Parabéns professor mais um vídeo incrível, recentemente acompanhei algumas castrações em pequenos animais e foi utilizado o ketapum. E nem era uma cidade do interior do interior do interior 😅😅😅😅 Acho que muitos veterinários ainda usam essa associação por medo ou por desconhecer protocolos melhores.
Otima resposta como sempre, Professor! Hoje ja tenho uma visão muito diferente da anestesia e concordo plenamente contigo: dizer que "n tem recurso" hoje é falta de vontade e de investimento, na anestesia. Aproveito minha passagem aqui, e deixo meu agradecimento pq suas aulas foram parte do que me ajudaram/me motivaram a sair da faculdade e seguir na anestesiologia veterinaria, e passar numa residência seguindo esse meu sonho. Valeu professor, estarei sempre acompanhando suas aulas!
Olá Fernando. Obrigado pela sua pergunta, que é sempre frequente nas aulas de dissociativos. Muito feliz em saber que contribuí para sua formação e que você está seguindo, com sucesso, a carreira. Parabéns e continue assim! Abraços!
Super elucidativo!! Fui aluna do prof Adriano e agora faço pequenas consultorias propriedades rurais. Ainda não tenho segurança de fazer procedimentos cirúrgicos, justamente por não ter certeza de como anestesiar a campo, mas esse vídeo me deu uma animada. Aguardo mais vídeos pra ganhar mais coragem. Pra edição do vídeo, eu sugeriria fazer uma tabela, pra ficar bem visual, de “o que pode fazer com dissociativos, o que não pode, e do que pode fazer mas com alguma associação”, sabe? Abraço, prof!!
Oi Flávia! Que bom saber que está indo bem na profissão. Sucesso de vocês é o que queremos : ) Um grande abraço e vai, devagar, ganhando segurança ok? Ela vem quando vc menos espera. Abraços!
Obrigado por mais uma aula prof, como sempre um conteúdo muito valioso e de fácil compreensão! Aí vai mais uma dúvida e talvez sugestão de tema para outro vídeo: tenho observado que muitos anestesistas estão realizando bloqueios de nervos guiados por US e alguns inclusive mantém o paciente apenas sedado ou quase acordado em procedimentos como cirurgias ortopédicas. Acredito que a utilização de qualquer bloqueio ou anestesia local é vantajoso no sentido do efeito poupador de anestésicos gerais e no bloqueio da nocicepção, mas manter um animal sedado ou quase acordado é sempre melhor que mantê-lo sob anestesia geral? Obrigado!
Olá Bruno. Obrigado pela mensagem. Direto e reto: É muito melhor block regional + sedação que submeter o paciente a anestesia geral. Isso por conta das várias alterações fisiológicas envolvidas na anestesia geral. Se é viável ou não? Ai dependerá do protocolo anestésico, situação e paciente. Se ele for colaborativo, não vejo problemas... Abraços!
Oi Professor que aula incrível...eu morro no interior do interior e tento fazer associações opióides, benzodiazepínicos e bloqueios locais mas tenho uma grande dúvida pois uso o Zoletil ,gostaria poder acrescentar o propofol em alguns casos mas não tenho acesso a oxigênio por tanto não consigo manter meu paciente entubado para prováveis emergências 😥 e meu fluxo de cirurgia é bem pequeno ... gostaria de saber a sua opinião poderia me ajudar ?Desde já agradeço ❤
Olá Caroline. Entendo sua situação... de verdade... mas não dá pra continuar usando zoletil para qualquer cirurgia... Sugiro vc realmente abusar de bloqueios locais e tentar melhorar a sua situação, ainda que seja difícil tudo isso. Que tal comprar um concentrador de O2? Seria um avanço legal e vc não precisaria de O2 em cilindro... abraços!
Oi Kelmeya. Pergunta complicada... a dose equivalente varia de espécie para espécie. Dose de xilazina de 1 mg/kg para cães, por exemplo, é considerada bem alta... Talvez seja uma dose de 20 microg/kg... MAS NÃO FAÇA ESSA DOSE ok? É muito elevada e vai trazer diversas alterações indesejáveis ao paciente. Junto com cetamina então...
Professor fazendo um MPA como o acepran IM, um opioide antes da ciruriga,, uma indução com cetamina+xilazina IM ,utilizando benzo+ceta para manutenção, não terei uma cirugia de qualidade? Pra uma osh por exemplo.
Não Rubens... nem um pouco... Acesso à cavidade precisa de anestesia geral ok? Veja essas vídeoaulas abaixo e vai entender porquê. Abraços! - Dissociativos: ua-cam.com/video/5wC0lWecoLM/v-deo.html - TIVA: ua-cam.com/video/rqbJim2mU6c/v-deo.html - Inalatória: ua-cam.com/video/act8BPb4JFU/v-deo.html
Prof. Adriano tenho dúvidas se na MPA com ketapum vai haver alguma modificação nos parâmetros fisiológicos do animal e na farmacocinética dos medicamentos.
Olá Jose, tudo bem? Rapaz... MPA com ketapum "soa" confuso... Isso é uma anestesia dissociativa, não MPA; e certamente você vai bagunçar or parâmetros fisiológicos do paciente... cinética? ai são muitas variáveis que podem influenciar (fluxo hepático, débito cardíaco etc)... eu não faria isso como "MPA"... abraços!
Prof! vejo ainda muitos med vet utilizarem ceta + xyla por ex pra contenção química, e na aula vc falou que gosta de ceta e midazolam, qual seria a dose pra cães.. posso fazer em gatos tb.. Obrigado!
Matheus, as doses são variáveis, a depender das associações, MPA e condição do animal. Mas basicamente são as doses que estão nas vídeoaulas do anestesia é o básico ok? Abraços.
Prof me tira uma dúvida. você falou que não promove anestesia de qualidade o Zoletil que é Tiletamina (dissociativo) + Zolazepam (benzodiazepínico) e fala também que Cetamina (dissociativo) + Xilazina (agonista alfa 2), famoso Ketapum, não são bons usarem pois o animal tem anestesia somática mais não visceral. Porém no 08:47 você fala " eu prefiro fazer o uso da Cetamina com algum outro miorrelaxante, seja um benzodiazepínico ou um agonista alfa-2.... a gente usa bastante anestesia dissociativa em animais, mas basicamente associado com um benzodiazepínico, como Midazolam...". Se usar Cetamina(dissociativo)+ Xilazina(agonista afla-2) (Ketapum) é ruim.. (acredito que seja pelo numero de receptores alfa-2 que a xilazina tem (160 baixo) e por exemplo da dexmedetomidina (1620 alto)) me corrija se eu estiver errada.... mas em relação ao dissociativo + benzodiazepínico (p.e: Tiletamina + Zolazepam; e Cetamina + Midazolam) pq seria melhor um dissociativo com midazolam do que zolazepam? Não realizo anestesia nem tão pouco cirurgia, então pode ser besta minha pergunta, apenas estou estudando para prova de residência. Realmente me travou essa dúvida. Obrigada!
Olá Nyna, tudo bem? Vamos lá, organizar essas dúvidas: - Primeiro vamos diferenciar " *contenção química* " e " *anestesia cirúrgica* ". Nesses casos, uso o dissociativo sim para "contenção química", ou seja, imobilizar o paciente. Geralmente faço isso para procedimentos ambulatoriais. Ontem, por exemplo, fizemos isso para uma consulta de um animal extremamente bravo, com otite... Agora, para operar... prefiro geral e/ou locorregional ok? - Segunda dúvida: "*Zoletil ou Telazol*" vs " *cetamina + benzodiazepínico / agonista alfa 2*" - Você não vai achar no mercado zolazepam isolado; ou seja, ou você faz "tiletamina + zolazepam" ou "cetamina + midazolam / diazepam", ok? Não há outra escolha. MAS... você pode mudar o benzodiazepínico pelo agonista alfa-2. Atualmente, a dexmedetomidina seria uma opção mais interessante, pois é mais específica alfa2 que a xilazina. Não sei se consegui responder o que você perguntou. Qualquer coisa, pergunta de novo ok? Será um prazer poder ajudar. Abraços!
@@NAVEanestesia A pergunta seria, claro, além de infusão continua. Ganhou um inscrito pelo ótimo conteúdo e, também, pela interação com as pessoas no canal.
Olá Carla. Então, é possível sim utilizar midazolam como MPA e iso como manutenção, normal. Acompanhe outros videos nossos (especialmente da websérie anestesia é o básico) para ver ok? abraços!
Minha prova de anestésio daqui a 2 semanas, nada melhor que o professor Adriano
Bons estudos e boa prova! 😉
Parabéns professor mais um vídeo incrível, recentemente acompanhei algumas castrações em pequenos animais e foi utilizado o ketapum. E nem era uma cidade do interior do interior do interior 😅😅😅😅
Acho que muitos veterinários ainda usam essa associação por medo ou por desconhecer protocolos melhores.
Oi Isabel. Acho que não é por medo não... é por falta de conhecimento ou por não quererem mudar uma coisa tão antiga... enfim...
Otima resposta como sempre, Professor! Hoje ja tenho uma visão muito diferente da anestesia e concordo plenamente contigo: dizer que "n tem recurso" hoje é falta de vontade e de investimento, na anestesia.
Aproveito minha passagem aqui, e deixo meu agradecimento pq suas aulas foram parte do que me ajudaram/me motivaram a sair da faculdade e seguir na anestesiologia veterinaria, e passar numa residência seguindo esse meu sonho. Valeu professor, estarei sempre acompanhando suas aulas!
Olá Fernando. Obrigado pela sua pergunta, que é sempre frequente nas aulas de dissociativos. Muito feliz em saber que contribuí para sua formação e que você está seguindo, com sucesso, a carreira. Parabéns e continue assim! Abraços!
Super elucidativo!! Fui aluna do prof Adriano e agora faço pequenas consultorias propriedades rurais. Ainda não tenho segurança de fazer procedimentos cirúrgicos, justamente por não ter certeza de como anestesiar a campo, mas esse vídeo me deu uma animada. Aguardo mais vídeos pra ganhar mais coragem.
Pra edição do vídeo, eu sugeriria fazer uma tabela, pra ficar bem visual, de “o que pode fazer com dissociativos, o que não pode, e do que pode fazer mas com alguma associação”, sabe?
Abraço, prof!!
Oi Flávia! Que bom saber que está indo bem na profissão. Sucesso de vocês é o que queremos : ) Um grande abraço e vai, devagar, ganhando segurança ok? Ela vem quando vc menos espera. Abraços!
Incrível!!! ❣️
☺😉
Obrigado por mais uma aula prof, como sempre um conteúdo muito valioso e de fácil compreensão!
Aí vai mais uma dúvida e talvez sugestão de tema para outro vídeo: tenho observado que muitos anestesistas estão realizando bloqueios de nervos guiados por US e alguns inclusive mantém o paciente apenas sedado ou quase acordado em procedimentos como cirurgias ortopédicas. Acredito que a utilização de qualquer bloqueio ou anestesia local é vantajoso no sentido do efeito poupador de anestésicos gerais e no bloqueio da nocicepção, mas manter um animal sedado ou quase acordado é sempre melhor que mantê-lo sob anestesia geral?
Obrigado!
Olá Bruno. Obrigado pela mensagem. Direto e reto: É muito melhor block regional + sedação que submeter o paciente a anestesia geral. Isso por conta das várias alterações fisiológicas envolvidas na anestesia geral. Se é viável ou não? Ai dependerá do protocolo anestésico, situação e paciente. Se ele for colaborativo, não vejo problemas... Abraços!
Oi Professor que aula incrível...eu morro no interior do interior e tento fazer associações opióides, benzodiazepínicos e bloqueios locais mas tenho uma grande dúvida pois uso o Zoletil ,gostaria poder acrescentar o propofol em alguns casos mas não tenho acesso a oxigênio por tanto não consigo manter meu paciente entubado para prováveis emergências 😥 e meu fluxo de cirurgia é bem pequeno ... gostaria de saber a sua opinião poderia me ajudar ?Desde já agradeço ❤
Olá Caroline. Entendo sua situação... de verdade... mas não dá pra continuar usando zoletil para qualquer cirurgia... Sugiro vc realmente abusar de bloqueios locais e tentar melhorar a sua situação, ainda que seja difícil tudo isso. Que tal comprar um concentrador de O2? Seria um avanço legal e vc não precisaria de O2 em cilindro... abraços!
Muito obrigada professor seguirei seu conselho!Sou muito sua fã...Deus te abençoe
Olá professor, quanto mcg de dexdomitor substituem 1mg de xilazina no ketapum?
Oi Kelmeya. Pergunta complicada... a dose equivalente varia de espécie para espécie. Dose de xilazina de 1 mg/kg para cães, por exemplo, é considerada bem alta... Talvez seja uma dose de 20 microg/kg... MAS NÃO FAÇA ESSA DOSE ok? É muito elevada e vai trazer diversas alterações indesejáveis ao paciente. Junto com cetamina então...
Professor fazendo um MPA como o acepran IM, um opioide antes da ciruriga,, uma indução com cetamina+xilazina IM ,utilizando benzo+ceta para manutenção, não terei uma cirugia de qualidade? Pra uma osh por exemplo.
Não Rubens... nem um pouco... Acesso à cavidade precisa de anestesia geral ok? Veja essas vídeoaulas abaixo e vai entender porquê. Abraços!
- Dissociativos: ua-cam.com/video/5wC0lWecoLM/v-deo.html
- TIVA: ua-cam.com/video/rqbJim2mU6c/v-deo.html
- Inalatória: ua-cam.com/video/act8BPb4JFU/v-deo.html
Na minha cidade faz demais esse protocolo, zoletil também, aí usa lidocaína joga no pediculo ou algo assim, mas só para castração
😬
Prof. Adriano tenho dúvidas se na MPA com ketapum vai haver alguma modificação nos parâmetros fisiológicos do animal e na farmacocinética dos medicamentos.
Olá Jose, tudo bem? Rapaz... MPA com ketapum "soa" confuso... Isso é uma anestesia dissociativa, não MPA; e certamente você vai bagunçar or parâmetros fisiológicos do paciente... cinética? ai são muitas variáveis que podem influenciar (fluxo hepático, débito cardíaco etc)... eu não faria isso como "MPA"... abraços!
Prof! vejo ainda muitos med vet utilizarem ceta + xyla por ex pra contenção química, e na aula vc falou que gosta de ceta e midazolam, qual seria a dose pra cães.. posso fazer em gatos tb.. Obrigado!
Matheus, as doses são variáveis, a depender das associações, MPA e condição do animal. Mas basicamente são as doses que estão nas vídeoaulas do anestesia é o básico ok? Abraços.
Prof me tira uma dúvida. você falou que não promove anestesia de qualidade o Zoletil que é Tiletamina (dissociativo) + Zolazepam (benzodiazepínico) e fala também que Cetamina (dissociativo) + Xilazina (agonista alfa 2), famoso Ketapum, não são bons usarem pois o animal tem anestesia somática mais não visceral. Porém no 08:47 você fala " eu prefiro fazer o uso da Cetamina com algum outro miorrelaxante, seja um benzodiazepínico ou um agonista alfa-2.... a gente usa bastante anestesia dissociativa em animais, mas basicamente associado com um benzodiazepínico, como Midazolam...". Se usar Cetamina(dissociativo)+ Xilazina(agonista afla-2) (Ketapum) é ruim.. (acredito que seja pelo numero de receptores alfa-2 que a xilazina tem (160 baixo) e por exemplo da dexmedetomidina (1620 alto)) me corrija se eu estiver errada.... mas em relação ao dissociativo + benzodiazepínico (p.e: Tiletamina + Zolazepam; e Cetamina + Midazolam) pq seria melhor um dissociativo com midazolam do que zolazepam? Não realizo anestesia nem tão pouco cirurgia, então pode ser besta minha pergunta, apenas estou estudando para prova de residência. Realmente me travou essa dúvida. Obrigada!
Olá Nyna, tudo bem? Vamos lá, organizar essas dúvidas:
- Primeiro vamos diferenciar " *contenção química* " e " *anestesia cirúrgica* ". Nesses casos, uso o dissociativo sim para "contenção química", ou seja, imobilizar o paciente. Geralmente faço isso para procedimentos ambulatoriais. Ontem, por exemplo, fizemos isso para uma consulta de um animal extremamente bravo, com otite... Agora, para operar... prefiro geral e/ou locorregional ok?
- Segunda dúvida: "*Zoletil ou Telazol*" vs " *cetamina + benzodiazepínico / agonista alfa 2*" - Você não vai achar no mercado zolazepam isolado; ou seja, ou você faz "tiletamina + zolazepam" ou "cetamina + midazolam / diazepam", ok? Não há outra escolha. MAS... você pode mudar o benzodiazepínico pelo agonista alfa-2. Atualmente, a dexmedetomidina seria uma opção mais interessante, pois é mais específica alfa2 que a xilazina.
Não sei se consegui responder o que você perguntou. Qualquer coisa, pergunta de novo ok? Será um prazer poder ajudar.
Abraços!
Como sempre vc é ótimo. Obd
😊😉
Eu já vi com mpa midazolan e isofurano.
olá... iso de MPA?
Existe algum método para prolongar o efeito dissociativo da quetamina racemica?
Somente por infusao continua...
@@NAVEanestesia A pergunta seria, claro, além de infusão continua. Ganhou um inscrito pelo ótimo conteúdo e, também, pela interação com as pessoas no canal.
Desculpa isofurano na manutenção.
Olá Carla. Então, é possível sim utilizar midazolam como MPA e iso como manutenção, normal. Acompanhe outros videos nossos (especialmente da websérie anestesia é o básico) para ver ok? abraços!