Um dia no meu antigo emprego teve uma conversa minha (nordestino) com meu chefe que é sulista, e surgiu o seguinte diálogo: Eu “O que significa esse “Bah” que vocês tanto falam?” Ele “é igual o ‘Oxi’ que tu tanto fala” Eu “Oxi” Ele “Bah” E assim acabou o assunto 😂😂😂. Dou risada até hoje 😂😂😂😂.
Mesmo depois de criticado, o João veio educadamente explicar curiosidades sobre o sotaque dele justamente pra abrir a mente das pessoas e pra possibilitar uma troca saudável de ideias sobre sotaques e formações culturais Arrasou demais!
Seus vídeos têm sido ótimos!! Faço parte de seus espectadores e tenho assistido seus vídeos ultimamente. Estou interessado em negociar, mas ainda não consigo descobrir a negociação certa para praticar. Agradeço qualquer ajuda aqui.
Sim, é verdade, tem-se falado muito em investir ultimamente, mas sou novo e também estou curioso para saber como posso começar. Alguém pode explicar como investir e como começar?
Na minha opinião, investir não é ficar rico, mas sim conquistar independência financeira. Conto com estratégias de uma fonte que garanta meu dividendo mensal,
A riqueza da nossa língua portuguesa é esse diferencial no modo de falar; que lindos são todos os sotaques. Tenho medo que um dia, devido a globalização, acabem.
@@douglasalves1827 Eu discordo. Se analisarmos entrevistas, conteúdos culturais e músicas do século XX, perceberemos que o sotaque carioca se fortaleceu consideravelmente desde os anos 90. Outro ponto importante é o orgulho dos cariocas e das pessoas da Baixada Fluminense em relação ao seu sotaque, o que leva muitos a não tentarem imitar outros sotaques ou esconder o seu próprio. É certo que o sotaque está mudando, mas toda língua viva está em constante transformação. O "carioquês" evolui de maneira separada, evitando tornar-se homogêneo, com o surgimento de novas variações. Vale lembrar que o sotaque carioca vai além de sua sonoridade, uma vez que pode ser considerado quase um dialeto. No entanto, há outras regiões do Brasil onde os sotaques estão se tornando menos distintos e perdendo suas características, como é o caso de Curitiba (observação pessoal).
Sou carioca da gema e já estive em 14 estados. As reações ao meu sotaque são sempre as mesmas rsrsrs, há quem ama e há quem odeia rrsrsrs, e tá tudo bem rs. A diversidade cultural do Brasil é um patrimônio.
Excelente!!! Sou carioca e moro em Porto Alegre. E , quando vim para cá, uma coisa que eu achei muito interessante foi que, principalmente no interior, algumas palavras com dois erres, como “carro” sao pronunciadas “caro”, e outras, com um erre, como besouro, são pronuncias “besourro “. Essa é mais uma riqueza do nosso País, as peculiaridades de cada região ❤️
Sou do oeste catarinense, descendente de gaúchos do interior do RS. Cresci ouvindo essa variante do português. Esse erre duro que se criou em alguns lugares do sul do Brasil (caRoça, baRiga, etc.) é provavelmente influência do italiano e é falado geralmente por descendentes da imigração italiana do final do século XIX, mas não só. Curiosamente, meus avós paternos eram de origem alemã e tb falavam assim.
@@fernandonicknich Sou do Rio de Janeiro e tenho família em Florianópolis. Uma vez fomos até Chapecó porque meu avô do RJ queria ver um jogo da Chapecoense. Achei interessante, que no oeste a cultura é mais gaúcha que catarinense. Florianópolis tem uma vibe parecida com o RJ, principalmente a região dos lagos que é cheia de argentinos. Quero agora conhecer Joinville e Criciúma
Sou mineiro de Belo Horizonte, me mudei para a Estônia, onde tem uma considerável comunidade brasileira, e comecei a notar ainda mais tanto o meu sotaque como o de meus amigos de outros estados/regiões. Amo essa riqueza e pluralidade do português. Uma das minhas melhores amigas por lá é do Rio, e ela fala com todos esses registros mencionados no vídeo, já associei a ela, e adoro! Estou animado para ver os outros vídeos com os demais sotaques do Brasil! 🎊🤩
Eu sou carioca, moro em Lisboa há 5 anos. Eu agora consigo escutar o sotaque de um carioca. Quando vc mora no próprio lugar, é como se vc não percebesse. Quando digo sotaque não é a troca das letras. Mas a entonação das palavras. Hoje percebo bem a maioria das entonações do Brasil. Acho muito rica a nossa cultura.
Vcs sabiam q antes do rádio se espalhar pelo Brasil, um brasileiro gaúcho não entendia o q um nordestino falava? Olha, tô lembrando aqui… eu contratei um eletricista cearense, do interior do Estado, e eu não entendia absolutamente nada do q ele dizia. O sobrinho dele tinha q traduzir 😅
Super necessário! Nós tendemos a ter preconceito com aquilo que não entendemos ou não conhecemos a sua origem! Trazer as raízes dos sotaques brasileiros é um serviço que vocês estão prestando à toda a sociedade!
Como fonoaudióloga fico muuuuito feliz em encontrar conteúdos que enaltecem a pluralidade de dialetos e sotaques do nosso país! Já ouvi muito que o "português mais correto" é o paulista, uma fala extremamente preconceituosa linguisticamente... Espero que mais pessoas compreendam que uma língua acompanha contextos socioeconômicos e culturais de seus falantes, e que para além disso devemos respeitar essa riqueza que nosso país nos proporciona.
@@reinaldojose3932 Paulista não fala pota, fala porta com o r mais fraco, não porrta . O interior de SP fala mais enrolado, como os americanos, kk... Agora, por que os cariocas ou fluminenses falam naiscer e não nascer ???
Sou fonoaudióloga, estudei fonética com uma professora de letras e preciso as saber sobre ponto de articulação, modo de articulação, transcrição fonética e etc… Eu trabalho com crianças que tenham dificuldades na fala e trocam os sons… Eu sou mineira e moro em Curitiba e tenho que adaptar e falar como os curitibanos falam para ensinar as crianças!! 😂😂
Eu Carioca, adoro o sotaque nordestino e mineiro coisa mais linda, o que falta em alguns estados brasileiros, em alguns grupos é o respeito pelas origens, um país tão grande e com uma diversidade de pessoas, etnias, origens.... respeito deveria ser um padrão.
@@rogeriotavares8312Os sotaques do Nordeste, que são de fato diversos, possuem várias características em comum e formam um grupo bastante coeso, por isso é possível identificar um “macrodialeto” da região Nordeste. E não há nada de mal nisso.
No quartel eu servi com um amigo que era do Pará e estava a dois anos no Rio. E para falar a verdade, o sotaque paraense é muito similar ao carioca. Só não tem as gírias e vícios de linguagem, mas de resto até o chiado é igual.
Tive uma experiência muito maneira no finalzinho da pandemia, fiz uma viagem do RJ até a Paraiba de carro, durante o trajeto paramos em vários lugares, cada lugar com sotaque diferente, em um momento eu ouvia um sotaque, no outro dia já ouvia outro diferente hahaha até chegar ao ponto de ficar sem graça pq eu não tava entendendo oq falavam hahaha
@@hm-henriquematiasO sotaque mais falado nos estados do Nordeste é o chamado "DIALETO NORDESTINO", falando em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, interior da Bahia e interior do Ceará. E é justamente esse dialeto que tem a famosa pronúncia do Ti e Di normal, sem os chiados dos sotaques sudestinos. Então, quando se fala em "sotaque nordestino" está se referindo ao chamado "Dialeto Nordestino".
@@Andre.felipe84 meu Deus quanta ignorância, cara sou nordestino, sou cearense e é MUITO diferente um potiguar a falar e um pernambucano a falar. Você escuta um Ti e Di não africado (que é o nome dado a essa fricção audível) e já acha que é tudo igual. Morei no RN inclusive, é DIFERENTE. A cultura é DIFERENTE.
Sou gringo dos EUA aprendendo português há três anos e o sotaque carioca é definitivamente meu sotaque brasileiro preferido. Acho que não tem outra lingua tão bonita como o portugues com sotaque carioca. Se eu poderia falar com sotaque carioca, eu falaria, mas acho que seria chato para os outros lol
Relaxa , muita gente gosta. Já outros hostilizam por rancor mesmo, devido ao RJ ser visado demais lá fora. Se é o sotaque que você gosta e se sente bem aprendendo, problema é de quem se dói com isso. Pode ter certeza que muitas pessoas vão te acolher também e não se importam com isso.
Que legal a matéria! Sou de Santa Catarina e quando fui estudar no Rio Grande do Sul me perguntavam se eu era do Rio de Janeiro! Você vê que a proximidade geográfica não explica tudo, os processo históricos e de ocupação ajudam a entender!
Interessante que no resto de Pernambuco tem o chiado, mas só acontece quando tem um s antes de um t ou d, diferente de Recife, que chia sempre que aparece um s. Com algumas exceções, tipo em "Foz do Iguaçu" onde não tem s, mas também chia.
eu ficava super confusa quando falava com pessoas de outras partes do brasil e me perguntavam se eu era carioca sendo que tenho um sotaque totalmente recifense/olindense. ai dps eu entendi que é por conta do chiado hahaha
Sabia que tinha alguma coisa a ver com os portugueses kkkkk Uma vez estava na gringa (inglaterra) e vi um grupo de pessoas conversando meio que de longe e eu JURAVA que eram portugueses, mas eram cariocas kkkkk fiquei com isso na cabeça e agora a BBC confirmou ❤
Muito boam! Sou carioca e só entendian como meu sotaque era diferentchi quando vim morar na Europa. Hoje sou professor de Portuguêix e acho genial quando meuzalunos gringu mixturam os sotaque tudo e falam uma variante única da nossa língua. Ansioso pelos próximos vídeos!
Por quê a voz dos cariocas soa como se fossem jovens? Eu trabalho com teleatendimento majoritariamente do RJ. Quando vou ver no cadastro da pessoa, já passou dos 60 anos 😮 E me soa como uma pessoa de no máximo 30. Tanto faz, homens ou mulheres, é uma voz jovial. Sou do interior paulista e meu namorado é da capital fluminense. ♥️🥰
será que vozes mais abertas (digo em termos de som) soam mais jovens? acho que uma característica grande do sotaque carioca que poucos notam (em comparação com os s-x e o R-h) são as vogais largas e abertas, isso é bem diferente do pt de pt hj. tb queria um video para entender isso.
@@atebayam pode ser...No Brasil, é o único sotaque que soa jovem é o RJ. E olha que atendo o Brasil todo. O idoso tem voz de idoso. Menos o idoso fluminense kkk ♥️
Fui em Vitoria Es uma vez, estava no terminal de onibus conversando com quem estava comigo, chegou uma garota e me perguntou... Voce é do Rio? Eu disse, como tu sabe? Ela respondeu, seu sotaque é inconfundivel. Achei muito maneiro e agradeci e vidas que seguiram.
O rio pode ser o que for e ter seus problemas, mas amo essa cidade, a história dela e meu sotaque também. Todo mundo deveria ter orgulho de onde vem, independente de onde seja, sempre tem uma história por trás
Vcs falam dos problemas do RJ, como se os outros estados fosse alguma maravilha, não vejo os mesmos comentários com São Paulo e seu PCC e Cracolândia, Bahia o estado mais violento entre outros, vamos parar de querer fazer terror no RJ, cidade continua linda e maravilhosa, com os mesmos problemas de qualquer cidade rica
@@adrienmarinho2626 espero que seu comentário não seja diretamente pro que eu falei, porque eu penso exatamente da mesma forma que você e por isso eu comentei. Sei que todo mundo só sabe apontar os problemas da cidade, mas por isso mesmo fiz o contraponto
Eu fiquei muito surpreso quando fui a belem e percebi que eles falam de forma muito parecida com os cariocas. A diferença é que eles falam um português muito mais correto que nós hahaha
Explicação técnica, didática e esclarecedora. Em suma, uma verdadeira aula. A falta de conhecimento faz com que alguns pensem que falam melhor do que outros ou que seu sotaque é mais bonito e dessa forma, expressam suas opiniões sem base. Espero que os críticos tenham aprendido um pouco mais e entendam que sotaque é cultura conforme mostrado brilhantemente no vídeo.
Mas estética é algo em muitos aspectos subjetivo. Achar um sotaque mais bonito que outro é normal. Errado é achar superior ou certo, e o outro errado e inferior. Quem diz que carioca fala errado pensa, eu acho, que o pessoal do Rio vai escrever uma redação do jeito que eles falam. Não conseguem diferenciar linguagem coloquial e linguagens formal
No Brasil cada região e micro região terá seu sotaque, vocabulário próprio.... Diferenças culturais , históricas, migrações etc. Sempre tive curiosidade ... e o espanhol falado em toda América do sul, Central e a. Norte. Cada país com seu vocabulário, pronúncia, influências etc. Como os hispânicos detestam o espanhol europeu. Citei o espanhol mas... e o inglês... então...São milhares de formas, modos . Línguas são dinâmicas. Um mundo de pesquisa a ser desvendada. Português: variações em todo o país. Variações marcantes ocorrem em todo o pequeno Portugal. Angola, Goa, Macau Moçambique, Guiné , Timor . Ilhas Madeira, Açores. Variantes de Luxemburgo, e da Bermuda... Enfim, o PORTUGUÊS tem centenas talvez milhares de variações e sotaques como qualquer outra lingua que colonizou e que recebeu imigrantes de outros paises como Italia etc. Palavras são incluidas e excluidas numa dinâmica cada vez mais veloz. Sotaques e formas de entonação também.
Maravilha! Morei no Riiio por 21 anos e depois voltei p Porto Alegre. Sotaques são a marca registrada dos lugares e do jeito de ser das pessoas. Bom saber da origem deles!
Excepcional, BBC é para mim um dos melhores canais do UA-cam. Muita qualidade, gostaria que falassem sobre a venda da Avibras e pq isso tá incomodando muito os Brasileiros
Sou de Macapá, chiamos um pouco e fiquei completamente chocada aos 12 anos quando uma amiga mineira disse isso pra mim, achava que todo mundo falava assim e não sabia que isso era sotaque 😅😅😅
Sou do interior de PE e, ano passado, qdo estive em Floripa, algumas pessoas gostaram tanto do meu sotaque q comentaram comigo perguntando de onde eu era. Achei mto interessante, pq a despeito do preconceito linguístico de mtos, há tb quem aprecie o "jeitinho" do outro. O vídeo traz informações mto interessantes, como essa similaridade no sotaque das pessoas q vivem em cidades portenhas. Mto bom mesmo!
Sotaque chato e irritante. Igual em.chatice somente o do porto-alegrense. Horríveis de se ouvir. Além disso, falam demais sobre coisas que poderiam usar a metade das palavras. Acham que estão arrasando.
Eu morei por um tempo em MG por estar em missões da igreja com a minha família numa cidade lá, sou cria da Baixada Fluminense, lembro que nesse período em que estive lá, fui estudar numa escola em que todos viram o meu sotaque puxado no s e no r, havia aqueles deboches, dava para relevar porque os mineiros também falava engraçados, no entanto, havia uma professora que não suportava as minha falas, ela era professora de matemática, ela toda vez me corrigia quando fosse falar com ela. Lembro que um dia ela chegou até a mim perante a turma e disse que eu não sabia falar direito e vinha com aquele sotaque "malandreado" do Rio de Janeiro, eu inocentemente disse que eu era do Rio, mas isso persistiu por dias, disse que meu sotaque era de bandido, aí não ficou barato, levei para os meus pais que prontamente foram na escola e conversou com o diretor sobre essa situação e descreveu o porquê de estarmos naquela cidade, a professora dias depois teve que me pedir perdão perante todos e inclusive aos meus pais. Acabou que o meu pai ficou amigo do diretor da escola, as pessoas quando vinham aqui no RJ não queriam voltar porque achavam o sotaque charmoso e até queriam nos imitar. Anos se passaram, hoje tenho mais de 30 anos, lembro desse episódio e acho bastante engraçado. Porém, admito que o sotaque do Rio de Janeiro é o mais charmoso, nós quando falamos já chamamos a atenção porque é a nossa marca
Ninguém fala de preconceito contra carioca, acham que nem existe, mas eu arrisco a dizer que ele hoje está pau a pau com o preconceito contra nordestinos. Carioca não migra muito. É uma espécie de revanchismo, usam a crise de violência que sofre o RJ (como se fosse única) pra se vingar, de forma inconsciente, do estrelato de "cidade maravilhosa" que o Rio tinha perante o resto do Brasil e o nariz empinado de alguns cariocas. Isso quem provocou foi a mídia, Aí se tornou comum a tríade: odeio o RJ, odeio carioca e odeio o sotaque. E o sujeito nunca pisou no Rio.
@@barbaramirelladecampos1011 Na faculdade de letras?? Só se for na geração atual, porque a mentalidade dos professores de português sempre foi o certo-ou-errado absolutos, variação linguística só um termo pra decorar pra a prova, e alguns chamam isso de amor e preservação à língua portuguesa (e não a respeitam como ela é ).
Sou goiano e por muitas vezes fui criticado por "prolongar demais" o R. Algo como "porrrta". Depois descobri que falam parecido no interior de São Paulo. Não vou nem citar Minas porque somos praticamente estados irmãos. Enfim, também já fui daqueles que criticavam o sotaque carioca e também o nordestino. Graças ao meu bom Deus, percebi que meu país é rico em diversidade, que não existe um sotaque que seja mais correto que o outro e que todos eles são igualmente belos a sua maneira. Sempre que vejo alguém criticando qualquer sotaque que seja, explico a minha forma de pensar e que não há motivos para zombar de ninguém por causa de seu sotaque. Aliás, não acredito que zombar de alguém seja justificável em qualquer situação.
sou carioca, estou a 11 anos em São luis/MA e sempre ouvi por aqui que o maranhense tem a forma mais correta de falar 😄 sempre que entro nesse assunto eu explico que todos tem sotaques (eles acham que não tem) eu sempre ganho as discussões pois não os coloco como errados e sim mostro que cada cultura tem seu estilo.
Bom,visitei lá uma vez,sou de Salvador e disseram que meu sotaque era engraçado, enfim, não achei muito legal a forma de falarem do meu sotaque,ele não é pra rir,ele é apenas diferente, aliás fingem que nunca viram baiano falando,na Tv,Ivete,Claudia leite,Caetano,entre outros tantos...e isso quando não ficam falando de açaí o tempo todo,nunca é um assunto interessante,é sempre: você come açaí sorvete né?sempre desfazendo de tudo...enfim chato
@@claudiapimentel3519 fala, mas não todos. é uma forma bem popular como uma gíria. aqui em São Luís o povo fala "drobá" para falar dobrar, sabendo que esta errado mas virou mania. aqui se fala muito com ironias. quem não é acostumado estranha é não entende o sentindo das frases.
EU SOU CARIOCA , E sempre aprendi que o chiado nosso , é pq O RIO DE JANEIRO tinha muitos PORTUGUESES , nossos antepassados , nossas origens PORTUGUESAS fala muito alto . Mas com o tempo , adquirimos o nosso próprio sotaque .
Amei o vídeo! Parabéns! Sou mineira, meu marido é carioca e moramos no Rio. Então sei bem como é esse sotaque! Sou professora de Português para estrangeiros e essa série com certeza será muito útil para que meus alunos possam aprender um pouco mais sobre a beleza e a riqueza da diversidade presente nos sotaques brasileiros. Muito obrigada!
Só faltou ser dito na reportagem que, devido a toda essa influência do falar da nobreza portuguesa e dos franceses, o sotaque carioca foi escolhido como o oficial do Brasil em dois congressos da Língua Portuguesa: o de Língua Cantada, em 1937, organizado por Mário de Andrade, e o de Língua Falada no Teatro, em 1956, em Salvador. Consequentemente, também foi o sotaque adotado como oficial pelas emissoras de televisão, em especial pela Globo.
A Globo ter "adotado" tal sotaque não significa nada. Afinal, a empresa é oriunda do Rio. Simplesmente seguiram seus próprios costumes. Quanto a ser sotaque oficial, me soa um tanto arbitrário. Se, na época, o estado era o principal e mais influente do Brasil, iriam escolher tal sotaque por conta disso, ainda mais se os envolvidos na escolha fossem todos do Rio ou simpatizantes.
eu não sei se vc assiste tv, mas obviamente existe sim um sotaque do sudeste nas pessoas da globo mas ele não é nada carioca, me diz se o bonner ou a renata vasconcelos fala com sotaque do rio, ou os narrarodores e comentaristas insuportáveis de futebol como o luis roberto, eu ouvindo a globo escuto mto pouco o rio e mto mais sp, o seu interior e o sul de minas. talvez antigamente tivesse um sotaque mais carioca, mas há décadas não é mais o caso.
@@atebayamNa tv existe o conceito de sutaque neutro. Ele tem como base os sutaques de quem fala sim, mas suavizando as principais características. A impressão que fica de ser algo mais do sudeste é porque tem mais pessoas dessa região. Se um nordestino, sulista ou qualquer outro estiver la eles não vão perder sua base, mas por outro lado tera um trabalho para neutralizar sutaque.
@@randomsounds6886bom dia, as Organizações Globo, Nunca respeitaram a diversidade cultural brasileira. Olhe qualquer jornal da globo em seus estados e verás que seguem o mesmo " padrão" normalizador da chamada " imposição da lingua culta" sudestina. E em todas as novelas , tem-se o exagero dos sotaques regionais. A Globo , faz mal ao Brasil 😢😢😢
Sou de Belém do Pará, passei em um concurso para lecionar no sudeste do estado, na região de Parauapebas, e lá tem muita influência linguística de goianos, mineiros e maranhenses, falam com som de S/Z, não chiam como nós do norte do estado. Sofri altos bullyings por lá "professora é verdade que lá em Belém escreve dois com x?"e por aí vai 😂😂 viajei bastante, e em cada estado sempre alguém comentava do chiado, mas nunca fui ao Rio, já em Floripa-SC me sentia em casa pq ninguém reclamava dos meus "esses" com som de x 😂😂
Caramba. Isso que eu chamo de matéria feita com vontade. O nível de pesquisa e detalhes. Aprofundaram bastante num assunto para mostrar que é complexo, mas que tem sentido. Espero que façam um para estudar o sotaque e peculiaridades de Recife.
Adorei!!! Parabéns pela pesquisa, pela leveza da narração e pelo formato do video, tão agradavel que ja vou salvar, conpartilhar, apertar o sininho e aguardar os próximos.
Leciono Linguística Internacional. Adorei o vídeo, fico no aguardo do vídeo sobre paulistas e paulistanos, pois o linguajar é fantástico e as variações de pronúncia, vocabulário e culturais são abundantes.
Nós, cariocas, temos influência de três nacionalidades: o "s" chiado é uma herança portuguesa, especialmente porque o Rio recebeu a maior parte dos imigrantes portugueses, especialmente do centro-norte (destaque a região do Trás-o-Monte, que troca o som do "e" por "i" em algumas palavras. Ex: F'e'lip'e', B'e'atriz, 'e'xplicar... falamos esse "e" com som de "i", como os transmontanos). Além disso, temos a herança dos ex-escravizados com forte presença dos angolanos, na fala gingada e, por fim, na época da Corte, como os franceses eram a referência no mundo e eles se faziam muito presentes no Rio, o "r" arrastado era considerado "chique". Essas são as influências do sotaque carioca. Mas, os palavrões, isso é herança tuga do Norte! kkkkkkkkk Vídeo excelente!
Maravilhoso. Sou de Recife e moro em Portugal há alguns anos e percebi que nosso sotaque tem muitas semelhanças com o de Portugal, no S chiado e nas pronúncias de sílabas como "ti" e "di". Acredito que por esses motivos que você citou, pois Recife teve grande influência da colonização portuguesa. Queria então pedir um aprofundamento pelo nosso sotaque de Recife. Tão forte e melódico, delicinha de ouvir. Obrigada e parabéns pela matéria
Até inícios do século XX somente se palatalizava “ti” (tchi) e “di” (dji) no Rio de Janeiro. Foi no decorrer do século XX que isso se alastrou por quase todo o Brasil.
Vocês não chiam... Os outros é que zumbem. 🙂 Dizer que houve uma alteração em Portugal no S ou influência Francesa é simplesmente uma invenção que não tem sustentação técnica comprovada. Repare, o norte também chia... o nordeste também chia, etc. As regiões do Brasil que zumbem são as que receberam mais imigração não Portuguesa (Italianos, Alemães, etc)
@@lxportugal9343Eu sou do Recife e tbm nunca acreditei nesse conto, até mesmo no pobre Wikipedia essa informação carece de fontes, e o pior desta matéria é que citou o som do S e também a palatalizado do T e D que existem em todo Brasil com o exceção de alguns estados do nordeste como Pernambuco, pois esse som de J e CH que eles pronunciam na palavra DIA - DJIA/ Noite - NoiTCHI, diferente de toda a lusofonia, é por influencia indígena ou de dialetos africanos, porque não citaram isso?
@@soldabreuelima8539em sergipe grande parte tbm fala com tchi em algumas palavras específicas e sem o i por exemplo Noite = nôtchi Leite = lêtchi E em palavras terminadas com "dio" pronunciam algo semelhante ao DJI Áudio = áudju Rádio = radju Mas isso deve ser pela influência espanhola q a muita gente diz q teve por aqui 😭
Sou carioca e moro em São Luís há mais de 15 anos. Perdi bastante o sotaque e até estranho quando converso com um carioca, mas como minha família é 100% nordestina (PE e MA), meu sotaque é super misturado e às vezes é difícil pra um desconhecido saber de onde vim... até o momento que sai um arroix 😅. Aguardando ansiosamente pelos sotaques nordestinos ❤❤
Acho tão lindo o sotaque carioca. Faz 10 anos que eu moro no Rio e ainda nao perdi meu sotaque paranaense... Confesso que queria falar naturalmente como um carioca, mas quando tento fica ridículo kkkk.
Siga a sua verdade! Eu, enquanto carioca, agradeço por gostar do nosso sotaque! Mas seu sotaque também é bonito e faz parte de quem você é, não mude seu jeito de falar, tenha orgulho dele!
Não força, não! Se vc conseguir preservar seu sotaque, faça. É um charme q te destaca dos outros. Meu pai é do RN e veio pro RJ com 20 e poucos anos. Hoje, com 60, ele tem o sotaque carioca. Mas qd ele tá MT feliz ou mt bravo, vem o sotaque potiguar.
kkkkkkk não dá pra imitar o sotaque carioca. Meu namorado é paranaense e eu carioca, ele morou no Rio por 8 anos e continua com o sotaque paranaense, quando ele tenta falar como carioca pra me provocar fica ridículo kkkkk.
@@myb.5505 acho que pra alguns, dependendo do sotaque prévio que possuem, é mais fácil assimilar o sotaque carioca. Conheço nordestinos (do Maranhão ) que vieram pra cá na mesma época que eu e já falam meio carioquês. Agora os sulistas e paulistas que conheço difícilmente perdem o sotaque. Acho q tem a ver com a entonação.
Acontece xenofobia porque as pessoas são burras e desinformadas, agem com o emocional, não sabem que não sabem, é triste porém real, e não tem o que fazer, informação é privilégio.
👍 Explicar as origens do sotaque ajuda mas não tira a vontade (eu diria, o prazer) de muita gente em desprezar. Isso porque é uma espécie de revanchismo com o RJ de gente de fora. O fim do glamour midiático que o RJ já teve, e o problema de violência fazem muita gente detestar o RJ, os cariocas e sotaque, tudo num combo só.
Digo sem medo que hoje o preconceito contra cariocas já supera o contra nordestinos. Por causa de "cultura", do sotaque e principalmente, por conta da violência que acham que é um problema destacado do resto do país. Ou seja, te desprezo porque mora num lugar perigoso. Alguns até chegam a duvidar do caráter do carioca. Haja ignorância.
@@kevindasilvagoncalves468 mas a violência é o principal problema do Estado. no Brasil não há violência como há no Rio. Porém, pela influência da própria Globo com as suas novelas que exaltam a cultura carioca pro Brasil todo ver, não acho que o preconceito que os nordestinos e nortistas sofrem equiparável com nós cariocas. com certeza eles sofrem muito mais.
Eu ja reparei que o pessoal do Pará tambem fala "Xiado" e tem uma enfaze nos diminutivos pelo menos acho. Já aqui na Bahia temos o costume de tirar o R e o S de muitas palavras. Já os paulistas que tem um sotaque caipira tem o costume de "arrastar" o R.
Exatamente kkk sempre confundem nosso sotaque com carioca por causa dos chiados. A influencia é a mesma: portuguesa, já que o Pará foi o último estado a ficar independente de Portugal pela forte influencia
Conforme registra a reportagem, no Rio de Janeiro o chiado está quase sempre acompanhado de “ditongação”, com o acréscimo da vogal “i”. “faIz”, “maIs”. No Pará, por sua vez, o som de “z” e “s” sai com som de “x” e leve som do “i” ocasionando o chiado. “Faix”, “Maix”, “trêX” ou “trêiX. Outra observação no Pará, verifica-se o acréscimo de “h” após o L e onde não existe, “lhider” em vez de “líder”, “galhinha” em vez de galinha etc.
Sensacional! Sou formado em Letras há quase uma década e fiz uma viagem no tempo de volta às aulas de Português Histórico. Era uma delícia! Obrigado pelo vídeo, BBC! Estou ansioso para ver o do meu sotaque: o recifense. 😊
Só nordestinos sem muita instrução é que pegam logo sotaque alheio, porque tem vergonha das origens. Nordestinos com instrução moram anos no Sudeste e não perdem seu sotaque.
@@tiago55105 Eu sei disso, mas muitas vezes o sotaque da capital é diferente do sotaque interiorano. Por exemplo, na Região Metropolitana do Recife o sotaque costuma ser diferente do sotaque de Caruaru, Garanhuns, Petrolina... Cidades do interior. Só queria enfatizar essas diferenças
Cuidado com a falta de acentuação no "eu, como gringo, amo este sotaque". "Eu como gringo" pode gerar algum tipo de piada SEM GRAÇA para você, tá. Mas parabens!!! Português não é para qualquer um aprender, não! =)
Que matéria maravilha. Eu sou do Rio e moro há 20 anos fora do Brasil. E muitas vezes encontro com brasileiros de outros estados. E alguns falam imediatamente „você é do Rio“. Agora com a mistura do alemão na minha fonética ao longo dos anos Tem pessoas que pensam que eu sou catarinense. Podia fazer uma série sobre o nossos jeitinho de falar Brasil a fora. Eu adoraria saber sobre o sotaque nordestino. O nordeste tem muitos sotaques lindos.
Eu amo o sotaque carioca 😍 estudei português em Lisboa e o sotaque de lá é parecido mas o sotaque carioca é mais fácil para mim. Esse vídeo é muito interessante - obrigada!
Eu não entendo nada que os portugueses de Portugal falam...acho rápido e enrolado. Às vezes também é difícil entender meus parentes de Pernambuco, uns falam devagar, mas outros é como aquele antigo quadro do Zorra Total que a Fabiana Karla falava desenrola Carretel 😂😂😂 muito rápido.
Sou de Itajaí, SC e o nosso sotaque é uma mistura do manézinho de Floripa com o Carioca, provalmente por Itajaí ser uma cidade com um grande porto, estaleiros, etc. Eu moro fora do país e a maioria esmagadora dos brasileiros "adivinha" que eu sou do RJ, pois relacionam o S e o R que são iguais, mas ignoram os pequenos detalhes característicos de Itajaí por não conhecerem.
Pois é, a "ditongação" mencionada no vídeo não acontece em Floripa e Itajaí. Nessas cidades, interessantemente, o que mais ocorre é a "monotongação", ou seja, a transformação de um ditongo em uma vogal. Por exemplo, os florianopolitanos (normalmente os mais velhos e os moradores do interior da Ilha) falam "dôx" (dois), "sêx" (seis), "depôx" (depois) etc.
@@christianenunesdesouza3681Essa característica é típica de alguns dialetos de Portugal, mais exatamente os do sul (Algarve e Alentejo) e das ilhas(Açores e Madeira). Como Florianópolis tem muita herança açoriana e também influência madeirense...
Quando eu estudava português, gostava muito do sotaque chiado, e eu aprendi a falar assim, depois, quando comecei a falar com brasileiros a grande maioria eram pessoas do SP e eles me diziam que eu falava como uma pessoa de Portugal e na verdade não eu só gostava do chiado e foram tantas vezes que eles me corrigiram que acabei mudando ao jeito sem chiado 😢
O português de Portugal se fala com o X, por isso o Carioca, Pernambucano e os Paraenses falam assim. Gosto de todos os sotaques, cada um tem seu charme mas, o carioca é catarinense tem muita personalidade e o Paulista muita elegância, o mineiro muita doçura e os demais tem muita graça. Tão bom quanto o português brasileiro, só o italiano. Bom vídeo!!! 👏👏👏
Acho que, além do chiado, o alongamento das sílabas é outra característica do sotaque carioca. Minha sogra é de lá, e mesmo morando há mais de 15 anos no nordeste, ela não perdeu o sotaque dela
Como carioca, me impressiona como meus conterrâneos cariocas mais jovens (como o repórter do vídeo) fazem uma ditongação exagerada que as gerações mais velhas nao fazem. "Féixta" em vez de "féxta", "têixto" em vez de "têxto" etc. Quando ouço algum áudio ou podcast de um carioca, costumo acertar a idade da pessoa sem mesmo conhecê-la, só por ouvir como ela faz a ditongação. Só nao consegui ainda descobrir o que causou esse fenômeno geracional (que o video acima não mencionou).
Percebo isso mais com pessoas da periferia, como Jojo Todinho, Cariucha e funkeiros. Eles dizem "Eu sou Priêta" ou "Mêishmu" ou "Meu nome é Piêdro"...😂
Um vídeo com muitas falhas, a pronuncia africanizada do S não tem relação alguma com a palatalização do D e do T, na língua portuguesa tradicionalmente nunca existiu palatalização no D e T é algo único no brasil com provável influencia dos dialetos africanos e indígenas, o vídeo só cita a possível origem do S que a corte portuguesa possuía, coisa que sequer é comprovado. Veja alguns estados do nordeste, eles preservaram a pronuncia do T e do D assim como o restante da lusofonia, qual a explicação para isso? quase todo o restante do brasil as vezes em apenas uma frase vai colar a língua no céu da boca mais de 5 vezes e pronunciar varias palatalizações igual as línguas-crioulas.
Oque você queria? esse rapaz pode ser até ser um bom jornalista, não sei, porém provavelmente nunca estudou linguística, ele simplesmente deu um ctrl+v de uma pagina do wikipedia que fala sobre os dialetos. Infelizmente esse tipo de informação rasa e pobre como do vídeo tem muito alcance aqui no brasil, e é valorizada, não atoa é um canal de jornal estrangeiro aportuguesado que publica, vc acha que eles iriam se importar em pesquisar o mínimo ou convidar um especialista? isso dai é exatamente oque os brasileiros gostam de consumir.
Sim, imagina se eles descobrissem que a palatalização do D e T torna não só difícil aprender outras línguas como o inglês, como tbm distancia tanto das outras línguas latinas, que é um dos motivos dos hispânicos não nos entenderem tão bem. Se você pelo menos consegue pronunciar a palavra DIA corretamente, ao invés de DJIA, como os tugas e alguns nordestinos e sulistas, você já é um privilegiado e pode se comunicar com mais facilidade na Espanha, Itália, etc e ainda vem com esse papo de que não existe jeito certo de se falar, só para justificar eles a mídia usar essa pronuncia tenebrosa como padrão aqui no Brasil, dublagens, musicas, tudo tem essa nojeira.
*"E nenhuma dessas formas pode ser considerada certa ou errada"* *Sera' mesmo????* Entao vamos jogar nosso ensinamento de gramatica no LIXO e pronto, pois "S" nunca sera' "X" 🎓🤦♂🤢💩
@@comentariosmemes tu pulou o estudo fonético da gramatica. Pq seu exemplo é buerro. Pq os sons que usamos pra falar são diferentes dos representados pelo signo da escrita. Imagina Vc escrever a palavra chato como xato pq na fonética esse ch tem só de x
@@Luizfelipe270 Acontece que "CH" e "X" tem o mesmo som, e "S" não tem som de "x" ou vice versa... Antes de bancar o *professorzinho* aprenda a discernir as coisas mínimas ao seu redor 👍🏼
Então essa deve ser a mesma explicação do chiado do paraense né? Falo relacionado a região metropolitana. A região mais Sul e Sudeste do Pará, tem grande influência dos migrantes do centro-oeste e falam com o "S" característico dessas regiões
Cresci em Nova Friburgo que é região serrana do Rio, quanto mais para o interior da cidade vc vai, mais as pessoas, principalmente as de idade, falam com um sotaque meio mineiro, mas com o S carioca... tem um documentário no UA-cam sobre os "Irmãos Necrofilos" que foram serial killers da cidade nos anos 90 (inclusive recomendo pra quem gosta de true crime) e vaaaarias pessoas comentam isso pq são entrevistas com pessoas de idade do interior do município.
Sou carioca, não vejo problema nenhum no sotaque, oque incomoda é usar gírias de forma exagerada e falar errado de propósito, já vi muitos falarem "Framengo, Bicicreta".
Não falam errado de propósito , é ignorância mesmo. Não só falam como escrevem muito errado .. O carioca, em geral mas não generalizado , é muito ignorante .
Tem pessoas que colocam vídeos no UA-cam que eu não consigo acompanhar. A fala anazalada me incomoda . Tudo muito doméstico. Acho que os ouvintes merecem mais respeito. Até sobre novelas os comentários não são ruins. O problema é o sotaque. Esses personagens do vídeos a própria malandragem carioca que são esteriótipos com certeza são dialetos.
O Rio de Janeiro tornou-se um grande centro onde as culturas se juntaram. Não basta nascer. Tem que ter origem. Onde tudo se mistura o chamado melting pot. Em Florianópolis tem a colonização açoriana de Portugal onde é muito assemelhada. O que confunde não é o sotaque são as gírias que são introduzidas.
@@VigarioparaVigaristas Nao somos nao. Talvez, voce conheça muito pouco sobre a cidade ou nunca tenha visitado o Rio de Janeiro.Somos uma metropole, a segunda maior do Brasil, com mais de 6 milhões de habitantes na região metropolitana.
@@deuzaescobar3624 Primeiro, sotaques não são dialetos e, queira ou não, nos cariocas somos o cartão postal desse grande Brasil continental. Sorry, periferia.
E qual seria o motivo de Portugal também ter mudado o sotaque, passando o usar o chiado em torno do século 16? Será que pode ter sido por causa da entrada dos judeus no país, expulsos da Espanha no final do século 15? O hebraico também é carregado desse chiado. Alguém saberia dizer?
Um dia no meu antigo emprego teve uma conversa minha (nordestino) com meu chefe que é sulista, e surgiu o seguinte diálogo:
Eu “O que significa esse “Bah” que vocês tanto falam?”
Ele “é igual o ‘Oxi’ que tu tanto fala”
Eu “Oxi”
Ele “Bah”
E assim acabou o assunto 😂😂😂. Dou risada até hoje 😂😂😂😂.
Morri de rir
Eu li inventando uma voz pra vcs, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu ttb! @@luanaapenas
😂😂😂
😂😂😂
Mesmo depois de criticado, o João veio educadamente explicar curiosidades sobre o sotaque dele justamente pra abrir a mente das pessoas e pra possibilitar uma troca saudável de ideias sobre sotaques e formações culturais
Arrasou demais!
Algum doente criticou o sotaque dele?? Kkkkk eu hein, povo doido
Como humilhar com classe: esse vídeo
@@diogo88387 no próprio vídeo mostra pessoas falando mal do sotaque dele em comentários do UA-cam
Já reclamaram do sotaque de outra jornalista carioca@@diogo88387
O capitão OBVIO, ataca novamente.
Seus vídeos têm sido ótimos!! Faço parte de seus espectadores e tenho assistido seus vídeos ultimamente. Estou interessado em negociar, mas ainda não consigo descobrir a negociação certa para praticar. Agradeço qualquer ajuda aqui.
Sim, é verdade, tem-se falado muito em investir ultimamente, mas sou novo e também estou curioso para saber como posso começar. Alguém pode explicar como investir e como começar?
Na minha opinião, investir não é ficar rico, mas sim conquistar independência financeira. Conto com estratégias de uma fonte que garanta meu dividendo mensal,
Como posso me conectar à sua fonte para obter dicas de sucesso!?
Ela está no tel'gram
Mrs Shana Heckel
Cá em Moçambique (e também em Angola) temos o S como os portugueses e cariocas.
Sou do Rio e gosto do sotaque dos africanos.
Eu adoro o Chiado do S.
Sotaque de origem portuguesa
Difícil é a gente do Rio tentar imitar o sotaque Moçambicano e angolano.
A BBC Brasil está convocada a criar a série “Sotaques do Brasil”. Excelente vídeo! ❤
Essa é a ideia mesmo! Em breve, novos vídeos da série 😉
Tem meu total apoio!
@@BBCNewsBrasilmaneiro! Por favor, façam! Aqui em Manaus tbm falamos chiado, creio que tbm foi pela forte influencia portuguesa
@@BBCNewsBrasilpor favor! Façam mesmo, é coisa que não aprendemos na escola, acho muito interessante 👏🏽👏🏽👏🏽
Ele falou isso no fim do vídeo.
A riqueza da nossa língua portuguesa é esse diferencial no modo de falar; que lindos são todos os sotaques. Tenho medo que um dia, devido a globalização, acabem.
É certo que vai acabar. Em duas ou três gerações o Brasil vai ter um mesmo sotaque. Ninguém tá falando sobre isso ainda, mas vai acontecer.
Mas é meio impossivel sotaque permanecer, o carioca não fala mais tão "xiado " assim .
@@douglasalves1827 Eu discordo. Se analisarmos entrevistas, conteúdos culturais e músicas do século XX, perceberemos que o sotaque carioca se fortaleceu consideravelmente desde os anos 90. Outro ponto importante é o orgulho dos cariocas e das pessoas da Baixada Fluminense em relação ao seu sotaque, o que leva muitos a não tentarem imitar outros sotaques ou esconder o seu próprio. É certo que o sotaque está mudando, mas toda língua viva está em constante transformação. O "carioquês" evolui de maneira separada, evitando tornar-se homogêneo, com o surgimento de novas variações. Vale lembrar que o sotaque carioca vai além de sua sonoridade, uma vez que pode ser considerado quase um dialeto. No entanto, há outras regiões do Brasil onde os sotaques estão se tornando menos distintos e perdendo suas características, como é o caso de Curitiba (observação pessoal).
Sou carioca da gema e já estive em 14 estados. As reações ao meu sotaque são sempre as mesmas rsrsrs, há quem ama e há quem odeia rrsrsrs, e tá tudo bem rs. A diversidade cultural do Brasil é um patrimônio.
Verdade, eu acho um charme 😊
Odiar? Meu Deus que loucura.
@@Dbrah2022 Sim rsrsrs, nem todos gostam do nosso chiado, faz parte rsrsr
@@MileneLara.me1 Eu gosto muito do meu sotaque e também gosto de ouvir todos os outros rs
Pq carioca tem fama de corno?
Excelente!!! Sou carioca e moro em Porto Alegre. E , quando vim para cá, uma coisa que eu achei muito interessante foi que, principalmente no interior, algumas palavras com dois erres, como “carro” sao pronunciadas “caro”, e outras, com um erre, como besouro, são pronuncias “besourro “. Essa é mais uma riqueza do nosso País, as peculiaridades de cada região ❤️
Sou do oeste catarinense, descendente de gaúchos do interior do RS. Cresci ouvindo essa variante do português. Esse erre duro que se criou em alguns lugares do sul do Brasil (caRoça, baRiga, etc.) é provavelmente influência do italiano e é falado geralmente por descendentes da imigração italiana do final do século XIX, mas não só. Curiosamente, meus avós paternos eram de origem alemã e tb falavam assim.
@@fernandonicknich Sou do Rio de Janeiro e tenho família em Florianópolis. Uma vez fomos até Chapecó porque meu avô do RJ queria ver um jogo da Chapecoense. Achei interessante, que no oeste a cultura é mais gaúcha que catarinense. Florianópolis tem uma vibe parecida com o RJ, principalmente a região dos lagos que é cheia de argentinos. Quero agora conhecer Joinville e Criciúma
Sou mineiro de Belo Horizonte, me mudei para a Estônia, onde tem uma considerável comunidade brasileira, e comecei a notar ainda mais tanto o meu sotaque como o de meus amigos de outros estados/regiões. Amo essa riqueza e pluralidade do português. Uma das minhas melhores amigas por lá é do Rio, e ela fala com todos esses registros mencionados no vídeo, já associei a ela, e adoro!
Estou animado para ver os outros vídeos com os demais sotaques do Brasil! 🎊🤩
Eu sou carioca, moro em Lisboa há 5 anos. Eu agora consigo escutar o sotaque de um carioca. Quando vc mora no próprio lugar, é como se vc não percebesse. Quando digo sotaque não é a troca das letras. Mas a entonação das palavras. Hoje percebo bem a maioria das entonações do Brasil. Acho muito rica a nossa cultura.
Vcs sabiam q antes do rádio se espalhar pelo Brasil, um brasileiro gaúcho não entendia o q um nordestino falava? Olha, tô lembrando aqui… eu contratei um eletricista cearense, do interior do Estado, e eu não entendia absolutamente nada do q ele dizia. O sobrinho dele tinha q traduzir 😅
Super necessário! Nós tendemos a ter preconceito com aquilo que não entendemos ou não conhecemos a sua origem! Trazer as raízes dos sotaques brasileiros é um serviço que vocês estão prestando à toda a sociedade!
Ou seja, o carioca começou a falar chiando pq era moda no passado falar assim 🤷🏽♀️🤣🤣🤣
continua irritante de ouvir kk
Esse chiado continua horrível !!! KKKkk
O chiado é lindo, pior é esse r caipira kkkkk deixa todo mundo parecendo figurante do Mazzaropi kkkkkk poiiirrrrrta
@@juniorcosta4784 Vc é da onde mesmo ? kkkkk vamos ver se tem coragem de dizer
Como fonoaudióloga fico muuuuito feliz em encontrar conteúdos que enaltecem a pluralidade de dialetos e sotaques do nosso país! Já ouvi muito que o "português mais correto" é o paulista, uma fala extremamente preconceituosa linguisticamente... Espero que mais pessoas compreendam que uma língua acompanha contextos socioeconômicos e culturais de seus falantes, e que para além disso devemos respeitar essa riqueza que nosso país nos proporciona.
Na verdade, é o próprio RJ quem bota banca de português mais correto, assim com o Sul, ou ao menos o RS.
A língua portuguesa de verdade se fala o R com clareza ,uma coisa que paulista não faz , porta é porta não é pota como os paulistas falam.
Discordo que o sotaque paulista seja o portugues mais correto pois devido as origens o paulistano por exemplo tem o sotaque que lembra o italiano
O paulistano troca o R pelo I, e o paulista do interior troca o R pelo L.
@@reinaldojose3932 Paulista não fala pota, fala porta com o r mais fraco, não porrta . O interior de SP fala mais enrolado, como os americanos, kk... Agora, por que os cariocas ou fluminenses falam naiscer e não nascer ???
Ameiii. Quem é de Letras se sente abraçado com esse tipo de conteúdo.
Eu tô me sentindo super abraçada! Deu um quentinho no coração ver nosso objeto de estudo virando uma matéria super da hora!
@@juliadecastro-np4ic Simmm... 🥰🥰
simmm
Simmmm ❤
Sou fonoaudióloga, estudei fonética com uma professora de letras e preciso as saber sobre ponto de articulação, modo de articulação, transcrição fonética e etc… Eu trabalho com crianças que tenham dificuldades na fala e trocam os sons… Eu sou mineira e moro em Curitiba e tenho que adaptar e falar como os curitibanos falam para ensinar as crianças!! 😂😂
Eu Carioca, adoro o sotaque nordestino e mineiro coisa mais linda, o que falta em alguns estados brasileiros, em alguns grupos é o respeito pelas origens, um país tão grande e com uma diversidade de pessoas, etnias, origens.... respeito deveria ser um padrão.
Sou como vc, porém o meu sotaque carioca me irrita kkk
Não existe sotaque nordestino.
Existe o sotaque de cada estado da região nordeste.
E, ainda assim, existem variações regionais dentro de cada estado.
@@rogeriotavares8312Os sotaques do Nordeste, que são de fato diversos, possuem várias características em comum e formam um grupo bastante coeso, por isso é possível identificar um “macrodialeto” da região Nordeste. E não há nada de mal nisso.
Concordo! Respeito é fundamental! A ridicularização que as pessoas do sul e sudeste fazem do sotaque nordestino é lamentável.
Amo sotaque nordestino ,sou carioca.
Sou de Belém e o chiado corre solto por aqui. O mapa não mente! Hahahaha
No quartel eu servi com um amigo que era do Pará e estava a dois anos no Rio. E para falar a verdade, o sotaque paraense é muito similar ao carioca. Só não tem as gírias e vícios de linguagem, mas de resto até o chiado é igual.
No Amazonas idem
O sotaque do Pará é na mediada certa, já o do Rio de Janeiro chega a enjoar de exagerado.
@@jasielcordeiro7061 Vai da opinião de cada um.
@@jasielcordeiro7061 não existe medida certa para sotaque…
Que conteúdo incrível!! É pra isso que vale a internet
Sou russa imigrante no Brasil, sou apaixonada pelo sotaque carioca, acho tão bonito!
certissima👏👏
Uma grandíssima amiga minha veio da russia pro brasil também. Conheci num hostel em belo horizonte.
Você está há quantos anos no Brasil?
@@heylelben-sachar3180 cringe kk
@@heylelben-sachar3180 deve ser difícil não ter pai como vc
@@dieselboy.7637 kkkk...sua mãe trabalha na mesma zona que ela
O Brasil é muito diverso e isso é fantástico ❤
Fantástico? Aqui no Rio estamos cercados de criminosos, lixo, cachorro de rua e gente interesseira que se você der mole te roubam até a cueca.
Falem sobre o “R” retroflexo e a história de como os povos nativos influenciaram na história dos sotaques em cada um deles.
Up
Não é que fizeram mesmo? Essa explicação está no vídeo sobre o sotaque de São Paulo
Sensacional esse trabalho jornalístico da BBC. Que capricho! Parabéns ao jornalista João da Mata! Merece promoção 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu amo sotaques diferentes. Sou nordestino mas moro no RJ e é muito bacana o diálogo com os amigos cariocas
Também amo sotaques,já fui no nordeste e amo a puxadinha do T de lá ❤
Tive uma experiência muito maneira no finalzinho da pandemia, fiz uma viagem do RJ até a Paraiba de carro, durante o trajeto paramos em vários lugares, cada lugar com sotaque diferente, em um momento eu ouvia um sotaque, no outro dia já ouvia outro diferente hahaha até chegar ao ponto de ficar sem graça pq eu não tava entendendo oq falavam hahaha
@@Dayannerspelo amor de Deus, o nordeste não é uma cidade. São vários estados e muitos não usam esse T
@@hm-henriquematiasO sotaque mais falado nos estados do Nordeste é o chamado "DIALETO NORDESTINO", falando em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, interior da Bahia e interior do Ceará.
E é justamente esse dialeto que tem a famosa pronúncia do Ti e Di normal, sem os chiados dos sotaques sudestinos.
Então, quando se fala em "sotaque nordestino" está se referindo ao chamado "Dialeto Nordestino".
@@Andre.felipe84 meu Deus quanta ignorância, cara sou nordestino, sou cearense e é MUITO diferente um potiguar a falar e um pernambucano a falar. Você escuta um Ti e Di não africado (que é o nome dado a essa fricção audível) e já acha que é tudo igual. Morei no RN inclusive, é DIFERENTE. A cultura é DIFERENTE.
Sou gringo dos EUA aprendendo português há três anos e o sotaque carioca é definitivamente meu sotaque brasileiro preferido. Acho que não tem outra lingua tão bonita como o portugues com sotaque carioca. Se eu poderia falar com sotaque carioca, eu falaria, mas acho que seria chato para os outros lol
Exatamente! É irritante escutar alguém falando com esse chiado.
Te aconselho a praticar falando sem esse chiado irritante.
Tú é brasileiro cara 😂😂😂
Relaxa , muita gente gosta. Já outros hostilizam por rancor mesmo, devido ao RJ ser visado demais lá fora. Se é o sotaque que você gosta e se sente bem aprendendo, problema é de quem se dói com isso. Pode ter certeza que muitas pessoas vão te acolher também e não se importam com isso.
Sim, todos os outros estados não gostam do sotaque carioca
Paraense também fala chiando só que não tanto como.os cariocas
Que legal a matéria! Sou de Santa Catarina e quando fui estudar no Rio Grande do Sul me perguntavam se eu era do Rio de Janeiro! Você vê que a proximidade geográfica não explica tudo, os processo históricos e de ocupação ajudam a entender!
Exatamente! 😊
Engraçado. Ontem vi um vídeo no UA-cam de uma professora de direito, pensei que ela fosse carioca, mas ela é se SC. Fala muito chiado.
Não sabia que em SC falava chiado, que coisa...
Em SC o litoral e a maior parte das regiões serra a baixo falam chiado. Já na serra e oeste o sotaque é mais semelhante com o gaúcho
@@01249ful herança açoriana
Sou de Recife e aqui a gnt chia também, muito legal essas questões de sotaque.
Interessante que no resto de Pernambuco tem o chiado, mas só acontece quando tem um s antes de um t ou d, diferente de Recife, que chia sempre que aparece um s. Com algumas exceções, tipo em "Foz do Iguaçu" onde não tem s, mas também chia.
@@jonathasantoz simm
Recife chia, real
eu ficava super confusa quando falava com pessoas de outras partes do brasil e me perguntavam se eu era carioca sendo que tenho um sotaque totalmente recifense/olindense. ai dps eu entendi que é por conta do chiado hahaha
Recufe que chia é aquele que vê chiado em novela e acha bonito
Eu adoro sotaque carioca.
Sabia que tinha alguma coisa a ver com os portugueses kkkkk
Uma vez estava na gringa (inglaterra) e vi um grupo de pessoas conversando meio que de longe e eu JURAVA que eram portugueses, mas eram cariocas kkkkk fiquei com isso na cabeça e agora a BBC confirmou ❤
Desculpa cara não deu pra assistir seu vídeo , insuportável esse chiado
@@marciobogado65 Vc é de que estado pra eu te criticar tbm ahaha....
@@marciobogado65e comum vocês do interior estranharem as coisas que vêm do centro. Ok.
@@marciobogado65tá com inveja do nosso sotaque imperial. 😎
@@marciobogado65poxa, que pena
Muito boam! Sou carioca e só entendian como meu sotaque era diferentchi quando vim morar na Europa. Hoje sou professor de Portuguêix e acho genial quando meuzalunos gringu mixturam os sotaque tudo e falam uma variante única da nossa língua. Ansioso pelos próximos vídeos!
Pior que nóix carioca falamu assim mermu hahaha😂😂😂😂
não é x é sh
portugueishh
e não portugueiquis
é noishh e não nóiquis
@@sibiavieira hahahahha ficou engraçado isso
@@ClaudiaSilva-po8gt mas é 😂
tórax a gente fala toraksi
nóix fica noiksi ou algo parecido
carioca fala noishhh
procede
Por quê a voz dos cariocas soa como se fossem jovens? Eu trabalho com teleatendimento majoritariamente do RJ. Quando vou ver no cadastro da pessoa, já passou dos 60 anos 😮 E me soa como uma pessoa de no máximo 30. Tanto faz, homens ou mulheres, é uma voz jovial. Sou do interior paulista e meu namorado é da capital fluminense. ♥️🥰
será que vozes mais abertas (digo em termos de som) soam mais jovens? acho que uma característica grande do sotaque carioca que poucos notam (em comparação com os s-x e o R-h) são as vogais largas e abertas, isso é bem diferente do pt de pt hj. tb queria um video para entender isso.
kkkkkk pior que é verdade, acho que é pq dá um ar mais descontraído e leve, tipo de surfista kkkk
Nossa que legal essa sua visão do nosso sotaque, nunca ouvi ninguém falar isso 😊😊adorei e olha que não sou jovem 😅😅😅😅 será que minha voz é, 😂😂😂😂
@@martamatos159 tenho certeza que sim! É agradável de ouvir vcs falarem rsrs 🥰 😘
@@atebayam pode ser...No Brasil, é o único sotaque que soa jovem é o RJ. E olha que atendo o Brasil todo. O idoso tem voz de idoso. Menos o idoso fluminense kkk ♥️
Fui em Vitoria Es uma vez, estava no terminal de onibus conversando com quem estava comigo, chegou uma garota e me perguntou... Voce é do Rio? Eu disse, como tu sabe? Ela respondeu, seu sotaque é inconfundivel.
Achei muito maneiro e agradeci e vidas que seguiram.
O rio pode ser o que for e ter seus problemas, mas amo essa cidade, a história dela e meu sotaque também. Todo mundo deveria ter orgulho de onde vem, independente de onde seja, sempre tem uma história por trás
sotaque de malandro 🤮
Vcs falam dos problemas do RJ, como se os outros estados fosse alguma maravilha, não vejo os mesmos comentários com São Paulo e seu PCC e Cracolândia, Bahia o estado mais violento entre outros, vamos parar de querer fazer terror no RJ, cidade continua linda e maravilhosa, com os mesmos problemas de qualquer cidade rica
@@adrienmarinho2626 verdade
@@adrienmarinho2626 espero que seu comentário não seja diretamente pro que eu falei, porque eu penso exatamente da mesma forma que você e por isso eu comentei. Sei que todo mundo só sabe apontar os problemas da cidade, mas por isso mesmo fiz o contraponto
Tem jeito n, amo meu rj, troco por nenhum outro ❤
Todas as matérias da BBC são de alto nível impressionante parabéns gosto muito de ver todas elas eu sempre saio mais enriquecido 😊
Eu fiquei muito surpreso quando fui a belem e percebi que eles falam de forma muito parecida com os cariocas. A diferença é que eles falam um português muito mais correto que nós hahaha
Eu amo escutar o sotaque carioca, é mais bonito do Brasil
Explicação técnica, didática e esclarecedora. Em suma, uma verdadeira aula. A falta de conhecimento faz com que alguns pensem que falam melhor do que outros ou que seu sotaque é mais bonito e dessa forma, expressam suas opiniões sem base. Espero que os críticos tenham aprendido um pouco mais e entendam que sotaque é cultura conforme mostrado brilhantemente no vídeo.
Mas estética é algo em muitos aspectos subjetivo. Achar um sotaque mais bonito que outro é normal. Errado é achar superior ou certo, e o outro errado e inferior.
Quem diz que carioca fala errado pensa, eu acho, que o pessoal do Rio vai escrever uma redação do jeito que eles falam. Não conseguem diferenciar linguagem coloquial e linguagens formal
O sotaque daqui de Belém do Pará é admirado por muitas pessoas que nos visitam. Que Deus abençoe a todos! 😀⛴️🙏
Meu pai era paraense, de Belém, e eu adorava o jeito dele falar.
Muitos Sotaque do Pará Têm em Outros Estados do Norte
Eu não sou muito fã não. Na verdade. Não suporto sotaques, principalmente quando é muito carregado e a pessoa histérica que gosta de falar alto.
@@OzwaldmattosDeve ser curioso ouvir vossa senhoria falando, a “pessoa que fala sem sotaque”.
Que vídeo sensacional!! Linguística é demais
No Brasil cada região e micro região terá seu sotaque, vocabulário próprio.... Diferenças culturais , históricas, migrações etc.
Sempre tive curiosidade ... e o espanhol falado em toda América do sul, Central e a. Norte. Cada país com seu vocabulário, pronúncia, influências etc.
Como os hispânicos detestam o espanhol europeu.
Citei o espanhol mas... e o inglês... então...São milhares de formas, modos . Línguas são dinâmicas. Um mundo de pesquisa a ser desvendada.
Português: variações em todo o país.
Variações marcantes ocorrem em todo o pequeno Portugal.
Angola, Goa, Macau Moçambique, Guiné , Timor .
Ilhas Madeira, Açores. Variantes de Luxemburgo, e da Bermuda...
Enfim, o PORTUGUÊS tem centenas talvez milhares de variações e sotaques como qualquer outra lingua que colonizou e que recebeu imigrantes de outros paises como Italia etc.
Palavras são incluidas e excluidas numa dinâmica cada vez mais veloz. Sotaques e formas de entonação também.
Maravilha! Morei no Riiio por 21 anos e depois voltei p Porto Alegre. Sotaques são a marca registrada dos lugares e do jeito de ser das pessoas. Bom saber da origem deles!
Fiz um curso no interior de SP e qnd começava a falar as pessoas diziam: vc é do Rio, né? Ótima matéria!! 👏👏👏
Invejosos pq o seu sotaque é mto mais bonito ❤😂
kkkk.. nunca será!
Mas tu és do Rio?
Eu que quase fui morar na capital do RJ fiquei cismada se o povo de lá ia rir do meu sotaque de interior paulista 😂
Sim. @@LivioT87
Nível BBC de excelência.❤🎉
Big Black C***?
E os sotaques do RIO GRANDE DO SUL -fronteira, interior e capitais?
Excepcional, BBC é para mim um dos melhores canais do UA-cam. Muita qualidade, gostaria que falassem sobre a venda da Avibras e pq isso tá incomodando muito os Brasileiros
Eu gostaria de saber se falantes com chiado são da capital ou do estado todo.
@@agnellomachado6029capital e grande rio.
No sul do estado o sotaque é mais neutro, quase um mineirês
É só ver os portugueses falando q vai entender a origem do chiado
Sou de Macapá, chiamos um pouco e fiquei completamente chocada aos 12 anos quando uma amiga mineira disse isso pra mim, achava que todo mundo falava assim e não sabia que isso era sotaque 😅😅😅
Sou do interior de PE e, ano passado, qdo estive em Floripa, algumas pessoas gostaram tanto do meu sotaque q comentaram comigo perguntando de onde eu era. Achei mto interessante, pq a despeito do preconceito linguístico de mtos, há tb quem aprecie o "jeitinho" do outro. O vídeo traz informações mto interessantes, como essa similaridade no sotaque das pessoas q vivem em cidades portenhas. Mto bom mesmo!
Moro na Alemanha há muitos anos e sempre quando converso com brasileiros que ainda não me conhecem eles sabem imediatamente que eu sou carioca!
É realmente a nossa marca registrada. ©️®️™️ Viva o carioquês!🏖
Isso é verdade, eu sou baiano e reconheço um carioca pelo sotaque 😂😂😂😂
Sotaque chato e irritante. Igual em.chatice somente o do porto-alegrense. Horríveis de se ouvir. Além disso, falam demais sobre coisas que poderiam usar a metade das palavras. Acham que estão arrasando.
Eu morei por um tempo em MG por estar em missões da igreja com a minha família numa cidade lá, sou cria da Baixada Fluminense, lembro que nesse período em que estive lá, fui estudar numa escola em que todos viram o meu sotaque puxado no s e no r, havia aqueles deboches, dava para relevar porque os mineiros também falava engraçados, no entanto, havia uma professora que não suportava as minha falas, ela era professora de matemática, ela toda vez me corrigia quando fosse falar com ela. Lembro que um dia ela chegou até a mim perante a turma e disse que eu não sabia falar direito e vinha com aquele sotaque "malandreado" do Rio de Janeiro, eu inocentemente disse que eu era do Rio, mas isso persistiu por dias, disse que meu sotaque era de bandido, aí não ficou barato, levei para os meus pais que prontamente foram na escola e conversou com o diretor sobre essa situação e descreveu o porquê de estarmos naquela cidade, a professora dias depois teve que me pedir perdão perante todos e inclusive aos meus pais. Acabou que o meu pai ficou amigo do diretor da escola, as pessoas quando vinham aqui no RJ não queriam voltar porque achavam o sotaque charmoso e até queriam nos imitar.
Anos se passaram, hoje tenho mais de 30 anos, lembro desse episódio e acho bastante engraçado. Porém, admito que o sotaque do Rio de Janeiro é o mais charmoso, nós quando falamos já chamamos a atenção porque é a nossa marca
Ninguém fala de preconceito contra carioca, acham que nem existe, mas eu arrisco a dizer que ele hoje está pau a pau com o preconceito contra nordestinos. Carioca não migra muito.
É uma espécie de revanchismo, usam a crise de violência que sofre o RJ (como se fosse única) pra se vingar, de forma inconsciente, do estrelato de "cidade maravilhosa" que o Rio tinha perante o resto do Brasil e o nariz empinado de alguns cariocas. Isso quem provocou foi a mídia,
Aí se tornou comum a tríade: odeio o RJ, odeio carioca e odeio o sotaque. E o sujeito nunca pisou no Rio.
Que triste isso! Que professora é essa, na faculdade aprendemos tanto sobre preconceito linguístico e ela faz isso contigo! Lamentável!
@@barbaramirelladecampos1011 Na faculdade de letras?? Só se for na geração atual, porque a mentalidade dos professores de português sempre foi o certo-ou-errado absolutos, variação linguística só um termo pra decorar pra a prova, e alguns chamam isso de amor e preservação à língua portuguesa (e não a respeitam como ela é ).
AMEI! Trazendo ciencia linquistica para uma discussao que muitas vezes é feita de forma tao rasa e preconceituosa
Sou goiano e por muitas vezes fui criticado por "prolongar demais" o R. Algo como "porrrta". Depois descobri que falam parecido no interior de São Paulo. Não vou nem citar Minas porque somos praticamente estados irmãos. Enfim, também já fui daqueles que criticavam o sotaque carioca e também o nordestino. Graças ao meu bom Deus, percebi que meu país é rico em diversidade, que não existe um sotaque que seja mais correto que o outro e que todos eles são igualmente belos a sua maneira. Sempre que vejo alguém criticando qualquer sotaque que seja, explico a minha forma de pensar e que não há motivos para zombar de ninguém por causa de seu sotaque. Aliás, não acredito que zombar de alguém seja justificável em qualquer situação.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏 mil parabéns pelo comentário sábio e sensato. Concordo com você.
parabéns q vc evoluiu de pensamento
sou carioca, estou a 11 anos em São luis/MA e sempre ouvi por aqui que o maranhense tem a forma mais correta de falar 😄 sempre que entro nesse assunto eu explico que todos tem sotaques (eles acham que não tem) eu sempre ganho as discussões pois não os coloco como errados e sim mostro que cada cultura tem seu estilo.
Carioca fala mermo e não mesmo.
Bom,visitei lá uma vez,sou de Salvador e disseram que meu sotaque era engraçado, enfim, não achei muito legal a forma de falarem do meu sotaque,ele não é pra rir,ele é apenas diferente, aliás fingem que nunca viram baiano falando,na Tv,Ivete,Claudia leite,Caetano,entre outros tantos...e isso quando não ficam falando de açaí o tempo todo,nunca é um assunto interessante,é sempre: você come açaí sorvete né?sempre desfazendo de tudo...enfim chato
@@fernandamota4168 sim sim existe uma soberba estranha... não sei de onde vem kkkk
@@claudiapimentel3519 fala, mas não todos. é uma forma bem popular como uma gíria. aqui em São Luís o povo fala "drobá" para falar dobrar, sabendo que esta errado mas virou mania. aqui se fala muito com ironias. quem não é acostumado estranha é não entende o sentindo das frases.
Eu também escutei falar jsso do maranhense.
EU SOU CARIOCA , E sempre aprendi que o chiado nosso , é pq O RIO DE JANEIRO tinha muitos PORTUGUESES , nossos antepassados , nossas origens PORTUGUESAS fala muito alto . Mas com o tempo , adquirimos o nosso próprio sotaque .
Também aprendi assim,por conta dos portugueses ter ficado residência aqui no Rio,sou de Paracambi,e falo TIATRO ,Futebol e por aí vai.
Amei o vídeo! Parabéns! Sou mineira, meu marido é carioca e moramos no Rio. Então sei bem como é esse sotaque! Sou professora de Português para estrangeiros e essa série com certeza será muito útil para que meus alunos possam aprender um pouco mais sobre a beleza e a riqueza da diversidade presente nos sotaques brasileiros. Muito obrigada!
Gostei do vídeo! Amo a diversidade cultural do nosso país representado também, pelo sotaques!🥰Que se mantenham.
Só faltou ser dito na reportagem que, devido a toda essa influência do falar da nobreza portuguesa e dos franceses, o sotaque carioca foi escolhido como o oficial do Brasil em dois congressos da Língua Portuguesa: o de Língua Cantada, em 1937, organizado por Mário de Andrade, e o de Língua Falada no Teatro, em 1956, em Salvador. Consequentemente, também foi o sotaque adotado como oficial pelas emissoras de televisão, em especial pela Globo.
Bem observado. Aí fica bem maçante para quem não fala dessa forma, com esse chiado todo e esse “R” arrrrasshhtado
A Globo ter "adotado" tal sotaque não significa nada. Afinal, a empresa é oriunda do Rio. Simplesmente seguiram seus próprios costumes. Quanto a ser sotaque oficial, me soa um tanto arbitrário. Se, na época, o estado era o principal e mais influente do Brasil, iriam escolher tal sotaque por conta disso, ainda mais se os envolvidos na escolha fossem todos do Rio ou simpatizantes.
eu não sei se vc assiste tv, mas obviamente existe sim um sotaque do sudeste nas pessoas da globo mas ele não é nada carioca, me diz se o bonner ou a renata vasconcelos fala com sotaque do rio, ou os narrarodores e comentaristas insuportáveis de futebol como o luis roberto, eu ouvindo a globo escuto mto pouco o rio e mto mais sp, o seu interior e o sul de minas. talvez antigamente tivesse um sotaque mais carioca, mas há décadas não é mais o caso.
@@atebayamNa tv existe o conceito de sutaque neutro. Ele tem como base os sutaques de quem fala sim, mas suavizando as principais características. A impressão que fica de ser algo mais do sudeste é porque tem mais pessoas dessa região. Se um nordestino, sulista ou qualquer outro estiver la eles não vão perder sua base, mas por outro lado tera um trabalho para neutralizar sutaque.
@@randomsounds6886bom dia, as Organizações Globo, Nunca respeitaram a diversidade cultural brasileira. Olhe qualquer jornal da globo em seus estados e verás que seguem o mesmo " padrão" normalizador da chamada " imposição da lingua culta" sudestina. E em todas as novelas , tem-se o exagero dos sotaques regionais. A Globo , faz mal ao Brasil 😢😢😢
Sou de Belém do Pará, passei em um concurso para lecionar no sudeste do estado, na região de Parauapebas, e lá tem muita influência linguística de goianos, mineiros e maranhenses, falam com som de S/Z, não chiam como nós do norte do estado. Sofri altos bullyings por lá "professora é verdade que lá em Belém escreve dois com x?"e por aí vai 😂😂 viajei bastante, e em cada estado sempre alguém comentava do chiado, mas nunca fui ao Rio, já em Floripa-SC me sentia em casa pq ninguém reclamava dos meus "esses" com som de x 😂😂
Caramba. Isso que eu chamo de matéria feita com vontade. O nível de pesquisa e detalhes. Aprofundaram bastante num assunto para mostrar que é complexo, mas que tem sentido. Espero que façam um para estudar o sotaque e peculiaridades de Recife.
Sou carioca e filha de pernambucanos. Acho o sotaque de Recife lindo!
Me falaram q o sutak da capital é diferente do sutak do interior
sotaque*@@Craft07
@@kiara6237 sutak*
Em Belém - PA as pessoas tbm falam com o sotaque chiado.
Adorei!!! Parabéns pela pesquisa, pela leveza da narração e pelo formato do video, tão agradavel que ja vou salvar, conpartilhar, apertar o sininho e aguardar os próximos.
Oba, ficamos felizes que curtiu, Patrícia! Obrigado por comentar 😉
Leciono Linguística Internacional. Adorei o vídeo, fico no aguardo do vídeo sobre paulistas e paulistanos, pois o linguajar é fantástico e as variações de pronúncia, vocabulário e culturais são abundantes.
Confundem muito sotaque paulistano com sotaque paulista.
O estado é enorme e tem variações regionais.
HORROROSO, QUIS DIZER, NÉ...
@@rogeriotavares8312 já computei perto de 85 sotaques diferentes, às vezes num mesmo bairro, às vezes numa única rua. É fascinante.
@@iDeeSalazaro pior sotaque do Brasil. Tem dificuldade para pronunciar a letra “R”.
fantástico não acho que seja a palavra, mas quero muito entender as ramificações de onde e porque vieram.
Sou de São Paulo, gostei de saber como cariocas se pronúncia. Acho lindo !
Então tu concorda que é bisxxcoito?😅😅😅😅
Traidora! (brinks 😂)
"E é nóix"... muito bom esse final 👋👋👋😅
e é uma expressão que nasceu em SP
sotaque nojento eca 🤢🤮
@@fatimadias2557quer o hype do é noix...
@@fatimadias2557 é noix sempre foi do Rio
É noix! Vlw!😂😂👏🏾👏🏾👏🏾
muito bom o tema dessa reportagem, a bbc sempre trazendo curiosidades
Sou fascinado pelos sotaques brasileiros e suas origens! Que venham mais vídeos da série!
Já estamos preparando! Valeu, Bruno :)
@@BBCNewsBrasil Faz agora dos Mineiros! Pq a gente encurta as palavras 😂.
Nós, cariocas, temos influência de três nacionalidades: o "s" chiado é uma herança portuguesa, especialmente porque o Rio recebeu a maior parte dos imigrantes portugueses, especialmente do centro-norte (destaque a região do Trás-o-Monte, que troca o som do "e" por "i" em algumas palavras. Ex: F'e'lip'e', B'e'atriz, 'e'xplicar... falamos esse "e" com som de "i", como os transmontanos). Além disso, temos a herança dos ex-escravizados com forte presença dos angolanos, na fala gingada e, por fim, na época da Corte, como os franceses eram a referência no mundo e eles se faziam muito presentes no Rio, o "r" arrastado era considerado "chique". Essas são as influências do sotaque carioca. Mas, os palavrões, isso é herança tuga do Norte! kkkkkkkkk Vídeo excelente!
Adorei o vídeo! Já quero saber mais sobre os sotaques brasileiros, especialmente de Recife, de São Paulo e Minas.
Maravilhoso.
Sou de Recife e moro em Portugal há alguns anos e percebi que nosso sotaque tem muitas semelhanças com o de Portugal, no S chiado e nas pronúncias de sílabas como "ti" e "di". Acredito que por esses motivos que você citou, pois Recife teve grande influência da colonização portuguesa.
Queria então pedir um aprofundamento pelo nosso sotaque de Recife. Tão forte e melódico, delicinha de ouvir.
Obrigada e parabéns pela matéria
Até inícios do século XX somente se palatalizava “ti” (tchi) e “di” (dji) no Rio de Janeiro. Foi no decorrer do século XX que isso se alastrou por quase todo o Brasil.
Vocês não chiam...
Os outros é que zumbem. 🙂
Dizer que houve uma alteração em Portugal no S ou influência Francesa é simplesmente uma invenção que não tem sustentação técnica comprovada.
Repare, o norte também chia... o nordeste também chia, etc. As regiões do Brasil que zumbem são as que receberam mais imigração não Portuguesa (Italianos, Alemães, etc)
@@lxportugal9343Eu sou do Recife e tbm nunca acreditei nesse conto, até mesmo no pobre Wikipedia essa informação carece de fontes, e o pior desta matéria é que citou o som do S e também a palatalizado do T e D que existem em todo Brasil com o exceção de alguns estados do nordeste como Pernambuco, pois esse som de J e CH que eles pronunciam na palavra DIA - DJIA/ Noite - NoiTCHI, diferente de toda a lusofonia, é por influencia indígena ou de dialetos africanos, porque não citaram isso?
Eu acho o sotaque baiano o mais lindo de todo o Brasil.
É um sotaque muito sensual e gostoso de ouvir.
Sou carioca..❤.
@@soldabreuelima8539em sergipe grande parte tbm fala com tchi em algumas palavras específicas e sem o i por exemplo
Noite = nôtchi
Leite = lêtchi
E em palavras terminadas com "dio" pronunciam algo semelhante ao DJI
Áudio = áudju
Rádio = radju
Mas isso deve ser pela influência espanhola q a muita gente diz q teve por aqui 😭
Sou carioca e moro em São Luís há mais de 15 anos. Perdi bastante o sotaque e até estranho quando converso com um carioca, mas como minha família é 100% nordestina (PE e MA), meu sotaque é super misturado e às vezes é difícil pra um desconhecido saber de onde vim... até o momento que sai um arroix 😅. Aguardando ansiosamente pelos sotaques nordestinos ❤❤
SOTAQUE CARIOCA É MARAVILHOSO DEMAIS!!!1 ESQUECE EH MESMO EH NOIZ!!!!!!!!!!!
Acho tão lindo o sotaque carioca.
Faz 10 anos que eu moro no Rio e ainda nao perdi meu sotaque paranaense... Confesso que queria falar naturalmente como um carioca, mas quando tento fica ridículo kkkk.
Siga a sua verdade! Eu, enquanto carioca, agradeço por gostar do nosso sotaque! Mas seu sotaque também é bonito e faz parte de quem você é, não mude seu jeito de falar, tenha orgulho dele!
Não força, não! Se vc conseguir preservar seu sotaque, faça. É um charme q te destaca dos outros.
Meu pai é do RN e veio pro RJ com 20 e poucos anos. Hoje, com 60, ele tem o sotaque carioca. Mas qd ele tá MT feliz ou mt bravo, vem o sotaque potiguar.
Sotaque paranaense é tão lindinho kkkk
kkkkkkk não dá pra imitar o sotaque carioca. Meu namorado é paranaense e eu carioca, ele morou no Rio por 8 anos e continua com o sotaque paranaense, quando ele tenta falar como carioca pra me provocar fica ridículo kkkkk.
@@myb.5505 acho que pra alguns, dependendo do sotaque prévio que possuem, é mais fácil assimilar o sotaque carioca.
Conheço nordestinos (do Maranhão ) que vieram pra cá na mesma época que eu e já falam meio carioquês.
Agora os sulistas e paulistas que conheço difícilmente perdem o sotaque. Acho q tem a ver com a entonação.
OBRIGADO por esse video BBC, eu não aguento mais ler xenofobia linguistica de outros estados.
Acontece xenofobia porque as pessoas são burras e desinformadas, agem com o emocional, não sabem que não sabem, é triste porém real, e não tem o que fazer, informação é privilégio.
@bwrsilva viva o chiado irmão! não sabia que em Florianópolis falavam assim também. abraços do Rio
👍 Explicar as origens do sotaque ajuda mas não tira a vontade (eu diria, o prazer) de muita gente em desprezar.
Isso porque é uma espécie de revanchismo com o RJ de gente de fora.
O fim do glamour midiático que o RJ já teve, e o problema de violência fazem muita gente detestar o RJ, os cariocas e sotaque, tudo num combo só.
Digo sem medo que hoje o preconceito contra cariocas já supera o contra nordestinos.
Por causa de "cultura", do sotaque e principalmente, por conta da violência que acham que é um problema destacado do resto do país.
Ou seja, te desprezo porque mora num lugar perigoso. Alguns até chegam a duvidar do caráter do carioca. Haja ignorância.
@@kevindasilvagoncalves468 mas a violência é o principal problema do Estado. no Brasil não há violência como há no Rio. Porém, pela influência da própria Globo com as suas novelas que exaltam a cultura carioca pro Brasil todo ver, não acho que o preconceito que os nordestinos e nortistas sofrem equiparável com nós cariocas. com certeza eles sofrem muito mais.
Eu ja reparei que o pessoal do Pará tambem fala "Xiado" e tem uma enfaze nos diminutivos pelo menos acho. Já aqui na Bahia temos o costume de tirar o R e o S de muitas palavras. Já os paulistas que tem um sotaque caipira tem o costume de "arrastar" o R.
Exatamente kkk sempre confundem nosso sotaque com carioca por causa dos chiados. A influencia é a mesma: portuguesa, já que o Pará foi o último estado a ficar independente de Portugal pela forte influencia
Sou paraense e moro no Paraná e onde eu vou perguntam se eu aou carioca. E wu acho o sotaqhe bem diferente, só o q é parecido é o chiado e o r
No Pará "galinha" é "galhinha" 😅
Conforme registra a reportagem, no Rio de Janeiro o chiado está quase sempre acompanhado de “ditongação”, com o acréscimo da vogal “i”. “faIz”, “maIs”. No Pará, por sua vez, o som de “z” e “s” sai com som de “x” e leve som do “i” ocasionando o chiado. “Faix”, “Maix”, “trêX” ou “trêiX. Outra observação no Pará, verifica-se o acréscimo de “h” após o L e onde não existe, “lhider” em vez de “líder”, “galhinha” em vez de galinha etc.
É verdade, moro no Ceará e pensam que sou do Pará, e fico com vergonha as vezes pois chama atenção 😂
Sensacional! Sou formado em Letras há quase uma década e fiz uma viagem no tempo de volta às aulas de Português Histórico. Era uma delícia! Obrigado pelo vídeo, BBC! Estou ansioso para ver o do meu sotaque: o recifense. 😊
O mais legal que pra gente que é carioca conseguimos distinguir quem é carioca da zona Sul e quem não é so pelo jeito de falar 😂😂😂
cara sei lá, um dia vieram me falar que eu devia ser da zona sul por causa do meu sotaque, eu sendo da zona oeste a vida toda?? 😭 fiquei BOLADA
da pra saber da onde só pelo jeito kkkkkkkkkk
Dá nada! Tenho alunos das várias regiões da cidade e fala todo mundo do mesmo jeito.
Sou carioca da zona sul e percebo facilmente isso também
@@luizavalente03e qual a diferença?
Eu sou nordestino e morei no Rio por 18 anos e peguei o sotaque de lá até hoje !!!
Já vi nordestino falando carioquêix depois de passar um fds no rj
@@donaleilacabeleleila kkkkk estou ha 23 anos e peguei muito pouco
@@PriskaGlaser duvido, PriXka! ,😘🙏
Só nordestinos sem muita instrução é que pegam logo sotaque alheio, porque tem vergonha das origens. Nordestinos com instrução moram anos no Sudeste e não perdem seu sotaque.
Amei!!! Agora uma análise mais profunda dos sotaques nordestinos (Maceió, Recife, João Pessoa, Natal...) 😊
Está-se analisando por estados, nao cidades
@@tiago55105 Eu sei disso, mas muitas vezes o sotaque da capital é diferente do sotaque interiorano. Por exemplo, na Região Metropolitana do Recife o sotaque costuma ser diferente do sotaque de Caruaru, Garanhuns, Petrolina... Cidades do interior. Só queria enfatizar essas diferenças
@@tiago55105Mas sotaque carioca é da cidade do Rio de Janeiro. O resto do estado do RJ fala diferente.
João Pessoa e Maceió são mais semelhantes ao do Recife . Já Natal puxa um pouco pro cearense
Não é só o cariocas , nordestinos e Catarinenses também falam chiado , os nortistas também , principalmente os moradores de Belém , e de Manaus !!!
Eu como gringo amo esse sotaque, acho muito autentico sem esquecer do calor e o carinho carioca.
Cuidado com a falta de acentuação no "eu, como gringo, amo este sotaque". "Eu como gringo" pode gerar algum tipo de piada SEM GRAÇA para você, tá. Mas parabens!!! Português não é para qualquer um aprender, não! =)
Autêntico? Está mais pra estereotipado.
E as rajadas de 762
Seja bem vindo SEMPRE ao Rio de Janeiro, Luiz!
@@grandelondresacho que depende da pessoa que interpreta. Eu li o comentário dele e n vi maldade
Que matéria maravilha. Eu sou do Rio e moro há 20 anos fora do Brasil. E muitas vezes encontro com brasileiros de outros estados. E alguns falam imediatamente „você é do Rio“. Agora com a mistura do alemão na minha fonética ao longo dos anos Tem pessoas que pensam que eu sou catarinense. Podia fazer uma série sobre o nossos jeitinho de falar Brasil a fora. Eu adoraria saber sobre o sotaque nordestino. O nordeste tem muitos sotaques lindos.
Sou Carioca da Gema e Amo❤o meu sotaque!😍
Parabéns pelo ótimo vídeo👏🏾👏🏾👏🏾
Goxtei😂😂😂
Kkkkk
Sou do Sul e acho lindo o chiado do carioca!!
Eu amo o sotaque carioca 😍 estudei português em Lisboa e o sotaque de lá é parecido mas o sotaque carioca é mais fácil para mim. Esse vídeo é muito interessante - obrigada!
Eu não entendo nada que os portugueses de Portugal falam...acho rápido e enrolado. Às vezes também é difícil entender meus parentes de Pernambuco, uns falam devagar, mas outros é como aquele antigo quadro do Zorra Total que a Fabiana Karla falava desenrola Carretel 😂😂😂 muito rápido.
Nada haver!
Sou de Itajaí, SC e o nosso sotaque é uma mistura do manézinho de Floripa com o Carioca, provalmente por Itajaí ser uma cidade com um grande porto, estaleiros, etc.
Eu moro fora do país e a maioria esmagadora dos brasileiros "adivinha" que eu sou do RJ, pois relacionam o S e o R que são iguais, mas ignoram os pequenos detalhes característicos de Itajaí por não conhecerem.
Pois é, a "ditongação" mencionada no vídeo não acontece em Floripa e Itajaí.
Nessas cidades, interessantemente, o que mais ocorre é a "monotongação", ou seja, a transformação de um ditongo em uma vogal. Por exemplo, os florianopolitanos (normalmente os mais velhos e os moradores do interior da Ilha) falam "dôx" (dois), "sêx" (seis), "depôx" (depois) etc.
@@christianenunesdesouza3681Essa característica é típica de alguns dialetos de Portugal, mais exatamente os do sul (Algarve e Alentejo) e das ilhas(Açores e Madeira). Como Florianópolis tem muita herança açoriana e também influência madeirense...
Acho esse chiado super charmoso. Aliás os sotaques regionais brasileiros são apaixonantes. Amo!!!
Nam gatovéi.
Quando eu estudava português, gostava muito do sotaque chiado, e eu aprendi a falar assim, depois, quando comecei a falar com brasileiros a grande maioria eram pessoas do SP e eles me diziam que eu falava como uma pessoa de Portugal e na verdade não eu só gostava do chiado e foram tantas vezes que eles me corrigiram que acabei mudando ao jeito sem chiado 😢
Excelente reportagem! Seria muito bom se tivessem legendas em inglês, pra mostrar pros amigos gringos 😊
O português de Portugal se fala com o X, por isso o Carioca, Pernambucano e os Paraenses falam assim.
Gosto de todos os sotaques, cada um tem seu charme mas, o carioca é catarinense tem muita personalidade e o Paulista muita elegância, o mineiro muita doçura e os demais tem muita graça.
Tão bom quanto o português brasileiro, só o italiano.
Bom vídeo!!! 👏👏👏
baiano fala cantando kkkk
@@ClaudiaSilva-po8gt por isso nós baianos não nascemos, estreiamos!! Kkkkk
E o lisboeta…
Amo o sotaque baiano. Aquele "painho" e "mainha" são lindos.
Sou paulista mas acho o de Pernambuco também legal. O do RJ sem condições
Amo sotaque do sul, acho muito legal também o de paulista. Muitas pessoas forçam demais o sotaque, acho CHATO...
O chiado é mais frequente nas regiões onde os portugueses influenciaram mais. Porque eles falam chiando
Eu tento falar algumas palavras sem chiar, mas é impossível. O sotaque fluminense vem com tudo!😂😂😂
Aqui em Belém/PA falamos com esse chiado também
Por isso o Pará é tão legal quanto o Rio!
Parabéns pela matéria. Trouxeram dados históricos e científicos! Perfeito!
Acho que, além do chiado, o alongamento das sílabas é outra característica do sotaque carioca. Minha sogra é de lá, e mesmo morando há mais de 15 anos no nordeste, ela não perdeu o sotaque dela
Como carioca, me impressiona como meus conterrâneos cariocas mais jovens (como o repórter do vídeo) fazem uma ditongação exagerada que as gerações mais velhas nao fazem. "Féixta" em vez de "féxta", "têixto" em vez de "têxto" etc. Quando ouço algum áudio ou podcast de um carioca, costumo acertar a idade da pessoa sem mesmo conhecê-la, só por ouvir como ela faz a ditongação. Só nao consegui ainda descobrir o que causou esse fenômeno geracional (que o video acima não mencionou).
Eu ACHO q é proposital, q é forçado mesmo, quase como se fosse usado como uma gíria para ti diferenciar de outro grupo, não considero sotaque.
Não acho que o repórter esteja forçando, os jovens cariocas falam assim mesmo 😊
Percebo isso mais com pessoas da periferia, como Jojo Todinho, Cariucha e funkeiros. Eles dizem "Eu sou Priêta" ou "Mêishmu" ou "Meu nome é Piêdro"...😂
@@fabreurio1 mas não tô falando do repórter, ele tem sotaque normal.
A língua é viva, o jeito que sua geração fala é diferente das que passaram e das que virão. Não acho que seja forçação de barra.
👏🏼👏🏼👏🏼 sensacional a série! Cara que máximo!👏🏼 Parabéns pelo trabalho. Ser carioca é ser diferenciado! Amo meu sotaque! 😃
Um vídeo com muitas falhas, a pronuncia africanizada do S não tem relação alguma com a palatalização do D e do T, na língua portuguesa tradicionalmente nunca existiu palatalização no D e T é algo único no brasil com provável influencia dos dialetos africanos e indígenas, o vídeo só cita a possível origem do S que a corte portuguesa possuía, coisa que sequer é comprovado. Veja alguns estados do nordeste, eles preservaram a pronuncia do T e do D assim como o restante da lusofonia, qual a explicação para isso? quase todo o restante do brasil as vezes em apenas uma frase vai colar a língua no céu da boca mais de 5 vezes e pronunciar varias palatalizações igual as línguas-crioulas.
Oque você queria? esse rapaz pode ser até ser um bom jornalista, não sei, porém provavelmente nunca estudou linguística, ele simplesmente deu um ctrl+v de uma pagina do wikipedia que fala sobre os dialetos. Infelizmente esse tipo de informação rasa e pobre como do vídeo tem muito alcance aqui no brasil, e é valorizada, não atoa é um canal de jornal estrangeiro aportuguesado que publica, vc acha que eles iriam se importar em pesquisar o mínimo ou convidar um especialista? isso dai é exatamente oque os brasileiros gostam de consumir.
Sim, imagina se eles descobrissem que a palatalização do D e T torna não só difícil aprender outras línguas como o inglês, como tbm distancia tanto das outras línguas latinas, que é um dos motivos dos hispânicos não nos entenderem tão bem. Se você pelo menos consegue pronunciar a palavra DIA corretamente, ao invés de DJIA, como os tugas e alguns nordestinos e sulistas, você já é um privilegiado e pode se comunicar com mais facilidade na Espanha, Itália, etc e ainda vem com esse papo de que não existe jeito certo de se falar, só para justificar eles a mídia usar essa pronuncia tenebrosa como padrão aqui no Brasil, dublagens, musicas, tudo tem essa nojeira.
*"E nenhuma dessas formas pode ser considerada certa ou errada"*
*Sera' mesmo????* Entao vamos jogar nosso ensinamento de gramatica no LIXO e pronto, pois "S" nunca sera' "X"
🎓🤦♂🤢💩
@@comentariosmemes tu pulou o estudo fonético da gramatica. Pq seu exemplo é buerro. Pq os sons que usamos pra falar são diferentes dos representados pelo signo da escrita. Imagina Vc escrever a palavra chato como xato pq na fonética esse ch tem só de x
@@Luizfelipe270 Acontece que "CH" e "X" tem o mesmo som, e "S" não tem som de "x" ou vice versa... Antes de bancar o *professorzinho* aprenda a discernir as coisas mínimas ao seu redor 👍🏼
Então essa deve ser a mesma explicação do chiado do paraense né? Falo relacionado a região metropolitana. A região mais Sul e Sudeste do Pará, tem grande influência dos migrantes do centro-oeste e falam com o "S" característico dessas regiões
Ansiosa pelo video do sotaque mineiro!!
Minas Gerais tem vários sotaques, não apenas um.
@@samuelchristo2558 Rio de Janeiro tb, aqui se fala sobre as características mais gerais 😉
Tô pouco cagando pro teu estado 💩
Cresci em Nova Friburgo que é região serrana do Rio, quanto mais para o interior da cidade vc vai, mais as pessoas, principalmente as de idade, falam com um sotaque meio mineiro, mas com o S carioca... tem um documentário no UA-cam sobre os "Irmãos Necrofilos" que foram serial killers da cidade nos anos 90 (inclusive recomendo pra quem gosta de true crime) e vaaaarias pessoas comentam isso pq são entrevistas com pessoas de idade do interior do município.
@@fredericosoalheiro7678 que interessante! Obrigada por compartilhar isso. Vou assistir.
Sou do Rio e hoje moro em SC. Em Brusque, que não é litoral, se fala chiado também.
Ainda mais cheio de paraense e baiano por lá. Tem menos brusquense do que gente de outros estados nessa cidade.
Esse vídeo do Break no começo é literalmente eu morando em Belo Horizonte, qualquer pessoa que se aproxima de mim me pede pra falar as mesmas coisas 😂
Sacomé né? Tem que falar com chiado se não vira saudade 😂😂😂
@@annam8479kkkkkkkkkk😂😂😂 vai conhecer a DOLORES😂😂😂😂
Como Um bom carioca, depois de assistir a este episódio, eu digo: QUE EPISÓDIO MANEIRO!
Sou carioca, não vejo problema nenhum no sotaque, oque incomoda é usar gírias de forma exagerada e falar errado de propósito, já vi muitos falarem "Framengo, Bicicreta".
Não falam errado de propósito , é ignorância mesmo. Não só falam como escrevem muito errado .. O carioca, em geral mas não generalizado , é muito ignorante .
Tem pessoas que colocam vídeos no UA-cam que eu não consigo acompanhar. A fala anazalada me incomoda . Tudo muito doméstico. Acho que os ouvintes merecem mais respeito. Até sobre novelas os comentários não são ruins. O problema é o sotaque. Esses personagens do vídeos a própria malandragem carioca que são esteriótipos com certeza são dialetos.
O Rio de Janeiro tornou-se um grande centro onde as culturas se juntaram. Não basta nascer. Tem que ter origem. Onde tudo se mistura o chamado melting pot. Em Florianópolis tem a colonização açoriana de Portugal onde é muito assemelhada. O que confunde não é o sotaque são as gírias que são introduzidas.
@@VigarioparaVigaristas Nao somos nao. Talvez, voce conheça muito pouco sobre a cidade ou nunca tenha visitado o Rio de Janeiro.Somos uma metropole, a segunda maior do Brasil, com mais de 6 milhões de habitantes na região metropolitana.
@@deuzaescobar3624 Primeiro, sotaques não são dialetos e, queira ou não, nos cariocas somos o cartão postal desse grande Brasil continental. Sorry, periferia.
A língua é elemento essencial na identidade de um povo. Parabéns.
Sou nordestino Mas tem o Rio de janeiro tem o sotaque mais lindo do Brasil seguido do meu sotaque o nordestino
E qual seria o motivo de Portugal também ter mudado o sotaque, passando o usar o chiado em torno do século 16? Será que pode ter sido por causa da entrada dos judeus no país, expulsos da Espanha no final do século 15? O hebraico também é carregado desse chiado. Alguém saberia dizer?
Acho pouco provável.
Até no espanhol falado na maior parte da Espanha, o S é semi-chiado (apico-alveolar).