as pessoas tem tudo e são tristes.
Na vdd hj continuam não tendo nada e são tristes hahahahh
Fato 😔capaz de piorar ainda
Mas muitas coisas de hoje, não são tão boas, que nem as de antigamente... Fora o valor que subiu...
Hoje em dia aumentou o suicídio e a tal da depressão
Verdade
Nasci no interior, sem energia elétrica. Meu pai era pedreiro e conheci todo esse processo do piso de cimento queimado com xadrez vermelho, o mais usado. Quanto a televisão, em 1980 eu assistia TV nos vizinhos na cidade onde fui estudar e nessa época só havia 3 TVs coloridas. Nossa primeira TV já na capital foi uma Sharp colorida em 1986.
Aquela sharp que tinha mostrador digital indicando o canal?? : )
Éramos pobre, mais meu pai e minha mãe não deixava faltar nada pra gente, claro que brinquedos era artigo de luxo, mais como todo pobre agente inventava brinquedos e era muito divertido, ao contrário de hoje, que vemos as crianças todas no celular 😟
Verdade e roupa nova so no final do ano, ou quando precisava .
Eu usava saco de arroz como mugila.
Eu tive um vestido de saco de açucar. 😢@@joaoetelma8188
28:34 Quando eu era criança a gente dizia que CCE = Começou Comprando Errado 😂😂😂
Ou “Conserta, Conserta, Estraga”... kkkkk
@@rafaelz125 Sim! Hehehe
Se comprava a 2a vez era "Continua Comprando Errado"
Compra , conserta eternamente
Continue comprando errado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quando eu tinha 5 anos de idade,no ano de 1980,peixe bacalhau e charque/carne seca era comida de pobre,principalmente que era difícil um pobre ter geladeira na quela época, então também era conveniente comprar bacalhau e charque/carne seca, alimentos que não estraga fora do congelador,hoje em dia só rico que come isso.
Verdade. Na minha infancia, bacalhau era barato. Galinha (na época ninguém dizia "frango") era caro pra cacete. Tinha até um ditado que dizia: " pobre quando come galinha um dos dois está doente"
@@jocarp73 , corretíssimo.
Renato daria um ótimo professor de história, prende a gente qndo ele está falando
Nem sabia que o nome do Nerd era Renato 😀
Tenho 65 anos. Lembro-me da TV Colorado RQ, também da SEMP. Meu tio tinha uma Telefunken em casa, era enorme. As TV tinham controle para vertical e horizontal, por causa da instabilidade do sinal. Em casa éramos uma equipe para melhorar a imagem: um no telhado girando a antena VHF, outro na sala , mexendo no controle da TV e orientando a movimentação da antena, e um terceiro para retransmitir o comando para o que girava a antena. Detalhe: dependendo do clima, cada canal tinha uma posição diferente, de modo que essa "operação de guerra" era bastante frequente.
A nossa Telefunken era cheia de cupim,aí eu catava as sujeira dos bichinhos e brincava que era fermento e botava nas minhas panelinha 😂😂😂
Canal maravilhoso Mano que lindo essa experiência de ver como surgiram as coisas nos anos abençoados
Nossa…
Você me fez lembrar da minha infância.
Meu pai era marceneiro e fez 2 estojos um para meu irmão e outro pra mim. Naquela época os colegas ficavam babando pois eram resinados na cor mogno rsrsrs.
Parece que foi ontem mais já se passaram mais de 30 anos…
Parabéns pela atitude boa do seu pai. Abraços pra vcs❤👏👏👐
Kkkk minha vó usou o Toque de amor, Charisma, o Topázio kkkk até hj eu muito cheiroso e pretendo usar tb.
Saudades minha vó 😍😢
Lembrei da minha avó também.
😁 inesquecível o toque de amor
Minha avó usava um que acho que era alfazema que tinha uma camponesa com um balde na cabeça na embalagem
@@henriquemonteiro7245 lembro disso kkkkkk
Renato cara, esse seu canal faz tanto bem pra nós, a criança que há em mim surge instantaneamente, parabéns cara, vc é uma bandeira dos bons tempos de nossa infância, posso dizer que eu vivi tudo isso, que hj em dia não tem mais, a saudade desse tempo é grande demais, era tudo muito melhor.
Mano, tv a válvula...demorava séculos pra abrir a imagem kkkk...eu era o controle remoto de casa...tinha q levantar e mudar o seletor kkkk...bons tempos
Ki suco! Lá em casa era o único refresco que tinha
Menina Tatee,,,na nossa casa também. 😍😍😍
Kkkkkkk
E kissuco virou gíria... E O KISSUCO FERVEU... kkkkkkk
Eu fazia bolo e cobria com Clara de ovo açúcar e pra colorir ki suco. Bem azedo pra ficar beeem colorido kkkkkkk
Na minha casa também
Aqui em casa tem o Fusca do meu falecido nono Juvêncio! Ele dizia que tinha 8 filhos, meu pai, minhas 6 tias e o Fuscão!
Todos nós amamos essa lenda!
Vc fez um flash back dos anos 80.
Tudo nós tivemos, chinelo, perfume, tv, estojo ..... Etc.... Bons tempos, boas coisas.😢
No auge, a Gradiente comprou outra referência em aparelhos de Som no Brasil, a Polyvox!
Muito legal o vídeo!
A Sanyo eram bons e potentes
A polyvox tbm tá voltando agora, pena que não fazem mais toca discos nem cd
@@fabiosilva-pi6xn é verdade!
Deu impressão que alguma outra empresa reativou a velha marca.
Na minha casa já tivemos uma televisão telefunken, demorava um tempão para esquentar e se acaso queimasse uma válvula incandescente não funcionava mas bastavava trocar e normalizava. De hoje em dia todas tem placas e são mais complicadas para consertar. Pelo valor é melhor comprar uma nova.
Quando a TV parava de funcionar, o cara retirava o tampo traseiro, olhava para as válvulas para ver qual tinha se apagado. Retirava a dita cuja, anotava o código (cada uma tinha um), e comprava uma nova na loja de eletrônica. Instalava a válvula em seu lugar e, VOILÀ: já se podia assistir ao faroeste normalmente. Imagine se ainda fosse assim. cada válvula consumia o equivalente a uma lâmpada incandescente. A conta de energia, nossa!!! Os aparelhos de hoje consomem menos que uma lâmpada, e, numa casa há vários aparelhos de TV. Naquele tempo, as emissoras entravam no ar à noitinha; tipo 17 horas e encerravam a programação por volta de meia-noite. Hoje, 24/7.
Lembro que mochila de rodinha era tipo coisa de executivo pra mim😂😂😂
Verdade 😂😃😂😂
Amei seu vídeo. 👏👏
Ainda tenho na memória o cheirinho das havaianas novas e elas duravam mais tempo que as de hoje.
Conheci recentemente seu canal. Muito legal! Parabéns! Só uma pequena correção. Sou descendente de japoneses. O nome do chinelo é realmente Zori, com pronúncia zôori, mas era feita com palha de arroz, que é muito utilizada, na verdade a base da culinária japonesa.
Pura nostalgia, além do cimento queimado vermelhão é o piso de caquinhos, tradicional em São Paulo e em outros lugares também
Sim! O piso de caquinho e os de azulejos diferentes que se comprava no cemitério dos azulejos kkkkk bem lembrado!
Vdd mano! Esse piso tem até hj na casa da minha tia
Piso de caquinhos era tradicional nas casas de vó!
quantas lembranças adoráveis é muito bom lembrar de tudo isto você revive a vida
Renato,fiz a minha inscrição agora,depois de assistir. Parabéns pelo seu trabalho. Tenho 68 anos de idade e muita lembrança. Meus chinelos eram de couro e as sapatilhas,minha mãe usava tamanco de madeira pra fazer faxina e lavar roupa no tanque, já tínhamos lavadora Bendix, aquela com porta de vidro na frente,espera até parar de centrífugar, senão... Só usei chinelo Havaianas depois que papai morreu e o poder aquisitivo caiu KKK mas nem liguei,gosto deles até hoje, agora acho caro.Gostei tanto deste modelo que minhas sandálias de couro eram do mesmo modelo,com os dedos a mostra.Material escolar eram de boa qualidade mas sem luxo.Primeira TV em 62. TV a cores 73 com controle remoto que parecia um revólver, forçava o seletor mudar de canal com um barulho terrível. Nunca morei em casa com chão de cimento queimado. Charisma da Avon é o perfume predileto do meu marido,no dia que nos conhecemos eu tinha derramado meio vidro no meu uniforme e não pude trocar. Tenho saudades deste cheirinho. Minha mãe nunca deixou meus irmãos usarem os calçados da Conga pq todos reclamavam do chulé, tão ruim que ficava na lavanderia ou quintal,nunca dentro dos quartos. Graças a Deus deixaram de fabricar, sei não se alguém aí deste tempo não ficou com chulé crônico rsrsrs. Faça sim mais um vídeo,parte 2. Ah,sobre os carros, namorado bem de vida,Dogde e Opala Comodoro, namorado situação financeira mais humilde,Aero Whills mas tá tudo bem 😊
Rapqz...nunca mais tinhavisto a minha lancheira de 87 mas hj vi a foto...memória afetiva, senti ate o cheiro..mto legal lembranças de infância. Mto legal mesmo
Em 1982 a minha era a de pobre
eu tive uma verde em 94
e o suco de groselha kkkk
Eu tive lancheira de plástico da turma da Mônica em 94, era vermelha rsrs
@@cadu6214 maluco é brabo lkkkk
Diretamente de Prado BA, extremo sul da Bahia, realmente aqui o povo troca não só o arroz pela farinha, mas se não tiver a farinha o povo aqui não come, parabéns Renato, deixa aquele joinha, vou mandar um beiju de farinha de tapioca para vê se tu gosta!
Pior é aqui no norte(Amapá, Pará...), sem farinha o povo não come.
Pior que a farinha daqui é amarela e grossa,parece farelo.
@@AlexandreGomes-eg2wo Aqui na Bahia é branca e tem de vários tipos, e o povo não come sem ela kkk, como eu sou baiano made Paraguay.. kkk não como farinha
Eu sou mineiro raiz mas minha família é de Pernambuco então já viu né não como sem farinha tbm kkk no meu caso é pão de queijo com farinha kkk
@@carloslima2568 campanha! Salvando o pão de queijo do Renato, você estará fazendo uma pessoa que come com farinha feliz! #todospelafarinha
@@regissmall boa kkk
Havaianas,fabricadas na minha cidade.
Quem nunca usou Havaianas com um prego em baixo! E na feira você encontra as tiras pra vender.Hoje a voltaram a vender mas em lojas de shopping.
Na escola eu só usava Kichute ou bamba ou Conga ou Vulcabras 752.
Eu só usei havaianas quando era muito nova, depois só tyotyo pq era mais barata😂😂😂
Na minha cidade ainda se vende as tiras na feira kkk 3 por 10
@@analiviam.a.1940 Eu já trabalhei na fábrica.
@@asunakirigaya8244 Eu já trabalhei na fábrica.
@Paulo Rocha Você ainda era rico,Kichute pra mim era só pra escola,missa ou outro lugar.
Jogar bola com ele nem pensar.
Assistir essa matéria, foi como voltar no passado, obrigado por me fazer ter essas lembranças
Minha mãe fala que a vizinha tinha televisão, para ela assistir os trapalhões, ela ajudava na faxina da casa.
Tinha os lápis coloridos que quem era rico tinha os Faber Castell 36 cores, já o nosso era o Labra 12 cores que até o fim do mês você pintava desenho com o cotoquinho dele porque ele quebrava a ponta fácil.
Havaianas odiava usar porque quebrava a parte redonda da alça na sola e tinha que colocar um prego embaixo dela, fora que ficava encardida pq era branca.
Até um tempo atrás eu colocava prego na havaiana quando ela quebrava... saudades dessa época 😂😂😂😂😂
É desse tipo de vídeo que eu tava sentindo falta! Já quero parte 2
Vc é sensacional, acho q é o melhor UA-cam da internet. Me faz recordar muitas coisas. E seu jeito e muito peculiar.
Menino eu com meus,50 anos, e você me fez lembrar da Aymoré e seus retalhos de biscoito, mamãe comprava pra gente levar de lanche pra escola,á gente procurava os sacos que tinham mais os pedaços de Mirabel...
Sou de contagem área metropolitana de BH,a fábrica era na cidade industrial....
mano, eu pus o video na televisao pra minha mae assistir comigo, ela falou que ta faltando muita coisa ainda kkkk se precisar de ajuda pra parte 2 chama ela hahaha
Pode deixar hahaha
manda um beijo para minha sogra.
brincadeirinha!
Claro, pq as mães da gente são especialistas nesse assunto hehehehhe toda vez q a gente pega pra falar desses assuntos, fico besta!!
@@paulapazyamor4893 é verdade.
comentário inútil
Acredito que os produtos atuais sofrem uma obsolescência programada! Os produtos antigos duravam muito mais tempo!
Só eu reparei o Marcelo Tas jovem no comercial do novo Conga? hahaha
Eterno Varela 😂
Tanto tempo que tinha cabelo.
Eu reparei e perguntei lá em cima!
Eu vendo esse vídeo fiquei com saudades de muitas coisas dessa época o suquinho,as havaianas, o perfume charisma que meu pai gostava de usar e hoje infelizmente ele já é falecido fiquei até emocionada,obrigada pelo vídeo amigo um abraço
As havaianas são moda até hoje né...
Eu tive um estojo de madeira!!! Mas depois que minha mãe virou muambeira e ia pro Paraguai, eu passei a ter estojos tops, lapiseiras lindas e lancheira! Hahahah
Muito bom rsrsrsrsrs
Aqui em Santa Catarina chamavam o estojo de penal.
@@valquiriasilveira8947 Verdade..Era penal.
Hummm Paraguai... Metida ! rs
; )
Paraguai era a vibe mesmo
Cheguei a conclusão que eu vivi abaixo da linha da pobreza ....pq nem as coisas de pobre eu tive 🤣🤣🤣🤣🤣
😂😂😂eu também
Eu tbm😂😂😂😂
Eu também 🤭
Tmb tava pensando aqui a mesma coisa!🤣🤣🤣🤣pois né isso!
Chegando nessa conclusão kkkk
5:00 - vi muita havaiana do solado branco e da tira azul na embalagem do saco plástico, na prateleira do supermercado, nos *anos 90* !
Me arrisco de longe a dizer q este foi um dos ,senão melhor vídeo de conteúdo sobre antiguidades rsrsrs conteúdo simplesmente incrível! Segurei o choro! Mta saudade! Ganhou uma inscrita!!!
Minha família ainda tem Brasília, Belina, geladeira Prosdócimo, TV Telefunken, e um toca discos Philco ❤️
Abram um museu...da pra ganhar uma graninha . kkk
Sua casa é um museu à céu aberto...muito legal!!😁
Top Zica
Eu tenho um par de toca disco e um gradiente 126 amplificador antigo
Havaianas,eu deixei de usar durante muitos anos, porque quando eu era pequena ia até na escola com a abençoada, só voltei a usar qdo minha filha me deu uma de presente de dia das mães rsrsrsrsrs
O charisma eu chamava “ o perfume da penteadeira “, pq a penteadeira lá em casa podia faltar tudo, menos esse perfume 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Kkkkkkk, verdade, minha mae tinha e o toque de amor tb.
🤣🤣🤣
Nem sabia que tinha este nome
Nostálgico esse piso xadrez colorido e além de cera e enceradeira agente usava sabão e muita água pra brincar de escorregar mas os tombos eram constantes. Os pisos de taco de madeira em Brasília era algo comum nos prédios nos anos 60, 70 e 80, e agente enceirava com enceradeira também. Eu adorava usar as enceradeiras pela casa toda e minha vó me deixava sempre que eu pedia. Lembrando que estes aparelhos às vezes vinham com defeito e davam choques, tanto que uma tia minha morreu eletrocutada e o tio jogou a enceradeira no lago da Cidade Ocidental com muita raiva e chorando, tadinho.
Meu pai era técnico de TV e tinha oficina autorizada da Telefunken em S.Paulo, era a ZL, ZN e Guarulhos, bons tempos...
13:23 Sou nordestino, antigamente o pessoal comia mais feijão do que arroz, principalmente o pessoal da zona rural onde o arroz era coisa de rico. O feijão, a farinha de mandioca e o milho era a base alimentar das décadas passadas no nordeste. Hoje a realidade é diferente, hoje o pessoal come mais arroz e bem pouco feijão.
Farinha de mandioca com feijão bem temperado é bom demais!
Sou de Alagoas e como só 1 quilo de feijão por mês, arroz como 4 quilos por mês
Gente eu sou literalmente "um pé de chinelo" adoro chinelos e amo havaianas... E as minhas favoritas são justamente essas "originais" do solado branco e as tiras azul, verde, preto! Rsrs... Adoroooooo!❤️❤️❤️ Kkkkkkkkk.😂😂
Tamo juntos nessa!
Mas essa realmente o povo te taxava de pobre antigamente, e ter uma rider era ostentação,mas deixava os pés podres kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@fafamp4 Kkkkkkk realmente. Eu achava Rider o Ó... Coisa feia. Não gosto até hoje.
Top❤
@@fafamp4Nossa, eu já usei Rider e os meus não davam chulé não. (15/01/24).
Faltou falar das televisões Sharp e Philco; dos automóveis DKV, Aero Wyllis, Gordini, Dodge Dart e Polara, Passat e Chevette; do telefone Ericsson; dos tênis Kichute e Bamba; da calça US Top; dos refrigerantes Crush e Gini. Tudo coisa da minha infância nos anos 1970.
Uso havaianas desde quando era vendida no saquinho de plástico com desenho de coqueiros kkkkkk
Eu também 😌
Eu tambem ,eu só compro havaianas
No caso das Havaianas, não foi só o fato de famosos usarem, ela inovou com cores e modelos novos, desenhos, tiras finas, que deixaram o produto muito mais bonito e charmoso
Eu tenho 64 anos e uso Havaianas desde quando tinha pouca idade. Hoje tem cores diversas. Gosto muito!
Os jovens de hoje em dia, pensam q essa época é distante, mais não é tanto EU TENHO 37 anos, e vivi muito disso,
TV Telefunke q girava o botão pra trocar canais e tinha q sintonizar no botão interno,
chinelo havaiana q vendia no saquinho, e só tinha azul ou preta,
phantom system game q parecia um master system aonde vc ia no vizinho pra jogar,
Micro system gradiente e National , depois sucesso system CD de 3 a 5 discos,
Estojo quem tinha de lata era rico msm, ou tinha ganhado de presente de tios.
Piso vermelho e casa com porão, tinha q descer numa escada de madeira.
Não tem muito tempo mesmo, as coisas que evoluíram muito rápido! Eu tenho 30 anos e passei por isso tudo tbm!
eu tambem
Eu tenho 44 anos passei por isso e nossa que coisa boa esse tempo viu sds demais ,agente era feliz e não sabia,hj e do Jesus na causa viu
Na época do auge do MAPPIN , NO centro de SP, em frente do Teatro Municipal, ficavam diversos modulos da Gradiente, eu e milhares de pessoas ficavamos babando na vitrine , só porque olhar não paga kkkkk ainda kkkkkk
E sonhar nao é proibido kkkkkk
Cada módulo, 3 em 1 , brilhando , falando: compre, compre , faça um carne 30 prestações kkkkkkkkk
Era pura diversão kkkkkk...😊