@@jojonabbit Acho que as grandes vão tentar de algum jeito amarrar a exclusividade. Se não for nos jogos no modelo tradicional, talvez em serviços, vantagens ou acessos antecipados.
Sabe muito!! Não vai demorar para você ser a referência de criador de conteúdo BR. Qualidade e narrativa insuperável, ninguém chega perto! Sobre as perguntas do final, eu comprei o Switch apenas para jogar TotK, mas também acho que ele nunca teria saído se não fosse exclusivo. Um verdadeiro paradoxo. Excelente vídeo,velho.
Brigadão, Leandro! 🤩 Acho que o mercado está aos poucos caminhando para um mundo sem exclusividade, mas ainda vai demorar um pouquinho para chegarmos lá. Um abraço e obrigado pelo apoio de sempre!
Albuk é simplesmente um dos canais com a melhor qualidade! Por favor grandes filantrópos e corporações, invistam nesse homem para ele voar muito mais alem! Qualidade nota mil
Baita vídeo! Excelente oratória e textos! Cenas e cenários belíssimos, um canal AAA, que merece, e vai, alcançar milhões de inscritos! Parabéns pelo grande trabalho! Sucesso sempre!
Criei coragem para fazer meu 1º comentário em um vídeo do Albuk há 2 meses e logo em seguida tive que me ausentar pelo fato do meu PC ter dado problema, mas ao retornar mesmo já conhecendo, ainda fico impressionado com a tamanha excelência que o Albuk e sua equipe colocam em cada vídeo, desde a composição de imagens e cenas, até a forma como o tema será abordado e descrito, parabéns Albuk, rumo a se tornar uma referência na abordagem de assuntos relacionados a vídeo games.
Oi, Elinaldo! Conseguiu ajeitar o seu PC? Espero que sim! Obrigado demais pelo apoio! E fico feliz em saber que continua acompanhando e gostando dos nossos vídeos! Fica super a vontade para comentar por aqui, estou curioso para saber suas opniões! Um abraço e ótima semana!
@@danalbuk Tudo bem que fazem 4 meses, mas foi nessa época que arrumei o PC, e acessei, novamente me impressionei com a qualidade, e fiz o comentário acima, obrigado pela receptividade Albuk, como sempre desejo, Sucesso Albuk.
É difícil imaginar um futuro sem exclusivos. O desejo de ter o controle da plataforma para faturar os 30% é muito alto. E qual a forma mais natural de atrair pessoas pra sua plataforma? Grandes jogos. A Microsoft insiste que isso não é verdade mas é justamente a empresa que tá perdendo a briga. E com o PC crescendo está surgindo uma concorrência muito forte que estava mansa: o linux, especialmente com a Valve, que está melhor adaptado ao formato gamer do que o windows.
Sempre que posso divulgo seu canal. Persista, que uma hora toda essa qualidade na criação de conteúdo vai chegar na quantidade de pessoas que seu canal merece.
Oi, Bruno! Obrigado demais por toda a divulgação e apoio! Devagar e sempre a gente vai aumentando a nossa comunidade por aqui! Um abraço e ótima semana!
Vi que você responde muitos comentários, difícil ver isso até em canal pequeno, já me inscrevi por conta disso, pelo ótimo tratamento com o seu público e pelo conteúdo, sucesso!
Oi, Lucas! Eu acho muito legal a pessoa tirar um tempo dela para comentar em um vídeo então eu sempre vou tentar retribuir esse tempo da mesma forma. 🙂 Seja muito bem-vindo ao canal, fico feliz que tenha gostado do episódio e um abraço!
Video muiro bom. Como você mesmo disse, jogos exclusivos são pensados pra uso na plataforma que ele foi desenvolvido, e jogar esse jogo nessa plataforma é uma experiência geralmente bem superior. Jogar Zelda, por exemplo, no Switch, é muito diferente que jogar por meis ilegais no PC. Essa sensação seria perdida tambem nessa transição, o que seria uma pena, mas necessário E no fim, eu concordo que o futuro é acabar essa ideia de exclusivos, mesmo que, infelizmente, percamos tambem essa identidade visual e de jogabilidade dos jogos
Que legal saber que curtiu, Allisson! Eu acho que a tecnologia está avançando tão assustadoramente rápido que a gente não vai ter que esperar muito para descobrir como vai ser o futuro dos games nesse sentido. Só mais uns aninhos e já vai dar para perceber bem o caminho que o mercado vai tomar! E eu espero que seja para melhor. Um abraço!
Sempre certeiro nas discussões sobre o mercado de consoles, como usuários seguimos esperando o melhor de cada empresa, torcendo para mais jogos que pensam na experiência e não a exclusividade. Excelente vídeo!
Cara ótimo vídeo explicativo e assunto mt bom de se tocar, para mim a exclusividade precisa acabar. eu recentemente fiz um vídeo sobre exclusividade também e cheguei na minha conclusão que é algo que precisa acabar.
Na minha opinião seria ótimo se nós pudéssemos jogar todos os jogos em qualquer plataforma, principalmente aqui no Brasil que a maioria das pessoas não tem condições de ter todas as plataformas disponíveis no mercado. Mas acho também que essa rivalidade de jogos exclusivos, fazem com que essas empresas crie jogos cada vez melhores e com novas ideias. Mas dito isso, gostaria que mais pessoas tivessem acesso a todos jogo. O vídeo ficou excelente, adorei!
Cara, eu ainda acho legal os exclusivos. Me lembro da dúvida entre PS3 e X360 quando comprei em 2010. Ficava vendo vídeos para comparar exclusivos e por fim fui de Xbox por causa do Gears. Mas com o aumento absurdo pra se desenvolver jogos não duvido de um futuro sem exclusividade entre Sony e Microsoft. Nintendo já são outros 500... parabéns pelo canal! Muito bom
Qualidae impecável, principalmente na produção e roteiro.Mas eu tenho percebido uma coisa que me incomoda um pouco as vezes na retórica. Sempre que você termina uma frase ela termina com a mesma entonação antecedida de uma pausa. Um exemplo que reforça bem isso (no minuto 5:08) : "hereditariamente o mercado... ate hoje". Talvez seja só chatice minha , mas ja me peguei reparando nisso mais do que o comum.Fora isso , sou fã do nível do seu canal e não perco um vídeo. Você tem MUITO potencial!
Oi, João Pedro! Fiquei feliz em saber que gostou do episódio! E obrigado pelo feed e pelo apoio! Vou ficar atento nisso nas próximas gravações. Um abraço!
Estava conversando outro dia sobre isso com um amigo meu e no ponto de vista dele isso era só o começo do fim da era dos consoles, mas no meu ponto de vista isso é o começo de uma mudança na proposta dos consoles e seu formato. No final das contas se a qualidade dos grandes exclusivos for mantida e puder alcançar mais pessoas seria o mais importante.
Sim! Acho que o futuro, para bem ou para mal, será com assinaturas e serviços. O formato tem que mudar para o mercado evoluir. Se isso vai demorar muito ou está prestes a acontecer a gente só vai saber daqui uns anos! Um abraço, Well e obrigado pelo comentário!
Eu já tinha dado like quando apareceu o encarte do ToTK no PS5. Introdução genial e vídeo espetacular, Albuk! Não tenho muito a adicionar que você ou algum comentário já não tenha abordado. Apenas quero dizer que concordo contigo! Antigamente, eu sentia que a exclusividade impulsionava a competição e criatividade. Como fã de JRPG, ver o Xbox 360 investindo na franquia Tales of e Star Ocean, como também na Mistwalker para criar sua "própria" versão de Final Fantasy e enfim conquistar o público japonês, foi uma loucura! Além de que nos proporcionou jogos incríveis. Hoje em dia, porém, parece que não existe mais tanto essa vontade sincera de agradar um público. Jogos sempre foram produtos, mas atualmente soa como se as grandes publishers estivessem focando mais no aspecto de produto. O multiplataforma não é uma prática para agradar jogadores, mas sim acionistas. Forte abraço, meu querido!
Que bom que curtiu o episódio, Ryu! Foi até estranho segurar a caixinha do PS5 com o encarte do Zelda 😅 Boa colocação! Também sinto um certo distanciamento das empresas, principalmente as grandes, em entregar jogos e experiências incríveis para os jogadores. A grande maioria dos games hoje parece que estão sendo feitos com uma forma pronta e raros são os jogos que tem personalidade e aquele fator “wow”.
Ótimo Vídeo! Acho q talvez o meio termo entre bom para os negócios e para os jogadores no geral seja os exclusivos irem para outras plataformas depois de um tempo. Pq apesar dos exclusivos excluírem parte dos jogadores o fato deles serem pensados mais para vender console do q o próprio jogo em si é algo bom, a Santa Mônica não precisa se preocupar em colocar skins a venda no GOW ou alguma outra monetização dentro dos seus jogos, só q o jogo seja bom e bem polido, enquanto EA e Ubisoft estão mais preocupadas em formas de vender e faturar dentro dos seus jogos mesmo q isso signifique atrapalhar o desenvolvimento do produto final. O exclusivo chegar em outras plataformas um tempo depois permite q outras pessoas joguem eles e na minha opinião, não atrapalha na venda dos consoles, quem é fã de algum jogo a ponto de escolher um console por ele não vai esperar anos, vai comprar assim q possível. Mas enfim, acho um tema complexo e interessante q só o tempo dirá qual escolha será melhor, mas atualmente tenho a impressão de que o futuro será a portabilidade nos consoles ao invés da exclusividade de jogos
Como sempre, um ótimo comentário, Mileto! Seria sim um meio do caminho, assim como está começando a acontecer no PC. Ótimo ponto! Daria mais liberdade para o jogador escolher as suas prioridades sem ficar completamente preso em uma plataforma ou excluído de jogar um jogo específico. Obrigado pelo comentário e um abraço!
A verdade é que exclusivos estão fazendo menos e menos sentindo hoje em dia, e ao longo do tempo as empresas de console provavelmente vão se tornar mais como o que a rockstar é hoje, um empresa que é conhecida pelos jogos e não um console específico. Principalmente a medida que a tecnologia aumenta, hoje em dia TVs que já vem com gamepass por exemplo, é um dos fatores que faz o público mais casual se perguntar "por que eu devo comprar um console?". A transição de geração também é outro fator a conciderar, empresas como Sony e Nintendo já expressaram dificuldades em lançar um novo console, então provavelmente eles vão se desaprender do conceito de geração e começar a fazer seus consoles mais como um PC. Meu palpite é que em 10 anos, jogos exclusivos vão ser bem raros.
Também acho que estamos cada vez mais perto de um futuro com pouquíssimos exclusivos e consoles cada vez mais parecidos como os PCs. Estou curioso para ver no que no mercado vai se moldar.
Como consumidor, eu preferiria que não houvessem exclusivos. Mas não tenho certeza de isso seria bom para a indústria, ou para a Nintendo, especificamente
Que vídeo excelente!! Como sempre haha Eu estava viajando e só pude ver o vídeo agora XD Isso de exclusivos é complicado, o Xbox meio que já givou e lança tudo pro gamepass e Pc, é difícil imaginar que essa e a próxima geração de Nintendo/Playstation abram mão de seus exclusivos, mas com a tecnologia, eventualmente vai mudar.. é só questão de tempo, como você mesmo disse.. emular jogos e piratear eles ficam cada vez mais fácil, infelizmente é algo que tenho medo.. que com o tempo desenvolver e criar jogos não seja tão lucrativo, e o incentivo em desenvolver obras primas triple A acabem
Brigadão, Guilherme! 🤩 Fez boa viagem? Eu acho que com o crescimento absurdo do mercado de games como está e este sendo a maior e mais lucrativa indústria de entretenimento do mundo, é difícil parar de ser vantajoso para as empresas que estão produzindo os jogos. O que eu acho que vai rolar (e que já está rolando) é muito estúdio e distribuidora encher o game de microtransações e conteúdos extra para tentar “equilibrar” os gastos altíssimos das produções.
Penso que essa transição para um futuro sem exclusividade tem muito haver com a tecnologia e também com a geração de novos jogadores. Eu tenho 37 anos. Minha franquia preferida é Zelda. Provavelmente comprarei os próximos consoles só pra jogar Zelda. Por outro lado, uma criança que está começando a jogar agora e não tem carinho por nenhuma franquia específica, só vai entrar na plataforma de jogo de sua smart tv e pronto.
Sem dúvida! Temos a mesma idade e eu já vejo esse pensamento no pessoal mais novo. Conforme a tecnologia vai avançando e as conexões vão aumentando, os games tem que acompanhar para se manterem no topo.
O futuro são vários serviços de assinaturas e poder jogar em nuvem, mais ou menos o que a gente tem nos streamings. Vai existir exclusividade entre os serviços, mas não vejo lógica em comprar console com um celular na mão e uma smart TV na sala.
Concordo plenamente, em um mundo ideal seria perfeito se não houvesse exclusivos. Entretanto, pensando por outro lado, os exclusivos é uma iniciativa das empresas se esforçarem para trazerem jogos de qualidades pra conseguir competir com a concorrência
Sinto falta da época que tinha jogos exclusivos de PC, a plataforma ficou extremamente subutilizada a partir da sétima geração onde todo jogo tinha que ser pensado para funcionar em consoles, hoje não existem mais franquias como Half Life, Quake, The Sims e etc que foram pensadas para a experiência de PC, exclusividade em alguns casos é algo positivo para nós também. Usei o exemplo do PC, mas isso poderia ser usado pra Nintendo também que tenta em cada console trazer uma experiência nova de gameplay, acabar com os exclusivos seria abrir mão dessas experiências únicas que os consoles dela proporcionam.
Essa época dos exclusivos do PC foi uma das mais impressionantes que eu me lembro! Half Life 2 estava muito à frente do seu tempo e eu nunca vou esquecer a sensação de jogar esse jogo pela primeira vez!
Sem dúvidas os exclusivos são um mal extremamente necessário. Gostei dos pontos levantados e também não duvido que a indústria sofrerá muitas transformações. Um ponto que eu quase não vejo as pessoas tocarem direito, é a possibilidade da exclusividade está muito mais relacionado a um possível aumento na qualidade final do jogo, do que qualquer outra coisa. Quanto olhamos para a história dos videogames, vemos que a exclusividade tem seus dois pés nos arcades, e tudo o que vimos do Atari ao Nes e os dias atuais, é tudo uma herança dos arcades. E como era no início? Você tinha por exemplo, um Yu Suzuki da Sega, querendo fazer um jogo a 60fps, escalonamento de sprites, com 30 strites ao mesmo tempo na tela, e ele virava e pedia isso ao engenheiro que estava criando a máquina, que era feita exclusivamente para um único jogo, e isso é um dos únicos momentos que isso acontece na história, já que o engenheiro poderia falar que não dava para fazer e o Suzuki falava que dava sim, era só colocar mais memória, aumentar o clock da máquina e assim, hardware e software eram criados um para o outro de forma exclusiva e com o objetivo de tirar leite de pedra. Essa ideia, metodologia, filosofia, os consoles herdaram dos arcades e esse é um ponto que eu gostaria muito de escutar a opinião dos desenvolvedores. Tanto que tem muitas entrevistas deles por exemplo, agradecendo o fato de estarem trabalhando em uma máquina só, ao mesmo tempo que também tem outros falando que gostaria de ver seus jogos alcançando mais jogadores. Muitas IP lendárias que revolucionaram a indústria, nasceram de forma exclusiva, já notou isso? E também já vimos franquias que nasceram exclusivos, perdendo muito de sua qualidade, como foi o caso mais recente de Halo. Halo infinite, foi totalmente desenvolvido com a mentalidade de multiplataforma, ele foi feito para 5 Xbox diferentes, além de Pc e nuvem. E assim, como um jogo que nasceu de forma exclusiva, poderia suportar essa mudança tão grande de filosofia sem sofrer perdas? Outro ponto, ninguém dúvida por exemplo do talento que o time do The last of us tem para fazer um jogo, e mesmo assim, porque o Port para Pc foi tão ruim? Bem, Pc não é a praia deles, não é assim que eles trabalham, é um outro universo. A Nintendo mesmo, alguém dúvida do talento deles para criar jogos? Não, e mesmo assim, ela foi criar o Metroid prime 4 sozinha, e se lascou. Teve que cancelar o projeto, pedir desculpas e chamar o time original, ou seja, até isso é importante, a alma do jogo. Eu não tenho dúvidas que todos esses times e empresas tem plena capacidade de se adaptarem a essa realidade da indústria, agora, para mim, é claro que projetar um jogo de forma exclusiva, tem sim reais possibilidade de um aumento na qualidade final do jogo, para mim isso é histórico e por isso gostaria tanto de escutar o que os desenvolvedores acham disso. Tem muitos outros exemplos onde a exclusividade faz o mercado funcionar, como as séries exclusivas de uma Netflix da vida. Temos também uma rockstar que vai lançar o seu principal produto, ignorando por completo o Pc no lançamento, por quê, isso? Que recado ela está mandando? Algo assim, pode ser extremamente importante para a manutenção da vida do mercado de consoles, já que a exclusividade sempre foi o principal ingrediente, entende? E a rockstar sabe disso, já que ela nasceu nesse mercado, nos consoles. Eu fico pensando, quantas pessoas hoje em dia não acham os novos consoles sem graça, e esse sentimento que nada aconteceu nessa geração, não vem do fato dos jogos não serem exclusivos dessa nova geração? Os consoles estão perdendo sim suas particularidades, sua personalidade. E isso tudo é engraçado e triste, já que muitos falam que o Pc é incrível e console não está com nada, e nem percebem que o console não está com nada, justamente por eles estarem cada vez mais parecidos com o Pc. Rsrs Agora então, com consoles de meia geração, a sensação de estar apenas trocando de placa de vídeo, só aumenta e os esforços das donas de console de não perder os jogadores para o Pc, na verdade só está empurrando eles para o Pc. Quantas donos de Pc eu já não escutei dizendo que dos 3, o único interessante é o Nintendo. Rsrs Tem muita coisa errada com eles consoles, único console que eu acho que faz sentido sem ser o da Nintendo é o Xbox series S, com um preço legal e que faz total sentido com a nova filosofia. O Xbox series S, é a maneira da Microsoft vencer como a Nintendo fez com o Wii. A diferença é que ela tem grana para fazer uma transição de mentalidade de uma maneira mais suave, já que lançou o sereis X e no caso da Nintendo, foi de maneira brusca. Enfim, tenho muitos pensamentos a respeito desse tema, mas dizer tudo por texto é tenso. XD Valeu.
Ótimo comentário e excelentes colocações! Acho que estamos passando por uma época de transição na indústria onde parece que tanto as grandes empresas, as desenvolvedoras e os próprios jogadores estão em dúvida sobre o que querem e qual melhor jeito de avançar. A qualidade dos exclusivos é inegável e normalmente são eles que elevam a tecnologia e exigem o máximo das máquinas. Mas com os valores surreais de produção de um jogo atualmente, a pergunta que fica é se esse modelo tradicional de exclusivos ainda é viável ou não. O futuro dirá! Um abraço e muito obrigado por dedicar o seu tempo escrevendo aqui!
Rapaz que video maravilhoso ...ate msm polemico hahah... tantos topicos ...sempre me sinto sentado em uma mesa na tarde de domingo falando do que mais gosto ... kkkk sempre otimo para pra te ouvir ...qualidade roteiro Goat demais Parabens mano sucesso sempre🍷🗿 Obrigado pelo conteudo excepcional de sempre !..... tanta coisa poderia ser dita aqui kkkkk mas acho qe vou prolongar nao .... otimas observacoes ...querendo ou nao os exclusivos ainda tem seu impacto ...nintendo que o diga kkkkkk meu deus a nintendo e um caso de verdadeiro amor e odio absurdo ...franquias como Mario Zelda sao impecaveis eles estao em casa sao divertidissimos na real ..mas ai entra o Donkey Kong e Pokemons que foram esquecidos no caso do pokemon msm eles cagaram tudo e era a franquia qe eu mais gostava deles hahah questao de diversao eles fazem com maestria sempre vao vender mtu .... agora narrativa ambientacao trilha sonora ...Sony se destaca mtu com seus exclusivos ...o que e aquele Forbiden West...proprio Days gone ... GoW 2018 etc (pra mim gow ragnarok e puro meme) ....na minha opiniao xbox por mais qe seja o console mais fracos nesses quesitos ...eles tem otimos exclusivo ...a Real que ninguem ta pra tras ...so saber aproveitar....muita gente fica de briguinha mas esses que fica de briguinha sao os qe menos jogou kkkkkkk ...mas uma coisa tenho que dizer PC >>>> All kkkkkkkkk ...ja montei um pra durar ai os proximos 6-8 anos ...e usufruir tudo ...ta tudo vindo pra ca mesmo n me importo de esperar tem tanta coisa pra joga qe da tempo ....pessoal fala a mas tu pagou 9k em um pc ...so pago 4k em um console....sim mas nem se compara o pc vai conseguir me fornecer tudo durante os proximos 8 anos acredito...mas e se lancar o Ps6 ps7 nesse meio tempo?? ...tudo tem vantagem e desvantagem ...a Real qe console e mais pra qem gosta de Conforto pessoa so quer chegar ligar e jogar .,.n se preocupa em baixar programas configuracoes atualizar placa etc etc kkk... minha irrelevante opiniao somente hahah... Te proxima ...
ItsFollow, o ícone dos comentários! 🍷🗿 Como você mencionou, assim como a Nintendo, os exclusivos também são um caso de amor e ódio. Ao mesmo tempo em que a maioria dos melhores jogos já lançados são exclusivos, apenas uma parcela dos jogadores tem acesso a esses games. Seria bom se tivesse pelo menos um meio termo nessa história toda. Mas acho que a era dos PCs está voltando nessa questão e muito em breve vai ser a plataforma para quem quer jogar de tudo! Um abraço e obrigado pelas palavras e apoio! 😁
Fico pensando se é que já existe modelos de assinatura para jogos retro e esses exemplos de consoles antigos lotados de jogos como o atari 2600 mini que vem com 110 jogos instalados na sua memoria. Imagine um futuro onde todos jogos atuais são retro, daqui a 40 anos será que veremos a mesma coisa acontecendo com os jogos de hoje sendo vendidos como coletâneas de jogos clássicos?
Eu apostaria que sim! Quando mais antigos os jogos ficam mais é a tendência de agrupar os principais em um pacote que representa aquele console / geração.
Nós veremos os jogos que eram exclusivos do Playstation e do Xbox no próximo modelo de Nintendo switch, o que chamamos atualmente de switch 2, mas será impossível ver os exclusivos do switch rodando nos outros consoles.
Um detalhe é que os jogos da Nintendo não são tão caros quanto os do Xbox e do PlayStation e vende o mesmo tanto ou até mais pelos mesmo 60 ou 70 doletas, e a Nintendo tem lucro na venda de console, o que a Sony e Microsoft não tem, então fica mais fácil pra Nintendo manter os exclusivos pois ela lucra bem mais com eles do que as concorrentes.
Das três sem dúvidas a Nintendo é a que mais tem controle (e motivos) para manter seus exclusivos e a única que ainda segue um modelo tradicional de mercado. E acho que isso ainda vai demorar um pouco para mudar.
Qnd Hikori Totoki até então CEO da Sony disse q o gamepass ia fazer a qualidade dos exclusivos caírem chamaram ele de doido e coisa pior Bom… Agente viu cm anda a qualidade e a quantidade dos games Xbox estúdios Não tem almoço grátis, um futuro onde a Sony seria apenas uma produtora de jogos seria inevitável termos menos jogos e com menor qualidade Microsoft tda vz q fracassa em algo cria uma nova narrativa e sai todo mundo abraçando… eu não caio mais, cansei dessa empresa nos games
Cada uma das três gigantes tem estratégias bem diferentes de mercado, o que consequentemente reflete também na preferência dos jogadores. Como o mercado vai se moldar daqui um tempo e qual delas está “no caminho certo” ainda é uma incógnita.
Então... acredito que por conta das empresas ter essa "competição" entre elas, os exclusivos são sim importantes, não é o ideal mas não acredito que iriamos ter jogos tão bons como os mencionados no vídeo se não houvesse a questão das concorrência dos jogos exclusivos
Rapaz, acho que a exclusividade se fez (no passado mesmo) necessária, mas chegamos num ponto, como tu mencionou no vídeo, onde não é sustentável manter isso. Sem falar que, eu acho que da pra eles ganharem dinheiro com a venda de jogos, inclusive, acho que o bruto deles (fonte: vozes da minha cabeça), deva ser a venda dos jogos, e não dos consoles. Até porque, praticamente a PS domina o mercado mundial, Xbox ganha pra PS nos EUA e talvez no Japão seja pau a pau PS e Nintendo (de novo, vozes da minha cabeça). Se eles forem agir como os canais de streams tão agindo, HBO vendendo/alugando séries pra Netflix e tal, acho que com os jogos da pra ser feito desse jeito também. Se torna mais rentável pra eles
Não, mundial é o Switch, o console da Nintendo é cotado a superar o PS2 em vendas, feito que já aconteceu com Nintendo DS, mas a Sony produziu mais unidades de PS2 só para não perder o posto. E não, no Japão o Switch esmaga, literalmente, a PS, a ultima vez que eu olhei as vendas da semana(recentemente), o Switch tinha vendido 64 mil unidades enquanto os PS5 21 mil, o que é absurdo para um console que já está em seu 7 ano de vida contra um hardware novo no mercado.
Oi, Anderson! Talvez esse modelo como está rolando nas plataformas de streaming possa funcionar mesmo. Incluso na assinatura de uma plataforma específica, mas vendido a preço cheio em outras plataformas. Pelo menos dá para o jogador mais liberdade para escolher. Um abraço e obrigado pelo comentário!
Ótimo trabalho, como sempre. Mas dessa vez achei o vídeo e sua fala mais acelerados. Isso dificulta o acompanhamento em razão do grande volume de colocações e informações importantes.
Como um usuário exclusivo da plataforma Xbox, percebo que esse atual momento de uma possível transição de uma atmosfera "menos proprietária" e mais multiplataforma, conforme sugerido pelos discursos da Microsoft, consegue deixar pairando entre os outros usuários um sentimento de estar ficando para trás. Para nós, consumidores que jogam em uma única plataforma, seja ela qual for, a democratização e a derrubada das barreiras construídas pelos jogos exclusivos seria ideal, não há dúvidas sobre isso. No entanto, apesar da Microsoft estar disponibilizando alguns de seus jogos exclusivos em outras plataformas, o mesmo não está acontecendo no sentido inverso. O PC realmente consegue estar mais incluído nesse rolê, porém, a plataforma do Xbox não. Por exemplo, fui atraído para a plataforma Xbox por causa do Forza. Se em um futuro hipotético a Microsoft expandisse o acesso ao Forza para outras plataformas e a Playstation não fizesse o mesmo com o Gran Turismo, obviamente haveria um grande sentimento de desvantagem. Dessa forma, a partir desses sentimentos de "Vantagens/Desvantagens" que ocorre em cada época de grandes lançamentos, a indústria dos jogos se revela como a grande vencedora da 'Console War', pois ela financia em todos os lados essa disputa, o monopólio, etc. E por esse motivo, acho muito difícil se concretizar de fato essa democratização de conteúdo, pelo menos de maneira equilibrada e democrática de fato. Por fim, o PC tem grandes chances sim de ter mais amplitude de jogos, mas já era de se esperar, visto que há também um outro mercado referente aos hardwares para esse segmento que estão cada vez mais caros (e aparentemente descartáveis), principalmente ao analisarmos que há uma cultura de que: se o jogo não roda bem no seu computador é porque você precisa atualizar as especificações dele. Isto é, observa-se que há uma inclinação muito maior voltada ao hardware mais potente, do que em otimizações para os outros hardwares inferiores. E é por isso que eu vou deixar aqui uma lista de uma abaixo-assinado para por o fim do capitalismo. kkkkk brincadeira, mas é rir para não chorar, eu acho.
Excelente comentário, Gabriel! “…pelo menos da maneira equilibrada e democrática de fato” - eu também acho! Acho que o futuro está caminhando para cada vez menos exclusivos, mas isso não quer dizer que será completamente democrático. As grandes sem dúvida vão fazer o dinheiro render de alguma forma. Se não for com jogos exclusivos, será com serviços exclusivos, assinaturas ou qualquer outra corrente que emule o mesmo o fim. Um abraço e ótimo Domingo!
Não é simples assim, pra Microsoft ok, o modelo de negócios dela é vender onde for possível, tem os serviços e os jogos voltados pra isso, mas a Sony e Nintendo não, eu acho que o melhor modelo é o da Sony, lança os exclusivos e 2 ou 3 anos depois lança no pc
E para vocês? Os exclusivos ainda tem espaço no nosso futuro?
Obrigado por assistir! :)
Entendo o valor de um exclusivo, mas pra mim jah eh uma ideia ultrapassada
Também acho que não terá espaço no futuro. Acharemos um absurdo ter que comprar um console só para rodar um jogo.
@@jojonabbit Acho que as grandes vão tentar de algum jeito amarrar a exclusividade. Se não for nos jogos no modelo tradicional, talvez em serviços, vantagens ou acessos antecipados.
@@rodrigofurlanettoUm futuro mais democrático sem dúvida parece ser bem mais interessante para os jogadores.
Sabe muito!! Não vai demorar para você ser a referência de criador de conteúdo BR. Qualidade e narrativa insuperável, ninguém chega perto! Sobre as perguntas do final, eu comprei o Switch apenas para jogar TotK, mas também acho que ele nunca teria saído se não fosse exclusivo. Um verdadeiro paradoxo. Excelente vídeo,velho.
Brigadão, Leandro! 🤩 Acho que o mercado está aos poucos caminhando para um mundo sem exclusividade, mas ainda vai demorar um pouquinho para chegarmos lá. Um abraço e obrigado pelo apoio de sempre!
Albuk é simplesmente um dos canais com a melhor qualidade!
Por favor grandes filantrópos e corporações, invistam nesse homem para ele voar muito mais alem! Qualidade nota mil
😍 Muito obrigado pela torcida e carinho, Tilimelonn! Um abraço para você e que bom que curtiu o episódio!
Baita vídeo! Excelente oratória e textos! Cenas e cenários belíssimos, um canal AAA, que merece, e vai, alcançar milhões de inscritos! Parabéns pelo grande trabalho! Sucesso sempre!
Oi, Paulo! Muito obrigado, que bom que gostou! Aos pouquinhos a gente vai aumentando nossa comunidade por aqui! Um abraço e sucesso para você também!
Criei coragem para fazer meu 1º comentário em um vídeo do Albuk há 2 meses e logo em seguida tive que me ausentar pelo fato do meu PC ter dado problema, mas ao retornar mesmo já conhecendo, ainda fico impressionado com a tamanha excelência que o Albuk e sua equipe colocam em cada vídeo, desde a composição de imagens e cenas, até a forma como o tema será abordado e descrito, parabéns Albuk, rumo a se tornar uma referência na abordagem de assuntos relacionados a vídeo games.
Oi, Elinaldo! Conseguiu ajeitar o seu PC? Espero que sim! Obrigado demais pelo apoio! E fico feliz em saber que continua acompanhando e gostando dos nossos vídeos! Fica super a vontade para comentar por aqui, estou curioso para saber suas opniões! Um abraço e ótima semana!
@@danalbuk Tudo bem que fazem 4 meses, mas foi nessa época que arrumei o PC, e acessei, novamente me impressionei com a qualidade, e fiz o comentário acima, obrigado pela receptividade Albuk, como sempre desejo, Sucesso Albuk.
você merece muito mais reconhecimento do que tem, albuk.
que videos incriveis, parabens.
Muito obrigado pela torcida! Que bom que está gostando do conteúdo! Um abraço e ótima semana!
É difícil imaginar um futuro sem exclusivos. O desejo de ter o controle da plataforma para faturar os 30% é muito alto. E qual a forma mais natural de atrair pessoas pra sua plataforma? Grandes jogos.
A Microsoft insiste que isso não é verdade mas é justamente a empresa que tá perdendo a briga.
E com o PC crescendo está surgindo uma concorrência muito forte que estava mansa: o linux, especialmente com a Valve, que está melhor adaptado ao formato gamer do que o windows.
Boa observação! O Linux está vindo quietinho e constante mesmo. Será que veremos um novo rei dos sistemas voltados para games?
Sempre que posso divulgo seu canal. Persista, que uma hora toda essa qualidade na criação de conteúdo vai chegar na quantidade de pessoas que seu canal merece.
Oi, Bruno! Obrigado demais por toda a divulgação e apoio! Devagar e sempre a gente vai aumentando a nossa comunidade por aqui! Um abraço e ótima semana!
Cara, parabéns pelo roteiro e principalmente pela edição de vídeo! Fiquei encantado com qualidade.
Muito obrigado, Matheus! Fico feliz que tenha gostado! Um abraço!
Vi que você responde muitos comentários, difícil ver isso até em canal pequeno, já me inscrevi por conta disso, pelo ótimo tratamento com o seu público e pelo conteúdo, sucesso!
Oi, Lucas! Eu acho muito legal a pessoa tirar um tempo dela para comentar em um vídeo então eu sempre vou tentar retribuir esse tempo da mesma forma. 🙂 Seja muito bem-vindo ao canal, fico feliz que tenha gostado do episódio e um abraço!
Video muiro bom.
Como você mesmo disse, jogos exclusivos são pensados pra uso na plataforma que ele foi desenvolvido, e jogar esse jogo nessa plataforma é uma experiência geralmente bem superior. Jogar Zelda, por exemplo, no Switch, é muito diferente que jogar por meis ilegais no PC. Essa sensação seria perdida tambem nessa transição, o que seria uma pena, mas necessário
E no fim, eu concordo que o futuro é acabar essa ideia de exclusivos, mesmo que, infelizmente, percamos tambem essa identidade visual e de jogabilidade dos jogos
Que legal saber que curtiu, Allisson! Eu acho que a tecnologia está avançando tão assustadoramente rápido que a gente não vai ter que esperar muito para descobrir como vai ser o futuro dos games nesse sentido. Só mais uns aninhos e já vai dar para perceber bem o caminho que o mercado vai tomar! E eu espero que seja para melhor. Um abraço!
Qualidade TOTAL esse canal
Obrigado demais pela força! 🤩
Sempre certeiro nas discussões sobre o mercado de consoles, como usuários seguimos esperando o melhor de cada empresa, torcendo para mais jogos que pensam na experiência e não a exclusividade.
Excelente vídeo!
Que legal que curtiu! Muito obrigado pelo comentário! Acho que o futuro está caminhando para isso. Um abraço!
Fico impressionado na qualidade dos seus vídeos. 👏
Muito obrigado pelo apoio, João! 😄 Espero que continue curtindo os próximos que estão por vir! Um abraço!
Cara ótimo vídeo explicativo e assunto mt bom de se tocar, para mim a exclusividade precisa acabar. eu recentemente fiz um vídeo sobre exclusividade também e cheguei na minha conclusão que é algo que precisa acabar.
Oi, Otavio! Vou assistir seu vídeo. Um abraço, obrigado pelo comentário e sucesso no canal!
Na minha opinião seria ótimo se nós pudéssemos jogar todos os jogos em qualquer plataforma, principalmente aqui no Brasil que a maioria das pessoas não tem condições de ter todas as plataformas disponíveis no mercado. Mas acho também que essa rivalidade de jogos exclusivos, fazem com que essas empresas crie jogos cada vez melhores e com novas ideias. Mas dito isso, gostaria que mais pessoas tivessem acesso a todos jogo. O vídeo ficou excelente, adorei!
Cara, eu ainda acho legal os exclusivos. Me lembro da dúvida entre PS3 e X360 quando comprei em 2010. Ficava vendo vídeos para comparar exclusivos e por fim fui de Xbox por causa do Gears. Mas com o aumento absurdo pra se desenvolver jogos não duvido de um futuro sem exclusividade entre Sony e Microsoft. Nintendo já são outros 500... parabéns pelo canal! Muito bom
Que bom que gostou, King! Nessa geração, eu também fui de 360 exatamente por causa do Gears e não me arrependi! Um abraço!
Qualidae impecável, principalmente na produção e roteiro.Mas eu tenho percebido uma coisa que me incomoda um pouco as vezes na retórica. Sempre que você termina uma frase ela termina com a mesma entonação antecedida de uma pausa. Um exemplo que reforça bem isso (no minuto 5:08) : "hereditariamente o mercado... ate hoje". Talvez seja só chatice minha , mas ja me peguei reparando nisso mais do que o comum.Fora isso , sou fã do nível do seu canal e não perco um vídeo. Você tem MUITO potencial!
Oi, João Pedro! Fiquei feliz em saber que gostou do episódio! E obrigado pelo feed e pelo apoio! Vou ficar atento nisso nas próximas gravações. Um abraço!
Estava conversando outro dia sobre isso com um amigo meu e no ponto de vista dele isso era só o começo do fim da era dos consoles, mas no meu ponto de vista isso é o começo de uma mudança na proposta dos consoles e seu formato. No final das contas se a qualidade dos grandes exclusivos for mantida e puder alcançar mais pessoas seria o mais importante.
Sim! Acho que o futuro, para bem ou para mal, será com assinaturas e serviços. O formato tem que mudar para o mercado evoluir. Se isso vai demorar muito ou está prestes a acontecer a gente só vai saber daqui uns anos! Um abraço, Well e obrigado pelo comentário!
Eu já tinha dado like quando apareceu o encarte do ToTK no PS5. Introdução genial e vídeo espetacular, Albuk!
Não tenho muito a adicionar que você ou algum comentário já não tenha abordado. Apenas quero dizer que concordo contigo! Antigamente, eu sentia que a exclusividade impulsionava a competição e criatividade. Como fã de JRPG, ver o Xbox 360 investindo na franquia Tales of e Star Ocean, como também na Mistwalker para criar sua "própria" versão de Final Fantasy e enfim conquistar o público japonês, foi uma loucura! Além de que nos proporcionou jogos incríveis.
Hoje em dia, porém, parece que não existe mais tanto essa vontade sincera de agradar um público. Jogos sempre foram produtos, mas atualmente soa como se as grandes publishers estivessem focando mais no aspecto de produto. O multiplataforma não é uma prática para agradar jogadores, mas sim acionistas. Forte abraço, meu querido!
Que bom que curtiu o episódio, Ryu! Foi até estranho segurar a caixinha do PS5 com o encarte do Zelda 😅 Boa colocação! Também sinto um certo distanciamento das empresas, principalmente as grandes, em entregar jogos e experiências incríveis para os jogadores. A grande maioria dos games hoje parece que estão sendo feitos com uma forma pronta e raros são os jogos que tem personalidade e aquele fator “wow”.
Ótimo Vídeo! Acho q talvez o meio termo entre bom para os negócios e para os jogadores no geral seja os exclusivos irem para outras plataformas depois de um tempo.
Pq apesar dos exclusivos excluírem parte dos jogadores o fato deles serem pensados mais para vender console do q o próprio jogo em si é algo bom, a Santa Mônica não precisa se preocupar em colocar skins a venda no GOW ou alguma outra monetização dentro dos seus jogos, só q o jogo seja bom e bem polido, enquanto EA e Ubisoft estão mais preocupadas em formas de vender e faturar dentro dos seus jogos mesmo q isso signifique atrapalhar o desenvolvimento do produto final.
O exclusivo chegar em outras plataformas um tempo depois permite q outras pessoas joguem eles e na minha opinião, não atrapalha na venda dos consoles, quem é fã de algum jogo a ponto de escolher um console por ele não vai esperar anos, vai comprar assim q possível.
Mas enfim, acho um tema complexo e interessante q só o tempo dirá qual escolha será melhor, mas atualmente tenho a impressão de que o futuro será a portabilidade nos consoles ao invés da exclusividade de jogos
Muito bom
Como sempre, um ótimo comentário, Mileto! Seria sim um meio do caminho, assim como está começando a acontecer no PC. Ótimo ponto! Daria mais liberdade para o jogador escolher as suas prioridades sem ficar completamente preso em uma plataforma ou excluído de jogar um jogo específico. Obrigado pelo comentário e um abraço!
@@danalbuk concordo! Abraço Dan!
A verdade é que exclusivos estão fazendo menos e menos sentindo hoje em dia, e ao longo do tempo as empresas de console provavelmente vão se tornar mais como o que a rockstar é hoje, um empresa que é conhecida pelos jogos e não um console específico.
Principalmente a medida que a tecnologia aumenta, hoje em dia TVs que já vem com gamepass por exemplo, é um dos fatores que faz o público mais casual se perguntar "por que eu devo comprar um console?".
A transição de geração também é outro fator a conciderar, empresas como Sony e Nintendo já expressaram dificuldades em lançar um novo console, então provavelmente eles vão se desaprender do conceito de geração e começar a fazer seus consoles mais como um PC.
Meu palpite é que em 10 anos, jogos exclusivos vão ser bem raros.
Também acho que estamos cada vez mais perto de um futuro com pouquíssimos exclusivos e consoles cada vez mais parecidos como os PCs. Estou curioso para ver no que no mercado vai se moldar.
Como consumidor, eu preferiria que não houvessem exclusivos. Mas não tenho certeza de isso seria bom para a indústria, ou para a Nintendo, especificamente
Compartilho da mesma dúvida que você. Para nós, seria ótimo. Para o mercado? Não sei. O futuro dirá. Um abraço!
Que vídeo excelente!! Como sempre haha
Eu estava viajando e só pude ver o vídeo agora XD
Isso de exclusivos é complicado, o Xbox meio que já givou e lança tudo pro gamepass e Pc, é difícil imaginar que essa e a próxima geração de Nintendo/Playstation abram mão de seus exclusivos, mas com a tecnologia, eventualmente vai mudar.. é só questão de tempo, como você mesmo disse.. emular jogos e piratear eles ficam cada vez mais fácil, infelizmente é algo que tenho medo.. que com o tempo desenvolver e criar jogos não seja tão lucrativo, e o incentivo em desenvolver obras primas triple A acabem
Brigadão, Guilherme! 🤩 Fez boa viagem?
Eu acho que com o crescimento absurdo do mercado de games como está e este sendo a maior e mais lucrativa indústria de entretenimento do mundo, é difícil parar de ser vantajoso para as empresas que estão produzindo os jogos. O que eu acho que vai rolar (e que já está rolando) é muito estúdio e distribuidora encher o game de microtransações e conteúdos extra para tentar “equilibrar” os gastos altíssimos das produções.
@@danalbuk Eaee meu brother!! fiz sim haha espero que continue assim então o/
Um abraço!
Penso que essa transição para um futuro sem exclusividade tem muito haver com a tecnologia e também com a geração de novos jogadores.
Eu tenho 37 anos. Minha franquia preferida é Zelda. Provavelmente comprarei os próximos consoles só pra jogar Zelda. Por outro lado, uma criança que está começando a jogar agora e não tem carinho por nenhuma franquia específica, só vai entrar na plataforma de jogo de sua smart tv e pronto.
Sem dúvida! Temos a mesma idade e eu já vejo esse pensamento no pessoal mais novo. Conforme a tecnologia vai avançando e as conexões vão aumentando, os games tem que acompanhar para se manterem no topo.
Nunca tinha ligado a palavra Exclusivo com Exclusão
É uma coisa interessante de notar, né? A exclusividade acaba partindo de um princípio mais negativo que positivo.
Esse homem não erra senhores
Obrigado pelo comentário, Jojo! Que bom que gostou! 😄
Te amo albuk
😍😍😍 Brigadão pelo carinho, Daniel!
O futuro são vários serviços de assinaturas e poder jogar em nuvem, mais ou menos o que a gente tem nos streamings.
Vai existir exclusividade entre os serviços, mas não vejo lógica em comprar console com um celular na mão e uma smart TV na sala.
Excelente
Obrigado pelo comentário excelente, Osmar Excelente!
Concordo plenamente, em um mundo ideal seria perfeito se não houvesse exclusivos. Entretanto, pensando por outro lado, os exclusivos é uma iniciativa das empresas se esforçarem para trazerem jogos de qualidades pra conseguir competir com a concorrência
Pelo menos por enquanto, no nosso presente, acho que é por aí mesmo. Mas torço para que o futuro seja mais justo (e menos caro) para nós, jogadores.
Sinto falta da época que tinha jogos exclusivos de PC, a plataforma ficou extremamente subutilizada a partir da sétima geração onde todo jogo tinha que ser pensado para funcionar em consoles, hoje não existem mais franquias como Half Life, Quake, The Sims e etc que foram pensadas para a experiência de PC, exclusividade em alguns casos é algo positivo para nós também. Usei o exemplo do PC, mas isso poderia ser usado pra Nintendo também que tenta em cada console trazer uma experiência nova de gameplay, acabar com os exclusivos seria abrir mão dessas experiências únicas que os consoles dela proporcionam.
Essa época dos exclusivos do PC foi uma das mais impressionantes que eu me lembro! Half Life 2 estava muito à frente do seu tempo e eu nunca vou esquecer a sensação de jogar esse jogo pela primeira vez!
O cara é bom!
Fico feliz que tenha gostado! Um abraço! 😄
Sem dúvidas os exclusivos são um mal extremamente necessário.
Gostei dos pontos levantados e também não duvido que a indústria sofrerá muitas transformações.
Um ponto que eu quase não vejo as pessoas tocarem direito, é a possibilidade da exclusividade está muito mais relacionado a um possível aumento na qualidade final do jogo, do que qualquer outra coisa.
Quanto olhamos para a história dos videogames, vemos que a exclusividade tem seus dois pés nos arcades, e tudo o que vimos do Atari ao Nes e os dias atuais, é tudo uma herança dos arcades.
E como era no início? Você tinha por exemplo, um Yu Suzuki da Sega, querendo fazer um jogo a 60fps, escalonamento de sprites, com 30 strites ao mesmo tempo na tela, e ele virava e pedia isso ao engenheiro que estava criando a máquina, que era feita exclusivamente para um único jogo, e isso é um dos únicos momentos que isso acontece na história, já que o engenheiro poderia falar que não dava para fazer e o Suzuki falava que dava sim, era só colocar mais memória, aumentar o clock da máquina e assim, hardware e software eram criados um para o outro de forma exclusiva e com o objetivo de tirar leite de pedra.
Essa ideia, metodologia, filosofia, os consoles herdaram dos arcades e esse é um ponto que eu gostaria muito de escutar a opinião dos desenvolvedores.
Tanto que tem muitas entrevistas deles por exemplo, agradecendo o fato de estarem trabalhando em uma máquina só, ao mesmo tempo que também tem outros falando que gostaria de ver seus jogos alcançando mais jogadores.
Muitas IP lendárias que revolucionaram a indústria, nasceram de forma exclusiva, já notou isso?
E também já vimos franquias que nasceram exclusivos, perdendo muito de sua qualidade, como foi o caso mais recente de Halo.
Halo infinite, foi totalmente desenvolvido com a mentalidade de multiplataforma, ele foi feito para 5 Xbox diferentes, além de Pc e nuvem.
E assim, como um jogo que nasceu de forma exclusiva, poderia suportar essa mudança tão grande de filosofia sem sofrer perdas?
Outro ponto, ninguém dúvida por exemplo do talento que o time do The last of us tem para fazer um jogo, e mesmo assim, porque o Port para Pc foi tão ruim? Bem, Pc não é a praia deles, não é assim que eles trabalham, é um outro universo.
A Nintendo mesmo, alguém dúvida do talento deles para criar jogos? Não, e mesmo assim, ela foi criar o Metroid prime 4 sozinha, e se lascou. Teve que cancelar o projeto, pedir desculpas e chamar o time original, ou seja, até isso é importante, a alma do jogo.
Eu não tenho dúvidas que todos esses times e empresas tem plena capacidade de se adaptarem a essa realidade da indústria, agora, para mim, é claro que projetar um jogo de forma exclusiva, tem sim reais possibilidade de um aumento na qualidade final do jogo, para mim isso é histórico e por isso gostaria tanto de escutar o que os desenvolvedores acham disso.
Tem muitos outros exemplos onde a exclusividade faz o mercado funcionar, como as séries exclusivas de uma Netflix da vida.
Temos também uma rockstar que vai lançar o seu principal produto, ignorando por completo o Pc no lançamento, por quê, isso? Que recado ela está mandando?
Algo assim, pode ser extremamente importante para a manutenção da vida do mercado de consoles, já que a exclusividade sempre foi o principal ingrediente, entende? E a rockstar sabe disso, já que ela nasceu nesse mercado, nos consoles.
Eu fico pensando, quantas pessoas hoje em dia não acham os novos consoles sem graça, e esse sentimento que nada aconteceu nessa geração, não vem do fato dos jogos não serem exclusivos dessa nova geração? Os consoles estão perdendo sim suas particularidades, sua personalidade.
E isso tudo é engraçado e triste, já que muitos falam que o Pc é incrível e console não está com nada, e nem percebem que o console não está com nada, justamente por eles estarem cada vez mais parecidos com o Pc. Rsrs
Agora então, com consoles de meia geração, a sensação de estar apenas trocando de placa de vídeo, só aumenta e os esforços das donas de console de não perder os jogadores para o Pc, na verdade só está empurrando eles para o Pc.
Quantas donos de Pc eu já não escutei dizendo que dos 3, o único interessante é o Nintendo. Rsrs
Tem muita coisa errada com eles consoles, único console que eu acho que faz sentido sem ser o da Nintendo é o Xbox series S, com um preço legal e que faz total sentido com a nova filosofia.
O Xbox series S, é a maneira da Microsoft vencer como a Nintendo fez com o Wii.
A diferença é que ela tem grana para fazer uma transição de mentalidade de uma maneira mais suave, já que lançou o sereis X e no caso da Nintendo, foi de maneira brusca.
Enfim, tenho muitos pensamentos a respeito desse tema, mas dizer tudo por texto é tenso. XD
Valeu.
Ótimo comentário e excelentes colocações! Acho que estamos passando por uma época de transição na indústria onde parece que tanto as grandes empresas, as desenvolvedoras e os próprios jogadores estão em dúvida sobre o que querem e qual melhor jeito de avançar. A qualidade dos exclusivos é inegável e normalmente são eles que elevam a tecnologia e exigem o máximo das máquinas. Mas com os valores surreais de produção de um jogo atualmente, a pergunta que fica é se esse modelo tradicional de exclusivos ainda é viável ou não. O futuro dirá! Um abraço e muito obrigado por dedicar o seu tempo escrevendo aqui!
Aguardando o dia em que vou poder jogar todos os Final Fantasy no gamepass via Xcloud.
Acho que pode acontecer antes do que a gente imagina!
Você é foda!!
Brigadão pela força, Sávio! Sucesso na sua jornada como cineasta! É tortuosa, mas é inesquecível! Um abraço!
@@danalbuk Vlwww man! Tbm tenho vontade de criar conteúdo pra cá e tu já é uma grande inspiração. Abração, Albuk!
Rapaz que video maravilhoso ...ate msm polemico hahah... tantos topicos ...sempre me sinto sentado em uma mesa na tarde de domingo falando do que mais gosto ... kkkk sempre otimo para pra te ouvir ...qualidade roteiro Goat demais Parabens mano sucesso sempre🍷🗿 Obrigado pelo conteudo excepcional de sempre !..... tanta coisa poderia ser dita aqui kkkkk mas acho qe vou prolongar nao .... otimas observacoes ...querendo ou nao os exclusivos ainda tem seu impacto ...nintendo que o diga kkkkkk meu deus a nintendo e um caso de verdadeiro amor e odio absurdo ...franquias como Mario Zelda sao impecaveis eles estao em casa sao divertidissimos na real ..mas ai entra o Donkey Kong e Pokemons que foram esquecidos no caso do pokemon msm eles cagaram tudo e era a franquia qe eu mais gostava deles hahah questao de diversao eles fazem com maestria sempre vao vender mtu .... agora narrativa ambientacao trilha sonora ...Sony se destaca mtu com seus exclusivos ...o que e aquele Forbiden West...proprio Days gone ... GoW 2018 etc (pra mim gow ragnarok e puro meme) ....na minha opiniao xbox por mais qe seja o console mais fracos nesses quesitos ...eles tem otimos exclusivo ...a Real que ninguem ta pra tras ...so saber aproveitar....muita gente fica de briguinha mas esses que fica de briguinha sao os qe menos jogou kkkkkkk ...mas uma coisa tenho que dizer PC >>>> All kkkkkkkkk ...ja montei um pra durar ai os proximos 6-8 anos ...e usufruir tudo ...ta tudo vindo pra ca mesmo n me importo de esperar tem tanta coisa pra joga qe da tempo ....pessoal fala a mas tu pagou 9k em um pc ...so pago 4k em um console....sim mas nem se compara o pc vai conseguir me fornecer tudo durante os proximos 8 anos acredito...mas e se lancar o Ps6 ps7 nesse meio tempo?? ...tudo tem vantagem e desvantagem ...a Real qe console e mais pra qem gosta de Conforto pessoa so quer chegar ligar e jogar .,.n se preocupa em baixar programas configuracoes atualizar placa etc etc kkk... minha irrelevante opiniao somente hahah... Te proxima ...
ItsFollow, o ícone dos comentários! 🍷🗿 Como você mencionou, assim como a Nintendo, os exclusivos também são um caso de amor e ódio. Ao mesmo tempo em que a maioria dos melhores jogos já lançados são exclusivos, apenas uma parcela dos jogadores tem acesso a esses games. Seria bom se tivesse pelo menos um meio termo nessa história toda. Mas acho que a era dos PCs está voltando nessa questão e muito em breve vai ser a plataforma para quem quer jogar de tudo! Um abraço e obrigado pelas palavras e apoio! 😁
O futuro é serviços, de um jeito ou de outro irá haver exclusivos, seja em hardware ou em serviços ala GamePass.
Também acho que serviços por assinatura vieram para ficar! Seja para o lado bom, quanto para o lado ruim.
Só queria bloodborne no pc
Somos dois!
Agora tem dkkd emulado mas tem
Fico pensando se é que já existe modelos de assinatura para jogos retro e esses exemplos de consoles antigos lotados de jogos como o atari 2600 mini que vem com 110 jogos instalados na sua memoria. Imagine um futuro onde todos jogos atuais são retro, daqui a 40 anos será que veremos a mesma coisa acontecendo com os jogos de hoje sendo vendidos como coletâneas de jogos clássicos?
Eu apostaria que sim! Quando mais antigos os jogos ficam mais é a tendência de agrupar os principais em um pacote que representa aquele console / geração.
Nós veremos os jogos que eram exclusivos do Playstation e do Xbox no próximo modelo de Nintendo switch, o que chamamos atualmente de switch 2, mas será impossível ver os exclusivos do switch rodando nos outros consoles.
Também acho que a Nintendo vai ser a última a apresentar algum tipo de proposta pra essa questão. Até porque, no momento, ela realmente não precisa.
Vídeo mt bom!
Que legal saber que gostou!
Um detalhe é que os jogos da Nintendo não são tão caros quanto os do Xbox e do PlayStation e vende o mesmo tanto ou até mais pelos mesmo 60 ou 70 doletas, e a Nintendo tem lucro na venda de console, o que a Sony e Microsoft não tem, então fica mais fácil pra Nintendo manter os exclusivos pois ela lucra bem mais com eles do que as concorrentes.
Das três sem dúvidas a Nintendo é a que mais tem controle (e motivos) para manter seus exclusivos e a única que ainda segue um modelo tradicional de mercado. E acho que isso ainda vai demorar um pouco para mudar.
tudo acaba com o tempo...menos a qualidade dos videos do Albuk.
🤩🤩🤩 Obrigado pelo carinho e pelo engajamento, Mano Shinieder!
Qnd Hikori Totoki até então CEO da Sony disse q o gamepass ia fazer a qualidade dos exclusivos caírem chamaram ele de doido e coisa pior
Bom…
Agente viu cm anda a qualidade e a quantidade dos games Xbox estúdios
Não tem almoço grátis, um futuro onde a Sony seria apenas uma produtora de jogos seria inevitável termos menos jogos e com menor qualidade
Microsoft tda vz q fracassa em algo cria uma nova narrativa e sai todo mundo abraçando… eu não caio mais, cansei dessa empresa nos games
Cada uma das três gigantes tem estratégias bem diferentes de mercado, o que consequentemente reflete também na preferência dos jogadores. Como o mercado vai se moldar daqui um tempo e qual delas está “no caminho certo” ainda é uma incógnita.
Então... acredito que por conta das empresas ter essa "competição" entre elas, os exclusivos são sim importantes, não é o ideal mas não acredito que iriamos ter jogos tão bons como os mencionados no vídeo se não houvesse a questão das concorrência dos jogos exclusivos
Sim, esse paradoxo é muito real! Não sei se no futuro isso vai mudar, mas no presente a lei é essa.
Rapaz, acho que a exclusividade se fez (no passado mesmo) necessária, mas chegamos num ponto, como tu mencionou no vídeo, onde não é sustentável manter isso. Sem falar que, eu acho que da pra eles ganharem dinheiro com a venda de jogos, inclusive, acho que o bruto deles (fonte: vozes da minha cabeça), deva ser a venda dos jogos, e não dos consoles. Até porque, praticamente a PS domina o mercado mundial, Xbox ganha pra PS nos EUA e talvez no Japão seja pau a pau PS e Nintendo (de novo, vozes da minha cabeça). Se eles forem agir como os canais de streams tão agindo, HBO vendendo/alugando séries pra Netflix e tal, acho que com os jogos da pra ser feito desse jeito também. Se torna mais rentável pra eles
Não, mundial é o Switch, o console da Nintendo é cotado a superar o PS2 em vendas, feito que já aconteceu com Nintendo DS, mas a Sony produziu mais unidades de PS2 só para não perder o posto. E não, no Japão o Switch esmaga, literalmente, a PS, a ultima vez que eu olhei as vendas da semana(recentemente), o Switch tinha vendido 64 mil unidades enquanto os PS5 21 mil, o que é absurdo para um console que já está em seu 7 ano de vida contra um hardware novo no mercado.
Oi, Anderson! Talvez esse modelo como está rolando nas plataformas de streaming possa funcionar mesmo. Incluso na assinatura de uma plataforma específica, mas vendido a preço cheio em outras plataformas. Pelo menos dá para o jogador mais liberdade para escolher. Um abraço e obrigado pelo comentário!
Ótimo trabalho, como sempre.
Mas dessa vez achei o vídeo e sua fala mais acelerados. Isso dificulta o acompanhamento em razão do grande volume de colocações e informações importantes.
Muito obrigado pelo comentário e pelo feed! Vou levar em consideração durante a gravação dos próximos episódios. Um abraço e ótima semana!
Como um usuário exclusivo da plataforma Xbox, percebo que esse atual momento de uma possível transição de uma atmosfera "menos proprietária" e mais multiplataforma, conforme sugerido pelos discursos da Microsoft, consegue deixar pairando entre os outros usuários um sentimento de estar ficando para trás.
Para nós, consumidores que jogam em uma única plataforma, seja ela qual for, a democratização e a derrubada das barreiras construídas pelos jogos exclusivos seria ideal, não há dúvidas sobre isso. No entanto, apesar da Microsoft estar disponibilizando alguns de seus jogos exclusivos em outras plataformas, o mesmo não está acontecendo no sentido inverso. O PC realmente consegue estar mais incluído nesse rolê, porém, a plataforma do Xbox não.
Por exemplo, fui atraído para a plataforma Xbox por causa do Forza. Se em um futuro hipotético a Microsoft expandisse o acesso ao Forza para outras plataformas e a Playstation não fizesse o mesmo com o Gran Turismo, obviamente haveria um grande sentimento de desvantagem.
Dessa forma, a partir desses sentimentos de "Vantagens/Desvantagens" que ocorre em cada época de grandes lançamentos, a indústria dos jogos se revela como a grande vencedora da 'Console War', pois ela financia em todos os lados essa disputa, o monopólio, etc. E por esse motivo, acho muito difícil se concretizar de fato essa democratização de conteúdo, pelo menos de maneira equilibrada e democrática de fato.
Por fim, o PC tem grandes chances sim de ter mais amplitude de jogos, mas já era de se esperar, visto que há também um outro mercado referente aos hardwares para esse segmento que estão cada vez mais caros (e aparentemente descartáveis), principalmente ao analisarmos que há uma cultura de que: se o jogo não roda bem no seu computador é porque você precisa atualizar as especificações dele.
Isto é, observa-se que há uma inclinação muito maior voltada ao hardware mais potente, do que em otimizações para os outros hardwares inferiores.
E é por isso que eu vou deixar aqui uma lista de uma abaixo-assinado para por o fim do capitalismo. kkkkk brincadeira, mas é rir para não chorar, eu acho.
Excelente comentário, Gabriel! “…pelo menos da maneira equilibrada e democrática de fato” - eu também acho! Acho que o futuro está caminhando para cada vez menos exclusivos, mas isso não quer dizer que será completamente democrático. As grandes sem dúvida vão fazer o dinheiro render de alguma forma. Se não for com jogos exclusivos, será com serviços exclusivos, assinaturas ou qualquer outra corrente que emule o mesmo o fim. Um abraço e ótimo Domingo!
Não é simples assim, pra Microsoft ok, o modelo de negócios dela é vender onde for possível, tem os serviços e os jogos voltados pra isso, mas a Sony e Nintendo não, eu acho que o melhor modelo é o da Sony, lança os exclusivos e 2 ou 3 anos depois lança no pc
Sou totalmente contra aos exclusivos. Por mim os jogos sairiam em todas plataformas possíveis.
Estou torcendo para um futuro onde a gente possa jogar onde quiser!
A competição já acabou. Xbox já morreu.
Primeiro
😄
Seu vício de fala cadenciada e gesto me incomoda 😅😂