Iberê, no Rio de Janeiro todos os anos acontece a Shell Eco Marathon Brazil. Uma competição entre equipes de universidades de toda a América latina, onde eles precisam CRIAR protótipos de carros (ou conceitos urbanos) com foco na eficiência de combustível. Lá tem 3 categorias, combustão, elétrico e hidrogênio. Seria muito interessante se você fosse no evento do ano que vem, e gravasse um vídeo sobre!!
Faltou falar que o Fusca é 2 portas só, e pra ir lá no banco de trás tem que "deitar o banco da frente". Parabéns Iberê & manual do mundo, mais um vídeo excelente 🎉
Eu adorava ir naquele espaço atrás do banco kkkkk. Por um tempo, a "condução" para a escola era uma vizinha que levava uns 6 a 7 crianças num fusquinha 😂
Tem um modelo experimental em estudos na FEQ Unicamp, é um carro à célula de combustível, só que em vez de abastecer com hidrogênio, abastece com etanol. Um microrreator vai decompor o etanol e produzir hidrogênio para a parte FCEV. Ou seja, é um carro que dá para abastecer em todo o território nacional, já que temos uma rede de distribuição de etanol que chega praticamente em todos os cantos. Se quiser fazer uma matéria, é visitar o Laboratório de Otimização, Projeto e Controle Avançado (LOPCA) da faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (FEQ Unicamp). A reportagem que eu vi é da Inova, Agência de Inovação da Unicamp, de 07/2022, mas acho que deve estar rolando ainda esta pesquisa.
Isso é chamado de célula de combustível. É em teoria o mais viável. Vc abastece com combustível não fóssil e produz o hidrogênio sem a necessidade de abastecer com hidrogênio. Em 1996 fizemos um estudo de viabilidade para ônibus no curso de MBA na Poli/USP
@@TheGauchosor Que eu sabia a célula de combustível é a parte que reage hidrogênio com oxigênio e produz água e eletricidade. O equipamento que produz hidrogênio (e outras coisinhas) a partir de etanol eu vi chamarem de reformador.
No Chile, na cidade de Punta Arenas existe o projeto Haru Oni, que cria o e-fuel, combustível (etanol e gasolina) criado a partir da água e ventos, abundantes na região. O novo combustível emite 90% a menos de co2. Você continua usando seu carro a combustão porém com combustível criado pela energia dos ventos. O projeto é de autoria da Siemens Energy, junto com a startup chilena Highly Innovative Fuels (HIF) e várias outras empresas internacionais. Imagina um borave na Patagônia Chilena?
O vídeo é ótimo!!!! Duas observações. 1 O Fusca só tinha retrovisor do lado esquerdo. 2, O Fusca também usa eletricidade para acionar a vela e gerar a faísca que causa a explosão do combustível dentro do motor.
7:20 uma coisa que me preocupa em relação a essas baterias de lítio é o risco de incêndio. Ja vi vídeos de carros pegando fogo por baixo e parecia bem difícil de apagar.
Iberê, o Gustavo do canal LABZ esta com um projeto de eletrificar um carro a combustão, ele tem um carro elétrico lá com ele, fala com ele e faz um bem bolado e complementa esse vídeo.
Iberê, faz um vídeo falando sobre método de extinção AVD-9L, exatamente para extinção de incêndio em baterias de ions de litio, ou seja, as baterias de carros elétricos. recentemente foi criado esse tipo de extintor, com tecnologia de dispersão aquosa de vermiculita, mas como é muito recente, é uma tecnologia nova e não temos muito material sobre esse tema. Sou da área de segurança do trabalho e essa informação ia me ajudar bastante, mas acho q seria um tema interessante para seu programa e ajudaria bastante gente, já que o futuro que nos aguarda é termos cada vez mais esse tipo de bateria nos expondo diariamente. Parabéns pelo seu canal, ouso dizer que é o mais enriquecedor do Brasil.
Iberê você esqueceu de falar que quando o carro ja ta ligado o alternador carrega a beteria e mantém os componentes elétricos com carga sem exigir da bateria, por isso que quando você mantem o giro na mesma faixa sem variar e retirar a bateria, o carro continua ligado pois o alternador manda energia dele mesmo, sem nescessitar da bateria
PARABÉNS! Ótimo vídeo 👏🏻... Tema, edição, redação, apresentação, figurino, explicação científica do assunto de extrema qualidade... E digo mais, o patrocinador fez um grande investimento! A apresentação do produto foi de uma forma sutil e harmoniosa com a narrativa do vídeo e informativo aos consumidores.
Como é bom assistir aos vídeos desse canal e aprender! Eu acompanho bastante o mundo dos automóveis, mas sou meio por fora dos híbridos e elétricos. Eu sempre achei que essas siglas explicadas no vídeo, se referiam ao modelo do carro em si, tipo Plus, Xei, Highline, etc. Obrigado MANUAL DO MUNDO!
Iberê, faltou só mencionar os DEFC e DMFC que são, respectivamente, células a combustível a etanol e a metanol direto. No caso, o carro é abastecido com etanol ou metanol, mas o motor é elétrico. Funciona como o de hidrogênio, mas a "fonte do hidrogênio" seria o álcool. Pra mim a melhor tecnologia: segurança, rapidez no abastecimento etc.
Iberê, acompanho todos seus vídeos, faz mais de dez anos! Suas explicações são todas incríveis e didáticas. E por isso, eu te peço, por gentileza: agora nos explique a diferença entre os hidrogênios combustíveis (hidrogênio verde, hidrogênio azul, etc.) Muito obrigado!!
O Iberê Valeu Pelo Vídeo Sempre Esperei Um Vídeo Assim Falando Um Pouco Sobre Engenharia Mecânica Sou Apaixonado Por Carros Sempre Amei Automobilismo Valeu Iberê
Olha, eu considero essa variedade de veículos algo excelente, é bom ter alternativas, mas particularmente acho a opção híbrida bem atrativa por ser uma solução mais completa para viagens longas e trajeto puramente urbano, além do mais podemos utilizar o biocombustível combinado com a energia das baterias que por sua vez pode ser gerada de forma limpa. Além do mais a uma certa preocupação como será o mercado de vendas de veículos usados 100% elétricos.
O modelo mais eficiente, porém não acho que caiba em um carro é o veículo que usa o motor a combustão pra tocar o elétrico sem bateria. Basicamente um motor de trem. Ele é muito econômico pq o motor pode sempre rodar em rpm ótimo, o motor não precisa de câmbio, não tem nada pra tirar eficiência.
Ótimo vídeo. Poderia falar das locomotivas que logo depois que saíram do vapor já eram diesel elétrica. O motor a diesel tá lá só para gerar energia para um motor elétrico que fica nos eixos.
Acho importante frisar que os PHEVs são eficientes quando estão com a bateria carregada, e não precisam rodar somente no modo elétrico. O motor a combustão e o elétrico apoiam um ao outro para atingir até uns 1.000 km de autonomia com 1 tanque de combustível completo. Porém, como o Iberê falou, são mais pesados, e andar com a bateria descarregada vai deixar o carro muito menos eficiente do que um HEV ou só a combustão. Então, deve ser carregado com uma certa frequência para extrair a eficiência de um PHEV. Se comprar um PHEV pensando que não precisa nunca ligar na tomada, vai se arrepender.
Top top top! Ibere! Poderia fazer uma matéria sobre essas baterias e como são produzidas? Me mostraram uma vez que a produção dessa bateria se polui muito. Verdade ?
Caraca, não sabia ao certo como funcionava o carro a hidrogênio, é realmente bem curioso!! Aliás, não sabiam que tinham tantos tipos dos elétricos!! Pensava que fosse só o híbrido e o 100% elétrico, mas pelo visto não!! Só quero ver como o tempo vai fazer alguns mas comuns e outros serem extintos, como boa parte do que é tecnológico!! Valeu Iberê pelo ótimo vídeo e explicações como sempre, aquele abraço pra você, Mari e family, e toda equipe Me M ´claro e até o próximo!! P.S.: a música que toca em 3:30 é a mesma do amado Reginaldo Lembe no seu canal Automotor hehe!! :))
Iberê, pra mim ja é tarde, mas ensina a gente a fazer a preparação para instalar o wall box dos carros elétricos, sei que é possível instalar direto na rede, mas é bom aquelas proteções que é requerido pela ABNT
Iberê, parabéns por mais esse vídeo!!! Talvez pelo vídeo ter sido patrocinado por um concorrente de mercado, ficou faltando falar das baterias a base de Litio (LiFePo4 e Li-Ion), que hoje são fundamentais. 👍👍👍👍
2 місяці тому
Excelente o video! Achei bacana demais tambem o modelo do V8
Como evolução do híbrido convencional, há ainda um outro sistema híbrido. Esse sistema aparece em veículos e:HEV da Honda e em alguns veículos HEV da GWM e inverte os papéis dos motores, fazendo o motor elétrico ser a prioridade, e o motor a combustão serve mais como gerador de energia e auxilia o motor elétrico, ou toma a frente em situações de maior gasto, como na estrada, onde o carro funciona com o motor a combustão sendo auxiliado pelo motor elétrico; ou eles funcionam juntos em situações onde toda a força do carro é necessária. Geralmente esse sistema tende a ser muito mais econômico por alternar o tipo de tração (o motor usado) em situações onde o outro motor teria desvantagens.
Claro que não, você precisará de um motor de no mínimo 120 Hp dependendo do tamanho e do peso do carro mais o peso da bateria. Jamais será a opção mais barata. Só pesquisar e cera que o HPeV são os mais caros.
O problema dos carros elétricos são as baterias, e isso só vai ficar barato quanto existir a padronização das baterias. igual a bateria 12v do carro ! quando for acessível a troca das baterias assim como as 12v , ai sim teremos preços melhores e essa tecnologia para de ter um bicho de 7 cabeças ! Parabens Ibere por mais um Excelente video
Iberê, o que gasta mais gás: o fogo alto ou o fogo baixo? Pergunto considerando o tempo a mais que vai levar para cozinhar em fogo baixo em comparação com o fogo alto
Fuscão pretooooooooooo! Canal poderia fazer um projeto de conversão de um fusquinha pra elétrico pra mostrar se vale a pena! Eu sei que tem muitos canais por aí fazendo isso, mas gostaria de ver a versão do manual do mundo!
Eu aprendi tanto nesse video que gostei e fui procurar a sigla do meu pra ver oque estava escrito ahahah, mas fiquei triste por nao estar no video do Ibhere, chegue la tinha um com SS e outro só escrito COMODORO, agora nao sei que tipo são esses!
Li que os guardrails vão ter que ser remodelados para o uso de elétricos. O centro de gravidade mais baixo e o maior peso fazem com que a barreira não segure. O carro "passa por baixo" dela.
Nada a ver com ser elétrico e sim com o peso do veículo. Na equação da energia de impacto ela é directamente proporcional a massa e velocidade. Qto maior a velocidade maior a energia. Qto mais massa, mais energia. Se vc mantiver a mesma velocidade para o qual os guard rails foram calculados e vc aumentar a massa, o mesmo guarda rail não terá a mesma eficiência. É matemática pura, precisa reequilibrar a equação reforçando o guard rail para suportar o impacto de um veículo mais pesado na mesma velocidade.
Ibere, muitos falam sobre os veículos elétricos serem “limpos” por não haver combustão no processo. Mas ele pode ser considerado “limpo” mesmo se considerarmos o processo de extração de lítio?
Pesquisa sobre a extração de lítio nos salares nos andes, principalmente Chile e Bolívia e vai tirar tua conclusão sobre os impactos ambientais e sociais dessa indústria
O problema é que você está resumindo carro elétrico a carro com bateria. Carro elétrico pode funcionar com hidrogênio verde, por exemplo. Uma coisa é o motor (elétrico ou à combustão), outra coisa é a fonte de energia deste motor (bateria, hidrogênio etc).
Lembrando que em veículos MHEV (Híbrido Leve, Híbrido de 48V ou Micro-Híbrido) o motor elétrico não traciona as rodas! A única função dele é auxiliar o motor e fazer o papel do alternador e motor de partida, além de alguns outros componentes.
Faltou na lista de acessórios de conforto a direção que hoje também é elétrica. Já foi hidráulica, mas isso já ficou no passado. Fica a ideia, mostrar como funciona a direção elétrica, que até deve ser dessa Amarok.
Iberê, o que vc acha dos carros PEV ou aqueles com motor elétrico apenas para assistencia ao de combustão, ao inves do cliente parar em um posto e ter que esperar varios minutos, simplesmente existir um posto de troca dessas baterias dentro dos postos de combustível? Ex: A moura tem bateria pro BYD Song Plus, aí vc para la no posto, retira sua bateria auxiliar e compra uma nova, aí a moura recebe a bateria descarrega e recarrega pra revender depois, funcionaria com o mesmo principio de apenas abastecer gasolina, vc entra la faz a troca e sai em poucos minutos
A melhor opção que vi foi o que tem o motor a combustão pra gerar energia pra bateria, da pra colocar um motor 125cc que não gasta quase nada de combustível pra ir usando numa viahem mais longa e ganhar alguns Km de autonomia que é um dos maiores problemas hoje
Oi, Iberê. Por que não utilizamos tecnologias de indução magnética, como algum tipo de ímãs, em vez de cabos para transmitir energia em nossos aparelhos eletrônicos? Um abraço. Sou fã do canal.
Perdas altas. Carregadores de celular por indução tem eficiência na casa de 60%, ou seja, 40% da energia é jogada fora. Procure esse artigo no google: Se todo mundo usar carregadores sem fio, vamos causar uma crise energética
Maleirinho dentro do fusca também conhecido como chiqueirinho e como fica em cima do motor esquenta pra caramba e cozinhava a gente quando criança. Rsrsrs...
Eu só não diria que o carro carrega na "banguela" pois nem é recomendado andar nessa condição, principalmente em decidas, no caso dos veículos com injeção eletrônica, caso o veículo esteja se movendo sem necessidade de acelerar, é realizado o corte de injeção de combustível e consequentemente reduzindo o consumo de combustível e ainda mais se for uma versão híbrida que permita carregar a bateria. 😊
a centelha das velas depende da bateria para ocorrer ou apenas o giro do motor gera a energia suficiente? Nos carros a manivela, a combustão era por centelha também? Somente com o giro mecânico?
Iberê, se a queima do hidrogênio gera àgua + energia, de onde vem esta energia perdida na reação química, já que teoricamente foi gasto muita energia para produzir o gás , independentemente da origem do gás?
Dúvida para o Iberê responde: até que ponto vale a pena manter o star stop ligado? Às vezes sei que o sinal já vai abrir e mantenho o é na embreagem pra não desligar e ligar tão rapidamente, achando que não vale a pena.
Iberê, eu sei que no Brasil grande parte da energia é limpa, mas suponha um país que gera energia com termoelétricas. Deixar de usar carros a combustão compensaria a poluição extra necessária para gerar a energia para carros elétricos?
Uma dúvida sobre o carro de celula, converter a explosao do hidrogenia direto em energia cinética para mover o carro não seria mais econômico que transformar em elétrica e depois usar no motor elétrico?
Iberê, no Rio de Janeiro todos os anos acontece a Shell Eco Marathon Brazil. Uma competição entre equipes de universidades de toda a América latina, onde eles precisam CRIAR protótipos de carros (ou conceitos urbanos) com foco na eficiência de combustível. Lá tem 3 categorias, combustão, elétrico e hidrogênio.
Seria muito interessante se você fosse no evento do ano que vem, e gravasse um vídeo sobre!!
Up!
Isso daria um vídeo legal
Up
Up!!!
Trabalhei na Shell por vários anos, esse desafio acontece em vários países do mundo, Austrália, Estados Unidos, México, Itália....
1:10 Iberê pega no Ar uma bateria que era pra ter 80kg só de chumbo, o home tá malhando, hein.. 💪🏻
pensei a mesma coisa, o homi ta bruto demais
@@clebercat bateria de vitrine, não tem nada dentro.
Finalmente uma explicação dessas variações de veículos elétricos. Eu acompanho notícias automotivas, mas parece que ngm se dá o trabalho de explicar
Musica do porn0hub no começo do vídeo 😂😂😂😂
Fico pensando, se ele tivesse recebido essa bateria Moura, uma bateria de vdd kkkk o peso que seria kkkk
Pensei nisso.... Se fosse uma de verdade, ele teria ido ao chão.
😂😂😂😂
Faltou falar que o Fusca é 2 portas só, e pra ir lá no banco de trás tem que "deitar o banco da frente". Parabéns Iberê & manual do mundo, mais um vídeo excelente 🎉
O próximo desafio é transformar um Marea a combustão em elétrico
Já existem algumas empresas que fazem esse tipo de conversão, mas ainda é algo bastante caro para fazer em larga escala.
@@nettoRP Só é caro pq ainda é novidade no brasil
Labz está fazendo
@@Eiisuraeru procura aí Gustavo Labz, ele tá fazendo um Chevette elétrico
@@velsnegarInsano, vou conferir
Eu adorava ir naquele espaço atrás do banco kkkkk. Por um tempo, a "condução" para a escola era uma vizinha que levava uns 6 a 7 crianças num fusquinha 😂
Tem um modelo experimental em estudos na FEQ Unicamp, é um carro à célula de combustível, só que em vez de abastecer com hidrogênio, abastece com etanol. Um microrreator vai decompor o etanol e produzir hidrogênio para a parte FCEV. Ou seja, é um carro que dá para abastecer em todo o território nacional, já que temos uma rede de distribuição de etanol que chega praticamente em todos os cantos.
Se quiser fazer uma matéria, é visitar o Laboratório de Otimização, Projeto e Controle Avançado (LOPCA) da faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (FEQ Unicamp).
A reportagem que eu vi é da Inova, Agência de Inovação da Unicamp, de 07/2022, mas acho que deve estar rolando ainda esta pesquisa.
Isso é chamado de célula de combustível. É em teoria o mais viável. Vc abastece com combustível não fóssil e produz o hidrogênio sem a necessidade de abastecer com hidrogênio. Em 1996 fizemos um estudo de viabilidade para ônibus no curso de MBA na Poli/USP
@@TheGauchosor Que eu sabia a célula de combustível é a parte que reage hidrogênio com oxigênio e produz água e eletricidade. O equipamento que produz hidrogênio (e outras coisinhas) a partir de etanol eu vi chamarem de reformador.
No Chile, na cidade de Punta Arenas existe o projeto Haru Oni, que cria o e-fuel, combustível (etanol e gasolina) criado a partir da água e ventos, abundantes na região. O novo combustível emite 90% a menos de co2. Você continua usando seu carro a combustão porém com combustível criado pela energia dos ventos. O projeto é de autoria da Siemens Energy, junto com a startup chilena Highly Innovative Fuels (HIF) e várias outras empresas internacionais. Imagina um borave na Patagônia Chilena?
Nunca 0 impacto
Excelente explicação! Isso causa muita confusão nas pessoas...
O vídeo é ótimo!!!! Duas observações. 1 O Fusca só tinha retrovisor do lado esquerdo. 2, O Fusca também usa eletricidade para acionar a vela e gerar a faísca que causa a explosão do combustível dentro do motor.
7:20 uma coisa que me preocupa em relação a essas baterias de lítio é o risco de incêndio. Ja vi vídeos de carros pegando fogo por baixo e parecia bem difícil de apagar.
Iberê, o Gustavo do canal LABZ esta com um projeto de eletrificar um carro a combustão, ele tem um carro elétrico lá com ele, fala com ele e faz um bem bolado e complementa esse vídeo.
Iberê, faz um vídeo falando sobre método de extinção AVD-9L, exatamente para extinção de incêndio em baterias de ions de litio, ou seja, as baterias de carros elétricos. recentemente foi criado esse tipo de extintor, com tecnologia de dispersão aquosa de vermiculita, mas como é muito recente, é uma tecnologia nova e não temos muito material sobre esse tema. Sou da área de segurança do trabalho e essa informação ia me ajudar bastante, mas acho q seria um tema interessante para seu programa e ajudaria bastante gente, já que o futuro que nos aguarda é termos cada vez mais esse tipo de bateria nos expondo diariamente. Parabéns pelo seu canal, ouso dizer que é o mais enriquecedor do Brasil.
Iberê, faz um vídeo do quanto um veículo em cada sigla dos elétricos poluem desde a fabricação VS os de combustão.
Iberê você esqueceu de falar que quando o carro ja ta ligado o alternador carrega a beteria e mantém os componentes elétricos com carga sem exigir da bateria, por isso que quando você mantem o giro na mesma faixa sem variar e retirar a bateria, o carro continua ligado pois o alternador manda energia dele mesmo, sem nescessitar da bateria
PARABÉNS! Ótimo vídeo 👏🏻... Tema, edição, redação, apresentação, figurino, explicação científica do assunto de extrema qualidade... E digo mais, o patrocinador fez um grande investimento! A apresentação do produto foi de uma forma sutil e harmoniosa com a narrativa do vídeo e informativo aos consumidores.
Como é bom assistir aos vídeos desse canal e aprender! Eu acompanho bastante o mundo dos automóveis, mas sou meio por fora dos híbridos e elétricos. Eu sempre achei que essas siglas explicadas no vídeo, se referiam ao modelo do carro em si, tipo Plus, Xei, Highline, etc. Obrigado MANUAL DO MUNDO!
Iberê como sempre ensinando de forma muito lúdica pra quem é leigo no assunto, muito obrigado 👏🏾👏🏾
Foi a melhor explicação das diferenciações que eu já vi. 😮😃👏👏👏👏
Iberê, faltou só mencionar os DEFC e DMFC que são, respectivamente, células a combustível a etanol e a metanol direto. No caso, o carro é abastecido com etanol ou metanol, mas o motor é elétrico. Funciona como o de hidrogênio, mas a "fonte do hidrogênio" seria o álcool. Pra mim a melhor tecnologia: segurança, rapidez no abastecimento etc.
Show de bola Iberê esse vídeo bem explicado sobre os tipos de carros elétricos...
Parabéns
Muito bem explicado, e muito apreciado os exemplos.
Iberê, acompanho todos seus vídeos, faz mais de dez anos! Suas explicações são todas incríveis e didáticas. E por isso, eu te peço, por gentileza: agora nos explique a diferença entre os hidrogênios combustíveis (hidrogênio verde, hidrogênio azul, etc.)
Muito obrigado!!
Excelente! Muto conhecimento compartilhado! Aprendi muito!
Obrigado por tirar minhas dúvidas, que eu não conseguia resolver até hoje, sobre carros elétricos e híbridos..
O Iberê Valeu Pelo Vídeo Sempre Esperei Um Vídeo Assim Falando Um Pouco Sobre Engenharia Mecânica Sou Apaixonado Por Carros Sempre Amei Automobilismo Valeu Iberê
Teria que explicar sobre a carga da bateria, quanto tempo demora pra carregar na casa, etc etc.
Olha, eu considero essa variedade de veículos algo excelente, é bom ter alternativas, mas particularmente acho a opção híbrida bem atrativa por ser uma solução mais completa para viagens longas e trajeto puramente urbano, além do mais podemos utilizar o biocombustível combinado com a energia das baterias que por sua vez pode ser gerada de forma limpa.
Além do mais a uma certa preocupação como será o mercado de vendas de veículos usados 100% elétricos.
O modelo mais eficiente, porém não acho que caiba em um carro é o veículo que usa o motor a combustão pra tocar o elétrico sem bateria. Basicamente um motor de trem.
Ele é muito econômico pq o motor pode sempre rodar em rpm ótimo, o motor não precisa de câmbio, não tem nada pra tirar eficiência.
Parabéns mais uma vez. Vídeo simples e muito didático
Ótimo vídeo. Poderia falar das locomotivas que logo depois que saíram do vapor já eram diesel elétrica. O motor a diesel tá lá só para gerar energia para um motor elétrico que fica nos eixos.
IBERÊ. Faz um video conectando algum sintetizador(chips antigos usados para criar Audio por ex: AY-3-8910) no Arduino?
Acho importante frisar que os PHEVs são eficientes quando estão com a bateria carregada, e não precisam rodar somente no modo elétrico. O motor a combustão e o elétrico apoiam um ao outro para atingir até uns 1.000 km de autonomia com 1 tanque de combustível completo.
Porém, como o Iberê falou, são mais pesados, e andar com a bateria descarregada vai deixar o carro muito menos eficiente do que um HEV ou só a combustão.
Então, deve ser carregado com uma certa frequência para extrair a eficiência de um PHEV. Se comprar um PHEV pensando que não precisa nunca ligar na tomada, vai se arrepender.
Os BYD vão dominar o mercado. Algum dia quero ter condicoes de comprar um! Muito legal a comparação das diferenças entre eles!
O governo cada dia que passa cobra taxas, difícil ter um carro custo benefício
Vai sim, confia!
Melhor explicado que todos os vídeos de montadoras, vendedores e influenciadores. Manual do Mundo de verdade.
obrigada pela fantástica aula
Top top top! Ibere! Poderia fazer uma matéria sobre essas baterias e como são produzidas? Me mostraram uma vez que a produção dessa bateria se polui muito. Verdade ?
O Fusca é o mais confiável de todos os outros!
Sem frescura, sem módulos disso ou daquilo, qualquer um conserta se precisar, simples e eficiente
Caraca, não sabia ao certo como funcionava o carro a hidrogênio, é realmente bem curioso!! Aliás, não sabiam que tinham tantos tipos dos elétricos!! Pensava que fosse só o híbrido e o 100% elétrico, mas pelo visto não!! Só quero ver como o tempo vai fazer alguns mas comuns e outros serem extintos, como boa parte do que é tecnológico!! Valeu Iberê pelo ótimo vídeo e explicações como sempre, aquele abraço pra você, Mari e family, e toda equipe Me M ´claro e até o próximo!! P.S.: a música que toca em 3:30 é a mesma do amado Reginaldo Lembe no seu canal Automotor hehe!! :))
Iberê, pra mim ja é tarde, mas ensina a gente a fazer a preparação para instalar o wall box dos carros elétricos, sei que é possível instalar direto na rede, mas é bom aquelas proteções que é requerido pela ABNT
Esses vídeos são bons de mais ,parabéns Ibere parabéns a todos do Manual do mundo !
Obrigado ao manual do mundo por trazer esse conhecimento e curiosidades que agregam na nossa vivência
Só um detalhe Ibere, a mecânica do elétrico não é tão simples assim, e ele tem radiador sim, para resfriar as baterias.
Iberê, parabéns por mais esse vídeo!!!
Talvez pelo vídeo ter sido patrocinado por um concorrente de mercado, ficou faltando falar das baterias a base de Litio (LiFePo4 e Li-Ion), que hoje são fundamentais.
👍👍👍👍
Excelente o video! Achei bacana demais tambem o modelo do V8
Top demais, parabéns!
Como evolução do híbrido convencional, há ainda um outro sistema híbrido. Esse sistema aparece em veículos e:HEV da Honda e em alguns veículos HEV da GWM e inverte os papéis dos motores, fazendo o motor elétrico ser a prioridade, e o motor a combustão serve mais como gerador de energia e auxilia o motor elétrico, ou toma a frente em situações de maior gasto, como na estrada, onde o carro funciona com o motor a combustão sendo auxiliado pelo motor elétrico; ou eles funcionam juntos em situações onde toda a força do carro é necessária. Geralmente esse sistema tende a ser muito mais econômico por alternar o tipo de tração (o motor usado) em situações onde o outro motor teria desvantagens.
Claro que não, você precisará de um motor de no mínimo 120 Hp dependendo do tamanho e do peso do carro mais o peso da bateria. Jamais será a opção mais barata. Só pesquisar e cera que o HPeV são os mais caros.
O problema dos carros elétricos são as baterias, e isso só vai ficar barato quanto existir a padronização das baterias. igual a bateria 12v do carro ! quando for acessível a troca das baterias assim como as 12v , ai sim teremos preços melhores e essa tecnologia para de ter um bicho de 7 cabeças !
Parabens Ibere por mais um Excelente video
Iberê, o que gasta mais gás: o fogo alto ou o fogo baixo? Pergunto considerando o tempo a mais que vai levar para cozinhar em fogo baixo em comparação com o fogo alto
Muito bem explicado 👏🏼👏🏼👏🏼
Fuscão pretooooooooooo! Canal poderia fazer um projeto de conversão de um fusquinha pra elétrico pra mostrar se vale a pena! Eu sei que tem muitos canais por aí fazendo isso, mas gostaria de ver a versão do manual do mundo!
Eu aprendi tanto nesse video que gostei e fui procurar a sigla do meu pra ver oque estava escrito ahahah, mas fiquei triste por nao estar no video do Ibhere, chegue la tinha um com SS e outro só escrito COMODORO, agora nao sei que tipo são esses!
Li que os guardrails vão ter que ser remodelados para o uso de elétricos. O centro de gravidade mais baixo e o maior peso fazem com que a barreira não segure. O carro "passa por baixo" dela.
Nada a ver com ser elétrico e sim com o peso do veículo. Na equação da energia de impacto ela é directamente proporcional a massa e velocidade. Qto maior a velocidade maior a energia. Qto mais massa, mais energia. Se vc mantiver a mesma velocidade para o qual os guard rails foram calculados e vc aumentar a massa, o mesmo guarda rail não terá a mesma eficiência. É matemática pura, precisa reequilibrar a equação reforçando o guard rail para suportar o impacto de um veículo mais pesado na mesma velocidade.
o Iberê ta forte em, pegou a bateria que foi jogada como se fosse nada e ainda segurou só com uma mão como se não tivesse nada ali
Ibere, muitos falam sobre os veículos elétricos serem “limpos” por não haver combustão no processo. Mas ele pode ser considerado “limpo” mesmo se considerarmos o processo de extração de lítio?
Pesquisa sobre a extração de lítio nos salares nos andes, principalmente Chile e Bolívia e vai tirar tua conclusão sobre os impactos ambientais e sociais dessa indústria
Não, não é limpo. Por isso temos que avaliar meticulosamente qual sistema é mais sustentável de acordo com a matriz energética de cada país.
É impossível viver sem afetar o que está ao redor, todos os agentes da natureza transformam a natureza.
O problema é que você está resumindo carro elétrico a carro com bateria. Carro elétrico pode funcionar com hidrogênio verde, por exemplo. Uma coisa é o motor (elétrico ou à combustão), outra coisa é a fonte de energia deste motor (bateria, hidrogênio etc).
Olha, pelo que vi o futuro vai ser bateria a base de sódio e não lítio, o que faria ser bem mais limpo...
Cara que vídeo sensacional, não tem palavras pra dizer o quanto aq se faz conteúdo de qualidade 😍😍😍😍💙
Adoraria ter um fusquinha arrumadinho como esse para dar umas voltas! 😍
Lembrando que em veículos MHEV (Híbrido Leve, Híbrido de 48V ou Micro-Híbrido) o motor elétrico não traciona as rodas! A única função dele é auxiliar o motor e fazer o papel do alternador e motor de partida, além de alguns outros componentes.
Ótima explicação
Rapaz, que aula. Não sei se eu vou ver isso aqui várias vezes, que nem o Manual Maker!...
Faltou na lista de acessórios de conforto a direção que hoje também é elétrica. Já foi hidráulica, mas isso já ficou no passado. Fica a ideia, mostrar como funciona a direção elétrica, que até deve ser dessa Amarok.
Perfeito! Amei sobre os tipos de carro e a menção honrosa ao fusca!
Iberê, o que vc acha dos carros PEV ou aqueles com motor elétrico apenas para assistencia ao de combustão, ao inves do cliente parar em um posto e ter que esperar varios minutos, simplesmente existir um posto de troca dessas baterias dentro dos postos de combustível? Ex: A moura tem bateria pro BYD Song Plus, aí vc para la no posto, retira sua bateria auxiliar e compra uma nova, aí a moura recebe a bateria descarrega e recarrega pra revender depois, funcionaria com o mesmo principio de apenas abastecer gasolina, vc entra la faz a troca e sai em poucos minutos
Fusca... foi nesse que eu aprendi a dirigir... no quintal de casa. Ficava indo pra frente e prá trás - e deu certo! 🙂
Essa musiquinha no final é nostalgia pura 😍 só faltou o "joiiiiiiiinha"
Iberê, os carros EV também têm sistema de arrefecimento para as baterias, que esquentam bastante
9:04 tem um Honda Civic híbrido que tem essa configuração também!
O Iberê foi muito mais didático que muito pseudo jornalista automotivo do UA-cam br
Iberê, qual seria a diferença entre a tensão e a força, de forma prática?
A melhor opção que vi foi o que tem o motor a combustão pra gerar energia pra bateria, da pra colocar um motor 125cc que não gasta quase nada de combustível pra ir usando numa viahem mais longa e ganhar alguns Km de autonomia que é um dos maiores problemas hoje
Oi, Iberê. Por que não utilizamos tecnologias de indução magnética, como algum tipo de ímãs, em vez de cabos para transmitir energia em nossos aparelhos eletrônicos? Um abraço. Sou fã do canal.
Perdas altas. Carregadores de celular por indução tem eficiência na casa de 60%, ou seja, 40% da energia é jogada fora. Procure esse artigo no google: Se todo mundo usar carregadores sem fio, vamos causar uma crise energética
Acredito que o que vai funcionar melhor é o que tem o gerador a combustão, é o mesmo princípio das locomotivas do trem
Iberê, faz o melhor motor stirling caseiro
OBS. Já seguia vocês em outro canal meu, fui roubado e o login tinha verificação de duas etapas 😢
Maleirinho dentro do fusca também conhecido como chiqueirinho e como fica em cima do motor esquenta pra caramba e cozinhava a gente quando criança. Rsrsrs...
Eu só não diria que o carro carrega na "banguela" pois nem é recomendado andar nessa condição, principalmente em decidas, no caso dos veículos com injeção eletrônica, caso o veículo esteja se movendo sem necessidade de acelerar, é realizado o corte de injeção de combustível e consequentemente reduzindo o consumo de combustível e ainda mais se for uma versão híbrida que permita carregar a bateria. 😊
1:10 que isso Ibere tá fortão
Se essa bateria que jogaram para o Iberê pegar fosse de verdade, ele teria caído de costas kkkkkk😂.
1:38 motor do EVA-01.
Cara, eu pensei a mesma coisa
O único EVA-01 que eu conheço é o de Evangelion
Entra no carro Shinji
@@LORDXBOÍNOmas é esse mesmo
Shinji no universo paralelo onde é piloto de formula 1 @@talkysassis
Iberê, poderia fazer um vídeo falando o pq os carros elétricos não têm placa fotovoltaica? Por favor.
Pq não é eficiente.
0:41 eu ainda tenho um micro trator que é ligado na manivela e não é silêncio. kkkk
muito bonito, e a produção de bateria e a produção de energia?
Queria que houvesse mais investimento nos carros a hidrogênio. O Brasil tem potencial para ser um dos maiores produtores de hidrogênio verde do mundo.
a centelha das velas depende da bateria para ocorrer ou apenas o giro do motor gera a energia suficiente?
Nos carros a manivela, a combustão era por centelha também? Somente com o giro mecânico?
Mesmo os carros mais antigos que são a gasolina tem um sistema eletrico chamado SISTEMA DE IGNIÇÃO, que gera a centelha atravéz de um magneto.
Iberê, se a queima do hidrogênio gera àgua + energia, de onde vem esta energia perdida na reação química, já que teoricamente foi gasto muita energia para produzir o gás , independentemente da origem do gás?
Dúvida para o Iberê responde: até que ponto vale a pena manter o star stop ligado?
Às vezes sei que o sinal já vai abrir e mantenho o é na embreagem pra não desligar e ligar tão rapidamente, achando que não vale a pena.
Os carros Gurgel se enquandram em qual categoria de elétrico?
Iberê, faz um vídeo falando sobre todos os veículos Gurgel!!
Ev comum
Iberê, eu sei que no Brasil grande parte da energia é limpa, mas suponha um país que gera energia com termoelétricas. Deixar de usar carros a combustão compensaria a poluição extra necessária para gerar a energia para carros elétricos?
Toda transformação de energia gera perdas. Se a fonte energética é poluente, usar um veículo elétrico é ainda mais poluente que usar um a combustão
Iberê, a buzina do Fusca funciona quando puxa o aro e também quando empurra.
Puxando fica mais fácil ainda de quebrar um sistema que já é frágil por natureza ...
Ótimo tema. Aliás, vai se tornar sempre mais relevante.
Iberê faz um video sobre as queimadas da uma atenção pra isso parece que nenhum UA-camr ta dando valor pra tudo que tá acontecendo cara
Tipo as pessoas tão falando sobre mais parece que é pouco fala oque pode ser feito pras coisas melhorarem sei la
Ele tá sendo comprado pelo governo haha
@@Juninkoane o recorde atrás de recorde ser fosse o bozó no poder todo mundo falava agora quem tem recorde ninguém fala.
Muito top seus vídeos, parabéns 👏👏👏
Uma dúvida sobre o carro de celula, converter a explosao do hidrogenia direto em energia cinética para mover o carro não seria mais econômico que transformar em elétrica e depois usar no motor elétrico?
Lindo Fusca!!! E ótimo vídeo!
Iberê tem uma empresa chamada fueltech eles fizeram ou converteram um Fusca e um gol para elétrico seria interessante você gravar lá.
1:10 aqui da pra ver uma fração do poder do Iberê, catou uma bateria de carro no ar como se n fosse nada
Adorei o motor Eva Unit-01.
A Nissan tem um projeto com a UFMG de célula de combustível movido a ethanol .. vale a pena dar uma olhada ..
Faltou uma informação, esse carro aí, não tem alternador e sim dínamo. Poderia explicar também rsrs.
Sempre ensinando a gente manual do mundo😊