Conheço ele pessoalmente. Sempre educado, brincalhão, bem humorado. Eu não sabia de nada disso... nem parece que ele passou por tanta coisa. Poderia ter virado uma pessoa ruim, mas é o oposto disso. Muita luz pra esse meu amigo.
16:48...Fiquei surpreso e emocionado pela serenidade e equilíbrio deste grande homem. Tenho 70 ano,sou negro,mineiro e fui vítima de uma situação de extorsão que me custou a perda do meu emprego de quase 30 anos,passamos vergonha,constrangimento, endividamento ,despejo ,sofrimento com dos meus filhos e morte da minha esposa. Quem causou tudo isso foi uma advogada do banco ,quando fui negociar prestações da minha casa onde eu criei meus filhos,em Coronel Fabriciano mg. Houve processo,mais ela foi INOCENTADA por ser amiga,madrinha,comadre de pessoas influentes na cidade e por decurso de prazo,ja haviam mais de dez anos o processo,do qual ela recebia intimidações e não comparecia em nenhuma das audiências . Em 2013 entrei com o usucapião pra salvar o imóvel,que até hoje não foi resolvido... Hoje sou casado com uma mulher incrível,aposentei com um salário baixíssimo,mais ainda acrrdito que tem justiça neste país. Obrigado a você por ter lido a minha história. Deus o abençoe
Absurdo o que passou. Não entendo de Direito mas ouvi dizer que os mais velhos devem ter seus processos na justiça priorizados! Tente lembrá-los que voce já tem 70 anos e faz 10 anos que está esperando sua casa ser sua no papel!
Sr. Jurandir, que inJustica! Eu admiro a sua fé num momento em que estamos carentes de esperança e de fé nessas Instituições que mais desamparam do que acolhem os brasileiros. Meu respeito ao Sr.!
O meu pai também perdeu seus pais bem novinho e foi morar com uma tia em sua fazenda onde sofreu muito, apanhou e passou fome dormiu muitas vezes no galinheiro. Com sete anos, foi trabalhar com o tio em seu barco de comércio, onde aprendeu como navegar e lidar com um barco. Aos 14, foi trabalhar em outro barco como taifeiro. Adulto, trabalhou em navio da Petrobras. Foi um dos melhores pilotos fluviais e comandante dos rios do norte do Brasil, os do Amazonas, Peru e Equador. O trabalho que o escravizou o tornou em um excelente profissional. Morreu em 2016, aos 88, vítima de um câncer de pulmão. Não teve carinho e nem amor na infância e adolescência mas Soube ser um pai muito amoroso, carinhoso, bondoso e amado por seus filhos e esposa. Que Jesus te abençoe sempre, Maurício.
Foi deixado pelo pai, depois a mãe o deixou com a vó, a vó faleceu e ele ficou na fazenda onde foi escravizado, dormia na estrebaria e comia restos de comida. Tinha nove anos . Não foi à escola. Mudou de fazenda e foi o mesmo. Passou pela terceira fazenda onde receberia salário, mas todo material usado para o trabalho no campo, era descontado. Ali encontrou duas almas boas, registraram como filho deles ( assim poderia ter um documento para sair dali ). Nasceu Maurício, 19 anos, jovem e livre. O Francisco já se foi, levando com ele toda dor e sofrimento. Grande homem, um abraço!
tenho 44 anos de idade e vejo com essa triste e honrada história o quanto fui amado pela minha mãe e pai. Obrigado por compartilhar sua historia irmão, você é um exemplo de vida.
A grande maioria das pessoas têm muito pouca sensibilidade, são frias e crueis, não conseguem ter empatia, não se apercebem do sofrimento das outras pessoas.
O Maurício deveria estar em uma comissão de direitos humanos e trabalhistas. Que história emocionante. Deveria começar a dar palestras para conscientizar a população sobre a escravidão ainda existente. Maurício é o cara!
Alguns que sofreram como ele, podem fazer essa opção.. ele apenas assentou a poeira, o sofrimento é passado, só recorda qdo tocam no assunto e ele fala. E falando, a dor vai se discipando..
A Entrevista mais cativante e emocionante que já assisti. O exemplo do casal de idosos que acolheu Maurício como filho, demonstra a beleza que existe no ser humano. Apesar de tanto sofrimento vivido e marcado na pele, Maurício resolveu não conviver com amargor, mas enaltecer o que é bom em outros. Com certeza um exemplo de maravilhoso de honra e humanidade. Parabéns.
Eu como trabalhador a primeira coisa que me vem a cabeça é que profissional ele é sem nenhum estudo. Uma elegância, educação. Graças a Deus boas pessoas cruzaram seu caminho.
Nesse exato momento existem milhares de pessoas passando a mesma situação que esse cidadão passou. Parabéns Mauricio ! Você é um vencedor. Tomara que alguns poucos tenham a oportunidade que você teve. Amém.
@@adarzizadourado2584 ya hice varias ,y ni atisbo .
11 місяців тому+168
Conheci o Maurício no TST. Sempre profissional, educado e com um sorriso no rosto. Nunca poderia imaginar que passou por tudo isso. Parabéns pela superação!
A superação já acontece: talvez o último dos escravos Trabalhadores até chegar a trabalhar no Supremo: "Quem se humilha será exaltado ..."; "O Reino do Céu está dentro de vós mesmos", são instruções do Mestre da Filosofia da Vida que é eterna.
Sim, existe. Mas isso serve pra lembrar que ninguém se salva sozinho. Sem a existência desse casal ele ainda estaria lá. Quantos tantos ainda estão lá? Na mesma situação, apenas sem a mesma sorte? A gente não pode basear a realidade do país e a nossa percepção de "vencer na vida" em apenas sorte ... pessoas precisam de pessoas. Sem noção de sociedade nós vamos continuar a ver histórias como essa, ou pior... terá gente escravizada desde o nascimento até morrer sem nunca sabermos. Torço por leis mais abrangentes, por menos individualismo no nosso país. ❤
Espero que mais pessoas se conscientizem e busquem sempre apoiar as minorias pois em geral elas tendem sempre a apoiar os tiranos ao invés das vítimas.
@@leo523 concordo plenamente, o problema que muitos se consideram merecedores por ter pele clara, por ter tido oportunidades de estudar em boas escolas, justamente por não saber se comportar acabam perdendo a vaga de emprego, ficam ressentidos. É muito difícil exigir desempenho de quem recebe o mínimo da escola pública, que em casa mal tem o que comer, enquanto do outro lado tem pessoas que estão em boas escolas, tem alimentação, não estudam e os pais pagam horrores para professores particular, lá na frente essa pessoa que foi privilegiada ainda vai tentar desmerecer o rapaz que sofreu a vida inteira, fez um concurso dizendo que as cotas e afins tiraram a vaga dele(o protegido pelos pais).
@@leo523 Continuando, vou dar um exemplo, mesmo tendo condições o rapaz fez duas faculdades na UFRGS, a primeira não gostou, não ingressou no mercado de trabalho, então fez a segunda, não ingressou no mercado de trabalho, 40 anos e sem emprego, alegação seriam as cotas, pessoas desqualificadas recebendo menos e tirando a vaga dele, pois o mercado não quer pagar o salário que ele acredita que deveria ganhar, então foi morar no Canadá, nem preciso dizer que nada mudou, apenas o status, as postagens de que agora vive no primeiro mundo, não virou CEO de nada, não diz no que trabalha, se é que trabalha, pois o irmão mora lá e foi morar com o irmão. Disso que se trata, pobre passa trabalho e classe média que acha que é rica que culpa os outros e chora miséria.
No dia que a propriedade for EXPROPRIADA caso seja identificado trabalho escravo, o número de casos como esse diminui significativamente. A indenização para quem sofre de trabalho escravo é no mínimo metade do patrimônio de quem escraviza
Já existe a previsão de expropriação do imóvel nas hipoteses de prática de trabalho forçado ou, de outras formas, analogo à escravidão. Foi incluido pela Emenda Constitucional n. 81/2014 que alterou o artigo 243 da CF.
Em 2019 trabalhei com um senhor de 45 anos que gostava de contar suas experiencias e relatou que na Bahia trabalhava em uma fazenda de extração de madeira sem banheiro e sem refeitório onde o salário era baixíssimo e ainda sofriam descontos na folha pelo o que comiam preparado num fogão improvisado na beira do rio q ele usava para tomar banho. Nao havia dormitorio e ele dormia com os animais. As vezes tinha que caçar se quisesse comer carne e as vezes pegava fiado uma carne seca na bodega da fazenda que depois era descontado do salario e no final ele nao via o dinheiro. Quando eu disse que isso era trabalho escravo ele congelou por uns segundos.
Infelizmente essa ainda é realidade no Brasil. O trabalho escravo continua. Não evoluímos, em respeito aos nossos irmãos que continuam sendo escravizados por gente que quer lucrar com isso.
@@marleneo120 Para de enfiar lucro no meio. não tem nada a ver com isso. É muito mais complexo do que essa forma medíocre de pensar. Enquanto achar que é coisa de Capitalista, isso nunca vai mudar.
Vergonhoso isso acontecendo em nossos dias. Será que ninguém visitou essas fazendas.? Não viu o que acontecia? Difícil de acreditar! Desumanos encobrindo desumanos de suas sandices. Denunciem, pessoal, não tenham medo. SALVEM VIDAS!
Essa foi a história de apenas um dos que sofrem no País com o preconceito e a escravidão. Me pergunto quantos ainda vivem nesta situação desumana e quantos não tiveram a mesma sorte😢
Trabalhei em várias casas de família ouvi cada coisas ,passei por cada coisa , trabalhei muito para que nenhum dos meus filhos passassem o que eu passei ,todo meu esforço foi para que eles fossem independentes ,valeu a pena,meu Deus que país tão desigual 😢
@laramiranda5648, mãe, todo meu carinho pra senhora! E pros seus filhos, minha admiração pela senhora. Se puder e quiser, diz isso a eles, sim, mãe? 💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖
@@Atheist2022 Do Diabo e dos ímpios você não fala, mas ousa creditar a Deus a maldade dos homens? Seu senso de justiça é imoral, patético e infantil. Vamos rir de você, isso sim! 🤡 rs
Que depoimento honrado. Saber que sofreu e carregar as cicatrizes mas não as mágoas, que ser valoroso e empático ao sofrimento alheio. Minha admiração e respeito.
Me passou um filme na mente, é difícil imaginar uma criança, desamparada, ser tratada com tanta perversidade deliberada...Tenho 48 anos, sou negra, mãe, podia ter sido comigo, ou com meus filhos. Me causou uma profunda tristeza 😢. Que ser humano admirável vc é, apesar de tantas cicatrizes, consegue ver beleza na vida, e ser grato.
@@mari_oam4449 É que povos povos de todas as cores de pele já foram escravizados. Negros escravizaram brancos e negros brancos escravizaram brancos e negros. O importante é que o Brasil não é um país racista .
Meu deus, é incrível como a criança tem força pra seguir a vida, mesmo sofrendo. Me emocionei demais com a história dele. Meu marido nasceu, cresceu e sofreu em fazendas, filho único, perdeu a mãe aos 9 anos, teve que aprender a cuidar da casa, cozinhar, limpar, lavar roupas, pra ajudar o pai. Logo o pai arrumou outra mulher, ele não aceitou e foi pra outra fazenda trabalhar, com um tio. O dono da fazenda pagava ele, mas o tio que recebia o dinheiro, ficava com uma parte. Nunca teve problemas com os donos das fazendas, sempre o tratavam bem, mas sem apoio de família. Saiu pra cidade trabalhar e se deu muito bem. Hoje trabalha numa empresa onde lidera muitos funcionários, logística, frota de mais de 50 caminhões. É digno, honesto, trabalhador, ótimo pai ( temos duas meninas, que era a coisa que ele mais queria na vida), companheiro, carinhoso. Eu tive praticamente tudo, e acho que era mais infeliz que ele...🙁
@@hildacelestino781 escravidão nunca acabou mais usam os negros Para fazer sensacionalismo, escravidão só foi Regularizada agora tem nome, Carteira de trabalho, Ganhas Menos de 50 Reais por Dias trabalhando 10 Horas, ter seus Direitos Roubados se prucrar Saúde vc morre no Corredor, carregamos Fardo e os Luxos de Politicos nas Costas todos os Dias, e Para Piorar tem um Pai dos Ponres que Diz Amar pobre, com o Arroz Quase 40 Reais. Resumindo Trabalhe um dia Todo para Receber um Pacote de Arroz para quem ganha um Salario.
Não @@hildacelestino781, a diferença é que ele tinha um pai, um tio, não estava totalmente sozinho, o Maurício não tinha alternativa, não tinha pra onde ir, nem onde de apoiar, conheceu os "pais" já entrando na vida adulta.... NÃO TEM NADA A VER COM COR criatura...
@@cristianonunes6888 verdade. eu só comparei o nível de ruindade desses donos de fazenda que se parecem com os da época que o filme retratou. infelizmente a cabeça de alguns seres humanos ao evolui.
O amado regime militar garantiu a escravocatas essa atividade por decadas! O titulo coronel era dado a qualquer um e o mesmo comandava vastas regioes!! Se cavarem em certas regioes de Goias, Mato Grosso, Para...... Serao centenas de esquelotos humanos!! Como os ossos achados em uma antiga sede do departamento de investigacao do exercito! Bolsonaro era presidente ate hoje nada veio a publico de quem eram essas ossadas!! O Garcom ai deu sorte!
Ouvi por curiosidade e fui ficando impressionada e lamentando tanto sofrimento,mas que bom que você, Maurício está firme e forte ensinando a todos o poder da resiliência. Me emocionou , PARABÉNS!!
Assim como o Maurício, eu também fiquei emocionada e chorei.Passado mais de um século da abolição da escravidão é desolador e revoltante saber que neste país, de norte a sul, ainda persiste a cultura da casa grande e senzala." Senhores e senhoras" cruéis e impiedosos, até mesmo com crianças , quantos Maurício estão neste momento vivendo situação semelhante.Desejo felicidade e vida digna e longa ao Maurício que apesar de toda a situação degradante a que foi submetido mantém a serenidade dos homens bons e justos.
Muito triste ele tem a idade do meu filho doi no coração dói na alma perdeu a infância a adolescência sem carinho de ninguém sem família tem uma voz doce que passa amor e carinho Deus te abençoe muito na sua vida .
Eu me emocionei com esse relato, principalmente, por saber que meus avós maternos, minha mãe e tio viveram isso na década de 60. Eu lembrei de quando a minha mãe falava que o dono da fazenda chamavam eles para trabalhar e não fazia distinção se era criança ou adulto. Eles ia porque tinham fome e também por não ter onde morar. Lá teriam casa e comida, mas tudo era anotado em um caderninho gerando um dívida que nunca terminava. Minha mãe me falou da mercearia que tinha dentro da fazenda e que eles precisavam comprar o básico para higiene e alimentação, porém a dívida da mercearia era descontada no final do mês e, por isso, não sobrava nada do salário que nunca recebiam. Eles ficavam nessa luta até a colheita acabar e seguirem para a próxima fazendo, como retirantes, tentando não morrer de fome. Muito triste ouvir tudo isso!!
o brasil nao é racista, algumas pessoas ainda sao racistas. e sabe oque as leis de esquerda fazem com essas pessoas flagradas cometendo racismo? nada. eu dou parabens pra voce, esquerdista. se nao fosse voce todo e qualquer racista e toda pessoa que escraviza seriam presos perpetuamente, mas voces mesmos defendem eles
sabe que meu irmao caçula é empregado de fazendas e comentou que é de revoltar a situação VERDADEIRA E REAL do tal agro é pop agro é orgulho... Ele me disse que aquela coisa linda que a Globo mostra, e que parece ser a riqueza do país, na vdd é tiqueza na mao de bem poucos mesmo. E infelizmente a maioria imensa dos fazendeiros que ele conhece se comportam como se fossem deuses, como no tempo das capitanias hereditárias - plenos direitos e nenhum dever. E que a maioria esmagadora dos trabalhadores de fazenda torce demais para que o Brasil volte a se industrializar, pra todo peão de fazenda quer mais é cair fora do trabalho abusivo e mal remunerado.
Maurício você salvou o meu dia hoje com a sua história, tenho depressão e me animei a levantar da cama e caminhar e agradecer a vida que tenho e você é um exemplo de vida para todos nós e parabéns ao casal de velhinhos que te ajudou, ainda tem gente boa nesse mundo!
Isso mesmo... sempre tem alguém que sofre mais do que você! Então, supere teus problemas, levanta e segue a tua vida, sempre agradecendo por não ser pior que de muitos neste mundo! 😉
@@Morena-hs8fiou seja, pra vc trabalhar sem receber algo em troca e ser agredido é melhor do que viver em um país com um sistema de governo que você não gosta? Te faltou abraço do pai
@@Morena-hs8fi eu deixei o terceiro mundo (aka Brasil) faz mais de 30 anos, nunca mais voltei, não vou voltar, não sinto falta e nunca incentivei os meus filhos que nasceram no exterior a visitar esse país atrasado. O Brasil não me necessita e eu também não necessito viver entre pré-históricos.
Façam a segunda parte da entrevista. Ele conseguiu estudar? Qual o grau de estudo dele? Como chegou ao TST? Como ele vive hoje em relação a dinheiro? É uma História muito impactante e o pior é saber que aconteceu agora, no século XXI. DESEJO FELICIDADE, SAÚDE E PROSPERIDADE AO MAURÍCIO.,
Faço de suas palavras as minhas. Muitas perguntas em aberto. Historia assustadora. Pelo menos está tendo um final feliz. Ansioso pela segunda parte dessa historia. Parabéns a equipe pela sensibilidade de nos apresentar essa triste e incomoda historia.
Não devia mais existir né??? Já que existe uma galera que disse que não existia mais??? Principalmente no Maranhão do Dino??? Acorda aí galera!!! Só a esquerda governou o país e diziam que defendiam os pobres??? Kkkkk não dá mais pra acreditar né galera??? Trabalho a ser feito é tirar esta cambada mentirosa do governo!!!
Poucas vezes senti um respeito imediato por alguém como senti pelo Sr. Maurício Jesus Luz. Parabéns, você é maior que suas cicatrizes e muito maior que qualquer um que te maltratou. Um grande homem
Nossa este moço é extraordinário.... Como pode uma pessoa passar por tanto sofrimento e ser TÃO EQUILIBRADO???????????????? É dá inveja na gente, uma picada de espinho é suficiente pra me deixar sem chão, Meu eu não suportaria tanto sofrimento....
Pois é irmão, ele aprendeu da pior forma a manter-se são, pois sabia que se revoltasse poderia ficar sem comer ou até mesmo morrer, fica o exemplo ai para nós...
Que coisa mais triste uma criança desamparada, sem enxergar qualquer saída e sem receber qualquer gesto de benevolência e carinho, até chegar à sua maioridade. Que bom que o destino colocou esse casal de idosos em seu caminho. Essa história é um roteiro pronto de um filme
Chorando aqui. Como pode o ser humano ser tão cruel com outro ser humano e marcar com ferro em brasa na alma ??? O "casal de velhinhos" surgiu na vida dele como a luz na fresta da janela para guiar os novos rumos da nova vida dele ... Maurício, vc é exemplo de força e dignidade... Obrigada por compartilhar sua história, vc me ajudou a ser grata pelo muito que eu tenho mas que às vezes acho ser "pouco".
Claro que sei o que Stalin fez. Mas o que tem haver uma coisa com outra ???? Não entendi ?? Um erro não justifica outros. O ser humano é mau por natureza. @@chizzo777
Acho que o rapaz do vídeo (e as cicatrizes que ele carrega) podem te responder melhor sobre isso, @@zanonltz. Fica no lugar dele lá na fazenda e tanta negociar com o patrão "Bonzinho e Protetor" que vc considera melhor que o Estado.
@@zanonltzou você é burguês ou você é um idiota por estar falando isso, quando for pedir seguro desemprego ou aposentadoria, precisar do sus você vai lembrar do estado.
O criolo deveria era agradecer que o patrão criou ele e não o deixou morrer de fome lá no Pará, o pai alcoólatra e a mãe parideira meteram o pé e deixaram o bucho pra outra pessoa criar 😂🎉🎉
sim sim proteção só por deus mesmo , ( 2022 estados do sul ,ais de 200 pessoas liberadas da escravidão , sendo escravos em sua maioria em vinicolas ) e seus algozes ? nem um beliscão como punição nem do governo federal , nem da justiça , e muito menos das autoridades locais . BRASIL O ULTIMO A SAIR POR FAVOR APAGUE A LUZ
O Brasil está cheio de “escravos” assim, até nos grandes centros urbanos! Parabéns, Maurício! Bom exemplo para refutar quem associa pobreza a delinquência ou crime!
A direitalha não entende isso, eles pensam que as desigualdades e as mazelas sociais funcionam como trampolim e que só permanece em situação de vulnerabilidade e de pobreza, quem quer. Aquele velho papo de coaching. Nãoconseguem ou não querem entender que histórias como essa são raríssimas exceções.@@carmenligiadecarvalho2091
Ô tristeza meu pai, mas graças a Deus você está bem hoje. Deus te abençoe. A partir de hoje você será sempre lembrado por me e de exemplo por mais difícil que seja a situação uma hora Deus melhora 👏👏👏👏👏
Não sei como esse cara consegue ser tão educado e sensível depois de tudo isso, realmente é um ser especial. Inadmissível saber que provavelmente muitas pessoas passam por situações ainda.
Para quem diz que ECA é para defender malandragem, lembre_se: o ECA não surgiu para seu filho não poder mais lavar a louça ou arrumar o quarto. O ECA surgiu para defender crianças e adolescentes que vivem nessa condição. Pena, que nem sempre chega a quem realmente precisa
Meus avós paternos pegou um menino de rua, levou para morar com eles na roça, era negro, tinha aoenas sete anos, porém meus tios tratava esse menino de forma parecida com o caso desse rapaz, eu ficava com muita pena de ver o pessoal fazendo isso com ele, eu o tratava como meu irmão, hoje ele é um homem muito bem sucedido, porém, as marcas das ruindades que sofreu, impossível de serem apagadas.
mds 😢 tenho um caso parecido... a polícia foi até lá, mas mentiram os vizinhos era tudo parente, hj ele tá lá mas já tá idoso :/ mas continua fazendo umas coisinha o casal também já tá idoso....
@@mirtesmuller9787 Se o cara continua sendo escravizado, vc é conivente. "ele tá lá mas já tá idoso :/ mas continua fazendo umas coisinha". "eu o tratava como meu irmão", mas ele não vai receber herança, né? É bem sucedido, mas nunca recebeu nenhum pagamento por trabalhar desde criança pra família.
O casal de fazendeiros Evangélicos com as mesmas atitudes dos Católicos da era escravagista!!! Escravos não precisam nem ir a igreja porque Deus não vai ouvir vossas orações. E a escravidão nao acabou, continua viva!! O casal que assinou sua "carta de alforria" tiveram uma atitude de amor tão preciosa que apagou sua dor. Deus continue derramando muitas bencãos em sua vida e o casal que te adotou, com certeza receberam a recompensa!!
Sou Católica. O que eu faço e como me comporto, é a Deus que vou prestar contas. Assim como cada católico, protestante, ateu, pagão.. em todo lugar tem bons e maus, aparência não revela o coração de ninguém. Que cada um seja responsável por seus atos.
"A gente não lembra dessas coisas, só sofre". Isso me doeu. Q o sr viva o resto de sua vida em paz nobre trabalhador. Liberalismo e meritocracia são falácias cruéis.
Usar uma verdade e usurpar para uma narrativa mentirosa é justamente o que um escravista faz. Em que momento e permitido escravidão em no liberalismo que vc diz? Obvio que vc não sabe, é apenas uma narrativa dita pelos escravistas de esquerda para deslegitimar uma ideia politica que destrói mentiras. O que um fazendeiro maligno faz em suas terras é justamente o que um estado de ditador socialista faz. Só muda o tamanho da terra.
Sim, e pensar que tantas pessoas em lugares como china , cuba , Coreia do Norte e metade do continente africano nunca terão sequer a noção do sofrimento que vivem.....
@@Boyceta-m8m so por colocar politica nesse frame de "opcoes" eu ja sei q vc foi doutrinado, ate pq tem sim, infinitas opcoes, comunismo nao tem manual, social democracia nao tem manual, feudalismo nao surgiu com um manual e acabou por que surgiu um manual melhor. Tem pratica, tem poder, tem organizacao, e teu papo so serve pra quem fode os outros sair como o "empata" da historia
Esse é heroi nacional, esse merece todas as honrarias e reparos dessa sociedade escravocrata. Chorei ao ouvir o relato do Mauricio, so um ser da Luz é capaz de superar tods adversidade, ele disse que é feliz. Um exemplo da dignidade de uma raça que constroi essa nação. Parabens a Folhas de SP por abrir espaço e dar voz a esse heroi.
Que coisa horrorosa... sai ano, entra ano e os eleitores do atual presidente, não conseguem se desgrudar do ex. Parece ex marido que arruma outra, mas a ex continua na cabeça dia e noite.... acorda povo, a vida segue... @@laisf.fernandes9890
Eu não consigo imaginar o quão sofrido foi a vida do Mauricio, os relatos dele machucam na alma, infelizmente é uma de diversas histórias que nosso país possui. Eu desejo todo amor e carinho para o Mauiricio.
Três fazendas, escravizado em todas as três, inclusive enquanto criança, os fazendeiros do Brasil são bonzinhos né? O agro é pop, o agro salva o Brasil... Sei... Salva o próprio bolso, o país e a humanidade que se lasquem.
Nossa, nó na garganta ouvindo sua história e imaginar uma criança passando por tanta desumanidade. Deus colocou esse casal de anjos em sua vida pra te mostrar que a bondade é bem maior. Vc tem um trabalho digno, cresceu e não guarda rancor. Muito abençoado.
Maurício, você é luz, chorei com seu depoimento, esse casal de velhinhos foi instrumento de Jesus, para você voar... Não guardar rancor te levou adiante...Tenho cicatrizes, mas não revivo...O monstro das mágoas, você acorrentou e está com as chaves em mãos... Tocando sua vida FELIZ, Deus continue a te abençoar , você transmite paz e luz❤
Que história de luta e resiliência!! E a expressão do Maurício de homem de bem. Me encanta a forma culta de ele narrar sua vida. Ele tem talento de escritor. Eu te respeito muito caro Maurício. Eu também trabalhei desde os 13 anos para sustentar minha familia difícil, e te compreendo.
@@venusbcarmesim27 não era escravo, mas se eu nao trabalhasse nao teriamos casa nem comida. E eu nao tinha direito ao dinheiro pra nada. Eu sentia como ele, presa.
@@venusbcarmesim27, se depois de assistir ao vídeo, você ainda faz uma pergunta como essa, ou você vive a escravidão e não sabe ou você escraviza e considera ser normal. Repulsa.
Ele é uma alma muito, muito evoluída. Depois dessa vida tão cruel que ele teve, consegue dizer que é feliz e não tem mágoas, tem que ser muito evoluído, forte pra conseguir isso. Sinceramente, o invejo. Deus sempre o abençoe e honre, ele é merecedor.
QUERIDO IRMAO GARCON . RECEBA NOSSO RESPEITO E CONSIDERACAO VC CONSEGUIU PASSAR POR CIMA DE TODA A MALDADE.EM NOME DE TODAS AS PESSOAS DE BEM PEDIMOS DESCULPAS POR TODA INJUSTICA QUE LHE FOI DISPENSADA
Quando tinha 15 anos morava e trabalhava em uma casa de doméstica ganhava 300 reais por mês trabalhava até a hr de dormir e a dona me fazia tomar banho no local onde uma cachorra dormia a noite pra não usar o banheiro da casa eu era inocente mas hj sei q aquilo era escravidão , mágoas tambm esse homem representa muito de nós....❤
@@ehrenstovc que pensa! Chorei ao assistir o relato dele pq parece o da minha mãe. Os malfeitores dela eram professores universitários, ativistas do verde e defensores de invasão de terras.
@@TheCinebezerra O que conta para Deus é a eternidade. 14 de provas e se manter humilde, não virar bandido em nome da pobreza, já ganhou a eternidade. Logo, o que são 14 anos diante da eternidade?!!!
Eu vi algo como isso. Meu sogro hoje já falecido tinha um garoto em sua companhia na roça , desde os oito anos até uns 14 mais ou menos o menino ia e vinha das mãos dele pra família. Achava que ele era bem tratado, meu sogro era um “ bom homem “. Eu jamais desconfiei que ele tinha esse lado mau. Até que comecei ver coisas parecidas com o relato do Maurício, no sentido das ofensas e da obrigação no serviço. Até que um dia ele quis bater no menino e eu tomei a frente, arrumei um dinheiro e mandei ele ir embora. Há mais de 20 anos não o vejo.
O quanto é importante a atuação do Ministério do Trabalho e Emprego, e da informação que deve, urgentemente, ser levada a todos, como esperança e socorro! Tenho a cada dia mais certeza de que este órgão me trará realizações pessoais e profissionais!
Parabéns a vocês por resgatar a história deste Homem, o Sr Maurício! Ainda bem que ele optou ser íntegro, mesmo tendo sido tão ferido hignorado, maltratado. Isto eu chamo de Milagre. Tudo começou quando decidiu sair da fazenda em busca de melhoras. E não desistiu. Até o dia de ser recebido como filho, registrou dando-lhe um nome. Deus abençoe o casal que te acolheu. Deus te ama Sr Maurício!
Tomara que a Netflix faça um filme sobre sua história e ela alcance mais pessoas, seu depoimento apesar de sofrido e doloroso, foi muito importante, alguns de nós vivem em uma bolha e não acreditam que existe maldade no mundo e nas pessoas.
Esse aí é só mais um que conseguiu ter voz pra falar. Mas não é coisa do passado MESMO. É só ver os dados da Secretaria de Inspeção do Trabalho. A minha cidade até o início do ano passado foi líder nacional do índice de trabalho análogo a escravidão. E eu poderia citar nomes de coronéis, fazendeiros e estabelecimentos que ainda mantém até indígenas trabalhando das 3 da manhã as 20 da noite em roças e fazendas, ou em comércios, sem nenhuma garantia, assistência ou formalidade. E isso não vai acabar. Os ruralistas estão aí no congresso bancando os heróis da moralidade financiado esse tipo de Estado escravocrata e f4sc1sta. As leis já estão até se moldando para isso. Não dá pra fazer nada. Só engolir a angustia msm. A democracia burguesa não vai acabar antes do mundo.
Correto. Brasil é um país de base escravocrata porque os legisladores são de origem e vies escravagista. Não acabou porque os políticos das "famílias tradicionais" matém a escravidão viva. Vide que não existe punição para escravidão (sequer é reconhecido legalmente, no direito existe apenas "trabalho análogo" à escravidão.)
O criolo deveria era agradecer que o patrão criou ele e não o deixou morrer de fome lá no Pará, o pai alcoólatra e a mãe parideira meteram o pé e deixaram o bucho pra outra pessoa criar 😂🎉🎉
A culpa disso é justamente do estado socialista que temos aqui no brasil. Afinal, um ''Coronel'' nada tem diferente de um ditador socialista. Vc vai berrar igual um gay que vc com certeza mataria no seu regime comunista: ''É culpa do liberalismo ou Capitalismo'' sendo que é justamente esses ideais individuais que buscam defender o mais fraco na relação de poder.
A culpa disso é justamente do estado socialista que temos aqui no brasil. Afinal, um ''Coronel'' nada tem diferente de um ditador socialista. Vc vai berrar igual um gay que vc com certeza mataria no seu regime comunista: ''É culpa do liberalismo ou Capitalismo'' sendo que é justamente esses ideais individuais que buscam defender o mais fraco na relação de poder.
@@cezahe vc? Em que acredita ser diferente? Ele é um ser humano que se revoltou com a maldade que pessoas crueis fizeram e deseja que haja justiça, ele não disse que faria com as próprias mãos. Acho bem mais nobre do que se ele se escondesse atrás de um discurso falso moralista que denota, indiretamente, passação de mào na cabeça desse povinho cruel e escravocrata.
@@ricardoalbuquerque2301 Cara, nos Estados Unidos existe cadeira eletrica, você que chama o rapaz de "moralista" colocaria esses individuos na cadeira eletrica? O moço quem ele respondeu desejou mal, mas nao justiça. Voce está fazendo falsa equivalencia, moralismo = passar pano. Nos nao vivemos em barbarie por termos leis. Existe extremos até em leis como em atitudes de pessoas. Que bom que o rapaz saiu da situação. Mostrar que ele está por cima e deseja justiça, é gratificante. Agora o quão punivel sao os atos? prisão atras das grades por anos ou tortura? Se voce quiser fazer como uns individuos de 64, e estimular maldade, mas nao a justiça, vai em frente, pelo menos voce nao seria "moralista".
Maurício, seu depoimento é muito tocante e emocionante. Você fala com dignidade e confiança em si mesmo. Você é um espírito evoluído. Passar por tudo o que você passou e ter encontrado felicidade, somente uma alma evoluída. Meus parabéns por ter sobrevivido a tanta crueldade. Tu és um guerreiro.
Oh meu querido amigo! Sabia uma parte da sua história, mas não com todos esses detalhes 😭. Mas tem um lado bom, pq como vc disse, vc leva as marcas mas não leva o rancor! Pq vc não tem luz só no sobrenome, vc É LUZ, meu querido! Apesar de todos os percalços da vida, vc se tornou um homem digno, honesto, de um coração bom e generoso! Sem contar o pai maravilhoso que vc que se tornou! ❤ Que Deus ilumine sempre a sua vida e estarei sempre aqui torcendo por você!
Conheço ele pessoalmente. Sempre educado, brincalhão, bem humorado. Eu não sabia de nada disso... nem parece que ele passou por tanta coisa. Poderia ter virado uma pessoa ruim, mas é o oposto disso. Muita luz pra esse meu amigo.
Quando a pessoa é boa, na essência, nenhum sofrimento a torna ruim, isso dá até uma esperança de que pessoas boas e sofridas também vencem na vida ❤
Dê um abraço nele por mim, por favor.
Ele tem Instagram?
Deus te abençoe e continue essa pessoa @@rosangelario3679
Não conheço, mais acredito, os grandes sempre fazem isso. Mais eles vão pagar Tim Tim por Tim Tim. Deus é justiça
16:48...Fiquei surpreso e emocionado pela serenidade e equilíbrio deste grande homem.
Tenho 70 ano,sou negro,mineiro e fui vítima de uma situação de extorsão que me custou a perda do meu emprego de quase 30 anos,passamos vergonha,constrangimento, endividamento ,despejo ,sofrimento com dos meus filhos e morte da minha esposa.
Quem causou tudo isso foi uma advogada do banco ,quando fui negociar prestações da minha casa onde eu criei meus filhos,em Coronel Fabriciano mg.
Houve processo,mais ela foi INOCENTADA por ser amiga,madrinha,comadre de pessoas influentes na cidade e por decurso de prazo,ja haviam mais de dez anos o processo,do qual ela recebia intimidações e não comparecia em nenhuma das audiências .
Em 2013 entrei com o usucapião pra salvar o imóvel,que até hoje não foi resolvido...
Hoje sou casado com uma mulher incrível,aposentei com um salário baixíssimo,mais ainda acrrdito que tem justiça neste país.
Obrigado a você por ter lido a minha história.
Deus o abençoe
Quanta injustiça nesse Brasil afora. Muitas felicidades
Absurdo o que passou. Não entendo de Direito mas ouvi dizer que os mais velhos devem ter seus processos na justiça priorizados! Tente lembrá-los que voce já tem 70 anos e faz 10 anos que está esperando sua casa ser sua no papel!
Diante de Deus,ela não será inocente,se não se arrepender dessa maldade.
Sr. Jurandir, que inJustica! Eu admiro a sua fé num momento em que estamos carentes de esperança e de fé nessas Instituições que mais desamparam do que acolhem os brasileiros. Meu respeito ao Sr.!
@anandacomesdecastro6 275 o mundo real é sinistro. As coisas, s na letra fria da lei, são muito boas, mas na prática, só para os apadrinhados.
Percebe-se a elegância desse homem, apesar de todo sofrimento, rudeza e o meio cruel em que cresceu. Um Espírito nobre.
Todo garçom fino é assim.
Verdade
Muito nobre, muito
O Brasil está cheio desse espíritos nobres que vem aqui expiar essas almas trevosas que encarnam em corpos brancos e com posses… vai entender…
Triste essa mesquinhez de quem vê na miséria alheia um ativo😢
O meu pai também perdeu seus pais bem novinho e foi morar com uma tia em sua fazenda onde sofreu muito, apanhou e passou fome dormiu muitas vezes no galinheiro. Com sete anos, foi trabalhar com o tio em seu barco de comércio, onde aprendeu como navegar e lidar com um barco. Aos 14, foi trabalhar em outro barco como taifeiro. Adulto, trabalhou em navio da Petrobras. Foi um dos melhores pilotos fluviais e comandante dos rios do norte do Brasil, os do Amazonas, Peru e Equador. O trabalho que o escravizou o tornou em um excelente profissional. Morreu em 2016, aos 88, vítima de um câncer de pulmão. Não teve carinho e nem amor na infância e adolescência mas
Soube ser um pai muito amoroso, carinhoso, bondoso e amado por seus filhos e esposa. Que Jesus te abençoe sempre, Maurício.
Que história de vida e resiliência a do seu pai! Muita luz para você, com certeza a memória dele te dá orgulho e inspira muito amor.
Foi deixado pelo pai, depois a mãe o deixou com a vó, a vó faleceu e ele ficou na fazenda onde foi escravizado, dormia na estrebaria e comia restos de comida. Tinha nove anos .
Não foi à escola. Mudou de fazenda e foi o mesmo. Passou pela terceira fazenda onde receberia salário, mas todo material usado para o trabalho no campo, era descontado. Ali encontrou duas almas boas, registraram como filho deles ( assim poderia ter um documento para sair dali ). Nasceu Maurício, 19 anos, jovem e livre.
O Francisco já se foi, levando com ele toda dor e sofrimento.
Grande homem, um abraço!
tenho 44 anos de idade e vejo com essa triste e honrada história o quanto fui amado pela minha mãe e pai. Obrigado por compartilhar sua historia irmão, você é um exemplo de vida.
Ele morreu ?😢
Taí um bom roteiro de filme
@@flaivitaalice1842 quando foi registrado pelo casal ele disse que o Chico, Francisco deixou de existir.
@silviab4657 chorei com a sua análise desse testemunho! Como ele sofreu . Mas graças a Deus isso ficou para trás !
O Maurício disse uma coisa muito forte !
" Até alguém perceber que uma pessoa está em estado de vulnerabilidade essa pessoa já sofreu muito " .
É a maior verdade. especialmente quando é algo que vem desde o princípio da vida. A gente acha que é normal
Estas coisas também acontecem com professores do ensino público.
A grande maioria das pessoas têm muito pouca sensibilidade, são frias e crueis, não conseguem ter empatia, não se apercebem do sofrimento das outras pessoas.
@@1945918ao contrário as pessoas boas são maioria As ruins são apenas 3/ da população é narcisista psicopata ou sem caráter mesmo
@@jaidern O Maurício sofreu muito .
O Maurício deveria estar em uma comissão de direitos humanos e trabalhistas. Que história emocionante. Deveria começar a dar palestras para conscientizar a população sobre a escravidão ainda existente. Maurício é o cara!
Concordo plenamente.
Alguns que sofreram como ele, podem fazer essa opção.. ele apenas assentou a poeira, o sofrimento é passado, só recorda qdo tocam no assunto e ele fala. E falando, a dor vai se discipando..
Absurdo esses escravocratas! Esses monstros deveriam ser presos!
CONCORDO!
Precisa de outro pra dar legetimidade já que muitos mentem
A Entrevista mais cativante e emocionante que já assisti. O exemplo do casal de idosos que acolheu Maurício como filho, demonstra a beleza que existe no ser humano.
Apesar de tanto sofrimento vivido e marcado na pele, Maurício resolveu não conviver com amargor, mas enaltecer o que é bom em outros.
Com certeza um exemplo de maravilhoso de honra e humanidade. Parabéns.
Conserta. Era. Deus. Naqueles. Idosos😢
Verdade, este casal de idosos que acolheu o Maurício merece todos os aplausos.
O casal de idosos salvou Mauricio pelo amor. História incrível, extremamente triste, mas com brechas lindas de amor. Que Deus te abençoe, Maurício!
Chama a atenção a elegância e a educação que ele tem. SAÚDE, FELICIDADES e PROSPERIDADE ao Maurício.
Vc acha que todo pobre é grosso e ignorante?? Tem Rico muito mais Ignorante e sem Educação
Amém!!!
Porque quem tem caráter, personalidade e é SER "HUMANO"...REFINOU . Agora os animais os patrões se já morreram como NÃO TÊM alma devem está no INFERNO
e isso que teve infancia HORRIVEL, SOFRIDA E BLA BLA BLA hahahah
SE ELE FOSSE BRANCO CHAMARIA ATENÇAO A EDUCAÇAO E A ELEGANCIA DELE? OU VC ACHARIA NORMAL UM BRANCO EDUCADO E ELEGANTE? pense.
Eu como trabalhador a primeira coisa que me vem a cabeça é que profissional ele é sem nenhum estudo. Uma elegância, educação. Graças a Deus boas pessoas cruzaram seu caminho.
rapaz, se eu levasse chibatada, chicotada e várias coisas, eu no mínimo seria educado. Até para sobreviver nesse tipo de ambiente hostil.
Dá pra ver pelo comportamento e vocabulário que ele estudou depois que saiu da escravidão em que viveu.
Ele estudou sim, depois de sair dessa situação, até mesmo porque ele deve ser concursado.
Esse é o verdadeiro herói brasileiro
@@nannayrasantos não! Para servir café, limpeza, etc... não são concursados, são empresas terceirizadas.
Essa escravidão foi recente. Maurício tem apenas 45 anos. 😢😢
Sinceramente, parece que tem um pouco menos.
Não é muita diferença, mas é considerável.
Eu nem dirigira recente, mas atual.
Quantos de nós não foi sem perceber,só agora fazendo as contas eu percebi que eu mesma passei por isso.
O agri é pop
No ano assado resgataram mais de 1300 trabalhadores em situacao de escravidao.
Nesse exato momento existem milhares de pessoas passando a mesma situação que esse cidadão passou.
Parabéns Mauricio ! Você é um vencedor. Tomara que alguns poucos tenham a oportunidade que você teve. Amém.
Eu quis chorar como um bebê, eu queria abraçar ele. Merece tudo de bom nessa vida, que Deus ilumine sua vida, Maurício ❤
ALICE NO PAIS DAS BARBARIDADES 👀👀👀👀👀👀
@@vanuzarodrigues9712 ?
Será que díos existe?
@@Graciela-hh9bq Claro que Deus existe, tem dúvida?
Faça uma prova.....
@@adarzizadourado2584 ya hice varias ,y ni atisbo .
Conheci o Maurício no TST. Sempre profissional, educado e com um sorriso no rosto. Nunca poderia imaginar que passou por tudo isso. Parabéns pela superação!
A superação já acontece: talvez o último dos escravos Trabalhadores até chegar a trabalhar no Supremo:
"Quem se humilha será exaltado ...";
"O Reino do Céu está dentro de vós mesmos", são instruções do Mestre da Filosofia da Vida que é eterna.
O que é TST?
@@alicevideos7391 Tribunal Superior do Trabalho
@@alicevideos7391Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília onde o Maurício é funcionário terceirizado.
Tribunal Superior do Trabalho, penso eu. @@alicevideos7391
Homem honrado, de carater, íntegro, humilde mesmo sofrendo sem amparo saiu fortalecido, nobreza é o seu nome.
Fraco ,aprendi a ler com6 anos!!
@@AdemirPimentel-bh1yv
Você está falando ,fraco é com o Maurício? Pode me responder? Aguardo desde já agradeço.
Ainda existe gente boa nesse mundo. Graças ao casal de velhinhos ele foi resgatado. Me emocionei com essa história.
Sim, existe. Mas isso serve pra lembrar que ninguém se salva sozinho. Sem a existência desse casal ele ainda estaria lá. Quantos tantos ainda estão lá? Na mesma situação, apenas sem a mesma sorte? A gente não pode basear a realidade do país e a nossa percepção de "vencer na vida" em apenas sorte ... pessoas precisam de pessoas. Sem noção de sociedade nós vamos continuar a ver histórias como essa, ou pior... terá gente escravizada desde o nascimento até morrer sem nunca sabermos. Torço por leis mais abrangentes, por menos individualismo no nosso país. ❤
Espero que mais pessoas se conscientizem e busquem sempre apoiar as minorias pois em geral elas tendem sempre a apoiar os tiranos ao invés das vítimas.
@@marlaernst não é questão de minoria ou maioria, é só tratar todo ser humano como um humano, como gente.
@@leo523 concordo plenamente, o problema que muitos se consideram merecedores por ter pele clara, por ter tido oportunidades de estudar em boas escolas, justamente por não saber se comportar acabam perdendo a vaga de emprego, ficam ressentidos. É muito difícil exigir desempenho de quem recebe o mínimo da escola pública, que em casa mal tem o que comer, enquanto do outro lado tem pessoas que estão em boas escolas, tem alimentação, não estudam e os pais pagam horrores para professores particular, lá na frente essa pessoa que foi privilegiada ainda vai tentar desmerecer o rapaz que sofreu a vida inteira, fez um concurso dizendo que as cotas e afins tiraram a vaga dele(o protegido pelos pais).
@@leo523 Continuando, vou dar um exemplo, mesmo tendo condições o rapaz fez duas faculdades na UFRGS, a primeira não gostou, não ingressou no mercado de trabalho, então fez a segunda, não ingressou no mercado de trabalho, 40 anos e sem emprego, alegação seriam as cotas, pessoas desqualificadas recebendo menos e tirando a vaga dele, pois o mercado não quer pagar o salário que ele acredita que deveria ganhar, então foi morar no Canadá, nem preciso dizer que nada mudou, apenas o status, as postagens de que agora vive no primeiro mundo, não virou CEO de nada, não diz no que trabalha, se é que trabalha, pois o irmão mora lá e foi morar com o irmão. Disso que se trata, pobre passa trabalho e classe média que acha que é rica que culpa os outros e chora miséria.
MAURÍCIO, o Brasil tem orgulho de você!!! A sua história ficará marcada em mim. Avante!!!
No dia que a propriedade for EXPROPRIADA caso seja identificado trabalho escravo, o número de casos como esse diminui significativamente. A indenização para quem sofre de trabalho escravo é no mínimo metade do patrimônio de quem escraviza
Vai acontecer, venceremos
quem vai tirar a propriedade de terras do Estado?
Já existe a previsão de expropriação do imóvel nas hipoteses de prática de trabalho forçado ou, de outras formas, analogo à escravidão. Foi incluido pela Emenda Constitucional n. 81/2014 que alterou o artigo 243 da CF.
@@barrupa mas o dono das terras permanece sendo o mesmo (o Estado)
É assim vão relativizando a situação para depois tirar terra de gente honesta trabalhador.
Em 2019 trabalhei com um senhor de 45 anos que gostava de contar suas experiencias e relatou que na Bahia trabalhava em uma fazenda de extração de madeira sem banheiro e sem refeitório onde o salário era baixíssimo e ainda sofriam descontos na folha pelo o que comiam preparado num fogão improvisado na beira do rio q ele usava para tomar banho. Nao havia dormitorio e ele dormia com os animais. As vezes tinha que caçar se quisesse comer carne e as vezes pegava fiado uma carne seca na bodega da fazenda que depois era descontado do salario e no final ele nao via o dinheiro. Quando eu disse que isso era trabalho escravo ele congelou por uns segundos.
Infelizmente essa ainda é realidade no Brasil. O trabalho escravo continua. Não evoluímos, em respeito aos nossos irmãos que continuam sendo escravizados por gente que quer lucrar com isso.
@@marleneo120 Para de enfiar lucro no meio. não tem nada a ver com isso. É muito mais complexo do que essa forma medíocre de pensar. Enquanto achar que é coisa de Capitalista, isso nunca vai mudar.
@@williammelek8318vdd, lucro tem, mas a forma q trata o funcionario ai já vai da indole do patrão, da pessoa
@@williammelek8318isso, negue a realidade o máximo que conseguir.
Vergonhoso isso acontecendo em nossos dias.
Será que ninguém visitou essas fazendas.? Não viu o que acontecia?
Difícil de acreditar!
Desumanos encobrindo desumanos de suas sandices.
Denunciem, pessoal, não tenham medo. SALVEM VIDAS!
Essa foi a história de apenas um dos que sofrem no País com o preconceito e a escravidão. Me pergunto quantos ainda vivem nesta situação desumana e quantos não tiveram a mesma sorte😢
Sim, é estarrecedor pensar que isso acontece com tanta frequência e, pior, muitas pessoas consideram isso "natural".
Trabalhei em várias casas de família ouvi cada coisas ,passei por cada coisa , trabalhei muito para que nenhum dos meus filhos passassem o que eu passei ,todo meu esforço foi para que eles fossem independentes ,valeu a pena,meu Deus que país tão desigual 😢
@laramiranda5648, mãe, todo meu carinho pra senhora! E pros seus filhos, minha admiração pela senhora. Se puder e quiser, diz isso a eles, sim, mãe? 💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖
Lamento tudo porque você passou, meus respeito com ternura.
E assim é com violência doméstica
O depoimento desse senhor nos dá uma ideia do quanto ainda precisamos evoluir como sociedade.
"Daqui pra frente é só pra trás "
@@renatohausberg3892 concordo
Parabéns Maurício Deus te guie daqui pra frente ❤❤
Este Senhor nos dá uma ideia de que não podemos ficar no vitimismo e sair adiante.
@@mariacristinamota2210é oq?
Chorei muito! Não vou mais reclamar da minha infância 😢
Ainda vc se tornou um grande homem! Parabéns!
Deus tá até hoje rindo
Pensei a mesma coisa.
@@Atheist2022 Do Diabo e dos ímpios você não fala, mas ousa creditar a Deus a maldade dos homens? Seu senso de justiça é imoral, patético e infantil. Vamos rir de você, isso sim! 🤡 rs
Chorei bastante, que história de superação, nenhuma filho de Deus deveria passar por isso.
Que depoimento honrado. Saber que sofreu e carregar as cicatrizes mas não as mágoas, que ser valoroso e empático ao sofrimento alheio. Minha admiração e respeito.
ABENÇOADA FAMÍLIA Q DEU A LIBERDADE AO MAURÍCIO, REPITO: ABENÇOADA FAMÍLIA!
Concordo 100%.
Me passou um filme na mente, é difícil imaginar uma criança, desamparada, ser tratada com tanta perversidade deliberada...Tenho 48 anos, sou negra, mãe, podia ter sido comigo, ou com meus filhos. Me causou uma profunda tristeza 😢. Que ser humano admirável vc é, apesar de tantas cicatrizes, consegue ver beleza na vida, e ser grato.
Abraço de urso 🐻
Com branco não acontece?
@@GigaBit-i2j Acontece tb, só não tem o estigma da escravidão registrado na pele e na história
@@mari_oam4449 É que povos povos de todas as cores de pele já foram escravizados. Negros escravizaram brancos e negros brancos escravizaram brancos e negros.
O importante é que o Brasil não é um país racista .
@@mari_oam4449 Brancos e negros já foram escravizadas e se escravizaram incusive.
O importante é que o Brasil não é um país com racismo estrutural.
Triste relato. Apesar de todo sofrimento, o Maurício fala muito bem, é muito articulado. Parabéns pelas suas conquistas!
Só de pensar que pelo Brasil afora devem existir milhares de crianças passando pela mesma situação de dá uma sensação de urgência e angústia.
Mesmo com essa vida de tortura ele consegue ser mais educado, instruido e articulado do que a maioria das pessoas que eu conheço. Você é maravilhoso.❤
Maurício! Se você estiver vendo essa mensagem, sinto muito por toda dor que você passou! Espero que tenha uma vida melhor agora e seja muito feliz. 😔
Meu deus, é incrível como a criança tem força pra seguir a vida, mesmo sofrendo. Me emocionei demais com a história dele.
Meu marido nasceu, cresceu e sofreu em fazendas, filho único, perdeu a mãe aos 9 anos, teve que aprender a cuidar da casa, cozinhar, limpar, lavar roupas, pra ajudar o pai. Logo o pai arrumou outra mulher, ele não aceitou e foi pra outra fazenda trabalhar, com um tio. O dono da fazenda pagava ele, mas o tio que recebia o dinheiro, ficava com uma parte. Nunca teve problemas com os donos das fazendas, sempre o tratavam bem, mas sem apoio de família. Saiu pra cidade trabalhar e se deu muito bem. Hoje trabalha numa empresa onde lidera muitos funcionários, logística, frota de mais de 50 caminhões. É digno, honesto, trabalhador, ótimo pai ( temos duas meninas, que era a coisa que ele mais queria na vida), companheiro, carinhoso.
Eu tive praticamente tudo, e acho que era mais infeliz que ele...🙁
mas é diferente, seu esposo e branco. É diferente.
@@hildacelestino781 escravidão nunca acabou mais usam os negros Para fazer sensacionalismo, escravidão só foi Regularizada agora tem nome, Carteira de trabalho, Ganhas Menos de 50 Reais por Dias trabalhando 10 Horas, ter seus Direitos Roubados se prucrar Saúde vc morre no Corredor, carregamos Fardo e os Luxos de Politicos nas Costas todos os Dias, e Para Piorar tem um Pai dos Ponres que Diz Amar pobre, com o Arroz Quase 40 Reais. Resumindo Trabalhe um dia Todo para Receber um Pacote de Arroz para quem ganha um Salario.
Não @@hildacelestino781, a diferença é que ele tinha um pai, um tio, não estava totalmente sozinho, o Maurício não tinha alternativa, não tinha pra onde ir, nem onde de apoiar, conheceu os "pais" já entrando na vida adulta.... NÃO TEM NADA A VER COM COR criatura...
Parabéns, Maurício! Deus reserva o q há de melhor aos bons. Lembre-se da passagem de José que virou governador do Egito. Orgulho de você!
😮
Não tenho palavras para expressar a dor que sente ao ouvir seu relato... que Deus continue te iluminando ser de LUZ!
Merece um filme, esse tipo de história tem que ganhar mais visibilidade.
assiste 12 anos de escravidão.
@@vidaestranha775 é um bom filme mas a história dele é bem mais atual que a retratada nele. Ainda existe escravidão nos dias de hoje.
@@cristianonunes6888 verdade. eu só comparei o nível de ruindade desses donos de fazenda que se parecem com os da época que o filme retratou. infelizmente a cabeça de alguns seres humanos ao evolui.
@@vidaestranha775 é a mais pura verdade, não evoluíram nada.
Um filme dele brasileiro no contexto atual é muito importante. Poderia ganhar até prêmios. Escrav... Nos dias de hoje existe e muito
Impactante. Triste. Revoltante. E nada vai ser feito com essas pessoas, donas dessas fazendas. Que Deus abençoe o Maurício de Jesus Luz.
Amém, Amém, Amém!
Isso é o capital dando certo...
@@wilts91 nada a ver, isso é estado de poder. Única diferença é que é exercido por um qualquer com poder financeiro.
O amado regime militar garantiu a escravocatas essa atividade por decadas! O titulo coronel era dado a qualquer um e o mesmo comandava vastas regioes!! Se cavarem em certas regioes de Goias, Mato Grosso, Para...... Serao centenas de esquelotos humanos!! Como os ossos achados em uma antiga sede do departamento de investigacao do exercito! Bolsonaro era presidente ate hoje nada veio a publico de quem eram essas ossadas!! O Garcom ai deu sorte!
Nada, isso forjou o caráter dele tornando-o forte como uma rocha!
Caro Xará, é impossível mensurar o quão insignificante é minha história diante da tua. Saúde e tranquilidade Camarada.
toda história importa, cada um merece um abraço e todo o respeito
Ouvi por curiosidade e fui ficando impressionada e lamentando tanto sofrimento,mas que bom que você, Maurício está firme e forte ensinando a todos o poder da resiliência. Me emocionou , PARABÉNS!!
Assim como o Maurício, eu também fiquei emocionada e chorei.Passado mais de um século da abolição da escravidão é desolador e revoltante saber que neste país, de norte a sul, ainda persiste a cultura da casa grande e senzala." Senhores e senhoras" cruéis e impiedosos, até mesmo com crianças , quantos Maurício estão neste momento vivendo situação semelhante.Desejo felicidade e vida digna e longa ao Maurício que apesar de toda a situação degradante a que foi submetido mantém a serenidade dos homens bons e justos.
Muito triste ele tem a idade do meu filho doi no coração dói na alma perdeu a infância a adolescência sem carinho de ninguém sem família tem uma voz doce que passa amor e carinho Deus te abençoe muito na sua vida .
Que Deus abençoe sempre vc 🙏🙏🙏
Verdade. Nem por isso ele seguiu o caminho errado. Parabéns pra ele. É um vencedor.
Eu me emocionei com esse relato, principalmente, por saber que meus avós maternos, minha mãe e tio viveram isso na década de 60. Eu lembrei de quando a minha mãe falava que o dono da fazenda chamavam eles para trabalhar e não fazia distinção se era criança ou adulto. Eles ia porque tinham fome e também por não ter onde morar. Lá teriam casa e comida, mas tudo era anotado em um caderninho gerando um dívida que nunca terminava. Minha mãe me falou da mercearia que tinha dentro da fazenda e que eles precisavam comprar o básico para higiene e alimentação, porém a dívida da mercearia era descontada no final do mês e, por isso, não sobrava nada do salário que nunca recebiam. Eles ficavam nessa luta até a colheita acabar e seguirem para a próxima fazendo, como retirantes, tentando não morrer de fome. Muito triste ouvir tudo isso!!
Estamos rompendo com pessoas que nos abusaram.
Gente ruim, vão pagar pois Deus ta vendo
Essa é pra esse povo que diz que não existe racismo ou escravidão no país
o brasil nao é racista, algumas pessoas ainda sao racistas. e sabe oque as leis de esquerda fazem com essas pessoas flagradas cometendo racismo? nada. eu dou parabens pra voce, esquerdista. se nao fosse voce todo e qualquer racista e toda pessoa que escraviza seriam presos perpetuamente, mas voces mesmos defendem eles
Essa e para as pessoas que pensam que existe justiça no país um juiz federal do Maranhão faroleiro agora sinistro superior e do Maranhão .
Chegou o mimizento
Mimimi
Já chegou os alienados que pensam que tudo nessa vida é mimimi
sabe que meu irmao caçula é empregado de fazendas e comentou que é de revoltar a situação VERDADEIRA E REAL do tal agro é pop agro é orgulho... Ele me disse que aquela coisa linda que a Globo mostra, e que parece ser a riqueza do país, na vdd é tiqueza na mao de bem poucos mesmo. E infelizmente a maioria imensa dos fazendeiros que ele conhece se comportam como se fossem deuses, como no tempo das capitanias hereditárias - plenos direitos e nenhum dever. E que a maioria esmagadora dos trabalhadores de fazenda torce demais para que o Brasil volte a se industrializar, pra todo peão de fazenda quer mais é cair fora do trabalho abusivo e mal remunerado.
Isso ai. Onde o capitalismo não existe. Persevera ditadura.
E por que seu irmão ainda está sujeitando essa situação?
@@antoniabentodasilva7639 Q pertunta idiota. Pq será q o Maurício aí do video continuou tbm naquela situação né. PQP
Maurício você salvou o meu dia hoje com a sua história, tenho depressão e me animei a levantar da cama e caminhar e agradecer a vida que tenho e você é um exemplo de vida para todos nós e parabéns ao casal de velhinhos que te ajudou, ainda tem gente boa nesse mundo!
👏🏼👏🏼
Isso mesmo... sempre tem alguém que sofre mais do que você! Então, supere teus problemas, levanta e segue a tua vida, sempre agradecendo por não ser pior que de muitos neste mundo! 😉
O Brasil é um inferno. ...pra muita gente!
Não é só Brasil não é o mundo todo assim pior ainda!
Para a maioria.
Vai para a Argentina,simples assim 😂@@Eng_Simoes
@@Morena-hs8fiou seja, pra vc trabalhar sem receber algo em troca e ser agredido é melhor do que viver em um país com um sistema de governo que você não gosta? Te faltou abraço do pai
@@Morena-hs8fi eu deixei o terceiro mundo (aka Brasil) faz mais de 30 anos, nunca mais voltei, não vou voltar, não sinto falta e nunca incentivei os meus filhos que nasceram no exterior a visitar esse país atrasado.
O Brasil não me necessita e eu também não necessito viver entre pré-históricos.
Que história! Comecei a assistir despretensiosamente e no final estava emocionado.
Façam a segunda parte da entrevista. Ele conseguiu estudar? Qual o grau de estudo dele? Como chegou ao TST? Como ele vive hoje em relação a dinheiro? É uma História muito impactante e o pior é saber que aconteceu agora, no século XXI.
DESEJO FELICIDADE, SAÚDE E PROSPERIDADE AO MAURÍCIO.,
Faço de suas palavras as minhas. Muitas perguntas em aberto. Historia assustadora. Pelo menos está tendo um final feliz. Ansioso pela segunda parte dessa historia. Parabéns a equipe pela sensibilidade de nos apresentar essa triste e incomoda historia.
Sim, seria maravilhoso ouvir a parte 2 !
Também gostaria de saber.... história maravilhosa de vitória.
Essa deve ser a principal motivação de quem estuda pra concurso de AFT, de saber que isso existe e há muito trabalho a ser feito.
Pensamos igual
Não devia mais existir né??? Já que existe uma galera que disse que não existia mais??? Principalmente no Maranhão do Dino??? Acorda aí galera!!! Só a esquerda governou o país e diziam que defendiam os pobres??? Kkkkk não dá mais pra acreditar né galera??? Trabalho a ser feito é tirar esta cambada mentirosa do governo!!!
Pensei a mesma coisa
E se tornou esse homem educado e elegante. Não tenho palavras, Maurício.
Concordo!!! Um abraço Maurício. Te desejo muitas felicidades. Você é novo e merece muito ser feliz. E viver em Paz.
Poucas vezes senti um respeito imediato por alguém como senti pelo Sr. Maurício Jesus Luz. Parabéns, você é maior que suas cicatrizes e muito maior que qualquer um que te maltratou. Um grande homem
Nossa este moço é extraordinário....
Como pode uma pessoa passar por tanto sofrimento e ser TÃO EQUILIBRADO????????????????
É dá inveja na gente, uma picada de espinho é suficiente pra me deixar sem chão, Meu eu não suportaria tanto sofrimento....
Pois é irmão, ele aprendeu da pior forma a manter-se são, pois sabia que se revoltasse poderia ficar sem comer ou até mesmo morrer, fica o exemplo ai para nós...
"Você nunca agrada e você sofre por tudo"
O dito nesta frase é o que liga quase todos que passam por discriminação, racismo, preconceitos diversos, assédios inúmeros.
"Comia comida da sobra da sobra"
😢😢😢😢😢😢😢
Quanta resiliência esse rapaz precisou ter para estar vivo e satisfeito com o que faz agora!! Tenho profunda admiração e respeito por ele!!!
Que coisa mais triste uma criança desamparada, sem enxergar qualquer saída e sem receber qualquer gesto de benevolência e carinho, até chegar à sua maioridade. Que bom que o destino colocou esse casal de idosos em seu caminho. Essa história é um roteiro pronto de um filme
Nesse Brasil gigante, ainda temos escravidão. Quanto sofrimento, mas quanta dignidade e elegância.
Maurício você é muito nobre.
MC Donald's tá aí não é atoa
Brasil país religioso do terceiro mundo com péssimas condições de vida ❤
Isso é repugnante. Pensava que a escravidão tinha acabado no século XIX.
Chorando aqui. Como pode o ser humano ser tão cruel com outro ser humano e marcar com ferro em brasa na alma ???
O "casal de velhinhos" surgiu na vida dele como a luz na fresta da janela para guiar os novos rumos da nova vida dele ... Maurício, vc é exemplo de força e dignidade... Obrigada por compartilhar sua história, vc me ajudou a ser grata pelo muito que eu tenho mas que às vezes acho ser "pouco".
Penso igual a vc, como pode o ser humano ser tão cruel !?????
Dá uma lidinha no que o Stalin fez…
Claro que sei o que Stalin fez. Mas o que tem haver uma coisa com outra ???? Não entendi ?? Um erro não justifica outros. O ser humano é mau por natureza. @@chizzo777
" o trabalhador nao precisa do Estado, deixa que ele negocia direto com o patrão, ele tem condições. "
E ai o trabalhador precisa trabalhar 5 meses só para pagar esse Estado "bonzinho e protetor". Isso não é escravidão também?
@@zanonltz Que tal lutar por uma reforma tributaria ao invés do fim dos direitos do trabalhador?
Acho que o rapaz do vídeo (e as cicatrizes que ele carrega) podem te responder melhor sobre isso, @@zanonltz. Fica no lugar dele lá na fazenda e tanta negociar com o patrão "Bonzinho e Protetor" que vc considera melhor que o Estado.
@@zanonltzou você é burguês ou você é um idiota por estar falando isso, quando for pedir seguro desemprego ou aposentadoria, precisar do sus você vai lembrar do estado.
@@zanonltz não, escravidão é o que foi relatado no vídeo. É cada uma, viu?
Maurício, muito linda sua história, e com final feliz. Você serve de exemplo para muitas pessoas.
Em todos os lugares existem pessoas na situação relatada pelo Mauricio. Não ter direito a um nome é usurpar a liberdade do ser humano.
O criolo deveria era agradecer que o patrão criou ele e não o deixou morrer de fome lá no Pará, o pai alcoólatra e a mãe parideira meteram o pé e deixaram o bucho pra outra pessoa criar 😂🎉🎉
@@Anonimous279n deveria agredecer a nenhum dos dois na vdd
Uma coisa é o patrão dar essa oportunidade
Outra coisa é "entre mas vai ser mal tratado"
@@Anonimous279babaca
@@Anonimous279 Sua opinião é tão relevante quanto bosta de cavalo.
Quanta crueldade em tão poucas palavras. Seja humano!@@Anonimous279
Meu Deus. Proteja as crianças deste mundo! Fiquei muito triste ouvindo o relato.😢
Deus odeia as crianças pobres.
E não tem nada de livre arbítrio nisso.
Não espere por Deus. 🙄 Ele não virá. Cresça.
teu amigo imaginario nao existe, e essa historia prova isso, entao nao deixa nada para seu amigo imaginario resolver, faça sempre vc a diferença
sim sim proteção só por deus mesmo , ( 2022 estados do sul ,ais de 200 pessoas liberadas da escravidão , sendo escravos em sua maioria em vinicolas ) e seus algozes ? nem um beliscão como punição nem do governo federal , nem da justiça , e muito menos das autoridades locais . BRASIL O ULTIMO A SAIR POR FAVOR APAGUE A LUZ
O Brasil está cheio de “escravos” assim, até nos grandes centros urbanos! Parabéns, Maurício! Bom exemplo para refutar quem associa pobreza a delinquência ou crime!
Tem gente aqui nos comentários falando que a família tem um escravo.
Esse senhor é uma exceção e pobreza é sim, uma porta aberta para muitas outras mazelas além destas citadas.
A direitalha não entende isso, eles pensam que as desigualdades e as mazelas sociais funcionam como trampolim e que só permanece em situação de vulnerabilidade e de pobreza, quem quer. Aquele velho papo de coaching. Nãoconseguem ou não querem entender que histórias como essa são raríssimas exceções.@@carmenligiadecarvalho2091
Ô tristeza meu pai, mas graças a Deus você está bem hoje. Deus te abençoe. A partir de hoje você será sempre lembrado por me e de exemplo por mais difícil que seja a situação uma hora Deus melhora 👏👏👏👏👏
Não sei como esse cara consegue ser tão educado e sensível depois de tudo isso, realmente é um ser especial. Inadmissível saber que provavelmente muitas pessoas passam por situações ainda.
Para quem diz que ECA é para defender malandragem, lembre_se: o ECA não surgiu para seu filho não poder mais lavar a louça ou arrumar o quarto. O ECA surgiu para defender crianças e adolescentes que vivem nessa condição.
Pena, que nem sempre chega a quem realmente precisa
Perfeita colocação
“A gente não lembra essas coisas, a gente só sofre” 😭😭
Que frase.
@@raphaelcunha8213 me marcou muito, chorei demais, principalmente quando ele citou essa frase😔
Você é uma pessoa maravilhosa. Comeu o pão que o diabo amassou mas conseguiu proteger e guardar a essência do bem. Parabéns Maurício ❤
Dois anjinhos, o casal de velhinhos fez o que tinha e o que dava. Não seja omisso. Faça o que dá. 😢
Simplesmente eles deram tudo o que o Maurício precisava, ter documentos. Sem documentos vc pode existir mas para o estado vc é um indigente.
Aí eu vejo a mão de DEUS através do casal que o adotou como verdadeiro filho. Seja muito Feliz Maurício.
Você que não se emociona com esse relato, está morto por dentro 😢😢😢
Nem sempre. É que tem sempre alguém que sofre muito mais que nós/ele. Ele conseguiu sair, outros não, ainda são abusados. A maldade persiste.
Com certeza. O pior é que existe muita gente assim
Penso o mesmo
@@marciaferreira1162 eu falei desse relato😔😔😔
Doi ,muito estes relatos. DEUS abençoe este moço.
Meus avós paternos pegou um menino de rua, levou para morar com eles na roça, era negro, tinha aoenas sete anos, porém meus tios tratava esse menino de forma parecida com o caso desse rapaz, eu ficava com muita pena de ver o pessoal fazendo isso com ele, eu o tratava como meu irmão, hoje ele é um homem muito bem sucedido, porém, as marcas das ruindades que sofreu, impossível de serem apagadas.
mds 😢 tenho um caso parecido... a polícia foi até lá, mas mentiram os vizinhos era tudo parente, hj ele tá lá mas já tá idoso :/ mas continua fazendo umas coisinha o casal também já tá idoso....
Aqui ó @MPSPoficial. Duas famílias pra vcs investigarem.
Só por reconhecer que tua família agiu errado vc já é grande
@@mirtesmuller9787 Se o cara continua sendo escravizado, vc é conivente. "ele tá lá mas já tá idoso :/ mas continua fazendo umas coisinha".
"eu o tratava como meu irmão", mas ele não vai receber herança, né? É bem sucedido, mas nunca recebeu nenhum pagamento por trabalhar desde criança pra família.
Que história muito muito🥺😢😢e linda ao mesmo tempo,pq vc ñ guarda rancor,magia.Que Deus te abençoe sempre🙏🙏
O casal de fazendeiros Evangélicos com as mesmas atitudes dos Católicos da era escravagista!!! Escravos não precisam nem ir a igreja porque Deus não vai ouvir vossas orações.
E a escravidão nao acabou, continua viva!!
O casal que assinou sua "carta de alforria" tiveram uma atitude de amor tão preciosa que apagou sua dor. Deus continue derramando muitas bencãos em sua vida e o casal que te adotou, com certeza receberam a recompensa!!
Sou Católica. O que eu faço e como me comporto, é a Deus que vou prestar contas. Assim como cada católico, protestante, ateu, pagão.. em todo lugar tem bons e maus, aparência não revela o coração de ninguém.
Que cada um seja responsável por seus atos.
@@Elizabete422concordo com você, só não podemos aceitar as injustiças ficando nos calando!!
Não é porque um idiota se diz cristão que ele é cristão.
@@palmiraduarte1588 Jesus disse que não veio trazer a paz, trouxe a espada. Devemos lutar pelos que sofrem..
"A gente não lembra dessas coisas, só sofre". Isso me doeu. Q o sr viva o resto de sua vida em paz nobre trabalhador. Liberalismo e meritocracia são falácias cruéis.
Usar uma verdade e usurpar para uma narrativa mentirosa é justamente o que um escravista faz.
Em que momento e permitido escravidão em no liberalismo que vc diz?
Obvio que vc não sabe, é apenas uma narrativa dita pelos escravistas de esquerda para deslegitimar uma ideia politica que destrói mentiras.
O que um fazendeiro maligno faz em suas terras é justamente o que um estado de ditador socialista faz. Só muda o tamanho da terra.
A frase é triste mesmo
Mas sobre esse finalzinho ai não é como se tivesse opções melhores né?😅
Sim, e pensar que tantas pessoas em lugares como china , cuba , Coreia do Norte e metade do continente africano nunca terão sequer a noção do sofrimento que vivem.....
@@Boyceta-m8m so por colocar politica nesse frame de "opcoes" eu ja sei q vc foi doutrinado, ate pq tem sim, infinitas opcoes, comunismo nao tem manual, social democracia nao tem manual, feudalismo nao surgiu com um manual e acabou por que surgiu um manual melhor. Tem pratica, tem poder, tem organizacao, e teu papo so serve pra quem fode os outros sair como o "empata" da historia
Ai,ai ! 0lhar país dos outros, como se aqui fosse muito bom
Meu Deus, Maurício, que pessoa incrível você é. Que seu caminho seja cheio de luz e paz
Esse é heroi nacional, esse merece todas as honrarias e reparos dessa sociedade escravocrata.
Chorei ao ouvir o relato do Mauricio, so um ser da Luz é capaz de superar tods adversidade, ele disse que é feliz. Um exemplo da dignidade de uma raça que constroi essa nação. Parabens a Folhas de SP por abrir espaço e dar voz a esse heroi.
É até difícil imaginar o que se passa na cabeça e no coração dessas pessoas que conseguem maltratar dessa forma uma criança! 😢
“cidadãos de bem”
Comunismo. Apenas lideranças se fartam, enquanto os pobres são vilipendiados.
Passa isso aí kkk essa HERANÇA cultural !
Na cabeça de um racista é assim que se vê o mundo. Muito triste.
Que coisa horrorosa... sai ano, entra ano e os eleitores do atual presidente, não conseguem se desgrudar do ex. Parece ex marido que arruma outra, mas a ex continua na cabeça dia e noite.... acorda povo, a vida segue... @@laisf.fernandes9890
Eu não consigo imaginar o quão sofrido foi a vida do Mauricio, os relatos dele machucam na alma, infelizmente é uma de diversas histórias que nosso país possui. Eu desejo todo amor e carinho para o Mauiricio.
Três fazendas, escravizado em todas as três, inclusive enquanto criança, os fazendeiros do Brasil são bonzinhos né? O agro é pop, o agro salva o Brasil... Sei... Salva o próprio bolso, o país e a humanidade que se lasquem.
@@Anonimous279
"O criolo"... racista nojento, queime no inferno.
As riquezas dos barões deste país foram feitas com sangue dos negros e indígenas... E hoje continuam a manter seus impérios com nosso sangue...
@@Anonimous279 esse comentário só pode ter vindo de um covarde como voce , nem o rosto mostra, com certeza voce deve ser uma pessoa muito infeliz.
@@Anonimous279 ouça toda história desse homem amigo, vc não tem noção como ele sofreu.
@@Anonimous279veja todo vídeo, inteiro, do 1⁰ ao último segundo.
Nossa, nó na garganta ouvindo sua história e imaginar uma criança passando por tanta desumanidade. Deus colocou esse casal de anjos em sua vida pra te mostrar que a bondade é bem maior. Vc tem um trabalho digno, cresceu e não guarda rancor. Muito abençoado.
Maurício, você é luz, chorei com seu depoimento, esse casal de velhinhos foi instrumento de Jesus, para você voar... Não guardar rancor te levou adiante...Tenho cicatrizes, mas não revivo...O monstro das mágoas, você acorrentou e está com as chaves em mãos... Tocando sua vida FELIZ, Deus continue a te abençoar , você transmite paz e luz❤
Que lindas palavras!
Me senti tocada também!
Misericórdia 😢 nunca mais reclamo da vida que tenho. O Maurício realmente é uma pessoa de luz❤
Que história de luta e resiliência!! E a expressão do Maurício de homem de bem. Me encanta a forma culta de ele narrar sua vida. Ele tem talento de escritor. Eu te respeito muito caro Maurício. Eu também trabalhei desde os 13 anos para sustentar minha familia difícil, e te compreendo.
Era trabalho escravo?
@@venusbcarmesim27 não era escravo, mas se eu nao trabalhasse nao teriamos casa nem comida. E eu nao tinha direito ao dinheiro pra nada. Eu sentia como ele, presa.
Eu também percebi esse talento para a narração!
@@venusbcarmesim27, se depois de assistir ao vídeo, você ainda faz uma pergunta como essa, ou você vive a escravidão e não sabe ou você escraviza e considera ser normal. Repulsa.
Sim, ele era escravo. Que parte você não entendeu?@@venusbcarmesim27
Do sofrimento, nasce o poder de se expressar com clareza esse depoimento sincero. Deus o proteja sempre 🙏
Esta história me pegou muito, tem que ter muita fibra pra passar por tudo isso. E se sentir feliz, Mauricio é um grande homem.
Ele é uma alma muito, muito evoluída. Depois dessa vida tão cruel que ele teve, consegue dizer que é feliz e não tem mágoas, tem que ser muito evoluído, forte pra conseguir isso. Sinceramente, o invejo. Deus sempre o abençoe e honre, ele é merecedor.
É no sofrimento que muitos se elevam.
@@viniciuscosta4217que frase impactante, carregarei comigo. Obrigada.
@@joycerodrigues3841 Isso está na Jornada do Herói, resta sabermos quem são os verdadeiros e falsos heróis.
Me emocionei com a história desse rapaz ! Mesmo ele sendo só na vida, ele foi sempre pro lado do bem, escolheu ser homem de verdade.
QUERIDO IRMAO GARCON . RECEBA NOSSO RESPEITO E CONSIDERACAO VC CONSEGUIU PASSAR POR CIMA DE TODA A MALDADE.EM NOME DE TODAS AS PESSOAS DE BEM PEDIMOS DESCULPAS POR TODA INJUSTICA QUE LHE FOI DISPENSADA
Quando tinha 15 anos morava e trabalhava em uma casa de doméstica ganhava 300 reais por mês trabalhava até a hr de dormir e a dona me fazia tomar banho no local onde uma cachorra dormia a noite pra não usar o banheiro da casa eu era inocente mas hj sei q aquilo era escravidão , mágoas tambm esse homem representa muito de nós....❤
Minha mãe passou por coisas parecidas com sua, muita luz e força pra ti, vc eh forte e merece TD de mais maravilhoso ❤
É preciso punição aos malfeitores desse moço!!
Exatamente!!! Quem são essas pessoas que escravizam? Onde está a punição para elas? Sem punição, a história vai se repetindo sempre.
@@belled Eles estão no nosso congresso. Essa é a tal bancada ruralista.
Provavelmente seus escravizadores já morreram 😢deus ajude esse moço 😢❤
@@ehrenstovc que pensa! Chorei ao assistir o relato dele pq parece o da minha mãe. Os malfeitores dela eram professores universitários, ativistas do verde e defensores de invasão de terras.
@@belleddevem seguir fazendo o mesmo até hoje. Nomes aos bois folha de São Paulo. Jornalismo investigativo que se chama!!
Desejo do fundo do coração muita luz pra esse homem… 😢
Que relato. Maurício merece toda a felicidade que a vida lhe puder oferecer
Nossa! Coração partido com a história, o relato, os olhares dele....😢
E o sobrenome que ele recebeu, nossa! Um sinal divino. De Jesus Luz....
por isso que demorou 14 anos Deus lento, putz😅
@@TheCinebezerra O que conta para Deus é a eternidade. 14 de provas e se manter humilde, não virar bandido em nome da pobreza, já ganhou a eternidade. Logo, o que são 14 anos diante da eternidade?!!!
Eu vi algo como isso. Meu sogro hoje já falecido tinha um garoto em sua companhia na roça , desde os oito anos até uns 14 mais ou menos o menino ia e vinha das mãos dele pra família. Achava que ele era bem tratado, meu sogro era um “ bom homem “. Eu jamais desconfiei que ele tinha esse lado mau. Até que comecei ver coisas parecidas com o relato do Maurício, no sentido das ofensas e da obrigação no serviço. Até que um dia ele quis bater no menino e eu tomei a frente, arrumei um dinheiro e mandei ele ir embora. Há mais de 20 anos não o vejo.
8 anos, q espécie de monstro era seu sogro? 😮
O quanto é importante a atuação do Ministério do Trabalho e Emprego, e da informação que deve, urgentemente, ser levada a todos, como esperança e socorro!
Tenho a cada dia mais certeza de que este órgão me trará realizações pessoais e profissionais!
Parabéns a vocês por resgatar a história deste Homem, o Sr Maurício! Ainda bem que ele optou ser íntegro, mesmo tendo sido tão ferido hignorado, maltratado. Isto eu chamo de Milagre. Tudo começou quando decidiu sair da fazenda em busca de melhoras. E não desistiu. Até o dia de ser recebido como filho, registrou dando-lhe um nome. Deus abençoe o casal que te acolheu. Deus te ama Sr Maurício!
Tomara que a Netflix faça um filme sobre sua história e ela alcance mais pessoas, seu depoimento apesar de sofrido e doloroso, foi muito importante, alguns de nós vivem em uma bolha e não acreditam que existe maldade no mundo e nas pessoas.
Mas no filme tem que citar o nome de todas as famílias que o escravizaram
@@uncleiroh7910 Essas pessoas deveriam todas apodrecer na cadeira.
Melhor que filme é exigir direitos....
@@joaolenon5525 concordo. Maurício tem que ser indenizado e as tais famílias processadas.
Esse aí é só mais um que conseguiu ter voz pra falar. Mas não é coisa do passado MESMO. É só ver os dados da Secretaria de Inspeção do Trabalho. A minha cidade até o início do ano passado foi líder nacional do índice de trabalho análogo a escravidão. E eu poderia citar nomes de coronéis, fazendeiros e estabelecimentos que ainda mantém até indígenas trabalhando das 3 da manhã as 20 da noite em roças e fazendas, ou em comércios, sem nenhuma garantia, assistência ou formalidade. E isso não vai acabar. Os ruralistas estão aí no congresso bancando os heróis da moralidade financiado esse tipo de Estado escravocrata e f4sc1sta. As leis já estão até se moldando para isso. Não dá pra fazer nada. Só engolir a angustia msm. A democracia burguesa não vai acabar antes do mundo.
Correto. Brasil é um país de base escravocrata porque os legisladores são de origem e vies escravagista. Não acabou porque os políticos das "famílias tradicionais" matém a escravidão viva. Vide que não existe punição para escravidão (sequer é reconhecido legalmente, no direito existe apenas "trabalho análogo" à escravidão.)
O criolo deveria era agradecer que o patrão criou ele e não o deixou morrer de fome lá no Pará, o pai alcoólatra e a mãe parideira meteram o pé e deixaram o bucho pra outra pessoa criar 😂🎉🎉
A culpa disso é justamente do estado socialista que temos aqui no brasil. Afinal, um ''Coronel'' nada tem diferente de um ditador socialista. Vc vai berrar igual um gay que vc com certeza mataria no seu regime comunista: ''É culpa do liberalismo ou Capitalismo'' sendo que é justamente esses ideais individuais que buscam defender o mais fraco na relação de poder.
Só ver as noticias, cada hora uma situação assim aparece. Lembra do produtores do Sul que levaram baianos para trabalhos analogos a escravidão?
A culpa disso é justamente do estado socialista que temos aqui no brasil. Afinal, um ''Coronel'' nada tem diferente de um ditador socialista. Vc vai berrar igual um gay que vc com certeza mataria no seu regime comunista: ''É culpa do liberalismo ou Capitalismo'' sendo que é justamente esses ideais individuais que buscam defender o mais fraco na relação de poder.
Espero todas as pessoas que fizeram o puro mal contra este homem, estejam vivas, na dor! Muita dor !
Com este pensamento, em que você acredita ser diferente daquelas pessoas???
@@cezahos que fizeram isso com ele merecem. Ele não merecia. Me poupe desse discurso moralista
Parabéns, você está certo @@cezah
@@cezahe vc? Em que acredita ser diferente? Ele é um ser humano que se revoltou com a maldade que pessoas crueis fizeram e deseja que haja justiça, ele não disse que faria com as próprias mãos. Acho bem mais nobre do que se ele se escondesse atrás de um discurso falso moralista que denota, indiretamente, passação de mào na cabeça desse povinho cruel e escravocrata.
@@ricardoalbuquerque2301 Cara, nos Estados Unidos existe cadeira eletrica, você que chama o rapaz de "moralista" colocaria esses individuos na cadeira eletrica? O moço quem ele respondeu desejou mal, mas nao justiça.
Voce está fazendo falsa equivalencia, moralismo = passar pano. Nos nao vivemos em barbarie por termos leis. Existe extremos até em leis como em atitudes de pessoas. Que bom que o rapaz saiu da situação. Mostrar que ele está por cima e deseja justiça, é gratificante. Agora o quão punivel sao os atos? prisão atras das grades por anos ou tortura?
Se voce quiser fazer como uns individuos de 64, e estimular maldade, mas nao a justiça, vai em frente, pelo menos voce nao seria "moralista".
Como a estrutura familiar é essencial para o ser humano,abençoados os pais adotivos dele. Abençoado ele por seguir em frente não se deixando amargurar
E ainda há quem diga que a justiça do trabalho é desnecessária. Triste
Maurício, seu depoimento é muito tocante e emocionante. Você fala com dignidade e confiança em si mesmo. Você é um espírito evoluído. Passar por tudo o que você passou e ter encontrado felicidade, somente uma alma evoluída. Meus parabéns por ter sobrevivido a tanta crueldade. Tu és um guerreiro.
Oh meu querido amigo! Sabia uma parte da sua história, mas não com todos esses detalhes 😭. Mas tem um lado bom, pq como vc disse, vc leva as marcas mas não leva o rancor! Pq vc não tem luz só no sobrenome, vc É LUZ, meu querido! Apesar de todos os percalços da vida, vc se tornou um homem digno, honesto, de um coração bom e generoso! Sem contar o pai maravilhoso que vc que se tornou! ❤ Que Deus ilumine sempre a sua vida e estarei sempre aqui torcendo por você!
Me emocionei, linda história e Deus vai te abençoar muito !