E meu irmão que diz serem apenas "luzes coloridas" Ele coloca o jogo como uma perda de tempo na vida dele, sendo que hoje ele passa o dia todo em casa fazendo mal a si mesmo em não socializar com outras pessoas e tornar sua própria vida um impeditivo à evolução como ser humano Além de descontar seus erros no irmão mais novo(eu) que jogo todos os dias e nunca vou passar por isso Já aprendi e evoluí meus valores e cultura mais do que na escola, por mais que eu tenha sido um ótimo aluno 😁
Jogos online fazem pessoas de diferentes opiniões, culturas, religiões se unirem num objetivo comum (derrotar o boss daquela dungeon super dificil). E muitas vezes viram amigos!
Eu joguei Aika, Aura Kingdom, em ambos era líder de guilda e claro que existem os encrenqueiros. Mas a maioria que jogava comigo era de boa. Pena que minha experiência não é a de todos.
Sim isso que eu observei, estou fazendo um artigo sobre a história dos jogos eletronicos. O tenis for two era bem raiz, utilizando um osciloscópio como tela e o potenciômetro como controle.
ótimo vídeo, mas é bom lembrar que apesar da terceira geração de consoles, NES e master system serem conhecidas por geração dos 8 bits, o atari 2600 também tinha processador de 8 bits, porém com uma arquitetura mais simples
É porque só a partir da geração do nes e master a indústria passou a usar os bits no marketing e o atari já havia perdido relevância nesse período. Era o marketing da geração nes e master.
Era sempre uma emoção ver os jogos diferentes quando ia na casa de algum parente, sempre tinha um cartucho novo. Eu vi coisas muito simples se tornarem esses jogos realistas de hoje, e quero muito ver como isso será daqui a uns 30 anos...
Ótimo vídeo, eu trabalhei uma vez numa exposição interativa de vídeo games em shoppings e vc poder ver a evoluções dos consoles e jogos é incrível! Nesse eu amo particularmente as consequências da competição iniciada por SNES e Mega Drive e que ocasionou (tbm) na ascensão do Playstation.
Ótimo vídeo!!! Joguei os consoles do SNES, Playstation 1,2,3, Nintendo 64, Xbox360. Todos me fizeram emergir na construção da fantasia e do jogo. É algo que vivido com equilíbrio traz benefícios!
Eu sou apaixonado por Video Games, lembro vagamente quando ganhei meu Super Nintendo em 1997, minha mãe e meu pai tentando entender como era possível controlar o Congo's Casper na telinha
no tempo 1:27 foi falado tenis for two do William mas a imagem mostrada foi do pong da Atari. Tenis for two era jogado na tela de um osciloscopio. A engenharia e programação por trás dos jogos é da pesada.
Man, dá uma olhada nesse documentário da Discovery sobre games tb... É muito bom: ua-cam.com/video/ALJnknoCFeA/v-deo.html Tem tb a série GDLK da Netflix e um documentário chamado 1983 - O Ano dos videogames no Brasil, que são excelentes.
Video maravilhoso amo os vídeo games! Ja tive um super game da cce, um master system 3 e um mega drive 3 da sega, um super Nintendo e um Nintendo 64, um ps1, ps2 e ps3 todos slim.
Eu olhando pra toda a história do Vídeo Game, relembrando marcas, jogos e sua evolução de geração a geração só tenho um comentário. - eu estou ficando velho!
Eu acompanho a evolução dos games desde a 1ª geração (Atari) que eu tive, e da 2ª (SNES) que eu tive também. Imaginar na época que eu estaria jogando todos os jogos do SNES na página da minha mão como se fosse um mini game - faltou minigame aí, hein! - é algo surreal. Sou muito grato aos meus pais por terem me dado, em 1992, um SNES, que foi comprado numa barraquinha e nunca quebrou. ❤
Bom video é sempre importante rever a estória dos videogames,eu jogo desde os fliperamas,odissey e atari..hoje tenho um pc gamer , um master system evolution e um celular android.
Em 1:27 estão falando de 'Tennis for two' mas estão mostrando 'Pong'
2 роки тому
Eu comecei nesta era de jogos eletrônicos em 1978, quando meu pai comprou um Telejogo (da Philco). Em 1981 entrei pela primeira vez num Fliperama (e fiquei viciado em Fliperama). Em 1984 o pai comprou o nosso primeiro PC, um TK-82C, e a partir daí comecei tanto a programar (leia-se digitar programas que vinham escritos em revistas da época), e gravar/reproduzir programas em K7 (usando um gravador convencional de K7, pois os PCs daquela época tinham um modulador/demodulador de sinais analógicos para digitais e vice-versa). Meu primeiro contato com um PC "moderno" foi em 1988, no Colégio, com um MSX da Gradiente, mas o primeiro PC moderno em casa só veio em 1996, quando minha mãe comprou um Compaq Presario, com Windows 95. Eu absolutamente "devorei" o Windows, pois a interface gráfica intuitiva foi revolucionária, pra mim. Toda essa base de conhecimento foi muito útil profissionalmente, e nos dois cursos superiores que cursei (concluí apenas um, de Automação Industrial).
Muito bom! Só um detalhe que enquanto era falado sobre o Tênis For Two, a imagem exibida era a de Pong. Tênis For Two foi feito como um "hack" de um osciloscópio. Diz a lenda que ele estava em um museu e enquanto ele estava em exibição as pessoas iam para o museu só para jogar, formando filas no jogo
Faltou falar da popularidade do minigames. Me lembro que quando criança no colégio na década de 80 um colega tinha o minigame do donkey Kong country com duas telas que a família dele havia trazido do Japão. Ótimo vídeo!!!!
Tive um minigame do Altered Beast que a TecToy redistribuiu por aqui. Era excelente! Hj em dia um minigame desses é muito difícil de achar e custa um rim!!!
Esse tema! Eu gosto muito de videogames. É algo que massageia o ego, anima, diverte. Lembro que a Atari dominou os videogames árcade, até lançar o console Atari 2600, foi quando buscou apoio para um novo console, moderno e fora dos padrões (Steve Jobs estava neste projeto). Mas foi a entrada da Atari no mundo corporativo que acabou com ela, os principais criadores de jogos deixaram a empresa e criaram a Eletronic Arts, e a Atari deixou de ter hegemonia na criação de jogos, depois do fiasco do jogo do ET, a Atari faliu e parecia que o mundo dos jogos morria ali. Mas havia um grande interesse em consoles e a Nintendo passou a ganhar grande destaque. Mas a Sega entrou na briga, e conseguiu parte do mercado... mas... A Nintendo iria lançar um console com mídias de CD fabricado pela Sony, mas no grande dia, os diretores da Nintendo anunciavam o console com CD fabricado pela Philips. A Sony (furiosa) fez seu próprio console, O PLAYSTATION. Fonte Wikipédia: "A Nintendo no mesmo ano firmou um acordo com a Sony para o desenvolvimento do Super NES CD-ROM, um periférico para o Super Nintendo capaz de rodar mídias em CD-ROM. Entretanto, esta colaboração não seguiu muito adiante pois Yamauchi preferiu continuar o desenvolvimento da tecnologia com a Philips, o que resultaria na produção do CD-i.[53] Isto motivou a Sony a desenvolver um console próprio, que alguns anos depois tornaria-se o PlayStation." mais: Brands With Best-Selling Video Game Consoles 1972 - 2019 ua-cam.com/video/oWmdxeAFS-I/v-deo.html
O jogo exibido como o Tennis for Two no vídeo, na verdade é o Pong. O Tennis for Two rodava em um osciloscópio e apresentava algo como uma visão lateral da quadra
Meu primeiro vídeo game foi um ''Dynavision'', que era uma cópia brasileira do NES. Depois tive acesso a Super Nintendo. Lembro até hoje quando chegou o PS1, geral comentando na escola, mas só fui ter acesso bem depois, PS2 mesma coisa. Foram vídeo games icônicos. O prazer de alugar ou comprar um cartucho, revistas falando sobre o game, nada hoje em dia se compara.
Sobre a guerra entre a Sega e a Nintendo, tem um documentário chamado Console Wars, baseado no livro de mesmo nome. Eu encontrei esse documentário no NOW, da NET...
Como sempre muito bom, sei que o video é sempre um recorte, mas vale uma menção a Jerry Lawson, que foi o engenheiro que liderou o time da Fairchild que criou os cartucho intercambiáveis para o Fairchaild Channel F, que se tornaram o padrão da indústria depois deles.
Video bem legal! Acho que poderia ter citado o livro “A hipótese da simulação: Conheça a teoria por trás da série Matrix” de Rizwan Virk. O livro é bem completo e bem fácil de ler. Pra quem tiver interesse em se aprofundar no assunto, fica a dica! 🤓🚀
Sei que poucos conhecem, mas podia fazer um vídeo sobre a história do Termux... Para quem ama ambiente Linux, ter um emulador para Android é muito válido!
Gostei do vídeo sobre a história.. no final comentou que há benefícios, concordo, mas também há malefícios. Como recompensa imediata, transtornos vícios etc. Algumas pessoas chegam a morrer de tantas horas seguidas que ficam.
Faz um nerdologia sobre sistemas monetários e suas mudanças como de cruzeiro pra real e pq isso ocorre mostrando exemplosfalando um pouco de numismática
@@Mike_Pereira e quis dizer sobre tipo réis cruzado cruzeiro real e a importância dessas mudanças, talvez me expressei meio mal vou tentar consertar meu comentário
Já que o tema foi esse, aqui vão umas indicações bacanas: Bioshock e objetivismo. Fallout e a era atomica. A política de The Elder Scrolls. Resident Evil e a ameaça biológica. Silent Hill e o terror psicológico. A sociedade distorcida de Grand Theft Auto. A filosofia de Dark Souls.
Sobre o Atari 2600. Inicialmente ele possuía jogos apenas da própria Atari, ou mesmo conversões de arcades de outras empresas, mas realizadas pela Atari. As Third Parties surgiram com a saída de alguns engenheiros, que criaram a Activision, e passaram a lançar jogos para o console.
Sobre história dos games recomendo: 1. minissérie documental GDLK na Netflix 2. Documentário: 1983 - O Ano dos Videogames no Brasil -> tem no UA-cam 3. Podcast Primeiro Contato (sobre a história dos jogos de computadores no Brasil)
Eu sei que talvez o youtube esteja meio saturado deste tema, mas seria muito bacana, assim como já temos o nerdologia tech, ter um nerdologia games, abordando tudo que envolve o mundo dos jogos, desde historia, cultura pop e os proprios jogos em si.
Os jogos literalmente podem mudar ( pra melhor) a vida das pessoas. Leiam sobre : A impressionante vida secreta em World of Warcraft de meu filho gamer com doença degenerativa. Robert e Trude lamentavam a vida solitária do filho em uma cadeira de rodas. Mas quando Mats morreu, descobriram que pessoas de toda a Europa acenderam velas em sua memória.
Até onde sei, a guerra dos consoles foi na era 16-bits, já que o Mega Drive foi criado como resposta do sucesso do Nintendinho. Essa disputa passou a ser acirrada quando a Nintendo também lançou um console 16-bits no mercado, o SNES
Acredito que o auge dela foi nos 16 bits. Até pq durante a era dos 8 bits o domínio da Nintendo nós principais mercados era brutal, sendo que a Sega, no Japão perdia até para a NEC com o PC Engine. No entanto, vale lembrar que foi nesse tempo que a Sega começou a emergir como uma força (o que ficaria claro com o lançamento do Mega Drive). Até pq o Master System chegou a dominar mercados alternativos na época, como Europa, América do Sul, Coréia do Sul e Austrália. Mas concordo que a guerra em si, tomou forma apenas com o lançamento do Genesis.
Até hoje só consigo/tenho habilidade pra jogar River Raid, Pac Man, Enduro, Frostbite, etc, o máximo que consigo chegar em termos de "avanço tecnológico" é Bomberman.
Muito legal ver o Nerdologia falando desse tema. To fazendo uma série de vídeos de forma aprofundada sobre isso e é bem legal ver isso aqui de novo. Só uma correção, o jogo que aparece quando o Filipe fala do Tennis for 2 é o Pong, o Tennis for 2 é esse aqui: ua-cam.com/video/s2E9iSQfGdg/v-deo.html
Tem um do Discovery Channel tb: ua-cam.com/video/ALJnknoCFeA/v-deo.html E tem um que conta a história dos games no Brasil, chamado 1983 - O ano do videogame no Brasil
Qual um tema que você gostaria de ver no Nerdologia de História?
Sobre a Batalha dos 3 Reinos ( Sun Quan/Cao Cao/ Liu Bei)
Massacre da praça da paz celestial
Board Games!
As terríveis consequências da revolução cultural chinesa e o grande salto para frente
Era Vargas
Quem diria que meros quadrados em uma tela seriam a mídia de entretenimento mais rentável da história.
Ainda tem gente não aceitou esse fato
as outras tbm são quadrados numa tela
E meu irmão que diz serem apenas "luzes coloridas"
Ele coloca o jogo como uma perda de tempo na vida dele, sendo que hoje ele passa o dia todo em casa fazendo mal a si mesmo em não socializar com outras pessoas e tornar sua própria vida um impeditivo à evolução como ser humano
Além de descontar seus erros no irmão mais novo(eu) que jogo todos os dias e nunca vou passar por isso
Já aprendi e evoluí meus valores e cultura mais do que na escola, por mais que eu tenha sido um ótimo aluno 😁
Podiam aproveitar o tema e fazer um da História do Xadrez!!!
Ups normais consecutivos
Uppppppppppo
Até agora não atualizaram esse jogo
Upppp
@@god_deus_ussopshorts7457 um jogo perfeito nao precisa de atualizações.
Jogos online fazem pessoas de diferentes opiniões, culturas, religiões se unirem num objetivo comum (derrotar o boss daquela dungeon super dificil). E muitas vezes viram amigos!
acho que vale um nerdologia exclusivo para os mmorpgs
Correção: jogos online fazem as pessoas de diferentes culturas, religiões serem tóxicas e agressivas umas com as outras
Acho que você nunca jogou CS ou LOL kkkkkkkk
Eu joguei Aika, Aura Kingdom, em ambos era líder de guilda e claro que existem os encrenqueiros. Mas a maioria que jogava comigo era de boa. Pena que minha experiência não é a de todos.
@Alexandre Farias q pena mano, talvez vc n seja da época boa quando lan house eram popular no sudeste do brasil anos 2000-2010
Em 1:28 o jogo mostrado é PONG, Tennis for two usava uma tela vetorizada semelhantes a de radares mencionado no vídeo.
Sim isso que eu observei, estou fazendo um artigo sobre a história dos jogos eletronicos.
O tenis for two era bem raiz, utilizando um osciloscópio como tela e o potenciômetro como controle.
Faça um vídeo sobre Oscar Wilde, Aldous Huxley e Charles Dodgson.
A história dos jogos é algo fenomenal de se estudar!
ótimo vídeo, mas é bom lembrar que apesar da terceira geração de consoles, NES e master system serem conhecidas por geração dos 8 bits, o atari 2600 também tinha processador de 8 bits, porém com uma arquitetura mais simples
É porque só a partir da geração do nes e master a indústria passou a usar os bits no marketing e o atari já havia perdido relevância nesse período.
Era o marketing da geração nes e master.
Era sempre uma emoção ver os jogos diferentes quando ia na casa de algum parente, sempre tinha um cartucho novo. Eu vi coisas muito simples se tornarem esses jogos realistas de hoje, e quero muito ver como isso será daqui a uns 30 anos...
Ótimo vídeo, eu trabalhei uma vez numa exposição interativa de vídeo games em shoppings e vc poder ver a evoluções dos consoles e jogos é incrível! Nesse eu amo particularmente as consequências da competição iniciada por SNES e Mega Drive e que ocasionou (tbm) na ascensão do Playstation.
Ótimo vídeo!!! Joguei os consoles do SNES, Playstation 1,2,3, Nintendo 64, Xbox360. Todos me fizeram emergir na construção da fantasia e do jogo. É algo que vivido com equilíbrio traz benefícios!
A história dos Games é simplesmente FASCINANTE!
Eu sou apaixonado por Video Games, lembro vagamente quando ganhei meu Super Nintendo em 1997, minha mãe e meu pai tentando entender como era possível controlar o Congo's Casper na telinha
Em 1:27 vocês citam o jogo Tennis for Two (1958), mas colocaram uma imagem do Pong , da Atari, que é de 1972.
Vdd cara, conhecia o pong mas não esse aí de tênis, até achei que era um outro nome kkk
É verdade. O Tennis for Two rodava em um osciloscópio e tinha uma visão meio que com o rastro da bolinha em uma perspectiva lateral.
no tempo 1:27 foi falado tenis for two do William mas a imagem mostrada foi do pong da Atari. Tenis for two era jogado na tela de um osciloscopio. A engenharia e programação por trás dos jogos é da pesada.
Recomendo demais a série do velberan sobre as gerações de consoles. É o que tem de melhor no yt Br. E grande mas vale muito a pena.
Man, dá uma olhada nesse documentário da Discovery sobre games tb... É muito bom: ua-cam.com/video/ALJnknoCFeA/v-deo.html
Tem tb a série GDLK da Netflix e um documentário chamado 1983 - O Ano dos videogames no Brasil, que são excelentes.
Video maravilhoso amo os vídeo games! Ja tive um super game da cce, um master system 3 e um mega drive 3 da sega, um super Nintendo e um Nintendo 64, um ps1, ps2 e ps3 todos slim.
2:15 Para quem tiver curiosidade, o jogo na tela se chama Empire - Wargame of the Century.
Eu olhando pra toda a história do Vídeo Game, relembrando marcas, jogos e sua evolução de geração a geração só tenho um comentário. - eu estou ficando velho!
Ontem a minha mãe me viu ligar meu console pra jogar depois de 3 meses, e perguntou até quando eu iria com essa história de jogar video game 😅
Manda a velha ir fazer tricô que ela ganha mais
Fd, toda vez que eu vou jogar um fifinha chega minha vó dizendo "não saí disso, mds"
@@Gabriel_Lacerda14 😅
Vamos conviver com isso pra sempre kkkk
Minha esposa até já se acostumou. Até pq meus filhos herdaram o gosto pelos games.
Eu acompanho a evolução dos games desde a 1ª geração (Atari) que eu tive, e da 2ª (SNES) que eu tive também. Imaginar na época que eu estaria jogando todos os jogos do SNES na página da minha mão como se fosse um mini game - faltou minigame aí, hein! - é algo surreal. Sou muito grato aos meus pais por terem me dado, em 1992, um SNES, que foi comprado numa barraquinha e nunca quebrou. ❤
Bom video é sempre importante rever a estória dos videogames,eu jogo desde os fliperamas,odissey e atari..hoje tenho um pc gamer , um master system evolution e um celular android.
Que história fantástica! Orgulho de ser gamer.
Faz um vídeo sobre a história dos animes
Ou a história dos mangás
Muito bem explicado em vídeo curto 🎮 👏🏾
Em 1:27 estão falando de 'Tennis for two' mas estão mostrando 'Pong'
Eu comecei nesta era de jogos eletrônicos em 1978, quando meu pai comprou um Telejogo (da Philco). Em 1981 entrei pela primeira vez num Fliperama (e fiquei viciado em Fliperama). Em 1984 o pai comprou o nosso primeiro PC, um TK-82C, e a partir daí comecei tanto a programar (leia-se digitar programas que vinham escritos em revistas da época), e gravar/reproduzir programas em K7 (usando um gravador convencional de K7, pois os PCs daquela época tinham um modulador/demodulador de sinais analógicos para digitais e vice-versa).
Meu primeiro contato com um PC "moderno" foi em 1988, no Colégio, com um MSX da Gradiente, mas o primeiro PC moderno em casa só veio em 1996, quando minha mãe comprou um Compaq Presario, com Windows 95. Eu absolutamente "devorei" o Windows, pois a interface gráfica intuitiva foi revolucionária, pra mim.
Toda essa base de conhecimento foi muito útil profissionalmente, e nos dois cursos superiores que cursei (concluí apenas um, de Automação Industrial).
8:15 Teve Ultima, DOOM e Command & Conquer no vídeo, meus jogos favoritos!
Muito bom!
Só um detalhe que enquanto era falado sobre o Tênis For Two, a imagem exibida era a de Pong.
Tênis For Two foi feito como um "hack" de um osciloscópio. Diz a lenda que ele estava em um museu e enquanto ele estava em exibição as pessoas iam para o museu só para jogar, formando filas no jogo
Faltou falar da popularidade do minigames. Me lembro que quando criança no colégio na década de 80 um colega tinha o minigame do donkey Kong country com duas telas que a família dele havia trazido do Japão. Ótimo vídeo!!!!
Tive um minigame do Altered Beast que a TecToy redistribuiu por aqui. Era excelente!
Hj em dia um minigame desses é muito difícil de achar e custa um rim!!!
Esse som do Spyro no comeco foi zica
Esse tema! Eu gosto muito de videogames. É algo que massageia o ego, anima, diverte. Lembro que a Atari dominou os videogames árcade, até lançar o console Atari 2600, foi quando buscou apoio para um novo console, moderno e fora dos padrões (Steve Jobs estava neste projeto). Mas foi a entrada da Atari no mundo corporativo que acabou com ela, os principais criadores de jogos deixaram a empresa e criaram a Eletronic Arts, e a Atari deixou de ter hegemonia na criação de jogos, depois do fiasco do jogo do ET, a Atari faliu e parecia que o mundo dos jogos morria ali.
Mas havia um grande interesse em consoles e a Nintendo passou a ganhar grande destaque. Mas a Sega entrou na briga, e conseguiu parte do mercado... mas... A Nintendo iria lançar um console com mídias de CD fabricado pela Sony, mas no grande dia, os diretores da Nintendo anunciavam o console com CD fabricado pela Philips. A Sony (furiosa) fez seu próprio console, O PLAYSTATION.
Fonte Wikipédia: "A Nintendo no mesmo ano firmou um acordo com a Sony para o desenvolvimento do Super NES CD-ROM, um periférico para o Super Nintendo capaz de rodar mídias em CD-ROM. Entretanto, esta colaboração não seguiu muito adiante pois Yamauchi preferiu continuar o desenvolvimento da tecnologia com a Philips, o que resultaria na produção do CD-i.[53] Isto motivou a Sony a desenvolver um console próprio, que alguns anos depois tornaria-se o PlayStation."
mais: Brands With Best-Selling Video Game Consoles 1972 - 2019 ua-cam.com/video/oWmdxeAFS-I/v-deo.html
A série da Netflix GDLK é ótima sobre esse tema.
Gostei muito dessa série também
Só de por a música da Green Hill Zone (Sonic) ao fundo, podendo por outras tantas trilhas icônicas, esse vídeo já é perfeito!
O jogo exibido como o Tennis for Two no vídeo, na verdade é o Pong. O Tennis for Two rodava em um osciloscópio e apresentava algo como uma visão lateral da quadra
Meu primeiro vídeo game foi um ''Dynavision'', que era uma cópia brasileira do NES. Depois tive acesso a Super Nintendo. Lembro até hoje quando chegou o PS1, geral comentando na escola, mas só fui ter acesso bem depois, PS2 mesma coisa. Foram vídeo games icônicos.
O prazer de alugar ou comprar um cartucho, revistas falando sobre o game, nada hoje em dia se compara.
😍😍😍Mencionar Huizinga pra mim foi satisfatório.
Leitura obrigatória pra quem ama videogames
um dos melhores ate hj.. tao de parabens.. sou muito fa acompanho tds
1:28 Essa gameplay é do Pong, de 1972 da Atari.
Vídeo game é uma das melhores coisas da vida.
comecei no Atari em 1988 e creio que nunca irei deixar de jogar.
Sugestão: História do Anarquismo.
Gostaria de ver mais temas sobre video-games! Excelente!
Ótimo vídeo! Parabéns pelo esmero em citar Huizinga, me surpreeendeu de uma forma bem positiva.
Irei fazer um pesquisa sobre os vídeos games, muito obrigado pelo belo vídeo, cheio de informação muito boas.
Valeu Felipe!! ótimo tema, jogo dês dos Arcades e Odissey!
Nerdologia nostálgico! Sou do tempo do Atari. Bons tempos!
Possivelmente estamos próximos de um no crash dos vídeos games
Sobre a guerra entre a Sega e a Nintendo, tem um documentário chamado Console Wars, baseado no livro de mesmo nome. Eu encontrei esse documentário no NOW, da NET...
Que fascinante, cara. Nerdologia sempre trazendo temas interessantes. Canal maravilhoso.
Ironia um dos primeiros jogos pra computadores doméstico ser ULTIMA =P
Ou o que devia ser o último jogo de uma empresa ser chamado de "Final Fantasy" e acaba sendo o primeiro jogo de uma franquia de sucesso.
Né, que maluco. Até hj eu ouço falar de Ultima.
Como sempre muito bom, sei que o video é sempre um recorte, mas vale uma menção a Jerry Lawson, que foi o engenheiro que liderou o time da Fairchild que criou os cartucho intercambiáveis para o Fairchaild Channel F, que se tornaram o padrão da indústria depois deles.
Faltou mostrar o minigame do Tetrix. Esse sim , deixou seu legado nos anos 90.
Video bem legal! Acho que poderia ter citado o livro “A hipótese da simulação: Conheça a teoria por trás da série Matrix” de Rizwan Virk. O livro é bem completo e bem fácil de ler. Pra quem tiver interesse em se aprofundar no assunto, fica a dica! 🤓🚀
A música do sonic de fundo me fez voltar 20 anos
Awe sim 👍👍👍 passei por todas estas etapas meu primeiro vídeo game foi o atari 2600
Agora poderiam fazer um sobre Board Games tbm.
Muito obrigado pela aula, irá me ajudar a montar a história do meu "podcast escolar" é um trabalho.
Recomendo o documentário A Guerra dos Consoles pra quem quer saber mais sobre a época do snes e megadrive.
Recomendo o podcast 99 vidas do Jurandir filho e finado Izzy Nobre, tem uma série chamada a história dos vídeo games. É muito boa.
Felipe Figueiredo - O Cara
Adorei a sugestão do livro. Vou pesquisar
Sei que poucos conhecem, mas podia fazer um vídeo sobre a história do Termux...
Para quem ama ambiente Linux, ter um emulador para Android é muito válido!
Gostei do vídeo sobre a história.. no final comentou que há benefícios, concordo, mas também há malefícios. Como recompensa imediata, transtornos vícios etc. Algumas pessoas chegam a morrer de tantas horas seguidas que ficam.
faz um nerdologia dos padres que participaram na ciencia
Faz um vídeo sobre os consoles brasileiros da época da reserva de mercado
faz um nerdologia sobre a sony
Faz um nerdologia sobre sistemas monetários e suas mudanças como de cruzeiro pra real e pq isso ocorre mostrando exemplosfalando um pouco de numismática
Não sei se está dentro do seu pedido mas existe um Nerdologia sobre a história das moedas
@@Mike_Pereira e quis dizer sobre tipo réis cruzado cruzeiro real e a importância dessas mudanças, talvez me expressei meio mal vou tentar consertar meu comentário
Cara pq não conheci esse canal antes?
Canal foda
Aos 1:32 o vídeo utilizado não é do Tennis for two (1958), mas sim de Pong
Já que o tema foi esse, aqui vão umas indicações bacanas:
Bioshock e objetivismo.
Fallout e a era atomica.
A política de The Elder Scrolls.
Resident Evil e a ameaça biológica.
Silent Hill e o terror psicológico.
A sociedade distorcida de Grand Theft Auto.
A filosofia de Dark Souls.
up
Excelente tema!
A música do Sonic no final ficou bem legal...
Sobre o Atari 2600. Inicialmente ele possuía jogos apenas da própria Atari, ou mesmo conversões de arcades de outras empresas, mas realizadas pela Atari.
As Third Parties surgiram com a saída de alguns engenheiros, que criaram a Activision, e passaram a lançar jogos para o console.
Que nostalgico 😍😍
Como sempre nerdologia cirurgicamente foda, vocês são demais !!
Sobre história dos games recomendo:
1. minissérie documental GDLK na Netflix
2. Documentário: 1983 - O Ano dos Videogames no Brasil -> tem no UA-cam
3. Podcast Primeiro Contato (sobre a história dos jogos de computadores no Brasil)
Também 4. a websérie de comédia The Angry Videogame Nerd
Para a pessoa que está lendo isto: Espero que você consiga realizar todos os seus desejos este ano! 😊✨🍃❤️
Queria elden ring será que eu consigo?
Eu sei que talvez o youtube esteja meio saturado deste tema, mas seria muito bacana, assim como já temos o nerdologia tech, ter um nerdologia games, abordando tudo que envolve o mundo dos jogos, desde historia, cultura pop e os proprios jogos em si.
Fiquei com vontade de jogar depois deste video
Precursor ancestral game para computador foi o El Ajadrecista uma máquina enxadrista mecânico de Leonardo Torres Y Quevedo exibido em 1914.
Metaverso 🌎! Não vejo a hora de pode joga os Jogos Metas!
O vídeo do tennis for two não é tenis for two, é pong
Tennis for two tinha a tela de um osciloscópio.
Dito isto, ótimo vídeo!
Muito boa a escolha pela trilha do sonic, e não de qualquer concorrente. Porém, podia ser a trilha de "A Lenda do Herói"
Os jogos literalmente podem mudar ( pra melhor) a vida das pessoas. Leiam sobre : A impressionante vida secreta em World of Warcraft de meu filho gamer com doença degenerativa.
Robert e Trude lamentavam a vida solitária do filho em uma cadeira de rodas. Mas quando Mats morreu, descobriram que pessoas de toda a Europa acenderam velas em sua memória.
Até onde sei, a guerra dos consoles foi na era 16-bits, já que o Mega Drive foi criado como resposta do sucesso do Nintendinho. Essa disputa passou a ser acirrada quando a Nintendo também lançou um console 16-bits no mercado, o SNES
Acredito que o auge dela foi nos 16 bits. Até pq durante a era dos 8 bits o domínio da Nintendo nós principais mercados era brutal, sendo que a Sega, no Japão perdia até para a NEC com o PC Engine.
No entanto, vale lembrar que foi nesse tempo que a Sega começou a emergir como uma força (o que ficaria claro com o lançamento do Mega Drive). Até pq o Master System chegou a dominar mercados alternativos na época, como Europa, América do Sul, Coréia do Sul e Austrália.
Mas concordo que a guerra em si, tomou forma apenas com o lançamento do Genesis.
Esse Orc falando do server representa muito o Wow-Brasil.
A trilha sonora de Resident Evil ainda ta clara na minha memória
O mercado de games mobile não é só "muito importante" como é maior do que o mercado de games de PC e console juntos.
Ótimo vídeo, falaram dos principais consoles,
O jogo mostrado quando fala de Tennis for Two não é Tennis for Two.
Faz Nerdologia sobre Psicopatia sem focar no serias killlers.
Prevejo pistolagens sobre a falta do MSX, hehehe! Grande vídeo gal!
Até hoje só consigo/tenho habilidade pra jogar River Raid, Pac Man, Enduro, Frostbite, etc, o máximo que consigo chegar em termos de "avanço tecnológico" é Bomberman.
Muito legal ver o Nerdologia falando desse tema. To fazendo uma série de vídeos de forma aprofundada sobre isso e é bem legal ver isso aqui de novo.
Só uma correção, o jogo que aparece quando o Filipe fala do Tennis for 2 é o Pong, o Tennis for 2 é esse aqui:
ua-cam.com/video/s2E9iSQfGdg/v-deo.html
1:40 Esse vídeo do pong na verdade é versão da Atari. O original não tinha pontuação e a "raquete" movia em vários lados.
Que vídeo Maravilhoso!
Excelente
Teve um documentário sobre a história dos games do Netflix, high score
Tem um do Discovery Channel tb: ua-cam.com/video/ALJnknoCFeA/v-deo.html
E tem um que conta a história dos games no Brasil, chamado 1983 - O ano do videogame no Brasil
Muito bom esse vídeo, Vídeo Game é Vida