Mais um vídeo muito didático onde vemos pontos essenciais comuns entre todas as artes.... Vencer a nós mesmos! O treino correto do Aikido pode sim nos proporcionar muito crescimento físico, emocional, racional e espiritual
Quando não encontramos explicações racionais para aquilo que percebemos, vemos, ouvimos e sentimos, muitas vezes a nossa reação é buscar se apegar em fontes que adquirimos ao longo de nossa existência. Mas isso não invalida a manifestação de um fenômeno. "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia"
O treinamento interno realizado de forma adequada e bem orientada, conforme pode-se ver no vídeo, é muito poderoso. Quem consegue alcançar este nível e utilizar todo o seu potencial (físico, energético, psicológico e espiritual) é capaz sim, de fazer funcionar o que pratica de forma eficiente, queira como defesa pessoal, queira para a vida em si. PARABÉNS pelo vídeo e relatos...um excelente material disponível para quem souber aproveitar.
Mais um vídeo excepcional. Parabéns ao Shihan Wagner Bull e ao Instituto Takemussu por proporcionar nessa apresentação os aspectos internos tão fortemente mencionados pelo.Kaiso do Aikido, Ô Sensei Morihei Ueshiba. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O principal é fazer tudo bem devagar e direitinho, combinar cada movimento com o adversário e dizer como ele deve atacar para o contra ataque ser aplicado. Realidade versus expectativa…..
Simples, o mestre escolhe seu melhor aluno e marca um vale tudo com um faixa preta de outra arte marcial, jiu-jitsu, karate, judô, boxe. Mas tem que estar presente a academia do desafiante, coisa séria, filma, da nome aos bois, endereço das academias, etc
@@alexandrealves2877 Alexandre, mijou pra trás, tá com medinho? Só sabe ser fanfarrão? Tem contrato pra isso, moleque, você é praticamente de que arte?
@@edvaldojose9761 Que?? Medo?? Mas eu já fui casado, tenho ex mulher e já tive sogra. Eu sei do que um homem deve ter medo!! Hahhaha, já estive na frente de juiz com ex mulher e advogada, depois disso nada abala um homem. Mas das besteiras aí que você disse, não tem nenhuma lei no país que autorize eu assassinar um lutador de qualquer arte, mesmo com contrato, e depois não me complique a vida enormemente. Fora saber que o cara vai deixar a família chorando no velório e etc... Vocês que estão ainda engatinhando no mundo das artes marciais, sempre vem com esse papo estranho aí, de "vale tudo" que não vale tudo. Se eu assassinar o oponente, pode ser o contrato que for, vou me complicar. Mas sobre sua pergunta, nos últimos quarenta anos eu pratiquei todas as artes que você conhece e algumas que você não conhece. Não conheço o mestre do vídeo pessoalmente, nunca o vi. Mas vou falar do meu AIKIDO; se você escolher um faixa preta de BJJ, Muay Thai, Judo, um bom Boxeador... Numa luta sem regras, num VALE TUDO, eu posso matá-lo rapidamente.
@@alexandrealves2877 mais um fanfarrão, mijou pra trás, não vou perder mais tempo com um fanfarrão que na hora do desafio mija pra trás, o cara diz que é mestre em várias artes marciais, kkkkkk, faixa preta em mijar prá trás
É bem interessante o processo pelo qual a pessoa passa quando entra em um dojo de Aikido, especialmente no do vídeo acima. Você entra e já é informado de uma série de regras, das quais a mais importante me parece ser não questionar o mestre. E essa relação hierárquica não é assegurada apenas pelo mestre, mas há uma cobrança do grupo todo. Mas essa postura de não questionar é apenas uma das que eu entendi como parte da chamada “etiqueta” (que vem da palavra ética, aprendi mais tarde). Toda a etiqueta que você é obrigado a reproduzir como membro do grupo é o primeiro resultado prático eficaz na vida. Você pode passar 5 anos ali e não saber fazer ikkyo direito, mas em um mês vai aprender a “etiqueta” ou vai sofrer, em geral moralmente. Embora já tenha visto gente sofrer fisicamente por não ter o “rei” segundo a ótica do professor. Mas é isso. É possível você derrubar alguém no chão sem tocar ele, mas não sem antes fazer a pessoa passar por um processo de transformação no plano ideológico como o que descrevi acima. Lembro que certa vez lá por 2010 ou 2011 no dojo central foi um professor inglês bem idoso que aparentemente imobilizava pessoas no chão sem encostar nelas. Eu não fui convidado para ser uke nessa vez. Mas me pergunto o que teria acontecido se eu simplesmente levantasse e voltasse ao meu lugar ao invés de “respeitosamente” ficar imobilizado? Certamente haveria alguma consequência moral para mim. Na época eu me importava pois acreditava numa espécie de virtude naquele ritual todo. Hoje não. Gozado porque no dojo onde eu treinava tinha técnica baseada em física e anatomia, e caras muito bons fazendo tudo aquilo. E quando a gente ia pros eventos do dojo central eu via toda essa coisa de gente tomando choque só de encostar no shihan, imobilizado sem contato físico, voando com um movimento de dedo. Claramente é uma técnica eficaz dele. Técnica de domínio mental sobre um grupo. Este foi um comentário meio improvisado, mas com certeza da pra escrever uma tese sobre psicologia nessa parada toda.
Perfeitamente. Para mim isso tudo tem um nome: lavagem cerebral, hipnose ou chame como quiser. O ser humano tende a reproduzir o que os outros estão fazendo, isso piora quando ha uma hierarquia e é reforçado quando há punição.
Com todo respeito, mas demonstrações assim não colaboram para a mensagem que quer passar. Treino Aikido com outra federação e meu sensei contava que ouviu do shihan Hiroshi Isoyama que esse lance do "no touch" não existe e que com ele é só pé no chão. Sinto muito, mas não dá pra levar a demonstração a sério.
Faço de suas palavras as minhas, sou shodan em Aikido e tem coisas que a gente sabe que não existem. Se isso for verdade então eles precisa ir em um dojo de outra arte marcial com pessoas que eles não conhecem e aplicar essas técnicas de dragombol z, quero ver funcionar.
eu acho que ali, ele faz mais desequilibrar o aluno. na hora do soco, o cara tava com os pés mal alinhados, por isso se desequilibrou. se foi intencional...aí...já viu...mas é mais o desequilíbrio mesmo...
Eu tive a honra de fazer algumas técnicas e sentir a ENERGIA do Shihan. Mesmo iniciante (faixa branca) consegui perceber algo diferente nas técnicas. Sou muito racional e mesmo assim um simples e leve movimento, conseguia me desequilibrar a ponto de derrubar. Olha que isso foi por volta do início de 2013, a quase 10 anos.
Com uma prática superficial a funcionalidade e eficácia passam estarem comprometidas, mas quando os elementos profundos são treinados de forma adequada aí tudo se encaixa, a relação acontece, o equilíbrio se mantém, haverá sintonia com o universo, acredito! Para traduzir tudo isso no treino precisa-se de muita competência, experiência e conhecimento, sem dúvida, o Sensei Wagner tem de sobra tais habilidades! Mais um vídeo de grande relevância para quem busca entender o Budô e a relação da prática com a realidade da qual fazemos parte!
Funciona sim, mano. Mas igual toda arte marcial, tem os viajados. Alguns vídeos compilados mostrados aí nem são Aikido, pra vc ter uma ideia kkk Procure um dojo e um professor sério que vai te mostrar na prática. Eu fiquei brabo tbm pq sou 1°Dan na arte, mas de outro estilo, e isso deu uma queimada no nosso filme kkkk
Eu gosto dos vídeos do mestre japonês Ryuji Shirakawa que ainda é bem jovem e tem força e rapidez pra dar aquela plasticidade aos movimentos treinados e precisos.
E quem disse que só se ganha luta se souber trocação? Kkkkk, um mestre de Aikido, um profissional de Judô ou um campeão de Sumô podem vencer facilmente alguém que luta com chutes e socos, ainda mais quando esse gosta de subestimar os outros. Mas claro, isso se tratando de mestres reais, profissionais reais e campeões legítimos, e não farsas.
@@natanaelsouza1133 judô e sumô têm luta. Ela não falou que tem que ser trocação, você tem que treinar com um oponente não cooperativo, que está indo contra você de forma agressiva. Treinar a técnica de forma coreografada não ensina o que fazer se você tiver que pegar um braço que o cara não deixou sobrando depois de um soco.
Nenhuma arte Marcial é completamente eficaz, um lutador que só aprende judo é ineficiente em trocação, a mesma coisa no inverso, o negócio é aprender a fazer os dois, o aiki é muito eficiente se utiliza com outras artes marciais mistas as outras artes marciais se intensificam com o aiki
Tem um canal o Martial Arts Journey de um praticante de Aikido q questiona seus 15 anos de treino, achei interessante, pq ele coloca na mesa c muita honestidade suas crencas e duvidas sobre o Aikido e sua efetividade.
O prof. Wagner Bull treinou com dois mestres de Aikijiujitsu no Japao, e o que ele faz , foi exatamente o que Morihei Ueshiba fez, usou o Aiki do Aikijiujitsu, para usar no dia a dia da vida, AIkido é como uma oraçao para o individuo se aproximar das leis do Universo, como lhe ensinou o monge xintoista massanao Ueno. O problema é que as pessoas veem ele fazer aiki e como nao sentem pensam que é irreal, fantasioso . Quem quer conferir deve vir aqui no Instituto Takemussu e experimentar, somente experimentando o senhor vai se convencer. Isto é incrivel...ele conseguiu o que muitos poucos aikidoistas conseguiram....Mas a explicaçao está que treina a 53 anos , foi o primeiro latino americano a receber o tiutlo de phd em Aikido, Shihan, mestre maximo. Formou mais de 400 faixas pretas no Brasil e no exterior, escreveu 8 livros e traduziu a principais obras de Aikido para o portugues treinou com mais de 35 mestres que foram alunos do fundador. Aos 73 anos ele nao desiste e continua estudando e divulgao esta arte magnifica.
@@guto2012 Opa, bão? o AIKIDO não pode ser comparado com outra arte marcial, na verdade, cada uma tem o seu contexto em si. No caso, o AIKIDO não é competitivo, não foi pensado para ser utilizado em campeonatos ou algo do gênero. Eu acho uma pena que voce só tenha tido tres meses de experiencia e ainda mais pois pelo que percebi, o sensei de aikido não me pareceu ser muito autêntico. Aikido é muito técnico, requer muito treino para se realizar as projeções e ser projetado de forma que você não se machuque ou não machuque ninguém. Se algum dia tiver desejo e oportunidade, procure algum dojô ligado a alguma confederação mais tradicional.
@@phcxta1728 o Mestre era muito chato. Entramos 3, saímos os 3 em menos de 3 meses. Quanto ao Aikido é muito inteligente, com todas as torções que envolvem cada movimento. Pode ser muito útil, sim Mas, sem esse show todo dia vídeos.
Algumas torções tem sua eficácia, porém, são super difíceis de aplicar. Agarrar socos no ar, sem chance, só contra um bêbado, sem falar que, ninguém golpeia deste jeito. Ressalto que, respeito a arte, todo contesto filosófico, mas em combates reais o simples é mais eficiente, pode até não ser atrativo, mais com toda certeza, mais eficiente. Oss
Fui praticamente do aikido e falo essa arte funciona...as pessoas que não tem conhecimento da arte e tenta enfrentar ou desafiar um atleta aikido certamente vá se dar mal muito mal
O Aikido é uma Arte Marcial belíssima, séria e com fundamentos muito sólidos. Existe um amplo material pra estudo e análise. Essa "questão" de não tocar no oponente, simplesmente não existe, não funciona em um combate real em hipótese nenhuma. A energia ou o KI, obviamente existe, basicamente falando é o próprio Universo, está em tudo e em todos. Tem que separar as coisas. Isso é apenas uma demonstração com alunos que aceitam a indução, digamos assim. Existem muitos mestres de Aikido ( Já treinei com vários) que se livram de diversos ataques e pegadas com extrema facilidade. Mas sempre alinhando muita técnica e energia devidamente aplicadas no contato físico e no fluxo do movimento.
O senhor nao viu tudo. Será que a arte se chamaria ai KI do, se a sua interpretaçao fosse real? Claro que não quando a pessoa domina o ki no Aikido ele tanto pode criar maquinas com o corpo potencializado sua força como controlar a mente do atacante que normalmente entrar m transe. Venha um dia no Instittuto Takemussu e fale com o mestre Wagner Bull que realmente temo titulo autentico de SHihan, foi o primeiro ocidental a ter este titulo de mestre maximo de AIkido, e vai mudar completamente sua visão sobre o Aikido.
@@InstitutoTakemussu , respeito seu posicionamento, mas ressalto, não existe a menor possibilidade de ser dominado, arremessado, etc, sem contato físico, a não ser que o Uke esteja de acordo e aceite o "transe" que você mencionou. Também sou praticante de Aikido há mais de 25 anos, treinei com excelentes mestres e não, não existe a menor possibilidade em que eu ou qualquer outra pessoa que não aceite esse "controle temporário mental" seja dominado em um treino, combate ou qualquer outra situação sem contato físico. Para que as pessoas possam compreender melhor e as artes marciais não virarem motivo de chacota, seria muito bom que fosse explicado que tudo nesse conceito se trata de indução aceita / permitida.
Eu treino AIKIDO a 3 meses, não me deparei com nada do que ele falou. Mas sobre os relatos, eu me enquadro no da faixa branca. O aikido está sendo pra mim um momento onde eu desconecto de todos meus problemas externos e sempre ao fim da aula eu não estou cansado espiritualmente (como em uma semana ou dia que o trabalho foi muito pesado ou que aquele chefe ou superior chato ficou tirando a sua paciencia e paz de espirito), volto pra casa com dor no corpo e com a mente aliviada e fico assim por uns 2 dias até treinar novamente. Não sei se um dia terei esse tipo de experiência do video, mas sem sombra de duvidas. Eu me encontrei, treinando AIKIDO.
Akido e Aiki especificamente funcionam em diversos aspectos, desde a profundidade do treinamento de nosso corpo , nossa mente e nosso espírito, é um treinamento espiritual para a vida , vai além do meramente vencer , isso se chama Tenka no Tatsujin , vencer a sua própria natureza animal de Aratama. Aikijujutsu , Aiki no Jujitsu .Ochikiuchi . Existem muitos níveis de entendimento sobre Aiki . O Sensei Morihei Ueshiba foi um Kensei , um Santo da Espada nas Artes Marciais Tradicionais ( Budô, Bujutsu, Hyoho) e realizou essa vitória , essa Masakatsu Agatsu !. Não se pensa Aiki separado.de Buki Waza ( Espada ,Bastão , faca , etc ) . Como espadachim clássico ( 8⁰. dan e Menkyo Kaiden) o Aiki me ajudou muito em atingir íntimas compreensões do Shinto Ryu especificamente do Kashima Chuko Ryu e Katori Shinto Ryu . Vi neste vídeo uma manifestação genuína de Aiki repleta de Heiho e Budô. um Aiki Zemne (poder transbordante de Ki ) manifesto . Um abraço enorme do Shinto Ryu para Wagner Bull Sensei a quem conheço pessoalmente e treinei com ele lá no Instituto Takemusu quando ainda era na garagem de sua casa na Jussara , fora nossos encontros no Takemusu de Santos SP e no Bunkyo. Meu falecido mestre Tsukimoto Akira sensei Menkyo Kaiden em Shinto Ryu e Musso Jikiden Eishin Ryu , Hanshi também foi um amigo pessoal de Wagner Bull Sensei. Danbate Kudassai Wagner Bull Sensei Gokuro sama . 🙏🙇♀️⚔️❤ Sukemasa Shojobo Adriano sensei. Koryu Dojo Denshosha Shinto Ryu Shinken Bujutsu Tsukimoto Há . ua-cam.com/video/UmY79TA0UV8/v-deo.htmlsi=j8Rb5diXbI2GuAkv
tava bom até a parte que falava da filosofia da arte... depois que foi pro metafisico complicou! Aconselho quem quer conhecer melhor o Aikido procurar outras fontes, o sensei Leonardo Sodre tem bons conteúdos sobre!
sou de BH; não treino com o Shihan Shikanai pq é muito caro pra mim; então do pouco que vivi de um Aikido mais marcial eu vivi em 2012 indo pra São Paulo, e depois treinando aqui com um Uchideshi do Kawai Shihan; mas voltando a Sampa; dos mestres que Treinei o melhor que encontrei foi o Sensei Leonardo Sodré.
Antes de mais nada, boa noite! Bem, posso dizer que o Aikido é eficiente na rua, porque ajuda, primeiro a trazer uma postura e uma pré análise do seu entorno, alias, como qualquer arte marcial, praticada com afinco, desperta um comportamento de atenção ampliada, e isso em geral, afasta até os marginais, vi um video onde criminosos estavam sendo estudados na prisão e um dos estudos foi um vídeo passando e eles apontavam quem seriam suas vítimas, e bem, ficou bem claro que escolhiam os mais distraídos, com postura mais caída, os que andam olhando pro chão, mesmo sendo mais fortes. E sobre a minha vivência: sim, já sofri uma tentativa de assalto, só que pela percepção bati antes, e quando um dos dois desmaiou, corri, o local era uma passarela escura eu não ia ficar ali dando mole pra provar nada, o Aikido cumpriu o seu papel me dando a percepção, a leitura do momento e a tranquilidade pra agir e evitar o pior, defesa pessoal é isso, voltar vivo e com o mínimo de dano pra casa. E apesar de ter outra visão sobre essas técnicas que não se encosta no oponente, realmente não acredito, e acho perigoso pensarem que vão fazer isso na rua, porque, vão pra terra do pé junto com Ki e mula manca, tudo junto. Por outro lado, tenho que concordar com o Shiran Wagner: no conceito de defesa pessoal se garantir na porrada é pedir pra morrer, você pode precisar e dar certo, mas em geral, é garrafada, tiro, facada, covardia: briga de rua não é definida pelo que se faz no tatame. Eu ainda considero que dei sorte na questão dos caras que não mostraram arma direto, se mostrassem, a minha decisão ia ser perder os bens. Por isso que se vê um monte de lutador, alguns até profissionais, tomar piá na rua, virar manchete de jornal que morreu, porque acredita que realmente vai se livrar de qualquer situação com as mãos e pés. Já diz o ditado "desde que o chinês inventou a pólvora, não existe mais peito de aço". Uma observação, tô vendo aqui um monte de gente desafiar o outro pra testar sua arte marcial: entendam também o quão perigoso isso é, tem uma história que ouvi uma vez, numa aula de Krav Magá: se você é chamado pra um desafio, onde as regras sao: você e seu oponente de costas e ao sinal dado ficam de frente um pro outro, no meio dos dois tem uma cadeira com uma 38 e uma faca embanhada: qual das armas você pega? E a resposta é simples: se você chegar ao ponto de escolher uma das armas, você já morreu em combate, simplesmente pq aceitou as regras do teu oponente, e você nem sabe se ele vai cumprir, aí entra variáveis infinitas. Então, senhores, minha dica é, parem com esse negócio de achar que o desafio com regras vai definir um campeão, pq pode acabar definindo um presidiário e uma família se despedindo a beira de um caixão. Mesmo com regras os campeonatos com uma organização absurda e até televisionados precisam de juizes e de outras pessoas pra controlarem a situação, imagina em um desafio desses, quem aceita é louco ou não aprendeu nada sobre defesa pessoal.
Analisando muitos dos comentários abaixo constato como o Aikido é desconhecido. Muitos nao tem ainda ideia que o que move o corpo é uma energia, que é conduzida pela mente/sentimento é ela que gera a eletricidade que aciona os nervos, estes os musculos os ossos e permitem nossas açoes. Os animais selvagens, as plantas, tem esta percepçao e vivem e agem seguindo os prinipios da mesma. Quando se aprende o AIkido corretamente um novo mundo se descortina na nossa vida permitindo que consigamos exercer o máximo de nossas possibilidades com um minimo de esforço, o que nos dará sucesso na saude, no amor, nos negocios em em tudo o que nos envolvermos. Muita gente ainda nao tem a minimia ideia do treinamento do Aikido e pensa que ser trata de uma luta comum que qualquer pessoa em 3 anos pode aprender e critica sem saber o que esta falando. Cada um tem o direito de falar e dizer e viver da maneira que deseja, por isto alguns desrespeitam as leis da natureza, nao seguem , porque nao sentem o fluxo do Ki em suas vidas .....e portanto, seus projetos fracassa e se tornam infelizes.... Aikido é para ser treinando por quem quer construir, crescer, ter saude, ser amado , e amar , aprender a respeitar ser respeitado, em uma so palavra conhecer o segredo da vida, e ser feliz!!!!
O Sr dobra alguém sem por um dedo na pessoa e quer q as pessoas acreditem nisso? Algum aluno seu ainda vai se machucar na rua pela sua falta de responsabilidade, sim, fazer essas demonstrações é uma irresponsabilidade, ainda tem um que se diz karateca endossando essas bobagens. No mundo de hj isso passou do ridículo.
Eu nunca ouvi um mestre de qualquer outra arte desrespeitar tanto as demais com palavras de extrema arrogância como vi nesse vídeo. Fantasia, ilusão, lavagem cerebral. meus 37 anos de treino no shotokan, 25 de jiu-jitsu me faz entender que sempre estive no lugar certo.
Oss mestre, Ficamos em dúvida, Sou faixa preta de KARATE Shotokan, com mais 35 anos, já vi muitas situações e confesso que gostaria de ver esse KI com faixas pretas de Karatê Shotokan, renomados...Sei que a parte espiritual existe.,..Oss
Aikido é uma arte excelente, meu mano. O problema é que criaram tanta vertente, com tanta baboseira no meio (só ver o começo do vídeo) que você mal vê as técnicas que realmente são aplicáveis de verdade. E quem vai aprender nunca sabe se tá num dojo sério ou mais um desses charlatões. Eu treinei no Instituto Aiki, não sei se tem pelo Brasil ou só na minha cidade, mas o trabalho deles é muito brabo. Eu fazia Kickboxing e ficava assistindo o treino deles, achava engraçado e tudo, mas quando você vai treinar e recebe as chaves e imobilizações, percebe porque a galera se joga ou fica parecendo um boneco que não reage na mão do cara: é o único jeito de desfazer o "nó" e não sair com um pulso ou braço quebrado. Eu não me arrependo de ter aprendido.
Treino aikido, e digo que sem contato fisico não há técnica ou o pq cair no chao , ai pra mim nao tem nem o pq isso estar no video . Aikido funciona sim , funciona mesmo , mas videos como esse ...
8:39 hahaahahahahahahh Esse chiado ficou engraçado. Quando pratiquei Aikido não sabia que haviam estilo com animais. Esse deve ser o estilo Saruê raivoso! rs
Infelizmente por este seu comentário voce nao aprendeu AIkido, deve ter ido em um lugar onde algum impostor colocou um placa com este nome e voce comprou a ideia.
Sugiro fazerem uma visita ao Instituto Takemussu e verão que estão equivocados. Aikido é um treinamento para defesa pessoal integral, o foco é desenvolver a percepçao e estrategias para se vencer qualquer conflito. Nao se trata apenas de se defender de um soco, ou um chute isto é elementar.
Estou pensando em praticar aikido e fiz inúmeras pesquisas sobre artes marciais. Posso não ter a mesma experiência que o senhor, mas certamente o sr não entendeu o que representa o KI nas artes marciais. Aliás, até começou o vídeo bem quando comparou um contato por força bruta com outro que desprendia mais energia "no contato". Tem um documentário mostrando a diferença entre algumas artes marciais e os cientistas mediam a energia gerada nos golpes de maior intensidade. Bom, todos de maior intensidade tinham maior energia, mas não é suficiente para afetar alguém sem o contato físico. No início do vídeo o sr mostrou um caso de um mestre que levou uma surra de um lutador de MMA que era descrente da eficiência de golpes sem contato - todos os demais exemplos também foram desmascarados. Funciona com os alunos ou outros lutadores que estão sugestionados em aceitar o que o sr diz, mas toda vez que houve um desafio com alguém descrente, sempre terminou mal. Sabe quantos mestres com KI tão elevado a ponto de derrubar o oponente sem contato físico conseguiram comprovar a eficiência? NENHUM. Lembra do lutador brasileiro que chamavam de "O mestre da morte"? Sumiu (só acha no UA-cam) e seu aluno passou vergonha quando tentou comprovar este estilo em uma luta de MMA. Tem gente que não acha o Steven Seagal um grande lutador, mas o sr passaria vergonha em menos de 10s de luta se participasse de uma demonstração com ele (não ficará sugestionado)! Só colocou seu dojo em descrédito!
Leia os livros e artigos do Fundador do AIkido, ou assista os videos de Morihei Ushiba, e verá que se ele esta se revirando no caixão o será por alegria, finalmente estao ensinando no Brasil, que AIkido náo é treino de tecnicas, de musculos, mas da mente da sensibilidade da estrategia!!
AGRADEÇO A TODOS COMENTARIOS. Para os que não acreditam como posso derrubar as tecnicas sem tocar, que acho que é o que deixa os descrentes mais intrigados, eu gostaria de lhe explicar algo muito importante. Observe como funciona o acionamento de um portao de garagem feito por um sistema de controle remoto. ANALISANDO O QUE ACONTECE O MISTERIO DESAPARECE. Quando o controle manual é acionado, assim como na televisão é emitido uma onda eletromagnetica que vai até um senso, este liga um motor e o portao é levantado usando o torque produzido pelo motor. È exatamente a mesma coisa no caso das tecnicas que faço sem tocar ou sem usar de força fisica. Não faço força, para derrubar o uke, porque é ele mesmo que o faz. Assim com se faz no Reiki, e na Acupuntura, o terapeuta aprende a concentrar a energia "KI" retirada do ar e dos alimentos no seika tanten e ali era fica guardada como um bateria. Sabendo como armazenar este energia e depois liberá-lo por um cento como atraves do olhar ou atraves da ponta dos dedos ou docentro da palma das maos once há um ponto de entrada e saida muito poderoso, ou no pulso, quando o uke me ataca eu emito a energia ki, como o controle remoto do portão eletronico ou do da televisão faz. ....AGORA ATENÇAO.......AQUI ESTÁ O NÓ GORDIO: se o uke tem sua percepção de animal selvagem que é muito apurada ele consegue captar a energia como o sensor do portao, e entre em um estado que os neuroligistas chamam de ALFA com ondas mentais vibrando na frquencia de aproxixamente 4 a 14 hertz e entre em um tipo de transe hipnotico e nesta condição aceita as "sujestoes", recebidas para que por exempleo caia contida nas ondas por mim emitidas, E ENTÃO ELE CAI USANDO SEUS PROPRIOS MUSCULOS. SE HÁ CONTATO MENOS QUE LEVE, ESTA PERCEPÇÃO E TRANSMISSÃO É FEITA DE FORMA MUITO MAIS FACIL, POIS O TATO QUE É O MAIS PODEROSO DE NOSSOS 5 SENTIDOS FAZ O PAPEL DE UM FIO. Ou seja a trasmissão deixa de ser aerea e passa a ser feita atraves de um condutor. O mesmo se pode fazer usando som, atraves do Kiai. È por isto que O Sensei e os artistas marciais soltam gritos, isto se trata de Kotodama, que é como as vibraçoes podem alterar o nosso espirito, é assim que musica altera nossas sensaçoes, é o mesmo processo em ação. Trata-se de ciencia, não há nada de misticismo. AGORA HÁ PESSOAS QUE NAO TEM NEM MESMO SENSIBILIDADE ATRAVES DO TATO. Nas minhas estatisticas sao em torno de 20 % entre os alunos em meu dojo, e de 40% na populaçao em geral. Quando a pessoa pratica Aikido ela fica mais sensivel, pois é para isto que se pratica o Aikido para quem ainda não foi imformado. O objetivo é desenvolver nossa percepção aguçar nossos 5 sentidos e o 6 º que fica centrado no centro da cabeça no meio das sobrancelhas. Nas artes e tradiçoes esotericas da India, China , Japão, etc...ele é chamado de ""KAMI TANDEN" , e quando "acordado", e o treino do Aikido faz isto, a pessoa percebe de olhos fechados. No meu dojo há duas pessoas que ficam de costas e eu consigo move-la mais ou menos para onde eu desejo. A questão é como aprender a emitier ondas mentais , como "sintonizar " com o atacante, e como acionar seu centro motor. Eu demorei 5 decada para começar a fazer isto, porque aqui no Brasil e mesmo no mundo nao conhecia niguem que fazia isto. Uma vez vi em Tokyo o mestre Watanabe fazer algo assim em 1998, mas achei que fosse "fake", assim como os senhores que fizeram as criticas , descrentes. Eu tive a sorte de treinar com um monge xintoista e treinar com o mestr Kimura, que foi alunos de Sagawa Sensei e tambem com o meu amigo, Nobuo Maekawa, que foi aluno de Kodo Horikawa e Seigo Okamoto. Eles não me ensinaram mas como eu já tinha mais de40 anos de AIkido e sempre treinando e buscando com muito interesse, eu acabei "roubando" a tecnica deles parcilamente. Eu e meus alunos estamos trabalhando desde então desenvolvendo e ampliando estas possibilidades. Mas e o que fazer quando o atacante não tem a sensibilidade e nos ataca. A resposta é use a percepção da energia Ki armazenada no seika tandem e com ela se pode fazer duas coisas: a primeira é usar melhor meu corpo crianto maquinas com moitões, polias sucessivas , alavancas, torques, bestas arietes, catapultas para ampliar enormemente minha força natural e tambem perceber o ponto fraco do opontente. Combinando isto se pode "amarrar o atacante" imobilizando-o ou nocaute-lo com um golpe poderoso produzido como expliquei acima. Muitos pensam que no Aikido se treinar o corpo como objetivo, está errado, AIKIDO É UM TREINO DA MENTE E DO SENTIMENTO , OU "KOKORO NO KEIKO", (Treino do corpo da mente e do sentimento junto). O primeiro mestre que conheci chamava-se Koichi Tohei. Na epoca eu treiinava com o falecido Keizen Ono, e faziamos exercios de como uma pessoa nao conseguir dobrar nosso braços ou mantermos a posição de equilibro, alias isto é indispesavel para se poder fazer "Shio CHiku Bai" (Pinhero, bambu, e flor da ameixeira, que o Sensei eu seu livro "Takemussu Aiki" e em seus "doka", (poemas do Caminho" disse serr o grande segredo do AIkido. A este proposito saibam que a origem do AIkido vem da China, um chines diria propriamente ao ver AIkido que ele seria "kung Fu", (Arte dificil de aprender e que demora muito tempo). Eu demorei quase 5 decadas para aprender o que eu relatei acima, adquiri mais 450 livros sobre aikido praticamente tenho todo os publicados em lingua ocidentais que domingo, (ingles, frances, espanhol, portugues e uns 350 videos raros que fui adquirindo aos poucos. Formei mais de 400 faixas pretas. Infelizmente muitos japoneses, nao tem humildade para admitirem que um braslieito posssa entender mais de AIkido que eles, e então ficam fazendo intrigas e dizendo asneiras aos alunos com medo de que ao se aproximarem de mim, e de meu conhecimento os abandonen. Eu estou com 73 anos e não sei mais quando anos vou viver. Se continuar assim então somente meu alunos vao poder aprender a usar esta maravilhosa onda chama Ki que é responsavel pela criação de todos os seres vivos o que é notavel, mas tambem pelos inanimados. Claro que eu não ou ensinar o que me custou quase uma vida para qualquer um . A Biblia diz que não se deve dar perola para porcos. Por oturo lado conhecer e saber usar o "KI", dá grande poder ao conhecedor que pode ser usado para o bem cosntrutivamente ou para produzir grande mal, tenho muita responsabilidade neste sendido e antes deconhecer bem a pessoa e saber que ela merece, e tem bom carater, eu somente ensino rudimentos superficiais. Quem desejar informações pode telefonar para meu dojo, marcar um hora e eu explico pessoalmente isto tudo para quem quiizer se esclarecer. Sem dominar o Ki é impossivel aprender Aikido, o proprio nome já o diz. Muitos pensam que o nome da arte é Ai musculos do. Aikido sem Ki não serve para nada, as pessoas treinas sob pseudo mestres que lhe iludem dizendo que vao conseguir se defender fazendo kotegaeshi , sankyou ..etc....pura ignorancia!!! Estas tecnicas sao apenas exercidos para se desenvolver a energia Ki. EU nao me considero ainda pleno neste assunto mas ja sei o suficiente para convencer quem experimenta o que eu já sei fazer. Vejam o video dele: ua-cam.com/video/bB_jyQuK608/v-deo.html
Não sou praticante de artes marciais. Diria que sou um tipo de cientista. Há mais de 40 anos eu investigo pessoas extraordinárias. E é simples perceber porquê são boas no que fazem: não tentam enganar a si mesmas. Suas explicações, mestre, e suas posturas são ensinamentos valiosos. Obrigado!
Dizem o mesmo da capoeira, que é só uma dança. Mas vai "dançar" com um capoeirista.... Não sou da capoeira, sou do muay thai, mas não sou inocente a ponto de achar que minha arte é a única que presta. Eu sofri uma derrota terrível para um judoca. Levei uma queda que deixou minha coluna machucada por mais de um mês. Bela aula sensei. É uma arte que eu gostaria de aprender um dia. Assim eu treinei muay thai visando auto defesa e treinei pra isso. Fiz mais da metade do tempo que treino como personal trainer, já usei e é mto eficiente e funcional. Uma técnica do aikido que aprendi, vc domina o oponente fácil só torcendo a mão do oponente pegando de uma maneira em que o movimento do seu braço voltando a posição do seu braço, vc torce o braço do cara sem fazer nenhuma força, deixando ele de joelhos. Tenho amigos que qdo vem em casa, não resistem e vão bater no meu saco de pancada. A maioria é mais forte que eu, a pancada deles, mandam o saco mais longe que as minhas, mas tem uma diferença. As minhas pancadas fazem o saco se distorcer ou dobrar, a deles não.
capoeira ? é perigoso ! Mas 1 bom karateca de estilo de contato , não apanha nem fodendo de nenhum capoeira , com todo respeito a capoeira , é sim uma arte perigosa , porém limitada e da muita brécha p oponente !
@@emersonkrasucki5762 Um nak muay tb não perde para um capoeirista. Mas depende mais do lutador do que da arte. Karate tradicional é uma arte que respeito. Mas não vamos generalizar. Tal arte é melhor que outra... Já lutei contra capoeiristas e pro muay thai que é mais direto, sem movimentos desnecessários é tranquilo lidar. Já parei um rabo de arraia com o pé e depois empurrei. Qdo luto contra capoeiristas, ataco mto as pernas e impeço que chutem, uso pisão no joelho, chute frontal e lateral nas pernas. Tb cheguei a segurar um chute com uma mão me deslocando pro ponto em que o movimento perde a força e consegui segurar o chute. Essa luta foi contra um amigo e conversávamos enqto lutávamos, ele fazia aqueles chutes longos e rodados da capoeira e eu me esquivava de todos conversando, até que segurei o chute do cara. Ele estava se mostrando pros outros qdo cheguei. Cheguei conversando e me aproximando enqto ele girava e chutava e fiquei me esquivando dos chutes, qdo cansei, só segurei o chute dele e empurrei a perna, fazendo ele perder o equilibrio. Hj não deixo nem chegar a chutar, já vou atacando as pernas pra impedir os chutes. E dificilmente preciso usar as mãos ou cotovelos nesses casos.
@@emersonkrasucki5762 mas cuidado, não confie demais na sua arte a ponto de se tornar arrogante. Vc pode vencer alguém com o mesmo tempo de treinamento que vc, mas se lutar com um mestre, dificilmente vc vencerá. Eu já venci mtas lutas e brigas, mas não subestimo ninguém. E tb não tenho o muay thai como único método de autodefesa, mas uso armas tb, sei kenjutsu, lutar com faca e tb atirar. Eu sugiro que abra sua mente e não se superestime e nem a sua arte. Por mais que sejamos bons, sempre existe alguém melhor. Eu descobri da forma difícil, eu me achava imbatível, ja derrotei até professor de kung fu. Até que fui massacrado por um lutador de judô.
@@emersonkrasucki5762 treinei tae kwon do tb, por isso sei chutar até melhor que um capoeirista, mas prefiro chutes mais simples, curtos e diretos. Tenho um pouco de treino de jiu jitsu tb. Mas uso as artes marciais como ferramentas, como outras armas que porto. Obviamente, prefiro ter e usar armas e estratégias do que só artes marciais, uso várias lâminas, carrego 2 balestras, 2 push daggers, uma zarabatana, uma katana e uma kodachi. Tb sei usar qualquer tipo de arma de fogo, fui criado por um tio colecionador. A lei do desarmamento, começou a vigorar qdo eu já tinha 25 anos, até aí, não tinha mto problema ter armas em casa e cresci em meio à armas de fogo de todos os tipos. Eu já fui criado pra saber me defender. Era um sonho desse tio que eu fosse do exército, e me treinou com armas desde os meus 7 anos, e me fez treinar artes marciais tb. Tenho treino em tae kwon do, um pouco de capoeira, um pouco de jiu, um pouco de karate, mas me saí melhor com o thai, não que eu não use técnicas de outras artes, mas minha base é o thai.
Ele não vai pq o UFC proíbe torções de pequenas articulações nem mão de vaca pode pode notar que não tem nenhuma luta com finalização sendo mão de vaca
Gostaria de saber a opinião do Instituto Takemussu a respeito do canal de UA-cam "Martial Arts Journey", onde o You tuber demonstra que era professor de Aikido mas viu que essa arte não funciona (na ótica dele).
Todo caminho marcial merece uma dedicação e é sempre muito difícil alcançar o nível desejado. Nem sempre os praticantes estão preparados para as dificuldades que vão encontrar no meio do caminho. O Aikido, além de uma arte marcial eficiente também é um caminho de iluminação espiritual. Nós praticamos para nos tornarmos pessoas melhores. A ideia não é vencer ninguém a não ser a si mesmo. A intenção é sempre harmonizar ao invés de buscar o confronto. Talvez essa pessoa estivesse buscando um outro caminho e acabou desistindo do Aikido por não perceber a beleza dessa arte marcial. Quem treina Aikido com a intenção real, dificilmente para, pois é uma arte marcial apaixonante, capaz de trazer muitos benefícios dentro e fora do tatame.
@@InstitutoTakemussu Obrigado pela resposta. Eu pergunto isso porque, que fique claro, sou fascinado por Aikido!!!! E embora eu ache bem polêmica esse tipo de postura como a do citado canal, eu entendo. Recomendo que quem se interesse pelo assunto (eficácia do aikido numa situação de defesa pessoal) dê uma conferida no canal. Porém, eu gostaria de saber o que os praticantes de Aikido teriam a dizer em defesa desta arte marcial tão fascinante.
O tal "professor", não aprendeu Aikido infelizmente como a grande maioria , não só no Brasil, mas tambem no exterior. No Japão é diferente, porque existem grandes mestres ensinando supervisionando os dojos ,então quem decide dar aulas tem que ter no minimo 4 Dan, mas mesmo assim alguem com tal graduação é considerado ainda despreparado. Nos Eua como no Brasil, um camarada compra tatames, reune uns amigos, e é há "Sensei". Ai acontece o que este camarada lá nos EUA disse, CLARO QUE O AIKIDO DELE NÃO FUNCIONA, ELE NÃO APRENDEU!!!!
@@caiosales2116 esse cara do martial arts journey é muito ruim. Mesmo pra quem não pratixa Aikido é fácil ver que o cara é muito fraco tecnicamente e não só de Aikido como de luta em geral , zero noção de sparring e porrada kk. Eu gosto muito do Aikido do Seagal , Tenshin Aikido eu acho. Bem direto , prático e efetivo. Pouquíssima firula e sem tantos movimentos desnecessários. Hj os filmes dele são horrorosos , mas antigamente mostrava bem essas técnicas de Aikido.
@@caiosales2116 eu tenho uma percepção bem diferente. O Martial Arts Journey saiu dessa atmosfera de sugestão, que é bem representada nesse vídeo quando ele faz o negócio do braço. Um aluno dele não vai mesmo conseguir dobrar o braço. Porque está num estado de sugestão. Da mesma forma do aluno daquele mestre charlatão que usava o poder do ki para derrubar seus discípulos sem colocar as mãos neles. Isso não existe, tanto que tomou uma sova do cara não condicionado. Quebrar essa parte mágica da arte marcial é importante. Você pode querer se desenvolver física, mental e espiritualmente na arte marcial. Só não dá pra falar que essas coisas funcionam na vida real. Porque, sinceramente, eu desafio qualquer mestre desse me parar com o Ki.
Teve um americano que aconteceu isso com ele. Ele dava aula de Aikido e resolveu testar pra ver se funcionada, fez um sparring com um cara do MMA e tomou uma surra. Depois disso fechou o Dojô dele e foi treinar mma. Dá uma olhada: ua-cam.com/video/0KUXTC8g_pk/v-deo.html
Charlatão! Isso só funciona com os alunos dele. Ridículo!!!! O pior é que tem gente wue se propõe a isso.....triste! Queria entender porquê a aikikai nao faz alguma coisa. Ueshiba e Yamada sensei se revira no túmulo.
boa tarde otimo video e explicação busco conhecimento apenas,tenho estudado muito sobre meu crescimento espiritual pode me indicar um mestre confiavel aqui em belo horizonte?
Depois de assistir esse vídeo eu tive duas certezas: primeiro; toda arte marcial é válida, menos o Aikidô, segundo; perdi um precioso tempo de minha vida assistindo a esta bobagem.
kkkkkkkkkkkk, eu admiro a convicção desses caras ao falar tudo isso... Fico imaginando ele lá de cócoras meditando enquanto um maluco vem correndo na direção dele com um pedaço de madeira! kkkkkkkkk, Desculpa, mas é impossível não imaginar algo parecido.
EU TENHO 57 ANOS NÃO GOSTO DE MIMIMI,BATO NI OPONENTE PRA QUEBRAR ONDE PEGAR MINHA PANCADA,TREINE O AKIDO DO MAL,E JA LESIONEI SERIAMENTE MUITOS LUTADORES DE MMA E JIUJITSU. ESTOU RESPONDENDO PROCESSO POE CAUSA DO AIKIDO APENAS FUI ME DEFENDER,PORÉM PASSEI DOS LIMITES.....
Vao me desculpa mas isso ai nao e aikido nem aqui nem no.japao querem ver aikido de verdade olha os videos da aikikai leandro sodre ono sensei mas nao.esse
Acho legais os vídeos do sensei Sodré, mas me preocupa é que o sensei dele, o shihan Ono (que foi bastante respeitado), também era adepto dessas firulas nos últimos anos de vida.
Não sei nada de artes marciais. Admiro quem luta. Sempre pensei que a transcendência fosse presente em todas as lutas. É possível mesmo derrubar alguém antes de tocá-lo? Eu via isso nos filmes antigos de kung fu feitos em Hong Kong. Tocava a imagem ao contrário e o lutador voava pra cima da árvore sem flexão dos joelhos.
Infelizmente quem não conhece o aikido diz que não funciona numa situação real de defesa pessoal eu penso assim claro nenhuma arte marcial é melhor que a outra e infalível mais pra quem acha que o aikido não funciona numa situação real de rua de defesa pessoal porque não vão FAZER texte
O Aikido não e melhor nem pior do que qualquer outra luta tradicional, japonesa ou chinesa. TODAS VIERAM DA MESMA FONTE, O TRABALHO COM O Ki fortalecendo o corpo e o espirito.
algumas técnicas de AIKIDO podem até funcionar contra um leigo , mas jamais contra um expert em KARATÊ de CONTATO , isso que ele mostrou é mais engraçado que os TRAPALHÕES ! KKKKKKKK PQP ! KKKKKKKKKKKK
Nao sao nos movimentos a força no AIkido, mas no AIki, com a pratica o aikidoista que treina direito consegue controlar a mente do atacante. Por isto que ele é tao eficiente, mas nao para lutar fisicamente mas para enfrentar qualquer conflito na vida, de forma harmonica e equilibrada é um caminho de vida.
Sou faixa preta de Aikido e não concordo com muita palhaçada que alguns sensei realizam com seus alunos. Toda arte marcial tem seu ponto forte e fraco, as artes se completam. Como disse, sou preta de Aikido e jiu-jitsu é importante saber algo se o combate está em pé, no chão, curta ou média distância. Infelizmente por estes sensei fanfarrão o Aikido é desacreditado
O lance do aikido ser ligado a essse misticismo todo é que fez a arte se queimar e ficar com essas firulas. Onde o pessoal não vem com papo de misticismo até tem bastante coisa aproveitável, mas ainda assim a gente sente falta de algo porque não tem técnica de sparring.
Mais um vídeo muito didático onde vemos pontos essenciais comuns entre todas as artes.... Vencer a nós mesmos!
O treino correto do Aikido pode sim nos proporcionar muito crescimento físico, emocional, racional e espiritual
Aikido é uma arte marcial fantástica!! Shihan Wagner Bull é um estudioso neste caminho e maior autoridade no assunto aqui no Brasil.
Não sabia que no Brasil tinha academia Jedi, muito bom!
Que a força esteja com você.
Quanto mais assistimos, maior a curiosidade. Muito para aprender. Parabéns pelo video.
Li um livro do mestre do video Wagner Bull e os conceitos que aprendi li evoluiram muito meu jiu jitsu.
Pratiquei aikidô por vários anos e, felizmente, nunca precisei utilizar. Eu teria apanhado ou morrido...
Parabéns por mais um vídeo super explicativo, aikido é um caminho para toda vida
Quando não encontramos explicações racionais para aquilo que percebemos, vemos, ouvimos e sentimos, muitas vezes a nossa reação é buscar se apegar em fontes que adquirimos ao longo de nossa existência. Mas isso não invalida a manifestação de um fenômeno. "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia"
O treinamento interno realizado de forma adequada e bem orientada, conforme pode-se ver no vídeo, é muito poderoso. Quem consegue alcançar este nível e utilizar todo o seu potencial (físico, energético, psicológico e espiritual) é capaz sim, de fazer funcionar o que pratica de forma eficiente, queira como defesa pessoal, queira para a vida em si. PARABÉNS pelo vídeo e relatos...um excelente material disponível para quem souber aproveitar.
Mais um vídeo excepcional. Parabéns ao Shihan Wagner Bull e ao Instituto Takemussu por proporcionar nessa apresentação os aspectos internos tão fortemente mencionados pelo.Kaiso do Aikido, Ô Sensei Morihei Ueshiba. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O principal é fazer tudo bem devagar e direitinho, combinar cada movimento com o adversário e dizer como ele deve atacar para o contra ataque ser aplicado.
Realidade versus expectativa…..
Simples, o mestre escolhe seu melhor aluno e marca um vale tudo com um faixa preta de outra arte marcial, jiu-jitsu, karate, judô, boxe. Mas tem que estar presente a academia do desafiante, coisa séria, filma, da nome aos bois, endereço das academias, etc
Não tem como. Vale tudo é cheio de regras, não vale tudo.
Seu pensamento é infantil.
@@alexandrealves2877 Alexandre, mijou pra trás, tá com medinho? Só sabe ser fanfarrão? Tem contrato pra isso, moleque, você é praticamente de que arte?
@@edvaldojose9761 Que?? Medo?? Mas eu já fui casado, tenho ex mulher e já tive sogra. Eu sei do que um homem deve ter medo!! Hahhaha, já estive na frente de juiz com ex mulher e advogada, depois disso nada abala um homem.
Mas das besteiras aí que você disse, não tem nenhuma lei no país que autorize eu assassinar um lutador de qualquer arte, mesmo com contrato, e depois não me complique a vida enormemente. Fora saber que o cara vai deixar a família chorando no velório e etc...
Vocês que estão ainda engatinhando no mundo das artes marciais, sempre vem com esse papo estranho aí, de "vale tudo" que não vale tudo.
Se eu assassinar o oponente, pode ser o contrato que for, vou me complicar.
Mas sobre sua pergunta, nos últimos quarenta anos eu pratiquei todas as artes que você conhece e algumas que você não conhece.
Não conheço o mestre do vídeo pessoalmente, nunca o vi. Mas vou falar do meu AIKIDO; se você escolher um faixa preta de BJJ, Muay Thai, Judo, um bom Boxeador... Numa luta sem regras, num VALE TUDO, eu posso matá-lo rapidamente.
@@alexandrealves2877 mais um fanfarrão, mijou pra trás, não vou perder mais tempo com um fanfarrão que na hora do desafio mija pra trás, o cara diz que é mestre em várias artes marciais, kkkkkk, faixa preta em mijar prá trás
@@edvaldojose9761
Que desafio?? Houve algum desafio por aqui?
Coitado...
É bem interessante o processo pelo qual a pessoa passa quando entra em um dojo de Aikido, especialmente no do vídeo acima. Você entra e já é informado de uma série de regras, das quais a mais importante me parece ser não questionar o mestre. E essa relação hierárquica não é assegurada apenas pelo mestre, mas há uma cobrança do grupo todo. Mas essa postura de não questionar é apenas uma das que eu entendi como parte da chamada “etiqueta” (que vem da palavra ética, aprendi mais tarde). Toda a etiqueta que você é obrigado a reproduzir como membro do grupo é o primeiro resultado prático eficaz na vida. Você pode passar 5 anos ali e não saber fazer ikkyo direito, mas em um mês vai aprender a “etiqueta” ou vai sofrer, em geral moralmente. Embora já tenha visto gente sofrer fisicamente por não ter o “rei” segundo a ótica do professor.
Mas é isso. É possível você derrubar alguém no chão sem tocar ele, mas não sem antes fazer a pessoa passar por um processo de transformação no plano ideológico como o que descrevi acima.
Lembro que certa vez lá por 2010 ou 2011 no dojo central foi um professor inglês bem idoso que aparentemente imobilizava pessoas no chão sem encostar nelas. Eu não fui convidado para ser uke nessa vez. Mas me pergunto o que teria acontecido se eu simplesmente levantasse e voltasse ao meu lugar ao invés de “respeitosamente” ficar imobilizado? Certamente haveria alguma consequência moral para mim. Na época eu me importava pois acreditava numa espécie de virtude naquele ritual todo. Hoje não.
Gozado porque no dojo onde eu treinava tinha técnica baseada em física e anatomia, e caras muito bons fazendo tudo aquilo. E quando a gente ia pros eventos do dojo central eu via toda essa coisa de gente tomando choque só de encostar no shihan, imobilizado sem contato físico, voando com um movimento de dedo. Claramente é uma técnica eficaz dele. Técnica de domínio mental sobre um grupo.
Este foi um comentário meio improvisado, mas com certeza da pra escrever uma tese sobre psicologia nessa parada toda.
Perfeitamente. Para mim isso tudo tem um nome: lavagem cerebral, hipnose ou chame como quiser. O ser humano tende a reproduzir o que os outros estão fazendo, isso piora quando ha uma hierarquia e é reforçado quando há punição.
Com todo respeito, mas demonstrações assim não colaboram para a mensagem que quer passar. Treino Aikido com outra federação e meu sensei contava que ouviu do shihan Hiroshi Isoyama que esse lance do "no touch" não existe e que com ele é só pé no chão. Sinto muito, mas não dá pra levar a demonstração a sério.
Qual federação vc treina?
Concordo
Essas demonstrações são pura besteira. Parece dança.
Essa luta não é uma arte! Sinto muito em lhe dizer! Nos dias de hoje será que funciona?
Faço de suas palavras as minhas, sou shodan em Aikido e tem coisas que a gente sabe que não existem. Se isso for verdade então eles precisa ir em um dojo de outra arte marcial com pessoas que eles não conhecem e aplicar essas técnicas de dragombol z, quero ver funcionar.
Com todo o respeito ao Sensei, e como praticante de Aikido, não consigo crer que a demonstração não tenha colaboração dos alunos.
eu acho que ali, ele faz mais desequilibrar o aluno. na hora do soco, o cara tava com os pés mal alinhados, por isso se desequilibrou. se foi intencional...aí...já viu...mas é mais o desequilíbrio mesmo...
Sim. Não é só dar soco. É ser inteligente, perceptivo, calmo, equilibrado, etc. @@cesarmarinhorj
Assisti um documentário com apresentação do Rodrigo minotauro e o aikido no Japão tem golpes e torções reais totalmente diferente destas encenaçoes
Também assisti! Pior que não tem ocmo as federações sérias tentarem desvincular esse misticismo barato da arte porque na origem já tinha muito disso!
Bom o vídeo. Esse aspecto da arte marcial merece um estudo sério e atento ao viés da subjetividade. Parabéns!
Muito interessante a explicação sobre o 'KI' ,mostrando que ele está em todas as modalidades de artes marciais
Eu tive a honra de fazer algumas técnicas e sentir a ENERGIA do Shihan. Mesmo iniciante (faixa branca) consegui perceber algo diferente nas técnicas.
Sou muito racional e mesmo assim um simples e leve movimento, conseguia me desequilibrar a ponto de derrubar.
Olha que isso foi por volta do início de 2013, a quase 10 anos.
Estou me apaixonando por tudo que tenho lido e pesquisado...me tornarei aprendiz...
🧙🏼♂️🔥 Que a força esteja com vocês.
Com uma prática superficial a funcionalidade e eficácia passam estarem comprometidas, mas quando os elementos profundos são treinados de forma adequada aí tudo se encaixa, a relação acontece, o equilíbrio se mantém, haverá sintonia com o universo, acredito! Para traduzir tudo isso no treino precisa-se de muita competência, experiência e conhecimento, sem dúvida, o Sensei Wagner tem de sobra tais habilidades!
Mais um vídeo de grande relevância para quem busca entender o Budô e a relação da prática com a realidade da qual fazemos parte!
Eu achava que o Aikido não funcionava. Agora, vendo esse vídeo, tenho certeza.
Funciona sim, mano. Mas igual toda arte marcial, tem os viajados. Alguns vídeos compilados mostrados aí nem são Aikido, pra vc ter uma ideia kkk Procure um dojo e um professor sério que vai te mostrar na prática. Eu fiquei brabo tbm pq sou 1°Dan na arte, mas de outro estilo, e isso deu uma queimada no nosso filme kkkk
@@jrodolfocastro melhor as pessoas serias aparecerem logo, pq quem tá mandando no Yourube sao os picaretas tipo Seagall e cia.
Eu gosto dos vídeos do mestre japonês Ryuji Shirakawa que ainda é bem jovem e tem força e rapidez pra dar aquela plasticidade aos movimentos treinados e precisos.
@@errecruw1457 Excelente comentário. O melhor de todos que vi aqui.
Esse Mestre Ryuji é o melhor mesmo.
Funciona pra correr do Vandame, funcionou para o Seagal
o aikido merece respeito, isso já é viagem
Se não tem sparring, luta, dificilmente vai funcionar na rua. Simples assim
E quem disse que só se ganha luta se souber trocação? Kkkkk, um mestre de Aikido, um profissional de Judô ou um campeão de Sumô podem vencer facilmente alguém que luta com chutes e socos, ainda mais quando esse gosta de subestimar os outros. Mas claro, isso se tratando de mestres reais, profissionais reais e campeões legítimos, e não farsas.
@@natanaelsouza1133 judô e sumô têm luta. Ela não falou que tem que ser trocação, você tem que treinar com um oponente não cooperativo, que está indo contra você de forma agressiva. Treinar a técnica de forma coreografada não ensina o que fazer se você tiver que pegar um braço que o cara não deixou sobrando depois de um soco.
Nenhuma arte Marcial é completamente eficaz, um lutador que só aprende judo é ineficiente em trocação, a mesma coisa no inverso, o negócio é aprender a fazer os dois, o aiki é muito eficiente se utiliza com outras artes marciais mistas as outras artes marciais se intensificam com o aiki
Pega o espirito,vcs tão de brincadeira né?a esse titio no UFCseria campeão eitaaaaaaa
Faz sentido 😎
Tem um canal o Martial Arts Journey de um praticante de Aikido q questiona seus 15 anos de treino, achei interessante, pq ele coloca na mesa c muita honestidade suas crencas e duvidas sobre o Aikido e sua efetividade.
Muito bom, já assisti vários vídeos lá, pura realidade
Muito bom esse canal e a jornada dele. Foi o que abriu meus olhos para o Aikido e sua ineficiência
Nossa... Aquele Rokas né? O cara é muito ruim, dá pena do coitado. É um emo chorão.
Alguém assiste aquele mané?
Wagner...Esqueça o Do e Faça uma"Pós"de Aikijujutsu no Japão...Traga esse Estilo pro Ocidente...Vai Revolucionar...
O prof. Wagner Bull treinou com dois mestres de Aikijiujitsu no Japao, e o que ele faz , foi exatamente o que Morihei Ueshiba fez, usou o Aiki do Aikijiujitsu, para usar no dia a dia da vida, AIkido é como uma oraçao para o individuo se aproximar das leis do Universo, como lhe ensinou o monge xintoista massanao Ueno. O problema é que as pessoas veem ele fazer aiki e como nao sentem pensam que é irreal, fantasioso . Quem quer conferir deve vir aqui no Instituto Takemussu e experimentar, somente experimentando o senhor vai se convencer. Isto é incrivel...ele conseguiu o que muitos poucos aikidoistas conseguiram....Mas a explicaçao está que treina a 53 anos , foi o primeiro latino americano a receber o tiutlo de phd em Aikido, Shihan, mestre maximo. Formou mais de 400 faixas pretas no Brasil e no exterior, escreveu 8 livros e traduziu a principais obras de Aikido para o portugues treinou com mais de 35 mestres que foram alunos do fundador. Aos 73 anos ele nao desiste e continua estudando e divulgao esta arte magnifica.
Pratico AIKIDO há 15 anos e posso afirmar que isso não é AIKIDO, essa palhaçada de misticismo sempre aparece.
Fiz Aikido 3 meses. Depois de ser faixa preta de judô e de karatê. Desistiram de mim pois eu nunca seguia o teatro do Mestre e fiquei mal visto...
@@guto2012 Opa, bão? o AIKIDO não pode ser comparado com outra arte marcial, na verdade, cada uma tem o seu contexto em si. No caso, o AIKIDO não é competitivo, não foi pensado para ser utilizado em campeonatos ou algo do gênero. Eu acho uma pena que voce só tenha tido tres meses de experiencia e ainda mais pois pelo que percebi, o sensei de aikido não me pareceu ser muito autêntico. Aikido é muito técnico, requer muito treino para se realizar as projeções e ser projetado de forma que você não se machuque ou não machuque ninguém. Se algum dia tiver desejo e oportunidade, procure algum dojô ligado a alguma confederação mais tradicional.
@@phcxta1728 o Mestre era muito chato. Entramos 3, saímos os 3 em menos de 3 meses. Quanto ao Aikido é muito inteligente, com todas as torções que envolvem cada movimento. Pode ser muito útil, sim Mas, sem esse show todo dia vídeos.
kkk. Isso é show de comédia. Dá prá fazer um filme 😂😂😂😂
Algumas torções tem sua eficácia, porém, são super difíceis de aplicar.
Agarrar socos no ar, sem chance, só contra um bêbado, sem falar que, ninguém golpeia deste jeito.
Ressalto que, respeito a arte, todo contesto filosófico, mas em combates reais o simples é mais eficiente, pode até não ser atrativo, mais com toda certeza, mais eficiente.
Oss
Fui praticamente do aikido e falo essa arte funciona...as pessoas que não tem conhecimento da arte e tenta enfrentar ou desafiar um atleta aikido certamente vá se dar mal muito mal
O Aikido é uma Arte Marcial belíssima, séria e com fundamentos muito sólidos. Existe um amplo material pra estudo e análise. Essa "questão" de não tocar no oponente, simplesmente não existe, não funciona em um combate real em hipótese nenhuma. A energia ou o KI, obviamente existe, basicamente falando é o próprio Universo, está em tudo e em todos. Tem que separar as coisas. Isso é apenas uma demonstração com alunos que aceitam a indução, digamos assim. Existem muitos mestres de Aikido ( Já treinei com vários) que se livram de diversos ataques e pegadas com extrema facilidade. Mas sempre alinhando muita técnica e energia devidamente aplicadas no contato físico e no fluxo do movimento.
Exatamente Sensei... abraços.
@@DMViana85 ABR :)
O senhor nao viu tudo. Será que a arte se chamaria ai KI do, se a sua interpretaçao fosse real? Claro que não quando a pessoa domina o ki no Aikido ele tanto pode criar maquinas com o corpo potencializado sua força como controlar a mente do atacante que normalmente entrar m transe. Venha um dia no Instittuto Takemussu e fale com o mestre Wagner Bull que realmente temo titulo autentico de SHihan, foi o primeiro ocidental a ter este titulo de mestre maximo de AIkido, e vai mudar completamente sua visão sobre o Aikido.
@@InstitutoTakemussu , respeito seu posicionamento, mas ressalto, não existe a menor possibilidade de ser dominado, arremessado, etc, sem contato físico, a não ser que o Uke esteja de acordo e aceite o "transe" que você mencionou. Também sou praticante de Aikido há mais de 25 anos, treinei com excelentes mestres e não, não existe a menor possibilidade em que eu ou qualquer outra pessoa que não aceite esse "controle temporário mental" seja dominado em um treino, combate ou qualquer outra situação sem contato físico. Para que as pessoas possam compreender melhor e as artes marciais não virarem motivo de chacota, seria muito bom que fosse explicado que tudo nesse conceito se trata de indução aceita / permitida.
Eu treino AIKIDO a 3 meses, não me deparei com nada do que ele falou. Mas sobre os relatos, eu me enquadro no da faixa branca. O aikido está sendo pra mim um momento onde eu desconecto de todos meus problemas externos e sempre ao fim da aula eu não estou cansado espiritualmente (como em uma semana ou dia que o trabalho foi muito pesado ou que aquele chefe ou superior chato ficou tirando a sua paciencia e paz de espirito), volto pra casa com dor no corpo e com a mente aliviada e fico assim por uns 2 dias até treinar novamente.
Não sei se um dia terei esse tipo de experiência do video, mas sem sombra de duvidas. Eu me encontrei, treinando AIKIDO.
Comecei agora pouco depois de ler bastante sobre outras artes marciais, escolhi o Aikido e tenho certeza que não vou me arrepender.
Akido e Aiki especificamente funcionam em diversos aspectos, desde a profundidade do treinamento de nosso corpo , nossa mente e nosso espírito, é um treinamento espiritual para a vida , vai além do meramente vencer , isso se chama Tenka no Tatsujin , vencer a sua própria natureza animal de Aratama.
Aikijujutsu , Aiki no Jujitsu .Ochikiuchi .
Existem muitos níveis de entendimento sobre Aiki .
O Sensei Morihei Ueshiba foi um Kensei , um Santo da Espada nas Artes Marciais Tradicionais ( Budô, Bujutsu, Hyoho) e realizou essa vitória , essa Masakatsu Agatsu !.
Não se pensa Aiki separado.de Buki Waza ( Espada ,Bastão , faca , etc ) .
Como espadachim clássico ( 8⁰. dan e Menkyo Kaiden) o Aiki me ajudou muito em atingir íntimas compreensões do Shinto Ryu especificamente do Kashima Chuko Ryu e Katori Shinto Ryu .
Vi neste vídeo uma manifestação genuína de Aiki repleta de Heiho e Budô. um Aiki Zemne (poder transbordante de Ki ) manifesto .
Um abraço enorme do Shinto Ryu para Wagner Bull Sensei a quem conheço pessoalmente e treinei com ele lá no Instituto Takemusu quando ainda era na garagem de sua casa na Jussara , fora nossos encontros no Takemusu de Santos SP e no Bunkyo.
Meu falecido mestre Tsukimoto Akira sensei Menkyo Kaiden em Shinto Ryu e Musso Jikiden Eishin Ryu , Hanshi também foi um amigo pessoal de Wagner Bull Sensei.
Danbate Kudassai Wagner Bull Sensei
Gokuro sama .
🙏🙇♀️⚔️❤
Sukemasa Shojobo Adriano sensei.
Koryu Dojo
Denshosha Shinto Ryu Shinken Bujutsu Tsukimoto Há .
ua-cam.com/video/UmY79TA0UV8/v-deo.htmlsi=j8Rb5diXbI2GuAkv
tava bom até a parte que falava da filosofia da arte... depois que foi pro metafisico complicou! Aconselho quem quer conhecer melhor o Aikido procurar outras fontes, o sensei Leonardo Sodre tem bons conteúdos sobre!
sou de BH; não treino com o Shihan Shikanai pq é muito caro pra mim; então do pouco que vivi de um Aikido mais marcial eu vivi em 2012 indo pra São Paulo, e depois treinando aqui com um Uchideshi do Kawai Shihan; mas voltando a Sampa; dos mestres que Treinei o melhor que encontrei foi o Sensei Leonardo Sodré.
DEPOIS DAS CENAS PARANORMAIS DESSE VÍDEO...... BOM ACHO MELHOR CONTINUAR COM MEU KARATÊ SHOTOKAN..
😄😄😄😄😄😄
Eu entendi tudo que esse mestre falou. O poder do chi.
Não acredito nos golpes desse senhor
É ilário
Só lembrando que na vida real a pessoa não vai colaborar pra aplicar os movimentos, além do que, misticismo não existe, não estamos em um anime.
Antes de mais nada, boa noite!
Bem, posso dizer que o Aikido é eficiente na rua, porque ajuda, primeiro a trazer uma postura e uma pré análise do seu entorno, alias, como qualquer arte marcial, praticada com afinco, desperta um comportamento de atenção ampliada, e isso em geral, afasta até os marginais, vi um video onde criminosos estavam sendo estudados na prisão e um dos estudos foi um vídeo passando e eles apontavam quem seriam suas vítimas, e bem, ficou bem claro que escolhiam os mais distraídos, com postura mais caída, os que andam olhando pro chão, mesmo sendo mais fortes. E sobre a minha vivência: sim, já sofri uma tentativa de assalto, só que pela percepção bati antes, e quando um dos dois desmaiou, corri, o local era uma passarela escura eu não ia ficar ali dando mole pra provar nada, o Aikido cumpriu o seu papel me dando a percepção, a leitura do momento e a tranquilidade pra agir e evitar o pior, defesa pessoal é isso, voltar vivo e com o mínimo de dano pra casa.
E apesar de ter outra visão sobre essas técnicas que não se encosta no oponente, realmente não acredito, e acho perigoso pensarem que vão fazer isso na rua, porque, vão pra terra do pé junto com Ki e mula manca, tudo junto. Por outro lado, tenho que concordar com o Shiran Wagner: no conceito de defesa pessoal se garantir na porrada é pedir pra morrer, você pode precisar e dar certo, mas em geral, é garrafada, tiro, facada, covardia: briga de rua não é definida pelo que se faz no tatame. Eu ainda considero que dei sorte na questão dos caras que não mostraram arma direto, se mostrassem, a minha decisão ia ser perder os bens. Por isso que se vê um monte de lutador, alguns até profissionais, tomar piá na rua, virar manchete de jornal que morreu, porque acredita que realmente vai se livrar de qualquer situação com as mãos e pés. Já diz o ditado "desde que o chinês inventou a pólvora, não existe mais peito de aço".
Uma observação, tô vendo aqui um monte de gente desafiar o outro pra testar sua arte marcial: entendam também o quão perigoso isso é, tem uma história que ouvi uma vez, numa aula de Krav Magá: se você é chamado pra um desafio, onde as regras sao: você e seu oponente de costas e ao sinal dado ficam de frente um pro outro, no meio dos dois tem uma cadeira com uma 38 e uma faca embanhada: qual das armas você pega? E a resposta é simples: se você chegar ao ponto de escolher uma das armas, você já morreu em combate, simplesmente pq aceitou as regras do teu oponente, e você nem sabe se ele vai cumprir, aí entra variáveis infinitas. Então, senhores, minha dica é, parem com esse negócio de achar que o desafio com regras vai definir um campeão, pq pode acabar definindo um presidiário e uma família se despedindo a beira de um caixão. Mesmo com regras os campeonatos com uma organização absurda e até televisionados precisam de juizes e de outras pessoas pra controlarem a situação, imagina em um desafio desses, quem aceita é louco ou não aprendeu nada sobre defesa pessoal.
Acho que como complemento vale
Analisando muitos dos comentários abaixo constato como o Aikido é desconhecido. Muitos nao tem ainda ideia que o que move o corpo é uma energia, que é conduzida pela mente/sentimento é ela que gera a eletricidade que aciona os nervos, estes os musculos os ossos e permitem nossas açoes. Os animais selvagens, as plantas, tem esta percepçao e vivem e agem seguindo os prinipios da mesma. Quando se aprende o AIkido corretamente um novo mundo se descortina na nossa vida permitindo que consigamos exercer o máximo de nossas possibilidades com um minimo de esforço, o que nos dará sucesso na saude, no amor, nos negocios em em tudo o que nos envolvermos. Muita gente ainda nao tem a minimia ideia do treinamento do Aikido e pensa que ser trata de uma luta comum que qualquer pessoa em 3 anos pode aprender e critica sem saber o que esta falando. Cada um tem o direito de falar e dizer e viver da maneira que deseja, por isto alguns desrespeitam as leis da natureza, nao seguem , porque nao sentem o fluxo do Ki em suas vidas .....e portanto, seus projetos fracassa e se tornam infelizes.... Aikido é para ser treinando por quem quer construir, crescer, ter saude, ser amado , e amar , aprender a respeitar ser respeitado, em uma so palavra conhecer o segredo da vida, e ser feliz!!!!
Pilantra!!!!
@@macimianopilantra é você rapaz, e iludido!
Dito isto tudo, não funciona esse misticismo todo em uma luta real
O Sr dobra alguém sem por um dedo na pessoa e quer q as pessoas acreditem nisso? Algum aluno seu ainda vai se machucar na rua pela sua falta de responsabilidade, sim, fazer essas demonstrações é uma irresponsabilidade, ainda tem um que se diz karateca endossando essas bobagens. No mundo de hj isso passou do ridículo.
Isso é hipnose, meu amigo.
Faz comigo... Se ele pegar meu braço espiritual eu viro discipulo
Eu nunca ouvi um mestre de qualquer outra arte desrespeitar tanto as demais com palavras de extrema arrogância como vi nesse vídeo. Fantasia, ilusão, lavagem cerebral. meus 37 anos de treino no shotokan, 25 de jiu-jitsu me faz entender que sempre estive no lugar certo.
Pois é, nos comentários até os aikidokas que se sentiram com o filme mais queimado estão perdendo respeito pelo Wagner.
O treino de Aikido ajuda na melhoria da auto percepção!
Queimou o filme do aikido.
qeimou seu proprio trabalho serio de decadas
Inacreditavel 😅😅😅😅
Oss mestre, Ficamos em dúvida, Sou faixa preta de KARATE Shotokan, com mais 35 anos, já vi muitas situações e confesso que gostaria de ver esse KI com faixas pretas de Karatê Shotokan, renomados...Sei que a parte espiritual existe.,..Oss
Eu chamaria de charlatanismo
Você não conhece. Treine depois xingue.
Lembra o mestre da morte… lembram dele?
Tenho minhas dúvidas
Aikido é uma arte excelente, meu mano. O problema é que criaram tanta vertente, com tanta baboseira no meio (só ver o começo do vídeo) que você mal vê as técnicas que realmente são aplicáveis de verdade. E quem vai aprender nunca sabe se tá num dojo sério ou mais um desses charlatões. Eu treinei no Instituto Aiki, não sei se tem pelo Brasil ou só na minha cidade, mas o trabalho deles é muito brabo. Eu fazia Kickboxing e ficava assistindo o treino deles, achava engraçado e tudo, mas quando você vai treinar e recebe as chaves e imobilizações, percebe porque a galera se joga ou fica parecendo um boneco que não reage na mão do cara: é o único jeito de desfazer o "nó" e não sair com um pulso ou braço quebrado. Eu não me arrependo de ter aprendido.
Gostei muito bom
Treino aikido, e digo que sem contato fisico não há técnica ou o pq cair no chao , ai pra mim nao tem nem o pq isso estar no video . Aikido funciona sim , funciona mesmo , mas videos como esse ...
8:39 hahaahahahahahahh Esse chiado ficou engraçado. Quando pratiquei Aikido não sabia que haviam estilo com animais. Esse deve ser o estilo Saruê raivoso! rs
Infelizmente por este seu comentário voce nao aprendeu AIkido, deve ter ido em um lugar onde algum impostor colocou um placa com este nome e voce comprou a ideia.
@@InstitutoTakemussu Talvez, fosse mesmo. Usava o nome do Instituto Takemussu. Por isso saltei fora à tempo.
Meu brother, parece seção do descarrego da universal
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
De fato 😂😂😂
kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk
Que aikido diferente 😃 nunca tinha visto de uma forma assim
Sugiro fazerem uma visita ao Instituto Takemussu e verão que estão equivocados. Aikido é um treinamento para defesa pessoal integral, o foco é desenvolver a percepçao e estrategias para se vencer qualquer conflito. Nao se trata apenas de se defender de um soco, ou um chute isto é elementar.
funciona sim ! eu já nos filmes do Steven Seagel ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estou pensando em praticar aikido e fiz inúmeras pesquisas sobre artes marciais. Posso não ter a mesma experiência que o senhor, mas certamente o sr não entendeu o que representa o KI nas artes marciais.
Aliás, até começou o vídeo bem quando comparou um contato por força bruta com outro que desprendia mais energia "no contato". Tem um documentário mostrando a diferença entre algumas artes marciais e os cientistas mediam a energia gerada nos golpes de maior intensidade. Bom, todos de maior intensidade tinham maior energia, mas não é suficiente para afetar alguém sem o contato físico.
No início do vídeo o sr mostrou um caso de um mestre que levou uma surra de um lutador de MMA que era descrente da eficiência de golpes sem contato - todos os demais exemplos também foram desmascarados. Funciona com os alunos ou outros lutadores que estão sugestionados em aceitar o que o sr diz, mas toda vez que houve um desafio com alguém descrente, sempre terminou mal. Sabe quantos mestres com KI tão elevado a ponto de derrubar o oponente sem contato físico conseguiram comprovar a eficiência? NENHUM. Lembra do lutador brasileiro que chamavam de "O mestre da morte"? Sumiu (só acha no UA-cam) e seu aluno passou vergonha quando tentou comprovar este estilo em uma luta de MMA.
Tem gente que não acha o Steven Seagal um grande lutador, mas o sr passaria vergonha em menos de 10s de luta se participasse de uma demonstração com ele (não ficará sugestionado)! Só colocou seu dojo em descrédito!
Já se passou um mês, tu já iniciou em uma arte marcial? se sim qual?
Pior é uns cara que soca o ar e o oponente sente dor kk, e tem trouxa q acredita
os ossos do mestre Morihe Ueshiba estão se revirando no caixão. Que coisa!
Leia os livros e artigos do Fundador do AIkido, ou assista os videos de Morihei Ushiba, e verá que se ele esta se revirando no caixão o será por alegria, finalmente estao ensinando no Brasil, que AIkido náo é treino de tecnicas, de musculos, mas da mente da sensibilidade da estrategia!!
AGRADEÇO A TODOS COMENTARIOS. Para os que não acreditam como posso derrubar as tecnicas sem tocar, que acho que é o que deixa os descrentes mais intrigados, eu gostaria de lhe explicar algo muito importante. Observe como funciona o acionamento de um portao de garagem feito por um sistema de controle remoto. ANALISANDO O QUE ACONTECE O MISTERIO DESAPARECE. Quando o controle manual é acionado, assim como na televisão é emitido uma onda eletromagnetica que vai até um senso, este liga um motor e o portao é levantado usando o torque produzido pelo motor.
È exatamente a mesma coisa no caso das tecnicas que faço sem tocar ou sem usar de força fisica. Não faço força, para derrubar o uke, porque é ele mesmo que o faz. Assim com se faz no Reiki, e na Acupuntura, o terapeuta aprende a concentrar a energia "KI" retirada do ar e dos alimentos no seika tanten e ali era fica guardada como um bateria. Sabendo como armazenar este energia e depois liberá-lo por um cento como atraves do olhar ou atraves da ponta dos dedos ou docentro da palma das maos once há um ponto de entrada e saida muito poderoso, ou no pulso, quando o uke me ataca eu emito a energia ki, como o controle remoto do portão eletronico ou do da televisão faz. ....AGORA ATENÇAO.......AQUI ESTÁ O NÓ GORDIO: se o uke tem sua percepção de animal selvagem que é muito apurada ele consegue captar a energia como o sensor do portao, e entre em um estado que os neuroligistas chamam de ALFA com ondas mentais vibrando na frquencia de aproxixamente 4 a 14 hertz e entre em um tipo de transe hipnotico e nesta condição aceita as "sujestoes", recebidas para que por exempleo caia contida nas ondas por mim emitidas, E ENTÃO ELE CAI USANDO SEUS PROPRIOS MUSCULOS. SE HÁ CONTATO MENOS QUE LEVE, ESTA PERCEPÇÃO E TRANSMISSÃO É FEITA DE FORMA MUITO MAIS FACIL, POIS O TATO QUE É O MAIS PODEROSO DE NOSSOS 5 SENTIDOS FAZ O PAPEL DE UM FIO. Ou seja a trasmissão deixa de ser aerea e passa a ser feita atraves de um condutor. O mesmo se pode fazer usando som, atraves do Kiai. È por isto que O Sensei e os artistas marciais soltam gritos, isto se trata de Kotodama, que é como as vibraçoes podem alterar o nosso espirito, é assim que musica altera nossas sensaçoes, é o mesmo processo em ação. Trata-se de ciencia, não há nada de misticismo. AGORA HÁ PESSOAS QUE NAO TEM NEM MESMO SENSIBILIDADE ATRAVES DO TATO. Nas minhas estatisticas sao em torno de 20 % entre os alunos em meu dojo, e de 40% na populaçao em geral. Quando a pessoa pratica Aikido ela fica mais sensivel, pois é para isto que se pratica o Aikido para quem ainda não foi imformado. O objetivo é desenvolver nossa percepção aguçar nossos 5 sentidos e o 6 º que fica centrado no centro da cabeça no meio das sobrancelhas. Nas artes e tradiçoes esotericas da India, China , Japão, etc...ele é chamado de ""KAMI TANDEN" , e quando "acordado", e o treino do Aikido faz isto, a pessoa percebe de olhos fechados. No meu dojo há duas pessoas que ficam de costas e eu consigo move-la mais ou menos para onde eu desejo. A questão é como aprender a emitier ondas mentais , como "sintonizar " com o atacante, e como acionar seu centro motor. Eu demorei 5 decada para começar a fazer isto, porque aqui no Brasil e mesmo no mundo nao conhecia niguem que fazia isto. Uma vez vi em Tokyo o mestre Watanabe fazer algo assim em 1998, mas achei que fosse "fake", assim como os senhores que fizeram as criticas , descrentes. Eu tive a sorte de treinar com um monge xintoista e treinar com o mestr Kimura, que foi alunos de Sagawa Sensei e tambem com o meu amigo, Nobuo Maekawa, que foi aluno de Kodo Horikawa e Seigo Okamoto. Eles não me ensinaram mas como eu já tinha mais de40 anos de AIkido e sempre treinando e buscando com muito interesse, eu acabei "roubando" a tecnica deles parcilamente. Eu e meus alunos estamos trabalhando desde então desenvolvendo e ampliando estas possibilidades. Mas e o que fazer quando o atacante não tem a sensibilidade e nos ataca. A resposta é use a percepção da energia Ki armazenada no seika tandem e com ela se pode fazer duas coisas: a primeira é usar melhor meu corpo crianto maquinas com moitões, polias sucessivas , alavancas, torques, bestas arietes, catapultas para ampliar enormemente minha força natural e tambem perceber o ponto fraco do opontente. Combinando isto se pode "amarrar o atacante" imobilizando-o ou nocaute-lo com um golpe poderoso produzido como expliquei acima. Muitos pensam que no Aikido se treinar o corpo como objetivo, está errado, AIKIDO É UM TREINO DA MENTE E DO SENTIMENTO , OU "KOKORO NO KEIKO", (Treino do corpo da mente e do sentimento junto). O primeiro mestre que conheci chamava-se Koichi Tohei. Na epoca eu treiinava com o falecido Keizen Ono, e faziamos exercios de como uma pessoa nao conseguir dobrar nosso braços ou mantermos a posição de equilibro, alias isto é indispesavel para se poder fazer "Shio CHiku Bai" (Pinhero, bambu, e flor da ameixeira, que o Sensei eu seu livro "Takemussu Aiki" e em seus "doka", (poemas do Caminho" disse serr o grande segredo do AIkido. A este proposito saibam que a origem do AIkido vem da China, um chines diria propriamente ao ver AIkido que ele seria "kung Fu", (Arte dificil de aprender e que demora muito tempo). Eu demorei quase 5 decadas para aprender o que eu relatei acima, adquiri mais 450 livros sobre aikido praticamente tenho todo os publicados em lingua ocidentais que domingo, (ingles, frances, espanhol, portugues e uns 350 videos raros que fui adquirindo aos poucos. Formei mais de 400 faixas pretas. Infelizmente muitos japoneses, nao tem humildade para admitirem que um braslieito posssa entender mais de AIkido que eles, e então ficam fazendo intrigas e dizendo asneiras aos alunos com medo de que ao se aproximarem de mim, e de meu conhecimento os abandonen. Eu estou com 73 anos e não sei mais quando anos vou viver. Se continuar assim então somente meu alunos vao poder aprender a usar esta maravilhosa onda chama Ki que é responsavel pela criação de todos os seres vivos o que é notavel, mas tambem pelos inanimados. Claro que eu não ou ensinar o que me custou quase uma vida para qualquer um . A Biblia diz que não se deve dar perola para porcos. Por oturo lado conhecer e saber usar o "KI", dá grande poder ao conhecedor que pode ser usado para o bem cosntrutivamente ou para produzir grande mal, tenho muita responsabilidade neste sendido e antes deconhecer bem a pessoa e saber que ela merece, e tem bom carater, eu somente ensino rudimentos superficiais. Quem desejar informações pode telefonar para meu dojo, marcar um hora e eu explico pessoalmente isto tudo para quem quiizer se esclarecer. Sem dominar o Ki é impossivel aprender Aikido, o proprio nome já o diz. Muitos pensam que o nome da arte é Ai musculos do. Aikido sem Ki não serve para nada, as pessoas treinas sob pseudo mestres que lhe iludem dizendo que vao conseguir se defender fazendo kotegaeshi , sankyou ..etc....pura ignorancia!!! Estas tecnicas sao apenas exercidos para se desenvolver a energia Ki. EU nao me considero ainda pleno neste assunto mas ja sei o suficiente para convencer quem experimenta o que eu já sei fazer. Vejam o video dele: ua-cam.com/video/bB_jyQuK608/v-deo.html
Não sou praticante de artes marciais. Diria que sou um tipo de cientista. Há mais de 40 anos eu investigo pessoas extraordinárias. E é simples perceber porquê são boas no que fazem: não tentam enganar a si mesmas. Suas explicações, mestre, e suas posturas são ensinamentos valiosos. Obrigado!
Muito Obrigado pela explicação, Sensei. Eu , como bom cético, adoraria experimentar na prática. Saudações Marciais.
Dizem o mesmo da capoeira, que é só uma dança. Mas vai "dançar" com um capoeirista....
Não sou da capoeira, sou do muay thai, mas não sou inocente a ponto de achar que minha arte é a única que presta. Eu sofri uma derrota terrível para um judoca. Levei uma queda que deixou minha coluna machucada por mais de um mês.
Bela aula sensei. É uma arte que eu gostaria de aprender um dia. Assim eu treinei muay thai visando auto defesa e treinei pra isso. Fiz mais da metade do tempo que treino como personal trainer, já usei e é mto eficiente e funcional. Uma técnica do aikido que aprendi, vc domina o oponente fácil só torcendo a mão do oponente pegando de uma maneira em que o movimento do seu braço voltando a posição do seu braço, vc torce o braço do cara sem fazer nenhuma força, deixando ele de joelhos.
Tenho amigos que qdo vem em casa, não resistem e vão bater no meu saco de pancada. A maioria é mais forte que eu, a pancada deles, mandam o saco mais longe que as minhas, mas tem uma diferença. As minhas pancadas fazem o saco se distorcer ou dobrar, a deles não.
capoeira ? é perigoso ! Mas 1 bom karateca de estilo de contato , não apanha nem fodendo de nenhum capoeira , com todo respeito a capoeira , é sim uma arte perigosa , porém limitada e da muita brécha p oponente !
@@emersonkrasucki5762 Um nak muay tb não perde para um capoeirista. Mas depende mais do lutador do que da arte. Karate tradicional é uma arte que respeito. Mas não vamos generalizar. Tal arte é melhor que outra... Já lutei contra capoeiristas e pro muay thai que é mais direto, sem movimentos desnecessários é tranquilo lidar. Já parei um rabo de arraia com o pé e depois empurrei. Qdo luto contra capoeiristas, ataco mto as pernas e impeço que chutem, uso pisão no joelho, chute frontal e lateral nas pernas. Tb cheguei a segurar um chute com uma mão me deslocando pro ponto em que o movimento perde a força e consegui segurar o chute. Essa luta foi contra um amigo e conversávamos enqto lutávamos, ele fazia aqueles chutes longos e rodados da capoeira e eu me esquivava de todos conversando, até que segurei o chute do cara. Ele estava se mostrando pros outros qdo cheguei. Cheguei conversando e me aproximando enqto ele girava e chutava e fiquei me esquivando dos chutes, qdo cansei, só segurei o chute dele e empurrei a perna, fazendo ele perder o equilibrio. Hj não deixo nem chegar a chutar, já vou atacando as pernas pra impedir os chutes. E dificilmente preciso usar as mãos ou cotovelos nesses casos.
@@emersonkrasucki5762 mas cuidado, não confie demais na sua arte a ponto de se tornar arrogante. Vc pode vencer alguém com o mesmo tempo de treinamento que vc, mas se lutar com um mestre, dificilmente vc vencerá. Eu já venci mtas lutas e brigas, mas não subestimo ninguém. E tb não tenho o muay thai como único método de autodefesa, mas uso armas tb, sei kenjutsu, lutar com faca e tb atirar. Eu sugiro que abra sua mente e não se superestime e nem a sua arte. Por mais que sejamos bons, sempre existe alguém melhor. Eu descobri da forma difícil, eu me achava imbatível, ja derrotei até professor de kung fu. Até que fui massacrado por um lutador de judô.
@@emersonkrasucki5762 treinei tae kwon do tb, por isso sei chutar até melhor que um capoeirista, mas prefiro chutes mais simples, curtos e diretos. Tenho um pouco de treino de jiu jitsu tb. Mas uso as artes marciais como ferramentas, como outras armas que porto. Obviamente, prefiro ter e usar armas e estratégias do que só artes marciais, uso várias lâminas, carrego 2 balestras, 2 push daggers, uma zarabatana, uma katana e uma kodachi. Tb sei usar qualquer tipo de arma de fogo, fui criado por um tio colecionador. A lei do desarmamento, começou a vigorar qdo eu já tinha 25 anos, até aí, não tinha mto problema ter armas em casa e cresci em meio à armas de fogo de todos os tipos. Eu já fui criado pra saber me defender. Era um sonho desse tio que eu fosse do exército, e me treinou com armas desde os meus 7 anos, e me fez treinar artes marciais tb. Tenho treino em tae kwon do, um pouco de capoeira, um pouco de jiu, um pouco de karate, mas me saí melhor com o thai, não que eu não use técnicas de outras artes, mas minha base é o thai.
@@emersonkrasucki5762 como treino kenjutsu, até um cabo de vassoura é uma arma. Treino com um sr Japonês que mora perto de casa.
So fuciona nos filmes do Steve Segal ..vai ..vai faze isso la no UFC. Pra ver o que acontece
Ele não vai pq o UFC proíbe torções de pequenas articulações nem mão de vaca pode pode notar que não tem nenhuma luta com finalização sendo mão de vaca
Gostaria de saber a opinião do Instituto Takemussu a respeito do canal de UA-cam "Martial Arts Journey", onde o You tuber demonstra que era professor de Aikido mas viu que essa arte não funciona (na ótica dele).
Todo caminho marcial merece uma dedicação e é sempre muito difícil alcançar o nível desejado. Nem sempre os praticantes estão preparados para as dificuldades que vão encontrar no meio do caminho. O Aikido, além de uma arte marcial eficiente também é um caminho de iluminação espiritual. Nós praticamos para nos tornarmos pessoas melhores. A ideia não é vencer ninguém a não ser a si mesmo. A intenção é sempre harmonizar ao invés de buscar o confronto. Talvez essa pessoa estivesse buscando um outro caminho e acabou desistindo do Aikido por não perceber a beleza dessa arte marcial. Quem treina Aikido com a intenção real, dificilmente para, pois é uma arte marcial apaixonante, capaz de trazer muitos benefícios dentro e fora do tatame.
@@InstitutoTakemussu Obrigado pela resposta.
Eu pergunto isso porque, que fique claro, sou fascinado por Aikido!!!! E embora eu ache bem polêmica esse tipo de postura como a do citado canal, eu entendo. Recomendo que quem se interesse pelo assunto (eficácia do aikido numa situação de defesa pessoal) dê uma conferida no canal. Porém, eu gostaria de saber o que os praticantes de Aikido teriam a dizer em defesa desta arte marcial tão fascinante.
O tal "professor", não aprendeu Aikido infelizmente como a grande maioria , não só no Brasil, mas tambem no exterior. No Japão é diferente, porque existem grandes mestres ensinando supervisionando os dojos ,então quem decide dar aulas tem que ter no minimo 4 Dan, mas mesmo assim alguem com tal graduação é considerado ainda despreparado. Nos Eua como no Brasil, um camarada compra tatames, reune uns amigos, e é há "Sensei". Ai acontece o que este camarada lá nos EUA disse, CLARO QUE O AIKIDO DELE NÃO FUNCIONA, ELE NÃO APRENDEU!!!!
@@caiosales2116 esse cara do martial arts journey é muito ruim. Mesmo pra quem não pratixa Aikido é fácil ver que o cara é muito fraco tecnicamente e não só de Aikido como de luta em geral , zero noção de sparring e porrada kk. Eu gosto muito do Aikido do Seagal , Tenshin Aikido eu acho. Bem direto , prático e efetivo. Pouquíssima firula e sem tantos movimentos desnecessários. Hj os filmes dele são horrorosos , mas antigamente mostrava bem essas técnicas de Aikido.
@@caiosales2116 eu tenho uma percepção bem diferente. O Martial Arts Journey saiu dessa atmosfera de sugestão, que é bem representada nesse vídeo quando ele faz o negócio do braço. Um aluno dele não vai mesmo conseguir dobrar o braço. Porque está num estado de sugestão. Da mesma forma do aluno daquele mestre charlatão que usava o poder do ki para derrubar seus discípulos sem colocar as mãos neles. Isso não existe, tanto que tomou uma sova do cara não condicionado.
Quebrar essa parte mágica da arte marcial é importante. Você pode querer se desenvolver física, mental e espiritualmente na arte marcial. Só não dá pra falar que essas coisas funcionam na vida real. Porque, sinceramente, eu desafio qualquer mestre desse me parar com o Ki.
Deve ser muito frustante treinar uma arte marcial por tantos anos e descobrir no final que não serve p defesa pessoal
Teve um americano que aconteceu isso com ele. Ele dava aula de Aikido e resolveu testar pra ver se funcionada, fez um sparring com um cara do MMA e tomou uma surra. Depois disso fechou o Dojô dele e foi treinar mma.
Dá uma olhada: ua-cam.com/video/0KUXTC8g_pk/v-deo.html
Charlatão! Isso só funciona com os alunos dele. Ridículo!!!! O pior é que tem gente wue se propõe a isso.....triste! Queria entender porquê a aikikai nao faz alguma coisa. Ueshiba e Yamada sensei se revira no túmulo.
00:20 Algumas pessoas acham que o Aikido é uma dança, pensei que acontecia isso somente com a Capoeira :)
boa tarde otimo video e explicação busco conhecimento apenas,tenho estudado muito sobre meu crescimento espiritual pode me indicar um mestre confiavel aqui em belo horizonte?
Depois de assistir esse vídeo eu tive duas certezas: primeiro; toda arte marcial é válida, menos o Aikidô, segundo; perdi um precioso tempo de minha vida assistindo a esta bobagem.
kkkkk
Kkkkk boa
Se isso foi a sua certeza você não aprendeu porra nenhuma ✌
@@elvisdoroteu Né?.... kkkkkkkkkkkkkkkk...
Eita véi mentiroso meto a mão e o coro come
Quando eu praticava judô e jiu jitsu, eu tentava replicar uma técnica do aikido no judô, a técnica é a aiki nage ou algo assim.
Tentei fazer no jiu tbm, tomei esporro pq finalizei um faixa azul e as torções de pulso que usei era chamada de “mão de vaca” 😕
Aikinage não vai funcionar mesmo. Ela tem mais função de esquiva do que de derrubar.
@@matheusramos702 ah! O nikkyo do aikido você diz! Ela é uma chave bem chatinha de se fazer, mas é legal incrementada com outras.
Tem uma parte realmente efetiva, uma parte teatral e outra parte que beira a palhaçada. Tudo junto e misturado.
Professor eu quero fazer o curso EAD, você tem curso a distância?
Rapaz Queria testar um sensei deste . Eu sem saber nada de artes marciais.
Maravilhoso!
Kkkkkkkk mt brabo épico derrubei 3 valentões na escola de 1,90 usando oq aprendi nesse vidio
Já pratiquei AIKIDO, e lhes pergunto, isso aí é realmente AIKIDO? Me parece que não, respeitosamente falando!
kkkkkkkkkkkk, eu admiro a convicção desses caras ao falar tudo isso...
Fico imaginando ele lá de cócoras meditando enquanto um maluco vem correndo na direção dele com um pedaço de madeira! kkkkkkkkk, Desculpa, mas é impossível não imaginar algo parecido.
Queria só ver esse velho enfrentar um lutador sério de kickboxing ou karatê
Acho q sim
Steven Seagal mostra q o estilo é útil na rua.
Tudo fake kkkkkk. Armação
EU TENHO 57 ANOS NÃO GOSTO DE MIMIMI,BATO NI OPONENTE PRA QUEBRAR ONDE PEGAR MINHA PANCADA,TREINE O AKIDO DO MAL,E JA LESIONEI SERIAMENTE MUITOS LUTADORES DE MMA E JIUJITSU.
ESTOU RESPONDENDO PROCESSO POE CAUSA DO AIKIDO
APENAS FUI ME DEFENDER,PORÉM PASSEI DOS LIMITES.....
Aikido do mal kkk@@JCF1234
Eu treinei Aikido por dois anos. Mas isso não dá, de verdade! O ''Ki'', da forma que está sendo mostrado aí, está mais para indução psicológica mesmo.
exatamente,,pq se fosse real teria efeito contra lutadores de outras artes marciais
Chamar O Pai é a melhor defesa!
Vao me desculpa mas isso ai nao e aikido nem aqui nem no.japao querem ver aikido de verdade olha os videos da aikikai leandro sodre ono sensei mas nao.esse
Esse Wagner bull é o que degrine a imagem do AIKIDO
Acho legais os vídeos do sensei Sodré, mas me preocupa é que o sensei dele, o shihan Ono (que foi bastante respeitado), também era adepto dessas firulas nos últimos anos de vida.
Muito boa a terapia! Isso realmente é real. O que o cérebro pensa é real.
não existe melhor arma e sim melhor usuário, já vi cara armado com ponto40 morrer com a arma na mão
Se é para procurar o KI, eu prefiro treinar o estilo Dragon Ball Z... 😌
KKKK🤣🤣KKKK😂KKK!!!
Não sei nada de artes marciais. Admiro quem luta. Sempre pensei que a transcendência fosse presente em todas as lutas. É possível mesmo derrubar alguém antes de tocá-lo? Eu via isso nos filmes antigos de kung fu feitos em Hong Kong. Tocava a imagem ao contrário e o lutador voava pra cima da árvore sem flexão dos joelhos.
Ingrid, vamos testar. kkk
MESTRE WESLEY:PARA DE ENVENTAR MODA QUANDO O ASSUNTO É DEFESA PESSOAL, DEFESA PESSOAL É COISA SÉRIA!
@@chopper_kun988 o do Wagner bull funciona
Para saber mais veja o video : " AIKIDO UMA ARTE MARAVILHOSA TÃO MAL COMPREENDIDA"
Infelizmente quem não conhece o aikido diz que não funciona numa situação real de defesa pessoal eu penso assim claro nenhuma arte marcial é melhor que a outra e infalível mais pra quem acha que o aikido não funciona numa situação real de rua de defesa pessoal porque não vão FAZER texte
O Aikido não e melhor nem pior do que qualquer outra luta tradicional, japonesa ou chinesa. TODAS VIERAM DA MESMA FONTE, O TRABALHO COM O Ki fortalecendo o corpo e o espirito.
@@robertasantos5256 ki é besteira. Turr isso da cabeça. Muito treino e foco é quem faz vc lutar bem
Aikido é muito eficiente!
algumas técnicas de AIKIDO podem até funcionar contra um leigo , mas jamais contra um expert em KARATÊ de CONTATO , isso que ele mostrou é mais engraçado que os TRAPALHÕES ! KKKKKKKK PQP ! KKKKKKKKKKKK
Sou praticante de jiu-jítsu Para mim funciona jiu-jítsu agora sobre aikido não posso falar nada
eu sou muito setico como vejo isso,nada contra quem acredita,mais eu sou sético
Só funciona na academia e com os alunos?então não funciona. Defesa pessoal é coisa séria.
Aikido tem uns movimentos que funcionam. Mas esses círculos, cheio de suavidade, não vão funcionar.
Nao sao nos movimentos a força no AIkido, mas no AIki, com a pratica o aikidoista que treina direito consegue controlar a mente do atacante. Por isto que ele é tao eficiente, mas nao para lutar fisicamente mas para enfrentar qualquer conflito na vida, de forma harmonica e equilibrada é um caminho de vida.
Ainda bem que ele nunca brigou na rua ,caso contrário seria mais um número contado em vítimas kkkkkk
15:49
Tá de brincadeira, né?
Quero ver isso funcionar numa briga de bar.
Queria aprender uma arte-marcial e entrei em uma escola de artistas!
Mua thai pra min ea mais mortal e efetiva
O Aikido formou o meu caráter ou seja, graças ao Aikido eu enfrento e tento me vencer todos os dias.
Sou faixa preta de Aikido e não concordo com muita palhaçada que alguns sensei realizam com seus alunos. Toda arte marcial tem seu ponto forte e fraco, as artes se completam. Como disse, sou preta de Aikido e jiu-jitsu é importante saber algo se o combate está em pé, no chão, curta ou média distância. Infelizmente por estes sensei fanfarrão o Aikido é desacreditado
Concordo! Mas convenhamos, o sensei Wagner tentou defender mas o vídeo dele fez queimar mais ainda o filme!
Se vc acha aikido interessante faça logo jiu jitsu e/ou judo que sao parecidos com a difereça principal que funcionam e muito bem.
O lance do aikido ser ligado a essse misticismo todo é que fez a arte se queimar e ficar com essas firulas. Onde o pessoal não vem com papo de misticismo até tem bastante coisa aproveitável, mas ainda assim a gente sente falta de algo porque não tem técnica de sparring.
no mínimo, engraçado