Boa parabéns amigo! Eu queria que na empresa que eu trampo tivesse essa divisão, tem horas que sou chamado de Pleno outras de Junior, só o que recebi até hoje foi um aumento de salário mas não recebi uma promoção. =/
@@everdadeeuera...2591 muito obrigado meu querido! vou falar do meu caso especifico mas talvez alguma dessas dicas possam te ajudar! 1 - desde o momento que comecei a me destacar na regra de negocio do cliente, eu já comecei a pressionar meu TL para ser promovido pra pleno (desde o primeiro momento fucei em tudo que podia, desenhei gráficos para entender melhor, questionava muita coisa pro cliente durante as cerimonias) 2 - eu sempre deixei bem claro que nesse momento importava mais o cargo que o salario, a gente sabe que vencer o "junior" é uma barreira pra qualquer dev iniciante. 3 - eu consegui uma proposta externa para assumir o cargo de pleno em outra empresa, e usei isso para pressionar minha empresa atual (foi um all-in pois gosto demais da cultura da minha empresa atual, mas teria saído pra assumir esse novo cargo caso não chegássemos a um acordo).
A gente aprende é com os erros. Eu prefiro aprender com os erros dos outros, mas infelizmente nem sempre é possível kkkk. Galera, o Lucas Montando do canal Lucas Montando está absolutamente certo: seja curioso, pesquise, estude e PERGUNTE. Se você não tem um problema, vá atrás, mas se não conseguir PERGUNTE. Não é feio não saber tudo. Feio é deixar o orgulho te impedir de avançar.
Ontem fiz minha primeira entrevista depois de anos estudando stack Javascript e com receio de mandar currículos achando que não tinha conhecimento suficiente ainda. No fim, a vaga era de estágio mas eles me contrataram como efetivado, Dev Júnior direto. Acho que um dos motivos dessa contratação foi ter meu Github alinhado com os requisitos da vaga, eu tinha diversos projetos em Next e full stack para mostrar, mas um dia antes eu separei os 9 projetos que respondiam diretamente os requisitos, que era saber desenvolver landing pages com HTML, CSS e JS puro, começando pelo Mobile First. Depois de apresentar alguns projetos eu também deixei claro que eu sabia mais do que isso, e mostrei os frameworks e bibliotecas que uso tanto no front quanto no back. Tentei ser o mais prático possível na entrevista, seguindo algumas dicas do Lucas: não falar muito, se uma pergunta foi pra responder sim ou não, eu respondia direto, sem encher linguiça e ficar desviando da pergunta. E quando eles me perguntavam algo que demandava uma resposta mais longa ai sim eu dava uma resposta mais detalhada. No final eles me perguntaram se eu tinha alguma dúvida ou pergunta pra fazer, eu fiz algumas perguntas referentes ao meu dia a dia na empresa, quais bibliotecas eu iria precisar estudar pra ir adiantando... E como eu tinha lido sobre a empresa e os projetos que eles desenvolveram, eu sabia que eles usavam Vue e PWA, então perguntei se eu iria continuar em projetos usando os mesmos ou se iria ter alguma migração, e descobri que vai ir para React Native.
"Junior que fica travado em um erro besta por dias porque não quis pedir ajuda", isso doeu na alma, porque essa semana aconteceu comigo, quis tanto provar que eu conseguia resolver o bug, que esqueci de um detalhe que estava bem na minha cara e só um outro dev notou. ou seja: peçam ajuda antes de ficar preso por dias
Esse vídeo chegou na hora certa. Sou Junior e na última task estava travado em uma parte e eu simplesmente não sabia o que fazer. Muito menos sabia como pesquisar. Depois de uma conversa rápida com um dev pleno do time e fiquei sabendo que aquele componente da biblioteca interna da empresa não estava funcionando para aquela versão e que não adiantaria usá-la. Se eu não tivesse me comunicado talvez atrasaria a entrega.
Eu acho que me impressionaria o Jr ter interesse em descobrir o porque aquele código faz determinada coisa, as vezes quando a gente ajuda corrige o bug a pessoa não faz nem questão de entender o que foi feito, simplesmente aceita, até usa o que foi feito para corrigir o bug em outra situação mas não entende o contexto, acho que é nesse ponto a virada de chave do Jr, quando ele começa a entender cada detalhe, papel, função de cada componente do projeto, mas é claro que pra isso acontecer depende muito de quem ensina, tem gente que não tem paciência... sou muito grato pelas pessoas que me ensinaram quando comecei, por isso faço questão de quando estou ensinando alguma coisa explicar todo contexto do porque usar aquele código e o motivo do bug ter acontecido... Acho que essa proposta de "o que impressionar um sênior" serve de dica para quem está começando agora, vai ajudar a quem está começando a não só se destacar mas também agilizar seu processo de evolução na carreira de dev, a maioria comentou coisas que não se vê na maioria dos jrs, se você conseguir ser um pouquinho fora da curva já vai se destacar em muitos lugares....
Eu percebi q tava virando pleno quando a escala do problema aumentou, antes era uma tarefa, hj é um projeto. Depois botaram um pessoal pra me ajudar, com o tempo percebi q tava liderando eles, até ganhar o cargo de líder. Antes eu era mais próximo de um superior q me passava as soluções, hj sou mais próximo de um outro líder q me passa os problemas pra resolver
4:22 Essa dica foi a divisora de águas para mim, o entendimento sobre a regra de negócio, fluxo do projeto etc. Faz você pegar uma tarefa e entregar bem mais tranquilo. Muitas vezes, ao ver uma tarefa, já queremos colocar a mão no código, mas primeiramente; Eu entendo o fluxo desse projeto? Esse if não vai impactar em outros pontos da aplicação? #DicaDeOuro do papai Lucas Montano do canal Lucas Montano.
Cara, ter uma boa compreensão do projeto me impressiona demais porque tem até senior que acha que é senior pq manja muito de código e não entende o projeto no qual trabalha. No meu time tem um Júnior que sempre dá ótimas ideias e também saca rápido os problemas que podem surgir com as novas demandas do time de produto. O cara é Junior no código, mas nesse quesito de visão de produto eu considero ele um senior.
Sobre estudar sobre a empresa antes: Você tem que fazer isso não para se dar bem na entrevista, tem que fazer para saber onde está se metendo. Você vai investir boa parte do seu tempo de vida para fazer parte daquela empresa e tempo é uma coisa que não volta. Imagina você entrar para trabalhar numa empresa e descobrir depois de alguns anos que essa empresa onde você trabalha nunca ia te dar uma oportunidade real de crescer e fazer a diferença? Que a sua carreira travou e que agora a única opção que você tem é começar tudo de novo em outro lugar? Você como empregado vai investir a coisa mais preciosa que tem, o seu tempo. Faça no mínimo esse dever de casa, em respeito a você mesmo.
Exatamente, essa foi a parte mais importante na minha visão ( 9:40) é infinitamente melhor você conhecer todo o projeto e as regras de negócio do que apenas mostrar que está antenado nas últimas novidades. O Projeto que o junior trabalha usa java 11 e ele além de não entender direito do projeto, passa o dia inteiro falando que no java 21 da para fazer interpolação de valores dentro da string. Tem que saber das novidades sim, mas saber sobre o projeto é muito mais importante no contexto do trabalho.
Isso que tu falou sobre conhecer o produto (projeto) é muito verdade! Eu sou JR, e tenho me destacado na empresa por entender do produto e das regras de negócio. Sem escavo a fundo tosa issue que preciso resolver, pra entender todo o fluxo e como funciona. Depois de 2 anos lá, tem algumas funções do sistema, que o pessoal me pergunta sobre o fluxo, pra poder desenvolver. Sinto que isso me deu destaque na equipe. Não tenho muita base técnica ainda, tenho muito o que aprender, mas meu conhecimento sobre o produto me ajuda demais a resolver os problemas, e a ajudar com eficiência a equipe, propor soluções, melhorias, coisas que fazem sentido, justamente por entender como tudo funciona.
1: tentar, mas não ficar horas travado no mesmo lugar. 2: não tem problema errar, tem problema errar varias vezes a mesma coisa. 3: ter noção que ter noção de infraestrutura, como as coisas funcionam, é mais importante do que saber codar a fundo, codar até o chatgpt sabe - montar as pecinhas, não.
Atualmente, estou migrando da área de Arquitetura e Urbanismo para a área de programação. Nos últimos meses, estou estudando o máximo possível diariamente, sem perder um dia, pra tentar conquistar um trabalho na área o mais rápido possível. Uma das melhores partes da área da programação, é o quão as Soft Skills são levadas em consideração. O quanto comunicação, capacidade e vontade de aprender, entre outros, são importantes. Possuo um grande amigo que é sênior, e que meu deu um bom encaminhamento meses atrás sobre como programação, e hoje já consigo caminhar bem com as próprias pernas, ler muita documentação, ir atrás de como o código foi escrito. Este vídeo é um grande adicional sobre coisas para eu levar em consideração para futuras entrevistas :D ( e aliás, se souberem de alguém disposto em ter em sua equipe um pessoa com praticamente nenhum experiência, mas com muito empenho em buscar novos conhecimentos, que aprendeu muito nos meses estudando, e que poderá ser uma grande adição a empresa, será bem vindo o contato! )
Jr que aprendeu a ler e entender os logs da aplicação, e consegue fazer um debug mínimo já se destaca, por queimar muitas das etapas sugeridas pelo pessoal no twitter.
Esse canal aqui é muito badass \o/ Parabéns velho!
Рік тому+2
O que mais impressiona em um Jr e é a coisa mais obvia em qualquer tipo de trabalho, mas muito em falta nos dias atuais é o interesse/curiosidade. Só isso já basta, ele será sugado para os problemas de forma natural, ate os procurará, passadas algumas vezes nesse moedor de dev sai dela Sr ou camisa-de-força.
Cara, está ai algo que preciso colocar no meu currículo: O impacto dos projetos que desenvolvi. Entre eles, tem projeto meu que até hoje é o carro chefe da empresa (e vende bem) e desde que sai praticamente não evoluíram o mesmo.
A reflexão que sempre fiz sobre isso é: "Espere aquilo que você queria que tivessem esperado de você.", acredito que o acolhimento profissional é importante, mas não vem com a senioridade, é uma habilidade/soft skill de pessoas, e que por sorte, o Jr poderá encontrar bons lideres ou times bem liderados. No fim, "cultura de trabalho positiva" é algo coletivo, e que vai impactar mais na vida do Jr.
Nem junior eu sou, tô entrando agora nesse mundo, passei a minha adolescência td querendo programar mas não tinha condições nem pra comprar um notebook, graças a Deus hj em dia eu consegui um pc
Oque me impressiona no Junior - saber se virar só, visão de produto. No Pleno - visão de produto e qualidade de escrita no código, consequi pelo menos conversar sobre arquitetura. No Sênior - Saber arquitetura, qualidade de codigo, visão de produto. E claro não ser um idiota serve para todos.
Ser autodidata e conseguir fazer tudo sozinho eu já vejo como uma tarefa de alguém pleno, porem o junior deve aprender a ser autodidata. Quando menos esperar, já vai estar conseguindo entender bem qualquer coisa de tecnologia, já vai ter perdido o medo de se jogar, de pegar responsabilidade para ele, e de não precisar mais de tanta ajuda de alguém senior.
Esse comentário massageia meu ego, pois eu faço tudo sozinho e sou muito autodidata. Sou júnior, tenho 1 ano e 6 meses de experiência apenas. Mas mesmo assim, no fim das contas, me considero júnior. Agora que tô entendendo melhor do porque faço as coisas de um jeito e não de outro. E considero que tenho muitos gaps técnicos ainda.
hoje sou fullstack php junior e tou mudando para o android, er o que impressionou bastante quando eu entrei na empresa atual foi toma a iniciativa de documenta os projetos caso de uso, requisitos, documentação em geral
Já tive essa experiência de me impressionar com estagiários e devs júniors em algumas empresas em que trabalhei. Os caras eram mesmo muito bons e tinham conhecimentos e atitudes que pareciam já de pleno. Agora uma coisa que acho super importante é manter a humildade e respeitar os outros pois existem muitos que possuem ego inflado e não aceitam sugestões em pull requests, acham que sabem mais que os sêniors e assim fica difícil de trabalhar com esse tipo de profissional. A única certeza é que nunca vamos saber de tudo e que sempre teremos mais a aprender, seja sozinhos, seja com nossos colegas de trabalho.
olá, tudo bem? sou novo aqui no canal, depois de todo esse tempo acompanhando, você já viu o Lucas montando alguma coisa??
Рік тому
Mandou bem demais Lucas! Dicas preciosas, trabalho com Infra Cloud Linux, mas meu filho acabou de ser efetivado como junior depois de 2 anos de estágio, vou enviar esse vídeo pra ele para reforçar as marteladas que ja dou nele, falando exatamente a mesma coisa!! Excelente tuas abordagens! Abs! Cláudio Vaz.
Concordo plenamente sobre a capacidade de aprender sobre o projeto/negócio rapidamente. Na minha experiência isso também tem sido um diferencial enorme.
Pra surpreender um senior seja um senior na cadeira de junior O senior nao costuma olhar pelos olhos de quem esta aprendendo, mas olha pelo momento em que está e se compara com o junior tendendo a diminuir o iniciante
O Jr montar nas costas ou não se esforçar pra entender ok passei por isso já mas agr o cara tá é vc ter q ajudar em algo q tá fora da capacidade dele pra ele entender e Futuramente fazer sozinho é outra coisa
Essa parte sobre o pesquisar no Github é verdade, principalmente quando a ferramenta que tu usa tem uma doc porcaria, no meu caso foi o TypeORM com NestJS, prescisei atualizar varias versoes e a doc do TypeORM é um completo lixo (na melhor das hipoteses), então a maiorias dos problemas que tive que não estavam na Documentação, tinha uma Issue resolvida no repositorio do github, outras coisas consegui com o Release, toda versão que sai eles soltam um Release no Github do que foi alterado, foi la que consegui resolver alguns problemas tambem.
Acho que há vários fatores para um Jr se destacar, mas dentre eles, os que mais fizeram sentido em quando eu comecei foram: -Saber fazer pesquisas em múltiplos lugares. -Delimitar dúvidas e falar de forma rápida as ações tomadas. -Encarar qualquer issue que mandarem e ainda buscar mais (por exemplo, eu entrei como front mas ficava catando issue de back também). -Não ter e nem demonstrar medo de aprender coisas novas.
Meu sênior fica impressionado quando converso com ele sobre teoria: arquitetura, clean code, http, tecnologias novas, etc. Acho que mostra que eu to me desenvolvendo e não somente moendo task
Bicho, tô a 2 anos na área basicamente entre o tempo q eu comecei a estudar e trabalho, hoje atuo como pleno mas assumo várias responsabilidades que deveriam ser de sênior, o que na minha opinião foi uma escalada bem rápida e saudável no meu ponto de vista, e acho que os principais motivos pra isso foram: autonomia e capacidade de entender rapidamente a regra de negócio, por que no fim do dia escrever o código acaba sendo a parte mais fácil do trabalho
O que mais me impressionaria em um Júnior é o real interesse de querer entender o produto, não só a tarefa técnica que foi designada a ele. Fazer perguntas, mas desde que essas perguntas tenham fundamento. Como assim? Que sejam perguntas de alguém que se esforçou o mínimo para perguntar algo inteligente. E sim, como sênior não tenho muito saco pra gastar tempo ensinando o padre a rezar a missa, mas faz parte kkkk
Antes de perguntar, faça a lição de casa (pesquisando alternativas) e tente ser objetivo sobre o problema apresentado e quais as alternativa vc tentou. O suor de um Dev atrás de alternativa é valioso!!!
Infelizmente os erros levam ao aprendizado e conhecimento, se as consequências dos erros não fossem perigosas, não levariam ao medo e ao aprendizado, por isso que aprendemos com os erros devido ao medo das consequências, encarar como algo bom já é uma baita evolução! Então vamos amenizar replicando projetos Opensources e aprender com os erros no desenvolvimento pessoal (desenvolvimento local), sem riscos graves para as empresas
Aconteceu essa semana na empresa gringa que trabalho. Contrataram 2 BRs não faz 6 meses e estão para demitir o senior por que o junior está entregando muito mais e melhor.
Me ajuda Lucas. na área de tecnologia, sempre surge a incerteza sobre o que realmente sabemos. Às vezes, me questiono se tenho o conhecimento necessário para avançar do ponto A ao ponto Z. Fico pensando em qual direção devo seguir. Será que estou no caminho certo? Na minha mente, surgem sugestões como estudar Java e depois migrar para Kotlin. Por outro lado, uma voz interna sugere focar no JavaScript e no desenvolvimento front-end. Mas por que o front-end? Onde exatamente estou atuando atualmente? Sou ciente de que sou júnior, no entanto, sinto que chegou a hora de concentrar meus esforços no que realmente desejo. Às vezes, me vejo inclinado a dominar o JavaScript e aprimorar minhas habilidades em consumir APIs, processar dados e apresentá-los de forma eficiente na interface. Por vezes, eu faco oração para pedir a orientação ha Deus, confiando que Deus me guiará, como sempre fez até aqui. Agradeço a Ele por tudo que conquistei.
Faça projetos pequenos/médios, com escopo bem delimitado para usar tecnologias e conhecimentos da área que tem dúvidas de seguir. Busque nesses projetos a resolução de problemas de outras pessoas, para conseguir lidar com regras de negócios que te levará para níveis de complexidade maiores, sendo um projeto mais realista em comparação ao de cursos que achará na internet. Assim, conseguirá aprender um pouco em relação as direção que quer seguir, lidando com problemas reais (acho isso extremamente importante, lidar com cliente é uma habilidade que, independente da direção, é o principal). Sei que parece muita coisa mas, as vezes, perdemos tempo demais na dúvida, pesquisando sobre na internet, sendo que o caminho mais prático e real de tirar as dúvidas é fazendo. Independente do projeto que fará, a direção ficará mais clara, pois, se for uma experiência ruim, já sabe oque não irá querer. Se for uma experiência boa, estará mais perto da direção que quer seguir no momento. Lembrando, tudo é temporário.
O que me impressona em um jr é quando ele realmente tem vontade de aprender e corre atrás, ja conheci JR's que davam de 10 a 0 em varios Sr's .... #MeContrataLucasMontano
Estou no primeiro ano de faculdade e consegui um estágio muito bom (remoto inclusive) em uma grande empresa apresentando exatamente essas características: curiosidade, vontade de aprender e ensinar. Não foi minha primeira entrevista, nem primeira oferta de estágio e em TODAS eu tinha perguntas sobre a empresa, e sempre me elogiaram quanto a isso. Se a entrevista fosse online, melhor ainda, pois não tinha que levar papel com as perguntas haha. Entendam onde estão se metendo, se aquela empresa está disposta a esclarecer dúvidas sobre seus processos, e se os valores da empresa estão alinhados com os seus. Se as suas perguntas não forem claramente respondidas, bom, aí está um ponto a se avaliar.
Nossa Lucas, até que tem um pouco de sentido esse video pra mim (algumas coisas até bateu com a minha realidade quando eu entrei na area e tals). Para ser sincero são 2 coisas que eu acho que me fez "destacar" no começo, ser autoditada e saber me comunicar. Tanto é que quando eu tava no escritorio (antes do "working from home"), mesmo tendo um senior "perto" de mim. Eu evitava ao maximo "pedir ajuda". Não sei se isso era coisa minha, ou se ja aconteceu contigo ou com outra pessoa. Mas eu pensava assim "Pow o cara é senior, tem zilhões de coisas para fazer então é melhor eu me virar aqui e dar os meus pulos" (eu tinha esse pensamento, por isso eu não "pedia ajuda", mas era mais pela questão de "não querer encomodar o outro". Saca?). Então eu só pedia ajuda em "extrema urgencia" mesmo. Sem falar que eu sou meio "afobado" (ansioso). Então por eu ser autoditada e "afobado" ( sem falar que vivendo o dia a dia na area ). Comecei a ficar curioso sobre nossa area e comecei a aprender tudo (começando por web), só que eu fui me aprofundando muito rapido... do nada eu ja tava estudando sobre microserviços hahaha... (e pensava como eu poderia contrubuir na empresa para mudar o sistema todo. Cara era uma coisa de loco hahaha). A parte boa, é que mesmo ja ter passado por essa fase e sabendo que eu sou meio "afobado" adquiri um baita conhecimento geral e hoje em dia sou mais focado em kotlin + jetpack compose (estudar algoritmo e estrutura de dados). Só para responder sobre o outro video, ninguem entra na area recebendo "milhoes", se não tiver persistencia (que na minha opinião é algo que vem da pessoa quando ela ama o que faz). Eu acredito que nem vai pra frente. Até porque grana é fundamental mas não o essencial. Eu amo codar (não curto muito legado não hahahah mas criar algo do 0, rapa eu amo hahahaha). Então eu penso que tu fazendo algo que tu curte, tu "da mais de si mesmo" para aquilo (é algo natural do ser humano) e no final a grana sempre vem...
Ideia de video: Faz um video falando sobre essa nova geração de "Dev GPT Low code" ...Seria um futuro inevitavel? Ou má formação de devs por causa de ferramentas muito qualificadas ?
Evite fazer perguntas desnecessárias, pois isso pode poupar tempo para os profissionais mais experientes. Aprenda a fazer perguntas de forma eficiente e questione-se várias vezes se realmente há necessidade de fazê-las. Lembre-se de que você é júnior, não estagiário. Muitas vezes, as pessoas confundem o termo 'júnior' com 'iniciante', o que coloca a pessoa na defensiva e impede que assumam a responsabilidade mínima por suas decisões.
Acho q demonstrar interesse em evoluir e saber qnd pedir ajuda e saber formular a pergunta da dúvida foram pontos fundamentais para "impressionar" o sênior qnd eu era junior.
Eu fico impressionado (no mau sentido) qnd alguém vem tirar dúvida comigo sobre um problema q tá nitido no log, seria apenas ler e a pessoa não consegue, ou então qnd ele nem se deu o trabalho de pesquisar, eu falo: assim me manda oq tá escrito no log. Daí eu simplesmente jogo no google e literalmente o primeiro link é a solução, fico incrédulo como em 2023 tem gente q n sabe pesquisar (e isso extrapola a área de TI, praticamente em todas as áreas isso acontece)
Mano assisti esse vídeo e lembrei do meu professor da facul (faço ADS), que me disse que eu já tinha uma bagagem e podia tentar aplicar pra alguma vagas, mas hoje em dia as vagas pedem tanto que a gente se sente meio confuso se realmente somos nós iniciantes que ainda nn sabemos se não estamos prontos ou as empresas que estão pedindo demais. tem como esclarecer "O que é um júnior" e o que é o mínimo que uma pessoa deve saber pra aplicar para a primeira vaga??
Sou professor. O que me chama atenção de um aluno é interesse e esforço por que isso é matéria prima pra resiliência. o resiliente é aquele que não se deixa abater na contrariedade e na Programação se encontram muitas pelo caminho. Agora aluno preguiçoso, indiferente e molão será um peso e não um otimizador de processos. Será um problema e não mais um para resolver os problemas
legal mesmo é perguntar sobre a regra de negócio do projeto pro superior e ele não fala que não sabe mas te explica como funciona uma parte do código em que ele faz algo super legal usando encapsulamento e OOP onde ele cria um método static.
Concordo, mas tem que ter a oportunidade de estagiar antes, conseguir tutores na empresa, pois o que eu sempre vi foi "faz e se vira pra fazer" e adivinha acaba fazendo errado, mas também tem nossa parte como jr em querer aprender e evoluir, no meu caso, me falta a oportunidade de estágio na área (recomendo falar de como se prepara para estágio)
Oque me impressiona mais em um junior é ele aprender observando ou com 1 explicação somente, isso é fora da curva mas normal a pessoa precisar perguntar a mesma coisa 2 ou 3 vezes (passou disso eu já acho que a pessoa não está empenhada)
Ñ é tão simples, existem pessoas c didática patética, se torna um desafio entender oq a pessoa de fato quis dzr, pois ñ se comunica de forma clara e assertiva.
@@dan-chi2920 aí concordo, mas falei na minha experiência com minha didática de explicar de maneiras distintas oque preciso e faço com que a pessoa me explique passo a passo o que precisa e como pode resolver cada etapa do problema, no meu caso sou assim kkkk, mas sim você tem toda razão.
Tem dicas ai que os cara espera de um Junior => que ele seja pleno. Sério galera? Cara todo meu tempo de programação eu nunca quiz ser impressionado. Mas eu ajudo e escuto todos os que me pedem ajuda, e eu não só resolvo eu mostro porque, explico e deixo depois ele seguir e falo que se tiver mais uma duvida pode me chamar. Resultado, em 2021 um cara que trabalhei em 2017 me mandou no Whatsapp assim: cara toda vez que eu lembro onde eu cheguei eu não pode deixa de lembrar de tu me ajudando no passado. E assim vai hoje eu to ajudando um cara de um pais da África e um Indiano kkk
Entrei numa empresa recentemente pra fazer um projeto novo, sou só eu no backend, é um projeto que já tinha uma versão antiga e estou fazendo uma nova em uma nova linguagem, preciso pedir muita ajuda em relação a onde está coisa x ou y por que não tenho acesso ao projeto antigo só ao banco, me incomoda muito ter que ficar perguntando do que se trata a tarefa x ainda mais que não queria temos documentação
Caramba, pela quantidade de resposta, existem muitos sêniors né? kkkkkk Mas acho que compartilho com a grande maioria dos pensamentos expostos no vídeo, em particular um JR que tem iniciativa em correr atrás de uma solução e trazer os cenários testados antes de chamar um colega/sênior é bem impressionante... Ou acha que 5k em 6 meses caiu do céu pra esse cara? hehe
Cara sobre pesquisar sobre a empresa, eu ja tenho esse mês e mês passado 197 inscrições. Quando me chamam eu nem lembro mais qual era a vaga, obs só chamaram 3x.
Eu tento ser a júnior que faz mais do que é pedido às vezes, nem por isso sou reconhecida financeiramente, talvez pq tenho minhas softkills mais debilitadas no momento. Pedir ajuda, saber perguntar, ser pro ativo, não se comparar, não ter medo de errar são as principais habilidades que me ajudam no dia a dia. Mas não as desenvolvo pra impressionar nenhum senior, até pq tem muito senior que não essas habilidades.
lógica, geralmente os jr ou estagiários chegam sabendo do framework ou IDE e tal... e travam em ordenar listas de dados e tal, não sabem recursividade. buga nos ternário... se o jr sabe tudo isso, msm que ele não seja o mago do clean code, vai impressionar.
Eu voltei pra 4:20 porque percebi que tinha perdido a atenção, e em 4:27 o Lucas fala "Presta atenção. Eu sei que teu TDAH não deixa, mas presta atenção", e eu nem sabia que ele tinha falado isso da primeira vez kkkkk
Tem algum video falando sobre devs querem entrar na industria mas não tem experiancia proficional? Terminei jogos digitais recentemente, tô me aprofundando em back end e procurando vaga junior de software mas parece que tem uma parede que não deixa me passar da fase de curriculo, tô trabalhando nuns protótipos pra portfolio e correndo atrás de cursos e certifiacados mas alem disso eu tô me sentindo perdido :T
E quando eu perguntava e os seniorzao esculachava ? E o time reclamando também e a direção passando pano ? Trabalhei quase 2 anos assim. Basicamente sozinho.
É interessante como a galera esquece que uma das melhores stacks existentes, a comunicação. E é a maior deficiência que observei nos times que passei. Quem simplesmente consegue se comunicar com o time, já se destaca. Logo a melhor Stack pra você focar se chama LABIA. Mas use ela para o bem kkkkk
Meu primeiro trampo na vida que nem era na área de tech (ainda), consegui subir de cargo para área comercial, aí no começo o gerente me apresentando o time e no meio da galera virou para um armário socado de papel falando assim: - "Para se destacar, tem que mergulhar em problema, aqui é um bom lugar para começar, tem que mergulhar na merd@ mesmo pra dar certo" (sim e ele mandou essa na lata sem rodeios 🤣😂) Obs: era um armário de contratos que nem a especialista jurídica na época conseguia resolver kkkkkkk Não é só jr e estag de área tech que sofre, eu era jr em uma área adm e é normal vc também tropeçar em umas paradas bizarras kkkk Acho que tem muito jr chorando de mais kkkkk
Olá Lucas, eu vejo muitas pessoas que trabalham no exterior seja home office ou não, mas que são programadores, fico com dúvida se as vagas no exterior são somente para programadores? Existem vagas na area de infraestrutura (ciber segurança e cloud), mobile e jogos com a mesma demanda para programadores? Consigo ter boas chances no exterior tendo curso superior, inglês fluente e certificações sem ser na area de programação?
Promovido de Junior pra Pleno hoje, 1 ano e 8 meses como Dev, 9 meses na empresa atual 🎉🎉! Barreira vencida hahaha
Boa parabéns amigo! Eu queria que na empresa que eu trampo tivesse essa divisão, tem horas que sou chamado de Pleno outras de Junior, só o que recebi até hoje foi um aumento de salário mas não recebi uma promoção. =/
@@everdadeeuera...2591 muito obrigado meu querido! vou falar do meu caso especifico mas talvez alguma dessas dicas possam te ajudar!
1 - desde o momento que comecei a me destacar na regra de negocio do cliente, eu já comecei a pressionar meu TL para ser promovido pra pleno (desde o primeiro momento fucei em tudo que podia, desenhei gráficos para entender melhor, questionava muita coisa pro cliente durante as cerimonias)
2 - eu sempre deixei bem claro que nesse momento importava mais o cargo que o salario, a gente sabe que vencer o "junior" é uma barreira pra qualquer dev iniciante.
3 - eu consegui uma proposta externa para assumir o cargo de pleno em outra empresa, e usei isso para pressionar minha empresa atual (foi um all-in pois gosto demais da cultura da minha empresa atual, mas teria saído pra assumir esse novo cargo caso não chegássemos a um acordo).
Parabéns macho 🎉
@@flaviocorreia4462 valeu man!! bem feliz aqui !
Parabéns amigo, que eu consiga um emprego na área também e que possa alcançar aos poucos esse sonho na carreira de TI.
A gente aprende é com os erros. Eu prefiro aprender com os erros dos outros, mas infelizmente nem sempre é possível kkkk. Galera, o Lucas Montando do canal Lucas Montando está absolutamente certo: seja curioso, pesquise, estude e PERGUNTE. Se você não tem um problema, vá atrás, mas se não conseguir PERGUNTE. Não é feio não saber tudo. Feio é deixar o orgulho te impedir de avançar.
Ontem fiz minha primeira entrevista depois de anos estudando stack Javascript e com receio de mandar currículos achando que não tinha conhecimento suficiente ainda. No fim, a vaga era de estágio mas eles me contrataram como efetivado, Dev Júnior direto.
Acho que um dos motivos dessa contratação foi ter meu Github alinhado com os requisitos da vaga, eu tinha diversos projetos em Next e full stack para mostrar, mas um dia antes eu separei os 9 projetos que respondiam diretamente os requisitos, que era saber desenvolver landing pages com HTML, CSS e JS puro, começando pelo Mobile First.
Depois de apresentar alguns projetos eu também deixei claro que eu sabia mais do que isso, e mostrei os frameworks e bibliotecas que uso tanto no front quanto no back.
Tentei ser o mais prático possível na entrevista, seguindo algumas dicas do Lucas: não falar muito, se uma pergunta foi pra responder sim ou não, eu respondia direto, sem encher linguiça e ficar desviando da pergunta. E quando eles me perguntavam algo que demandava uma resposta mais longa ai sim eu dava uma resposta mais detalhada.
No final eles me perguntaram se eu tinha alguma dúvida ou pergunta pra fazer, eu fiz algumas perguntas referentes ao meu dia a dia na empresa, quais bibliotecas eu iria precisar estudar pra ir adiantando... E como eu tinha lido sobre a empresa e os projetos que eles desenvolveram, eu sabia que eles usavam Vue e PWA, então perguntei se eu iria continuar em projetos usando os mesmos ou se iria ter alguma migração, e descobri que vai ir para React Native.
'O que te impressiona num júnior?' 'Um emprego' Isso me quebrou kkkkkk
@elitedoscursosdigitaismeu sincero foda-se
😂
@elitedoscursosdigitaisai dento
sacanagem =/ kkk
"Junior que fica travado em um erro besta por dias porque não quis pedir ajuda", isso doeu na alma, porque essa semana aconteceu comigo, quis tanto provar que eu conseguia resolver o bug, que esqueci de um detalhe que estava bem na minha cara e só um outro dev notou. ou seja: peçam ajuda antes de ficar preso por dias
Esse vídeo chegou na hora certa. Sou Junior e na última task estava travado em uma parte e eu simplesmente não sabia o que fazer. Muito menos sabia como pesquisar. Depois de uma conversa rápida com um dev pleno do time e fiquei sabendo que aquele componente da biblioteca interna da empresa não estava funcionando para aquela versão e que não adiantaria usá-la. Se eu não tivesse me comunicado talvez atrasaria a entrega.
A real é que quando o Júnior aprende todos os pontos levantados no vídeo e aprimora sua parte técnica. POW agora você é pleno!
Eu acho que me impressionaria o Jr ter interesse em descobrir o porque aquele código faz determinada coisa, as vezes quando a gente ajuda corrige o bug a pessoa não faz nem questão de entender o que foi feito, simplesmente aceita, até usa o que foi feito para corrigir o bug em outra situação mas não entende o contexto, acho que é nesse ponto a virada de chave do Jr, quando ele começa a entender cada detalhe, papel, função de cada componente do projeto, mas é claro que pra isso acontecer depende muito de quem ensina, tem gente que não tem paciência... sou muito grato pelas pessoas que me ensinaram quando comecei, por isso faço questão de quando estou ensinando alguma coisa explicar todo contexto do porque usar aquele código e o motivo do bug ter acontecido... Acho que essa proposta de "o que impressionar um sênior" serve de dica para quem está começando agora, vai ajudar a quem está começando a não só se destacar mas também agilizar seu processo de evolução na carreira de dev, a maioria comentou coisas que não se vê na maioria dos jrs, se você conseguir ser um pouquinho fora da curva já vai se destacar em muitos lugares....
Eu percebi q tava virando pleno quando a escala do problema aumentou, antes era uma tarefa, hj é um projeto. Depois botaram um pessoal pra me ajudar, com o tempo percebi q tava liderando eles, até ganhar o cargo de líder. Antes eu era mais próximo de um superior q me passava as soluções, hj sou mais próximo de um outro líder q me passa os problemas pra resolver
4:22 Essa dica foi a divisora de águas para mim, o entendimento sobre a regra de negócio, fluxo do projeto etc. Faz você pegar uma tarefa e entregar bem mais tranquilo. Muitas vezes, ao ver uma tarefa, já queremos colocar a mão no código, mas primeiramente; Eu entendo o fluxo desse projeto? Esse if não vai impactar em outros pontos da aplicação? #DicaDeOuro do papai Lucas Montano do canal Lucas Montano.
Cara, ter uma boa compreensão do projeto me impressiona demais porque tem até senior que acha que é senior pq manja muito de código e não entende o projeto no qual trabalha. No meu time tem um Júnior que sempre dá ótimas ideias e também saca rápido os problemas que podem surgir com as novas demandas do time de produto. O cara é Junior no código, mas nesse quesito de visão de produto eu considero ele um senior.
Sobre estudar sobre a empresa antes: Você tem que fazer isso não para se dar bem na entrevista, tem que fazer para saber onde está se metendo. Você vai investir boa parte do seu tempo de vida para fazer parte daquela empresa e tempo é uma coisa que não volta. Imagina você entrar para trabalhar numa empresa e descobrir depois de alguns anos que essa empresa onde você trabalha nunca ia te dar uma oportunidade real de crescer e fazer a diferença? Que a sua carreira travou e que agora a única opção que você tem é começar tudo de novo em outro lugar? Você como empregado vai investir a coisa mais preciosa que tem, o seu tempo. Faça no mínimo esse dever de casa, em respeito a você mesmo.
Exatamente, essa foi a parte mais importante na minha visão ( 9:40) é infinitamente melhor você conhecer todo o projeto e as regras de negócio do que apenas mostrar que está antenado nas últimas novidades. O Projeto que o junior trabalha usa java 11 e ele além de não entender direito do projeto, passa o dia inteiro falando que no java 21 da para fazer interpolação de valores dentro da string. Tem que saber das novidades sim, mas saber sobre o projeto é muito mais importante no contexto do trabalho.
Isso que tu falou sobre conhecer o produto (projeto) é muito verdade!
Eu sou JR, e tenho me destacado na empresa por entender do produto e das regras de negócio. Sem escavo a fundo tosa issue que preciso resolver, pra entender todo o fluxo e como funciona.
Depois de 2 anos lá, tem algumas funções do sistema, que o pessoal me pergunta sobre o fluxo, pra poder desenvolver. Sinto que isso me deu destaque na equipe.
Não tenho muita base técnica ainda, tenho muito o que aprender, mas meu conhecimento sobre o produto me ajuda demais a resolver os problemas, e a ajudar com eficiência a equipe, propor soluções, melhorias, coisas que fazem sentido, justamente por entender como tudo funciona.
Vidjão animal! Parabéns pra vc e todo mundo que comentou com colocações inteligentes! Me ajudou demais aqui!
1: tentar, mas não ficar horas travado no mesmo lugar.
2: não tem problema errar, tem problema errar varias vezes a mesma coisa.
3: ter noção que ter noção de infraestrutura, como as coisas funcionam, é mais importante do que saber codar a fundo, codar até o chatgpt sabe - montar as pecinhas, não.
eu acho que eu quando era júnior tinha menos medo de errar do que agora sênior
Atualmente, estou migrando da área de Arquitetura e Urbanismo para a área de programação. Nos últimos meses, estou estudando o máximo possível diariamente, sem perder um dia, pra tentar conquistar um trabalho na área o mais rápido possível.
Uma das melhores partes da área da programação, é o quão as Soft Skills são levadas em consideração. O quanto comunicação, capacidade e vontade de aprender, entre outros, são importantes.
Possuo um grande amigo que é sênior, e que meu deu um bom encaminhamento meses atrás sobre como programação, e hoje já consigo caminhar bem com as próprias pernas, ler muita documentação, ir atrás de como o código foi escrito. Este vídeo é um grande adicional sobre coisas para eu levar em consideração para futuras entrevistas :D
( e aliás, se souberem de alguém disposto em ter em sua equipe um pessoa com praticamente nenhum experiência, mas com muito empenho em buscar novos conhecimentos, que aprendeu muito nos meses estudando, e que poderá ser uma grande adição a empresa, será bem vindo o contato! )
Salve Lucas Montano do canal Lucas Montano 👍 tô maratonando teus vídeos desde ontem por conta do Mano Deyvin. Conteúdo muito bom.
Esquecemos o principal: Para impressionar um senior, levante-se do banco do metro, ou deixei-o passar na fila do mercado
Jr que aprendeu a ler e entender os logs da aplicação, e consegue fazer um debug mínimo já se destaca, por queimar muitas das etapas sugeridas pelo pessoal no twitter.
Esse canal aqui é muito badass \o/ Parabéns velho!
O que mais impressiona em um Jr e é a coisa mais obvia em qualquer tipo de trabalho, mas muito em falta nos dias atuais é o interesse/curiosidade.
Só isso já basta, ele será sugado para os problemas de forma natural, ate os procurará, passadas algumas vezes nesse moedor de dev sai dela Sr ou camisa-de-força.
Cara, está ai algo que preciso colocar no meu currículo: O impacto dos projetos que desenvolvi. Entre eles, tem projeto meu que até hoje é o carro chefe da empresa (e vende bem) e desde que sai praticamente não evoluíram o mesmo.
A reflexão que sempre fiz sobre isso é: "Espere aquilo que você queria que tivessem esperado de você.", acredito que o acolhimento profissional é importante, mas não vem com a senioridade, é uma habilidade/soft skill de pessoas, e que por sorte, o Jr poderá encontrar bons lideres ou times bem liderados. No fim, "cultura de trabalho positiva" é algo coletivo, e que vai impactar mais na vida do Jr.
Nem junior eu sou, tô entrando agora nesse mundo, passei a minha adolescência td querendo programar mas não tinha condições nem pra comprar um notebook, graças a Deus hj em dia eu consegui um pc
Oque me impressiona no Junior - saber se virar só, visão de produto. No Pleno - visão de produto e qualidade de escrita no código, consequi pelo menos conversar sobre arquitetura. No Sênior - Saber arquitetura, qualidade de codigo, visão de produto. E claro não ser um idiota serve para todos.
Ser autodidata e conseguir fazer tudo sozinho eu já vejo como uma tarefa de alguém pleno, porem o junior deve aprender a ser autodidata. Quando menos esperar, já vai estar conseguindo entender bem qualquer coisa de tecnologia, já vai ter perdido o medo de se jogar, de pegar responsabilidade para ele, e de não precisar mais de tanta ajuda de alguém senior.
Esse comentário massageia meu ego, pois eu faço tudo sozinho e sou muito autodidata. Sou júnior, tenho 1 ano e 6 meses de experiência apenas.
Mas mesmo assim, no fim das contas, me considero júnior. Agora que tô entendendo melhor do porque faço as coisas de um jeito e não de outro. E considero que tenho muitos gaps técnicos ainda.
hoje sou fullstack php junior e tou mudando para o android, er o que impressionou bastante quando eu entrei na empresa atual foi toma a iniciativa de documenta os projetos caso de uso, requisitos, documentação em geral
Já tive essa experiência de me impressionar com estagiários e devs júniors em algumas empresas em que trabalhei. Os caras eram mesmo muito bons e tinham conhecimentos e atitudes que pareciam já de pleno. Agora uma coisa que acho super importante é manter a humildade e respeitar os outros pois existem muitos que possuem ego inflado e não aceitam sugestões em pull requests, acham que sabem mais que os sêniors e assim fica difícil de trabalhar com esse tipo de profissional. A única certeza é que nunca vamos saber de tudo e que sempre teremos mais a aprender, seja sozinhos, seja com nossos colegas de trabalho.
Almoço assistindo o Lucas Montano do canal Lucas Montano todos os dias agora. Mais vídeos, todos os dias por favor 🥹
olá, tudo bem? sou novo aqui no canal, depois de todo esse tempo acompanhando, você já viu o Lucas montando alguma coisa??
Mandou bem demais Lucas! Dicas preciosas, trabalho com Infra Cloud Linux, mas meu filho acabou de ser efetivado como junior depois de 2 anos de estágio, vou enviar esse vídeo pra ele para reforçar as marteladas que ja dou nele, falando exatamente a mesma coisa!!
Excelente tuas abordagens!
Abs!
Cláudio Vaz.
cara o que me impressionaria em um Junior era EU ser o Junior
Concordo plenamente sobre a capacidade de aprender sobre o projeto/negócio rapidamente. Na minha experiência isso também tem sido um diferencial enorme.
Não tem nada melhor que um video desse na hora de almoço kk
Pra surpreender um senior seja um senior na cadeira de junior
O senior nao costuma olhar pelos olhos de quem esta aprendendo, mas olha pelo momento em que está e se compara com o junior tendendo a diminuir o iniciante
Eu não te aguento mais Lucas Montano. Deixe eu me impressionar com os seniors urgentemente!
Um Júnior me impressiona quando consegue fazer algo sem eu ter que fazer pair programming com ele...
Mas isso é justamente a tarefa de um superior... vc deve ser é preguiçoso
O Jr montar nas costas ou não se esforçar pra entender ok passei por isso já mas agr o cara tá é vc ter q ajudar em algo q tá fora da capacidade dele pra ele entender e Futuramente fazer sozinho é outra coisa
Essa parte sobre o pesquisar no Github é verdade, principalmente quando a ferramenta que tu usa tem uma doc porcaria, no meu caso foi o TypeORM com NestJS, prescisei atualizar varias versoes e a doc do TypeORM é um completo lixo (na melhor das hipoteses), então a maiorias dos problemas que tive que não estavam na Documentação, tinha uma Issue resolvida no repositorio do github, outras coisas consegui com o Release, toda versão que sai eles soltam um Release no Github do que foi alterado, foi la que consegui resolver alguns problemas tambem.
Há! Eu vi ao vivo esse. Depois de ver a sugestão do sub br do Reddit aqui, comecei a seguir.
Valeuu pelo video Lucas
Acho que há vários fatores para um Jr se destacar, mas dentre eles, os que mais fizeram sentido em quando eu comecei foram:
-Saber fazer pesquisas em múltiplos lugares.
-Delimitar dúvidas e falar de forma rápida as ações tomadas.
-Encarar qualquer issue que mandarem e ainda buscar mais (por exemplo, eu entrei como front mas ficava catando issue de back também).
-Não ter e nem demonstrar medo de aprender coisas novas.
Meu sênior fica impressionado quando converso com ele sobre teoria: arquitetura, clean code, http, tecnologias novas, etc. Acho que mostra que eu to me desenvolvendo e não somente moendo task
Meu amigo, tive um papo sobre isso com a dev Senior hoje. ahauhau Setando expectativas e etc. Valeu pelo vídeo!
Bicho, tô a 2 anos na área basicamente entre o tempo q eu comecei a estudar e trabalho, hoje atuo como pleno mas assumo várias responsabilidades que deveriam ser de sênior, o que na minha opinião foi uma escalada bem rápida e saudável no meu ponto de vista, e acho que os principais motivos pra isso foram: autonomia e capacidade de entender rapidamente a regra de negócio, por que no fim do dia escrever o código acaba sendo a parte mais fácil do trabalho
O que mais me impressionaria em um Júnior é o real interesse de querer entender o produto, não só a tarefa técnica que foi designada a ele. Fazer perguntas, mas desde que essas perguntas tenham fundamento. Como assim? Que sejam perguntas de alguém que se esforçou o mínimo para perguntar algo inteligente. E sim, como sênior não tenho muito saco pra gastar tempo ensinando o padre a rezar a missa, mas faz parte kkkk
Antes de perguntar, faça a lição de casa (pesquisando alternativas) e tente ser objetivo sobre o problema apresentado e quais as alternativa vc tentou. O suor de um Dev atrás de alternativa é valioso!!!
1:04 isso foi um tapa na minha cara kkk, tenho essa tendencia de demorar dmais pra pedir ajuda
Só do Jr não esperar até a proxima daily para falar que precisa de ajuda ja é um tremendo diferencial
Infelizmente os erros levam ao aprendizado e conhecimento, se as consequências dos erros não fossem perigosas, não levariam ao medo e ao aprendizado, por isso que aprendemos com os erros devido ao medo das consequências, encarar como algo bom já é uma baita evolução! Então vamos amenizar replicando projetos Opensources e aprender com os erros no desenvolvimento pessoal (desenvolvimento local), sem riscos graves para as empresas
Aconteceu essa semana na empresa gringa que trabalho.
Contrataram 2 BRs não faz 6 meses e estão para demitir o senior por que o junior está entregando muito mais e melhor.
Cheguei cedo, bem na hora do almoço, sempre bom comer lucas montano e assistir o almoço
Me ajuda Lucas. na área de tecnologia, sempre surge a incerteza sobre o que realmente sabemos. Às vezes, me questiono se tenho o conhecimento necessário para avançar do ponto A ao ponto Z. Fico pensando em qual direção devo seguir. Será que estou no caminho certo? Na minha mente, surgem sugestões como estudar Java e depois migrar para Kotlin. Por outro lado, uma voz interna sugere focar no JavaScript e no desenvolvimento front-end. Mas por que o front-end? Onde exatamente estou atuando atualmente? Sou ciente de que sou júnior, no entanto, sinto que chegou a hora de concentrar meus esforços no que realmente desejo.
Às vezes, me vejo inclinado a dominar o JavaScript e aprimorar minhas habilidades em consumir APIs, processar dados e apresentá-los de forma eficiente na interface. Por vezes, eu faco oração para pedir a orientação ha Deus, confiando que Deus me guiará, como sempre fez até aqui. Agradeço a Ele por tudo que conquistei.
Faça projetos pequenos/médios, com escopo bem delimitado para usar tecnologias e conhecimentos da área que tem dúvidas de seguir. Busque nesses projetos a resolução de problemas de outras pessoas, para conseguir lidar com regras de negócios que te levará para níveis de complexidade maiores, sendo um projeto mais realista em comparação ao de cursos que achará na internet. Assim, conseguirá aprender um pouco em relação as direção que quer seguir, lidando com problemas reais (acho isso extremamente importante, lidar com cliente é uma habilidade que, independente da direção, é o principal). Sei que parece muita coisa mas, as vezes, perdemos tempo demais na dúvida, pesquisando sobre na internet, sendo que o caminho mais prático e real de tirar as dúvidas é fazendo. Independente do projeto que fará, a direção ficará mais clara, pois, se for uma experiência ruim, já sabe oque não irá querer. Se for uma experiência boa, estará mais perto da direção que quer seguir no momento. Lembrando, tudo é temporário.
Excelente.
como eu queria ter essas preocupações kkkkkk infelizmente ainda não consegui nem estágio, mas Fé q uma hora a vaga vem 🤞
Se souber se comunicar direito, JÁ TA ÓTIMO
Em uma palavra: autodidatismo. Aliás, diria que é impossível ser programador sem ser autodidata
11:38 Sábias palávras!
O que me impressona em um jr é quando ele realmente tem vontade de aprender e corre atrás, ja conheci JR's que davam de 10 a 0 em varios Sr's .... #MeContrataLucasMontano
Estou no primeiro ano de faculdade e consegui um estágio muito bom (remoto inclusive) em uma grande empresa apresentando exatamente essas características: curiosidade, vontade de aprender e ensinar. Não foi minha primeira entrevista, nem primeira oferta de estágio e em TODAS eu tinha perguntas sobre a empresa, e sempre me elogiaram quanto a isso. Se a entrevista fosse online, melhor ainda, pois não tinha que levar papel com as perguntas haha. Entendam onde estão se metendo, se aquela empresa está disposta a esclarecer dúvidas sobre seus processos, e se os valores da empresa estão alinhados com os seus. Se as suas perguntas não forem claramente respondidas, bom, aí está um ponto a se avaliar.
Boa Lucas Montano, do canal do mesmo. Vídeo muito bom!
Nossa Lucas, até que tem um pouco de sentido esse video pra mim (algumas coisas até bateu com a minha realidade quando eu entrei na area e tals). Para ser sincero são 2 coisas que eu acho que me fez "destacar" no começo, ser autoditada e saber me comunicar. Tanto é que quando eu tava no escritorio (antes do "working from home"), mesmo tendo um senior "perto" de mim. Eu evitava ao maximo "pedir ajuda". Não sei se isso era coisa minha, ou se ja aconteceu contigo ou com outra pessoa. Mas eu pensava assim "Pow o cara é senior, tem zilhões de coisas para fazer então é melhor eu me virar aqui e dar os meus pulos" (eu tinha esse pensamento, por isso eu não "pedia ajuda", mas era mais pela questão de "não querer encomodar o outro". Saca?). Então eu só pedia ajuda em "extrema urgencia" mesmo. Sem falar que eu sou meio "afobado" (ansioso). Então por eu ser autoditada e "afobado" ( sem falar que vivendo o dia a dia na area ). Comecei a ficar curioso sobre nossa area e comecei a aprender tudo (começando por web), só que eu fui me aprofundando muito rapido... do nada eu ja tava estudando sobre microserviços hahaha... (e pensava como eu poderia contrubuir na empresa para mudar o sistema todo. Cara era uma coisa de loco hahaha). A parte boa, é que mesmo ja ter passado por essa fase e sabendo que eu sou meio "afobado" adquiri um baita conhecimento geral e hoje em dia sou mais focado em kotlin + jetpack compose (estudar algoritmo e estrutura de dados). Só para responder sobre o outro video, ninguem entra na area recebendo "milhoes", se não tiver persistencia (que na minha opinião é algo que vem da pessoa quando ela ama o que faz). Eu acredito que nem vai pra frente. Até porque grana é fundamental mas não o essencial. Eu amo codar (não curto muito legado não hahahah mas criar algo do 0, rapa eu amo hahahaha). Então eu penso que tu fazendo algo que tu curte, tu "da mais de si mesmo" para aquilo (é algo natural do ser humano) e no final a grana sempre vem...
Tem que ser Autodidata, não tem jeito!
Muito bom 👍
Pela sexta feira, buxo lotado de comida, a mente satisfeita com esse conteúdo
Cantar Please Forgive Me do Bryan Adams nos próximos vídeos também impressiona Seniors. Valew!
Ideia de video: Faz um video falando sobre essa nova geração de "Dev GPT Low code" ...Seria um futuro inevitavel? Ou má formação de devs por causa de ferramentas muito qualificadas ?
Evite fazer perguntas desnecessárias, pois isso pode poupar tempo para os profissionais mais experientes. Aprenda a fazer perguntas de forma eficiente e questione-se várias vezes se realmente há necessidade de fazê-las. Lembre-se de que você é júnior, não estagiário. Muitas vezes, as pessoas confundem o termo 'júnior' com 'iniciante', o que coloca a pessoa na defensiva e impede que assumam a responsabilidade mínima por suas decisões.
Pra mim, o importante é o essencial, e o essencial é saber o essencial 😎 Nicodemou, Rodrigo * 2023. Zoeira, ótimo vídeo.
Acho q demonstrar interesse em evoluir e saber qnd pedir ajuda e saber formular a pergunta da dúvida foram pontos fundamentais para "impressionar" o sênior qnd eu era junior.
Eu fico impressionado (no mau sentido) qnd alguém vem tirar dúvida comigo sobre um problema q tá nitido no log, seria apenas ler e a pessoa não consegue, ou então qnd ele nem se deu o trabalho de pesquisar, eu falo: assim me manda oq tá escrito no log. Daí eu simplesmente jogo no google e literalmente o primeiro link é a solução, fico incrédulo como em 2023 tem gente q n sabe pesquisar (e isso extrapola a área de TI, praticamente em todas as áreas isso acontece)
Mano assisti esse vídeo e lembrei do meu professor da facul (faço ADS), que me disse que eu já tinha uma bagagem e podia tentar aplicar pra alguma vagas, mas hoje em dia as vagas pedem tanto que a gente se sente meio confuso se realmente somos nós iniciantes que ainda nn sabemos se não estamos prontos ou as empresas que estão pedindo demais. tem como esclarecer "O que é um júnior" e o que é o mínimo que uma pessoa deve saber pra aplicar para a primeira vaga??
Júnior é um iniciante que não vai entrar como estagiário kkk e não tem mínimo. Mas como hoje tá com muita concorrência, o negócio tá complicado.
Sou fanática em Java, já me perdi logo no começo 😂😂😂
Sou professor. O que me chama atenção de um aluno é interesse e esforço por que isso é matéria prima pra resiliência. o resiliente é aquele que não se deixa abater na contrariedade e na Programação se encontram muitas pelo caminho. Agora aluno preguiçoso, indiferente e molão será um peso e não um otimizador de processos. Será um problema e não mais um para resolver os problemas
legal mesmo é perguntar sobre a regra de negócio do projeto pro superior e ele não fala que não sabe mas te explica como funciona uma parte do código em que ele faz algo super legal usando encapsulamento e OOP onde ele cria um método static.
Concordo, mas tem que ter a oportunidade de estagiar antes, conseguir tutores na empresa, pois o que eu sempre vi foi "faz e se vira pra fazer" e adivinha acaba fazendo errado, mas também tem nossa parte como jr em querer aprender e evoluir, no meu caso, me falta a oportunidade de estágio na área (recomendo falar de como se prepara para estágio)
Oque me impressiona mais em um junior é ele aprender observando ou com 1 explicação somente, isso é fora da curva mas normal a pessoa precisar perguntar a mesma coisa 2 ou 3 vezes (passou disso eu já acho que a pessoa não está empenhada)
Ñ é tão simples, existem pessoas c didática patética, se torna um desafio entender oq a pessoa de fato quis dzr, pois ñ se comunica de forma clara e assertiva.
@@dan-chi2920 aí concordo, mas falei na minha experiência com minha didática de explicar de maneiras distintas oque preciso e faço com que a pessoa me explique passo a passo o que precisa e como pode resolver cada etapa do problema, no meu caso sou assim kkkk, mas sim você tem toda razão.
Vim só pra receber um coraçãozinho
Tem dicas ai que os cara espera de um Junior => que ele seja pleno. Sério galera?
Cara todo meu tempo de programação eu nunca quiz ser impressionado. Mas eu ajudo e escuto todos os que me pedem ajuda, e eu não só resolvo eu mostro porque, explico e deixo depois ele seguir e falo que se tiver mais uma duvida pode me chamar.
Resultado, em 2021 um cara que trabalhei em 2017 me mandou no Whatsapp assim: cara toda vez que eu lembro onde eu cheguei eu não pode deixa de lembrar de tu me ajudando no passado.
E assim vai hoje eu to ajudando um cara de um pais da África e um Indiano kkk
E quando vai sair ah retrospectiva do canal mano😮 do melhores comentários nos seu vídeo, e sei lá melhores parceiros do canal...
Entrei numa empresa recentemente pra fazer um projeto novo, sou só eu no backend, é um projeto que já tinha uma versão antiga e estou fazendo uma nova em uma nova linguagem, preciso pedir muita ajuda em relação a onde está coisa x ou y por que não tenho acesso ao projeto antigo só ao banco, me incomoda muito ter que ficar perguntando do que se trata a tarefa x ainda mais que não queria temos documentação
Eu só assisto seus vídeos quando o mano deyvin reage. Ai o YT vem me recomendando seus vídeos.
Caramba, pela quantidade de resposta, existem muitos sêniors né? kkkkkk
Mas acho que compartilho com a grande maioria dos pensamentos expostos no vídeo, em particular um JR que tem iniciativa em correr atrás de uma solução e trazer os cenários testados antes de chamar um colega/sênior é bem impressionante... Ou acha que 5k em 6 meses caiu do céu pra esse cara? hehe
Cara sobre pesquisar sobre a empresa, eu ja tenho esse mês e mês passado 197 inscrições.
Quando me chamam eu nem lembro mais qual era a vaga, obs só chamaram 3x.
sair do 0, implementar algo mesmo que não seja 100% correto e ele não entenda 100% das coisas. Se vc espera mais que isso vc n quer um junior
Eu tento ser a júnior que faz mais do que é pedido às vezes, nem por isso sou reconhecida financeiramente, talvez pq tenho minhas softkills mais debilitadas no momento. Pedir ajuda, saber perguntar, ser pro ativo, não se comparar, não ter medo de errar são as principais habilidades que me ajudam no dia a dia. Mas não as desenvolvo pra impressionar nenhum senior, até pq tem muito senior que não essas habilidades.
lógica, geralmente os jr ou estagiários chegam sabendo do framework ou IDE e tal...
e travam em ordenar listas de dados e tal, não sabem recursividade. buga nos ternário...
se o jr sabe tudo isso, msm que ele não seja o mago do clean code, vai impressionar.
Já impressionei Dev Sênior sendo juninho, mas foi por caus do _overengeneering_ kkkk
como freelancer coloco o que? Freelancer junior tem também? Onde eu estou no mundo da programação?
alguém pode me explicar por que algumas pessoas dizem que é um erro Node no back e se Type script resolve alguma coisa
Eu voltei pra 4:20 porque percebi que tinha perdido a atenção, e em 4:27 o Lucas fala "Presta atenção. Eu sei que teu TDAH não deixa, mas presta atenção", e eu nem sabia que ele tinha falado isso da primeira vez kkkkk
Tem algum video falando sobre devs querem entrar na industria mas não tem experiancia proficional?
Terminei jogos digitais recentemente, tô me aprofundando em back end e procurando vaga junior de software mas parece que tem uma parede que não deixa me passar da fase de curriculo,
tô trabalhando nuns protótipos pra portfolio e correndo atrás de cursos e certifiacados mas alem disso eu tô me sentindo perdido :T
As definições de júnior mudaram.
E quando eu perguntava e os seniorzao esculachava ? E o time reclamando também e a direção passando pano ? Trabalhei quase 2 anos assim. Basicamente sozinho.
"Cabelo."
Melhor respostakkkkkkkkk
Estou no caminho certo então kkk
Mas as coisas que faço é por ação natural mesmo...
Fala Lucas, o que você acha do Gpt 4 turbo? Vai ter muita gente desistindo de programar por causa disso. 😅
É interessante como a galera esquece que uma das melhores stacks existentes, a comunicação.
E é a maior deficiência que observei nos times que passei. Quem simplesmente consegue se comunicar com o time, já se destaca.
Logo a melhor Stack pra você focar se chama LABIA. Mas use ela para o bem kkkkk
foi nessa de procurar problema que me desclassificarão de um processo seletivo pra estagiario
Meu primeiro trampo na vida que nem era na área de tech (ainda), consegui subir de cargo para área comercial, aí no começo o gerente me apresentando o time e no meio da galera virou para um armário socado de papel falando assim:
- "Para se destacar, tem que mergulhar em problema, aqui é um bom lugar para começar, tem que mergulhar na merd@ mesmo pra dar certo" (sim e ele mandou essa na lata sem rodeios 🤣😂)
Obs: era um armário de contratos que nem a especialista jurídica na época conseguia resolver kkkkkkk
Não é só jr e estag de área tech que sofre, eu era jr em uma área adm e é normal vc também tropeçar em umas paradas bizarras kkkk
Acho que tem muito jr chorando de mais kkkkk
Olá Lucas, eu vejo muitas pessoas que trabalham no exterior seja home office ou não, mas que são programadores, fico com dúvida se as vagas no exterior são somente para programadores?
Existem vagas na area de infraestrutura (ciber segurança e cloud), mobile e jogos com a mesma demanda para programadores?
Consigo ter boas chances no exterior tendo curso superior, inglês fluente e certificações sem ser na area de programação?