Ola...fui responsável por 95% dos jogos para pc em português aqui no Brasil na década de 90 e também trabalhei em uma das maiores editoras de game da época como editor....muito bom esse documentário parabéns pela iniciativa.....
OLA PESSOAL TROUXE UM CONTEUDO POR FORA QUE ACHO Q VOU ADPTAR MSM NO MEU CANAL JOGOS DREAMCAST COMEÇANDO PELO CLASSICO SONIC ADVENTURE ME AUDEM AI TERMINAR ESSE JOGO INCRIVEL SE INCREVAM O CANAL ESTA EM PLANEJAMNETO AINDA ENTÃO OS CONTEUDOS NAO TEM DATAS PREVISTAS PARA OS GOLS E OS QUADRINHOS ua-cam.com/video/iPg1tHEWwTo/v-deo.html
Desceu uma lágrima aqui, esse foi uma época de ouro pra mim, lembro de cada detalhe vivido nessa época, e um documentário sobre essa época de ouro na voz do Beakman é tudo de bom, me causou uma série de emoções gostosas. Muito obrigado aos responsáveis por essa obra maravilhosa!!!
Cheguei aqui graças a vocês, obrigado. Bem que vocês podiam divulgar mais iniciativas com qualidade do UA-cam BR, todos saem ganhando: midia, publico e até o próprio site em si.
Eu queria muito assistir, mas infelizmente não tem legenda CC, pois sou surdo. A legenda automática fica ruim, pois erra muitas palavras. Espero que consigam fazer a legenda, assim os surdos e deficientes auditivos possam apreciar esse documentário. Obrigado pela atenção. Abraços.
@@MisterNerdigamer continua uma porr kkkk erra muitas e muitas palavras, tá certo que acerta mais do que erra, mas ainda sim, erra algumas que ficam sem sentido nenhum, mas é claro se não tem nada é melhor que nada kkk uma pena o vídeo não ser liberado para colocarem legendas manuais
Ganhei meu Atari 2600 da Polyvox em 1983, eu tinha 6 anos e já mexia num TK-82C que estava lá em casa nem sei como. Jogava muito com meu tio na hora do almoço e nas madrugadas com meu irmão, escondido dos meus pais com o volume desligado e um travesseiro na porta pra luz da TV não ser vista por eles no corredor quando passassem. Hoje programo e sou professor de informática e raciocínio lógico graças à esse início. Bons tempos, o documentário me levou de volta no tempo. Bônus pro narrador, que dublou o Beakman, programa que me influenciou também no gosto pela ciência e seu método.
Eu queria ter vivo essa epoca, tenho 28 (nascido em 95) e so fui ter um videogame por volta de 2005 eu acho, eu devia ter 10 anos e o meu PS1 tambem porque foi usado, na epoca o PS2 ja estava rolando e o Super Nintendo ja era reliquia, joguei na vida umas 8 vezes em super nintendo e era sempre o Super Mario em praticamente todas elas. (nao por escolha propria) hoje a galera reclama ate dar cor de pele do personagem no videogame, nessa epoca voce era um quadrado amarelo e "te vira ai meu irmao" kkkkkkkk
Sensacional. Chorei assistindo, nunca havia chorado ao assistir um documentário. Senti como se fosse hoje, meu primeiro Dactar, e depois o Intellivision do meu primo que veio para mim. Lembro de todos os jogos, e da sensação de quebrar um controle jogando Decathlon e ter que esperar meu pai receber o salário para me dar outro. Trabalho maravilhoso. Old Games forever. Parabéns!!!
esse documentário é fantástico! Se pudesse eu dava 100 likes! O registro histórico do que aconteceu na época da minha infância, para mim era só um aparelho desejado que chegava em nossa casa, mas na verdade havia uma grande indústria por trás, estratégias de marketing, acordos comerciais para uso de patentes, lei esdrúxulas que permitiam a legalização da pirataria no Brasil. Parabéns equipe da zeroquatro mídia!
Maravilhoso documentário! Tive o prazer de conhecer esses gráficos simples de clones do Atari, na minha infância nos anos 90, quando já estavam bem ultrapassados. Mais foi daí que eu adquiri a paixão que nunca morre, por essa coisa boa chamada Video Game! Parabéns à todos.
Sensacional o documentário!! Uma verdadeira viagem pela história do videogame no Brasil!!! Nem as maiores emissoras de TV fariam um trabalho tão bom!!! Parabéns!!!
Esse vídeo é uma aula de história fantástica, mesmo pra quem não viveu essa época assim como eu =] Só de ouvir todos esses relatos eu já consigo imaginar o quão incrível isso deve ter sido traçando um paralelo com a geração que eu vivi (8-bit) Acho que nunca disse um "Parabéns aos envolvidos" com tanta vontade quanto estou dizendo agora, isso aqui não tem preço!
Pelo amor de deus. Maravilhoso. Sou grato a cada pessoa que de dedicou a criar essa obra prima. Não tenho palavras para agradece-los por um documentário tão bom!!
Esse documentário é tão espetacular, que merecia ser licenciado pelo Netflix! ISSO é o que o UA-cam deveria recomendar! Eu não sabia nem 90% do que eu vi, aprendi tudo aqui! O Museu do Videogame, o Cinema Nacional merece e precisa guardar, este conteúdo de extrema importância. Muito obrigado, obrigado mesmo.
Só não paguei pra assistir pq não tem o botão: Pagar agora. Excelente documentário q me fez voltar à minha infância. Parabéns aos produtores! Aguardo o próximo
Este documentário está, sem dúvida, entre os melhores já produzidos no Brasil. São trabalhos como este que fazem UA-cam valer a pena. Muito obrigado pelo trabalho e meus parabéns pelo feito.
Lembrei minha infância, nasci em 78, tive meu Atari 1986 , meu pai técnico eletrônica ia comprar componentes de eletrônica nas lojas de assintencia, ia com ele sempre comprava cartuchos do Atari nossa era um sonho de criança, até hoje tenho vários cartuchos do Atari. Me emocionei com este Documentário Parabéns. Deu até vontade de jogar o futebol do Pelé , somente para escutar o som das explosão de fogos após o gol,
Vou confessar que nos primeiros segundos olhei o documentário com desdém. Não botei fé. Achei que fosse algo pequeno em relação a qualidade. Mas depois do primeiro minuto a qualidade de toda produção me surpreendeu e fiquei colado no sofá assistindo esse excelente documentário. Eu nem sabia da produção desta produção cinematográfica. Milagrosamente o apareceu para min no youtube. Essa foi a forma que tive acesso a este excelente conteúdo. Muito obrigado por este presente ! E parabéns pela produção primorosa e a narração do Flávio Dias o dublador do Beakman. Com essa narração deu ainda mais um toque mais nostálgico para essa obra prima. E que mais projetos como este sejam feitos futuramente relacionado ao infinito mundo dos videos games. Parabéns!!!!
Carlos Henrique Acho que fizeram da forma certa. Sem ficar defendendo uma coisa ou outra. Se fosse profissional de mais a produção não ia ser tão legal. Equilibrada qualidade e amadorismo para deixar video Natural.
Neriton Djonne, eu gostei tanto que eu já assisti umas três vezes e compartilhei com umas 100 pessoas que gostam deste universo. E todos eles, sem exceção adoraram! Será que futuramente veremos um documentário da geração 8bits e seus clones no Brasil?
@@CarlosHenrique-dl2rz Queremos fazer sim, se tudo der certo rodaremos no ano que vem, não será 100% igual já que hoje temos equipamento melhor, se der certo ele será rodado em 5.7K e finalizado em 4K.
Um dos melhores documentários que tive a oportunidade de assistir. Parabéns aos produtores pelo roteiro rico de detalhes, minha infância passou inteira assistindo!
Como alguém pode deslikear esse documentário maravilhoso eu pergunto Issa me irrita pois só a pesquisa já valeu tudo. Uma peça que deslikeia esse vídeo pra mim num vale o caroço da azeitona que cospe.tenho 79 anos e curti a fase do telejogo tá ligado mermão. O baguio é Loko demais. Eu apriceio o Kong e os jogos Taito que fazia a alegria da gente nos anos 70 puta méida mano que tempo bom
Pessoal!!!! Foi maravilhoso conhecer vcs na BGS!!!! Realmente fiquei emocionado, a ponto de quase chorar!!! Ver um MSX, funcionando já tinha me deixado sem palavras a ponto de ir mostrar pro meu filho meu primeiro PC. Já tinha falado que esse documentário tinha sido sensacional, mas jamais imaginei encontrar vcs pessoalmente ... Obrigado mesmo, vcs são feras!!!
Neste documentário definitivo eu tenho q fazer meu breve registro. Hoje é 30 de outubro de 2023, acabei de assistir o documentário, tenho 45 anos e uma filha de 8 meses, aos meus 7 anos ganhei um Dactar com enduro e River Raid, era um cartucho com os dois jogos foram uma das únicas socializaçoes de infância q eu tive com meu pai. Onde acordavamos cedo p cuidar dos bichos da casa, porém antes a gente tirava alguns contra de river raid. Meu primo ganhou um Atari com asteroids e logo depois jogamos outros jogos, nós divertimos muito com decatlhon , keisntone kapers, jugle Hunt, Freeway... Foi uma época muito boa. Obrigado por este grande documentário. Vcs nos fizeram voltar no tempo.
Pq o UA-cam não me recomendou esse vídeo??? Vídeo super bem feito, muito bem editado, parece que essa porcaria de UA-cam gosta de esconder da gente o que é bom.
QUE documentario rico em conteudo meu DEUS , isso era pra ta no em ALTA com milhoes de visualizaçoes, isso é um belo conteudo de HISTORIA CONTEPORANEA....
Parabéns um espetáculo esse documentário! Eu tinha um Odyssey, com os Jogos Futebol Americano, Balão Travesso, Tartarugas e emprestava de um Vizinho o Senhor das Trevas, aqui onde moro a gente fazia campeonatos de Boliche, Basquete, Senhor das Travas, Tartarugas nos fins de semanas era uma diversão maravilhosos com os vizinhos. Tinha vizinhos com Odyssey e Atari, Hoje eu um Atari Flashback. B
Lembro-me que tinha um canal e quando lançou este video vim prestigiar. Meu antigo canal se foi, mas novamente prestigio esse trabalho. Obrigado pelo documentário.
Que vídeo maravilhoso. Vejo muita gente falando em como era nostálgico jogar PS1 ou SNes e pra mim tudo começou com Atari e Odyssey. Me acabava de jogar Jawbreaker, Bank Heist, Hero, Keystone Keepers, Bobby's Goin' Home, Mr. Postman e outros. Me lembro que os valores eram bem altos. Meu pai não tinha condições de comprar um Atari, mas fiquei muito grato por ter um Supergame da CCE e as fitas "originais" multijogos da Dactar, rs. Muito obrigado pelo excelente trabalho ZeroQuatroMidia!
Compartilhei este vídeo na época e citei em um vídeo meu sobre o Splicevision. Assisti varias vezes esse documentário que pra mim e para muitos é uma aula de história dos vídeogames ! Parabéns ao Marcus guaret pela obra, e a zero quatro mídia pela produção 👏🏻👏🏻👏🏻🕹🎮🕹🎮
Parabéns!! Que documentário lindo!! Assisti do início ao fim, nem percebi o tempo passar, quando vi, o Documentário já estava no fim. Foi uma viagem aos anos 80 de novo!!
Que produção incrível. Parabéns. Como todo menino pobre de periferia, jogava na casa de quem tinha um pouco mais de condições financeiras. Jogávamos pouco pois queríamos mesmo era jogar bola e brincar na rua mas o videogame fez parte da minha infância mesmo que pouco.
Fico sem palavras depois de assistir mais de duas horas sem intervalos. Parabéns pelo documentário, ficou muito bom. Em diversas cenas e ao ouvir vários relatos fiquei emocionado ao relembrar dos bons e velhos tempos. Muito show
Eu assisto um documentário assim e me vem uma mistura de emoções que se descrevesse seria impossível , mas no fim os olhos ficam húmidos de saudades, não era fácil mas cada jogo era tão magnifico na sua simplicidade que era um mistério desvendado! Obrigado por me fazer lembrar dessa época maravilhosa da minha infância!
Maravilhoso documentario não conhecia muito a historia dos games em 83 porque nasci em 87 ...meu primeiro console foi o snes mas graças essa obra prima que vcs fizeram pude ver um pouco mais profundamente a historia desse grandes consoles que começaram essa era maravilhosa de video games que continua ate nos dia de hoje no nosso pais e no mundo.....PARABENS para todos os criadores e colaboradores desse sensacional documentario....eu como gamer so tenho que dizer.......... Muito Obrigado
Em 2 horas e 23 minutos eu voltei a minha infância !!!! Parabéns pelo registro histórico e farei de td para que outras pessoas tenham o acesso a este documentário extremamente bem realizado. Parabéns mais uma vez e sucesso !!!
Esse documentário foi fod@stico! Parabéns aos produtores que tiveram a sensibilidade e pra captar toda a emoção que os primeiros games e plataformas trouxeram e trazem até hj! Sou fã de retrô games e hoje graças a desenvolvedores independentes podemos reviver clássicos de games no Android. Até hoje tenho uma réplica do Dactar e um cartucho com cerca de 33 jogos na memória. Vamos fazer vídeo sobre os games retrô que ainda temos em casa e compartilhar! Viva os video-games!🤡👻👽🤖🤠
Quero dar os parabéns aos produtores pelo excelente documentário. Eu que vivi tudo isso posso dizer que assisti este vídeo com muito prazer e uma enorme e saudosa alegria. Simplesmente perfeito! Obrigado pelo resgate da memória dos videogames no Brasil. Luiz Fernandes de Moraes
Venhor agradecer pelo conteúdo (devidamente creditado na minha dissertação) que me ajudou a escrever minha Dissertação de Mestrado: "OS IMPACTOS DA LEI Nº 7.232/1984 NO MERCADO CONSUMIDOR DE JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL", que foi aprovada com louvor. Mais uma vez, obrigado
SENSACIONAL !! SIMPLESMENTE O MELHOR E MAIS COMPLETO DOCUMENTÁRIO SOBRE ESSE TEMA QUE VI NO UA-cam ,PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM E COLABORARAM COM ESTE VÍDEO MUITO OBRIGADO!!!!!!
Maravilhoso documentário! Muita saudade de uma época em que a infância realmente era boa. Não que a de hoje não pareça ser, mas que era diferente, mais pura, não tenho dúvidas. E os jogos, pela simplicidade, tornavam a coisa toda ainda mais lúdica!!! Parabéns pelo excelente trabalho! Emocionante!
Sensacional ver - e ouvir - com ricos detalhes inclusive de imagens e arquivo como o Video-Game chegou aqui no país e o auge de tudo. Foi um época que não vivi, mas se tivesse oportunidade não desperdiçaria um único segundo.
Assisti o documentário, e era o que esperava: Espetacular, tanto pela qualidade técnica, quando pelo seu excepcional conteúdo!Parabéns a você Artur, e toda a equipe que realizou esta obra prima. É algo que entrará para a história!
Ah, o youtube faz essas bizarrices mesmo. Mas olha só, esperamos que muito mais gente continue encontrando o documentário por aí pelos próximos anos! Obrigado demais por assistir e pelo comentário! Abração!
Que matéria fantástica. Eu vivi está época e era tipo o ditado, "Quem tinha olho em terra de cego era rei" . Quem tinha Atari, Odissey eram bambambans. Meu primeiro game foi um CCE que veio com um Grande Prix em 1986 e me lembro vagamente minha avó reclamando que videogame tirava a cor do tubo de imagem da TV, aí meu tio que era técnico eletrônico me deu uma Tv preto e Branco da Telefunken e passei a jogar nela. Porém quando minha avó estava viajando eu instalava o game na TV colorida. E era desse jeito, emprestávamos cartuchos, trocávamos de "vera", concursos, disputas em casa de colegas.... Mais tarde em 1990 (já quase maior de idade) eu tive um Atari que veio com o Galaxyan, naquela altura já tinha outra TV colorida a disposição sem interferir na da minha avó. depois apareceu lá uma cópia de um Nintendinho, chamado Micro Genius que veio do Paraguai, rodava jogos de 8bits. Queria ter guardado eles, mas minha tia se apossou deles e passou para frente. Fomos felizes e ainda somos felizes por ter feito parte desta turma. De vez em quando no computador mato a saudade jogando no emulador Stella. Hoje aqui em casa a "ratazana" de game é a esposa, eu jogo de vez em quando nos X one.
Me emocionei, um filme de minha infancia se passava ao msm tempo que assistia. Parabens! Pena que meus amigos fora do Br nao poderao entender. Pois e' fantastico!
Eu vi este vídeo está semana ,sou motorista de app e por acaso trabalhando passei em frente de um quebra galho e vi um Odissey na cx até com revistinha não pensei duas vezes comprei e muito emocionante.
Gostaria de parabenizar e agradecer aos idealizadores e participantes desse documentário histórico, sinceramente é o melhor que assisti até hoje sobre o assunto, meus irmãos e colegas de trabalho dizem que fiquei preso nos anos oitenta. A verdade é que os anos 70, 80 e 90 foram os melhores tempos de todos os tempos, onde muita coisa começou, onde nossa geração viu e ouviu surgir muita coisa que existe hoje. Parabéns pelo belo trabalho.
As vezes acho que é alguma programação do UA-cam mesmo... que a cada quantidade de likes um dislike é contabilizado, pois nao existe nenhum video com mais de 5000 likes que nao tenha um dislike... pois qual o motivo pra dar dislike aqui?
Se não fosse a origem desse primeiro vídeo game. Não existia o Atari 2600,Atari 7800,Nintendinho,Master System,Mega drive,Super Nintendo,Neo Geo,Sega Saturn,Atari Jaguar,3DO,Nintendo 64,PlayStation 1,2,3 e 4,Xbox,Xbox 360,Xbox ONe não teriam existido isso é minha opinião.
Exímio documentário! tenho 38 anos. Palmas para quem nasceu de 1980 pra trás e que durante a década de 80 até metade da 1990, presenciou e participou ativamente da verdadeira e única "Era de Ouro dos Jogos Eletrônicos". Somos fodas! temos o melhor da história.
Se alguém quiser ficar por 2 horas e pouco com uma sensação boa, um sorriso no rosto durante todo o tempo, enquanto descobre os fatos que proporcionaram a vinda dos videogames para o nosso país, esse é o vídeo.
Incrível como a publicidade é importante para um produto. Lembro de quando era criança, em perceber esse diferencial do videogame pra outros brinquedos, de ter um inimigo desejado e como era divertido tentar supera-lo. Essa ideia sempre me instigou. Genial
Pessoal meus parabéns pelo documentário, acabei de assisti-lo, parabéns pela qualidade do conteúdo, pela edição, por tantos detalhes, fiz uma viagem no tempo, e dentre tantos detalhes, aquela cena da criança abrindo o presente, mexeu muito comigo, me identifiquei na mesma hora, porque o momento que eu ganhei o meu atari foi o momento mais emocionante da minha vida!
Vídeo fantástico!... Eu sonhava em ter um Atari, um dia meu pai aceitou comprar um. Quando chegou em casa, me mostrou um Master System Super Compact!....quase chorei quando vi a caixa dele nesse doc :) Parabéns a todos envolvidos...
Sou colecionador do nível leigo, pobre e tipo Ronin, nesses tempos da epidemia Covid19 foi um alento ter descoberto pelo também recém descoberto youtuber Gilão (Games que Pariu), que me perdoe a divulgação mas que divulgo porque gostaria de parabenizar esse trabalho absurdamente bem feito, PARABÉNS, que material, que histórico, que documentário sensacional, não sei aonde desses 47 anos que não sabia muito do conceito todo do que foi Videogame. Lembro com certa tristeza e melancolia do meu pobre e batalhador e trabalhador e falecido pai quando ele acertou comprando um videogame da CCE o Supergame e eu desconcertado recebendo aquele "videogame" estranho que não era o "Atari da Atari" (rsrsrs), mas que me debutou, finalmente, com o MEU videogame, MEU, a carreira de "gamer" até hoje. Fiquei com inveja dos tais "kickadores" (tive que consulta o "ser que tudo sabe" para saber o que era "isso") por receberem uma cópia em Blu-Ray, aliás, se tiver algum canal vendendo essa pérola me direcionem. Fiquei enriquecido nessa época de abril/2020 com tamanho presente! Senhores, Parabéns, muito obrigado!
Não acredito que eram tão caros.. eu tive um dactar .. só posso agradecer ao meu pai por isso.. com certeza fez mto esforço para poder realizar este sonho
Parabéns pelo documentário. Vocês conseguiram não apenas passar informações como também me fizeram relembrar minha infância, meus amigos meus pais. Muito legal.
Gostou deste documentário? Apoie o nosso novo projeto: www.catarse.me/revistasdevideogame
Ola...fui responsável por 95% dos jogos para pc em português aqui no Brasil na década de 90 e também trabalhei em uma das maiores editoras de game da época como editor....muito bom esse documentário parabéns pela iniciativa.....
Sem querer menosprezar outros trabalhos, mas esse documentário é muito melhor do que muita super produção que tem por aí. Parabéns aos responsáveis.
OLA PESSOAL
TROUXE UM CONTEUDO POR FORA QUE ACHO Q VOU ADPTAR MSM
NO MEU CANAL
JOGOS DREAMCAST
COMEÇANDO PELO CLASSICO SONIC ADVENTURE
ME AUDEM AI TERMINAR ESSE JOGO INCRIVEL
SE INCREVAM
O CANAL ESTA EM PLANEJAMNETO AINDA ENTÃO OS CONTEUDOS NAO TEM DATAS PREVISTAS PARA
OS GOLS E OS QUADRINHOS
ua-cam.com/video/iPg1tHEWwTo/v-deo.html
Tentem incluir na Netflix! Trabalho sensacional que merece ser eternizado!
Netflix , apologia a pirataria kkk
Desceu uma lágrima aqui, esse foi uma época de ouro pra mim, lembro de cada detalhe vivido nessa época, e um documentário sobre essa época de ouro na voz do Beakman é tudo de bom, me causou uma série de emoções gostosas. Muito obrigado aos responsáveis por essa obra maravilhosa!!!
Excelente documentário! Precisamos de mais conteúdo de pesquisa histórica assim aqui no país. Parabéns!
Cheguei aqui graças a vocês, obrigado. Bem que vocês podiam divulgar mais iniciativas com qualidade do UA-cam BR, todos saem ganhando: midia, publico e até o próprio site em si.
Divulguem. Compartilhem. Pois quero ver a parte 2. Eu gosto muito da História TecToy no Brasil.
valeu Voxel por ter avisado geral ,video incrivel.
Kika, casa cmg ? Te dou amor, carinho, jogos nos seus lançamentos e um buldogue inglês.
Assistam mais documentarios assim.Quem sabe vcs deixam de ser SONYFANBOYS e começam a jogar video game de verdade.
Documentário sensacional, uma verdadeira viagem ao passado. Deve ter dado um trabalhão... Parabéns aos responsáveis.
Oia quem tah ai assistindo deixa o like no video, ta oky?
Você por aqui mestre? Que coisa boa!
Gostaria de comprar o documentário em mídia física. É possível?
Eu queria muito assistir, mas infelizmente não tem legenda CC, pois sou surdo. A legenda automática fica ruim, pois erra muitas palavras. Espero que consigam fazer a legenda, assim os surdos e deficientes auditivos possam apreciar esse documentário. Obrigado pela atenção. Abraços.
vc joga em qual console?
Teve uma super atualização do serviço de legendas, agora está mais próximo no que é falado!
Bem lembrado !
Vou fazer uma legenda para um amigo yankee, aproveito e faço uma verão em PT-BR, ok? Aí você abre num Media Player da vida.
@@MisterNerdigamer continua uma porr kkkk erra muitas e muitas palavras, tá certo que acerta mais do que erra, mas ainda sim, erra algumas que ficam sem sentido nenhum, mas é claro se não tem nada é melhor que nada kkk uma pena o vídeo não ser liberado para colocarem legendas manuais
Eu sou da época vivi tudo isto , obrigado quem produziu o DACTAR, era o que eu tinha na época. Matéria sensacional.
Ganhei meu Atari 2600 da Polyvox em 1983, eu tinha 6 anos e já mexia num TK-82C que estava lá em casa nem sei como. Jogava muito com meu tio na hora do almoço e nas madrugadas com meu irmão, escondido dos meus pais com o volume desligado e um travesseiro na porta pra luz da TV não ser vista por eles no corredor quando passassem. Hoje programo e sou professor de informática e raciocínio lógico graças à esse início. Bons tempos, o documentário me levou de volta no tempo. Bônus pro narrador, que dublou o Beakman, programa que me influenciou também no gosto pela ciência e seu método.
Esse documentário chega a ser emocionante... Tenho 48 anos e vivi toda essa historia. Parabéns aos que fizeram esse documentário.
Muito obrigado por assistir e pelo comentário! Abração!
Ruy para de mentir rapaaaa, vc não tem 48 anos
Vc tem 51 anos rapaaaaa
Eu queria ter vivo essa epoca, tenho 28 (nascido em 95) e so fui ter um videogame por volta de 2005 eu acho, eu devia ter 10 anos e o meu PS1 tambem porque foi usado, na epoca o PS2 ja estava rolando e o Super Nintendo ja era reliquia, joguei na vida umas 8 vezes em super nintendo e era sempre o Super Mario em praticamente todas elas. (nao por escolha propria)
hoje a galera reclama ate dar cor de pele do personagem no videogame, nessa epoca voce era um quadrado amarelo e "te vira ai meu irmao" kkkkkkkk
Sensacional. Chorei assistindo, nunca havia chorado ao assistir um documentário.
Senti como se fosse hoje, meu primeiro Dactar, e depois o Intellivision do meu primo que veio para mim. Lembro de todos os jogos, e da sensação de quebrar um controle jogando Decathlon e ter que esperar meu pai receber o salário para me dar outro.
Trabalho maravilhoso.
Old Games forever.
Parabéns!!!
esse documentário é fantástico! Se pudesse eu dava 100 likes! O registro histórico do que aconteceu na época da minha infância, para mim era só um aparelho desejado que chegava em nossa casa, mas na verdade havia uma grande indústria por trás, estratégias de marketing, acordos comerciais para uso de patentes, lei esdrúxulas que permitiam a legalização da pirataria no Brasil. Parabéns equipe da zeroquatro mídia!
O melhor de tudo é que o documentário é narrado pelo Beakman !
O mundo de Beakman👏🏻👏🏻👏🏻
Verdade, bem lembrado!
bem lembrado..
Karai Beakman do rato lester....kkk Muito bom.
Pra mim é o Ray dos caça-fantasmas. É, eu sou velho.
Maravilhoso documentário! Tive o prazer de conhecer esses gráficos simples de clones do Atari, na minha infância nos anos 90, quando já estavam bem ultrapassados. Mais foi daí que eu adquiri a paixão que nunca morre, por essa coisa boa chamada Video Game! Parabéns à todos.
É o melhor documentário BRASILEIRO sobre vídeo games! Sem dúvidas uma preciosidade...
Sensacional o documentário!! Uma verdadeira viagem pela história do videogame no Brasil!!! Nem as maiores emissoras de TV fariam um trabalho tão bom!!! Parabéns!!!
Q barato esse documentário! Caiu uma lágrima aqui de lembrar toda essa história q fez parte da minha infância...
Os videogames fazem parte da minha vida! Excelente documentário, parabéns pela qualidade e carinho na produção!
Muito obrigado por assistir e pelo comentário! Abração!
@André Luiz (oyť^6
Vc eh lixo esquerda?
Esse vídeo é uma aula de história fantástica, mesmo pra quem não viveu essa época assim como eu =] Só de ouvir todos esses relatos eu já consigo imaginar o quão incrível isso deve ter sido traçando um paralelo com a geração que eu vivi (8-bit) Acho que nunca disse um "Parabéns aos envolvidos" com tanta vontade quanto estou dizendo agora, isso aqui não tem preço!
Muito completo e rico em imagens o documentário.
👏👏👏👏👏👏👏
Também não vivi nessa época, eu nasci nos 90.
Mas serve pra gente VALORIZAR a história dos Vídeo-jogos.
Pelo amor de deus. Maravilhoso. Sou grato a cada pessoa que de dedicou a criar essa obra prima. Não tenho palavras para agradece-los por um documentário tão bom!!
Esse documentário é tão espetacular, que merecia ser licenciado pelo Netflix! ISSO é o que o UA-cam deveria recomendar! Eu não sabia nem 90% do que eu vi, aprendi tudo aqui! O Museu do Videogame, o Cinema Nacional merece e precisa guardar, este conteúdo de extrema importância. Muito obrigado, obrigado mesmo.
Só não paguei pra assistir pq não tem o botão: Pagar agora. Excelente documentário q me fez voltar à minha infância. Parabéns aos produtores! Aguardo o próximo
nunca assisti algo tao longo, sem pular cenas, na internet fora do Netflix.
parabens mesmo! muito bom.
Este documentário está, sem dúvida, entre os melhores já produzidos no Brasil. São trabalhos como este que fazem UA-cam valer a pena. Muito obrigado pelo trabalho e meus parabéns pelo feito.
Simplesmente o melhor documentário sobre videogame que eu já vi... Já assisti umas 4 vezes e não enjoo de ver pois ficou nota 1000. Parabéns!
Lembrei minha infância, nasci em 78, tive meu Atari 1986 , meu pai técnico eletrônica ia comprar componentes de eletrônica nas lojas de assintencia, ia com ele sempre comprava cartuchos do Atari nossa era um sonho de criança, até hoje tenho vários cartuchos do Atari. Me emocionei com este Documentário Parabéns. Deu até vontade de jogar o futebol do Pelé , somente para escutar o som das explosão de fogos após o gol,
Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Que bom que gostou! Abração!
Vou confessar que nos primeiros segundos olhei o documentário com desdém. Não botei fé. Achei que fosse algo pequeno em relação a qualidade. Mas depois do primeiro minuto a qualidade de toda produção me surpreendeu e fiquei colado no sofá assistindo esse excelente documentário. Eu nem sabia da produção desta produção cinematográfica. Milagrosamente o apareceu para min no youtube. Essa foi a forma que tive acesso a este excelente conteúdo. Muito obrigado por este presente ! E parabéns pela produção primorosa e a narração do Flávio Dias o dublador do Beakman. Com essa narração deu ainda mais um toque mais nostálgico para essa obra prima. E que mais projetos como este sejam feitos futuramente relacionado ao infinito mundo dos videos games. Parabéns!!!!
Carlos Henrique Acho que fizeram da forma certa. Sem ficar defendendo uma coisa ou outra. Se fosse profissional de mais a produção não ia ser tão legal. Equilibrada qualidade e amadorismo para deixar video Natural.
Neriton Djonne, eu gostei tanto que eu já assisti umas três vezes e compartilhei com umas 100 pessoas que gostam deste universo. E todos eles, sem exceção adoraram! Será que futuramente veremos um documentário da geração 8bits e seus clones no Brasil?
Eu também..quase nem ia ver, imaginei algo mais do mesmo digamos... mas tal qual ocorreu aí, logo no início já percebi que seria algo diferenciado.
Agora aproveite e compre o livro.
@@CarlosHenrique-dl2rz Queremos fazer sim, se tudo der certo rodaremos no ano que vem, não será 100% igual já que hoje temos equipamento melhor, se der certo ele será rodado em 5.7K e finalizado em 4K.
A qualidade deste documentário é divino, não tem preço, reunir tantos nomes que ajudaram nossa indústria e o nosso amor gamer.
Coloquei no vídeo sem nenhuma intenção de assistir comecei quando fui ver já estava acabando kkkkk ótimo documentário o narrador é o melhor.
Um dos melhores documentários que tive a oportunidade de assistir. Parabéns aos produtores pelo roteiro rico de detalhes, minha infância passou inteira assistindo!
Como alguém pode deslikear esse documentário maravilhoso eu pergunto Issa me irrita pois só a pesquisa já valeu tudo. Uma peça que deslikeia esse vídeo pra mim num vale o caroço da azeitona que cospe.tenho 79 anos e curti a fase do telejogo tá ligado mermão. O baguio é Loko demais. Eu apriceio o Kong e os jogos Taito que fazia a alegria da gente nos anos 70 puta méida mano que tempo bom
Um dos melhores documentários do UA-cam... 1 trilhão de estrelas
Como um super documentário como este só tem 35.000 visualizações?! Demais, parabéns a todos envolvidos.
Sem sombra de dúvidas, o melhor documentário sobre vídeo games que já foi feito. Parabéns aos idealizadores.
Muito obrigado por assistir!
Pessoal!!!! Foi maravilhoso conhecer vcs na BGS!!!! Realmente fiquei emocionado, a ponto de quase chorar!!! Ver um MSX, funcionando já tinha me deixado sem palavras a ponto de ir mostrar pro meu filho meu primeiro PC. Já tinha falado que esse documentário tinha sido sensacional, mas jamais imaginei encontrar vcs pessoalmente ... Obrigado mesmo, vcs são feras!!!
Que bacana, amigo, fico contente que tenha gostado do nosso "quarto do menino" na BGS!
Neste documentário definitivo eu tenho q fazer meu breve registro. Hoje é 30 de outubro de 2023, acabei de assistir o documentário, tenho 45 anos e uma filha de 8 meses, aos meus 7 anos ganhei um Dactar com enduro e River Raid, era um cartucho com os dois jogos foram uma das únicas socializaçoes de infância q eu tive com meu pai. Onde acordavamos cedo p cuidar dos bichos da casa, porém antes a gente tirava alguns contra de river raid. Meu primo ganhou um Atari com asteroids e logo depois jogamos outros jogos, nós divertimos muito com decatlhon , keisntone kapers, jugle Hunt, Freeway... Foi uma época muito boa. Obrigado por este grande documentário. Vcs nos fizeram voltar no tempo.
Pq o UA-cam não me recomendou esse vídeo??? Vídeo super bem feito, muito bem editado, parece que essa porcaria de UA-cam gosta de esconder da gente o que é bom.
Coisa mais fantástica que acabei de assistir, este filme tinha de ser exibido na tv aberta, um pouco na nossa história e cultura.
QUE documentario rico em conteudo meu DEUS , isso era pra ta no em ALTA com milhoes de visualizaçoes, isso é um belo conteudo de HISTORIA CONTEPORANEA....
Parabéns um espetáculo esse documentário! Eu tinha um Odyssey, com os Jogos Futebol Americano, Balão Travesso, Tartarugas e emprestava de um Vizinho o Senhor das Trevas, aqui onde moro a gente fazia campeonatos de Boliche, Basquete, Senhor das Travas, Tartarugas nos fins de semanas era uma diversão maravilhosos com os vizinhos.
Tinha vizinhos com Odyssey e Atari, Hoje eu um Atari Flashback. B
Lembro-me que tinha um canal e quando lançou este video vim prestigiar. Meu antigo canal se foi, mas novamente prestigio esse trabalho. Obrigado pelo documentário.
Que vídeo maravilhoso. Vejo muita gente falando em como era nostálgico jogar PS1 ou SNes e pra mim tudo começou com Atari e Odyssey. Me acabava de jogar Jawbreaker, Bank Heist, Hero, Keystone Keepers, Bobby's Goin' Home, Mr. Postman e outros. Me lembro que os valores eram bem altos. Meu pai não tinha condições de comprar um Atari, mas fiquei muito grato por ter um Supergame da CCE e as fitas "originais" multijogos da Dactar, rs. Muito obrigado pelo excelente trabalho ZeroQuatroMidia!
Show de bola esse documentário dá para viajar até no tempo voltar os anos 80👏👏👏pra vcs q fizeram esse documentário
Que documentário maravilhoso. Trouxe lembranças da minha infância. Atari pra mim trás muitas lembranças ótimas.
Simplesmente emocionante !!! Parabéns Marcus Garrett , ZeroQuatroMidia e todos envolvidos ,e MUITO OBRIGADO por nos proporcionar algo tão belo !!!!
Compartilhei este vídeo na época e citei em um vídeo meu sobre o Splicevision. Assisti varias vezes esse documentário que pra mim e para muitos é uma aula de história dos vídeogames ! Parabéns ao Marcus guaret pela obra, e a zero quatro mídia pela produção 👏🏻👏🏻👏🏻🕹🎮🕹🎮
Eu tinha um Onyx Junior! Ninguém conhecia, até hoje ninguém conhece. Cara, que legal lembrar dessa época!
Parabéns!!
Que documentário lindo!!
Assisti do início ao fim, nem percebi o tempo passar, quando vi, o Documentário já estava no fim.
Foi uma viagem aos anos 80 de novo!!
Documentário fantástico, principalmente para quem viveu essa época de ouro! Muito bem produzido e elaborado. Parabéns à todos os envolvidos!
Que produção incrível. Parabéns. Como todo menino pobre de periferia, jogava na casa de quem tinha um pouco mais de condições financeiras. Jogávamos pouco pois queríamos mesmo era jogar bola e brincar na rua mas o videogame fez parte da minha infância mesmo que pouco.
Fico sem palavras depois de assistir mais de duas horas sem intervalos. Parabéns pelo documentário, ficou muito bom. Em diversas cenas e ao ouvir vários relatos fiquei emocionado ao relembrar dos bons e velhos tempos. Muito show
Muito bom,me fez chorar e lembrar quando ganhei meu Atari,o melhor documentário sobre games que assisti,obrigado!
Eu assisto um documentário assim e me vem uma mistura de emoções que se descrevesse seria impossível , mas no fim os olhos ficam húmidos de saudades, não era fácil mas cada jogo era tão magnifico na sua simplicidade que era um mistério desvendado! Obrigado por me fazer lembrar dessa época maravilhosa da minha infância!
Maravilhoso documentario não conhecia muito a historia dos games em 83 porque nasci em 87 ...meu primeiro console foi o snes
mas graças essa obra prima que vcs fizeram pude ver um pouco mais profundamente a historia desse grandes consoles que começaram
essa era maravilhosa de video games que continua ate nos dia de hoje no nosso pais e no mundo.....PARABENS para todos os criadores e colaboradores
desse sensacional documentario....eu como gamer so tenho que dizer.......... Muito Obrigado
Muito obrigado por assistir! E valeu demais pelos comentários! Abração!
Sensacional!
Pensei em assistir 20 minutos e continuar depois... não consegui. Vi tudo de uma vez.
Parabéns pela produção.
Em 2 horas e 23 minutos eu voltei a minha infância !!!! Parabéns pelo registro histórico e farei de td para que outras pessoas tenham o acesso a este documentário extremamente bem realizado. Parabéns mais uma vez e sucesso !!!
Muito obrigado por assistir! Valeu demais pela força, abração!
Parabéns a todos que participaram desse projeto, agradeço.
O melhor documentário já produzido da era mágica dos videogames! Espetacular!
Esse documentário foi fod@stico! Parabéns aos produtores que tiveram a sensibilidade e pra captar toda a emoção que os primeiros games e plataformas trouxeram e trazem até hj! Sou fã de retrô games e hoje graças a desenvolvedores independentes podemos reviver clássicos de games no Android. Até hoje tenho uma réplica do Dactar e um cartucho com cerca de 33 jogos na memória. Vamos fazer vídeo sobre os games retrô que ainda temos em casa e compartilhar! Viva os video-games!🤡👻👽🤖🤠
Muito obrigado por assistir e pelo comentário! Abração!
Quero dar os parabéns aos produtores pelo excelente documentário. Eu que vivi tudo isso posso dizer que assisti este vídeo com muito prazer e uma enorme e saudosa alegria. Simplesmente perfeito! Obrigado pelo resgate da memória dos videogames no Brasil.
Luiz Fernandes de Moraes
Muito grato, Seu Luiz, elogios vindos do senhor, um verdadeiro PIONEIRO da história dos jogos no Brasil, é algo sem preço! Obrigado mesmo!
esse documentário é excelente, muito bem feito e com a voz do narrador mais nostálgica da memória da infância
Venhor agradecer pelo conteúdo (devidamente creditado na minha dissertação) que me ajudou a escrever minha Dissertação de Mestrado: "OS IMPACTOS DA LEI Nº 7.232/1984 NO MERCADO CONSUMIDOR DE JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL", que foi aprovada com louvor. Mais uma vez, obrigado
SENSACIONAL !! SIMPLESMENTE O MELHOR E MAIS COMPLETO DOCUMENTÁRIO SOBRE ESSE TEMA QUE VI NO UA-cam ,PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM E COLABORARAM COM ESTE VÍDEO MUITO OBRIGADO!!!!!!
Valeu demais pela força!
Fenomenal, maior documentário já feito sobre o início da indústria de games no Brasil!Parabéns...
Assisti até o final...no final bateu saudades dos meus tempos de criança ;(
Maravilhoso documentário! Muita saudade de uma época em que a infância realmente era boa. Não que a de hoje não pareça ser, mas que era diferente, mais pura, não tenho dúvidas. E os jogos, pela simplicidade, tornavam a coisa toda ainda mais lúdica!!! Parabéns pelo excelente trabalho! Emocionante!
Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!
Parabéns e obrigado a todos os envolvidos nesse magnífico documentário.
Vidas Infinitas!
Muito obrigado por assistir e pelo comentário! Abração!
Sensacional ver - e ouvir - com ricos detalhes inclusive de imagens e arquivo como o Video-Game chegou aqui no país e o auge de tudo. Foi um época que não vivi, mas se tivesse oportunidade não desperdiçaria um único segundo.
É uma nostalgia total eu vivi tudo isso, não pensei que iria conseguir assistir até o final mas aguentei as 2 horas e 23 minutos pq é ótimo!
Vivi também isso, a molecada de hoje, não sabe o que descascar um fio da caixinha e ligar na antena
Take 1 era minha locadora na Visconde de Pirajá em Ipanema.
Assisti o documentário, e era o que esperava: Espetacular, tanto pela qualidade técnica, quando pelo seu excepcional conteúdo!Parabéns a você Artur, e toda a equipe que realizou esta obra prima. É algo que entrará para a história!
Atari, insuperável, tenho muitos vídeo games, mais o Atari é o xodó, além de jogar ainda!!!
o mundo dos games, é praticamente o mundo que conheço, senão fosse isso não teria amigos na infância.
Parabéns pelo trabalho ficou ótimo e muito obrigado pela oportunidade de conhecer melhor e rever essa história.
Ganhei o Atari da Polyvox em 87.
Que bom ter a oportunidade de conhecer de onde ele veio e como isso tudo começou no Brasil.
Excelente documentário. Gostinho de nostalgia dos inesquecíveis anos 80. Valeu por partilhar esse conteúdo fantástico.
Esse documentário é de 2017 e só agora o UA-cam manda pra mim? Seu documentário é maravilhoso!
Ah, o youtube faz essas bizarrices mesmo. Mas olha só, esperamos que muito mais gente continue encontrando o documentário por aí pelos próximos anos! Obrigado demais por assistir e pelo comentário! Abração!
@@ZeroQuatroMidia eu que agradeço mesmo, já compartilhei espero que tenha milhões de views, merece mesmo!
Que matéria fantástica. Eu vivi está época e era tipo o ditado, "Quem tinha olho em terra de cego era rei" . Quem tinha Atari, Odissey eram bambambans. Meu primeiro game foi um CCE que veio com um Grande Prix em 1986 e me lembro vagamente minha avó reclamando que videogame tirava a cor do tubo de imagem da TV, aí meu tio que era técnico eletrônico me deu uma Tv preto e Branco da Telefunken e passei a jogar nela. Porém quando minha avó estava viajando eu instalava o game na TV colorida. E era desse jeito, emprestávamos cartuchos, trocávamos de "vera", concursos, disputas em casa de colegas.... Mais tarde em 1990 (já quase maior de idade) eu tive um Atari que veio com o Galaxyan, naquela altura já tinha outra TV colorida a disposição sem interferir na da minha avó. depois apareceu lá uma cópia de um Nintendinho, chamado Micro Genius que veio do Paraguai, rodava jogos de 8bits. Queria ter guardado eles, mas minha tia se apossou deles e passou para frente. Fomos felizes e ainda somos felizes por ter feito parte desta turma. De vez em quando no computador mato a saudade jogando no emulador Stella. Hoje aqui em casa a "ratazana" de game é a esposa, eu jogo de vez em quando nos X one.
Baita Nostalgia.. Aos Mestres com Carinho.. Parabéns!!
Essa é a terceira vez que vejo esse documentário, parabéns aos criadores !!!!!
Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Valeu demais, que bom que gostou! Abração!
Me emocionei, um filme de minha infancia se passava ao msm tempo que assistia. Parabens! Pena que meus amigos fora do Br nao poderao entender. Pois e' fantastico!
Eu vi este vídeo está semana ,sou motorista de app e por acaso trabalhando passei em frente de um quebra galho e vi um Odissey na cx até com revistinha não pensei duas vezes comprei e muito emocionante.
Muito obrigado por assistir e pela força! Abração!
2020 !!!!
Melhor vídeo de games antigos !
Parabéns!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Relembrei minha infância maravilhosa de ótimas recordações.
Gostaria de parabenizar e agradecer aos idealizadores e participantes desse documentário histórico, sinceramente é o melhor que assisti até hoje sobre o assunto, meus irmãos e colegas de trabalho dizem que fiquei preso nos anos oitenta.
A verdade é que os anos 70, 80 e 90 foram os melhores tempos de todos os tempos, onde muita coisa começou, onde nossa geração viu e ouviu surgir muita coisa que existe hoje.
Parabéns pelo belo trabalho.
peloamooooooooorrr.... como alguem pode dar dislike numa obra prima dessa? pqp! só pode ser estes jovens malditos de hj em dia
Tmbm acho. Documentário fantástico. Colega você é de Itu?
Tem gente que não curte nada...
Vieram ao mundo pra descurtir as coisas.
As vezes acho que é alguma programação do UA-cam mesmo... que a cada quantidade de likes um dislike é contabilizado, pois nao existe nenhum video com mais de 5000 likes que nao tenha um dislike... pois qual o motivo pra dar dislike aqui?
Se não fosse a origem desse primeiro vídeo game. Não existia o Atari 2600,Atari 7800,Nintendinho,Master System,Mega drive,Super Nintendo,Neo Geo,Sega Saturn,Atari Jaguar,3DO,Nintendo 64,PlayStation 1,2,3 e 4,Xbox,Xbox 360,Xbox ONe não teriam existido isso é minha opinião.
Lembrando que nessa época o Jackie pagava os jogos com uma mamada !
Exímio documentário! tenho 38 anos. Palmas para quem nasceu de 1980 pra trás e que durante a década de 80 até metade da 1990, presenciou e participou ativamente da verdadeira e única "Era de Ouro dos Jogos Eletrônicos". Somos fodas! temos o melhor da história.
Se alguém quiser ficar por 2 horas e pouco com uma sensação boa, um sorriso no rosto durante todo o tempo, enquanto descobre os fatos que proporcionaram a vinda dos videogames para o nosso país, esse é o vídeo.
Documentário espetacular! Parabéns! 👏👏👏
Incrível como a publicidade é importante para um produto. Lembro de quando era criança, em perceber esse diferencial do videogame pra outros brinquedos, de ter um inimigo desejado e como era divertido tentar supera-lo. Essa ideia sempre me instigou. Genial
Simplesmente maravilhoso! Revivi minha infância nessas 2 horas de documentário. Muito obrigado!!!!
Pessoal meus parabéns pelo documentário, acabei de assisti-lo, parabéns pela qualidade do conteúdo, pela edição, por tantos detalhes, fiz uma viagem no tempo, e dentre tantos detalhes, aquela cena da criança abrindo o presente, mexeu muito comigo, me identifiquei na mesma hora, porque o momento que eu ganhei o meu atari foi o momento mais emocionante da minha vida!
Que primor de documentário, que iniciativa linda, para mostrar a luta que foi trazer a máquina mágica para nós! Parabéns!!!
Vídeo fantástico!... Eu sonhava em ter um Atari, um dia meu pai aceitou comprar um. Quando chegou em casa, me mostrou um Master System Super Compact!....quase chorei quando vi a caixa dele nesse doc :)
Parabéns a todos envolvidos...
Sou colecionador do nível leigo, pobre e tipo Ronin, nesses tempos da epidemia Covid19 foi um alento ter descoberto pelo também recém descoberto youtuber Gilão (Games que Pariu), que me perdoe a divulgação mas que divulgo porque gostaria de parabenizar esse trabalho absurdamente bem feito, PARABÉNS, que material, que histórico, que documentário sensacional, não sei aonde desses 47 anos que não sabia muito do conceito todo do que foi Videogame. Lembro com certa tristeza e melancolia do meu pobre e batalhador e trabalhador e falecido pai quando ele acertou comprando um videogame da CCE o Supergame e eu desconcertado recebendo aquele "videogame" estranho que não era o "Atari da Atari" (rsrsrs), mas que me debutou, finalmente, com o MEU videogame, MEU, a carreira de "gamer" até hoje. Fiquei com inveja dos tais "kickadores" (tive que consulta o "ser que tudo sabe" para saber o que era "isso") por receberem uma cópia em Blu-Ray, aliás, se tiver algum canal vendendo essa pérola me direcionem. Fiquei enriquecido nessa época de abril/2020 com tamanho presente! Senhores, Parabéns, muito obrigado!
Muito obrigado por assistir e pelo comentário! E o Gilão é uma lenda mesmo, o canal dele é rico incrível. Abração!
Estou sem palavras e diria até emocionado com esse maravilhoso documentário. Parabéns e muito obrigado.
Não acredito que eram tão caros.. eu tive um dactar .. só posso agradecer ao meu pai por isso.. com certeza fez mto esforço para poder realizar este sonho
Parabéns pelo documentário. Vocês conseguiram não apenas passar informações como também me fizeram relembrar minha infância, meus amigos meus pais. Muito legal.
Que superprodução. Incrível, impecável trabalho. Digna de prêmio. Muito obrigado por essa contribuição a todos que viveram isso e a memória afetiva.
Adorei!!!
Aprendi muito, muito obrigado pela iniciativa, parabéns pelo documentário!!!