TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NO PAIF E NO PAEFI: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 сер 2024
  • Hoje eu venho com um vídeo que pretende ser bem didático, comparando o processo de trabalho do PAIF, principal serviço do CRAS; e do PAEFI, principal serviço do CREAS.
    Porque eu optei por fazer isso: porque tenho visto muita gente aplicando ao PAEFI coisas que não é que estejam erradas, mas que não é uma transposição linear. Você vai entender quando eu mostrar umas figurinhas.
    Vamos juntos pra mais essa conversa?
    Funil de Aprimoramento do PAIF: anapincolini.c...
    Livro: www.amazon.com...
    Ebook: anapincolini.c...
    Cursos online site: anapincolini.c...
    Instagram: / anapincolini
    Todos os links: linktr.ee/anap...

КОМЕНТАРІ • 18

  • @siat6071
    @siat6071 15 днів тому

    Perfeito!! Obrigada por esse conteúdo excelente !!🙏

  • @patriciarodriguesdesouza6636
    @patriciarodriguesdesouza6636 12 днів тому

    Seus vídeos ajudam muito nosso trabalho.

  • @maiaracarvalho2880
    @maiaracarvalho2880 16 днів тому

    🎉🎉

  • @anacatarina6749
    @anacatarina6749 8 місяців тому +2

    Excelente conteúdo! Claro e objetivo! Mto grata por mais uma contribuição! CREAS Batalha - Al!

  • @Amazingrandomfacts-tg2sl
    @Amazingrandomfacts-tg2sl 6 місяців тому +4

    Como seria esse filtro no caso de encaminhamentos dos órgãos do sistema de defesa de diretos ao órgão gestor do CRAS? Já vi muitos encaminhamentos que considero indevidos e que não passaram por nenhum tipo de filtro e foram encaminhados ao CRAS pelo órgão gestor. Ex: encaminhamento feito pelo conselho tutelar de família com suspeita de criança vítima de abuso sexual que chegou ao CRAS; Visita de pessoas em situação de rua para fins de inscrição no cadÚnico entre outros. Penso que os encaminhamentos indevidos poderiam ser corrigidos pelo próprio órgão gestor, mas chegam indistintamente ao CRAS e sobrecarrega a equipe ao ter que elaborar relatório para responder essas situações... Qual é a responsabilidade do órgão gestor nesse caso?

    • @luciasilvaas4028
      @luciasilvaas4028 28 днів тому +1

      Colega, achei q só onde eu trabalho existia "essas coisas " ...por exemplo...o Conselho tutelar nos solicitou uma visita em uma denúncia de maus tratos de criança..... inacreditável aquela situação 😢😢

  • @Luandamai
    @Luandamai 8 місяців тому +3

    Sobre denúncias, acho que funciona muito disseminar o disque 100, pois muitas vezes, infelizmente, as delegacias são ambientes hostis.

    • @user-rv7qe2tz1b
      @user-rv7qe2tz1b 7 місяців тому +1

      Sim, o tipo de denúncia a que ela se refere de ser orientada ao disque 100 sem dúvida! A Ouvidoria não seria uma boa opção! Essa não é uma competência de Ouvidoria da mesma forma que não é do Creas.

  • @robertooliveira3495
    @robertooliveira3495 7 місяців тому

    Adoro vc, Ana. Muito competente. Parabéns!!!!
    Faz um vídeo sobre o Centro Pop, Ana. O seu conhecimento é fantástico. Obrigado por socializá-lo conosco

    • @SUASConversas
      @SUASConversas  7 місяців тому

      Oie Roberto! Já temos um sobre o SEAS (abordagem social). Da uma olhadinha na lupa no canto direito, ou, se preferir, vai na aba “VÍDEOS”, que não é difícil de achar. Se não me engano, o título é “Vocês recolhem morador de rua?” - quem nunca ouviu uma dessa, né? Rsss

  • @Luandamai
    @Luandamai 8 місяців тому +1

    Eu não tenho esse entendimento de que a rede de proteção no geral não possa encaminhas direto pro cras, o problema seria mais por conta da falta de entendimento do que o que o CRAS faz, o que dificultaria esses encaminhamentos.

  • @virginianabuco3901
    @virginianabuco3901 7 місяців тому

    👏👏👏Excelente e muito esclarecedor.

  • @tatianesilvaalbuquerque7867
    @tatianesilvaalbuquerque7867 6 місяців тому

    Muito bom seus videos.

  • @kellydossantos1711
    @kellydossantos1711 3 місяці тому

    Muito bom

  • @lilianebortolanza7412
    @lilianebortolanza7412 8 місяців тому

    Obrigada Ana!
    Liliane CRAS Lagoa Vermelha-RS

  • @fernandasouzamartins1298
    @fernandasouzamartins1298 2 місяці тому

    Na prática, penso que isso gera uma confusão muito grande na cabeça dos acompanhados do PAEFI e uma dor de cabeça do tamanho do mundo para os especialistas que atuam na média complexidade. Na prática, o contexto é muito mais complexo.

    • @SUASConversas
      @SUASConversas  2 місяці тому +2

      Eu não vejo assim Fer: é a mesma diferença entre um acompanhamento básico de saúde em uma UBS (um pré natal, por exemplo, que tem objetivos preventivos) e um acompanhamento especializado em um centro de saúde (uma hemodiálise, por exemplo, que trata de uma situação de saúde agravada e já instalada). A pessoa sabe que, dependendo do tipo de intervenção indicado, ela vai ser atendida em um tipo de serviço e não em outro. Os técnicos, por sua vez, também precisam entender essas diferenças para poder desempenhar o que é o foco daquele tipo de acompanhamento. Não é interessante um profissional do Cras ficar "segurando" em acompanhamento Paif uma família que já está com situação de violência entre seus membros. Quando chegou nesse ponto, a intervenção passou do nível preventivo. Da mesma forma, quando uma família estava lá em acompanhamento Paefi no Creas e superou os padrões violadores de direitos, é hora de desligar e contrarreferenciar para o Cras. Então são serviços de naturezas diferentes, por isso é importante que os profissionais compreendam essas diferenças para atuar de acordo com o objetivo de cada serviço, 😊🙌🙌🙌Abraços

  • @jozyconcurseira
    @jozyconcurseira 2 місяці тому

    Top