Eita, Thainara 😅... Cargas móveis é meio chato no começo mas depois melhora. Não sei como você veio parar aqui, mas esse não é o primeiro e nem o último vídeo deste assunto. Se for do interesse tem outros nessa playlist 👇 ua-cam.com/play/PLT_AgIMWbgDGTkMjm5PEynrraRoFCBLKi.html
Eu invoco Exódia das estruturas, ahahhahahah. Brincadeiras a parte professor, no vídeo anterior colocou o coeficiente de impacto adicional (CIA) como sendo de 0,25 e 0,15, concreto e estrutura metálica, respectivamente, das cargas móveis. Nesse exemplo da envoltória, dessa aula, esse coeficiente de majoração se trata exatamente do CIA? Se sim, caso usemos na real mesmo, deve ser usado nesse cálculo que você fez os valores de 1,25 e 1,15, concreto e estrutura metálica, respectivamente, aqui foi 1,5 para fins didáticos?
Oi novamente, Hugo. Novamente terei que dar uma volta para conseguir te responder. Quando eu fiz minha graduação, esse assunto de cargas móveis eu vi somente na disciplina de Pontes (talvez esse seja o seu caso também), daí o coeficiente de majoração das cargas móveis apresentado já era o da norma (Na época era resumido em 1,4-0,007L). Hoje, segundo a norma de pontes (NBR 7188), as cargas móveis são majoradas por até 3 coeficientes coeficiente de impacto adicional (CIA), coeficiente de número de faixas (CNF) e coeficiente de impacto vertical (CIV). Já te disse que sou professor no IFS, não é? Aqui o assunto de cargas móveis é apresentado em uma disciplina anterior a de Pontes, chama-se "Análise Estrutural", esse vídeo foi feito pra ela. Nessa disciplina eu só digo que as cargas móveis devem majoradas por um certo fator devido suas peculiaridades em relação as cargas estáticas. Não vou a fundo, fica só na promessa "Vocês verão maiores detalhes lá em Pontes, aqui eu vou sempre arbitrar um valor"... Faço isso porque senão acabo invadindo muito a ementa de Pontes. Então o 1,5 desse vídeo aqui é arbitrário mesmo e só para fins didáticos. Aliás, em todos os vídeos de Análise Estrutural que tratam de cargas móveis os coeficientes são arbitrados. ... ... Eu gravei os vídeos sem pretensão nenhuma de ter tanto alcance. Foram gravados durante a pandemia, quando as aulas estavam sendo remotas. A intenção dos vídeos era servir como material complementar para meus alunos que estavam fazendo a disciplina na época e como eventual material de revisão para aqueles que já passaram por ela. Deu certo. ... Em todo caso, comento sobre os coeficientes "corretos" nesse vídeo aqui. ua-cam.com/video/m5VA5IJpw34/v-deo.html Se buscar no UA-cam acho que não aparece porque ocultei, mas está lá na Playlist de Pontes. Ocultei porque a norma foi atualizada esse ano e algumas coisas podem ter mudado. Estou temporariamente afastado das atividades docentes tentando finalizar meu doutorado, quando voltar vou ver se mantenho, excluo ou atualizo os vídeos que citam alguma norma que mudou (pontes, vento, concreto, madeira... todas essas mudaram recentemente).
Ele explica como se estivesse explicando para um acéfalo. Obrigada, é assim que eu gosto!
Era exatamente o que eu precisava!
Eita, Thainara 😅... Cargas móveis é meio chato no começo mas depois melhora.
Não sei como você veio parar aqui, mas esse não é o primeiro e nem o último vídeo deste assunto. Se for do interesse tem outros nessa playlist 👇
ua-cam.com/play/PLT_AgIMWbgDGTkMjm5PEynrraRoFCBLKi.html
@@ProfRodolfo Perfeito, obrigada!
Tenho uma prova para fazer kkk
E as aulas não foram suficientes para entender. Me ajudou muito. Obrigada!
muito bom
Obrigado, Olídio!
Rodolfo, muito legal sua explicação. Eu tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas.
Oi, Osvaldo.
Fico feliz que os vídeos estão sendo úteis. Bons Estudos!
o Z é sempre igual a 1?
Eu invoco Exódia das estruturas, ahahhahahah. Brincadeiras a parte professor, no vídeo anterior colocou o coeficiente de impacto adicional (CIA) como sendo de 0,25 e 0,15, concreto e estrutura metálica, respectivamente, das cargas móveis. Nesse exemplo da envoltória, dessa aula, esse coeficiente de majoração se trata exatamente do CIA? Se sim, caso usemos na real mesmo, deve ser usado nesse cálculo que você fez os valores de 1,25 e 1,15, concreto e estrutura metálica, respectivamente, aqui foi 1,5 para fins didáticos?
Oi novamente, Hugo.
Novamente terei que dar uma volta para conseguir te responder.
Quando eu fiz minha graduação, esse assunto de cargas móveis eu vi somente na disciplina de Pontes (talvez esse seja o seu caso também), daí o coeficiente de majoração das cargas móveis apresentado já era o da norma (Na época era resumido em 1,4-0,007L).
Hoje, segundo a norma de pontes (NBR 7188), as cargas móveis são majoradas por até 3 coeficientes coeficiente de impacto adicional (CIA), coeficiente de número de faixas (CNF) e coeficiente de impacto vertical (CIV).
Já te disse que sou professor no IFS, não é? Aqui o assunto de cargas móveis é apresentado em uma disciplina anterior a de Pontes, chama-se "Análise Estrutural", esse vídeo foi feito pra ela. Nessa disciplina eu só digo que as cargas móveis devem majoradas por um certo fator devido suas peculiaridades em relação as cargas estáticas. Não vou a fundo, fica só na promessa "Vocês verão maiores detalhes lá em Pontes, aqui eu vou sempre arbitrar um valor"... Faço isso porque senão acabo invadindo muito a ementa de Pontes.
Então o 1,5 desse vídeo aqui é arbitrário mesmo e só para fins didáticos. Aliás, em todos os vídeos de Análise Estrutural que tratam de cargas móveis os coeficientes são arbitrados.
...
...
Eu gravei os vídeos sem pretensão nenhuma de ter tanto alcance. Foram gravados durante a pandemia, quando as aulas estavam sendo remotas. A intenção dos vídeos era servir como material complementar para meus alunos que estavam fazendo a disciplina na época e como eventual material de revisão para aqueles que já passaram por ela. Deu certo.
...
Em todo caso, comento sobre os coeficientes "corretos" nesse vídeo aqui.
ua-cam.com/video/m5VA5IJpw34/v-deo.html
Se buscar no UA-cam acho que não aparece porque ocultei, mas está lá na Playlist de Pontes.
Ocultei porque a norma foi atualizada esse ano e algumas coisas podem ter mudado. Estou temporariamente afastado das atividades docentes tentando finalizar meu doutorado, quando voltar vou ver se mantenho, excluo ou atualizo os vídeos que citam alguma norma que mudou (pontes, vento, concreto, madeira... todas essas mudaram recentemente).
@@ProfRodolfo Perfeito monstro do Sergipe, muito obrigado, vai me salvar aqui!