Prezado Adriano quero cumprimentá-lo pela brilhante apresentação e acrescentar apenas que a anestesia dissociativa funciona também pela via oral e subcutânea além da intravenosa e intramuscular.Parabéns pela divulgação destes vídeos que enobrecem a nossa Anestesiologia tirando dúvidas e sanando distorções Aquele abração.
Valeu pelo apoio de sempre prof! Sempre grato por ter tido a oportunidade de receber conhecimentos seus e de todos da UNESP (Jaboticabal e Botucatu). Muito orgulho por isso. Abraços!
Adriano? aqui no Nordeste você é um cabra da peste pois é um excelente professor. Ensina tão bem que até uma criança aprende!! Continue sempre bom como és!!!
Aula maravilhosa. Tenho muita dificuldade em Anestesiologia mas assistindo suas já consigo compreender coisas que até então não conseguia entender. MUUUUUITO OBRIGADA!
Sr. Adriano, que maravilha deste seu trabalho. Meus parabéns. Seriedade, objetividade e informacional. Minha mensagem é que desejo todo sucesso e felicidade em sua vida.
Genial!!! Obrigada por abordar esse tema importante de forma tão séria e prática! A explanação ficou excelente! No meu estado, infelizmente, ainda faz parte da rotina na maioria das clínicas particulares o uso do famoso Ketapum para cirurgias em geral, inclusive OSH. No início da graduação achava que era "normal" o animal retornar da anestesia excitado, vocalizando, com dor e com outras alterações. Como médicos veterinários precisamos cada vez mais discutir e estudar para melhorar e oferecer o melhor aos nossos pacientes.
Ketapum em OSH é tão desumano quanto cobrar o valor que fosse por um protocolo adequado. Aqui na minha região é feito o ketapum com preço de anestesia ' verdadeira '.
Aula muito show!!! Estagiei em uma clínica que usava (e ainda usa) cetamina pra realização de OH em cadelas, as vezes sem exames complementares. Terrível o que algumas pessoas fazem visando o lucro :/
Olá José. Acredito que a palavra correta não seja "resistentes"... Alguns medicamentos tem atuação discreta ou não tem atuação devido a diversos fatores. Dentre eles podemos destacar a índole do animal, da espécie, a população de receptores para aquela espécie, especificamente, e, isso tudo pode afetar a sensibilidade ao medicamento. Realmente as fenotiazinas não são uma boa escolha para os suínos, mas os agonistas alfa-2 ajudam bastante. Eu mesmo uso alfa2 em suínos. Abraços!
@@NAVEanestesia Pelo menos a Xilazina e placebo em suínos não 🚫 têm diferença!! Mesmo associando com a Acepromazina o máximo que houve fora tranquilização. Numa outra vez se usar uma cetamina ao invés de fenotioazinas posso ter um resultado melhor? Era um reprodutor de 180 kg no qual fiz a orquiectomia.
4 роки тому+1
Adorei o vídeo 👏, professor, vc sabe me diferenciar a inconsciencia da hipnose? Não entendi muito bem...
Olá William. Hipnose é o temo que utilizamos para determinar "o sono artificial", ou seja, "anestesia", mesmo que superficial. Inconsciência, no sentido literal, é o momento em que o indivíduo não tem consciência dos seus atos. Dependendo da situação, isso pode acontecer inclusive sem depressão do SNC (em distúrbios). Assim, é um termo mais amplo, que talvez não se aplique em vários casos da anestesia. Na dissociativa o animal está em hipnose? Não. Abraços!
olá professor tudo bem?? estou gostando muito dos vídeos do seu canal e por isso gostaria de saber se você conhece e recomenda outros canais sobre conteúdos de medvet?
Parabéns pelo o conteúdo Prof. e obrigado por dispor de seu tempo trazer nos conhecimento. Sobre a possibilidade de usar Ketamina como sedativo, mesmo associando a um antagonista anestésico não promoveria Sedação eficiente? Ouvi-se falar muito em KetoDex, qual a sua opinião? Mais uma vez obrigado e sucesso sempre. Um grande abraço de Colina/SP, pertinho de Jaboticabal! (Desculpe-me se estou falando besteira, sou novo no mundo da anestesia)
Olá João, tudo bem? Não tem besteira nenhuma. Relaxa. Sobre a cetamina como sedativo, nós temos que lembrar o que "é um sedativo", que no caso é um medicamento que promove depressão do SNC, sem promover hipnose (sendo meio raso na explicação...). Particularmente não considero a cetamina como sedativo porque ela estimula algumas partes do SNC, inclusive promovendo até certa excitação no paciente. Sozinha? nunca porque promove catalepsia e hipertonia. Sobre a associação KETODEX, nada mais é do que um KETAPUM (cetamina + xilazina) melhorada. Digamos... gourmetizada... Mas lembrando que isso é uma opinião... há quem use... Abraços!
Professor! Primeiramente agradecer pelas aulas aqui que são de extrema importância para o dia a dia do médico veterinário! Qual a dose da cetamina + xylazina em cães.Vc acha uma boa associação... Obrigado!!! Digo para por ex: retirada de espinho de ouriço !
Professor a aula foi fantástica e necessito perguntar algo muito importante que debati esses dias com colegas no mestrado, o que o senhor acha da eutanásia utilizando detomidina + quetamina como dissociativa e indução da morte com lidocaína intratecal em equinos. Vale ressaltar que na minha rotina e nas conversas que tenho vejo que é a forma mais usada em equinos a campo.
Olá Gabriel. Obrigado pelo comentário. Nós, aqui no Brasil, devemos nos basear pela Resolução 1000 do CFMV. Lá é bem claro que o método de eutanásia em equinos, por administração intratecal de lidocaína é considerado " *aceito sob restrição* " e obrigatoriamente após *anestesia geral* . Então, obrigatoriamente temos que utilizar anestesia geral, não sendo o caso da dissociativa. Resumindo: Eticamente, baseado nas regras que temos no Brasil, não está correto. (rapaz... você não é nem a primeira nem a segunda pessoa que traz esse assunto... 🤔😏😉) Abraços!
Obrigada pela aula, mas tenho uma dúvida, na sua opinião a anestesia dissociativa não pode ser usada para uma OSH eletiva? Qual protocolo usar? Se puderem comentar mais sobre associações fico grata!
Oi Marily, tudo bem? Anestesia dissociativa não promove anestesia de qualidade para cirurgias cavitárias, como a OSH, por exemplo. Em OSH eu geralmente faço uma neuroleptoanalgesia (tranquilizante ou sedativo + opioide), indução com propofol ou propofol + coindutores e manutenção em anestesia geral (inalatória ou intravenosa). Sempre que possível, bloqueios locorregionais : ) Abraços!
Professor, gostaria de saber sua opnião sobre o famigerado Ketapum. Mesmo muitos anestesistas odiando essa associação, ela é ainda muito utilizada, muito por conta f De sua praticidade e "segurança". Ja muitas vezes vi alguns colegas anestesistas comentando que "ketapum nem é amestesia". E entao, o que o senhor diz? Ketapum é anestesia? E se associada à algum bloqueio ou protocolo analgésico mais trabalhado, acha que existe uma viabilidade maior para cirurgias mais invasivas em locais com pouco suporte (silvestres, fazendas, cidades pequenas).
Olá Fernando, vamos lá. Só para balizar o assunto para todos, o "Ketapum" é a associação de "cetamina" e "xilazina". Veio de antigamente, da "Ketamina" + "Rompum". Então: - É anestesia: Sim. Na essência é uma anestesia dissociativa. Se você só fizer isso, sem nada de MPA, deverás usar doses bem mais elevadas. Se fizer MPA o negócio começa a melhorar um pouco. Como vc disse, com bloqueios locorregionais melhora bem pois a anestesia, nesse caso, será mais em decorrência da local que da dissociativa. - É segura: Não. Vamos pensar no todo. Quem usa "ketapum" para operar, não faz procedimentos de alta complexidade... então, não é segura né? Depende do referencial. Vai operar bucha para ver o que acontece. - Dá para operar: Depende. O ketapum pode ser até interessante para contenção química ou até pequenos procedimentos superficiais, como curativos ou drenagem de abscessos, entre outros. Coisa bem simples mesmo. Lembrar que contenção química não é sinônimo de anestesia cirúrgica. - "Uso em locais de pouco suporte": Vamos lá Fernando... nesses lugares que tem pouco suporte, tem gente com Iphone 11... Como ele chegou lá? Como essas pessoas pagaram isso? - Uso em animais silvestres: Atualmente nós temos a dexmedetomidina, que é melhor analgésica, dura mais tempo e é um pouco melhor em relação aos parâmetros fisiológicos. Além do volume da dex, que é bem pequeno. - Eu uso? Depende: Basicamente utilizo em indução anestésica em grandes animais (para inalatória ou TIVA). Mas prefiro outros agonistas alfa2. Sua pergunta é ótima e vai longe... Espero poder ter respondido ela! Abraços!
Creio que o uso do vulgarmente chamado"ketapum" é a a pseudo anestesia de quem parou no tempo e no espaço porque a cetamina dá anestesia somática e a xilazina NÃO DÁ ANESTESIA VISCERAL mas os colegas usam indevidamente em laparotomias fazendo com que o paciente sinta dor e não possa reagir.Abraço.
@@NAVEanestesia mais que respondeu. Essa é uma discussão que eu dempre gosto de levantar, justamente pois na esperiencia que tive durante a graduação, vi como ainda é tão difundido o uso depravado dessa associação. Não sou formado ainda, mas um doa objetivos de quando me especializar é justamente colaborar para a mudança acerca disso, por isso quero me aprofundar mais sobre o assunto e ter propriedade para argumentar. Quanto ao uso de dexmedeto, o valor dela não pode inviabilizar algumas vezes? Ao menos aqui onde eu moro, o CEFAU encontra muitos problemas financeitos. Sobre o comentario de locais com pouco suporte, me referia muito à cidades pequenas de interior, aonde quando muito tem uma clinica veterinaria somente, e nem bomba de infusão tem.
@@flaviomassone4870 uma triste realidade... já acompanhei em estagios alguns procedimentos do tipo... como era no inicio da faculdade, n tinha conhecimento da bizarrice. Valeu pela resposta, abraço!
Fernando, continue estudando que você está no caminho certo ; ) A dex é um pouco cara sim, mas a dose é muito pequena, refletindo no custo. MAS, se você optar por protocolos balanceados, seja de inalatória ou TIVA, vai sair bem mais barato. Obs.: Sobre os locais de pouco suporte, é isso mesmo que respondi rsrsrsrs Compramos qualquer coisa hoje, e chega em qualquer lugar. Certamente as empresas de qualidade conseguem entregar equipamentos e medicamentos em qualquer lugar do Brasil. E, valor das coisas, entenda como investimento e não custo. Custo é morte de paciente e processo de tutor. Abraços!
Rapaz... passou direto essa pergunta. Olha... na pratica, tanto faz. Se entrarmos em discussao de tempo de latencia, cinetica etc e tal, teremos prós e contras... acho pratico fazer junto, mas nao vejo problemas em fazer separado. Em grandes animais geralmente fazemos primeiro o BDZ e 1 minuto depois, a cetamina. Mas depende do protocolo e momento Salgado... abraços!
Olá Fernando. No geral sim, mas tende a ter periodo de ação maior em gatos. Nesse contexto estão envolvidas espécie, raça, peso, estado de saúde... Então tudo isso é muito relativo. Lembre-se de nunca fazer isoladamente ok? Abraços!
Muito bom conteúdo no canal, parabéns!! 👍👍 Tenho uma questão: qual a sua opinião em relação ao uso de apenas Zoletil como agente anestésico em cirurgias? (ex. orquiectomia, ovariohisterectomia, etc)... Já assisti a algumas cirurgias com esse procedimento, e especialmente nas orquiectomias reparei que os gatos reagem aos estímulos (tricotomia, desinfecção e o próprio procedimento cirúrgico) ... Também o recobro dos animais achei mais atribulado. Obrigada!!!
Olá Filipa! Seja bem vinda ao NAVE.VET.BR! Sobre o assunto, você já até adiantou a resposta... A associação de tiletamina+zolazepam é anestesia dissociativa e, como tal, precisa no mínimo de MPA. Isso é padrão pois precisamos de todos os efeitos desejáveis da MPA para que a anestesia seja adequada. Mas... adequada para que?🤔 👍 A anestesia dissociativa permite procedimentos superficiais, como suturas de pele, drenagem de abscesso ou mesmo auxílio em diagnóstico de imagem - se impossível com contenção / sedação e até captura de animais selvagens. Orquiectomia? recomendaria fazer bloqueio intratesticular com lidocaina também. Você mesma relatou que os animais ainda ficam responsivos aos estímulos... 👎 Bom, de resto... pra mim é totalmente dispensável. Para cirurgias recomendaria anestesia geral (inalatória ou intravenosa) e / ou anestesia locorregional (adequada para o procedimento); com combinações entre elas, dependendo do caso. 👎 Mas é como Anestesia Dissociativa? Não uso também... CARÍSSIMO... comparado a associações de cetamina + BDZ ou + Alfa2... Sem dizer que a recuperação é complicada, como vc disse... Respondido Filipa? Espero que sim ; ) Convidamos você para se inscrever no canal! abraços!
Prezado Adriano quero cumprimentá-lo pela brilhante apresentação e acrescentar apenas que a anestesia dissociativa funciona também pela via oral e subcutânea além da intravenosa e intramuscular.Parabéns pela divulgação destes vídeos que enobrecem a nossa Anestesiologia tirando dúvidas e sanando distorções Aquele abração.
Valeu pelo apoio de sempre prof! Sempre grato por ter tido a oportunidade de receber conhecimentos seus e de todos da UNESP (Jaboticabal e Botucatu). Muito orgulho por isso. Abraços!
Eterno, Massone
S2
??
Obrigada pela ótima aula professor! O seu material está sendo muito recomendado nas aulas de anestesiologia da UFRRJ
Oi Letícia! Que bom! Fico feliz em poder ajudar vocês. Abraços!
Adriano?
aqui no Nordeste você é um cabra da peste pois é um excelente professor. Ensina tão bem que até uma criança aprende!! Continue sempre bom como és!!!
Eita! Obrigado ; ) Abraços.
Valeu!
Valeu Anderson!
Mais uma vez venho lhe parabenizar e agradecer por dispor de seu tempo para nos trazer tanto conhecimento! muito obrigado professor!
Aula maravilhosa. Tenho muita dificuldade em Anestesiologia mas assistindo suas já consigo compreender coisas que até então não conseguia entender. MUUUUUITO OBRIGADA!
Que bom que está ajudando você Luana. Abraços!
Professor, que aula! Quanto conhecimento você me proporcionou! Muito obrigada!
😊😉
Queria parabenizar pela aula.. simplesmente fantástica .. adorei a didática e o conteúdo é muito interessante. Parabéns!!
Muito obrigado Felipe! 😃
Parabéns professor pela didática e pelo o seu conhecimento
😉👍
Sr. Adriano, que maravilha deste seu trabalho. Meus parabéns. Seriedade, objetividade e informacional. Minha mensagem é que desejo todo sucesso e felicidade em sua vida.
Muito obrigado Fabiano... Abraços!
Professor solta outro video aula denovo, ja virou rotina ver e rever os videos toda noite, grande abraco e obrigado pelo excelente trabalho
Opa. Segunda que vem tem outro! Ative o sininho aí ok!? Abraços ; )
Amo suas aulas.
Obrigado Carla : )
Excelente!
😊😉
Estava em duvida sobre o mecanismo de ação, e entendi perfeitamente
Ótimo Whitney! Abraços!
Você é o melhooooor!!!
😊😉
Excelente explicação . Muito obrigada.
😉
Parabéns Adriano! Esse é o primeiro que assisti! Edição perfeita e o tema abordado de maneira cuidadosa e interativa! Fantástico!
Top Professor!!! Aqui é Talita a baiana que fez a pós aí na USP c vcs. 😅 Saudades e lembranças ao pessoal.. Abraços
Talita! Saudades de você... espero que estejas bem ai, comendo bastante comida boa... ABRAÇOS!
Genial!!! Obrigada por abordar esse tema importante de forma tão séria e prática! A explanação ficou excelente!
No meu estado, infelizmente, ainda faz parte da rotina na maioria das clínicas particulares o uso do famoso Ketapum para cirurgias em geral, inclusive OSH. No início da graduação achava que era "normal" o animal retornar da anestesia excitado, vocalizando, com dor e com outras alterações.
Como médicos veterinários precisamos cada vez mais discutir e estudar para melhorar e oferecer o melhor aos nossos pacientes.
Ola Siham. Obrigado pelo seu comentário! Abraços ; )
Ketapum em OSH é tão desumano quanto cobrar o valor que fosse por um protocolo adequado.
Aqui na minha região é feito o ketapum com preço de anestesia ' verdadeira '.
Por incrível que pareça o ketapum está nos protocolos da Wsava! 😭
To amando esse canal está me ajudando muito com as provas da faculdade e também a fixar as melhor as aulas .
Que ótimo! bons estudos!
Aqui também
Parabéns
😊😉
Aula muito show!!!
Estagiei em uma clínica que usava (e ainda usa) cetamina pra realização de OH em cadelas, as vezes sem exames complementares. Terrível o que algumas pessoas fazem visando o lucro :/
Pois é Felipe... abraços!
Estou adorando todas as suas aulas, obrigada por compartilhar tanto conhecimento!
😉
Parabéns pelo trabalho! Muito bom
Eu estou abismada... Que aula! Agradeço o conhecimento compartilhado, professor.
😊😉
Aprendendo demais com essas aulas. Muito obrigada!
Fico feliz em saber. Abraços!
Obrigado pela aula professor, de tudo que vi aqui no UA-cam, esta foi a aula mais clara e direta sobre a anestesia dissociativa/Quetamina.
Que bom que gostou Ignacio. Abraços!
Como eu amo esses vídeos ♥
🥰
Muito explicativos seus vídeos, muito obrigado, professor
Obrigado Guilherme ; ) aptoveite e se inscreva no canal! Abraços!
Amei essa aula, show demais!!
Na Anestesia Dissociativa por manter os reflexos protetores não da para monitorar pelo escala de plano de Guedel ?
Não. Essa é a dificuldade. Planos de Guedel, só em anestesia geral ; )
Conteúdo incrível!
🥰😉
Estou adorando o curso! Meus parabéns, Adriano. Sou extremamente grato por esse trabalho!
Olá Vet Descomplica. Feliz em poder compartilhar isso. abraços!
Obrigada por me ajudar na prova de anestesio!!! ;)
😉👍
0:11 Professor Adriano tudo bem 😊
Por que os suínos são tão resistente aos sedativos como os agonistas alfa 2 e fenotioazinas?!
Olá José. Acredito que a palavra correta não seja "resistentes"... Alguns medicamentos tem atuação discreta ou não tem atuação devido a diversos fatores. Dentre eles podemos destacar a índole do animal, da espécie, a população de receptores para aquela espécie, especificamente, e, isso tudo pode afetar a sensibilidade ao medicamento. Realmente as fenotiazinas não são uma boa escolha para os suínos, mas os agonistas alfa-2 ajudam bastante. Eu mesmo uso alfa2 em suínos. Abraços!
@@NAVEanestesia Pelo menos a Xilazina e placebo em suínos não 🚫 têm diferença!! Mesmo associando com a Acepromazina o máximo que houve fora tranquilização.
Numa outra vez se usar uma cetamina ao invés de fenotioazinas posso ter um resultado melhor?
Era um reprodutor de 180 kg no qual fiz a orquiectomia.
Adorei o vídeo 👏, professor, vc sabe me diferenciar a inconsciencia da hipnose? Não entendi muito bem...
Olá William. Hipnose é o temo que utilizamos para determinar "o sono artificial", ou seja, "anestesia", mesmo que superficial. Inconsciência, no sentido literal, é o momento em que o indivíduo não tem consciência dos seus atos. Dependendo da situação, isso pode acontecer inclusive sem depressão do SNC (em distúrbios). Assim, é um termo mais amplo, que talvez não se aplique em vários casos da anestesia. Na dissociativa o animal está em hipnose? Não. Abraços!
olá professor tudo bem??
estou gostando muito dos vídeos do seu canal e por isso gostaria de saber se você conhece e recomenda outros canais sobre conteúdos de medvet?
Ola! Que bom que esta gostando. Eu acho que isso vc deve testar de acordo com o que achar melhor. Vai que acha coisa boa ai ne? Abraços!
Parabéns pelo o conteúdo Prof. e obrigado por dispor de seu tempo trazer nos conhecimento.
Sobre a possibilidade de usar Ketamina como sedativo, mesmo associando a um antagonista anestésico não promoveria Sedação eficiente?
Ouvi-se falar muito em KetoDex, qual a sua opinião? Mais uma vez obrigado e sucesso sempre. Um grande abraço de Colina/SP, pertinho de Jaboticabal! (Desculpe-me se estou falando besteira, sou novo no mundo da anestesia)
Olá João, tudo bem? Não tem besteira nenhuma. Relaxa.
Sobre a cetamina como sedativo, nós temos que lembrar o que "é um sedativo", que no caso é um medicamento que promove depressão do SNC, sem promover hipnose (sendo meio raso na explicação...). Particularmente não considero a cetamina como sedativo porque ela estimula algumas partes do SNC, inclusive promovendo até certa excitação no paciente. Sozinha? nunca porque promove catalepsia e hipertonia.
Sobre a associação KETODEX, nada mais é do que um KETAPUM (cetamina + xilazina) melhorada. Digamos... gourmetizada... Mas lembrando que isso é uma opinião... há quem use...
Abraços!
Professor! Primeiramente agradecer pelas aulas aqui que são de extrema importância para o dia a dia do médico veterinário! Qual a dose da cetamina + xylazina em cães.Vc acha uma boa associação... Obrigado!!! Digo para por ex: retirada de espinho de ouriço !
Olá Matheus, obrigado : ) Sobre essa associação, dá uma olhada nesse vídeo aqui que vai te ajudar ok?
ua-cam.com/video/Qw9Bx612V_4/v-deo.html
Abraços!
Quantas vezes aplicamos drogas que pouco conhecemos. Aula excelente.
Então....
Professor a aula foi fantástica e necessito perguntar algo muito importante que debati esses dias com colegas no mestrado, o que o senhor acha da eutanásia utilizando detomidina + quetamina como dissociativa e indução da morte com lidocaína intratecal em equinos. Vale ressaltar que na minha rotina e nas conversas que tenho vejo que é a forma mais usada em equinos a campo.
Olá Gabriel. Obrigado pelo comentário. Nós, aqui no Brasil, devemos nos basear pela Resolução 1000 do CFMV. Lá é bem claro que o método de eutanásia em equinos, por administração intratecal de lidocaína é considerado " *aceito sob restrição* " e obrigatoriamente após *anestesia geral* . Então, obrigatoriamente temos que utilizar anestesia geral, não sendo o caso da dissociativa. Resumindo: Eticamente, baseado nas regras que temos no Brasil, não está correto.
(rapaz... você não é nem a primeira nem a segunda pessoa que traz esse assunto... 🤔😏😉)
Abraços!
Pois é , devemos discutir mais isso na área da ciência . Obrigado pela resposta professor, sigo acompanhando, parabéns .
Obrigada pela aula, mas tenho uma dúvida, na sua opinião a anestesia dissociativa não pode ser usada para uma OSH eletiva? Qual protocolo usar? Se puderem comentar mais sobre associações fico grata!
Oi Marily, tudo bem? Anestesia dissociativa não promove anestesia de qualidade para cirurgias cavitárias, como a OSH, por exemplo. Em OSH eu geralmente faço uma neuroleptoanalgesia (tranquilizante ou sedativo + opioide), indução com propofol ou propofol + coindutores e manutenção em anestesia geral (inalatória ou intravenosa). Sempre que possível, bloqueios locorregionais : ) Abraços!
Para uma anestesia mais eficiente quando se usa ketamina e xilazicão em cão e gatos qual outro fármaco pode ser associado
Olá Maykol, tudo bem? Dá uma olhada nesse link aqui que vai te ajudar ok?
ua-cam.com/video/Qw9Bx612V_4/v-deo.html
Abraços!
Professor, gostaria de saber sua opnião sobre o famigerado Ketapum. Mesmo muitos anestesistas odiando essa associação, ela é ainda muito utilizada, muito por conta f
De sua praticidade e "segurança". Ja muitas vezes vi alguns colegas anestesistas comentando que "ketapum nem é amestesia".
E entao, o que o senhor diz? Ketapum é anestesia? E se associada à algum bloqueio ou protocolo analgésico mais trabalhado, acha que existe uma viabilidade maior para cirurgias mais invasivas em locais com pouco suporte (silvestres, fazendas, cidades pequenas).
Olá Fernando, vamos lá. Só para balizar o assunto para todos, o "Ketapum" é a associação de "cetamina" e "xilazina". Veio de antigamente, da "Ketamina" + "Rompum". Então:
- É anestesia: Sim. Na essência é uma anestesia dissociativa. Se você só fizer isso, sem nada de MPA, deverás usar doses bem mais elevadas. Se fizer MPA o negócio começa a melhorar um pouco. Como vc disse, com bloqueios locorregionais melhora bem pois a anestesia, nesse caso, será mais em decorrência da local que da dissociativa.
- É segura: Não. Vamos pensar no todo. Quem usa "ketapum" para operar, não faz procedimentos de alta complexidade... então, não é segura né? Depende do referencial. Vai operar bucha para ver o que acontece.
- Dá para operar: Depende. O ketapum pode ser até interessante para contenção química ou até pequenos procedimentos superficiais, como curativos ou drenagem de abscessos, entre outros. Coisa bem simples mesmo. Lembrar que contenção química não é sinônimo de anestesia cirúrgica.
- "Uso em locais de pouco suporte": Vamos lá Fernando... nesses lugares que tem pouco suporte, tem gente com Iphone 11... Como ele chegou lá? Como essas pessoas pagaram isso?
- Uso em animais silvestres: Atualmente nós temos a dexmedetomidina, que é melhor analgésica, dura mais tempo e é um pouco melhor em relação aos parâmetros fisiológicos. Além do volume da dex, que é bem pequeno.
- Eu uso? Depende: Basicamente utilizo em indução anestésica em grandes animais (para inalatória ou TIVA). Mas prefiro outros agonistas alfa2.
Sua pergunta é ótima e vai longe... Espero poder ter respondido ela!
Abraços!
Creio que o uso do vulgarmente chamado"ketapum" é a a pseudo anestesia de quem parou no tempo e no espaço porque a cetamina dá anestesia somática e a xilazina NÃO DÁ ANESTESIA VISCERAL mas os colegas usam indevidamente em laparotomias fazendo com que o paciente sinta dor e não possa reagir.Abraço.
@@NAVEanestesia mais que respondeu. Essa é uma discussão que eu dempre gosto de levantar, justamente pois na esperiencia que tive durante a graduação, vi como ainda é tão difundido o uso depravado dessa associação.
Não sou formado ainda, mas um doa objetivos de quando me especializar é justamente colaborar para a mudança acerca disso, por isso quero me aprofundar mais sobre o assunto e ter propriedade para argumentar.
Quanto ao uso de dexmedeto, o valor dela não pode inviabilizar algumas vezes?
Ao menos aqui onde eu moro, o CEFAU encontra muitos problemas financeitos.
Sobre o comentario de locais com pouco suporte, me referia muito à cidades pequenas de interior, aonde quando muito tem uma clinica veterinaria somente, e nem bomba de infusão tem.
@@flaviomassone4870 uma triste realidade... já acompanhei em estagios alguns procedimentos do tipo... como era no inicio da faculdade, n tinha conhecimento da bizarrice. Valeu pela resposta, abraço!
Fernando, continue estudando que você está no caminho certo ; ) A dex é um pouco cara sim, mas a dose é muito pequena, refletindo no custo. MAS, se você optar por protocolos balanceados, seja de inalatória ou TIVA, vai sair bem mais barato.
Obs.: Sobre os locais de pouco suporte, é isso mesmo que respondi rsrsrsrs Compramos qualquer coisa hoje, e chega em qualquer lugar. Certamente as empresas de qualidade conseguem entregar equipamentos e medicamentos em qualquer lugar do Brasil. E, valor das coisas, entenda como investimento e não custo. Custo é morte de paciente e processo de tutor. Abraços!
Aplicar na mesma seringa o benzodiazepnico e a ketamina, é vantajoso?
Qual a maneira correta de faze -lo?
Grato professor
Rapaz... passou direto essa pergunta. Olha... na pratica, tanto faz. Se entrarmos em discussao de tempo de latencia, cinetica etc e tal, teremos prós e contras... acho pratico fazer junto, mas nao vejo problemas em fazer separado. Em grandes animais geralmente fazemos primeiro o BDZ e 1 minuto depois, a cetamina. Mas depende do protocolo e momento Salgado... abraços!
@@NAVEanestesia admiro sua didática, parabéns pelo trabalho.
Não conhecia, mas virei seguidor!
uma dúvida, as doses e o período de ação são as mesmas para cão e gato (pensando apenas na cetamina) obrigado desde já, abraços!
Olá Fernando. No geral sim, mas tende a ter periodo de ação maior em gatos. Nesse contexto estão envolvidas espécie, raça, peso, estado de saúde... Então tudo isso é muito relativo. Lembre-se de nunca fazer isoladamente ok? Abraços!
Muito bom conteúdo no canal, parabéns!! 👍👍
Tenho uma questão: qual a sua opinião em relação ao uso de apenas Zoletil como agente anestésico em cirurgias? (ex. orquiectomia, ovariohisterectomia, etc)... Já assisti a algumas cirurgias com esse procedimento, e especialmente nas orquiectomias reparei que os gatos reagem aos estímulos (tricotomia, desinfecção e o próprio procedimento cirúrgico) ...
Também o recobro dos animais achei mais atribulado.
Obrigada!!!
Olá Filipa! Seja bem vinda ao NAVE.VET.BR!
Sobre o assunto, você já até adiantou a resposta... A associação de tiletamina+zolazepam é anestesia dissociativa e, como tal, precisa no mínimo de MPA. Isso é padrão pois precisamos de todos os efeitos desejáveis da MPA para que a anestesia seja adequada. Mas... adequada para que?🤔
👍 A anestesia dissociativa permite procedimentos superficiais, como suturas de pele, drenagem de abscesso ou mesmo auxílio em diagnóstico de imagem - se impossível com contenção / sedação e até captura de animais selvagens. Orquiectomia? recomendaria fazer bloqueio intratesticular com lidocaina também. Você mesma relatou que os animais ainda ficam responsivos aos estímulos...
👎 Bom, de resto... pra mim é totalmente dispensável. Para cirurgias recomendaria anestesia geral (inalatória ou intravenosa) e / ou anestesia locorregional (adequada para o procedimento); com combinações entre elas, dependendo do caso.
👎 Mas é como Anestesia Dissociativa? Não uso também... CARÍSSIMO... comparado a associações de cetamina + BDZ ou + Alfa2... Sem dizer que a recuperação é complicada, como vc disse...
Respondido Filipa? Espero que sim ; ) Convidamos você para se inscrever no canal!
abraços!
Com xilazina e cetanina o gato sente dor é? 😭
Olha... dependendo do procedimento sim...
Castração de uma gata fêmea então sentirá dor ?
então se eu usar cetamina e colocar uma videoaula eu vou ter 100% de absorção? 🤭 BRINCADEIRA KSKDSKD
Sei la... rsrsrs