Boa tarde, professor. Quais desses anestésicos são mais indicados para contenção química de cães e gatos? E quais associações podemos fazer deles com analgésicos? Teria algum vídeo no canal sobre contenção química na rotina clínica de cães e gatos? Caso eu precise fazer contenção química de um animal para limpar alguma ferida ou fazer algum procedimento no ambulatório que vai provocar dor no animal, por exemplo. Agradeço, professor! E obrigada por mais uma ótima aula!!!
Olá Liv, bom dia. Tirando a alfaxalona, que como diz no vídeo não tem ainda no Brasil, todos os outros não são indicados, pois precisam ser feitos por via IV e vão promover anestesia geral, que precisa de monitoração adequada. Nesse caso, geralmente utilizamos anestesia dissociativa. As associações vão depender de uma série de fatores, como espécie, raça, condição fisiológica, qual procedimento e tempo de procedimento. Difícil cravar uma associação perfeita ok? Abraços!
Boa noite, posso tirar uma duvida? Já vi alguns pacientes que no retorno de procedimentos curtos, com a indução com propofol e muitas vezes, sem utilização de manutenção, retornam com apetite voraz. Existe alguma relação no mecanismo de ação do propofol com o estímulo de apetite?
Olá Sarah, tudo bem? Olha... nunca li sobre isso... novo pra mim.. Sei que o diazepam pode dar esse efeito; inclusive é utilizado, às vezes, para animais que estão em anorexia... mas propofol... vou ficar te devendo. Abraços!
@@NAVEanestesia é então, exótico né kkkkkk já tive vários pacientes que retornam querendo devorar o pote, e depois passa sabe...fui estudar sobre para ver se havia algum estímulo, ou talvez por controlar náusea, e não achei. Mas obrigada pela resposta e eu adoro os vídeos.
Uma outra dúvida professor: Qual seria a diferença de sedação para contenção química? Teria diferença ou são termos usados como sinônimos na clínica? Fico um pouco confusa porque já vi pessoas falando sobre sedação, mas sem usar os fármacos que são classificados como sedativos e tranquilizantes (usando anestésicos associados a opioides, por exemplo). E também já vi o termo contenção química ser usado para fazer sedação. Acabo ficando confusa. Agradeço novamente, professor! Estou fazendo uma super maratona dos seus vídeos 😁😁
Oi Liv, que bom que está maratonando! rsrsrs Vamos lá... essa dúvida é muito comum. Sedação é quando temos depressão considerável do SNC, o paciente fica alheio ao ambiente mas ainda há possibilidade de resposta motora, digamos, voluntária. Geralmente conseguimos isso com sedativos (alfa 2 por exemplo) + opioides ou benzodiazepínicos. Contenção química é um misto de "imobilização" e anestesia. É um conceito vago mesmo... Ao pé-da-letra, seria deixar o animal imobilizado com o uso de medicamentos. MAS... geralmente entendemos que há contenção química quando associamos um dissociativo, promovendo, então, anestesia dissociativa. O que podemos fazer de procedimentos nesses casos? Apenas procedimentos superficiais, desde que com o paciente monitorado e estável. Ainda, no caso da contenção química, temos hoje as "totalmente reversíveis", que não utilizam dissociativos. Geralmente são feitos com agonistas alfa2 + opioides + benzodiazepínicos. Ai vc vai perguntar... mas qual a diferença entre isso e a sedação? A intensidade de resposta. Geralmente na contenção química não temos resposta motora do paciente. Difícil de explicar mesmo... abraços!
minha mãe vai fazer uma cirurgia da atm,a anestesia é geral, porém ela tem arritmia, toma remédio há muito tempo e está controlada, mas ela também tem pressão alta também controlada devido ao problema no coração, os riscos são muito altos? tô extremamente preocupada com a anestesia.
Ola Sarah. Risco, todo procedimento tem... as comorbidades devem ser consideradas sempre. Tenho certeza que o anestesista fará uma consulta com ela e saberá fazer o melhor procedimento. Pense positivo! 😉 abraços!
Olá Alessandro, obrigado pelo apoio. Sobre a sua pergunta, é o "todo mundo faz o que não é para ser feito". Temos artigos publicados que mostram que o propofol após aberto, pode ficar por até 21-28 dias em geladeira, sem contaminação. Mas isso foi feito de maneira asséptica: tiveram o cuidado em abrir a ampola, evitaram contaminantes etc e tal. Numa situação "real", isso tem que ser relevado. Se você tiver falando do propofol em frasco-ampola, fica mais um pouco mais viável. Se for ampola... independente disso, é por conta e risco. Abraços!
Rapaz do céu, o que essa aula está me ajudando é brincadeira!!!
Que ótimo!
Curto e comento para fortalecer o canal que oferece conteudo de qualidade e de graca, sem querer vender curso. Obrigado!!!
😊😉
Sua explicação é excelente, conheci por indicação do professor Guilherme Tognoli… obrigada pela aula 👏🏻
Que legal Deizielle! Manda um abraço pro meu amigo Guilherme!
quanto mais tempo passo aqui, mais me impressiono! que trabalho cuidadoso e bem feito. obrigada e sucesso professor!
😊
aula incrível 🙏🏻 indicação do professor roberto thiesen, atual professor de farmaco na UFPA
😊😉 Abraços pra vc e para o meu amigo Beto Thiesen!
Espero que nunca parem com este trabalho didático excelente. 👏👏👏
😉
Adoro as aulas do NAVE. Conteúdo de qualidade muito bem explicado. Está me salvando! Obrigada.
😊😉
muito bom!!
😊😉
Melhores aulas de anestesio! Tenho usado como revisao nessa quarentena e valeu muito a pena. Obrigada por toda dedicação!
Excelente, professor! Adoro os vídeos da página, parabéns pela iniciativa!
Muito boas as aulas
Gostei. Estava viajando na aula e agora consegui entender kkk valeu
😊😉
Que aula boaa
😊😉
Super Prof.👏👏👌
Excelente aula, obrigada pelo conteúdo
😊😉
Belleza!
😊😉
Mais conhecimento....obrigado professor!
😊😉
Excelente conteúdo
😊😉
muito bom professor!
😉
Amei.👏👏👏👏
😉
Ótimo, professor. Obrigado por postar estes vídeos!
🤙😉
Excelente aula!! Estou maratonando esse canal kkk
Parabéns, mestre pela aula.
😉
Obrigado pelos vídeos, professor, muito bom!!!
Muito obrigada, ajudou muito❤
😊😉
Aula muito boa ❤
Obrigado 😃
show . obg
😊😉
Melhores aulas possíveis
Muito obrigado pelo apoio Caroline 😉
Gostei
Muito obrigado!
😉🤙
Aula ótima! A série tem me ajudado muito!
Maratonando hein Antonio? ; )
Muito obrigada por dividir conosco.
😉
obg por compartilhar esse conhecimento e suas experiências como anestesista. Como sempre, aulas maravilhosassss
Que bom que esteja aproveitando Ádria! Abraços ; )
Parabéns!!
😉
Boa tarde, professor. Quais desses anestésicos são mais indicados para contenção química de cães e gatos?
E quais associações podemos fazer deles com analgésicos?
Teria algum vídeo no canal sobre contenção química na rotina clínica de cães e gatos? Caso eu precise fazer contenção química de um animal para limpar alguma ferida ou fazer algum procedimento no ambulatório que vai provocar dor no animal, por exemplo.
Agradeço, professor!
E obrigada por mais uma ótima aula!!!
Olá Liv, bom dia.
Tirando a alfaxalona, que como diz no vídeo não tem ainda no Brasil, todos os outros não são indicados, pois precisam ser feitos por via IV e vão promover anestesia geral, que precisa de monitoração adequada. Nesse caso, geralmente utilizamos anestesia dissociativa. As associações vão depender de uma série de fatores, como espécie, raça, condição fisiológica, qual procedimento e tempo de procedimento. Difícil cravar uma associação perfeita ok? Abraços!
Aquele vídeo que a gente pode assistir 10 vezes
🥰😉
Que aulaaaa maravilhosa! Me ajudou muito na matéria do EAD 👏🏻👏🏻👏🏻
Again? TMJ Muito bom. Parabéns!
Tivemos que subir nova versão. A outra deu pau... ; )
O etomidato não pode ser utilizado na manutenção não né? Meu professor, disse que não pode redosar, pois gera hemolise intravascular.. É isso mesmo??
Olá Gutemberg. Não é aconselhado por conta da inibição do cortisol... esse seria o principal problema ok? Hemólise também pode ocorrer. abraços!
Olá Professor, tudo bem? Já temos Alfaxalona no Brasil por acaso? Sabe me dizer algum distribuidor? Abraço.
Oi Juliana, tudo bem? Até o momento, não temos... abraços!
Qual a ligação dos Fenotiazínicos, Opióides e o Etomidato no mesmo plano anestésico?
Ola @lecardoso. Nao entendi sua dúvida. Pode explicar melhor?
Boa noite, posso tirar uma duvida? Já vi alguns pacientes que no retorno de procedimentos curtos, com a indução com propofol e muitas vezes, sem utilização de manutenção, retornam com apetite voraz. Existe alguma relação no mecanismo de ação do propofol com o estímulo de apetite?
Olá Sarah, tudo bem? Olha... nunca li sobre isso... novo pra mim.. Sei que o diazepam pode dar esse efeito; inclusive é utilizado, às vezes, para animais que estão em anorexia... mas propofol... vou ficar te devendo. Abraços!
@@NAVEanestesia é então, exótico né kkkkkk já tive vários pacientes que retornam querendo devorar o pote, e depois passa sabe...fui estudar sobre para ver se havia algum estímulo, ou talvez por controlar náusea, e não achei. Mas obrigada pela resposta e eu adoro os vídeos.
Uma outra dúvida professor: Qual seria a diferença de sedação para contenção química? Teria diferença ou são termos usados como sinônimos na clínica?
Fico um pouco confusa porque já vi pessoas falando sobre sedação, mas sem usar os fármacos que são classificados como sedativos e tranquilizantes (usando anestésicos associados a opioides, por exemplo). E também já vi o termo contenção química ser usado para fazer sedação.
Acabo ficando confusa.
Agradeço novamente, professor!
Estou fazendo uma super maratona dos seus vídeos 😁😁
Oi Liv, que bom que está maratonando! rsrsrs
Vamos lá... essa dúvida é muito comum. Sedação é quando temos depressão considerável do SNC, o paciente fica alheio ao ambiente mas ainda há possibilidade de resposta motora, digamos, voluntária. Geralmente conseguimos isso com sedativos (alfa 2 por exemplo) + opioides ou benzodiazepínicos. Contenção química é um misto de "imobilização" e anestesia. É um conceito vago mesmo... Ao pé-da-letra, seria deixar o animal imobilizado com o uso de medicamentos. MAS... geralmente entendemos que há contenção química quando associamos um dissociativo, promovendo, então, anestesia dissociativa. O que podemos fazer de procedimentos nesses casos? Apenas procedimentos superficiais, desde que com o paciente monitorado e estável.
Ainda, no caso da contenção química, temos hoje as "totalmente reversíveis", que não utilizam dissociativos. Geralmente são feitos com agonistas alfa2 + opioides + benzodiazepínicos. Ai vc vai perguntar... mas qual a diferença entre isso e a sedação? A intensidade de resposta. Geralmente na contenção química não temos resposta motora do paciente.
Difícil de explicar mesmo... abraços!
Alfaxalona ou propofol, dia a dia
Ola Alex. Nao temos alfaxalona no Brasil... ao menos por agora
Quando fala do Propofol aparece o Michael Jackson, desculpa mas eu ri kkkkkkkkkkkkkkkk
🙄😏🤣🤣🤣🤣
minha mãe vai fazer uma cirurgia da atm,a anestesia é geral, porém ela tem arritmia, toma remédio há muito tempo e está controlada, mas ela também tem pressão alta também controlada devido ao problema no coração, os riscos são muito altos?
tô extremamente preocupada com a anestesia.
Ola Sarah. Risco, todo procedimento tem... as comorbidades devem ser consideradas sempre. Tenho certeza que o anestesista fará uma consulta com ela e saberá fazer o melhor procedimento. Pense positivo! 😉 abraços!
Olá!
Professor deveríamos sempre que usar o propofol, colocar e resto que sobra no frasco na geladeira? Para um reuso...?
Bela aula... Showww 🤜🤛
Olá Alessandro, obrigado pelo apoio. Sobre a sua pergunta, é o "todo mundo faz o que não é para ser feito". Temos artigos publicados que mostram que o propofol após aberto, pode ficar por até 21-28 dias em geladeira, sem contaminação. Mas isso foi feito de maneira asséptica: tiveram o cuidado em abrir a ampola, evitaram contaminantes etc e tal. Numa situação "real", isso tem que ser relevado. Se você tiver falando do propofol em frasco-ampola, fica mais um pouco mais viável. Se for ampola... independente disso, é por conta e risco. Abraços!
Parabéns pela didática professor! Me diz uma coisa, a Alfaxalona é de fácil acesso aqui no Brasil? E com relação ao custo benefício, é viável?
Obrigado Dalila ; ) Infelizmente, até o momento, é impossível comprar alfaxalona no Brasil... Nos países que tem é viável sim. Abraços!
♥️
😉
♥️
😉