Sou engesiano aposentado trabalhei por 15 anos na assistência técnica como mecânico especializado, tive o privilégio de acompanhar o desenvolvimento do projeto Osório e também pilotar este MBT, de FIC.
Ate que enfim alguem que teve o prazer em trabalhar nesse projeto do Osorio. Conta mais sobre como era participar de um projeto tao ousado na epoca. Abracos !!!
Pessoal, quem mora no Rio ou virá aqui passar férias, tem um Osório no Museu Conde de Linhares, no bairro imperial São Cristóvão, imperdível, tem amplo estacionamento gratuito e um acervo maravilhoso da FEB, inclusive alguns veículos leves. No pátio externo fica o Osório, blindados, metralhadoras AAe e muitas armas alemães apreendidadas na 2ª guerra, conta, inclusive, com um canhão ferroviário, como disse antes, é um passeio imperdível!
Já camuflei muito urutu e cascavel no EB, e tive o prazer de ver um Osorio ao vivo e funcionando, no AGSP, também conheci funcionarios aposentados da Engesa, que foram fazer a mnt. do Osorio.
Duvido tu FALAR NA CARA dos oficiais do EB que eles deixam as coisa como estão, e não se preocupam em encher o saco do ministério da defesa para atualizar essa bagaça, e voltar com as produções como a ENGESA fazia.
@@MarlonM27 a industria bélica pesada brasileira foi desmantelada pelos sucessivos governos de esquerda com a falta de interesse em segurança nacional, mas os roubos aos cofres publicos continuaram a todo vapor.
O Brasil precisa se posicionar como uma nação em desenvolvimento como muitos dizem, mas também uma nação que sabe se defender quando assim for nescessário. ( Palavras parecidas disse o saudoso Prof. Enéas. )
ainda bem que não se interessou, tanque pesado não viável para a infraestrutura, de manutenção cara e complicada e um MBT é uma arma estritamente ofensiva, o que não passa nem perto da filosofia do exército brasileiro, só iam ficar em galpões comendo dinheiro e aparecendo em uma ou outra parada militar.
Só falo uma coisa , da vontade de chorar quando vejo uma tecnologia desse nível , e engenheiros tão talentosos no Brasil simplesmente não sendo valorizada e investida. Poderíamos hoje ser a maior potência do mundo fácil !
Como esse tanque é lindo caramba. Brasil tem total condições de construir tudo só basta alguém investir. Com uma Qualidade é Tecnologia avançada. Orgulho de ser Brasileiro. AVANTE BRASIL.
Sensacional a história do blindado é uma mostra da capacidade dos nossos engenheiros. Pensem aí: aglutinar conhecimentos de vários países , concorrer com os grandes e ficar lado a lado com os americanos. " Viva o nosso povo brasileiro"
Estou absolutamente viciado nesse canal. Vejo quase todo dia! Nem sabia dessa história do Osório! Realmente lamentável o descaso do gov. brasileiro e dos militares da época também(segundo o vídeo). Imagine se passássemos a produzir blindados assim no mesmo nível da EMBRAER, exportando para os países aliados um blindado competindo com o M1 - Abrahams!! Que falta de visão! Realmente revoltante!
Simplesmente fascinante os comentários feitos sobre variados assuntos neste canal, é sem dúvida uma enciclopédia de informações relevantes de alto nível.
Nos anos 80 eu trabalhei como engenheiro na ENGESA e acompanhei de perto o desenvolvimento deste tanque de guerra bem como de todas as outras viaturas. Foi uma época de ouro na indústria bélica nacional. Tenho orgulho de ter trabalhado nesta Grande empresa. Pena terem deixado ela fechar! Obrigado pelo excelente vídeo! 👏👏👏👏😊😊
Por isso que só assino este canal , sem sensacionalismo e honesto nos comentários. Avante Brasil hoje estamos em outras mãos . Espero que este projeto possa em parte ser utilizado ainda ....
Un excelente carro de combate, cuanto quiciera os tener por lo menos unos 100 en mi Colombia, con mas actualizaciones a día de hoy. Gracias por este excelente material.
Servi em 2007 no 13° RC mec. e vi de perto os 2 Osório inclusive algumas das imagens era o regimento aqui de Pirassununga SP. apenas 1 funcionava o outro não tinha motor . Infelizmente não foi adiante esse magnífico blindado
Caramba sensacional é muito empolgante poder assistir esses vídeos sem contar os comentários aqui são criados debates digno do alto escalão das forças armadas parabéns a todos vocês .
O vídeo foi de grande importância e esclarecimentos. A empresa foi uma grande guerreira, com grandes técnicos e engenheiros, de altíssima e importância e competência, e aínda se dedicava e esforçavam-se, para conseguir um objetivo.
Excelente "desmistificação" de um ótimo projeto do passado, mais um exemplo de como a industria bélica nacional teve excepcionais oportunidades de ser bem mais relevante no cenário internacional em diversas áreas e por vários motivos, entre eles politico/econômicos impediram esse avanço.
A Engesa era uma maravilha da engenharia, tudo que fez foi de excelência, lembro dos maravilhosos veículos off-roud, Engesa 4 e 6, talvez, até hoje, o melhor.
Ótimo vídeo, com esclarecimentos de ouro, pelos quais agradeço muito. Sempre achei muito triste a história do Osório, e acho que merecia ser contada em um filme. Penso em, algum dia, escrever um roteiro para esse fim.
Show de informações sobre uma atitude da Empresa Engesa, que consegui desenvolver um equipamento muito bom para Época, pena que não teve apoio do País.
Eu tenho paixão por essa máquina! Orgulho nacional , pena que a corrupção de fora e dentro de nossa nação destruiram este prodígio de tecnologia e engenharia!
E PORQUE NAO LUTOU POR ISSO??? PQ NAO SABIA? KKKKKKKKKKK,,, É IGUAL A MORTE,,,, DEPOIS QUE MORREM TODOS VIRAM ANJOS E TUDO ERA MARAVILHOSO, MAS ANTES ERA UMA MERDA NE?????
Um canal rico em informações militares,acredito até na possibilidade do mais completo conteúdo disponível do país atualmente.Tenho observado vídeos voltados exclusivamente para o exército,marinha e aeronáutica. Pergunta: faça um vídeo relacionado a força auxiliar...BOPE(batalhão de operações policiais especiais). Parabéns e obrigado!
Foram muitos esclarecedoras as informações sobre este blindado, e porque ele não foi pra frente. Na época eu era militar e ouvia muitas informações sobre ele.
Alisson Lima Se isso acontecesse o blindado teria que ser completamente redesenhado, pois ele já está completamente obsoleto hoje em dia. Isso seria caro e demorado, e francamente, nós não precisamos do Osório, os Leopards 1A5 que nos já temos são mais do que suficiente.
Seria bom só se fosse competitivo. Quem paga somos nós. Na Engesa houve os tropeços citados e evidentemente um mau planejamento. Trabalhei lá, especificamente no Osório.
Não é mesmo. O que vale mais é a capacidade de se projetar um tanque eficiente com equipamentos de fornecedores tão distintos. Não é apenas pegar os equipamentos e montar o tanque. Houve toda uma engenharia para integrar os diversos itens de forma harmoniosa.
Na moral vei quase todos os países do globo utilizam tecnologia estrangeira na hora de projetar suas armas. Afinal oq é melhor um blindado 100% nacional mas é um lixo ou um blindado com tecnologia estrangeira e que é muito bom?
Tive o prazer de conhecer de perto esse monstro de aço realmente lindo. Sua evolução tecnológica deixaria muitos de boca aberta se asim tivesse continuado sua fabricação.
Gosto muito dos teus vídeos aqui postados. Muito bem explicados. Uma pena que uma indústria tão promissora acabe deste jeito. BRASIL...triste realidade.
Acho q rolou um lobby pesado em cima da fabricante do Leopard, o nosso exercito tem mais de 300. E tb falta grana, hj eles preferem investir no Astros II
O exército possui o espolio da engesa e os dois osorios estão em pirassununga, o exercito não faz pq não tem interesse nenhum, e tbm pq o eb não teria condição de fabricar um blindado, afinal não é montadora. até onde sei não existe lobby nenhum alemão, até pq o brasil selecionou varios leopards na ultima compra, usados e em melhor estado, e enrolou pra pagar, ai o chile chegou com o dinheiro e levou e o brasil ficou com os que sobraram.
Esse vacilo do Brasil foi recente? Pq eu citei a questão do lobby no contexto de 90's, antes da engesa falir.
8 років тому+5
tudo! embora o EB tenha o Osório a sua tecnologia de produção tá espalhada pelo mondo ou simplesmente não existe mais, como disse o vídeo, muitos componentes vinham de outros países.
Claro o eb não é montadora, no máximo consultor de um projeto, o grande problema é que não existem empresas brasileiras para desenvolver e produzir nada na área de blindados por aqui.
Lembro-me de ter ido escolta-lo de Barueri até Pirassununga, local onde foi tratado com carinho e respeito pelo extinto 2° Regimento de Carros de Combate, hoje 13° RCMec. Na ocasião o engenheiro responsável as lágrimas entregou a chave e solicitou que cuidassemos com carinho do blindado. Ao chegar em Pirassununga foi realizada uma manutenção minuciosa e pintura do veículo, que ficou irreconhecível (para melhor). Dois blindados vieram na época e apesar de terem ficado pouco tempo renderam boas histórias. Infelizmente a Cavalaria no estado de São Paulo foi dizimada, todos os Leopards 1A1 desceram para o sul, onde ao meu ver fazia frente a um plano de desmilitarizar o estado caso este se revoltasse.
Tenho um colega de trabalho que era engenheiro na Engesa, segundo ele após o último teste os sauditas pediram para desmontar o Osório e o M1 e - entre outros itens - fizeram um "Raio-X" do chassi dos dois veículos, no Osório encontraram uma trinca, no M1 não. Veredito: O Osório não tinha chassi resistente o suficiente para aguentar o canhão de 120mm em ritmo de combate.
O brasileiro adora culpar outros países pelo próprio fracasso! O exército Brasileiro NÃO quis esse blindado! A empresa que o criou estava quase falindo
Cara dói no coração saber que um tanque de guerra assim tão avançado não tenha dado certo. O governo federal brasileiro tbm foram muito irresponsável em não investir nesses tanques. Além de possuirmos o 1° ou 2° melhor do mundo, teríamos a hegemonia em toda à América Latina.
O importante mesmo é que em breve teremos ele no War Thunder, uma vez que o pedido de adição já foi passado para os desenvolvedores, resta saber se é o modelo com o L7 ou GIAT, poderiam ser os dois, é um blindado lindo e com equipamentos muito eficientes!
Uma pena, o governo Brasileiro ,não ter interessado em algo tão fantástico! E , deixar morrer a ENGESA.Parabens aos engenheiros Brasileiros que com todo tipo de limitações e desafios conseguiram fazer esta proeza...
Não acho nenhum "mimimi" isto acredito sim que se encaixa um tanto de conspiração nisto tudo. Ainda hoje vemos até mesmo documentados, conspirações e sabotagens contra tecnologia/produtos brasileira por parte de grandes potências. Então não vejo como 'mimimi". Sim, fato é quehouveram muuito mais coisas, mas sempre há aquele empurrão de uma mão oculta.
Desculpe cara, mas não tratam-se apenas de "mimimis conspiratórios" pois à época houve de fato um peso político enorme na decisão. Entretanto, fato é também que o maior inimigo do Osório e da Engesa foi o próprio País: se o próprio governo brasileiro decidiu não investir na compra deste MBT, que outro país o faria? Mas o vídeo realmente ficou ótimo! Abçs!
+Aurelio Schindler o mimimi que eu falei foi especificamente em relação ao Osório, este vídeo simplesmente confirmo coisas que eu já sabia por partes de alguns colegas militares e por deduções óbvia o país em que vivemos tem líderes na política e no alto escalão das forças armadaslque não são patriotas estão preocupadas apenas com sigo mesmo em um país assim não é necessário esquema de sabotagem e conspiração, basta oferecer dinheiro, a prova do que eu estou falando ?O presidente da Bolívia, Evo Morales invadiu a refinaria da Petrobras com soldados e simplesmente nacionalizou o gás sem levar em consideração que foram gastos ali cerca de 1bilhão do dinheiro dos brs,líderes que compõe o nosso senado, foram para outros países pedir intervenção em assuntos que cabem apenas aos brs, só esses dois exemplos que eu citei "afronta e traição a soberania brasileira" seriam o suficiente para que se tivesse medidas contundentes a altura, porém como eu disse, nossos líderes não são patriotas, portanto não é necessário um mecanismo conspiratório, basta dinheiro, mas é claro que para eles é mais fácil tentar nos fazer acreditar em conspiração do que na verdade !
Leandro Melo Rocha Ok, entendi agora e concordo plenamente! Nosso país não necessita mesmo de uma intervenção externa, nós mesmos possuímos gente capaz de fazer as cagadas, fato!
Poderia entrar para os planos de atualização e modernização das forças armadas brasileiras uma nova série do blindado Cascavel, Urutum e Osório. Teriam que ser 100% brasileiros.
Estamos em 2021 e este vídeo já tem mais de meio milhão de visualizações, provando que fazer outro MBT e batizalo com o mesmo nome seria o ideal p nosso EB.
8 років тому+1
Parabéns. Excelente texto, boa edição, continuidade e isenção. Faz sentido o Osório ser o melhor à época, pois ele utilizava tecnologia internacional buscada em diversos países. Isso explica sua qualidade.
O projeto original do Osório já está bastante defasado pois é tecnologia dos anos 80. Se fosse para retomá-lo teria que se começar tudo do zero novamente.
@@ricardocorrea1508 Mas é verdade. Do que adianta um exército pra lutar em guerras sendo que não conseguem nem suprir as necessidades básicas do povo? Acha que bala de artilharia é comestível? Acha que paga salários?
@@ninguem3790 Negativo eu não acho isso, mais temos que ter um pais forte. É justamente por isso que teriamos que ter uma industria belica forte, justamente para gerar empregos. Você sabia que boa parte dos engenheiros que trabalhavam na Engesa foram para os EUA e contribuiram e contribuiem para o desenvolvimento da industria belica nos EUA propiciando inumeros empregos?
Isso esclarece muito, foram uma somatória de fatores que fizeram o Osório e a ENGESA sucumbirem, mas somente o fato de termos uma empresa brasileira que teve a competência de projetar e construir esses 2 monstros (EE-T1 e EE-T2) com a qualidade e o refinamento que tinham já é suficiente pare me encher de ORGULHO, vamos chutar esse complexo de vira-latas para bem longe, o Brasil é muito carente em muitos aspectos mas nós temos pessoas muito capazes em diversas áreas.
Faça um vídeo sobre os motivos que levaram o BR escolher o FN FAL ao invés de uma arma com calibres 5.56 ou 7.62x39 ao invés do 7.62x51 assim como a maioria dos países do mundo.
A FN mandou o projeto do fuzile DE GRACA para o Brasil. Fizeram isso para padronizar o armamento e municoes pelo mundo ocidental, como forma de estarem melhor preparados para uma eventual guerra. A unica exigencia foi serem fieis ao projeto original
@@Nihil-ti8cz ,creio que o passado é algo naturalmente que deve ser lembrado com carinho ,onde estão os erros e acertos. Mas temos que seguir em frente. O Osório morreu ,temos que nos centrar em não deixar que seu legado seja largado as traças como a o único MBT de ótimo desempenho que fizemos. Vamos garantir que possamos repetir o feito ,até lá é muito trabalho duro e imaginação como por exemplo: grabcad.com/library/concept-future-mbt-antiproton-tonelada-de-platina-56t-tp-56t-2 . Não ,ele apenas o superou em alguns quesitos ,perfeitamente normal e já não é como se o M1 fosse o melhor do MBT do mundo ainda mais naquela época.
@@edvanleonardo4262 Sim, porém o Osório poderia estar sendo usado até hoje. Vale lembrar que os Projetos de Modernização servem pra isso. Mas é, temos que seguir em frente e tentar construir outro MBT
Cara o pentágono comprou os A-29 para doar a força aérea Iraquiana, não tem nada haver esse negocio de fronteira com o Mexico. E só uma coisa, o USA não usa caças ou aviões para patrulha a fronteira como o México, apenas veículos terrestres e helicópteros.
Sou engesiano aposentado trabalhei por 15 anos na assistência técnica como mecânico especializado, tive o privilégio de acompanhar o desenvolvimento do projeto Osório e também pilotar este MBT, de FIC.
Fala mais sobre o tanque
Meus admirados comprimentos
Ate que enfim alguem que teve o prazer em trabalhar nesse projeto do Osorio. Conta mais sobre como era participar de um projeto tao ousado na epoca. Abracos !!!
@@marcos.black.72 o cara não deve nem lembrar, foi a mais de uma década
@@GripenNg PARABÉNS AO FRANCISCO. É DO RAMO E SEU DEPOIMENTO TEM SUPORTE TÉCNICO. AOS PESSIMISTAS DE PLANTÃO ....VENEZUELA VOS ESPERA. FORÇA BRASIL.
Pessoal, quem mora no Rio ou virá aqui passar férias, tem um Osório no Museu Conde de Linhares, no bairro imperial São Cristóvão, imperdível, tem amplo estacionamento gratuito e um acervo maravilhoso da FEB, inclusive alguns veículos leves. No pátio externo fica o Osório, blindados, metralhadoras AAe e muitas armas alemães apreendidadas na 2ª guerra, conta, inclusive, com um canhão ferroviário, como disse antes, é um passeio imperdível!
Quais os dias que é aberto a visitaçao?
Eu fui lá domingo, vazio, tirei milhares de fotos, sensacional.
ISSO,,,E QUANDO FOREM PARA O RJ NAO ESQUEÇAM DE LEVAR UM COLETE A PROVA DE BALAS DUPLO PQ NAO SE SABE SE VOLTA VIVO DE LA
Já camuflei muito urutu e cascavel no EB, e tive o prazer de ver um Osorio ao vivo e funcionando, no AGSP, também conheci funcionarios aposentados da Engesa, que foram fazer a mnt. do Osorio.
Fala Na Cara
que foda... fala mais sobre
Fala Na Cara é foda esse governo fdp não dá importância nenhuma as coisas do nosso Br
Muito bom meu amigo também já vi ele ,servi 8 anos no exército
Duvido tu FALAR NA CARA dos oficiais do EB que eles deixam as coisa como estão, e não se preocupam em encher o saco do ministério da defesa para atualizar essa bagaça, e voltar com as produções como a ENGESA fazia.
O Brasil perdeu muito com a falência da ingesa
Mas hj tem alguma outra empresa do tipo ?
@@MarlonM27 a industria bélica pesada brasileira foi desmantelada pelos sucessivos governos de esquerda com a falta de interesse em segurança nacional, mas os roubos aos cofres publicos continuaram a todo vapor.
@@juannatchayevhg8004 "esquerda"vai tomar no seu cu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@amanda76269 um asno militonto acabou de rinchar kkk
@@juannatchayevhg8004 Cara o projeto do Osorio foi descartado no governo Figueiredo... Vai dizer que ele tambem era "comunista"?
O Brasil precisa se posicionar como uma nação em desenvolvimento como muitos dizem, mas também uma nação que sabe se defender quando assim for nescessário. ( Palavras parecidas disse o saudoso Prof. Enéas. )
Belo trabalho dos engenheiros brasileiros !!
concordo
ele soh usava peças estrangeiras, haha praticamente nada foi criado aqui.
Eles poderiam ter criado mais para a época foram espertos o suficiente para somente agregar as peças
espertos o suficiente? agregaram peças que exigiam demandas de 3 ou 4 países diferentes, isso logisticamente é um caos.
Crazy Model Garage não estamos falando da logística e sim do trabalho para criar o produto
Q pena q os brasileiros não se interessaram por um projeto tao fantástico !! :/
Ta querendo dizer brasileiros nós? ou o governo?
Governo amigo
+Henrique Igor ah ta, desculpa
ainda bem que não se interessou, tanque pesado não viável para a infraestrutura, de manutenção cara e complicada e um MBT é uma arma estritamente ofensiva, o que não passa nem perto da filosofia do exército brasileiro, só iam ficar em galpões comendo dinheiro e aparecendo em uma ou outra parada militar.
e mais deviam se desfazer daquelas porcarias de leopard e focar em veiculos blindados leves como o guarani
Só falo uma coisa , da vontade de chorar quando vejo uma tecnologia desse nível , e engenheiros tão talentosos no Brasil simplesmente não sendo valorizada e investida. Poderíamos hoje ser a maior potência do mundo fácil !
Não é a primeira vez que isso acontece, o Brasil não valoriza os próprios brasileiros e seus projetos
O BNDES só serve pra mandar dinheiro pra Venezuela
Como esse tanque é lindo caramba. Brasil tem total condições de construir tudo só basta alguém investir. Com uma Qualidade é Tecnologia avançada. Orgulho de ser Brasileiro. AVANTE BRASIL.
Guilherme Samuel o que adianta construir se não tem comprador? E qdo tem leva calote? Sem contar a má administração.
Não se fabrica nada sem demanda.
Acho que se for só para o nosso exército a demanda é baixa
Sabemos que o Brasil é uma super potência, porém em mãos erradas !!
@Armando Gomes o ele falou no sentido de "temos capacidade mais os governantes não deixam isso acontecer"
Vdd
Mãos erradas certamente com 9 dedos
Agora é Bolsonaro.
@@legiaobr-yt5414 kkkkk
Ver um projeto tão lindo e perfeito como o blindado Osório chega a dar dor no coração!!
Sensacional a história do blindado é uma mostra da capacidade dos nossos engenheiros. Pensem aí: aglutinar conhecimentos de vários países , concorrer com os grandes e ficar lado a lado com os americanos. " Viva o nosso povo brasileiro"
Melhor canal do ramo! Parabéns
o M1 até hj tem pesadelos com o Osório shahsuahhaua.
kkkkkkkkkk
Com certeza deve ter 😂😂😂
Verdade!!!!!
O urso judeu acho que não
Kkkkk o Osório é o Freddy Krueger do M1-Abrams
Estou absolutamente viciado nesse canal. Vejo quase todo dia! Nem sabia dessa história do Osório! Realmente lamentável o descaso do gov. brasileiro e dos militares da época também(segundo o vídeo). Imagine se passássemos a produzir blindados assim no mesmo nível da EMBRAER, exportando para os países aliados um blindado competindo com o M1 - Abrahams!! Que falta de visão! Realmente revoltante!
Excelente e esclarecedor!Sobre esse assunto, nada mais há a acrescentar!
Simplesmente fascinante os comentários feitos sobre variados assuntos neste canal, é sem dúvida uma enciclopédia de informações relevantes de alto nível.
Nos anos 80 eu trabalhei como engenheiro na ENGESA e acompanhei de perto o desenvolvimento deste tanque de guerra bem como de todas as outras viaturas. Foi uma época de ouro na indústria bélica nacional. Tenho orgulho de ter trabalhado nesta Grande empresa. Pena terem deixado ela fechar! Obrigado pelo excelente vídeo! 👏👏👏👏😊😊
Nossa eles não tiveram nem 1 osorio
Por isso que só assino este canal , sem sensacionalismo e honesto nos comentários. Avante Brasil hoje estamos em outras mãos . Espero que este projeto possa em parte ser utilizado ainda ....
Un excelente carro de combate, cuanto quiciera os tener por lo menos unos 100 en mi Colombia, con mas actualizaciones a día de hoy. Gracias por este excelente material.
Servi em 2007 no 13° RC mec. e vi de perto os 2 Osório inclusive algumas das imagens era o regimento aqui de Pirassununga SP. apenas 1 funcionava o outro não tinha motor . Infelizmente não foi adiante esse magnífico blindado
Caramba sensacional é muito empolgante poder assistir esses vídeos sem contar os comentários aqui são criados debates digno do alto escalão das forças armadas parabéns a todos vocês .
Meu nobre produtor, nada no mundo foi tão esclarecedor, muito obrigado pelo seu canal!
Fico triste por esse projeto nao ter ido pra frente. Se tivesse hoje nos tinha nosso próprio blindado sendo um dos melhores exportando pro mundo todo.
O vídeo foi de grande importância e esclarecimentos. A empresa foi uma grande guerreira, com grandes técnicos e engenheiros, de altíssima e importância e competência, e aínda se dedicava e esforçavam-se, para conseguir um objetivo.
Excelente "desmistificação" de um ótimo projeto do passado, mais um exemplo de como a industria bélica nacional teve excepcionais oportunidades de ser bem mais relevante no cenário internacional em diversas áreas e por vários motivos, entre eles politico/econômicos impediram esse avanço.
A Engesa era uma maravilha da engenharia, tudo que fez foi de excelência, lembro dos maravilhosos veículos off-roud, Engesa 4 e 6, talvez, até hoje, o melhor.
Ótimo vídeo, com esclarecimentos de ouro, pelos quais agradeço muito. Sempre achei muito triste a história do Osório, e acho que merecia ser contada em um filme. Penso em, algum dia, escrever um roteiro para esse fim.
parabens pelo canal.fui militar e participei em 2 missoes.uma da nato e outra das nu.cumprimentos de portugal.continue seu bom trabalho
Show de informações sobre uma atitude da Empresa Engesa, que consegui desenvolver um equipamento muito bom para Época, pena que não teve apoio do País.
Eu tenho paixão por essa máquina! Orgulho nacional , pena que a corrupção de fora e dentro de nossa nação destruiram este prodígio de tecnologia e engenharia!
Que orgulho!
O que falta para este país ser uma grande potência mundial?
Um povo unido.
A ENGESA foi um marco brasileiro para sua época. Acredito que poderíamos ter preservado melhor está empresa.
E PORQUE NAO LUTOU POR ISSO??? PQ NAO SABIA? KKKKKKKKKKK,,, É IGUAL A MORTE,,,, DEPOIS QUE MORREM TODOS VIRAM ANJOS E TUDO ERA MARAVILHOSO, MAS ANTES ERA UMA MERDA NE?????
Parabéns. Assistido em 2022 e o vídeo se permanece esclarecedor e atual.
que canal... parabéns... o Brasileiro precisa realmente conhecer sua história...
Um canal rico em informações militares,acredito até na possibilidade do mais completo conteúdo disponível do país atualmente.Tenho observado vídeos voltados exclusivamente para o exército,marinha e aeronáutica.
Pergunta: faça um vídeo relacionado a força auxiliar...BOPE(batalhão de operações policiais especiais).
Parabéns e obrigado!
Obrigado, Cleyton! Sim, em breve começarei uma série sobre esse tema. Abraço!
Que história impressionante,apesar do final ter sido amargo para aquela indústria brasileira.
ótimo documentário. triste realidade.
parabens cara,o melhor dos seus videos é que voce nos passa o contexto historico...
Foram muitos esclarecedoras as informações sobre este blindado, e porque ele não foi pra frente. Na época eu era militar e ouvia muitas informações sobre ele.
Por que o exercito Brasil não ressuscita o projeto do blindado Osório ?
Up
Já fez ,vídeo de resposta n*18.
Alisson Lima Se isso acontecesse o blindado teria que ser completamente redesenhado, pois ele já está completamente obsoleto hoje em dia. Isso seria caro e demorado, e francamente, nós não precisamos do Osório, os Leopards 1A5 que nos já temos são mais do que suficiente.
@@luisarruda3061 a questão dos leopards até entendo, porém ter um tanque nosso, Brasileiro seria bom
Seria bom só se fosse competitivo. Quem paga somos nós. Na Engesa houve os tropeços citados e evidentemente um mau planejamento. Trabalhei lá, especificamente no Osório.
Alguém em setembro de 2019 curtindo esse vídeo?
Eu conheci esse canal em 2016 desse mes kkk
Man aki e 2020
To a um ano luz de tu
@@piu_br255 2020!!!
não é vergonha nem uma usar tecnologia estrangeira.
Não é mesmo. O que vale mais é a capacidade de se projetar um tanque eficiente com equipamentos de fornecedores tão distintos. Não é apenas pegar os equipamentos e montar o tanque. Houve toda uma engenharia para integrar os diversos itens de forma harmoniosa.
então todo o mundo ja foi ou ainda é burro.
ok...
Na moral vei quase todos os países do globo utilizam tecnologia estrangeira na hora de projetar suas armas.
Afinal oq é melhor um blindado 100% nacional mas é um lixo ou um blindado com tecnologia estrangeira e que é muito bom?
MESSIAS SAMPAIO VASCONCELOS vdd
Tive o prazer de conhecer de perto esse monstro de aço realmente lindo. Sua evolução tecnológica deixaria muitos de boca aberta se asim tivesse continuado sua fabricação.
Gosto muito dos teus vídeos aqui postados. Muito bem explicados. Uma pena que uma indústria tão promissora acabe deste jeito. BRASIL...triste realidade.
Impressionante, parabéns pela matéria!
Trabalho esmerado. Parabéns pela objetividade, clareza e acima de tudo precisão dos fatos. Top !
Oque impede o Exército pegar o projeto de engenharia é produzir está máquina?
Acho q rolou um lobby pesado em cima da fabricante do Leopard, o nosso exercito tem mais de 300. E tb falta grana, hj eles preferem investir no Astros II
O exército possui o espolio da engesa e os dois osorios estão em pirassununga, o exercito não faz pq não tem interesse nenhum, e tbm pq o eb não teria condição de fabricar um blindado, afinal não é montadora. até onde sei não existe lobby nenhum alemão, até pq o brasil selecionou varios leopards na ultima compra, usados e em melhor estado, e enrolou pra pagar, ai o chile chegou com o dinheiro e levou e o brasil ficou com os que sobraram.
Esse vacilo do Brasil foi recente? Pq eu citei a questão do lobby no contexto de 90's, antes da engesa falir.
tudo! embora o EB tenha o Osório a sua tecnologia de produção tá espalhada pelo mondo ou simplesmente não existe mais, como disse o vídeo, muitos componentes vinham de outros países.
Claro o eb não é montadora, no máximo consultor de um projeto, o grande problema é que não existem empresas brasileiras para desenvolver e produzir nada na área de blindados por aqui.
Esse canal é muito top! Dos melhores do youtube!
Lembro-me de ter ido escolta-lo de Barueri até Pirassununga, local onde foi tratado com carinho e respeito pelo extinto 2° Regimento de Carros de Combate, hoje 13° RCMec. Na ocasião o engenheiro responsável as lágrimas entregou a chave e solicitou que cuidassemos com carinho do blindado. Ao chegar em Pirassununga foi realizada uma manutenção minuciosa e pintura do veículo, que ficou irreconhecível (para melhor). Dois blindados vieram na época e apesar de terem ficado pouco tempo renderam boas histórias. Infelizmente a Cavalaria no estado de São Paulo foi dizimada, todos os Leopards 1A1 desceram para o sul, onde ao meu ver fazia frente a um plano de desmilitarizar o estado caso este se revoltasse.
10:03 mas foi o que mais acertou tiros no alvo entre todos os outros melhores blindados dom mundo no seu tempo e isso conta mais
Tenho um colega de trabalho que era engenheiro na Engesa, segundo ele após o último teste os sauditas pediram para desmontar o Osório e o M1 e - entre outros itens - fizeram um "Raio-X" do chassi dos dois veículos, no Osório encontraram uma trinca, no M1 não. Veredito: O Osório não tinha chassi resistente o suficiente para aguentar o canhão de 120mm em ritmo de combate.
Os Estados Unidos jamais permitiram que esse projeto de MBT brasileiro fosse adiante...
O brasileiro adora culpar outros países pelo próprio fracasso! O exército Brasileiro NÃO quis esse blindado! A empresa que o criou estava quase falindo
@@brenox1974 foi culpa dos americanos que fizeram pressao para eles nao comparem o Osório
@@brenox1974 você é burro não entende nada de geopolítica.
@@brenox1974 Concordo,se o EB tivesse dado uma moral em casa a empresa poderia ter continuado e futuramente vender pra outros países.
@uwu mas e claro que vai né, os EUA vai tentar vender o dele
Imagina esse blindado com a tecnologia de hj iria ser um dos top
Excelente a matéria, esclareceu em todos os aspectos a breve vida do "Osório". Parabéns ao Mundo Militar, frt abraço e obrigado.
É considerado o melhor blindado da década de 80 melhor até q alguns Leopard q usamos hoje sem dúvida este tanque faria história
3:17 noossa, os alemães sempre souberam construir motores, e até hoje sabem...
Pra vocês verem o quanto o nosso país tem tudo pra ser uma potência mundial, não só econômica mas também militar.
Parabéns pela aula! Vou assistir todo o seu canal. Excelente!
Obrigado!
Como sempre todos os seus vídeos são excelentes parabéns
Uma história de orgulho e tristeza para nossa indústria.
o Brasil tem quantas unidades do Osório?
apenas 2
dois , e um deles quase virou arame no desmanche
2, e apenas protótipos, não tem nada a ver com o projeto original.
um esta em Santa Maria RS
O Brasil tem 4560 unidades ativas, o que está em mais quantidades aqui no Brasil, que atualmente possui 6230 tanques.
O Osório seria tipo um tanque universal (como o Centurion), não seria o melhor de todos, mas poderia fazer praticamente de tudo
O Brasil tem tudo para ser de primeiro mundo, o problema como sempre é os políticos corruptos.
E o povo também
@@combattimentoromanvs o povo é a solução
@@combattimentoromanvs o Brasil parece que tem dupla personalidade, pois ele mesmo ferra ele mesmo
Perfeito muito bom saber que o brasil poderia ter sido uma pot/encia militar do futuro
Essa narração é sensacional, a mais moderna é boa também mas essa é algo bem mais militar
Cara dói no coração saber que um tanque de guerra assim tão avançado não tenha dado certo. O governo federal brasileiro tbm foram muito irresponsável em não investir nesses tanques. Além de possuirmos o 1° ou 2° melhor do mundo, teríamos a hegemonia em toda à América Latina.
Olá boa noite poderia fazer um vídeo sobre o porta avião Minas Gerais seria ótimo sou fã deste canal não perco um desde quando me inscrevi valeu
O povo brasileiro e seus governantes (estes de joelhos) devem desculpas à Engesa e à Bernardini.
Excelente vídeo !!! Completo e informativo . . .
O importante mesmo é que em breve teremos ele no War Thunder, uma vez que o pedido de adição já foi passado para os desenvolvedores, resta saber se é o modelo com o L7 ou GIAT, poderiam ser os dois, é um blindado lindo e com equipamentos muito eficientes!
Uma pena, o governo Brasileiro ,não ter interessado em algo tão fantástico! E , deixar morrer a ENGESA.Parabens aos engenheiros Brasileiros que com todo tipo de limitações e desafios conseguiram fazer esta proeza...
Ótimo vídeo ! Acabou com os mimis conspiratorios.
Obrigado!
Não acho nenhum "mimimi" isto acredito sim que se encaixa um tanto de conspiração nisto tudo. Ainda hoje vemos até mesmo documentados, conspirações e sabotagens contra tecnologia/produtos brasileira por parte de grandes potências. Então não vejo como 'mimimi". Sim, fato é quehouveram muuito mais coisas, mas sempre há aquele empurrão de uma mão oculta.
Desculpe cara, mas não tratam-se apenas de "mimimis conspiratórios" pois à época houve de fato um peso político enorme na decisão. Entretanto, fato é também que o maior inimigo do Osório e da Engesa foi o próprio País: se o próprio governo brasileiro decidiu não investir na compra deste MBT, que outro país o faria?
Mas o vídeo realmente ficou ótimo!
Abçs!
+Aurelio Schindler o mimimi que eu falei foi especificamente em relação ao Osório, este vídeo simplesmente confirmo coisas que eu já sabia por partes de alguns colegas militares e por deduções óbvia o país em que vivemos tem líderes na política e no alto escalão das forças armadaslque não são patriotas estão preocupadas apenas com sigo mesmo em um país assim não é necessário esquema de sabotagem e conspiração, basta oferecer dinheiro, a prova do que eu estou falando ?O presidente da Bolívia, Evo Morales invadiu a refinaria da Petrobras com soldados e simplesmente nacionalizou o gás sem levar em consideração que foram gastos ali cerca de 1bilhão do dinheiro dos brs,líderes que compõe o nosso senado, foram para outros países pedir intervenção em assuntos que cabem apenas aos brs, só esses dois exemplos que eu citei "afronta e traição a soberania brasileira" seriam o suficiente para que se tivesse medidas contundentes a altura, porém como eu disse, nossos líderes não são patriotas, portanto não é necessário um mecanismo conspiratório, basta dinheiro, mas é claro que para eles é mais fácil tentar nos fazer acreditar em conspiração do que na verdade !
Leandro Melo Rocha Ok, entendi agora e concordo plenamente! Nosso país não necessita mesmo de uma intervenção externa, nós mesmos possuímos gente capaz de fazer as cagadas, fato!
Faz um vídeo dos mirage 2000 do Brasil
Realmente muito triste perdermos todo esse potencial em criação de veículos blindados...
É uma pena ver esses projetos se diluir sem produção em série ,ainda tenho esperanças de ver o OSÓRIO ou até o TAMOYO em produção seriada ...
Hoje com dinheiro o Osório voltaria a ser uma Grande maquina de Guerra
O Osório nos tempos de hoje seria capaz de superar os tanques Leopardos 2 da Alemanha?
Claro que sim!
Que coisa linda de tanque, me lembra um pouco o T-90 russo.
sem duvida um orgulho nacional este tanque
E esse foi sem dúvida seu melhor vídeo muito bom mesmo muito esclarecedor
opa! E tá valendo um vídeo sobre o jeep Engesa?! Tem uma legião de fãs dele por aí...
Se fosse na Índia ou China!! Hoje seria um dos melhores do mundo!!! Mas Brasil!!!
Poderia entrar para os planos de atualização e modernização das forças armadas brasileiras uma nova série do blindado Cascavel, Urutum e Osório.
Teriam que ser 100% brasileiros.
Até hoje não vi caveirão nem os CLANF da Marinha perfurados, isso daí é balela; Claro que tem que melhorar, mas não chega a esse nível não :)
***** Sim, e trabalharam por um bom tempo juntos ou esqueceu do Rio?
Up
Estamos em 2021 e este vídeo já tem mais de meio milhão de visualizações, provando que fazer outro MBT e batizalo com o mesmo nome seria o ideal p nosso EB.
Parabéns. Excelente texto, boa edição, continuidade e isenção. Faz sentido o Osório ser o melhor à época, pois ele utilizava tecnologia internacional buscada em diversos países. Isso explica sua qualidade.
NAÕ foi o Iraque que faliu a engesa foi sim os políticos brasileiros que faliram e firma que ganharam algum por fora dos militares americanos.
a alguma possibilidade do projeto do Osório voltar a ser fabricado? ou é difícil pois os engenheiros da Engesa ja estão espalhados em outras empresas?
O projeto original do Osório já está bastante defasado pois é tecnologia dos anos 80. Se fosse para retomá-lo teria que se começar tudo do zero novamente.
Hoje no Mundo Militar você tem algo sobre a "guerra" da lagosta , entre Brasil e França?
Vinicius Ledur poderia fazer uma engenharia reversa nele e atualizar com equipamentos modernos e tecnologia atual
Hoje no Mundo Militar acho eu que se o Osório voltasse seria modernizado,o m1 abrahams e de 1979
Robson Lopes exato é só atualizar ele como eu disse em cima
Nosso governo como sempre não dando o apoio necessário a nossas empresas nacionais
Temos outras prioridades, como estabilizar o país internamente antes de querer se armar.
@@ninguem3790 Por esse pensamento é que estamos na merda
@@ricardocorrea1508 Mas é verdade. Do que adianta um exército pra lutar em guerras sendo que não conseguem nem suprir as necessidades básicas do povo? Acha que bala de artilharia é comestível? Acha que paga salários?
@@ninguem3790 Negativo eu não acho isso, mais temos que ter um pais forte. É justamente por isso que teriamos que ter uma industria belica forte, justamente para gerar empregos. Você sabia que boa parte dos engenheiros que trabalhavam na Engesa foram para os EUA e contribuiram e contribuiem para o desenvolvimento da industria belica nos EUA propiciando inumeros empregos?
Isso esclarece muito, foram uma somatória de fatores que fizeram o Osório e a ENGESA sucumbirem, mas somente o fato de termos uma empresa brasileira que teve a competência de projetar e construir esses 2 monstros (EE-T1 e EE-T2) com a qualidade e o refinamento que tinham já é suficiente pare me encher de ORGULHO, vamos chutar esse complexo de vira-latas para bem longe, o Brasil é muito carente em muitos aspectos mas nós temos pessoas muito capazes em diversas áreas.
ótimo vídeo..esclarece muito sobre o que ferrou com ENGESA e com T1-Osório
Qual o nome dessa musiquinha que fica tocando no videdeo?
A musiquinha é fantástica !!!
Crusade - Video Classica de Kevin MacLeod
Essa música é um saco!
Rodrigo acho que você quer que ele ponha funk nos vídeos. Aí você vai gostar.
Funk não presta é uma desgraça
Se o Brasil sem fazer grandes investimento nas forças armadas já conseguiu fazer essa beleza de tanque imagina se fosse investimento muito maior!.
Só vai ter investimento assim que judici4ri0 e politicos deixarem de existir!
? ,pois quem os patrocinavam eram as ditaduras africanas e do oriente médio.
Faça um vídeo sobre os motivos que levaram o BR escolher o FN FAL ao invés de uma arma com calibres 5.56 ou 7.62x39 ao invés do 7.62x51 assim como a maioria dos países do mundo.
Estão trocando de Fuzil o Exercito Brasileiro para o Imbel IA2 5,56 de fabricação nacional,até agora trocaram 20% dos FN FAL para esse novo fuzil.
+Gian Lucca acho que ele quis dizer a escolha na época da introdução do FAL.
A FN mandou o projeto do fuzile DE GRACA para o Brasil. Fizeram isso para padronizar o armamento e municoes pelo mundo ocidental, como forma de estarem melhor preparados para uma eventual guerra.
A unica exigencia foi serem fieis ao projeto original
Pq 762x51 é um calibre ótimo para a guerra
Ngm respondeu a pergunta...
Sempre venho assistir esse video do blindado Brasileiro mais top do mundo que nos poderíamos ter tido a chance de fabricar...
#VoltaOsório
pois é:(
Supera.
@@edvanleonardo4262 Mas é difícil, Era um super MBT foda o Osório, um dos melhores MBTS pesados do Mundo, deu até um Pau no M1
@@Nihil-ti8cz ,creio que o passado é algo naturalmente que deve ser lembrado com carinho ,onde estão os erros e acertos.
Mas temos que seguir em frente.
O Osório morreu ,temos que nos centrar em não deixar que seu legado seja largado as traças como a o único MBT de ótimo desempenho que fizemos.
Vamos garantir que possamos repetir o feito ,até lá é muito trabalho duro e imaginação como por exemplo: grabcad.com/library/concept-future-mbt-antiproton-tonelada-de-platina-56t-tp-56t-2 .
Não ,ele apenas o superou em alguns quesitos ,perfeitamente normal e já não é como se o M1 fosse o melhor do MBT do mundo ainda mais naquela época.
@@edvanleonardo4262 Sim, porém o Osório poderia estar sendo usado até hoje. Vale lembrar que os Projetos de Modernização servem pra isso. Mas é, temos que seguir em frente e tentar construir outro MBT
Seria ótimo poder retomar todos os projetos da ENGESA. Tem muita coisa boa que pode ser aperfeiçoada pro cenário atual.
cara faça um vídeo falando dos caça super tucano do Brasil
Já foi feito, Osni. Navega pelos vídeos do canal.
Cara o pentágono comprou os A-29 para doar a força aérea Iraquiana, não tem nada haver esse negocio de fronteira com o Mexico. E só uma coisa, o USA não usa caças ou aviões para patrulha a fronteira como o México, apenas veículos terrestres e helicópteros.
Ochente negociaram e entregaram o produto sem receber o dimdim agora vcs tem medo de ir lá buscar os blindados😅😅😅😅
Nada a ver seu comentário, reveja o vídeo.
Este tanque foi considerado o melhor tanque do mundo no campeonato mundial de tanques na Arabia saudita.
não, não foi
É, de fato, uma pena para nós brasileiros, que um veiculo tão fantástico como este, não esteja integrado as nossas forças armadas.
Excelente seu trabalho, parabéns pelo seu esclarecimento.