No exemplo da fila… eu respeito rigorosamente filas de banco, de mercado, de ônibus… mas eu não entendo porque se deve respeitar a fila em Buffet. Por que você tem que esperar alguém pegar o que você não quer para poder pegar o que você quer? Não faz sentido.
Realmente não tem lógica esperar perto de pratos que você não quer, quando o lógico seria aproximar-se educadamente da sessão de interesse e se servir. Isso é lógica.
Eu não espero fila de buffet....qndo chega minha vez se tiver gente embaçando na frente eu passo...não fico esperando a pessoa escolher.....gente andando na minha frente devagar é mesmo q me matar eu passo na frente
Muito explicativo esse vídeo. Meu filho tem 14 anos e ainda nao consegue entender duplo sentido, sarcasmo e acha normal ser o super-sincero, falar de nossos planos pra qualquer um, e agora sofremos porque quer postar tudo na internet
Tive diagnóstico ano passado com 39 anos. Hoje eu percebo que durante a minha vida, muitas vezes alguém ficava irritado ou chateado comigo e eu não entendia o porquê. E quando eu era criança, meus pais passavam muita vergonha comigo porque eu não tinha a menor noção de assuntos proibidos até eu tomar uma bronca.
Tive vários problemas pro meu filho em relação a isso, principalmente em demonstrar consideração em datas comemorativas (aniversário, Natal) pra comigo e outras pessoas. No entendimento dele, a presença ou não dele nessas ocasiões é indiferente pq a pessoa que o convidou para um aniversário, por exemplo, tem que entender que ele não gosta de ir em reuniões. Mas quando é o aniversário dele mesmo, adora receber a atenção dos outros e gosta das pessoas reunidas pra dar atenção a ele, vai entender 😅
Eu sou mais essa personagem do The Bridge. Acho que o erro é do parceiro em trair e esconder as coisas da esposa. Se ele não tivesse "culpa no cartório", não haveria problema nenhum nessa cena. O fato é que as pessoas escondem as coisas,e às vezes,escondem coisas inocentes como um passeio com um amigo ou amiga,e o fato de não falar e o outro descobrir, é o que dá a impressão de má fé. Meus relacionamentos não dão certo por causa disso. Até minha vida familiar é prejudicada, porque os neurotípicos não sabem o quanto é cansativo o fato deles omitirem,mentirem,dar voltas nas palavras e não falarem as coisas de forma clara. Detalhe: minha mãe disse que com ou sem problema, é questão de boa vontade minha fazer as coisas (perdi a noção espacial devido a um trauma emocional recentemente,tive um meltdonw muito forte,e passei a sentir fome, que antes não sentia,mas estou cheia de hematomas porque comecei a tropeçar e esbarrar em tudo, inclusive não estou andando de bicicleta pra não correr riscos e também não esbarrar nos veículos dos outros e causar danos. Ontem passei vergonha no banco tentando abrir a porta de vidro, sendo que ela estava aberta do lado e eu não soube diferenciar. Não consigo cozinhar e lavar a louça sem dar voltas pela casa toda hora ou andar na ponta dos pés (minha psicóloga suspeita que tenho TDAH junto, porque na época da faculdade saía de sala e andava o tempo todo,em viagens de ônibus sozinha (me desacostumei a viajar sozinha desde a pandemia, além de ter tido aumento das minhas comorbidades ansiedade e depressão e enfim a descoberta do Asperger,tenho crises de pânico e faço muitas estereotipias sentada, pois a minha vontade é ficar andando no corredor. Por isso, quando escuto alguém falar de suicídio na família e de amigos e falam aquela frase que considero irritante e hipócrita que é: " Não sei por que fulano (a) fez isso?", se for perto de mim que eu escutar,respondo:" Sabe sim, você que não quis ver ou talvez tenha minimizado o problema,sei que pode não ter sido por mal,mas o fato de julgar o funcionamento cerebral dos outros pelo seu,te leva a esse tipo de pergunta imbecil!", sei que sou muito direta e grosseira às vezes,mas acho que tem coisas que as pessoas precisam ouvir pra se tornarem mais atentas e olharem pro outro com mais compreensão.
Nossa 😮, me vi muito no seu texto, e penso da mesma forma, e faço coisas assim, parecidas como vc descreveu e eu tenho uma filha autista nível 1, possivelmente devo ser também, as vezes é bom saber que não sou a única que passa vergonha mas portas de vidro e sem noção de espaço e lateralidade, evito muito sair de casa por isso.
Leio muito por varios motivos. Um deles é pq é assim que encontro explicitações que me definem... me encontrei nas tuas palavras... ninguém valida minhas dificuldades principalmente pq sou mulher e mãe com sérias dificuldades pra comer, fazer comida e lavar louça.😢
Meu filho autista de 9 anos faz Kumon de português e tenho observado que as perguntas de interpretação de texto a cada etapa foca mais nas intenções e ponto de vista das personagens. De forma cada fez mais sutil.
Eu recém descobri o autismo na minha vida agora com 43 anos. Infelizmente sempre tive isso de ser "sincera demais", as vezes inconveniente. Eu consigo me colocar no lugar das pessoas em muitas situações, mas sinto que não consigo mentir. Quando percebo lá estou eu dizendo verdades constrangedoras, que já me prejudicaram muito. 😔
Eu até agora brinco e falo, quem tem Filtro é Instagram !!! antes Eu dizia "infelizmente", hoje penso: de quanta Situação desconfortável, coativa, já me livrei graças à minha Falta de Filtro (claro que tbm já fiz umas Gafes bem legais kkkk)
Quando eu estava na 2a série a profa. nos dava um horário livre pra jogar jogo da velha. Eu jogava com um colega que sempre ganhava até que a prof me mostrou o que tinha que fazer. Quando eu tinha uns 20 anos minha mãe não queria que uma pessoa encontrasse a outra e começou a inventar uma história aí eu falei "mas mãe, a fulana tá em casa!" O auje foi no meu último trabalho, uma colega e o chefe me empurraram trabalho dela sem eu saber, quando viram que eu descobri outras colegas falaram "a gente achou que tu sabia mas a gente não quis se meter na tua decisão" pq teria sido outra. Uns dias antes ela embarcou atrás do carro e eu na frente (ela sempre fazia questão de ir na frente) e ficou cantarolando, achei estranho. Depois ela me contou que alguém nos chamou de pobre mas a história não tinha sentido, depois eu entendi, era mentira, ela queria que eu me sentisse mau. Meses depois ela brigou feio com o braço direito do chefe, tudo que vc não diz pra uma mulher frustrada ele disse, ela pediu as contas e foi chorar em casa, demos muita risada no trabalho 😂.
Me sinto tão bem de ouvir vc falar que oke eu sinto tem sentido, já perdi tanto na minha vida por não conseguir me adaptar a essas situações, obrigado de verdade
Tenho vários pacientes que nunca foram diagnosticados como autistas, mas, depois fazendo uma avaliação mais criteriosa, são autistas, adultos, que não aprenderam esse comportamento da tomada de perspectiva, como você chama, Lucelmo. Em psicodrama, chama, estar no lugar do outro, ou inversão de papéis, uma habilidade que vem depois da relação de par, com a possibilidade da triangulação e da cadeia. Para se inverter o papel, no caso do autista, é preciso fazer ele jogar, no papel do outro, e posicionar as diferenças
Sou psicóloga, faço a pós graduação em TEA e só atendo autista adulto, percebo que o déficit da tomada de perspectiva gera inúmeros prejuízos nos relacionamentos.
Há um livro do Paul Bloom chamado "Contra a empatia" que traz um debate interessante sobre a compreensão emocional da empatia e racional da compaixão. Para uma pessoa com TEA, a dificuldade de se tomar a perspectiva do outro, poderia ser mais racional do que emocional? Pergunto isso, porque, quando eu penso naquilo que poderia incomodar alguém, existe uma variável a ser considerada: tomar as próprias preferências como referência. Para uma pessoa com inflexibilidade na cognição social, é muito mais lógico do que emocional, concluir que: se eu gosto, o outro também deve gostar, ou, se não me importo com isso, o outro também não deve ligar. Minha linha de raciocínio é razoável?
Eu só acho que a gente tem que bater um pouco na tecla de que essa empatia pode ser desenvolvida, trabalhada, etc. Porque o estigma em cima do autismo pode facilmente associar isso ao transtorno de personalidade antisocial e daí só ladeira.
Mas isso me leva a um questionamento: empatia desenvolvida é realmente empatia? Porque por exemplo, um indivíduo com dupla excepcionalidade (TEA e superdotação), a tendência e facilidade dele de enchergar as coisas de forma extremamente lógica e tendência de perceber e criar padrões pode fazer com que ele aprenda por associação como determinadas situações e comportamentos afetam outras pessoas e como essas pessoas se sentiriam com isso, mas isso não quer dizer que ele realmente entenda profundamente aquilo, e isso pode, por vezes, causar conflitos internos com o passar do tempo. Fez sentido? (deixando claro que meu comentário carece de base científica, é baseado puramente em conhecimento adiquirido por meios informais)
@@willerherculano291 olha, o que voce escreve tem um pouco de sentido. O problema é que voce entende superdotacao como algo meramente cognitivo e a superdotacao também interfere nas emoções. Nao é so o raciocinio lógico que é "maior", mas todo o sistema dessa pessoa incluindo as emoções. E sim, se voce aprendeu empatia a partir de algum mecanismo meramente cognitivo me parece empatia, pois voce poderia escolher ignorar esse aprendizado ou agencia-lo para outra coisa. Contudo, escolheu o respeito e o entendimento do outro.
Existe a empatia cognitiva e a empatia emocional. Os psicopatas possuem a cognitiva, ou seja, sabem o que fazer pra demonstrar empatia, mas não a sentem de verdade. Os autistas possuem a empatia emocional, eles sentem empatia, mas não sabem o que fazer para demonstrar.
Nem sei se eu tenho empatia. Tem umas coisas que ofendem as pessoas que eu não entendo, porque eu penso diferente delas, e pra mim aquilo não é ofensivo.
Meus filhos gêmeos foram diagnosticados só agora, aos 16 anos com autismo leve. A empatia é a característica que mais me preocupa neles. Principalmente quando morre alguém. Eles não demostram sentimentos. Outro dia morreu o cachorro de uma tia minha. Eles demonstravam carinho por esse cachorrinho quando a gente ia lá. Faziam carinho, davam atenção. Quando contei que o cachorro tinha morrido eles não mudaram nem a expressão facial.
@@andreiafernandes9111 É uma empatia muito interna provavelmente. Talvez vc q tenha limitacoes em acessar o interno deles. Como autista digo, é diferente. Recente meu tio morreu. E ele me avisou no sonho e se despediu 1 mes antes. Avisei minha mae. Ela narcisista desprezou. 1 mes apos, ele foi internado. E eu disse, se prepara q pode ser agora. Ele morreu. Eu, aos olhos dela estava frio. Afinal sabia q ele sobreviveria a morte, conversei com ele fora de meu corpo no periodo do sono. Estava tranquilo q era o melhor p ele. Ela ficou mal e sem entender minha reacao. Tvz meu depoimento te ajude a se conectaar diferente com seu filho.
@@andreiafernandes9111o meu tem 6 anos… ontem o melhor amigo bateu a boca e estava chorando e sangrando… ele continuou brincando super animado do lado dele. Eu fiquei muito preocupada.
Meu amigo Lucelmo(sim, maratono seus vídeos e já te considero/ouço/admiro muito mais que pessoas próximas🤣), muito obrigada por explicar com tanta excelência.. Há 9 meses recebi o laudo do meu filho de 06 anos(autismo grau1). Você tem me ajudado demais a entendê-lo e conseguir ajudá-lo. São muitas dificuldades que passam despercebidas.. muitas vezes invisíveis para quem não covive com autismo 24h. Gostaria de saber se sua alimentação foi melhorando com o passar dos anos.. pois a seletividade do meu filho é o que tem me preocupado no momento.. em casa ainda consigo fazer tudo o q ele gosta(uns 15 alimentos).. O pior é o lanche da escola.. Só levou manga e suco esse 2⁰ semestre.. meu medo hoje é não achar manga madura😬😅🤣 Promete pra mim que isso vai melhorar hein?!?!😂😅😂😅 Um ótimo Natal e um Ano Novo cheio de Realizações!!!❤
Meu filho foi diagnosticado autista a pouco tempo, e vendo seus videos por causa d diagnostico dele, fiz c ele, e ele acertou, entao fiquei confusa... Mimha filha tem TDAH e fiz com ela tambem, e ela tambem acertou...
acho que minhas filhas me veem assim... a do meio percebeu que é do autismo mas eu não percebo, não consigo entender as motivações alheias. As outras pessoas são como uma fortaleza (não que fortalece mas fortificada, inexpugnável) pra mim
O meu problema é não desviar de pessoas quando estou andando,e quando vou escolher algum produto no supermercado ou numa loja de roupas eu passo por cima 🥴
Acho q meu marido é autista nível 1. Está em investigação. Qdo ele quer passar em algum lugar e tiver alguém ali. Ele passa trombando e empurrando a pessoa.
Meu filho tem 5 anos já enfrentei problemas c filas e ele tmb tem mania de apalpar o corpo de pessoas estranhas bumbum e seios as pessoas acham engraçado hj mas sempre converso c ele digo q ele não pode fazer isto.
Prof meu aprendiz nivel 3 de suporte, DI moderada, apraxia de fala "severa" mesmo ensinando, aplicando ABA não sabe o que é mãe. Falo dá beijo pra mamãe ou entrega pra mamãe ele da pra mim. Estou amando o seu curso de aplicador ABA. Gratidão
Converse bastante com ela, faça tipo uma entrevista, porém de forma natural, perguntando como foi o dia na escola, o meu filho tem 6 anos e não fala, ano que vem vai pra primeira série 😢 ele não tem noção nenhuma de perigo. Queria tanto poder conversar com ele, e perguntar oque ele fez na escola
Sou autista, nível moderado, 57 anos e nunca me vejo bem com a Teoria da Mente... Eu não imaginaria que a outra com a carteira era amante. Sou bem inocente!
Lucelmo qual seria a relação da teoria da mente e a cognição do comportamento empático ? Pergunto, pois já vi estudos relacionando estes conteúdos e principalmente explicando a ausência de um comportamento empático conciso devido a diferença entre a empatia cognitiva e empatia afetiva, poderia falar sobre ?
Minha filha "passou" no teste das bonecas. Mas na avaliação neuropsicológica ela não se deu bem no teste dos homens cavando um poço, eu até chorei lendo o resultado.
Eu sou autista, e tenho problemas sérios de relacionamento, estou noivo de uma mulher autista e é muito difícil, correndo sério risco do casamento acabar, nunca namorei antes e tenho 29 anos, se eu me separar vou desistir, entendo que não tenho capacidade para constituir uma família.
Como você entende tudo da mente heim? Eu sei lá se eu faria igual a moca deste filme ai ,mas acho que ainda fico na fila e não pego ne ninguém ,mas não tenho paciência de ficar na fila ,só fico
Tenho algumas pacientes ADULTAS com TEA que tem bastante empatia... São exceções (??) É incomum, mas tem situações que "mudam o rumo" de características autistas, no caso de uma delas especificamente que é musicista, acredito que isso tem mudado o rumo de seu desenvolvimento... ❤
Tenho TEA e as pessoas ao meu redor também dizem que possuo muita empatia. Tenho bastante afinidade com a arte de forma geral e sei tocar 6 instrumentos. Acho que existe uma exceção sim.
A questão da fila é um dos exemplos de aprendizado sobre regras sociais. O autista que tem a cognição preservada, não consegue aprender as regras sociais e gravar isso na mente generalizando para outras situações ? Como por exemplo, aprender que não deve tocar no outro sem permissão, que não deve passar na frente dos outros em filas, etc?
Excelente esse vídeo...eu sempre quis entender um pouco mais sobre como ensinar teoria da mente pro meu filho que está dentro do TEA. existe algum livro em português que possa me ajudar nessa tarefa?
Olá ! Você já fez algum vídeo específico sobre as pessoas que , ao longo da vida , "aprenderam a esconder" os seus comportamentos atípicos e/ou , pior , transformaram esses comportamentos atípicos em outras manias , TOCs , etc... enfim , pessoas que os ditos "normais" consideram um "louco chato" , e os ditos "atípicos"(e seus respectivos tutores) consideram um "normal sem empatia/mimimi2.0) ? É um saco , passar uma vida "em algum lugar no meio do caminho"...
Espero que , um dia , você faça... seus vídeos , junto com os de umas poucas outras pessoas , estão me ajudando a , se não saber "o que sou" , ao menos descobrir "o que não sou" ! 🙏🏻🤝🏻@@lunaaba
Meu filho fez uma consulta com um neoropediatra e ele já disse que meu filho n tem nada(somente atraso de fala),porém ele não fez nenhum teste e as tias da creche insiste que ele tem alguma coisa (disse que ele tem um QI elevado) e tals. Mas ele está tendo acompanhamento com a fono (duas consultas até agora). É possível fechar diagnóstico sem ao menos fazer algum teste? Ele tem 2a e 4m e sabe as cores,vogais e números até 10 e quase todos os animais. Canta o abc (do jeito dele).
@@lunaabadescreveu meu menino com 1 e 5 meses sabia o alfabeto e números. E ouvi de vários profissionais q ele era normal, mimado que era só um atraso. Com 3 anos e meio veio o laudo
Mas você entregou para o Doutor os relatórios dos outros profissionais? Na primeira consulta do meu filho com o neuro levei relatório da fono, psicóloga e o da escola.. após o resultado do exame(ECC) ele já me deu o laudo(autismo grau1).. já passou a receita(Risperidona) e 15 dias depois de tomar o medicamento meu filho foi apresentando melhoras em vários sentidos(sono contínuo, menos estereotipias, maior foco, mais comunicativo e melhor interação social). O comportamento do meu filho na consulta também não tinha como dizer q não é um autista.. Nenhuma mãe quer receber esse diagnóstico.. eu fiquei mal(fase do Luto).. mas hoje eu estou fortalecida e luto pelos direitos do meu príncipe. O conhecimento vai nos fortalecendo e nos capacitando e com o Amor incondicional nós passamos por todas as barreiras.
@@stap2023 o pediatra dele disse q ele não era autista q era mimo. A neuro por umas 3 consultas disse q ele não era. Já na primeira consulta levei o parecer escolar dele descritivo psicopedagoga. Meu filho chorava horrores, sempre irritado atraso na fala.
Meu filho até hoje-, com 06 anos não consegue brincar de esconde-esconde.. pois não se esconde direito e se chamarem ele já responde.. bem inocente.. Vou listar aqui a maioria das características que meu filho tinha.. a maioria já tiveram uma grande evolução.. 🔷️Levava minha mão até o objeto de interesse. 🔷️Difícil entendimento de expressões faciais e da linguagem corporal das pessoas. 🔷️Não tolera mudanças ou imprevistos. 🔷️O interesse é maior por coisas do que por interações sociais. 🔷️Evita ao máximo contato com crianças, principalmente da mesma idade e menores. 🔷️Sons/barulhos incomodam muito mais facilmente do que outras pessoas. 🔷️Incapaz de estabelecer uma conversa de maneira natural e espontânea. 🔷️Não consegue brincar quando a brincadeira exija imaginação. 🔷️Dificuldade em participar de atividades em grupo. 🔷️Não possui interesses diversos, sempre mesmas músicas, mesmo filme e mesmos alimentos. 🔷️Dificuldade de compreender brincadeiras simples. 🔷️Não aceita as regras da brincadeira. 🔷️Evita interagir/brincar com crianças nos parques, chegando a fugir delas. 🔷️Andar nas pontas dos pés. 🔷️Segurar o lápis e principalmente a tesoura é algo mais difícil em ser feito corretamente. 🔷️Não aceita músicas. 🔷️Não gosta de abraços e beijos. 🔷️Chora copiosamente sem conseguir falar o motivo. 🔷️Texturas (sujeiras de tinta incomodam muito).. não gostar de slime e massinha.. medo de colocar pé no chão e no mato.. até mesmo no asfalto. 🔷️Dificuldade de comer grãos.. prefere pastosos. 🔷️Não come nenhuma guloseima. 🔷️Não tem NENHUM amigo. 🔷️Hiperfoco Carros.. Relâmpago Mcqueem.. sabe as falas do filme. 🔷️Hiperfoco Helicóptero.. 🔷️Dificuldade de compartilhar brinquedos e de brincar junto. 🔷️Dificuldade de olhar nos olhos e retribuir sorrisos.
Eu li faz tempo que vc não reconhece nada que não exista dentro de vc. Se eu sou honesto eu vou imaginar o mesmo dos outros. O que se faz é ensinar os autistas por regras a reconhecer intenções de fundo, etc o que é muito lento e cansativo. Eu sempre tive raiva daquela gente que nao faz nada mas tem contatos e um bom cargo nas empresas, então comecei a ler livros como "Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie" (que eu queria vomitar no início). Tem um autor (Napoleon Hill) de outros livros do tipo que diz que conheceu Andrew Carnegie, um cara importante mas ele nunca conheceu esse cara e passou a vida dando golpes. Eu fiquei pensando: o que tem na cabeça dessas pessoas?! Deixei pra lá. Tempos depois tava assistindo uma série "Loki" e comecei a pesquisar sobre mitologia e fui atrás desse arquetipo do mentiroso do Loki, Mephisto. Não sei se posso por link aqui mas tem um canal que fala sobre isso e tem um vídeo "The psychology of the trickster" Eternalised. Leiam a descrição do vídeo. Não tem em português mas tem legenda em espanhol do UA-cam. É só pra entender, não é pra fazer kkk.
@lunaaba Lucelmo, é possível alguém ser autista e esquizofrênico ou ter algum transtorno mental ou de personalidade também? Abraço Obrigado Leonardo de Soure ilha do Marajó Pará
Nao saber interpretar textos da perspectiva do autor pode ser essa falta de teoria da mente? Eu detesto poesia pq nunca sei o q elas querem dizer...em provas a parte de interpretação eu sou péssima...
Eu não entendo como um autista que não gosta de toque pode tocar nas pessoas dessa forma. Da a impressão que o autista é um espertinho, ou idiota entende? O indivíduo com Down eu sei que é bem ousado, vou dizer assim nesse sentido de ser sexualmente desinibido de jogar xaveco nas meninas e chamar para sair, mas o autista eu não entendi, qual é o nível de autismo dessa característica? Da fila eu entendo que a criança não aprende em casa sobre fila, então ela vai sofrer para aprender na escola, eu já vi isso muito. Sem contar que existem várias culturas de filas em São Paulo por exemplo no metrô é de um jeito no interior é de outro modo, se vc fica sentado até o ônibus chegar vc perde o lugar na fila como se fila fosse um grande privilégio. Vai entender.😆
Também acho estranho, meu filho é autista nível 3, ele não gosta de toque, mas ele ama tocar as pessoas. Eu no caso. E também não gosta de barulho tampa o ouvido, mas ele pode fazer barulho e gritar uma hora que não atrapalha a audição dele. Vai entender
Olá lucelmo, fiz o teste com meu filho, autista, sem D.I, ele já tem 9 anos, usei um copo e uma cesta, como no video do teste, porém ele ficou em dúvida primeiro ele disse que a bola estava no copo, mas rapidamente mudou e disse que estava na cesta, aí perguntei de novo copo ou cesta?ele me respondeu copo. Vc acha que ele pode ter melhorado na perspectiva ou pode não ter entendido o teste?
Essa perspectiva sua é resultado de uma compreensão errada de teoria da mente/empatia cognitiva. Ignora que é função projetiva, meta-cognitiva e meta-heuristica. A empatia cognitiva enquanto função pode ser preservada, mas como é função projetiva, se a tomada de decisão do indivíduo é distinta qualitativamente, mesmo pela simples racionalidade aumentada, o que vai ser projetado é distinto e consequentemente há a aparencia erronea de um deficit empático.
No exemplo da fila… eu respeito rigorosamente filas de banco, de mercado, de ônibus… mas eu não entendo porque se deve respeitar a fila em Buffet. Por que você tem que esperar alguém pegar o que você não quer para poder pegar o que você quer? Não faz sentido.
Eu furo a fila
Realmente não tem lógica esperar perto de pratos que você não quer, quando o lógico seria aproximar-se educadamente da sessão de interesse e se servir. Isso é lógica.
Eu não espero fila de buffet....qndo chega minha vez se tiver gente embaçando na frente eu passo...não fico esperando a pessoa escolher.....gente andando na minha frente devagar é mesmo q me matar eu passo na frente
Sobretudo porque é só pegar a Comida Gente, neh? tem Pessoas que ficam olhando absortos, demorando, escolhendo a Alface dourada ...
Nossa, sim!
Eu já me prejudiquei tanto por isso, ainda que seja um prejuízo leve. Amizades rompidas, oportunidades perdidas...
Muito explicativo esse vídeo. Meu filho tem 14 anos e ainda nao consegue entender duplo sentido, sarcasmo e acha normal ser o super-sincero, falar de nossos planos pra qualquer um, e agora sofremos porque quer postar tudo na internet
Tive diagnóstico ano passado com 39 anos. Hoje eu percebo que durante a minha vida, muitas vezes alguém ficava irritado ou chateado comigo e eu não entendia o porquê. E quando eu era criança, meus pais passavam muita vergonha comigo porque eu não tinha a menor noção de assuntos proibidos até eu tomar uma bronca.
Eu sempre fui verdadeiro ao limite 😂, falta total de noção de perigo também rsrsrs.
Tive vários problemas pro meu filho em relação a isso, principalmente em demonstrar consideração em datas comemorativas (aniversário, Natal) pra comigo e outras pessoas. No entendimento dele, a presença ou não dele nessas ocasiões é indiferente pq a pessoa que o convidou para um aniversário, por exemplo, tem que entender que ele não gosta de ir em reuniões. Mas quando é o aniversário dele mesmo, adora receber a atenção dos outros e gosta das pessoas reunidas pra dar atenção a ele, vai entender 😅
Eu sou mais essa personagem do The Bridge. Acho que o erro é do parceiro em trair e esconder as coisas da esposa. Se ele não tivesse "culpa no cartório", não haveria problema nenhum nessa cena. O fato é que as pessoas escondem as coisas,e às vezes,escondem coisas inocentes como um passeio com um amigo ou amiga,e o fato de não falar e o outro descobrir, é o que dá a impressão de má fé. Meus relacionamentos não dão certo por causa disso. Até minha vida familiar é prejudicada, porque os neurotípicos não sabem o quanto é cansativo o fato deles omitirem,mentirem,dar voltas nas palavras e não falarem as coisas de forma clara. Detalhe: minha mãe disse que com ou sem problema, é questão de boa vontade minha fazer as coisas (perdi a noção espacial devido a um trauma emocional recentemente,tive um meltdonw muito forte,e passei a sentir fome, que antes não sentia,mas estou cheia de hematomas porque comecei a tropeçar e esbarrar em tudo, inclusive não estou andando de bicicleta pra não correr riscos e também não esbarrar nos veículos dos outros e causar danos. Ontem passei vergonha no banco tentando abrir a porta de vidro, sendo que ela estava aberta do lado e eu não soube diferenciar. Não consigo cozinhar e lavar a louça sem dar voltas pela casa toda hora ou andar na ponta dos pés (minha psicóloga suspeita que tenho TDAH junto, porque na época da faculdade saía de sala e andava o tempo todo,em viagens de ônibus sozinha (me desacostumei a viajar sozinha desde a pandemia, além de ter tido aumento das minhas comorbidades ansiedade e depressão e enfim a descoberta do Asperger,tenho crises de pânico e faço muitas estereotipias sentada, pois a minha vontade é ficar andando no corredor. Por isso, quando escuto alguém falar de suicídio na família e de amigos e falam aquela frase que considero irritante e hipócrita que é: " Não sei por que fulano (a) fez isso?", se for perto de mim que eu escutar,respondo:" Sabe sim, você que não quis ver ou talvez tenha minimizado o problema,sei que pode não ter sido por mal,mas o fato de julgar o funcionamento cerebral dos outros pelo seu,te leva a esse tipo de pergunta imbecil!", sei que sou muito direta e grosseira às vezes,mas acho que tem coisas que as pessoas precisam ouvir pra se tornarem mais atentas e olharem pro outro com mais compreensão.
Nossa 😮, me vi muito no seu texto, e penso da mesma forma, e faço coisas assim, parecidas como vc descreveu e eu tenho uma filha autista nível 1, possivelmente devo ser também, as vezes é bom saber que não sou a única que passa vergonha mas portas de vidro e sem noção de espaço e lateralidade, evito muito sair de casa por isso.
EU ODEIO MENTIRAS E OMISSÕES.
Leio muito por varios motivos. Um deles é pq é assim que encontro explicitações que me definem... me encontrei nas tuas palavras... ninguém valida minhas dificuldades principalmente pq sou mulher e mãe com sérias dificuldades pra comer, fazer comida e lavar louça.😢
Meu filho autista de 9 anos faz Kumon de português e tenho observado que as perguntas de interpretação de texto a cada etapa foca mais nas intenções e ponto de vista das personagens. De forma cada fez mais sutil.
Eu recém descobri o autismo na minha vida agora com 43 anos.
Infelizmente sempre tive isso de ser "sincera demais", as vezes inconveniente.
Eu consigo me colocar no lugar das pessoas em muitas situações, mas sinto que não consigo mentir. Quando percebo lá estou eu dizendo verdades constrangedoras, que já me prejudicaram muito. 😔
Eu tb não consigo mentir, então evito falar, mas se alguém vem perguntar... eu não sei o que fazer kkkk.
Eu até agora brinco e falo, quem tem Filtro é Instagram !!! antes Eu dizia "infelizmente", hoje penso: de quanta Situação desconfortável, coativa, já me livrei graças à minha Falta de Filtro (claro que tbm já fiz umas Gafes bem legais kkkk)
Quando eu estava na 2a série a profa. nos dava um horário livre pra jogar jogo da velha. Eu jogava com um colega que sempre ganhava até que a prof me mostrou o que tinha que fazer. Quando eu tinha uns 20 anos minha mãe não queria que uma pessoa encontrasse a outra e começou a inventar uma história aí eu falei "mas mãe, a fulana tá em casa!" O auje foi no meu último trabalho, uma colega e o chefe me empurraram trabalho dela sem eu saber, quando viram que eu descobri outras colegas falaram "a gente achou que tu sabia mas a gente não quis se meter na tua decisão" pq teria sido outra. Uns dias antes ela embarcou atrás do carro e eu na frente (ela sempre fazia questão de ir na frente) e ficou cantarolando, achei estranho. Depois ela me contou que alguém nos chamou de pobre mas a história não tinha sentido, depois eu entendi, era mentira, ela queria que eu me sentisse mau. Meses depois ela brigou feio com o braço direito do chefe, tudo que vc não diz pra uma mulher frustrada ele disse, ela pediu as contas e foi chorar em casa, demos muita risada no trabalho 😂.
😂
Me sinto tão bem de ouvir vc falar que oke eu sinto tem sentido, já perdi tanto na minha vida por não conseguir me adaptar a essas situações, obrigado de verdade
Tenho vários pacientes que nunca foram diagnosticados como autistas, mas, depois fazendo uma avaliação mais criteriosa, são autistas, adultos, que não aprenderam esse comportamento da tomada de perspectiva, como você chama, Lucelmo. Em psicodrama, chama, estar no lugar do outro, ou inversão de papéis, uma habilidade que vem depois da relação de par, com a possibilidade da triangulação e da cadeia. Para se inverter o papel, no caso do autista, é preciso fazer ele jogar, no papel do outro, e posicionar as diferenças
Na academia, minha filha não se preocupa que o outro está esperando ela acabar
Sou psicóloga, faço a pós graduação em TEA e só atendo autista adulto, percebo que o déficit da tomada de perspectiva gera inúmeros prejuízos nos relacionamentos.
Há um livro do Paul Bloom chamado "Contra a empatia" que traz um debate interessante sobre a compreensão emocional da empatia e racional da compaixão.
Para uma pessoa com TEA, a dificuldade de se tomar a perspectiva do outro, poderia ser mais racional do que emocional?
Pergunto isso, porque, quando eu penso naquilo que poderia incomodar alguém, existe uma variável a ser considerada: tomar as próprias preferências como referência. Para uma pessoa com inflexibilidade na cognição social, é muito mais lógico do que emocional, concluir que: se eu gosto, o outro também deve gostar, ou, se não me importo com isso, o outro também não deve ligar.
Minha linha de raciocínio é razoável?
Sim, é um prejuízo na racionalidade, na tomada de perspectiva, não do fator emocional da empatia.
Não fazer ao outro o que não quero pra mim. A inflexibilidade na cognição social (antes chamada de egoísmo ?) Se poderia combater com essa dica ?
Eu só acho que a gente tem que bater um pouco na tecla de que essa empatia pode ser desenvolvida, trabalhada, etc. Porque o estigma em cima do autismo pode facilmente associar isso ao transtorno de personalidade antisocial e daí só ladeira.
Mas isso me leva a um questionamento: empatia desenvolvida é realmente empatia? Porque por exemplo, um indivíduo com dupla excepcionalidade (TEA e superdotação), a tendência e facilidade dele de enchergar as coisas de forma extremamente lógica e tendência de perceber e criar padrões pode fazer com que ele aprenda por associação como determinadas situações e comportamentos afetam outras pessoas e como essas pessoas se sentiriam com isso, mas isso não quer dizer que ele realmente entenda profundamente aquilo, e isso pode, por vezes, causar conflitos internos com o passar do tempo.
Fez sentido?
(deixando claro que meu comentário carece de base científica, é baseado puramente em conhecimento adiquirido por meios informais)
@@willerherculano291 olha, o que voce escreve tem um pouco de sentido. O problema é que voce entende superdotacao como algo meramente cognitivo e a superdotacao também interfere nas emoções. Nao é so o raciocinio lógico que é "maior", mas todo o sistema dessa pessoa incluindo as emoções.
E sim, se voce aprendeu empatia a partir de algum mecanismo meramente cognitivo me parece empatia, pois voce poderia escolher ignorar esse aprendizado ou agencia-lo para outra coisa. Contudo, escolheu o respeito e o entendimento do outro.
Existe a empatia cognitiva e a empatia emocional. Os psicopatas possuem a cognitiva, ou seja, sabem o que fazer pra demonstrar empatia, mas não a sentem de verdade. Os autistas possuem a empatia emocional, eles sentem empatia, mas não sabem o que fazer para demonstrar.
Ahhhhh convivo com pessoa que provavelmente é nível um e empatia é um problema seríssimo!!!!
Nem sei se eu tenho empatia. Tem umas coisas que ofendem as pessoas que eu não entendo, porque eu penso diferente delas, e pra mim aquilo não é ofensivo.
Esse vídeo me fez entender perfeitamente o nível da minha dificuldade, e esclareceu algumas das confusões em que eu já estive. Obrigado.
Gosto dos seus vídeos porque tem muito conteúdo mas é tão leve que não fica confuso e nem sobrecarrega. Parabéns!
Assistir à série ou à um vídeo com um spoiler misterioso?? Kkk
Nossa eu devolveria a carteira tb. Eu achava q era uma forma de falta de malicia nas agora entendi.
É muito importante ensinar bons hábitos , respeitar mostrar amor para evitar problemas maiores.
Quanto MAIS tarde a correção,mais difícil será .
Pela lei 9.605 é crime a queima de fogos artificiais professor.
Moro com o meu pai , tias tenha irma e mae❤❤
Sou autista e pontuei alto na empatia. Sou psiciterapeuta ha 20 anos.
Meus filhos gêmeos foram diagnosticados só agora, aos 16 anos com autismo leve. A empatia é a característica que mais me preocupa neles. Principalmente quando morre alguém. Eles não demostram sentimentos. Outro dia morreu o cachorro de uma tia minha. Eles demonstravam carinho por esse cachorrinho quando a gente ia lá. Faziam carinho, davam atenção. Quando contei que o cachorro tinha morrido eles não mudaram nem a expressão facial.
@@andreiafernandes9111 normal. A experiência com empatia de autistas é diferente, o que não quer dizer que eles não sintam.
@@andreiafernandes9111 É uma empatia muito interna provavelmente. Talvez vc q tenha limitacoes em acessar o interno deles. Como autista digo, é diferente. Recente meu tio morreu. E ele me avisou no sonho e se despediu 1 mes antes. Avisei minha mae. Ela narcisista desprezou. 1 mes apos, ele foi internado. E eu disse, se prepara q pode ser agora. Ele morreu. Eu, aos olhos dela estava frio. Afinal sabia q ele sobreviveria a morte, conversei com ele fora de meu corpo no periodo do sono. Estava tranquilo q era o melhor p ele. Ela ficou mal e sem entender minha reacao. Tvz meu depoimento te ajude a se conectaar diferente com seu filho.
@@JoséSilva-k7s2jOi José!! Interessante sua história. Gostaria de conversar com você para saber mais informações sobre autista
@@andreiafernandes9111o meu tem 6 anos… ontem o melhor amigo bateu a boca e estava chorando e sangrando… ele continuou brincando super animado do lado dele. Eu fiquei muito preocupada.
Tenho Asperger e baixa pontuação na empatia!
Diffficilll
Obbbrriggaddoo
Leonardo de Soure ilha do Marajó Pará
Meu amigo Lucelmo(sim, maratono seus vídeos e já te considero/ouço/admiro muito mais que pessoas próximas🤣), muito obrigada por explicar com tanta excelência..
Há 9 meses recebi o laudo do meu filho de 06 anos(autismo grau1).
Você tem me ajudado demais a entendê-lo e conseguir ajudá-lo.
São muitas dificuldades que passam despercebidas.. muitas vezes invisíveis para quem não covive com autismo 24h.
Gostaria de saber se sua alimentação foi melhorando com o passar dos anos.. pois a seletividade do meu filho é o que tem me preocupado no momento.. em casa ainda consigo fazer tudo o q ele gosta(uns 15 alimentos)..
O pior é o lanche da escola.. Só levou manga e suco esse 2⁰ semestre.. meu medo hoje é não achar manga madura😬😅🤣
Promete pra mim que isso vai melhorar hein?!?!😂😅😂😅
Um ótimo Natal e um Ano Novo cheio de Realizações!!!❤
Meu filho foi diagnosticado autista a pouco tempo, e vendo seus videos por causa d diagnostico dele, fiz c ele, e ele acertou, entao fiquei confusa... Mimha filha tem TDAH e fiz com ela tambem, e ela tambem acertou...
Qual nome do protocolo em inglês?
acho que minhas filhas me veem assim... a do meio percebeu que é do autismo mas eu não percebo, não consigo entender as motivações alheias. As outras pessoas são como uma fortaleza (não que fortalece mas fortificada, inexpugnável) pra mim
Nos assuntos profissionais eu tenho empatia, mas no âmbito familiar é praticamente zero. Não entendo o por que disso.
O pai do meu filho é igual. So nao tem diagnostico. So o filho que tem.
O meu problema é não desviar de pessoas quando estou andando,e quando vou escolher algum produto no supermercado ou numa loja de roupas eu passo por cima 🥴
Acho q meu marido é autista nível 1. Está em investigação. Qdo ele quer passar em algum lugar e tiver alguém ali. Ele passa trombando e empurrando a pessoa.
Meu filho tem 5 anos já enfrentei problemas c filas e ele tmb tem mania de apalpar o corpo de pessoas estranhas bumbum e seios as pessoas acham engraçado hj mas sempre converso c ele digo q ele não pode fazer isto.
Meu faz isso
Excelente
Prof meu aprendiz nivel 3 de suporte, DI moderada, apraxia de fala "severa" mesmo ensinando, aplicando ABA não sabe o que é mãe. Falo dá beijo pra mamãe ou entrega pra mamãe ele da pra mim. Estou amando o seu curso de aplicador ABA. Gratidão
Até hoje não entendi o q é teoria da mente....vou ver se entendo com esse video....😅
Minha filha de 9 anos e autista, ainda é muito pueril, e não vê maldade. Isso me apavora 😢
Converse bastante com ela, faça tipo uma entrevista, porém de forma natural, perguntando como foi o dia na escola, o meu filho tem 6 anos e não fala, ano que vem vai pra primeira série 😢 ele não tem noção nenhuma de perigo. Queria tanto poder conversar com ele, e perguntar oque ele fez na escola
Sou autista, nível moderado, 57 anos e nunca me vejo bem com a Teoria da Mente... Eu não imaginaria que a outra com a carteira era amante. Sou bem inocente!
Índole caráter tem que ser corrigido.
Lucelmo qual seria a relação da teoria da mente e a cognição do comportamento empático ?
Pergunto, pois já vi estudos relacionando estes conteúdos e principalmente explicando a ausência de um comportamento empático conciso devido a diferença entre a empatia cognitiva e empatia afetiva, poderia falar sobre ?
Tenho que estudar mais sobre e aí falo sim
Minha filha "passou" no teste das bonecas. Mas na avaliação neuropsicológica ela não se deu bem no teste dos homens cavando um poço, eu até chorei lendo o resultado.
Eu sou autista, e tenho problemas sérios de relacionamento, estou noivo de uma mulher autista e é muito difícil, correndo sério risco do casamento acabar, nunca namorei antes e tenho 29 anos, se eu me separar vou desistir, entendo que não tenho capacidade para constituir uma família.
Por quê?
@@rutesantos4176 Muita coisa que tenho que pensar no automatico e nao estou conseguindo
Como você entende tudo da mente heim? Eu sei lá se eu faria igual a moca deste filme ai ,mas acho que ainda fico na fila e não pego ne ninguém ,mas não tenho paciência de ficar na fila ,só fico
Tenho algumas pacientes ADULTAS com TEA que tem bastante empatia... São exceções (??)
É incomum, mas tem situações que "mudam o rumo" de características autistas, no caso de uma delas especificamente que é musicista, acredito que isso tem mudado o rumo de seu desenvolvimento... ❤
Tenho TEA e as pessoas ao meu redor também dizem que possuo muita empatia. Tenho bastante afinidade com a arte de forma geral e sei tocar 6 instrumentos. Acho que existe uma exceção sim.
Otimo
Por lei professor é proibido a queima de fogos de artificio (lei 9.605).se senhor puder ler bem.
Por lei professor é proibido a queima de fogos de artificio (lei 9.605).se senhor puder ler bem.
Teoria da mente não é domínio cognitivo nem de linguagem, acho que ficou meio dúbio🤔
A questão da fila é um dos exemplos de aprendizado sobre regras sociais. O autista que tem a cognição preservada, não consegue aprender as regras sociais e gravar isso na mente generalizando para outras situações ? Como por exemplo, aprender que não deve tocar no outro sem permissão, que não deve passar na frente dos outros em filas, etc?
Pode aprender sim.
Mais uma vez excelente conteúdo
Olá! Qual é o nome dos livros sobre tomada de perspectiva indicados no vídeo? Obrigada!☺️
Gostei❤❤😊
Perfeita explicação!
Deus abençoe sua família
Excelente esse vídeo...eu sempre quis entender um pouco mais sobre como ensinar teoria da mente pro meu filho que está dentro do TEA. existe algum livro em português que possa me ajudar nessa tarefa?
Não conheço
@@lunaabaLucelmo, é possível alguém ser autista e esquizofrênico ou ter algum transtorno mental ou de personalidade ao mesmo tempo ou também?
Lucelmo, tem algum livro que vc indica com protocolos pra avaliar e intervir na teoria da mente?
O PEAK
Obrigada por esse vídeo, Lucelmo! Como são treinadas essas habilidades?
Excelente explicação, Lucelmo!
Olá ! Você já fez algum vídeo específico sobre as pessoas que , ao longo da vida , "aprenderam a esconder" os seus comportamentos atípicos e/ou , pior , transformaram esses comportamentos atípicos em outras manias , TOCs , etc... enfim , pessoas que os ditos "normais" consideram um "louco chato" , e os ditos "atípicos"(e seus respectivos tutores) consideram um "normal sem empatia/mimimi2.0) ? É um saco , passar uma vida "em algum lugar no meio do caminho"...
Isso se chama camuflagem
Não fiz ainda
@@caarolparker Vou pesquisar pelo termo... obrigado !
Espero que , um dia , você faça... seus vídeos , junto com os de umas poucas outras pessoas , estão me ajudando a , se não saber "o que sou" , ao menos descobrir "o que não sou" ! 🙏🏻🤝🏻@@lunaaba
Eu sou autista, e me camuflo muito bem, mas as unhas não existem mais, tá só no dedo
Meu filho fez uma consulta com um neoropediatra e ele já disse que meu filho n tem nada(somente atraso de fala),porém ele não fez nenhum teste e as tias da creche insiste que ele tem alguma coisa (disse que ele tem um QI elevado) e tals.
Mas ele está tendo acompanhamento com a fono (duas consultas até agora).
É possível fechar diagnóstico sem ao menos fazer algum teste?
Ele tem 2a e 4m e sabe as cores,vogais e números até 10 e quase todos os animais. Canta o abc (do jeito dele).
Melhor passar em outro profissional
@@lunaabadescreveu meu menino com 1 e 5 meses sabia o alfabeto e números. E ouvi de vários profissionais q ele era normal, mimado que era só um atraso. Com 3 anos e meio veio o laudo
Mas você entregou para o Doutor os relatórios dos outros profissionais?
Na primeira consulta do meu filho com o neuro levei relatório da fono, psicóloga e o da escola.. após o resultado do exame(ECC) ele já me deu o laudo(autismo grau1).. já passou a receita(Risperidona) e 15 dias depois de tomar o medicamento meu filho foi apresentando melhoras em vários sentidos(sono contínuo, menos estereotipias, maior foco, mais comunicativo e melhor interação social).
O comportamento do meu filho na consulta também não tinha como dizer q não é um autista..
Nenhuma mãe quer receber esse diagnóstico.. eu fiquei mal(fase do Luto).. mas hoje eu estou fortalecida e luto pelos direitos do meu príncipe.
O conhecimento vai nos fortalecendo e nos capacitando e com o Amor incondicional nós passamos por todas as barreiras.
@@stap2023 o pediatra dele disse q ele não era autista q era mimo. A neuro por umas 3 consultas disse q ele não era. Já na primeira consulta levei o parecer escolar dele descritivo psicopedagoga. Meu filho chorava horrores, sempre irritado atraso na fala.
Meu filho até hoje-, com 06 anos não consegue brincar de esconde-esconde.. pois não se esconde direito e se chamarem ele já responde.. bem inocente..
Vou listar aqui a maioria das características que meu filho tinha.. a maioria já tiveram uma grande evolução..
🔷️Levava minha mão até o objeto de interesse.
🔷️Difícil entendimento de expressões faciais e da linguagem corporal das pessoas.
🔷️Não tolera mudanças ou imprevistos.
🔷️O interesse é maior por coisas do que por interações sociais.
🔷️Evita ao máximo contato com crianças, principalmente da mesma idade e menores.
🔷️Sons/barulhos incomodam muito mais facilmente do que outras pessoas.
🔷️Incapaz de estabelecer uma conversa de maneira natural e espontânea.
🔷️Não consegue brincar quando a brincadeira exija imaginação.
🔷️Dificuldade em participar de atividades em grupo.
🔷️Não possui interesses diversos, sempre mesmas músicas, mesmo filme e mesmos alimentos.
🔷️Dificuldade de compreender brincadeiras simples.
🔷️Não aceita as regras da brincadeira.
🔷️Evita interagir/brincar com crianças nos parques, chegando a fugir delas.
🔷️Andar nas pontas dos pés.
🔷️Segurar o lápis e principalmente a tesoura é algo mais difícil em ser feito corretamente.
🔷️Não aceita músicas.
🔷️Não gosta de abraços e beijos.
🔷️Chora copiosamente sem conseguir falar o motivo.
🔷️Texturas (sujeiras de tinta incomodam muito).. não gostar de slime e massinha.. medo de colocar pé no chão e no mato.. até mesmo no asfalto.
🔷️Dificuldade de comer grãos.. prefere pastosos.
🔷️Não come nenhuma guloseima.
🔷️Não tem NENHUM amigo.
🔷️Hiperfoco Carros.. Relâmpago Mcqueem.. sabe as falas do filme.
🔷️Hiperfoco Helicóptero..
🔷️Dificuldade de compartilhar brinquedos e de brincar junto.
🔷️Dificuldade de olhar nos olhos e retribuir sorrisos.
Nao sei cortar a minha unha nem amarrar o sapato❤❤
Tenho um menino de 17 anos que já desistiu acho de de tanto tentar aprender até com os cardaços dos casacos
Até hoje eu faço o "nó do coelinho" ☺
Eu li faz tempo que vc não reconhece nada que não exista dentro de vc. Se eu sou honesto eu vou imaginar o mesmo dos outros. O que se faz é ensinar os autistas por regras a reconhecer intenções de fundo, etc o que é muito lento e cansativo. Eu sempre tive raiva daquela gente que nao faz nada mas tem contatos e um bom cargo nas empresas, então comecei a ler livros como "Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie" (que eu queria vomitar no início). Tem um autor (Napoleon Hill) de outros livros do tipo que diz que conheceu Andrew Carnegie, um cara importante mas ele nunca conheceu esse cara e passou a vida dando golpes. Eu fiquei pensando: o que tem na cabeça dessas pessoas?! Deixei pra lá. Tempos depois tava assistindo uma série "Loki" e comecei a pesquisar sobre mitologia e fui atrás desse arquetipo do mentiroso do Loki, Mephisto. Não sei se posso por link aqui mas tem um canal que fala sobre isso e tem um vídeo "The psychology of the trickster" Eternalised. Leiam a descrição do vídeo. Não tem em português mas tem legenda em espanhol do UA-cam. É só pra entender, não é pra fazer kkk.
Nao entendi nada desse exemplo das bonecas😅😅
Assista a esse: ua-cam.com/video/F7QdIG3JQ6M/v-deo.htmlsi=aWQlBrLLmAWIS6WL
Pessoal, alguém sabe onde encontramos materiais relacionados ao protocolo PIC mencionado no vídeo?
PEAK, só no site original, em inglês.
Lucelmo, quebprotocolo é esse? PIC.
PEAK
❤
@lunaaba Lucelmo, é possível alguém ser autista e esquizofrênico ou ter algum transtorno mental ou de personalidade também?
Abraço
Obrigado
Leonardo de Soure ilha do Marajó Pará
É possível sim
@@lunaaba é o meu caso. Obbbrriggaddooo por responder
Nao saber interpretar textos da perspectiva do autor pode ser essa falta de teoria da mente? Eu detesto poesia pq nunca sei o q elas querem dizer...em provas a parte de interpretação eu sou péssima...
Sim, pode ser um aspecto dessa falha, mas nem sempre isso é fácil na poesia.
❤
Eu não entendo como um autista que não gosta de toque pode tocar nas pessoas dessa forma. Da a impressão que o autista é um espertinho, ou idiota entende? O indivíduo com Down eu sei que é bem ousado, vou dizer assim nesse sentido de ser sexualmente desinibido de jogar xaveco nas meninas e chamar para sair, mas o autista eu não entendi, qual é o nível de autismo dessa característica? Da fila eu entendo que a criança não aprende em casa sobre fila, então ela vai sofrer para aprender na escola, eu já vi isso muito. Sem contar que existem várias culturas de filas em São Paulo por exemplo no metrô é de um jeito no interior é de outro modo, se vc fica sentado até o ônibus chegar vc perde o lugar na fila como se fila fosse um grande privilégio. Vai entender.😆
Também acho estranho, meu filho é autista nível 3, ele não gosta de toque, mas ele ama tocar as pessoas. Eu no caso.
E também não gosta de barulho tampa o ouvido, mas ele pode fazer barulho e gritar uma hora que não atrapalha a audição dele. Vai entender
Como é mesmo o nome do protocolo???
PEAK
Esse teste das bonecas seria pra que idade??
4 anos
Eu sou Autista nivel 2 sei tomar banho fazer depilacao
Vc trabalha?
Tem quantos anos?
Olá lucelmo, fiz o teste com meu filho, autista, sem D.I, ele já tem 9 anos, usei um copo e uma cesta, como no video do teste, porém ele ficou em dúvida primeiro ele disse que a bola estava no copo, mas rapidamente mudou e disse que estava na cesta, aí perguntei de novo copo ou cesta?ele me respondeu copo. Vc acha que ele pode ter melhorado na perspectiva ou pode não ter entendido o teste?
Difícil dizer, pode ser ambos.
Pessoas com autismo tem empatia professor?
Sim
Essa perspectiva sua é resultado de uma compreensão errada de teoria da mente/empatia cognitiva.
Ignora que é função projetiva, meta-cognitiva e meta-heuristica.
A empatia cognitiva enquanto função pode ser preservada, mas como é função projetiva, se a tomada de decisão do indivíduo é distinta qualitativamente, mesmo pela simples racionalidade aumentada, o que vai ser projetado é distinto e consequentemente há a aparencia erronea de um deficit empático.
Teoria Da Mente